View Full Version : Ranking do crescimento relativo das cidades mais populosas do Brasil - IBGE 2008/2009
Gabriel Brasil July 26th, 2009, 07:06 AM Ranking do crescimento relativo das 51 cidades mais populosas do Brasil - IBGE 2008/2009
http://img339.imageshack.us/img339/4982/cresrelati.png (http://img339.imageshack.us/i/cresrelati.png/)
Dados: IBGE 2008 - 2009(antes que me perguntem, os dados que estão no sitio do Datasus conferem com os dados do IBGE apresentados nos anos anteriores.)
^^^^Observamos que o crescimento relativo nas grandes metrópoles brasileiras estão levadas a estagnação. Rio, São Paulo, BH, Porto Alegre serão as primeiras cidades em 2020 a decrescer (quando está previsto pelo IBGE o pico máximo que a população brasileira vai chegar e apartir daí, começar a diminui), Santos por exemplo já está vivendo isso, assim como aconteceu e ainda acontece em Detroit, Pittsburgh, Atlanta, Washington, além das várias cidades da Europa. Suas regiões metropolitanas vão crescer, mas em um rítimo bem menor que antes. Estamos atingindo um nível de crescimento baixíssimo, que aos poucos não será mais possível a reposição populacional (hoje isso já acontece no Sudeste/Sul, que é de 1,7 filhos por mulher, onde para repor seria dois filhos por mulher).
Minha análise desses dados me mostram que apartir de agora as cidades do Norte e Nordeste que vão sustentar o crescimento populacioal do Brasil até 2020, digo pelas taxas de natalidade. Já as cidades do Sul/Sudeste, como Uberlândia, Florianópolis, Sorocaba, São José do Rio Preto, Juiz de Fora...que obtiveram crescimento relativo acima da do brasileiro é devido a imigração, são as novas metrópoles em formação, são aquelas que não chegaram ao 1 milhão de habitantes mas se tornaram metrópoles devido ao seu conjunto de serviços da atualidade, oferecendo qualidade de vida ao mesmo tempo. Já Brasília, a imigração tem um peso grande no crescimento da cidade, a capital oferece altos salários, abriga a sede do governo federal, além de oferecer uma boa qualidade de vida e um pujante crescimento econômico.
Metrópole não é poluição, congestionamento, prédios...a nova metrópole brasileira, a metrópole do futuro, é aquela que vai oferecer qualidade de vida e todos os serviços que uma metrópole possa ter hoje, serão essas citadas acima, as cidades entre 500 e 1 milhão.
Diante disso, percebo que estamos caminhando muito rápido para o melhoramento do IDH, ou seja, a qualidade de vida que nos levará a ser um país desenvolvido, estamos longe, mas estamos caminhando a passos largos para isso, é esperar para ver, ainda estaremos vivos!:nuts: O Brasil reagiu rapidamente ao crescimento econômico e social acelerado dos últimos anos, cito como exemplos o aumento dos programas de controle de natalidade e o crescente enriquecimento da população brasileira, diria isso como o principal causa da queda da taxa de natalidade. Caiu no Brasil inteiro, mais sensivelmente no Sul e Sudeste devido as condições econômicas típicas das regiões.
:)
Harisson Souza July 26th, 2009, 07:08 AM Ahh deveria ter colocado as 115 primeiras como no outro thread! :(
Luiz July 26th, 2009, 07:11 AM Teresina me chamou a atenção por crescer tão pouquinho!!! Mas é melhor assim.
Gabriel Brasil July 26th, 2009, 07:17 AM Ahh deveria ter colocado as 115 primeiras como no outro thread! :(
Em breve...
Demora pra fazer um gráfico grande assim...
Harisson Souza July 26th, 2009, 07:23 AM Ah tah beleza! Realmente é muito trabalho! Mas faça mesmo vei towww super curioso pra ver a colocação das minhas cidades : Juazeiro BA e Petrolina PE! ;)
Gabriel Brasil July 26th, 2009, 07:27 AM Assim que estiver pronto coloco aqui pra todos apreciarem...
Sou só eu que tem paixão por dados de cidades?
Harisson Souza July 26th, 2009, 07:33 AM ^^ Eu coleciono tudo! Desde de População à dados do Índice de Gini por município!
Gabriel Brasil July 26th, 2009, 07:36 AM As novas metrópoles que eu disse já começaram a surgir. O Governo Federal quer a criação de novos pólos regionais e a intensificação dos investimentos nessas cidades para repolarizar o Brasil, aumentando a oferta de serviços nas mesmas, ou seja, dar um "empurrão" para eleva-las ao status de metrópoles regionais. Um estudo muito recente dessa nova fase do Brasil foi apresentado no final do ano passado pelo Ministério do Planejamento.
Estudo sugere o desenvolvimento de sete novos pólos regionais
Brasília, 12/11/2008 – O Estudo do Planejamento Territorial, que começou a ser divulgado hoje pelo Ministério do Planejamento, sugere a intensificação de políticas públicas para o desenvolvimento de sete novos pólos regionais nas cidades de Uberlândia, Porto Velho, Palmas, Belém, São Luís, Campo Grande e Cuibá, e em mais 20 outras cidades consideradas subpólos.
O trabalho, desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para o Ministério do Planejamento, está sendo apresentado no Seminário Internacional de Planejamento Territorial no Brasil, que começou hoje e vai até quinta-feira (13/11) no Hotel Gran Bittar no Setor Hoteleiro Sul, de Brasília.
De acordo com o Secretário de Planejamento e Investimentos estratégicos, Afonso Oliveira de Almeida, um dos organizadores do evento, os pólos levantados no estudo são identificações de regiões urbanas que podem ajudar a fazer a descentralização do desenvolvimento nacional.
“A idéia de desenvolver novos pólos é fazer uma desconcentração e uma nova repolarização do território nacional. Como se faz isso? Ofertando serviços nessas novas cidades que estão sendo sugeridas no estudo, para que os deslocamentos dentro do território se dêem de forma desconcentrada”, afirmou o secretário.
Afonso Almeida acrescentou que a Secretaria deve debater com os ministérios setoriais a possibilidade de concentrar os próximos investimentos, especialmente na área de serviços, nessas regiões indicadas.
“Nós já tivemos uma experiência com o Ministério da Agricultura. O ministério estava estudando a criação de sete novas unidades da Embrapa e nós sugerimos que algumas dessas novas unidades fossem implantadas nas proximidades de Palmas, São Luis e Cuiabá, cidades apontadas pelo estudo. Esse caso é significativo porque as unidades da Embrapa oferecem serviços, o que tem tudo a ver com o estudo”, destacou Afonso.
A participação mais ativa do Estado nesses pólos é defendida também pelo professor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, que apresentou a parte relativa à seleção dos pólos. Segundo ele, o desenvolvimento dessas regiões só poderá ser feito por meio de uma intensificação inicial de investimentos públicos que por sua vez atrairiam os investimentos privados, gerando novos empregos e renda para a região e dando suporte ao desenvolvimento econômico do seu entorno.
Campolina acrescentou que o desenvolvimento dos novos macropólos vai ajudar as grandes cidades brasileiras a resolver o problema de concentração populacional, abrindo condições para políticas que possam minorar a condição de exclusão social que existe nessas grandes cidades.
“A concentração populacional sem oportunidades de trabalho, de renda, de habitação, de saneamento nas grandes metrópoles é um desafio social. E ele não pode ser resolvido de forma interna pelas metrópoles onde há concentração. Tem que ser resolvido por oportunidades de desconcentração para outras regiões”, completou o professor Campolina.
As cidades sugeridas no estudo como subpólos são as seguintes: Santa Maria (RS), Chapecó (SC), Cascavel (PR), Teófilo Otoni (MG), Montes Claros (MG), Vitória da Conquista (BA), Sinop (MT), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM), Boa Vista (RR), Santarém (PA), Itaituba (PA), Macapá (AP), Marabá (PA), Imperatriz (MA), Araguaína (TO), Eliseu Martins (PE), Sousa (PB) e o conjunto de três cidades do Ceará que ficam próximas conhecidas como Crajubar (Crato -Juazeiro do Norte – Barbalha).
