View Full Version : Meio-fio pintado ou não?

Cedar Teeth
July 21st, 2009, 12:40 PM
Por quê algumas cidades pintam o meio-fio com aquele pontilhado? É para embelezar ou faz parte da sinalização?

Vendo algumas fotos do Mundo Afora reparei que assim como no Brasil, algumas cidades africanas, asiáticas e do Oriente Médio também tem esse costume.

O quê você acha dessa prática? Eu pessoalmente prefiro quando o meio-fio não é pintado. É mais barato, não gasta tinta e fica mais bonito.

Fabius_
July 21st, 2009, 12:55 PM
Honestamente, eu sou indiferente a isso.
Sem dúvida, é mais fácil não pintar, já que aquela pintura não dura muito, pois há coisas muito mais importantes a fazer com o serviço, o dinheiro e o material usados para essa tarefa.
Eu moro numa cidade que costuma fazer isso, mas confesso que só notei isso quando comentaram nas fotos de um tópico feito por mim.

Espartano_bsb
July 21st, 2009, 01:36 PM
Eu prefiro meio-fio sem pintura... Mas em cidades com muita poeira a pintura melhora o aspecto geral.

GilsonBarros
July 21st, 2009, 01:43 PM
Nossa... Tem cidades aqui no RJ como Itaguaí que pinta o meio-fio com cal em algumas vias. Isso é muito brega gente!

Raul Neto
July 21st, 2009, 01:46 PM
Não pode existir nada mais caipira, mas continua infestando o país. É, em suma, um horror!

GilsonBarros
July 21st, 2009, 01:55 PM
^^ Quer ser demodê... Pinte o meio-fio de sua cidade!hahaha

Raynits
July 21st, 2009, 02:15 PM
Por quê algumas cidades pintam o meio-fio com aquele pontilhado? É para embelezar ou faz parte da sinalização?

Geralmente é sinalização quando se pinta de amarelo o meio fio nas esquinas, na frente de garagens e em frente a hidrantes, significando que é proibido estacionar. O resto se pinta de branco ou nem se pinta.

Mas muitas vezes é pra "embelezar"(:ohno:) mesmo.

Mascate
July 21st, 2009, 02:15 PM
Meio-fio pintado é uma forma de sinalização. Muito útil em casos de blackout. O mesmo acontece com postes e árvores próximos às ruas e estradas, onde pintam uma faixa branca. Se é bonito ou feio é o que menos importa.

aleochi
July 21st, 2009, 02:18 PM
Se eu não me engano é ilegal pintar os meio-fios e postes sem devida autorização da prefeitura. Eu pessoalmente acho que não há nada mais feio e brega!

Matheus Rody
July 21st, 2009, 02:23 PM
Definitivamente não. É sujo, é degradante é horrível. O combo fiação aparente, meio-fio pintado e metade do poste pintado é a cara de lugar pouco desenvolvido.

BraVision
July 21st, 2009, 02:29 PM
Definitivamente não. É sujo, é degradante é horrível. O combo fiação aparente, meio-fio pintado e metade do poste pintado é a cara de lugar pouco desenvolvido.

Correto, concordo plenamente com seu comentario. Na verdade nao conheco uma cidade em Pais de primeiro mundo que pinte meio-fios, postes e arvores de branco, e' realmente sinonimo de terceiro mundo. Qundo tudo cinza da um aspecto mais sobrio e sofisticado ao urbanismo. :cheers:

Inconfidente
July 21st, 2009, 02:33 PM

Vendo algumas fotos do Mundo Afora reparei que assim como no Brasil, algumas cidades africanas, asiáticas e do Oriente Médio também tem esse costume.

O quê você acha dessa prática? Eu pessoalmente prefiro quando o meio-fio não é pintado. É mais barato, não gasta tinta e fica mais bonito.

Aqui em BH a regra é pintar tudo e não tracejar, tudo em branco. Na Califórnia eles também pintam tudo, só que de vermelho. Tem um outro lugar que estava reparando que eles pintam tudo de amarelo, eu não me lembro onde é.

Eu prefiro que seja tudo pintado mesmo, não importa a cor. Tracejado eu não gosto.

diogoap
July 21st, 2009, 02:37 PM
Aqui em BH a regra é pintar tudo e não tracejar, tudo em branco. Na Califórnia eles também pintam tudo, só que de vermelho. Tem um outro lugar que estava reparando que eles pintam tudo de amarelo, eu não me lembro onde é.

Eu prefiro que seja tudo pintado mesmo, não importa a cor. Tracejado eu não gosto.

Acho que onde o meio-fio é amarelo não pode estacionar

Sr.França
July 21st, 2009, 02:43 PM
eu prefiro pintado tudo de branco.
Fica melhor do que tracejado ou sem pintura.

fialho
July 21st, 2009, 02:44 PM
Meio-fio pintado é uma forma de sinalização. Muito útil em casos de blackout. O mesmo acontece com postes e árvores próximos às ruas e estradas, onde pintam uma faixa branca. Se é bonito ou feio é o que menos importa.

O que eu acho curioso é que eu vejo até árvores no meio de praças pintadas de branco em algumas cidades brasileiras. Daí, nesse caso, não acho que se aplica essa questão da sinalização. Aqui mesmo faziam isso antigamente, felizmente abandonaram essa prática.

rodrigorc
July 21st, 2009, 02:58 PM
http://i233.photobucket.com/albums/ee118/blogdoanderson/DSC00855-1.jpg

http://www.dtvb.ibilce.unesp.br/cidade/na_meio-fio.jpg

http://www.ivoti.rs.gov.br/_files/898-site_email_ivoti_obras_pintura_meio_fio.JPG

PauloLescaut
July 21st, 2009, 03:12 PM
O que eu acho curioso é que eu vejo até árvores no meio de praças pintadas de branco em algumas cidades brasileiras. Daí, nesse caso, não acho que se aplica essa questão da sinalização. Aqui mesmo faziam isso antigamente, felizmente abandonaram essa prática.

Ao que me parece, faziam isso para que não desse cupim nas árvores. Mas já se provou que pintar tronco faz com que a árvore se desenvolva mal, adoeça...

BrunoVix
July 21st, 2009, 03:16 PM
Eu também não gosto, mas já que gostam de pintar, podiam pintar de cinza!

Scotti
July 21st, 2009, 03:17 PM
Sem pintura, acho um baita desperdício de dinheiro público. Mas tracejado é o pior, sem dúvida.

Mkmillenium
July 21st, 2009, 03:22 PM
Pois é, o corte das pedras do meio-feio sao todas tortas, dá raiva ver que coisa mal-feita e ainda pintar tracejado é sinal de desperdício de material, tempo e dinheiro quando ainda tem um monte de ruas para consertar. Além disso combinam o caiado com um pedaco do postes e árvores. Mas acredito que isso vem do tempo de pintar uma parte das árvores, que sempre ouvi dizer ser para evitar formigas e insetos no tronco, que papo heinn. Agoro o que acho pior é aqueles blocos de cimento impedindo os canteiros centrais e fazer de conta que o tracejado é outro. Em Sao Paulo, se costuma chamar tijolo de baiano, me desculpem os baianos aqui, nao sei mesmo daonde tiraram esse nome, mas acho que aquilo atrapalha e tanto. Tá lá marcar a zona azul, as entradas de garagem, aquele moda de cruzamento de avenidas congestionadas pintar cruzado de amarelo tipo imitando New York para nao fecharem o cruzamento e etc, mas ficar pintando tudo, é meio ridículo mesmo. Sempre vi isso que em Los Angeles pintam continuamente de vermelho e olha que as calcadas e meio-fio de lá sao muito mais bem feitos, nao sei a razao, talvez para ninguém parar... É uma questao cultural... No Egito e em países ditos pobres gostam de fazer esse tracejado, dizem que é pela seguranca... sei lá. O tracejado é feio.

daniel.zs.rj
July 21st, 2009, 03:24 PM
Eu detesto meio-fio pintado. Acho que fica péssimo, até pq, como pode se observar na foto 01 do post 16, em geral o serviço é executado porcamente.

Aqui no Rio a sinalização de lugares aonde estacionar é proibido ou permitido é feito através de faixas pintadas no asfalto.

lorrampaiva
July 21st, 2009, 03:32 PM
Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, há o costume de deixar o meio-fio branquíssimo. Tá um pouco encardido, pinta de novo. Já na cidade do Rio, por exemplo, não se pinta nada.

E vocês tão contrariados? Então têm de conhecer a minha cidade, Duque de Caxias, onde se pintam os meio-fios e as bases dos postes de AMARELO:

http://img106.imageshack.us/img106/5969/dsc02106cdp.jpg

http://img291.imageshack.us/img291/296/dsc02083n.jpg

O Natalense
July 21st, 2009, 03:41 PM

+Publcidade pintada em muros
+Toldos metálicos

Fora que esses meiofios de pedra mal cortada são danado para crescer ervas nas frestas.

