View Full Version : (RS) Porto Alegre | Boa Vista | Terceira Perimetral | Platinum Tower
Farrapo August 14th, 2009, 07:25 AM http://img19.imageshack.us/img19/8486/11720243.jpg
http://img10.imageshack.us/img10/6931/53683957.jpg
http://img17.imageshack.us/img17/426/94363532.jpg
http://img35.imageshack.us/img35/306/25423965.jpg
http://img190.imageshack.us/img190/6837/48268144.jpg
http://img15.imageshack.us/img15/8601/81137484.jpg
Mais informações: www.platinumtower.com.br
Farrapo August 14th, 2009, 07:26 AM Bah, as duas primeiras imagens ficaram meio desfocadas (tive que fazer Print Screen ¬¬), mas azar, não vou arrumar, hahah... =P
Calvin Porto August 14th, 2009, 08:05 AM :cheers:Bah ! finalmente um lançamento de alto nível, zero bala !!! poderia ser um pouquinho mais alto, então seria o dono da Perimetral...:banana::banana:
Vittariano August 14th, 2009, 12:06 PM Muito lindo mesmo. Vai chamar atenção. Muito moderno e o topo ficou tri!
Fabius_ August 14th, 2009, 12:57 PM Belo projeto.
Edvan victor August 14th, 2009, 02:00 PM Muito bonito.
Sr.França August 14th, 2009, 02:35 PM Lindão.
ZekaPOA August 14th, 2009, 02:38 PM Belo! podia ser + alto!
Emanuel Paiva August 14th, 2009, 02:48 PM Belo projeto :okay:
tonyssa August 14th, 2009, 04:29 PM Perfeito.
.Kr'st_fer. August 14th, 2009, 04:48 PM muito belo...
se bem q podia ser mais alto!
Wey August 14th, 2009, 04:51 PM LINDO!!! =D
RVpoa August 14th, 2009, 05:14 PM Que classuda que tá ficando essa região no entorno a Nilo Peçanha, bem bonito o prédio, nada de mais, mas vai compor muito bem e nos dar um alívio dos neos que estão por vir, bah naquela perspectiva área bem aparece aquele comercial que está ficando fantástico ali na Nilo Peçanha quase Carlos Gomes.
jai.saj August 14th, 2009, 05:23 PM Lindoooo
Threads: SAJ 1 (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=822628) - SAJ 2 (Aéreas) (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=862590) - SAJ 3 (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=905810&highlight=)
radioheader August 14th, 2009, 06:07 PM Porto Alegre precisa muita de empreendimentos desse nível
noize August 14th, 2009, 06:12 PM Ahh... geralmente não faço eco as requisições de mais altura, mas nesse caso... Todavia, ótimo!
carlos lessa August 14th, 2009, 06:19 PM O prédio me agradou, salvo por essa parte central que liga as duas torres.
radioheader August 14th, 2009, 06:20 PM Pois é, um 10 andares a mais seriam interessantes...
Mas não podemos exigir muito mais do que isso :lol:
PS.: Vamos usar a desculpa que o centro de Paris tem prédios baixos e é um dos lugares mais lindos do mundo :)
Gui_p August 14th, 2009, 06:48 PM Lindão, também com esse nome...
A região me parece ser excelente também :).
joker-rs August 14th, 2009, 06:51 PM bonito
PedroNAT August 14th, 2009, 06:52 PM Lindo projeto !
hugoslz August 14th, 2009, 07:24 PM Bonito mesmo..
Felippehc August 14th, 2009, 08:15 PM Gostei dos projetos desta construtora
ReMattos August 14th, 2009, 09:29 PM Perfect!
Bruno Ctba August 14th, 2009, 11:15 PM Show de bola, acho a Terceira Perimetral muito bonita também !
xplanetx August 14th, 2009, 11:45 PM Mas olha só! A quanto tempo eu não via um lançamento interessante nessa região! Ficou bom mesmo!
Deverá seguir a sina dos prédios da Terceira Perimetral, de ficarem mais imponentes ao vivo do que nos renders.
PedroLacerda August 14th, 2009, 11:46 PM Lindissimo!
Pablo A. Freitas August 14th, 2009, 11:55 PM Belo...
GersonLDN August 15th, 2009, 12:17 AM Quando li o titulo do thread fiquei com medo de abri-lo e ver outro comercial "estilo Goldsztein"....Gracas a Deus estava errado!!
Muito bonito..............pena ser baixinho.
Felippehc August 15th, 2009, 01:09 AM o Lumière bela vista , Personalitè bela vista , Golden gate , Terrazas mansões suspensas e o Country Club Residence (todos da mesma construtora deste) são muito bons (pelo menos quando comparados com os outros prédios de PoA)
espero q esta construtora ganhe tamanho para aumentar o número de lançamentos, quem sabe uma fusão ou mesmo se ela for adquirida por outra empresa maior (desde q ela mantenha a qualidade nos empreendimentos)
Ao q parece eles atuam apenas em Florianópolis e Porto Alegre ...
radioheader August 15th, 2009, 02:46 AM ^^
Bem-vindo Felippe!
Apesar de ser colorado, semrpe é bom mais um gaúcho aqui :lol:
Felippehc August 15th, 2009, 03:11 AM Obrigado ,
Ja lia o fórum a um bom tempo , sou corretor de imóveis aqui em Fortaleza (apesar dos 19 anos), sempre lia os posts pra saber a opinião do povo aqui do SSC a respeito dos projetos q eu costumo vender ou mesmo dos lançamentos q eu n participo , afinal Fortaleza cresce como nunca , pra vc ter uma idéia eu tenho 180 projetos cadastrados no meu pc ...
Enquanto isso Porto Alegre continua em uma situação deprimente , infelizmente
mas espero q a situação melhore apartir de 2012 quando o estado voltar a ter capacidade pra investir , afinal , o Ceará é um exemplo de q um estado brasileiro só cresce se conseguir um projeto de governo q n dependa do governo federal
André_SJC August 15th, 2009, 03:47 AM Muito bom!!! :applause:
radioheader August 15th, 2009, 05:00 AM Obrigado ,
Ja lia o fórum a um bom tempo , sou corretor de imóveis aqui em Fortaleza (apesar dos 19 anos), sempre lia os posts pra saber a opinião do povo aqui do SSC a respeito dos projetos q eu costumo vender ou mesmo dos lançamentos q eu n participo , afinal Fortaleza cresce como nunca , pra vc ter uma idéia eu tenho 180 projetos cadastrados no meu pc ...
Enquanto isso Porto Alegre continua em uma situação deprimente , infelizmente
mas espero q a situação melhore apartir de 2012 quando o estado voltar a ter capacidade pra investir , afinal , o Ceará é um exemplo de q um estado brasileiro só cresce se conseguir um projeto de governo q n dependa do governo federal
E esse boom imobiliário é em todo estado ou só na Capital?
E a corrupção, continua correndo o poder público?
Gui_Poa August 15th, 2009, 06:23 AM Projeto lindo,
Mas parece muito com um prédio de 40 andares que resolveram cortar os ultimos 25 andares para cortar custos.
sauhuuhsa
snowb August 15th, 2009, 07:51 AM Ótimo projeto!
Ao contario da maioria dos foristas, acho o fato dele não ter altura exagerada uma das melhores caracteristicas do projeto. Ele segue o padrão de altura estipulado para essa região, o que no conjunto da um aspecto muito mais interessante urbanisticamente falando que um paliteiro de predios altos e desproporcionais. Predios altos devem ser construidos somente no centro e nas proximidades. E somente comerciais. Predios residencias altos, ainda mais fora do centro...Nunca! Acho otimo esse plano diretor daqui.
A Perimetral com excecao dos neo-brega-classicos ja possui um conjunto interessante e acho que esse empreendimento vai adicionar ainda mais.
Felippehc August 15th, 2009, 06:01 PM E esse boom imobiliário é em todo estado ou só na Capital?
E a corrupção, continua correndo o poder público?
O boom imobiliário esta quase q restrito a região metropolitana e ao Litoral , são alguns bilhões de dólares em investimentos turísticos no litoral
O interior esta recebendo muito investimento em infraestrututra , acho q devem construir um VLT em Juazeiro inclusive (ja me disseram q a única fábrica do país q produz este tipo de veículo fica aqui no CE) , mas de modo geral , o governo do Ceará pretende investir 3 vezes mais q o governo do RS, sem falar na siderúrgica e na Refinaria , q devem criar uma demanda imobiliária muito forte
Quanto a corrupção , ainda é forte sim , casos de licitações feitas para q exista apenas um ganhador são constantes , desde a compra de viaturas pro programa Ronda do quarteirão até a compra do helicóptero do governador , quase sempre o vencedor ja é conhecido antes da licitação
WallyP August 15th, 2009, 06:19 PM Vai ficar lindo. O primeiro render tá meio ruinzinho, mas a montagem no 3º mostra que vai ficar muito bom se ficar parecido.
rsol2000 August 15th, 2009, 06:27 PM Não gostei das palmeiras na frente, o resto tá óptimo!
GilsonBarros August 15th, 2009, 07:52 PM Ótimo projeto!
FelixMadero August 15th, 2009, 08:29 PM Lindo mesmo, poa tá acordando!!!
Minuano August 17th, 2009, 06:41 PM Parece bom, na média.
Mais um prédio corporativo de terno vidro escuro.
Mas já estamos evoluindo para as esquinas redondinhas.
radioheader August 17th, 2009, 08:22 PM O boom imobiliário esta quase q restrito a região metropolitana e ao Litoral , são alguns bilhões de dólares em investimentos turísticos no litoral
O interior esta recebendo muito investimento em infraestrututra , acho q devem construir um VLT em Juazeiro inclusive (ja me disseram q a única fábrica do país q produz este tipo de veículo fica aqui no CE) , mas de modo geral , o governo do Ceará pretende investir 3 vezes mais q o governo do RS, sem falar na siderúrgica e na Refinaria , q devem criar uma demanda imobiliária muito forte
Quanto a corrupção , ainda é forte sim , casos de licitações feitas para q exista apenas um ganhador são constantes , desde a compra de viaturas pro programa Ronda do quarteirão até a compra do helicóptero do governador , quase sempre o vencedor ja é conhecido antes da licitação
Que triste! Governo baseado no lema ''rouba mas faz''.
PS.: Queria que o RS também fosse queridinho do Lula :lol:
FlicK August 17th, 2009, 09:11 PM Interessante o partido da planta em L, que ganha uma boa área de fachada para rua e para o norte.
Mas... o design da fachada sugere que ele fica em uma esquina, o que não acontece (mesmo que na esquina haja apenas um prédio baixo, que libera a vista do "Platinum"). Esse detalhe ao meu ver descontextualizou a obra. Poderiam usar esse partido de planta em L sem sugerir uma esquina.
Sabem aqueles prédios do Sim City que são feitos para a gente colocar nas esquinas, mas às vezes colocamos sem querer no meio de uma quadra? Então, é o que eu sinto. hehe
No mais, a característica dos vidros e a coroa amenizaram a medíocre composição formal. Um projeto de fato bonito, mas na minha opinião muito sem graça.
thesapox August 17th, 2009, 09:24 PM ^^ Aliás, nada impede de que essa 'esquina' seja obstruída por um prédio no terreno ao lado.
Bom, meu comentário: Pelo menos não é créu!
Farrapo August 17th, 2009, 09:42 PM ^^ Aliás, nada impede de que essa 'esquina' seja obstruída por um prédio no terreno ao lado.
Bom, meu comentário: Pelo menos não é créu!
Nada impede, mas, convenhamos, isto dificilmente vai acontecer em curto ou médio prazo... Se fossem casas, mas, não... São prédios "consolidados" e de níveis razoáveis...
Felippehc August 17th, 2009, 10:57 PM Que triste! Governo baseado no lema ''rouba mas faz''.
PS.: Queria que o RS também fosse queridinho do Lula :lol:
Quero deixar claro q por enquanto a única coisa q esta comprovado q o governo do ceará roubou foram as empresas de calçado do RS
a Grendene hj tem 95% da sua produção aqui no estado, enquanto isso ja demitiram 600 no RS só este ano
n vai demorar muito pros outros 5% virem parar no Ceará ou na Bahia
isso é oq da um governo sem dívidas , tem capacidade de reduzir impostos pra industrializar o estado , mérito do Tasso Jereissati(PSDB)
(boa parte disso tmb se deve a ausencia do PT/Psol no estado por décadas)
S.T.Y AP August 18th, 2009, 05:47 AM UaU! elegante. se fosse maior seria mais chamativo.
XxX_Apple_XxX August 18th, 2009, 06:07 AM apesar de baixo, é bonito!
GersonLDN August 18th, 2009, 01:21 PM Rua na avenida
Depois de quase dois anos, uma grande construtora conclui a aquisição dos sete últimos terrenos disponíveis na Avenida Carlos Gomes, na Capital.
A área deve servir de pista de pouso da CFL Construções no mercado corporativo triple AAA, que vem com uma novidade no desenho da cidade: a Platinum Tower terá uma rua passando por dentro do empreendimento.
Com duas mãos, a Alameda Guarani vai ligar a Perimetral à Luiz Antonio Furriel.
As obras começam em outubro.
ZH
Minuano August 18th, 2009, 01:46 PM Então é a última chance de termos prédios corporativos de matriz na Av. Carlos Gomes, não aquelas coisas tipo prédios de médicos, dentistas, etc.
FlicK August 18th, 2009, 09:01 PM Rua na avenida
Depois de quase dois anos, uma grande construtora conclui a aquisição dos sete últimos terrenos disponíveis na Avenida Carlos Gomes, na Capital.