Ministério do Planejamento - Governo Federal (http://www.planejamento.gov.br/noticia.asp?p=not&cod=2970&cat=60&sec=10)
Gabriel Brasil July 26th, 2009, 07:38 AM ^^ Eu coleciono tudo! Desde de População à dados do Índice de Gini por município!
Eu gosto muito,mas guardar no pc nao guardo não..
Deixo tudo na mente...
Harisson Souza July 26th, 2009, 07:42 AM :lol: eu imprimo e guardo numa pasta arquivo se não me eskeço!
Driano MG July 26th, 2009, 07:44 AM Esses dados já são bem interessantes, são estimativas e no caso de 2009 estimativa da estimativa. Mas acredito que os números do censo de 2010 não deva ter mtas diferenças gritantes.
É impressionate o crescimento de cidades metropolitanas como Betim, Ananindeua, Ap. de Goiânia além dos investimentos e melhorias nos ultimos anos o custo de vida mais barato fez com que elas se tornassem atrativas para a população de outras cidades inclusive de suas capitais. Além do espaço físico e gdes áreas para expansão urbana que tb tendem a aumentar o fluxo migratório para elas.
Já no interior o destaque é Uberlândia, a cidade tem atraído população pq é uma cidade geradora de empregos, além de formadora de mão-de-obra especializada que consegue ainda absorver esse contingente, estudantes que se formam na cidade e acabam se estabelecendo nela.
Queria saber o taxa de migrantes em Uberlândia, e se a prefeitura tem um programa para receber pessoas sem qualificação profissional e que acabem na ilegalidade, subemprego ou mendicância.
Gabriel Brasil July 26th, 2009, 07:47 AM Eu sempre guardo tudo na memória...
Nunca me falhou(até hoje) :lol:
Gabriel Brasil July 26th, 2009, 07:50 AM Fiquei impressionado com o crescimento explosivo de Ap. de Goiânia.Alguns anos mais e alcançará o tamanho (em população) de Ribeirão Preto por exemplo.
Só fico um pouco preocupado com itens como criminalidade,estrutura urbana,transporte de massa,etc.
tchelllo July 26th, 2009, 12:07 PM Cada um enxerga o que mais lhe interessa com estes dados... :)
Fernando_Brasil July 26th, 2009, 12:37 PM São João simplesmente praticamente não cresce mais pq o espaço acabou. Toda a área urbana da cidade é construída. Daqui a alguns anos, não duvido nada que o "formigueiro das Américas" comece a esvaziar um pouco. Aliás, a pior cidade dentre as grandes na RMRJ é a que mais cresce: Belford Roxo. Eh tragédia...
dricobel July 26th, 2009, 01:52 PM Fico com medo do crescimento desordenado de Ananindeua!
Rekarte July 26th, 2009, 02:02 PM E me surpreendi o crescimento de Brasilia,para uma cidade que n tem estado,ter o maior crescimento absoluto do Brasil!
algum brasiliense,poderia me explicar de onde vem esse crescimento?
Gui_p July 26th, 2009, 02:16 PM Nossa Brasília e Salvador cresceram mais que São Paulo...
Fabricio da Bahia July 26th, 2009, 03:18 PM Feira de Santana é a 31º em população e a 34º em crescimento
ótimos dados, e o pib o 2º que mais cresceu do estado,
tudo vai melhorar mais ainda com a RMFS ainda este ano
valeu:)
lorrampaiva July 26th, 2009, 03:34 PM São João simplesmente praticamente não cresce mais pq o espaço acabou. Toda a área urbana da cidade é construída. Daqui a alguns anos, não duvido nada que o "formigueiro das Américas" comece a esvaziar um pouco. Aliás, a pior cidade dentre as grandes na RMRJ é a que mais cresce: Belford Roxo. Eh tragédia...
Belford Roxo não cresce, e sim incha.
superkyo July 26th, 2009, 04:59 PM SANTOS naum cresce mais hehehe acho engraçado isso...
Pesquisadorbsb July 26th, 2009, 05:15 PM E me surpreendi o crescimento de Brasilia,para uma cidade que n tem estado,ter o maior crescimento absoluto do Brasil!
^^ A cidade cresce muito devido n situações, como a busca de melhores condições de vida (saúde, educação, lazer e emprego), geralmente nesse caso pessoas de baixo nivel de instrução e tal.
Mas de uns tempos para cá, começou um movimento de industrialização da cidade, então inverteu a situação, agora empresários, industriais e profissionais liberais (médicos, arquitetos, decoradores, engenheiros, master franqueados) entre outros.
Então a alguns anos a migração era quase sempre de pessoas de baixa renda e sem qualificação profissional, mas hoje em dia, a migração é quase sempre de pessoas de classe média e alta com alta qualificação profissional.
Tanto é só notar o crescimento da área de construção civil, como Aguas Claras, muito dificil encontrar hoje em dia, imoveis valendo menos de 100 mil reais na localidade. Só se for uma mini kitinete e olhe lá.
BR 364 July 26th, 2009, 05:35 PM SANTOS naum cresce mais hehehe acho engraçado isso...
Essa é uma característica de cidades onde a área urbana já ocupou toda a área territorial do município.
Aposto que nos municípios da Baixada Santista o crescimento é bem grande.
Espartano_bsb July 26th, 2009, 07:22 PM E me surpreendi o crescimento de Brasilia,para uma cidade que n tem estado,ter o maior crescimento absoluto do Brasil!
Migração! :)
Rick flash July 26th, 2009, 08:19 PM Poxa , que BELEZA!!!! A melhor noticia que ja ouvi de uns tempos pra ca...
espero que o Brazil desacelere o crescimento populacional o mais RAPIDO possivel.
Espero que nunca cheguemos aos 200 milhoes de habidantes..
Acho que so parando de fazer bebe que esse pais vai pra frente...
Poderia ter mais campanha e acoes do governo contra o crescimento populacional no Nordeste e Norte...
CAF2000 July 26th, 2009, 09:40 PM Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE o Brasil deve parar de crescer em 2030. Depois desta data teremos até casos de encolhimento populacional em certas cidades e até estados. O único aumento que teremos será no número de idosos. Até lá já notamos certas áreas que estão crescendo muito lentamente o que no futuro ocorrera em todo o território nacional.
Cauê July 26th, 2009, 10:05 PM BH não é a terceira mais populosa?
abrandao July 26th, 2009, 10:11 PM ^^
Não. BH é a 6ª mais populosa cidade do Brasil.
A RM de BH é que é a 3ª mais populosa.
Greatlakerman July 26th, 2009, 10:19 PM São José do Rio Preto em 17º? :eek:
E isto pq o nosso crescimento, estranhamente, desacelerou bastante. Entre 2007 e 2008 teríamos ganho 14k de acordo com o IBGE. Já entre 2008 e 2009, o mesmo instituto estimou um ganho de não mais do que 5k.
Ap_Recife July 27th, 2009, 02:24 AM Recife cresce mais na RM.
Cauê July 27th, 2009, 03:36 AM ^^
Não. BH é a 6ª mais populosa cidade do Brasil.
A RM de BH é que é a 3ª mais populosa.
Ah sim amigão... sabia que tinha algo assim. Então ainda podemos dizer que a Grande BH é a 3ª metrópole do país ou a 3ª cidade do país. Há uma distinção entre "cidade" e "município" pouco conhecida no Brasil.
Cauê July 27th, 2009, 03:38 AM ^^
Nesse caso BH seria o 6º maior município do Brasil.
lucas_PMW July 27th, 2009, 03:43 AM Baaah!
Nunca imaginei que Salvador e Brasilia que crescia mais que São Paulo!
xistracinho July 27th, 2009, 03:46 AM Caxias do Sul e Joinville são iguais em IDH, PIB per Capita e agora até em crescimento da população! PQP! :lol: :lol:
abrandao July 27th, 2009, 03:49 AM Ah sim amigão... sabia que tinha algo assim. Então ainda podemos dizer que a Grande BH é a 3ª metrópole do país ou a 3ª cidade do país. Há uma distinção entre "cidade" e "município" pouco conhecida no Brasil.
