View Full Version : (PE) Recife | Tamarineira | Shopping center
Pesquisadorbsb May 20th, 2009, 06:15 AM Não tenho muitas informações a respeito do shopping, mas fico muito feliz que vão preservar o casario antigo...
http://i141.photobucket.com/albums/r48/pesquisadorbsb/tamarineira01.jpg
http://i141.photobucket.com/albums/r48/pesquisadorbsb/tamarineira02.jpg
http://i141.photobucket.com/albums/r48/pesquisadorbsb/tamarineira03.jpg
http://i141.photobucket.com/albums/r48/pesquisadorbsb/tamarineira04.jpg
http://i141.photobucket.com/albums/r48/pesquisadorbsb/tamarineira05.jpg
Dj Hefran Nascimento May 20th, 2009, 07:10 AM Belo Shopping!
raul lopes May 20th, 2009, 11:35 AM nossa muito lindooooooooo ... adoreiiiiiiiii e vai ser um super shopping classe AAA.. a regiao é super nobre e chique... muito lindo o projeto estilo open mall... amo demais.. vai ficar um charme...;-)
finalmente um shopping de porte pra zona norte recifense... ;-) recife ainda tem demanda pra outros shoppings..... estou ancioso de ver as novidades futuras do shopping recife... vai completar 30 anos... com certeza vai ter alguma noticia de ampliaçao.... ;-) vamos aguardar coisa boa ..
CHRM_Rec May 20th, 2009, 11:53 AM Aleluiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
Recife tava precisando disso!!!!! Que notícia boaaaaaa!!!!
:D
O Shopping é muito bonito, ainda preservou um casarão antigo. Perfeito. Muito bom mesmo!!!
Só que parece que o terreno onde vai ser construido é onde era para existir um hospital. =\ (ñ tenho certeza)
:banana::cheers::booze::applause::cucumber::dance::pepper:
Rick flash May 20th, 2009, 01:27 PM Wow...Linnnndo Shopping!!! Otimo p Recife!!
Edvan victor May 20th, 2009, 01:28 PM Muito bonito, parabéns pra Recife.
dricobel May 20th, 2009, 02:20 PM Show!
Muito bonito, parabéns Recife :cheers:
carlos-PE May 20th, 2009, 02:58 PM VÃO DESTRUIR UMA GRANDE ÁREA VERDE NA ZONA NORTE !!! NÃO IREMOS DEIXAR!!!!
rrrjp May 20th, 2009, 03:10 PM lindão viu
na zona norte vai cair feito luva
Mascate May 20th, 2009, 03:21 PM Acredito que esse shopping é apenas uma especulação pois existe o maior litígio sobre a ocupação desse terreno. Não se pode derrubar o Hospital da Tamarineira pois é tombado pela Fundarpe (patrimônio histórico estadual) e ocupa uma imensa área verde, que também tem milhares de defensores. Pelo que sei muita água ainda vai rolar embaixo da ponte até resolverem o que vão construir ali.
Mas partindo da premissa que esse projeto é cogitado, gostaria muito dele se não houvesse um prédio histórico na frente. A impressão que dá é que um imenso monstro está prestes a abraçar uma frágil donzela. Espero que esse projeto saia, mas não na Tamarineira.
hugoslz May 20th, 2009, 03:42 PM Pacere bem bonitinho! Qual será a ABL?
Ap_Recife May 20th, 2009, 03:42 PM Muito lindo. A fachada está muito bonita. Essa região tem um potencial de consumo absurdo.
A casario preservado me lembrou um pouco o Shopping Boa Vista, que preservou a antiga fachada da Cúria Metropolitana.
Espero que esse shopping saia, se não aí, em outro local, como bem disse Mascate.
LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
raul lopes May 20th, 2009, 03:48 PM tem que ser ai mesmo.... a area vai passar por um imenso upgrade... vai revitalizar um imenso parque que ficou abandonado a anos... porque ninguem frequenta...
por isso mesmo... que venham construir esse shopping urgentemente....muito lindao... essa area open mall , um charme...
imaginem a regiao como vai bombar com novos empreendimentos... vai ajudar muito a verticalizacao do bairro do rosarinho e outros bairros do outro lado da avenida norte... e por falar nessa mesma avenida..que passa por de tras desse empreendimento... vai passar por uma revitalizacao.... ;-) muitas mudanças... adorei...
Luiz alberto May 20th, 2009, 04:59 PM O conceito do Shopping é muito bom. Recife está precisando de novos shoppings a demanda é alta, porém, reprimida.
Nunez May 20th, 2009, 05:18 PM Lindão, ainda mais preservando o patrimônio histórico, isso sempre dá um charme a mais ;)
Belcity May 20th, 2009, 05:21 PM adorei o projeto
lindão
Sr.França May 20th, 2009, 05:26 PM Lindíssimo. Muito firme. O mais bonitos de todos...
Romão May 20th, 2009, 06:04 PM Muito lindo esse foi uma surpresa para min, será o terceiro shopping na ZN estou sabendo que há um projeto na zona oeste...
Sinseramente preferia um parque nesse lugar, a ZN já está bem servida com o Plaza para o público A e B e o Tacaruna para um público misto.
Sá May 20th, 2009, 06:14 PM O contraste do antigo com o moderno não combinou.
Pesquisadorbsb May 20th, 2009, 06:31 PM Acredito que esse shopping é apenas uma especulação pois existe o maior litígio sobre a ocupação desse terreno. Não se pode derrubar o Hospital da Tamarineira pois é tombado pela Fundarpe (patrimônio histórico estadual) e ocupa uma imensa área verde, que também tem milhares de defensores. Pelo que sei muita água ainda vai rolar embaixo da ponte até resolverem o que vão construir ali.
Mas partindo da premissa que esse projeto é cogitado, gostaria muito dele se não houvesse um prédio histórico na frente. A impressão que dá é que um imenso monstro está prestes a abraçar uma frágil donzela. Espero que esse projeto saia, mas não na Tamarineira.
^^ Sinceramente sempre que vemos uma empresa querendo investir no bem tombado aparecem as criticas, e mais uma vez eu venho e falo a mesma coisa, eles não vai derrubar nada, o prédio vai continuar do jeitinho que está.
Que nem no hotel Hilton de Salvador, agora se as pessoas quiserem que o hospital virem cinzas sem investimento tudo bem, melhor deixa-lo virar entulho, e aí depois vão aparecer as pessoas reclamando que as empresas não querem investir nos bens culturais.
Triste ver as pessoas reclamando do investimento em bens tombados. O pior quando reclamam que os mesmos não tem investimento.
Romão May 20th, 2009, 06:53 PM ^^ Eu acho ótima a iniciativa de restaurar ou montar alguma coisa no prédio, é um prédio grande,imponente.... o que me incomoda é a enorme área verde no entorno que terá que ser devastada,lógico que um shopping trará benefícios etc e tal, mas penso que se fizessem um parque e aproveitassem apenas a estrutura do hospital para qualquer outra coisa seria melhor.
Gui_p May 20th, 2009, 07:55 PM Que shopping lindo, um conceito diferente parabéns a Recife.
Hugo_REC May 20th, 2009, 08:01 PM ^^ Sinceramente sempre que vemos uma empresa querendo investir no bem tombado aparecem as criticas, e mais uma vez eu venho e falo a mesma coisa, eles não vai derrubar nada, o prédio vai continuar do jeitinho que está.
Que nem no hotel Hilton de Salvador, agora se as pessoas quiserem que o hospital virem cinzas sem investimento tudo bem, melhor deixa-lo virar entulho, e aí depois vão aparecer as pessoas reclamando que as empresas não querem investir nos bens culturais.
Triste ver as pessoas reclamando do investimento em bens tombados. O pior quando reclamam que os mesmos não tem investimento.
A questão não é o investimento no bem tombado, a Zona Norte da cidade do Recife tem uma qualidade de vida invejável garantida pelo comércio e serviços de primeiro nível, excelente urbanização, áreas verdes e patrimônio histórico preservado.
A construção desse shopping além de ser completamente NADA a ver com o entorno que está inserido(a combinação moderno e antigo ficou péssima) vai ameaçar uma imensa área verde que poderia muito bem ser aproveitada com outros usos numa cidade extremamente carente de espaços públicos e arborização.
Eu mesmo detesto shoppings, eles destroem o comércio de rua de um lugar e tornam a população cada vez mais fechada dentro de caixas de vidro com ar-condicionado, é justamente o que vai acontecer numa das áreas mais agradáveis de se andar pela cidade.
Um shopping neste lugar é o tipo de exemplo de progresso as avessas que o Recife e o Brasil tem escolhido, é uma vergonha.
Tomara que nunca saia.
Pesquisadorbsb May 20th, 2009, 09:28 PM ^^ Felizmente o projeto já se encontra aprovado na prefeitura, então, melhor dar adeus as arvores. O desenvolvimento é assim, agrada alguns e desagrada outros. É a vida.
Romão May 20th, 2009, 09:35 PM ^^ A chance de esse projeto não sair existe há um grupo empresarial poderoso o JCPM que está se movendo contra o projeto junto com a associação de moradores do bairro...
Camilo_Costa May 20th, 2009, 09:38 PM Muito bom mesmo!
Mas, a cidade precisa de mais um shopping?
Romão May 20th, 2009, 09:41 PM ^^ Na minha opinião ja está bem servida,( o mercado Recifense comporta mais dois shoppings ainda) claro que um investimento desse porte é sempre bem vindo se esse se concretizar contando com o shopping Guararapes na RM colado com Boa Viagem será o 7º shopping na cidade.
Pesquisadorbsb May 20th, 2009, 09:43 PM ^^ A chance de esse projeto não sair existe há um grupo empresarial poderoso o JCPM que está se movendo contra o projeto junto com a associação de moradores do bairro...
^^ Estamos falando de outro Brasil, aonde a senhora JCPM não vai poder comprar juizes para embargar a obra. O shopping em breve vai ser anunciado.
Camilo_Costa May 20th, 2009, 09:48 PM ^^ Na minha opinião ja está bem servida,( o mercado Recifense comporta mais dois shoppings ainda) claro que um investimento desse porte é sempre bem vindo se esse se concretizar contando com o shopping Guararapes na RM colado com Boa Viagem será o 7º shopping na cidade.
Bom, espero que Recife não se torne mais uma cidade superlotada de shoppings!
Romão May 20th, 2009, 09:56 PM ^^ Estamos falando de outro Brasil, aonde a senhora JCPM não vai poder comprar juizes para embargar a obra. O shopping em breve vai ser anunciado.
Em se tratando de Brasil tudo é possível, mas no entanto é uma briga de cães de grande porte pois esse shopping tem entre seus sócios a também poderosa Moura Dubai ooops Dubeux, e políticos, se o shopping sair não vou achar ruim(até pq eu sou frequentador regular e gosto de shoppings), mas eu realmente gostaria que esse shopping fosse implantado em outra parte da cidade.
Mascate May 20th, 2009, 10:00 PM ^^ Sinceramente sempre que vemos uma empresa querendo investir no bem tombado aparecem as criticas, e mais uma vez eu venho e falo a mesma coisa, eles não vai derrubar nada, o prédio vai continuar do jeitinho que está.
Só existiria 2 alternativas? Ou destroem o entorno construindo um shopping ou o partimônio histórico vira cinzas? Prefiro contar com uma terceira hipótese: Manteriam a área verde, restaurariam o prédio tombado e levariam esse shopping para alguma outra área. Tu deverias conhecer melhor o lugar antes de radicalizares na opinião. :okay:
Lucas_Wild May 20th, 2009, 10:01 PM Muito lindo esse foi uma surpresa para min, será o terceiro shopping na ZN estou sabendo que há um projeto na zona oeste...
Sinseramente preferia um parque nesse lugar, a ZN já está bem servida com o Plaza para o público A e B e o Tacaruna para um público misto.
Qual projeto na zona oeste e onde, qual bairro?
Mascate May 20th, 2009, 10:04 PM Olhem a área verde que querem destruir:
http://revista.cremepe.org.br/09/imgs/foto_cremepe4.jpg
http://revista.cremepe.org.br/09/imgs/foto_cremepe4.jpg
http://www.abpbrasil.org.br/newsletter/tamarineira/aerea_gustavo_costa1.jpg
http://www.abpbrasil.org.br/newsletter/tamarineira/aerea_gustavo_costa1.jpg
http://farm1.static.flickr.com/204/460415005_08a683fec5_o.jpg
http://farm1.static.flickr.com/204/460415005_08a683fec5_o.jpg
Em tempos de aquecimento global, vocês acham que seria uma boa idéia?
Lucas_Wild May 20th, 2009, 10:06 PM Que shopping lindo!
Realmente Recife merece e anseia um novo shopping!
E em relação aos 30 anos do Shopping Recife, espero que novidades (ampliação e modernização) possam ser anunciados, por que 30 anos não é qualquer coisa e a área que o shopping tem é de dar inveja (em torno de 195.000 metros quadrados de área).
Em relação a esse novo shopping, está de parabéns!
Romão May 20th, 2009, 10:06 PM Lucas será um shopping voltado para classe C e D no Jd. São Paulo ou adjacências, já foi feito um estudo de viabilidade, entre os investidores estaria a odebrecht e uma incorporadora paulista. ainda está sendo tratado como sigiloso fiquei sabendo in off por um executivo que participou do estudo de viabilidade.
Lucas_Wild May 20th, 2009, 10:09 PM ^^
Ai que bom!!!
Espero que esses shoppings possam sair mesmo, até pq a copa de 2014, tem como certo que Recife será escolhida.
E pela planta do shopping, não irão destruir toda a área verde não.
Romão May 20th, 2009, 10:09 PM Mascate não existem mais espaços na área nobre do Recife para construir um shopping desse porte, eu lamento e me preocupo pela area verde, por se tratar de um shopping voltado para classes A e B esse lugar é ideal, como disse preferiria que fizessem um belo parque e trasformassen o hospital em loja sei lá o que.. preservaria o patrimônio e as árvores, no entanto se criarem um projeto de compensação ecológica como replantio de arvores já será alguma coisa.
