View Full Version : Metropolitano de Lisboa: Sugestões para Prolongamentos e Novas Linhas

Pages : 1 2 3 4 5 [6] 7

NunoRaimundo
September 20th, 2011, 12:33 AM
Há sim senhor! Gosto de ver estas coisas, por alguma razão.

E, já agora, gostaria de contribuir também com a minha visão utópica do futuro do Metro de Lisboa! :lol:

http://i.imgur.com/b0eW0l.jpg (http://paginadehost.com.sapo.pt/expansaometro.png)

Concentrei-me mais na expansão dentro de Lisboa do que propriamente para os subúrbios.

Indiquei também a correspondência que haveria com as estações da CP.

A linha verde-clara é uma proposta de converter o troço da linha de Cascais entre o Cais do Sodré e Pedrouços numa linha de metro de superfície, mais facilmente "atravessável". Como sabem, uma das (muitas) razões por que a frente ribeirinha de Lisboa está tão maltratada e é tão pouco desfrutada é, como sabem, a linha de Cascais, que corta implacável e completamente a ligação entre a cidade e o rio.

Mas também tenho uma versão para o caso de a linha de Cascais se mantiver (o ideal seria até que se mantivesse, mas fosse enterrada):

http://i.imgur.com/OVCJCl.jpg (http://paginadehost.com.sapo.pt/expansaometro2.png)

Se calhar fui muito generoso com as linhas :lol: Sobretudo a linha azul-clara parece um pouco inútil.
E aquelas intersecções na Quinta dos Barros e no Bairro dos Lóios também têm o seu quê de absurdo.
(Enfim, são críticas que faço à minha própria proposta, agora que a vejo com mais distanciamento...)

marciomaco
September 20th, 2011, 01:07 AM
Ora bem:

Ali no Alvito, trocava a verde e a rosa, ia a rosa para sul, para o rio e a verde para norte.

E, na outra ponta, a verde deve ir mesmo á Pontinha :lol:

tbean
September 20th, 2011, 04:32 PM
ora bem estou a ver que es novo aqui no forum... bienvenito!

nao leves a mal, mas vou ser critico... um bom critico, construtivo!
a linha azul nao esta mal... brandoa-oriente via apolonia... okay
acho que ha demasiadas linhas e interseccoes no triangulo pç espanha alcantara, chiado!! a linha vermelha devia ser mais rapida e nao passar pela estrela-lapa para ir para alcantara e a estacao de torre de belem é um bocado inutil visto que a de pedroucos esta logo ali á beira, ja agora porque nao uma extensao ate algés? tens 2 terminos em pedroucos...
a linha verde nao esta mal! a linha amarela so nao sei se a estacao da bica sera realmente util... a linha roxa acho um bocado inutil, ja que se podia abrir outro ramo da castanha para alfragide e ja distribuia essa gente tambem pelas outras linhas atraves da linha castanha... a linha rosa nao acho que seja muito necessario na ajuda/restelo. ja é muita oferta. uma combinacao entre a linha verde e a rosa ja servia bem o tecnico e a ajuda...
as estacoes de caramao, camping, boavista, caselas acho que nao é de todo necessario... isso nao sao massas sao caselas lol... a azul bebe tambem é semelhante á roxa... criava se novos e curtos ramos de outras linhas e ja ficava bem mais simples. a linha laranja e tambem um bocado fraca porque para alem de so servir o sul/baixa de lisboa, nao sei se havera muitos movimentos de pessoas nessa linha...

pah acho que é tudo!
ja agora podes-me dizer onde arranjas esse tipo de mapas base??? com as ruas, zonas verdes, H e coroas??

Reflex
September 20th, 2011, 11:28 PM
Eu por mim avançava a verde, a vermelha e a roxa até Algés, fazendo aí um interface com alguma dimensão...:)
Por outro lado acho que a estação Aeroporto na linha castanha é contraproducente porque a maioria do pessoal (nomeadamente turistas) que vão utilizaria essa estação tenderiam a vir para o centro da cidade. Fazê-los obrigar a ter que ir para o Campo Grande (que é o menos periférico dessa linha) quando os podias levar logo directamente ao centro parece não fazer um grande sentido. Faria a meu ver levar a linha azul até ao Aeroporto (com troço partilhado com a castanha) ou então fazer isso com a vermelha, levando então a azul até Sacavém. Aliás, olhando para as linhas faria até sentido que a azul e a vermelha tivessem o términus no Aeroporto porque é mais importante que as outras duas cheguem ao aeroporto do que a castanha ir até ao Oriente. Se possível, a castanha chegaria a Sacavém sem passar pela Encarnação (ou pelo menos com um túnel extra) porque um túnel partilhado por 3 linhas parece-me claramente demais...

NunoRaimundo
September 22nd, 2011, 01:12 PM
@marciomaco: a minha ideia era que a linha rosa fosse dos Prazeres ao Alvito através de um viaduto sobre a Av. Ceuta, enquanto que a linha verde passaria por baixo desta. Seria complicado cruzar as duas!

@tbean, obrigado pelas boas-vindas e pelo comentário. Crítica construtiva é sempre bem vinda! :D É sinal de que alguém se deu efectivamente ao trabalho de olhar com alguma atenção para o devaneio de um amador de sistemas de transporte ferroviário urbano...

Quanto às tuas críticas e às do Reflex:

Concordo que existe excesso de linhas e intersecções, mas considero também que há necessidade de um bom serviço de metropolitano nas áreas imediatamente a oeste a leste da Baixa. Talvez a linha vermelha pudesse, de facto, seguir de Campo de Ourique directamente para Alcântara-Mar (actual troço da linha laranja), evitando-se intersecções desnessárias na Estrela e na Lapa.

Os dois términos em Pedrouços têm a ver com a tal ideia do 1.º mapa, de transformar o troço da Linha de Cascais. Pedrouços tornar-se-ia assim o terminal da linha! Mas sim, um prolongamento até Algés da verde, vermelha e roxa seria o mais lógico.

Também tenho dúvidas em relação à utilidade das linhas azul-clara e roxa, mas é que sou um detractor convicto das bifurcações... :lol:

E também concedo que abrir uma estação de metro nas Caselas é meio absurdo! Já no Parque de Campismo, estava a pensar também na Decathlon, porque é uma complicação lá chegar sem carro! :lol: Mas sim, não há procura suficiente para se justificar a abertura de estações aí.

A questão do Aeroporto é realmente bem vista... faria de facto mais sentido ligar directamente o Aeroporto ao centro. Não sei, no entanto, como o faria... Acho importante manter uma ligação directa entre Campo Grande e Aeroporto (interesses próprios, ahahah), por isso talvez partilhasse o túnel da castanha com a azul, sendo que uma delas não pararia nas estações Encarnação e Moscavide.

P.S.: O mapa retirei-o tão simplesmente do site do ML: http://www.metrolisboa.pt/Portals/0/MapaCidade2009.pdf :)

Cesar Vieira
October 7th, 2011, 03:01 PM
boas

nao sou de lisboa mas a minha paixao pela cidade tem crescido desde alguns tempos. daí, fiz um diagrama com uma sugestao de uma completa rede do metropolitano. nao estará muito exato principalmente em termos de densidades, deslocacoes diarias, e relevo, mas acho que esta bastante bom. pus a passar linhas nos pontos de maior concentracao de pessoas (pelo menos que me pareceram) e por pontos que vao ser urbanizados e aglomerizados á malha urbana em poucos anos. em relacao ao relevo eu sei que é dificil, mas nao impossivel, estamos no sec 21, quer dizer.... digam a vossa opiniao principalmente pessoal de lisboa

e ja agora deem me ao menos credito pelo trabalho que tive em faze-lo! x)

os dois simbolos da linha laranja e da linha roxa sao da autoria do cesar vieira de sao paulo. achei tao bem executados e simples que tive que os usar!

http://i1143.photobucket.com/albums/n622/tbean2/ML.jpg

Tbean, parabéns pelo mapa e obrigado pelos elogios referentes aos simbolos das linhas.

Em breve estarei estarei postando a versão 2012 do meu mapa do ML baseado nos comentários dos foristas e em pesquisas que fiz.

Paz e Sucesso a todos.

Gon6
October 9th, 2011, 02:16 AM
podem por aqui as imagens originais do NunoRaimundo? é que não encontro xD

pauloluso
October 19th, 2011, 12:37 AM
Porque é que o metro de Lisboa teima em fazer expansões debaixo do chão?
Vejam o exemplo de Paris onde acabou de abrir uma nova expansão a nível da estrada.

http://www.metro-pole.net/x/M_17.gifhttp://www.metro-pole.net/x/M08_17.gif Pointe du Lac
ZP6fOW_Q3nA

O Metro não podia usar este método por exemplo, entre o Campo Grande e o Aeroporto ou entre Sta Apolónia e Oriente? Bastava seguir a 2ªcircular no 1ºcaso e a linha de comboio no segundo caso!

ac3
October 19th, 2011, 12:40 AM
Falta de espaço barato para construir à superficie.

Repara que uma expansão à superficie do ML tem de estar totalmente segregada, com vedações como as da foto, zero passagens de nivel.

pauloluso
October 19th, 2011, 12:49 AM
Hummm! Pelo que se tem visto, acho que ficava mais barato de qualquer maneira.:nuts:
A história recente do metro infelizmente tem demonstrado isso.

ac3
October 19th, 2011, 12:51 AM
Eh... estás a ver a conclusão da CRIL? Só demorou prai 10 anos nos tribunais também. :D

Construir coisas destas em sitios destes não é simples nem barato.

pauloluso
October 19th, 2011, 12:57 AM
Sim. Mas esses 2 exemplos que dei usavam canais que já existem ou estradas existentes. Para outros caso, poderia ser mais difícil como bem disseste.

ac3
October 19th, 2011, 01:03 AM
Err.. estás a pensar em substituir algumas faixas da 2ª circular pelo ML?
(Por acaso, há uns tempos estava mesmo a pensar nisso...)

Idem para a linha de comboio?

Oponopono
October 19th, 2011, 01:06 AM
Os meninos querem que os cidadãos de Lisboa e arredores vos cubram de alcatrão e penas, por certo! :D:D:D

Agora a sério, não sei se em Portugal as regras de construção permitiriam uma linha do Metro apenas com aquela vedaçãozinha por causa do 3º carril. Tenho uma vaga ideia de que é obrigatória a separação física, mesmo, seja em túnel ou ponte.

ac3
October 19th, 2011, 01:15 AM
O ML circula em viadutos abertos, acima da superfície. Alvalade/Campo Grande, Olaias/Bela Vista.
Suspeito que uma vedação alta com arame farpado em cima como a da foto cumpre.

No pior caso, uma vedação fechada por cima, como a saída das Olaias e Bela Vista. Mas não muda muito o conceito.

Mas voltando ao conceito: sim, seriamos linchados. :D

pauloluso
October 19th, 2011, 01:49 AM
Eu não tenho duvidas numa coisa. Seria muito mais barato.

ac3
October 19th, 2011, 03:19 AM
Sim, provavelmente ficaria a custo zero. :)

RoadsterRunner
October 19th, 2011, 11:49 AM
Err.. estás a pensar em substituir algumas faixas da 2ª circular pelo ML?
(Por acaso, há uns tempos estava mesmo a pensar nisso...)

Tal já foi falado por aqui, e até numa variante de "metro de superficie" como o MdP, ou a Carreira 15 da Carris.

dvf
October 19th, 2011, 12:10 PM
Com o prolongamento de Telheiras-Pontinha (linha verde) parece-me redundante essa linha na 2ª circular.

emarques
October 19th, 2011, 12:56 PM
Que prolongamento Telheiras - Pontinha? Nem o ML fala nisso, e eles "anunciam" prolongamentos para todo o canto e esquina...

RoadsterRunner
October 19th, 2011, 01:01 PM
Que prolongamento Telheiras - Pontinha? Nem o ML fala nisso, e eles "anunciam" prolongamentos para todo o canto e esquina...

:D

dvf
October 19th, 2011, 10:20 PM

Sugestões para os Prolongamentos e Novas Linhas do ML

p.s: aliás, o prolongamento da linha a Telheiras é menos hipotético que a linha na 2ª circular.

NunoRaimundo
October 20th, 2011, 09:24 PM
Porque é que o metro de Lisboa teima em fazer expansões debaixo do chão?
Vejam o exemplo de Paris onde acabou de abrir uma nova expansão a nível da estrada.

Essa estação a que te referes é numa parte da linha já bem fora de Paris - na zona 3, para ser mais específico... Em Paris propriamente dita não há linhas de metro ao nível da estrada; só sobre-elevadas. Quando o ML se expandir mais fora da Zona L, tenho a certeza que vão optar por soluções à superfície... Agora, dentro da própria cidade, é difícil.

AZT2009
October 22nd, 2011, 01:45 PM
Essa estação a que te referes é numa parte da linha já bem fora de Paris - na zona 3, para ser mais específico... Em Paris propriamente dita não há linhas de metro ao nível da estrada; só sobre-elevadas. Quando o ML se expandir mais fora da Zona L, tenho a certeza que vão optar por soluções à superfície... Agora, dentro da própria cidade, é difícil .

Tipo comboio.^^

dvf
October 25th, 2011, 07:36 PM
Acho que neste contexto de crise, este seria um dos prolongamentos mais rentáveis do ML possíveis na linha Azul, mais uma estação a seguir à estação da Reboleira (já em construção):

Futura estação da Damaia (Linha Azul)

http://img838.imageshack.us/img838/2115/estacaodamaia.jpg

Acho que só tem vantagens:

+ Zona urbana consolidada
+ Construção: 900 metros de túnel + estação construída a céu aberto (actualmente tem lá um parque)
+ População alvo: 8739 (Alfragide) + 20591 (Damaia) + 15543 (Reboleira) = 44873 habitantes.
+ Parque escritórios e zona comercial (incluindo o Continente) de Alfragide;
+ Utentes de Zona 1 (aproximadamente, mais 10 euros por passe e 25 cêntimos por bilhete simples)

Em tempos de crise, era dinheiro em caixa para o Metropolitano de Lisboa. :cheers:

pedrodepinto
October 25th, 2011, 09:30 PM
Não me parece uma má proposta :yes:! De qualquer forma, salvaguardo que não conheço a zona...

rbaps
October 25th, 2011, 10:39 PM
Todas as estações deste género são boas apostas, tanto em termos de rentabilidade como de ganho de mobilidade para os cidadãos. Mas acho que há zonas da AML com muito mais carência de metropolitano que a Damaia, com a estação de comboio ali ao lado.

dvf
October 25th, 2011, 11:36 PM
Mas acho que há zonas da AML com muito mais carência de metropolitano que a Damaia, com a estação de comboio ali ao lado.

Era uma estação Damaia/Alfragide, estaria mesmo na fronteira das duas freguesias, sendo que grande parte dos passageiros da estação até seriam para o parque comercial e de empresas de Alfragide. Coloquei do lado da Damaia, para facilitar a construção onde poderia ser feita a céu aberto sem problemas de maior. :cheers:

RoadsterRunner
October 26th, 2011, 10:23 PM
Todas as estações deste género são boas apostas, tanto em termos de rentabilidade como de ganho de mobilidade para os cidadãos. Mas acho que há zonas da AML com muito mais carência de metropolitano que a Damaia, com a estação de comboio ali ao lado.

Não, não pode ser.
1º porque seriam dentro da coroa de Lisboa. E o Metropolitano de Lisboa não é para resolver os problemas de transporte de Lisboa.
2º Em nenhuma outra localização ficaria à porta de casa dele ...

:hilarious

rbaps
October 26th, 2011, 10:26 PM
Não, não pode ser.
1º porque seriam dentro da coroa de Lisboa. E o Metropolitano de Lisboa não é para resolver os problemas de transporte de Lisboa.

Hmm, ironia? :lol:

Aspire
October 27th, 2011, 11:50 AM
Essa proposta inviabilizaria o prolongamento natural da azul até Queluz que creio que era suposto ser a estação terminal daqui a uns largos anos.

dvf
October 27th, 2011, 12:06 PM

O ML é da região de Lisboa, não é da cidade de Lisboa. Isto claro está, para quem defende que não existem portugueses de "primeira e de segunda", que não é o teu caso.

Podia entrar na mesma demagogia barata e dizer que só queres prolongamentos dentro da cidade Lisboa para teres metro à porta... Mas não vou por aí, porque eu actualmente já tenho metro "à minha porta". :)

E fico contente por não contradizeres os meus argumentos a favor da estação, mas sim recorreres à habitual demagogia barata e xenófoba (os cidadãos da cidade de Lisboa merecem mais que os outros) para estar contra a estação. Ou seja, a proposta é plenamente válida.

dvf
October 27th, 2011, 12:08 PM
Essa proposta inviabilizaria o prolongamento natural da azul até Queluz que creio que era suposto ser a estação terminal daqui a uns largos anos.

Não creio ser o prolongamento natural esse. Aliás, penso nem fazer sentido tal proposta. O prolongamento natural da azul será ir até Oeiras (ou para Carnaxide ou para o Cais do Sodré). E também sei que não é o que o ML diz, mas os planos do ML valem o que valem.

pedrodepinto
October 27th, 2011, 12:24 PM
Ao contrário do que se diz, e mesmo que existam bons planos, tenho a convicção que a linha azul vai ficar entre a Reboleira e Santa Apolónia durante muitos anos...
Agora não digam que só me lembrei disto agora por causa da "crise" :lol:: já há muito tempo que antecipo este cenário!

dvf
October 27th, 2011, 12:49 PM
Ao contrário do que se diz, e mesmo que existam bons planos, tenho a convicção que a linha azul vai ficar entre a Reboleira e Santa Apolónia durante muitos anos...
Agora não digam que só me lembrei disto agora por causa da "crise" :lol:: já há muito tempo que antecipo este cenário!

Ainda tenho a vaga esperança que a CM Amadora e a CM Oeiras se organizem para participarem nos custos da expansão do ML. Creio que terá que ser por aí nos próximos anos.

Reflex
October 27th, 2011, 12:53 PM
Não creio que a proposta do Dvf de uma estação naquela zona da Damaia fosse má de todo. Tinha a dupla valência de servir a zona em questão e de permitir um prolongamento futuro para a zona de Alfragide (e daí até Carnaxide), que julgo ter mais do argumentos para ter a médio prazo uma estação.
Agora a meu ver esta estação da Damaia teria necessariamente que ser colocada fora do lote de estações a equacionar a curto-prazo, visto existirem outros locais, onde tal fará neste momento, mais sentido.

