View Full Version : [RJ] Niterói pode ganhar estação multimodal

Tiago Costa
June 4th, 2009, 05:43 PM
Niterói pode ganhar estação multimodal

03/06/2009 - O Globo

Niterói pode ser a primeira cidade do país a ter uma estação multimodal, unificando terminais de ônibus, barca e metrô. O superterminal ocuparia uma área ao lado da Praça Arariboia, às margens da Baía de Guanabara. A proposta foi discutida ontem numa reunião entre o prefeito Jorge Roberto Silveira, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

De acordo com os planos apresentados, a estação integrada abrigaria a futura estação do metrô da Linha 3, que vai ligar Niterói a São Gonçalo, os pontos finais de ônibus que hoje operam no Terminal João Goulart, que seria reformado, e ainda um acesso à estação de barcas, que seria reposicionada.

Durante a reunião, a prefeitura apresentou uma nova sugestão para o traçado da Linha 3.

Na chegada ao Centro, o metrô seria do tipo suspenso até a área do futuro terminal. De acordo com a prefeitura, essa alternativa teria um custo menor e seria mais rápida do que a que prevê o metrô de superfície ou subterrâneo. Além disso, teria toda a estrutura do elevado concebida por Oscar Niemeyer, de forma a integrar o projeto ao conjunto de obras do arquiteto já existentes na orla da cidade.

A Secretaria do Ambiente se comprometeu a encaminhar a sugestão ainda esta semana aos técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), uma vez que será necessária uma alteração na licença ambiental já concedida para o trecho da Linha 3 do metrô. O órgão anunciou ainda que o Inea vai liberar, até o fim da semana, a licença de instalação para o inicio das obras da Linha 3, que vão começar na antiga estação de trem do Barreto, em Niterói, seguindo em direção a Guaxindiba, em São Gonçalo. Para a instalação do canteiro de serviços e o inicio dos trabalhos, a Secretaria de Transportes está negociando com o Ministério das Cidades a contratação de um novo convênio de R$ 300 milhões.

Fonte: Revista Ferroviária - Clipping
Link: http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=8324

Espartano_bsb
June 4th, 2009, 06:59 PM
Interessante! O caminho é esse mesmo... Por lalar no metrô, como está o andamento da linha 3 do metrô do Rio? Faz tempo que não leio nada sobre ela...

aleochi
June 4th, 2009, 11:20 PM
Nossa, quando tento imaginar uma estação como essa, que abrigará as barcas, o metrô e os ônibus, me vem à cabeça aquelas estações de Tokyo, com vários andares e super lotadas! Tomara que seja algo assim!

PauloLescaut
June 4th, 2009, 11:25 PM
Nossa, quando tento imaginar uma estação como essa, que abrigará as barcas, o metrô e os ônibus, me vem à cabeça aquelas estações de Tokyo, com vários andares e super lotadas! Tomara que seja algo assim!

Tomara que seja superlotada? :lol:

O Terminal João Goulart só será reformado, então eles agregarão as outras estações ao lado. É um terreno bem feio ali, que pra variar serve de estacionamento.

O presidente da Barcas S/A queria que o Estado construísse um terminal tipo aeroporto, com dois andares e "fingers" até as barcas (que têm dois andares). Talvez saia...

Só não entendo o que fariam com os terrenos onde atualmente estão outro estacionamento, a estação das Barcas e da Transtur...

muckie
June 5th, 2009, 10:36 PM
Interessante! O caminho é esse mesmo... Por lalar no metrô, como está o andamento da linha 3 do metrô do Rio? Faz tempo que não leio nada sobre ela...

Não está... ainda mais alterando pela 7868969 vez o traçado.. duraria mais de 1 ano para o projeto ficar pronto... não sei se fica pronto pra Copa não...nenhuma licitação ou edital saiu... e mais... o Estado não tem cash... Se pra linha 4 está vendendo todos os terrenos p edificação (alguns destinados à equipamentos públicos/culturais ou praças)... daonde vao tirar $ pra Linha 3... Notem que a Assembléia mais cara e corrupta do Brasil não vai querer diminuir seus mimos e seus desvios...

O PAC? Pode ser... mas tenho minhas dúvidas de que as palavras do Gov Federal merecem ser ouvidas...

BID.. .BMI? Talvez... mas devem superfaturar o triplo como fizeram com o PDBG com o Banco do Japao

Thambem
June 6th, 2009, 10:37 AM
Niterói pode ganhar estação multimodal

03/06/2009 - O Globo

Niterói pode ser a primeira cidade do país a ter uma estação multimodal, unificando terminais de ônibus, barca e metrô. O superterminal ocuparia uma área ao lado da Praça Arariboia, às margens da Baía de Guanabara. A proposta foi discutida ontem numa reunião entre o prefeito Jorge Roberto Silveira, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

De acordo com os planos apresentados, a estação integrada abrigaria a futura estação do metrô da Linha 3, que vai ligar Niterói a São Gonçalo, os pontos finais de ônibus que hoje operam no Terminal João Goulart, que seria reformado, e ainda um acesso à estação de barcas, que seria reposicionada.