De um modo geral, acho a nossa técnica construtiva atrasada. Por exemplo, usar alvenaria pintada para exteriores é uma merda. Em menos de dois anos já fica tudo mofado.

Fazem aquelas construções retas (literalmente sem eira nem beira) e pintam por cima, ainda que com pintura textutizada. Num dá um ano que fica tudo borrado.

Mas, quanto ao thread, melhor pintado do que não.
Feito quartel.

Julio_Geografia
July 21st, 2009, 03:53 PM
Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, há o costume de deixar o meio-fio branquíssimo. Tá um pouco encardido, pinta de novo. Já na cidade do Rio, por exemplo, não se pinta nada.

E vocês tão contrariados? Então têm de conhecer a minha cidade, Duque de Caxias, onde se pintam os meio-fios e as bases dos postes de AMARELO:

http://img106.imageshack.us/img106/5969/dsc02106cdp.jpg

http://img291.imageshack.us/img291/296/dsc02083n.jpg

Eu fui em Caxias domingo e reparei isso também. É realmente muito brega pintar meio-fio assim, principalmente com esse amarelo berrante :bash:

Inconfidente
July 21st, 2009, 03:58 PM
Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, há o costume de deixar o meio-fio branquíssimo.

Só podia ser Cabo Frio. :lol:
Isso é coisa de mineiro mesmo, em BH pelo menos de 2 em 2 anos eles pintam tudo de branco, aquele branco de doer o olho. Sempre que tem uma obra nova eles pintam também. O meio-fio do trevo do BHShopping nem passou por obras e semana passada pintaram de novo.

PauloLescaut
July 21st, 2009, 04:02 PM
Geralmente é a primeira coisa que o eterno prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, manda fazer na cidade quando toma posse... :nuts:

Inconfidente
July 21st, 2009, 04:05 PM
Acho que onde o meio-fio é amarelo não pode estacionar

Onde não pode estacionar tem a sinalização horizontal no asfalto e a vertical em postes, ora bolas. :dunno:

Com relação à metade do post pintado eu concordo. Mas meio-fio pintado não tem nada a ver.

A Califórnia pinta seus meio-fios todos de vermelho. Nossa, que caipiria, demodê e pouco desenvolvida é a California, hein! :nuts:

Cara de lugar pouco desenvolvido é quando pinta metade só, tracejado, como na Índia, África e São Paulo, esses lugares pouco desenvolvidos...:poke::runaway::jk:

legal
July 21st, 2009, 04:08 PM
Nao... eh a coisa mais porca e o maior gasto inutil de dinheiro publico da historia da humanidade.

Julio_Geografia
July 21st, 2009, 04:12 PM
Onde não pode estacionar tem a sinalização horizontal no asfalto e a vertical em postes, ora bolas. :dunno:

Com relação à metade do post pintado eu concordo. Mas meio-fio pintado não tem nada a ver.

A Califórnia pinta seus meio-fios todos de vermelho. Nossa, que caipiria, demodê e pouco desenvolvida é a California, hein! :nuts:

Cara de lugar pouco desenvolvido é quando pinta metade só, tracejado, como na Índia, África e São Paulo, esses lugares pouco desenvolvidos...:poke::runaway::jk:

Coisa de estado falido...

Inconfidente
July 21st, 2009, 04:46 PM
^^ :hilarious

Nossa, só no ssc mesmo!

Dourado
July 21st, 2009, 04:51 PM

Acho que agora eles estão pintando tracejado... Estou vendo assim em várias avenidas.

Julio_Geografia
July 21st, 2009, 04:58 PM
^^ :hilarious

Nossa, só no ssc mesmo!

Claro que foi uma ironia, eu hein. Mas o estado de fato está afogando em dívidas...mas isso é outro papo.

Scotti
July 21st, 2009, 04:59 PM
Acho que agora eles estão pintando tracejado... Estou vendo assim em várias avenidas.

Putz:ohno:, minha esperança é que isso seja uma fase intermediária do pintar para o não pintar nada.

paulista1978
July 21st, 2009, 05:09 PM
Na verdade nenhum prefeito pára pra pensar sobre isso. Em SP por exemplo, quando recapeiam uma rua pintam o meio fio, mas a sinalização com faixas fica pra depois.

paulista1978
July 21st, 2009, 05:11 PM

Tu és um fanfarrao :lol:

Fabius_
July 21st, 2009, 05:17 PM
Perguntinha um pouquinho off-topic: o que vocês estão chamando de "meio-fio" eu costumo chamar de "guia" (na minha cidade meio-fio é bem raro de ouvir). Existe algum outro lugar do Brasil que chame "meio-fio" de "guia" ou de outro nome?

legal
July 21st, 2009, 05:42 PM
Coisa de estado falido...

Eh verdade... eh um fato economico que pode ser constatado em qualquer jornal...
A California nao tem dinheiro nem para pagar o papel higienico das reparticoes publicas...
Nao sei porque tanta gargalhada e incredulidade com a afirmacao do Julio Geografia..
Se nao houver ajuda federal para cobrir o rombo recorde 24 BILHOES de dolares so no orcamento deste ano, a California (que ja esta emitindo uns documentos que aqui so os estados falidos emitem, que eh como um pagare, mas sem forca juridica de efetivacao), tera que buscar protecao contra bancarrota.
Eh lindo? Eu gozo com isso? NAO! Mas eh um fato... eh so ler os jornais...

E quanto ao meio fio.. em que influi o fato de a California, a Australia, a Perereca da vizinha ou qualquer outro estado/pais pintarem os seus?
Nao deixa de ser gasto inutil de dinheiro publico por isso.
Vai ver que eh por esse tipo de gasto inutil que a California faliu!
lol

PauloLescaut
July 21st, 2009, 05:44 PM
^^ Não é o estado mais rico dos EUA? O que ocorre, a crise? Abusaram das contas?

BR 364
July 21st, 2009, 05:46 PM
Em regiões que tem muita poeira e chove muito, é até necessário. Não é dinheiro jogado fora, é uma questão de capricho com a cidade (a menos que alguém ache que ter cuidados com a cidade é jogar dinheiro fora). A pintura dos meio-fios melhora muito o aspecto das ruas nessas regiões. Se não pintar, fica com um aspecto sujo. Mas tem que pintar tudo, pintar tracejado não faz o menor sentido. E pintar o tronco das árvores também eu acho desnecessário e fica até feio.

Agora, em regiões que tem a SORTE de não ter poeira (e pra ajudar ainda chove pouco), eu concordo que não faz sentido pintar o meio-fio. Nesse caso, basta varrer o lixo das ruas pra que elas fiquem com um aspecto limpo. Embora muitas vezes uma rua com lixo e sem poeira é tida como "limpa", enquanto uma rua sem um único pedaço de papel ou plástico jogado é tida como "suja" porque tem poeira... :nuts:

felipevarig787
July 21st, 2009, 05:48 PM
Prefiro Vermelho...

Julio_Geografia
July 21st, 2009, 05:58 PM
Eh verdade... eh um fato economico que pode ser constatado em qualquer jornal...
A California nao tem dinheiro nem para pagar o papel higienico das reparticoes publicas...
Nao sei porque tanta gargalhada e incredulidade com a afirmacao do Julio Geografia..
Se nao houver ajuda federal para cobrir o rombo recorde 24 BILHOES de dolares so no orcamento deste ano, a California (que ja esta emitindo uns documentos que aqui so os estados falidos emitem, que eh como um pagare, mas sem forca juridica de efetivacao), tera que buscar protecao contra bancarrota.
Eh lindo? Eu gozo com isso? NAO! Mas eh um fato... eh so ler os jornais...