Reflex
October 27th, 2011, 12:54 PM

Não creio que isso fosse um problema visto a linha vermelha estar prevista ir para os lados da Pontinha and so on daqui a uns anos (I mean, vermelha se a verde-circular se confirmar; caso contrário será só a verde...), pelo que poderia perfeitamente fazer esse percurso.

RoadsterRunner
October 27th, 2011, 03:01 PM
Podia entrar na mesma demagogia barata e dizer que só queres prolongamentos dentro da cidade Lisboa para teres metro à porta... Mas não vou por aí, porque eu actualmente já tenho metro "à minha porta". :)

E pricipalmente porque não o podes fazer, pois eu nunca referi tal coisa por aqui, ao contrario de alguem que julga que investimentos megalomanos do Estado sejam apenas e só para o servirem individualmente ...
:lol:

E fico contente por não contradizeres os meus argumentos a favor da estação, mas sim recorreres à habitual demagogia barata e xenófoba (os cidadãos da cidade de Lisboa merecem mais que os outros) para estar contra a estação. Ou seja, a proposta é plenamente válida.

Quanto a minha xenofobia, só terias razão se referisses que sou xenofobo a quem proponha coisas irreais, estapafurdias e sem qualquer sentido com a unica preocupação de beneficios pessoais ... o que, diga-se de passagem e infelizmente, não é exclusivo teu aqui na thread.
Tendo em conta as mais variadas asneiras que se tem publicado sistematicamente aqui na thread, percebo perfeitamente porque é que tu possas considerar essa como válida ...

dvf
October 27th, 2011, 04:02 PM
Quanto a minha xenofobia, só terias razão se referisses que sou xenofobo a quem proponha coisas irreais, estapafurdias e sem qualquer sentido com a unica preocupação de beneficios pessoais ... o que, diga-se de passagem e infelizmente, não é exclusivo teu aqui na thread.

Infelizmente, também algo que não é novidade, são as tuas mentiras a meu respeito. Escreves então que proponho este prolongamento para me beneficiar, mesmo não sabendo nada sobre mim. Não irei alongar-me, apenas deixar bastante claro que estás a mentir.

Mas não posso deixar de voltar a notar: "E fico contente por não contradizeres os meus argumentos a favor da estação, mas sim recorreres à habitual demagogia barata e xenófoba (os cidadãos da cidade de Lisboa merecem mais que os outros) para estar contra a estação. Ou seja, a proposta é plenamente válida." A única diferença é que nesta nova intervenção preferiste atacar-me pessoalmente, um clássico teu no fórum também.

pedrodepinto
October 27th, 2011, 05:06 PM
Ainda tenho a vaga esperança que a CM Amadora e a CM Oeiras se organizem para participarem nos custos da expansão do ML. Creio que terá que ser por aí nos próximos anos.

Talvez mais para o final desta década :dunno:?

Reflex
October 27th, 2011, 06:44 PM
...ou para a outra, já que nesta pouco veremos de novo, em Lisboa ou fora...:(

dvf
October 27th, 2011, 06:47 PM
Talvez mais para o final desta década :dunno:?

...ou para a outra, já que nesta pouco veremos de novo, em Lisboa ou fora...:(

Quero acreditar que até 2020 teremos alguma obras importantes, como a ligação da linha verde à azul (Telehiras-Pontinha) e o inicio do prolongamento da linha amarela em direcção a Alcântara. Mas não deverá passar disto, a não ser que as CM de Oeiras, Amadora, Odivelas, Loures, Lisboa queiram participar no desenvolvimento do ML :)

Reflex
October 27th, 2011, 06:54 PM
Sim, em principio teremos pelo menos mais uns dois prolongamentos lançados até 2020 (eventualmente 1 concluido), num total de umas 6 estações no máximo. Mas sim, será como dizes, as obras tenderão a ocorrer só dentro de Lisboa. (Telheiras-Pontinha parece-me estar um pouco em stand-by, quiçá por causa da questão da verde-circular e da hipotética ligação da vermelha Aeroporto-Campo Grande, que seguiria até à Pontinha via Telheiras... sem isso estar completamente definido, julgo ser improvável avançar com esse novo troço... temo é que o próximo a avançar seja mesmo Rato-Cais do Sodré de modo a fechar-se a linha verde... acrescentaria igualmente o troço S.Sebastião-Campolide que, como já disse diversas vezes, julgo que será o mais fácil, barato e isento de celeuma* a poder ser feito pelo ML)

* porque se sabe que a linha vermelha passará por ali. Em qualquer dos planos anteriores do ML, aquela estação estava contemplada naquela lógica. Em 2010 falou-se que era uma obra importante e que só não avançaria por manifesta falta de capital. Quem sabe mais uns 2 ou 3 anos e tenhamos novidades...:)

RoadsterRunner
October 27th, 2011, 10:01 PM
Infelizmente, também algo que não é novidade, são as tuas mentiras a meu respeito. Escreves então que proponho este prolongamento para me beneficiar, mesmo não sabendo nada sobre mim. Não irei alongar-me, apenas deixar bastante claro que estás a mentir.

Mas não posso deixar de voltar a notar: "E fico contente por não contradizeres os meus argumentos a favor da estação, mas sim recorreres à habitual demagogia barata e xenófoba (os cidadãos da cidade de Lisboa merecem mais que os outros) para estar contra a estação. Ou seja, a proposta é plenamente válida." A única diferença é que nesta nova intervenção preferiste atacar-me pessoalmente, um clássico teu no fórum também.

Tambem não é preciso começares a espumar, acho que todos (infelizmente) conseguem ler o que escreves ser aumentares o tamanho e a grossura das letras ...
Dou-te uma ajuda. Vai ao google maps e vê esse maravilhoso percurso que sugeres. Vais ver que não é preciso dizer mais nada.
E sim, podes voltar a escrever isso vezes sem conta, que não vai alterar o conteúdo ou a validade da tua sugestão ...
Mas continua, a meu ver estás ao mesmo nível dos responsáveis que passaram pelo ML nos últimos 30 anos.

pedrodepinto
October 28th, 2011, 12:36 AM
Telheiras-Pontinha parece-me estar um pouco em stand-by, quiçá por causa da questão da verde-circular e da hipotética ligação da vermelha Aeroporto-Campo Grande, que seguiria até à Pontinha via Telheiras...

A bem dizer, esse problema poderia ter começado a ser resolvido a partir do início da extensão a Telheiras :|... Já lá vão mais de 10 anos!

dvf
October 28th, 2011, 02:05 AM
Mas continua, a meu ver estás ao mesmo nível dos responsáveis que passaram pelo ML nos últimos 30 anos.

Diria exactamente o mesmo da tua pessoa.

Bluesence
November 7th, 2011, 07:22 PM
A minha proposta para uma mega-expansão da rede de metropolitano de Lisboa, com a criação de apenas 1 nova linha (linha laranja).
Penso que esta é a opção mais realista a (muito) longo prazo, já que as outras propostas deste thread apresentam estações demasiado próximas umas das outras, inviáveis, e excessivo numero de linhas.

http://img217.imageshack.us/img217/8043/unled2va.png (http://imageshack.us/photo/my-images/217/unled2va.png/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

Reflex
November 8th, 2011, 01:40 AM
Parece-me interessante em alguns casos, nomeadamente na forma como resolver o problema da ligação a Sacavém sem uso de uma bifurcação.
Porém saltam-me à vista duas questões a rever:
1) a ligação a Almada jamais poderia ser feita a partir de Alcântara; Almada só poderá ser ligada em Cacilhas pelo que a ligação teria que ser feita numa zona o mais próximo possível, no caso Terreiro do Paço ou preferencialmente Cais do Sodré. (em última análise, caso não quisesses mexer no desenho, faz a ligação a Almada pela linha amarela; a partir de Santos continuava a não ser o ideal, mas visto tratar-se de uma concepção teórica, diria que reduzirias o problema)
2) não é crível vencer o declive Serra da Luz-Arroja, só com uma mega ponte aérea. Eu sei que Odivelas não merece grandes coisas, mas meter uma ponte aérea com não sei quantos kms era matar arquitectonicamente a cidade de uma vez por todas...:D

O530CarrisPT2012
November 8th, 2011, 01:52 AM
A minha proposta para uma mega-expansão da rede de metropolitano de Lisboa, com a criação de apenas 1 nova linha (linha laranja).
Penso que esta é a opção mais realista a (muito) longo prazo, já que as outras propostas deste thread apresentam estações demasiado próximas umas das outras, inviáveis, e excessivo numero de linhas.

http://img217.imageshack.us/img217/8043/unled2va.png (http://imageshack.us/photo/my-images/217/unled2va.png/)

Bom planeamento, assim dá um aspecto de que os prolongamentos do ML estão melhor organizados.

jcraveiro
November 9th, 2011, 07:56 PM

+ Construção: 900 metros de túnel + estação construída a céu aberto (actualmente tem lá um parque)
+ População alvo: 8739 (Alfragide) + 20591 (Damaia) + 15543 (Reboleira) = 44873 habitantes.
+ Utentes de Zona 1 (aproximadamente, mais 10 euros por passe e 25 cêntimos por bilhete simples)

+ A construção da estação era uma boa desculpa para mais um adiamento ao Parque do Neudel ;).

(Deixei de frequentar regularmente a zona há coisa de um ano, o parque já avançou alguma coisa?)

rbaps
November 10th, 2011, 12:56 AM

Só um reparo. A estação de Campolide ficará sempre longe do campus da UNL, a não ser que se construa colada à estação de São Sebastião o que não me parece razoável. São Sebastião será sempre a estação mais próxima da UNL.

visconde
November 10th, 2011, 01:34 AM
fechem mase isto, nos proximos anos nao ha dinheiro para mais buracos :P

visconde
November 10th, 2011, 01:47 AM
Acho que neste contexto de crise, este seria um dos prolongamentos mais rentáveis do ML possíveis na linha Azul, mais uma estação a seguir à estação da Reboleira (já em construção):

Futura estação da Damaia (Linha Azul)

http://img838.imageshack.us/img838/2115/estacaodamaia.jpg

Em tempos de crise, era dinheiro em caixa para o Metropolitano de Lisboa. :cheers:
isso até me dava jeito que vou a alfragide imensas vezes :P

ma essa zona de alfragide tem o problema de ser no meio de um monte.. pouca gente gosta de subir aquilo a pé, a distancia é pequena mas ir da damaia até à quinta grande a pé ainda cansa .. a gente de alfragide está habituada a ir de carro para todo o lado, e infelizmente se tivessem que subir essa colina todos os dias iam automaticamente dizer que nao

uma cena fixe desse sitio era ser junto ao Ic19 podia receber ali um bom parque à entrada da cidade (como o queriam fazer no hospital..)

a parte de servir o continente, pelo menos actualmente é impossivel..geograficamente aquilo até pode ser perto mas é impossivel ir a andar até la, é so vias rapidas em todo o lado a cortar o caminho, e caminhos pedonais nao existem.

e nos numeros que meteste porque somas os da reboleira? quem vive na reboleira usará a nova estacao, nao essa :P
e grande parte da gente da damaia nao pagaria bilhete , pelo menos os da cova da moura ali ao lado , alem de que quem vive na damaia e quer ir para lisboa continuaria a usar o comboio como sempre fez, até porque o passe é mais barato e mais rapido

mas se fosse uma obra que alem da estacao levasse uns arranjos à superficie para melhorar a mobilidade pedonal até seria interessante..
ha ali muita rua pouco amigavel para peoes, muita via rapida que "corta" caminhos, e obriga a dar voltas grandes (como o caso do continente..)..

mas acho que qualquer prolongamento da azul devia ser depois da ligar a verde à pontinha.. so assim a azul consegue captar mais clientes..pouca gente tem paciência para entrar na reboleira, ir até à baixa e voltar tudo para cima até ao campo grande por exemplo.

dvf
November 10th, 2011, 02:04 AM
a parte de servir o continente, pelo menos actualmente é impossivel..geograficamente aquilo até pode ser perto mas é impossivel ir a andar até la, é so vias rapidas em todo o lado a cortar o caminho, e caminhos pedonais nao existem.

Existe, se reparares existe uma ponte por onde passam as pessoas para a zona comercial de Alfragide (onde está a Toyota acho eu) e onde apaham as camionetas da Vimeca vinda de Belém.

e nos numeros que meteste porque somas os da reboleira? quem vive na reboleira usará a nova estacao, nao essa :P

Pela mesma razão que apontaste, e bem, o declive entre Alfragide e esta suposta estação. Quem está no topo da Reboleira iria a esta e não à da estação.

e grande parte da gente da damaia nao pagaria bilhete , pelo menos os da cova da moura ali ao lado [...]

Isso é pura discriminação social e falsa, como se pode ver pelos acessos na estação da Refer da Amadora e Reboleira (que utilizo), em que ninguém, por "pior" aspecto que tenha, anda a "subir" os torniquete.

mas acho que qualquer prolongamento da azul devia ser depois da ligar a verde à pontinha.

Sem dúvida. :cheers:

dvf
November 10th, 2011, 02:14 AM
http://img217.imageshack.us/img217/8043/unled2va.png

Cá vai a minha análise:

Linha Azul - Penso que a linha azul deveria parar pelo Oriente, o restante percurso é muito "por cima" do serviço urbano da CP.

Linha Verde - A linha verde deve ficar pelo Cais do Sodré e não fazer um serviço paralelo à CP. Em cima, a ideia de ir para Casal de Cambra parece-me muit interessante, mas antes necessariamente deve passar pelo linha Azul (Pontinha).

Linha Amarela - Devia ir até Alcântara, onde teria estação terminal.

Linha Vermelha - Em vez de ir até Alcântara, devia sim seguir até Miraflores (parte do percurso d linha laranja).

Linha laranja - Parece-me redundante e que tira passageiros às estações de metro já existentes.

:cheers:

dvf
November 10th, 2011, 02:16 AM
+
(Deixei de frequentar regularmente a zona há coisa de um ano, o parque já avançou alguma coisa?)

Que eu saiba, não. :ohno:

visconde
November 11th, 2011, 12:52 PM
dvf, na estacao da damaia ja partiram la uma cena na entrada que vai para a cova da moura (onde meteram umas grades brancas), agora ja podem entrar e sair sem bilhete :lol:

e mesmo quando ha portas é ve-los todos a passarem colados, ja cheguei a ver 5 gajos a passarem colados a uma pessoa, as portas nao fecham enquanto ha gente a passar , assim é facil :lol:

dvf
November 11th, 2011, 01:04 PM
dvf, na estacao da damaia ja partiram la uma cena na entrada que vai para a cova da moura (onde meteram umas grades brancas), agora ja podem entrar e sair sem bilhete :lol:

Não conheço a estação. Mas se isso se verifica a CP faz o que já faz na Reboleira, fecha essa entrada e coloca 5 seguranças na principal.

e mesmo quando ha portas é ve-los todos a passarem colados, ja cheguei a ver 5 gajos a passarem colados a uma pessoa, as portas nao fecham enquanto ha gente a passar , assim é facil :lol:

Isso basta andar pela rede do ML e ver o mesmo... Onde mais vi até foi na Cidade Universitária, vê lá...

jcraveiro
November 11th, 2011, 02:11 PM

A estção da CP da Damaia também já tem portas?

Isso basta andar pela rede do ML e ver o mesmo... Onde mais vi até foi na Cidade Universitária, vê lá...

Ainda ontem vi um exactamente na Cidade Universitária, na maior das calmas. Foi para o canal especial e sem pressas nem empurrões lá passou atrás de uma moça. A moça não deu por nada: nem a que ia à frente dele nem a que estava mesmo ao lado na cabine com uma farda do ML...

Na Ameixoeira também é frequente isto ser feito nas barbas dos funcionários do ML (a bilheteira é mesmo em frente às portas) e eles olham para o lado...

tbean
November 11th, 2011, 02:55 PM
epah deixei o pessoal ser ilegal, até da pica! é o thrill da exitacao da cena em si, men... x)

pah animar la o pessoal um bocado!

jcraveiro
November 11th, 2011, 02:59 PM
epah deixei o pessoal ser ilegal, até da pica! é o thrill da exitacao da cena em si, men... x)

pah animar la o pessoal um bocado!

Pagas impostos? Pagas passe? Utilizas os transportes públicos?

Se a resposta a alguma destas coisas é "sim", então explica-me como encaras de ânimo leve que uma empresa paga com dinheiros públicos e dinheiros dos passes se permita a ver perder receitas nas suas barbas, sem fazer nada, ao mesmo tempo que estão em cima da mesa cortes ao serviço para diminuir o seu passivo?

NunoRaimundo
November 11th, 2011, 05:51 PM
Na Ameixoeira também é frequente isto ser feito nas barbas dos funcionários do ML (a bilheteira é mesmo em frente às portas) e eles olham para o lado...

Posso estar enganado, mas não é da responsabilidade dos funcionários da bilheteira controlar as entradas... para isso, há (ou devia haver) revisores.

