View Full Version : Metropolitano de Lisboa: Sugestões para Prolongamentos e Novas Linhas

Pages : 1 [2] 3 4 5 6 7

Xico205
July 13th, 2009, 01:30 AM
O Padre Cruz tem que levar com estação... são 25.000 almas :lol:

Para mim a Serra da Luz ia toda abaixo :lol:

Desculpa lá mas o Bairro de Angola é pior... :lol:

O Padre Cruz tem 10.000 moradores, porque muitos não têm alma:bash:

A Serra da Luz vai ser demolida (só ng sabe quando, nem a propria CMO).:bash: Solos argilosos sem sustentabilidade, e os alicerces não estão fixos. Corre serios riscos de derrocada, alias já houve numas grandes chuvadas em 1993. E o Inverno passado. 14 familias foram desalojadas e as casas emparedadas. É uma zona de construção proibida com uma inclinação em torno dos 25%.

Bairro Angola ou Fetais venha o diabo e escolha. Bº Angola é mais á base de ciganos da Torre e da Charneca. Fetais mais á base de pretalhada, brazucas e monhés, mas os ultimos são calminhos.

Toda a freguesia de Camarate é um cancro. Parecem favelas.

Dêm um passeio pela carreira 17 da Carris ou nas 300, 311 e 314 da Rodoviaria de Lisboa=D É interessante do ponto de vista sociológico e antropológico. LOL

Barragon
July 13th, 2009, 01:42 AM
^^ nem mais :lol:

btw... Ref se dizes que é dificil para a linha verde subir ali de são bento para a estrela... que dizes a amarela descer da estrela para alcântara? :lol:

Reflex
July 13th, 2009, 01:46 AM
O Infantado não precisa de metro. E é da maneira que não se torna ainda mais apetecivel a construção nesse local pessimo para construção. Varzea de Loures, zona humida. Os predios do Infantado têm muitas infiltrações e humidade nas caves. Quem não investia aí era eu.

Essa zona deveria ser de construção interdita. Um dos melhores solos agricoas a nivel nacional. Toda a extensão de Frielas à Vialonga. E tambem um importante corredor de circulação de massas de ar.

O infantado tem uma carreira Expresso da RL até ao Campo Grande e é muito rapida e muito apreciada.

Eles vão construir de qualquer maneira, aliás, desde que o Louresshopping ali se implantou, nasceram como cogumelos uns quantos prediozitos novos... Naturalmente que ali estação só se fosse elevada, tipo Senhor Roubado, e com viaduto desde Frielas...

Quanto à carreira Expresso ser muito apreciada... só se for por quem não tem que fazer a Calçada de Carriche em hora de ponta!:D

Reflex
July 13th, 2009, 01:48 AM
btw... Ref se dizes que é dificil para a linha verde subir ali de são bento para a estrela... que dizes a amarela descer da estrela para alcântara? :lol:

Esse é do tipo de questões que eu rezava aos santinhos para que não me fizesses...:lol:

Epah... não sei!:D Nem vale a pena estar com teorias porque não sou engenheiro, mas a Estrela vai ter que ficar incrivelmente funda, não só para facilitar a ligação a Alcantara, mas também para ligar com Rato, que fica já de si a uma cota muito inferior e é também funda...

Xico205
July 13th, 2009, 01:57 AM
...e tambem para não afectar as raízes das arvores centenárias do jardim da Estrela.

A Cç. de Carriche tem faixa bus até ao Campo Grande. Os autocarros vão sempre a andar, e o primeiro semaforo da Cç. para os buses está sempre aberto. Se não está pela esquerda está pela direita.:lol::banana:

Reflex
July 13th, 2009, 02:01 AM
A estação vai ficar para lá do Jardim, já a chegar ao hospital militar. E como o terminal está dentro de Campo de Ourique (na zona de Santa Isabel...), julgo que o tunel pouco ou nada afectará o jardim (que - e agora um pouco de história - foi concebido não como jardim mas como uma monumentalissima praça onde para além da Basilica devia constar um mega palácio real... isto claro, tudo pós-terramoto; faltou o dinheiro...:()

Ok, pronto, exprimi-me mal... A Calçada de Carriche não é o problema, mas sim a A8 até lá chegar. Pára-arranca de primeirissima qualidade!:D

Barragon
July 13th, 2009, 02:01 AM
^^ Já tive a fazer o estudo com as curvas isométricas :lol:

http://img17.imageshack.us/img17/263/ml1ayh.jpg

Ricardo Jorge
July 13th, 2009, 02:06 AM
^^ Já tive a fazer o estudo com as curvas isométricas :lol:

http://img17.imageshack.us/img17/263/ml1ayh.jpg

Hm... bem intencionado mas a Linha Verde já está feita até quase Santos... o terminal técnico é compridíssimo. O mais natural será cruzar com a Linha Amarela mais à frente.

Ah... e a Linha Vermelha vai passar do outro lado das Amoreiras! :)

Reflex
July 13th, 2009, 02:07 AM
Uma questão (e apesar de saber que é uma proposta tua... só mesmo para se adequar um pouco à realidade...): segundo sei a estação Estrela não fica onde a colocaste, mas mais próximo da estação "Lapa", sensivelmente onde está o "R." de "Rua da Estrela". Em última análise até acaba por favorecer a tua linha verde, que assim faria um curva menor. Por fim não percebo porque raio chamas "Santo Condestável" e não "Campo de Ourique" à estação (que ficará ligeiramente numa zona mais central...).

Mas tem bom aspecto o teu mapa, onde é que o fizeste?:D

Reflex
July 13th, 2009, 02:09 AM
Já agora, Barra... uma vez uma russa contou-me uma história sobre o metro de Moscovo: há uma estação (se fizerem questão eu procuro isso e digo-vos qual...) que foi construida sobre um antigo cemitério. Aparentemente os trabalhadores do metro vêm almas penadas quase todas as semanas nessa estação, em especial quando vão abrir o turno... Talvez não seja muito boa ideia pores a linha vermelha a passar debaixo dos Prazeres...:lol::lol:

Reflex
July 13th, 2009, 02:10 AM
Já agora, Ricardo, tu és o homem certo para isso... conheces ou tens aí à mão algum estudo feito do prolongamento da amarela até Alcantara... é que esse nunca me passou pela mão...:D

Barragon
July 13th, 2009, 02:18 AM
meti a verde a fazer curva maior para a subida não ser tão íngreme. Sei que a estação ficaria ali a meio perto da basílica.

Vermelha por baixo do cemitério :lol: posso metê-la a passar a norte, mas depois não apanha o interface com a fertagus na estação fantasma de alvito.

Por baixo do cemitério era bom. Era só filmes tugas de terror :lol:

Peguei no mapa terreno dos google maps e metilhe uma photoshopada.

Barragon
July 13th, 2009, 02:18 AM
O Ricardo é que é o homem das estações.

Xico205
July 13th, 2009, 02:22 AM
Barra, eu punha a estação da Estrela a seguir ao jardim e eliminava a estação da Lapa. Isso são estações de 300 em 300 metros não? Nem é bom para o metro estar sempre a parar.

Barragon
July 13th, 2009, 02:39 AM
Hm... bem intencionado mas a Linha Verde já está feita até quase Santos... o terminal técnico é compridíssimo. O mais natural será cruzar com a Linha Amarela mais à frente.

Ah... e a Linha Vermelha vai passar do outro lado das Amoreiras! :)

Sabes mais que nós :lol:

Conta lá aí os truques

Barragon
July 13th, 2009, 02:52 AM
Ou então seria assim :lol: com todas as desvantagens

http://img200.imageshack.us/img200/5433/ml1p.jpg

Ricardo Jorge
July 13th, 2009, 02:55 AM
LOL!!! nich, nich?? quéinsse, xòrinsse? :lol:

Sabes mais que nós :lol:

Conta lá aí os truques

LOL!! Da Linha Amarela... tenho de ver um dia destes o que é que consigo.
Da Linha Vermelha, não cheguei a tirar cópias dos diagramas, mas já tinha posto por aqui algures um esboço do estudo prévio... cá vai disto:

http://farm4.static.flickr.com/3068/2769514768_a1143b9288_o.jpg

A estação de Campo de Ourique vai ser no Jardim da Parada. Isso é inevitável, por questões de espaço.

PS: (como é que conseguiste 200 posts num dia?!!! Isso é que é um truque!! :lol:)

Reflex
July 13th, 2009, 03:39 AM
Quanto ao PS... ele pode fazer um post a cada 39 segundos... partindo do principio que em 24horas existem 86400... um post a cada 39 dava para cerca de 2215 posts/dia.

Confessa lá que 200 já não parecem assim tantos...:lol:

Reflex
July 13th, 2009, 03:42 AM
Quanto ao esboço, sim lembro-me dele... será que aquele espaço todo a seguir à estação de Campo de Ourique corresponde ao terminal... tão grande?! Não acho que fosse mau de todo uma estação na Parada dos Prazeres, iria servir grande parte do bairro...

Quanto à linha amarela, se pudesses arranjar alguma coisa era optimo!:D Para ter noção de onde vão ficar as estações, como serão, etc...;)

Já agora há por aí rumores que pode ser apresentado em breve um novo plano de expansões do ML, sabes alguma coisa? Provavelmente deverá ser só o conhecido, nada mais que isso...

Ricardo Jorge
July 13th, 2009, 06:18 AM
Quanto à linha amarela, se pudesses arranjar alguma coisa era optimo!:D Para ter noção de onde vão ficar as estações, como serão, etc...;)

Já agora há por aí rumores que pode ser apresentado em breve um novo plano de expansões do ML, sabes alguma coisa? Provavelmente deverá ser só o conhecido, nada mais que isso...
Talvez apresentem qualquer coisa aquando da inauguração da nova coqueluche em Setembro. Digo eu. Mas sabes como são os teasers do ML!

Quanto ao esboço, sim lembro-me dele... será que aquele espaço todo a seguir à estação de Campo de Ourique corresponde ao terminal... tão grande?! Não acho que fosse mau de todo uma estação na Parada dos Prazeres, iria servir grande parte do bairro...Não me parece que venham a pensar nisso, não só pela proximidade do cemitério que seria alvo de contestação e gozo (:D), mas também porque a estação da Estrela deverá chegar para complementar as encomendas dessa área. E se reparares, apesar do trajecto ter uns 750 metros, a distância em linha recta dos Prazeres à estação de Campo de Ourique é curta, como já acontece entre a estação de Carnide e da Pontinha, que eu fazia em 4 minutos a pé - mais rentável do que entrar em Carnide, pagar bilhete, descer as escadas, esperar pelo metro, entrar, arrancar, parar na Pontinha, subir as escadas, sair da estação (15 a 20 minutos perdidos).

Se este esboço passar a trajecto definitivo, deve ser mesmo para no futuro passar por debaixo do cemitério (também não há-de passar sem polémica, imagino :D) e sair em viaduto na Avenida de Ceuta para voltar a entrar no subsolo com uma estação no Alvito. Senão eles não apontavam deliberadamente um grande terminal em curva para o cemitério, e fariam como em Santa Apolónia.

Pelha
July 13th, 2009, 07:30 AM
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/CpiadeDSC00017.jpg

Linha Amarela: Abrunheira/Loures a pensar no vazio entre a Linha de Sintra e de Cascais lol.
Linha Azul: Algés/Santa Iria da Azóia.
Linha Vermelha: Campolide/Damaia.
Linha cor de merda: Pseudo linha circular (com uma curva de 90º graus para os Olivais lol).
Linha Lilás: O sono dá-me para isto, bifurcações lol, o objectivo era fugir à Linha de Sintra e ligar a Estação do Cacém à Linha de Cascais, o novo SATU.
Linha Verde: Cais do Sodré/Casal de Cambra (havia de ser bonito o metro a descer o vale de Odivelas).
Preto: Linha de Comboios já com a TTT e a pensar numa futura Estação central na Portela com a saída do aeroporto e uma nova Linha circular a Norte da AML.

Paint!!! :master:

Os puristas do Metropolitano que me perdoem.. :lol:

Ricardo Jorge
July 13th, 2009, 07:42 AM
^^
Mais um bocadinho de linha e ligas com o ML com o Metro do Porto! :lol:

Barragon
July 13th, 2009, 11:37 AM
:badnews: :lol: terrível

pedrodepinto
July 13th, 2009, 01:16 PM
Lá está aí a linha azul de Algés a Sacavém :D!
A tua proposta inicial é muito boa, Barra :okay:, é pena é a história do terminal técnico do Cais do Sodré... Parece que efectivamente está feito quase até Santos, até tem lá um acesso qualquer, um pouco como aquele de Telheiras até ao viaduto do Eixo Norte/Sul sobre a Fernando Namora ;)...

Reflex
July 13th, 2009, 01:35 PM
É estranha essa questão do terminal do Cais do Sodré, que à primeira vista inviabiliza uma ligação à zona da Estrela e ao mesmo tempo com Cacilhas...

pedrodepinto
July 13th, 2009, 02:26 PM
Infelizmente parece que ou a linha verde fica por ali ou então a longo prazo é para ser estendida na direccção do percurso efectuado pelo E15 :dunno:, embora possa vir a desviar-se um pouco mais à frente de Santos...

Reflex
July 13th, 2009, 03:03 PM
A questão é que algo foi necessariamente planeado, os terminal apontam sempre para alguma zona... agora não percebo é a lógica de quem o concebeu...:dunno:

pedrodepinto
July 13th, 2009, 03:11 PM
De facto, não parece fazer muito sentido :dunno:...

RoadsterRunner
July 13th, 2009, 03:49 PM
A questão é que algo foi necessariamente planeado, os terminal apontam sempre para alguma zona... agora não percebo é a lógica de quem o concebeu...:dunno:

Olá.

Analisando o terminal e a zona em questão, mesmo que se quisesse fazer de outra forma, penso que não seria possivel.
As alternativas seriam uma curva de 180º depois da Baixa-Chiado, ou ir em frente para o Tejo:storm:
Assim aproveitou-se o "corredor" da CP no Cais do Sodre tanto para a estação como para o terminal. E sim, penso que a ideia desta linha e terminar exactamente ali.
Quanto aos prolongamentos que ja li por aqui relativamente as zonas velhas da cidade (Bº Alto, Alfama, etc), acho que depois das tormentas que foram a construção das linhas/estações da Baixa-Chiado, Cais do Sodre, Stª Apolónia, não me parece que o ML avance tão cedo para outra empreitada dessas.
Os prolongamentos construidos para Baixa-Chiado, Cais do Sodré, Pª Comercio, Stª Apolónia, obrigaram, por exemplo, a uma reconstrução total das fundações de practicamente todos edificios existentes nessa zona.
No campo das sugestões, penso que falta sobretudo uma linha que faça a coroa da cidade de Lisboa, com intefaces para as outra linhas, que poderia ser nalguns casos até comum ao traçado da Cril mas mais junto as habitações. Algo do tipo Alges, Bº Boavista, Portas Benfica, Pontinha, Lumiar, Aeroporto, Parque das Nações. Isto pensando que a linha azul de prolongaria pela Amadora em direcção a Alfragide, Carnaxide, Queijas, Paço de Arcos.