E quanto ao meio fio.. em que influi o fato de a California, a Australia, a Perereca da vizinha ou qualquer outro estado/pais pintarem os seus?
Nao deixa de ser gasto inutil de dinheiro publico por isso.
Vai ver que eh por esse tipo de gasto inutil que a California faliu!
lol

É, o inconfidente que sabe das coisas, é coisa de SSC...enfim, têm gente que não lê nada, só se prende aos seus devaneios, a idealização de um lugar como o paraíso, etc...:ohno:

legal
July 21st, 2009, 05:58 PM
RESPONDENDO A PESSOA QUE PERGUNTOU O PORQUE DA SITUACAO DA CA, SENDO UM ESTADO TAO 'RICO"

Temos que rever nossa definicao de riqueza... vejamos o caso dos governos estaduais --> os GOVERNOS ESTADUAIS dos EUA devem demais.
Eh como uma pessoa que tem um salario de 200 000 dolares por ano, mas tem dividas de 1 milhao no cartao.
Ou seja, eh uma riqueza relativa.
A California tem um orcamento, como qualquer outro estado dos EUA (ou do Brasil, por exemplo).
Tem ENORMES receitas, porque a populacao tem muitos recursos, mas tambem TEM ENORMES despesas... (educacao, bibliotecas, seguranca, parques, agua, etc).
Eh a matematica de qualquer adminstracao publica... nao importa se na rica California ou no estado mais pobre do mundo...
De nada adianta ganhar muito, mas gastar MAIS do que se ganha.
Nesse aspecto, o estado da California esta em ruinas.
Nao tem dinheiro para pagar nem contas comuns e correntes...
A mesma coisa acontece com Nova Jersei, Pennsylvania, Ohio e outros estados com deficitis enormes.
E o pior eh que o mesmo acontece com o governo Federal e tambem com a classe media...
Estao todos endividados (divida TOTAL entre estadual e federal e organizacoes privadas estimada em 55 TRILHOES de dolares).
A divida publica aqui eh de 11 TRILHOES de dolares (e esta subindo a um ritmo de quase 1 trilhao ao ano devido aos deficits dos varios niveis de governo.
Clinton deixou os EUA com superavit, mas a anta incompetente estupida homicida idiota do Bush arruinou o pais...

legal
July 21st, 2009, 05:59 PM
Em regiões que tem muita poeira e chove muito, é até necessário. Não é dinheiro jogado fora, é uma questão de capricho com a cidade (a menos que alguém ache que ter cuidados com a cidade é jogar dinheiro fora). A pintura dos meio-fios melhora muito o aspecto das ruas nessas regiões. Se não pintar, fica com um aspecto sujo. Mas tem que pintar tudo, pintar tracejado não faz o menor sentido. E pintar o tronco das árvores também eu acho desnecessário e fica até feio.

Agora, em regiões que tem a SORTE de não ter poeira (e pra ajudar ainda chove pouco), eu concordo que não faz sentido pintar o meio-fio. Nesse caso, basta varrer o lixo das ruas pra que elas fiquem com um aspecto limpo. Embora muitas vezes uma rua com lixo e sem poeira é tida como "limpa", enquanto uma rua sem um único pedaço de papel ou plástico jogado é tida como "suja" porque tem poeira... :nuts:

melhora o aspecto?????
Parei ai...

PauloLescaut
July 21st, 2009, 06:06 PM
RESPONDENDO A PESSOA QUE PERGUNTOU O PORQUE DA SITUACAO DA CA, SENDO UM ESTADO TAO 'RICO"

Temos que rever nossa definicao de riqueza... vejamos o caso dos governos estaduais --> os GOVERNOS ESTADUAIS dos EUA devem demais.
Eh como uma pessoa que tem um salario de 200 000 dolares por ano, mas tem dividas de 1 milhao no cartao.
A California tem um orcamento, como qualquer outro estado dos EUA (ou do Brasil, por exemplo).
Tem ENORMES receitas, porque a populacao tem muitos recursos, mas tambem TEM ENORMES despesas... (educacao, bibliotecas, seguranca, parques, agua, etc).
Eh a matematica de qualquer adminstracao publica... nao importa se na rica California ou no estado mais pobre do mundo...
A mesma coisa acontece com Nova Jersei, Pennsylvania, Ohio e outros estados com deficitis enormes.
E o pior eh que o mesmo acontece com o governo Federal e tambem com a classe media...
Estao todos endividados (divida TOTAL entre estadual e federal e organizacoes privadas estimada em 55 TRILHOES de dolares).
A divida publica aqui eh de 11 TRILHOES de dolares (e esta subindo a um ritmo de quase 1 trilhao ao ano devido aos deficits dos varios niveis de governo.
Clinton deixou os EUA com superavit, mas a anta incompetente estupida homicida idiota do Bush arruinou o pais...

Obrigado! :D

É difícil tecer qualquer previsão numa situação dessas. Daqui pro futuro acho impossível saber os rumos dos EUA.

A verdade é que já está mais do que provado que é insustentável o modelo consumista americano, seja ele do Estado, seja da classe média.

Tadinha da Mary T., ela é tão fascinada com o desperdício luxuoso de água em San Diego... :lol:

HSilva
July 21st, 2009, 06:07 PM
Perguntinha um pouquinho off-topic: o que vocês estão chamando de "meio-fio" eu costumo chamar de "guia" (na minha cidade meio-fio é bem raro de ouvir). Existe algum outro lugar do Brasil que chame "meio-fio" de "guia" ou de outro nome?

Aqui no norte, usamos muito esse termo: "meio fio" e calçada; sei que em muitos lugares no centro/sul do pais usam muito o termo "guia" e ""passeio".
Sobre a pintura do "meio fio" sou a favor; Como motorista, acho que ajuda a visualizar, principalmente à noite e em lugares com pouca iluminação, os limites da rua. No entanto, para ser bonito tem que ser pintado periodicamente e a pintura deve ser bem feita, sem deixar "respingo" na calçada, no asfalto e etc. e também acho que essa pintura deve ser acompanhada pela sinalização horizontal da rua.

Cauê
July 21st, 2009, 06:08 PM
Fica horrível!
Meio-fio já não é uma coisa bonita, fica pior ainda quando chama atenção com amarelo ou branco, por exemplo. Vejo muito isso em Sampa, pela TV. Aqui no Rio não fazem muito isso não. Imagina se pintam todos eles na Barra da Tijuca ou na zona sul? Meu Deus... não quero nem pensar.

Thilindha
July 21st, 2009, 06:10 PM
Acho que dependendo da cidade é necessário e não fica nada brega.

No caso das cidades de Rondônia, é mais que necessário, na época da seca fica muito encardido, e sem pintura fica com um ar de cidade abandonada. Quando pintam dá até um certo alívio, fica mais "aconchegante", rs.

Só para vcs terem uma idéia:

Essa foto foi tirada em 2008, onde em algumas partes a pintura estava gasta e outras não tinham.
http://img16.imageshack.us/img16/9220/meiofio4.jpg

Essa é de 2009, com o meio fio pintadinho
http://img32.imageshack.us/img32/9106/meiofio3.jpg

Sr. Mauá
July 21st, 2009, 06:11 PM
Na região do ABC pintamos SIM!

Em algumas cidades, como São Caetano, cada bairro é identificado com uma cor diferente, como por exemplo, Barcelona (Vermelho), Santa Paula (Verde), a calçada (passeio) fica por conta da própria prefeitura. Isso não se aplica em toda a cidade :okay:

Em Santo André, meio-fio amarelo é sinonimo de Ponto de Ônibus ou Proíbido Estacionar.

P.S. Ser Brega é querer ser chique não sendo! :banana:

Sr. Mauá
July 21st, 2009, 06:16 PM
Av. Pres. Kennedy - Bairro Olímpico, São Caetano do Sul-SP

http://www.revistaprisma.com.br/img/parque%20linear%20av.%20pres.%20Kennedy%202.JPG

BR 364
July 21st, 2009, 06:16 PM
melhora o aspecto?????
Parei ai...
Dá uma olhada no post da Thilindha. :D

Cada lugar do planeta tem as suas características, Legal. Ás vezes o que é bom pra um lugar não é bom pra outro, e vice-versa. :)

Sr. Mauá
July 21st, 2009, 06:19 PM
:)

http://farm1.static.flickr.com/48/172413867_ecd8563234.jpg

Thilindha
July 21st, 2009, 06:45 PM
^^ Gostei desse, bem criativo...

Já que aqui usamos branco, vou sugerir ao prefeito fazer com um errorex (corretivo a base d'água) http://i85.photobucket.com/albums/k66/thi_lindha/Smiles/lol.gif

JPBrazil
July 21st, 2009, 06:46 PM
Eu tenho ódio mortal de meio-fio pintado. Ainda mais que o trabalho de pintura é sempre porco e lambão.

Inconfidente
July 21st, 2009, 06:48 PM
É, o inconfidente que sabe das coisas, é coisa de SSC...enfim, têm gente que não lê nada, só se prende aos seus devaneios, a idealização de um lugar como o paraíso, etc...:ohno:

É lógico que o estado da Califórnia está falido,

mas e alguns estados que brasileiros que além de quebrados financeiramente estão como as suas instituições falidas, o que é bem mais grave... Além de querer comparar na média o padrão de vida de lá com o que se vê em muitos estados daqui é brincadeira...

Se lá o cara perde a casa e vai morar numa Cherokee 1992 aqui o cara vai morar é debaixo da ponte mesmo.