^^
Nesse caso BH seria o 6º maior município do Brasil.
Mais ou menos, amigo.
O termo cidade, no Brasil, parece estar numa classificação igual ou até menos abrangente que a de município (município seria a área urbana mais a área rural e a noção de cidade, em linhas gerais, está restrita à área urbana do município, no entendimento nacional).
Muito dificilmente considera-se, aqui no país, cidade como toda a aglomeração urbana formada pelo conjunto de municípios, como vc quer referir-se (e que eu também acho a melhor maneira de analisarmos a realidade urbana do Brasil).
Melhor dizer, portanto, que BH é a 3ª maior região metropolitana; não a 3ª cidade do país (nem a 3ª metrópole, já que metrópole é apenas a cidade central da região metropolitana).
Abr.
lucasluzmg July 27th, 2009, 04:00 AM Ao contrario que muita gente pensa, Uberlândia ainda exerce muito sua potencialidade migratória... Apesar de realmente já possuir taxas de crescimento menores. Impressionante mesmo...
Mangueboy July 27th, 2009, 04:39 AM Jaboatão me assusta.
tchelllo July 27th, 2009, 12:38 PM ^^^^Observamos que o crescimento relativo nas grandes metrópoles brasileiras estão levadas a estagnação. Rio, São Paulo, BH, Porto Alegre serão as primeiras cidades em 2020 a decrescer (quando está previsto pelo IBGE o pico máximo que a população brasileira vai chegar e apartir daí, começar a diminui), Santos por exemplo já está vivendo isso, assim como aconteceu e ainda acontece em Detroit, Pittsburgh, Atlanta, Washington, além das várias cidades da Europa. Suas regiões metropolitanas vão crescer, mas em um rítimo bem menor que antes. Estamos atingindo um nível de crescimento baixíssimo, que aos poucos não será mais possível a reposição populacional (hoje isso já acontece no Sudeste/Sul, que é de 1,7 filhos por mulher, onde para repor seria dois filhos por mulher).
Minha análise desses dados me mostram que apartir de agora as cidades do Norte e Nordeste que vão sustentar o crescimento populacioal do Brasil até 2020, digo pelas taxas de natalidade. Já as cidades do Sul/Sudeste, como Uberlândia, Florianópolis, Sorocaba, São José do Rio Preto, Juiz de Fora...que obtiveram crescimento relativo acima da do brasileiro é devido a imigração, são as novas metrópoles em formação, são aquelas que não chegaram ao 1 milhão de habitantes mas se tornaram metrópoles devido ao seu conjunto de serviços da atualidade, oferecendo qualidade de vida ao mesmo tempo. Já Brasília, a imigração tem um peso grande no crescimento da cidade, a capital oferece altos salários, abriga a sede do governo federal, além de oferecer uma boa qualidade de vida e um pujante crescimento econômico.
Metrópole não é poluição, congestionamento, prédios...a nova metrópole brasileira, a metrópole do futuro, é aquela que vai oferecer qualidade de vida e todos os serviços que uma metrópole possa ter hoje, serão essas citadas acima, as cidades entre 500 e 1 milhão.
Diante disso, percebo que estamos caminhando muito rápido para o melhoramento do IDH, ou seja, a qualidade de vida que nos levará a ser um país desenvolvido, estamos longe, mas estamos caminhando a passos largos para isso, é esperar para ver, ainda estaremos vivos!:nuts: O Brasil reagiu rapidamente ao crescimento econômico e social acelerado dos últimos anos, cito como exemplos o aumento dos programas de controle de natalidade e o crescente enriquecimento da população brasileira, diria isso como o principal causa da queda da taxa de natalidade. Caiu no Brasil inteiro, mais sensivelmente no Sul e Sudeste devido as condições econômicas típicas das regiões.
:)
A tendência é que cidades interioranas realmente cresçam proporcionalmente mais do que cidades como Rio e SP e dificilmente capitais em ascensão como Brasília, Curitiba, Goiânia, Salvador chegarão ao tamanho de SP ou Rio por um simples motivo.
São Paulo por exemplo foi uma cidade que teve sua explosão demográfica ocasionada pela industrilização concentrada, ou seja, em apenas uma cidade praticamente a maioria das grandes indústrias brasileiras estava aqui em sua região metropolitana.
Com o advento da globalização, tornou-se quase uma regra no mundo inteiro a desconcentração industrial. Apenas alguns parques industriais permaneceram.
Um grande exemplo disso é a indústria automobilística.
Antigamente montava-se um automóvel inteiro em uma fábrica e devido aos altos e baixos de uma economia local, havia perdas significativas pois a produção vivia a mercê da maré da econômica.
Hoje , monta-se o chassi na Argentina, o motor no México, a transmissão em Valinhos e a carroceria no ABC e pronto, se houver um problema localizado, basta abrir uma nova fábrica de apenas uma parte do veículo em outro lugar e não desmontar tudo e ter que mudar a produção inteira de lugar.
Este é o cerne da globalização e do desmonte dos parques industriais concentrados.
Logo, por mais que cidades e estados brasileiros criem incentivos para trazer indústriais e criar seus parques industriais, será praticamente impossível que eles sejam como outrora foram em cidades como Rio e SP, porque a dinâmica da industrialização mudou.
Posto isso, a tendência é que a industrialização espalhe-se por todas as cidades e regiões do país evitando portanto, a formação de novas Rio de Janeiro e São Paulo.
Bom tudo isso complementando o que você escreveu.
O que gostaria de ponderar é que volta e meia as pessoas associam qualidade de vida com cidades pequenas ou médias e má qualidade de vida com cidades grandes.
Acho isso um equívoco ideologizado.
E quer ver um exemplo básico. Se vc morar em uma cidade dos tais 500 mil habitantes com os tais serviços básicos de metrópole aos quais vc se refere, mesmo assim você não encontrará tudo o que necessita para seu desenvolvimento pessoal e ou entretenimento. Talvez você até encontra uma faculdade de um curso que vc queira fazer, mas terminando este curso verá que a especialização só tem na outra cidade de 500 mil habitantes há 100 km de distância da sua. Logo o congestionamento da cidade de SP se tornará fichinha perto dos 100km de deslocamento 3 vezes por semana para vc poder fazer sua pós-graduação, por exemplo.
O mesmo raciocínio vale para diversão...Em uma cidade de 500 mil habitantes a probabilidade entediar-se com ela e ter que procurar diversão em outra, será infinitamente maior do que em SP no Rio e etc.
Para mim por exemplo, São Paulo é a cidade que mais qualidade de vida oferece, pois ainda possui as melhores oportunidades de emprego em todas as áreas possíveis e imagináveis.
Além de você ter acesso a todas as formas de expressão cultural que você possa imaginar.
Além de você ter acesso a todas os os tipos de cursos de formação educacional que você precisar.
Além de você ter acesso a tudo o que for vanguarda nas áreas de música, artes, entretenimento, pesquisa, diversão e por aí vai.
Acho que simplificar qualidade de vida por conta de congestionamentos, prédios e poluição em detrimento de tudo o que cidades como Rio e SP oferecem é muito pouco...
Como já escrevi aqui algumas vezes, SP sofreu um processo de desindustrialização assim como "N" cidades mundiais, mas mudou seu perfil de cidade industrial para cidade de negócios e serviços de forma exemplar.
Hoje o crescimento de São Paulo não é exatamente demográfico, mas como cidade global e seus novos centros empresariais sendo edificados, mostram como SP vem enriquecendo mais ainda e trazendo um novo tipo e nível de desenvolvimento.
Portanto acho que associar qualidade de vida com cidade pequena é meio que furada, pois qualidade de vida depende muito do que você quer para sua vida e considera importante, afinal quase 20 milhões de pessoas não moram na região metropolitana de SP obrigadas (rs) e se aqui moram é porque pesando os prós e contras há alguma vantagem não acha?
Espartano_bsb July 27th, 2009, 01:06 PM A tendência é que cidades interioranas realmente cresçam proporcionalmente mais do que cidades como Rio e SP e dificilmente capitais em ascensão como Brasília, Curitiba, Goiânia, Salvador chegarão ao tamanho de SP ou Rio por um simples motivo.