Cumprimentos,

RoadsterRunner

Reflex
July 13th, 2009, 03:58 PM
Podia ter feito como em Santa Apolonia e optado por um "terminal sem terminal"...

RoadsterRunner
July 13th, 2009, 04:39 PM
Podia ter feito como em Santa Apolonia e optado por um "terminal sem terminal"...

Olá.

Poder, podia ... mas não seria a solução ideal.
Alem disso não sei se a mesma situação que existe no Cais do Sodré estaria tambem planeada para Stª Apolónia mas que com os problemas que por ali encontraram optaram por ficar assim. :dunno:

Cumprimentos,

RoadsterRunner

Ricardo Jorge
July 13th, 2009, 10:16 PM

Se reparares, a estação Cais do Sodré... tem 3 cais... (estranho... 1 cais, 2 cais... cais sozinho ou no plural, é sempre "cais"...) :lol:

Foi pensado para o caso de bifurcarem a Linha Verde em Calvanas. De um lado sairiam composições para Telheiras/Pontinha, no outro sairiam composições para a Alta de Lisboa.

O plano para essa zona apresentado em 1993 contemplava o terminal em Santos a cruzar com a Linha Amarela mas acabaram por abreviar a coisa e fazer um terminal definitivo. Aquilo é tão grande que se fizessem agora a Estação em Santos, as composições estacionadas ficavam logo ali à "porta".

Aqui está a famosa parte de um diagrama de 1993 que circula por aí e ninguém sabe onde foi parar o resto:
http://farm3.static.flickr.com/2582/3717346129_2aff597eaa_o.jpg

...coisa que já estava mais ou menos idealizada no princípio dos anos 70 (Conde Barão = Santos):
http://farm3.static.flickr.com/2006/2159722242_fdc9baefe5_o.jpg(Esta imagem foi o Encarnado que publicou aqui há uns tempos).

A única coisa que mudaram em 1993 foi substituir o ramo da circular, que entroncaria em Santos, pelo prolongamento da então criada Linha Amarela. Acabaram por cancelar, acabar a Linha no Cais do Sodré e em 1998 apareceu o projecto da Linha Amarela para Alcântara, aquando do projecto para a renovação daquela zona. Entretanto a CP tem colocado diversos entravs... etc... e o resto já todos sabemos.

Reflex
July 13th, 2009, 10:23 PM
Portanto do muito que tem sido dito neste thread depreendemos 2 coisas:

- o que faz o ML avançar: interesses imobiliários
- o que não faz o Ml avançar: interesses imobiliários + outros operadores de transportes públicos

Acertei?:D

Reflex
July 13th, 2009, 10:25 PM
E finalmente alguém me respondeu a algo que não batia certo na minha cabeça: o porquê da configuração de 3 cais (caises não ficava realmente bem...:D) do Cais do Sodré...:okay:

Ricardo Jorge
July 13th, 2009, 10:41 PM
Portanto do muito que tem sido dito neste thread depreendemos 2 coisas:

- o que faz o ML avançar: interesses imobiliários
- o que não faz o Ml avançar: interesses imobiliários + outros operadores de transportes públicos

Acertei?:D
:yes:

Xico205
July 14th, 2009, 02:32 AM
Não concordo que outros operadores não façam o metro avançar. Exemplo: A Rodoviaria de Lisboa ficou prejudicada com o avanço do metro a Odivelas.
A Carris perdeu a carreira 101 que era feita com autocarros articulados e chegava cheia a Odivelas. O 7 tambem ficou proibido de entrar em Odivelas.

Reflex
July 14th, 2009, 02:46 AM
A Carris sempre teve uma posição claramente minoritária no que diz respeito a levar pessoal a Odivelas, se chegasse a 0,5% ou 1% era muito...;)
Agora a RL, sim... ainda que - e continuo a dizer - a estação onde foi colocada pressupõe em mais de 60% dos utilizadores, um segundo operador - necessariamente a RL.

Agora se há regras, também há excepções...;)

RoadsterRunner
July 14th, 2009, 10:56 AM
:yes:

Olá.

Exactamente.

A estação na Falagueira é o exemplo maximo dos interesses imobiliarios.
O facto de o ML, por exemplo, não chegar a Benfica (que é somente a maior freguesia em termos de habitantes de Lisboa), é o exemplo maximo do estorvo dos outros operadores, que neste caso (CP) é absolutamente ridiculo, pois ninguem(!!) em Benfica utiliza o comboio para se deslocar para o centro da cidade.
É incompreensivel não existir ML na Av. Gomes Pereira(Estrada de Benfica) e nas Portas de Benfica, existindo uma estação no descampado da Falagueira. So os factores acima descritos podem justificar esta situação ...

Cumprimentos,

RoadsterRunner

Xico205
July 14th, 2009, 03:50 PM
Eu conheço pessoas de Benfica que utilizam o comboio para o Rossio e Entrecampos. Afinal é a maneira mais rapida.

Ainda à bocado fui de comboio do Areeiro a Sete Rios.:banana:

dvf
July 14th, 2009, 03:54 PM
Não percebo porque as pessoas pretendem fazer um concorrente à Linha de Cascais com as linhas de metro em Lisboa.

dvf
July 14th, 2009, 03:55 PM
(...), é o exemplo maximo do estorvo dos outros operadores, que neste caso (CP) é absolutamente ridiculo, pois ninguem(!!) em Benfica utiliza o comboio para se deslocar para o centro da cidade.(...)

enfim, só asneiras.

Xico205
July 14th, 2009, 03:55 PM
Não percebo porque as pessoas pretendem fazer um concorrente à Linha de Cascais com as linhas de metro em Lisboa.

Concordo:banana:

Reflex
July 14th, 2009, 04:05 PM

Se calhar porque a linha de Cascais passa demasiado próximo do rio para servir por si só as populações de zonas mais altas. Não me parece que alguém que more na Ajuda vá a pé a partir da estação do comboio...;) Para não dizer que a linha do metro teria muito mais estações do que o comboio...

RoadsterRunner
July 14th, 2009, 04:07 PM
Eu conheço pessoas de Benfica que utilizam o comboio para o Rossio e Entrecampos. Afinal é a maneira mais rapida.

Ainda à bocado fui de comboio do Areeiro a Sete Rios.:banana:

Olá.

A excepção confirma a regra.
Ainda para mais sabendo que nesses percursos pela CP, o passe L(coroa) não serve, tem de se comprar bilhete.

Cumprimentos,

RoadsterRunner

Barragon
July 14th, 2009, 07:34 PM
Mesmo por isso que a verde não pode ir directa a santos e deverá subir um pouco até são bento como tenho no meu mapa.

visconde
July 14th, 2009, 09:23 PM
estação na Falagueira é o exemplo maximo dos interesses imobiliarios.
O facto de o ML, por exemplo, não chegar a Benfica (que é somente a maior freguesia em termos de habitantes de Lisboa), é o exemplo maximo do estorvo dos outros operadores, que neste caso (CP) é absolutamente ridiculo, pois ninguem(!!) em Benfica utiliza o comboio para se deslocar para o centro da cidade.
É incompreensivel não existir ML na Av. Gomes Pereira(Estrada de Benfica) e nas Portas de Benfica, existindo uma estação no descampado da Falagueira.
a falagueira foi feita num "descampado" de proposito.
foi a forma de levar o metro à "Amadora" , a um custo super baixo
nada que se compare a fazer uma estação no centro de benfica que demoraria muito mais tempo!
foi tipo aproveitar, ja tinham ali a linha, tinham apenas de esticar, e por um preço super baixo chegavam à "Amadora".
acho que seria dificil meter aquela linha para benfica , tinha de fazer uma volta grande.

e ja agora, desde que o ML está ali ainda nao vi um unico predio novo.

dvf
July 14th, 2009, 09:48 PM
nada que se compare a fazer uma estação no centro de benfica que demoraria muito mais tempo!

Já expliquei isso à anos que no fórum... Continuam a não querer ouvir e bater na mesma tecla. Para não falar que o objectivo da linha Azul era fazer a interface com a Linha de Sintra e falou-se primeiro na estação no centro da Amadora.

Claramente que o grupo de estação na Amadora, a seguir à Pontinha, é o que faz melhor o "trabalho": Pontinha-Alfornelos-Amadora-Este(Falagueira)-Reboleira. Era o traçado mais rápido de construir e onde as estações podiam ser feitas a céu aberto sem qualquer problemas.

Para dizer que é o que mete mais pessoas: Alfornelos é um bairro com grande população e ainda serve a Brandoa com camionetas, a Amadora-Este, mesmo num descampado, serve parte da Falagueira e com as suas interfaces de camionetas e grandes estacionamentos serve o Casal, a Venteira e mesmo partes de Massamá. E a Reboleira para além da Linha de Sintra, terá dos bairros com maior densidade da região de Lisboa.

Reflex
July 14th, 2009, 10:21 PM
Claro que continuamos a bater na mesma tecla. Se queres falar de arredores, Loures não tem metro, não tem comboio, não tem nada... e no entanto o ML avançou para a Reboleira. Não digo que vá ter uma ou duas pessoas, terá realmente um ou outro milhão por ano como previsto... mas numa linha deficitária com a do ML, acho que é um erro estratégico avançar para a Reboleira quando cerca de 50% da cidade de Lisboa não tem estações e há arredores a necessitar muito mais de Metro...

dvf
July 14th, 2009, 10:57 PM
Qual foi a parte do "Para não falar que o objectivo da linha Azul era fazer a interface com a Linha de Sintra e falou-se primeiro na estação no centro da Amadora" que não deu para entender? Por acaso Loures dá para fazer essa interface?

RoadsterRunner
July 14th, 2009, 11:04 PM
foi tipo aproveitar, ja tinham ali a linha, tinham apenas de esticar, e por um preço super baixo chegavam à "Amadora".
acho que seria dificil meter aquela linha para benfica , tinha de fazer uma volta grande.

e ja agora, desde que o ML está ali ainda nao vi um unico predio novo.

Olá.

Os projectos para a chamada quinta da Falagueira estão apenas a espera que "a poeira assente", e tambem que a crise economica abrande um pouco.
O traçado da CRIL tambem esteve envolto em polemica devido a esse projecto, mas felizmente manteve o traçado no qual esta a ser construida. Terá sido a ida do ML para ai a contrapartida ?
Quanto ao factor tempo ate posso concordar ate certo ponto, isto desprezando sempre os varios milhares de pessoas de Benfica que continuam sem acesso ao ML, sem no entanto desprezar de qualquer forma os habitantes da Amadora que passaram a ter acesso ao mesmo.
Vamos aguardar pela evolução da linha de Telheiras, ou secalhar, ainda mais tarde, pela linha vermelha.

Cumprimentos,

RoadsterRunner

Reflex
July 14th, 2009, 11:24 PM
Qual foi a parte do "Para não falar que o objectivo da linha Azul era fazer a interface com a Linha de Sintra e falou-se primeiro na estação no centro da Amadora" que não deu para entender? Por acaso Loures dá para fazer essa interface?

Sete-Rios, Entrecampos (não sei se depois do tunel do Rossio abrir ainda há composições da linha de Sintra que continuam e ir para aí) e obviamente Rossio(CP)/Restauradores(ML)...

O pessoal da linha de Sintra tem interfaces com o ML. Os de Loures nem comboio, nem interface, nem nada... qual é a parte disso que não deu para entender? A não ser que Loures seja alguma nova estação da linha de Sintra...

Reflex
July 14th, 2009, 11:33 PM
Mas posso ir mais longe em relação à questão da Reboleira:

Diz assim no site do ML:
"Estima-se assim que a procura gerada pela futura estação Reboleira seja cerca de 4 milhões de passageiros/ano."

Por contraposição diz também no mesmo site:
" * Estação Saldanha II – 17,6 milhões de passageiros / ano
* Estação S. Sebastião II – 14,4 milhões de passageiros / ano "

Ou seja, Saldanha II terá cerca de 9 passageiros por cada 2 da Reboleira e S.Sebastião terá cerca cerca de 7 por cada 2 da Reboleira.

Se fizermos as contas: 4.000.000/365 = 10958pax/dia

Paralelamente tens aqui um estudo feito em 2000 (http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=39646168&postcount=880) incidindo no número de passageiros (tem quase 10 anos e como tal, está desactualizado... e sabe-se que o numero de passageiros no ML tem subido e não é pouco nesta última década).

A mim não me parece que se justifique a construção de uma estação que está dentro ou perto do top10 com menos pax/dia e ainda por cima na periferia. (p.ex até Chelas ou Roma têm mais pax!) That's my point, com números e tudo!

dvf
July 14th, 2009, 11:35 PM
Sete-Rios, Entrecampos (não sei se depois do tunel do Rossio abrir ainda há composições da linha de Sintra que continuam e ir para aí) e obviamente Rossio(CP)/Restauradores(ML)...

A Linha de Sintra é Sintra-Rossio. Já não vai para a "cintura".

A interface do Rossio faz com que as pessoas tenham de ir até ao "centro" de Lisboa, para muitas vezes irem de metro "para cima". Vai tornar muito mais rápido as deslocações, assim como o fluxo de pessoas em cada estação.

E como disse, não me cabe dizer se está bem ou não, mas o ML queria fazer uma interface com a Linha de Sintra, aliás, isso é expresso em todas as reacções do ML à construção da estação da Reboleira. Alias, tirado do ML, sobre a nova estação "Este prolongamento insere-se na estratégia de reforço da intermodalidade com a ferrovia e assegurará a ligação da Linha Azul com a linha de comboios de Sintra na nova estação intermodal da Reboleira.".

Na minha opinião, é o melhor "fim" possível para a linha Azul nos próximos muitos anos. E agora é começar a pensar em levar a linha Amarela a Loures, pelos terrenos livres de Odivelas a Loures, para uma cosntrução rápida e muitas vezes à superfície.

dvf
July 14th, 2009, 11:39 PM
Mas posso ir mais longe em relação à questão da Reboleira:

Diz assim no site do ML:
"Estima-se assim que a procura gerada pela futura estação Reboleira seja cerca de 4 milhões de passageiros/ano."