Pintar o meio-fio de vermelho é uma cultura difundida no estado da Califórnia. Provavelmente não é o Estado da Califórnia que pinta e sim as próprias prefeituras, como ocorre aqui. Provavelmente desde a década de 50, sei lá, não é de hoje, não tem nada a ver com estar falido ou com dinheiro sobrando.

Um comentário desses: "É coisa de estado falido." é um dos preconceitos mais burros que se pode ter.

Inconfidente
July 21st, 2009, 06:49 PM
Na região do ABC pintamos SIM!

P.S. Ser Brega é querer ser chique não sendo! :banana:

:applause:

Raul Neto
July 21st, 2009, 06:54 PM
Fico impressionado de ver que há quem defenda essa porcaria inútil e caipira. Parece até aquele thread onde aparecia quem defendia a rede aérea, os postes de cimento, os transformadores dependurados, tudo bem "combinandinho" com essa coisa espantosa que é meio fio pintado. Para ficar ainda mais "lindo" podiam instalar uma fonte musical com azulejos coloridos (tocando música sertaneja, é claro...) no meio das praças. Chega!

lucasluzmg
July 21st, 2009, 06:55 PM
gente...a pintura de meio-fio não é apenas para estética...é completamente importante para a visualização noturna das vias e principalmente para prevenção de doenças e a higiene do meio urbano, é um serviço complementar ao serviço de limpeza urbana e é feita após a varrição e limpeza geral para dar um melhor acabamento ao serviço de limpeza pública. Como nosso país e em muitos outros que não possuem uma padronização de suas calçadas, umas das melhores formas de prevenção (inclusive de acidentes) é a pintura tracejada de meios fios (muito comum em cidades do Estado de SP e agora em algumas do interior de Minas).

Julio_Geografia
July 21st, 2009, 06:57 PM
É lógico que o estado da Califórnia está falido,

mas e alguns estados que brasileiros que além de quebrados financeiramente estão como as suas instituições falidas, o que é bem mais grave... Além de querer comparar na média o padrão de vida de lá com o que se vê em muitos estados daqui é brincadeira...

Se lá o cara perde a casa e vai morar numa Cherokee 1992 aqui o cara vai morar é debaixo da ponte mesmo.

Pintar o meio-fio de vermelho é uma cultura difundida no estado da Califórnia. Provavelmente não é o Estado da Califórnia que pinta e sim as próprias prefeituras, como ocorre aqui. Provavelmente desde a década de 50, sei lá, não é de hoje, não tem nada a ver com estar falido ou com dinheiro sobrando.

Um comentário desses: "É coisa de estado falido." é um dos preconceitos mais burros que se pode ter.

Não é preconceito, é fato. Óbvio que esse fato de pintar o meio-fio não têm relação nenhuma com a realidade financeira do estado, nesse ponto foi uma ironia. A tendência é a realidade de lá piorar, com o estado sem possibilidades de investimento e com a massa de imigrantes chegando. A nossa tendência é de crescimento, isso é um ponto. No momento atual, a qualidade de vida do estado é melhor que aqui. Isso não exclui o fato do estado estar quebrado.

lorrampaiva
July 21st, 2009, 07:00 PM
:)

http://farm1.static.flickr.com/48/172413867_ecd8563234.jpg

Deixa o Zito (prefeito daqui) conhecer isso!!!! :banana:

Raul Neto
July 21st, 2009, 07:00 PM
^^Então porque não é usada em NYC, Paris ou Londres e outras cidades bem urbanizadas e sim só em cidades de interior onde prefeitos sem cultura e senso estético fingem passam o tempo fingindo que estão administrando?

Thilindha
July 21st, 2009, 07:04 PM
^^ Qual cidade vc mora? Conhece a realidade de todas as cidades do país? Já veio para Rondônia?

Usei Rondônia, pq é a realidade que conheço e sei da necessidade do meio fio pintado, imagino que outras regiões, ainda mais cidades do interior necessitam tb, mas por desconhecer prefiro não incluir no meu questionamento.

lucasluzmg
July 21st, 2009, 07:05 PM
^^Então porque não é usada em NYC, Paris ou Londres e outras cidades bem urbanizadas e sim só em cidades de interior onde prefeitos sem cultura e senso estético fingem passam o tempo fingindo que estão administrando?

^^

e precisam? com a padronização de suas calçadas? da lavagem DIARIA de suas ruas?
Sinceramente, nao concordo que atrapalhem a estética de uma via, muito pelo contrario... Alias, nesse país nosso, tem TANTA coisa que realmente atrapalha uma estética urbana...que imagino que o meio-fio é o MENOR de qualquer problema.

Julio_Geografia
July 21st, 2009, 07:06 PM
Em São Paulo ocorreu a maior revolução estética que já foi vivenciada por uma cidade brasileira nos últimos anos, e ninguém dá o crédito e nem lembra. A lei cidade limpa apareceu em jornais ingleses como um exemplo a ser seguido. Mas só lembremos dos problemas claro, somos brasileiros...

lucasluzmg
July 21st, 2009, 07:08 PM
^^
ou se não tem em Londres, NYC ou Paris é "brega"...aném...me irrita.

Inconfidente
July 21st, 2009, 07:12 PM
Fico impressionado de ver que há quem defenda essa porcaria inútil e caipira. Parece até aquele thread onde aparecia quem defendia a rede aérea, os postes de cimento, os transformadores dependurados, tudo bem "combinandinho" com essa coisa espantosa que é meio fio pintado. Para ficar ainda mais "lindo" podiam instalar uma fonte musical com azulejos coloridos (tocando música sertaneja, é claro...) no meio das praças. Chega!

É deste preconceito que eu estou falando. Além de falar que isso é coisa de caipira coisa que não é, mesmo porque até Los Angeles usa isso ainda coloca outras coisas no mesmo balaio.

Ai, meu Deus! Esse negócio de ter só em cidade do interior é coisa da sua cabeça! Se você considerar que Belo Horizonte é cidade do interior tudo bem, mas e Los Angeles, hein? :|

Não é preconceito, é fato. Óbvio que esse fato de pintar o meio-fio não têm relação nenhuma com a realidade financeira do estado, nesse ponto foi uma ironia. A tendência é a realidade de lá piorar, com o estado sem possibilidades de investimento e com a massa de imigrantes chegando. A nossa tendência é de crescimento, isso é um ponto. No momento atual, a qualidade de vida do estado é melhor que aqui. Isso não exclui o fato do estado estar quebrado.

Nossa, você nem leu a primeira frase do meu post. Isso é fato, o estado da California está quebrado! Eu concordo com isso!

Eu estou falando desse preconceito de falar que pintar meio-fio é isso ou aquilo. Além do que não tem nada a ver com situação financeira do Estado que por sinal não é nem ele quem faz isso. São as prefeituras.

Só porque na sua cidade não fazem isso não quer dizer é coisa de caipira e mesmo se for é melhor fazer essas coisas de caipira do que se dizer de elite cultural do país e jogar ovo em quem passa na rua por diversão.

Inconfidente
July 21st, 2009, 07:14 PM
^^
ou se não tem em Londres, NYC ou Paris é "brega"...aném...me irrita.

É, isso irrita demais. Esses preconceitozinhos infantis.

legal
July 21st, 2009, 07:43 PM
gente...a pintura de meio-fio não é apenas para estética...é completamente importante para a visualização noturna das vias e principalmente para prevenção de doenças e a higiene do meio urbano, é um serviço complementar ao serviço de limpeza urbana e é feita após a varrição e limpeza geral para dar um melhor acabamento ao serviço de limpeza pública. Como nosso país e em muitos outros que não possuem uma padronização de suas calçadas, umas das melhores formas de prevenção (inclusive de acidentes) é a pintura tracejada de meios fios (muito comum em cidades do Estado de SP e agora em algumas do interior de Minas).

Isso eh lenda!

Em milhoes de cidades no mundo, as guias nao sao pintadas e, ao que se saiba, nenhum cego caiu pelo ralo por isso.
Eh um trabalho porquissimo que deixa qualquer cidade com impressao de um circo ao ar livre.

UrbanistaArquiteto
July 21st, 2009, 09:35 PM
bem, sinceramente, e despido de preconceitos a respeito, o que me agrada nesta questão de manutenção da urbanização é que seja bem feito. Já vi muitos meio-fios sem pintar bonitos e muitos feios tb, ou pq são sujos, ou pq são tortos, ou pq são quebrados, etc. Já vi muitos pintados bonitos tb, bem pintados, e "combinam" com muitas cidades (metrópoles e cidades do interior). O que é incompreensível é a pintura mal feita (com a coordenação motora de uma criança de 03 anos) que fazem em muitas cidades, além de ficar horrível é algo absolutamente sem nexo, se é pra ficar ruim pq gastar dinheiro?? Ser feio por desleixo - embora muito reprovável - é compreensível, mas gastar dinheiro e ter trabalho pra enfeiar é que é o fim da picada [pq me recuso a admitir que alguem tenha o senso estático tão distorcido assim]

Raul Neto
July 21st, 2009, 09:48 PM
^^ Qual cidade vc mora? Conhece a realidade de todas as cidades do país? Já veio para Rondônia?