Mascate May 20th, 2009, 10:19 PM ^^ Só não entendo porque tem que ser ali. Áreas nobres podem ser criadas se urbanizarem alguns bairros que estão esquecidos e que são super bem localizados. O problema é que não estão pensando no meio ambiente e no caos do trânsito, que já é um inferno. Já pensaram como vão ficar as ruas e avenidas da Zona Norte? Um shopping, por menor que seja, sempre aumento o fluxo de veículos na área, tu achas que aquelas ruelas têm condições de receber um investimento desse porte? Que eu saiba não tem como se alargar as ruas por ali...
Romão May 20th, 2009, 10:24 PM ^^ isso é um fato o trânsito que é péssimo na ZN com esse shopping vai f**** de vez, talvez no Rosarinho exista alguma área que comporte esse shopping mas vai demorar alguns anos para que o rosarinho se torne um bairro nobre de fato, e tbm ali ficaria proximo demais do Tacaruna.... o fato é que o shopping parece que vai sair, pois segundo me disseram o MP não está muito animado para "tumultuar"....
Lucas_Wild May 20th, 2009, 10:36 PM Investimento ousado
A aposta no mercado imobiliário do município de Paulista feita pelas ACFL Empreendimentos e a Queiroz Galvão é ousada e prevê investimentos nos próximos 10 anos, com expectativa de construção de 80 mil unidades habitacionais. Estudando o planejamento da região há dez anos, o empresário Avelar Loureiro, diretor da ACFL, adquiriu terrenos neste período, numa área total calculada por ele de mil hectares, em várias áreas da cidade, pensando no desenvolvimento da região.
Além dos condomínios anunciados ontem, fazem parte do projeto um novo bairro central na cidade, que será chamado de Aurora - no local onde até a década de 1970 funcionava a tradicional tecelagem Lundgren. "O nome do projeto é Nova Paulista porque acreditamos que está surgindo um novo município dentro do que já existe. Esta região está sendo planejada há muitos anos e creio que é a grande saída para a questão habitacional da Região Metropolitana do Recife", explica.
Além dos empreendimentos em habitação, Avelar Loureiro já planeja para novembro de2010 a inauguração de um shopping center, do tamanho do Shopping Tacaruna, às margens da PE-15. O empreendimento será feito com recursos próprios e financiamento do Banco do Nordeste (BNB). "Paulista não vai ser um município dormitório. Tem tudo para ser uma cidade com vida própria", aponta, citando, além do pólo industrial, empreendimentos como Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes, uma policlínica municipal e instituições como o Senai, o Senac e a Faculdade Maurício de Nassau (que já planeja a construção de um novo prédio para cinco mil alunos na região).
http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/05/20/economia3_1.asp
Novos shoppings a caminho!!
Que venham mais!
O Shopping Tacaruna terá dupla concorrência.
Pesquisadorbsb May 20th, 2009, 10:37 PM ^^ Tem um porém, vai que o IPHAN viabilizou esse empreendimento, exigindo do dono do terreno, o restauro do bem tombado, e vai que o cara não tem o empreendimento aprovado, tanto pelos orgãos, ou pela concorrência ou pelo povo, simplesmente ele não vai reformar nada e vai deixar o imovel ser destruído pelo tempo.
E detalhe, o pessoal de Recife deveria aprender com o pessoal de Salvador, pois independente do shopping, o bem tombado vai ser revitalizado com investimento privado. Agora se o shopping não sair, pode ter certeza, esse belo conjunto arquitetônico vai estar fadado a ruínas.
Lucas_Wild May 20th, 2009, 10:55 PM ^^
é verdade!
breno recife May 20th, 2009, 11:15 PM adorei o shopping! fai ficar lindo, parece ser um pouco maior que o plaza.
duas coisas que eu achei positivas: é que o casarão (préio do hopspital da tamarineira) será preservado e ainda restará um pouco de área verde.
Mascate May 20th, 2009, 11:22 PM ^^ Tem um porém, vai que o IPHAN viabilizou esse empreendimento, exigindo do dono do terreno, o restauro do bem tombado, e vai que o cara não tem o empreendimento aprovado, tanto pelos orgãos, ou pela concorrência ou pelo povo, simplesmente ele não vai reformar nada e vai deixar o imovel ser destruído pelo tempo.
E detalhe, o pessoal de Recife deveria aprender com o pessoal de Salvador, pois independente do shopping, o bem tombado vai ser revitalizado com investimento privado. Agora se o shopping não sair, pode ter certeza, esse belo conjunto arquitetônico vai estar fadado a ruínas.
Como eu disse anteriormente, o prédio é tombado pela Fundarpe e não pelo Iphan, como o tombamento é a nível estadual, pode-se imaginar que o rigor não seja tanto quanto seria se fosse a nível nacional. A questão também não é aprender ou ensinar o que se deve fazer em determinada cidade usando outra como referência pois, antes disso, teríamos que ver como é a realidade dessas cidades. Eu não seria tão pessimista com relação ao prédio neoclássico pois temos vários outros exemplos que não viraram shoppings e continuam lindos e bem conservados como sempre foram.
Pesquisadorbsb May 21st, 2009, 12:54 AM ^^ Depende muito pois se a empresa é dona do casario, não vai ter nem DEUS e nem que vai exigir dele a conservação do mesmo, e pior, se querer desapropriar, o dono vai exigir o valor de mercado e claro, o valor histórico do lugar.
Então, vejo mais um caso que vai virar ruínas muito em breve. E isso é igual em Brasília, Recife, Salvador e outras cidades.
Mangueboy May 21st, 2009, 01:15 AM Achei lindo, mas espero que não saia.
Ali na tamarineira deveria ser um parque (pra melhorar ainda mais a zona norte) e assim esse casario poderia ficar conservado, como acontece no Sitio da Trindade, bem proximo desse ai. Poderiam fazer esse shopping em outros locais como aqueles galpões na beira-rio, torre, madalena etc
CHRM_Rec May 21st, 2009, 01:31 AM Investimento ousado
A aposta no mercado imobiliário do município de Paulista feita pelas ACFL Empreendimentos e a Queiroz Galvão é ousada e prevê investimentos nos próximos 10 anos, com expectativa de construção de 80 mil unidades habitacionais. Estudando o planejamento da região há dez anos, o empresário Avelar Loureiro, diretor da ACFL, adquiriu terrenos neste período, numa área total calculada por ele de mil hectares, em várias áreas da cidade, pensando no desenvolvimento da região.
Além dos condomínios anunciados ontem, fazem parte do projeto um novo bairro central na cidade, que será chamado de Aurora - no local onde até a década de 1970 funcionava a tradicional tecelagem Lundgren. "O nome do projeto é Nova Paulista porque acreditamos que está surgindo um novo município dentro do que já existe. Esta região está sendo planejada há muitos anos e creio que é a grande saída para a questão habitacional da Região Metropolitana do Recife", explica.
Além dos empreendimentos em habitação, Avelar Loureiro já planeja para novembro de2010 a inauguração de um shopping center, do tamanho do Shopping Tacaruna, às margens da PE-15. O empreendimento será feito com recursos próprios e financiamento do Banco do Nordeste (BNB). "Paulista não vai ser um município dormitório. Tem tudo para ser uma cidade com vida própria", aponta, citando, além do pólo industrial, empreendimentos como Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes, uma policlínica municipal e instituições como o Senai, o Senac e a Faculdade Maurício de Nassau (que já planeja a construção de um novo prédio para cinco mil alunos na região).
http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/05/20/economia3_1.asp
Novos shoppings a caminho!!
Que venham mais!
O Shopping Tacaruna terá dupla concorrência.
^^
Então as obras desse Shopping tem de começa já! Paulista vai dar um salto com todos esses investimentos que vem recebendo. :cheers:
tonyssa May 21st, 2009, 02:07 AM Belíssimo projeto, parabéns à Recife! :applause:
Lucas Barros May 21st, 2009, 02:22 AM Um excelente Shopping
PauloBrasil May 21st, 2009, 02:49 AM o shopping ficara bonitao, pelo menos a fachada. mas nao entendi a integraçao com os casaroes antigos. na realidade, na vi integraçao nenhuma. nao ha mais renders?
pena q uma area verde bonita como aquela mostrada desaparecera.
carlos-PE May 21st, 2009, 03:04 AM ^^
Então as obras desse Shopping tem de começa já! Paulista vai dar um salto com todos esses investimentos que vem recebendo. :cheers:
esse novo shopping em paulista vai decretar a falencia do shopping norte
Mangueboy May 21st, 2009, 03:05 AM ^
Norte shopping? Norte "shopping" né?
Mangueboy May 21st, 2009, 03:06 AM Agora não entendi que negocio verde é esse na fachada!! Plantas?
CHRM_Rec May 21st, 2009, 03:07 AM esse novo shopping em paulista vai decretar a falencia do norte shopping
Pelo que eu soube, o norte Shopping há tempos que vem fraco. Nem os moradores de Paulista o conhece. Acho que há uma possibilidade desse shopping ter um impulso por causa desses investimentos em Paulista.
amsincero1 May 21st, 2009, 03:30 AM Vai ficar excelente
daniel-PE May 21st, 2009, 03:55 AM poderiam fazer algo a la paço alfândega!!! achi muito desarmônico o shopping e os prédios antigos! deveria ser algo mais harmônico com uma ultilização integrada sei-la!!!!
adoro a forma como fizeram com o paço!!!
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=479432&page=3
Hugo_REC May 21st, 2009, 04:35 AM ^^ Depende muito pois se a empresa é dona do casario, não vai ter nem DEUS e nem que vai exigir dele a conservação do mesmo, e pior, se querer desapropriar, o dono vai exigir o valor de mercado e claro, o valor histórico do lugar.
Então, vejo mais um caso que vai virar ruínas muito em breve. E isso é igual em Brasília, Recife, Salvador e outras cidades.
Pois é, se a empresa não está interessada em preservar a memória e qualidade de vida dos habitantes da cidade, ela por favor faça as malas e vá praticar seu negócio com sua visão retrógrada em outra freguesia que esteja disposta a tudo pelo pseudo-desenvolvimento.
Dado os atuais acontecimentos na cidade, eu dou um braço e metade da perna direita se esse shopping tal como está saia de fato.
Os moradores não vão querer a destruição dessa área verde, justamente numa área com a melhor qualidade de vida da cidade.
E digo mais, NENHUM prefeito recém eleito pra um primeiro mandato vai comprar a briga com a fina flor da sociedade pernambucana(que mora nas redondezas do projeto) ele sabe muito bem como foi a última vez que a prefeitura da cidade do Recife empurrou goela abaixo o concreto ao invés do verde....
Bob_Omena May 21st, 2009, 05:31 AM gostei
raul lopes May 21st, 2009, 05:52 AM nossa... vamos abrir os olhos caros amigos... esse empreendimento é pefeito... muito bom pra regiao...
essa regiao precisava ha muito tempo de outro grande shopping... recife precisa de restaurar seu patrimonio historico e isso vai ser feito... nao vai ser demolido nada...e recife e a zona norte precisa tbm de uma nova grande area verde... e nesse projeto se preve a revitalizacao do parque... podem perceber que a parte de frente do casarao vai ser parque... é uma grande area... vai ficar lindoooo...
Mascate May 21st, 2009, 03:11 PM ^^ Depende muito pois se a empresa é dona do casario, não vai ter nem DEUS e nem que vai exigir dele a conservação do mesmo, e pior, se querer desapropriar, o dono vai exigir o valor de mercado e claro, o valor histórico do lugar.
Essa tua afirmação é hipotética, se formos colocar todos os "SE" possíveis, poderíamos também incluir o "e se aproveitassem a própria estrutura do hospital para construir um shopping, aos moldes do Paço Alfândega?". Tu não deves conhecer o Recife, talvez por isso essas tuas palavras te pareçam sensatas.
Na verdade não é um casario, é um prédio único em estilo palaciano onde funciona um hospital psiquiátrico pertencente a Santa Casa de Misericórdia. O certo mesmo é que o Recife poderá perder uma imensa área verde exatamente na região que mais precisa de parques pois é a que mais se verticaliza. Detalhe: as árvores também são centenárias. Outro detalhe: A área é atrativa para o mercado imobiliário exatamente por ainda ter grandes áreas verdes preservadas, vão estar matando a galinha dos ovos de ouro, isso para mim é burrice.
Além disso, as ruas no entorno são estreitas, a maioria com apenas duas faixas de rolamento e com edifícios altos dos dois lados, ou seja, dificilmente essas ruas poderão sofrer alguma interferência radical pois não é fácil ($$) desapropriar prédios de 20, 30 ou 40 andares. O trânsito na Zona Norte, como já mencionei, é totalmente caótico e um grande shopping ali vai simplesmente travar a fluxo de veículos.
Sinceramente, quem defende esse projeto pode entender de tudo, menos de urbanismo. Urbanismo não é só construir belos prédios, sem se preocupar com o impacto que esses prédios irão trazer à região onde serão erguidos.
Não sou contra o desenvolvimento das cidades, mas elas não podem crescer destruindo o que há de belo, deixando-as sem personalidade. Apesar do Recife ter uma área muito pequena, ainda existe muitos lugares que têm potencial. Em vez de interferir no que já é belo, por que não transformar em belo aquilo que é horrendo?
Lucas_Wild May 21st, 2009, 08:27 PM ^^
Pelo que eu li as obras vão começrar no segundo semestre deste ano, entre outubro e novembro.
Will_NE May 21st, 2009, 08:30 PM Aaaahh, gostei do projeto... Uma cidade tão desenvolvida como Recife merece ter mais shoppings!
Lucas_Wild May 21st, 2009, 08:35 PM Alguém sabe quando vai acontecer o lançamento oficial do shopping?
Mangueboy May 22nd, 2009, 12:40 AM Será que sou um dos unicos aqui que não acha que shopping é igual a desenvolvimento? Ou que não é necesssário uma cidade se entupir de shoppings?
GuttoTHE May 22nd, 2009, 12:52 AM Lindo Demais, Parabéns Recife!! :banana:
Me tirem uma duvida, esse projeto de shopping vai ser totalmente "Open Mall" ou só em partes do shopping?
MasterPE May 22nd, 2009, 03:59 AM PESQUISADOR. O quer vc sabe sobre Recife ou ao menos PE ?
Essa é uma das ÚLTIMAS áreas verdes junto a um "deserto feliz" e funciona ali um HOSPITAL psiquiátrico de grande valia para esse aglomerado urbano .