Por contraposição diz também no mesmo site:
" * Estação Saldanha II – 17,6 milhões de passageiros / ano
* Estação S. Sebastião II – 14,4 milhões de passageiros / ano "

Ou seja, Saldanha II terá cerca de 9 passageiros por cada 2 da Reboleira e S.Sebastião terá cerca cerca de 7 por cada 2 da Reboleira.

Essa comparação com a Reboleira das novas estações da linha vermelha não faz muito sentido, porque as estações com mais passageiros são precisamente as que possibilitam a troca de linha na rede. Portanto, qualquer que fosse a estação que tivesse essa interface, teria sempre muita gente.

Agora podes é comparar o número de pessoas que terá a reboleira com estações como Carnide, Alto dos Moinhos, Laranjeiras, Parque, Avenida... E vais ver que está longe de ser uma má estação para o ML.

El_Prozac
July 15th, 2009, 12:26 AM
A Linha de Sintra é Sintra-Rossio. Já não vai para a "cintura".

Mentira... Comboios de 10 em 10 min pa Sete Rios.

O prolongamento do ML para a Reboleira só compensa para quem vem da linha de Sintra, no máximo, se se dirigir a alguma estação entre a Reboleira e o Jardim Zoologico. No máximo, o percurso fica mais rápido para ir até ao Colombo...

Edit - E não digas que de Sintra directo só vai para o Rossio e para o outro lado não conta. A troca de um comboio que venha de Sintra para o Rossio, para outro que vá de Meleças para Sete Rios envolve um tempo de espera entre 0 minutos (alguns comboios de manhã) e 3 minutos em todos os outros comboios.

El_Prozac
July 15th, 2009, 12:30 AM
Acho que o prolongamento para a reboleira faz sentido, se depois expandirem a linha para sul, para carnaxide...

Xico205
July 15th, 2009, 12:43 AM
Olá.

A excepção confirma a regra.
Ainda para mais sabendo que nesses percursos pela CP, o passe L(coroa) não serve, tem de se comprar bilhete.

Cumprimentos,

RoadsterRunner

Se é a CP que lhes serve nas deslocações, compram o passe da CP. Em vez do L.:)

Reflex
July 15th, 2009, 12:45 AM
Essa comparação com a Reboleira das novas estações da linha vermelha não faz muito sentido, porque as estações com mais passageiros são precisamente as que possibilitam a troca de linha na rede. Portanto, qualquer que fosse a estação que tivesse essa interface, teria sempre muita gente.

Agora podes é comparar o número de pessoas que terá a reboleira com estações como Carnide, Alto dos Moinhos, Laranjeiras, Parque, Avenida... E vais ver que está longe de ser uma má estação para o ML.

Viste a 2ª parte do meu thread em que te provava que em 2000 apenas 9 estações tinham menos pax/dia do que aquilo que o ML prevê que a Reboleira terá em 2011?;) Para não dizer que essas estações que referes são estações construidas como intermédias num prolongamento maior. Ou seja, se agora o ML decidisse estender a linha azul para Carnaxide ou Miraflores eu não abriria a boca em relação à Reboleira. Agora gastarem dinheiro só com essa estação parece-me, repito, escusado!;)

Reflex
July 15th, 2009, 12:46 AM
Acho que o prolongamento para a reboleira faz sentido, se depois expandirem a linha para sul, para carnaxide...

Naturalmente... o problema é que isso provavelmente não acontecerá nos próximos 10 anos... e tal como disse no post acima, não é indiferente prolongar só até à Reboleira ou prolongar até Carnaxide com a Reboleira lá pelo meio...

Xico205
July 15th, 2009, 12:48 AM
A seguir à Falagueira, a linha deveria seguir para o Alto da Brandoa e Casal de S. Brás. No futuro seria prolongada a Casal de Cambra e Caneças.:cheers:

Reflex
July 15th, 2009, 01:05 AM
Nessa altura Caneças já emigrou...:lol:

Xico205
July 15th, 2009, 01:43 AM
Não percebi!:lol::nuts:

Reflex
July 15th, 2009, 02:16 AM
Sim, na altura que o ML chegar a Caneças, já Caneças não existe ou é uma mega-cidade com 2.500.000 de habitantes e com arranha-céus de 500 metros de altura!:lol:

Xico205
July 15th, 2009, 02:19 AM
:lol: Pois. Por isso, justifica-se na altura ter metro^^:lol:

Reflex
July 15th, 2009, 03:38 AM
Nessa altura já não há metro, já inventaram o teleporte... Ou de onde é que achas que vieram os prédios de 500 metros de altura? Todos do Dubai... estavam a renovar a frota e ficou baratinho para Caneças...:lol:

RoadsterRunner
July 15th, 2009, 10:46 AM
Se é a CP que lhes serve nas deslocações, compram o passe da CP. Em vez do L.:)

Olá.

O que quer dizer que sempre que quiserem deslocar-se para outro qualquer sitio de Lisboa tem de comprar bilhete, o que reforça a tese da excepção.

Cumprimentos,

RoadsterRunner

emarques
July 15th, 2009, 10:48 AM
Ainda não percebi bem porque é que é preciso um L1 para andar de comboio na coroa L.

dvf
July 15th, 2009, 10:53 AM
Mentira... Comboios de 10 em 10 min pa Sete Rios.

Mentira. A Linha de Sintra é Sintra-Rossio. Tens é as estações comuns entre a Linha de Sintra e Linha da Cintura.

RoadsterRunner
July 15th, 2009, 10:58 AM
Ainda não percebi bem porque é que é preciso um L1 para andar de comboio na coroa L.

Olá.

Somos 2.

Cumprimentos,

RoadsterRunner

El_Prozac
July 15th, 2009, 11:48 AM
Mentira. A Linha de Sintra é Sintra-Rossio. Tens é as estações comuns entre a Linha de Sintra e Linha da Cintura.

Hmmm... Sim faz todo o sentido distinguires as 2 coisas... :bash: Realmente interessam mais os nomes oficiais das linhas que os serviços que são efectuados nelas... De facto... De facto, os horários serem todos feitos em conjunto é apenas por puro divertimento e não servem para nada...

E para tua informação neste momento o número de passageiros que vai para o Rossio é muito inferior ao que segue para Sete Rios e Entrecampos...

dvf
July 15th, 2009, 03:33 PM
E para tua informação neste momento o número de passageiros que vai para o Rossio é muito inferior ao que segue para Sete Rios e Entrecampos...

Falo como utilizador "todos os dias" durante 2 anos, até ao ano passado, da Linha de Sintra / Cintura.

visconde
July 15th, 2009, 04:29 PM
não sei o nome "tecnico" , mas quando se diz "linha de sintra" estamos a falar de todas as estacoes entre sintra-rossio, e sete-rios-oriente (Se bem que o oriente já é mais azambuja)

a nivel de interfaces, a linha de SINTRA tem actualmente
-2 azuis
-1 amarelo
-1 semi" verde
-1 vermelho (que para o caso em questão é inutil por ser no oriente)

a reboleira vai ser o 3º interface azul que nao tem vantagens em relação aos outros já que é no inicio da linha. Para quem quer vai para lisboa não é bom. nem mesmo para quem mora na reboleira.

portanto a reboleira para grande parte das pessoas nao vai ser util, ja que para os movimentos pendulares entre periferia->Lisboa é preferivel usar o comboio e os seus outros 4 interfaces.
a reboleira so é util para quem se desloca para as estacoes iniciais, donde se destaca o Colombo, de resto vai servir apenas nichos.

e por ser uma estação fora da Coroa obriga a ter um passe especial, pelo que até a nivel de passe compensa mais CP+ML
-o passe da CP + ML para quem vive na Amadora é de 26,20€
-o passe para poder usar APENAS o ML na reboleira é 27,20€

ou seja, quem usar o comboio+metro, tem um passe mais barato, tem-s acesso aos comboios (ate ao oriente), e a 5 interfaces nas 4 linhas do metro.

ja o passe para se usar o metro na reboleira é mais caro, e apenas temos acesso à ponta da linha azul.

Xico205
July 15th, 2009, 06:54 PM
E porquê que o interface é inutil por ser no oriente?!!

Um amigo meu do Cacém utiliza-o nas suas movimentações pendulares entre o Cacem e Cabo Ruivo.

Reflex
July 15th, 2009, 06:57 PM
A opinião que o Visconde deu é a que eu tenho...:okay:
Apenas realmente não concordo que o interface no Oriente seja inutil...

Pelha
July 15th, 2009, 07:00 PM
Mentira. A Linha de Sintra é Sintra-Rossio.

Para ser rigoroso até posso dizer que a Linha de Sintra vai até Alverca sendo a mesma via partilha com a Linha da Azambuja. A Linha de Sintra tem duas bifurcações Sintra/Meleças e Rossio/Roma-Areeiro.

Xico205
July 15th, 2009, 07:00 PM
Olá.

Somos 2.

Cumprimentos,

RoadsterRunner

Porque as regras da Autoridade Metropolitana de Transportes (tutela) não acha imprescidivel à livre movimentação numa cidade o ter que se usar três empresas de transporte diferentes.

O que a CP faz tambem a Carris faz. Querem "transporte Expresso" pagam mais.

Na Vimeca quem quer "transporte expresso" assina o passe Vimeca.
Quem quer apenas o passe geral vai na Lisboa Transportes a parar em todas.

A RL tem as carreiras sociais e as directas onde não são válidos passes sociais.

Se os passes sociais já são anormalmente baratos (não cobrem de todo os custos de exploração) ainda tinha que se dividir a receita dos 28,60€ por três operadores??
Se só para dois já praticamente nada recebem!

RoadsterRunner
July 15th, 2009, 07:17 PM
Porque as regras da Autoridade Metropolitana de Transportes (tutela) não acha imprescidivel à livre movimentação numa cidade o ter que se usar três empresas de transporte diferentes.

O que a CP faz tambem a Carris faz. Querem "transporte Expresso" pagam mais.

Na Vimeca quem quer "transporte expresso" assina o passe Vimeca.
Quem quer apenas o passe geral vai na Lisboa Transportes a parar em todas.

A RL tem as carreiras sociais e as directas onde não são válidos passes sociais.

Se os passes sociais já são anormalmente baratos (não cobrem de todo os custos de exploração) ainda tinha que se dividir a receita dos 28,60€ por três operadores??
Se só para dois já praticamente nada recebem!

Olá.

Enfim, teria de existir uma justificação para esta situação, por mais aberrante ou ridicula que seja.
Qual é o expresso da Carris em que se tem de pagar mais ?
No caso da RL (penso que seja a rodoviaria de lisboa) até faz algum sentido, isto devido ao facto de no percurso de dentro da coroa para fora, dentro da coroa so entram passageiros, não saiem e vice-versa no sentido contrario.
A questão dos preços dos passes sociais é sempre no minimo discutivel.
Sem comparação possivel mas a titulo de exemplo, em Paris tens a RATP que engloba o metro e os autocarros, mas os bilhetes/passes de coroa permitem o acesso tanto a estes como aos RER, desde que o transporte seja dentro da coroa obviamente.
Penso ate que esta situação dos passes em Lisboa não comtemplar os serviços da CP na coroa é um factor determinante para que muitas pessoas optem pelo transporte próprio em vez dos transportes publicos.

Cumprimentos,

RoadsterRunner

RoadsterRunner
July 15th, 2009, 07:21 PM
Para ser rigoroso até posso dizer que a Linha de Sintra vai até Alverca sendo a mesma via partilha com a Linha da Azambuja. A Linha de Sintra tem duas bifurcações Sintra/Meleças e Rossio/Roma-Areeiro.

Olá.

A linha de Sintra é o percurso Rossio-Sintra.
A linha de Cintura é Alcantara(Terra) - Braço de Prata(Oriente).
As duas linhas encontra-se em Campolide e o que causa confusão é o facto de hoje em dia existirem comboios que servem as 2 linhas.

Cumprimentos,

RoadsterRunner

visconde
July 15th, 2009, 07:31 PM
E porquê que o interface é inutil por ser no oriente?!!

Um amigo meu do Cacém utiliza-o nas suas movimentações pendulares entre o Cacem e Cabo Ruivo.
ok, tens razao

em geral quando penso na linha vermelha penso apenas no oriente, esqueco me do resto :bash:
por isso é que disse que era inutil, porque quem vai para o oriente vai de comboio.
mas tens razao contando com o resto da linha, nao e inutil, sendo mais um ponto a favor da CP+ ML :banana:

visconde
July 15th, 2009, 07:39 PM
Olá.

A linha de Sintra é o percurso Rossio-Sintra.
A linha de Cintura é Alcantara(Terra) - Braço de Prata(Oriente).
As duas linhas encontra-se em Campolide e o que causa confusão é o facto de hoje em dia existirem comboios que servem as 2 linhas.

Cumprimentos,

RoadsterRunner
isso pode ser o nome interno, mas comercialmente nao existe nenhuma "linha de cintura"
LINHAS URBANAS CP (http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=65bdd5abe2a74010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD)

actualmente o comboio que anda sempre mais cheio é o Meleças->Areeiro (ou os que seguem para oriente/alverca) devido a passarem em 3 ou 4 linhas de metro.
o do rossio actualmente tem muito menos gente

Xico205
July 15th, 2009, 07:44 PM
Olá.

Enfim, teria de existir uma justificação para esta situação, por mais aberrante ou ridicula que seja.
Qual é o expresso da Carris em que se tem de pagar mais ?
No caso da RL (penso que seja a rodoviaria de lisboa) até faz algum sentido, isto devido ao facto de no percurso de dentro da coroa para fora, dentro da coroa so entram passageiros, não saiem e vice-versa no sentido contrario.
A questão dos preços dos passes sociais é sempre no minimo discutivel.
Sem comparação possivel mas a titulo de exemplo, em Paris tens a RATP que engloba o metro e os autocarros, mas os bilhetes/passes de coroa permitem o acesso tanto a estes como aos RER, desde que o transporte seja dentro da coroa obviamente.
Penso ate que esta situação dos passes em Lisboa não comtemplar os serviços da CP na coroa é um factor determinante para que muitas pessoas optem pelo transporte próprio em vez dos transportes publicos.

Cumprimentos,

RoadsterRunner

Acho piada a essas desculpas para utilizarem o automovel:lol:

Maneira que para não pagarem praticamente o mesmo do L, num passe combinado CP-Metro ou CP-Carris ou mesmo os 34€ do L1, vão de carro!!!!!!!

Faz-me lembrar a anedota do menino que queria um computador e o pai deu-lhe uma mota e ele como forma de protesto, a partir daí nunca mais comeu laranjas.:lol:

A Carris é uma alegria, como é do Estado deixa toda a gente usar o mesmo bilhete seja para o que for. Se der prejuizo o paisinho (Estado/todos os contribuintes) paga. Maneira que até se dão ao luxo de aceitar passe L na Pontinha e na Damaia que fica na coroa 1.