A área deve servir de pista de pouso da CFL Construções no mercado corporativo triple AAA, que vem com uma novidade no desenho da cidade: a Platinum Tower terá uma rua passando por dentro do empreendimento.
Com duas mãos, a Alameda Guarani vai ligar a Perimetral à Luiz Antonio Furriel.
As obras começam em outubro.
ZH
Nossa, ele vai ter uma rua que começa na Carlos Gomes e acaba na Furriel!?
Ou seja, vai ser uma rua em formato de L, passando por trás daquele prédio da esquina. provavelmente será uma rua para acesso á garagem...
Mas enfim, assim ele praticamente se torna de esquina. hahaha
Ficaria mais ou menos assim:
http://i483.photobucket.com/albums/rr200/meuphotobucketlegal/94363532.jpg
Carlos Gomes
Furriel
"Nova rua"
Será mesmo necessária ela?
E será esse realmente um "diferencial"?
thesapox August 18th, 2009, 10:13 PM Não vi utilidade nenhuma nessa rua :)
FlicK August 19th, 2009, 01:14 AM ^^ Penso que deve ser por causa do acesso de veículos. Se é que ela será assim. Os corretores gostam de exagerar, como se essa ruazinha fosse um diferecial, algo inétido em POA que por si só já vale a compra. xD
FlicK August 19th, 2009, 01:15 AM Esse será o primeiro comercial da CFL?
Bruno GV August 19th, 2009, 06:17 PM Bom, ficará um edifício muito bonito, cheio de maquilagem....mas não vi nada de inovador....ao menos não é um créu.
Farrapo August 19th, 2009, 09:41 PM Nossa, ele vai ter uma rua que começa na Carlos Gomes e acaba na Furriel!?
Ou seja, vai ser uma rua em formato de L, passando por trás daquele prédio da esquina. provavelmente será uma rua para acesso á garagem...
Mas enfim, assim ele praticamente se torna de esquina. hahaha
Ficaria mais ou menos assim:
http://i483.photobucket.com/albums/rr200/meuphotobucketlegal/94363532.jpg
Carlos Gomes
Furriel
"Nova rua"
Será mesmo necessária ela?
E será esse realmente um "diferencial"?
Bah, pra quê essa rua? Sem necessidade total... =S Mas pronto, agora temos um verdadeiro prédio de esquina, hahah... :laugh:
Esse será o primeiro comercial da CFL?
Sim! :yes:
Espero que seja o primeiro de muitos... Só a CFL me dá "garantias" de que vem algo bom ou, na pior das hipóteses, algo digno, heheh... Se bem que depois do "créu" da Joal Teitelbaum eu não duvido de mais nada, heheh...
Gui_Poa August 19th, 2009, 10:56 PM Acho que essa rua vai ser para facilitar a passagem pela perimetral e poder seguir para o outro lado.
Até que vai ser legal, menos volta pra dar o contorno.
MagnumCaruaru August 19th, 2009, 11:13 PM Lindao demais tio ! Show de bola !!1
silvinho_j August 19th, 2009, 11:50 PM Bonito! :banana:
Mbv-POA August 20th, 2009, 02:45 AM Acho que essa rua vai ser para facilitar a passagem pela perimetral e poder seguir para o outro lado.
Até que vai ser legal, menos volta pra dar o contorno.
Com certeza! Com esta nova rua será possível sair do prédio para todas as direções da cidade sem problemas. Sair só pela Perimetral é ruim , eu acho aquela região terrível para fazer contorno, mudar de sentido etc.
MMichaelN August 20th, 2009, 02:51 AM Belo projeto,
Os vidros deram um ar chique ao projeto!
FlicK August 22nd, 2009, 12:28 AM Mais algumas imagens, atualiza lá, Farraps!
http://i483.photobucket.com/albums/rr200/meuphotobucketlegal/Projetos/Platinum_Tower_fachada_a_amp.jpg
http://i483.photobucket.com/albums/rr200/meuphotobucketlegal/Projetos/Platinum_Tower_Entrada_amp.jpg
http://i483.photobucket.com/albums/rr200/meuphotobucketlegal/Projetos/Platinum_Tower_Boulevard_amp.jpg
Espaço Zen
http://i483.photobucket.com/albums/rr200/meuphotobucketlegal/Projetos/Platinum_Tower_Espaco_Zen_amp.jpg
Hall
http://i483.photobucket.com/albums/rr200/meuphotobucketlegal/Projetos/Platinum_Tower_hall_amp.jpg
Restaurante
http://i483.photobucket.com/albums/rr200/meuphotobucketlegal/Projetos/Platinum_Tower_restaurante_amp.jpg
Calvin Porto August 22nd, 2009, 07:54 AM Temo pelos vidros da área externa desse novo prédio, se não for gradeado o mesmo correrá sérios riscos de serem depredados, quebrados e pixados pelos invejosos.
Uma coisa que me incomoda também nessa Perimetral é aquele inútil corredor de ônibus.
Pois pela quantidade de linhas que trafegam e a demanda futura ele nem deveria existir, um recuo para os ônibus pararem já seria suficiente no lugar de cada um deles.
Farrapo August 25th, 2009, 06:17 AM Temo pelos vidros da área externa desse novo prédio, se não for gradeado o mesmo correrá sérios riscos de serem depredados, quebrados e pixados pelos invejosos.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!
Meeeu, mas tu é MUUUITO sem noção!!!
GRADE PRA PROTEGER OS VIDROS???
:llama::llama::llama::llama::llama:
NUUUNCA vi detonarem vidro de prédio... Se fosse ainda das paradas de ônibus, que é super comum (infelizmente) quebrarem, picharem e tudo mais... Mas vidro de prédio? Por acaso tem grade ou qualquer coisa semelhante no Iguatemi Corporate, no Trust Business Center, no Carlos Gomes Center?! :crazy: :crazy: :crazy: :crazy: :crazy:
Minuano August 25th, 2009, 02:33 PM Uma coisa que me incomoda também nessa Perimetral é aquele inútil corredor de ônibus.
Pois pela quantidade de linhas que trafegam e a demanda futura ele nem deveria existir, um recuo para os ônibus pararem já seria suficiente no lugar de cada um deles.
Na III Perimetral (incrível), descobriram que os viadutos não precisam ser aéreos. Quanto aos ônibus, quem dera pudessem ser alternativa ao trânsito cada vez mais caótico de POA.
Mata saudades:
http://www.youtube.com/watch?v=YcXW8hQM-SQ
snowb August 25th, 2009, 06:30 PM Temo pelos vidros da área externa desse novo prédio, se não for gradeado o mesmo correrá sérios riscos de serem depredados, quebrados e pixados pelos invejosos.
.
Obvio que isso nao ira ocorrer.
Elover August 25th, 2009, 07:04 PM Vai se impor apesar da pouca altura. Schönn!!
G.Prest August 25th, 2009, 08:06 PM Quando começam as obras?
FlicK August 25th, 2009, 09:56 PM Obvio que isso nao ira ocorrer.
O pior é que isso que ele disse ocorreu na II Perimetral, se não me engano no ano passado. Um grupo foi quebrando as vidraças desses prédios comerciais de luxo ao longo da avenida. Até a fonte em frente ao Carlos Gomes 666 (ops, 222) foi quebrada.
=X
Farrapo August 25th, 2009, 10:14 PM O pior é que isso que ele disse ocorreu na II Perimetral, se não me engano no ano passado. Um grupo foi quebrando as vidraças desses prédios comerciais de luxo ao longo da avenida. Até a fonte em frente ao Carlos Gomes 666 (ops, 222) foi quebrada.
=X
Ainda assim, foi um fato isolado, propôr a instalação de grades em prédios comerciais é completamente sem sentido, não é a mesma coisa que o caso das paradas de ônibus, estas, sim, sofrem freqüentemente com a ação de vândalos. Inclusive há um bom tempo que as paradas de ônibus do bairro Bela Vista, por exemplo, não têm mais vidros, retiraram todos. ¬¬
Mbv-POA August 25th, 2009, 11:10 PM ^^
Tb acho um certo exagero... Tá certo que POA tem mtos defeitos, mas tb não é a anarquia geral que alguns pintam aqui...
Por exemplo, a Goethe inteira tem várias lojas de bom padrão com suas fachadas com muito vidro, na beira da calçada, sem grade nenhuma, e não me lembro de ocorrer vandalismo, pelo menos não é algo comum... E essa situação se repete em vários lugares da capital.
FlicK August 25th, 2009, 11:38 PM Óbvio que aquilo foi um caso super isolado e até irrelevante.
b.rhow August 26th, 2009, 12:31 AM Bonitão!
Calvin Porto August 26th, 2009, 08:46 AM KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!
Meeeu, mas tu é MUUUITO sem noção!!!
GRADE PRA PROTEGER OS VIDROS???
NUUUNCA vi detonarem vidro de prédio... Se fosse ainda das paradas de ônibus, que é super comum (infelizmente) quebrarem, picharem e tudo mais... Mas vidro de prédio? Por acaso tem grade ou qualquer coisa semelhante no Iguatemi Corporate, no Trust Business Center, no Carlos Gomes Center?! :crazy: :crazy: :crazy: :crazy: :crazy:
Pode parecer absurdo sim, sei disso, mas a realidade é outra ! querem cercar até os parques, nao percebe que Porto Alegre é uma cidade quase toda gradeada hoje em dia?
O fato de termos um equilíbrio entre as classes sociais, os mais pobres almejam, ambicionam mais que o seu poder de compra, é uma cidade onde a inveja do que tem mais é muito paupável, existe muita competição e disputa de belezas, mais do que outras cidades capitais, as do Nordeste, exemplo.
Se hoje colocar vidros é um absurdo estético, amanhã será uma necessidade...até bairros murados já se constróem, não percebe isso ?
Quem é o sem noção nessa história?:lol::lol::lol:
Farrapo August 26th, 2009, 06:24 PM Pode parecer absurdo sim, sei disso, mas a realidade é outra ! querem cercar até os parques, nao percebe que Porto Alegre é uma cidade quase toda gradeada hoje em dia?
Não há comparação entre a questão dos parques e das paradas dos ônibus com a dos prédios comerciais! Os parques e as paradas são alvos constantes de vandalismo, ao contrário dos prédios comerciais, o fato que o FlicK contou foi um caso isolado!
O fato de termos um equilíbrio entre as classes sociais, os mais pobres almejam, ambicionam mais que o seu poder de compra, é uma cidade onde a inveja do que tem mais é muito paupável, existe muita competição e disputa de belezas, mais do que outras cidades capitais, as do Nordeste, exemplo.
Então o vandalismo é reflexo do relativo equilíbrio entre as classes sociais? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK! De onde tu tirou essa teoria bizarra? Pra tu ver como é uma tremenda asneira isso que tu tá falando, Curitiba e Belo Horizonte são tão desenvolvidas socialmente quanto Porto Alegre, mas não são tão "vandalizadas"! Aliás, muitos desses atos de vandalismo são cometidos por jovens de classe média que querem somente "causar", colocar pra fora toda a sua "rebeldia" tosca!
Se hoje colocar vidros é um absurdo estético, amanhã será uma necessidade...até bairros murados já se constróem, não percebe isso ?
Quem é o sem noção nessa história?:lol::lol::lol:
O completo e total sem noção nessa história (e em várias outras, pois tu tem a incrível capacidade de falar uma asneira atrás da outra) é tu. ;)
:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
Calvin Porto August 27th, 2009, 10:21 AM Não há comparação entre a questão dos parques e das paradas dos ônibus com a dos prédios comerciais! Os parques e as paradas são alvos constantes de vandalismo, ao contrário dos prédios comerciais, o fato que o FlicK contou foi um caso isolado!
Então o vandalismo é reflexo do relativo equilíbrio entre as classes sociais? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK! De onde tu tirou essa teoria bizarra? Pra tu ver como é uma tremenda asneira isso que tu tá falando, Curitiba e Belo Horizonte são tão desenvolvidas socialmente quanto Porto Alegre, mas não são tão "vandalizadas"! Aliás, muitos desses atos de vandalismo são cometidos por jovens de classe média que querem somente "causar", colocar pra fora toda a sua "rebeldia" tosca!
O completo e total sem noção nessa história (e em várias outras, pois tu tem a incrível capacidade de falar uma asneira atrás da outra) é tu. ;)
:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
Tu nem és da cidade e pouco conheces dela pelo visto, aliás acho que tb. nunca foi a Curitiba e BH prá falar nelas...
Vandalismo da classe média? tá lendo muito jornal meu caro ! além de tudo, uma agressiva gratuita e sem fundamento. Vai pixar um muro prá desopilar !!!
E ainda por cima tem má vontade em interpretar as coisas, as criaturas que eu cansei de ver pixando muros e até edifícios públicos e privados não lembram a classe média em nada....a não ser que alguém que more na Vila Cefer II, e sei lá mais o que, sem pais sequer com formação de ensino médio e que estudem em escolas públicas, que tenham um renda familiar de 1000 reais para uma família de 5 pessoas ou mais, já seja classe média no Brasil...acho que não, hein ?
Porto Alegre é uma cidade onde a distância entre as classes é muito pequena, onde a inveja é a competição são muito aparentes e blá, blá, blá....não vou te dar aula de psicologia e sociologia.
Esse é o problema de certos estudantes, ficam limitados a números e estatísticas, tabelas e esquecem de fazer análises.
Sem mais comentários, não vou perder meu tempo explicando para quem não quer entender !!!
