View Full Version : Nova Lima (MG) | Edifício comercial baixinho estiloso 5 pavimentos

Bruno BHZ
July 4th, 2009, 01:37 AM
Finalmente lançamentos para BH! (4)

SEM NOME

Projeto da M3 Arquitetura (Todeschi, Bernis e Agostini)
O térreo é uma grande loja, será ocupada por um supermercado

http://img197.imageshack.us/img197/8205/nl1.jpg

http://img18.imageshack.us/img18/8060/nl2x.jpg

http://img132.imageshack.us/img132/9104/nl3.jpg

tonyssa
July 4th, 2009, 01:42 AM
Bonitinho.

PedroLacerda
July 4th, 2009, 01:45 AM
Bonitinho 2

Julio_Geografia
July 4th, 2009, 01:47 AM
Lindo demais, arquitetura de primeira!! BH é vanguarda pura.

Cerrado
July 4th, 2009, 01:51 AM
Bem bonitinho mesmo!

Camilo_Costa
July 4th, 2009, 02:06 AM
Bonitinho [4]

Gui_p
July 4th, 2009, 02:06 AM
Legalzinho.

PedroNAT
July 4th, 2009, 02:10 AM
Simpático

FlicK
July 4th, 2009, 02:11 AM
Bem interessante, adorei a textura usada nos vidros e na base.

BH impressiona mesmo com sua arquitetura, cada vez mais se afasta da vulgaridade e mediocridade brasileira.

Bruno, tu viu a última casa que saiu na Projeto Design, que fica em Nova Lima? O que achou dela?

p3t3r
July 4th, 2009, 02:58 AM
interesante

Bruno BHZ
July 4th, 2009, 03:03 AM
Bem interessante, adorei a textura usada nos vidros e na base.

BH impressiona mesmo com sua arquitetura, cada vez mais se afasta da vulgaridade e mediocridade brasileira.

Bruno, tu viu a última casa que saiu na Projeto Design, que fica em Nova Lima? O que achou dela?

Não vi ainda... Acho que a assinatura da minha mãe venceu, vou conferir com ela. Ainda não saiu no site, né?

FlicK
July 4th, 2009, 03:10 AM
^^ Acho que vai demorar um pouco para sair no site. :?

Sobre esse projeto deste thread, o que me deixou com dúvidas foi o estacionamento no terraço. na primeira vez que comentei, nem prestei a atenção neste detalhe... =P

hugoslz
July 4th, 2009, 03:11 AM
Bem legal.

Vittariano
July 4th, 2009, 03:18 AM
Lindo demais, arquitetura de primeira!! BH é vanguarda pura.

Concordo contigo...pura ousadia, modernidade e bom gosto!

Bruno GV
July 4th, 2009, 03:20 AM
^^ Acho que vai demorar um pouco para sair no site. :?

Sobre esse projeto deste thread, o que me deixou com dúvidas foi o estacionamento no terraço. na primeira vez que comentei, nem prestei a atenção neste detalhe... =P

Sei que posso estar totalmente errado mas o que deduzí é q terá uma passagem que liga o morro com o terraço(primeira foto) e para quem vem pela outra rua será um elevador de carros?

Bruno Ctba
July 4th, 2009, 03:20 AM
Muito bom, achei bem bonito !

FlicK
July 4th, 2009, 03:22 AM
Sei que posso estar totalmente errado mas o que deduzí é q terá uma passagem que liga o morro com o terraço(primeira foto) e para quem vem pela outra rua será um elevador de carros?

Sim, isso eu entendi, o que me deixou com dúvidas foi a NECESSIDADE daquele estacionamento naquele local.

Bruno BHZ
July 4th, 2009, 03:28 AM
Bem, essa região de Nova Lima que está recebendo empreendimentos "de BH" é extremamente íngreme, e quanto mais 'alta' a rua, mais importante ela é. A avenida principal, a Alameda da Serra, é num platô alto do bairro, e quanto mais você vai descendo, mais complicado fica o sistema viário, mais íngreme, curvo, inacessível... Acho que aí justifica o acesso pela rua de cima, pois ir até a de baixo pode significar uma volta boa... Mas não sei, estou falando em geral, não sei o terreno. Só supondo =P

Qual o arquiteto da casa, fiquei curioso hahaha

LFP Madruga
July 4th, 2009, 03:43 AM
Gostei do prédio muito bonito, só não gostei de ter um supermercado no térreo.

