View Full Version : Torre do mar | 4° Desafio Nossos Projetos

luisvpc
May 17th, 2009, 07:22 PM
Olá a todos, esse é o projeto que eu fiz para o quarto desafio do forum nossos projetos, que consta de um museu, um shopping e uma torre de 40 andares. Eu iria fazer um pequeno terminal marítimo na parte de trás, mas como eu não tenho a mínima idéia de como é um, eu desisti. Uma pena mesmo :ohno:

como meu computador está uma lesma pra renderizar, vai só duas imagens mesmo, com o tempo eu vou postando as outras :okay:.

Não ficou exatamente como eu queria, to postando aqui só pra participar mesmo.:)

Frente:

http://i305.photobucket.com/albums/nn237/luisvpc/319.jpg

Trás:

http://i305.photobucket.com/albums/nn237/luisvpc/320.jpg

Junto com as imagens, eu vou postando as explicações sobre o projeto!

b.rhow
May 18th, 2009, 02:16 AM
Achei a torre bem interessante!

craudio
May 18th, 2009, 02:21 AM
Seu projeto parece muito interessante. A torre ficou boa,mas sinto falta de mais imagens!

BS
May 18th, 2009, 04:24 PM
Gostei, pela primeira vez vi um projeto que me agradou profundamente depois do AcesHigh

AcesHigh
May 18th, 2009, 05:34 PM
opa, bem interessante e detalhado esse projeto... esperamos mais renderizações, mas oq tem já tá agradando!

FlicK
May 19th, 2009, 12:34 AM
A torre em si parece legal. Bom, vou avaliar só isto, pelo jeito, já que o Aces definiu que isto que os foristas fazem não é arquitetura, é diversão. Não sei como avaliar uma diversão, vou tentar ser sensato nesta avaliação, da forma como manda o jogo.

Acho que na escala do "amadorismo" e da "brincadeira", tu atingiu altos índices. Parabéns!

Bom, para deixar o Aces, e logo mais o GRGM felizes, vou comentar com o gabarito de quem deve comentar neste concurso:

NoxXxaA, que prEdioo lEgalL, miGuxXo!!! :cheer:

Gui_Poa
May 19th, 2009, 04:28 AM
Gostei, muito bonita.
=D

Posta mais umas imagens dela.

=D

tonyssa
May 19th, 2009, 01:56 PM
Ficou massa!

luisvpc
May 19th, 2009, 08:52 PM
Achei a torre bem interessante!

Valeu, b.rhow!

luisvpc
May 19th, 2009, 09:00 PM
Seu projeto parece muito interessante. A torre ficou boa,mas sinto falta de mais imagens!

Brigadão, craudio! as imagens tão ficando prontas!

luisvpc
May 19th, 2009, 09:00 PM
Gostei, pela primeira vez vi um projeto que me agradou profundamente depois do AcesHigh

Valeuzão cara!

luisvpc
May 19th, 2009, 09:01 PM
opa, bem interessante e detalhado esse projeto... esperamos mais renderizações, mas oq tem já tá agradando!

Brigadao, aces, as imagens ja ja tão aqui!

luisvpc
May 19th, 2009, 09:03 PM
A torre em si parece legal. Bom, vou avaliar só isto, pelo jeito, já que o Aces definiu que isto que os foristas fazem não é arquitetura, é diversão. Não sei como avaliar uma diversão, vou tentar ser sensato nesta avaliação, da forma como manda o jogo.

Acho que na escala do "amadorismo" e da "brincadeira", tu atingiu altos índices. Parabéns!

Bom, para deixar o Aces, e logo mais o GRGM felizes, vou comentar com o gabarito de quem deve comentar neste concurso:

NoxXxaA, que prEdioo lEgalL, miGuxXo!!! :cheer:

Olha, cara, eu agradeço os elogios, mas eu preferia mesmo que você realmente avaliasse o projeto, dizendo o que tu achas que ficou ruim, assim eu poderia melhorar cada vez mais!:okay:

luisvpc
May 19th, 2009, 09:04 PM
Gostei, muito bonita.
=D

Posta mais umas imagens dela.