Calvin Porto August 27th, 2009, 10:23 AM E tem mais, se esses vidros aparecem quebrados ou pichados vou achar que foi tu querendo causar...
anzo August 27th, 2009, 01:47 PM Lindão heim!
Quanto aos vidros riscados/pichados, aqui em Curitiba temos problema semelhante, o CELP teve duas vidraças espelhadas enormes inteiramente riscadas por vândalos, eles trocaram e agora está ok...
Nas fotos não aparece mto, mas Ctba é, sim, bem vandalizada, vou tentar fazer um thread sobre isso ;)
Essa Perimetral está ficando excelente, a única coisa que não me agradou nela foram algumas faixas para pedestres bem no meio da Avenida, sem ser em esquina, e a complicação para se fazer o retorno em alguns casos...
Farrapo August 27th, 2009, 07:12 PM Tu nem és da cidade e pouco conheces dela pelo visto, aliás acho que tb. nunca foi a Curitiba e BH prá falar nelas...
Não sou de Porto Alegre, mas pode apostar que conheço melhor a cidade que muito porto-alegrense. Já fui a Curitiba e a Belo Horizonte e acho, sim, que ambas sofrem menos com o vandalismo que Porto Alegre, embora não seja pouco, pelo contrário.
Vandalismo da classe média? tá lendo muito jornal meu caro ! além de tudo, uma agressiva gratuita e sem fundamento. Vai pixar um muro prá desopilar !!!
E ainda por cima tem má vontade em interpretar as coisas, as criaturas que eu cansei de ver pixando muros e até edifícios públicos e privados não lembram a classe média em nada....a não ser que alguém que more na Vila Cefer II, e sei lá mais o que, sem pais sequer com formação de ensino médio e que estudem em escolas públicas, que tenham um renda familiar de 1000 reais para uma família de 5 pessoas ou mais, já seja classe média no Brasil...acho que não, hein ?
Porto Alegre é uma cidade onde a distância entre as classes é muito pequena, onde a inveja é a competição são muito aparentes e blá, blá, blá....não vou te dar aula de psicologia e sociologia.
Esse é o problema de certos estudantes, ficam limitados a números e estatísticas, tabelas e esquecem de fazer análises.
Sem mais comentários, não vou perder meu tempo explicando para quem não quer entender !!!
Meu filho, eu não falei que TODOS os atos de vandalismo são cometidos por jovens de classe-média. Quem tem problemas com interpretação de texto é tu. Falei "muitos desses atos de vandalismo são cometidos por jovens de classe média que querem somente 'causar', colocar pra fora toda a sua 'rebeldia' tosca", ou seja, uma número significativo de casos de vandalismo são praticados por jovens de classe-média, não todos, o que é mais do que óbvio. A questão é que isto não pode ser desconsiderado.
Ah, que ótimo que tu não vai "perder o teu tempo explicando pra quem não quer entender", pois 99% do que tu fala é bobagem e 1% é exagero. Resumindo: nada se salva. Portanto, nem tenho interesse, "não quero entender" mesmo.
FlicK August 27th, 2009, 09:01 PM Nas fotos não aparece mto, mas Ctba é, sim, bem vandalizada, vou tentar fazer um thread sobre isso ;)
Em termos de vandalismo, acho que as duas são iguais. A diferença é que Curitiba, quando tem alguma coisa quebrada, vão lá e arrumam, e POA não: se quebram algo ou pixam algo, fica lá por anos até que a iniciativa privada faça algo. :ohno:
radioheader August 27th, 2009, 11:51 PM Em termos de vandalismo, acho que as duas são iguais. A diferença é que Curitiba, quando tem alguma coisa quebrada, vão lá e arrumam, e POA não: se quebram algo ou pixam algo, fica lá por anos até que a iniciativa privada faça algo. :ohno:
Verdade...
Mas PoA já melhorou um monte... dá até para encontrar viadutos pintados!!!
:lol:
Gui_Poa August 28th, 2009, 12:17 AM ^^
Poa melhorou uns 200%.
A maioria das pixações que tem são de 2006/2007, mas ninguem pinta nada, o povo ainda tem medo.
Mas esses tempos apareceu um "bonde", tavam pixando umas merd*s ai... mas acho que logo a casa deles cai... deve ser um monte de pia de merda.
Mbv-POA August 28th, 2009, 04:32 AM Verdade...
Mas PoA já melhorou um monte... dá até para encontrar viadutos pintados!!!
Os viadutos de POA foram pintados com tinta antipichação (que na verdade, torna mais difícil a aderência do solvente da tinta, permitindo remoção bem mais fácil)... esses dias me lembro de ler que faltava 1 ou 2 para completar todos, e não são tão poucos não...
Acho que junto com o camelódromo, essa foi uma das melhores e mais efetivas medidas desta gestão da Prefeitura, ainda que não goste muito da combinação "vermelhão-cinza" que pintam os viadutos, mas o resultado é muito satisfatório... estive notando esses dias dois dos viadutos que sofriam bastante com pichação, o da Conceição (na frente da rodoviária) e aquele da Duque/Salgado Filho, e estão bem conservados. Isso melhorou muito, agora falta ter o mesmo cuidado com os monumentos da cidade, que estão em estado deplorável, melhorar tb a limpeza urbana e a iluminação (Porto Alegre é uma cidade escura DEMAIS), isso já faria uma diferença monstro.
snowb August 28th, 2009, 04:57 AM Não sou de Porto Alegre, mas pode apostar que conheço melhor a cidade que muito porto-alegrense. Já fui a Curitiba e a Belo Horizonte e acho, sim, que ambas sofrem menos com o vandalismo que Porto Alegre, embora não seja pouco, pelo contrário.
Meu filho, eu não falei que TODOS os atos de vandalismo são cometidos por jovens de classe-média. Quem tem problemas com interpretação de texto é tu. Falei "muitos desses atos de vandalismo são cometidos por jovens de classe média que querem somente 'causar', colocar pra fora toda a sua 'rebeldia' tosca", ou seja, uma número significativo de casos de vandalismo são praticados por jovens de classe-média, não todos, o que é mais do que óbvio. A questão é que isto não pode ser desconsiderado.
Ah, que ótimo que tu não vai "perder o teu tempo explicando pra quem não quer entender", pois 99% do que tu fala é bobagem e 1% é exagero. Resumindo: nada se salva. Portanto, nem tenho interesse, "não quero entender" mesmo.
Concordo que a maioria dos atos de vandalismo sao cometidos pela classe-media, media-baixa. Onde eu moro inclusive, fiquei sabendo que tinha um vizinho que pixava muros.
Calvin Porto August 28th, 2009, 07:35 AM Não sou de Porto Alegre, mas pode apostar que conheço melhor a cidade que muito porto-alegrense. Já fui a Curitiba e a Belo Horizonte e acho, sim, que ambas sofrem menos com o vandalismo que Porto Alegre, embora não seja pouco, pelo contrário.
Cara ! seguinte, podes até já conhecer a cidade, mas vais precisar anos prá saber perto do que sei, respiro ela intensamente, e se conheces mais do que alguns portoalegrenses, certamente não sou um desses poucos.
Não nega a realidade, pixação é classe baixa mesmo, o grosso, classe média, gurizada de colégio particular até pode pixar, mas são poucos, poucos mesmo...e te garanto que isso não é preconceito, não tenho nada contra pobre, já basta o que sofrem por terem dificuldades financeiras e pouco acesso aos bens de consumo.
Já ví várias pesquisas universitárias sobre o assunto e até supervisionei alguns alunos, portanto, meu filho !(acho que tens idade para ser) te informa primeiro e repito, não acredita muito em jornal demagogo.(se dependesse deles já estaríamos em guerra contra a Argentina, os pobres teriam matados todos os ricos e Grêmio e Inter seriam os melhores times do mundo eternamente e por aí afora).
Prá encerrar, só converso com quem não agride gratuitamente, não estou aqui para ficar discutindo em baixo nível.
Abraços
Farrapo August 28th, 2009, 05:25 PM Cara ! seguinte, podes até já conhecer a cidade, mas vais precisar anos prá saber perto do que sei, respiro ela intensamente, e se conheces mais do que alguns portoalegrenses, certamente não sou um desses poucos.
Não nega a realidade, pixação é classe baixa mesmo, o grosso, classe média, gurizada de colégio particular até pode pixar, mas são poucos, poucos mesmo...e te garanto que isso não é preconceito, não tenho nada contra pobre, já basta o que sofrem por terem dificuldades financeiras e pouco acesso aos bens de consumo.
Já ví várias pesquisas universitárias sobre o assunto e até supervisionei alguns alunos, portanto, meu filho !(acho que tens idade para ser) te informa primeiro e repito, não acredita muito em jornal demagogo.(se dependesse deles já estaríamos em guerra contra a Argentina, os pobres teriam matados todos os ricos e Grêmio e Inter seriam os melhores times do mundo eternamente e por aí afora).
Prá encerrar, só converso com quem não agride gratuitamente, não estou aqui para ficar discutindo em baixo nível.
Abraços
"Aham"... :)
Mas tudo bem, não vale a pena ficar discutindo contigo, definitivamente. :wave:
CAF2000 August 28th, 2009, 06:13 PM Realmente muito bonito, pena como ja disseram não ser mais alto, um prédio assim com uns 30 andares iria causar o maior impacto visual.
snowb August 28th, 2009, 06:16 PM Realmente muito bonito, pena como ja disseram não ser mais alto, um prédio assim com uns 30 andares iria causar o maior impacto visual.
O Plano Diretor nao permite essa altura nessa regiao(gracas a Deus).
Minuano August 28th, 2009, 10:06 PM POA não: se quebram algo ou pixam algo, fica lá por anos até que a iniciativa privada faça algo. :ohno:
desculpa, mas o que faz mesmo a iniciativa privada?
só um exemplo, não era para o Colégio do Ro$ário ter assumido a Praça Dom Sebastião há anos?
não assumem, mas usam como pátio externo.
FlicK August 28th, 2009, 11:06 PM desculpa, mas o que faz mesmo a iniciativa privada?
só um exemplo, não era para o Colégio do Ro$ário ter assumido a Praça Dom Sebastião há anos?
não assumem, mas usam como pátio externo.
Convenhamos que faz mais que os órgãos públicos.
Exigir que uma empresa adote uma praça é o cúmulo. Aliás, ver que as praças mais arrumadas são assim por causa da iniciativa prvada é pior ainda. Isso é simplesmente VERGONHOSO!
Até o EduHaus concorda comigo nesse quesito!
Minuano August 29th, 2009, 02:26 AM Convenhamos que faz mais que os órgãos públicos.
Exigir que uma empresa adote uma praça é o cúmulo. Aliás, ver que as praças mais arrumadas são assim por causa da iniciativa prvada é pior ainda. Isso é simplesmente VERGONHOSO!
Até o EduHaus concorda comigo nesse quesito!
eu mesmo entrei com petição de inquérito civil para apurar a destruição de monumentos, e foi arquivada.
Calvin Porto August 30th, 2009, 08:00 AM Qual é o problema dos alunos do Rosário usarem a praça São Sebastião ? por acaso ela não é pública? por acaso eles não pagam impostos ? por acaso, só os vândalos podem habitá-la ?
Quem tem que cuidar e administrar o bem público é o governo, no caso, prefeitura ! o povo tem o dever de manter, fazer bom uso e até denunciar depredações(sem obrigação, no entanto).
Caruaruense August 30th, 2009, 05:07 PM Lindo projeto!
Farrapo September 3rd, 2009, 06:44 AM Bah, tava dando uma olhada no site da Noblesse e vi que anunciaram o Platinum como sendo no Auxiliadora (!)... Se ainda tivessem colocado Mont'Serrat, tudo bem, teriam só errado o lado da Terceira Perimetral... Até Três Figueiras teria sido "aceitável"... Agora, Auxiliadora... Fala sério! É vizinho do Boa Vista, mas só uma pequena parte (que não é próxima de onde ficará o prédio)... E o Auxiliadora nem é mais valorizado que o Boa Vista, então não tem motivo pra "errarem" o bairro (como fazem quando algo fica no Rio Branco, mas dizem que é no Moinhos, hahah)... Quanta tosquice! =P
GersonLDN October 16th, 2009, 02:56 AM Zero Hora 15/10/09
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/14th/platinum.jpg
Minuano October 16th, 2009, 10:36 PM ^^Ôoooh, bonito.
fabrodpoa July 19th, 2010, 05:41 AM Alguém sabe se já começaram as obras dele ?
Farrapo July 19th, 2010, 05:47 AM Alguém sabe se já começaram as obras dele ?
Sim, há um bom tempo... Não sei de detalhes, mas como moro (ou morava) perto, sempre via movimento por ali...
e22sky July 19th, 2010, 05:48 AM bom nível! uma pena que não esteja no centrão...
fabrodpoa July 19th, 2010, 05:51 AM Sim, há um bom tempo... Não sei de detalhes, mas como moro (ou morava) perto, sempre via movimento por ali...
Valeu Farrapo! Vou tentar passar ali e fazer umas fotos de celular.
O predio é lindo, embora com 15 andares.
Ander Vaz July 19th, 2010, 06:03 AM Zero Hora 15/10/09
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/14th/platinum.jpg
Lindo mesmo!
No site explicam mais sobre "a rua" que irão construir. É uma alameda.
Skylex July 19th, 2010, 07:26 AM Muito bonito.
Lucas Barros July 19th, 2010, 08:48 AM Excelente
capiluppi July 19th, 2010, 04:16 PM ^^ chega de palmeiras...pff! Santa macaquice!
