View Full Version : Curitiba quer abrigar centro de mídia da Copa do Mundo de 2014

Gui_p
June 1st, 2009, 07:10 PM
Tecnoparque faz Curitiba sonhar com centro de mídia

Prefeitura planeja montar a estrutura na confluência da Linha Verde com a Marechal Floriano. Receber jogos da Copa das Confederações é outra meta

A confirmação pela Fifa de Curitiba como subsede da Copa do Mundo de 2014, ontem, nas Bahamas, não passou de mera formalidade. A indicação era dada como certa desde o fim do ano passado, tanto que o comitê local tratou de encorpar o pleito paranaense.

A intenção é audaciosa. A cidade quer ter um papel de relevância dentro do Mundial. Por isso entrou na disputa com Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília para abrigar o centro de mídia – base dos profissionais de imprensa que trabalharão na cobertura do torneio.

“Serão milhares de jornalistas ‘morando’ em Curitiba durante a Copa, gastando na cidade. E falando para diversas partes do mundo que estão sediados em Curitiba”, explica Luiz de Carvalho, secretário municipal de Relações Políticas e Institucionais, pasta encarregada de cuidar dos assuntos ligados ao Mundial. “É uma publicidade incalculável”, emenda.
A prefeitura vê no projeto do Tecnoparque a estratégia ideal para convencer a Fifa a se decidir por montar o centro de mídia na região próxima à confluência da Linha Verde com a Marechal Floriano. O programa consiste em quatro polos urbanísticos, localizados na região sul-leste da cidade, onde há a maior concentração de ativos tecnológicos.

“O ambiente é apropriado, próximo ao centro, ao estádio e ao aeroporto, com tecnologia de ponta”, afirma Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, empresa de economia mista que executa as ações e projetos de desenvolvimento econômico, empresarial e tecnológico no município. “É, sem dúvida, o nosso grande trunfo”, acrescenta ele.

As pretensões curitibanas não param por aí. Há em andamento um lobby para que a capital paranaense seja escolhida como a casa da Itália, atual campeã do mundo, durante a Copa. A cidade quer ainda organizar ao menos três partidas na Arena da Baixada, sendo uma delas de mata-mata. De preferência um duelo das quartas de final, fase em que apenas as oito melhores seleções permanecem na briga pelo título.

É o prefeito Beto Richa quem está cuidando das reivindicações locais. Os assuntos são tratados diretamente com Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e principal organizador da Copa no Brasil. “Acabamos formando uma grande amizade”, diz Richa. O político se encontrou há duas semanas com Teixeira no Rio de Janeiro, de quem se aproximou no ano passado. Reiterou os pedidos.

A ligação também agrada ao cartola, que a usa como forma de atacar o senador Alvaro Dias, desafeto declarado – tanto Alvaro quanto Beto disputam a indicação do PSDB para concorrer ao Palácio Iguaçu no ano que vem. Quem vencer será ser o governador do estado justamente no período da Copa.

“Ele (Teixeira) já sabe o que queremos”, revela Richa, informando que técnicos da prefeitura estarão na África do Sul durante a Copa das Confederações (entre 14 e 28 deste mês) para aprender um pouco mais sobre a organização do torneio. Sediar a competição em 2013 é outra prioridade da capital paranaense.

Obras

A prefeitura calcula que os investimentos devem girar em torno de R$ 4,5 bilhões. Boa parte do montante seria financiado pelo governo federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado especialmente para a Copa. No que diz respeito à conclusão da Arena da Baixada ( R$ 138.355.170), o comitê local precisa apresentar os investidores e o plano de execução da obra até novembro. O Atlético ainda procura parceiros para tocar a construção. Uma alternativa seria utilizar a linha de crédito que deve ser criada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/esportes/conteudo.phtml?tl=1&id=892200&tit=Tecnoparque-faz-Curitiba-sonhar-com-centro-de-midia

egmoura
June 2nd, 2009, 12:48 AM
Acho muito pouco provavel. A disputa deve ficar entre 3 cidades , RJ / SP e o DF

ricardoabranches
June 2nd, 2009, 02:08 PM
Acho muito pouco provavel. A disputa deve ficar entre 3 cidades , RJ / SP e o DF

Concordo

marcusbasti
June 3rd, 2009, 03:05 PM
Até pela posição geográfica das mesmas, porém acho válido a cidade fazer um esforço, seria formidável para Ctba...

anzo
June 3rd, 2009, 05:17 PM
Tá mais pra SP ou Rio isso, mais provavelmente SP.

Mas se a cidade desenvolver um tecnoparque com grandes empresas globais (Siemens, Microsoft, etc) e estrutura, as própias empresas vão fazer a pressão para que a cidade seja escolhida. Logo, é hora de ATRAIR estas empresas!

Gui_p
June 3rd, 2009, 07:45 PM
Eu acho que um ponto negativo que atrapalha Curitiba é o aeroporto que fecha pelos nevoeiros. Mas é só. A cidade conta com uma excelente infra-estrutura isso não é novidade mais é bom lembrar.