São Paulo por exemplo foi uma cidade que teve sua explosão demográfica ocasionada pela industrilização concentrada, ou seja, em apenas uma cidade praticamente a maioria das grandes indústrias brasileiras estava aqui em sua região metropolitana.
Com o advento da globalização, tornou-se quase uma regra no mundo inteiro a desconcentração industrial. Apenas alguns parques industriais permaneceram.
Antigamente montava-se um automóvel inteiro em uma fábrica e devido aos altos e baixos de uma economia local, havia perdas significativas pois a produção vivia a mercê da maré da econômica.
Hoje , monta-se o chassi na Argentina, o motor no México, a transmissão em Valinhos e a carroceria no ABC e pronto, se houver um problema localizado, basta abrir uma nova fábrica de apenas uma parte do veículo em outro lugar e não desmontar tudo e ter que mudar a produção inteira de lugar.
Este é o cerne da globalização e do desmonte dos parques industriais concentrados.
Logo, por mais que cidades e estados brasileiros criem incentivos para trazer indústriais e criar seus parques industriais, será praticamente impossível que eles sejam como outrora foram em cidades como Rio e SP, porque a dinâmica da industrialização mudou.
Posto isso, a tendência é que a industrialização espalhe-se por todas as cidades e regiões do país evitando portanto, a formação de novas Rio de Janeiro e São Paulo.
O que gostaria de ponderar é que volta e meia as pessoas associam qualidade de vida com cidades pequenas ou médias e má qualidade de vida com cidades grandes.
E quer ver um exemplo básico. Se vc morar em uma cidade dos tais 500 mil habitantes com os tais serviços básicos de metrópole aos quais vc se refere, mesmo assim você não encontrará tudo o que necessita para seu desenvolvimento pessoal e ou entretenimento. Talvez você até encontra uma faculdade de um curso que vc queira fazer, mas terminando este curso verá que a especialização só tem na outra cidade de 500 mil habitantes há 100 km de distância da sua. Logo o congestionamento da cidade de SP se tornará fichinha perto dos 100km de deslocamento 3 vezes por semana para vc poder fazer sua pós-graduação, por exemplo.
O mesmo raciocínio vale para diversão...Em uma cidade de 500 mil habitantes a probabilidade entediar-se com ela e ter que procurar diversão em outra, será infinitamente maior do que em SP no Rio e etc.
Para mim por exemplo, São Paulo é a cidade que mais qualidade de vida oferece, pois ainda possui as melhores oportunidades de emprego em todas as áreas possíveis e imagináveis.
Além de você ter acesso a todas as formas de expressão cultural que você possa imaginar.
Além de você ter acesso a todas os os tipos de cursos de formação educacional que você precisar.
Além de você ter acesso a tudo o que for vanguarda nas áreas de música, artes, entretenimento, pesquisa, diversão e por aí vai.
Acho que simplificar qualidade de vida por conta de congestionamentos, prédios e poluição em detrimento de tudo o que cidades como Rio e SP oferecem é muito pouco...
Como já escrevi aqui algumas vezes, SP sofreu um processo de desindustrialização assim como "N" cidades mundiais, mas mudou seu perfil de cidade industrial para cidade de negócios e serviços de forma exemplar.
Hoje o crescimento de São Paulo não é exatamente demográfico, mas como cidade global e seus novos centros empresariais sendo edificados, mostram como SP vem enriquecendo mais ainda e trazendo um novo tipo e nível de desenvolvimento.
Portanto acho que associar qualidade de vida com cidade pequena é meio que furada, pois qualidade de vida depende muito do que você quer para sua vida e considera importante, afinal quase 20 milhões de pessoas não moram na região metropolitana de SP obrigadas (rs) e se aqui moram é porque pesando os prós e contras há alguma vantagem não acha?
Tchello,
Vou concordar apenas em parte com você... Acredito que essa tal qualidade de vida seja muito mais subjetiva do que se possa imaginar... O que é qualidade de vida para uns pode não ser para outros... O fator idade também pode ser relevante nesse aspecto. Tenho muitos parentes no Rio e muitos deles (principalmente com filhos pequenos) já pensam em sair da cidade por causa da violência... Mesmo com todo o leque cultural e de serviços que eles têm à disposição, o fator segurança está pesando no seu cotidiano. Da mesma forma, uma pessoa que fica 3 horas diariamente no trânsito deve sonhar com um lugar mais tranquilo... Conheço dezenas de pessoas que pensam assim, quase todas já sairam da juventude.
Lucianors July 27th, 2009, 01:14 PM As grandes cidades do Brasil realmente vêm diminuindo seu crescimento populacional. Mas o que me chamou a atenção mesmo foi que as cidades médias, com pouco mais de 500.000 habitantes, também estão gradativamente diminuindo seu crescimento, nenhuma consegue manter uma taxa de mais de 2% ao ano. E acho que isso é bom.
Sr. Mauá July 27th, 2009, 01:24 PM 24º Mauá - Confirmando , mais uma vez, que é a cidade que mais cresce no ABC :okay:
tchelllo July 27th, 2009, 01:27 PM Tchello,
Vou concordar apenas em parte com você... Acredito que essa tal qualidade de vida seja muito mais subjetiva do que se possa imaginar... O que é qualidade de vida para uns pode não ser para outros... O fator idade também pode ser relevante nesse aspecto. Tenho muitos parentes no Rio e muitos deles (principalmente com filhos pequenos) já pensam em sair da cidade por causa da violência... Mesmo com todo o leque cultural e de serviços que eles têm à disposição, o fator segurança está pesando no seu cotidiano. Da mesma forma, uma pessoa que fica 3 horas diariamente no trânsito deve sonhar com um lugar mais tranquilo... Conheço dezenas de pessoas que pensam assim, quase todas já sairam da juventude.
Concordo.
Acho que com a chegada da 3a idade a tendência natural é o dinamismo da juventude dar lugar a desacelerada do cotidiano para poder desfrutar a vida de outra forma e aí realmente cidade médias possam ser mais interessantes.
Agora, para quem tem "N" planos de vida e de futuro e quer fazer "N" atividades e está no auge do pulsar, do "querer", independente da idade, acho que cidades com mais de 1 milhão de habitantes ainda oferecem a tal "qualidade de vida".
BR 364 July 27th, 2009, 04:12 PM Tchello,
Eu sou um que quando era adolescente (e até um pouco depois disso, por volta dos 20 e poucos anos) queria morar em cidade grande. Hoje, aos 31 anos, eu prefiro as médias. Não gosto de cidade pequena, nem tanto pelo que essas cidades oferecem ou deixam de oferecer, mas pelo comportamento e estilo de vida da população, que não me agrada muito. Mas também não gostaria de morar numa grande cidade. Hoje a maioria das cidades médias já oferece tudo o que eu preciso, sem os ônus de se morar numa metrópole. Até Porto Velho, que era uma cidade muito carente em vários aspectos, hoje já não deixa tanto a desejar. E olha que eu morei em Curitiba por um bom tempo e me acostumei bem rápido com a cidade e tudo o que ela me oferecia. Mas era uma outra época, uma outra fase da minha vida. Hoje não sinto necessidade nenhuma de morar numa cidade com mais de 1 milhão de habitantes.
Mas entendo perfeitamente o quanto deve ser difícil pra alguém que sempre morou numa metrópole se adaptar a uma cidade menor e entender porque algumas pessoas preferem o "meio-termo", quando podem ter o "máximo".
Harisson Souza July 27th, 2009, 04:25 PM Queria ver as 115:bash:
Lucas_Wild July 27th, 2009, 09:40 PM Recife cresce mais na RM.
É verdade!!
Com os novo investimentos na parte sul da RMR, estas cidades tendem a ter um crescimento muito grande de populaçaõ!
HRLR July 28th, 2009, 04:48 AM Na boa: em cidade pequena não tem nada para fazer, as opções de lazer são reduzidas... e além dos mais as grandes metrópoles têm oportunidades profissionais muito maiores e uma variadíssima oferta de serviços.