ZekaPOA July 19th, 2010, 08:46 PM bom nível! uma pena que não esteja no centrão...
Podia ser ali na Mauá, e com 20 andares a mais.
santoangelense July 19th, 2010, 10:44 PM Não conhecia esse projeto ainda. Lindo!
Diego fiel July 20th, 2010, 08:23 AM Bonito....
almeidaneto July 20th, 2010, 11:17 PM Adorei esse projeto, ele é um baixinho com muito estilo~~
santista10 July 21st, 2010, 12:06 AM Bem classudo mesmo. :cheers:
_JuN!n_ July 21st, 2010, 01:35 AM Pela 3º imagem, ele não fica numa esquina, né?!
Estranho... O.o
Fora isso o projeto tá bom... Gostei... :yes:
Calvin Porto July 21st, 2010, 10:16 AM Com o dobro da altura seria Top em Porto Alegre, bem que poderiam construir um quase igual perto do novo Forum e das três novas torres Trend...o skyline da área ficaria fantástico.
ZekaPOA July 21st, 2010, 03:10 PM Pela 3º imagem, ele não fica numa esquina, né?!
Estranho... O.o
Fora isso o projeto tá bom... Gostei... :yes:
Não é uma esquina original, mas vão abrir uma rua ali, o que formará uma esquina.
e22sky February 7th, 2011, 11:20 AM alguma novidade?
GersonLDN February 7th, 2011, 12:47 PM ^^ vai la e tira umas fotos pra gente....
:)
Gui_Poa February 7th, 2011, 01:28 PM ele ta subiiindo, lentameente..
sahuasasuasua
Pooo, o Porto Imagem botou uma noticia da falta de escritorio, por que eles não dão uma acelerada nas obras/
hasauashhas
e22sky February 7th, 2011, 07:38 PM sabem aquele terrenão vazio que tem na rua furriel também? (só que do outro lado da perimetral, no bela vista, oposto ao platinum) me disseram que vai ser consruido um grande centro comercial tendo como principal ancora um supermercado zaffari. dizem que o projeto já foi aprovado. alguem teria renders ou saberia mais detalhes disso?
Calvin Porto February 7th, 2011, 10:07 PM sabem aquele terrenão vazio que tem na rua furriel também? (só que do outro lado da perimetral, no bela vista, oposto ao platinum) me disseram que vai ser consruido um grande centro comercial tendo como principal ancora um supermercado zaffari. dizem que o projeto já foi aprovado. alguem teria renders ou saberia mais detalhes disso?
Realmente, saiu na ZH, mas faz um bom tempo, cetamente irão construir um minishopping alí e realmente a área pertence ao Grupo Zaffari.
Só acho que eles só iniciarão as obras quando o Bourbon Wallig estiver concluído.
Não tenho o render, mas certamente alguém aqui no SSC deve ter.
e22sky February 7th, 2011, 11:31 PM vale lembrar que o shopping belvedere (que terá grande envergadura) não foi engavetado, está em estado "hibernação". :shifty:
Tiozão February 8th, 2011, 01:40 AM Muito bonito!
GersonLDN February 8th, 2011, 01:56 AM Realmente, saiu na ZH, mas faz um bom tempo, cetamente irão construir um minishopping alí e realmente a área pertence ao Grupo Zaffari.
Só acho que eles só iniciarão as obras quando o Bourbon Wallig estiver concluído.
Não tenho o render, mas certamente alguém aqui no SSC deve ter.
Grupo Zaffari planeja novo empreendimento no bairro Bela Vista
CMDUA avalia liberação para centro comercial na Capital
Rede gaúcha está investindo R$ 270 milhões na construção do Bourbon Shopping Wallig, na zona Norte. Foto: Ana Paula Aprato/JC Um projeto de um novo centro comercial no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, foi discutido, ontem, pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). O empreendimento, de propriedade do Grupo Zaffari, está planejado para ser construído em um terreno de 11,4 mil metros quadrados, na avenida Furriel Luiz Antonio de Vargas, 239, próximo à avenida Carlos Gomes.
O terreno onde o empreendimento deve ser instalado pertencia ao Instituto de Previdência do Estado (IPE), e foi adquirido, em leilão, pelo grupo Zaffari, em 2004, por R$ 12,5 milhões. De acordo com a relatora do processo no conselho, Ana Paula Borges Alves, o grupo tem a intenção de construir um centro comercial de médio porte, com três pavimentos. No primeiro seria instalado um supermercado. Já o segundo receberia salas comerciais e uma praça de alimentação, enquanto o terceiro abrigaria uma academia de ginástica e um cinema com 150 lugares. O local teria também um estacionamento com 873 vagas. Além disso, junto ao centro comercial, seria construído um prédio para escritórios com nove andares.
O processo vem sendo estudado pelos órgãos públicos municipais há cerca de dois anos. Embora o projeto deva ser analisado novamente pelo conselho na próxima semana, Ana Paula acredita que a tendência é de aprovação, uma vez que já foi aceito em todas as secretarias onde tramitou. “Aquela é uma área ociosa na região, onde há necessidade de um centro comercial, mas os conselheiros ainda esperam uma contrapartida social da empresa, como a adoção de uma praça ou creche”, explica.
Segundo a relatora, a EPTC já estaria estudando as obras viárias necessárias no entorno do local, caso a obra seja permitida.
Atualmente, o grupo Zaffari está investindo R$ 270 milhões na construção do Bourbon Shopping Wallig, na avenida Assis Brasil, na zona Norte da Capital. O empreendimento será o maior shopping do grupo, com 167,9 mil metros quadrados de área construída, dos quais 45,6 mil ocupados por lojas. No local, deverão ser instaladas 220 operações comerciais, além de uma praça de alimentação com mil lugares e 2,7 mil vagas de estacionamento.
Outras empresas também planejam investimentos em centros comerciais na Capital. Na semana passada, o CMDUA aprovou um projeto de Grupo Isdra para a construção de um shopping integrado a um hotel, na avenida Nilo Peçanha, no bairro Três Figueiras. Outro processo foi encaminhado pelo grupo Walmart, e visa à instalação, na avenida Cavalhada, da primeira unidade gaúcha da rede de vendas a atacado Sam’s Club.
Jornal do Comércio
Maio/2010
Calvin Porto February 8th, 2011, 07:33 PM Obrigado querido!!!
Ni.valdomonteiro February 10th, 2011, 06:19 AM Sim, claro que é bonito. MAs fico puto com essa idiotice da prefeitura em limitar a altura. Nada a ver. Se ele tem 10 andares a mais, seria monumental.
Calvin Porto February 10th, 2011, 02:54 PM É, a prefeitura é rigorosa na hora de se construir prédios modernos e bem localizados, aqueles que existem investimentos altíssimos e de qualidade.
Porém é bem distraída no que diz respeito a ocupação de áreas perféricas e as nem tão periféricas.
Existem vilas e favelas irregulares Porto Alegre afora e ninguém da Prefeitura vê elas surgirem, muito engraçado isso.
Não é a toa os prejuízos e transtornos causados por aquelas vilas que até hoje impedem a ampliação da pista do aeroporto. Aliás prejuízo imenso mesmo. Porto Alegre perde em turismo de negócios, cargas, vôos internacionais que poderiam existir, enfim, incontáveis prejuízos devido a descaso e demagogia barata.
Muller August 2nd, 2011, 06:03 AM http://i1006.photobucket.com/albums/af187/Muller_26/P1050489.jpg
FlicK August 2nd, 2011, 06:09 AM Esse prédio deveria ganhar o prêmio Top Mediocridade. :)
Gui_Poa August 2nd, 2011, 02:49 PM é que multar uma construtora é facil, multar um cara que não tem nem onde cair morto não gera nada...
Por isso...
haha
E sabe que nossos politicos odeiam ricos né?
São tudos malvados destruidores do mundo, psicopatas captalistas e não se preocupam com o ar que respiram....
ZekaPOA August 2nd, 2011, 05:35 PM Esse prédio deveria ganhar o prêmio Top Mediocridade. :)
Bah, Flick, que exagero...tem coisa muito pior por aí.
GersonLDN August 2nd, 2011, 09:32 PM ^^[2]
:yes:
PS: O premio mediocridade ja foi levado pelo Urban Conept da Goldsztein. :colgate:
.
RVpoa August 3rd, 2011, 07:59 AM O predio não tem nada demais, mas não vai fazer feio, o que me encomoda é a incoerencia, gerando uma esquina aonde ela não existe, mas apesar disso ele vai ficar legal no contexto da 3° perimetral.
Gui_Poa August 3rd, 2011, 02:54 PM ^^
Mas que eu saiba, vão fazer uma rua ali, vai ter uma esquina sim..
asushuashuauas
FlicK August 4th, 2011, 12:02 AM Bah, Flick, que exagero...tem coisa muito pior por aí.
Diga o que é pior que isso, de acordo com o valor do m². Não vale o Urban Concept. =P
Falo isso porque ele está ficando pior do que nos renders. A implantação é péssima, os materiais são clichês, as formas banais. Falta ousadia, falta um desenho mais original. Falta HARMONIA URBANA.
FlicK August 4th, 2011, 12:02 AM ^^[2]
:yes:
PS: O premio mediocridade ja foi levado pelo Urban Conept da Goldsztein. :colgate:
.
Esse aí não atinge nem o grau da mediocridade, está bem abaixo dele. :lol:
Tiozão August 4th, 2011, 12:48 AM Bonitao!
thesapox August 5th, 2011, 11:52 PM Eu não devo viver no mesmo mundo que o pessoal desse fórum, porque sinceramente, aqui é o ÚNICO local que você vai ver gente achando a prefeitura de Porto Alegre rigorosa com empreendimentos imobiliários. Credo, a Prefeitura é rigorosa no que? Ela cumpre minimamente um plano diretor (parcial e que deixa MUITO a desejar), o que é Lei e ela nem poderia fazer diferente, e de vez em quando ainda arranja brechas com conselhos e afins pra aprovar aberrações em troca de 'compensações'.
Rigoroso onde?
Gui_Poa August 5th, 2011, 11:57 PM ^^
Falando em altura, é sim...
Agora em arquitetura, ai não, mas acho que não exite algum controle para o tipo de arquitetura para determinados locais, no maximo, se for um presidio no lado do parcão, que ai sim seria um absurdo.
FlicK August 6th, 2011, 02:53 PM ^^ A Prefeitura não é rigorosa com altura. A cidade que não tem infra-estrutura! :hahano:
menino August 9th, 2011, 10:32 PM Alguém já postou ou comentou o projeto da Melnick para o antigo estádio dos eucaliptos?
http://www.melnickeven.com.br/site2010/empreendimento.php?id=35&t=1
Camila Figueiredo August 10th, 2011, 09:21 PM Nanico e gordo. + ou -.
ZekaPOA August 10th, 2011, 11:08 PM Alguém já postou ou comentou o projeto da Melnick para o antigo estádio dos eucaliptos?
http://www.melnickeven.com.br/site2010/empreendimento.php?id=35&t=1
Bah, espero que a Melnick faça uns renders mais realistas. Olhando este parece que os prédios são no morro, lá em cima, na Correa Lima.
GersonLDN September 28th, 2011, 02:28 AM GSV
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/19nineteen/platinum.jpg
RVpoa September 28th, 2011, 03:49 AM GSV
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/19nineteen/platinum.jpg
Ele já tá bem maior que nessa imagens....creio que já próximo do seu último andar.
FlicK September 28th, 2011, 04:25 AM Prédio uó...
thesapox September 28th, 2011, 07:49 PM Será que Porto Alegre está condenada a só construir mal? Cruzes
e22sky September 29th, 2011, 03:53 PM Será que Porto Alegre está condenada a só construir mal? Cruzes
acho que sim... :ohno:
ZekaPOA September 29th, 2011, 06:44 PM 26/09/2011
http://i594.photobucket.com/albums/tt29/zekaPOA/Platinumset11.jpg
Calvin Porto September 30th, 2011, 07:43 PM Se a Prefeitura não é rigorosa e chata, não sei quem é, me expliquem porque o Pontal do Estaleiro não saiu do papel? Porque existe limite absurdo de altura até em áreas onde seria possível construir? Porque o Projeto do Cais do Porto ainda está rastejando? e por aí vai...
Parece que sou eu que vivo em outra cidade de alguns do fórum...
FlicK September 30th, 2011, 09:49 PM ^^ Como se a culpa pela falta de qualidade dos projetos fosse da Prefeitura... :|
Renaudt September 30th, 2011, 10:03 PM Será que Porto Alegre está condenada a só construir mal? Cruzes
Realmente eu estive em POA este ano pela primeira vez e achei que a cidade está bem atras de outras cidades do mesmo porte (Curitiba, BH , Salvador) , no entanto o que me deixou impressionado é o quanto a cidade ainda pode crescer, por ser uma das cidades mais verticalizadas do país e por estar a beira do Guaíba, eu achei que a cidade fosse tipo o Rio que não tem muito pra onde crescer, mas estava enganado, ainda há muito terreno bom que possa criar espectativas!
FlicK September 30th, 2011, 10:28 PM Realmente eu estive em POA este ano pela primeira vez e achei que a cidade está bem atras de outras cidades do mesmo porte (Curitiba, BH , Salvador) , no entanto o que me deixou impressionado é o quanto a cidade ainda pode crescer, por ser uma das cidades mais verticalizadas do país e por estar a beira do Guaíba, eu achei que a cidade fosse tipo o Rio que não tem muito pra onde crescer, mas estava enganado, ainda há muito terreno bom que possa criar espectativas!