De igual modo, os condutores dos autocarros da Carris também não te dizem nada se entrares sem bilhete. Como não é da responsabilidade deles, não estão para se chatear.

visconde
November 11th, 2011, 08:34 PM
é à pela do " é na boa, nao cheteiam ninguem" que agora querem acabar com os transportes todos

basta ver os nigth buses, andam SEMPRE cheios, no entanto ninguem valida nada, ja vieram dizer que sao as carreiras onde mais de 50% nao paga e que assim mais vale acabar

portanto quem anda à pica ou quem os apoia nao se venha queixar dos cortes nos transportes, porque em horas mortas até pode haver muita gente nos transprotes, mas se nao contam para a estatística é como se fosse vazio e obviamente é onde se corta.

pedrodepinto
November 12th, 2011, 01:22 AM
O Night Bus é diferente da Rede da Madrugada... O Night Bus já terminou em Março deste ano :(.

tbean
November 12th, 2011, 07:01 PM
epah ja nao se pode brincar um bocado por aqui, vem logo com impostos e coisas serias! é claro que é foda, mas como o nuno disse e bem, nao e da responsabilidades de certas entidades e ha pessoas que nao se estao para chatear.

o night bus??? que droga é essa? e nos bus vai se de graca? como se so ha uma entrada (acho eu, no porto é assim)

mas se for esse o problem, em londres a carreira 25 era articulada e abria as portas todas. n gente entrava de graca e entao aquilo era so gente pobre e descalca e indiana e nojenta. eles simplesmente viram isso e mudaram toda a frota pra 2 andares. agora sim, vai mais limpo, menos gente (relativamente) e tudo pagaaaaaaaaa e mai nada!!!!

tbean
November 12th, 2011, 07:11 PM
ja agora isto para o BLUE: a linha vermelha e toda ela paralela e so se encontra no oriente, o que a meu ver e um bocado fraco em termos de estetica. acho que fizeste uma mapa demasiado simples para uma Lisboa que eu acho que merece muito mais do que umas meras 5 linhas que nem servem bem todos os pontos de densidade. a tua proposta esta muito semelhante á minha, mas simplesmente usate o simplex e esmiucaste todas as rotas possiveis para se cortar nas linhas. lol

visconde
November 12th, 2011, 07:23 PM
tbean, no autocarro so podes entrar pela frente, mas isso nao significa que se pague
o motorista nao pode fazer nada, porque se diz a alguem para pagar o mais provavel é levar uma facada ^^

sim pedro, desculpa , "rede madrugada" , nao é night bus :lol:

tbean
November 12th, 2011, 08:22 PM
nossa que biolencia!!!!! olha no porto nao é nada disso!! os motoristas bem que dizem: ó faxabor ó jobem!! o bilhete???

ah pois é... quanto muito o motorista é que saca da faca se alguem nao pagar :lol:

sybrenp
December 6th, 2011, 03:50 PM
Está aqui uma nova proposta minha para o metro de Lisboa, e não só isso. É praticamente uma reestruturação do sistema ferroviario (comboio + metro) de Lisboa e arredores. O que eu tentei criar é um sistema que permite ser uma base para um sistema de jeito que possa ser estendido com facilidade, mantendo uma rede de jeito.

http://img341.imageshack.us/img341/42/metrolisboa.png
Verde claro: linha ferroviara
Redondos: interfaces principais

Como podem ver a estaçoes ferroviarias do Cais do Sodré e de Santa Apolónia acabam de existir: ambas linhas que saiam de essas estaçoes serão substituidas por linhas de metro, usando os caminhos que agora são usados pelos comboios da CP. As estaçoes ferroviarias que ficam passam a ser mais importantes. Os comboios já não terão Lisboa como destino final exceto Lisboa - Rossio, que será tipo Lisboa - Centro.

As linhas de metro em si tambem têm um sistema lógico que permite cada estação do metro ter uma ligação directa:
- Ao centro de Lisboa
- Á uma estaçao ferroviaria com serviços intercidades (Azul: Amadora, Rossio, Oriente | Amarela: Alcântara | Verde: Alcântara | Vermelha: Alcântara, Oriente)

Assim cria se uns pontos principais em Lisboa, nomeadamente:
- Oriente: linha azul e vermelha, serviço intercidades
- Rossio/Restauradores: linha azul (e verde perto), serviço intercidades
- Campo Grande: linha verde, amarela e vermelha
- Alcântara: linha verde, amarela e vermelha, serviço intercidades
- Amadora (embora não se situar bem na cidade de Lisboa em si): linha azul e vermelha, serviço intercidades

Com esta base podia se pensar em extençoes como para Sacavém, Loures etc. Estou curioso em saber o que vocês penseis! :)

pedrodepinto
December 6th, 2011, 08:39 PM
Ainda admito que a vermelha vá para o Campo Grande, mas por que motivo vai para norte e depois desce para o Campo Grande? Tencionas colocar uma estação na Alta de Lisboa? É que se assim for não consegues a seguir pôr a vermelha no Campo Grande ;)...

tbean
December 7th, 2011, 03:28 AM
ta muito simples... acho que lisboa podia bem ter mais uma linha (circular talvez) a passar por mais pontos da cidade. ja agora porque nao extender a verde e a amarela te alges e criava se ai uma grande interface que á face com oriente estavam as 2 na periferia de lisboa... e eu nao gosto da apolonia sem comboios.... a nao ser que quem vem do norte de alfa ou IC vá para o rossio... que é mais ou menos central como s apolonia... a servir a baixa... e nao gosto de tronco comum na amadora... podias mandar a vermelha para norte por exemplo...

:)

dvf
December 7th, 2011, 11:46 AM
http://img341.imageshack.us/img341/42/metrolisboa.png

Com esta base podia se pensar em extençoes como para Sacavém, Loures etc. Estou curioso em saber o que vocês penseis! :)

Na minha opinião:

- a linha verde devia ir à Pontinha (e não a vermelha);
- Devia ser a vermelha a ir ao Colégio Militar, seguindo para a estação ferroviária de Benfica, ficando em aberto a expansão para Oeiras. Criava-se assim uma espécie de linha "circular" em Lisboa.

sybrenp
December 12th, 2011, 12:58 AM
Usei as vossas recomendações e ca está: uma nova proposta minha :)
http://img267.imageshack.us/img267/1172/metrolisboa3.png
Claro que esta já é menos realista más ao longo prazo seria um bom plano acho eu.

dvf
December 14th, 2011, 12:32 AM
Acho que a linha verde com o percurso entre Pontinha-Amadora sobreposto à linha azul desnecessário. E a linha laranja toda ela desnecessária. :)

jcraveiro
January 4th, 2012, 07:27 PM
A minha primeira tentativa no assunto:

http://img69.imageshack.us/img69/6226/myplan220120103.png (http://imageshack.us/photo/my-images/69/myplan220120103.png/)

Provavelmente há coisas que são impossíveis, impensáveis, etc., disparem à vontade. Estou a pensar no percurso da Linha Roxa de Benfica a Belém, ou na abordagem budget ao troço Oriente-Moscavide (a ideia foi aproveitar o ramal tal como, ao que parece, está feito, e não por em obras uma estação que de tão nova ainda nem abriu). Outras coisas bebem de ideias que fui vendo por aí achei interessantes.

Esclarecimentos acerca de algumas coisas:
- Sim, diz lá Sete Rios.
- Tenho como possível adição o prolongamento da Azul (ou da Verde?) para ir até Algés (por Alfragide, Carnaxide, Miraflores); porém, fui parcimonioso nas extensões suburbanas, porque não conheço assim tão bem a realidade (especialmente no que toca a Odivelas/Loures)
- Incluo o percurso do 15E como que "promovendo-o" a MLS.

ruimcardoso
January 4th, 2012, 09:21 PM
A única coisa que talvez mudaria no teu mapa seria mesmo essa linha roxa XD
eu nao colocaria duas linhas Roxa e vermelha separadas, mas sim como se essa tua roxa fosse mesmo um prolongamento (gigantesco) da vermelha, mas parece-me plausivel.

Gosto do prolongamento da azul ali pelo rio ;) isso sempre me fez sentido.
Gosto das tuas soluções para a verde ;)

Mudaria apenas final da Amarela e da Vermelha junto ao rio, para um interface maior em Alcantara, onde as duas se encontrassem ;)

themightylol
January 4th, 2012, 09:43 PM
Essa linha roxa devia ser mesmo bem frequentada :lol:

jcraveiro
January 4th, 2012, 09:56 PM
Mudaria apenas final da Amarela e da Vermelha junto ao rio, para um interface maior em Alcantara, onde as duas se encontrassem ;)

Pensei nisso :-) . Obrigado pelos comentários. O que apontas à Roxa em concreto?

pedrodepinto
January 5th, 2012, 12:53 AM
À excepção do prolongamento da linha azul e da ligação da verde a São Bento, é essa a rede que idealizo para as quatro actuais linhas :okay:! Boa :D!
A linha roxa está interessante :yes:. A laranja parece-me descenessária...

jcraveiro
January 5th, 2012, 11:24 AM
A laranja parece-me descenessária...

A laranja poderia ou não ser integrada na rede do ML como linha de MLS, mas achei que devia constar no mapa porque constitui (IMHO) um tipo de transporte cuja relação com o ML deve ser de complementaridade e não de redundância.

pedrodepinto
January 5th, 2012, 12:32 PM
Calculei que fosse isso, porque até está mais fina :yes:.
O grafismo está muito bom :okay:! Já agora, também apoias o regresso à designação Sete Rios :lol:?

jcraveiro
January 5th, 2012, 12:42 PM
O grafismo está muito bom :okay:!

Obrigado :) ! (Para os mais curiosos: Inkscape, e a fonte é a Droid Sans.)

Já agora, também apoias o regresso à designação Sete Rios :lol:?

Completamente!

ruimcardoso
January 5th, 2012, 01:54 PM
Pensei nisso :-) . Obrigado pelos comentários. O que apontas à Roxa em concreto?

Aponto que em vez de teres duas linhas teres só uma ;)

Quanto a Sete Rios concordo plenamente ;)

pedrodepinto
January 5th, 2012, 03:35 PM
E não somos as únicas três pessoas a concordar com a antiga designação :D.

ruimcardoso
January 5th, 2012, 08:33 PM
E não somos as únicas três pessoas a concordar com a antiga designação :D.

De certeza que sim.
É a mesma coisa que estares no Porto e em vez de apanhares um Expresso que diz Lisboa, diz Jardim Zoológico :S

Só apetece dizer WTF?

Até porque aquilo não tem lógica, os comboios, os autocarros e todos os transportes definem aquela zona como Sete Rios e não Jardim Zoológico.

Se querem assim ao menos o Zoo que pague a designação ;)

dvf
January 6th, 2012, 02:44 PM
A linha vermelha ir para Pina Manique e Boavista encostada ao Monsanto falhando por completo os bairro residenciais de Alfragide, os seus parques industrias e comercias (Alegro, IKEA, Dcathlon) e falhando Linda-a-Velha (com bairros residenciais e escritórios) transformaria essa extensão no "metro autocarro" mais caro de sempre.

É mesmo levar ao extremo "Portugal é a cidade de Lisboa e o resto é paisagem". :lol:

jcraveiro
January 6th, 2012, 02:48 PM
A linha vermelha ir para Pina Manique e Boavista encostada ao Monsanto falhando por completo os bairro residenciais de Alfragide, os seus parques industrias e comercias (Alegro, IKEA, Dcathlon) e falhando Linda-a-Velha (com bairros residenciais e escritórios) transformaria essa extensão no "metro autocarro" mais caro de sempre.

É mesmo levar ao extremo "Portugal é a cidade de Lisboa e o resto é paisagem". :lol:

Leste o texto ou só viste o mapa?

dvf
January 6th, 2012, 02:55 PM
Leste o texto ou só viste o mapa?

Confesso que só vi o mapa... É assim, com o teu mapa, na minha opinião, o que tem sentido é:
- puxar a linha vermelha por Alfragide, podendo dar a curva para Belém mais à frente (Miraflores);
- a linha verde ser puxada para cima apartir da Pontinha, para ir para Casal de Cambra, uma zona com desnidade populacional com zero soluções de transporte metropolitano;
- a linha azul na Reboleira fica a "apontar" a Carnaxide;

jcraveiro
January 6th, 2012, 02:57 PM
Ontem estive um bocado a olhar para o assunto e pensei nas seguintes modificações à minha proposta:

- a Vermelha (que deixaria então de se dividir em Vermelha e Roxa), em vez de seguir para Belém, segue da Ajuda para a tal interface com a Amarela em Alcântara (e nesse caso a vermelha ficaria circular)
- o percurso Pontinha - Benfica ou saía ou passa a fazer parte da Azul (edit: escrevi o post antes de ler o teu - cruzaram-se; este troço pode ser substituído pela continuação da azul, para cima, para Casal de Cambra)
- o percurso Pontinha - Amadora-Este passa a fazer parte da Verde, e continua daí até Algés (via Reboleira, Atalaia, Alfragide, Carnaxide, Linda-a-Velha, Miraflores) e daí até Belém

How about?

dvf
January 7th, 2012, 12:44 PM
- o percurso Pontinha - Amadora-Este passa a fazer parte da Verde, e continua daí até Algés (via Reboleira, Atalaia, Alfragide, Carnaxide, Linda-a-Velha, Miraflores) e daí até Belém

Seria bastante interessante com uma só linha ir a todos esses sítios, mas não deixa de ser uma grande volta. E nessa caso acho que a linha deveria parar em Algés. Sendo que a vermelha ficaria como disse, podendo ir por Belém até a Alcantra.

joseep
January 7th, 2012, 03:08 PM
A minha primeira tentativa no assunto:

Provavelmente há coisas que são impossíveis, impensáveis, etc., disparem à vontade. Estou a pensar no percurso da Linha Roxa de Benfica a Belém, ou na abordagem budget ao troço Oriente-Moscavide (a ideia foi aproveitar o ramal tal como, ao que parece, está feito, e não por em obras uma estação que de tão nova ainda nem abriu). Outras coisas bebem de ideias que fui vendo por aí achei interessantes.

Esclarecimentos acerca de algumas coisas:
- Sim, diz lá Sete Rios.
- Tenho como possível adição o prolongamento da Azul (ou da Verde?) para ir até Algés (por Alfragide, Carnaxide, Miraflores); porém, fui parcimonioso nas extensões suburbanas, porque não conheço assim tão bem a realidade (especialmente no que toca a Odivelas/Loures)
- Incluo o percurso do 15E como que "promovendo-o" a MLS.

Brutal...quem dera um dia...

Aspire
January 8th, 2012, 02:13 PM
A ligação entre Telheiras e Horta Nova de forma directa já esta planeada. Era uma ideia tresloucada fazer a linha passar pelas Torres de Lisboa (o que é diferente da ligação a Quinta dos Barros).

Possivelmente no futuro haverá a instalação do eléctrico na estrada da Luz (a par com a re-instalação na estrada de Benfica), e aí a Quinta dos Barros e as Torres de Lisboa ficam razoalvemente bem servidas de transportes públicos.

Importante mesmo é a expansão da linha vermeha até Campo de Ourique, da amarela até Alcântara e da vermelha até Sacavém.

pedrodepinto
January 8th, 2012, 07:46 PM
A ligação entre Telheiras e Horta Nova de forma directa já esta planeada.

Mas não avança...

ruimcardoso
January 8th, 2012, 09:03 PM
Mas não avança...

Só Deus e o FMI saberão quando tal coisa acontecerá.....

pedrodepinto
January 9th, 2012, 12:51 AM
Por agora esse argumento até pega :lol:...
Ainda assim, pelo menos desde 2002 até cá, tivemos muito tempo para pensar nisso!

visconde
January 9th, 2012, 01:29 AM
essa linha a passar no monsanto é que é um desperdicio com alfragide e outras coisas ali ao lado

jcraveiro
January 9th, 2012, 02:57 PM
essa linha a passar no monsanto é que é um desperdicio com alfragide e outras coisas ali ao lado

Já se falou aqui disso, inclusive no próprio texto que acompanha o mapa... Um dia destes publico os melhoramentos para comentarem :).

tomsss
April 25th, 2012, 06:54 PM
Que tal estender a linha verde... enfiando uma linha de metro na 2ª circular, com paragens no Colégio Militar, Benfica, depois passava para a Cril, e parava em Alfragide, Algés e Belém? E que tal aproveitar a A5 para ligar as zonas periféricas ao Marquês de Pombal (aproveitando o túnel do Marquês, no final :lol:)

jcraveiro
April 26th, 2012, 12:36 AM
Que tal estender a linha verde... enfiando uma linha de metro na 2ª circular, com paragens no Colégio Militar, Benfica, depois passava para a Cril, e parava em Alfragide, Algés e Belém? E que tal aproveitar a A5 para ligar as zonas periféricas ao Marquês de Pombal (aproveitando o túnel do Marquês, no final :lol:)

Tenho um mapa com uma ideia do género que fiz há dias - estava à espera de poder publica-lo por aqui em conjunto com a reflexão por detrás da ideia que la desenho (resumindo: se um determinado corredor é considerado estruturante para os carros, porque é que normalmente não é tido na mesma linha de conta para os TP?). Basicamente o meu desenho cria uma 2Circ-TP, um ENS-TP, e uma CRIL-TP (mais uma A8-TP, que é levar a Amarela para Loures). Os outros corredores já existem, teriam apenas de ser mais bem aproveitados. Doido? Talvez. No fim da semana ponho cá o mapa.

Marnoto
May 23rd, 2012, 01:07 PM
Prolongamento do Metro de Almada à Caparica, Seixal, Barreiro, Montijo e Alcochete a Norte e a Sul até Sesimbra.
Nestes prolongamentos deverão ser em via dupla, dando enlace nas estações com a Linha da Ponte (Fertagus e CP).

ze-to
May 23rd, 2012, 04:59 PM
Em 2005, era este o plano de expansão ... http://os-caminhos-de-ferro.blogspot.pt/2011/10/o-plano-de-expansao-do-ml-em-2005.html

dvf
May 24th, 2012, 12:02 PM
Em 2005, era este o plano de expansão ... http://os-caminhos-de-ferro.blogspot.pt/2011/10/o-plano-de-expansao-do-ml-em-2005.html

Excelente artigo. Esse plano fazia muito mais sentido do que o que agora está no site do ML, nomeadamente as ligações Telheiras - Pontinha e Rato - Alcantra.

RoadsterRunner
May 24th, 2012, 12:15 PM

Tudo o que seja para fora da coroa é um erro colossal, como aliás se pode verificar hoje por esses troços então concluidos.
Fora da coroa devia de ser metro ligeiro, ou de superficie se preferirem, e nalguns casos até o caminho de ferro (cp) como já por aqui foi falado.

dvf
May 24th, 2012, 12:34 PM
Tudo o que seja para fora da coroa é um erro colossal, como aliás se pode verificar hoje por esses troços então concluidos.

E onde estão os dados para concluíres isso? Onde estão os dados de utilização das estações do ML com os devidos gastos/proveitos (não esquecendo que as estações fora da coroa pagam mais 5 euros por passe para usufruírem de não mais de 1000 metros de rede)?

RoadsterRunner
May 24th, 2012, 01:15 PM
Quando o proprio ML cancela/restringe as viagens das composições para essas zonas, está tudo dito ...

dvf
May 24th, 2012, 01:17 PM
Quando o proprio ML cancela/restringe as viagens das composições para essas zonas, está tudo dito ...

Mais uma vez, quando é que isso aconteceu?

E não respondeste a nenhuma das questões importantes, portanto limitas-te a mandar para o ar afirmações sem qualquer sentido ou inteligência.

RoadsterRunner
May 24th, 2012, 01:19 PM
De certeza que por aqui haverá alguem com paciência para te elucidar ...

dvf
May 24th, 2012, 01:31 PM
De certeza que por aqui haverá alguem com paciência para te elucidar ...