Galado July 28th, 2009, 04:52 AM Queria Natal crescendo menos ainda, medo eu tenho dos núemros das cidades da RM.
BR 364 July 28th, 2009, 05:23 AM Na boa: morar em cidade pequena é muito sem graça, não tem nada para fazer, as opções de lazer são reduzidas... e além dos mais as grandes metrópoles têm oportunidades profissionais muito maiores e uma variadíssima oferta de serviços.
Concordo, morar em cidade pequena é meio sem graça. Mas não existem só essas duas opções, né (grande ou pequena). Hoje existem no Brasil várias cidades médias que oferecem praticamente o mesmo que as grandes metrópoles oferecem.
HRLR July 28th, 2009, 05:41 AM ^^
Acredite naquilo que você quiser.
Lucianors July 28th, 2009, 02:05 PM Concordo, morar em cidade pequena é meio sem graça. Mas não existem só essas duas opções, né (grande ou pequena). Hoje existem no Brasil várias cidades médias que oferecem praticamente o mesmo que as grandes metrópoles oferecem.
Metrópole é sinônimo de caos, violência*** e stress. Mas também é sinônimo de muita cultura, os melhores serviços do Brasil em todas as áreas, muita coisa pra se fazer, grandes oportunidades profissionais (pra quem está preparado) e grande dinamismo econômico. Cada qual escolhe o que melhor lhe convém.
*** A violência já não é privilégio de metrópole, as cidades médias assustam cada vez mais nesse quesito.
Sr. Mauá July 28th, 2009, 02:24 PM Qualidade de Vida é DINHEIRO no bolso.
Não adianta eu morar em um lugar paradisíaco e não ter dinheiro para meu sustento :okay:
Imagine o Sr. Mauá morando em Dubai sem um "Puto" no bolso........:lol:
Inconfidente July 28th, 2009, 02:58 PM Qualidade de Vida é DINHEIRO no bolso.
Você não poderia estar mais correto! :lol:
bernardodurco July 28th, 2009, 04:03 PM Rio, São Paulo, tem qualidade de vida sim, mas isso depende de verdade mesmo, do fator dinheiro no bolso, pra qualquer lugar.
BR 364 July 28th, 2009, 04:16 PM Metrópole é sinônimo de caos, violência*** e stress. Mas também é sinônimo de muita cultura, os melhores serviços do Brasil em todas as áreas, muita coisa pra se fazer, grandes oportunidades profissionais (pra quem está preparado) e grande dinamismo econômico. Cada qual escolhe o que melhor lhe convém.
*** A violência já não é privilégio de metrópole, as cidades médias assustam cada vez mais nesse quesito.
Em nenhum momento eu disse que metrópole é sinônimo de caos, violência e stress. Isso fica por sua conta.
O que eu disse é que a maioria das cidades médias hoje oferecem praticamente o mesmo que as metrópoles oferecem. Cultura, bons serviços, muita coisa pra se fazer, grandes oportunidades profissionais e grande dinamismo econômico são coisas que hoje vc encontra em diversas cidades com bem menos de 1 milhão de habitantes. Por isso, concordo com vc, cada qual escolhe o que lhe convém.
Sá July 28th, 2009, 04:18 PM Salvador e Brasília estão num crescimento louco, São Luiz já chegou na casa de 1 milhão de hab, Maceió é a próxima.
Mascate July 28th, 2009, 04:29 PM Recife cresce mais na RM.
Leia-se: Incha mais na RM, como grande parte é conurbada com o Recife...
BR 364 July 28th, 2009, 05:59 PM As cidades médias oferecem muito, ninguém disse o contrário. No entanto, é complicado compará-las em volume de serviços, empregos, cultura e lazer com grandes metrópoles. Faz um teste, entra no site da Catho (www.catho.com.br) e faz uma pesquisa de vagas, verá que a grande maioria está concentrada nas grandes cidades. Outra coisa: pega a agenda cultural de qualquer metrópole e compara com cidades médias, desnecessário né. E lógico, sem dinheiro no bolso nada disso vale nada.
O volume de serviços, lazer, empregos, etc, é proporcional ao tamanho da cidade. Uma metrópole pode ter 10.000 restaurantes diferentes, mas ninguém vai comer em todos os eles. Por exemplo, qual é a diferença entre ter 1.000 McDonald's ou 1 McDonald's, se o lanche é o mesmo, se o serviço prestado é o mesmo? Esse exemplo se aplica a quase todos os serviços.
Quanto aos eventos, ninguém vai a todos os shows ou todas as peças de teatro que acontecem numa metrópole. Mas se alguém quiser ir a um evento específico, nada impede alguém que mora numa cidade média (ou mesmo pequena) de ir a um show de um artista que gosta ou a um evento esportivo que queira ver. É só ir à cidade onde o evento vai ocorrer e voltar pra sua cidade no dia seguinte. Por exemplo, eu moro em Rondônia e isso não me impediu de ir ao GP Brasil de F1 em Interlagos três vezes, sendo que a maioria da população de SP nunca foi.
Sr. Mauá July 28th, 2009, 06:11 PM O volume de serviços, lazer, empregos, etc, é proporcional ao tamanho da cidade. Uma metrópole pode ter 10.000 restaurantes diferentes, mas ninguém vai comer em todos os eles. Por exemplo, qual é a diferença entre ter 1.000 McDonald's ou 1 McDonald's, se o lanche é o mesmo.
Quando se tem um Mc Donalds, tem um Subway, tem um Bobs, tem um Habibs, tem um King Burger, tem um Giraffas, tem um Dom Pepe, tem um Ragazzo, tem um Pattroni, tem um All Parmegiana, tem um Pizza Hut........
Quando se tem uma Casas Bahia, tem um Magazine Luiza, tem um Ponto Frio, tem uma Lojas Cem, tem um ExtraEletro, tem uma Loja Americanas......
Quando se tem um Carrefour, tem um Pão de Açucar, tem um Wal Mart, tem um Extra.......
Quando se tem um Makro, tem um Sams Club, tem um Atacadão.......
Quando se tem um monte de opções TEM MAIS EMPREGO.......
BR 364 July 28th, 2009, 06:41 PM ^^ E muito mais gente pra ocupar esses empregos...
Dessas redes que vc citou aí, a maioria está presente nas cidades médias (e duvido que alguém frequente todas elas). Porto Velho, que ainda é uma cidade mal servida se comparada às cidades médias do centros-sul, tem mais da metade dessas redes que vc citou.
Nos anos 90 eu morei 2 anos em Londrina e logo em seguida morei 3 anos em Curitiba. Sabe o que Curitiba me oferecia a mais do que Londrina? 3 times na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, nada mais.
Max_Paraná July 28th, 2009, 06:44 PM essa de que em cidade de tal tamanho eferece melhores oportunidades de trabalho é relativo. pra um administrador de empresas ou um engenheiro mecatronico por exemplo, normalmente quanto maior for a cidade maior é a chance de ter um emprego ganhando altos salarios, devido a grande quantidade de empresas de grande porte que ali estao. mas pra um medico sem especializaçao nem nada, so com a graduaçao por exemplo, uma cidade pequena e longe de qualquer cidade media ou grande é muito mais promissora, ja que em grandes centros esses profissionais estao em excesso. é so ver que prefeituras de cidades pequenas oferecem salarios maiores para clinicos gerais do que cidades grandes. ou ate mesmo para medicos q fizeram residencia para pediatria ou oftamologia, por exemplo. ja pra um medico que se especialou em fazer cirurgia num detalhezinho de uma parte do corpo, uma cidade pequena nao teria mercado e provavelomente ele nao utilizaria essa sua profunda especializaçao.
SUPERFICIALMENTE cidades pequenas sao melhores para prestadores de serviços essenciais, como medicos, dentistas, etc. ja cidades grandes sao melhores para trabalhadores com alto nivel de especializaçao ou que sao graduado num curso que permite o trabalhador fazer serviços que nao é uma necessidade basica doreta de pessoas fisicas, mas sim de pessoas juridicas, como uma firma ou uma industria, por exemplo.
Sr. Mauá July 28th, 2009, 06:50 PM ^^ E muito mais gente pra ocupar esses empregos...