=D

valeu cara, em breve terá mais imagens!

luisvpc
May 19th, 2009, 09:04 PM
Ficou massa!

valeu!:)

luisvpc
May 19th, 2009, 09:42 PM
Planta:

http://i305.photobucket.com/albums/nn237/luisvpc/321.jpg

1- Shopping center

2- Museu

3- Torre

4- Praça na frente do predio

5- Estacionamento

A ruazinha do meio é para quem vai deixar akguem na entrada da torre ou na porta do shopping, e depois faria o retorno e sairia pela rua da esquerda, enquanto a ruazinha da esquerda tambem serve de entrada para quem iria ao terminalzinho marítimo ou para o estavionamento (sim, cabe 2 carros nessa ruazinha)

Em cima do estacionamento e do museu tem um jardinzim.:nuts:

FlicK
May 20th, 2009, 03:24 AM
Olha, cara, eu agradeço os elogios, mas eu preferia mesmo que você realmente avaliasse o projeto, dizendo o que tu achas que ficou ruim, assim eu poderia melhorar cada vez mais!:okay:

Bom ler isto e saber que tem gente que gosta de ouvir minhas críticas. Ainda mais depois de discutir com o Aces e ter que aceitar que neste concurso as críticas e avaliações mais "técnicas" não têm fundamento. :)

Amanhã eu comento direitinho! :okay: :)

Patrick-RJ
May 20th, 2009, 04:05 AM
Gostei muito do projeto, mas sinto falta de outras perspectivas.

luisvpc
May 21st, 2009, 03:00 AM
Novas imagens:

O complexo:
http://i305.photobucket.com/albums/nn237/luisvpc/322.jpg

O museu e o shopping são conectados por passarelas por cima da entrada central:
http://i305.photobucket.com/albums/nn237/luisvpc/323.jpg

Entrada principal, ao lado da rua, corre um riozinho, que é alimentado pelas cachoeiras que caem sobre as janelas do museu, e por sua vez, alimenta o laguinho na praça central:
http://i305.photobucket.com/albums/nn237/luisvpc/327.jpg

Praça central:
http://i305.photobucket.com/albums/nn237/luisvpc/324.jpg

Idem:
http://i305.photobucket.com/albums/nn237/luisvpc/325.jpg

Lateral do museu, as janelas foram colocadas principalmente para o lado do mar, nos dois predios para valorizar a vista:
http://i305.photobucket.com/albums/nn237/luisvpc/326.jpg

Por hoje é só, pessoal:)

FlicK
May 21st, 2009, 03:22 AM
Bom, o que não gostei foi da desproporção entre áreas totalmente ociosas e áreas exageradamente densas. Mas mesmo assim houve senso de edificar áreas próximas à cidade, e deixar abertas áreas próximas ao mar, ou seja, à natureza.

A torre me parece ter caído do céu, não há muita explicação para defender a implantação dela ali. O seu formato - interessante, indica uma ponta, uma seta: para onde esta torre está apontando? Se houver algum conceito para isto, o projeto já se qualifica. O que está exposto é uma planta em forma de gota sobre um píer retangular. São formas que não são harmônicas nem se justificam. falta um argumento, um propósito para se usar isto que não seja apenas "por que é bonito". :)

Bom, eu faria assim: colocaria a torre sobre o shopping, o mais próxima possível da cidade e da via. No resto, faria um grande espaço público, com alguns equipamentos esplhados, mas sem comprometer a horizontalidade do espaço e a vista. Estes equipamentos seriam coisas que fossem atrativas, como bares, restaurantes, museu, píer, etc.

Um shopping eu não acho legal para o local, parece que as pessoas irão para lá por causa do shopping e não por causa da qualificação urbanística daquele espaço. Eu faria, se fosse necessário um shopping, algo bem menor e totalmente submisso ao espaço público.

Ninguém pensou em mirantes? Uma roda gigante como a de Londres seria legal neste espaço, para além de criar um equipamento turístico lucrativo, ser uma atração a mais e um emblema para o local.

Bom, são apenas ideias para tu melhorar o teu projeto, espero não ter sido chato. :)

craudio
May 21st, 2009, 04:09 AM
Gostei de ver imagens novas do projeto,mas tenho que te dar alguns toques.

Tipo,por que da torre pra frente o píer tá vazio? Tu não vai fazer nada ali?

