View Full Version : Metropolitano de Lisboa: Sugestões para Prolongamentos e Novas Linhas
emarques May 24th, 2010, 06:30 PM Quem apanha o metro na Amadora ou Odivelas já paga quase 28 euros pelo passe "30 dias". Quem anda por Lisboa paga quase 18 euros pelo mesmo passe. Dá para perceber quem anda "de borla" no ML.
Devo reconhecer que é bastante idiota uma diferença de preços tão grande pelo direito de aceder a mais três estações. Mas mesmo 27,20€ por um passe de metro não é caro. A 1,1€ por viagem, os tais 27,20€ compram 24 viagens de metro (os 18,5€ a 0,80€ por viagem dão para 23 viagens). Se fizeres só casa/trabalho/casa de metro, é o equivalente a 12 dias. Num mês-tipo de 22 dias úteis, andas 10 dias à borla mesmo que não uses o metro para mais nada.
E eu estava a pensar mais nas pessoas que comprar os passes combinados (há assim tanta gente a comprar passe só para o metro?) Um C+ML U30 custa 28,10€, o que acaba por ser bastante baratucho. Não sei bem quanto vai para cada um dos operadores, por isso vou assumir 50-50.
Oponopono May 24th, 2010, 06:46 PM C+ML U30
O que é isso? É preciso um manual de instruções do tamanho duma lista telefónica (páginas brancas, das antigas) para decifrar a quantidade de passes que existe em Lisboa.
Ricardo Jorge May 24th, 2010, 07:34 PM Outra vez dvf ?
Queres engolir novamente os numeros de fontes oficiais ?
Vais dizer outra vez barbaridades do tipo que a Falagueira tem mais gente que Benfica, Campolide e Campo de Ourique juntos ?
Eu já sei qual é a tua opinião, e tu já devias de saber qual é a minha, agora vires-me constantemente acusar de escrever mentiras isso não te admito, ainda para mais quando até já foste desmentido, tanto pelos números oficiais como inclusivamente pelas tuas próprias fontes, é não teres noção do ridiculo daquilo que escreves.
Ele passou não sei quanto tempo a chamar-me mentiroso quando estive a morar na Falagueira. Dizia que era invenção minha para provar que aquela estação tem uma afluência medíocre, sofrível e que todas as informações por mim disponibilizadas eram forjadas com base num qualquer amigo meu que lá morava.
Quer dizer... mesmo que eu tivesse feito uma grande encenação só para provar que tinha razão (porque é que eu faria isso? porquê, pergunto-me), os dados que apresentei são verídicos. Mesmo que as filmagens que tenho fossem emprestadas, elas são reais.
Aquela estação foi claramente feita a pensar na futura urbanização e até lá a maior parte da clientela que tem são das pessoas que lá deixam os carros nos terrenos provisoriamente baldios.
Alguns terminais de autocarros foram também provisoriamente deslocados para lá. Aquilo é tão deserto que à noite, esperar sozinho pelo metro, é uma grande probabilidade.
dvf May 24th, 2010, 08:34 PM Quem paga rendas ou prestações da casa, em geral, muito superiores aos habitantes de fora de Lisboa, para mim, devem ter o direito de pagar menos por deslocações mais curtas. E o preço do passe são 18,50.
O ML é uma empresta que presta um serviço de transporte de pessoas ou é uma empresa de avaliação imobiliária?
dvf May 24th, 2010, 08:37 PM Eu já sei qual é a tua opinião, e tu já devias de saber qual é a minha, agora vires-me constantemente acusar de escrever mentiras isso não te admito, ainda para mais quando até já foste desmentido, tanto pelos números oficiais como inclusivamente pelas tuas próprias fontes, é não teres noção do ridiculo daquilo que escreves.
A minha pergunta mantém-se:
Dados que sustentem o que afirmas? Pelos exemplo vindos a público, oq ue se passa é precisamente o contrário. Basta ver o caso do Terreiro do Paço.
Até lá, dizer que "os custros de construção/manutenção não seriam monumentais como os dos prolongamentos para fora de Lisboa" é uma pura imaginação da tua parte. Ainda para mais quando vemos os custos de uma extensão como o Terreiro do Paço por exemplo.
Porque andares a defender a injustiça de distribuição de fundos é normal, és um dos beneficiados com ela, pois vives em Lisboa. Mas as restantes milhões de pessoas fora de Lisboa têm o direito de reclamar uma maior justiça na aplicação dos fundos, nomeadamente no transporte ferroviário.
dvf May 24th, 2010, 08:43 PM Ele passou não sei quanto tempo a chamar-me mentiroso quando estive a morar na Falagueira. Dizia que era invenção minha para provar que aquela estação tem uma afluência medíocre, sofrível e que todas as informações por mim disponibilizadas eram forjadas com base num qualquer amigo meu que lá morava.
Não retiro uma virgula. Mas isso já foi mais que debatido aqui. Chegou ao ponto de pessoas que estavam completamente contra mim em tudo, darem-me razão.
Aquela estação foi claramente feita a pensar na futura urbanização e até lá a maior parte da clientela que tem são das pessoas que lá deixam os carros nos terrenos provisoriamente baldios.
A estação foi concluída em 2003. Já vamos em 2010 e ainda não existe nenhuma urbanização.
Alguns terminais de autocarros foram também provisoriamente deslocados para lá. Aquilo é tão deserto que à noite, esperar sozinho pelo metro, é uma grande probabilidade.
Só mesmo quem não conhece a zona pode dizer tal coisa. Apenas a a partir das 21h30 é que a zona começa a "perder" pessoas. Até essa hora as estações de camionetas estão cheias, assim como a afluência aos parques de automóveis ao lado das estações e a saída da estação.
Ricardo Jorge May 24th, 2010, 08:44 PM Porque andares a defender a injustiça de distribuição de fundos é normal, és um dos beneficiados com ela, pois vives em Lisboa. Mas as restantes milhões de pessoas fora de Lisboa têm o direito de reclamar uma maior justiça na aplicação dos fundos, nomeadamente no transporte ferroviário.
Graças à fantástica mobilidade de Lisboa e aos brilhante planos urbanísticos, em 25 anos a população de Lisboa desceu de 830.000 habitantes para menos de 500.000...
Acho que é melhor então desabitar Lisboa e transferir toda a rede de metro para a periferia tal como não se faz em mais sítio nenhum.
Ricardo Jorge May 24th, 2010, 08:50 PM Não retiro uma virgula. Mas isso já foi mais que debatido aqui. Chegou ao ponto de pessoas que estavam completamente contra mim em tudo, darem-me razão.Não retiras uma vírgula porque tens carácter duvidoso e má formação pessoal.
Quando alguém te diz alguma coisa que não gostas chamas as pessoas de mentirosas. Poderias ter apenas ideias desmentadas, mas és também um difamador e provocador barato.
Além de que ninguém te deu razão em coisa nenhuma. Muito certamente projectas nos outros a desonestidade intelectual que para ti seria aceitável.
RoadsterRunner May 24th, 2010, 09:41 PM A minha pergunta mantém-se:
Apenas estas a reafirmar a mediocridade dos teus argumentos.
Já tivemos esta conversa n vezes, já te foi tudo mostrado e elucidado com acesso a fontes oficiais e inclusivamente com as que disponibilizaste, senão te lembras, não tenho culpa que a tua memoria seja de apenas 2 kb.
É que considero legitimo que não concordes com a minha opinião, por ai tudo bem, agora vires dizer que factos concretos são mentira, ai é que estás a passar das marcas.
Até lá, dizer que "os custros de construção/manutenção não seriam monumentais como os dos prolongamentos para fora de Lisboa" é uma pura imaginação da tua parte. Ainda para mais quando vemos os custos de uma extensão como o Terreiro do Paço por exemplo.
Porque andares a defender a injustiça de distribuição de fundos é normal, és um dos beneficiados com ela, pois vives em Lisboa. Mas as restantes milhões de pessoas fora de Lisboa têm o direito de reclamar uma maior justiça na aplicação dos fundos, nomeadamente no transporte ferroviário.
Eu é que defendo a injustiça na distribuição de fundos ?
É que novamente tenho de me repetir, pois considero um erro tremendo investir em obras com custos megalomanos que antecipadamente é notório que só vão agravar o prejuizo de uma empresa que já está numa situação de défice tremendo. Se se pode investir menos e ainda assim seguir numa direcção correcta no que respeita a um equilibrio das contas do ML bem como fornecer acesso a muito mais pessoas a este transporte publico, não percebo onde esta a duvida.
emarques May 24th, 2010, 09:44 PM O que é isso? É preciso um manual de instruções do tamanho duma lista telefónica (páginas brancas, das antigas) para decifrar a quantidade de passes que existe em Lisboa.
Carris + Metro, urbano (coroa L), 30 dias. :D
trigger7 May 24th, 2010, 10:01 PM O ML é uma empresta que presta um serviço de transporte de pessoas ou é uma empresa de avaliação imobiliária?
E eu disse que era? :lol:
Deve-se servir com prioridade as zonas mais densas e centrais para que seja mais atractivo viver dentro da cidade apesar dos preços mais elevados das habitações.
trigger7 May 24th, 2010, 10:12 PM Graças à fantástica mobilidade de Lisboa e aos brilhante planos urbanísticos, em 25 anos a população de Lisboa desceu de 830.000 habitantes para menos de 500.000...
Acho que é melhor então desabitar Lisboa e transferir toda a rede de metro para a periferia tal como não se faz em mais sítio nenhum.
Exactamente!
Eu se comprar uma casa por metade do preço por exemplo em Alcochete ou Loures, não vou começar a exigir metro até à porta por uma questão de justiça.
O barato tem as suas contrapartidas..
dvf May 25th, 2010, 05:34 PM Graças à fantástica mobilidade de Lisboa e aos brilhante planos urbanísticos, em 25 anos a população de Lisboa desceu de 830.000 habitantes para menos de 500.000...
Bom dado para a "discussão": porque razão continuam a ser escandalosamente beneficiadas 500 mil pessoas....
... e esquecidas as "quase 2.5 milhões de habitantes" restantes na AML (http://www.aml.pt/index.php?&iLevel1=gaml&iLevel2=territorio&iContent=index.html).
dvf May 25th, 2010, 05:35 PM Não retiras uma vírgula porque tens carácter duvidoso e má formação pessoal.
Nunca menti neste fórum. E em relação a ti, isso é mais que suficiente.
dvf May 25th, 2010, 05:37 PM Deve-se servir com prioridade as zonas mais densas e centrais para que seja mais atractivo viver dentro da cidade apesar dos preços mais elevados das habitações.
Sendo a AML uma região com vários pólos habitacionais. comerciais e empresariais, o conceito de centro como sendo Lisboa cidade à muito que deixou de existir. E o ML não deve fazer qualquer avaliação do "preço imobiliário". Deve transportar pessoas.
dvf May 25th, 2010, 05:39 PM Eu se comprar uma casa por metade do preço por exemplo em Alcochete ou Loures, não vou começar a exigir metro até à porta por uma questão de justiça.
Se nessa zona viverem centenas de milhares de pessoas, tens todo o direito em exigir que os impostos pagos por ti, e pelos restantes habitantes, tenham uma representação real na seu dia-a-dia.
Ricardo Jorge May 25th, 2010, 09:44 PM Nunca menti neste fórum. E em relação a ti, isso é mais que suficiente.
A tua bandeira ******* tem sido que eu menti quando disse morei na Falagueira durante 2 anos lectivos (de Outubro de 2007 a Abril de 2009), e que por essa suspeita tua não tenho credibilidade.
Então a tua base para me chamar mentiroso era de que eu não apresentava provas, como se fosse natural eu revelar em público a minha vida privada.
Que é que tu queres como provas? queres facturas, queres fotos, queres ir perguntar à esquadra da Venda-Nova? à tasca do Alentejano? à loja de música do Tinoco? à mercearia da rua vicente esteves? és muita triste mas já é castigo suficiente viveres contigo mesmo.
trigger7 May 26th, 2010, 12:44 AM o conceito de centro como sendo Lisboa cidade à muito que deixou de existir.
Não exageres. O centro da área metropolitana de Lisboa é Lisboa.
Se nessa zona viverem centenas de milhares de pessoas, tens todo o direito em exigir que os impostos pagos por ti, e pelos restantes habitantes, tenham uma representação real na seu dia-a-dia.
Bem então seguindo esse raciocínio os 10 milhões de habitantes de Portugal deviam ter metro na sua localidade.
Atenção que eu acho que o metro se deve expandir também para os arredores mas só quando Lisboa tiver uma rede de metro com uma cobertura decente.
Acho que para fora de Lisboa se devia apostar no metro de superfície e/ou redes de autocarros públicos, eficazes, baratos e acabar com as transportadoras privadas que são uma roubalheira.
Sei que é difícil porque ordenamento dos arredores foi péssimo, construiu-se muito no meio do nada, sem avenidas largas e extensas que possam criar uma verdadeira rede de faixas BUS ou faixas dedicadas a metros de superfície. Mas é possível, e para mim, a opção mais barata e eficaz que cubra a extensão enorme que são os arredores de Lisboa
visconde May 26th, 2010, 01:08 AM O meu pai foi morar para Mafra à uns tempos, e agora está muito triste porque demora 1h a chegar ao trabalho no Oriente.
Acho inadmissível nao se fazer uma linha de metro até mafra. Gasta-se tanto €€€ com o metro no centro de Lisboa, e em Mafra nao ha nada.
Depois de Loures, Mafra é o caminho obvio a seguir pela linha amarela, o meu pai tambem paga impostos, e nao deve ser descriminado.
Alem disso é forma dos turistas poderem ver o Convento de Mafra mais facilmente.
O que acham desta proposta?
http://img35.imageshack.us/img35/5558/semttulokwy.jpg
pedrodepinto May 26th, 2010, 02:07 PM Já estamos a descambar, não? Daqui a pouco a linha amarela ia até Torres Vedras...
b4 May 26th, 2010, 04:13 PM ^^O meu pai foi morar para Mafra à uns tempos, e agora está muito triste porque demora 1h a chegar ao trabalho no Oriente.
Acho inadmissível nao se fazer uma linha de metro até mafra. Gasta-se tanto €€€ com o metro no centro de Lisboa, e em Mafra nao ha nada.
Depois de Loures, Mafra é o caminho obvio a seguir pela linha amarela, o meu pai tambem paga impostos, e nao deve ser descriminado.
Alem disso é forma dos turistas poderem ver o Convento de Mafra mais facilmente.
O que acham desta proposta?
http://img35.imageshack.us/img35/5558/semttulokwy.jpg
:lol:Ironic
AG239 May 26th, 2010, 04:16 PM Já estamos a descambar, não? Daqui a pouco a linha amarela ia até Torres Vedras...
Tem calma...o Visconde está no gozo! :lol:
sybrenp May 26th, 2010, 07:01 PM Já estamos a descambar, não? Daqui a pouco a linha amarela ia até Torres Vedras...
E que tal Torres Novas? :D
visconde May 26th, 2010, 07:51 PM Não estou nada a gozar, o meu pai mora mesmo em Mafra :lol:
pedrodepinto May 26th, 2010, 08:20 PM Eu percebi que estava no gozo :lol:, mas o problema não é esse, é toda a conversa que vem de trás :nuts:!
Ricardo Jorge June 6th, 2010, 01:57 AM Acho que vou fazer uma poll.
A seguir ao Aeroporto a linha vermelha deve cruzar-se com a linha amarela no Lumiar ou no Campo Grande?
É a única maneira de sabermos a opinião geral.
Barragon June 6th, 2010, 01:59 AM Pois... às tantas até dá para ser as duas...
pedrodepinto June 6th, 2010, 01:33 PM Não percebi agora essa tua afirrmação, Barra :lol:... Ficávamos empatados, era isso?
emarques June 6th, 2010, 03:55 PM Acho que vou fazer uma poll.
A seguir ao Aeroporto a linha vermelha deve cruzar-se com a linha amarela no Lumiar ou no Campo Grande?
É a única maneira de sabermos a opinião geral.
A linha vermelha não deve simplesmente cruzar a amarela, deve entroncar com ela antes do Campo Grande (usando o ramal do PMO?) e separar-se dela depois do Lumiar.