Bruno BHZ
July 4th, 2009, 03:56 AM
^
Por que?
Tem algumas redes que fazem supermercados pequenos tão estilosos! Não acho diferente de qualquer outra loja.

LFP Madruga
July 4th, 2009, 04:08 AM
^^
É se for uma loja pequena do Carrefour ou Pão de Açucar, não deve encomodar os moradores.

Sr.França
July 4th, 2009, 04:17 AM
bonito.

JPBrazil
July 4th, 2009, 04:30 AM
Apesar desse estacionamento no terraço não ter me agradado, o projeto como um todo é muito bom.

amsincero1
July 4th, 2009, 04:44 AM
Pode ficar bom

Osmar Carioca
July 4th, 2009, 05:46 AM
Bonitinho [5]

Allan Fonseca
July 4th, 2009, 06:07 AM
Legal!

Farrapo
July 4th, 2009, 06:12 AM
Bom, o render ainda tá básico, mas já dá pra ter uma idéia de que o projeto é bastante interessante! Gostei da maneira como trabalharam as fachadas e como a construção foi disposta no terreno!

Agora, acho retrógrado demais colocar um estacionamento no topo de um edifício! Numa época em que a sustentabilidade é um fator indispensável num projeto, poderiam fazer um telhado verde, sei lá... Enfim, acho que to virando um ecochato, reflexo da pós, hahah! :laugh:

Emanuel Paiva
July 4th, 2009, 07:02 AM
bom

Bruno BHZ
July 4th, 2009, 07:30 AM
Bom, o render ainda tá básico, mas já dá pra ter uma idéia de que o projeto é bastante interessante! Gostei da maneira como trabalharam as fachadas e como a construção foi disposta no terreno!

Agora, acho retrógrado demais colocar um estacionamento no topo de um edifício! Numa época em que a sustentabilidade é um fator indispensável num projeto, poderiam fazer um telhado verde, sei lá... Enfim, acho que to virando um ecochato, reflexo da pós, hahah! :laugh:

Totalmente ecochato, até parece que telhado verde já é padrão... =P

Danzin
July 4th, 2009, 07:38 AM
Bom.. bem bom mesmo, equilibrado, discreto, passa uma ideia de maturidade interessante, talvez esse "pergolado" na parte inferior devesse ser repensado, mas nao eliminado, explorá-lo mais. :okay:

tchelllo
July 4th, 2009, 01:52 PM

BH, assim como todas as grandes cidades brasileiras, está infestada por prédios medíocres, que são a esmagadora maioria e formam sua identidade visual, nem vem.

Projetos bacanérrimos são diluídos num festival de lançamentos de prédios de apartamentos tipo condomínio, modulares, préfabricados para a população de baixa renda e/ou classe média além do festival de prédios comerciais blocões horrorosos que já existem.

Afirmar que a cidade afasta-se da vulgaridade e mediocridade brasileira em projetos é quase um devaneio de quem não enxerga que para cada 01 projeto lindo como este, outros 50 bem toscos saírão do papel.

Sobre este projeto: Lindo! Puro Bom gosto!:)

Daniela_Artur
July 4th, 2009, 08:15 PM
Bem legal!:)

CHRM_Rec
July 4th, 2009, 08:54 PM
Feio

Gui_p
July 4th, 2009, 09:03 PM
BH, assim como todas as grandes cidades brasileiras, está infestada por prédios medíocres, que são a esmagadora maioria e formam sua identidade visual, nem vem.

Projetos bacanérrimos são diluídos num festival de lançamentos de prédios de apartamentos tipo condomínio, modulares, préfabricados para a população de baixa renda e/ou classe média além do festival de prédios comerciais blocões horrorosos que já existem.

Afirmar que a cidade afasta-se da vulgaridade e mediocridade brasileira em projetos é quase um devaneio de quem não enxerga que para cada 01 projeto lindo como este, outros 50 bem toscos saírão do papel.

Concordo, a cidade tem lançamentos muito bonitos, mas isso não quer dizer que a vasta quantidade de lançamentos feios e tenebrosos não aconteçam em uma cidade que se constrói bem como BH.

damiao
July 4th, 2009, 09:37 PM
terrivel.. vi um monte desse tipo no centro de sao paulo hj e eles nao sao nada bonitos.

Maria Theresa
July 4th, 2009, 10:44 PM
GATÍSSSIMMOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!