A RL não aceita passes sociais nas urbanas nem nalgumas directas, o mesmo na LT e TST. O exemplo da directa da Rodoviaria de Lisboa que não aceita passes sociais é a 330 Forte da Casa - Oriente, e não é por isso que deixa de enxer nas horas de ponta. Quem quer vir do Forte para Lisboa com passe social, vai a parar nas terrinhas todas pelo meio. Considero uma medida de sucesso esta da RL.

Xico205
July 15th, 2009, 07:45 PM
ok, tens razao

em geral quando penso na linha vermelha penso apenas no oriente, esqueco me do resto :bash:
por isso é que disse que era inutil, porque quem vai para o oriente vai de comboio.
mas tens razao contando com o resto da linha, nao e inutil, sendo mais um ponto a favor da CP+ ML :banana:

É preciso pensar em tudo antes de postar.:bash:

Reflex
July 15th, 2009, 08:09 PM
A RL não aceita passes sociais nas urbanas nem nalgumas directas, o mesmo na LT e TST.
Olha que não... desde que o ML chegou a Odivelas é possivel andar com o passe social nas Urbanas.;)

emarques
July 15th, 2009, 08:44 PM
Maneira que para não pagarem praticamente o mesmo do L, num passe combinado CP-Metro ou CP-Carris ou mesmo os 34€ do L1, vão de carro!!!!!!!

O L1 custa 38,30€. Acho piada a estes comentários a criticar os outros por não comprarem o passe de alguém que depois nem sabe quanto ele custa. ;) :colgate:

Dito isto, eu compro o CA/ML 30, que custa 28,10€. Já considerei a compra do L1 só para acrescentar a CP às minhas possibilidades de transporte dentro da cidade (RL, TT e LT não estou particularmente interessado). Só não o fiz porque acho que o L1 ainda funciona com vinheta, e eu sou um comodista e gosto de ir ao MB carregar o passe. Se eu estiver enganado, digam, que estou disposto a pagar mais 10€ por mês. :)

visconde
July 15th, 2009, 09:12 PM
eu tambem carrego no MB agora nao quero outra coisa :D

faz-me impressao as filas de manha no dia 1 de cada mes
eu mesmo quando comprava o passe nas bancas nunca apanhava fila.. comprava-o la para dia 26 ou 27 e problema resolvido
nao percebo como ha pessoas que esperam SEMPRE ate dia 31 ou 1 para comprarem. parece que gostam de sofrer.
perdem meia manha de trabalho numa fila.

depois querem que sejamos um pais produtivo :lol:

Reflex
July 15th, 2009, 10:09 PM
Eu não posso... tenho combinado ML/RL e Carris... os da RL ainda são com vinheta...:(
Mas de qualquer modo compro sempre com 1 ou 2 dias de antecedencia...

Xico205
July 15th, 2009, 11:12 PM
Olha que não... desde que o ML chegou a Odivelas é possivel andar com o passe social nas Urbanas.;)

Não sabia. De qualquer das maneiras não se pode na Urbana de Sacavem da Rede Azul.

Reflex
July 15th, 2009, 11:13 PM
Eu reporto-me à minha experiência com a Urbana 1 de Odivelas (rede amarela)...

Xico205
July 15th, 2009, 11:14 PM
O L1 custa 38,30€. Acho piada a estes comentários a criticar os outros por não comprarem o passe de alguém que depois nem sabe quanto ele custa. ;) :colgate:

Sendo assim muda tudo. Mais 4€ de passe já compensa o carro. :lol:

Xico205
July 15th, 2009, 11:16 PM
Eu reporto-me à minha experiência com a Urbana 1 de Odivelas (rede amarela)...

Eu pensava que não dava tambem nessa urbana, mas pelos vistos é uma excepção à regra.

A Lisboa Transportes não deixa nas urbanas do Cacém, nem a Rod. Lisboa deixa na Urbana de Sacavém.

Reflex
July 16th, 2009, 12:43 AM
Mas não sei o que mudou, porque me lembro que antes do ML chegar a Odivelas também não dava nas Urbanas...

RoadsterRunner
July 16th, 2009, 11:13 AM
Acho piada a essas desculpas para utilizarem o automovel:lol:

Faz-me lembrar a anedota do menino que queria um computador e o pai deu-lhe uma mota e ele como forma de protesto, a partir daí nunca mais comeu laranjas.:lol:

A Carris é uma alegria, como é do Estado deixa toda a gente usar o mesmo bilhete seja para o que for. Se der prejuizo o paisinho (Estado/todos os contribuintes) paga. Maneira que até se dão ao luxo de aceitar passe L na Pontinha e na Damaia que fica na coroa 1.

A RL não aceita passes sociais nas urbanas nem nalgumas directas, o mesmo na LT e TST. O exemplo da directa da Rodoviaria de Lisboa que não aceita passes sociais é a 330 Forte da Casa - Oriente, e não é por isso que deixa de enxer nas horas de ponta. Quem quer vir do Forte para Lisboa com passe social, vai a parar nas terrinhas todas pelo meio. Considero uma medida de sucesso esta da RL.

Olá.

Eu prefiro discutir as coisas sem ironias ou pseudo-piadinhas.
Por exemplo, quantos transbordos e quantos tipos de transportes diferentes terão de se apanhar para ir da Estação de Benfica para o Areeiro com o passe L ? Se a CP estivesse incluida no L seria directo.
E não tenho duvidas de que existe muita gente a optar pelo carro em vez de andar a fazer transbordos, pois 40 euros de gasoleo da para as voltas do mes inteiro dentro de Lisboa.
Porque e que as pessoas terão de pagar acesso ate a Amadora ou a qualquer area da coroa L1 quando so utilizam a coroa L ? Não faz sentido.
A mesma coisa na linha de cascais, pois apesar de existir a linha 15, se eu pudesse ir no comboio ate alges, seria muito mais rapido.
Enfim ...

Cumprimentos,

RoadsterRunner

Xico205
July 16th, 2009, 12:46 PM
Da estação de Benfica ao Areeiro, basta um transbordo da 54 no Campo Pequeno para o 56. Ou do 750 na Rotunda do Relógio para qualquer um dos que passa na Av. Gago Coutinho.

Duvido que em alguma cidade do Mundo não se tenha que fazer transbordos.

visconde
July 16th, 2009, 05:58 PM
uantos transbordos e quantos tipos de transportes diferentes terão de se apanhar para ir da Estação de Benfica para o Areeiro com o passe L ?

mas se ate dizes que ha comboio porque e que falas em transbordos?
de benfica ate ao areeiro é o comboio, ninguem usa autocarros para esse percurso

Benfica ainda deve estar incluida no L.

RoadsterRunner
July 16th, 2009, 06:48 PM
Da estação de Benfica ao Areeiro, basta um transbordo da 54 no Campo Pequeno para o 56. Ou do 750 na Rotunda do Relógio para qualquer um dos que passa na Av. Gago Coutinho.

Duvido que em alguma cidade do Mundo não se tenha que fazer transbordos.

Olá.

Podes tambem referir a diferença de tempo para fazer esse percurso para as 2 maneiras ?

Cumprimentos,

RoadsterRunner

RoadsterRunner
July 16th, 2009, 06:51 PM
mas se ate dizes que ha comboio porque e que falas em transbordos?
de benfica ate ao areeiro é o comboio, ninguem usa autocarros para esse percurso

Benfica ainda deve estar incluida no L.

Olá.

O problema é que dentro da coroa de lisboa, com o passe L, não se pode andar de comboio sem comprar bilhete, independentemente se saires da coroa ou não.
Teras de adquirir o L1 ou parece que existe uma opção L+CP.

Cumprimentos,

RoadsterRunner

Xico205
July 16th, 2009, 08:39 PM
É precisamente o mesmo esquema das outras empresas (RL, Transportes Sul do Tejo, Vimeca). Passe social pagas menos tens pior serviço. Queres carreiras expresso ou urbanas pagas mais (excepção à Urbana de Odivelas, pelos vistos).

Assim como se queres uma casa de luxo pagas mais que uma casa velha com infiltrações.

O passe L já é baratíssimo, e não cobre os custos, e ainda haveria de dar para a CP??? A CP nesse percurso é considerada um luxo, há alternativas, demoram é mais e são menos práticas.

RoadsterRunner
July 16th, 2009, 10:07 PM
É precisamente o mesmo esquema das outras empresas (RL, Transportes Sul do Tejo, Vimeca). Passe social pagas menos tens pior serviço. Queres carreiras expresso ou urbanas pagas mais (excepção à Urbana de Odivelas, pelos vistos).

Assim como se queres uma casa de luxo pagas mais que uma casa velha com infiltrações.

O passe L já é baratíssimo, e não cobre os custos, e ainda haveria de dar para a CP??? A CP nesse percurso é considerada um luxo, há alternativas, demoram é mais e são menos práticas.

Olá.

Na minha opinião considero que independentemente do transporte ou da companhia respectiva, dentro da coroa de Lisboa e tendo passe de coroa, devia de ser possivel o seu uso. Se teria de se rever a politica de preços ? Tudo bem, desde que não se prejudique as classes mais baixas da sociedade, pensando sempre no maior leque de opções possiveis e não fazer o que se costuma fazer por ca(excepto vencimentos e regalias sociais), que e "nivelar" as coisas sempre por cima ou pelo maximo.
Pois, é que ao passarmos a considerar transportes publicos como um luxo, luxo por luxo, as pessoas vão de transporte proprio (carro).

Cumprimentos,

RoadsterRunner

visconde
July 16th, 2009, 10:21 PM
por acaso tinha a ideia que o L cobria tudo dentro da coroa
tal como o L1 cobre (ou devia cobrir? ) tudo dentro da coroa 1 etc.

Xico205
July 17th, 2009, 03:07 AM
por acaso tinha a ideia que o L cobria tudo dentro da coroa
tal como o L1 cobre (ou devia cobrir? ) tudo dentro da coroa 1 etc.

Nem um nem outro cobrem.

Há empresas que nem sequer estão no passe social como por exemplo: Barraqueiro Santo António, Vimeca (apenas a Lisboa Transportes que é do mesmo grupo), Fertagus e Sul Fertagus e o Metro Sul do Tejo assim que me lembre. Depois as urbanas das outras empresas e algumas carreiras expresso tambem não são abrangidas (que é para as empresas conseguirem ganhar mais algum, já que algumas só recebem da Autoridade Metropolitana de Transportes 1,50€ por passageiro transportado)!!

emarques
July 17th, 2009, 09:25 AM
Nem um nem outro cobrem.

Há empresas que nem sequer estão no passe social como por exemplo: Barraqueiro Santo António, Vimeca (apenas a Lisboa Transportes que é do mesmo grupo), Fertagus e Sul Fertagus e o Metro Sul do Tejo assim que me lembre. Depois as urbanas das outras empresas e algumas carreiras expresso tambem não são abrangidas (que é para as empresas conseguirem ganhar mais algum, já que algumas só recebem da Autoridade Metropolitana de Transportes 1,50€ por passageiro transportado)!!

1,50€ por cada passageiro único (ou seja, se eu usar o passe todos os dias sou um passageiro só para o mês todo)? Ou 1,50€ por passageiro/viagem (caso em que é mais que a tarifa de bordo da Carris)? No primeiro caso como é que controlam isso quando só identificam o passe válido pela vinheta? (já agora, no segundo caso também.)

Ricardo Fig
July 17th, 2009, 04:19 PM
Não sabia. De qualquer das maneiras não se pode na Urbana de Sacavem da Rede Azul.

Nem na 001 002 003 004 e 005.

Em Odivelas, LXXX não entram nas urbanas.

Xico205
July 17th, 2009, 07:28 PM
Obrigado pelo esclarecimento Ricardo. O Reflex está enganado então.

1,50€ por cada passageiro único (ou seja, se eu usar o passe todos os dias sou um passageiro só para o mês todo)? Ou 1,50€ por passageiro/viagem (caso em que é mais que a tarifa de bordo da Carris)? No primeiro caso como é que controlam isso quando só identificam o passe válido pela vinheta? (já agora, no segundo caso também.)

A empresa recebe 1,50€ por passageiro e tem a obrigação de os transportar durante um mês. Isso mesmo.:bash:

Reflex
July 17th, 2009, 08:28 PM
Nem na 001 002 003 004 e 005.

Em Odivelas, LXXX não entram nas urbanas.

Ricardo, em 2004 quando o ML chegou a Odivelas começou-se a falar que o passe passava a dar nas Urbanas. Então um dia, para experimentar, decidi apanhar a Urbana 1 (sempre a 1, todas as minhas experiências à excepção de uma, reportam-se à 1) e perguntei ao motorista se o meu passe dava, tendo obtido resposta positiva. Depois disso e até hoje, posso dizer que andei mais de meia centena de vezes na Urbana e nunca tive até hoje qualquer problema nisso nem nunca vi em nenhuma dessas vezes um passe ser recusado a um passageiro (e quero acreditar que em milhares de pessoas transportadas nessas mais de 50 vezes, algum teria passe Lxxx...).
Não quero naturalmente desmentir-te, que saberás bem melhor do que falas do que eu, mas esta é a minha experiência e sinceramente não entendo o porquê de nunca ter tido problemas ao cometer uma ilegalidade (ainda que involuntaria...).:dunno:

Ricardo Fig
July 17th, 2009, 11:59 PM
Acredito plenamente em ti,

Já no que toca ao resto, tenho uma visão demasiado propria, prefiro não fazer comentários.

Mas nas urbanas, multimodais não são válidos. Nem imaginas as cenas que os velhotes fazem por causa disso.

emarques
July 18th, 2009, 02:41 AM
A empresa recebe 1,50€ por passageiro e tem a obrigação de os transportar durante um mês. Isso mesmo.:bash:

Mesmo pelos que têm o multimodal mas que nunca usam aquela companhia, certo?

Não que isso "compense", claro, só quero saber se há algum controlo sobre isso.

Ricardo Fig
July 18th, 2009, 10:08 AM
Neste momento é impossível saberes se quem compra o L-123 na Costa da Caparica vai utilizar a Scotturb ou não... pelo que, sim.

Daqui a um ano, com a nova bilhética, já vai ser diferente.

Pegeon
July 22nd, 2009, 02:45 AM
http://img23.imageshack.us/img23/8607/mapalisboametroweb2.jpg
Aqui fica uma sugestão pessoal para a expansão do metropolitano de lisboa;
:nuts:

Lembrem-se a avaliar o mapa, de que muitas àreas de Lisboa vão ser alteradas (aeroporto, frente ribeirinha oriental...)

o que acham (ou o que é que modificavam, tiravam, acrescentavam)?!!