Transformar nessa grande --------------- de Shopping essa área, é prostituir o mínimo de dignidade que ainda temos .
MasterPE May 22nd, 2009, 04:04 AM ^^ Sinceramente sempre que vemos uma empresa querendo investir no bem tombado aparecem as criticas, e mais uma vez eu venho e falo a mesma coisa, eles não vai derrubar nada, o prédio vai continuar do jeitinho que está
Querendo DESTRUIR o principal , A VIDA e a saúde das pessoas .
Aprender com que ?? Temos a ensinar , e muito . Aprender também, mas não nessa disciplina .
Hugo_REC May 22nd, 2009, 04:50 AM Tenho adeptos pra um panelaço?
Mascate May 22nd, 2009, 05:18 PM ^^ Entro com panela e buzina. :lol:
Se esse shopping sair mesmo deveria se chamar Dona Lindu Zona Norte. :bash:
Romão May 22nd, 2009, 06:05 PM Uma idéia já que aí as árvores já existem a o pessoal do shopping constrói um belo paruqe e em troca prefeitura doa o espaço do dona cafuçu que só têm concreto mesmo para fazerem o shopping que tal? :)
Lucas_Wild May 22nd, 2009, 08:05 PM Um bom terreno para construir um shopping seria na antiga fábrica da Othon, na Av.Norte. Ali daria um shopping que, em tamanho, competeria até com o shopping Recife.
breno recife May 22nd, 2009, 08:26 PM Um bom terreno para construir um shopping seria na antiga fábrica da Othon, na Av.Norte. Ali daria um shopping que, em tamanho, competeria até com o shopping Recife.
isso é verdade a área é imensa e poderia muito bem ser usada para esse fim
Romão May 22nd, 2009, 08:49 PM Um bom terreno para construir um shopping seria na antiga fábrica da Othon, na Av.Norte. Ali daria um shopping que, em tamanho, competeria até com o shopping Recife.
A melhor idéia que já surgiu aqui! :applause:
Mascate May 22nd, 2009, 09:03 PM Uma idéia já que aí as árvores já existem a o pessoal do shopping constrói um belo paruqe e em troca prefeitura doa o espaço do dona cafuçu que só têm concreto mesmo para fazerem o shopping que tal? :)
A melhor idéia que já surgiu aqui! :applause:
:lol:
Sir Costa May 23rd, 2009, 01:34 AM Achei o projeto muito bonito, mas não gostei, espero que não seja concretizado.
É uma pena acabar com aquela imensa área verde ali.
Recife tem ainda uma grande demanda por shoppings. Talvez um na Av. Norte, nesse terreno da Othon, que o Lucas falou; e outro na Zona Oeste, ali pela Caxangá, no perímetro entre a Abdias de Carvalho, Caxangá e BR 101.
PedroLacerda May 23rd, 2009, 01:52 AM Uau!
Que lindo!
Romão May 24th, 2009, 12:34 AM Achei o projeto muito bonito, mas não gostei, espero que não seja concretizado.
Recife tem ainda uma grande demanda por shoppings. Talvez um na Av. Norte, nesse terreno da Othon, que o Lucas falou; e outro na Zona Oeste, ali pela Caxangá, no perímetro entre a Abdias de Carvalho, Caxangá e BR 101.
Exatamente...
b.rhow May 24th, 2009, 01:10 AM Lindão! Realmente, um espetáculo!
S.T.Y AP May 24th, 2009, 04:39 AM não combinou o design com o historico!
o shopping tinha que ter um design que lembrasse um pouco da antiguidade do casario!
Lucas_Wild May 25th, 2009, 10:06 PM Achei o projeto muito bonito, mas não gostei, espero que não seja concretizado.
Exatamente!
E a Zona Oeste é mais carente, pois não tem NENHUM shopping!
Lucas_Wild May 26th, 2009, 07:47 PM QUANDO OCORRERÁ O ANÚNCIO OFICIAL?
Hugo_REC May 26th, 2009, 11:23 PM ^^
NUNCA!
:lol:
LUiGi_AM May 27th, 2009, 07:20 AM parabéns!
Cristiano Roberto May 27th, 2009, 09:26 PM Muito lindo esse foi uma surpresa para min, será o terceiro shopping na ZN estou sabendo que há um projeto na zona oeste...
Tem um parque na rua ao lado...
O Parque da Jaqueira.
Romão May 27th, 2009, 10:10 PM ^^ Sim sim, mas tú já fosse na jaqueira pela manhã ou no fim de tarde de um sábado ou Domingo? é tanta gente que dá até agonia isso significa que existe demanda para um parque maior...
Lucas_Wild August 11th, 2009, 08:53 PM Alguém tem mais novidades sobre o projeto?
Sá August 11th, 2009, 08:58 PM Contraste enorme, não combinou.
Cirax August 11th, 2009, 10:21 PM antigo + moderno = recife :)
Mascate August 11th, 2009, 10:33 PM Alguém tem mais novidades sobre o projeto?
Mas Lucas, por que tu ressuscitaste esse atentado ao patrimônio histórico e ao verde? Hoje vou ter pesadelos com isso... :(
daniel-PE August 11th, 2009, 10:49 PM ^^ A chance de esse projeto não sair existe há um grupo empresarial poderoso o JCPM que está se movendo contra o projeto junto com a associação de moradores do bairro...
A JCPM pode ser muito grande, mas não tem tanto poderiu aqui no estado não. Tanto que seus dois grandes projetos para recife (Parque Atlântico e Parque Boa Viagem) até hoje não foram lançados por complicações na prefeitura. Além disso, o grupo pode até ter boas intenções mas sem dúvidas a intenção é conter a concorrencia, ja que o Sr. JCPM detém ações os principais shoppings da cidade. O parque Dona Lindu sofreu muitas críticas e protestos e andou imagina se falando de um projeto que envolve a iniciativa privada. Gosto do projeto, mas achei o shopping sem nenhuma harmonia com o casariu, deveria haver uma maior harmonização entre os edfs, sem que o complexo perdesse a modernidade e o classicismo!
daniel-PE August 11th, 2009, 10:58 PM ^^ Sim sim, mas tú já fosse na jaqueira pela manhã ou no fim de tarde de um sábado ou Domingo? é tanta gente que dá até agonia isso significa que existe demanda para um parque maior...
demanda tem, mas falta o interesse em envestimentos. Se não me engano o terreno pertence a igreja católica, e eu não acho que eles vão simplesmente doar o terreno e muito menos a prefeitura ou o governo do estado fazer um parque com recursos próprios e outra pra fazerem outra cagada feito o dona lindu, é melhor o shopping!!!
Romão August 11th, 2009, 10:59 PM ^^ Deve ser pq o seu JC faz oposição a dinastia das antas(João pavoroso e da cópia), eu realmente preferia outras opções no local, mas se o shopping sair não será tão ruim, é a velha história dos dois lados da moeda...
Acredito que esse shopping vai sair, entre os sócios está o senador Romero Jucá e a MD, a briga será boa.
daniel-PE August 11th, 2009, 11:08 PM http://acertodecontas.blog.br/atualidades/amigos-de-jcpm-ops-da-tamarineira-querem-manutencao-do-hospital-psiquiatrico/
Amigos de JCPM, ops, da Tamarineira querem manutenção do hospital psiquiátrico
A área verde mais cobiçada do Recife na atualidade
Daqui a pouco, às 15h, o vereador recifense Luiz Helvécio (PT) e o pessoal do grupo Amigos de JCPM, ops, da Tamarineira vão se encontrar com o secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, para pedir a manutenção do hospital psiquiátrico Ulisses Pernambucano, também chamado de Tamarineira, no lugar onde se encontra. Ao contrário do que muita gente pensa, a briga ali não tem nada de ambiental e esconde na verdade uma disputa comercial acirradíssima.
Para quem não está acompanhando, a Santa Casa (que de santa não tem nada e cuja posse do terreno é questionada) anunciou recentemente que está negociando com um empresário local e uma construtora a instalação de um shopping center e um condomínio de luxo no local onde hoje funciona o manicômio (desculpem-me pelo termo politicamente incorreto).
O empresário que nenhum jornal diz o nome é Álvaro Jucá, dono do shopping Paço Alfândega e irmão do líder do governo Lula no Senado, Romero Jucá – pernambucano que se bandeou para os lados de Roraima e virou senador pelo PMDB. O próprio Paço Alfândega é fruto de uma sociedade entre a Santa (sic) Casa e Álvaro Jucá. A construtora, também anônima na grande mídia, é a Moura Dubeaux.
Do outro lado, está o ‘imperador do Nordeste’, como certa vez disse a revista Exame, João Carlos Paes Mendonça. JCPM vendeu a rede de supermercados Bompreço e virou hoje um grande investidor imobiliário. Seu grupo tem participação majoritária em todos (eu disse todos!) shoppings do grande Recife. Por sinal, o pessoal que é lojista nos shoppings diz que o grande cartel de Pernambuco não é o da gasolina e sim o do metro quadrado nos centros de compras – mas isso é outra história…
Eu estava falando sobre a Tamarineira. Sim, a última coisa que o ‘imperador’ quer é a instalação de um shopping ali. E por quê?
Porque seria um concorrente direto para o altamente lucrativo shopping Plaza e também para o decaído Tacaruna. Roubaria os consumidores potenciais de todos aqueles bairros nobres da zona norte do Recife.
Eu até entendo (e apoio) o movimento em defesa da área verde da Tamarineira. São 80 mil metros quadradados que dariam um novo e belo parque para aquela região – o da Jaqueira está visivelmente saturado para a quantidade de pessoas que o freqüentam. Portanto, condomínio privado ali não dá.
Acho que os pacientes do hospital psquiátrico, cerca de 100, podem ser muito melhor alojados em outro espaço para que a atual área seja utilizada por milhares de outros recifenses.
Portanto, não entendo o porquê de os Amigos da Tamarineira serem contra o uso (eu disse uso. Não demolição!) dos prédios de lá como centro comercial, cinemas, teatro…
Pelo jeito, essa turma pode até gostar da Tamarineira. Mas amizade mesmo é com JCPM.
Autor: Marco Bahé - 21/08/07 às 14:55 - Enviar por email - Imprimir
daniel-PE August 11th, 2009, 11:12 PM claro que defendo outras ultilizações como um cinema, teatro, uma grande loja, ou outro equipamento que fosse "público" e mantivesse ao máximo a área verde e a manuntenção do edf. Mas acho que o mais provável é o shopping, e aquela área open mall parece preservar uma área verde relativamente grande (considerando o potencial de construção oferecido pelo terreno).
Leonardo Grogg August 11th, 2009, 11:22 PM Adorei a idéia de manter as casas coloniais...
ficara muito bom
Aririto August 11th, 2009, 11:23 PM Nossa, muito lindo...
Adorei o contraste!
jai.saj August 12th, 2009, 12:46 AM Bom shopping.
Threads: SAJ 1 (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=822628) - SAJ 2 (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=862590) - SAJ 3 (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=905810&highlight=)
Emanuel Paiva August 12th, 2009, 01:15 AM Bonito shopping :banana:
Caruaruense August 12th, 2009, 02:16 AM Oxe, só agora que tou vendo esse thread! :nuts:
Lindo shopping! Recife está precisando mesmo de mais um! :banana:
Rodrigo_NE August 15th, 2009, 03:07 PM Achei o projeto lindo, mas concordo que alí existem outras prioridades com a conservação do casario e tal...
Resumo: implode o Tacaruna e constroí o novo shopping (igual a esse!) no local do antigo Tacaruna.
Gostaram da solução??
:nuts:hahahaha:lol::lol::lol:
Leandro Coelho August 15th, 2009, 06:03 PM Por favor, se for pra construir um shopping que seja no terreno do Banorte (Beira Rio).
Já existe um projeto para prolongar a beira rio até a BR (antes da copa) e o terreno do Banorte está abandonado, sem árvores. Não destruam este terreno da tamarineira para colocar um shopping (que a primeira vista tem um projeto horrível e sem harmonia com o casarão).
O acesso ao shopping da tamarineira seria horrível, o engarrafamento naquela região já deixa qualquer um stressado (isso sem shopping), quero saber até quando vocês vão achar que colocar um shopping é evoluir.
É por isso que o Recife fica tão distante das outras cidades do Brasil em relação a urbanismo. Não temos nada projetado, não temos parques, as ruas não são adequadas, parece que tudo sempre é feito visando "limpar" um terreno e não pensando como um projeto urbanístico. Quem conhece outras cidades com parques construídos dentro delas sabe o que estou dizendo.
GuiH October 8th, 2009, 05:35 AM Essa tua afirmação é hipotética, se formos colocar todos os "SE" possíveis, poderíamos também incluir o "e se aproveitassem a própria estrutura do hospital para construir um shopping, aos moldes do Paço Alfândega?". Tu não deves conhecer o Recife, talvez por isso essas tuas palavras te pareçam sensatas.
Na verdade não é um casario, é um prédio único em estilo palaciano onde funciona um hospital psiquiátrico pertencente a Santa Casa de Misericórdia. O certo mesmo é que o Recife poderá perder uma imensa área verde exatamente na região que mais precisa de parques pois é a que mais se verticaliza. Detalhe: as árvores também são centenárias. Outro detalhe: A área é atrativa para o mercado imobiliário exatamente por ainda ter grandes áreas verdes preservadas, vão estar matando a galinha dos ovos de ouro, isso para mim é burrice.
Além disso, as ruas no entorno são estreitas, a maioria com apenas duas faixas de rolamento e com edifícios altos dos dois lados, ou seja, dificilmente essas ruas poderão sofrer alguma interferência radical pois não é fácil ($$) desapropriar prédios de 20, 30 ou 40 andares. O trânsito na Zona Norte, como já mencionei, é totalmente caótico e um grande shopping ali vai simplesmente travar a fluxo de veículos.
Sinceramente, quem defende esse projeto pode entender de tudo, menos de urbanismo. Urbanismo não é só construir belos prédios, sem se preocupar com o impacto que esses prédios irão trazer à região onde serão erguidos.