Scotti
July 5th, 2009, 12:42 AM
Envy is in the air...

nando02
July 5th, 2009, 01:21 AM
gostei muito do predio!!
NL ta d+!

wakebh
July 5th, 2009, 01:29 AM
terrivel.. vi um monte desse tipo no centro de sao paulo hj e eles nao sao nada bonitos.

Tem fotos?

Adorei o projeto, totalmente out do padrao!

Bruno BHZ
July 5th, 2009, 01:32 AM

E o que isso tem a ver?

Que o grosso do que é construído em todas as cidades brasileiras são blocos sem importância, é óbvio, não tem nenhuma novidade no que você disse. Daí a jogar tudo no mesmo saco e vir com essa simplificação grosseira, como se tudo fosse totalmente indistinguível, é algo bem diferente. Quando alguém, como o Flick fez, emite alguma opinião sobre o destaque da arquitetura de algum lugar, está falando dos projetos relevantes e/ou famosos e/ou de maior importância e/ou grandiosos e/ou voltados à maior renda etc. A grosso modo, dos projetos que acabam aparecendo aqui no fórum, aqui nesta seção ou em fotos, quando prontos. Algum tolo acha que a média da cidade é assim?

Fora do mercado de tranqueiras, que é irrelevante no país todo, há um mercado de maior interesse arquitetônico que se difere em cada cidade, e é isso que se discute aqui. Alguém acha as casas, residenciais e comerciais de cidades como BH, POA, Rio, Brasília, Curitiba, Salvador, Cuiabá e Recife são tudo a mesma coisa? Alguém aparece com esse papo xarope de que "para cada bom tem 50 ruins", quando alguém diz gostar mais dos residenciais de Recife do que dos de Salvador? Por que você não solta essa papagaiada quando alguém opina que SP constroí os melhores comerciais? Não é SP também parte do Brasilzão onde para cada coisa boa saem 50 ruins, então é tudo a mesma merda, não pode se destacar? Está muito claro porque você veio com esse papo, você não engole que alguém dê destaque à arquitetura de outros locais sem referência à paulistana - até porque, como amante de neos, deve estar de fato muito mais satisfeito do que uma pessoa que, digamos, respeita e entende arquitetura. E isso porque o Flick não diz que é a única cidade nem que é A que mais se afasta da mediocridade. Mas bastou para você ficar mordido.

Na prática, apesar desse discurso generalizante, uma caminhada em bairros de padrão social similar em cidades diferentes mostra arquiteturas diferentes, que dão todo o respaldo para alguém dizer: acho que essa se destaca. Até porque, além dos gostos, cultura, clima, entre outros aspectos que moldam a arquitetura de cada lugar, existe a própria legislação local, que ao determinar coeficientes de aproveitamento, altura, tamanho de terrenos, possibilidade ou não de comércio no térreo, entre outras zilhões de coisas, também vai fazendo que elas se diferenciem, dá programas totalmente diferentes para o arquiteto desenvolver... Vide os prédios de 6 andares e compridos de Brasília, os baixinhos do Rio, espigões em Recife... Muito da arquitetura é harmonia e jogo de volumes, e esse tipo de coisa já vai dando a cara para cada cidade.

Enfim, não vou me prolongar. Só lamento a sua capacidade de distorcer o assunto, com um argumento tão simplista.

ambrosio
July 5th, 2009, 01:46 AM

Engraçado... ele me lembra alguns bons projetos de SP, como por, exemplo, esse:

http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/paulo-bruna-arquitetos-associados-edificio-comercial-22-04-2009.html

Um abraço a todos!

S.T.Y AP
July 5th, 2009, 09:38 AM
To gostando de todos os lançamentos de BH, inclusive desse!

Green Brazil
July 5th, 2009, 10:30 PM
Qual é o endereço onde será construído esse prédio?

FlicK
July 7th, 2009, 03:57 AM

Sim, esta foi a minha dúvida!

Eu faria um terraço-jardim (nossa, muito anos 20 isso!). =P

FlicK
July 7th, 2009, 04:00 AM
Totalmente ecochato, até parece que telhado verde já é padrão... =P

Na pseudo-arquitetura sustentável sim, é um padrão. =P

Para fazer ele basta poluir o mundo inteiro por causa das fábricas de cimento e de materiais para impermeabilização (alguns a partir do petróleo, que volta e meia ameaça estar acabando).