Ou seja, mentiras. Sempre que falas sobre algo que saía da coroa de Lisboa tendes a recorrer à mentira, difamação e apelas à xenofobia e descriminação para todo o país continuar a financiar o "mundo" das fronteiras da cidade de de Lisboa. O modus operandi habitual portanto, nada de novo.

RoadsterRunner
May 24th, 2012, 01:39 PM
Já pensaste em reunir informação antes de vires para aqui chamar mentirosos a quem quer que venha dar a sua opinião ?

:no:

pedrodepinto
May 25th, 2012, 12:37 AM
Não se percebe bem por que motivo há encurtamento ao Campo Grande mas não há ao Colégio Militar/Luz :nuts:.

visconde
May 25th, 2012, 08:15 PM
era bom é sairem numeros para acabar com as teimas :P

dvf
May 25th, 2012, 09:08 PM
Não se percebe bem por que motivo há encurtamento ao Campo Grande mas não há ao Colégio Militar/Luz :nuts:.

Isso é simplesmente porque falas muito sobre o Metro, mas muitas vezes não fazes a mínima ideia do que falas.

joseep
May 25th, 2012, 11:49 PM
O metro divulgar alguma coisa deve ser verdade...

Conseguem manter mais segredo que o Vaticano

pedrodepinto
May 26th, 2012, 01:27 AM
Isso é simplesmente porque falas muito sobre o Metro, mas muitas vezes não fazes a mínima ideia do que falas.

Pois não :lol:. Eu por acaso sempre disse que os encurtamentos ao Campo Grande eram lógicos...
Ainda assim, para que saibas, estudou-se muito recentemente fazer encurtamentos ao Colégio Militar/Luz fora das horas de ponta.

jcraveiro
May 26th, 2012, 03:03 PM
Pois não :lol:. Eu por acaso sempre disse que os encurtamentos ao Campo Grande eram lógicos...
Ainda assim, para que saibas, estudou-se muito recentemente fazer encurtamentos ao Colégio Militar/Luz fora das horas de ponta.

Não percebo porque foram para a frente com isso. Só o Lumiar é que é "suburbano"?

dvf
May 26th, 2012, 07:50 PM
Eu por acaso sempre disse que os encurtamentos ao Campo Grande eram lógicos...

Baseado em que dados e métricas?

dvf
May 26th, 2012, 07:51 PM
Não percebo porque foram para a frente com isso. Só o Lumiar é que é "suburbano"?

Porque felizmente neste caso o Metro de Lisboa fez uma análise não baseado em linhas virtuais e preconceitos (como "urbano" vs "suburbano") mas sim em termos de utilizadores reais. Como deveria ser sempre, principalmente nas novas expansões.

RoadsterRunner
May 26th, 2012, 09:46 PM
E, como sempre, escreves isso demonstrando na sua plenitude dados e métricas que tanto pedes aos outros ...

:rofl:

jcraveiro
May 27th, 2012, 12:13 PM
Porque felizmente neste caso o Metro de Lisboa fez uma análise não baseado em linhas virtuais e preconceitos (como "urbano" vs "suburbano") mas sim em termos de utilizadores reais. Como deveria ser sempre, principalmente nas novas expansões.

Quando pagas a renda não te queixas tu das linhas virtuais e preconceitos...

pedrodepinto
May 27th, 2012, 08:57 PM

Vais dizer-me que a Amadora Este tem um estatuto diferente de Odivelas :nuts:?
Houve encurtamentos ao Colégio Militar/Luz entre 2004 e 2008, se não me engano. Se há do "outro lado" da cidade, por que motivo não há-de haver desse?
Além disso, como referi, estava a ser estudado um novo encurtamento ao Colégio Miltar/Luz há uns meses. Não sei se vai ou não para a frente.
Quanto aos números, nem tu nem eu os sabemos. Mas garanto-te que há muita gente nos cais a norte do Campo Grande, especialmente no Lumiar. Provavelmente não sabes porque não vens muito para esta zona da cidade...

Reflex
May 28th, 2012, 12:20 PM
A meu ver nunca fez sentido o encurtamento até ao Colégio-Militar/Luz quando a Pontinha é um dos principais interfaces de Lisboa. Quanto muito o encurtamento deveria ser feito até à Pontinha, mas aí talvez o ML não retirasse grandes dividendos de fazer encurtamentos por 2 estações (no Campo Grande são 5), por isso deduzo que tenha sido essa a lógica do ML em deixar de fazer encurtamentos na linha azul.
Ainda assim, o facto de existirem encurtamentos em zonas periféricas não faz naturalmente com que esse prolongamentos sejam inúteis ou não tenham sentido de existir. Não há dados públicos pós-2000 portanto não é possível aferir o número de PAX/dia em cada estação da periferia, mas temos que entender essas estações como tendo uma lógica diferente das do centro da cidade, sendo que nas primeiras o movimento é enorme em hora de ponta e diminui naturalmente no restante período. Não tenho por exemplo qualquer dúvida em dizer que na hora de ponta há mais passageiros a entrar no Senhor Roubado do que no Rato, Telheiras, Parque, Laranjeiras, Alto dos Moinhos and so on. E que dizer por exemplo das Olaias ou Bela Vista que estão situadas bem dentro de Lisboa? Sinceramente vejo um preconceito enorme contra as estações dos subúrbios, sem grande razão a meu ver. Desde que bem pensadas, localizadas em boas zonas e com excelentes acessos a transportes públicos complementares (rodoviários) fazem tanto sentido como estações dentro da cidade. E o metro ligeiro de superfície é, em teoria, muito bonito, mas em zonas de grande declive como Odivelas acaba por não ser propriamente exequível.

pedrodepinto
May 28th, 2012, 12:30 PM
Não me parece que zonas como o Lumiar sejam suburbanas, como dizes e bem. São simplesmente menos centrais.
O Senhor Roubado, ainda que seja diferente da Pontinha, é também um terminal relevante. Mas vamos ver a evolução dos acontecimentos...

Reflex
May 28th, 2012, 03:32 PM
Não me parece que zonas como o Lumiar sejam suburbanas, como dizes e bem. São simplesmente menos centrais.
O Senhor Roubado, ainda que seja diferente da Pontinha, é também um terminal relevante. Mas vamos ver a evolução dos acontecimentos...

Diria que a grande diferença entre a Pontinha e o Senhor Roubado é o número de carreiras, tendo a Pontinha 5 contra apenas 1 do Senhor Roubado. (porque em número de carreiras da RL, o Senhor Roubado é claramente superior...)

Reflex
May 28th, 2012, 03:43 PM
Anyway - e já porque estamos no site de propostas de prolongamentos do ML - fala-se muito do prolongamento da linha verde até à Pontinha, mas cada vez mais encontro mais lógica em fazer esse prolongamento até ao Colégio-Militar/Luz não só por ser um terminal com praticamente o mesmo peso que a Pontinha (6 carreiras da Carris + 7 Rodoviária, contra a Pontinha que tem 5 carreiras da Carris e 11 da RL), ao qual se soma o peso que o Colombo e o Estádio da Luz têm na zona; e principalmente porque o projeto de 2009 (que vale naturalmente o que vale - ver imagem em baixo) pressupõe uma bifurcação da linha azul no Colégio-Militar/Luz, seguindo parte para o Amadora-Sintra (no caso através da vermelha) e outra parte para Benfica. Assim, seria possível evitar a bifurcação, deixando a linha azul "em paz" e fazer seguir então a verde futuramente até Benfica. Parece-me a mim que era uma "win-win situation". E curiosamente a distância entre a suposta futura estação de S.Francisco de Assis/Senhora da Luz(?) (na extremidade de Telheiras) é exatamente a mesma para Pontinha e Colégio-Militar: pouco menos de 1,4kms, o que é exequível para se fazer sem nenhuma estação intermédia (a única diferença é que enquanto a Pontinha seria feita em linha reta, o túnel para o Colégio-Militar seria parcialmente feito em curva). Pessoalmente vejo grandes benefícios nesta situação!:)

http://i161.photobucket.com/albums/t219/pedrodepinto/PER2020.jpg

jcraveiro
May 28th, 2012, 04:32 PM
Então e pensando um bocadinho mais nas zonas suburbanas cujo crescimento ás tantas até justifica (vês dvf, não sou assim tão mau para os subúrbios ;) ), que tal esta solução?

http://dl.dropbox.com/u/384336/myPlan-cc.jpg

Eu próprio tenho desenhos (1 ou 2 aqui postos, até) com 2 linhas a cruzarem-se no Colégio Militar, mas acho que é uma obra bem mais complicada precisamente por causa do Colombo. Por outro lado, na minha cabeça (e cada cabeça sua sentença), a linha que cruza a Azul no Colégio Militar é uma "avermelhada" a vir do Aeroporto passando pela Alta, Lumiar, Paço do Lumiar.

pipiland
May 28th, 2012, 05:33 PM
Esse prolongamento da linha azul a fazer sentido teria que contemplar S.Brás, ou então fazer a estação no alto da brandoa onde faz fronteira com S.Brás. Tudo o que seja para cima de S.brás oara mim não faz sentido, tanto pelo relevo, como de população, são zonas muito dispersas.

Reflex
May 28th, 2012, 07:40 PM
Eu próprio tenho desenhos (1 ou 2 aqui postos, até) com 2 linhas a cruzarem-se no Colégio Militar, mas acho que é uma obra bem mais complicada precisamente por causa do Colombo. Por outro lado, na minha cabeça (e cada cabeça sua sentença), a linha que cruza a Azul no Colégio Militar é uma "avermelhada" a vir do Aeroporto passando pela Alta, Lumiar, Paço do Lumiar.

Há sempre aquele parque de estacionamento entre o Colombo e o Estádio da Luz, estou certo que arranjaria por ali alguns espacinho para a estação...:D

pedrodepinto
May 28th, 2012, 08:22 PM
Diria que a grande diferença entre a Pontinha e o Senhor Roubado é o número de carreiras, tendo a Pontinha 5 contra apenas 1 do Senhor Roubado. (porque em número de carreiras da RL, o Senhor Roubado é claramente superior...)

Não sei quantas chapas ao todo servem as cinco carreiras que passam na Pontinha. O 36 anda com 18 chapas. O meu palpite diz-me que as cinco carreiras da Pontinha devem ter perto de 45 chapas... De qualquer forma, nenhuma delas tem articulados.

Outro pormenor: Carnide é servida por três carreiras (ainda que directamente tenha apenas uma à porta) e não tem encurtamentos. A Ameixoeira tem apenas uma carreira e só lá passa um em cada dois comboios :nuts:. Por que motivo a Ameixoeira é preterida face a Carnide? E poderia continuar...

jcraveiro
May 29th, 2012, 10:54 AM
Outro pormenor: Carnide é servida por três carreiras (ainda que directamente tenha apenas uma à porta) e não tem encurtamentos. A Ameixoeira tem apenas uma carreira e só lá passa um em cada dois comboios :nuts:. Por que motivo a Ameixoeira é preterida face a Carnide? E poderia continuar...

Mais: uma das carreiras que pára em Carnide é a 726, que desde a Pç. de Espanha que "cola" ao percurso da linha azul.

dvf
May 29th, 2012, 11:25 AM
Vais dizer-me que a Amadora Este tem um estatuto diferente de Odivelas :nuts:?

Lá está, isso é a tua mentalidade preconceituosa. Quem cria os estatutos diferentes és tu, com as tuas linhas imaginárias na cabeça de "urbano vs suburbano" que defende Lumiar com metro, mas Alfornelos já não, simplesmente porque não encaixa na tua visão simplista e redundante do mundo em que tudo está dividido por fronteiras.

Como disse, não existem estatutos, existem pessoas transportadas, é apenas isso que interessa. Fazer divisões ou mudanças de serviços baseados em conceitos como "urbano vs suburbano" sem ter em conta os volumes de transportes mais que ignorância, roça a xenofobia entre zonas da mesma cidade.

Houve encurtamentos ao Colégio Militar/Luz entre 2004 e 2008, se não me engano. Se há do "outro lado" da cidade, por que motivo não há-de haver desse?

Existiram encurtamentos enquanto o túnel ferroviário do Rossio esteve fechado. E, mais uma vez, o que Odivelas e Amadora têm a ver tendo em conta as pessoas transportadas? Nada. absolutamente nada, menos claro, estarem na tua cabeça do lado errado da fronteira e portanto alvos da tua xenofobia.

dvf
May 29th, 2012, 11:26 AM
Quando pagas a renda não te queixas tu das linhas virtuais e preconceitos...

Quando 10 milhões de portugueses pagam com os seus impostos um transporte de luxo quase exclusivo para a cidade de Lisboa, não te queixas tu.

jcraveiro
May 29th, 2012, 11:29 AM
Quando 10 milhões de portugueses pagam com os seus impostos um transporte de luxo quase exclusivo para a cidade de Lisboa, não te queixas tu.

Isso é demagogia. Também eu moro em Lisboa e, por essa ordem de ideias, paguei autoestradas por esse país fora.

dvf
May 29th, 2012, 11:33 AM
Isso é demagogia. Também eu moro em Lisboa e, por essa ordem de ideias, paguei autoestradas por esse país fora.

Demagogia? Não, é realidade. O ML é de responsabilidade do governo central e portanto pago por 10 milhões de portugueses. Desde do de Viana de Castelo até ao de Faro, passando pelo Funchal e Ponta Delgada.

jcraveiro
May 29th, 2012, 11:40 AM
Demagogia? Não, é realidade. O ML é de responsabilidade do governo central e portanto pago por 10 milhões de portugueses. Desde do de Viana de Castelo até ao de Faro, passando pelo Funchal e Ponta Delgada.

Isso não é realidade, é a parte da realidade que te convém dizer - ergo, demagogia. Como te digo, isso pagamos todos em tudo. Todos pagamos as obras públicas (e não só) de todo o lado nos nossos impostos. Depois, consoante o nosso usufruto desses serviços, pagamos mais de outras formas. Pagamos portagens, pagamos bilhetes, passes, e pagamos nas rendas a localização das nossas casas. Por isso é que te digo: quando pagas menos 100 ou 200 euros pelo mesmo tipo de casa só por ser para lá da linha virtual que tanto odeias, não te queixas tu.

jcraveiro
May 29th, 2012, 11:43 AM
P.S. Quando acabares com a primadonnice offtopic (confira-se: "Sugestões para Prolongamentos e Novas Linhas do ML"), vê o mapa que fiz até leva o metro até Casal de Cambra sff.

dvf
May 29th, 2012, 11:48 AM
Como te digo, isso pagamos todos em tudo.

Estás então a dizer que todas as cidades (e populações) têm um ratio de investimento público semelhante ao de Lisboa? Quantas têm CARRIS\ML (das empresas de transportes mais endividadas do país) que cobrem praticamente apenas um município? Quantas cidades têm tamanho investimento em número de habitantes?

Parece-me uma muita injusta repartição dos impostos. Mas claro, isso é demagogia, "pois todos pagamos impostos"... Coerências...

Depois claro, uma cidade altamente alavancada com dinheiros estatais (e de 10 milhões de portugueses) irá apresentar um conjunto de oferta muito mais cara, mas o problema está logo na base: a injusta repartição dos dinheiros públicos favorecendo Lisboa.

Reflex
May 29th, 2012, 11:59 AM
Existiram encurtamentos enquanto o túnel ferroviário do Rossio esteve fechado.

Não percebi a lógica.

pedrodepinto
May 29th, 2012, 12:25 PM
Lá está, isso é a tua mentalidade preconceituosa. Quem cria os estatutos diferentes és tu, com as tuas linhas imaginárias na cabeça de "urbano vs suburbano" que defende Lumiar com metro, mas Alfornelos já não, simplesmente porque não encaixa na tua visão simplista e redundante do mundo em que tudo está dividido por fronteiras.

Como disse, não existem estatutos, existem pessoas transportadas, é apenas isso que interessa. Fazer divisões ou mudanças de serviços baseados em conceitos como "urbano vs suburbano" sem ter em conta os volumes de transportes mais que ignorância, roça a xenofobia entre zonas da mesma cidade.

Existiram encurtamentos enquanto o túnel ferroviário do Rossio esteve fechado. E, mais uma vez, o que Odivelas e Amadora têm a ver tendo em conta as pessoas transportadas? Nada. absolutamente nada, menos claro, estarem na tua cabeça do lado errado da fronteira e portanto alvos da tua xenofobia.

Em primeiro lugar, continuas a insultar-me gratuitamente. Fazes bem.
Em segundo, deves ter um problema de compreensão. Não entendeste a ironia de uma entrada minha de há uns dias. Não compreendes que sou o primeiro a dizer não fazer sentido fazer distinções entre "urbano" e "suburbano". Por isso, não sou xenófobo.
Ignoras o que disse sobre a Ameixoeira e Carnide porque te convém. No entanto, és tu que estás sempre a defender que Carnide deveria fechar...
Podes comparar o Lumiar com Alfornelos, mas esqueces-te que não pertencem ao mesmo concelho. No Lumiar estou dentro de Lisboa e a uma menor proximidade do CBD face a Alfornelos mas tenho de esperar mais pelo metro? Por acaso, conheço bem Alfornelos e sei que tem movimento. Mas o Lumiar também tem, ou não sabes?
Concluindo: nunca concordei com encurtamentos. Mas se há ao Campo Grande e se já houve ao Colégio Militar/Luz, então faz todo o sentido que voltem a haver por uma questão de justiça e igualdade :nuts:. Onde é que está a minha xenofobia?

Reflex
May 29th, 2012, 05:00 PM
Não vejo nem nunca vi isto como uma questão de justiça e eu próprio fui afetado durante anos a fio com esse encurtamento. Provavelmente o ML chegou à conclusão de que não era vantajoso encurtar o metro até ao CM/Luz, incluindo a Pontinha na zona de encurtamento; tal como não fazia sentido levar o metro até à Pontinha, deixando apenas duas estações de fora. Quanto a Odivelas, o caso parece ser claramente diferente, penso não errar o dizer que o Senhor Roubado é a estação com mais movimento do troço Campo Grande-Odivelas, mas sendo a penúltima, não faz sentido levar o metro até aí e encurtar apenas uma estação.
Acho interessante o conceito de encurtamento desde que o tempo de espera não passe muito aquilo que era ao início (cerca de 8:30), penso que para certas zonas e em certas horas é perfeitamente suficiente. E não é por ser centro ou periferia, embora se saiba que os movimentos pendulares do centro são diferentes da periferia (e isso não é discriminação, é facto!). Por exemplo, estou certo que só não há encurtamentos da linha verde ao Campo Grande, porque Telheiras é logo a seguir. Tal como não há encurtamentos na linha vermelha porque as estações que geram mais movimentos (S.Sebastião, Saldanha, Alameda e Oriente) estão nos extremos da linha.