Só para contrariar...
Barragon June 6th, 2010, 05:02 PM Não percebi agora essa tua afirrmação, Barra :lol:... Ficávamos empatados, era isso?
com a mania das bifurcações...
pedrodepinto June 6th, 2010, 07:34 PM Valha-me Deus, espero que não :|!
Betelgeuse June 6th, 2010, 09:07 PM Faz sentido que a linha vermelha seja prolongada até o aeroporto, se è prevista a construcção de um novo aeroporto num outro lugar?
Barragon June 6th, 2010, 09:35 PM claro que sim... a estação ficará em funcionamento durante 10 anos pelo menos.
visconde June 6th, 2010, 09:36 PM novo aeroporto? onde?
a estação está pronta em 2011, o NAL nem em 2020.. portanto sim :D
quanto a prolongamento depois....
nao tenho duvidas que o campo grande era mais pratico para muitos dos utilizadores ...A mim tambem me daria me mais jeito a vermelha no campo grande que no lumiar ja que me poupa trocas de linha...
mas como nao sou egoista, acho mais importante o metro passar na alta como planeado inicialmente.
muita gente comprou casa a contar com isso, e uma urbanização daquelas nao pode ficar sem metro assim sem razão aparente
dvf June 6th, 2010, 09:42 PM Graças à fantástica mobilidade de Lisboa e aos brilhante planos urbanísticos, em 25 anos a população de Lisboa desceu de 830.000 habitantes para menos de 500.000...
O problema da desertificação de Lisboa não é a mobilidade. Se assim fosse zonas com a Baixa-Chiado não estariam sem ninguém, pois têm da melhor mobilidade de todo o Portugal.
Isso é apenas mais uma tentativa para tentar esconder o facto que Lisboa é ridiculamente beneficiada em termos de meios de transporte, com quase 2 milhões de pessoas fora de Lisboa sem receberem o devido retorno dos seus impostos.
E mais, se o ML é uma empresa de análise imobiliária e instrumento urbanístico da cidade de Lisboa, então que passe a ser uma empresa municipal de Lisboa.
pedrodepinto June 6th, 2010, 09:42 PM mas como nao sou egoista, acho mais importante o metro passar na alta como planeado inicialmente.
muita gente comprou casa a contar com isso, e uma urbanização daquelas nao pode ficar sem metro assim sem razão aparente
Muito bem dito :banana:!
Quanto à questão do Aeroporto, as novas previsões de inauguração do NAL apontavam para 2022, portanto ainda temos o ML a servir a Portela durante, pelo menos, 11 anos :okay:!
visconde June 6th, 2010, 09:48 PM 2022? estás muito confiante :lol:
dvf June 6th, 2010, 09:50 PM Não exageres. O centro da área metropolitana de Lisboa é Lisboa.
Como pode sr Lisboa quando grande parte das empresas tecnológicas em Portugal estão em Oeiras? E as farmacêuticas em Oeiras, em parte na Amadora? E as estruturas comerciais de Sintra? Lisboa já não é o centro da AML, aliás, muitas pessoas da AML já nem passam pela cidade de Lisboa para fazerem a sua vida.
Bem então seguindo esse raciocínio os 10 milhões de habitantes de Portugal deviam ter metro na sua localidade.
Mais uma tentativa de desconversar. Não existe qualquer justificação para núcleos urbanos grandes, como Oeiras, Sintra, Odivelas, Loures, que em tudo são parecidos com a cidade de Lisboa, não tenham meios de transporte do mesmo nível. Se tens um grupo de portugueses, que pagam impostos, com a mesma densidade populacional que zonas de Lisboa e perto de redes de transporte, porque razão optar por Lisboa e não por estes? Descriminação?
Atenção que eu acho que o metro se deve expandir também para os arredores mas só quando Lisboa tiver uma rede de metro com uma cobertura decente.
Porque razão devem milhões de portugueses esperarem para umas centenas de milhares terem transporte "de luxo" à porta? O que se deve exigir é uma repartição justa do dinheiro. Não baseado em fronteiras virtuais do território, mas em função do número de pessoas que beneficiam com esse transporte.
dvf June 6th, 2010, 09:55 PM A seguir ao Aeroporto a linha vermelha deve cruzar-se com a linha amarela no Lumiar ou no Campo Grande?
No Campo Grande. Numa óptica de optimização do investimento (cruzamento de três linhas num só ponto, sendo que duas passam na superfície) é o melhor que pode ser feito.
visconde June 6th, 2010, 11:11 PM portanto, tu refilas por todos os lados que ha zonas residenciais com muita gente onde nao fazem metro... bla bla
e depois dizes que o metro se deve desviar da Alta de Lisboa (que é so dos bairros com mais habitação..) e seguir directamente para o campo grande onde nao vai abranger nenhuma zona nova?
pedrodepinto June 6th, 2010, 11:55 PM 2022? estás muito confiante :lol:
Era a última data prevista :lol:!
pedrodepinto June 6th, 2010, 11:56 PM portanto, tu refilas por todos os lados que ha zonas residenciais com muita gente onde nao fazem metro... bla bla
e depois dizes que o metro se deve desviar da Alta de Lisboa (que é so dos bairros com mais habitação..) e seguir directamente para o campo grande onde nao vai abranger nenhuma zona nova?
Exacto :yes:. Além de que já referimos vezes sem conta que o Campo Grande tem limitações técnicas... Podem ser ultrapassáveis, mas envolvem grandes constrangimentos técnicos e certamente grandes investimentos...
dvf June 7th, 2010, 12:11 AM portanto, tu refilas por todos os lados que ha zonas residenciais com muita gente onde nao fazem metro... bla bla
Eu não defendo um metro autocarro. Defendo um sistema metropolitano para a AML.
Mas a tua opinião espelha bem o que venho a dizer: defendes a injustiça do investimento público e o continuar do favorecimento das pouco mais de 500 mil pessoas da cidade de Lisboa.
A Alta de Lisboa já é servida pela Linha Amarela, com a estação do Lumiar e mesmo a Ameixoeira. Portanto não é preciso mais investimento nessa zona num sistema em que uma estação custa dezenas de milhões de euros. Isto quando zonas de Loures continuam sem metropolitano.
Barragon June 7th, 2010, 12:15 AM A ligação Aeroporto - Centro de Lisboa deveria ser realizado através da Linha Azul Bébé do meu mapa :)
visconde June 7th, 2010, 12:43 AM quem mora em loures sempre soube que o metro nao estava à porta.
quem foi morar para a Alta de Lisboa comprou casa a ver estudos de que aquilo ia ter metro à porta o que nao acontece (a amarela passa ao lado..).
Eu não defendo um metro autocarro.
pois , defendes um "metro-comboio-Suburbano", nao sei qual é melhor lol
Ricardo Jorge June 7th, 2010, 01:05 AM Ok... toca a fazer a poll, mas preciso saber quais são as opções.
Depois da extensão do Oriente ao Aeroporto, a Linha Vermelha deve
1. cruzar a Linha Amarela no Lumiar, com uma estação na Alta de Lisboa
2. cruzar a Linha Amarela no Campo Grande, com uma estação em (???)
3. outra solução ?
4. ?
@ emarques, qual seria a tua ideia?
visconde June 7th, 2010, 01:12 AM se for para o campo grande nao tem nenhuma estação intermédia
ou seja, fica um tunel enorme sem nada no meio , e é um desperdicio ja que a alta está a frente do aeroporto
se fizerem para o Campo Grande parece que o Ml se anda a desviar dos clientes em vez de ir ter com eles lol
Ricardo Jorge June 7th, 2010, 01:50 AM ^^ Também acho, mas faz falta uma ligação completa que faça o trabalho da 2ª circular...
Arucard June 7th, 2010, 02:40 AM Ok... toca a fazer a poll, mas preciso saber quais são as opções.
Depois da extensão do Oriente ao Aeroporto, a Linha Vermelha deve
1. cruzar a Linha Amarela no Lumiar, com uma estação na Alta de Lisboa
2. cruzar a Linha Amarela no Campo Grande, com uma estação em (???)
3. outra solução ?
4. ?
@ emarques, qual seria a tua ideia?
Por minha parte escolheria a primeira opção, visto ser o prolongamento mais lógico e servir a Alta de Lisboa pelo caminho. :)
dvf June 7th, 2010, 10:22 AM quem mora em loures sempre soube que o metro nao estava à porta.
quem foi morar para a Alta de Lisboa comprou casa a ver estudos de que aquilo ia ter metro à porta o que nao acontece (a amarela passa ao lado..).
Quem foi morar para a Alta de Lisboa não sabia que ia ter metro à porta. Não existia nenhum plano do metro real, com estudos reais ou planos concretos para tal efeito. O que sabia era o que se falava ou quanto muito um plano de intenções.
Dizer que a amarela passa ao lado é simplesmente querer dizer que todos os bairros da cidade de Lisboa devem ter metro à porta. Lá está, o metro-autocarro. Infelizmente isso é totalmente insustentável para qualquer sistema de transporte do tipo do ML.
E para concluir, o ML não e uma ferramenta urbanística ao serviço da cidade de Lisboa, é uma empresa que transporta pessoas. E deve ir para onde existem pessoas em número suficiente para o tornar rentável, quer em passageiros quer em impostos pagos, como é o caso de Loures.
pois , defendes um "metro-comboio-Suburbano", nao sei qual é melhor lol
Definições de suburbano baseadas em fronteiras virtuais colocadas em mapas, só mesmo quem pretende favorecer uma determinada população (os 500 mil da cidade de Lisboa) contra outra (os milhões da AML).
Mas eu defendo uma nova abordagem do ML, enquanto tu a continuação do metro-autocarro (Com estações como Carnide, Parque, Cabo Ruivo) e foi assim que o ML chegou aos 4 mil milhões de euros de passivo. Não existe qualquer sustentabilidade de um sistema assim. A tua abordagem é apenas um novo-riquismo para os habitantes de Lisboa, quer em termos de construção, quer em termos de manutenção.
emarques June 7th, 2010, 10:24 AM @ emarques, qual seria a tua ideia?
Então, o que eu disse: segue do aeroporto para o PMO para entroncar no Campo Grande, segue pela amarela para o Lumiar e depois "destronca" para seja lá onde for que siga a linha vermelha (mas foi mais para chatear com uma terceira opção do que uma proposta séria).
Ricardo Jorge June 7th, 2010, 12:20 PM Então, o que eu disse: segue do aeroporto para o PMO para entroncar no Campo Grande, segue pela amarela para o Lumiar e depois "destronca" para seja lá onde for que siga a linha vermelha (mas foi mais para chatear com uma terceira opção do que uma proposta séria).
Ir ao Campo Grande e depois voltar ao Lumiar? :nuts: Então ficaria a utilizar um troço comum à linha amarela entre Campo Grande e Lumiar?
trigger7 June 7th, 2010, 12:32 PM Lisboa já não é o centro da AML, aliás, muitas pessoas da AML já nem passam pela cidade de Lisboa para fazerem a sua vida.
Ai é?! Então não precisam de metro para se ligarem a Lisboa.
Porque razão devem milhões de portugueses esperarem para umas centenas de milhares terem transporte "de luxo" à porta? O que se deve exigir é uma repartição justa do dinheiro. Não baseado em fronteiras virtuais do território, mas em função do número de pessoas que beneficiam com esse transporte.
Por diversos motivos:
A cidade é que tem maior densidade populacional, maior densidade de empresas e menor facilidade de circular e estacionar o carro.
Lisboa não tem culpa que os autarcas gananciosos dos arredores tenham permitido uma urbanização em massa e completamente desorganizada dos campos à volta de Lisboa.
Porque é assim que se faz em todo o mundo
dvf June 7th, 2010, 12:53 PM Ai é?! Então não precisam de metro para se ligarem a Lisboa.
Pois não: precisam dele para ligarem-se entre Amadora-Oeiras, Sintra-Oeiras, Loures-Odivelas-Amadora... Mas tem piada a tua forma de pensar: Metropolitano só na cidade de Lisboa, as restantes cidades não têm direito a ligações de transporte entre si.
A cidade é que tem maior densidade populacional, maior densidade de empresas e menor facilidade de circular e estacionar o carro.
A Amadora tem mais densidade populacional que Lisboa. Por esse argumento devia ser mais prioritário do que Lisboa a ter metropolitano. Quanto a densidade de empresas, duvido que Oeiras fique muito atrás com os seus parques de empresas. Por esse argumento também era mais prioritário que Lisboa para ter metro.
Com esses argumentos, não se percebe a prioridade dada a Lisboa, quando temos outras cidades com mais necessidades tendo como base esses mesmos argumentos.
Lisboa não tem culpa que os autarcas gananciosos dos arredores tenham permitido uma urbanização em massa e completamente desorganizada dos campos à volta de Lisboa.
A questão imobiliária não faz qualquer sentido. O Metropolitano de Lisboa não é uma agência imobiliária, porque se assim fosse, devia pertencer à cidade de Lisboa, assim como a sua despesa e manutenção.
O que interessa são factos: vivem 500 mil pessoas em Lisboa e cerca de 2 milhões fora de Lisboa. As origens desta situação são as mais diversas, mas a verdade é essa. Não se pode aceitar que prolongamentos de centenas de milhões de euros se continuem a fazer em Lisboa, na lógica de metro-autocarro, quando milhões de portugueses continuam sem alternativas viáveis de deslocação entre o seu emprego e casa.
Porque é assim que se faz em todo o mundo
Mais um não argumento. Se a Amadora, Odivelas e Oeiras amanhã fossem integradas em Lisboa, já seria perfeitamente aceitável prolongar o metro por estas cidades?
Barragon June 7th, 2010, 01:53 PM Não.
O prolongamento e gradual e sempre aceitável em zonas com alguma população.
A gradualização deve ser realizada sempre nas áreas próximas e não em áreas distantes.
AG239 June 7th, 2010, 03:02 PM Mais um não argumento. Se a Amadora, Odivelas e Oeiras amanhã fossem integradas em Lisboa, já seria perfeitamente aceitável prolongar o metro por estas cidades?
Voltamos ao mesmo...Odivelas já tem metro, Amadora e Oeiras (que não é cidade) têm ligações de comboio a Lisboa. Amadora também já tem metro. Não se pode é ter uma estação em cada rua ou mesmo em cada freguesia, para além de que a ligação de metro para distância longas é lenta e demorada.
dvf June 7th, 2010, 03:25 PM A gradualização deve ser realizada sempre nas áreas próximas e não em áreas distantes.
Uma linha de metro entre a Amadora e Oeiras é próxima... da Amadora e Oeiras e com população bastante aceitável.
dvf June 7th, 2010, 03:27 PM Voltamos ao mesmo...Odivelas já tem metro, Amadora e Oeiras (que não é cidade) têm ligações de comboio a Lisboa. Amadora também já tem metro. Não se pode é ter uma estação em cada rua ou mesmo em cada freguesia, para além de que a ligação de metro para distância longas é lenta e demorada.
Amadora e Odivelas têm entre 2 a 3 estações de metro cada uma, o que é muito diferente de "já ter metro". Têm nas extremidades dos territórios umas estações, mas isso não é ter um sistema de metropolitano.
AG239 June 7th, 2010, 03:44 PM Amadora e Odivelas têm entre 2 a 3 estações de metro cada uma, o que é muito diferente de "já ter metro". Têm nas extremidades dos territórios umas estações, mas isso não é ter um sistema de metropolitano.
Pois, mas vão continuar a crescer...especialmente na Amadora, que tem uma estação em construção numa zona onde já tem comboio, mas do lado da linha onde pouca gente mora. Mesmo que ficasse do outro lado, também ficava na extremidade da Reboleira.
Mas não vale a pena continuarmos. Já ambos sabemos a posição um do outro e não é a bater na mesma tecla que vamos mudar de opinião.
Barragon June 7th, 2010, 08:02 PM Eu não acho que seja mau fazerem para Oeiras, desde que prolonguem a vermelha pela Ajuda.
visconde June 7th, 2010, 08:05 PM Oeiras? isso nem em 2040
Barragon June 7th, 2010, 08:08 PM Olha que tenho algumas informações em contrário...