Usei Rondônia, pq é a realidade que conheço e sei da necessidade do meio fio pintado, imagino que outras regiões, ainda mais cidades do interior necessitam tb, mas por desconhecer prefiro não incluir no meu questionamento.
Não conheço Rondônia. Nenhum demérito, mas há outros lugares que são prioritários para mim. Mas, fica a pergunta: porque essa coisa de péssimo gosto tem que estar presente nas cidades de seu estado?

Pé Vermelho
July 21st, 2009, 09:57 PM

Eu dou graças a Deus que a prefeitura daqui pinta as guias. Isso deve variar de acordo com cada cidade, mas não vejo nada de caipira nisso. Aqui em Maringá amigo, o dia que você ver a cor da terra (meu nick não é esse à toa) talvez você passe a preferir a guia pintada. Quando elas não são, ficam em alguns casos muito sujas...

REALMENTE, NÃO ME AGRADAM A PINTURA DAS GUIAS PAULISTAS (em listras). Felizmente não é o que eles fazem por aqui. Mas manter os meios fios bem pintados passam uma impressão de que a cidade é de certo modo bem cuidada. Sem contar que não deixa de ser uma sinalização tb (claro não é a sinalização principal ou primordial), + é bom dirigir e ver bem marcado o meio fio, o canteiro central e etc...

Raul Neto
July 21st, 2009, 10:00 PM
É deste preconceito que eu estou falando. Além de falar que isso é coisa de caipira coisa que não é, mesmo porque até Los Angeles usa isso ainda coloca outras coisas no mesmo balaio.

Ai, meu Deus! Esse negócio de ter só em cidade do interior é coisa da sua cabeça! Se você considerar que Belo Horizonte é cidade do interior tudo bem, mas e Los Angeles, hein? :|

Nossa, você nem leu a primeira frase do meu post. Isso é fato, o estado da California está quebrado! Eu concordo com isso!

Eu estou falando desse preconceito de falar que pintar meio-fio é isso ou aquilo. Além do que não tem nada a ver com situação financeira do Estado que por sinal não é nem ele quem faz isso. São as prefeituras.

Só porque na sua cidade não fazem isso não quer dizer é coisa de caipira e mesmo se for é melhor fazer essas coisas de caipira do que se dizer de elite cultural do país e jogar ovo em quem passa na rua por diversão.
O meio fio pintado chega num pacote comum a maioria das cidades brasileiras, onde, na quase absoluta maioria, não há a mínima preocupação com urbanização e mobiliário urbano. Nossos administradores buscam a cidade limpinha, não importa o quanto mal urbanizada seja, pois rua limpinha e que não é aberta para enterramento de rede e implantação de mobiliário adequado, costuma render votos. É uma mediocridade só. Não é só esse escrotidão de meio fio pintado, mas é o festival de tralhas que o acompanha: os inúmeros postes de cimento, o festival de cabos aéreos, os transformadores dependurados, as calçadas sem padronização ou com um padrão inadequado, os painéis de propaganda que não respeitam posturas e o censo estético, os out doors que poluem o visual, as árvores com podas mal feitas ou mesmo as ruas sem qualquer vegetação, as construções sem qualquer respeito a estética, as construções antigas e de algum valor seja histório ou de memória coletiva que tem suas janelas substituídas por alumínio e até empastilhadas ou azulejadas, enfim, é tudo aquilo que cria em nossas cidades um espetáculo deprimente, do qual, invariavelmente, o meio fio pintado (isso quando não pintam os troncos das árvores, outro horror) é parte da "decoração". Quanto a Los Angeles, não conheço. Dos Estados Unidos só NYC, Washington e São Francisco, onde não vi estas coisas medonhas. Mas, como LA é tida como um modelo de tudo o que não deve ser feito nos EUA, de fato, deve ser mais uma confirmação do desastre urbano que é.

Belcity
July 21st, 2009, 10:01 PM
acho ridículo
pior ainda quando pintam tracejado como em São Paulo :gaah:

Sr. Mauá
July 21st, 2009, 10:04 PM
Puxa-Vida, o pior não é isso queridos colegas,
Em época de copa do mundo, a negada pinta as guias de verde e amarelo, pinta o pavimento e ainda penduram bandeirinhas que ficam lá até depois de um ano após a copa!! :lol:

Isso sim, as prefeituras deviam fiscalizar e coibir este vandalismo, agora o meio-fio pintado de branco ou amarelo, seria uma sinalização (barata), mas necessária em alguns casos (não todos) :okay:

Thilindha
July 21st, 2009, 10:08 PM
^^ Realmente esse lance de pintura de Copa do mundo é o ó... Se bobear tem pintura que é usada em 2 copas http://i85.photobucket.com/albums/k66/thi_lindha/Smiles/lol.gif.

Não conheço Rondônia. Nenhum demérito, mas há outros lugares que são prioritários para mim. Mas, fica a pergunta: porque essa coisa de péssimo gosto tem que estar presente nas cidades de seu estado?

Não é demérito nenhum, mas procure conhecer a realidade de outros lugares.

Veja o post #47 que vc irá entender o motivo para a tal coisa de péssimo gosto ser utlizada (no qual, para minha região não vejo como algo de mal gosto), se ainda não ficar claro, posso postar mais fotos.

Mal gosto para mim é meio-fio encardido, com aspecto de cidade abandonada, e que não é culpa da administração, é problema regional mesmo, clima, solo, etc.

BR 364
July 21st, 2009, 10:13 PM
bem, sinceramente, e despido de preconceitos a respeito, o que me agrada nesta questão de manutenção da urbanização é que seja bem feito. Já vi muitos meio-fios sem pintar bonitos e muitos feios tb, ou pq são sujos, ou pq são tortos, ou pq são quebrados, etc. Já vi muitos pintados bonitos tb, bem pintados, e "combinam" com muitas cidades (metrópoles e cidades do interior). O que é incompreensível é a pintura mal feita (com a coordenação motora de uma criança de 03 anos) que fazem em muitas cidades, além de ficar horrível é algo absolutamente sem nexo, se é pra ficar ruim pq gastar dinheiro?? Ser feio por desleixo - embora muito reprovável - é compreensível, mas gastar dinheiro e ter trabalho pra enfeiar é que é o fim da picada [pq me recuso a admitir que alguem tenha o senso estático tão distorcido assim]
Aí eu concordo com vc. Se for pra fazer mal feito, é melhor nem fazer.

Aliás, deve ser por isso que alguns são tão avessos a meio-fio pintado. Se fazem um serviço porco em sua cidade, devem achar que em todas as outras será feito o mesmo serviço porco.

Eu dou graças a Deus que a prefeitura daqui pinta as guias. Isso deve variar de acordo com cada cidade, mas não vejo nada de caipira nisso. Aqui em Maringá amigo, o dia que você ver a cor da terra (meu nick não é esse à toa) talvez você passe a preferir a guia pintada. Quando elas não são, ficam em alguns casos muito sujas...
Exatamente! Vc mora numa região parecida com a minha nesse aspecto (o que muda é a cor da terra, né... :D), então vc entende perfeitamente a questão. Dependendo da região, pintar o meio-fio pode melhorar ou não o aspecto das ruas.

Pé Vermelho
July 21st, 2009, 10:21 PM
^^verdade BR364! E você que já morou por aqui sabe muito bem...

http://img16.imageshack.us/img16/9220/meiofio4.jpg

Essa é de 2009, com o meio fio pintadinho
http://img32.imageshack.us/img32/9106/meiofio3.jpg

Faz toda diferença...

Olha a terra deixando sua marca por aqui:

Avenida João Paulino Vieira Filho (meio suja)
http://i58.photobucket.com/albums/g250/chevette_photos/Essa1.jpg

Avenida Herval (bem suja)
http://i58.photobucket.com/albums/g250/chevette_photos/Essa7.jpg

Depois que pinta fica bem mais agradável...