Quanto a prolongamentos para a periferia, depois de sempre me manifestar contra a Reboleira (embora começadas as obras, desejo a inauguração da estação o mais breve possível!:)), penso que o objetivo deverá ser sem sombra de dúvida Loures. Defendo para começar um troço mais curto, com uma estação que pudesse acolher um terminal rodoviário, podendo-se pensar a médio prazo alargar mesmo até Loures, embora transformar as 4 últimas estações do plano de 2009 em apenas 2/3. E eventualmente pensar no prolongamento até Sacavém, que julgo que poderia dar alguns dividendos interessantes ao ML, já que Portela e Sacavém (zonas muito populosas) seria coroa 1. Bem estender mais uma ou duas estações em direção a Alfragide. À parte disso, não que julgue que a periferia esteja bem servida, mas acho que há muita outra coisa dentro da cidade que precisa de atenção, porque em última análise corre-se o risco de alguém que more na periferia tenha metro à porta e não o tenha em Lisboa (já me aconteceu trabalhar em Lisboa e ter em Odivelas o metro mais perto de casa do que do trabalho em Lisboa...:D). Mas fundamental na periferia, julgo que apenas Loures, por não ter qualquer alternativa realmente ferroviária.

Sky85
May 29th, 2012, 05:42 PM
Estás então a dizer que todas as cidades (e populações) têm um ratio de investimento público semelhante ao de Lisboa? Quantas têm CARRIS\ML (das empresas de transportes mais endividadas do país) que cobrem praticamente apenas um município? Quantas cidades têm tamanho investimento em número de habitantes?

Parece-me uma muita injusta repartição dos impostos. Mas claro, isso é demagogia, "pois todos pagamos impostos"... Coerências...

Depois claro, uma cidade altamente alavancada com dinheiros estatais (e de 10 milhões de portugueses) irá apresentar um conjunto de oferta muito mais cara, mas o problema está logo na base: a injusta repartição dos dinheiros públicos favorecendo Lisboa.

Há algumas que têm um rácio de investimento público bem superior a Lisboa.

só o Funchal e arredores ui, ui, ui....... altamente alavancada com dinheiros públicos, de 10 milhões de portugueses de Viana do Castelo até Faro.

pedrodepinto
May 30th, 2012, 12:44 AM
Não vejo nem nunca vi isto como uma questão de justiça e eu próprio fui afetado durante anos a fio com esse encurtamento. Provavelmente o ML chegou à conclusão de que não era vantajoso encurtar o metro até ao CM/Luz, incluindo a Pontinha na zona de encurtamento; tal como não fazia sentido levar o metro até à Pontinha, deixando apenas duas estações de fora. Quanto a Odivelas, o caso parece ser claramente diferente, penso não errar o dizer que o Senhor Roubado é a estação com mais movimento do troço Campo Grande-Odivelas, mas sendo a penúltima, não faz sentido levar o metro até aí e encurtar apenas uma estação.
Acho interessante o conceito de encurtamento desde que o tempo de espera não passe muito aquilo que era ao início (cerca de 8:30), penso que para certas zonas e em certas horas é perfeitamente suficiente. E não é por ser centro ou periferia, embora se saiba que os movimentos pendulares do centro são diferentes da periferia (e isso não é discriminação, é facto!). Por exemplo, estou certo que só não há encurtamentos da linha verde ao Campo Grande, porque Telheiras é logo a seguir. Tal como não há encurtamentos na linha vermelha porque as estações que geram mais movimentos (S.Sebastião, Saldanha, Alameda e Oriente) estão nos extremos da linha.

Vamos lá esclarecer um facto: para mim é-me rigorsamente indiferente se há ou não encurtamentos na linha amarela. Em 99% dos casos vou apanhar o metro ao Campo Grande porque corto caminho.
De qualquer forma, não é por isso que deixo de serntir que esta linha é preterida face à azul. Como digo, o Lumiar não é mais periférico do que Carnide. No entanto, tem um serviço bem pior. Actualmente, o tempo de espera por um comboio na zona a norte do Campo Grande ronda quase os 11 minutos, o que já está um pouco longe do valor que referes.
Idealmente, não deveria haver encurtamentos. Agora se há para uns também deveria haver para outros. E o ML estava a estudar essa medida para a linha azul... A Pontinha pode ter movimento e ficar na zona encurtada mas o Senhor Roubado também já tem e continua a ter uma grande importância :yes:. Concordo com a tua análise sobre as duas restantes linhas.
Não pretendo discriminar a zona da linha azul, mas apenas poupar recursos e equilibrar a oferta :yes:.

RoadsterRunner
May 30th, 2012, 01:24 AM
:popcorn:

Luís Raposo Alves
May 30th, 2012, 11:07 AM

caso não saibas, a região de lisboa é das que tem menor investimento por pessoa. além disso, é óbvio que as obras públicas têm que ser pagas pelos impostos de todos os portugueses, que é também para isso que eles servem.

achas que deviam ser as câmaras? então como era com as autoestradas? cada concelho pagava o troço que entrava no seu concelho? só pagavam aqueles onde houvesse entradas e saídas? como era?

e com os aeroportos como era? a camara de lisboa é que devia pagar os investimentos no aeroporto de lisboa? e depois só deixava entrar lisboetas porque os outros não pagaram o investimento?

e com o metro também era assim? quem pagava era a camara e depois só entravam lisboetas porque só eles é que o pagaram?

quem é que achas que anda a pagar o túnel do marão? achas que é o pessoal que mora nas aldeias próximas ou que deviam ser eles? claro que não! tinham que viver milhares de anos para o dinheiro dos seus impostos poder pagar esse investimento

Reflex
May 30th, 2012, 12:04 PM
Vamos lá esclarecer um facto: para mim é-me rigorsamente indiferente se há ou não encurtamentos na linha amarela. Em 99% dos casos vou apanhar o metro ao Campo Grande porque corto caminho.
De qualquer forma, não é por isso que deixo de serntir que esta linha é preterida face à azul. Como digo, o Lumiar não é mais periférico do que Carnide. No entanto, tem um serviço bem pior. Actualmente, o tempo de espera por um comboio na zona a norte do Campo Grande ronda quase os 11 minutos, o que já está um pouco longe do valor que referes.
Idealmente, não deveria haver encurtamentos. Agora se há para uns também deveria haver para outros. E o ML estava a estudar essa medida para a linha azul... A Pontinha pode ter movimento e ficar na zona encurtada mas o Senhor Roubado também já tem e continua a ter uma grande importância :yes:. Concordo com a tua análise sobre as duas restantes linhas.
Não pretendo discriminar a zona da linha azul, mas apenas poupar recursos e equilibrar a oferta :yes:.
Mas se calhar se o Lumiar fosse a seguir ao Campo Grande (tipo Carnide) e o Senhor Roubado a seguir (seguindo o esquema da linha azul - referindo-me naturalmente à Pontinha), quiçá não houvesse encurtamentos na linha amarela. Não podes ver o troço Campo Grande-Odivelas e Colégio Militar/Luz - Amadora Este ponto a ponto, mas sim como um todo. E para além do número de estação ser diferente (5-4) apresentam especificidades distintas (no caso o facto de a Pontinha ser a 2ª estação do troço e o Senhor Roubado apenas a 4ª) e terá sido por isso que o ML decidiu-se manter os encurtamentos na amarela e não na azul. Não é uma questão de noção de centro ou periferia, mas provavelmente de movimentos de troço. Embora sim, 11 minutos é absurdo...;)

visconde
May 30th, 2012, 12:22 PM
com 11 minutos (ou 10 ainda ficaria melhor..) o ML deveria ter horarios establecidos e fixos, como os comboios urbanos

pauloluso
May 30th, 2012, 12:31 PM
caso não saibas, a região de lisboa é das que tem menor investimento por pessoa. além disso, é óbvio que as obras públicas têm que ser pagas pelos impostos de todos os portugueses, que é também para isso que eles servem.
...

Nem mais.:applause:

pedrodepinto
May 30th, 2012, 12:40 PM
Mas se calhar se o Lumiar fosse a seguir ao Campo Grande (tipo Carnide) e o Senhor Roubado a seguir (seguindo o esquema da linha azul - referindo-me naturalmente à Pontinha), quiçá não houvesse encurtamentos na linha amarela. Não podes ver o troço Campo Grande-Odivelas e Colégio Militar/Luz - Amadora Este ponto a ponto, mas sim como um todo. E para além do número de estação ser diferente (5-4) apresentam especificidades distintas (no caso o facto de a Pontinha ser a 2ª estação do troço e o Senhor Roubado apenas a 4ª) e terá sido por isso que o ML decidiu-se manter os encurtamentos na amarela e não na azul. Não é uma questão de noção de centro ou periferia, mas provavelmente de movimentos de troço. Embora sim, 11 minutos é absurdo...;)

Concordo com a tua análise :yes:.
De qualquer forma, daqui a uns anos, quando a Reboleira abrir, já vamos ter cinco estações a norte do Colégio Militar/Luz :lol:. Ainda assim, como é óbvio as especificidades mantêm-se!
De resto, como bem sabes, não há números oficiais, mas será que a Quinta das Conchas movimenta menos pessoas do que Carnide? Já o Lumiar tem muito provavelmente menos procura do que a Pontinha. Também quem pode opta por ir de autocarro para o Lumiar, em vez de esperar os tais 11 minutos :hahano:.

dvf
May 30th, 2012, 12:44 PM
Concluindo: nunca concordei com encurtamentos. Mas se há ao Campo Grande e se já houve ao Colégio Militar/Luz, então faz todo o sentido que voltem a haver por uma questão de justiça e igualdade :nuts:. Onde é que está a minha xenofobia?

Exactamente quando dizes "o Lumiar estou dentro de Lisboa e a uma menor proximidade do CBD face a Alfornelos mas tenho de esperar mais pelo metro?", ou seja, baseias todo o teu julgamento em preconceitos de fronteiras virtuais e não em métricas de utilização real.

Qual a diferença se está fora ou dentro de Lisboa para decidir um encurtamento? O que interessa é se tem ou não passageiros para isso.

dvf
May 30th, 2012, 12:45 PM
Há algumas que têm um rácio de investimento público bem superior a Lisboa.

Quais? O Funchal é uma "brincadeira" comparados com as centenas de milhões de euros "enterrados" no Metro de Lisboa.

dvf
May 30th, 2012, 12:47 PM

Região de Lisboa é diferente de cidade de Lisboa.

achas que deviam ser as câmaras? então como era com as autoestradas? cada concelho pagava o troço que entrava no seu concelho? só pagavam aqueles onde houvesse entradas e saídas? como era?

Quantas câmaras no país têm um Metro de Lisboa\CARRIS pagos pelo Estado, na sua devida proporção? É isso que interessa, o resto é o habitual desconversar.

visconde
May 30th, 2012, 12:49 PM
Concordo com a tua análise :yes:.
De qualquer forma, daqui a uns anos, quando a Reboleira abrir, já vamos ter cinco estações a norte do Colégio Militar/Luz :lol:. Ainda assim, como é óbvio as especificidades mantêm-se!
De resto, como bem sabes, não há números oficiais, mas será que a Quinta das Conchas movimenta menos pessoas do que Carnide? Já o Lumiar tem muito provavelmente menos procura do que a Pontinha. Também quem pode opta por ir de autocarro para o Lumiar, em vez de esperar os tais 11 minutos :hahano:.

a reboleira acaba por ser mais um motivo para nao fazer encurtamentos..
como todos os interfaces, deverá haver bastante gente a ir para lá, logo é mais um motivo para nao encurtar

mas duvido que abra antes de 2014 :lol:

alias, dentro de 1 mes o metro fica oficialmente sem nenhuma obra de expansão, (ja que reboleira está supensa)
alguma vez isso aconteceu?

Reflex
May 30th, 2012, 03:12 PM
como todos os interfaces, deverá haver bastante gente a ir para lá, logo é mais um motivo para nao encurtar

mas duvido que abra antes de 2014 :lol:

alias, dentro de 1 mes o metro fica oficialmente sem nenhuma obra de expansão, (ja que reboleira está supensa)
alguma vez isso aconteceu?

Concordo, embora a questão da Reboleira-interface seja relativa, porque julgo que é uma estação que servirá essencialmente os moradores. Qualquer pessoa que venha na linha de Sintra e queira ir Lisboa, para sul de Sete Rios (a esmagadora maioria) percebe ser bastante mais rápido e eficaz seguir de comboio até Sete Rios e aí apanhar o ML do que sair logo na Reboleira.

Naturalmente que me posso enganar, mas diria que uma vez aberto o prolongamento até ao Aeroporto, o ML virará agulhas para a Reboleira, mesmo que não seja no minuto imediatamente a seguir e acredito seriamente na abertura do prolongamento no 1º semestre de 2014, nem que seja porque as obras já têm um avanço muito interessante. Quanto ao facto de o ML não ter prolongamentos em curso, foi coisa que já aconteceu; por exemplo entre 1972 e 1988 não houve aberturas de novas estações, portanto durante mais de uma década não houve obras de prolongamento de linhas (dando naturalmente o tempo necessário ao início dos prolongamentos para a abertura dessas 3 estações de 1988 - pelo meio deu-se início às obras do Campo Grande, mas como estiveram paradas durante imenso tempo, pouco contam para isso). Depois desconheço a cronologia em pormenor (o Pedro saberá melhor isso), mas visto não existirem novas estações entre 1993 e 1997, diria que é capaz de ter havido um período (1993/4) sem obras de prolongamento. Daí em diante, será de facto uma novidade!

Ainda assim, o facto do alargamento do Areeiro não ter sido suspenso, prefigura um outro tipo de obra. E aí sim, obras no ML (prolongamentos de rede ou alargamentos de cais) é algo que julgo acontecer consecutivamente desde os anos 70.

Sky85
May 30th, 2012, 04:02 PM
Quais? O Funchal é uma "brincadeira" comparados com as centenas de milhões de euros "enterrados" no Metro de Lisboa.

pedrodepinto
May 30th, 2012, 04:20 PM
Exactamente quando dizes "o Lumiar estou dentro de Lisboa e a uma menor proximidade do CBD face a Alfornelos mas tenho de esperar mais pelo metro?", ou seja, baseias todo o teu julgamento em preconceitos de fronteiras virtuais e não em métricas de utilização real.

Qual a diferença se está fora ou dentro de Lisboa para decidir um encurtamento? O que interessa é se tem ou não passageiros para isso.

Teoricamente, como a distância face ao CBD é menor, seria normal que o tempo de espera também fosse menor :yes:.
De qualquer forma, nunca descartei o número real de passageiros. Contudo, como sabes, ninguém tem acesso a esses valores. Só fazemos estimativas.

Vamos ver... Odivelas também é a estação terminal e tem um interface e não é por isso que deixa de ter encurtamentos!

Quanto à data de abertura, sinceramente já não acredito que seja antes de 2014. Da forma como a obra se encontra, ainda devem precisar de mais um ano e meio para a terminar, já contando com atrasos :nuts:. E antes de meados do próximo ano não a devem retomar... Por muito que me custe, aponto para 2015 :(.

Depois desconheço a cronologia em pormenor (o Pedro saberá melhor isso), mas visto não existirem novas estações entre 1993 e 1997, diria que é capaz de ter havido um período (1993/4) sem obras de prolongamento. Daí em diante, será de facto uma novidade!

Também não sei tudo ao pormenor :lol:, mas em 1993 e em 1994 havia várias frentes de obra já em curso: a então Rotunda II e o consequente prolongamento ao Rato, a construção da Baixa/Chiado e do Cais do Sodré, a extensão à Pontinha e também o PMO II e o PMO III. E ainda imensas estações a ser remodeladas :yes:!

Por isso, para encontrarmos períodos longos sem obras a decorrer temos de recuar aos anos 70 :(. No início dos anos 80 já estava a ser construída a extensão à zona do Campo Grande, embora inicialmente se pensasse que o prolongamento fosse apenas até às Calvanas. Mais tarde, penso que durante uns meses, entre 1998 e 1999, não esteve a decorrer nenhuma obra de extensão da rede!

visconde
May 30th, 2012, 11:59 PM
Pedro, interfaces com autocarros nao contam :nuts:
senão tambem Amadora Este é :P

mas sim, pouca gente terá vantagem em usar a reboleira em vez de sete rios ou o rossio.

por exemplo no meu caso, apenas me imagino a usar a Reboleira para ir ao Colombo, caso em que sem duvida vai cortar imenso caminho

pedrodepinto
May 31st, 2012, 12:38 AM
Claro que são interfaces diferentes :yes:, mas não deixam de o ser :D.

visconde
May 31st, 2012, 12:42 AM
só conta se a mulherzinha do metro disser "Há correspondia com....." :nuts:

acho que o unico onde dizem é para os autocarros de sete rios ne?

pedrodepinto
May 31st, 2012, 12:43 AM
É verdade, lembrei-me disso :lol:.
Mas num vídeo institucional de 2004, se não me engano, o ML apresentava o número de interfaces incluindo também os rodoviários!

DeathWish
May 31st, 2012, 11:13 AM
só conta se a mulherzinha do metro disser "Há correspondia com....." :nuts:

acho que o unico onde dizem é para os autocarros de sete rios ne?

Não! Acho que no Campo Grande também dizem...

Mas sim, para que o Metro considere interfaces, normalmente é em correspondências com ferrovia pesada ou terminais fluviais. :)

Embora eu ache que Cais do Sodré(Carris), Colégio Militar, Pontinha(Carris, LT, RL), Senhor Roubado(RL), Praça de Espanha(TST, Vimeca/LT), Marquês Pombal(Carris, Vimeca/LT) e Oriente(Carris, RL, TST, etc) (E também Campo Grande se não disser, mas acho mesmo que diz) mereciam que fosse anunciada correspondência rodoviária pelo número de carreiras que fazem terminal nessas zonas, é bastante significativo...

Reflex
May 31st, 2012, 11:46 AM
Não! Acho que no Campo Grande também dizem...