Eu acho que quem leva essa é SP, mas como a FIFA já optou por não concentrar o evento em uma região (trocou Floripa por Natal), ela pode fazer também que tudo não fique em um lugar só (SP) e de chance a Curitiba, não custa torcer.

skYcWb
June 4th, 2009, 11:33 PM
e eu torço para isso,
se o tecnoparque de curitiba for instalado sera um peso enorme para a conquista disso.

Captain boeing 747
June 13th, 2009, 02:24 AM
Eu acho que um ponto negativo que atrapalha Curitiba é o aeroporto que fecha pelos nevoeiros. Mas é só. A cidade conta com uma excelente infra-estrutura isso não é novidade mais é bom lembrar.

Outro problema de aeroporto de Curitiba é a pista principal muito pequena,

e com isso prejudicaria os vôos diretos do exterior, teria que construir a 3o..

Gui_p
June 14th, 2009, 03:35 AM
Outro problema de aeroporto de Curitiba é a pista principal muito pequena,

e com isso prejudicaria os vôos diretos do exterior, teria que construir a 3o..

Tem um thread falando que o Afonso Pena vai receber apenas R$30milhões de reais e não vão construir a 3ª pista. Mais um descaso do governo federal com Curitiba.

Luiz Henrick
June 14th, 2009, 05:01 AM
Tô torcendo pra Curitiba tbm... imagina esse Tecnoparque repleto de multinacionais e empresas fortes locais como PositivO... :)

Gui_p
June 16th, 2009, 03:25 AM
Na última sexta-feira, a A2YOu abriu sua primeira loja em Curitiba, no Shopping Mueller. A nova loja é a quinta loja da rede (operada pela Fast Shop) e oferece aos consumidores curitibanos uma experiência única de compra de produtos e soluções Apple em um ambiente aconchegante.

As lojas Apple Premium Reseller são lojas independentes certificadas que oferecem a linha completa de produtos e acessórios Apple, incluindo desktops, notebooks, displays e softwares, assim como a família toda de iPod e acessórios para iPod.

“Estamos muito entusiasmados com a primeira loja Apple Premium Reseller de Curitiba”, afirma Pierre Paparemborde, diretor de vendas da A2YOU. “Agora os clientes poderão testar e adquirir toda a linha de produtos e acessórios Apple em apenas um local. Ofereceremos um serviço personalizado para clientes pessoais e corporativos que incluem instalação, orientação de uso e suporte pós-venda.”

Na A2YOU, o público pode experimentar livremente os produtos e participar dos workshops gratuitos realizados por profissionais altamente qualificados. Os clientes podem também agendar atendimentos particulares (one2one) para conhecer tudo sobre os últimos lançamentos da Apple. A loja oferece também um centro de soluções integrado (NIO) que propõe serviços “a la carte” e permite upgrade ou consertos de máquinas na própria loja.

http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=notas&id=25003

Captain boeing 747
June 17th, 2009, 01:13 AM
Tem um thread falando que o Afonso Pena vai receber apenas R$30milhões de reais e não vão construir a 3ª pista. Mais um descaso do governo federal com Curitiba.

No site copa 2014 diz que o aeroporto vai receber uma reforma o terminal pra

6 milhões por ano, e quem sabe sai a 3o. Pista...

egmoura
June 17th, 2009, 02:19 AM
Tá mais pra SP ou Rio isso, mais provavelmente SP.

Mas se a cidade desenvolver um tecnoparque com grandes empresas globais (Siemens, Microsoft, etc) e estrutura, as própias empresas vão fazer a pressão para que a cidade seja escolhida. Logo, é hora de ATRAIR estas empresas!

Pelas declarações do secretário de turismo ( acho ) de SP , cujo o sobrenome é Portella , o centro de imprensa deverá ser no Rio , com São Paulo ficando com o Congesso da FIFA.

Na verdade , pelo que estou lendo , me parece que RJ/SP estão unidos. Não disputam a mesma coisa mas se apoiam mutuamente.

leandrinho
June 18th, 2009, 08:17 PM
Pra mim o Centro de Midia vai fik com o Rio só por 2 fatores é a cidade onde estão as sedes das maiores empresas de telecomunicações do Pais e nada mais e nada menos que a 4º maior emisora de tv do mundo.!

Marjorie_Pr
June 29th, 2009, 01:34 AM
Tô torcendo pra Curitiba tbm... imagina esse Tecnoparque repleto de multinacionais e empresas fortes locais como Positivo... :)

Concordo plenamente, Curitiba tem total capacidade, estou torcendo também.

Calvin_
June 29th, 2009, 02:27 AM
To torcendo muito aqui! Curitiba tem sim potencial e capacidade!

luiz2007
July 9th, 2009, 02:48 AM
No site copa 2014 diz que o aeroporto vai receber uma reforma o terminal pra

6 milhões por ano, e quem sabe sai a 3o. Pista...

Fui no Site copa 2014 e não achei nada sobre isso!