E eu concordo com o Flick,acho que shopping não fica muito bem ali,eu faria (to fazendo,na verdade) algo aberto ao público,pra que fosse contemplada a vista pra Niterói,a boca da Baía de Guanabara e a Ilha das Cobras,também acho que da ponta do Píer dá pra avistar até o Dedo de Deus em Teresópolis,dava pra ver do hotel que eu fiquei,que era debruçado no mar,ali por perto.

craudio
May 21st, 2009, 04:13 AM
Ah e também acho que tu devia pôr mais árvores nos espaços destinados ao pedestre,fica mais confortável e fresco ao meio dia.

hugoslz
May 21st, 2009, 09:05 PM
O projeto ta bonito, mas poderia ser melhor aproveitado, sei la.

luisvpc
May 21st, 2009, 09:49 PM
Bom, o que não gostei foi da desproporção entre áreas totalmente ociosas e áreas exageradamente densas. Mas mesmo assim houve senso de edificar áreas próximas à cidade, e deixar abertas áreas próximas ao mar, ou seja, à natureza.

A torre me parece ter caído do céu, não há muita explicação para defender a implantação dela ali. O seu formato - interessante, indica uma ponta, uma seta: para onde esta torre está apontando? Se houver algum conceito para isto, o projeto já se qualifica. O que está exposto é uma planta em forma de gota sobre um píer retangular. São formas que não são harmônicas nem se justificam. falta um argumento, um propósito para se usar isto que não seja apenas "por que é bonito". :)

Bom, eu faria assim: colocaria a torre sobre o shopping, o mais próxima possível da cidade e da via. No resto, faria um grande espaço público, com alguns equipamentos esplhados, mas sem comprometer a horizontalidade do espaço e a vista. Estes equipamentos seriam coisas que fossem atrativas, como bares, restaurantes, museu, píer, etc.

Um shopping eu não acho legal para o local, parece que as pessoas irão para lá por causa do shopping e não por causa da qualificação urbanística daquele espaço. Eu faria, se fosse necessário um shopping, algo bem menor e totalmente submisso ao espaço público.

Ninguém pensou em mirantes? Uma roda gigante como a de Londres seria legal neste espaço, para além de criar um equipamento turístico lucrativo, ser uma atração a mais e um emblema para o local.

Bom, são apenas ideias para tu melhorar o teu projeto, espero não ter sido chato. :)

Valeu pelo comentario!

Eu nao pensei em nada mesmo quando fiz o prédio em forma de gota, não há justificativa, nem passou isso pela minha mente.

Na minha mente, embora eu tenha esquecido-me de falar, na base do prédio e do shopping, haveria bares e restaurantes, meio que dentro da praça central, eu nao fiz isso no SU por preguiça mesmo...Na parte de traz, como falei anteriormente, deveria ficar um piuer, mas no meio do projeto eu me dei conta de que nao tinha a mínima idéia de como se fazer um...:ohno::ohno:

Sobre o shopping, embora não de para perceber, ele é bem pequeno sim, teria no máximo umas 30 lojas dentro, contando os restaurantes de frente para a praça.

Em cima da torre há um mirante sim, inclusive com um bar, mas eu novamente me esqueci de falar, apesar disso, eu poderia fazer algo para caracterizar o local, algo que a pessoa veja e diga "é o pier mauá" com toda a certeza.

Valewu pelos toques, infelismente nao vai dar pra mudar esse projeto, mas me ajudou bastante para fazer o próximo, valeu!:)

luisvpc
May 21st, 2009, 09:50 PM
Gostei de ver imagens novas do projeto,mas tenho que te dar alguns toques.

Tipo,por que da torre pra frente o píer tá vazio? Tu não vai fazer nada ali?

E eu concordo com o Flick,acho que shopping não fica muito bem ali,eu faria (to fazendo,na verdade) algo aberto ao público,pra que fosse contemplada a vista pra Niterói,a boca da Baía de Guanabara e a Ilha das Cobras,também acho que da ponta do Píer dá pra avistar até o Dedo de Deus em Teresópolis,dava pra ver do hotel que eu fiquei,que era debruçado no mar,ali por perto.

Como u disse no início do thread, atrás deveria ficar um pier, mas eu nao sei como fazer um... :ohno:

daniel-PE
May 22nd, 2009, 06:00 PM
muito legal o projeto, só achei mei perdido, por ser um íer acredito em áreas mais livres. Nessa última foto o carro parece estar sendo expulso, ou meio que empurrado pela parede!!! mas ficou tudo perfeito, só falta um melhor arranjo!!!!!!!