Dessas redes que vc citou aí, a maioria está presente nas cidades médias (e duvido que alguém frequente todas elas). Porto Velho, que ainda é uma cidade mal servida se comparada às cidades médias do centros-sul, tem mais da metade dessas redes que vc citou.
Nos anos 90 eu morei 2 anos em Londrina e logo em seguida morei 3 anos em Curitiba. Sabe o que Curitiba me oferecia a mais do que Londrina? 3 times na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, nada mais.
Eu moro em uma cidade média (Mauá-SP), o problema é que ela faz divisa com a maior de todas elas.......:lol:
Outra coisa, na maiorias das cidades médias do interior, encontramos serviços apenas no CENTRO da cidade, aqui o negócio é mais descentralizado, temos Centros Comerciais bem na porta de casa.
Tem gente que para ir ao shopping tem que percorrer uns 12 Km, eu atravesso dois quarteirões :okay:
Esse negócio de comparar é uma besteira! É só olhar para os dedos da mão. Cada um é diferente, mas todos tem sua função. Imagine o Brasil sem Rondônia ou sem o Mato Grosso. Iria fazer diferença sim! Vamos ser mais Brasileiros e não Bairristas!
BR 364 July 28th, 2009, 07:13 PM ^^ Concordo com vc, mas eu não tô sendo bairrista, tô falando de cidades médias no geral, principalmente as do centro-sul, essas sim oferecem quase tudo que uma metrópole oferece. As do Norte ainda não, mas estão caminhando pra isso. Mas enfim, não tô defendendo nenhuma região, tô expondo uma percepção que vai além das fronteiras estaduais ou regionais. Tanto que eu citei Londrina e Curitiba, duas cidades onde eu já morei e que estão em outra região bem distante da minha.
As cidades médias do interior tem vários centros comerciais também. Sempre tem um que é mais completo, mas existem outros em diferentes regiões da cidade. E isso também depende muito do porte da cidade. Quando eu falo que cidades médias oferecem quase tudo, eu me refiro a cidades com 400, 500, 600 mil habitantes. Cidades com 100, 200 ou até 300 mil habitantes obviamente ainda não tem tudo.
Sr. Mauá July 28th, 2009, 07:20 PM ^^ Concordo com vc, mas eu não tô sendo bairrista, tô falando de cidades médias no geral, principalmente as do centro-sul, essas sim oferecem quase tudo que uma metrópole oferece. As do Norte ainda não, mas estão caminhando pra isso.
E as cidades médias do interior tem vários centros comerciais também. Sempre tem um que é mais completo, mas existem outros em diferentes regiões da cidade. E isso também depende muito do porte da cidade. Quando eu falo que cidades médias oferecem quase tudo, eu me refiro a cidades com 400, 500, 600 mil habitantes. Cidades com 100, 200 ou até 300 mil habitantes obviamente ainda não tem tudo.
O Norte é a região mais nova do Brasil, urbanisticamente falando, as cidades em formação daqui alguns anos, vão mostrar ser exemplos quanto à mobilidade urbana e condições de vida.
Rede de lojas, o Centro-Norte possui muitas redes regionais como a Gazin, City, etc.....
Porto Velho, Palmas, Vilhena, Rio Branco (tão longe dos centros metropolitanos tradicionais) são exemplo disso. :okay:
rodrigorc July 28th, 2009, 07:37 PM Eu considero esse ranking, o ranking da vergonha..
Esse crescimento todo mundo sabe que é da pobreza, favelas, etc (no caso de salvador), e da robalheira no caso de Brasília, com tantos cargos políticos que "inventam". Os estacionamentos dos ministérios em Brasília não cabem mais carros para tanta gente. Tá dando até briga.
Cada cargo inventado desse signfica uma família que se muda pra Brasilia.
Njggah'z Heppin' July 28th, 2009, 07:51 PM O crescimento explosivo de Salvador deve-se (acredito eu) na maior parte à migração acentuada que está ocorrendo para a cidade.
EricoWilliams July 28th, 2009, 07:51 PM ^^ E muito mais gente pra ocupar esses empregos...
Pra mim já ofereceria um aeroporto internacional, baladas, acessado duplicado para a praia...
Sr. Mauá July 28th, 2009, 07:53 PM acessado duplicado para a praia...
Duplicado para o Interior também!!
Espartano_bsb July 28th, 2009, 08:10 PM Eu considero esse ranking, o ranking da vergonha..
Esse crescimento todo mundo sabe que é da pobreza, favelas, etc (no caso de salvador), e da robalheira no caso de Brasília, com tantos cargos políticos que "inventam". Os estacionamentos dos ministérios em Brasília não cabem mais carros para tanta gente. Tá dando até briga.
Cada cargo inventado desse signfica uma família que se muda pra Brasilia.
^^ O destino de boa parte dos migrantes é a periferia de Brasília. A maioria esmagadora não tem nenhuma relação com cargos políticos ou coisas do gênero. Vote melhor nas próximas eleições que isso muda! Afinal, o atual governo teve uma ampla margem de votos na sua região! :)
Espartano_bsb July 28th, 2009, 08:18 PM Eu sou um que quando era adolescente (e até um pouco depois disso, por volta dos 20 e poucos anos) queria morar em cidade grande. Hoje, aos 31 anos, eu prefiro as médias. Não gosto de cidade pequena, nem tanto pelo que essas cidades oferecem ou deixam de oferecer, mas pelo comportamento e estilo de vida da população, que não me agrada muito. Mas também não gostaria de morar numa grande cidade. Hoje a maioria das cidades médias já oferece tudo o que eu preciso, sem os ônus de se morar numa metrópole. Até Porto Velho, que era uma cidade muito carente em vários aspectos, hoje já não deixa tanto a desejar. E olha que eu morei em Curitiba por um bom tempo e me acostumei bem rápido com a cidade e tudo o que ela me oferecia. Mas era uma outra época, uma outra fase da minha vida. Hoje não sinto necessidade nenhuma de morar numa cidade com mais de 1 milhão de habitantes.
Mas entendo perfeitamente o quanto deve ser difícil pra alguém que sempre morou numa metrópole se adaptar a uma cidade menor e entender porque algumas pessoas preferem o "meio-termo", quando podem ter o "máximo".
Como a média de idade do fórum é relativamente baixa, existe uma tendência natural de valorizar as grandes metrópoles. Com o passar dos anos as prioridades mudam. O lazer e a diversão dividem espaço com as preocupações e responsabilidades do dia-a-dia. Acredito que uma cidade média hoje em dia consegue suprir boa parte das necessidades de qualquer indivíduo. Desde escola para os filhos, passando por bons centros de saúde, até opções de comércio, trabalho e lazer... Sem dúvida! Isso tudo sem os problemas de um grande centro (trânsito por exemplo). Inclusive, especialistas em empregabilidade já recomendam essas cidades para profissionais experientes que buscam uma recolocação no mercado.
BR 364 July 28th, 2009, 08:40 PM Pra mim já ofereceria um aeroporto internacional, baladas, acessado duplicado para a praia...
Mas vc acha que Londrina não tem balada? Ô loco, vc precisa conhecer a cidade então. :D
O aeroporto internacional está acessível a todos. A menos que vc pegue um voo internacional toda semana, eu não vejo problema em se delocar até CWB ou SP pra pegar um voo pro exterior. E praia é uma questão de localização e não do porte da cidade. Balneário Camboriu tem menos de 100 mil habitantes e é uma das praias mais badaladas do Brasil.
O Natalense July 28th, 2009, 09:32 PM Permitam-me uma visão um pouco dissoante disso tudo.
Claro que a priori é bom notar que não está ocorrendo a bomba populacional
que se previa num passado não muito distante. Afinal, é melhor ter menos gente se o bolo é pequeno.
Existem assim duas variáveis na equação: população/bens (renda, serviços). Vamos então torcer pelo mais fácil, aumentando o per capita diminuindo o número de pessoas?
População grande é ruim. Ruim quando não existe educação. Péssimo quando não existe infraestrutura. São esses fatores insolúveis? Não.
O sentido primeiro de tudo é o Ser Humano. Deve ser melancólico ver escolas fechando
por falta de crianças e um sistema previdenciário cada vez mais inchado.