Barragon
July 22nd, 2009, 02:51 AM
Excelente mapa :applause: Parabéns.

Com algumas linhas não concordo, mas de uma forma geral está óptimo :yes:

- Tirava a linha paralela à de Cascais ...
- A castanha até que é pertinente...
- Ligação Xabregas - Bela Vista - Avenida de Berlim mais pertinente que as duas linhas... laranja péssima, azul clarinha acima de xabregas também...
-

Barragon
July 22nd, 2009, 02:54 AM
Já agora bem vindo :okay:

Barragon
July 22nd, 2009, 02:55 AM
Aqui está o Plano de Urbanização de Alcântara que conta com esta visão (Seta Azul) :D

Linha do ML :pepper: e com o interface com a estação do Alvito, tal e qual prevíamos

http://img20.imageshack.us/img20/123/alcntara.jpg

Pegeon
July 22nd, 2009, 03:59 AM
Excelente mapa :applause: Parabéns.

Com algumas linhas não concordo, mas de uma forma geral está óptimo :yes:

- Tirava a linha paralela à de Cascais ...
- A castanha até que é pertinente...
- Ligação Xabregas - Bela Vista - Avenida de Berlim mais pertinente que as duas linhas... laranja péssima, azul clarinha acima de xabregas também...
-

Obrigado pelos parabéns e pelas boas vindas.

- Em relação à linha paralela à de cascais, esta presupõe a desactivação das estações da cruz quebrada e de belém (devido à pouca utilização e atrasos nas viagens e tambem por estarem muito afastadas de pontos de interesse pertinentes).

- A linha azul pressupõem a desactivação da estação(CP) de santa apolónia, visto que o tgv vai passar a parar somente no oriente. Mais vale assumir a Gare do Oriente como o grande interface da cidade. Como tal é inevitável não depender somente da linha vermelha, para lá chegar. Outro factor é a quantidade de projectos que vão surgir nesta frente ribeirinha (à semelhança do Parque das nações). Só quando estes projectos estiverem minimamente implementados é que se constrói esta linha.

- A linha laranja, concordo que é de difícil justificação. Criei-a para colmatar falhas em termos de serviço em certas zonas (Campo Mártires, Inete, Av EUA, Av Berlim e por fim as zonas periféricas, onde se encontram grandes aglomerados (e que no futuro serão bem maiores). Outra razão é permitir a ligação a Cacilhas.

Cumprimentos

Pegeon
July 22nd, 2009, 12:12 PM
Aqui fica uma possível calendarização da expansão do metropolitano de Lx.

É óbvio que o que temos verificado, até à data, em termos de falta de investimento, complicações técnicas imprevistas e definição (duvidosa) de prioridades em termos de expansão, inviabiliza a cronologia desta proposta (apesar de nas 1ª etapas seguir o plano oficial da empresa).

Mas se à semelhança de outras cidades desenvolvidas, perceber-se a extrema importância de desenvolver uma boa rede de transportes públicos (e o metro apresenta-se como a solução por excelência), talvez os nossos governantes "canalizem" mais verbas (+ tuneladoras, acabar com a lógica de expansão de 2 em 2 estações e não seguir as soluções técnicas + fáceis).

Portugal neste momento, importa 85% da energia que consome. A "fatia" petrolífera, anda nos 4,2% do PIB Português (dava para fazer 2 linhas de TGV -Lisboa/Madrid + Lisboa/Porto por ano). O plano energético nacional tem como prioridade a autonomia na produção de electricidade, o que poderá ser viável (Éolica maritíma, Fotovoltaica -Macro e Microgeração-, Geotérmica -central na zona de Coimbra poderá ter 1/3 da capacidade de uma central nuclear, Hidríca - + 10 barragens....):rock:

Isto só frisa ainda + a necessidade de acelerar a expansão metro e não depender de combustíveis fósseis para deslocação e produção de electricidade, para "colher" os benefícios inerentes (Qualidade de vida, ar, ruído,ordenamento do território, não pagar multas por incumprimento do tratado de Quioto,...).:banana:

Esta calendarização pretende seguir e articular os novos planos urbanistícos (alguns já definidos, mas ainda por concretizar, outros ainda por desenvolver e alguns pura especulação).

Lógica de distritos (Dubai Style):lol:

Alcântara XXI - Misto
Frente Ribeirinha Oriental - Misto
Parque das Nações - Misto
Santos (Design district) - Ateliers e lojas
Belém (Exibition district) - Vários espaços de exposição.
Chelas (Healthcare district) - Hospital Todos os Santos e IPO
Algés (Maritime district) - Projecto para zona ribeirinha e aterro
Aeroporto (Financial/Office district) - Skyscrapers city
Baixa (Comercial district) - Requalificação do comércio
Alfama (Food and Drink district)
Bairro Alto (Food and Drink district) - Fecho às 4 da manhã:cheers:
Monsanto (Fun district) - Parque de diversões na zona desmatada
Restelo (Sports district) - Mais equipamentos desportivos
Chiado (Art district) - Mais espaços de produção, divulgação artística
Alta - Residencial

http://img266.imageshack.us/img266/1387/mapalisboametroweb2010.jpg
O que está agendado! Vamos lá a ver^^

http://img29.imageshack.us/img29/390/mapalisboametroweb2013.jpg
O que está agendado + as estações das Amoreiras e Campo Ourique na linha vermelha (ridículo a tuneladora estar lá e só fazerem o metro até Campolide):bash:
Ainda não percebi para quando está agendada a extensão da linha amarela até Alcântara, mas visto que vão reformular a zona (interface enterrada dos comboios) parece-me do mais lógico que há, estar articulado com o metro).

http://img126.imageshack.us/img126/8375/mapalisboametroweb2016.jpg
Extensão da linha amarela a Loures (a melhor notícia é desistirem do metro de superficíe Algés-Loures)
Extensão da linha vermelha à freguesia + populosa de Lx (Benfica) e mais uma alternativa de acesso à Gare do Oriente (estação + importante de Lx devido ao TGV e à desactivação de Santa Apolónia (Terminal de cruzeiros).
Conclusão do SATUO permite finalmente ligação da Linha de cascais à de Sintra.

http://img197.imageshack.us/img197/9395/mapalisboametroweb2019.jpg
Criação de nova linha Xabregas-Sacavem. Esta pressupõem a desactivação da estação(CP) de santa apolónia, visto que o tgv vai passar a parar somente no oriente. Mais vale assumir a Gare do Oriente como o grande interface da cidade. Como tal é inevitável não depender somente da linha vermelha, para lá chegar. Outro factor é a quantidade de projectos que vão surgir nesta frente ribeirinha (à semelhança do Parque das nações).
Desactivação (completa) do Aeroporto da Portela, permitindo dar + qualidade de vida aos Lisboetas (Ruído, qualidade de ar e permitir construir em altura nas zonas "novas", sem afectar as "vistas" do centro histórico-exemplo paradigmático do projecto (torre) de Norman Foster para Santos:ohno:-).

http://img119.imageshack.us/img119/8531/mapalisboametroweb2022.jpg
Finalmente, o concelho de Oeiras é servido pelo metro (zonas de alta densidade populacional e empresarial).
Em relação à linha vermelha, paralela à linhade cascais, esta presupõe a desactivação das estações da cruz quebrada e de belém (devido à pouca utilização e atrasos nas viagens e tambem por estarem muito afastadas dos pontos de interesse pertinentes). O eléctrico não chega para servir esta zona nobre da cidade, em termos de oferta cultural.
Provavelmente a linha vermelha devia ser dividida em duas com interface no Oriente (34 estações +2 projectadas).:cheers:

http://img401.imageshack.us/img401/6885/mapalisboametroweb2025.jpg
A ostracizada linha das colinas é criada (se possível, metro pesado em vez do proposto pseudo-metro com "pneus", nem que seja preciso escavar + longe da superficíe para minimizar danos na superficíe).
Linha da serra para começar o processo de fomentar ainda + a utilização de transportes públicos no concelho de sintra. A linha de Sintra é insuficiente para servir um concelho com quase tantos habitantes como Lx.:bash:

http://img31.imageshack.us/img31/754/mapalisboametroweb2028.jpg
Momento histórico. O metro cruza o Tejo e chega a Almada
Servir melhor a zona do antigo aeroporto que começa a afirmar-se como um cluster financeiro e empresarial por excelência de Lx.
Continuação da linha da serra até ao Cacém.

http://img208.imageshack.us/img208/5985/mapalisboametroweb2032.jpg
Criação da linha central e + 2 travessias do Tejo. O túnel da Trafaria é também rodoviário.

Era bom que tivessemos perto de metade desta rede, quanto + esta completa.

A àrea metropolitana de Lisboa quer assumir-se como o 2 pólo urbano + importante da Península Ibérica, sem equívocos em relação a Barcelona (acho difícil, mas não impossível). Este é um dos muitos projectos fundamentais, para atingir esse objectivo.:nocrook:

Espero que ainda não tenham adormecido com a extensão deste post.:gaah:

P.S. Fiquei na dúvida em que Thread meter este post, visto que tem a ver com o "Metro...(X)" e com o "Sugestões para prolongamentos do..". Visto que sou novo por aqui, ainda não sei bem as regras da "casa".

Adios e divirtam-se:drunk:

pedrodepinto
July 22nd, 2009, 01:15 PM
Só não percebo por que razão a verde muda de cor no Areeiro :lol:!

pauloluso
July 22nd, 2009, 01:47 PM
Parabéns pelo post. Excelente trabalho. Deve ter sido uma noitada.:uh:
Um grande plano.
Se o metro aplicasse metade deste plano, melhorava sensivelmente o transporte na AML.

Marco Bruno
July 22nd, 2009, 02:40 PM
Gostei dessa linha do golfinho, pq abrange uma área muito importante da futura expansão da cidade, ligando o parque das nações a santa apolónia.

Mas deveria ficar pela Portela/ Sacavém. Bobadela e Póvoa já é exagero, para isso existe o comboio.

pedrodepinto
July 22nd, 2009, 03:17 PM
Vocês são é distraídos, a parte da Linha do Golfinho já eu tinha sugerido há uns dias atrás, só que a integrava na Linha das Colinas... Está muito semlehante, até porque é ela que elimina o ramal para Sacavém :nuts:! Quem se der ao trabalho que retroceder uns posts verá...

Pegeon
July 22nd, 2009, 10:37 PM
Vocês são é distraídos, a parte da Linha do Golfinho já eu tinha sugerido há uns dias atrás, só que a integrava na Linha das Colinas... Está muito semlehante, até porque é ela que elimina o ramal para Sacavém :nuts:! Quem se der ao trabalho que retroceder uns posts verá...

A calendarização aqui proposta, é inspirada numa boa parte, por ideias e discussões que vi aqui.

Acredita que de certeza que o Metro de Lisboa está a pensar em tornar aquele ramal de Sacavem, noutra linha. Está na cara.
:dizzy:

Pegeon
July 22nd, 2009, 10:40 PM
Parabéns pelo post. Excelente trabalho. Deve ter sido uma noitada.:uh:
Um grande plano.
Se o metro aplicasse metade deste plano, melhorava sensivelmente o transporte na AML.

Por acaso foi mesmo uma noitada à antiga, para fazer estes mapas.
Mas deu gozo (my sex life is not what it used to be).
:weirdo:

pedrodepinto
July 23rd, 2009, 12:18 AM
Acredita que de certeza que o Metro de Lisboa está a pensar em tornar aquele ramal de Sacavem, noutra linha. Está na cara.
:dizzy:

Eu não sou religioso, mas que Deus ou as outras alminhas te ouçam e tornem isso verdadeiro :nuts:!
Além disso, ainda não foi aqui referido, mas mesmo o grafismo dos teus mapas é excelente :okay:! Parabéns :D!

Pegeon
July 23rd, 2009, 02:25 AM
Eu não sou religioso, mas que Deus ou as outras alminhas te ouçam e tornem isso verdadeiro :nuts:!
Além disso, ainda não foi aqui referido, mas mesmo o grafismo dos teus mapas é excelente :okay:! Parabéns :D!

Obrigado:)

Pegeon
July 25th, 2009, 01:33 PM
'Trolleybus' liga Amadora a Odivelas
in "Expresso" Sábado, 25 de Jul de 2009

As câmaras da Amadora e de Odivelas vão investir na criação de uma linha de metro sobre pneus, numa extensão de 7,5 km entre a actual estação de Metro da Amadora e o interface a construir na Reboleira, prolongando-se depois até ao centro comercial Dolce Vita Tejo.
O investimento na primeira fase é de 8,9 milhões de euros e de 16 milhões para a segunda, afirmou o vice-presidente e vereador dos transportes da Câmara da Amadora, Gabriel Oliveira.
A Chamartin proprietária do Dolce Vita deverá contribuir com 4 milhões para as obras. Gabriel Oliveira salienta ainda que este modo de transporte não só é mais barato que o convencional metro de superfície sobre carris, mas também é mais amigo do ambiente.
Esta linha vai permitir fazer a ligação às novas extensões do metropolitano previstas, como o prolongamento da Amadora ao Hospital Amadora-Sintra. São três novas estações (Atalaia, Amadora-Centro e Hospital) num percurso de 2,5 km, que têm um custo estimado de €240 milhões.
A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino considera que a coordenação entre a administração central e local permite que as mais-valias geradas sirvam para financiar o processo. "Há um compromisso das câmaras para apoiarem projectos junto das futuras estações cujas mais-valias poderão financiar o metropolitano", acrescentou.

Cada vez menos percebo os planos do Metropolitano de Lisboa??!!:ohno:

El_Prozac
July 25th, 2009, 02:40 PM
'Trolleybus' liga Amadora a Odivelas
in "Expresso" Sábado, 25 de Jul de 2009

As câmaras da Amadora e de Odivelas vão investir na criação de uma linha de metro sobre pneus, numa extensão de 7,5 km entre a actual estação de Metro da Amadora e o interface a construir na Reboleira, prolongando-se depois até ao centro comercial Dolce Vita Tejo.
O investimento na primeira fase é de 8,9 milhões de euros e de 16 milhões para a segunda, afirmou o vice-presidente e vereador dos transportes da Câmara da Amadora, Gabriel Oliveira.
A Chamartin proprietária do Dolce Vita deverá contribuir com 4 milhões para as obras. Gabriel Oliveira salienta ainda que este modo de transporte não só é mais barato que o convencional metro de superfície sobre carris, mas também é mais amigo do ambiente.
Esta linha vai permitir fazer a ligação às novas extensões do metropolitano previstas, como o prolongamento da Amadora ao Hospital Amadora-Sintra. São três novas estações (Atalaia, Amadora-Centro e Hospital) num percurso de 2,5 km, que têm um custo estimado de €240 milhões.
A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino considera que a coordenação entre a administração central e local permite que as mais-valias geradas sirvam para financiar o processo. "Há um compromisso das câmaras para apoiarem projectos junto das futuras estações cujas mais-valias poderão financiar o metropolitano", acrescentou.