Não sou contra o desenvolvimento das cidades, mas elas não podem crescer destruindo o que há de belo, deixando-as sem personalidade. Apesar do Recife ter uma área muito pequena, ainda existe muitos lugares que têm potencial. Em vez de interferir no que já é belo, por que não transformar em belo aquilo que é horrendo?
Mascate, vc é d+ ^^
Acho que não deveria ser desmatada essa área; o que na minha opinião seria mais prático, é que construísse um shopping bem vertical. Talvez fique mais caro, mas é o modelo mais ecológico para a região.
Também já fiquei contra a pretensão original, acho que ela merece reformulações (verticalização).
GuiH October 8th, 2009, 05:38 AM Olhem um exemplo vertical:
Shopping Santa Úrsula - Ribeirão Preto (SP) - "Considerado o Shopping mais vertical do país":
http://i211.photobucket.com/albums/bb30/ReinaldoRP/Centro/Fotos%20Pequenas/ShoppingSantarsula.jpg
http://i211.photobucket.com/albums/bb30/ReinaldoRP/Centro/Fotos%20Pequenas/ShoppingSantarsulaRuaCamposSalles.jpg
Dá pra fazer ainda mais vertical...
lusorod October 8th, 2009, 05:47 AM adorei tb, achei muito legal! Gças a deus que preservarão o casario antigo
Mangueboy February 22nd, 2010, 09:50 PM e está confirmado...
aiai, muitas aguas vao rolar; muitas brigas e muitas confusoes!
por que tudo em recife tem que ser complicado hein? nao sou a favor do shopping, mas nenhuma grande obra fica imune a confusão nessa cidade, parece praga! Corredor Leste-Oeste, Torres Gemeas, Dona Lindu, Tamarineira!
Isola hein
daniel-PE February 22nd, 2010, 11:26 PM ^^ aushauushahushuahsuha.
a bruxa esta solta. mas até que o leste-oeste depois de umas intervençoes deu uma melhoradinha!!! Torres gemeas ja saiu, foi triste nao tem mais o q fazer.!!!! Dona Lindu é só conformação mesmo!! agoraa esse do shoppinggggg, isso pq nem ta na midia viuuuuu, deixa tomar proporções maiores pra vc v a confusao que vai ser!!!!!
Mangueboy February 23rd, 2010, 12:46 AM http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2010/02/Tamarineira-1.jpg
TheSkyscraperCitizen February 23rd, 2010, 02:31 AM Vídeo do projeto:
C2rCJoC1ixU
silvinho_j February 23rd, 2010, 03:07 AM ^^ Muito bom o vídeo, pensei que fosse open mall, :D
Victorpereirafarias February 23rd, 2010, 03:16 AM Pelo que eu vi o projeto conta com a preservação de 70 % da area verde.
Então se o problema era esse já esta resolvido.
além do masi eu gostei bastante da combinção antigo + moderno e alem de tudo vai contar com dois museus, sejamos francos senhores este é um ótimo projeto.
D.A February 23rd, 2010, 03:21 AM ^^^^
exatamente
daniel-PE February 23rd, 2010, 03:26 AM http://pe360graus.globo.com/redir.aspx?mId=75230&iId=990&url=/noticias/cidades/servico/2010/02/22/NWS,508167,4,286,NOTICIAS,766-HOSPITAL-TAMARINEIRA-DARA-LUGAR-CENTRO-COMERCIAL-MUSEUS.aspx
HOSPITAL-TAMARINEIRA-DARA-LUGAR-CENTRO-COMERCIAL-MUSEUS
daniel-PE February 23rd, 2010, 03:38 AM se a reforma da Av. Norte sair, o acesso ao shopping não sera um problema tao grande assim.
silvinho_j February 23rd, 2010, 03:40 AM Gosto muito desse projeto...
Mangueboy February 23rd, 2010, 03:43 AM Agora que o projeto é belissimo, isso é!
E no video, ele parece muito grande (mas so vai ter 170 lojas, a principio)
MMichaelN February 23rd, 2010, 08:28 AM Lindo Shopping, gostei da idéia de terem preservado o casario....
raul lopes February 23rd, 2010, 11:33 AM um luxooo esse shopping... agora o shopping recife que se cuide e tome vergonha na cara e faça uma ampliaçao da porra... porque esta super saturado ....
marconipedro February 23rd, 2010, 01:56 PM Vai ter estacionamento suficiente?
Só fico pensando na Rosa e Silva...
raul lopes February 23rd, 2010, 02:32 PM pessoal.. com esse empreendimento desse porte a prefeitura vai ter que acelerar o projeto da avenida norte... eu ali faria estilo uma via espressa....e faria o corredor de onibus em outro lugar...
e esse terrenao.... do banorte... devera ser um imenso empreendimento imobiliario..
Tiozão February 23rd, 2010, 02:47 PM Gosto deste projeto,Recife estava precisando,vai gerar muito emprego.
Romão February 23rd, 2010, 06:47 PM se a reforma da Av. Norte sair, o acesso ao shopping não sera um problema tao grande assim.
Tbm penso assim, mas o povo vai logo fazendo uma tempestade, e acredito torço muito para que acelerem as obras na Av. Norte já passou da hora de darem um jeito naquilo afff
Lucas_Wild February 23rd, 2010, 06:52 PM Adorei o projeto!
Timbu February 24th, 2010, 01:05 AM Não tenho muitas informações a respeito do shopping, mas fico muito feliz que vão preservar o casario antigo...
http://i141.photobucket.com/albums/r48/pesquisadorbsb/tamarineira01.jpg
http://i141.photobucket.com/albums/r48/pesquisadorbsb/tamarineira02.jpg
http://i141.photobucket.com/albums/r48/pesquisadorbsb/tamarineira03.jpg
http://i141.photobucket.com/albums/r48/pesquisadorbsb/tamarineira04.jpg
http://i141.photobucket.com/albums/r48/pesquisadorbsb/tamarineira05.jpg
ESSE EMPREENDIMENTO SIGNIFICA DESENVOLVIMENTO COM CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A CIDADE DO RECIFE???????????
Viva o capitalismo!!
Tiozão February 26th, 2010, 08:01 AM Alguem conhece este grupo,quais shoppings possuem?
Júnior Oliveira February 26th, 2010, 01:54 PM Ficará muito bonito !
Ap_Recife February 26th, 2010, 03:54 PM Que seja logo construído!!!!!!!!!
É um belo shopping e vai possibilitar a criação de muitos empregos, além da preservação de 70% do verde e tbm a criação de parque e museu.
CHRM_Rec February 26th, 2010, 04:08 PM Espero que tenha Heliponto, pois só assim dará para chegar nesse shopping!
LFP Madruga February 27th, 2010, 02:23 AM Lindo! O shopping parece ser muito bonito e fará um belo contraste com o casarão. Parabéns ao Recife, por este belo projeto!
TheSkyscraperCitizen February 27th, 2010, 03:52 AM Alguem conhece este grupo,quais shoppings possuem?
Que conheço: o Paço Alfândega, no Recife; Shopping Leblon e Via Parque aqui no Rio de Janeiro.
Vonney February 27th, 2010, 05:53 AM Se eles construiram o Paço Alfândega é luxo do luxo!!!:banana::banana::banana:
Tudo estará pronto em 2014, bem rápido.
D.A February 27th, 2010, 06:27 AM pessoal, o projeto do shopping nao será esse, conheço o grupo que esta responssavel pelo projeto, assim que tiver informações postarei!!
TheSkyscraperCitizen February 27th, 2010, 06:30 PM Se eles construiram o Paço Alfândega é luxo do luxo!!!:banana::banana::banana:
Tudo estará pronto em 2014, bem rápido.
Eles não construiram o Paço Alfândega. E sendo bem sincero, eles ainda estão devendo o que prometeram fazer lá, desde que adquiriram o shopping há quase dois anos.
huerta February 27th, 2010, 10:07 PM Nao parece muy claro el futuro de ése shopping.
http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/pernambuco/noticia/2010/02/24/mppe-cobra-esclarecimentos-sobre-construcao-de-novo-shopping-214762.php
Tiozão March 1st, 2010, 12:33 AM Se for o grupo do Shopping alfandega vai ser um fiasco...
Patativa do Agreste March 1st, 2010, 12:38 AM esse shopping vai dar muido
araujo.lcarlos March 1st, 2010, 04:08 AM Informaçoes sobre shopping?...ele vai sair do papel?...
huerta March 1st, 2010, 08:59 AM Audiencia que discutira construçao de Shopping na Tamarineira ...
http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/pernambuco/noticia/2010/02/28/confirmada-data-de-audiencia-que-discutira-construcao-de-shopping-na-tamarineira-215131.php
Tiozão March 7th, 2010, 07:54 AM ^^A coisa ta pegando fogo!!!:bash:Sou a favor do Shopping:+empregos,+ICMS,+lazer!Nao vejo outra alternativa,tudo que e da Sta Casa e meio abandonado...
Ap_Recife March 7th, 2010, 06:34 PM O JC tá tão interessado na reprovação desse shopping. :D
Tiozão March 8th, 2010, 12:09 AM O JC tá tão interessado na reprovação desse shopping. :D
^^^^O Senhor do Mundo,ops do Recife acha que pode tudo:ohno:...Ai que saudade de Jarbas....:lol:
victoralves March 8th, 2010, 02:12 AM esse shopping ficara em que parte da cidade
Mangueboy March 8th, 2010, 02:27 AM ^
Zona Norte!
Hall_CG March 9th, 2010, 01:26 AM Excelente projeto! Recife de parabéns.
Mascate March 11th, 2010, 02:50 AM Quem for contra, pode assinar uma petição contra a construção do shopping no terreno do Hospital da Tamarineira acessando o link abaixo:
http://www.gopetition.com/online/12991.html
Eu já assinei...
:cheers:
carlos-PE March 11th, 2010, 03:50 AM ASSINADO
carlos-PE March 11th, 2010, 03:53 AM You are signer #1289
rumo aos 10 mil ! vou fazer propaganda tbm ... vlw por colocar o site aqui
Ap_Recife March 11th, 2010, 04:27 AM Eu NÃO assino.:D
Vou procurar um site apoiando o shopping.:lol:
Tiozão March 11th, 2010, 04:59 AM Eu NÃO assino.:D
Vou procurar um site apoiando o shopping.:lol:
^^^^2,Recife esta cheio de areas degradas,subtilizadas,aqui esta parecendo Porto Alegre,o povo ta contra tudo:ohno:!!!Quero Shopping,empregos,cinemas,lazer,progresso e desenvolvimento economico para minha cidade!:cheers:
carlos-PE March 11th, 2010, 06:23 AM ^^
tbm quero! mas em um outro local ...
CHRM_Rec March 11th, 2010, 11:23 AM Questão difícil...
Mas tá assinado!
1308
raul lopes March 11th, 2010, 12:50 PM pois é .... o povinho chato da porra!!!!
eu tbm quero shoppings ...quero condominios... quero grandes avenidas... quero viadutos... quero parques.. quero tudo.. quero arranhaceus...
nossa pessoal.. tem coisa mais importante a ser discutida na cidade.. como a extrema pobreza.... a falta de infraestruturas....
por isso que a cidade nao vai pra frente....
eu sou a favor sim desse shopping.....
o povo parece que nao entende... esse shopping vai preservar uma grande parte do parque... e vai revitalizar o parque...
vai ser lindo demais... e ainda mais.. o casarao antigo vai ser restaurado e vai ser construido dois museus... e aquela regiao vai ficar super valorizada... ....vai dar um upgrade imenso pra regiao....;-))
vai se rum charme esse shopping...nossa muito lindo mesmo..;-) RECIFE PRECISA E MERECE UM EMPREENDIMENTO DESSE PORTE..:-)
Romão March 11th, 2010, 03:03 PM Quem for a favor da construção do shopping poderá votar aqui: http://www.gopetition.com/online/34657.html
Lucas_Wild March 11th, 2010, 04:04 PM pois é .... o povinho chato da porra!!!!
eu tbm quero shoppings ...quero condominios... quero grandes avenidas... quero viadutos... quero parques.. quero tudo.. quero arranhaceus...
nossa pessoal.. tem coisa mais importante a ser discutida na cidade.. como a extrema pobreza.... a falta de infraestruturas....
o povo parece que nao entende... esse shopping vai preservar uma grande parte do parque... e vai revitalizar o parque...
vai ser lindo demais... e ainda mais.. o casarao antigo vai ser restaurado e vai ser construido dois museus... e aquela regiao vai ficar super valorizada... ....vai dar um upgrade imenso pra regiao....;-))
vai se rum charme esse shopping...nossa muito lindo mesmo..;-) RECIFE PRECISA E MERECE UM EMPREENDIMENTO DESSE PORTE..:-)
Apoiado!!
alvaro.anjosf March 11th, 2010, 04:05 PM Eu sou favorável, já votei a favor ^^
Vote você tbm!!!
Ap_Recife March 11th, 2010, 04:15 PM Quem for a favor da construção do shopping poderá votar aqui: http://www.gopetition.com/online/34657.html
Votado.:D
Tiozão March 11th, 2010, 04:38 PM Quem for a favor da construção do shopping poderá votar aqui: http://www.gopetition.com/online/34657.html
^^^^Votado!!!:lol:
Tiozão March 11th, 2010, 04:46 PM [QUOTE=raul lopes;53250233]
^^^^Falou tudo!!!Falta tanta coisa nesta cidade...:ohno::ohno::ohno:
carlos-PE March 11th, 2010, 06:44 PM quem aqui pega a rosa e silva na hora do rush todo dia ?
CHRM_Rec March 11th, 2010, 07:36 PM pois é .... o povinho chato da porra!!!!
Raul, existem outras áreas do Recife que mereciam um shopping desse...
A questão não é a construção de um shopping, mas a localização desse.
E outra, a Tamarineira já é super valorizada... Agora imagina o Tejipió/Jd São Paulo que estão enfrentando um bom processo de verticalização com um shopping?! Meu Deus, melhoraria a região em 1000%!
Ps: falando em Tejipió, hj tive o desprazer de pegar o barro/Macaxeira pra ir ao IFPE, e pude observar bem as torres de Jd. São Paulo e as 3 torres da Moura Dubeux. O Skyline ali tá massa!!!!!!! :eek:
CHRM_Rec March 11th, 2010, 07:37 PM quem aqui pega a rosa e silva na hora do rush todo dia ?