Mas sim, para que o Metro considere interfaces, normalmente é em correspondências com ferrovia pesada ou terminais fluviais. :)

Embora eu ache que Cais do Sodré(Carris), Colégio Militar, Pontinha(Carris, LT, RL), Senhor Roubado(RL), Praça de Espanha(TST, Vimeca/LT), Marquês Pombal(Carris, Vimeca/LT) e Oriente(Carris, RL, TST, etc) (E também Campo Grande se não disser, mas acho mesmo que diz) mereciam que fosse anunciada correspondência rodoviária pelo número de carreiras que fazem terminal nessas zonas, é bastante significativo...

E falta-te também Odivelas (RL), que tem quase tantas carreiras como o Senhor Roubado.:)
Quanto ao Campo Grande, se diz é algo recente, porque durante anos a fio só era feita referência à correspondência com a linha verde. Estou curioso para ver o que vai dizer no Aeroporto.:D

DeathWish
May 31st, 2012, 01:28 PM
E falta-te também Odivelas (RL), que tem quase tantas carreiras como o Senhor Roubado.:)
Quanto ao Campo Grande, se diz é algo recente, porque durante anos a fio só era feita referência à correspondência com a linha verde. Estou curioso para ver o que vai dizer no Aeroporto.:D

"Há correspondência com o terminal aéreo". :lol:

Esquece, pensei melhor e não diz, não! Mas sim, esqueci-me de Odivelas(Ou melhor, lembrei-me mas depois lembrei-me do Senhor Roubado e entretanto esqueci-me), tens razão. E não sei porquê, fiquei com a impressão de que me escapou algo...

De qualquer das formas, são tudo sítios onde uma pequena indicação sonora a mencionar os terminais rodoviários, não ficava nada mal... Até já imagino "Próxima estação, Cais do Sodré. Há correspondência com o comboio suburbano, transporte fluvial e o terminal rodoviário". :cheers:

Ah e Amadora Este, bem me parecia. Também tem ali um pequeno terminal só com carreiras LT. :)

Luís Raposo Alves
May 31st, 2012, 02:41 PM
No aeroporto vai ser assim:

"Próxima estação: aeroporto. estação terminal. atenção ao intervalo entre o cais e o comboio..... atenção ao intervalo entre o cais e o comboio. por favor, não forcem as portas. pede-se o favor de saírem do comboio."

Luís Raposo Alves
May 31st, 2012, 02:45 PM
no cais do sodré, a mulher quando diz "pede-se o favor de saírem do comboio", diz num tom bastante agressivo, nunca repararam? até levanta a voz e tudo!

em inglês seria: "get out of the train, your motherfuckers..."

DeathWish
May 31st, 2012, 02:59 PM
no cais do sodré, a mulher quando diz "pede-se o favor de saírem do comboio", diz num tom bastante agressivo, nunca repararam? até levanta a voz e tudo!

em inglês seria: "get out of the train, your motherfuckers..."

LOOOOOL

Eu já ouvi foi maquinistas a guerrear com "pu.tos"(Isto é censurado?!) que ficavam dentro do metro e o homem já passado desata a dizer asneiras. :lol:

pedrodepinto
May 31st, 2012, 04:01 PM
Penso que no Campo Grande não fazem referência ao terminal :dunno:. No Jardim Zoológico é que tenho ideia que sim!
E nenhum de vocês se lembra desse vídeo institucional de 2004? Eu ontem estive um bom bocado a procurar na Internet e não o encontrei... Provavelmente, esse site já fechou.

jcraveiro
May 31st, 2012, 05:57 PM
Para o ML fazer jus ao seu modus operandi actual, a menção à chegada ao aeroporto será:

"Próxima estação: Aeroporto. Estação terminal. Há correspondência com o aeroporto. (Inserir mais informação importante, mas só em português.) Take care of your belongings, pay special attention when entering or exiting the train."

jpfg
June 23rd, 2012, 02:01 AM
Algo assim?

https://dl.dropbox.com/u/384336/metro/myPlan-X.png

(Não liguem ao que está a acontecer para poente da Pontinha, é parte duma "invenção" minha - cf. tópico das Sugestões de prolongamentos do ML ;) )

Ao ver isto, e ao lembrar-me do plano de expansão de 2009 (ver abaixo), deste-me uma ideia... e que tal se a linha ligasse Benfica - Uruguai - .... - Lumiar - Alta - terreno do Aeroporto (então desactivado, e possível expansão do centro da cidade para aqui) - Sacavém - Portela - Moscavide?

http://img186.imageshack.us/img186/5172/44096724.jpg

Relembro que o contrato da CMLisboa - SGAL prevê a conclusão da Alta de Lisboa lá para 2035, pelo que para já a necessidade de uma estação de metro no eixo central não me parece ainda muito urgente.
Amanhã tento fazer o esquema da sugestão!

jcraveiro
June 23rd, 2012, 12:10 PM
e que tal se a linha ligasse Benfica - Uruguai - .... - Lumiar - Alta - terreno do Aeroporto (então desactivado, e possível expansão do centro da cidade para aqui) - Sacavém - Portela - Moscavide?
Pelo menos o troço Aeroporto-Benfica está nos meus esboços. Até é capaz de haver uma encarnacao disso aqui no tópico ;-).

pedrodepinto
June 23rd, 2012, 04:56 PM
Afinal também não fiz uma proposta assim tão utópica: em 2009 o ML até previa fazer três estações intermédias na ligação Telheiras - Pontinha :lol:.

Reflex
June 25th, 2012, 01:07 PM
Eu próprio também defendo uma ligação a Benfica via Colégio-Militar da linha verde vinha de Telheiras ou da vermelha (caso venha do Lumiar). Não vejo qualquer necessidade da existência de uma bifurcação da linha azul quando supostamente teremos duas linhas a apontar na direção de Benfica.
Por outro lado não deixa de ser extraordinário - à luz do que conhecemos e vimos nos anos mais recentes - que o Governo tivesse apresentado há menos de 3 anos um plano desta dimensão. Nem muitos dos nossos esboços utópicos deste thread vão tão longe como este plano 2009-2020!:hahano:
De qualquer modo já ficava contente de ter em 2020 (concluido ou em andamento) o troço Telheiras-Pontinha (ou Colégio Militar; preferencialmente CM/Luz de modo a poder pensar-se no prolongamento para Benfica), o troço S.Sebastião-Alcântara (como pelo menos S.Sebastião-Campo de Ourique concluido); o troço Odivelas-Codivel; e eventualmente o troço Rato-Cais do Sodré desde que o ML garantisse a possibilidade da linha amarela partilhar o troço Campo Grande-Marquês de Pombal com a verde.

pedrodepinto
June 25th, 2012, 04:32 PM
Não acredito que o ML conseguisse juntar à linha circular a amarela como hoje a conhecemos, praticamente :|. Acho que o melhor é deixar tudo como está!
Por isso, o que defendo é o habitual: as extensões Rato - Alcântara e São Sebastião - Campo de Ourique.

Reflex
June 25th, 2012, 06:47 PM
Não acredito que o ML conseguisse juntar à linha circular a amarela como hoje a conhecemos, praticamente :|. Acho que o melhor é deixar tudo como está!
Por isso, o que defendo é o habitual: as extensões Rato - Alcântara e São Sebastião - Campo de Ourique.

Fazer a partilha de um troço por duas linhas é exequível e quando bem feito benéfico para os passageiros. Por exemplo em Munique, a estação que mais utilizava por ser a mais próxima do meu alojamento estava inserida num troço partilhado por duas linhas. Por exemplo nesse caso, as linhas 3 e 6 partilham um troço com 9 estações; as linhas 4 e 5 partilham outras 9; as linhas 2 e 3 partilham 1 estação. Da experiência que tenho é algo que funciona bem. Inicialmente manifestei-me totalmente contra esta proposta no contexto da linha amarela chegar apenas ao Campo Grande; neste momento, com a perspetiva de um possível troço partilhado (penso que a ideia já surgiu na comunicação social, não me lembro bem em que contexto), talvez esteja um pouco mais a favor, embora penso que seja algo que deve ser claramente ponderado. A grande vantagem seria permitir não só cobrir as zonas da Lapa, S.Bento e Santos, mas principalmente colocar os passageiros do Cais do Sodré mais rapidamente na zona do Marquês e principalmente Saldanha, Campo Pequeno, etc... (é óbvio que levanto o metro a Alcântara, os passageiros continuariam a ser servidos nesse panorama). Mas a ideia do troço Rato-Alcântara (com estações intermédias na Estrela e Infante Santo) e o troço S.Sebastião-Campo de Ourique (estações intermédias em Campolide e Amoreiras, visto que pelos aparentemente o ML quer 2 estações e não apenas 1; com possibilidade de prolongamento para os Prazeres) é algo que me agrada igualmente de sobremaneira!:)

pedrodepinto
June 26th, 2012, 01:16 AM
Para além de que são expansões já faladas há quase uma década, se não mesmo mais :yes:.
Um troço partilhado não é necessariamente mau... Mas o ML gastou imenso dinheiro a separar as linhas :|. Não faria muito sentido voltar quase para trás, ainda que noutros moldes!

Reflex
June 26th, 2012, 11:45 AM
Um troço partilhado não é necessariamente mau... Mas o ML gastou imenso dinheiro a separar as linhas :|. Não faria muito sentido voltar quase para trás, ainda que noutros moldes!

Sinceramente não vejo as coisas nesse prisma. O facto de o ML ter sentido necessidade de operacionalizar as coisas X num determinado momento da sua vida não quer dizer que duas ou três décadas depois não voltem a adotar o formato Y. Penso inclusivamente que a partilha de troços é uma forma bastante airosa de, por exemplo, resolver os problemas de troços bifurcados (não é o caso). É a tal questão, a avançar a verde circular (coisa sobre a qual não tenho qualquer poder...:D), ao menos que seja à custa de um troço partilhado de modo a não destruir a operacionalidade da linha amarela.
Paralelamente existe um outro handicap relativo à verde circular com a vermelha até Alcântara: a não existência da estação Estrela que poderia servir toda a zona norte da Lapa e Infante Santo e oeste de Campo de Ourique. Mas isso dependeria essencialmente da localização da estação Infante Santo, se fosse na parte norte da avenida, seria passível de minorar essa questão.:)

pedrodepinto
June 26th, 2012, 12:35 PM
Sim, claro que mais vale ter um troço partilhado do que fazer da linha amarela quase um ramal dos subúrbios :yes:. Aí estamos totalmente de acordo!

O530CarrisPT2012
June 30th, 2012, 09:49 PM
Sim, claro que mais vale ter um troço partilhado do que fazer da linha amarela quase um ramal dos subúrbios :yes:. Aí estamos totalmente de acordo!

Fazer a Linha amarela um ramal dos subúrbios é como que partir para a ostracização da linha visto que muitos passageiros necessitam de ir dos subúrbios ao centro, e vice-versa, e a linha Amarela é, de facto a mais directa caso queira fazer isso.
A partilha de linhas só têm é vantagens.

pedrodepinto
July 3rd, 2012, 01:06 AM
Tem vantagens desde que se consiga gerir bem :yes:. O ML também partilhou um tronco comum durante muitos anos e depois chegou à conclusão que o tinha de fragmentar!

Reflex
July 3rd, 2012, 01:53 AM
O ML alterou a questao da partilha do troço porque as linhas foram crescendo de um modo que nao fazia sentido continuar como estava. Nao podemos achar que nao faz sentido a partilha de linhas so porque no passado o acharam. Por essa ordem de ideias deveriamos defender justamente essa solucao porque o ML iniciou a sua exploracao assim. O que nao me agrada em toda esta solucao é a forma rebuscada que irao achar (seja ela qual for...) para tornar a verde circular...

pedrodepinto
July 3rd, 2012, 12:31 PM
Eu não estou a dizer que nunca se devem partilhar linhas. Só que tem de haver um extremo cuidado no planeamento, para que no futuro não se criem problemas e entraves!

mtao
July 3rd, 2012, 01:07 PM
Fazer a partilha de um troço por duas linhas é exequível e quando bem feito benéfico para os passageiros. Por exemplo em Munique, a estação que mais utilizava por ser a mais próxima do meu alojamento estava inserida num troço partilhado por duas linhas. Por exemplo nesse caso, as linhas 3 e 6 partilham um troço com 9 estações; as linhas 4 e 5 partilham outras 9; as linhas 2 e 3 partilham 1 estação. Da experiência que tenho é algo que funciona bem. Inicialmente manifestei-me totalmente contra esta proposta no contexto da linha amarela chegar apenas ao Campo Grande; neste momento, com a perspetiva de um possível troço partilhado (penso que a ideia já surgiu na comunicação social, não me lembro bem em que contexto), talvez esteja um pouco mais a favor, embora penso que seja algo que deve ser claramente ponderado. A grande vantagem seria permitir não só cobrir as zonas da Lapa, S.Bento e Santos, mas principalmente colocar os passageiros do Cais do Sodré mais rapidamente na zona do Marquês e principalmente Saldanha, Campo Pequeno, etc... (é óbvio que levanto o metro a Alcântara, os passageiros continuariam a ser servidos nesse panorama). Mas a ideia do troço Rato-Alcântara (com estações intermédias na Estrela e Infante Santo) e o troço S.Sebastião-Campo de Ourique (estações intermédias em Campolide e Amoreiras, visto que pelos aparentemente o ML quer 2 estações e não apenas 1; com possibilidade de prolongamento para os Prazeres) é algo que me agrada igualmente de sobremaneira!:)

É verdade! Munique, Hamburgo e Berlim têm um modelo de exploração, no qual há linhas de cores diversas que, todavia compartilham exactamente o MESMO TROÇO! Dir-se-ia que a escola Alemã do U-Bahn foi inspirar-se directamente no modelo Londrino, já que, por exempo, em várias secções do Underground, sobretudo na Circle Line (Yellow), circulam combóios da District Line e da Metropolitan. Mesmo nos "deep level Tubes", há vários destinos possíveis numa só linha. É um conceito de exploração algo diferente de Paris e Madrid. Em Madrid é tudo "navette+circular" e em Paris é tudo "navette" com apenas duas linhas bifurcadas (a 7 e a 13).

seattle92
July 3rd, 2012, 05:27 PM
Nunca percebi como é que isto das linhas partilhadas é considerado um drama por algum pessoal aqui do fórum. Então a partir do momento em que se faz uma circular, é mais do que natural que diferentes linhas usem bocados dessa mesma linha circular.

Desde o primeiro dia em q surgiu esta ideia da circular, escrevi que a Amarela devia usar uma boa parte desse troço. Espero que os senhores que mandam também pensem assim :)

Reflex
July 3rd, 2012, 07:39 PM
O problema aqui é que não temos uma circular perfeita, primeiro porque é impossível fazer Cidade Universitária-Campo Grande-Alvalade (por esta ordem) sem mudar de composição; e porque Telheiras existe. Não é um drama, aliás, para mim drama é transformarem a linha amarela num farrapo Campo Grande-Odivelas, mas estou certo que isso não acontecerá; paralelamente também não vejo que estratégia a longo prazo poderia encerrar para o ML fazerem a linha amarela Odivelas-M.Pombal ou Odivelas-Rato; por isso achei tão interessante o mapa que surgiu há uns dias no thread do ML onde se propunha uma verde circular (Telheiras-C.Sodré-Rato-Campo Grande) e uma amarela Odivelas-Rato-Alcântara: isso permitiria a verde fechar-se sobre si mesma (ou crescendo via Telheiras, eventualmente) e igualmente permitiria à amarela crescer; não concordo que a amarela estagne ou perca dimensão ou importância unicamente devido ao facto de a verde ter passado a ser circular. Aparte disso - e se for bem planeado - talvez uma linha circular possa trazer algo de bom à cidade, não obstante achar que os problemas da rede do ML estão essencialmente não sua curta dimensão mais do que na mobilidade (neste momento o mais problema de mobilidade - e que quase todos por aqui temos apontado - é ainda não ter sido fechado o topo do círculo com a ligação Telheiras-Pontinha ou Telheiras-Colégio Militar/Luz).

pedrodepinto
July 4th, 2012, 01:00 AM
Concordo em absoluto com o último ponto de vista :D. Também o ando a defender há anos!
Curiosamente, em 2000, nos famosos dados a que temos acesso, as linhas azul, amarela e verde tinham um fluxo muito semelhante de passageiros :yes:. Por outras palavras, estavam equilibradas.

Reflex
July 4th, 2012, 12:00 PM
Concordo em absoluto com o último ponto de vista :D. Também o ando a defender há anos!
Curiosamente, em 2000, nos famosos dados a que temos acesso, as linhas azul, amarela e verde tinham um fluxo muito semelhante de passageiros :yes:. Por outras palavras, estavam equilibradas.

De qualquer maneira diria que qualquer prolongamento para Alcântara deverá só avançar depois do fecho do anel da verde; nesse ponto não vejo qualquer inconveniente que, se fechando a verde, a amarela permaneça no Rato e depois logo se pense. Temo é que apontem a vermelha a Alcântara e com isso mutilem definitivamente a amarela porque dali não teria por onde crescer (bom, a muuuuuuito longo prazo, poderiam-na sempre levar até Santos e daí até Cacilhas...:D). Uma das coisas que vos pergunto a opinião é sobre a possibilidade (até agora só discutida por mim) de uma única linha, começando em Odivelas e terminando em Telheiras, com duas passagens pelo Campo Grande. Que vos parece? Parece-me um pouco rebuscada a ideia, seria uma linha com 28 estações e teria uma configuração um pouco estranha. Mas por outro lado resolveria uma quantidade grande de questões levantadas pelo fecho da verde...:dunno:

Paralelamente um dos problemas que o ML irá enfrentar a longo prazo é o afunilamento das suas linhas. Se de facto a verde for até à Pontinha e quiçá a vermelha, via Lumiar, até ao Colégio-Militar/Luz ficaremos com dois extremos muito próximos; isso acontecerá igualmente com a vermelha em Campo de Ourique e e a amarela em Alcântara. E sinceramente não entendo esta ideia de dar uma dimensão gigantesca à linha vermelha, não entendo o porquê de no último plano terem retirado Alcântara à amarela para passar esse prolongamento a ser da vermelha. Penso que uma das mais-valias da rede é justamente o facto de ter linhas equilibradas no seu número de estações, percebeu-se claramente aquando da secundarização da vermelha até 2009...

pedrodepinto
July 4th, 2012, 12:29 PM
Como já sabes, eu sou defensor da estrutura da rede actual :yes:.
De facto, há linhas que podem ficar demasiado juntas, nomeadamente na zona da Pontinha e do Colégio Militar/Luz. Uma das formas de resolver esse problema seria prolongar a vermelha até à Estação de Benfica, partindo do Colégio Militar/Luz, o que deveria implicar a construção de duas novas estações.
De qualquer forma, reconheço que a vermelha seria claramente a maior das linhas: deveria ter umas 20 e tal estações, já contando com a extensão a Campo de Ourique. Depois disso, não pensaria em mexer mais nela... Tal como hoje acredito que não vão prolongar mais a azul!
Ainda assim, para que estes prolongamentos fossem possíveis, teríamos de investir em novo material circulante.