PauloLescaut
July 21st, 2009, 10:22 PM
Eu gosto de pintura de Copa... mas o mascote da Copa de 94 ficou estampado na minha rua até a Copa de 98, realmente... :nuts:

Mkmillenium
July 21st, 2009, 10:38 PM
Sobre o conceito: Tecnicamente falando o Meio-fio é dividido em 2:

Guia: Finalizacao da calcada em concreto geralmente mais alta que a rua, quando nao é rebaixado nas entradas de garagem,

Sarjeta: É a parte também de concreto que escoa a água da chuva e delimita o cascalho e asfalto da rua. Mas hoje em dia acabam asfaltando tudo.

http://www.pavimak.com.br/images/formas.jpg
http://www.pavimak.com.br/perfis.php Veja mais aqui

http://www.arcimol.com.br/images/esb_meio.jpg

Norma com sua definicao: ftp://ftp.sp.gov.br/ftpder/normas/ET-DE-H00-018_A.pdf

Acho que se chama meio fio, pois é um fio de concreto fino entre calcada mais larga e a rua larga em proporcao. E fica justamente no meio da calcada e rua, divide as duas áreas. Guia é porque é a guia para o trajeto dos carros.

http://www.vitoria.es.gov.br/calcadas/imagens/T24.gif

Fabius_
July 21st, 2009, 10:53 PM
^^
Valeu pela explicação! :okay:

Thina
July 21st, 2009, 10:59 PM
Quando entrei no SSC meio-fio pintado era mais comentado, o horror mesmo ficava para as árvores que por estarem próximas também eram pitadas a meio tronco.
Gosto de meio-fio pintado se sempre houver manutenção, pois a pintura falhada ou as vezes sem pintura dá até um aspecto de mal urbanismo, talvez isso se dê porque já estou acostumada com meio fio pintado.

Greatlakerman
July 21st, 2009, 11:01 PM

Só uma dúvida...o que o governo Federal teria a ver com isto tudo?

Fabius_
July 21st, 2009, 11:08 PM
Achei algumas fotos de pinturas tracejadas de guias em Campinas!
Todas minhas, mostradas aqui no SSC! :lol:

Av. Heitor Penteado, Taquaral
http://i153.photobucket.com/albums/s234/Fabius_BR/100_1590-1.jpg

Av. Júlio Prestes, Jardim Bela Vista
http://i153.photobucket.com/albums/s234/Fabius_BR/100_1581.jpg

Início da Rodovia Miguel Noel Nascentes Burnier (SP-340)
(aqui é especial: viaduto pintado nas cores da cidade! :D)
http://i153.photobucket.com/albums/s234/Fabius_BR/100_1586.jpg

Instituto Agronômico de Campinas, Av. Barão de Itapura, Guanabara
(Pintura mal-feita e antiga)
http://i153.photobucket.com/albums/s234/Fabius_BR/100_1171.jpg

Av. Princesa D'Oeste, Jardim Proença
http://i153.photobucket.com/albums/s234/Fabius_BR/100_0712.jpg

Bosque São José, R. Serra do Piauí, Jardim Proença
http://i153.photobucket.com/albums/s234/Fabius_BR/100_0684.jpg

Av. Papa João Paulo II, Vila Padre Anchieta, distrito de Nova Aparecida
http://i153.photobucket.com/albums/s234/Fabius_BR/1a182fd6.jpg

Av. Ângelo Simões, Ponte Preta
http://i153.photobucket.com/albums/s234/Fabius_BR/100_1464.jpg

Av. Jesuíno Marcondes Machado, Nova Campinas
http://i153.photobucket.com/albums/s234/Fabius_BR/100_1529.jpg

Bruno BHZ
July 22nd, 2009, 12:01 AM
Acho meio-fio pintado a coisa mais horrorosa!!

Infelizmente essa praga chegou aqui em BH, mas por enquanto se restringe à pintura do meio-fio de alguns canteiros centrais e praças. Horrível! Dá vontade de caminhar em cima do meio-fio, para sujar logo essa tranqueira. Nessas fotos de Rondônia e do Pé Vermelho, prefiro bem mais o aspecto do meio-fio "sujo", essa Avenida Herval está ótima, é uma cor natural.

O que acho mais podre é quando pintam aqueles meio-fio de pedra, irregulares. Fica muitooo feio.

Ein? Meio-fio pintado previne doenças?

Inconfidente
July 22nd, 2009, 12:44 AM
Infelizmente essa praga chegou aqui em BH, mas por enquanto se restringe à pintura do meio-fio de alguns canteiros centrais e praças.

Sempre teve, Bruno, não? Acho que só não pintam os meio-fios de pedra da área central.

HSilva
July 22nd, 2009, 02:23 AM
Poxa, essa pergunta tá rendendo hein!!! Essa pintura tracejada acho bonito sim quanto mantida e bem feita. É a cara das ruas de São Paulo! Mas também tem cidades muito bem sem essa pintura, principalmente quando as calçadas são bem regulares. É legal as pessoas destacarem suas diferentes opiniões, mas legal ainda é respeitar essas diferentes opiniões, pois num pais tão diversificado em ambientes e culturas como o nosso, encontrar unanimidade é difícil! Eu acho muito bom esses diferentes hábitos e costumes que as várias regiões do Brasil possuem, já pensou se num país de dimensões continentais como o nosso, tudo fosse igual de norte a sul, de leste a oeste... penso que seria muito sem graça... Mas há outros países que tem um padrão, não tem essa variação.... Penso também que não precisamos seguir os modelos dos paises dito "desenvolvidos". Façamos o que é melhor para nós.

Bruno BHZ
July 22nd, 2009, 02:27 AM
Sempre teve, Bruno, não? Acho que só não pintam os meio-fios de pedra da área central.

Talvez sempre tenha tido isso, mas a minha percepção é que aumentou bastante. Eu lembro de estar já registrado no SSC e reparando nessas coisas quando pintaram pela primeira vez na Contorno, perto da minha casa. Estou falando de 5, 6 anos atrás. O meio-fio da praça Milton Campos, a 1 quarteirão da minha casa, foi pintado pela primeira vez este mês.

De qualquer forma, pela cidade toda, só se pinta nas avenidas e, de vez em quando, ruas de maior circulação. O mais comum é não pintar. Estava vendo agora um thread antigo do Sion, da Mary - nada estava pintado lá, na época das fotos. Na avenida Uruguai dava para ver que foi pintado, mas já com a tinta completamente gasta, a aparência estava quase de pedra ao natural - talvez isso também reforce a minha imagem de que não se pinta quase nada.

Inconfidente
July 22nd, 2009, 02:31 AM
Talvez sempre tenha tido isso, mas a minha percepção é que aumentou bastante. Eu lembro de estar já registrado no SSC e reparando nessas coisas quando pintaram pela primeira vez na Contorno, perto da minha casa. Estou falando de 5, 6 anos atrás. O meio-fio da praça Milton Campos, a 1 quarteirão da minha casa, foi pintado pela primeira vez este mês.

De qualquer forma, pela cidade toda, só se pinta nas avenidas e, de vez em quando, ruas de maior circulação. O mais comum é não pintar. Estava vendo agora um thread antigo do Sion, da Mary - nada estava pintado lá, na época das fotos. Na avenida Uruguai dava para ver que foi pintado, mas já com a tinta completamente gasta, a aparência estava quase de pedra ao natural - talvez isso também reforce a minha imagem de que não se pinta quase nada.

O que eu não gostei mesmo (não sei se você reparou) foi pintar as trincheiras de vermelho (aquele vermelho escuro). Acho que as descaracterizou. O branco dos meio-fios, se o povo não gosta sai com o tempo. Já esse vermelhão, que deixou o ambiente meio "pesado" parece que não sai nem com as próximas 100 estações chuvosas. :ohno:

Ramos
July 22nd, 2009, 02:45 AM
Na verdade nenhum prefeito pára pra pensar sobre isso. Em SP por exemplo, quando recapeiam uma rua pintam o meio fio, mas a sinalização com faixas fica pra depois.

Não dá para comparar um serviço com outro. Enquanto qe as guias são pintadas com cal, a sinalização viária é pintada (quando há verba disponível) com tintas (e técnicas) específicas para asfalto.

A guia é pintada (bem ou mal) por uma questão de sinalização viária, não por estética (muito embora existam políticos que acham bonitas guias pintadas).

Scotti
July 22nd, 2009, 04:25 AM
Poxa, essa pergunta tá rendendo hein!!! Essa pintura tracejada acho bonito sim quanto mantida e bem feita. É a cara das ruas de São Paulo!

Essa foi uma das coisas que mais me doeram nos olhos quando visitei SP. É uma espinha horrorosa na cara das ruas de SP.

Scotti
July 22nd, 2009, 04:29 AM
Gente, mas que coisa mais horripilante esses meio-fios tracejados em Campinas... Pra que isso meu pai do céu?

Greatlakerman
July 22nd, 2009, 04:31 AM
Gente, mas que coisa mais horripilante esses meio-fios tracejados em Capinas... Pra que isso meu pai do céu?