Não Precisa, é só observar como ficam as ruas próximas ao shopping Recife ao meio-dia... :ohno:
Tiozão March 11th, 2010, 10:59 PM Entao por causa do transito vamos barrar todos os novos investimentos na cidade?
CHRM_Rec March 11th, 2010, 11:53 PM Um investimento que pode travar uma região não pode ser visto como coisa positiva...
carlos-PE March 12th, 2010, 12:39 AM Entao por causa do transito vamos barrar todos os novos investimentos na cidade?
por aqui na zona norte que é um lugar carente de avenidas largas e onde alargar alguma via é praticamente impossivel... é pra se ter cautela! principalmente empreendimentos de grande porte como esse shopping !
breno recife March 12th, 2010, 01:44 AM quem aqui pega a rosa e silva na hora do rush todo dia ?
todo dia não, mas quase sepre... e mesmo assim ainda faço um balanço positivo do shopping!!! a cidade não é SÓ trânsito, tbm é emprego, lazer, economia, beleza (não podemos esquecer disso).
e só pra completar... o transito na agamenom magalhães é tão infernal quanto o da rosa e silva na hora do rush, e mesmo assim a gente comemora cada empressarial anunciado por lá. o trânsito de boa viagem chega perto do ridículo na hora do rush, e adoramos os quarentões da beira-mar...
CHRM_Rec March 12th, 2010, 02:06 AM ^^
Mas em BV ou na Agamenom ainda há o que se fazer, e na Zona Norte?
Metrô subterrâneo, vias elevadas, túneis? Não dá!
Hugo_REC March 12th, 2010, 05:15 AM Entao por causa do transito vamos barrar todos os novos investimentos na cidade?
Qualquer cidade com um pingo de planejamento urbano(mesmo tardio, em nosso caso) usa e abusa de medidas do tipo.
Eu dúvido que em locais mais civilizados sequer fariam uma proposta dessa, tamanho o seu absurdo. Da mesma forma que em outros locais se o empreendimento fosse proibido muitos iriam bater palmas, aqui, só com a polêmica jogam mil pedras, taxando os moradores, governo e qualquer um que se oponha como ecochato ou "esse aí quer impedir o progresso e o crescimento da cidade". :|
Vetar esse empreendimento(ou qualquer outro de porte semelhante no local) não tem nada a ver com proibição, chama-se "zoneamento"(a grosso modo) são medidas que tentam minizar os impactos negativos de grandes empreendimentos residenciais e comerciais na QUALIDADE DE VIDA dos residentes, no intuito de garantir um crescimento ordenado e sustentável da cidade.
Agora defender a idéia de sacrificar a qualidade de vida de uma das áreas mais "habitáveis" da cidade em nome do "progresso" que um shopping pode trazer, me perdoem, mas vcs pararam no tempo.
PS: O CHRM foi convertido ao meu anti-shoppismo. Glória 3x Glória!
Tiozão March 12th, 2010, 05:55 AM ^^^^:lol:Que saia do papel,Recife esta carente de shoppings,empregos e oportunidades!!!
Romão March 12th, 2010, 02:23 PM Hugo converteu-se ao ministério da irmã Cley!
será que foi influência minha?
Aleluia! glória 3x vezes glória :lol:
Hugo_REC March 12th, 2010, 02:28 PM ^^
Calúnia! Tá amarrado e repreendido 3x em nome do Senhor!
Sou devoto de Irma Cley desde sempre, ela me tirou da vida impura e oca e me ungiu com a glória do senhor! Alelúia!
Romão March 12th, 2010, 04:11 PM É interessante como esse projeto divide opiniões,acho muito válido o debate, afinal o questionamento move o mundo, mas me espanta a posição radical contra o projeto, gente TUDO tem dois lados, e o progresso não foge a regra, a implantação desse complexo(shopping-parque-museus) tem um lado negativo? óbivio, agora a não implantação tbm tem!
O que precisamos discutir é quem é maior,o ônus positivo ou o negativo.
Já passeei por várias posições sobre a questão desse empreendimento, já fui radicalmente contra,parcialmente a favor, hoje sou a favor desde que mantidas uma série de diretrizes...
É preciso ter uma visão mais ampla ,olhar a coisa como um todo,"passear" por posições diferentes para que se possa ter uma opiniãomais próxima do "melhor", e opinião é que nem sexo, quanto mais posições você expirementa melhor vc fica, aí é bem mais fácil de se descobrir alternativas novas... :cheers:
viajei legal mas td bem :D
Tiozão March 13th, 2010, 12:48 AM É interessante como esse projeto divide opiniões,acho muito válido o debate, afinal o questionamento move o mundo, mas me espanta a posição radical contra o projeto, gente TUDO tem dois lados, e o progresso não foge a regra, a implantação desse complexo9shopping-parque-musesu) tem um lado negativo? óbivio, agora a não implantação tbm tem!
O que precisamos discutir é quem é maior,o ônus positivo ou o negativo.
Já passeei por várias posições sobre a questão desse empreendimento, já fui radicalmente contra,parcialmente a favor, hoje sou a favor desde que mantidas uma série de diretrizes...
É preciso ter uma visão mais ampla ,olhar a coisa como um todo,"passear" por posições diferentes para que se possa ter uma opiniãomais próxima do "melhor", e opinião é que nem sexo, quanto mais posições você expirementa melhor vc fica, aí é bem mais fácil de se descobrir alternativas novas... :cheers:
viajei legal mas td bem :D
^^^^:applause::applause::applause:
Mascate March 14th, 2010, 03:07 PM PROTESTO
Abraço simbólico em defesa da Tamarineira
Publicado em 14.03.2010
Mobilização, realizada na Zona Norte do Recife, quer evitar a construção de um shopping center no local onde hoje funciona o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano e outras 2 unidades de saúde
Centenas de pessoas deram um abraço simbólico, ontem pela manhã, no terreno da Zona Norte do Recife onde funcionam o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, o Hospital Infantil Helena Moura e o Centro de Prevenção e Tratamento de Alcoolismo. O grupo Amigos da Tamarineira, que organizou a manifestação, conseguiu mobilizar representantes de órgãos de classe, políticos, artistas e moradores da região interessados em manter a área verde e os serviços médicos existentes. A mobilização quer evitar a construção de um shopping center no local.
A proposta do centro de compras foi anunciada pela Santa Casa de Misericórdia, entidade administrada pela Arquidiocese de Olinda e Recife, que alugou o terreno de 91,3 mil metros quadrados por um período de 50 anos à empresa Realesis, do grupo carioca BVA Empreendimentos. Além do shopping, a empresa pretende implantar um parque temático de uso público e transformar o prédio do Ulysses Pernambucano num museu.
“O comparecimento da sociedade civil ao evento nos deixa confiantes de que essa luta não vai ser em vão. Queremos manter essa mobilização e mostrar unidade nos próximos passos. Segunda-feira (amanhã) ingressaremos com uma ação civil pública para que se cumpra a lei de tombamento histórico com relação ao prédio do Hospital Ulysses Pernambucano e para que a Arquidiocese apresente os termos do contrato firmado com a Realesis”, afirmou Amélia Lyra, do grupo Amigos da Tamarineira.
Além da manutenção da área verde, os manifestantes estavam preocupados com a situação dos 160 pacientes do hospital psiquiátrico. “Aqui funciona a única emergência psiquiátrica do Estado. Só no ano passado, 18 mil atendimentos aconteceram no Ulysses Pernambucano. É um serviço essencial que não pode parar”, completou o gerente administrativo do hospital, Luiz Carlos Almeida.
O artista plástico José Cláudio se juntou aos manifestantes. “Esse verde não pode desaparecer. Isso aqui tem que ficar intocado para que nossos netos, bisnetos possam desfrutar”, avaliou. O publicitário Joca Souza Leão foi mais enfático. “Quem diz que essa é uma área sem utilidade não conhece a Tamarineira. Sem contar os serviços médicos e o patrimônio histórico, temos aqui um pulmão da cidade”, pontuou o publicitário.
Famílias inteiras participaram do evento. As crianças ganharam tinha e pincel para pintar os muros da entrada do hospital e coloriram as paredes, antes do abraço simbólico da área. A cantora Lia de Itamaracá puxou uma grande roda de ciranda que chegou a interromper o trânsito da Avenida Rosa e Silva por alguns minutos. Amanhã, deputados da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa vão visitar o hospital psiquiátrico.
http://jc3.uol.com.br/jornal/2010/03/14/not_369695.php
Sá March 14th, 2010, 11:09 PM Não combinou.
Romão March 15th, 2010, 03:43 PM Interessante o cidadão dizer que isso aqui tem que ficar intocado para que nossos netos e bisnetos possam desfrutar... acho que nossos netos e bisnetos todos serão internos do hospital pq apenas eles usufruem da área :nuts:
Ap_Recife March 15th, 2010, 03:48 PM Interessante o cidadão dizer que isso aqui tem que ficar intocado para que nossos netos e bisnetos possam desfrutar... acho que nossos netos e bisnetos todos serão internos do hospital pq apenas eles usufruem da área :nuts:
:rofl::rofl:
Tiozão March 15th, 2010, 06:13 PM Interessante o cidadão dizer que isso aqui tem que ficar intocado para que nossos netos e bisnetos possam desfrutar... acho que nossos netos e bisnetos todos serão internos do hospital pq apenas eles usufruem da área :nuts:
^^:nuts::lol::lol::lol:
EVMARTINS March 17th, 2010, 11:35 PM Justiça barra, em caráter liminar, qualquer construção na Tamarineira
POSTADO ÀS 16:44 em 17 de março de 2010
Saiu agora há pouco liminar determinando que o prefeito da cidade do Recife se abstenha de conceder licenças necessárias para realização de qualquer obra no espaço da Tamarineira. O documento exige também que a Santa Casa de Misericórdia se abstenha de permitir o empreendimento e exiba o contrato com a Realesis, empresa responsável pela administração do shopping.
O contrato de aluguel do terreno, firmado entre a Santa Casa e a empresa Realesis, do grupo carioca BVA Empreendimentos, prevê um prazo de 50 anos.
A juíza da 4a Vara da Fazenda Pública Estadual acatou todas a solicitações da ação popular subscrita pelo ex-governador Mendonça filho. O Ex-vereador e enegenheiro Luiz Helvécio, a psiquiatra Amélia Lyra e a historiadora Virgínia Pernambucano de Melo também assinaram o documento.
A Justiça atendeu a um grupo de moradores do Recife que ingressaram com ação popular para impedir a construção de um shopping center na Tamarineira, Zona Norte da cidade, n 4ª Vara da Fazenda Pública Estadual.
O centro de compras está projetado num terreno de 91,3 mil metros quadrados de área onde funcionam o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, o Hospital Infantil Helena Moura e o Centro de Prevenção e Tratamento de Alcoolismo.
Conforme o advogado Ramiro Becker, a ação pedia a concessão de liminar para que a Prefeitura do Recife se abstenha de aprovar licença para construções no local e para que a Santa Casa de Misericórdia não proceda com qualquer intervenção na área.
A ação, subscrita apenas por pessoas físicas, reúne o ex-governador de Pernambuco Mendonça Filho, o engenheiro e ex-vereador Luiz Helvecio, a psiquiatra Amélia Lyra e a historiadora Virgínia Pernambucano de Melo, entre outros. “Não é uma questão partidária, são pessoas de diferentes ideologias que se juntaram na defesa de um patrimônio de Pernambuco”, diz o advogado.
Fonte: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2010/03/17/justica_barra_em_carater_liminar_qualquer_construcao_na_tamarineira_66335.php
Mascate March 18th, 2010, 01:46 AM ^^ Estou comemorando esse 1 x 0. :banana:
Nada contra shoppings, mas não precisamos vender a alma da cidade ao diabo por um punhado de lojinhas...
carlos-PE March 18th, 2010, 02:28 AM :lol::lol::lol::lol::lol:
silvinho_j March 18th, 2010, 02:48 AM Passo todos os dias de manhã na frente do Hospital, está cheio de cartazes e pinturas: XÔ SHOPPING, etc. :lol:
Hugo_REC March 18th, 2010, 02:57 AM ^^ Estou comemorando esse 1 x 0. :banana:
Nada contra shoppings, mas não precisamos vender a alma da cidade ao diabo por um punhado de lojinhas...
Eu to achando que quem vendeu a alma foi a Santa Casa...arrumou uma briga do inferno! :lol:
Ap_Recife March 18th, 2010, 05:01 AM Liminares foram feitas para serem derrubadas.:lol:
Aguardemos a próxima!!!!!!!!!!!!! :D
D.A March 18th, 2010, 05:08 AM Liminares foram feitas para serem derrubadas. [2]
vemos por outro projeto polemico, as torres gemeas... quantas liminares sairam pra demolir elas??... e hoje elas tao lá, firmes e fortes, e ninguem fala mal!
Ap_Recife March 18th, 2010, 05:10 AM ^^Exatamente.:lol: Hoje, os moradores das torres gêmeas olham lá do alto e cospem nas cabeças dos tabacudos que foram contra.:lol:
Mascate March 18th, 2010, 05:20 AM Poderiam chegar a um meio-termo. Se é algo tão vital para aquela área, coisa que não acredito, não vejo nenhum problema em transformar o prédio que já existe em um shopping hiper-estiloso. Vejam o tamanho do prédio:
http://jc3.uol.com.br/blogs/repositorio/carol.jpg
Poderia ser um shopping de tamanho pequeno/médio sem precisarem derrubar nada. A garagem poderia ser subterrânea para não interferir no conjunto. Já que os investidores não vão querer abrir mão do lucro, a área verde poderia ser transformada num parque particular com cobrança de ingresso, não precisava ser doado de mão beijada à população.
Se o projeto fosse apresentado assim, sem muita interferência na paisagem urbana, com certeza seria bem aceito pela população. Depois do "Parque" Dona Tribufu o recifense virou gato escaldado...
Mascate March 18th, 2010, 05:24 AM Liminares foram feitas para serem derrubadas.:lol:
Aguardemos a próxima!!!!!!!!!!!!! :D
Liminares foram feitas para serem derrubadas. [2]
vemos por outro projeto polemico, as torres gemeas... quantas liminares sairam pra demolir elas??... e hoje elas tao lá, firmes e fortes, e ninguem fala mal!