Reflex
July 4th, 2012, 01:02 PM
Como já sabes, eu sou defensor da estrutura da rede actual :yes:.
De facto, há linhas que podem ficar demasiado juntas, nomeadamente na zona da Pontinha e do Colégio Militar/Luz. Uma das formas de resolver esse problema seria prolongar a vermelha até à Estação de Benfica, partindo do Colégio Militar/Luz, o que deveria implicar a construção de duas novas estações.
De qualquer forma, reconheço que a vermelha seria claramente a maior das linhas: deveria ter umas 20 e tal estações, já contando com a extensão a Campo de Ourique. Depois disso, não pensaria em mexer mais nela... Tal como hoje acredito que não vão prolongar mais a azul!
Ainda assim, para que estes prolongamentos fossem possíveis, teríamos de investir em novo material circulante.

Pois, eu faria a vermelha de Benfica até Campo de Ourique apontando aos Prazeres, de modo a poder um dia mais tarde ir em direção à Ajuda, via Alvito. E Alcântara poderia ser servida perfeitamente pela amarela. A mais longo prazo poderiamos ter duas linhas a apontar à zona ocidental, uma mais junto ao rio e outra mais a norte. Seria uma forma airosa de "desafunilar" as linhas, mesmo que de uma mera forma teórica. A azul tenderá realmente a ficar como está (contando já com a Reboleira) durante um bom período de tempo, pelo menos até o ML voltar a inverter a lógica e repensar prolongamentos fora de Lisboa, podendo aí ser prolongada até à Damaia e Alfragide.

E qual será o limite a partir do qual o ML não se poderá extender mais sem que avance para a compra de novas composições? Não faço uma grande ideia sobre quantas composições estão atualmente ao serviço (e consequentemente quantas se encontram "encostadas"...). Nem faço ideia se ainda é construido o atual modelo ou se teriam que partir para composições radicalmente diferentes...:dunno:

Outra dúvida que me tenho colocado, com toda esta questão da verde circular e do troço partilhado com a amarela prende-se com o facto da inversão das composições da amarela num túnel partilhado. Sei que no Marquês existe uma via paralela onde os comboios podem inverter a marcha sem que haja interferência com a via principal (era possível o comboio da linha amarela fazer a inversão enquanto passasse um da linha verde). Porém não faço ideia se no Rato isso seria passível de ser feito e parece-me particularmente complicado de ser feito em plena via principal porque aí sim, poderia haver dificuldade acrescidas de controlar toda a situação. Da mesma forma seria possível a inversão de comboios da linha verde vindos da C.Universitária ser feita no ramal de acesso ao PMO, de modo a evitar constrangimentos com os comboios da amarela em direção a Odivelas? É que, do que me recordo, os comboios da amarela encurtados ao Campo Grande fazem a inversão em plena via principal, não me lembro de nenhum o ter feito no ramal... Sinceramente só vejo a partilha de troços com alguma lógica se a inversão dos comboios não afetar a normal circulação da outra linha (pessoalmente a minha visão ideal de partilha de troço tende a ser com inícios de linhas distintas de modo a evitar justamente estes possiveis constrangimentos...).

pedrodepinto
July 4th, 2012, 09:19 PM
Então estamos de acordo: a azul deverá mais ou menos ficar tal como está, a vermelha deverá e poderá ir de Benfica aos Prazeres e amarela irá desejavelmente até Alcântara!

Quanto ao material circulante, como sabes estão a ser utilizadas 336 carruagens, ou seja, 112 comboios (cada um com três carruagens) :yes:. Actualmente, na linha verde andam uns 15. Na azul e na amarela devem circular uns 30 e uns 26, respectivamente. Com o prolongamento ao Aeroporto na vermelha devem passar a andar uns 24. Fazendo as contas muito por alto, julgo que devem estar a ser usados cerca de 95 comboios. Atendendo a que só há 112, a que alguns devem estar de reserva e a que outros podem estar a ser reparados, a folga não é muito grande... Claro que ainda dá para mais uma meia-dúzia de estações, mas mais do que isso começa a ser forçado!

Quanto às inversões, não estou muito por dentro do assunto. De qualquer forma, confirmo que na amarela a inversão é feita utilizando a linha principal, e não o ramal do PMO!

ze-to
July 5th, 2012, 11:23 AM
Algumas carruagens da série ML90 estão encostados incluindo as M-201-R202-M203 e M204-R205-M206.

pedrodepinto
July 5th, 2012, 03:32 PM
Isso já eu suspeitava :laugh:. Mas porquê? Estavam em perfeitas condições!

Reflex
July 5th, 2012, 04:37 PM
Isso já eu suspeitava :laugh:. Mas porquê? Estavam em perfeitas condições!

Ao nível dos estofos dos assentos esses protótipos estavam péssimos. Mas nada que um refrescamento não solucionasse. Parece-me de qualquer modo a mim que eles estaram encostados apenas até ao dia em que precisem deles. Com mais 3 estações em breve abertas e uma 4ª na calha, é possível que voltem, caso se se confirme realmente que estão em boas condições.

Reflex
July 5th, 2012, 04:40 PM
Então estamos de acordo: a azul deverá mais ou menos ficar tal como está, a vermelha deverá e poderá ir de Benfica aos Prazeres e amarela irá desejavelmente até Alcântara!

Se assim for, o único caso mais problemático poderá ser a verde na Pontinha e a azul na Reboleira e a vermelha em Benfica.

jcraveiro
July 5th, 2012, 05:19 PM
Se assim for, o único caso mais problemático poderá ser a verde na Pontinha e a azul na Reboleira e a vermelha em Benfica.

Se o ML sempre quiser ir em frente com a ligação Aeroporto-Campo Grande, até podia ser a vermelha a fazer Campo Grande-Telheiras-Pontinha-Benfica.

pedrodepinto
July 5th, 2012, 07:59 PM
Ao nível dos estofos dos assentos esses protótipos estavam péssimos.

Claro!
Se se afastassem unidades da frota só por causa dos assentos, os B7L e os B10L de 2001 da Carris já não circulariam :nuts:.

ze-to
July 6th, 2012, 09:36 AM
As unidades ML90 são as que têm mais problemas mecânicos com as portas ... por isso algumas estão "encostadas".

pedrodepinto
July 6th, 2012, 12:49 PM
No entanto, o mecanismo de abertura das portas dos protótipos ML90 é igual aos restantes :dunno:...

Reflex
July 6th, 2012, 01:10 PM
Ainda hoje apanhei um ML90 na linha vermelha.

Em relação à questão dos estofos, é bastante mais simples ao ML encostar os protótipos ML90 do que a Carris fazê-lo com todos os B7L e os B10L de 2001, que desconhecendo o número, serão bem mais do que no caso do ML. Eu sei que gostas deles (:D), mas se eu tivesse que enconstar algumas composições, começaria pelas que necessitam de mais manutenção e é inegável que o ML não podia continuar a insistir muito mais numas composições com os estofos em tão mau estado. De qualquer modo, se continuarem operacionais, diria que mais cedo ou mais tarde elas voltarão ao ativo, vai chegar a um ponto em que o ML necessitará de pôr a uso tudo o que conseguirem...:)

seattle92
July 6th, 2012, 02:43 PM
Só em Portugal é que se podem pôr de parte carruagens por causa dos estofos.

pedrodepinto
July 6th, 2012, 03:10 PM
É isso mesmo, seattle92 :ohno:.
Reflex, é óbvio que de vez em quando há que pôr de parte algumas carruagens para fazer reparações pontuais. Ainda assim, é impensável que já não circulem há anos!

Reflex
July 6th, 2012, 03:31 PM
Não sei se é impensável, não sou gestor de material circulante nem conheço a fundo as condições em que se encontra cada composição. Para mim impensável seria se tivessem enviado os protótipos para o mesmo sucateiro de Coina onde ainda jazem as ML79. Se mantiverem os protótipos em condições de uso caso seja necessário, não vejo o porquê de haver problema de estarem esses encostados em vez de outros quaisquer.

seattle92
July 6th, 2012, 04:24 PM
Ok, desde que não venham com a conversa que precisam de comprar mais carruagens.

Reflex
July 6th, 2012, 04:42 PM
Eu parte do princípio que eles só avançarão para a compra de novas composições quando todas as que estiverem opearcionais não cheguem. Eu diria até que, dada a atual conjuntura, mais depressa eles não avançariam para novos prolongamentos que obriguem a comprar carruagens.
A justificação que eu encontro para que os protótipios ML90 não estejam ao serviço é:
1) não necessitando de ter todas as composições ao serviço optaram por encostar essas, regressando ao serviço assim que necessário (quiçá agora já, na sequência da abertura do prolongamento ao Aeroporto);
2) não estão em condições de circular (por motivos que desconheça).

pedrodepinto
July 6th, 2012, 10:40 PM
O problema é que já passou tempo de mais :ohno:.

goncas35
July 11th, 2012, 12:50 PM
bem esta é a minha sugestão:
uma visão geral
http://img687.imageshack.us/img687/6555/lisboageral.jpg
uma visão central:
http://img17.imageshack.us/img17/8230/lisboacentro.png
:banana:

tbean
July 11th, 2012, 06:10 PM
bem com metro assim lisboa nem presica de bus nem eletricos...

jcraveiro
July 12th, 2012, 01:52 AM
bem esta é a minha sugestão:
uma visão geral

uma visão central:
http://img17.imageshack.us/img17/8230/lisboacentro.png
:banana:

Aquele cotovelo da vermelha no Lumiar, so com o travao de mão :-P

skytrax
July 14th, 2012, 08:44 PM
Como sonhar não paga imposto.. :nuts::nuts:
Mas deixa-me dizer que a linha laranja é no mínimo desnecessária.

marciomaco
July 14th, 2012, 08:59 PM
Para quem dizia que eu nos mapas fazia curvas, isto é ainda pior :lol:

Lembram-se?

Criei a rede futurista :lol: do ML:

http://img269.imageshack.us/img269/1263/grandepropostai.jpg (http://img269.imageshack.us/i/grandepropostai.jpg/) http://img269.imageshack.us/img269/grandepropostai.jpg/1/w1164.png (http://g.imageshack.us/img269/grandepropostai.jpg/1/)

Uma visão mais próxima:

http://img13.imageshack.us/img13/3813/grandepropostaii.jpg (http://img13.imageshack.us/i/grandepropostaii.jpg/) http://img13.imageshack.us/img13/grandepropostaii.jpg/1/w1164.png (http://g.imageshack.us/img13/grandepropostaii.jpg/1/)

Espero que gostem...:cheers::)

thePro
July 16th, 2012, 09:55 PM
^^
Não sei se já alguém pensou nisto mas o ramal que foi construído em Moscavide pode bem nem se tornar numa ligação da linha vermelha a Sacavém, mas sim num ramal de ligação a uma outra linha como por exemplo a tua linha roxa ou a laranja.
Seria mais bem empregue. :yes:

Barragon
July 17th, 2012, 01:04 AM
Qual a próxima expansão sem ser a Damaia? Estrela? Santos?

rbaps
July 17th, 2012, 11:34 AM
Segundo li algures a prioridade do ML assim que haja dinheiro vai ser avançar com a extensão Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, etc, parando para já as extensões para fora da cidade.
Só não percebi se a extensão da linha vermelha será feita de modo faseado ou se farão de uma assentada várias estações.

Luís Raposo Alves
July 17th, 2012, 02:09 PM
de uma assentada

Reflex
July 17th, 2012, 04:20 PM
Parece-me a mim que o ML tem duas ideias em mente para o médio prazo: o fecho da linha verde, com a criação de duas novas estações (S.Bento e Santos), aproveitando ou partilhando o troço com a amarela. Por outro lado, o prolongamento da vermelha, pelo menos até Campo de Ourique, com duas estações intermédias (Campolide e Amoreiras). E eventualmente daí até Alcântara, embora eu julgue que esse troço deveria pertencer à amarela (Rato-Estrela-Infante Santo-Alcântara; ou excluindo-se Infante Santo, também era perfeitamente possível e bastante menos oneroso).

A questão é que não será tão cedo, só quando a empresa voltar a conseguir-se financiar, o que tanto pode demorar 2 como 10 anos...

jpfg
July 17th, 2012, 04:25 PM
Analisando agora um pouco o mapa de expansões fiquei a pensar se não faria sentido "extender" a curva da linha verde até à Estrela, criando aí um interface com o futuro prolongamento da linha vermelha até Âlcantara e com o eléctrico 28?

L0W
July 18th, 2012, 06:07 AM
Apesar de não postar à algum tempo acompanho por vezes este fórum.
Para mim os casos mais pertinentes seriam, por linha:
Amarela:
Rato->Estrela->Inf.Santo->Alcântara Mar | Com a possibilidade de extensão para Ajuda e Belém
Odivelas->P. Santo Adrião->Sto. António dos Cavaleiros->Loures | Com possb. de bifurcação para a Ramada
Verde:
Telheiras->Av Nações Unidas->Pontinha->Benfica
Azul
Amadora Este->Reboleira->Damaia->Alfragide
Bif.->Amadora->Queluz->Massamá
Vermelha
Aeroporto->Lumiar
Moscavide->Portela->Sacavém (Qt do Património)| Possibilidade de extensão para a Bobadela onde apesar de existirem muitos possiveis utentes penso que não mereceria, para já, o investimento mesmo seguindo para norte.

ze-to
July 18th, 2012, 09:56 AM
Moscavide->Portela->Sacavém (Qt do Património)| Possibilidade de extensão para a Bobadela onde apesar de existirem muitos possiveis utentes penso que não mereceria, para já, o investimento mesmo seguindo para norte.
Sacavém e Bobadela já têm transporte ferroviário .... com intervalos entre comboios bastante interessantes.

L0W
July 19th, 2012, 04:47 AM
Sacavém e Bobadela já têm transporte ferroviário .... com intervalos entre comboios bastante interessantes.
Sim é um ponto bastante válido mas, para a Bobadela, como disse, não acredito que se justifique... para já (embora acho sempre interessante pensar o modo de ligação entre sacavém e bobadela já que requiria a passagem pelo trancão).
Sacavém, apesar de possuir esse tipo de transporte, penso que o metro teria grande importância já que se trata de uma zona por onde muita gente é obrigada a passar, quer venham de moscavide, camarate, bobadela ou P.N e onde existe uma grande convergência dos transportes rodoviários.

Entretanto, aqui (http://www.metrolisboa.pt/wp-content/uploads/Projectos_expans%C3%A3o-Metro_julho2012.jpg) estão os projectos de expansão actuais.

Reflex
July 19th, 2012, 03:22 PM

Entao e que dizer de Queluz e Massamá que se encontram na mesma lista? (ou se quisermos exemplos ainda mais concretos, da Reboleira...). Diria que fora do concelhos de Lisboa apostaria apenas na Portela (e eventualmente Sacavem, visto a distancia nao ser muito grande), Loures e para a zona de Alfragide, rumo a Carnaxide/Linda-a-Velha.

seattle92
July 19th, 2012, 06:21 PM
Apesar de não postar à algum tempo acompanho por vezes este fórum.
Para mim os casos mais pertinentes seriam, por linha:

Amadora Este->
Bif.->Amadora->Queluz->Massamá

A chamada linha de Sintra da CP.

Já agora, não queres que continue até Sintra?

Barragon
July 19th, 2012, 06:24 PM
A parte norte do concelho de Oeiras está muito desprovida. Eu apostaria numa ligação da linha vermelha até queijas.

L0W
July 19th, 2012, 08:44 PM
Entao e que dizer de Queluz e Massamá que se encontram na mesma lista? (ou se quisermos exemplos ainda mais concretos, da Reboleira...). Diria que fora do concelhos de Lisboa apostaria apenas na Portela (e eventualmente Sacavem, visto a distancia nao ser muito grande), Loures e para a zona de Alfragide, rumo a Carnaxide/Linda-a-Velha.
Portela sem Sacavém não tinha muito jeito e podia parar por ai.

Quanto aos reparos pelo facto de haver comboios em determinadas zonas, nada que não tenha sido já proposto e nada que não se verifique hoje em dia. Se a ideia é mobilidade não podemos ficar presos a um tipo de transportes. Não digo que o que sugeri seja perfeito é apenas uma opinião.

RoadsterRunner
July 19th, 2012, 10:17 PM
O problema é que a esmagadora maioria que por aqui opina esquece-se das grandes zonas residenciais de Lisboa que ainda não usufruem do ML, ao mesmo tempo que propõem extender a rede em proporções megalómanas para a periferia e muitas vezes onde essas zonas já usufruem de comboios ...

jcraveiro
July 19th, 2012, 11:17 PM
Se a ideia é mobilidade não podemos ficar presos a um tipo de transportes.

É o que vigora dentro de Lisboa actualmente: quando dão metro, tiram autocarros. Se é para ser igual a Lisboa, não haviam de ter uma linha de metro a fazer o mesmo percurso que o comboio, não?

Contribuinte
July 20th, 2012, 02:10 PM
O Metro só é adequado para servir zonas densamente povoadas, que gerem grandes fluxos de passageiros.
Excluindo a “linha” de Loures, que nunca foi dotada de ferrovia, não me parece que exista racionalidade económica em continuar a expandir o Metro para fora da Lx.

seattle92
July 20th, 2012, 02:58 PM
^^

Querem continuar com a típica linha suburbana que está ás moscas durante o dia e a noite e apenas tem passageiros à hora de ponta.

Para isso existem transportes suburbanos, não metam o Metro de Lisboa nessa história.

dvf
July 20th, 2012, 03:49 PM
^^

Querem continuar com a típica linha suburbana que está ás moscas durante o dia e a noite e apenas tem passageiros à hora de ponta.

Alto dois Moinhos, Laranjeiras, Carnide, Cabo Ruivo, Bela Vista, Olaias, Lumiar... Tudo estações do ML que se encontram "às moscas" durante o dia e estão dentro de Lx.

dvf
July 20th, 2012, 03:52 PM
O Metro só é adequado para servir zonas densamente povoadas, que gerem grandes fluxos de passageiros.
Excluindo a “linha” de Loures, que nunca foi dotada de ferrovia, não me parece que exista racionalidade económica em continuar a expandir o Metro para fora da Lx.