Já tinha lido de raspão hoje de manhã e nem me tinha apercebido que também falava do metro... Um bocado estranho esses novos planos, se bem que me parece válida a utilização de um meio pesado para chegar aquele hospital-pesadelo. Se bem que não consigo perceber para onde se pode dirigir depois... Aquilo ali à volta não tem nada!

emarques
July 25th, 2009, 03:01 PM
Já tinha lido de raspão hoje de manhã e nem me tinha apercebido que também falava do metro... Um bocado estranho esses novos planos, se bem que me parece válida a utilização de um meio pesado para chegar aquele hospital-pesadelo. Se bem que não consigo perceber para onde se pode dirigir depois... Aquilo ali à volta não tem nada!

Uma ideia louca: depois, não vai para lugar nenhum. A linha acaba. Sim, um fim de linha. Em vez de uma linha em constante prolongamento, aquela acabava ali. :D

_Rick_
July 25th, 2009, 03:01 PM
Provavelmente para Carnaxide e Linda-a-Velha. Deve ter alguma estação intermédia entre o Hospital e Carnaxide (e já esta para lá o prenuncio de uma urbanização por isso quando se chegar a essa fase já existirá lá qualquer coisa).

Pegeon
July 25th, 2009, 04:21 PM
Provavelmente para Carnaxide e Linda-a-Velha. Deve ter alguma estação intermédia entre o Hospital e Carnaxide (e já esta para lá o prenuncio de uma urbanização por isso quando se chegar a essa fase já existirá lá qualquer coisa).

Provavelmente, qualquer coisa parecida com isto:)

http://img195.imageshack.us/img195/5448/prolongamentoazul.jpg

Pelha
July 25th, 2009, 05:09 PM

Penso que este é um projecto à revelia do ML.

pedrodepinto
July 25th, 2009, 07:27 PM
É muito estranho...

Pelha
July 25th, 2009, 08:43 PM
http://www.cm-odivelas.pt/CamaraMunicipal/ServicosEquipamentos/PlaneamentoEstrategico/Imagens/MetroLigeiro1G.jpg

Outros tempos.. :ohno:

pedrodepinto
July 26th, 2009, 01:20 AM
E a sigla :?? Transportes Colectivos...

Pelha
July 26th, 2009, 05:29 AM

Transportes Colectivos em Sítio Próprio.

Barragon
July 26th, 2009, 07:50 PM

São Paulo.

DanielFigFoz
July 26th, 2009, 07:52 PM
Meu Deus...
Aquele plano 2015, 2025 deve ter dado tanto trabalho, parabens!
Adorava que aquilo fosse verdade, mas acho que, infelizmente, nao vamos ver nada assim durante pelo menos 50 anos.
Seria exulente se os <<big bosses>> da ML vao para ca ver este thread!

Pegeon
July 26th, 2009, 08:16 PM
Meu Deus...
Aquele plano 2015, 2025 deve ter dado tanto trabalho, parabens!
Adorava que aquilo fosse verdade, mas acho que, infelizmente, nao vamos ver nada assim durante pelo menos 50 anos.
Seria exulente se os <<big bosses>> da ML vao para ca ver este thread!

Deu algum trabalhinho.

Eu tou a pensar, sinceramente mandar um mail à empresa ML, com estes mapas, depois de rectificados (a abarcar as novas estações da Amadora).

E frisar que é uma vergonha, não terem como proridade, resolver o centro de Lisboa, antes de se concentrarem exclusivamente em estender a rede para fora de Lx.

pauloluso
July 26th, 2009, 09:07 PM
Deu algum trabalhinho.

Eu tou a pensar, sinceramente mandar um mail à empresa ML, com estes mapas, depois de rectificados (a abarcar as novas estações da Amadora).

E frisar que é uma vergonha, não terem como proridade, resolver o centro de Lisboa, antes de se concentrarem exclusivamente em estender a rede para fora de Lx.

Boa ideia. Pode ser que tirem uma ideias dos teus planos.;)

DanielFigFoz
July 26th, 2009, 09:20 PM
Bem, roubei um dos mapas do Pegeon:

http://img21.imageshack.us/img21/9016/lisbonmetro.png

L5-LINHA CIRCULAR

Esta linha liga as gares principais ao centro de Lisboa

L6-Linha da Fronteira- (Fronteira Lisboa-nao Lisboa)

Liga o gare do Oriente e os Aeroportos as areas de fronteira de Lisboa.

Pegeon
July 27th, 2009, 12:25 AM
Bem, roubei um dos mapas do Pegeon:

http://img21.imageshack.us/img21/9016/lisbonmetro.png

L5-LINHA CIRCULAR

Esta linha liga as gares principais ao centro de Lisboa

L6-Linha da Fronteira- (Fronteira Lisboa-nao Lisboa)

Liga o gare do Oriente e os Aeroportos as areas de fronteira de Lisboa.

Antes demais, obrigado por respeitares os direitos de autor, ao teres assumido a fonte deste mapa.

Concordo com essa nova linha da fronteira (desmembrar a linha vermelha) e assegurar a ligação às principais Linhas Ferroviárias periféricas da AML. Agora, apesar de achar que era benéfico a ligação ao NAL, duvido que seja exequível a construção de um túnel tão comprido (e tão caro) para servir, exclusivamente, o NAL (mesmo com a cidade aeroportuária).

Acho que só é possível, se houver avanços tecnológicos que facilitem (e que sejam bem mais baratos) a construção deste tipo de estruturas. São mais de 10 KM só para atravessar o Rio, o que, tambem, levanta a questão da viabilidade de um metropolitano com um espaço tão grande entre 2 estações.

Em relação à extensão da vermelha, atravessar todo o interior do concelho de Oeiras, só mesmo em 2050 é que se poderá justificar:)

Por último, não concordo com a ramificação da linha circular (não concordo com ramificações das linhas em geral).
Percebo a intenção de ligar as principais gares de Lisboa, mas acho que é uma questão de uns tempinhos para a desactivação de Santa Apolónia (concorde-se ou não, acredito que seja inevitável). Estás a deixar de fora o Cais de Sodré, que é uma das estações + movimentadas (se bem que não vejo grande mal, na hipótese da Linha de Cascais terminar em Alcântara) . A ideia de criar uma estação central em Chelas, esfumou-se com a opção de a AV parar somente na Gare do Oriente.

Portanto ficamos com;
Cais do Sodré (ou Alcântara).
Rossio.
Entrecampos.
Gare do Oriente.

Para a ligação destas era + lógica a criação da linha das colinas (ou circular).

Por último é bom, que o teu pessimismo de ter só esta rede implementada até 2050, não se verifique. Estamos a falar de 40 anos.

Obrigado pela contribuição, e espero que mais pessoas adicionem as suas ideias.:)

Xico205
July 27th, 2009, 04:28 AM
Bem vindo Pegeon, no geral gostei do que apresentaste, embora não concorde com tudo.:banana:

(Estive ausente do forum uma semana devido a férias).:banana::):cheers::nuts::lol:

Pegeon
July 27th, 2009, 07:25 AM
Bem vindo Pegeon, no geral gostei do que apresentaste, embora não concorde com tudo.:banana:

(Estive ausente do forum uma semana devido a férias).:banana::):cheers::nuts::lol:

Obrigado, pelas boas vindas

Só cá estou (registado) à uma semana:)

Férias é sempre bom :) :cheers: :nuts: :puke:

Se tiveres paciência, podias pôr um post a explicar o que alteravas/tiravas/acrescentavas.

Cumprimentos.

pedrodepinto
July 27th, 2009, 12:55 PM
Acho que só é possível, se houver avanços tecnológicos que facilitem (e que sejam bem mais baratos) a construção deste tipo de estruturas. São mais de 10 KM só para atravessar o Rio, o que, tambem, levanta a questão da viabilidade de um metropolitano com um espaço tão grande entre 2 estações.

Eu que sou mais pessimista, não me parece que isso venha alguma vez a ser feito...
A Ponte Vasco da Gama (é certo que está um pouco mais a norte, mas dá para comparar) tem "apenas" 17 quilómetros de extensão, mais do que toda a linha azul de hoje, e não está preparada para ser ampliada para acolher o transporte ferroviário e muito menos para ter uma plataforma inferior como a Ponte 25 de Abril... Portanto, ou se aproveita a suposta TTT para fazer passar mais economicamente o ML para a margem sul ou então fica quase só disponível a hipótese de túnel, que será naturalmente no troço em que o Estuário do Tejo é mais estreito, o que não se verifica de forma alguma naquela zona.
Além disso, o meio de transporte por excelência para servir o NAL quer ser o TGV, claro que são opções discutíveis, mas não estou a ver o metro a fazer 17 quilómetros sobre o Tejo e depois ainda andar mais uns tantos até ao NAL...

DanielFigFoz
July 27th, 2009, 03:32 PM
Eu meti uma linha circular, porque nao sei ate que longe e que a Linha das Colinas sera economicalmente viavel.

Xico205
July 27th, 2009, 05:37 PM
Obrigado, pelas boas vindas

Só cá estou (registado) à uma semana:)

Férias é sempre bom :) :cheers: :nuts: :puke:

Se tiveres paciência, podias pôr um post a explicar o que alteravas/tiravas/acrescentavas.

Cumprimentos.

Eu punha a tua linha Vermelha a acabar no Lumiar. E prolongava a verde a Alfragide. Estação na Horta Nova não. Telheiras2 punha entre o Continente e a Quinta dos Inglesinhos. Seguindo depois para a correspondência em Carnide.
Parto do princípio que estás a aproveitar a linha desactivada da CP entre Santa Apolónia e Oriente para prolongar a Linha Azul, assim sendo concordo (à superficie, como na actualidade).

Criava ainda uma nova linha a começar no 3º cais de Alvalade a rasgar a Alta de Lisboa com correspondência na tua linha vermelha que depois de Camarate seguiria em Viaduto para a Cidade Nova.

Para já é tudo.:lol:

pedrodepinto
July 28th, 2009, 01:18 AM
O terceiro cais de Alvalade só lá está para ocasiões especiais, não me parece que mais alguma vez cenha a ser utilizado para viagens do público em geral frequentes ;)...

Ricardo Jorge
July 28th, 2009, 01:40 AM
O terceiro cais de Alvalade só lá está para ocasiões especiais, não me parece que mais alguma vez cenha a ser utilizado para viagens do público em geral frequentes ;)...
Ou para as tuas temidas Calvanas! O pesadelo não te deixa :D

Tem outra função. que os maquinistas gostavam que mais estações tivessem: a ultrapassagem.

Xico205
July 28th, 2009, 02:47 AM
Eu acho que deveria ser utilizado para o prolongamento à Cidade Nova via Alta de Lisboa porque nem sequer necessita de cruzar com a verde, ficavam em paralelo até ás Calvanas.

Rexluso
July 28th, 2009, 09:57 AM
Quase todas as soluções me parecem boas. Julgo urgente a expansão a Ocidente (Benfica, Campo Ourique, Amoreiras, Ajuda, Belém, Restelo)... tudo zonas sem metro... e numa segunda fase a LAV-MIRAFLORES-QUEIJAS-JAMOR. Pergunta aos moradores de Oeiras: "Visto estarmos em período eleitoral, há alguma proposta por parte dos candidatos à Câmara de Oeiras para a extensão do ML?".

Barragon
July 28th, 2009, 11:18 AM
O isaltino sabe que ganha... para quê mandar bitaites como os de Loures e Amadora ? :lol:

Trajno
July 28th, 2009, 12:22 PM
só não sabe é se vai preso antes das eleições:lol:

mas enfim... como isto não é um país sério... lá se deve safar

pedrodepinto
July 28th, 2009, 01:03 PM
Tem outra função. que os maquinistas gostavam que mais estações tivessem: a ultrapassagem.

Também, tens razão, se avariar alguma composição pode ser posta ali ou então se não conseguiur movimentar-se fazer-se a ultrapassagem por ali :yes:!
Mas também tinha lido nalgum lado que às vezes punham lá a ML7 quando alguem queria fazer filmagens... E agora tem o benefício de ter uma estação toda bonita :D!

Barragon
July 28th, 2009, 05:03 PM
Brevemente vou fazer as minhas propostas de uma forma xpto :)

Barragon
July 28th, 2009, 05:11 PM
Já agora:

http://img208.imageshack.us/img208/5985/mapalisboametroweb2032.jpg

Monte Abrãao antes da Mina ??? :lol:

Frielas antes de SAC ??? :lol:

pedrodepinto
July 28th, 2009, 06:31 PM
Muito bem :D, depois estamos cá para comentar :nuts:!

Ricardo Jorge
July 28th, 2009, 06:44 PM
Estação da "Ladra"!! Realmente... :banana: Campo de Santa Clara, não?

"Linha do Golfinho"! :banana: Acho que é mais Linha da Tainha, mas pronto! :lol:

Espera lá... o que é que é o INETE???

PS: Metro até Caneças??

Barragon
July 28th, 2009, 06:48 PM
Vai dar umas grandas voltas :lol:

Ricardo Jorge
July 28th, 2009, 07:46 PM
Vamos lá falar sério. Eu, para começar, acho a recente proposta de expansão da Linha Amarela a coisa mais descaradamente eleitoralista que já vi.

Porquê só agora uma coisa tão óbvia? E porquê a promessa de algo tão moroso já para 2015?

Vamos rever o passado recente:

A Srª Ana Paula Vitorino disse aquando da inauguração da extensão a Santa Apolónia que a partir de agora toda a expansão do Metro iria ser sujeita a rigoroso escrutínio, e agora saem-se com um coelho destes da cartola para ser executado em 3 anos. Mais uma vez para fora do centro de Lisboa, algo que ela tanto ciriticou.

E depois da experiência que nós temos com os tempos de execução em Portugal, só se pode afirmar que é:
1: tão descaradamente irrealizável em tão pouco tempo que só pode ser uma anedota. (O detalhe aberrante da estação do "Infantado" é extraordinário);

2: e por isso estão claramente a pensar em fazer o metropolitano por aquele buraco a urbanizar, o que se torna na mais vil demonstração de hipocrisia desta gente que nos comanda;

3: e finalmente, o anúncio da Srª Ana Paula Vitorino é também um acenar ao financiamento da campanha eleitoral aos patrocinadores do costume, técnica a que já nos acostumaram.

É indecente.