Oponopono June 7th, 2010, 08:09 PM Voltamos ao mesmo...Odivelas já tem metro, Amadora e Oeiras (que não é cidade) têm ligações de comboio a Lisboa. Amadora também já tem metro. Não se pode é ter uma estação em cada rua ou mesmo em cada freguesia, para além de que a ligação de metro para distância longas é lenta e demorada.
Não sei se te recordas de há tempos ter dito aqui que vinha pensando em algo híbrido entre metro e electrico para certas extensões, muito mais barato do que o metropolitano e eventualmente até mais eficaz. A versão tram-train mas em vez de train, tram-metro. Acho que começo a chegar a algum lado nos meus pensamentos.
AG239 June 8th, 2010, 10:57 AM Não sei se te recordas de há tempos ter dito aqui que vinha pensando em algo híbrido entre metro e electrico para certas extensões, muito mais barato do que o metropolitano e eventualmente até mais eficaz. A versão tram-train mas em vez de train, tram-metro. Acho que começo a chegar a algum lado nos meus pensamentos.
Sim, recordo-me perfeitamente. Seria uma boa solução, mas não sei se viável ou se as mentes iluminadas que decidem estas matérias estariam de acordo no caso de o ser.
Essa seria uma boa maneira de ligar os concelhos de Amadora, Sintra, Oeiras e Cascais entre si, sem esticar o ML até zonas que tornariam as viagens excessivamente longas.
visconde June 8th, 2010, 01:24 PM gostava de ver um mapa de sugestoes de prolongamentos feito pelo dvf
Oponopono June 8th, 2010, 01:47 PM Sim, recordo-me perfeitamente. Seria uma boa solução, mas não sei se viável ou se as mentes iluminadas que decidem estas matérias estariam de acordo no caso de o ser.
A ideia existe há muitos anos e todos os fabricantes pensam nela mas há muitos problemas em leva-la à prática, mais do que houve para a criação dos tram-train.
AG239 June 8th, 2010, 04:24 PM A ideia existe há muitos anos e todos os fabricantes pensam nela mas há muitos problemas em leva-la à prática, mais do que houve para a criação dos tram-train.
Problemas técnicos ou na aceitação dessa ideia pelos decisores políticos?
gostava de ver um mapa de sugestoes de prolongamentos feito pelo dvf
:hilarious
dvf June 8th, 2010, 04:41 PM gostava de ver um mapa de sugestoes de prolongamentos feito pelo dvf
Basta ler o que tenho dito: Odivelas-Loures, Telheiras-Pontinha e Aeroporto-Campo Grande.
E caso se avance com a muita importante ligação entre a linha da Cintura e a linha de Cascais, o prolongamento do Rato até Alcântara (a tal estação subterrânea de comboios). Pois iria beneficiar e muito os utentes de Cascais e Oeiras.
Isto para o ML, mas isso não invalida que se comece a projectar e construir ligações de transporte ferroviárias entre Amadora-Oeiras, Oeiras-Sintra, Odivelas-Loures, etc... Já tinha aqui dito que gosto bastante das soluções em viaduto, como se faz em grande parte do mundo. Só num país rico como Portugal se pensa apenas em construir túneis. E na "capital" claro está, que tem acesso a estes fundos de investimento bastante generosos.
Oponopono June 8th, 2010, 05:12 PM Problemas técnicos ou na aceitação dessa ideia pelos decisores políticos?
Problemas técnicos no desenvolvimento deste tipo de veiculo. Quanto à aceitação seria sempre muito boa e algo desejavel por muitas redes de Metro por permitir estender as redes de Metro de forma muito mais económica e eficaz do que tendo que construir o canal separado (em ponte ou tunel mas sempre fisicamente separado) actual.
Rexluso June 18th, 2010, 11:21 AM A ligação Aeroporto - Centro de Lisboa deveria ser realizado através da Linha Azul Bébé do meu mapa :)
Sem dúvida!
Rexluso June 18th, 2010, 11:28 AM Eu não acho que seja mau fazerem para Oeiras, desde que prolonguem a vermelha pela Ajuda.
Olha... finalmente alguém se lembrou que a zona ocidental da cidade também existe! Para mim a maior prioridade é essa pois deste lado estamos muito mal servidos de transportes. Temos comboio para o Cais Sodré e eléctrico, mas são todos junto ao rio...
Barragon June 18th, 2010, 06:16 PM A zona perto de Monsanto.. coitadinha.
RoadsterRunner June 18th, 2010, 06:24 PM Problemas técnicos ou na aceitação dessa ideia pelos decisores políticos?
O lobby do betão não dorme em serviço ...
:hilarious
Por acaso é bem fácil de imaginar ...
ColtSeavers June 18th, 2010, 07:09 PM Olha... finalmente alguém se lembrou que a zona ocidental da cidade também existe! Para mim a maior prioridade é essa pois deste lado estamos muito mal servidos de transportes. Temos comboio para o Cais Sodré e eléctrico, mas são todos junto ao rio...
Essa zona em termos de rede, não é mexida há anos...
Tiraram a 49 que ia ao Restelo, tem a 60 que dá umas voltas e carrega bem...para mim era a 18 esticada e bem esticada até Benfica, pelo meio de ajuda inteira!:cheers:
sybrenp June 22nd, 2010, 11:06 PM Pronto, ca está uma nova sugestão que eu estive a fazer hoje:
Tentei fazer algo diferente das propostas que já vi aqui, por exemplo na minha linha amarela. Tambem mudei totalmente a estação do Baixo-Chiado..
http://img20.imageshack.us/img20/754/mlproposta2.png
O que acham?
visconde June 22nd, 2010, 11:11 PM lá diferente é...
Barragon June 22nd, 2010, 11:13 PM :nuts:
visconde June 22nd, 2010, 11:16 PM metade da azul ja tem comboio e electrico, e a outra metade tambem se devia era fazer electrico em faixa dedicada
a amarela, grande aventura de linha :lol:
marciomaco June 23rd, 2010, 12:11 AM Não sei como ficaria a estação Baixa-Chiado... :lol::nuts:
sybrenp June 23rd, 2010, 12:50 AM Ja estive a pensar como seria a estação Baixo-Chiado.. espera la, vou digitalizar o meu desenho e ja ponho aqui..
visconde June 23rd, 2010, 01:18 AM ui, tem desenho de estações e tudo :lol:
tenho de reinstalar o sim city no PC , deram me as saudades :D
sybrenp June 23rd, 2010, 01:35 AM Aqui está a minha 'obra de arte' :lol: :
http://img401.imageshack.us/img401/725/baixochiadomlproposta2.png
No desenho está o exemplo da rota do metro que vem do Caís do Sodré e vai para o Terreiro do Paço, são as setas azuis. Isto é tudo um só piso, por isso é muito facil fazer transbordo de um metro a outro, já que aquele espaço entre os metros da linha azul e verde é para peões.. Os corredores logo ao lado disso são os accessos as escadas.
Claro que para isto seria necesario fazer obras enormes na estação.. mas é possivel :)
pedrodepinto June 23rd, 2010, 01:40 AM O grande problema continua a ser trabalhar só com 4 linhas... Têm de ser criadas outras ;)!
Arucard June 23rd, 2010, 01:42 AM Entre Santa Apolónia e Gare do Oriente há espaço para construir meia dúzia de estações para servir freguesias que o comboio não serve. :nuts:
Santa Apolónia (CP)
Santa Engrácia :lol::lol::lol:
Madre de Deus
Xabregas
Beato
Marvila (não ao lado do apeadeiro)
Braço de Prata (CP)
Av. Marechal Gomes da Costa
Oriente (CP/Vermelha/TGV)...
Arucard June 23rd, 2010, 01:43 AM O grande problema continua a ser trabalhar só com 4 linhas... Têm de ser criadas outras ;)!
Mesmo com a minha utópica expansão já contava com 7 linhas! :)
pedrodepinto June 23rd, 2010, 01:49 AM Exacto :okay:. Entre ter 21 estações em 4 linhas ou 12 estações em 7 linhas a última hipótese é francamente melhor, até porque permite uma maior e melhor densificação da rede, sem recurso a bifurcações :yes:!
sybrenp June 23rd, 2010, 01:49 AM O grande problema continua a ser trabalhar só com 4 linhas... Têm de ser criadas outras ;)!
Hmm talvez, eu até prefiro ter poucas linhas para facilitar o uso do utente para que se percebe mais da rede.. Ate porque não são preciso tantos transbordos com menos linhas. Mas amanha já vou fazer uma expansão da minha proposta com mais uma ou duas linhas.. ;)
pedrodepinto June 23rd, 2010, 01:53 AM Obviamente que não há soluções milagrosas, mas é para isso mesmo que há estudos sérios ;)! Nós não temos capacidade, à nossa escala, sem dados, de dizer que achámos a solução ideal :D. São apenas propostas, mas são sempre bem-vindas :okay:!
marciomaco June 23rd, 2010, 01:28 PM Aqui está a minha 'obra de arte' :lol: :
http://img401.imageshack.us/img401/725/baixochiadomlproposta2.png
No desenho está o exemplo da rota do metro que vem do Caís do Sodré e vai para o Terreiro do Paço, são as setas azuis. Isto é tudo um só piso, por isso é muito facil fazer transbordo de um metro a outro, já que aquele espaço entre os metros da linha azul e verde é para peões.. Os corredores logo ao lado disso são os accessos as escadas.
Claro que para isto seria necesario fazer obras enormes na estação.. mas é possivel :)
Praticamente a azul dividia-se em 2, pois as composições vindas do CS não continuam o percurso para o TP, e vice-versa, certo?
sybrenp June 23rd, 2010, 02:39 PM É só uma linha. As composições que venham do Caís do Sodré continuam sim o percurso para o Terreiro do Paço. O metro segue as setas azuis, por isso não é preciso fazer transbordos nenhum para ir do CS ao TP, os passageiros só precisam de fazer transbordo quando querem mudar para a linha verde. A carruagem que está á esquerda do metro que vai do CS ao TP é o metro que veio do TP e que vai ao CS.. Por isso não é preciso dividir em duas linhas ;)
sybrenp June 23rd, 2010, 04:12 PM E ca está a minha nova proposta :) :
http://img269.imageshack.us/img269/1842/mlproposta3.png
Acham que ainda falta algo..? Eu estava a pensar numa ligação directa da estação onde termina a linha amerela (em Odivelas) á Pontinha. Assim podia se criar uma circular que passa por Pontinha, Campo Grande, Odivelas etc. Tambem se acabava com essa bifurcação que há na linha amarela..
RoadsterRunner June 23rd, 2010, 04:20 PM :nuts:
Se me permites que te dê uma dica, analisa o nº de habitantes por freguesia de Lisboa, e depois vê quais são as freguesias que ainda não tem acesso ao ML.
Acho que será um bom sitio para começares.
Barragon June 23rd, 2010, 04:56 PM Volto a meter a minha proposta por aqui:
ML 2030
http://img412.imageshack.us/img412/2935/ml2030.jpg
AG239 June 23rd, 2010, 05:02 PM ^^ Muda antes aí para 2130...
:lol:
RoadsterRunner June 23rd, 2010, 05:10 PM Volto a meter a minha proposta por aqui:
ML 2030
http://img412.imageshack.us/img412/2935/ml2030.jpg
Ai Barra.
Mesmo depois de te ter mostrado os locais pessoalmente insistes no mesmo (na zona em questão, claro).
marciomaco June 23rd, 2010, 05:32 PM sybrenp, essa circular tão a norte não faia muito sentido... E faltam linhas para cruzar a azul com a circular vermelha...
Barragon, é impressão minha ou todas as tuas linhas são planeadas para fazerem circulares? :lol:
Só uma expansão: Linha castanha: Relógio - Aeroporto - (estação) - Olivais - (estação) - Matinha ou Braço de prata
sybrenp June 23rd, 2010, 05:58 PM sybrenp, essa circular tão a norte não faia muito sentido... E faltam linhas para cruzar a azul com a circular vermelha...
Barragon, é impressão minha ou todas as tuas linhas são planeadas para fazerem circulares? :lol:
Só uma expansão: Linha castanha: Relógio - Aeroporto - (estação) - Olivais - (estação) - Matinha ou Braço de prata
Pois, eu ja estou a planear umas mudanças para garantir melhor interconectividade entre a linha azul e o resto da cidade.. Hoje mais á noite vou ver se o consigo 'realizar'...
dvf June 23rd, 2010, 06:35 PM Barragon, aproveita e pavimenta as ruas da cidade de Lisboa com mármore e ouro...
Barragon June 24th, 2010, 12:40 PM Na Amadora também tens linhas ó cromo.
Barragon June 24th, 2010, 12:41 PM Ai Barra.
Mesmo depois de te ter mostrado os locais pessoalmente insistes no mesmo (na zona em questão, claro).
A linha vermelha ali poderá não fazer aquela voltinha... vai directa ali à damaia de baixo.
dvf June 24th, 2010, 01:41 PM Na Amadora também tens linhas ó cromo.
Obrigado de no meio de dezenas de estações, teres deixado uma (Buraca) para a Amadora...
Barragon June 24th, 2010, 02:28 PM Estás a ver lá o mapa da Amadora?
RoadsterRunner June 24th, 2010, 03:22 PM A linha vermelha ali poderá não fazer aquela voltinha... vai directa ali à damaia de baixo.
Está melhor, mas ainda falta qualquer coisa ...
Cesar Vieira September 13th, 2010, 12:08 AM Minha contribuição para o Metropolitano de Lisboa. É meio utópico, um projecto para depois de 2020.
http://cesarvieira.com.br/projetos/metro%20lisboa_low.jpg
Versão em alta resolução (http://cesarvieira.com.br/projetos/metro%20lisboa_high.jpg)
Paz a todos.
Maxair September 13th, 2010, 12:27 AM Quem nos dera, Cesar, quem nos dera... Boa contribuição :okay:
pauloluso September 13th, 2010, 10:24 AM Vá lá. O mapa está muito bonito.:)
pai nosso September 13th, 2010, 12:09 PM Minha contribuição para o Metropolitano de Lisboa. É meio utópico, um projecto para depois de 2020.
Não posso dar uma opinião porque não conheço bem o sistema do Metro de Lisboa!!!
Mas posso e devo dar-te os parabéns pelo o excelente trabalho/mapa que fizeste!!! :)
A legenda está excelente!!!!:)
Barragon September 13th, 2010, 01:20 PM Está excelentemente feito :yes: Parabéns !
Contudo existem imprecisões dos nomes das estações, assim como desníveis impossíveis :)
Nova Lisboa? não pode ser ali :)
pedrodepinto September 13th, 2010, 02:34 PM Gostei bastante da proposta :okay:, apesar de a ter analisado em 30 segundos :lol:!
Destaco essencialmente o projecto semelhante à Linha das Colinas. O maior problema que jeo no mapa é a curva demasiado apertada que a amarela faz para ir do Rato para o Cais do Sodré. De resto, só não concordo com a vermelha no Campo Grande...
Não queria também deixar de te dar os parabéns no que toca ao layout :okay:! Muito bem!
mtao September 14th, 2010, 06:23 PM Gostei bastante da proposta :okay:, apesar de a ter analisado em 30 segundos :lol:!
Destaco essencialmente o projecto semelhante à Linha das Colinas. O maior problema que jeo no mapa é a curva demasiado apertada que a amarela faz para ir do Rato para o Cais do Sodré. De resto, só não concordo com a vermelha no Campo Grande...
Não queria também deixar de te dar os parabéns no que toca ao layout :okay:! Muito bem!
Eu também gostei muito deste mapa.
Devo todavia fazer uma ou duas observações.
Acredito plenamente que depois do Metro chegar ao Aeroporto (eventualmente Campo Grande), Reboleira e Campolide, vamos passar largos e largos anos sem mais extensões. Mesmo de coisas com alguma consistência, como a conversão da Linha Verde num circuito, vão ficar muito tempo por fazer, e ainda mais extensões exteriores a Lisboa, tipo Moscavide-Sacavém.
Há o problema do financiamento de uma obra que é intrinsecamente cara. Mas mais: estas novas extensões não possuem o mesmo retorno das antigas. E são bastante mais difíceis de justificar à luz de critérios de análise de Custo-Benefício.