Alfragide - Carnixde -Linda-a-Velha - Algés: das zonas mais densamente povoadas a nível de residências, sedes de empresas e zonas comerciais. Desconheço expansões do ML que possam ser tão rentáveis como servir essa zona. Não é certamente a servir Campolide ou Amoreiras (que já tem o Marquês e Rato a menos de 10 minutos) que se tem tanta gente.

fred_mendonca
July 20th, 2012, 04:44 PM
Bem, a zona de Miraflores/Linda-a-Velha/Carnaxide/Alfragide pela sua dimensão populacional e concentração de empresas teoricamente tem um potencial bastante razoável. Isto admitindo que o ML consiga roubar uma série de passageiros ao transporte individual. Pelo menos isso contribuiria para um descongestionamento das vias rodoviárias. Eu pelo menos sempre defendi a necessidade de garantir melhores transportes para essa zona que basicamente é uma das principais centralidades da AML.

dvf
July 20th, 2012, 04:56 PM
Bem, a zona de Miraflores/Linda-a-Velha/Carnaxide/Alfragide pela sua dimensão populacional e concentração de empresas teoricamente tem um potencial bastante razoável. Isto admitindo que o ML consiga roubar uma série de passageiros ao transporte individual.

As zonas de Alfragide e Carnaxide certamente conseguiria, pela grande cocnetração de empresas\habitação\comércio... Seria algo assim (e também servia Benfica e a Linha de Sintra). E gostava que me explicassem como conseguem ver "densidade urbana" até à fronteira virtual da cidade de Lisboa e depois a partir de Alfragide e Carnaxide apenas conseguem ver "deserto".

(esquecer a linha azul)
http://4.bp.blogspot.com/-hMI3wtvuTuU/T-SGJbnAiAI/AAAAAAAAAho/IZaFXi62dlA/s1600/metroLisboaExpansao.png

jcraveiro
July 20th, 2012, 11:29 PM
Continuo a preferir:

- Verde: ... - Telheiras - Horta Nova - Pontinha - ... - Reboleira - Damaia - Alfragide - Carnaxide - ...

- Azul: ... - Carnide - Pontinha - Brandoa/São Brás - Moinhos Funcheira - A-da-Beja - Casal de Cambra (aqui já incorporando o comentário que fizeste a um esquema meu aqui)

- Vermelha: ... - Aeroporto - Alta - Lumiar - Paço do Lumiar - Horta Nova - Colégio Militar - Benfica - ...?

pedrodepinto
July 21st, 2012, 01:48 AM
Exactamente o que penso :yes:.
Mais uma vez, dvf, não deves conhecer minimamente a zona do Lumiar... Ainda podes dizer, e tens razão, que a Quinta das Conchas não tem muito movimento... Mas o Lumiar, por favor!

b4
July 21st, 2012, 03:14 AM
^^

Para isso existem transportes suburbanos, não metam o Metro de Lisboa nessa história.
Isso não me parece ser um problema tão grave, uma vez que nos períodos fora da hora de ponta, a oferta é ajustada e todos os passageiros que adquirem títulos mensais pagam o valor correspondente a 2 coroas. Mesmo não dispondo de dados oficiais arriscava dizer que estações suburbanas como a Amadora-Este, Odivelas, Sr.Roubado, Pontinha e futuramente Moscavide (pese embora o facto das últimas 3 encontrarem-se no limite e serem taxadas como coroa L) estarão entre as estações mais rentáveis do ML, juntamente com a Alameda, Saldanha, S.Sebastião, C. Grande, Marquês, Baixa, Cais, Sete Rios, Rossio/Restauradores e Entrecampos.

Por outro lado, existem estações que nem a centralidade salva, Parque...

rbaps
July 21st, 2012, 12:40 PM
Isso não me parece ser um problema tão grave, uma vez que nos períodos fora da hora de ponta, a oferta é ajustada e todos os passageiros que adquirem títulos mensais pagam o valor correspondente a 2 coroas. Mesmo não dispondo de dados oficiais arriscava dizer que estações suburbanas como a Amadora-Este, Odivelas, Sr.Roubado, Pontinha e futuramente Moscavide (pese embora o facto das últimas 3 encontrarem-se no limite e serem taxadas como coroa L) estarão entre as estações mais rentáveis do ML, juntamente com a Alameda, Saldanha, S.Sebastião, C. Grande, Marquês, Baixa, Cais, Sete Rios, Rossio/Restauradores e Entrecampos.

Por outro lado, existem estações que nem a centralidade salva, Parque...

O problema de estações como o Parque, por exemplo, é o facto de o desenvolvimento da rede as ter colocado entre duas estações com muito maior importância e que estão a pouca distância. O Parque, por exemplo, está entre o Marquês de Pombal e São Sebastião, ambas estações de correspondência. Além disso, o problema dessa estação é ter apenas uma saída, que acaba por nem servir o Parque Eduardo VII decentemente. Quando se fez a remodelação devia ter-se executado outra saída por exemplo ao pé do Pavilhão Carlos Lopes, até porque é pena que a estação mais bonita da rede seja a menos usada de todas (talvez o Cabo Ruivo seja pior).

rbaps
July 21st, 2012, 12:46 PM
Alto dois Moinhos, Laranjeiras, Carnide, Cabo Ruivo, Bela Vista, Olaias, Lumiar... Tudo estações do ML que se encontram "às moscas" durante o dia e estão dentro de Lx.

O facto de ter havido expansões no interior da cidade que foram mal planeadas e que apenas serviram interesses imobiliários e que, consequentemente, foram um desperdício de dinheiro e hoje estão às moscas não invalida o facto de haver zonas no centro da cidade que precisem de estações de metro e que têm tudo para ter bons índices de utilização.
Já o defendi muitas vezes, e parece que os manda-chuvas do metro também apontam nesse sentido, que não se deve avançar com mais extensões para a periferia enquanto houver metade da cidade que não é servida pelo metro.
Quanto muito, defenderia expansões para o concelho de Loures, que é o pior servido em termos de transportes.
Agora estações como a Reboleira, pelo amor de Deus. Mais valia tê-lo gasto nas remodelações da linha verde.

RoadsterRunner
July 21st, 2012, 10:53 PM
O facto de ter havido expansões no interior da cidade que foram mal planeadas e que apenas serviram interesses imobiliários e que, consequentemente, foram um desperdício de dinheiro e hoje estão às moscas não invalida o facto de haver zonas no centro da cidade que precisem de estações de metro e que têm tudo para ter bons índices de utilização.
Já o defendi muitas vezes, e parece que os manda-chuvas do metro também apontam nesse sentido, que não se deve avançar com mais extensões para a periferia enquanto houver metade da cidade que não é servida pelo metro.
Quanto muito, defenderia expansões para o concelho de Loures, que é o pior servido em termos de transportes.
Agora estações como a Reboleira, pelo amor de Deus. Mais valia tê-lo gasto nas remodelações da linha verde.

Finalmente um post de jeito.
:applause:

Apenas um reparo relativamente à zona de Loures, isto porque considero que a melhor solução para a zona de Loures não envolveriam expansões de ML, mas sim do caminho de ferro convencional (CP ou outra que surgisse), provavelmente num anel que ligasse a linha do Norte com a linha do Oeste pensado em servir o máximo de populações no seu percurso como transporte suburbano.
Mais barato ainda seria uma ligação destas com eléctricos rápidos.

Reflex
July 22nd, 2012, 12:43 PM
O principal problema da Reboleira não é a justificação pura e simples da estação, mas sim o facto de a mesma se encontrar numa linha que apresenta um interface com a mesma Linha de Sintra meia dúzia de estações depois. Por isso acho uma perda de dinheiro, se fosse outra linha acharia interessante do ponto de vista de mobilidade, agora assim não acrescenta absolutamente nada. 70M€ para que os passageiros possam poupar algum tempo até ao Colégio-Militar/Luz é uma das piores estratégias de expansão de sempre do ML. Eventualmente no dia em que a linha verde chegue à Pontinha (num futuro que se afigura distante), as coisas poderão mudar um pouco, mas para isso podiam agora investir esse valor noutras obras muito mais fundamentais.

Quanto à questão da introdução de comboio em Loures é algo que não entendo a exequibilidade da ideia, quando Loures se situa num vale que em praticamente alaga em toda a sua extensão. Não sou especialista da área, mas parece-me que a orografia impedirá essa ideia. Por outro lado volto a defender que o problema de Loures poderia ser bastante minorizado se fosse construida mais uma estação numa zona que pudesse acolher um terminal rodoviário para onde pudessem concluir os autocarros da cidade e arredores (preferencialmente na Cidade Nova/Codivel). E a solução nao seria das mais caras porque poderiam perfeitamente construir grande parte do troço em viaduto ou, se enterrado, por vala aberta.

jcraveiro
July 22nd, 2012, 02:42 PM
Continuo a preferir:

- Verde: ... - Telheiras - Horta Nova - Pontinha - ... - Reboleira - Damaia - Alfragide - Carnaxide - ...

- Azul: ... - Carnide - Pontinha - Brandoa/São Brás - Moinhos Funcheira - A-da-Beja - Casal de Cambra (aqui já incorporando o comentário que fizeste a um esquema meu aqui)

- Vermelha: ... - Aeroporto - Alta - Lumiar - Paço do Lumiar - Horta Nova - Colégio Militar - Benfica - ...?

http://dl.dropbox.com/u/384336/metro/myPlan-sub.png

dvf
July 22nd, 2012, 11:10 PM

Gosto bastante dessa ideia para a rede. Principalmente a linha vermelha e a ideia de "dividir" a linha azul/verde.

dvf
July 22nd, 2012, 11:23 PM

Isso é uma simplificação grosseira da realidade. A verdade é que todas as estações em bairros maioritariamente residenciais (sejam eles dentro do município de Lisboa ou fora), irão estar "às moscas" fora da hora de ponta. Ainda agora foi construída a Encarnação, achas que vai ter movimento fora das horas de ponta "interessante"? Claro que não e não é por isso que foi mal planeada, se o metro passava no bairro, tinha de ser construída a estação.

Reflex
July 22nd, 2012, 11:54 PM

Pessoalmente não avançaria com a azul e jamais poria na vermelha, a estação Benfica a fazer interface com a estação CP (ou quanto muito poria uma estação intermédia, em pleno centro de Benfica), porque a ideia é servir a parte de Benfica que atualmente é só servida pela Carris.
Não entendo igualmente o porquê da verde aproveitar o atual percurso da azul a partir da Pontinha. É uma coisa que até o ML faz no prolongamento proposto em 2009 e sinceramente não percebo a lógica...:dunno:

rbaps
July 22nd, 2012, 11:56 PM
Isso é uma simplificação grosseira da realidade. A verdade é que todas as estações em bairros maioritariamente residenciais (sejam eles dentro do município de Lisboa ou fora), irão estar "às moscas" fora da hora de ponta. Ainda agora foi construída a Encarnação, achas que vai ter movimento fora das horas de ponta "interessante"? Claro que não e não é por isso que foi mal planeada, se o metro passava no bairro, tinha de ser construída a estação.

Claro que não, é óbvio. Eu não sou da opinião de que não se devem fazer estações na periferia porque hipoteticamente só terão movimento nas horas de ponta, nunca vi escrito em lado nenhum que as estações têm que ter movimento constante a todas as horas do dia.

Eu só falei dos interesses imobiliários tendo em conta os exemplos que deste, nomeadamente das estações da linha azul a partir de Sete Rios. Podem dizer-me o que quiserem, mas houve interesses por detrás da construção daquelas estações naqueles locais. Isto porque à data da abertura não havia lá praticamente nada e a linha passa completamente ao lado de São Domingos de Benfica onde há população mais que suficiente para justificar uma linha de metro.

Eu acho que expansões muito para fora da coroa urbana de Lisboa, tendo em conta o modelo de exploração actual do metro, são um erro. Primeiro (e como já disse) porque há zonas no interior na parte ocidental da cidade que justificam estações de metro e que não têm nem uma. Segundo, porque não é com certeza com velocidades de 45 km/h que se consegue prestar um serviço minimamente satisfatório a aglomerados que estejam mais distantes do centro. Com a compra de novos comboios que tivessem velocidades mais elevadas (mais do que os 72 km/h dos actuais) conseguir-se-ia uma boa rede que ligasse as periferias ao centro. Imagina lá a linha da Póvoa no Porto se os comboios lá andassem a 45 km/h...

Assim, não havendo para já dinheiro para esse investimento, que se invista então à medida que for sendo possível, em expansões bem pensadas no miolo de Lisboa.

jcraveiro
July 23rd, 2012, 12:08 AM
Não entendo igualmente o porquê da verde aproveitar o atual percurso da azul a partir da Pontinha. É uma coisa que até o ML faz no prolongamento proposto em 2009 e sinceramente não percebo a lógica...:dunno:

Eliminar a tal característica da Azul falada poucos posts acima (e noutras ocasiões) - a redundância com a CP.

jcraveiro
July 23rd, 2012, 12:11 AM
Pessoalmente não avançaria com a azul e jamais poria na vermelha, a estação Benfica a fazer interface com a estação CP (ou quanto muito poria uma estação intermédia, em pleno centro de Benfica), porque a ideia é servir a parte de Benfica que atualmente é só servida pela Carris

Concordo. Onde porias essa estação?

pedrodepinto
July 23rd, 2012, 12:47 AM
Gosto bastante dessa ideia para a rede. Principalmente a linha vermelha e a ideia de "dividir" a linha azul/verde.

Curiosamente, já ando há uns bons anos a sugerir essa configuração para a linha vermelha :D.
Não concordo muito com a divisão entre a azul e a verde. De qualquer forma, tenho de conhecer melhor essa zona de São Brás :D.

Parabéns pelo irrepreensível layout :okay:!

b4
July 23rd, 2012, 01:07 AM
Pessoalmente não avançaria com a azul e jamais poria na vermelha, a estação Benfica a fazer interface com a estação CP (ou quanto muito poria uma estação intermédia, em pleno centro de Benfica), porque a ideia é servir a parte de Benfica que atualmente é só servida pela Carris.

Segundo os planos iniciais do ML, a expansão ao concelho da Amadora seria realizada através da linha verde, só depois se pensou na Azul. (Provavelmente, isto terá sucedido pela menor capacidade da primeira.)
Assim, o facto do troço Pontinha - Amadora transitar para a linha verde é apenas o retomar do plano inicial, no qual consigo vislumbrar pelo menos uma vantagem, a ligação "directa" entre a Linha de Sintra e a Linha de Cascais. Isto é, se a circular for abandonada.

Reflex
July 23rd, 2012, 11:59 AM
Eliminar a tal característica da Azul falada poucos posts acima (e noutras ocasiões) - a redundância com a CP.

Bom, sim, desse prisma seria realmente interessante.:) Em relação à localização da estação Benfica, diria que qualquer que seja, pecará sempre por defeito, dado o tamanho do bairro. E o problema tende a ser sempre o mesmo, arranjar zonas sem ocupação e em Benfica tendem a ser raras: das que consegui identificar, a primeira que me lembrei é um terreno baldio ocupado com estacionamento (o qual confesso nunca ter percebido muito bem o porquê de estar, desde que me lembro, desocupado) no final da Rua da República da Bolívia, do lado da Estrada de Benfica. Seria uma estação central, próximo da Avenida do Uruguai e da Estrada de Benfica; na parte superior da Estrada dos Arneiros também seria interessante, mas aí só se o metro viesse da Pontinha e sempre tendo uma segunda estação dentro de Benfica (possivelmente não seria essa da R.R.Bolívia, visto distarem entre si apenas meio quilómetro), eventualmente no fim da R.Grão Vasco, junto ao Parque Silva Porto. Ainda assim, a primeira localização parece-me-ia a ideal, ficando numa zona central com a paragem de mais de uma dezena de carreiras da Carris a menos de 5 minutos a pé.

ruimcardoso
July 23rd, 2012, 03:10 PM
eu ando a pensar nisto há dias, e queria laçar-vos um desafio.
Não tenho o mínimo de jeito para desenho, no entanto queria propor-vos o seguinte: desenhar uma rede de metro para Lisboa a partir do 0 esquecendo o que já existe ;)

Aceitam o desafio?

dvf
July 23rd, 2012, 03:20 PM
Bom, sim, desse prisma seria realmente interessante.:) Em relação à localização da estação Benfica, diria que qualquer que seja, pecará sempre por defeito, dado o tamanho do bairro. E o problema tende a ser sempre o mesmo, arranjar zonas sem ocupação e em Benfica tendem a ser raras: das que consegui identificar, a primeira que me lembrei é um terreno baldio ocupado com estacionamento (o qual confesso nunca ter percebido muito bem o porquê de estar, desde que me lembro, desocupado) no final da Rua da República da Bolívia, do lado da Estrada de Benfica. Seria uma estação central, próximo da Avenida do Uruguai e da Estrada de Benfica; na parte superior da Estrada dos Arneiros também seria interessante, mas aí só se o metro viesse da Pontinha e sempre tendo uma segunda estação dentro de Benfica (possivelmente não seria essa da R.R.Bolívia, visto distarem entre si apenas meio quilómetro), eventualmente no fim da R.Grão Vasco, junto ao Parque Silva Porto. Ainda assim, a primeira localização parece-me-ia a ideal, ficando numa zona central com a paragem de mais de uma dezena de carreiras da Carris a menos de 5 minutos a pé.

A melhor localização em Benfica para mim seria esta: http://binged.it/Obbmvs

Reflex
July 23rd, 2012, 05:45 PM
A melhor localização em Benfica para mim seria esta: http://binged.it/Obbmvs

Não consegui ver.:(
Em relação ao desafio, parece-me interessante...:)

jcraveiro
July 23rd, 2012, 05:47 PM
O desafio parece interessante, mas para ser minimamente gerível diria que se devia partir de uma base (p.ex., a rede CP / CP+ML de algum ponto no tempo).

dvf
July 24th, 2012, 12:08 PM
eu ando a pensar nisto há dias, e queria laçar-vos um desafio.
Não tenho o mínimo de jeito para desenho, no entanto queria propor-vos o seguinte: desenhar uma rede de metro para Lisboa a partir do 0 esquecendo o que já existe ;)

Aceitam o desafio?

Se for a partir do zero seria no modelo do metro do Porto.