Uma vez li que POA era a cidade onde havia a maior proporção de pessoas morando em habitações unifamiliares (em prédios, de apartamentos). Porto Alegre é MUITO verticalizada, a diferença é que os prédios são mais baixos.
RVpoa October 1st, 2011, 01:12 AM Realmente eu estive em POA este ano pela primeira vez e achei que a cidade está bem atras de outras cidades do mesmo porte (Curitiba, BH , Salvador) , no entanto o que me deixou impressionado é o quanto a cidade ainda pode crescer, por ser uma das cidades mais verticalizadas do país e por estar a beira do Guaíba, eu achei que a cidade fosse tipo o Rio que não tem muito pra onde crescer, mas estava enganado, ainda há muito terreno bom que possa criar espectativas!
Poa constrói tão mal quanto o resto do Brasil, um país que pensa que cidade verticalizada é sinônimo de dinamismo e beleza, problema que além de ser complicado para nossa afalta de planejamento, a imensa maioria dos projetos das cidades a brasileiras são verdadeiros blocões sem nenhuma representatividade e requinte estético. De maneira que ainda prefiro os nanicos de POA, aos palitos feitos na maioria das cidades.....a única que as vezes me surpreende é BH, pq as demais citadas....ui.
FlicK October 1st, 2011, 01:31 AM ^^ Olha, eu vou discordar. Por mais que seja ruim a "arquitetura imobiliária" brasileira, acho que POA ainda consegue estar num patamar bem abaixo, até mesmo de Salvador que, embora tenha prédios bizarros, ainda tem maiores pretensões arquitetônicas nos projetos. Se formos comparar ao nosso vizinho Uruguai, então, tirem as lâminas de perto, posi é de cortar os pulsos...
Quando há um bom projeto aqui se torna exceção.
Farrapo October 1st, 2011, 03:53 AM ^^ Olha, eu vou discordar. Por mais que seja ruim a "arquitetura imobiliária" brasileira, acho que POA ainda consegue estar num patamar bem abaixo, até mesmo de Salvador que, embora tenha prédios bizarros, ainda tem maiores pretensões arquitetônicas nos projetos. Se formos comparar ao nosso vizinho Uruguai, então, tirem as lâminas de perto, posi é de cortar os pulsos...
Não coloco Salvador à frente de Porto Alegre, mas Curitiba e, principalmente, Belo Horizonte, sim.
Ao meu ver, o problema da arquitetura contemporânea de Porto Alegre é a permanência numa "zona de conforto", a falta de ousadia, a mesmice, a repetição excessiva.
Se na cidade não há tantas construções bizarras quanto em outras, por outro lado há muita, muita coisa medíocre, monótona. Não que isso não ocorra em Curitiba e BH, mas os bons (e "bons") projetos de POA, no geral, são tacanhos.
Pegando como exemplos os prédios residencias e comerciais da cidade, são quase sempre enfadonhos. Se não há coisas esdrúxulas, também dificilmente empolgam. Um "Parigi da vida", que é um prédio bonito, mas "nada de outro mundo", acaba gerando um destaque que não é, necessariamente, merecido. Não cobro "um Iberê a cada esquina", mas um pouquinho de "trato estético" nas construções da cidade seria muito bem-vindo.
De qualquer maneira, levando em consideração da média (!) da arquitetura contemporânea brasileira (que é baixa), não acho que Porto Alegre esteja tão abaixo das demais.
RVpoa October 1st, 2011, 10:08 PM ^^ Olha, eu vou discordar. Por mais que seja ruim a "arquitetura imobiliária" brasileira, acho que POA ainda consegue estar num patamar bem abaixo, até mesmo de Salvador que, embora tenha prédios bizarros, ainda tem maiores pretensões arquitetônicas nos projetos. Se formos comparar ao nosso vizinho Uruguai, então, tirem as lâminas de perto, posi é de cortar os pulsos...
Concordo com relação a Montevideo e até Rosário na Argentina pegando duas cidades de porte semelhante, agora acho o skyline das cidades brasileiras um horror, monótonos e sem nada que se destaque, minado de caixotes de cor branca, bege ou mofado....e sem nenhuma pretensão arquitetônica, tudo meramente especulativo. Sinceramente...não vejo POA tão abaixo das citadas, a única volto a repetir que parece ter um pouco mais de cuidado e ousadia é BH aonde se percebe maior esmero, pq Curitiba e Salvador, estão no mesmo patamar que POA só que lá as torres tem 30 andares, mas são tão chatas e até piores que as de POA aonde pelo menos percebo materiais mais nobres sendo utilizado o que dá uma amenizada na falta de ousadia e na mesmice dos projetos. O que naão quer dizer que nas cidades citadas não hajam bons exemplos, não é que tudo esteja ruim, mas o contexto geral é ruim em quase todas.
Não coloco Salvador à frente de Porto Alegre, mas Curitiba e, principalmente, Belo Horizonte, sim.
Ao meu ver, o problema da arquitetura contemporânea de Porto Alegre é a permanência numa "zona de conforto", a falta de ousadia, a mesmice, a repetição excessiva.
Se na cidade não há tantas construções bizarras quanto em outras, por outro lado há muita, muita coisa medíocre, monótona. Não que isso não ocorra em Curitiba e BH, mas os bons (e "bons") projetos de POA, no geral, são tacanhos.
Pegando como exemplos os prédios residencias e comerciais da cidade, são quase sempre enfadonhos. Se não há coisas esdrúxulas, também dificilmente empolgam. Um "Parigi da vida", que é um prédio bonito, mas "nada de outro mundo", acaba gerando um destaque que não é, necessariamente, merecido. Não cobro "um Iberê a cada esquina", mas um pouquinho de "trato estético" nas construções da cidade seria muito bem-vindo.
De qualquer maneira, levando em consideração da média (!) da arquitetura contemporânea brasileira (que é baixa), não acho que Porto Alegre esteja tão abaixo das demais.
Concordo com particamente tudo Farrapo, acho que é por aí, só acho que Curitiba assim como POA se pode contar na maão os projetos que se destacam, acho que a cidade teve um período bom, mas caiu na mesmice das outras nos ultimos anos e os prédios dos anos 80 da cidade considero muito feios se comparado aos baixinhos do mesmo período de POA. Enfim são percepções, eu admiro Curitiba pelos espaço urabano, pelo cuidado com o paisagismo, mas arquitetônicamente falando acho que POA é superior em qualidade e quantidade. Igual assim como vcs tbém ando muito frustrado com a capital gaúcha e com quem é responsável em investir nela, pois são raros os projetos que demonstren algum tipo de preocupação do legado que ele vai representar para a cidade. Uma pena....potencial de sobra temos e estamos vendo POA ficar cada vez mais feia e sem sal.
Gui_Poa October 1st, 2011, 11:00 PM Acho que Poa não constrói mal, só que não tem novidade, é tudo um não fede nem cheira... ta, as vezes sai coisas feias sim.
hehe
Mas nunca sai algo diferente, algo belo, algo pra mostrar para o Brasil.
Robervalda Souza October 1st, 2011, 11:05 PM Excelente!!!
FlicK October 2nd, 2011, 12:27 AM RVpoa
POA precisa comer muito feijão com arroz (ou, quem sabe, muito pinhão) para chegar ao pés do padrão arquitetônico de Curitiba. E falo dos projetos de valor de ambas, que se comparados faz com que POA coma poeira. Bizarrices ambas têm, mas é indiscutível que em Curitiba haja mais pretensão.
Sobre Salvador, acho que a cidade constrói muitas coisas de mau gosto. Porém até mesmo nessas coisas de mau gosto há uma tentativa, há uma pretensão de se fazer algo diferente, de inovar, de EXPERIMENTAR. Não é aquela planta H podre com uma fachada decorada, ou um prédio de 1 apartamento por andar com fachada decorada, como em POA.
Os prédios de POA são meras construções industriais, e não arquitetônicas. Até um leigo consegue enxergar que tanto em Curitiba quanto em Salvador há prédios que transgridem essa falta de pretensão porto-alegrense.
Na minha opinião, apenas Campinas e Manaus, entre as metrópoles brasileiras, que estão abaixo de POA na qualidade arquitetônica dos produtos imobiliários.
Ao invés de a gente discutir de modo vazio, te faço um desafio: selecione os 10 melhores prédios em construção ou construídos desde 2000 em POA e vamos comparar com as outras. :)
ZekaPOA October 2nd, 2011, 05:00 AM Entao imaginem POA, com sua discutivel qualidade arquitetonica, construindo palitoes de 30 ou 40 andares, que horror nao seria.
Por isso prefiro, apesar de tudo, nossos "nanicos" de 18 andares.
Mas sinto falta de uns quarentoes comerciais la no centro ou ali na regiao administrativa, Borges e arredores e na Terceira Perimetral.
RVpoa October 2nd, 2011, 07:52 AM RVpoa
POA precisa comer muito feijão com arroz (ou, quem sabe, muito pinhão) para chegar ao pés do padrão arquitetônico de Curitiba. E falo dos projetos de valor de ambas, que se comparados faz com que POA coma poeira. Bizarrices ambas têm, mas é indiscutível que em Curitiba haja mais pretensão.
Sobre Salvador, acho que a cidade constrói muitas coisas de mau gosto. Porém até mesmo nessas coisas de mau gosto há uma tentativa, há uma pretensão de se fazer algo diferente, de inovar, de EXPERIMENTAR. Não é aquela planta H podre com uma fachada decorada, ou um prédio de 1 apartamento por andar com fachada decorada, como em POA.
Os prédios de POA são meras construções industriais, e não arquitetônicas. Até um leigo consegue enxergar que tanto em Curitiba quanto em Salvador há prédios que transgridem essa falta de pretensão porto-alegrense.
Na minha opinião, apenas Campinas e Manaus, entre as metrópoles brasileiras, que estão abaixo de POA na qualidade arquitetônica dos produtos imobiliários.
Ao invés de a gente discutir de modo vazio, te faço um desafio: selecione os 10 melhores prédios em construção ou construídos desde 2000 em POA e vamos comparar com as outras. :)
Sinceramente....tenho visto muito projeto ruim em Curitiba ultimamente....tão medíocres quanto os de POA...na real acho que POA e Curitiba podem se abraçar e chorar juntas. Até pq não vi nenhum Guggenheim, existem boas idéias mas nada transgressor como tu te referes.
Quando digo que POA apesar disso é superior em relação a Curitiba, não me refiro a lançamentos recentes, me refiro ao repertório que a cidade construída apresenta, deixando bem claro, que se trata de uma percepção que vai desde a arquitetura histórica até os dias atuais.
Quanto ao desafio, tu tá querendo devolver na mesma moeda o que te propus no thread sobre o acampamento farroupilha, até ri. Mas amigo tu acha que eu tenho tempo pra estar buscando exemplos de mais ou menos...não né...até pq não quero desmerecer cidades, acho que em termos arquitetônicos os brasileiros no geral tem que comer feijão com arroz.kkkkk
A verdade é que brasileiro é um povo deslumbrado, que desconhece o que é feito mundo afora, e acha que os grandes lançamentos de SP e RJ são de gabarito internacional. Só pq a mídia fala que a economia vai bem que já somos potência, então sinceramente, tu acha que vou me coçar pra buscar projetos igualmente mediocres em outras cidades pra te provar algo, claro que não...kkkk.
Apesar de tudo amo meu país tá, só acho injusto pegar POA como a ovelha negra da familia.....hahahaha.
FlicK October 2nd, 2011, 03:52 PM Sinceramente....tenho visto muito projeto ruim em Curitiba ultimamente....tão medíocres quanto os de POA...na real acho que POA e Curitiba podem se abraçar e chorar juntas. Até pq não vi nenhum Guggenheim, existem boas idéias mas nada transgressor como tu te referes.
Não exagera, RV, Curitiba tem belíssimos prédios construídos e em construção, basta ver nesse mesmo subforum. Só os comerciais novos de lá matam a pau os nossos. Essa de ficar no "acho" ou "não acho" é muito vaga, cada um vai acabar tendendo à sua própria emoção bairrista. Por isso prefiro que use imagens, mostre, entre os melhores prédios contemporâneos de POA (da indústria imobiliária) quais podem bater os melhores de Curitiba. E se não for possível, ou for muito trabalhoso fazer alguma pesquisa, cite apenas os nomes, sei que tu lembras de cada prédios relevante que possa vir a servir de exemplo, sobretudo os daqui...
Lá é construído muita bizarrice sim, igualzinho em POA. Mas o que não é bizarro lá infelizmente está bem acima do que é feito aqui. E não é pouco, é muito!
Quando digo que POA apesar disso é superior em relação a Curitiba, não me refiro a lançamentos recentes, me refiro ao repertório que a cidade construída apresenta, deixando bem claro, que se trata de uma percepção que vai desde a arquitetura histórica até os dias atuais.
Acho que aí tu se perde ainda mais. Curitiba desde os anos 70 constrói muito melhor que POA. O patrimônio dos anos 10 aos anos 70 de POA é melhor em número e também em qualidade, o que não significa que não haja muita coisa boa em Curitiba dessa época. Já o que veio depois dos anos 70, quando a capital paranaense começou a se qualificar e virar metrópole de fato, é muito superior (o patromonio curitibano). E se formos levar em consideração a cidade construída, isto é, conjunto urbano, a distância aumenta MUITO, já que urbanisticamente POA é uma desgraça e Curitiba eu nem preciso mencionar quantos méritos recebe...
Quanto ao desafio, tu tá querendo devolver na mesma moeda o que te propus no thread sobre o acampamento farroupilha, até ri.