Um comentário final, e também um desafio para o autor do excelente mapa que nos é oferecido. O que está no mapa até PODE NEM SER UTÓPICO. É apenas uma questão de redefinir um conjunto de premissas. Imaginemos que - por exemplo - boa parte das extensões e/ou novas linhas que são propostas, seriam realizadas não tanto como "Metro", mas como "Eléctrico", quatro ou cinco vezes mais barato, mesmo pontualmente podendo incorporar alguns troços subterrâneos, acessíveis ao nível da rua por rampas (tipo pré-metro de Bruxelas). Se calhar, num contexto de esses, o carácter "utópico" em grande parte ficaria grandemente esbatido.
Porque não ensaiar um mapa de extensões de Metro Pesado, combinadas e articuladas com novos corredores de eléctrico moderno? Intra-muros e extra-muros?
Oponopono September 14th, 2010, 06:38 PM Um comentário final, e também um desafio para o autor do excelente mapa que nos é oferecido. O que está no mapa até PODE NEM SER UTÓPICO. É apenas uma questão de redefinir um conjunto de premissas. Imaginemos que - por exemplo - boa parte das extensões e/ou novas linhas que são propostas, seriam realizadas não tanto como "Metro", mas como "Eléctrico", quatro ou cinco vezes mais barato, mesmo pontualmente podendo incorporar alguns troços subterrâneos, acessíveis ao nível da rua por rampas (tipo pré-metro de Bruxelas). Se calhar, num contexto de esses, o carácter "utópico" em grande parte ficaria grandemente esbatido.
Porque não ensaiar um mapa de extensões de Metro Pesado, combinadas e articuladas com novos corredores de eléctrico moderno? Intra-muros e extra-muros?
Acho que vais levar com tomates e ovos podres em cima... É que o que dizes está certissimo, eu já o disse várias vezes até aqui no forum. Mas essa opção é muito pouco popular por cá. E, aliás, penso que pelos lados da SET também. O prolongamento à Reboleira já deveria ter sido feito dessa forma e não ficando apenas por ali mas servindo muito mais pontos por ali acima. E continuam a falar do bizarro prolongamento a Loures com metro convencional o que raia a loucura.
O prestígio de ter um flamante métrô enterrado é diferente de ter um vulgar electrico, mesmo moderno que seja. O ser mais barato e até poder prestar melhor serviço tem sido algo irrelevante.
Barragon September 14th, 2010, 06:42 PM é complicado arranjar canais de eléctrico no centro da cidade.
RoadsterRunner September 14th, 2010, 06:46 PM é complicado arranjar canais de eléctrico no centro da cidade.
Dentro da coroa sim, fora já não.
Essas extensões gigantescas para fora da coroa seriam o "canto do cisne" do ML.
A linha purpura da Pontinha a Algés (pelo menos), ao seguir esse percurso iria replicar os erros do passado das linhas actuais, ou seja, iria passar ao lado dos grandes focos residênciais em vez de os servir em pleno.
A iniciativa para fazer o mapa é boa, o grafismo é óptimo, mas mais uma vez o essencial ficou para segundo plano, ou seja, a análise aos focos populacionais residentes que não possuem acesso ao ML.
mtao September 14th, 2010, 07:16 PM é complicado arranjar canais de eléctrico no centro da cidade.
Nem tanto. Há que ver caso a caso.
Exemplo: Estrada de Benfica - o maior corredor Bus contínuo, que tem três ou quatro serviços de autocarros paralelos.
Alameda das Linhas de Torres a Norte do Campo Grande: Idem.
A linha de Metro da Marginal Leste que se propõe, acompanha uma avenida (Infante D.Henrique) onde há espaço em barda para lá colocar uma linha de eléctrico com plataforma exclusiva, a um custo 5 ou 6 vezes menor do que uma linha enterrada. Mais: aqui até há um espaço de uma via férrea desactivada ao longo da dita avenida.
Enfim, a extensão do Metro a Oeste de Santos não é muito compaginável com a realidade, atendendo ao potencial não aproveitado do eléctrico que já lá está, e que até devia revigorar-se com o restabelecimento da linha auxiliar pelas Janelas Verdes, até Alcântara e Calvário.
pedrodepinto September 14th, 2010, 10:34 PM No caso da Alameda das Linhas de Torres não é assim tão fácil... Aliás, o corredor BUS teria de estar muito bem marcado, porque há várias secções em que não existe e outras em que nunca é respeitado :lol:!
visconde September 15th, 2010, 12:53 AM a expansão em electrico mais obvia e facil de se fazer era a marginal até à expo
se nem isso fazem, tambem nao vao fazer outra
Barragon September 15th, 2010, 02:39 AM Está projectado o corredor Santa Apolónia - PDN... assim como a ligação Santa Apolónia, Paiva Couceiro, Duque de Ávila, Berna, Estrada de Benfica etc...
tbean September 15th, 2010, 03:55 PM antes de mais parabens pelo trabalho espectacular que fizeste. nao posso adiantar muito pq apesar de conhecer minimamente lisboa nao tenho nocao dos focos de populacao maiores nem das deslocacoes intra cidade. no entanto queria deixar uma sugestao: seria muito absurdo uma linha que fosse desde oeiras ate ao parque tejo toda pela costa!! e que na costa e que estao grande parte do atractivo turistico em lisboa. belem jeronimos museus alcantara cais sodre terreiro paco apolonia e PDN... e que eu cada vez que vou a lisboa a pior parte e mesmo ir de bus ou de electrico para belem!! aquilo vai ser cheio e demora imenso tempo... :S!! um metro era bem melhor!
emarques September 15th, 2010, 04:09 PM antes de mais parabens pelo trabalho espectacular que fizeste. nao posso adiantar muito pq apesar de conhecer minimamente lisboa nao tenho nocao dos focos de populacao maiores nem das deslocacoes intra cidade. no entanto queria deixar uma sugestao: seria muito absurdo uma linha que fosse desde oeiras ate ao parque tejo toda pela costa!! e que na costa e que estao grande parte do atractivo turistico em lisboa. belem jeronimos museus alcantara cais sodre terreiro paco apolonia e PDN... e que eu cada vez que vou a lisboa a pior parte e mesmo ir de bus ou de electrico para belem!! aquilo vai ser cheio e demora imenso tempo... :S!! um metro era bem melhor!
É muito complicado construir uma linha que atravesse o Terreiro do Paço.
E ninguém te obriga a ir de autocarro ou elétrico para Belém, apanha o metro para o Cais do Sodré e a linha de Cascais para lá.
visconde September 15th, 2010, 08:18 PM antes de mais parabens pelo trabalho espectacular que fizeste. nao posso adiantar muito pq apesar de conhecer minimamente lisboa nao tenho nocao dos focos de populacao maiores nem das deslocacoes intra cidade. no entanto queria deixar uma sugestao: seria muito absurdo uma linha que fosse desde oeiras ate ao parque tejo toda pela costa!! e que na costa e que estao grande parte do atractivo turistico em lisboa. belem jeronimos museus alcantara cais sodre terreiro paco apolonia e PDN... e que eu cada vez que vou a lisboa a pior parte e mesmo ir de bus ou de electrico para belem!! aquilo vai ser cheio e demora imenso tempo... :S!! um metro era bem melhor!
para belem tambem ha comboio que vai até Cascais fazendo toda a Marginal :)
e o electrico/autocarro nao demora assiiimmm taaaanttooo, é quase sempre em canal dedicado.. só mesmo ali antes dos pasteis é que apanha transito
Nao nos podemos dar ao luxo de gastar varias centenas de milhoes de euros para diminuir o tempo de viagem em 5 minutos
alem disso, os turistas gostam de vir à superfície para ver tudo :D
A carris devia é testar fazer carreiras com menos paragens de forma a melhorar os tempos...
RoadsterRunner September 16th, 2010, 10:13 AM É muito complicado construir uma linha que atravesse o Terreiro do Paço.
E ninguém te obriga a ir de autocarro ou elétrico para Belém, apanha o metro para o Cais do Sodré e a linha de Cascais para lá.
De facto existem alternativas, mas para quem vem do Porto de comboio não estou a ver grande vontade de fazer mais transbordos.
Sai do comboio e entra no autocarro.
De outra forma, sai do comboio, entra no metro e depois apanha outro comboio ou eléctrico. É mais incómodo e são mais os bilhetes a pagar.
tbean September 16th, 2010, 04:56 PM ah pois
eu de facto nao conhecia o comboio que passa em belem senao ja o tinha usado como e obvio... whatever
pa proxima vez ja sei. thanks! :)
e sim.. e chato ter que fazer n transbordos... eu faço mesmo isso. comboio ate s apolonia metro ate cais sodre e depois um bus ou electrico... e o unico caminho que conheco, ainda nao tive tempo para explorar alternativas lol :nuts:
emarques September 16th, 2010, 05:56 PM e sim.. e chato ter que fazer n transbordos... eu faço mesmo isso. comboio ate s apolonia metro ate cais sodre e depois um bus ou electrico... e o unico caminho que conheco, ainda nao tive tempo para explorar alternativas lol :nuts:
Também podes apanhar o autocarro 28 directamente em Santa Apolónia e ir para Belém (tem paragem na estação fluvial de Belém e nos Jerónimos), escusas de usar o metro para ir até ao Cais do Sodré. É quase tudo canal dedicado, não apanhas muito trânsito.
Cesar Vieira September 20th, 2010, 01:13 AM Primeiramente, gostaria de agradecer os elogios referentes ao trabalho apresentado.
Quando estive na cidade utilizei muito o metro e gostei muito, confortável, seguro e pontual. Desloquei-me por boa parte da cidade sem dificuldades.
mas senti a falta do metro ao deslocar-me para outras zonas, mesmo utilizando os ótimos autocarros e electricos da Carris.
Por ser mais artista do que técnico, minha intenção foi somente de apresentar uma proposta para Lisboa e concelhos vizinhos. Confesso que exagerei um pouco nas linhas com trechos longos, um tanto complicados e até impossíveis.
Sempre tenho a filosofia que devemos ver o metro não é somente como mais um meio de transporte, mas um fator de desenvolvimento e de melhoria da qualidade de vida da cidade. Investir em metro não é um luxo, mas para cidades como Lisboa se torna uma necessidade. Vejo para o futuro uma rede não tão extensa, diferente do que apresentei, com o uso de sistemas em “Y” em algumas linhas e o de outras tecnologias como por exemplo o tramway.
Mais uma vez, obrigado a todos.
augi December 19th, 2010, 04:14 PM Sim, na altura que o ML chegar a Caneças, já Caneças não existe ou é uma mega-cidade com 2.500.000 de habitantes e com arranha-céus de 500 metros de altura!:lol:
Caneças deverá ser somente uma das freguesias do concelho de lisboa que mais passageiros transporta para a capital por via de autocarros. Por alguma razao a Rodoviaria de Lisboa é a central de onde saiem autocarros por vezes de 5 em 5 minutos para diversos pontos da cidade (Campo grande/Pontinha/Colegio Militar/S. Roubado)
Tanto Caneças como Ramada teria muito a ganhar com a chegada do metro, já a Rodoviaria nao iria achar muita piada porque iria perder a maior parte dos passageiros. Mas uma viagem que se faz de Caneças a Lisboa em uma hora ficaria reduzida para metade
Aspire January 16th, 2011, 08:58 PM Era importante que a expansão para a Portela e Sacavém pude-se continuar para norte até Alverca. Haverá a mínima possibilidade de tal já ter sido equacionado?
Oponopono January 16th, 2011, 10:03 PM Era importante que a expansão para a Portela e Sacavém pude-se continuar para norte até Alverca. Haverá a mínima possibilidade de tal já ter sido equacionado?
Demasiado longe para ser feito com metro convencional.
6oncalo January 16th, 2011, 10:07 PM E além do mais já existe uma linha da CP nesse eixo, havia procura para também o ML?
Xico205 January 16th, 2011, 10:09 PM E além do mais já existe uma linha da CP nesse eixo, havia procura para também o ML?
Não me parece. A estender-se para esses lados, o ideal é terminar em Sacavem. Eventualmente poderia ser estendida para Bobadela e S. João da Talha, mas os custos não compensam, primeiro porque nunca haveria um fluxo de passageiros em massa, e segundo porque já há comboios e os autocarros da Rodoviária de Lisboa servem bem a zona.
Oponopono January 16th, 2011, 10:09 PM E além do mais já existe uma linha da CP nesse eixo, havia procura para também o ML?
A existencia da linha de caminho de ferro é factor a ter em conta e precisamente pensar-se se será aconselhavel a criação doutro eixo pesado para penetração na cidade ou simplesmente melhoria dos transportes locais e seu rebatimento nas estações ferroviárias.
Xico205 January 16th, 2011, 10:18 PM Caneças deverá ser somente uma das freguesias do concelho de lisboa que mais passageiros transporta para a capital por via de autocarros. Por alguma razao a Rodoviaria de Lisboa é a central de onde saiem autocarros por vezes de 5 em 5 minutos para diversos pontos da cidade (Campo grande/Pontinha/Colegio Militar/S. Roubado)
Tanto Caneças como Ramada teria muito a ganhar com a chegada do metro, já a Rodoviaria nao iria achar muita piada porque iria perder a maior parte dos passageiros. Mas uma viagem que se faz de Caneças a Lisboa em uma hora ficaria reduzida para metade
A freguesia de Santo António dos Cavaleiros escoa muito mais gente de autocarro do que Caneças.
De Caneças partem autocarros vazios que saem da estação de recolha que fica nessa localidade, mas saem vazios sem transportar passageiros.
Apenas as carreiras de Caneças transportam passageiros; e se têm um fluxo elevado, tal se deve ao facto de Caneças ser uma localidade central de serviços com as suas redondezas (Casal de Cambra, Ponte da Bica, Casal Novo, Pedernais) e entre as suas redondezas e Lisboa. Nma optica de melhor servir os clientes a RL optou por na mesma carreira servir vários nós. O nó Caneças-Casal de Cambra por exemplo sendo que essa linha serve tambem o nó Casal de Cambra-Casal da Mira-Pontinha-Lisboa, ao mesmo tempo que devido ás escolas de Caneças e Pontinha, há muito fluxo de passageiros entre estes dois nós (localidades).
O mesmo se passa entre os vários nós entre Caneças e Lisboa via Odivelas.
Os transportes entre Caneças e Lisboa não estão organizados pelo fluxo de passageiros que de Caneças se destina a Lisboa nem de Lisboa a Caneças. Tal deve-se ás localidades intermédias.
O fluxo de passageiros que de Caneças se destina a Lisboa e de Lisboa a Caneças é baixo.
Mas já que de Casal de Cambra a Caneças assim como da Ponte da Bica a Caneças é tão perto, facilita-se a vida aos passageiros de Caneças que assim ficam com uma frequência bastante acima da procura. Se vires bem, as ligações entre Caneças e estes dois nós, têm baixa lotação nos autocarros. E internamente na RL tambem dá jeito, porque facilita a rendição de tripulantes e os motoristas ficam ainda com acesso facilitado`ao WC não aumentando praticamente os custos de exploração da rede.
Xico205 January 16th, 2011, 10:19 PM A existencia da linha de caminho de ferro é factor a ter em conta e precisamente pensar-se se será aconselhavel a criação doutro eixo pesado para penetração na cidade ou simplesmente melhoria dos transportes locais e seu rebatimento nas estações ferroviárias.
Isso mesmo. :applause:
Aspire January 16th, 2011, 11:47 PM Eu estava a pensar no outro lado da A1, de modo a ir a Vialonga e não a Póvoa de Santa Iria. Entre Sacavém e Vialonga é que não estou a ver bem a melhor solução.
Mas enfim...:lol:
Xico205 January 16th, 2011, 11:55 PM Eu estava a pensar no outro lado da A1, de modo a ir a Vialonga e não a Póvoa de Santa Iria. Entre Sacavém e Vialonga é que não estou a ver bem a melhor solução.
Mas enfim...:lol:
Entre Sacavem e Vialonga terás sempre que passar pelas freguesias de: Bobadela, S. João da Talha, Santa Iria da Azóia, Póvoa de Santa Iria.
A Oeste da A1 nunca passas pelos centros destas localidades, se preferes por bairros aqui fica: Bº da Fraternidade, Vale Figueira, Maroitas, Portela da Azóia, Bragadas, etc...