E não há ninguém na comunicação social que denuncie estes energúmenos. Este país está entregue a um bando de bichos que só visto. Só o Santana Lopes é que serve para chacota, quando sinceramente o trabalho dele em Lisboa foi excelente e quase toda a dívida da CML foi herdada do tempo da fartura do João Soares, Sampaio e amigos. É indecente. É completamente indecente.

Até a porcaria do Túnel do Marquês serviu de trampolim para um Zé Arruaceiro se meter na Câmara. E o buraco orçamental que foram os túneis das Olaias? ninguém fala? Se há partido que mais me irrita neste país é o PS. É feito de uma massa de hipócritas e demagogos que ninguém tem a coragem de atacar de frente.

Barragon
July 28th, 2009, 07:50 PM
Então e aquela extensão ao Amadora Sintra? :lol: querem fazer um traçado em Z :lol:

Ricardo Jorge
July 28th, 2009, 07:52 PM
Então e aquela extensão ao Amadora Sintra? :lol: querem fazer um traçado em Z :lol:

Estás a falar a sério? Isso veio a público?
Com um trajecto vindo de que linha? da Linha Azul???

Barragon
July 28th, 2009, 07:56 PM
Sim... vê lá as notícias no thread do metropolitano!

Pelha
July 28th, 2009, 08:05 PM
Quase todas as soluções me parecem boas. Julgo urgente a expansão a Ocidente (Benfica, Campo Ourique, Amoreiras, Ajuda, Belém, Restelo)... tudo zonas sem metro... e numa segunda fase a LAV-MIRAFLORES-QUEIJAS-JAMOR. Pergunta aos moradores de Oeiras: "Visto estarmos em período eleitoral, há alguma proposta por parte dos candidatos à Câmara de Oeiras para a extensão do ML?".

Site PS Oeiras

Oeiras ficou para trás, tragicamente, na política de Transportes quando vê o Metro a chegar a outros concelhos, e capitula perante as dificuldades e constrangimentos de um projecto inovador como SATUO, que foi capaz de lançar mas se revela impotente para finalizar.

Nada de substancial..

Ricardo Jorge
July 28th, 2009, 08:09 PM
Sim... vê lá as notícias no thread do metropolitano!

Já estive a ver...

Não posso... o pessoal fez lá tantos posts que eu perdi essa pérola. Por isso que o Pelha estava a gozar com o cenário do pessoal ir todo a sangrar no metropolitano... eu até pensei que o post era a brincar com o Pombo:

Mas cabe na cabeça de alguém ir para o Hospital Amadora/Sintra de metro?!

É que já estou mesmo a imaginar o pessoal no metro a escorre-se em sangue dos ferimentos, ou será para os senhores doutores irem para o local trabalho.. :nuts:

O objectivo é claro, valorizar os terrenos e futuras urbanizações na envolvente do Hospital..

Não... digam-me que é mentira...

Pelha
July 28th, 2009, 08:26 PM
Não tenhas receio.. Apesar de estarmos a três meses das eleições, as autárquicas já mexem um pouco por todo o lado. Notícias destas não passam de mero aproveitamento político. Os portugueses têm uma memória muito curta, daqui a um ano ninguém se lembra.

Vou só dar um exemplo de uma notícia de 2006.

Concelho de Sintra quer metro e universidades

O documento propõe o prolongamento do metropolitano até Queluz e a ligação da linha de Cascais com a linha de Sintra por ferrovia, a construção de novas escolas e a criação ou deslocação de "pelo menos duas unidades de ensino superior para o concelho", que apenas conta com dois pólos universitários. De acordo com o presidente do município, o problema da educação é um dos que mais urge atacar.

DN, 13 Junho 2006

pedrodepinto
July 28th, 2009, 08:37 PM
Vamos lá ver, às vezes são projectos que podem sempre ser "remexidos" nas próximas eleições, em 2013 :lol:!

Barragon
July 28th, 2009, 08:38 PM
O que mais gosto é do traçado em Z :lol:

Wolf2009
July 28th, 2009, 08:45 PM
Não tenhas receio.. Apesar de estarmos a três meses das eleições, as autárquicas já mexem um pouco por todo o lado. Notícias destas não passam de mero aproveitamento político. Os portugueses têm uma memória muito curta, daqui a um ano ninguém se lembra.

Vou só dar um exemplo de uma notícia de 2006.

Pelha ninguém excepto o pessoal do forum.
Que vai ficar revoltado.

Barragon
July 28th, 2009, 08:58 PM
Mega extensão linha azul :lol:

http://img22.imageshack.us/img22/9509/amadora.jpg

pedrodepinto
July 28th, 2009, 09:13 PM
Sabem eles perfeitamente que o metro não suporta tanta curva...

Ricardo Jorge
July 28th, 2009, 10:14 PM
^^

Também estive a desenhar o traçado "maravilha", de acordo com as descrições avançadas:

http://img37.imageshack.us/img37/7625/extenso.jpg

Dispensa comentários...

DanielFigFoz
July 28th, 2009, 10:41 PM
Acho que so sera possivel indo da Reboleira ao Hospital sem estacoes no meio.

visconde
July 28th, 2009, 10:48 PM
o antonio costa agora no frente a frente no final falou numa proposta de "electricos rapidos" a fazer de circular entre linha vermelha-olivais-telheiras-benfica-campolide

ha projectos disso? o que é um "electrico rapido" ? é um metro de superficie estilo MP?

Trajno
July 28th, 2009, 11:04 PM
sim...electrico rápido é do tipo metro do porto ou metro da margem sul!!!

visconde
July 28th, 2009, 11:05 PM
entao mais valia dizer metro de superficie em vez de electrico rapido, o nome é mais giro

Ricardo Jorge
July 29th, 2009, 11:28 AM
entao mais valia dizer metro de superficie em vez de electrico rapido, o nome é mais giro

A nomenclatura tem a ver com a região do país em questão... :colgate:

pauloluso
July 29th, 2009, 11:46 AM
Olha que esta apelação já se espalhou além-fronteiras.:tongue3:
Em Madrid por exemplo, descobri esta empresa.
http://www.metroligero-oeste.es/

pedrodepinto
July 29th, 2009, 12:24 PM

Nem mais :lol:!
Esse trajecto seria interessante, mas também gostaria de ver já um mapa oficial, pelo menos a indicar os estudos :lol:!

NoNu
July 29th, 2009, 03:56 PM
Bem tive a ver os posts do prolongamento da linha azul até ao hospital Amadora-Sintra , e pela noticia que vem no publico, o projecto será este que eu fiz mas com a linha azul clara a partir dos comandos, apesar que concordava mais mesmo para a mobilidade e rede de transportes para o centro da cidade da amadora o percurso que eu fiz a azul escuro... o que acham? opiniões e criticas aceitam-se :)

cumps.

http://img268.imageshack.us/img268/193/linhaazul.jpg

Explicações para o porque das estações adicionais.

Amadora Centro - Localizada ao pé da estação da CP. Mais uma alternativa de transportes(apesar da linha de sintra) para a circulação dentro da cidade e para lisboa.

Escolas - Localização privilegiada pelo motivo da construção de novos empreendimentos naquela zona já em acabamentos e alguns ainda a iniciar e pela proximidade das escolas da amadora.

Lido - Esta talvez a estação mais questionável neste momentos , apesar da boa localização da cidade de queluz ao lado onde iria certamente captar muitas pessoas, e também pela esperança da revitalização e recuperação do cinema Lido para um centro comercial/cinemas/teatro onde iria captar muitas pessoas.

Hospital Amadora-Sintra - Estação terminal num hospital que iria certamente ter muita afluência, desde pacientes e visitantes a trabalhadores.
Estação com possível expansão para a zona de Carnaxide(já concelho de Oeiras).

Barragon
July 29th, 2009, 04:10 PM
Não faz sentido ....

Era uma ligação directa Reboleira/Damaia - Borel/Atalaia (na Avenida) - Amadora-Sintra

pedrodepinto
July 29th, 2009, 04:14 PM
Mas com esse traçado é impensável, só com pneus...

Barragon
July 29th, 2009, 04:21 PM
Então porque?

Ricardo Jorge
July 29th, 2009, 04:52 PM
Então porque?
O raio das curvas no trajecto que propuseram é impensavelmente reduzido. Era ver os rodados das composições a irem constantemente à oficina como acontece na Linha de Guimarães.

Aquilo não tem pés nem cabeça: os nossos políticos viram os mapas do "metro" do Porto e agora pensam que é tudo a mesma coisa. Abriu-se a caixa de pandora dos nomes e agora aparecem-lhes ideias confusas na cabeça em tempo de eleições.

O destino da Linha Azul depois da Reboleira ou é Algés ou Massamá, em trajectos suaves, como mandam os limites impostos pelo tipo de material circulante no ML, que são comboios a sério. Não são Eurotrams com sino "plim plim".

Trajno
July 29th, 2009, 07:30 PM
Acho que esta ligação ao hospital Amadora Sintra deveria ser o prolongamento da futura linha de trolleybus, a partir da Falagueira!!

A linha Azul do metro deveria seguir logo para sul, a seguir à Falagueira, em direcção a Alfragide e Outurela/Carnaxide

Pegeon
July 29th, 2009, 08:24 PM
Acho que esta ligação ao hospital Amadora Sintra deveria ser o prolongamento da futura linha de trolleybus, a partir da Falagueira!!

A linha Azul do metro deveria seguir logo para sul, a seguir à Falagueira, em direcção a Alfragide e Outurela/Carnaxide

Concordo totalmente!!

A Amadora precisa de ser mais bem servida de transportes. Mas esta situação tem de ser muito bem ponderada. A solução não deve passar pelo arruinar a eficiência e viabilidade da linha azul com este excesso de voltinhas e estações.

pedrodepinto
July 29th, 2009, 08:36 PM
Mesmo assim, não me parece que a linha azul saia da Reboleira, nos próximos 10 anos, mas :dunno:...

Xico205
July 29th, 2009, 08:47 PM
A mim já nada me espanta!:lol::bash::nuts::ohno:

visconde
July 29th, 2009, 09:58 PM
NoNu que exagero de estacoes.
A amadora ja tem 3 estacoes de comboio, para as desclocacoes pendulares chegam muito bem.

sigam a linha para alfragide norte que aquilo é so torres de 15 andares e nao tem transporte nenhum

mas tambem me parece que a reboleira é para ficar durante uns bons anos em terminal

Xico205
July 29th, 2009, 11:56 PM
Não tem transporte nenhum não é bem assim! Carris e Vimeca servem a zona.:banana:

dvf
July 30th, 2009, 12:32 AM
Eu pessoalmente acho que não era "Amadora-Centro" ou "perto da biblioteca" que queriam dizer... Parece-me bem mais plausível a estação no Borel depois da Atalaia. Até porque em breve os comandos irão urbanizar parte dos terrenos. E assim não existe essa curva acentuada.

dvf
July 30th, 2009, 10:46 AM
Bem, aqui vai o mapa que eu penso que reflecte melhor este novo prolongamento da linha Azul:

http://img106.imageshack.us/img106/6845/mapaazulnovo.jpg (http://img106.imageshack.us/i/mapaazulnovo.jpg/)

pedrodepinto
July 30th, 2009, 01:32 PM
Esse já é possível, tem curvas mais suaves :okay:!
Mas sendo a estação da Reboleira a sul da Amadora Este, muito dificilmente poderia o metro num tão curto espaço voltar para norte... Quanto muito para poente ou para sul, conforme aqui se vê :okay:!

DanielFigFoz
July 30th, 2009, 03:59 PM
Bem, aqui vai o mapa que eu penso que reflecte melhor este novo prolongamento da linha Azul:

http://img106.imageshack.us/img106/6845/mapaazulnovo.jpg (http://img106.imageshack.us/i/mapaazulnovo.jpg/)

:) So' acho que a estacao do Borel e a estacao do Hospital estao muito juntos.

Pegeon
July 30th, 2009, 06:46 PM

Acho que a linha na estação do hospital devia estar mais orientada para Sul para se dirigir a Carnaxide.

Isto se este prolongamento for mesmo inevitável.:ohno:

Cumprimentos

Reflex
July 30th, 2009, 06:50 PM
A sul se for para Carnaxide, a este se for para Queluz...

visconde
July 30th, 2009, 09:54 PM
a estacao de metro deve ficar com uma saida ali entre o hospital e a Quinta do Lago, de forma a ajudar essa urbanizacao apanhando mais gente.
ou entao depois no minimo que facam uma ligacao entre a Quinta do LAgo e o hospital
é incrivel como quem mora na quinta do lago mora a poucos metros do hospital e no entanto nao dá para ir a pé

se isto se confirma é uma salvação para os construtores dessa urbanizacao ... e mais uma vez o ML gasta €€ para os outros lucrarem.
quando é que fazem como nos outros paises em que o Metro ganha € com a valorizacao do terreno?

Reflex
July 31st, 2009, 12:47 AM
Posso-vos mostrar de forma mais ou menos fiel onde ficarão as futuras estações do prolongamento até ao Amadora-Sintra, à excepção da estação Hospital (o traçado é meramente indicativo, o que me interessa mais é a localização das estações...):

http://i15.photobucket.com/albums/a393/reflex_ssc/mlazul-1.jpg

Esse mapa é meu, retirado do que se pode ver por detrás da secretária de estado, hoje na apresentação, que dá para ver numa foto do Correio da Manhã (http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentID=D40E2FC9-327C-43C5-921E-2EAC4BCBF12A&channelID=00000021-0000-0000-0000-000000000021).

visconde
July 31st, 2009, 12:48 AM
porra a Atalia está colada à reboleira.
parece damasaido perto, tendo em conta que estamos num concelho periférico..

com tanta curva e tanta paragem, o metro ai vai perder imenso tempo.

eu ate percebo a ideia deles... metem ali o metro no Ic19 e poderia ser util para quem é da linha de Sintra ir ate la de carro bla bla..

mas para isso funcionar bem era preciso que a verde ja estivesse na pontinha o que nao parece que aconteça tão cedo..

assim so mesmo trocando para o comboio é que se chega a Lisboa, e para isso mais ir de carro até ao comboio e nao ate ao metro.

Reflex
July 31st, 2009, 01:00 AM
No thread ML (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=40559364#post40559364) (post #1326) podes ver uma imagem melhor, contemplando já a estação Hospital...;)

pedrodepinto
July 31st, 2009, 01:24 AM
Vamos lá ver ;)...

Barragon
July 31st, 2009, 02:47 AM
A estação da Atalaia fica mesmo colada... está uma bagunça....

Reflex
July 31st, 2009, 03:05 AM
Sim, isso... o facto de serem 3 estações onde no máximo dos máximos deveriam ser só 2... os esses que a linha faz... enfim, há muita coisa de errado neste prolongamento...

Barragon
July 31st, 2009, 03:27 AM
Era só uma ali na Avenida Conde Castro Guimarães e Amadora-Sintra.