Não quis devolver na mesma moeda não. Caso tu não tenha visto, esse não é o primeiro thread que peço para foristas listarem os projetos de valor dessa cidade.
No thread da Semana Farroupilha não citei o que pediste pelo simples fato de que já haviam citado de forma clara e objetiva, e eu não estava disposto a copiar e colar algo que já havia sido dito. Acho que quando alguém vai participar de uma discussão que está em andamento deve no mínimo saber o que foi discutido anteriormente. Não é de se surpreender que eu tenha te ignorado nesse trecho.
Mas amigo tu acha que eu tenho tempo pra estar buscando exemplos de mais ou menos...não né...até pq não quero desmerecer cidades, acho que em termos arquitetônicos os brasileiros no geral tem que comer feijão com arroz.kkkkk
Não quero que busque se não tiver tempo, quero apenas que pare, digite os nomes dos prédios e, caso não os saiba, digite suas características. Simples, não precisa de imagens e pesquisas e for o caso. Conhecemos a fundo a nossa cidade, podemos muito bem parar, pensar e digitar quais são as obras que têm real valor e que representam alguma superioridade da arquitetura porto-alegrense frente às outras capitais, sobretudo a capital paranaense.
A verdade é que brasileiro é um povo deslumbrado, que desconhece o que é feito mundo afora, e acha que os grandes lançamentos de SP e RJ são de gabarito internacional. Só pq a mídia fala que a economia vai bem que já somos potência, então sinceramente, tu acha que vou me coçar pra buscar projetos igualmente mediocres em outras cidades pra te provar algo, claro que não...kkkk.
Apesar de tudo amo meu país tá, só acho injusto pegar POA como a ovelha negra da familia.....hahahaha.
Então não busque nas outras cidades, apenas cite os que POA que possam ser dignos de competição. É um desafio que vai lhe tirar poucos minutos e nenhuma manobra de cliques.
POA não é a ovelha negra. As outras são ovelhas, sim, mas POA é a porca preta do grupo. E uma porca preta podre de rica que sai pelas ruas peidando e arrotando sem qualquer elegância.
FlicK October 2nd, 2011, 03:53 PM Entao imaginem POA, com sua discutivel qualidade arquitetonica, construindo palitoes de 30 ou 40 andares, que horror nao seria.
Por isso prefiro, apesar de tudo, nossos "nanicos" de 18 andares.
Mas sinto falta de uns quarentoes comerciais la no centro ou ali na regiao administrativa, Borges e arredores e na Terceira Perimetral.
Eu sempre disse isso: aumentar o gabarito dos residenciais para quê? Para os prédios ridículos de planta H ganharem os céus? Para brotarem do solo novos Terra Novas?
RVpoa October 2nd, 2011, 06:31 PM Não exagera, RV, Curitiba tem belíssimos prédios construídos e em construção, basta ver nesse mesmo subforum. Só os comerciais novos de lá matam a pau os nossos. Essa de ficar no "acho" ou "não acho" é muito vaga, cada um vai acabar tendendo à sua própria emoção bairrista. Por isso prefiro que use imagens, mostre, entre os melhores prédios contemporâneos de POA (da indústria imobiliária) quais podem bater os melhores de Curitiba. E se não for possível, ou for muito trabalhoso fazer alguma pesquisa, cite apenas os nomes, sei que tu lembras de cada prédios relevante que possa vir a servir de exemplo, sobretudo os daqui...
Lá é construído muita bizarrice sim, igualzinho em POA. Mas o que não é bizarro lá infelizmente está bem acima do que é feito aqui. E não é pouco, é muito!
Acho que aí tu se perde ainda mais. Curitiba desde os anos 70 constrói muito melhor que POA. O patrimônio dos anos 10 aos anos 70 de POA é melhor em número e também em qualidade, o que não significa que não haja muita coisa boa em Curitiba dessa época. Já o que veio depois dos anos 70, quando a capital paranaense começou a se qualificar e virar metrópole de fato, é muito superior (o patromonio curitibano). E se formos levar em consideração a cidade construída, isto é, conjunto urbano, a distância aumenta MUITO, já que urbanisticamente POA é uma desgraça e Curitiba eu nem preciso mencionar quantos méritos recebe...
Não quis devolver na mesma moeda não. Caso tu não tenha visto, esse não é o primeiro thread que peço para foristas listarem os projetos de valor dessa cidade.
No thread da Semana Farroupilha não citei o que pediste pelo simples fato de que já haviam citado de forma clara e objetiva, e eu não estava disposto a copiar e colar algo que já havia sido dito. Acho que quando alguém vai participar de uma discussão que está em andamento deve no mínimo saber o que foi discutido anteriormente. Não é de se surpreender que eu tenha te ignorado nesse trecho.
Não quero que busque se não tiver tempo, quero apenas que pare, digite os nomes dos prédios e, caso não os saiba, digite suas características. Simples, não precisa de imagens e pesquisas e for o caso. Conhecemos a fundo a nossa cidade, podemos muito bem parar, pensar e digitar quais são as obras que têm real valor e que representam alguma superioridade da arquitetura porto-alegrense frente às outras capitais, sobretudo a capital paranaense.
Então não busque nas outras cidades, apenas cite os que POA que possam ser dignos de competição. É um desafio que vai lhe tirar poucos minutos e nenhuma manobra de cliques.
POA não é a ovelha negra. As outras são ovelhas, sim, mas POA é a porca preta do grupo. E uma porca preta podre de rica que sai pelas ruas peidando e arrotando sem qualquer elegância.
1° Não fui bairrista.
2°. Nunca disse que Curitiba não tinha belos exemplares de todos os tempos ou um belo patrimônio histórico.
3°.Quando falo em superioridade, falo na quantidade, qualidade e diversidade que por motivos óbvios deixa a capital gaúcha em vantagem. Pra deixar mais óbvio, ela se desenvolveu primeiro.
4°. Sempre destaco a superioridade urbana de Curitiba, nesse aspecto é a capital que melhor se posiciona, falo de objeto arquitetônico. Não me agrada a arquitetura residencial de lá, que pra mim é uma reprodução da arquitetura industrial paulista.
5°. Mas reconheço que o urbanismos torna o conjunto mais harmônico e ordenado, isto é fato. Mas isso não necessáriamente é reflexo de arquiettura qualificada ou ousada. Mas volto a dizer, não é que naãoa haja bons exemplos. Assim como POA tbém tem bons exemplos.....se eu tiver tempo eu mostro alguns exemplos, só não creio que este seja o local, pq desvirtua o thread.
De qualquer forma não se trata de city x city, pq tenho maior admiração por Curitiba que é uma grande capital, não vejo sentido de querer provar que POA é melhor ou pior, apenas quotei aquele post do paulista, por que parece que construir mal é exclusividade de POA qdo não é. Pra mim a única cidade que constrói bem é BH e podemos citar os comerciais de SP. Fora isso pra mim tá nivelado.
FlicK October 3rd, 2011, 02:18 AM ^^ Mas BH constrói porcarias tanto quanto as outras. Porém os bons projetos são de fato bons. =B
Bom, não vamos nos alongar, mas para mim é mais do que fato que POA tem uma arquitetura imobiliário muito abaixo de Curitiba, e se formos questionar a qualquer outro desse forum creio que concordariam comigo.
leovss November 17th, 2011, 09:45 PM esse predio ta enorme, acho que é um dos maiores da cidade, em largura nem se fala
e22sky November 18th, 2011, 04:09 AM ja estão acabando de colocar os vidros da fachada...
Fakroef November 18th, 2011, 05:37 PM Acho que aí tu se perde ainda mais. Curitiba desde os anos 70 constrói muito melhor que POA. O patrimônio dos anos 10 aos anos 70 de POA é melhor em número e também em qualidade, o que não significa que não haja muita coisa boa em Curitiba dessa época. Já o que veio depois dos anos 70, quando a capital paranaense começou a se qualificar e virar metrópole de fato, é muito superior (o patromonio curitibano). E se formos levar em consideração a cidade construída, isto é, conjunto urbano, a distância aumenta MUITO, já que urbanisticamente POA é uma desgraça e Curitiba eu nem preciso mencionar quantos méritos recebe...
Concordo plenamente com tudo!
É só comparar a Carlos Gomes com isso:
http://i956.photobucket.com/albums/ae43/fakroef/DSCF2138.jpg
ou com:
http://i956.photobucket.com/albums/ae43/fakroef/DSCF1405.jpg
ou qualquer rua do Centro de Poa com estas do centro de Cutiba:
http://i956.photobucket.com/albums/ae43/fakroef/Imagem3.jpg
http://i956.photobucket.com/albums/ae43/fakroef/Imagem6.jpg
Fotos do forista Jackcwb.
Lembrem-se que como o Flick mencionou, é para analisarmos contruções recentes e não patrimônio histórico!
coitada da minha porto alegre =/
gabrields November 19th, 2011, 12:31 AM Concordo plenamente com tudo!
ou com:
Lembrem-se que como o Flick mencionou, é para analisarmos contruções recentes e não patrimônio histórico!
Resposta simples meu caro amigo:
Curitiba - cidade planejada - puro concreto
Porto Alegre - cresceu pro lado errado e nao pode-se construir alto - capital mais arborizada do país
RVpoa November 19th, 2011, 12:50 AM Concordo plenamente com tudo!
Prefiro mil vezes a Carlos Gomes a esses blocões típicos da arquitetura industrial paulisata, são blocões com bases horriveis, dos edificios apenas o que está a direita com listas horizontais me parece propor algo, os demais são de muito mal gosto. O aspecto postivo dessa rua que conheço bem pois meu irmão morava a 3 quadras dela é o regime urbanistico aonde se percebe um alinhamento bem rigido entre os edificios e uma altura padrão o que deixa a legibilidade do espaço bem clara, pena os prédios serem tão chinfrin na sua maioria.
ou com:
Aqui eu gosto mais, igualmente do que vejo me agrada o urbanismo e o primeiro edifico da esquerda, acho horrivel o que está ao lado e naão vejo nada mais nessa imagem que eu possa dizer que me impressiona.
Bem em POA tem a 7 de setembro lembra bastante esta, inclusive o estilo dos edificios, esta é uma rua que me agrada, mas assim como no modernirmos corriqueiro de POA não vejo nenhuma pérola a destacar.
Nesta avenida vejo apenas blocos em altura, novamente vejo o regime urnabanistico como o grande elemento ordenador e enriquecedor, e um pouco me agrada o concept embora no render ele me parecia bem melhor do que ficou. Mas não deixa e valorizar e dar uma leitura mais contemporânea a essa rua.
Nossa nunca vi tanta obra prima de arquitetura contemporânea reunida....uau....:nuts:
Eu apenas reafirmo o que eu penso em relação a arquitetura da cidade de Curitiba e não em relação ao seu invejável urbanismo. No que se refere de Arquitetura POA e Curitiba são muito equilibradas, embora eu ache POA por ter se desenvolvido antes em vantagem no que se refere a qualidade arquitetônica e na quantidade. Assim como a capital gaúcha tem muito lixo construído, tem muita coisa boa e de qualidade, assim como Curitiaba tem muito lixo e muita coisa boa. Pra mim Curitiba é muito superior a POA no que se refere a urbanismo, limpeza e organização.
FelixMadero November 19th, 2011, 02:34 AM Das capitais que eu conheço, de longeeeeeeeeeeeeeee, curtiba é a que tem maior proporção de edifícios feios ou sem arquitetura no mínimo interessante.
Recentemente estive na cidade e do meu hotel eu tinha uma visao 360 graus do centro, das centenas de edfs que eu via eu contei 5 que possuiam uma arquitetura no mínimo interessante, e é incrivel como a altura só enfatiza a feiura, por isso dou graças a deus que poa tenha limites bastante rigidos em altura.
Sem falar no excesso de vidros 100% reflexivos nas cores mais esdruxulas e cafonas.
E isso não é trolar, é apenas constatar que curitiba adora um neocrassico ou pastilhas de cores e tamanhos horripilantes.
Ja nos comerciais, dai creio que a coisa é bem menos ruim, principalmente de uns 5 anos pra ca.
E o urbanismo da cidade é otimo, calçadas em sua maior parte IMPECÁVEIS, por isso, no fim das contas, a cidade continua sendo agradavel, mas de forma alguma é por sua arquitetura.
Ja em poa a arquitetura consegue deixar a cidade mais agradavel. E isso é notório.
RVpoa November 19th, 2011, 03:28 AM Concordo plenamente com tudo!
Uma sugestão de thread bem completo da cidade para que tu possas se convencer de que o que tu pensa é realmente verdadeiro ou se não passa de uma análise superficial.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=46274979#post46274979
e este tbém que me parece bem apropriado
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1209669&highlight=
Poa é uma cidade que possui objetos arquitetônicos de quase todos os estilos ao longo da sua história urbana.
-Arquitetura colonial tardia ainda q quase inexistente, mas tem .
-vasto repertório de arquitetura eclética que vai desde casas a edificios institucionais(museus, teatros, repartições públicas)
-Um repertório bastante representativo ainda que não muito requintado art´deco e um que outro art noveau pela cidade.
-o modernismo deixou marcas bem importantes no centro e bairro dos arredores, como o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa na Praça da Matriz, o Anfiteatro Araújo Viana o Edifício Santa Cruz, o Hipódrimo do Cristal, a Ceasa, pra citar residenciais o Jaguaribe, o Edificio Esplanada.Há muitos mais exemplares de arquitetura moderna racionalista mas naão vou citar todos. É apenas uma referência de que a arquitetura moderna de POA está longe de ser infrutífera.