Mas todos estes bairros são AUGI,s e predominam as moradias. Não têm um fluxo de passageiros que exija um modo de transporte pesado. A carreira 316 da RL feita com autocarros articulados chega e sobra para "varrer" o corredor entre a Gare do Oriente e Santa Iria da Azóia via AUGI,s a Oeste da A1. De Vialonga para Lisboa há a 353 directa via variante à N115 e A8 (por Tojal) e as carreiras a ligar esta localidade ás estações da CP de Alverca e Póvoa.
lisboa1755 January 31st, 2011, 12:34 AM Pra mim, seriam estes os 2 mapas dos próximos tempos pró Metro de Lisboa...
Até 2020/2022 (abrangeria Alta de Lisboa, Telheiras toda, Campolide, Campo de Ourique, Amoreiras, Estrela, Lapa, Alcântara) :
http://img534.imageshack.us/img534/8316/70027495.jpg
Depois disso, uma linha MUITO IMPORTANTE que acabava com teorias de bifurcações que não têm jeito nenhum (Benfica e Portela), criava Quinta dos Barros, punha no mapa Avenida do Brasil e zonas de Chelas e Olivais não contempladas agora, e abrangeria o que restava:
http://img577.imageshack.us/img577/917/60633909.jpg
Depois disto, aí sim, pensar expandir verdadeiramente pra fora da cidade.... E com estas 5 linhas feitas seria tão mais FÁCIL expandir pra Vialonga/ALverca (ROXA), Loures/resto de Odivelas (AMARELA), mais Amadora (AZUL), Canaxide/Alfragide (ROXA), Belém (AMARELA)....
Até lá, com estes 2 mapas executados, abrangeriamos praticamente LISBOA inteira, ficando a faltar poucos nichos habitacionais e empresariais.
RoadsterRunner January 31st, 2011, 10:07 AM Até lá, com estes 2 mapas executados, abrangeriamos praticamente LISBOA inteira, ficando a faltar poucos nichos habitacionais e empresariais.
Pois, só ficavam de fora precisamente os maiores bairros em termos de população residente e a esmagadora maioria de potenciais novos clientes para o ML.
Aspire January 31st, 2011, 10:28 AM ^^Essa nova linha roja iria passar em bairros/zonas como Sacavém, Portela, Av. Brasil, Quinta dos Barros (que contínua a ter novos empreendimentos e seria a estação mais perto da Católica por exemplo), e seguiria para Benfica, e eventualmente Alfragide até Carnaxide (preferível), ou no sentido da Damaia e depois Amadora. Tudo zonas densamente povoadas. Cruzaria todas as outras 4 linhas aumentando a intermobilidade do ML.
De futuro apostaria na linha das colinas.
RoadsterRunner January 31st, 2011, 10:43 AM Mas isso no que se refere ao 2º mapa.
Eu estava a referir-me ao primeiro, pois na altura não me tinha carregado o 2º.
ValentinoCunha January 31st, 2011, 06:48 PM Eu acho que a linha roxa seria um desperdício de dinheiro. Não podemos esperar que o ML vá a todos os bairros da capital. Para isso existe a Carris e decerto ter uma estação na Quinta de Barros ou ter de apanhar o 738 para a Cidade Universitária não é grande embaraço. Se há expansões que devem ser feitas é no sentido Belém e Alfragide/Benfica.
Xico205 January 31st, 2011, 06:53 PM Eu acho que a linha roxa seria um desperdício de dinheiro. Não podemos esperar que o ML vá a todos os bairros da capital. Para isso existe a Carris e decerto ter uma estação na Quinta de Barros ou ter de apanhar o 738 para a Cidade Universitária não é grande embaraço. Se há expansões que devem ser feitas é no sentido Belém e Alfragide/Benfica.
:applause:
O metro como transporte pesado apenas deve ir para sitios de massas.
RoadsterRunner January 31st, 2011, 06:56 PM Se há expansões que devem ser feitas é no sentido Belém e Alfragide/Benfica.
:yes:
Indo assim ao encontro da maioria da população residente, trazendo os utentes que tanta falta fazem ao ML.
ValentinoCunha January 31st, 2011, 07:31 PM Claro está que não podemos criticar sem dar a nossa solução por isso meto aqui o meu projecto de expansão para o ML. Já o tinha metido no thread do ML mas agora fica aqui, com um upgrade que inclui a ligação Telheiras - Pontinha.
http://farm6.static.flickr.com/5140/5404731389_d87a85671c_b.jpg
A estação da Junqueira ficaria perto da antiga FIL
Belém frente ao Palácio de Belém.
Poder-se-ia criar ainda a estação dos Jerónimos.
Nações Unidas fica frente ao Continente de Telheiras e a Luz perto do Largo da Luz. Campolide na zona da Artilharia Um, onde se desce para S. Sebastião e as Amoreiras na zona sul do Centro.
njsg January 31st, 2011, 09:12 PM A estação da Junqueira ficaria perto da antiga FIL
Belém frente ao Palácio de Belém.
Poder-se-ia criar ainda a estação dos Jerónimos.
Isso acaba é por coincidir com o traçado do 15E da Carris. Não sei se isso é bom ou mau, mas como o 15E — pelo menos no verão — enche imenso, pelo menos falta de passageiros não deve haver.
ValentinoCunha January 31st, 2011, 10:03 PM Isso acaba é por coincidir com o traçado do 15E da Carris. Não sei se isso é bom ou mau, mas como o 15E — pelo menos no verão — enche imenso, pelo menos falta de passageiros não deve haver.
Se formos bem a ver o 36 também coincide com a linha amarela do Marquês ao Campo Grande (excepto na Cid. Univ.) e o 708 do Martim Moniz à Alameda (se não estou em erro).
O 15E, como qualquer outra carreira da Carris, é um transporte mais de proximidade. Enquanto a expansão da linha Amarela a Belém seria uma ligação mais directa e mais rápida dessa zona da cidade ao Marquês, ao Campo Grande, a Odivelas e, a toda a cidade.
RoadsterRunner January 31st, 2011, 10:24 PM Claro está que não podemos criticar sem dar a nossa solução por isso meto aqui o meu projecto de expansão para o ML. Já o tinha metido no thread do ML mas agora fica aqui, com um upgrade que inclui a ligação Telheiras - Pontinha.
http://farm6.static.flickr.com/5140/5404731389_d87a85671c_b.jpg
Retiro o que disse.
Se isso é ir a Benfica, o olegário benquerença é bom árbitro ...
ValentinoCunha January 31st, 2011, 11:03 PM Retiro o que disse.
Se isso é ir a Benfica, o olegário benquerença é bom árbitro ...
Eu não disse que isto era ir a Benfica, mas não me parece que essa expansão seja assim tão realista e breve quanto iríamos preferir. Claro está que a expansão a Benfica é importante mas se virmos bem nada de específico se falou nesse assunto além do PER 2009. Um dia destes acrescento essa ideia ao meu projecto. :)
njsg January 31st, 2011, 11:26 PM Nesse mapa sempre se pode pensar em prolongar a vermelha Lumiar-Luz-Colégio Militar-Benfica. Parando nas Nações Unidas antes da Luz, e fazendo a verde parar na Fernando Namora em vez de fazer curva para as NU.
Agora isto é em termos de mapa, porque não sei ao certo a procura, se é melhor parar mais à esquerda, ou mais à direita.
Aspire February 1st, 2011, 12:28 AM Eu acho que a linha roxa seria um desperdício de dinheiro. Não podemos esperar que o ML vá a todos os bairros da capital. Para isso existe a Carris e decerto ter uma estação na Quinta de Barros ou ter de apanhar o 738 para a Cidade Universitária não é grande embaraço. Se há expansões que devem ser feitas é no sentido Belém e Alfragide/Benfica.
O metro deve ir a todos os bairros da cidade de Lisboa, até antes de se expandir para fora.
Que sentido faz bairros hiper-consolidados como Benfica não terem uma estação sequer? Será que o Colombo serve Benfica? Fica a duvída.
A linha roja permitiria que bairros como os de Alvalade, Quinta dos Barros, Benfica (se viesse no sentido delineado poderia fazer Fonte-Nova, Av. Uruguais e Pedralvas (estação até já há, era só aproveitar o CC :))) se ligassem a rede. E até outros fora do município como Portela, Sacavém, Buraca, Alfragide e Carnaxide. Eventualmente chegar a Miraflores e Vialonga. Tudo cruzando as 4 linhas existentes.
E mais importante mata-se a questão da travessia de Alcantâra para Ocidente.
ValentinoCunha February 1st, 2011, 12:40 AM Mas ao propores a linha roxa naquela extensão estás a criar nova estação nos Olivais, com Olivais à distância do 79, criar outra na zona da Rotunda do Relógio, com o Aeroporto ali ao lado, depois vais fazer um túnel entre Alvalade e a Cidade Universitária quando o único obstáculo entre estas duas estações é o Campo Grande. A parte depois de cruzar com a linha azul é importante, o resto não creio que o seja. Ainda por mais esse dinheiro podia ser empregue em expansões verdadeiramente úteis e a zonas que ainda não têm ML. Não faz sentido haver uma duplicidade de estações em certos bairros.
pedrodepinto February 1st, 2011, 01:16 AM Eu acho que a linha roxa seria um desperdício de dinheiro. Não podemos esperar que o ML vá a todos os bairros da capital. Para isso existe a Carris e decerto ter uma estação na Quinta de Barros ou ter de apanhar o 738 para a Cidade Universitária não é grande embaraço. Se há expansões que devem ser feitas é no sentido Belém e Alfragide/Benfica.
Estamos a falar num plano amuito longo prazo, no caso da roxa :nuts:!
Aspire February 1st, 2011, 01:16 AM Mas ao propores a linha roxa naquela extensão estás a criar nova estação nos Olivais, com Olivais à distância do 79, criar outra na zona da Rotunda do Relógio, com o Aeroporto ali ao lado, depois vais fazer um túnel entre Alvalade e a Cidade Universitária quando o único obstáculo entre estas duas estações é o Campo Grande. A parte depois de cruzar com a linha azul é importante, o resto não creio que o seja. Ainda por mais esse dinheiro podia ser empregue em expansões verdadeiramente úteis e a zonas que ainda não têm ML. Não faz sentido haver uma duplicidade de estações em certos bairros.
Mas com as estações aqui propostas para Benfica também se pode argumentar que haveria uma duplicidade de estações ;) quando o bairro em si mesmo assim continuaria a ser mal servido de estações. O mesmo se passa em Alvalade e Olivais.
Eu ainda poria uma estação junto ao jardim do Campo Grande no final da Avenida do Brasil. Tenho duvídas se aí se justificaria uma estação.
ValentinoCunha February 1st, 2011, 01:52 AM Outra coisa, um bocado off-topic se calhar. Utilizar os corredores dos comboios para o ML. No Porto entre Campanhã e Dragão fazem isso, em Lisboa haveria zonas em que podiam fazer. Ainda por mais não há passagens de nível, bastava uma vedação na zona. Assim era mais fácil a expansão a Sacavém e continuação para Norte.
lmpanp February 1st, 2011, 05:52 AM ^^:lol:
IRREALIZÁVEL
Viva_a_Historia February 1st, 2011, 10:24 AM Poderiam ligar o Metropolitano de Lisboa ao Metro do Sul do Tejo.
Xico205 February 1st, 2011, 12:11 PM Deixa lá os cacilheiros continuarem com o serviço deles. :banana:
Xico205 February 1st, 2011, 12:14 PM Valentino Cunha, esqueceste-te do prolongamento da linha amarela a Loures.
Eu em vez de ligar a verde à Pontinha, ligava-a a Carnide e continuava por baixo da Av. Teixeira Rebelo, com estação em Benfica debaixo do cruzamento com a Estrada de Benfica, outra estação com interface ao comboio de Benfica, outra na Buraca, Alfragide-Residencial, Alfragide-Industrial, Carnaxide-Industrial, Carnaxide-Residencial, Linda a Velha e Cruz Quebrada. :banana:
ValentinoCunha February 1st, 2011, 12:29 PM ^^
E porque não ligar a verde ao Colégio Militar, depois seguir por Calhariz, Estação Benfica, Alfragide... Se bem que ligar a Pontinha ao Campo Grande é quase o sonho. Já se falou aqui sobre os ramais, eu não estou contra os ramais, e durante muito tempo tivemos em Lisboa. É uma maneira de fazer pequenas ligações sem ter de criar uma nova linha. E com isto não me refiro apenas ao ramal de Sacavém mas ao ramal do PER de 2009 para Benfica, a partir do Colégio Militar se não estou em erro.
Aspire February 1st, 2011, 12:35 PM Valentino Cunha, esqueceste-te do prolongamento da linha amarela a Loures.
Eu em vez de ligar a verde à Pontinha, ligava-a a Carnide e continuava por baixo da Av. Teixeira Rebelo, com estação em Benfica debaixo do cruzamento com a Estrada de Benfica, outra estação com interface ao comboio de Benfica, outra na Buraca, Alfragide-Residencial, Alfragide-Industrial, Carnaxide-Industrial, Carnaxide-Residencial, Linda a Velha e Cruz Quebrada. :banana:
Não era mal pensado, mas haveria 2 grandes inconvenientes nessa ligação:
1º Carnide deve ser das estações com menos passageiros de toda a rede do ML, e Pontinha é estação intermodal.
2º Benfica fica relativamente abrangida, mas 2 zonas como o Fonte Nova e as Pedralvas continuavam longe de estações.
Há a meu vêr há 5 zonas para estações em Benfica: Fonte-Nova, Av.Uruguai, Estação de Benfica, Pedralvas e Mercado de Benfica. Não querendo insistir mas uma possível linha (chamemos-lhe roja) como acima foi delineada é a que melhor serve Benfica. Não passaria na Estação de Benfica, mas nada é perfeito.
RoadsterRunner February 1st, 2011, 12:39 PM Não era mal pensado, mas haveria 2 grandes inconvenientes nessa ligação:
1º Carnide deve ser das estações com menos passageiros de toda a rede do ML, e Pontinha é estação intermodal.
2º Benfica fica relativamente abrangida, mas 2 zonas como o Fonte Nova e as Pedralvas continuavam longe de estações.
Há a meu vêr 5 zonas para estações em Benfica: Fonte-Nova, Av.Uruguai, Estação de Benfica, Pedralvas e Mercado de Benfica. Não querendo insistir mas uma possível linha (chamemos-lhe roja) como acima foi delineada é a que melhor serve Benfica. Não passaria na Estação de Benfica, mas nada é perfeito.
Sim, penso que o cruzamente da AV.Uruguai com a Estrada de Benfica devia de ter uma estação e que a outra devia de ficar junto ao mercado ficando assim num meio termo relativamente ás Pedralvas e o Bº de Stª Cruz. A esmagadora maioria da população residente de Benfica ficaria assim bem servida.
Não vejo muito interesse uma estação de ML junto à estação da CP, pois esta ficaria servida pela estação da AV. Uruguai e já existe o inteface em Sete-Rios e vai abrir o da Reboleira.
Aspire February 1st, 2011, 12:56 PM Sim, penso que o cruzamente da AV.Uruguai com a Estrada de Benfica devia de ter uma estação e que a outra devia de ficar junto ao mercado ficando assim num meio termo relativamente ás Pedralvas e o Bº de Stª Cruz. A esmagadora maioria da população residente de Benfica ficaria assim bem servida.
Não vejo muito interesse uma estação de ML junto à estação da CP, pois esta ficaria servida pela estação da AV. Uruguai e já existe o inteface em Sete-Rios e vai abrir o da Reboleira.
Não tive em conta os interface já existentes. Se calhar não justificaria mesmo uma paragem na Estação de Benfica. Por outro lado é uma zona que têm novos empreendimentos. Mas ficaria demasiado perto da estação da Av. Uruguai, concordo.
Uma estação no mercado poderia eventualmente servir bem as Pedralvas se fosse feito um daqueles túneis (bem vigiados, com pessoal e câmaras) com passeio rolante até ao CC das Pedralvas. Não era o ideal mas permitiria exponênciar e muito a estação do mercado. Ou então o inverso, estação nas Pedralvas e estação no Mercado com túnel.