Pelo jeito é pro povo ter onde brincar de amarelinha.

JPBrazil
July 22nd, 2009, 08:19 AM
Quando eu vejo meio-fio tracejado lembro logo das cidades africanas e do Oriente Medio.

Calvin Porto
July 22nd, 2009, 08:52 AM
Pintura de meio fio só para questões de segurança, de preferência discreta...com fins decorativos é o fim...ridículo !

Rekarte
July 22nd, 2009, 10:44 AM
Fica mais bonito pintado,mas eu n ligo muito pra isso

Fabius_
July 22nd, 2009, 12:25 PM
Gente, mas que coisa mais horripilante esses meio-fios tracejados em Campinas... Pra que isso meu pai do céu?

Pra nada, é só enfeite mesmo.
Faria muito mais efeito uma pintura eficiente do solo, somada a uma boa manutenção das vias.

Raul Neto
July 22nd, 2009, 01:54 PM
^^Fabius, você é perfeito! Vai direto ao ponto. Para que essas m... se o que faz a diferença é a manutenção e sinalização das vias, que muito raramente acontece no nosso país.

ambiente2008
July 22nd, 2009, 05:59 PM
Eu sempre achei isso horrível e sem qualquer necessidade. Não acredito que a simples pintura de lancis (na maioria com tintas que não são reflectoras) seja importante para a segurança rodoviária.

Aqui em Portugal eu não lembro de ter visto qualquer lancil pintado dessa forma.

pulga
July 23rd, 2009, 02:51 AM
eu não gosto, aqui no Rio não tem isso e eu nunca subi na calçada com meu carro por isso

tipo criaram uns mitos bestas em relação a isso, mesmo no caso de um apagão como dito vc se guia pelas marcas na via e não pelo meio-fio, não ajuda em nada e é um despercdício de dinheiro público

falcaofalcolino
July 23rd, 2009, 03:14 AM
Eu sou a favor, me passa a impressão de limpeza, sempre vejo aqui no forum algumas cidades que fazem isso e comparando com as que não tem o aspecto é bem melhor mesmo. Aqui no Rj seria mt dificil fazer isso haja vista o intenso tráfego de pessoas e carros que iriam demandar uma manutenção quase que semanal pra manter o aspecto.

Mas acho que só é viavel para cidades pequenas e medias, para as grandes não.

ppeanno
July 23rd, 2009, 03:36 AM
aqui em Brasília (Plano Piloto), sempre pintam todos os meio-fios de branco uma vez por ano, nas vésperas do 7 de setembro. Interessante que dias antes da visita da comissão da FIFA, para julgar a cidade para a copa de 2014, pintaram tudo quanto é meio fio de branco... pra mim não faz diferença nenhuma, pintado ou não. Pelo gasto de dinheiro público, prefiro não pintado..

Fui ver umas fotos que tirei de Uberlândia no último fim de semana e na mesma avenida, nada é pintado, e chegando perto do centro da cidade, fica tracejado

http://i831.photobucket.com/albums/zz236/ppeanno/IMG_4176.jpg

http://i831.photobucket.com/albums/zz236/ppeanno/IMG_4178.jpg

http://i831.photobucket.com/albums/zz236/ppeanno/IMG_4182.jpg

http://i831.photobucket.com/albums/zz236/ppeanno/IMG_4192.jpg

confesso que esse tracejado ficou até simpático!
http://i831.photobucket.com/albums/zz236/ppeanno/IMG_4195.jpg

http://i831.photobucket.com/albums/zz236/ppeanno/IMG_4197.jpg

Ramos
July 23rd, 2009, 11:59 PM
Pra nada, é só enfeite mesmo.
Faria muito mais efeito uma pintura eficiente do solo, somada a uma boa manutenção das vias.

Não faria efeito nenhum, por que a pintura das guias também faz parte da sinalização de solo. Imagine numa situação de blecaute, só a sinalização de via seria insuficiente. A pintura de guias tem a mesma função da linha branca contínua nos acostamento de estradas. Serve como referência para o motorista em locais com iluminação baixa ou em caso de blecaute.

Fabius_
July 24th, 2009, 12:07 AM
Não faria efeito nenhum, por que a pintura das guias também faz parte da sinalização de solo. Imagine numa situação de blecaute, só a sinalização de via seria insuficiente. A pintura de guias tem a mesma função da linha branca contínua nos acostamento de estradas. Serve como referência para o motorista em locais com iluminação baixa ou em caso de blecaute.

Eu respeito a sua opinião, mas o efeito visual na cidade é muito desagradável e a maioria dos foristas concorda com isso. Prefiro somente a pintura do solo.

lucasluzmg
July 24th, 2009, 12:38 AM
aqui em Brasília (Plano Piloto), sempre pintam todos os meio-fios de branco uma vez por ano, nas vésperas do 7 de setembro. Interessante que dias antes da visita da comissão da FIFA, para julgar a cidade para a copa de 2014, pintaram tudo quanto é meio fio de branco... pra mim não faz diferença nenhuma, pintado ou não. Pelo gasto de dinheiro público, prefiro não pintado..

Fui ver umas fotos que tirei de Uberlândia no último fim de semana e na mesma avenida, nada é pintado, e chegando perto do centro da cidade, fica tracejado

http://i831.photobucket.com/albums/zz236/ppeanno/IMG_4176.jpg

http://i831.photobucket.com/albums/zz236/ppeanno/IMG_4178.jpg

http://i831.photobucket.com/albums/zz236/ppeanno/IMG_4182.jpg

http://i831.photobucket.com/albums/zz236/ppeanno/IMG_4192.jpg

confesso que esse tracejado ficou até simpático!
http://i831.photobucket.com/albums/zz236/ppeanno/IMG_4195.jpg

http://i831.photobucket.com/albums/zz236/ppeanno/IMG_4197.jpg

O tracejado que eles tão usando aqui em Uberlândia é mais interessante pq na parte "cinza" é usada tinta fosforecente. A noite da um efeito bem legal e ajuda muito em casos de blecautes.

Rodalvesdepaula
July 24th, 2009, 12:46 AM
Aqui, quando há Copa do Mundo, algumas pessoas pintam a guia (e a rua) com as cores da bandeira brasileira.

Me lembro bem de uma foto no Zero Hora, quando a seleção brasileira de futebol jogou pela última vez em Porto Alegre. A via de acesso ao aeroporto estava com a guia toda pintada com as cores do Brasil, algo totalmente brega. :ohno:

Fabius_
July 24th, 2009, 12:54 PM
^^
Pintar a guia nas cores do Brasil não é nada: pior mesmo é pintar a rua. Dependendo do asfalto, especialmente se for aquele mais novo e liso, pode tornar a rua um sabão e por conseguinte um risco aos veículos, especialmente às motocicletas (que já não precisam de muito para oferecerem riscos).

pulga
July 25th, 2009, 07:34 AM

como eu falei, isso é um mito, essa pintura não servem pra casos de apagão

elas não são pinturas reflexivas como as faixas na via, pra se enxergar elas vc precisa da mesma quantidade de luz que pra enxergar o meio-fio sem pintura

aqui no rio não se pinta nada e não faz nenhuma diferença pra ninguém

se vc for a Nova york, Paris, Toquio, Oslo, Londres... nenhum desses lugares usam essa "suposta" proteção contra apagões...

pulga
July 25th, 2009, 07:58 AM
graças a Deus aqui no rio pintar o meio fio, arvores e postes é proibido por lei

essa é a maneira que se indica o meio-fio no rio em lugares onde de fato há perigo da pessoa não enxergar no escuro

http://img401.imageshack.us/img401/2681/meiofio.jpg

http://img521.imageshack.us/img521/8165/meiofio2.jpg

uma marca feita na via com a mesma "tinta" reflexiva da via a uma distância do meio fio

é assim que se faz na maioria dos países

Njggah'z Heppin'
July 25th, 2009, 04:44 PM
Para mim tanto faz. Mas se isso tem uma finalidade, que seja pintado então, oras...

tonyssa
July 25th, 2009, 04:50 PM
Pintado é bem melhor.

soruco
June 9th, 2012, 04:06 AM
Ressuscitando esse thread :) Acho brega, jacu, cafona, mentalidade sub-desenvolvida de pintar meio fio de branco com essa lista de zebra. Pior ainda pintar tronco de arvore e a metade do poste de branco. o cumulo da breguice. Vejo a avenida paulista com o meio fio parecendo uma zebra e penso se nao tivesse isso a aparencia da avenida seria muito melhor. E' dinheiro jogado fora, quando e' que vao perceber isso e parar com essa cafonice????