Triste de um estado que não possibilita às familias terem o número de filhos que gostariam de ter.
Um País decrescente é uma lástima, que chega a se desfavorecer do ponto de vista econômico, estratégico e mesmo humano.
Tenho medo que o Brasil envelheça antes de ficar rico. Ou melhor, de que envelheça mesmo.
Hoje não se tem mais a possibilidade de atrair levas de migrantes qualificados como se tinha no passado.
Lucianors July 29th, 2009, 02:16 PM Lóoooogiccooo Meu Filho!
Neste ponto que eu queria chegar....
Meu filho de 5 anos cresce mais do que eu que tenho 30!
Entendeu? :okay:
Mas eu tenho muito mais estrutura do que ele........
:lol::lol::lol: Genial !!!!!!!! Matou a questão em uma frase.
BR 364 July 29th, 2009, 02:46 PM :lol::lol::lol: Genial !!!!!!!! Matou a questão em uma frase.
Concordo, principalmente se fizermos a continuação desse raciocínio.
Uma criança de 5 anos terá uma saúde melhor que uma de 30, que por sua vez terá muito mais problemas pra resolver.
Daqui a algum tempo, ambas terão o mesmo tamanho e estrutura, só que a pessoa mais jovem terá mais saúde e preparo físico e será muito mais dinâmica.
Realmente, a analogia é perfeita.
Lucianors July 29th, 2009, 04:12 PM Concordo, principalmente se fizermos a continuação desse raciocínio.
Uma criança de 5 anos terá uma saúde melhor que uma de 30, que por sua vez terá muito mais problemas pra resolver.
Daqui a algum tempo, ambas terão o mesmo tamanho e estrutura, só que a pessoa mais jovem terá mais saúde e preparo físico e será muito mais dinâmica.
Realmente, a analogia é perfeita.
É, o problema é que nem a nossa e nem a próxima geração verá essa "criança" ter a mesma estrutura e tamanho do "adulto". Então eu fico na minha metrópole mesmo.
BrunoVix July 29th, 2009, 04:17 PM intermerdica.saude era o Artur Penna.
Harisson Souza July 29th, 2009, 04:18 PM Lóoooogiccooo Meu Filho!
Neste ponto que eu queria chegar....
Meu filho de 5 anos cresce mais do que eu que tenho 30!
Entendeu? :okay:
Mas eu tenho muito mais estrutura do que ele........
:applause: :applause:
:lol::lol:
EricoWilliams July 29th, 2009, 04:28 PM intermerdica.saude era o Artur Penna.
Estava suspeito demais mesmo!
BR 364 July 29th, 2009, 05:40 PM É, o problema é que nem a nossa e nem a próxima geração verá essa "criança" ter a mesma estrutura e tamanho do "adulto". Então eu fico na minha metrópole mesmo.
Que bom, se não teríamos que procurar outras crianças... :lol:
Mas o importante é que todos sejamos felizes com as nossas escolhas. Quem gosta de metrópoles morando nas metrópoles, quem gosta de cidades médias morando nas cidades médias e quem gosta de cidades pequenas morando nas cidades pequenas. E todos com acesso a aquilo que precisam pra atender suas vontades e necessidades. :okay:
Fernando_Brasil July 29th, 2009, 05:53 PM intermerdica.saude era o Artur Penna.
Foda esse pessoal que usa o SSC como terapia.
Robin Udi July 29th, 2009, 05:56 PM Então comparando a tese do crescimento humano com as cidades, notamos que Campinas tomou Biotônico Fontoura!
Quem será a próximo?
Ricbit July 29th, 2009, 07:29 PM Nossa, São José dos Campos em 27º, muito acima do que imaginava. E olha que nós estamos reduzindo as taxas de natalidade e o crescimento demográfico.
Avante SJC, conciliando crescimento populacional com serviços e qualidade de vida.
Sr. Mauá July 29th, 2009, 07:42 PM :lol:
Também eu queria dizer que eu aprendo muito com meu filho de 5 anos!
Obrigado meus colegas de SSC pelo apoio! :okay:
Lucianors July 29th, 2009, 08:41 PM Então comparando a tese do crescimento humano com as cidades, notamos que Campinas tomou Biotônico Fontoura!
Quem será a próximo?
Acho que ninguém viu Robin, as taxas de crescimento têm se mantido estáveis, graças a Deus. Uberlândia mesmo vem crescendo a uma população média de 12.000 habitantes por ano. Assim ela chegará a 1 milhão de pessoas em 39 anos, aproximadamente.
Robin Udi July 29th, 2009, 11:19 PM Uberlândia cresceu neste último ano 1,91%, não quer dizer que vai continuar crescendo 12.000 a/a até inteirar 1 milhão em 39 anos.
1,91% de crescimento pra uma cidade de 800.000 habts já seriam 15.280 habts a/a.
Na verdade tudo pode acontecer, mas acompanhando estes últimos dados de crescimento, nota-se que Uberlândia não atingirá 1 mi de habts nos próximos 15 ou 20 anos.
lucasluzmg July 29th, 2009, 11:26 PM E não é valor absoluto, né gente...apenas estimativa. Pode muito bem continuar como aumentar ou diminuir... A tendência populacional do país é a diminuição, mas como citaram ai, as cidades médias estão atingindo o auge da cadeia de crescimento, até pela diversificação e despolarização do emprego no Brasil. Em três estudos a população, especificamente de Uberlândia, pode atingir 1 milhão de habitantes em 14 anos, como manter sua atual taxa de crescimento e sua população, como pode ter um crescimento mediano dessas duas (o estudo "realista"). Agora, muitos falaram que a cidade já tava diminuindo seu crescimento, mas aparecer em 5º na lista, até me assusta...
Will_NE July 29th, 2009, 11:31 PM Salvador continua crescendo muito, e já tá passando dos 3 milhões. Mas Brasília me assusta... Já deixou Fortaleza pra trás, e é a quarta maior cidade do Brasil!!!
Não duvido nada que daqui a uns 5 anos a população de Brasília comece a encostar na de Salvador em número... :runaway:
tonyssa July 30th, 2009, 12:06 AM ^^
SSA precisa para de crescer com urgencia.
P.Otto July 30th, 2009, 12:51 AM Tenho 32 anos e não 20 (segundo alguns foristas, já deveria desejar uma cidade menor, como se o desejo de viver bem, ganhar bem, comer bem, ir a lugares de bom nível arrefecesse com o tempo). Mas digo que não troco SP por nada. Quer dizer, mais ou menos. Fui obrigado a trocar, porque minha mulher é de Vinhedo, cidade com uns 60 mil hab. Ao casar, tive de me mudar para essa cidade que todos dizem sensacional e tem muita qualidade de vida. Pois eu digo: só se qualidade de vida for sinônimo de tédio.
"Ah", diriam alguns, "campinas e jundiaí ficam perto de Vinhedo". Mas nem assim. Essas cidades, por melhores que possam ser, e às vezes supram algumas carências de um paulistano desertor, nem de longe oferecem a mesma efervescência de SP. Sem ofensas...
É mais ou menos dizer que, à época de Roma, vc dizer que preferiria viver em Óstia, local próximo, sossegado e com praia:lol:
Ou, hoje em dia, morar em Poughkeepsie, porque Nova Iorque tem muito trânsito...
É essa a minha sensação. Graças a Deus, trabalho em SP e posso viver toda a poluição, trânsito e violência desse lugar abençoado pelo trabalho de tantos.
Por falar em violêmcia, em números relativos, Vinhedo é mais violenta que SP. Incrível :nuts:
CortKing July 30th, 2009, 01:06 AM ^^^^^^^^
Por essas e outras que so trocaria o Rio por SP. Sem ofensas as outras cidades....
Stefano_rj July 30th, 2009, 01:08 AM A tendência é que cidades interioranas realmente cresçam proporcionalmente mais do que cidades como Rio e SP e dificilmente capitais em ascensão como Brasília, Curitiba, Goiânia, Salvador chegarão ao tamanho de SP ou Rio por um simples motivo.