Independentemente disto tudo é fundamental voltar a pôr eléctrico na estrada de Benfica em toda a sua extensão. Por economia, ambiente e enquadramento.
Xico205 February 1st, 2011, 01:57 PM Não era mal pensado, mas haveria 2 grandes inconvenientes nessa ligação:
Há a meu vêr há 5 zonas para estações em Benfica: Fonte-Nova, Av.Uruguai, Estação de Benfica, Pedralvas e Mercado de Benfica. Não querendo insistir mas uma possível linha (chamemos-lhe roja) como acima foi delineada é a que melhor serve Benfica. Não passaria na Estação de Benfica, mas nada é perfeito.
Mas para o metro seguir para Benfica a estação de interface teria que ser a de Carnide. Não se vai pôr uma linha de metro debaixo dum cemitério!
Era da maneira que Carnide aumentava a frequência de passageiros.
O Fonte Nova tem o Colegio Militar relativamente proximo, e com uma estação na esquina da Estrada de Benfica com a Av. Gomes Pereira, passava a ter duas.
Concordo que secalhar a ligação metro/cp em Benfica não seja muito importante, e nesse caso que ponham a estação próximo do mercado de Benfica e outra no Alto da Buraca seguindo para Alfragide.
Aspire February 1st, 2011, 03:04 PM Mas para o metro seguir para Benfica a estação de interface teria que ser a de Carnide. Não se vai pôr uma linha de metro debaixo dum cemitério!
Era da maneira que Carnide aumentava a frequência de passageiros.
Não era por ter duas linhas que aumentaria o número de passageiros na estação de Carnide. É uma estação completamente marginal, deve ter 30 pessoas no pico de trafêgo se tanto. Nem é benificiada pelo ISLA nem nada, pois os alunos vão até a estação da Pontinha. Sinceramente não creio que fosse boa opção, até porque há a estação intermodal da Pontinha logo ali a distância de 500 metros.
O Fonte Nova tem o Colegio Militar relativamente proximo, e com uma estação na esquina da Estrada de Benfica com a Av. Gomes Pereira, passava a ter duas.
Concordo que secalhar a ligação metro/cp em Benfica não seja muito importante, e nesse caso que ponham a estação próximo do mercado de Benfica e outra no Alto da Buraca seguindo para Alfragide.
A estação do Fonte Nova teria de ficar mais perto do Califa e menos do CC. E mesmo que ficasse mais perto do CC é longe da estação do Colombo. A estação na Av. Uruguai continuaria a não servir a zona do Fonte Nova/Califa.
b4 February 1st, 2011, 09:33 PM Não era por ter duas linhas que aumentaria o número de passageiros na estação de Carnide. É uma estação completamente marginal, deve ter 30 pessoas no pico de trafêgo se tanto. Nem é benificiada pelo ISLA nem nada, pois os alunos vão até a estação da Pontinha. Sinceramente não creio que fosse boa opção, até porque há a estação intermodal da Pontinha logo ali a distância de 500 metros.
Não aumentaria o nº de passageiros, a sair em Carnide, mas sempre dava para equilibrar melhor a distribuição dos passageiros. Digo isto, por que a Pontinha já é uma das estações mais utilizadas da rede, e creio que é desejável evitar situações como a do Campo Grande. Acho bem que o metro tenha tantos passageiros quanto possível, contudo era forma de dar mais utilidade a uma estação que de momento tem um movimento residual e evitar que houvesse ainda mais constrangimentos à mobilidade dos passageiros dentro das próprias estações. Basta ver, a Alameda antes e depois da abertura da extensão à linha vermelha
Aspire February 1st, 2011, 09:38 PM Não aumentaria o nº de passageiros, a sair em Carnide, mas sempre dava para equilibrar melhor a distribuição dos passageiros. Digo isto, por que a Pontinha já é uma das estações mais utilizadas da rede, e creio que é desejável evitar situações como a do Campo Grande. Acho bem que o metro tenha tantos passageiros quanto possível, contudo era forma de dar mais utilidade a uma estação que de momento tem um movimento residual e evitar que houvesse ainda mais constrangimentos à mobilidade dos passageiros dentro das próprias estações. Basta ver, a Alameda antes e depois da abertura da extensão à linha vermelha
Mas a estação da Pontinha é estação inter-modal, nomeadamente com a Carris e outras transportadoras de autocarros. Essa mais-valia têm de ser aproveitada e exponenciada. A estação de carnide ter duas linhas a cruza-la nada acresce aos utilizadores. Mas é a minha opinião.
pedrodepinto February 2nd, 2011, 01:26 AM Também concordo contigo, Aspire :yes:... Torna-se de facto mais fácil para quem vem de Telheiras sair na Pontinha e apanhar aí uma camioneta para a Amadora, por exemplo!
Xico205 February 2nd, 2011, 01:53 PM E a Linha Verde fica com maior extensão, e com curvaturas exageradas, e para seguir para Benfica teria que passar por baixo do cemitério!!!
Carnide é o mais lógico. Segue logo por baixo da Av. Cidade de Praga.
ValentinoCunha February 2nd, 2011, 03:31 PM E a Linha Verde fica com maior extensão, e com curvaturas exageradas, e para seguir para Benfica teria que passar por baixo do cemitério!!!
Carnide é o mais lógico. Segue logo por baixo da Av. Cidade de Praga.
E porque não cruzar no Colégio Militar/Luz e ir pela Av. Uruguai?
RoadsterRunner February 2nd, 2011, 04:02 PM E porque não cruzar no Colégio Militar/Luz e ir pela Av. Uruguai?
Ora bem.
Mas ficas desde já avisado que vai-te cair tudo em cima ...
Viva_a_Historia February 2nd, 2011, 04:49 PM Deixa lá os cacilheiros continuarem com o serviço deles. :banana:
Uma ligação subterrânea destas não teria de implicar necessariamente na viabilidade das embarcações de transporte público desde que a tal passagem fosse feita a Ocidente da Ponte 25 de Abril.
b4 February 2nd, 2011, 07:36 PM Ora bem.
Mas ficas desde já avisado que vai-te cair tudo em cima ...
Por acaso, já tinha pensado nessa hipótese e não acho má de todo, tal como a da Pontinha, mas creio que a melhor é Carnide.
ValentinoCunha February 2nd, 2011, 08:55 PM ^^
Quanto a Carnide acho que aquilo não tem nada de especial para ser uma estação de correspondência, ainda por cima a Pontinha logo ali ao lado. E esse cruzamento de linhas no Colégio Militar ia permitir também a transbordos para os autocarros, não só Carris mas RL, Vimeca, etc... Para quê fazer uma ligação de linhas em Carnide se depois para os autocarros tinham de mudar de linha e andar uma estação?
pedrodepinto February 2nd, 2011, 09:37 PM Um dos argumentos mais fortes que conduz a verde à Pontinha é a facilidade de ligação entre os PMO's :lol:, e que só se consegue garantir inteiramente nesta opção!
Xico205 February 3rd, 2011, 04:45 AM ^^
Quanto a Carnide acho que aquilo não tem nada de especial para ser uma estação de correspondência, ainda por cima a Pontinha logo ali ao lado. E esse cruzamento de linhas no Colégio Militar ia permitir também a transbordos para os autocarros, não só Carris mas RL, Vimeca, etc... Para quê fazer uma ligação de linhas em Carnide se depois para os autocarros tinham de mudar de linha e andar uma estação?
Em Carnide passam as carreiras da RL e em Benfica as da LT.
Carnide é a estação que tem mais lógica do ponto de vista tecnico/engenharia/custos.
Xico205 February 3rd, 2011, 04:47 AM Um dos argumentos mais fortes que conduz a verde à Pontinha é a facilidade de ligação entre os PMO's :lol:, e que só se consegue garantir inteiramente nesta opção!
Caso a ligação fosse a Carnide tambem ficava com uma ligação directa à PMO que iria ficar mesmo ao lado da nova linha, no subsolo da Av. Cidade de Praga.
RoadsterRunner February 3rd, 2011, 12:04 PM Um dos argumentos mais fortes que conduz a verde à Pontinha é a facilidade de ligação entre os PMO's :lol:, e que só se consegue garantir inteiramente nesta opção!
Não percebo ...
sybrenp June 17th, 2011, 02:34 PM Bem, não acho nada mal esta rede rede que a ML nos propõe.
Estive a trabalhar numa proposta e como tambem corresponde com a proposta da ML parece me que seria perfeitamente possivel num futuro proximo:
http://img808.imageshack.us/img808/4960/mlproposta4.png
O que acham?
sybrenp June 17th, 2011, 03:50 PM Em relação após Aeroporto, acho que a linha vermelha devia seguir para o Campo grande e fazer o percurso até a Pontinha. Mas para que a Alta de Lisboa não fique sem cobertura, devia-se sim criar uma nova linha, que comece no Aeroporto, passe pela Alta, Lumiar, por uma ou duas estações intermédias, que siga para o Colégio Miitar e a partir daí seguisse para Benfica. Deste maneira conseguia-se boa cobertura e eliminava-se aquele ramal da linha Azul
Pois, seria uma pena se a alta ficasse sem cobertura, isso é verdade.
Mas criar uma enteira nova linha so para isso ou levar essa linha até à Benfica não acho que seria a melhor opção..
Que tal algo assim:
http://img27.imageshack.us/img27/535/mlproposta5.png
O traçado para a Alta de Lisboa e para o Lumiar seria um ramal da linha Vermelha, sendo o traçado Campolido-Aeroporto o traçado principal desta linha. Essa parte teria mais composições à passar o que teria lógica como os ramais (Aeroporto-Lumiar e Aeroporto-Pontinha) teriam outras linhas que deriam accesso ás suas estaçoes principais..
pedrodepinto June 18th, 2011, 01:49 AM Não sei qual é o plano do ML, mas assumo que a linha amarela abaixo do Campo Grande desaparece :|...
Barragon June 19th, 2011, 12:44 PM podia ligar-se às Laranjeiras
pedrodepinto June 19th, 2011, 02:28 PM Via Telheiras?
Como já expliquei, nesse caso, as actuais linhas da estação estariam todas trocadas :lol:!
marciomaco June 19th, 2011, 03:22 PM Pois, seria uma pena se a alta ficasse sem cobertura, isso é verdade.
Mas criar uma enteira nova linha so para isso ou levar essa linha até à Benfica não acho que seria a melhor opção..
Que tal algo assim:
http://img27.imageshack.us/img27/535/mlproposta5.png
O traçado para a Alta de Lisboa e para o Lumiar seria um ramal da linha Vermelha, sendo o traçado Campolido-Aeroporto o traçado principal desta linha. Essa parte teria mais composições à passar o que teria lógica como os ramais (Aeroporto-Lumiar e Aeroporto-Pontinha) teriam outras linhas que deriam accesso ás suas estaçoes principais..
Será que as pessoas da ata, não querem ir mais directas ao centro do que ter que primeiro ir ao Oriente?
Mais vale um ramal da amarela...
pedrodepinto June 19th, 2011, 07:09 PM A haver ramal teria de sair da Quinta das Conchas :lol:, já que do Lumiar não há ângulo!
marciomaco June 19th, 2011, 08:29 PM A haver ramal teria de sair da Quinta das Conchas :lol:, já que do Lumiar não há ângulo!
Claro, ou mesmo do Campo Grande, logo a seguir de entrar no túnel...
pedrodepinto June 20th, 2011, 01:53 AM Mas seria para servir apenas a Alta de Lisboa ou pensarias em futuras expansões ;)?
sybrenp June 20th, 2011, 12:08 PM Será que as pessoas da ata, não querem ir mais directas ao centro do que ter que primeiro ir ao Oriente?
Mais vale um ramal da amarela...
Não vejo bem o problema.. As pessoas da Alta podiam ir até ao Lumiar para fazer transbordo para a linha amerala que as leva logo até ao centro..
ruimcardoso June 20th, 2011, 12:09 PM aí nesse mapa está em falta a expansão até sacavém da vermelha.
E por mim tirava a vermelha do campo grande por que para mim é um desperdicio lol
pedrodepinto June 20th, 2011, 12:45 PM Então intersectavas a vermelha no Lumiar?
Quanto à ligação a Sacavém, para já está fora de hipótese :nuts:. Contudo, imaginem bem o que seria termos uma linha com duas bifurcações quase seguidas: uma no Aeroporto e outra ao pé da Encarnação :lol:!
Marco Bruno June 20th, 2011, 03:38 PM Para mim um dos prolongamentos mais interessante seria a longo prazo... prolongar a linha azul desde santa apolónia em direcção ao parque das nações, isto incluído evidentemente dentro de um grande masterplan para regenerar toda a zona ribeirinha oriental e áreas adjacentes, incluindo vale de chelas.
Ouvi dizer que para essa zona que está previsto um eléctrico moderno tipo 15, no entanto acho que a longo/médio prazo poderia existir ambos, servindo cada um deles áreas distintas e não obrigatoriamente trajectos "paralelos".
ruimcardoso June 20th, 2011, 05:55 PM Para mim um dos prolongamentos mais interessante seria a longo prazo... prolongar a linha azul desde santa apolónia em direcção ao parque das nações, isto incluído evidentemente dentro de um grande masterplan para regenerar toda a zona ribeirinha oriental e áreas adjacentes, incluindo vale de chelas.
Ouvi dizer que para essa zona que está previsto um eléctrico moderno tipo 15, no entanto acho que a longo/médio prazo poderia existir ambos, servindo cada um deles áreas distintas e não obrigatoriamente trajectos "paralelos".
^^
sim tb concordo com esse prolongamento era de longe mais interessante ou entao ter esse eléctrico e acabar com os comboios em Sta Apolónia
ruimcardoso June 20th, 2011, 05:58 PM Então intersectavas a vermelha no Lumiar?
Quanto à ligação a Sacavém, para já está fora de hipótese :nuts:. Contudo, imaginem bem o que seria termos uma linha com duas bifurcações quase seguidas: uma no Aeroporto e outra ao pé da Encarnação :lol:!
Sim intersectava no Lumiar ou na Quinta das Conchas, algo por aí.
mas ter duas bifurcações não, uma linha com duas bifurcações tão próximas é suicídio da linha e confusão para as pessoas, em vez de ter apenas dois destinos passava a ter 5 no minimo XD
marciomaco June 20th, 2011, 06:02 PM Mas seria para servir apenas a Alta de Lisboa ou pensarias em futuras expansões ;)?
Poderia, por enquanto, terminar por lá, mas depois, se a Portela fechasse, poder-se-ia aproveitar para expandir o ramal ;)
Não vejo bem o problema.. As pessoas da Alta podiam ir até ao Lumiar para fazer transbordo para a linha amerala que as leva logo até ao centro..
Quanto menos transbordos, melhor. Claro que não é para seguir sempre esta regra, mas penso que aqui poder-se-ia seguí-la, tornando o Campo Grande um grande interface, em vez da Vermelha seguir mais para Norte. Aliás, digo já que, se a ideia for para a frente (de a Vermelha ir ao CG), que se separe em duas:
- Linha Vermelha: Oriente - S. Sebastião
- Linha Laranja (?): Oriente - Campo Grande - ... (por aí fora)
visconde June 20th, 2011, 10:43 PM Para mim um dos prolongamentos mais interessante seria a longo prazo... prolongar a linha azul desde santa apolónia em direcção ao parque das nações, isto incluído evidentemente dentro de um grande masterplan para regenerar toda a zona ribeirinha oriental e áreas adjacentes, incluindo vale de chelas.
esse percurso espero que nunca seja feito de metro, seria o maior desperdicio de dinheiro de sempre
isso é claramente para eléctrico em faixa dedicada, a estrada é sempre em frente, sem cruzamentos , e esburacar em zonas junto ao rio nunca é boa ideia.
rbaps June 20th, 2011, 10:54 PM Concordo. Nessa zona uma solução estilo 15 era sem dúvida o melhor. Para mim seria uma linha a começar no Cais do Sodré e que fosse sempre em frente até ao Parque das Nações. A sua implementação serviria de pretexto para um arranjo da zona ribeirinha de modo a tornar aquilo minimamente decente. Da maneira que está é uma autêntica auto-estrada.
marciomaco June 21st, 2011, 12:23 AM Podia haver algo assim:
- 15: Pr. Figueira <-> Algés
- 15/ ou outro número qualquer: Cais do Sodré <-> Stª Apolónia <-> Linha de CF até Marvila <-> Praça 25 de Abril <-> Alameda dos Oceanos <-> Oriente
Isto sim, seria um bom investimento ;)
pedrodepinto June 21st, 2011, 01:31 AM Sim intersectava no Lumiar ou na Quinta das Conchas, algo por aí.
mas ter duas bifurcações não, uma linha com duas bifurcações tão próximas é suicídio da linha e confusão para as pessoas, em vez de ter apenas dois destinos passava a ter 5 no minimo XD
Tenho a mesma opinião :okay:!