^^Exatamente.:lol: Hoje, os moradores das torres gêmeas olham lá do alto e cospem nas cabeças dos tabacudos que foram contra.:lol:
Imagino que vocês teriam caído na pegadinha do Fantástico com aquele projeto fictício de um espigão na areia da praia de Boa Viagem...
As torres gêmeas vieram para revitalizar uma região. O que estão querendo fazer na Tamarineira é esculhambar de vez a Zona Norte.
Ap_Recife March 18th, 2010, 05:34 AM Imagino que vocês teriam caído na pegadinha do Fantástico com aquele projeto fictício de um espigão na areia da praia de Boa Viagem...
As torres gêmeas vieram para revitalizar uma região. O que estão querendo fazer na Tamarineira é esculhambar de vez a Zona Norte.
Nada a ver essa comparação. Não sou ingênuo a esse ponto.:bash:
D.A March 18th, 2010, 06:03 AM e mais, a praia é um lugar público, então, seria totalmente contra a construção de predios lá. ja sou indignado com os predios em piedade, onde roubaram a praia.
agora a tamarineira é um lugar PRIVADO, resumindo, tem dono, e esse dono tem uma proposta bem interessante no meu ponto de vista para o local, então sou a favor do shopping.
CHRM_Rec March 18th, 2010, 12:15 PM ^^Exatamente.:lol: Hoje, os moradores das torres gêmeas olham lá do alto e cospem nas cabeças dos tabacudos que foram contra.:lol:
AHUAHUHAUHAHUAHUHAHAHUHAHAU
Imaginei a cena...ri alto desse comentário
:rofl::rofl:
Hugo_REC March 18th, 2010, 03:00 PM e mais, a praia é um lugar público, então, seria totalmente contra a construção de predios lá. ja sou indignado com os predios em piedade, onde roubaram a praia.
agora a tamarineira é um lugar PRIVADO, resumindo, tem dono, e esse dono tem uma proposta bem interessante no meu ponto de vista para o local, então sou a favor do shopping.
A questão do "dono" da tamarineira é um tema bem interessante, inclusive já existe um questionamento jurídico quanto a isso. Tem uns que dizem que a Santa Casa não é dona de p.... nenhuma dali, sendo somente uma "administradora".
Na minha singela opinião, eu iria sugerir que a FUNDARPE extendesse o tombamento, ampliando a área a ser preservada para o parque inteiro e além da edificação, como parte de um mesmo conjunto. E ainda encaminhava pedido de tombamento federal ao IPHAN, o hospital Ulysses Pernambuco foi o 2° hospital psiquiátrico do Brasil, não seria difícil conseguir apoio nacional de entidades médicas para a causa...
Mascate March 18th, 2010, 03:18 PM ^^ Aonde assino?
raul lopes March 18th, 2010, 03:36 PM quero esse shopping sim... que se dane aqueles que sao contra...
gostaria muito de saber , essas pessoas que estao contra o shopping tem alguma relaçao com essa area verde por acaso..??? com certeza nao .. porque ninguem vai passear nesse parque ai ... e pouquissima gente sabe da existencia dessa area verde..portanto seria o melhor urbanizar e abrir ao publico ... com algo que a cidade ganhe..
um shopping, um parque bem equipado e lindo ...dois museus... e tbm a valorizacao de todos os imoveis da regiao.....e tbm aumentando a qualidade de vida da zona norte.. que com o novo empreendimento ganha mais uma opçao de lazer e compras...
SOU SIM A FAVOR DO SHOPPING.... ELE VAI SAIR ..... TEM QUE SAIR ...;-)
Hugo_REC March 18th, 2010, 03:40 PM ^^
^^
Fui procurar saber se as autoridades médicas(que de fato cuidam do local) se manifestaram, encontrei alguns artigos e um documento encaminhado ao governo do estado, que, segundo a fonte, se manifestou de forma tão veemente quanto um peixe de aquário:
Hospital Ulysses Pernambucano
Escrito em 13 de março de 2010
A Santa Casa de Misericórdia e Governo do Estado de Pernambuco pretendem o fechamento do Hospital Ulysses Pernambucano para instalação de novo shopping center na cidade do Recife.
A Associação Brasileira de Psiquiatria e a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria posicionam-se contrárias à medida que constitui desativação de um serviço público de atenção à saúde de pessoas que apresentam quadros psiquiátricos agudos e graves.
Ainda, o Hospital Ulysses Pernambucano é, atualmente, o único serviço público de emergência psiquiátrica do Estado de Pernambuco.
A ABP e a SPP enviaram ofício há um ano e meio para o Governo Estadual/Secretaria de Saúde do Estado indagando sobre a possível venda da Tamarineira.
Receberam a resposta de “desconhecimento” do fato.
Na ocasião, as duas entidades se posicionaram como instituições que congregam os psiquiatras brasileiros e que poderiam contribuir com conhecimento técnico para aprimoramentos e soluções da política de saúde mental em Pernambuco.
A ABP e a SPP, da mesma maneira como toda a sociedade pernambucana, foram supreendidas pela impressa com a notícia da desativação do Seviço de saúde do HUP e sua substituição por centro de compras.
No dia 02/03/2010, ABP e SPP encaminharam novo Ofício (ver abaixo) com posicionamento contrário à venda do hospital e indagações sobre a política de saúde mental no Estado.
Até a data de hoje – 13 de março de 2010 – ainda sem resposta.
O Ofício foi enviado para:
1. Governo do Estado de Pernambuco
2. Vice-Governadoria do Estado de Pernambuco
3. Chefia da Casa Civil do Estado de Pernambuco
4. Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco
5. Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco
6. Prefeitura da Cidade do Recife
7. Secretaria de Saúde da Cidade do Recife
8. Coordenadoria de Saúde Mental da Cidade do Recife
9. Cópia para a Direção do Hospital Ulysses Pernambucano.
A seguir, artigos publicados no Jornal do Commercio (Recife) pelo nosso colega João Alberto (Presidente da ABP) de 04/03/2010 e no Diario de Pernambuco de 12/03/2010 por Antonio Peregrino (Presidente da SPP). Também segue artigo do Prof. Othon Bastos (ex-Presidente da ABP) em fase de publicação na imprensa local.
Todos os associados da ABP no Brasil têm recebido e-mails com notas sobre o assunto e diversos vêm se manifestando preocupados com a saúde mental em nosso país e, particularmente, no Estado de Pernambuco.
CRIME PRESTES A SER CONSUMADO
Othon Bastos
Prof. Titular de Psiquiatria das Universidades Federal e Estadual de Pernambuco. Professor Emérito da UPE.
Há cerca de três anos, vimos denunciando pelos periódicos locais, a cobiça e os propósitos mercantilistas da “Santa Casa de Misericórdia” e da Mitra Diocesana, em relação ao Hospital da Tamarineira e de seu precioso entorno. Logo após o carnaval deste ano, D.José Saburido OSB, sucessor do malfadado D. José Cardoso, tornou-se arauto de atos anteriores a sua posse e anunciou pela imprensa falada, escrita e televisiva a triste notícia da negociata da venda do referido imóvel a um grupo comercial do Rio de Janeiro. A cobiça inicial consumava-se em desastrada transação, efetuada à socapa, contendo sanções contra os vendilhões do patrimônio sanitário e ambiental do povo e da cidade do Recife.
A ilicitude do ato é do conhecimento público, o que já foi demonstrado historicamente. Há registros de propriedade desde 1551, ato de venda à Congregação do Oratório do Recife realizada em 1710, mas a Escritura de Aforamento à Congregação de São Felipe Néri é datada de julho de 1826. No governo do Barão de Lucena (Henrique Pereira de Lucena) foi iniciada a construção do Hospital da Tamarineira com recursos públicos e donativos de particulares. Por fim, foi inaugurado em 1874, em pleno segundo reinado, quando o trono e o altar encontravam-se unidos. Logo, o que pertencia à Igreja Católica também era patrimônio do Estado e vice-versa. A seguir, a Congregação dos Oratorianos afastou-se do Recife. Como era de costume, à pia “Santa Casa de Misericórdia do Recife” foi entregue a administração da Tamarineira, o que se verificou até 1924, quando foi reintegrada ao Governo do Estado, na gestão do Dr.Sérgio Loreto, sendo Secretário de Saúde o ilustre Dr. Amauri de Medeiros. Era dirigido, então, o Hospital de Alienados pelo Prof. Ulysses Pernambucano, fundador da Escola de Psiquiatria do Recife, ainda viva e presente no cenário científico brasileiro.
A luta atual pela preservação do espaço de Saúde, representado pelos serviços psiquiátricos históricos, ainda em funcionamento, lá existentes e também pela manutenção da última reserva ambiental devidamente tombada pelos órgãos competentes, tem sido assumida pelos intelectuais do Recife, pelos psiquiatras, trabalhadores de Saúde Mental e voluntários integrantes dos “Amigos da Tamarineira”. Trata-se, na realidade, do último pomar remanescente dos antigos quintais desta pobre cidade tão devastada pela insaciável febre imobiliária. Fato semelhante ocorreu em Lisboa, há 20 anos, em relação ao Hospital Júlio de Matos, localizado no bairro de Portela. A reação dos órgãos médicos portugueses impediu a consumação deste atentado. Quem conhece os serviços psiquiátricos londrinos, parisienses e alemães tem ciência de que todos aqueles serviços centenários preservam sua aparência externa, enquanto são interiormente modernizados. Refiro-me ao Maudsley Hospital, à Salpétrière, à Sainte Anne, ao Hospital de Heidelberg, etc.
Há igualmente um estranho silêncio e omissão das autoridades constituídas do Estado e do Município em relação a estes fatos, as quais parecem mais preocupadas com as próximas eleições. D. José Saburido, monge beneditino, deve estar por certo intimamente dividido entre a defesa dos interesses e deveres da Mitra e os seus princípios éticos emanados da Ordem de São Bento, tão contrastantes entre si. Mas, até a presente data, não se preocupou em receber em audiência os dirigentes dos serviços de saúde, ora ameaçados. Limitou-se a expor seus argumentos a um grupo restrito de parlamentares, vereadores e demais representantes do poder legislativo. Pouco importam os protestos veiculados pela imprensa não comprometida da cidade, contendo a opinião de parcela representativa da população e de técnicos de notório saber. As especulações financeiras, por certo, têm falado mais alto.
Resta-nos, porém, o pronunciamento de um terceiro poder, o Judiciário, representado pelo Ministério Público, a quem caberá julgar a ilicitude da transação, assim como das autoridades defensoras do meio ambiente, a quem cabe zelar pelo patrimônio comum do povo desta cidade indefesa.
“Misericórdia pelos Doentes do Hospital da Tamarineira”
Antonio Peregrino
Diario de Pernambuco – Opinião – 12/03/2010
Em 1616 a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa publicava na Europa os seus “Compromissos da Misericórdia”. Trata-se de 14 obras das quais sete são atos espirituais: “ensinar os ignorantes; dar bom conselhos; punir os transgressores com compreensão; consolar os infelizes, perdoar as injúrias recebidas; suportar as deficiências do próximo; orar a Deus pelos vivos e pelos mortos”. As outras 7 são obras corporais ou físicas: “resgatar cativos e visitar prisioneiros; dar de beber aos sedentos; alimentar os famintos; vestir os nus; abrigar os viajantes e os pobres; sepultar os mortos; tratar os doentes”.
Pois bem, vimos com surpresa na imprensa, que a mesma Santa Casa de Misericórdia vende por questões financeiras o seu local de “tratar os doentes” – pobres na maioria – para a construção de um novo shopping center na cidade do Recife e que será a partir de agora local para frequência de pessoas de boa saúde e de bom poder aquisitivo. O oposto de antes.
Trata-se da venda do centenário Hospital Ulysses Pernambucano que se transformará no mais novo centro comercial na Veneza Brasileira dentro em pouco.
Naturalmente tem a aprovação do Estado. Este, laico, não estaria ferindo os princípios cristãos da misericórdia.
Fere apenas um outro compromisso. O da constituição brasileira que preconiza a saúde como um direito de todos e dever do Estado (Artigo 196 da Constituição do Brasil).
A população como um todo recebe a informação sob a ótica do modernismo consumista: novo shopping, novo ponto de encontro, ambiente para classe A (já foi comparado ao shopping Plaza de Casa Forte que tem esta característica). Enfim, incentivo às compras e ao lazer. Algumas pessoas entrevistadas pela imprensa se mostraram satisfeitas com o projeto. Outros já pensam até na valorização dos seus imóveis próximos ao local. Estão sadios.
Médicos e pacientes… bem, estes não foram consultados.
Há cerca de 1 ano e meio a Associação Brasileira de Psiquiatria e a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria receberam a informação de que o hospital fora vendido. Enviamos, de imediato, ofício ao Governo do Estado através de sua Secretaria de Saúde e Vice-Governadoria e obtivemos a resposta de que não havia qualquer conhecimento a respeito de “venda da Tamarineira”. Algo como estarem vendendo a casa em que moramos e administramos e não termos qualquer conhecimento do fato. No citado ofício ambas as instituições médicas se apresentavam como órgãos de classe que poderiam auxiliar como consultoras na questão da modernização do serviço de saúde mental e, no caso específico, sobre o hospital psiquiátrico moderno.
A perda de um local para cuidado da saúde das pessoas é um evento de grande magnitude.
Temos um histórico de falta de investimento na saúde em nosso país que é de conhecimento de absolutamente 100% da população. A informação de que serão construídas CINCO novas unidades para o tratamento de pacientes com transtornos psiquiátricos graves e que precisem por algum tempo de hospitalização deixa em todos nós a dúvida sobre se serão realmente construídas; onde serão construídas, como serão aparelhadas de material humano e de estrutura física para um hospital. Dúvidas que não deixam calar a pergunta: por que não manter o Hospital no mesmo local secular, um patrimônio histórico do Estado e da Medicina, e equipá-lo, modernizá-lo para uma prática clínica compatível com o conhecimento científico contemporâneo?
Nesta semana, após o carnaval, passava de carro na Av. Agamenon Magalhães apreciando os diversos edifícios que margeiam aquela via. Empresariais modernos… De repente assaltou-me um receio: e se descobrirem que o Hospital da Restauração daria um empresarial e tanto? Não espalhem a ideia por favor.