AlbertoCruz
June 9th, 2012, 04:15 AM
Não pelo amor de Deus, pintado é muito cafona....isso é bom senso gente...

S.T.Y AP
June 9th, 2012, 05:19 AM
Aqui em Macapá sempre é pintado, mas bem porcamente. Aqui perto de casa foi repintado recentemente, só que tracejado. Eu gosto porque me faz lembrar Campinas! :lol::lol:

http://img42.imageshack.us/img42/3776/orlamacap.jpg
Nessa foto tem as duas situações. Eu prefiro o lado tracejado (pelo menos nesse caso).

Matheus Rody
June 9th, 2012, 05:37 AM
Meio-fio pintado é muito feio. Se ainda fossem blocos de concreto mais claros intercalados com concreto mais escuro seria menos feio. Mas essa passada de cal mal feita é muito feio. Fora que a qualidade do meio-fio aqui no Brasil também é péssima.

brscraper
June 9th, 2012, 06:00 AM
graças a Deus aqui no rio pintar o meio fio, arvores e postes é proibido por lei

essa é a maneira que se indica o meio-fio no rio em lugares onde de fato há perigo da pessoa não enxergar no escuro

http://img521.imageshack.us/img521/8165/meiofio2.jpg

uma marca feita na via com a mesma "tinta" reflexiva da via a uma distância do meio fio

é assim que se faz na maioria dos países

Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas na auto-escola aprendi que essa linha da imagem 2 quer dizer ''proibido estacionar''. rs

FloripaNation
June 9th, 2012, 06:13 AM
Nossa eu quase nem presto a atenção nesses meio-fios pintados kkkkk

Lembrando que essas "tintas brancas" não é tinta, é caiação (de cal). Eu não gosto quando está pintado nos postes, você passa com uma calça escura e suja tudo de pó branco.

DannyelBrazil
June 9th, 2012, 10:04 AM
Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas na auto-escola aprendi que essa linha da imagem 2 quer dizer ''proibido estacionar''. rs

Proibido estacionar é linha amarela.
Isso onde tem e onde não tem guia/meio-fio pintado.

Aliás, acho péssimo, sou mais a linha branca como tem no Rio, em Curitiba e também nos EUA.

TôBrabo
June 9th, 2012, 03:43 PM
Pior é Porto Alegre, que possui as linhas pintadas no asfalto e, mesmo assim, insiste em pintar o meio-fio. E nas datas comemorativas ou grandes eventos, pintam em cores que remetam a esses acontecimentos. Completamente ridículo. Mas eu sou muito chato, acho que pego mais no pé de lugares com o meio-fio pintado do que de lugares com calçada mal cuidada. Acho que vou fazer uma campanha de facebook, que portalegrense adora. Se falar mal da prefeitura, então...

Ice Climber
June 9th, 2012, 03:50 PM
Pior é a mania de prefeitos em mandar pintar o meio fio em ano de eleição. Aliás, 2012 promete o show de horrores - é cor de partido, cor da cidade, ou cor de grandes eventos (quem lembra do verde e amarelo de Porto Alegre, por causa do jogo da Seleção?).

Flat_Head
June 9th, 2012, 03:52 PM
Pinta tudo de verde limão, que fica fashion...

Adrecal
June 9th, 2012, 04:02 PM

Proibido estacionar é linha amarela.
Isso onde tem e onde não tem guia/meio-fio pintado.

Aliás, acho péssimo, sou mais a linha branca como tem no Rio, em Curitiba e também nos EUA.

Essa linha de bordo serve para limitar a via, mas se ela vier acompanhada de sinalização vertical ela pode ser uma indicação. A faixa branca pode ser estacionamento até ( o contrário do que vc disse) e se amarela ( cor de advertencia) proibido parar e/ou estacionar.

No CTB e regulamentos do Denatran não existe nenhuma função específica para pintura de meio-fios, o que leva crer que é opção estética mesmo.

eduardo76
June 9th, 2012, 04:07 PM
Prefiro sem pintura...ou pintar em tom cinza pra ficar com um acabamento melhor.

SP underground
June 9th, 2012, 05:20 PM
Não estando borrado demais ou desbotado, não me incomoda o meio fio pintado, pois me passa até um aspecto de limpeza!

bruninhodb
June 10th, 2012, 01:25 AM
Melhor lavar.. as prefeituras não costumam lavas os logradouros.. ai ruas, calçadas, postes, viadutos ficam encrustados pela poluição.. uma boa lavada com jato de agua resolveria!

CampoGrandense
June 10th, 2012, 05:03 AM
Não me incomoda quando a pintura é contínua, mas quando é tracejada fica muito feio, ou pinta ou não pinta. Acho que pintado facilita enxergar os limites da via quando a visibilidade não é boa, especialmente em ruas mal iluminadas.

Joás Santos
June 10th, 2012, 05:08 AM
É horrível pintado, ainda mais no Brasil!

Rocco Buendía
June 10th, 2012, 07:45 AM
Acho bonitinho por dar exatamente um aspecto de cidade pequena, simples. Me lembra ao subúrbio e à Região dos Lagos, onde morei.

Ao mesmo tempo acho totalmente dispensável. Prefiro que gaste o dinheiro disso em limpeza e manutenção.

TôBrabo
June 10th, 2012, 08:07 PM
Acho bonitinho por dar exatamente um aspecto de cidade pequena, simples. Me lembra ao subúrbio e à Região dos Lagos, onde morei.

Ao mesmo tempo acho totalmente dispensável. Prefiro que gaste o dinheiro disso em limpeza e manutenção.

Principal motivo pelo qual eu odeio que pintem o meio-fio.

Lucianoldf
June 11th, 2012, 01:38 AM
uma linha contínua branca ao lado do meio-fio creio que seja mais importante para o trânsito do que o meio-fio pintado em si.

Test Pilot Yui
June 12th, 2012, 02:10 PM
Realmente, é melhor pintar do que não fazer nada quanto a sujeira do local. O que não pode é deixar uma solução temporária como resposta eterna para o problema ou como muleta para maquiar e camuflar o problema.

Tintas e produtos a base de cal possuem um efeito saneante em locais aonde o esgoto e a sujeira mais acumulam que são meio-fios e postes (o que tem de cachorrada e bêbado que urina e faz as necessidades em poste não é fácil) e também mata o lodo em cidades que chove demais.

Quer dizer, tem as vantagens e desvantagens. O certo é mesmo lavar as ruas mas a infraestrutura no Brasil é tão precária que só vamos ter saneamento para todo mundo depois do ano 2100 (segundo o Jornal Nacional). Enquanto isso a pintura deveria ser padronizada com a sinalização da rua e das garagens das casas não sendo apenas na cor branca.

eduardoazul
June 12th, 2012, 04:19 PM
Se for bem pitadinho com tinta decente e não pintado as pressas com cal e "cagando" o asfalto por tabela, eu não vejo mal nenhum!
Me incomoda mais ruas sujas e mal conservadas assim como calçadas em péssimo estado!!!

dahaka2
June 12th, 2012, 06:14 PM
Acho anti-estético, na medida em que a manutenção é bastante complicada e logo logo tudo descasca, fica meio cinza, etc. Fora a habilidade de se fugir do meio-fio e se pintar também (respingar) o asfalto sem querer.

Se o critério é segurança, não conheço sequer UM país desenvolvido que faça isso em larga escala. Nos EUA, costuma-se utilizar concreto no meio-fio, que por sua cor mais clara acaba se diferenciando do asfalto e orientando os motoristas.

Assim sendo, pintar meio-fio = desperdício de dinheiro. Por mim deveria haver uma lei municipal em cada município regulando isso.

BraVision
June 13th, 2012, 04:18 AM
Nao conheco cidade grande de paises ricos com meio-fio pintado de branco. Da uma impressao de "subdesenvolvimento urbanistico". O que vejo sao faixas brancas pintadas de branco no asfalto 'a uns 10-15cm dos meio-fios. No Brasil, parece que no Rio de Janeiro, Curitiba e Recife ja entenderam isso. Nao reparei nas outras cidades, mas ainda pior sao as arvores e postes pintados de branco, com cal, e sempre borrocados em volta. Minha opiniao e' que deveria haver um padrao nacional 'a ser seguido, uma lista de itens urbanisticos a serem seguidos,
como manutencao de asfalto constante, (nao uma camada sobre a velha), mas uma raspagem, mundo usada nos paises desenvolvidos, meio-fio feitos "in-loco" de cimento, rampas para pedestres e carros padronizadas, nunca na rua, mas sempre imbutida na calcada, e muito verde. :cheers:

hiroamorim
June 13th, 2012, 07:17 AM
nao sei se já citaram mas nas esquina tem a pintura aonde é proibido estacionar.