Poderia, por enquanto, terminar por lá, mas depois, se a Portela fechasse, poder-se-ia aproveitar para expandir o ramal ;)
Obrigado pelo esclarecimento ;).
Ainda assim, como já deves ter lido, o Campo Grande não consegue acolher com facilidade uma nova linha independente. Por isso mesmo, apesar de o projecto da linha laranja ser bem-vindo, é dificilmente concretizável...
marciomaco June 21st, 2011, 02:30 PM Obrigado pelo esclarecimento ;).
Ainda assim, como já deves ter lido, o Campo Grande não consegue acolher com facilidade uma nova linha independente. Por isso mesmo, apesar de o projecto da linha laranja ser bem-vindo, é dificilmente concretizável...
À superfície, claro que não, mas no subsolo, deve dar para meter uma estação.
pedrodepinto June 21st, 2011, 02:39 PM Se for feita uma nova estação subterrânea claro que sim :yes:. Contudo, os custos não são pequenos...
marciomaco June 21st, 2011, 02:55 PM Mas alguma coisa cá tem custo pequeno, em termos de túneis? Quando tiver que ser feito, vai ser feito. Se ninguém quisesse túneis, nesta altura, Lisboa tinha uma enorme rede de eléctricos ou, no mínimo, apenas os autocarros da Carris...
Oponopono June 21st, 2011, 02:56 PM Se ninguém quisesse túneis, nesta altura, Lisboa tinha uma enorme rede de eléctricos ou, no mínimo, apenas os autocarros da Carris...
Foi essa a decisão tomada há vários anos pelos habitantes de Zurich e é precisamente o motivo pelo qual Zurich não tem metro. Em referendo os cidadãos decidiram a não construção do metro em prol do desenvolvimento da rede de electricos da cidade. O que foi feito e é hoje em dia uma rede de electricos espantosa.
marciomaco June 21st, 2011, 03:01 PM ^^ E, no entanto, é uma das principais cidades da Suíça, senão a mais importante. Era desses eléctricos que eu gostava de ver andar por aqui... Mas cá não querem ver fios no ar... :ohno:
Oponopono June 21st, 2011, 03:03 PM Bem, é também uma cidade de gente civilizada. A rua mais rica da cidade, a Banhofstrasse é quase toda (salvo erro só um pedaço no fim permite automoveis excluindo, claro, alguns atravessamentos perpendiculares) vedada ao tráfego automovel e só lá passam os electricos.
marciomaco June 21st, 2011, 03:11 PM Claro, é outra mentalidade...
Até fico com pena de ver o que foram as redes de eléctrico (e mesmo tróleis) de outros tempos... Coimbra tinha uma rede muito boa de eléctricos que desapareceu toda. Lisboa ficou com uns restos, lá fez o 15E; o Porto tmb ficou com um restinho... Se desse para apostar agora forte e feio, é que era :)
pedrodepinto June 21st, 2011, 03:12 PM Mas alguma coisa cá tem custo pequeno, em termos de túneis? Quando tiver que ser feito, vai ser feito. Se ninguém quisesse túneis, nesta altura, Lisboa tinha uma enorme rede de eléctricos ou, no mínimo, apenas os autocarros da Carris...
A questão passa por saber se se justifica fazer uma estação nova, quando há várias zonas ainda desprovidas de bons transportes públicos, por exemplo :nuts:!
marciomaco June 21st, 2011, 03:30 PM Não leste bem o que eu disse. "Quando tiver de ser feito, vai ser feito."
Se ainda não é necessário, claro que primeiro é ligar às zonas que ainda não têm transportes, e depois, criar ligações entre linhas. E essa laranja que propus, seria uma das inter-linhas. ;)
RoadsterRunner June 21st, 2011, 03:30 PM http://img27.imageshack.us/img27/535/mlproposta5.png
Este mapa rivaliza com as últimas declarações públicas do Presidente do ML ...
:nuts::nuts::nuts:
ValentinoCunha June 21st, 2011, 04:20 PM ^^ No plano de Urbanização de Alcântara a CML apresenta a rede de metro com a Estrela a servir de estação de ligação entre a linha verde circular e a vermelha. Até acho que esse é o melhor caminho.
pedrodepinto June 21st, 2011, 04:57 PM Não leste bem o que eu disse. "Quando tiver de ser feito, vai ser feito."
O problema é que não sei se algum dia virá a ser feito :lol:, já que é uma obra desnecessária se não alterarmos a configuração actual da rede!
Se ainda não é necessário, claro que primeiro é ligar às zonas que ainda não têm transportes, e depois, criar ligações entre linhas. E essa laranja que propus, seria uma das inter-linhas. ;)
Aí estou plenamente de acordo ;)!
marciomaco June 21st, 2011, 05:53 PM O problema é que não sei se algum dia virá a ser feito :lol:, já que é uma obra desnecessária se não alterarmos a configuração actual da rede!
Mas alguma rede no mundo que tenha muitos anos de expansões, será que nunca alterou a sua configuração? No futuro, de certeza que haverá alterações ;)
pedrodepinto June 22nd, 2011, 01:37 AM O ML já alterou a sua configuração na última década e meia. Se em 1995 havia uma única linha, três anos mais tarde foi possível criar três linhas independentes, bem como uma quarta, para servir a Expo'98 :yes:!
Por isso mesmo, apesar de ser arriscado dizê-lo, parece-me que a médio e longo prazo as quatro linhas são suficientes. Apesar de a muito longo prazo ser expectável a criação de novas linhas, convém garantir que são independentes, o que não sucede no plano apresentado pelo ML!
Repara que a estação do Campo Grande funciona hoje perfeitamente e não é um entrave à rede. O impasse só aparece se quisermos criar a partir dela ramais ou inverter a configuração das linhas, o que nos arrasta para um nó totalmente novo!
ValentinoCunha June 22nd, 2011, 02:08 AM Qual é que era a configuração do Campo Grande quando em 1993 a linha na altura fazia o trajecto Alvalade - Campo Grande - Cidade Universitária?
Quanto à chegada de novas linhas ao Campo Grande, nada implica que a nova linha seja subterrânea. Como acho que já aqui se disse.
marciomaco June 22nd, 2011, 08:23 AM O ML já alterou a sua configuração na última década e meia. Se em 1995 havia uma única linha, três anos mais tarde foi possível criar três linhas independentes, bem como uma quarta, para servir a Expo'98 :yes:!
Por isso mesmo, apesar de ser arriscado dizê-lo, parece-me que a médio e longo prazo as quatro linhas são suficientes. Apesar de a muito longo prazo ser expectável a criação de novas linhas, convém garantir que são independentes, o que não sucede no plano apresentado pelo ML!
Repara que a estação do Campo Grande funciona hoje perfeitamente e não é um entrave à rede. O impasse só aparece se quisermos criar a partir dela ramais ou inverter a configuração das linhas, o que nos arrasta para um nó totalmente novo!
A longo prazo, talvez teremos alguma coisa, se houver mudança do plano :lol:
Já agora, porque é que as linhas têm de ser independentes? Pode muito bem haver troncos comuns.
RoadsterRunner June 22nd, 2011, 10:56 AM Qual é que era a configuração do Campo Grande quando em 1993 a linha na altura fazia o trajecto Alvalade - Campo Grande - Cidade Universitária?
Quanto à chegada de novas linhas ao Campo Grande, nada implica que a nova linha seja subterrânea. Como acho que já aqui se disse.
Retiras os prolongamentos de Telheiras e de Odivelas. Os comboios chegavam ao Campo Grande e voltavam para trás.
O Campo Grande é actualmente um dos melhores exemplos das "cambalhotas" irresponsáveis dadas pelos responsáveis do ML. Então agora que vai ficar completamente emparedada com a construção de novas 2 torres entre a estação e a 2ª circular ...
ValentinoCunha June 22nd, 2011, 12:28 PM ^^ Pensei que houvesse uma circulação contínua entre Alvalade e a Cidade Universitária.
RoadsterRunner June 22nd, 2011, 12:36 PM ^^ Pensei que houvesse uma circulação contínua entre Alvalade e a Cidade Universitária.
E havia, passando pelo Rossio ...
Não nos podemos esquecer que ainda não havia Baixa-Chiado ...
pedrodepinto June 22nd, 2011, 12:56 PM Quanto à chegada de novas linhas ao Campo Grande, nada implica que a nova linha seja subterrânea. Como acho que já aqui se disse.
Nesse caso, teríamos mais uma vez de fazer obras de fundo na estação :yes:!
Além disso, se há quem se queixe que o corredor de ligação entre as duas linhas é muito grande na Alameda :lol:, no Campo Grande seria necessário subir escadas e escadas!
Já agora, porque é que as linhas têm de ser independentes? Pode muito bem haver troncos comuns.
Tenho esta opinião porque a longo prazo uma bifurcação (ou um ramal) mal planeado traz problemas... Aliás, foi o que sucedeu no ML com o Y da Rotunda :yes:!
RoadsterRunner June 22nd, 2011, 01:40 PM Tenho esta opinião porque a longo prazo uma bifurcação (ou um ramal) mal planeado traz problemas... Aliás, foi o que sucedeu no ML com o Y da Rotunda :yes:!
Grande confusão que para ai vai.
Então a bifurcação da Rotunda foi mal planeada ?
As únicas limitações que existem referem-se ao nº de comboios que podem circular nos troços em comum, que pode originar tempos de espera superiores nos troços "individuais", e claro que uma avaria no troço comum terá sempre consequências em todos os troços.
Marco Bruno June 22nd, 2011, 02:14 PM esse percurso espero que nunca seja feito de metro, seria o maior desperdicio de dinheiro de sempre
isso é claramente para eléctrico em faixa dedicada, a estrada é sempre em frente, sem cruzamentos , e esburacar em zonas junto ao rio nunca é boa ideia.
No momento actual sim, seria desperdício. Mas deveriam fazer um estudo sobre esse prolongamento, senão é falta de visão futura.
Essa área de Lisboa é das únicas (a par com os terrenos do aeroporto) que tem grande potencial de crescimento e construção de urbanizações completamente novas. Se quiseres podes comparar como uma "continuação" daquilo que foi feito parque das nações.
E além do projecto de urbanização do Juan Busquets para a envolvente da gare do oriente, já temos um projecto para a Matinha do Risco e uma urbanização do Renzo Piano que vai agora avançar passados 12 anos. Futuramente surgirão mais.
Quanto ao número de habitantes servidos, a densidade teria de ser bem superior ao Parque das nações para justificar uma linha.
Dou-te um exemplo, parque das nações tem 300 hectares e foi pensado para 25.000 habitantes. Na Dinamarca num recente concurso internacional para um masterplan com a área de 200 hectares, pediam 40.000 habitantes, e atenção que foi um concurso para servir de bom exemplo urbanístico, referência internacional de Copenhaga.
marciomaco June 22nd, 2011, 03:43 PM Grande confusão que para ai vai.
As únicas limitações que existem referem-se ao nº de comboios que podem circular nos troços em comum, que pode originar tempos de espera superiores nos troços "individuais", e claro que uma avaria no troço comum terá sempre consequências em todos os troços.
Mas tmb se formos a criar uma linha por ramal, estávamos muito mal... :lol:
RoadsterRunner June 22nd, 2011, 03:47 PM Mas tmb se formos a criar uma linha por ramal, estávamos muito mal... :lol:
Antes isso do que os mapas que vejo por aqui com linhas sobrepostas ...
ruimcardoso June 22nd, 2011, 05:58 PM agora vendo bem, e aqui com a nossa conversa, então esta gente se planeasse bem a rede de metro a esta altura teríamos uma circular verde que daria a volta no rossio e fecharia no campo grande..... MAS NÃO como o planeamento foi tão fizeram porcaria e agora estão a "tentar voltar a trás".
RoadsterRunner June 22nd, 2011, 06:44 PM agora vendo bem, e aqui com a nossa conversa, então esta gente se planeasse bem a rede de metro a esta altura teríamos uma circular verde que daria a volta no rossio e fecharia no campo grande..... MAS NÃO como o planeamento foi tão fizeram porcaria e agora estão a "tentar voltar a trás".
Mas isso é a essência da história do ML.
É que antigamente até existiram excelentes ideias para os prolongamentos, pois estes tinham sido projectados exactamente para onde existe mais população residente em Lisboa. Mas quando passaram à pratica, "outros interesses" se instalaram e fizeram-se prolongamentos para sitios (alguns totalmente desertos) onde a necessidade não era prioritária (e a custos muito maiores) deixando de lado a maioria da população de Lisboa que ainda hoje vive com grandes carências em termos de transportes públicos.
O resultado é o que vemos hoje. Os maiores bairros de população residente sem ML, e a Empresa ML em termos financeiros num buraco sem fundo.
marciomaco June 22nd, 2011, 08:44 PM Antes isso do que os mapas que vejo por aqui com linhas sobrepostas ...
Achas mesmo? Eu cá gosto mais de certos mapas que andam aí. Eu defendo que hajam troncos comuns, mas no máximo de 2 linhas (3 em casos muito necessários).
agora vendo bem, e aqui com a nossa conversa, então esta gente se planeasse bem a rede de metro a esta altura teríamos uma circular verde que daria a volta no rossio e fecharia no campo grande..... MAS NÃO como o planeamento foi tão fizeram porcaria e agora estão a "tentar voltar a trás".
Por falar nisso, o túnel entre os Restauradores e o Rossio ainda está aberto e bom para usar?
pedrodepinto June 22nd, 2011, 10:02 PM Grande confusão que para ai vai.
Eu não estou a dizer que foi mal planeada nos anos 50 :lol:! Contudo, com o passar das décadas e com a evolução da rede, a estrutura de então tornou-se pouco equilibrada...
E já são suficientemente relevantes ;).
Além disso, para facilitar o esquema de circulação, cada uma das "pontas" da bifurcação deve ter mais o menos o mesmo número de estações.
RoadsterRunner June 22nd, 2011, 11:16 PM Achas mesmo? Eu cá gosto mais de certos mapas que andam aí. Eu defendo que hajam troncos comuns, mas no máximo de 2 linhas (3 em casos muito necessários).
No caso do ML seria mais uma situação completamente absurda e ridicula, visto que os maiores bairros residenciais continuam sem acesso ao ML e consequentemente a conquista de novos utilizadores seria bastante reduzida com todos os prejuizos que dai resultam.
Se a rede fosse hoje já suficientemente abrangente, logo se poderia pensar nisso.
Por falar nisso, o túnel entre os Restauradores e o Rossio ainda está aberto e bom para usar?
Deve de existir parte, mas duvido que esteja a ser utilizado pois os extremos foram tapados.
pedrodepinto June 22nd, 2011, 11:53 PM agora vendo bem, e aqui com a nossa conversa, então esta gente se planeasse bem a rede de metro a esta altura teríamos uma circular verde que daria a volta no rossio e fecharia no campo grande..... MAS NÃO como o planeamento foi tão fizeram porcaria e agora estão a "tentar voltar a trás".
Não partilho nada dessa opinião... Até porque a "nova circular" já não passaria pelos Restauradores, mas sim pelo Rato e pelo Cais do Sodré :yes:!
Marco Bruno June 23rd, 2011, 12:04 AM Eu não estou a dizer que foi mal planeada nos anos 50 :lol:! Contudo, com o passar das décadas e com a evolução da rede, a estrutura de então tornou-se pouco equilibrada...