O Ulysses Pernambucano
João Alberto Carvalho
Jornal do Commercio – Opinião – 04/03/2010
A possibilidade da construção de um shopping center no Parque da Tamarineira e a consequente desativação do Hospital Ulysses Pernambucano é extremamente preocupante. Para a atenção em saúde mental no Estado e a psiquiatria pernambucana será uma perda irreparável.
O Ulysses, atualmente, abriga diversos serviços fundamentais para o tratamento de pacientes com transtornos mentais. Mais de uma centena de pessoas com diagnósticos que exigem regime de tratamento praticamente inexistente em outras unidades da rede de saúde são assistidas pelo hospital.
Ali também funciona uma emergência, ferramenta rara em Pernambuco, com capacidade para atendimento de 80 pacientes/dia e um CAPs. Existe ainda uma unidade de tratamento para dependentes químicos e o local mantém uma residência médica em psiquiatria para a formação de novos psiquiatras, profissionais igualmente em falta na região.
Enfim, o Ulysses Pernambucano é o principal instrumento da já deficiente estrutura de assistência em saúde mental do Estado. O complexo é a representação de um sistema diversificado e equilibrado, como o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Sua desativação será desastrosa. E, pelo que se sabe, o processo não foi acompanhado por especialistas indicados pelo poder público que, em última instância, é o responsável pelas pessoas atendidas no local.
O que será dos pacientes? Após a desativação do hospital, em caso de emergência psiquiátrica para onde a população da região deve se dirigir? Pessoas com problemas de dependência química devem procurar ajuda em que unidade da rede pública? Respostas para essas perguntas não existem ou pelo menos ainda não foram apresentadas.
É óbvio que oferecer assistência médica para a população exige recursos financeiros. No entanto, arranjos nesse sentido devem ser bem avaliados e orientados pela regra de que a saúde dos cidadãos prevalece sobre interesses comerciais. Se os supostos proprietários da área exigem, agora, o pagamento de um aluguel pela utilização do espaço, de pouco menos de R$ 200 mil mensais segundo a imprensa, e se isso for justo, que o Estado assuma o ônus. Certamente os pernambucanos concordarão em ver o dinheiro dos seus impostos empregado nessa causa.
Vivemos em Pernambuco um momento de crescimento econômico e desenvolvimento social que beneficia toda a população. Mas é preciso refletir que progresso não se conquista apenas por meio de concreto e consumo, mas principalmente através da oferta de bem estar e cidadania para os habitantes.
A intenção de desativar o Ulysses Pernambucano deve ser discutida de forma mais transparente e ter a participação das autoridades e da sociedade civil que são, sim, partes interessadas. E a Associação Brasileira de Psiquiatria, a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria e os psiquiatras do Estado, profissionais do mais alto nível técnico e sinceramente comprometidos com os pacientes e a prevenção, reivindicam seu espaço de direito na condução desse processo.
E, por fim, que esse caso, independente do desfecho, sirva como exemplo de que decisões que envolvam a saúde da população exigem responsabilidade e devem ser bem planejadas.
Ofício encaminhado ao Governo do Estado em 02/03/2010
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP) vêm manifestar sua preocupação e descontentamento com as recentes notícias sobre a possível desativação do Hospital Ulysses Pernambucano.
A ABP, que congrega todos os psiquiatras brasileiros, e a SPP, federada pernambucana e que hospeda a psiquiatria local, antevêem as graves conseqüências que isso vai significar para o atendimento público em saúde mental na cidade do Recife e no estado de Pernambuco.
Assim, considerando que no Hospital Ulysses Pernambucano:
funciona Emergência Psiquiátrica com capacidade para 80 atendimentos/dia;
existem 160 leitos para pacientes em situações clínicas agudas;
funciona uma Unidade para tratamento de dependentes químicos;
existe um CAPS;
funciona um ambulatório de saúde mental;
existe um Programa de Residência Médica em Psiquiatria (atualmente com 6 médicos residentes em formação);
existe um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental;
existem pesquisas científicas em andamento;
funciona uma Unidade de Pediatria (Helena Moura)
Gostaríamos, respeitosamente, de indagar:
1. De quem é a responsabilidade pela garantia de assistência a doentes e a prevenção de complicações? Chama atenção empresários falarem de alternativas e o Governo permanecer em silêncio!
2. Qual a posição do Governo estadual diante da desarticulação dos serviços?
3. Qual a posição do Governo Municipal?
4. Qual o planejamento do Governo para a assistência aos egressos dos serviços citados, caso o projeto se concretize?
5. Qual o planejamento do Governo Municipal no campo da Saúde, incluindo impacto ambiental, trânsito, saneamento e assistência?
6. Qual o planejamento para a preservação da memória de Pernambuco?
7. O que o Governo acha de retirar os serviços do local? O que justifica retirar CAPS, ambulatório e os outros dispositivos lá existentes? Por que não poderiam coexistir em área aberta ao público? Não seria isto uma expressão de estigma?
Precisamos aqui enfatizar que é exigência lícita pretendermos a presença de representação da ABP e SPP em todos os níveis de discussão e planejamento, por representarmos a Psiquiatria e os psiquiatras, cujo conhecimento é imprescindível nessas tarefas.
Respeitosamente,
João Alberto Carvalho
Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria
Antonio Medeiros Peregrino da Silva
Presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria
Link: http://www.psiquiatriape.org.br/site/?p=275
Romão March 18th, 2010, 07:36 PM O fato de a liminar ter sido acolhida já era esperado, é uma praxe quando se trata de uma ação civil pública.
Agora a Realesis e a santa Casa devrão recorrer e muito provávelmente o projeto será apresentado judicialmente em contraponto. enumero abaixo as soluções as reclamações,posi elas já existem no projeto.
1º Para onde vão os doentes?
R= O projeto prevê a construção de 3 CLÍNICAS para abrigar os internos.
2º Mas o espaço verde precisa ser preservado para ususfruto da população
R= Que ususfruto? a menos que vc tenha algum problema mental e se internar no hospital poderá usifruir da área verde.
R2= o projeto prevê a criação de um parque que será o MAIOR da cidade, DOTADO DE UMA SÉRIE DE EQUIPAMENTOS para o lazer e atividades físicas com 70 POR CENTO DE ÁREA VERDE.
3º Mas o patrimônio histórico?
R= O projeto tbm prevê a restauração e preservação do prédio bem como sua transformação em 2 MUSEUS, um deles dedicado a história do lugar e outro a preservação ambiental.
4º Mas pq tanta gente é contra o projeto?
R= são várias as causas:ecochatisse,abstinência sexual,incompreensão do projeto,medo do trânsito entre outras. Boa parte dos contra são moradores da área os mesmo que vão frequentar o shopping depois de pronto e louvar a valorização de seus imovéis.
5º Mas não vai prejudicar o trânsito ?
R=Todo grande obra causa impacto no transito, aos que reclamam peço que analisem com atenção o projeto do corredor da Av.norte e de readequação no transito da área.
TheSkyscraperCitizen March 18th, 2010, 07:43 PM ^^ Resumiu tudo muito bem.
CHRM_Rec March 18th, 2010, 07:54 PM ^^
^^
bla bla bla
Ap_Recife March 18th, 2010, 08:00 PM Por mim, eu colocava aquela turminha que abraçou o terreno internada lá dentro.:lol: Todos iriam poder apreciar o verde bem de pertinho.:D
Lucas_Wild March 18th, 2010, 08:55 PM ^^ [2]
Mascate March 18th, 2010, 09:15 PM Por mim, eu colocava aquela turminha que abraçou o terreno internada lá dentro.:lol: Todos iriam poder apreciar o verde bem de pertinho.:D
Por mim eu colocava os empresários e o padres capitalistas lá dentro para uma farta refeição de capim fresquinho... :lol:
Ap_Recife March 18th, 2010, 09:38 PM ^^Não são eles que estão defendendo o capim.:D
carlos-PE March 19th, 2010, 12:48 AM eu hj tava no busão , dai tinha uma senhora e acho que o neto dela ... ai quuando passaram ali na frente começaram a falar sobre o shopping que ia ter ali na tamarineira ... é incrivel como até uma criança notou que um shopping ali não seria boa ... que ia prejudicar o trânsito e tal .. a opinião da senhora era a mesma!! 99% dos moradores dessa área são contra a esse shopping !
D.A March 19th, 2010, 01:02 AM bom, entao eu faço parte dos 1%
raul lopes March 19th, 2010, 01:55 AM acho um absurdo alguem ser contra esse shopping... e duvido muito a maioria dos moradores da regiao serem contra....
seria um luxo... um shopping ali... nossa o povo da regiao poderiam ir andando até o shopping como acontece com o plaza casa forte... isso iria aliviar muit o transito tbm...
porque muita gente que mora por ali... sempre pega o carro pra ir ali pertinho no shopping plaza... agora se tiver um shopping ali perto ... ai muitos iriam ir a pé... ja que nao tem favelas por perto... o perigo seria bem menor...alem do mais.. a valorizacao dos imoveis... com certeza uns 30 % com um empreendimento desse porte...
que muitos acho eu esquecem que nao vai ser somente shopping... vai ter parque sim e dois museus tbm...
BrunoInteriorano March 19th, 2010, 03:42 AM muito bom!! internamente e externamente principalmente. Acho que ficou bem inserido no espaço.
Tiozão March 19th, 2010, 04:18 AM acho um absurdo alguem ser contra esse shopping... e duvido muito a maioria dos moradores da regiao serem contra....
seria um luxo... um shopping ali... nossa o povo da regiao poderiam ir andando até o shopping como acontece com o plaza casa forte... isso iria aliviar muit o transito tbm...
porque muita gente que mora por ali... sempre pega o carro pra ir ali pertinho no shopping plaza... agora se tiver um shopping ali perto ... ai muitos iriam ir a pé... ja que nao tem favelas por perto... o perigo seria bem menor...alem do mais.. a valorizacao dos imoveis... com certeza uns 30 % com um empreendimento desse porte...
que muitos acho eu esquecem que nao vai ser somente shopping... vai ter parque sim e dois museus tbm...
^^^^:banana:
daniel-PE March 19th, 2010, 06:40 AM ^^ acho que a gelera ta se prendendo mtooo ao shopping. E esqueçendo que teremos mais um parque, sendo que maior que a jaqueira. a ciclovia ligando os dois parques. e os museus. Concerteza seria BEM melhor do que aqueles muroes. E esse shopping nem mudaria TANTO assim o transito nao pow, o que raul falou é super coveniente! Além do + ate mesmo o plaza nao mudou TANTOOOOOO o transito quanto poderia ter mudado. Os piores focos de engarrafamentos são: Parque da Jaqueira e Espinheiro. Com isso desafogaria um pouco no entorno do plaza e da tamarineira pode nao ser tao ruim quanto tao dizendo!!
Romão March 19th, 2010, 06:04 PM ^^ Pois é, os chatonildos só focam no shopping e no trãnsito e esquecem do parque e dos museus,hoje a a´rea não beneficia a população de modo geral em nada,os únicos beneficiarios são os usuarios do hospital, para o resto da população não passa de um enorme muro.
Ap_Recife March 19th, 2010, 07:20 PM Esperando essa liminar ser derrubada LOGO.:D
Lucas_Wild March 19th, 2010, 08:11 PM ^^[2] !
Mascate March 19th, 2010, 08:43 PM ^^ Pois é, os chatonildos só focam no shopping e no trãnsito e esquecem do parque e dos museus,hoje a a´rea não beneficia a população de modo geral em nada,os únicos beneficiarios são os usuarios do hospital, para o resto da população não passa de um enorme muro.
Pior foram os burrildos terem a faca e o queijo na mão e pisarem na bola num pequeno detalhe: Não fizeram uma pesquisa de mercado adequada. Se tivessem feito, iam saber que o recifense é um pentelho quando o assunto é mexer no patrimônio histórico e em árvores centenárias (lembram de uma que tem no meio da Rua Cons. Portela? Se quiserem depois conto a historinha dela). Poderiam ter projetado um shopping aos moldes do Paço Alfândega e o povo aplaudiria a iniciativa.
Se eu achava difícil esse shopping sair do papel, agora com o anúncio do RioMar... Chatonildos unidos jamais serão vencidos!! :banana:
Ap_Recife March 19th, 2010, 08:57 PM ^^Quem disse que a batalha acabou?
Esperemos o próximo round!!! :D
Mascate March 19th, 2010, 09:20 PM ^^ :horse:
Tiozão March 19th, 2010, 09:34 PM Esperando essa liminar ser derrubada LOGO.:D
^^(3):banana:
Lucas_Wild March 19th, 2010, 09:45 PM ^^^(4)
Patativa do Agreste March 20th, 2010, 12:12 AM esse shopping vai dar muito muido ainda
vai ser uma guerra de liminares
mas no final das contas ele vai sair do papel
Caruaruense March 20th, 2010, 02:13 AM Tantas cidades querendo shoppings e vocês rejeitando! :ohno: Mandem pra cá! :nocrook::lol:
dcardoso March 20th, 2010, 02:30 AM Bonito
Mascate March 20th, 2010, 02:34 AM Tantas cidades querendo shoppings e vocês rejeitando! :ohno: Mandem pra cá! :nocrook::lol:
Oxente! Leva, menino! Embrulhado para presente?
Caruaruense March 20th, 2010, 02:41 AM Oxente! Leva, menino! Embrulhado para presente?
:lol::lol:
Ap_Recife March 20th, 2010, 03:51 AM Leva nada, quero ele aqui e ninguém tasca.:cheers:
CHRM_Rec March 20th, 2010, 03:54 AM Tantas cidades querendo shoppings e vocês rejeitando! :ohno: Mandem pra cá! :nocrook::lol:
Caruaru já tem demais!