Vamos ter que enterrar mais dinossauros e árvores para produzir petróleo e jogar mais poluição no ar para o cimento, e assim teremos telhados evrdes auto-sustentáveis em qualquer prédio! :D

Apesar do exagero, acho super válido um telhado verde. Quem dera todos fossem assim, nossas cidades seriam bem mais agradáveis!

FlicK
July 7th, 2009, 04:03 AM

Em BH para cada 01 projetos desses, 50 ruins saem do papel. E POA, São Paulo e outras capitais, não me surpreenderia se a cada um desses, mil porcarias fossem erguidas...

BH se destaca e muito na arquitetura contemporânea! Isto é inegável! Tanto em números absolutos quanto em proporção! Não digo que é a melhor, ou que é o local onde está a arquitetura mais qualificada, mas afirmo que a nível nacional BH é um destaque, não o maior, nem o mais emblemático, mas um importante destaque. Não dá para fugir disto e investir em utopias bairristas.

A gente pode diminuir dizendo que muitas coisas ruins são erguidas, o que é o óbvio, mas não dá para negar que BH surpreende! Não dá MESMO!

E piso no meu orgulho para dizer isso, a MT e o Bruno devem estar pulando de alegria ao ler este post.

MRPH
July 7th, 2009, 10:33 AM
Bonito!
Não tem um render melhor?
Mesmo com esse render, aparentemente, o projeto é ótimo. :)

tchelllo
July 7th, 2009, 02:42 PM
Em BH para cada 01 projetos desses, 50 ruins saem do papel. E POA, São Paulo e outras capitais, não me surpreenderia se a cada um desses, mil porcarias fossem erguidas...

BH se destaca e muito na arquitetura contemporânea! Isto é inegável! Tanto em números absolutos quanto em proporção! Não digo que é a melhor, ou que é o local onde está a arquitetura mais qualificada, mas afirmo que a nível nacional BH é um destaque, não o maior, nem o mais emblemático, mas um importante destaque. Não dá para fugir disto e investir em utopias bairristas.

A gente pode diminuir dizendo que muitas coisas ruins são erguidas, o que é o óbvio, mas não dá para negar que BH surpreende! Não dá MESMO!

E piso no meu orgulho para dizer isso, a MT e o Bruno devem estar pulando de alegria ao ler este post.

Compreendo seu ponto de vista. Aqui no SSC, muito se divulgam os prédios residenciais de bom gosto que parecem fazer parte de um estilo belorizontino muito particular comparado ao que se constrói em outras cidades proporcionalmente.

Realmente vários desenhos são surpreendentes. Apesar de que nem sempre a fórmula mármore-granito-vidros verdes é garantia de vanguarda ou bom gosto. Mas isso é chover no molhado, pois nenhuma fórmula é garantia de bom gosto.

Agora não vejo muita vanguarda em lançamento de prédios comerciais. Acho que desde que entrei aqui no SSC, vi uns 5 ou 6 prédios comerciais interessantes para BH.

Dois deles coincidentemente são este e outro postado nesta leva pelo Bruno.

dricobel
July 7th, 2009, 09:39 PM
interessante

FlicK
July 7th, 2009, 10:26 PM
[...]

Agora não vejo muita vanguarda em lançamento de prédios comerciais. Acho que desde que entrei aqui no SSC, vi uns 5 ou 6 prédios comerciais interessantes para BH.

BH em relação a São Paulo lança poucos prédios comerciais. Algo óbvio.

Meu comentário sobre BH fugir da mediocridade nunca teve a pretensão de dizer que BH era mais vanguardista e construía melhores prédios comerciais em relação a São Paulo. Se for olhar melhor, nem citei esta tipologia de prédios de escritórios, falei de um modo geral.

Tu fez a crítica num momento errado, a princípio me pareceu um tanto bairrista, mas não sei se foi este o caso. Mesmo assim, em se tratando de comerciais, acho que BH faz bem o seu papel.

São Paulo é mais contraditória. Erguem na cidade o melhor e o pior do Brasil. Diferente de BH, Curitiba, POA, Fortaleza, Recife, Salvador, Teresina, Goiânia, Maceió, Natal, não há em São Paulo um "estilo" característico. São Paulo sempre buscou ter esta identidade, mas nunca conseguiu. E nunca conseguirá.