Tio, quando se fala em qualidade de vida se refere a outras cositas...rs uma cidade calma do interior as vezes a maior parte da cidade tem um nivel de desenvolvimento parecido... e assim as pessoas conseguem nascer, viver e morrer bem velhinhos sem o estresse da cidade grande... :nuts:
Emanuel Paiva July 30th, 2009, 01:50 AM A tendência é que cidades interioranas realmente cresçam proporcionalmente mais do que cidades como Rio e SP e dificilmente capitais em ascensão como Brasília, Curitiba, Goiânia, Salvador chegarão ao tamanho de SP ou Rio por um simples motivo.
^^ Concordo contigo. Deve ser por isso que a maioria dos Cariocas curtem Sampa, pois estão acostumados com cidades enormes. Se o Rio já é grande, imagine Sampa que é quase o dobro :lol:
P.Otto July 30th, 2009, 03:47 AM ^^^^^^^^
Por essas e outras que so trocaria o Rio por SP. Sem ofensas as outras cidades....
Ah, eu moraria no Rio fácil, fácil... rs
Tomar um choppinho no Jobi ou no Bracarense... é muito pouca qualidade de vida ahhahaha
Iria sentir muuuuuuuuuuiiiiiittttas saudades daquele cheirinho de cocô de cavalo das cidades pequenas :lol: (tb sem ofensas... na minha cidade às vezes tem desse cheiro mesmo)
Manauense July 30th, 2009, 05:49 AM O conceito de qualidade de vida é pessoal. Eu, por exemplo, não gostaria de viver em uma cidade brasileira que tivesse menos de 1 milhão de habitantes, a não ser em alguma cidade ou condomínio localizado na RM de alguma grande metrópole.
Eu gosto do que as metrópoles oferecem, como, por exemplo, a comodidade de escolher qual shopping frequentar, a possibilidade de várias opções de filmes em cartaz, a quantidade de restaurantes, opções de baladas etc.
No norte, por exemplo, além de Manaus, creio que eu somente conseguiria me sentir bem se morasse em Belém. Nas demais capitais eu com certeza ficaria extremamente entediado.
superkyo July 30th, 2009, 06:51 AM ^^ Eu sou entediado !! ahhauahu
Emanuel Paiva July 30th, 2009, 01:46 PM O conceito de qualidade de vida é pessoal. Eu, por exemplo, não gostaria de viver em uma cidade brasileira que tivesse menos de 1 milhão de habitantes, a não ser em alguma cidade ou condomínio localizado na RM de alguma grande metrópole.
Eu gosto do que as metrópoles oferecem, como, por exemplo, a comodidade de escolher qual shopping frequentar, a possibilidade de várias opções de filmes em cartaz, a quantidade de restaurantes, opções de baladas etc.
No norte, por exemplo, além de Manaus, creio que eu somente conseguiria me sentir bem se morasse em Belém. Nas demais capitais eu com certeza ficaria extremamente entediado.
^^ EM PRINCÍPIO, eu "faria um teste" em morar em cidades com mais de 1 milhão (Campinas) , outras que não tem AINDA 1 milhão, mas aparenta ter (Juíz de Fora, Londrina, Uberlândia, Ribeirão Preto, etc...). Digo que "faria um teste" porque não sei se me adaptaria :)
BR 364 July 30th, 2009, 04:44 PM ^^ Londrina oferece uma boa diversidade de shoppings, cinemas, restaurantes, vida noturna, etc. Acredito que as demais cidades citadas, por terem um perfil muito parecido, devem oferecer o mesmo. O que elas não tem é praia, e isso pra um carioca deve fazer falta. :D Além de não serem cidades turísticas, mas de negócios. Nesse caso, talvez Floripa fosse uma opção melhor. :yes:
Emanuel Paiva July 30th, 2009, 05:57 PM ^^ Londrina oferece uma boa diversidade de shoppings, cinemas, restaurantes, vida noturna, etc. Acredito que as demais cidades citadas, por terem um perfil muito parecido, devem oferecer o mesmo. O que elas não tem é praia, e isso pra um carioca deve fazer falta. :D Além de não serem cidades turísticas, mas de negócios. Nesse caso, talvez Floripa fosse uma opção melhor. :yes:
^^ Já me disseram que Floripa é uma "mini" Rio de Janeiro. Para Cariocas que curtem praia (nem todos curtem), Floripa seria uma boa opção sim :lol:
Grande Manaus July 30th, 2009, 10:43 PM Manaus teve uma abrupta queda na sua taxa de crescimento anual
Manauense July 31st, 2009, 02:46 PM ^^ EM PRINCÍPIO, eu "faria um teste" em morar em cidades com mais de 1 milhão (Campinas) , outras que não tem AINDA 1 milhão, mas aparenta ter (Juíz de Fora, Londrina, Uberlândia, Ribeirão Preto, etc...). Digo que "faria um teste" porque não sei se me adaptaria :)
Dentre as cidades com menos de 1 milhão de habitantes, mas que estão conurbadas a outras formando um aglomerado que passa de 1 milhão, eu faria um ''teste'' em Niterói-RJ e Santos-SP. Aliás, eu moraria em ambas, mesmo sem um prévio "teste". :D
Ribeirão Preto, que conheci há alguns anos, também seria uma boa escolha para o "teste". Quanto as outras citadas (Juiz de Fora, Londrina e Uberlândia), só conheço Londrina, mas confesso que não gostei muito daquela cidade.
Dentre os centros urbanos com menos de 200 mil habitantes, eu escolheria Parintins (AM), onde tenho raízes e pelo fato de ser uma cidade bem estruturada (tem razoável rede comercial, hospitais, universidades etc), mas só mudaria para aquela cidade se eu tivesse um trabalho que me permitisse viajar frequentemente para Manaus. :)
brunoad July 31st, 2009, 04:05 PM podia expandir ate as cidades com 250mil hab, tirando isso, otimo topico
Emanuel Paiva July 31st, 2009, 05:25 PM Dentre as cidades com menos de 1 milhão de habitantes, mas que estão conurbadas a outras formando um aglomerado que passa de 1 milhão, eu faria um ''teste'' em Niterói-RJ e Santos-SP. Aliás, eu moraria em ambas, mesmo sem um prévio "teste". :D
Ribeirão Preto, que conheci há alguns anos, também seria uma boa escolha para o "teste". Quanto as outras citadas (Juiz de Fora, Londrina e Uberlândia), só conheço Londrina, mas confesso que não gostei muito daquela cidade.
Dentre os centros urbanos com menos de 200 mil habitantes, eu escolheria Parintins (AM), onde tenho raízes e pelo fato de ser uma cidade bem estruturada (tem razoável rede comercial, hospitais, universidades etc), mas só mudaria para aquela cidade se eu tivesse um trabalho que me permitisse viajar frequentemente para Manaus. :)
^^ Bem, morar em Niterói eu adoraria, pois além de ser ma bela cidade, está bem próxima do Rio :lol:
Quanto a morar em cidades com 200 mil pessoas, creio que eu não me adaptaria :)
Vargas July 31st, 2009, 05:33 PM (...)
Ou, hoje em dia, morar em Poughkeepsie, porque Nova Iorque tem muito trânsito...
Pqp....eu ja morei em Poughkeepsie...haha....só aqui mesmo pra ver o nome dessa cidade novamente!
BTW....um tédio total!
lucasluzmg July 31st, 2009, 07:10 PM ^^ Londrina oferece uma boa diversidade de shoppings, cinemas, restaurantes, vida noturna, etc. Acredito que as demais cidades citadas, por terem um perfil muito parecido, devem oferecer o mesmo. O que elas não tem é praia, e isso pra um carioca deve fazer falta. :D Além de não serem cidades turísticas, mas de negócios. Nesse caso, talvez Floripa fosse uma opção melhor. :yes:
E quem disse que Uberlândia não tem praia?
Praia Clube :nuts::lol:
http://i34.photobucket.com/albums/d141/lucasluzmg/Praia.jpg
http://www.praiaclube.com.br/midia/imagens/instituicao/Praia_Clube_Fotos1_caixa_mult.jpg
www.praiaclube.com.br
|
|