Lisboa nas últimas décadas cresceu sem planeamento e sem nexo, e o Metro (ao dispor dos sucessivos Governos) tem andado ao sabor de interesses e não de visão estratégica. Os prolongamentos malucos para as periferias são exemplo disso ao entrarem no cliclo vicioso da dispersão urbana (uma das grandes inimigas do transporte público).
A AML tem uma área maluca (2.900 km2) para apenas 2.800.000 habitantes... que caberiam facilmente numa área com 200 a 300 km2.
Exemplo: Paris tem 2.190.000 habitantes numa área de 105 km2.
pedrodepinto June 23rd, 2011, 01:28 AM O que dizes é verdade :yes:.
E nem podemos dizer que em Lisboa a "densidade urbana" é menor... Simplesmente temos locais onde o mato coabita com as zonas habitacionais e comerciais :nuts:... Estou a lembrar-me de algumas secções da Estrada da Luz, por exemplo!
Seja como for, Marco, parece-te que a estrutura actual das quatro linhas é preferível à criação de uma linha circular que deixa pontas soltas em Telheiras e no Lumiar?
marciomaco June 23rd, 2011, 11:17 AM No caso do ML seria mais uma situação completamente absurda e ridicula, visto que os maiores bairros residenciais continuam sem acesso ao ML e consequentemente a conquista de novos utilizadores seria bastante reduzida com todos os prejuizos que dai resultam.
Se a rede fosse hoje já suficientemente abrangente, logo se poderia pensar nisso.
Mas será que os troncos comuns não podem ajudar nisso? Por exemplo, se seguirmos o mapa do sybrenp, a amarela e a verde podem muito bem fazer tronco comum até ao Rato para permitir expansão da linha amarela para oeste ;)
Já agora, não há um "track map" do metro de lisboa?
marciomaco June 23rd, 2011, 11:19 AM O que dizes é verdade :yes:.
E nem podemos dizer que em Lisboa a "densidade urbana" é menor... Simplesmente temos locais onde o mato coabita com as zonas habitacionais e comerciais :nuts:... Estou a lembrar-me de algumas secções da Estrada da Luz, por exemplo!
Seja como for, Marco, parece-te que a estrutura actual das quatro linhas é preferível à criação de uma linha circular que deixa pontas soltas em Telheiras e no Lumiar?
A principal ponta solta seria a de odivelas, pois telheiras levava com a vermelha.
pedrodepinto June 23rd, 2011, 01:41 PM Não, Telheiras não passa a linha vermelha enquanto a vermelha não chegar ao Campo Grande ;)!
marciomaco June 23rd, 2011, 01:49 PM ^^
Enquanto não chega, a amarela toma conta do serviço :lol:
Telheiras - Odivelas (via Campo Grande)
pedrodepinto June 23rd, 2011, 02:21 PM É uma hipótese :lol:, mas complicada tal como já tive oportunidade de explicar!
A questão que levantas é muito interessante :yes:.
De facto, a ponta solta de Telheiras poderia ser resolvida com o alargamento da vermelha ao Campo Grande, tal como consta no PER de 2009. Contudo, mais uma vez, impõe-se saber de que forma se resolveria o problema do Campo Grande. Repara que mesmo vindo as carruagens do ramal do PMO II, depois teriam de se cruzar à frente do comboio que vinha de (ou ia para) Alvalade, para depois seguir para Telheiras. Ainda assim, este é o único movimento que hoje se consegue fazer, até porque existe uma agulha para isso ;)... Neste caso, o Campo Grande teria duas linhas e meia, sendo a outra metade a extensão mais recente da amarela :|...
Se a amarela passasse por Telheiras, deixaria de ser necessária a linha vermelha, mas os cais estariam todos invertidos :nuts:, mesmo com apenas duas linhas. Aí teríamos mesmo um duplo cruzamento, que faria um género de X :nuts:, razão pela qual a circulação nunca poderia ser autónoma! Fiz-me entender ou nem por isso ;)?
Seja como for, todos sabem que defendo que a vermelha deve ir para o Lumiar, cruzando a Alta de Lisboa. Contudo, como o projecto também está atrasado, não me parece que a vermelha saia de lá rapidamente, mesmo estando a linha amarela próxima :(. É o mesmo que sucede entre Telheiras e a Pontinha...
Mais importante do que isso é realçar que tanto a linha circular como a chegada da vermelha ao Campo Grande criam três linhas numa estação que só está preparada para receber duas :|... Logo, ou se faz uma estação nova ou não há forma de resolver o problema!
Se tiveres alguma dúvida, podes sempre colocá-la ;)!
ValentinoCunha June 24th, 2011, 12:31 AM E porque não Odivelas - Campo Grande - Rato - Cais Sodré - Alameda - Campo Grande - Telheiras? Assim acabam-se com os problemas todos.
pedrodepinto June 24th, 2011, 01:55 AM Aparentemente, as quatro linhas criaram-se para algum efeito :lol:!
seattle92 June 28th, 2011, 01:00 PM Já que eu gosto de "troncos comuns" de duas linhas e sabendo que o Metro quer fazer a circular verde e a zona ocidental será coberta pelo prolongamento da Vermelha, tenho uma proposta para a linha Amarela.
Nesta proposta a Linha Amarela continuaria a seguir no mesmo túnel (partilhado com a linha circular) até ao Saldanha, aí não daria a curva para Picoas, mas seguiria em frente.
Mais à frente teríamos uma estação na zona dos hospitais, por exemplo no cruzamento da Gomes Freire com a Dona Estefânia. É uma zona com grande densidade de população e serviços e que apesar de estar rodeada de linhas, não é verdadeiramente servida por nenhuma (até pelo relevo que Lisboa tem)
De seguida a linha continuava e cruzava com a linha Verde no Intendente, onde teríamos um interface das duas linhas.
A linha Amarela continuava a avançar e teria outra estação na Graça. Também esta é uma zona com grande densidade e interesse turístico, mas que (mais uma vez graças ao relevo da cidade) não é servida por nenhuma estação actual.
Por fim acabava em Santa Apolónia, com a respectiva ligação à linha Azul.
Sonhar é grátis :lol:
seattle92 June 28th, 2011, 01:12 PM ^^
A variante desta ideia, é a linha Amarela começar a curvar logo para a esquerda depois de sair do Saldanha, ter uma estação entre o largo da Estefânia e o hospital, fazer a ligação com a linha Azul na estação dos Anjos, seguir para a zona do Alto de São João (que vai sofrer o seu plano de urbanização brevemente) e daí seguir para Santa Apolónia.
DiogoBaptista August 6th, 2011, 10:57 PM Para esclarecer algumas coisas que vi por ai... Diagrama da rede (feito por mim) do projecto de expansão 2010-2020 apresentado a 2 de Setembro de 2009 (sem coroas).
http://img713.imageshack.us/img713/8006/per2020.jpg
^^ Mapa da rede projecto de expansão 2010-2020.
http://img823.imageshack.us/img823/2849/diagrama1.png
^^ Diagrama da rede projecto de expansão 2010-2020. (sem coroas)
lmpanp August 9th, 2011, 04:28 AM ^^Melhor se vê a aberração do proposto.
:ohno:
DiogoBaptista August 10th, 2011, 04:35 PM ^^Melhor se vê a aberração do proposto.
:ohno:
Tambem acho :nuts: mas pronto o que é que se pode fazer...
joseep September 1st, 2011, 02:42 AM Tambem acho :nuts: mas pronto o que é que se pode fazer...
Já vão quase em 2012...e nenhum desses projectos arrancou/arranca ou arrancará. Fico profundamente mais descansado
pedrodepinto September 2nd, 2011, 02:06 PM Como vês, não és o único :lol:!
tbean September 16th, 2011, 03:31 AM boas
nao sou de lisboa mas a minha paixao pela cidade tem crescido desde alguns tempos. daí, fiz um diagrama com uma sugestao de uma completa rede do metropolitano. nao estará muito exato principalmente em termos de densidades, deslocacoes diarias, e relevo, mas acho que esta bastante bom. pus a passar linhas nos pontos de maior concentracao de pessoas (pelo menos que me pareceram) e por pontos que vao ser urbanizados e aglomerizados á malha urbana em poucos anos. em relacao ao relevo eu sei que é dificil, mas nao impossivel, estamos no sec 21, quer dizer.... digam a vossa opiniao principalmente pessoal de lisboa
e ja agora deem me ao menos credito pelo trabalho que tive em faze-lo! x)
os dois simbolos da linha laranja e da linha roxa sao da autoria do cesar vieira de sao paulo. achei tao bem executados e simples que tive que os usar!
http://i1143.photobucket.com/albums/n622/tbean2/ML.jpg
RoadsterRunner September 16th, 2011, 12:14 PM boas
nao sou de lisboa mas a minha paixao pela cidade tem crescido desde alguns tempos. daí, fiz um diagrama com uma sugestao de uma completa rede do metropolitano. nao estará muito exato principalmente em termos de densidades, deslocacoes diarias, e relevo, mas acho que esta bastante bom. pus a passar linhas nos pontos de maior concentracao de pessoas (pelo menos que me pareceram) e por pontos que vao ser urbanizados e aglomerizados á malha urbana em poucos anos. em relacao ao relevo eu sei que é dificil, mas nao impossivel, estamos no sec 21, quer dizer.... digam a vossa opiniao principalmente pessoal de lisboa
e ja agora deem me ao menos credito pelo trabalho que tive em faze-lo! x)
os dois simbolos da linha laranja e da linha roxa sao da autoria do cesar vieira de sao paulo. achei tao bem executados e simples que tive que os usar!
http://i1143.photobucket.com/albums/n622/tbean2/ML.jpg
3 coisas :
1º Tens jeito para fazer mapas. Bons gráficos.
2º O problema é mesmo o conteúdo. Se já na coroa 1 é dificil que faça sentido a chegada do ML para já, na coroa 2 então ... A linha castanha é mesmo :crazy:
3º Se me permites a sugestão, eu pessoalmente gostaria de ver um mapa feito por ti apenas para o interior da coroa de Lisboa. Caso contrário fica bastante confuso (além do pé de vento que vai ser criado por alguns frequentadores aqui da thread :lol:).
rbaps September 16th, 2011, 06:48 PM boas
nao sou de lisboa mas a minha paixao pela cidade tem crescido desde alguns tempos. daí, fiz um diagrama com uma sugestao de uma completa rede do metropolitano. nao estará muito exato principalmente em termos de densidades, deslocacoes diarias, e relevo, mas acho que esta bastante bom. pus a passar linhas nos pontos de maior concentracao de pessoas (pelo menos que me pareceram) e por pontos que vao ser urbanizados e aglomerizados á malha urbana em poucos anos. em relacao ao relevo eu sei que é dificil, mas nao impossivel, estamos no sec 21, quer dizer.... digam a vossa opiniao principalmente pessoal de lisboa.
Não tive tempo para ver o mapa com muita atenção, mas reparei num pormenor com que não concordo - a estação Justiça entre São Sebastião e as Amoreiras. Não sei se lhe chamaste assim para fazer a distinção com a estação Campolide que suponho que localizaste na estação ferroviária de Campolide, criando aí um interface.
Na minha opinião, uma estação localizada ao pé do Palácio da Justiça pouquíssimo movimento teria uma vez que este fica a uns 3 minutos a pé da estação São Sebastião, e justificar-se-ia muito mais uma estação no Alto de Campolide, onde serviria de facto a população do bairro de Campolide. A estação de interface com o comboio creio que seria um mau investimento, porque já existe o interface de Sete Rios muito perto dali e não me parece que a estação fosse ter muito movimento, até porque a partir do bairro de Campolide há duas carreiras que passam na estação, as 702 e 713, sendo a 702 a mais directa.
Só falo de Campolide porque é a realidade que melhor conheço. De qualquer dos modos, parabéns porque o grafismo está excelente!
tbean September 16th, 2011, 08:09 PM ^^ obrigado :D
pois é normal que seja muito á frente, mas a linha castanha seria a ultima a ser construida por de facto fazer menos sentido HOJE, em 2050/2060 talvez nao sei, se os movimentos de pessoas, bairros e populacao crescerem... este mapa é obvio que nao é para ser feito da noite para o dia, todas as linhas teriam a sua fase de crecsimento. a linha amarela por exemplo ate loures/infantado (que ja esta planeado) e do outrolado ate miraflores no maximo por exemplo...
em relacao a campolide dou te razao pela credibilidade que demonstraste. nao faco a minima ideia dos movimentos em campolide, e se a estacao de justica nao faz sentido por ter pouco movimento, entao sim acabava se com ela... e a estacao de campolide seria entao mais perto da rua campolide/campo de ourique...
runner em relacao ao pe de vento, ele que venha... desde que as pessoas sejam crediveis nas suas argumentacoes eu sou todo ouvidos... :cool:
ruimcardoso September 16th, 2011, 09:54 PM Não tive tempo para ver o mapa com muita atenção, mas reparei num pormenor com que não concordo - a estação Justiça entre São Sebastião e as Amoreiras. Não sei se lhe chamaste assim para fazer a distinção com a estação Campolide que suponho que localizaste na estação ferroviária de Campolide, criando aí um interface.
Na minha opinião, uma estação localizada ao pé do Palácio da Justiça pouquíssimo movimento teria uma vez que este fica a uns 3 minutos a pé da estação São Sebastião, e justificar-se-ia muito mais uma estação no Alto de Campolide, onde serviria de facto a população do bairro de Campolide. A estação de interface com o comboio creio que seria um mau investimento, porque já existe o interface de Sete Rios muito perto dali e não me parece que a estação fosse ter muito movimento, até porque a partir do bairro de Campolide há duas carreiras que passam na estação, as 702 e 713, sendo a 702 a mais directa.
Só falo de Campolide porque é a realidade que melhor conheço. De qualquer dos modos, parabéns porque o grafismo está excelente!
Discordo totalmente, já viste a quantidade de juízes, visitas e presos que existem ali?
com o tunel do metro tinham todos o um bom esconderijo para se encontrarem e trocarem.....influências XD
ruimcardoso September 16th, 2011, 09:58 PM ^^ obrigado :D
pois é normal que seja muito á frente, mas a linha castanha seria a ultima a ser construida por de facto fazer menos sentido HOJE, em 2050/2060 talvez nao sei, se os movimentos de pessoas, bairros e populacao crescerem... este mapa é obvio que nao é para ser feito da noite para o dia, todas as linhas teriam a sua fase de crecsimento. a linha amarela por exemplo ate loures/infantado (que ja esta planeado) e do outrolado ate miraflores no maximo por exemplo...
em relacao a campolide dou te razao pela credibilidade que demonstraste. nao faco a minima ideia dos movimentos em campolide, e se a estacao de justica nao faz sentido por ter pouco movimento, entao sim acabava se com ela... e a estacao de campolide seria entao mais perto da rua campolide/campo de ourique...
runner em relacao ao pe de vento, ele que venha... desde que as pessoas sejam crediveis nas suas argumentacoes eu sou todo ouvidos... :cool:
PARABENS pelo excelente gráfico :D
A única que me faz MUITA confusão é a Castanha que além de gigantesca teria de ser feita sempre junto ao rio e todos nós sabemos o jeitinho que o metro tem para meter água nas estações XD, além de que a ser concretizada essa linha convinha ser já, porqe se for como o terreiro do paço lá para 2500 deverá estar feita XD
Mas mais uma vez dou-te os parabéns, porque muito do que está aí tem lógica:D
rbaps September 16th, 2011, 11:36 PM Discordo totalmente, já viste a quantidade de juízes, visitas e presos que existem ali?
com o tunel do metro tinham todos o um bom esconderijo para se encontrarem e trocarem.....influências XD
Só se fosse mesmo para isso :lol:
dvf September 17th, 2011, 01:10 AM boas
nao sou de lisboa mas a minha paixao pela cidade tem crescido desde alguns tempos. daí, fiz um diagrama com uma sugestao de uma completa rede do metropolitano.
Parabéns pela visão de colocares uma zona densamente povoada no mapa (S.Bras - Mina - Belas), algo que escapa a muitos que vivem na AML. Se bem que na minha opinião, em vez de ir para Belas, deveria ir para Casal de Cambra. :)
pedrodepinto September 17th, 2011, 02:26 PM De facto, há aqui ideias muito interessantes :yes:!
|
|