Li em um livro sobre Arthur Casas esta incompreensão sobre o que é São Paulo e sobre o estilo daquela metrópole. E sobre São Paulo, nesse caso, o consenso é que não há consenso, não há regra. Isso pode ser bom ou ruim. Por isso não posso comentar que São Paulo em se tratando de arquitetura é melhor ou pior que cidade X, pois São Paulo é sem definições. Mas sobre BH posso comentar com maior grau de acerto: a cidade em muito foge da mediocridade e da vulgaridade da arquitetura imobiliária brasileira!

Ps.: só falei sobre São Paulo porque tu citou ela indiretamente. Achei válido falar sobre a cidade.

nando02
July 8th, 2009, 12:02 AM
Compreendo seu ponto de vista. Aqui no SSC, muito se divulgam os prédios residenciais de bom gosto que parecem fazer parte de um estilo belorizontino muito particular comparado ao que se constrói em outras cidades proporcionalmente.

Realmente vários desenhos são surpreendentes. Apesar de que nem sempre a fórmula mármore-granito-vidros verdes é garantia de vanguarda ou bom gosto. Mas isso é chover no molhado, pois nenhuma fórmula é garantia de bom gosto.

ate por que faz menos de 2 anos que edificios comercias comecaram a aparecer em BH! antes disso havia mais de 10 anos que BH nao construia nenhum edificio comercial de alto padrao!

dfbm
October 16th, 2009, 11:25 PM
E parece que deu uma encorpada! :cheers:

Agora tem nome também, Vila Green.

http://m3arquitetura.com.br/imagem/projetos/vila10.jpg

http://m3arquitetura.com.br/imagem/projetos/vila09.jpg

http://m3arquitetura.com.br/imagem/projetos/vila08.jpg

http://m3arquitetura.com.br/imagem/projetos/vila07.jpg

http://m3arquitetura.com.br/imagem/projetos/vila04.jpg

http://m3arquitetura.com.br/imagem/projetos/vila03.jpg

http://m3arquitetura.com.br/imagem/projetos/vila02.jpg

http://m3arquitetura.com.br/imagem/projetos/vila01.jpg

Lá no portfólio do site foi colocado como outro projeto, mas acho que é o mesmo sim.

JPBrazil
October 17th, 2009, 03:06 AM
^^

Muito bom! :cheers:

FlicK
October 17th, 2009, 04:02 AM
O corpo é interessante, mas aquela base ficou terrível!

Nossa, o que custava fazer um render? Isso leva alguns minutos, apenas. =P

luisvpc
October 17th, 2009, 04:06 AM
O primeiro tava Lindasso!

o segundo ficou pior,

Calvin Porto
October 17th, 2009, 04:08 AM
Bah ! gostei, gosto de prédios largos, eles se impõe, bem modernoso esse.

Fabius_
October 17th, 2009, 04:45 AM
Interessante.

FelixMadero
October 17th, 2009, 07:18 AM
O corpo é interessante, mas aquela base ficou terrível!

Nossa, o que custava fazer um render? Isso leva alguns minutos, apenas. =P

sabe que eu acho interessante esses renders simples e sem enganações. São apenas uma idéia em 3d. Não uma maquete 100% fantasiosa.

Muitos predios sao mil vezes mais bonitos nos renders do que ja edificados.

Maria Theresa
October 17th, 2009, 08:23 PM

Estou mesma.

assisjr
October 17th, 2009, 09:33 PM
Muito retrô. Não o acho criativo, muito menos vanguardista.

Osmar Carioca
October 17th, 2009, 10:02 PM
Bem bonitinho!

silvinho_j
October 17th, 2009, 11:08 PM
Muito bonitinho :D

Farrapo
October 17th, 2009, 11:43 PM
Hmmm, gostava mais como era antes, mais reto, sem essas cores...

O "render" tá muito ruim... Acho que não precisa ser algo super realista, mas esse tá amador demais, parece coisa de quem recém aprendeu a mexer no SketchUp... Se bem que, pelo nível do projeto, provavelmente vão apresentar depois algo melhor, mais caprichado, acredito eu...

valdeir_sarges
October 25th, 2009, 03:52 AM
Interessante e Bonitinho !!

dfbm
April 1st, 2010, 04:17 AM
Subindo só para falar que deve ser aqui:

http://wikimapia.org/#lat=-19.9885943&lon=-43.943671&z=18&l=9&m=s&v=9

Vou aproveitar e postar umas plantas também:

http://img696.imageshack.us/img696/4927/87785421.jpg

http://img176.imageshack.us/img176/433/51006512.jpg

http://img14.imageshack.us/img14/3844/99955916.jpg

almeidaneto