-Da decada de 90 para cá é que não se produziram mais obras marcantes, mas ainda assim, ainda que com um conceito mais comercial temos diversos exemplos de residencias e comerciais nos bairros Moinhos de Vento, Petrópolis, Bela Vista e ao longo da 3° Perimeatral que além de bons materiais não tem uma arquitetura agressiva, apenas mediocre, mas que não degradam a zona.
Atualmente a coisa está reaquecendo. Com obras importantes como o Museu Iberê Camargo, o Multipalco e projetos que estão em vias de execução como o Cais do Porto, a OSPA o projeto Gigante para sempre e outros projetos que estão sendo remodelados e cuja tramitação está sendo feita sem alarde, como indicam sobre o Pontal do Estaleiro.
Com isso volto a afirmar que embora a capital gaúcha não tenha edificios excepcionais em relação a outras capitais, tá longe de ser esse patinho feio que muitos de forma leviana tentam afirmar. E quem estuda arquitetura sabe muito bem que o RS e POA até os anos 60 rivalizava como expoente de arquitetura com Rio e SP, depois perdeu gás e hoje tá precisando se reinventar, buscar uma linguagem que a represente, como bem está fazendo a escola mineira de arquitetura. E também quero dizer que não estou afirmando que Curitiba não tenha seus expoentes arquitetônicos, apenas quis dismetificar essa sobrevalorização, que está muito mais influenciada pelo urbanismo que pela arquitetura em si. Mas o leigo não consegue analisar os diferentes elementos que compõe e dão valor a um espaço. É apenas uma percepção intuitiva.
FelixMadero November 19th, 2011, 04:43 AM ^^ :applause:
eu sinto um cheiro de perseguição com poa, mas uma coisa temos que combinar: a arquitetura imobiliaria de poa nos ultimos 5 anos piorou e bastante, basta ver que ja existem edfs na bela vista e vizinhanças sem nada de granito/marmore, mas com grades e paisagismo bem pobres...
Fakroef November 20th, 2011, 01:34 AM Uma sugestão de thread bem completo da cidade para que tu possas se convencer de que o que tu pensa é realmente verdadeiro ou se não passa de uma análise superficial.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=46274979#post46274979
e este tbém que me parece bem apropriado
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1209669&highlight=
Poa é uma cidade que possui objetos arquitetônicos de quase todos os estilos ao longo da sua história urbana.
-Arquitetura colonial tardia ainda q quase inexistente, mas tem .
-vasto repertório de arquitetura eclética que vai desde casas a edificios institucionais(museus, teatros, repartições públicas)
-Um repertório bastante representativo ainda que não muito requintado art´deco e um que outro art noveau pela cidade.
-o modernismo deixou marcas bem importantes no centro e bairro dos arredores, como o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa na Praça da Matriz, o Anfiteatro Araújo Viana o Edifício Santa Cruz, o Hipódrimo do Cristal, a Ceasa, pra citar residenciais o Jaguaribe, o Edificio Esplanada.Há muitos mais exemplares de arquitetura moderna racionalista mas naão vou citar todos. É apenas uma referência de que a arquitetura moderna de POA está longe de ser infrutífera.
-Da decada de 90 para cá é que não se produziram mais obras marcantes, mas ainda assim, ainda que com um conceito mais comercial temos diversos exemplos de residencias e comerciais nos bairros Moinhos de Vento, Petrópolis, Bela Vista e ao longo da 3° Perimeatral que além de bons materiais não tem uma arquitetura agressiva, apenas mediocre, mas que não degradam a zona.
Atualmente a coisa está reaquecendo. Com obras importantes como o Museu Iberê Camargo, o Multipalco e projetos que estão em vias de execução como o Cais do Porto, a OSPA o projeto Gigante para sempre e outros projetos que estão sendo remodelados e cuja tramitação está sendo feita sem alarde, como indicam sobre o Pontal do Estaleiro.
Com isso volto a afirmar que embora a capital gaúcha não tenha edificios excepcionais em relação a outras capitais, tá longe de ser esse patinho feio que muitos de forma leviana tentam afirmar. E quem estuda arquitetura sabe muito bem que o RS e POA até os anos 60 rivalizava como expoente de arquitetura com Rio e SP, depois perdeu gás e hoje tá precisando se reinventar, buscar uma linguagem que a represente, como bem está fazendo a escola mineira de arquitetura. E também quero dizer que não estou afirmando que Curitiba não tenha seus expoentes arquitetônicos, apenas quis dismetificar essa sobrevalorização, que está muito mais influenciada pelo urbanismo que pela arquitetura em si. Mas o leigo não consegue analisar os diferentes elementos que compõe e dão valor a um espaço. É apenas uma percepção intuitiva.
eu nao preciso ver thread nenhum sobre curitiba, talvez o que foi superficial foi o que eu disse no post anterior, pois conheço muito bem esta capital!
mas voltando ao assunto,meu amigo, Porto Alegre para mim tem uma das melhores arquiteturas do Brasil!!
santa cruz é dos anos 50, o esplanada deve ser de 50-60, aquele edificio moderno no cenro que tem de frente para catedral, acho que é da justiça é um dos edificios mais bonitos que ja vida!
porto alegre até os anos 80 humilhava curitiba facilmente! mas me diz dos anos 90 para ca, o que foi construido de expressivo???
pelo menos para mim, o centro de curitiba impressiona muito pela qualidade arquitetonica atual!
e outra, olha posso dizer que conheço até consideravelmente o centro de ctba, e digo pra vocês, eu nunca vi um edificio de porte médio abandonado ou um cortiço lá!
olha as atrocidades medonhas que existem no centro de POA!
RVpoa November 20th, 2011, 01:43 AM eu nao preciso ver thread nenhum sobre curitiba, talvez o que foi superficial foi o que eu disse no post anterior, pois conheço muito bem esta capital!
mas voltando ao assunto,meu amigo, Porto Alegre para mim tem uma das melhores arquiteturas do Brasil!!
santa cruz é dos anos 50, o esplanada deve ser de 50-60, aquele edificio moderno no cenro que tem de frente para catedral, acho que é da justiça é um dos edificios mais bonitos que ja vida!
porto alegre até os anos 80 humilhava curitiba facilmente! mas me diz dos anos 90 para ca, o que foi construido de expressivo???
pelo menos para mim, o centro de curitiba impressiona muito pela qualidade arquitetonica atual!
e outra, olha posso dizer que conheço até consideravelmente o centro de ctba, e digo pra vocês, eu nunca vi um edificio de porte médio abandonado ou um cortiço lá!
olha as atrocidades medonhas que existem no centro de POA!
Os links eram de POA e não de Curitiba...kkkk
Curtiba teve uma década de 90 melhor que POA, talvez, mas a discussão que foi aberta não era apenas dos ultimos 20 anos pra cá e sim uma análise geral da arquitetura moderna e contemporânea. Eu não tenho muito claro do que foi contruído da década de 90 pra cá de novo em POA , até pq nesse periodo as cidades viveram momentos diferentes. Curtiba criava ícones para representar as influencias culturais que constituiram a cidade criando parques e espaços que representassem esta influência. Poa foi por outro caminho que me parece tão positivo quanto esse, foi o periodo que mais se reciclou edificios antigos e históricos que os converteram em museus, centros culturais, o próprio mercado público se transformou nesse período recebendo importantes melhorias.
A 3º Perimetral criou um eixo de comerciais que ainda está em fase de consolidação, mas que contas com bons exemplares de comercias de qualidade e categoria AAA. Moinhos, região do Iguatemi e a região do Marinha e Borges pipocoaram comerciais e lojas sofisticadas na última década e na área cultural na última década na área cultural ganhamos um novo museu de categoria internacional e estamos com o andamento das obras do Multipalco que promete ser um dos equipamentos culturais mais completos do continente, que vai devagar pq depende de doações. E agora com o Cais POA vai sofrer um impacto que talvez só seja comparável com os aterros que fizeram a cidade crescer na direção do lago Guaíba. A questão é que as vezes temos uma visão miope e não vemos que a revitalização do centro começou lá na década de 90 e vem se intensificando nos dois ultimos anos e com o Puerto Madero gaúcho isso deve se acelerar. Temos que ser menos injustos com POA.:)
Fakroef November 20th, 2011, 02:04 AM Os links eram de POA e não de Curitiba...kkkk
opss heuheuehu!
e outra, tem um perdio bizarro em curitiba, esqueci de mencionar, acho que é curitiba trade center, é uma das coisas mais medonhas criadas pela humanidade e tem uns 40 andares!, serio eu prefiro o esqueleto da praça XV que aquela coisa na minha cidade!
RVpoa November 20th, 2011, 03:01 AM opss heuheuehu!
e outra, tem um perdio bizarro em curitiba, esqueci de mencionar, acho que é curitiba trade center, é uma das coisas mais medonhas criadas pela humanidade e tem uns 40 andares!, serio eu prefiro o esqueleto da praça XV que aquela coisa na minha cidade!
Tá mas não vamos demonizar Curitiba, pq é uma baita cidade. Meus argumentos não são para desmerecer a capital paranaense, são para fazer contra-ponto a colocações exageradas e superficiais afirmando que tal cidade tá anos luz de POA.São para mostrar que a capital gaúcha tá menos mal do que pensamos, ainda que muito aquém do seu potencial. :)
Calvin Porto November 20th, 2011, 03:51 PM Não dá para comparar as duas cidades, apenas por serem do Sul. São diferentes em muitos pontos e principalmente culturalmente.
FlicK November 21st, 2011, 01:59 AM Ah, gente, que bairrismo descarado é esse!? A arquitetura de POA é RIDÍCULA, o urbanismo é RIDÍCULO, a cidade é uma VERGONHA no que tange esses itens. POA não é uma cidade bonita, não é uma cidade que agrada. Em alguns momentos é simpática pela arborização, pela relação entre o comércio e a rua, mas jamais pelos prédios em si. Destacam-se poucos locais onde os prédios contribuem para um aspecto positivo em Porto Alegre. Mesmo assim, arquitetura de valor? POA perde de lavada à capital paranaense. Isso nem deve ser comentado, Curitiba, que já não constrói tão bem assim (faz muita porcaria) humilha Porto Alegre. Aliás, é Porto Alegre que se humilha sozinha por estar afundada em tanta mediocridade.
Comparar com Curitiba e dizer que Porto Alegre é mais simpática é forçar a barra e ser extremamente insensato. O dia que, nos aspectos urbanísticos e arquitetônicos Porto Alegre estiver próximo do que é Curitiba, assim poderemos conversar de forma mais coerente. Pergunte a um turista qual das cidades (a cidade em si, e não o povo, o conjunto) ele achou mais bonita.
Desculpem, mas não dou crédito algum a quem diz que Porto Alegre é superior que Curitiba em quaisquer desses assuntos citados. Isso é o CÚMULO, uma ofensa ao bom senso. Ao invés de serem coerentes, aceitarem esse vergonhoso status da nossa cidade, parecem que querem repetir a imagem do gaúcho cego que se acha superior. Por favor, né, essa cultura do atraso que f*** POA e o RS, vamos deixar ela de lado, pelo menos aqui nesse forum. Nós temos enormes problemas, culturais, econômicos e urbanísticos, e seria falta de modéstia dizer que POA é o patinho feio da arquitetura e o urbanismo: na verdade a cidade é o urubu feio despenado. O quadro da dor.
Sem mais.
FlicK November 21st, 2011, 02:01 AM Não dá para comparar as duas cidades, apenas por serem do Sul. São diferentes em muitos pontos e principalmente culturalmente.
Qualquer cidade pode ser comparada sob critérios urbanísticos ou de de produção arquitetônica. O que não pode ser comparado é a cidade em si, a cultura geral, a forma como uma pessoa vive nesses locais. POA tem sorte de ser forte em outros aspectos, porque nos citados...
FlicK November 21st, 2011, 02:08 AM Tá mas não vamos demonizar Curitiba, pq é uma baita cidade. Meus argumentos não são para desmerecer a capital paranaense, são para fazer contra-ponto a colocações exageradas e superficiais afirmando que tal cidade tá anos luz de POA.São para mostrar que a capital gaúcha tá menos mal do que pensamos, ainda que muito aquém do seu potencial. :)
Dizer que Curitiba esta anos luz à frente de POA nesses aspectos não é ser exagerado, e sim ser leviano. Conheço a capital paranaense suficientemente bem para dizer isso. E olha que tenho inúmeras críticas a ela. Agora Porto Alegre... Pelo amor do bom Deus: ô cidade mais CHULA quando o assunto é arquitetura e urbanismo! Vergonha total! E falo isso porque gosto da cidade, é uma PENA ver no que ela se transformou e no que é feito aqui. Porto Alegre nas últimas décadas tem se transformado numa província cidade UÓ. :ohno:
RVpoa November 21st, 2011, 03:28 AM Ah, gente, que bairrismo descarado é esse!? A arquitetura de POA é RIDÍCULA, o urbanismo é RIDÍCULO, a cidade é uma VERGONHA no que tange esses itens. POA não é uma cidade bonita, não é uma cidade que agrada. Em alguns momentos é simpática pela arborização, pela relação entre o comércio e a rua, mas jamais pelos prédios em si. Destacam-se poucos locais onde os prédios contribuem para um aspecto positivo em Porto Alegre. Mesmo assim, arquitetura de valor? POA perde de lavada à capital paranaense. Isso nem deve ser comentado, Curitiba, que já não constrói tão bem assim (faz muita porcaria) humilha Porto Alegre. Aliás, é Porto Alegre que se humilha sozinha por estar afundada em tanta mediocridade.