Durante a reunião, a prefeitura apresentou uma nova sugestão para o traçado da Linha 3.

Na chegada ao Centro, o metrô seria do tipo suspenso até a área do futuro terminal. De acordo com a prefeitura, essa alternativa teria um custo menor e seria mais rápida do que a que prevê o metrô de superfície ou subterrâneo. Além disso, teria toda a estrutura do elevado concebida por Oscar Niemeyer, de forma a integrar o projeto ao conjunto de obras do arquiteto já existentes na orla da cidade.

A Secretaria do Ambiente se comprometeu a encaminhar a sugestão ainda esta semana aos técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), uma vez que será necessária uma alteração na licença ambiental já concedida para o trecho da Linha 3 do metrô. O órgão anunciou ainda que o Inea vai liberar, até o fim da semana, a licença de instalação para o inicio das obras da Linha 3, que vão começar na antiga estação de trem do Barreto, em Niterói, seguindo em direção a Guaxindiba, em São Gonçalo. Para a instalação do canteiro de serviços e o inicio dos trabalhos, a Secretaria de Transportes está negociando com o Ministério das Cidades a contratação de um novo convênio de R$ 300 milhões.

Fonte: Revista Ferroviária - Clipping
Link: http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=8324

Niemeyer vai projetar o elevado do Metrô? Nossa...Não consigo imaginar o que poderia sair...:nuts: ... existe algum outro viaduto já projetado por ele?

tnq13
June 6th, 2009, 02:42 PM
Oscar Niemeyer??

Só eu ou mais alguém acha os projetos dele ultrapassados?

Faela
June 6th, 2009, 02:43 PM
Alguém ainda acredita que essa linha 3 sairá algum dia?

FMoretti
June 7th, 2009, 04:57 AM
Niemeyer vai projetar o elevado do Metrô? Nossa...Não consigo imaginar o que poderia sair...:nuts: ... existe algum outro viaduto já projetado por ele?

Ainda bem que vai ser só o elevado! Imagina se ele fizesse o design das composições também!

Thambem
June 7th, 2009, 08:50 AM
Ainda bem que vai ser só o elevado! Imagina se ele fizesse o design das composições também!

:lol: Eu não me contive e tive que desenhar o meu pensamento ao ler seu comentário :lol::lol:

Seria ser uma espécie de "Museu Nacional sobre trilhos" em série. Uma outra opção seria botar um vagão pra baixo, e outro pra cima, como no Congresso :lol:. O Para-brisa da composição seria em formato lembrando a Igreja da Pampulha/Teatro popular de Niterói. Sem janelas para passageiros! Os pilares do viaduto seria Uma série de Arcos tipo o do Sambódromo.

http://i43.tinypic.com/264gmz8.jpg

:lol: :lol: :lol:

Desculpe o desvio de assunto. Não resisti! :lol:

GilsonBarros
June 7th, 2009, 01:56 PM
^^ boa..

FMoretti
June 7th, 2009, 04:49 PM
:lol: Eu não me contive e tive que desenhar o meu pensamento ao ler seu comentário :lol::lol:

Seria ser uma espécie de "Museu Nacional sobre trilhos" em série. Uma outra opção seria botar um vagão pra baixo, e outro pra cima, como no Congresso :lol:. O Para-brisa da composição seria em formato lembrando a Igreja da Pampulha/Teatro popular de Niterói. Sem janelas para passageiros! Os pilares do viaduto seria Uma série de Arcos tipo o do Sambódromo.

http://i43.tinypic.com/264gmz8.jpg

:lol: :lol: :lol:

Desculpe o desvio de assunto. Não resisti! :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

PauloLescaut
June 7th, 2009, 04:53 PM
Mas receio que o desenho do viaduto você tenha acertado. :D

aleochi
June 8th, 2009, 12:07 AM
Até esse projeto finalmente sair do papel Niemeyer já estará no Jardim da Saudade... (tomara que eu morda a língua)

phverano
June 8th, 2009, 07:03 AM
^^

achei uma boa solução pra baratear a contrução do trecho do barreto até arariboia...

a região tem um sério problema com o IPHAN por causa do tombamento do caminho niemeyer e por isso a linha deveria ser subterrânea na região pra não afetar o design do "caminho" do nosso único arquieteto, que depois de morrer passará o posto pro Ruy Otake ahhahaha

se ele fizer o desenho do viaduto e estação isso será incorporado ao caminho Niemeyer e não vai esbarrar no IPHAN e nem nada que implique em fatos como descaracterização do terreno...

PauloLescaut
June 8th, 2009, 07:10 AM
Mas a ideia é exatamente essa!!!