Reflex
July 31st, 2009, 03:41 AM
Sim... mas por pura coincidencia (:D) a estação Atalaia servirá muito bem a Clinica de Santo António da Reboleira...

Barragon
July 31st, 2009, 03:42 AM
:ohno: que estupidez

Pegeon
July 31st, 2009, 05:53 AM
Este é m**** de rede que vamos ter em 2015(ou talvez 2019):bash:

E mesmo assim ainda acrescentei a ligação Rato-Alcântara (devem anunciá-la para a semana).:nuts:

http://img83.imageshack.us/img83/5428/mapalisboaeleitoral2015.jpg

dvf
July 31st, 2009, 01:24 PM
Posso-vos mostrar de forma mais ou menos fiel onde ficarão as futuras estações do prolongamento até ao Amadora-Sintra, à excepção da estação Hospital (o traçado é meramente indicativo, o que me interessa mais é a localização das estações...):

http://i15.photobucket.com/albums/a393/reflex_ssc/mlazul-1.jpg

Já acredito mais nesse traçado. Só por dizer que a estação da Atalaia estaria entre 500 a 600 metros da estação da Reboleira. Eu acho pouco, mas até é compreensível. Para quem conhece a zona, sabe que estamos a falar de um autentico "monte" ou "mini-montanha"! Entre a zona da Atalaia e a Reboleira exista uma grande inclinação.

Barragon
July 31st, 2009, 01:52 PM
mesmo assim... as pessoas do alto podem fazer muito bem 500 metros até ao Borel ou Reboleira

visconde
July 31st, 2009, 05:38 PM
Pegeon
se em 2015 tivessemos essa de rede podiamos ficar bem contentes :D

linha amarela em Alcantra e Vermelha em Campo de ourique em 2015?
duvido muito , ao passo a que eles andam no centro de Lisboa..

edit:
so agora e que vi na thread do ML que hoje chuveram noticias de provaveis expansoes, entre elas a verde até carnide :banana:

Pegeon
July 31st, 2009, 07:23 PM
Pegeon
se em 2015 tivessemos essa de rede podiamos ficar bem contentes :D

linha amarela em Alcantra e Vermelha em Campo de ourique em 2015?
duvido muito , ao passo a que eles andam no centro de Lisboa..

edit:
so agora e que vi na thread do ML que hoje chuveram noticias de provaveis expansoes, entre elas a verde até carnide :banana:

Também duvido, por isso é que a legenda aponta para um atraso de 4 anos.:)

Mas mesmo com estas novas expansões, acho que a rede vai continuar "fraca".

Cumprimentos

Barragon
July 31st, 2009, 08:15 PM
Aqui vão as minhas sugestões :yes:

Mapa 1

http://img204.imageshack.us/img204/8153/ml1l.jpg

Pegeon
July 31st, 2009, 09:06 PM
Esse mapa ficou com bom aspecto visual. É do "google maps" com a opção terrain. Só aprendi essa opção hoje.

Em relação às sugestões:

Concordo com o trajecto da linha vermelha Campo de Ourique-Carnaxide.

A linha verde está impossibilitada de fazer essa curva para Santa Catarina. No máximo conseguia ir a Santos e depois São Bento, devido à estação e seguimento do túnel actual (que quase, se encontra em Santos). Acho que devia seguir a frente ribeirinha até Algés.

Concordo com o trajecto da linha amarela.

Essa linha rosa acho que devia seguir em frente para Outorela e Alfragide.

Não vejo grande viabilidade no facto das linhas seguirem paralelas em grande parte do trajecto. Isso era caro como tudo pela quantidade de estações duplas.

Cumprimentos

Barragon
July 31st, 2009, 09:42 PM
O canal era utilizado pelas duas linhas.

Já se falou no facto do túnel ir até santos... vai ser alterado.

O que achas da ligação da verde a Belém?

Barragon
July 31st, 2009, 09:47 PM
Mapa 2

http://img248.imageshack.us/img248/6219/ml2.jpg

Pegeon
July 31st, 2009, 09:54 PM
Concordo totalmente com este mapa 2.

E já vi aí um bocadinho da linha das colinas:)

Em relação ao mapa 1, acho bem Belém ser servida pela verde. Muitos são contra a extensão do metro até Belém, por causa do serviço de comboio, mas não devem estar bem a ver a distância da estação até aos pontos de interesse.:cheers:

Barragon
July 31st, 2009, 10:18 PM
Por acaso tenho que melhorar o mapa 1 com a linha das colinas.

edit: já apaguei o mapa :lol: tenho que fazer outro de novo :lol:

dvf
July 31st, 2009, 10:42 PM
Barragon:

Mapa 1 - Acho que não faz sentido a expansão da linha verde.

Mapa 2 - A linha verde tem necessariamente de tocar na linha azul.

Reflex
July 31st, 2009, 10:46 PM
Barra, qual é a ideia de por no mapa 2, na linha castanha, uma estação Santa Maria mais longe do hospital do que actual da C.Univ?:lol:

Barragon
July 31st, 2009, 11:15 PM
O nome pode ser Católica :lol:

dvf tem que necessariamente tocar na azul? :lol:

visconde
July 31st, 2009, 11:27 PM
Não vejo grande viabilidade no facto das linhas seguirem paralelas em grande parte do trajecto. Isso era caro como tudo pela quantidade de estações duplas.
nos outros metros é normal fazer-se linhas paralelas em algumas estacoes.

em londres por exemplo ha muitas estacoes simples com apenas um cais que recebe mais que uma linha sem problemas.

a coisa de duas linhas precisarem de dois cais distintos so faz sentido se forem linhas prependiculares , ou com muito movimento .. ou para gastar dinheiro :D
de resto se forem linhas paralelas uma estacao simples chega.

dvf
July 31st, 2009, 11:30 PM
dvf tem que necessariamente tocar na azul? :lol:

É uma necessidade! :lol:

Barragon
July 31st, 2009, 11:32 PM
Mapa 3

:D

http://img31.imageshack.us/img31/1883/ml3m.jpg

beto_chaves
August 1st, 2009, 12:17 AM
Depois de ter acompanhado a evolução dos mapas aqui no forúm, apresento a versão mais actualizada do meu mapa. Além da rede de metro de Lisboa, incluí tb as redes de metro ligeiro das margens Norte e Sul.

Comentários são bem-vindos! :)

http://img187.imageshack.us/img187/2599/sistemametropolitanodet.png

Pelo que me apercebi, os mapas anteriormente apresentados não dão especial atenção à zona do actual Aeroporto da Portela. Supondo que o local poderá ser um misto de parque verde e área de construção (um cluster de skyscrapers?!?!?!!?) desenhei para lá algumas linhas...

Reflex
August 1st, 2009, 12:30 AM
Barra, eu aproveitava a linha verde clara do teu mapa 3 (ligando-a a Santa Apolonia) e transformava-a em metro ligeiro de superficie...:)

Barragon
August 1st, 2009, 12:35 AM
Foi com esse intuito que a meti :yes:

Barragon
August 1st, 2009, 12:38 AM
Beto... continua a existir uma grande confusão na linha rosa do MST...

Esta vai Fogueteiro-Fernão Ferro-Quinta do Conde-Coina-Santo António-Vale da Amoreira-Baixa da Banheira-Lavradio

Porque raio é que as estaçãoes do ML terminam em Frielas?

Onde é que Monte Abrãao fica antes da Mina? :lol:

pedrodepinto
August 1st, 2009, 12:43 AM
Excelentes projectos, linhas não muito grandes e sem bifurcações :applause:!

beto_chaves
August 1st, 2009, 12:47 AM
Beto... continua a existir uma grande confusão na linha rosa do MST...

Esta vai Fogueteiro-Fernão Ferro-Quinta do Conde-Coina-Santo António-Vale da Amoreira-Baixa da Banheira-Lavradio

Porque raio é que as estaçãoes do ML terminam em Frielas?

Onde é que Monte Abrãao fica antes da Mina? :lol:

Epa, as linhas de metro ligeiro são as que me dão mais trabalho... nao conheço a região... que sugerias então para a linha rosa do MST?

Qt à estação de frielas... onde seria melhor acabar?! Ligar à linha Amarela?

Barragon
August 1st, 2009, 12:56 AM
Claro :yes:

E não sei como vão acabar no infantado... aquilo é leito de cheia :lol:

Eu já faço um mapa do MST com as novas ligações que passaram nos jornais

beto_chaves
August 1st, 2009, 01:07 AM
Fico então à espera do mapa...
thanks

Pelha
August 1st, 2009, 01:27 AM
Qualquer dia somos todos convidados pelo governo para a administração do metro. :lol:

pedrodepinto
August 1st, 2009, 01:36 AM
Não era mau pensado :lol:!

beto_chaves
August 1st, 2009, 01:39 AM
^^
Diz lá que não era "porreiro"?! :lol:

Reflex
August 1st, 2009, 02:01 AM
Vocês querem é tacho...:D

Já agora, onde é que vocês criam os diagramas?:)

beto_chaves
August 1st, 2009, 02:25 AM
Vocês querem é tacho...:D

Já agora, onde é que vocês criam os diagramas?:)

Com a crise que vai para aí ter um lugar no metro de lisboa nao era mau de todo! :)

eu criei este mapa com base no que está no urbanrail.net
já tentei criar outros tendo por base os mapas q o site do metro disponibiliza ou por mapas do google... mas gosto mais deste método. de resto é td feito num programa de edição de imagem (eu uso o pain.NET)

Reflex
August 1st, 2009, 03:10 AM
Obrigado!:okay:

Xico205
August 1st, 2009, 04:35 AM
Os mapas do Beto Chaves têm um gráfico espetacular. Têm uma clareza muito grande. Gostei:)

pauloluso
August 1st, 2009, 10:33 AM
Os mapas do Beto Chaves têm um gráfico espetacular. Têm uma clareza muito grande. Gostei:)

Os do Pegeon e do Barra não ficam atrás.

pauloluso
August 1st, 2009, 11:16 AM
Aqui vão as minhas sugestões :yes:

Mapa 1

http://img204.imageshack.us/img204/8153/ml1l.jpg

Estejam atentos a este cruzamento de linha verde com a Amarela.
Já se está a falar dele.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1394068&idCanal=59

Nunes da Silva lembra que a zona das Amoreiras, "com o que existe, o que está em curso e o que está previsto" se vai tornar "uma nova centralidade" ao nível do sector terciário e também da habitação. Se a isto juntarmos o futuro campus universitário de Campolide, encontramos "pólos geradores de tráfego extremamente importantes", que o professor catedrático do Instituto Superior Técnico não tem dúvidas de que justificam uma extensão do metro.

O técnico, que integra as listas de António Costa à presidência da Câmara de Lisboa, defende ainda a importância da extensão da Linha Amarela à Estrela e Alcântara, mas admite uma outra hipótese: estender antes esta linha por São Bento e Santos e uni-la nesse ponto à Linha Verde, a partir do Cais do Sodré.

Semelhanças?

beto_chaves
August 1st, 2009, 11:37 AM

obrigado! :)

Barragon
August 1st, 2009, 02:09 PM
paulo eles referem que a linha amarela deverá vir para baixo em São Bento e não para a Lapa... cruzando com a Verde

Barragon
August 1st, 2009, 02:09 PM
beto ve isto :D

http://img146.imageshack.us/img146/1138/mst.jpg

Reflex
August 1st, 2009, 02:33 PM
Paulo, no outro thread do ML transcrevi um estudo do PDM onde é proposta a ligação da verde com a vermelha no Cais do Sodré (indo a vermelha lá ter a partir de Campo de Ourique...). Uma coisa parece certa... pela primeira vez parece haver vontade de ligar duas linhas nessa zona e de servir as zonas de São Bento e Santos. Agora quando e por que linha...:dunno:

Barragon
August 1st, 2009, 02:34 PM
Desde que falem disso... mas é uma queda impressionante... desde COurique até Sants

Reflex
August 1st, 2009, 03:03 PM
Teria uma suposta ligação à Estrela e depois sempre a descer... eu continuo a não perceber como raio isso é possível, mas se for, óptimo!:)

Barragon
August 1st, 2009, 03:06 PM
Sim.. e dessa forma não ficaria tão proxima da vermelha nos Prazeres...

beto_chaves
August 1st, 2009, 04:09 PM
[QUOTE=Barragon;40631838]beto ve isto :D

http://img146.imageshack.us/img146/1138/mst.jpg

Barragon, quem desenhou essa hiper mega rede?!

Barragon
August 1st, 2009, 04:11 PM
eu estou a vê-la :dunno:

beto_chaves
August 1st, 2009, 05:51 PM
eu estou a vê-la :dunno:

Agr já vejo! vou fazer as minhas adaptações... :)

foste tu que desenhaste?!

Barragon
August 1st, 2009, 07:03 PM
Fui eu :)

Tive a ver e vou fazer umas ligeiras alterações

pauloluso
August 1st, 2009, 07:04 PM
Paulo, no outro thread do ML transcrevi um estudo do PDM onde é proposta a ligação da verde com a vermelha no Cais do Sodré (indo a vermelha lá ter a partir de Campo de Ourique...). Uma coisa parece certa... pela primeira vez parece haver vontade de ligar duas linhas nessa zona e de servir as zonas de São Bento e Santos. Agora quando e por que linha...:dunno:

paulo eles referem que a linha amarela deverá vir para baixo em São Bento e não para a Lapa... cruzando com a Verde

Eu sei que não é bem igual, mas também dizem que é uma ideia. Ainda não está nada decidido.
Achei piada ver umas semelhanças nas estações chave que apontam e que tinhas posto no teu mapa Barra, ou seja cruzamento de linhas na estação Estrela, estação em São bento e Santos. No teu mapa é uma só: São Bento/Santos.
Só mostra que são estensões lógicas e que fazem todo o sentido terem metro.

Barragon
August 1st, 2009, 07:15 PM
Já há muitos anos... são zonas antigas.... não entendo porque não pensaram em fazer antes... pelos solos? ou pelo eléctrico já passar nessa zona?

Barragon
August 1st, 2009, 07:16 PM
btw: beto já mudei o mapa do mst no teu post e no meu. Mexi nas linhas da zona da Caparica. Meti a circular azul :yes:

pauloluso
August 1st, 2009, 07:57 PM
Já há muitos anos... são zonas antigas.... não entendo porque não pensaram em fazer antes... pelos solos? ou pelo eléctrico já passar nessa zona?
Pois. Deverá ser isso.
Um dos maiores impedimentos da expansão do Metro tem sido interesses económicos. Tudo se resolvia com uma só empresa a gerir todos os transportes da area metropolitana de Lisboa.
Já não havia cá essas guerrinhas.