Tiozão March 23rd, 2010, 05:13 PM Leva nada, quero ele aqui e ninguém tasca.:cheers:
^^^^^^:lol::lol::lol:
TheSkyscraperCitizen March 23rd, 2010, 05:16 PM Tamarineira // População debate sobre shopping
Ontem foi o dia para a população formar opinião sobre a construção de um centro de compras onde hoje funciona o Hospital Ulisses Pernambucano. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou uma audiência pública. Antes de abrir para as perguntas da população, o MPPE convidou a engenheira florestal Isabelle Meunier e a arquiteta Amélia Reynaldo para analisar o impacto da criação de um shopping no local. As especialistas defenderam a preservação da área e foram contra o empreendimento. No evento, o MPPE contestou também a posse do terreno pela Santa Casa. Marcio Miranda, advogado da Santa Casa, rebateu a informação e disse que havia um registo de número 55307 no 2º Cartório de Imóveis da Capital comprovando a posse do terreno. O presidente da empresa Realesis, que será responsável pelo empreendimento, Armando Sabóia, disse que estava tranquilo quanto à legalidade do negócio. Ele afirmou que nada será feito contrário à lei. "Vamos considerar todas as informações ditas aqui. Estamos consultando a sociedade para dar seguimento ao trabalho", disse.
http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/03/23/urbana5_0.asp
Lucas_Wild March 23rd, 2010, 07:41 PM O Shopping vai sair sim !!!!!!
carlos-PE March 23rd, 2010, 07:53 PM rsrs
TheSkyscraperCitizen March 24th, 2010, 07:10 PM VERDE QUE TE QUERO VERDE
Carola, Josenildo Cinésio sai em defesa de Saburido na polêmica do shopping na Tamarineira
POSTADO ÀS 12:24 EM 24 DE MARÇO DE 2010
"A Saúde é prioridade para o Arcebismo e ninguém vai ficar sem assisência médica com a obra do Centro de compras. A saúde será garantida!"
"É preciso que todo o projeto e o cuidado com os pacientes do Hopsital Ulysses Pernambucano sejam explicitados para a sociedade."
Veja ainda hoje a cobertura completa e exclusiva da audiência na Câmara Municipal do Recife
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2010/03/24/carola_josenildo_cinesio_sai_em_defesa_de_saburido_na_polemica_do_shopping_na_tamarineira_66772.php
Romão March 24th, 2010, 08:37 PM :popcorn:
EVMARTINS March 25th, 2010, 03:43 PM Pesquisa
Recifenses reprovam construção de shopping na Tamarineira
Do Blog da Nassau
Mais um dado para apimentar o debate a cerca da construção do shopping na área que atualmente funciona o Hospital da Tamarineira. O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau divulgou hoje levantamento sobre o tema e mostra que 61,3% dos recifenses são contra a construção do empreendimento e 25,9% são favoráveis a construção do centro de compras. Quando perguntados de quem seria a responsabilidade da possível construção do shopping naquele local, 31,6% disseram ser da Prefeitura do Recife, 5,8% da igreja católica e 29,9% de ambas as instituições. A pesquisa foi aplicada nos dias 9 e 10 de março, com 818 questionários aplicados na capital pernambucana.
Fonte: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2010/03/24/recifenses_reprovam_construcao_de_shopping_na_tamarineira_66838.php
Tiozão March 25th, 2010, 05:17 PM O povo complicado...Deveriam se preocupar com o CAOS que esta o Centro do Recife,as lindas calcadas de Boa Viagem,com a saude,educacao,seguranca...Acho que este Shopping vai trazer qualidade de vida para o bairro,moradores usufruindo servicos sem precisar se locomover de carro,tendo comodidades ,servicos e empregos coisa que esta cidade precisa e muito!!!!Quanto o aumento do transito com Shopping ou sem Shopping vai continuar um caos,o que precisa e de investimentos do poder publico.
Romão March 26th, 2010, 06:21 PM Da série Romão questiona o mundo :D
Ontem a tarde fui ao shopping Curitiba e me veio o estalo na hora, poxa! poderiam(?) fazer algo assim na Tamarineira, o shopping fica instalado em um prédio histórico no centro, não tem área verde, mas o que chama atenção é a forma em que aproveitaram a edificação, fica a pergunta, não seria possível utilizar o prédio do hospital contruir o shopping nele, e criar um anexo menor para instalar o teatro,utilizaria menos espaço sobrando mais área verde.
mas aí surge várias sub questões como se o prédio comporta,as restrisções impostas pela Fundarpe...
TheSkyscraperCitizen March 26th, 2010, 06:25 PM Da série Romão questiona o mundo :D
Ontem a tarde fui ao shopping Curitiba e me veio o estalo na hora, poxa! poderiam(?) fazer algo assim na Tamarineira, o shopping fica instalado em um prédio histórico no centro, não tem área verde, mas o que chama atenção é a forma em que aproveitaram a edificação, fica a pergunta, não seria possível utilizar o prédio do hospital contruir o shopping nele, e criar um anexo menor para instalar o teatro,utilizaria menos espaço sobrando mais área verde.
mas aí surge várias sub questões como se o prédio comporta,as restrisções impostas pela Fundarpe...
O Paço Alfândega é um ótimo exemplo disso.
Romão March 26th, 2010, 06:30 PM ^^ :yes: Questiono duas vezes, se há essa possibilidade será que consideraram? gostaria muito de poder questionar alguém da equipe de arquitetos... parece que o forista D.A conhece uma das arquitetas.
O caso do curtiba é mais interessante ainda devido a várias limitações e o porte da construção ser muito parecido com o hospital, o Paço é algo menor...
Lucas_Wild March 26th, 2010, 06:43 PM O povo complicado...Deveriam se preocupar com o CAOS que esta o Centro do Recife,as lindas calcadas de Boa Viagem,com a saude,educacao,seguranca...Acho que este Shopping vai trazer qualidade de vida para o bairro,moradores usufruindo servicos sem precisar se locomover de carro,tendo comodidades ,servicos e empregos coisa que esta cidade precisa e muito!!!!Quanto o aumento do transito com Shopping ou sem Shopping vai continuar um caos,o que precisa e de investimentos do poder publico.
Concordo, e esse povo que reclama agora serão os mesmos que irão usufruir do s serviços do shopping quando ele estiver pronto!
Tiozão March 29th, 2010, 04:43 AM Passei na frente hoje(Domingo,meio dia,sol lindo...)terreno murado sem integracao com a cidade,predio sem restauracao...A populacao podera desfrutar de lojas,cinemas,museus,lazer e EMPREGOS e ICMS para a cidade!!!
raul lopes March 29th, 2010, 10:37 AM isso mesmo... acho isso um absurdo... ter pessoas contra esse empreendimento...
eles nao estao enxergando o que vai ser construido de verdade naquela area...
como ja foi citado ai em cima... quem passa pela frente ver somente um muro horrivel .. um jardim mal tratado...um casarao caindo os pedaços...
sem iluminaçao adequada... um local onde a populacao nao chega nem perto ....so passa de carro pela frente....
esse shopping seria um tipo shopping bairro estilo o shopping leblon la no rio de janeiro... one os moradores dos bairros vizinhos poderiam ir a pé ao parque ou fazer compras...
seria uma super valorizacao pra zona norte.... e ainda mais ter uma nova area verde com iluminacao e tudo mais... seria um luxooooo..!!!!
Tiozão March 29th, 2010, 04:25 PM ^^^^:applause:Conheci o Shopping Leblon no Rio e o Paulista em SP,ambos em areas com transito caotico,mas estes empreendimentos ajudaram a populacao a fazer compras e diversao a pe em seu bairro. O que falta em Recife ,cidade que ate para ir para a padaria o pessoal vai de carro.
Lucas_Wild March 29th, 2010, 07:35 PM ^^
É verdade!
TheSkyscraperCitizen April 1st, 2010, 08:16 PM Tamarineira // PCR recorre para liberar construção
Mais um capítulo na polêmica que envolve o projeto do Shopping da Tamarineira. A Prefeitura do Recife, através da procuradoria do município, entrou com um agravo de instrumento no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na última sexta-feira, pedindo para que seja derrubada a liminar concedida pela juíza Clara Callado que proibiu a Prefeitura de conceder quaisquer licenças relativas à construção do shopping na área do Hospital da Tamarineira. A liminar foi concedida atendendo a uma ação popular, impetrada pelo ex-governador Mendonça Filho e subscrita por representantes da Associação Amigos da Tamarineira e pessoas da sociedade civil.
O ex-vereador do Recife, Luiz Helvecio, um dos autores da ação popular, também criticou a posição do município. "A Prefeitura como órgão licenciador de um empreendimento dessa natureza não pode se excluir do processo. Esse posicionamento é, no mínimo, estranho, pois sinaliza uma posição favorável em relação ao empreendimento", afirmou Helvécio.
Em nota, a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife informou que o agravo de instrumento impetrado tem o objetivo de resguardar a prerrogativa constitucional do município, que é a de analisar os projetos apresentados à luz da legislação em vigor.
A nota da Secretaria de Assuntos Jurídicos co Recife diz ainda que o agravo não discute o mérito do empreendimento proposto para a Tamarineira, até porque nenhum projeto foi apresentado para análise. Como não houve nenhum ato do poder público relativo à essa questão, a ação popular não é cabível, finaliza a nota.
http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/04/01/urbana7_0.asp
EVMARTINS June 4th, 2010, 07:22 PM Até que enfim, uma decisão acertada dessa prefeitura do PT. Pelo visto, o João II é bem mais inteligente que o João I...:lol::lol::lol:
Fim da polêmica
Tamarineira vira área de utilidade pública
Depois de 100 dias de polêmicas e uma semana de mobilização da prefeitura, João da Costa anunciou hoje o futuro da área da Tamarineira. Na abertura da Semana do Meio Ambiente, no Parque da Jaqueira, a decisão foi a de criar um parque. Para tanto, a área será desapropriada para virar utilidade pública. A escolha foi aplaudidíssima pelos que estavam presentes.
“Se a gente tem compromisso com a vida, com a sustentabilidade e com amenização climática da cidade, a opção da prefeitura não podia ser outra do que preservar aquele espaço de conservação ambiental, espaço de uso público”, disse João da Costa, que assinou o docuemnto que decreta área de utilidade pública.
O prefeito destacou que a decisão levou em consideração a pesquisa feita no site da prefeitura que constatou maioria a favor da manutenção das unidades de saúde, coexistindo com um parque público. A mobilização popular foi outro fator importante para a tomada de decisão.
“Um governo que se pretende democrático e popular tem que ouvir o que a maioria da sociedade está procurando expressar”, afirmou.
Da Costa disse ter linvestigado o movimento urbanístico. “O que nós percebemos nestes 50 anos é o profundo avanço no processo de urbanização que tem piorado a qualidade de vida do cidadão do Recife.”
também através de decreto, foi criado um grupo de trabalho para realizar o processo de implantação do equipamento, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O grupo vai conduzir os desdobramentos da decisão, como abrir discussões com entidades médicas e a sociedade para conciliar diferentes usos do espaço.
Fonte: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2010/06/04/tamarineira_vira_area_de_utilidade_publica_72292.php
carlos-PE June 4th, 2010, 07:34 PM :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:
JSantos June 4th, 2010, 07:38 PM Não tem Cara de Shopping
Hugo_REC June 4th, 2010, 09:32 PM "A incrível história do menino que já nasceu defunto"
Ah é meu filme favorito! :D
Sugestão: Trancar o tópico pra não corrermos o risco de um desavisado pegar a pá de ouro e exorcizar isso aqui.(cruzes!)
#griteiloucoemcristo.
EVMARTINS June 4th, 2010, 09:49 PM "A incrível história do menino que já nasceu defunto"
Ah é meu filme favorito! :D
Sugestão: Trancar o tópico pra não corrermos o risco de um desavisado pegar a pá de ouro e exorcizar isso aqui.(cruzes!)
#griteiloucoemcristo.
Apoiado!!!! :lol::lol::lol:
CHRM_Rec June 4th, 2010, 11:39 PM Meu Deus, Raul vai endoidar... =/
CHRM_Rec June 4th, 2010, 11:42 PM O Shopping morgou! Aleluiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
Recife tava precisando disso!!!!! Que notícia boa!!!!
:D
O Shopping é muito bonito, ainda preservou um casarão antigo. Mas os malefícios seriam bem maiores que os benefícios, então é melhor que não saia mesmo...
:banana::cheers::booze::applause::cucumber::dance::pepper:
huerta June 5th, 2010, 12:29 AM Recife ten shopings de mais ...
Boa noticia que nao deixen facer un novo shoping en um espacio público ....
raul lopes June 5th, 2010, 05:58 AM estou aqui sem palavras...... estou passado com essa noticia.....
um absudo isso.... eu ja desisti....:-(( infelizmente o recife estar do jeito que estar tudo culpa dos proprios recifenses,,,,,
nao consigo entender essa mentalidade de preservacao .... e outras coisas....se ao mesmo tempo sao exatamente essas pessoas que congestionam as ruas da regiao porque nao querem sair sem carro ....sao essas mesmas pessoas que sao contra o shopping, que jogam lixo nas ruas....
acho incrivel como numa cidade com problemas gravissimos a serem resolvido... o povo ainda tem tempo ou colocam como prioridade querer barrar um empreendimento que so vai gerar riqueza e qualidade de vida.....
absurdo isso....!!!!! estou super triste com essas noticias do recife....
por isso mesmo... salvador , fortaleza, natal, maceio e o resto ... todos saindo na frente em tudo... e recife ficando para tras....
:-(((((((((((
Calvin Porto June 5th, 2010, 08:51 AM Espero que seja realmente construído, mas que belo shopping! só não gostei muito do nome.
gabjp June 5th, 2010, 08:42 PM Me decepcionei agora, adorava esse projeto =/
Tiozão June 7th, 2010, 02:07 AM Mais uma area abandonada na cidade,mais um casarao caindo,mais um projeto ousado abortado...O Patrimonio Historico da cidade,seus casaroes,igrejas e monumentos estao caindo,o centro da cidade esta completamente degradado pelo poder publico e por sua populacao.Este Shopping simbolizava inovacao,iriam preservar os predios historicos e o verde da regiao e seria alternativa para a populacao local de comercio e servicos.Fora os 3 mil empregos gerados e aumento do PIB,mas uma meia duzia de opositores(no alto da sua influencia$$$$,talves Paes Mendonca esteja por tras...),abortaram este projeto,engracado que esta semana o prefeito vai mudar de endereco pela segunda vez agora para uma mansao em Apipucos... E como dizia Chico Sciencie,e a cidade fede...
|
|