Comparar com Curitiba e dizer que Porto Alegre é mais simpática é forçar a barra e ser extremamente insensato. O dia que, nos aspectos urbanísticos e arquitetônicos Porto Alegre estiver próximo do que é Curitiba, assim poderemos conversar de forma mais coerente. Pergunte a um turista qual das cidades (a cidade em si, e não o povo, o conjunto) ele achou mais bonita.
Desculpem, mas não dou crédito algum a quem diz que Porto Alegre é superior que Curitiba em quaisquer desses assuntos citados. Isso é o CÚMULO, uma ofensa ao bom senso. Ao invés de serem coerentes, aceitarem esse vergonhoso status da nossa cidade, parecem que querem repetir a imagem do gaúcho cego que se acha superior. Por favor, né, essa cultura do atraso que f*** POA e o RS, vamos deixar ela de lado, pelo menos aqui nesse forum. Nós temos enormes problemas, culturais, econômicos e urbanísticos, e seria falta de modéstia dizer que POA é o patinho feio da arquitetura e o urbanismo: na verdade a cidade é o urubu feio despenado. O quadro da dor.
Sem mais.
Nossa quanta revolta.....kkkkkk
Agora ter mais afinidade com POA que Curitiba é bairrimos, só pq sou gaúcho, é isso? Que eu saiba nunca disse que Curitiba era uma cidade ruim, ela me encanta por aspectos diferentes do teu, agora não concordar contigo é bairrismo?Meio pretencioso da tua parte, não te parece.
Tá bom Flick se tu acha isso, be happy!! Gosto e percepção ainda que baseadas em algum critério racional, não deixam de ser subjetivas, não pretendo ser o dono da verdade nem da razão. Mas eu discordo do teu ponto de vista exagerado. Sem mais.....kkkkk.
Agora estaria bem uns exemplos de coisas marcantes de Curtiba no campo da arquitetura pra ilustrar essa superioridade que torna RIDICULA E VERGONHOSA a realidade de Porto Alegre, no campo da arquitetura e não do urbanismo. Não que eu vá me convencer, mas a título de curiosidade, eu em uns posts acima citei períodos e algumas obras que são importantes na história do desenvolvimento da capital e que expressam qualidades inquestionáveis e amplamente reconhecidas da arquitetura da capital gaúcha, seria interessante um paralelo teu para demonstrar essa superioridade que faz POA uma cidade que deveria se tornar Curitiba. :)
FelixMadero November 21st, 2011, 04:18 AM Ah, gente, que bairrismo descarado é esse!? A arquitetura de POA é RIDÍCULA, o urbanismo é RIDÍCULO, a cidade é uma VERGONHA no que tange esses itens. POA não é uma cidade bonita, não é uma cidade que agrada. Em alguns momentos é simpática pela arborização, pela relação entre o comércio e a rua, mas jamais pelos prédios em si. Destacam-se poucos locais onde os prédios contribuem para um aspecto positivo em Porto Alegre. Mesmo assim, arquitetura de valor? POA perde de lavada à capital paranaense. Isso nem deve ser comentado, Curitiba, que já não constrói tão bem assim (faz muita porcaria) humilha Porto Alegre. Aliás, é Porto Alegre que se humilha sozinha por estar afundada em tanta mediocridade.
Sem mais.
Quanto exagero Flick, conheço muito bem as duas cidades e não vejo as coisas dessa maneira, mas se vc ve assim, saiba que é sua voz nao é da maioria.
RFroner November 21st, 2011, 05:25 AM Quanto exagero, quanto auto-desprezo...
FlicK November 21st, 2011, 06:29 AM Então repito o desafio: tragam o 10 maiores produtos arquitetônicos [e imobiliários] de POA desde os anos 90. Não vale os clichês como Museu Iberê Camargo e Slice House. Se o que é feito em POA é tão aceitável assim, quero ver as obras, porque acho que não estamos falando da mesma cidade...
Não é apenas auto-desprezo, é auto-reconhecimento do valor da própria profissão na própria cidade, e reconhecimento do que é feito em outros lugares que, indiscutivelmente (exceto junto aos gaúchos) há uma superioridade evidente.
FlicK November 21st, 2011, 06:37 AM Nossa quanta revolta.....kkkkkk
Agora ter mais afinidade com POA que Curitiba é bairrimos, só pq sou gaúcho, é isso? Que eu saiba nunca disse que Curitiba era uma cidade ruim, ela me encanta por aspectos diferentes do teu, agora não concordar contigo é bairrismo?
Nem falei sobre aspectos, falei sobre o geral, ligado ao que é produzido/construído. Não estou me importando se uma cidade é melhor que a outra para morar, estou falando no VALOR do que é feito. Porto Alegre mal tem arquitetura e isso é inegável. Comparar com Curitiba é uma piada.
Meio pretencioso da tua parte, não te parece.
Tá bom Flick se tu acha isso, be happy!! Gosto e percepção ainda que baseadas em algum critério racional, não deixam de ser subjetivas, não pretendo ser o dono da verdade nem da razão. Mas eu discordo do teu ponto de vista exagerado. Sem mais.....kkkkk.
Agora estaria bem uns exemplos de coisas marcantes de Curtiba no campo da arquitetura pra ilustrar essa superioridade que torna RIDICULA E VERGONHOSA a realidade de Porto Alegre, no campo da arquitetura e não do urbanismo. Não que eu vá me convencer, mas a título de curiosidade, eu em uns posts acima citei períodos e algumas obras que são importantes na história do desenvolvimento da capital e que expressam qualidades inquestionáveis e amplamente reconhecidas da arquitetura da capital gaúcha, seria interessante um paralelo teu para demonstrar essa superioridade que faz POA uma cidade que deveria se tornar Curitiba. :)
Estou falando da produção após a redemocratização brasileira. Não deixei dúvidas sobre o que fora feito nos séculos XIX e XX até o modernismo, fui bastante sucinto na crítica. Estamos falando em produção arquitetônica contemporânea, e NÃO ACEITO que alguém ligado à academia diga que POA não está no mínimo vergonhosa, ou que Curitiba esteja pior. Isso seria uma insensatez sem tamanho.
Na dúvida, vamos abrir um poll no SSC: "Que cidade possui melhor arquitetura contemporânea: Porto Alegre ou Curitiba?". Se bem que saberemos a reposta antes de ser aberto o thread. É rídiculo discutir isso, nossa situação é DESESPERADORA, Porto Alegre está mal. Muito mal! Não adianta defender, se tu gostas mesmo da cidade sejas sensato, e pense no melhor para ela. Duvido que realmente aches que os prédios de POA sejam bons ou melhores do que os de Curitiba. Duvido muito! E não precisa tentar me convencer do contrário, e sim se auto-convencer da realidade. :)
E sim, RV, vocês são bairristas. :poke:
In The End November 21st, 2011, 06:37 AM Pq não vale os "clichês"?! ^^
Não são obras arquitetônicas em Porto Alegre tbm?!
FlicK November 21st, 2011, 06:40 AM Quanto exagero Flick, conheço muito bem as duas cidades e não vejo as coisas dessa maneira, mas se vc ve assim, saiba que é sua voz nao é da maioria.
Conhece mesmo? :)
In The End November 21st, 2011, 06:41 AM :lol:
Sério eu to rindo até agora!
"Vamos fazer um top 10 das melhores obras arquitetônicas da cidade"
"PS: Não vale colocar as melhores"
FlicK November 21st, 2011, 06:53 AM -Arquitetura colonial tardia ainda q quase inexistente, mas tem .
Não vou discutir mais, RV, tu concorda comigo. Basta ver a parte que destaquei em vermelho.
No mais, tu citaste como bons exemplos:
- Museu Iberê Camargo: a grande exceção, projetado por um estrangeiro (Siza)
- Cais do Porto: projetado por um curitibano (Jaime Lerner) e um estrangeiro - (Vasquez)
- Multipalco e OSPA: projetados por um engenheiro
- Beira-Rio: projetado por arquitetos recém formados (2/3 anos antes)
- Pontal do Estaleiro: ??????? - Projeto desconhecido
Se tu tentaste salvar nossa arquitetura contemporânea, apenas nos ferrou mais. Se não fosse o pessoal de fora, um engenheiro e um grupo de arquiteto recém formados, o que seria da produção local então? :|
POA tá mal. Ponto final. Não há o que discutir. Se torna-se consenso entre vocês que Curitiba constrói mal, então o que será de POA, que está MUITO abaixo? Isso que chamo de bairrismo: tentar convencer de que a capital do seu estado está melhor que outra sendo que a nossa situação é no mínimo desesperadora.
Temos boa arquitetura apesar de tudo? Temos sim. Mas é uma exceção tão irrelevante perto do total que chega a dar pena. Agora dizer que nossos prédios medíocre tornam a cidade agradável porque são meno agressivos que os prédios ruins de outra cidade é defender que merda fede mais que bosta. (desculpem os termos chulos)
Ok, não discordo, mas me responde o que isso tem a ver com o que é dito deeeesde o início do thread? Agora nossa arquitetura contemporânea se torna boa ou aceitável somente por causa da história? Que gaúcho vive de museu todos sabem, mas não precisa forçar tanto a barra...
FlicK November 21st, 2011, 06:57 AM :lol:
Sério eu to rindo até agora!
"Vamos fazer um top 10 das melhores obras arquitetônicas da cidade"
"PS: Não vale colocar as melhores"
Porque vieram "de fora". (mesmo que a Slice House tenha tido um co-autor formado pela UFRGS)
Não dá para definir a qualidade da produção arquitetônica local utilizando exemplos estrangeiros. Não foi Porto Alegre que produziu. Não é vernacular, não é próprio, não é enraizado, é... IMPORTADO. Seu valor é inegável, porém a nossa discussão trata sobre o que cada cidade produz. Essas obras podem influenciar a produção local a ponto de a qualificar, mas em si jamais podem fazer parte dessa produção local.
FlicK November 21st, 2011, 07:11 AM [...] Não me agrada a arquitetura residencial de lá (Curitiba), que pra mim é uma reprodução da arquitetura industrial paulista.[...]
E Porto Alegre? :lol:
Porto Alegre sempre reproduziu a arquitetura paulista. Aliás, os gaúchos eram muito próximos dos paulistas por motivos, inclusive, conservadores: achavam a arquitetura da Escola Carioca exibicionista. Não à toa Niemeyer sempre foi boicotado aqui e até hoje POA não tem obra alguma dele. E hoje se mantém essa mania de copiar tudo o que se faz em São Paulo.
Porto Alegre embora tenha recebido influência (na arquitetura imobiliária) do Uruguai, se torna mais paulista que Curitiba, que sempre focou em novas arquiteturas (sobretudo após o modernismo). Convido a estudar a interessante história da capital paranaense para saber a importância que a novidade e a criação de uma identidade moderna possuem na cidade e na sua produção local.
Ou seja, as semelhanças entre a atividade imobiliária de São Paulo e Porto Alegre são muitas. Nossas construtoras sempre se espelharam nos paulistas. Mais até que os curitibanos, que buscavam uma identidade própria. Não é recorrente ouvir que Porto Alegre é uma São Paulo menor na beira de um lago... Mas enfim, é besteira discutir isso, apenas fiz uma observação sobre a tua afirmação, que me pareceu no mínimo instigante e contraditória.
Sobre arquitetura da escola paulista, Curitiba, POA... gostaria de citar um nome: Vilanova Artigas, curitibano. Não há arquiteto gaúcho que seja mais importante para a história do que ele. Ele foi um dos maiores nomes da Escola Paulista que a gente tanto copiou. Por tabela, acabamos nos inspirando, inclusive, por um curitibano... Curioso para a discussão, não?
Fakroef November 21st, 2011, 05:43 PM Ah, gente, que bairrismo descarado é esse!? A arquitetura de POA é RIDÍCULA, o urbanismo é RIDÍCULO, a cidade é uma VERGONHA no que tange esses itens. POA não é uma cidade bonita, não é uma cidade que agrada. Em alguns momentos é simpática pela arborização, pela relação entre o comércio e a rua, mas jamais pelos prédios em si. Destacam-se poucos locais onde os prédios contribuem para um aspecto positivo em Porto Alegre. Mesmo assim, arquitetura de valor? POA perde de lavada à capital paranaense. Isso nem deve ser comentado, Curitiba, que já não constrói tão bem assim (faz muita porcaria) humilha Porto Alegre. Aliás, é Porto Alegre que se humilha sozinha por estar afundada em tanta mediocridade.
Sem mais.
Já pensei num título para uma Tese: A urubunização de Porto Alegre no Período da Redemocratização: Um desabafo de um estudante de arquitetura gaúcho.
thesapox November 21st, 2011, 07:06 PM Flick, o modernismo de POA teve sim muita influencia da escola carioca, inclusive com atuação de profissionais formados no RJ. Esse quadro só se reverteu pela primeira vez com o Palácio Farroupilha, o que pode se dizer até que foi bem tardio.
RVpoa November 22nd, 2011, 03:04 AM Então repito o desafio: tragam o 10 maiores produtos arquitetônicos [e imobiliários] de POA desde os anos 90. Não vale os clichês como Museu Iberê Camargo e Slice House. Se o que é feito em POA é tão aceitável assim, quero ver as obras, porque acho que não estamos falando da mesma cidade...
Não é apenas auto-desprezo, é auto-reconhecimento do valor da própria profissão na própria cidade, e reconhecimento do que é feito em outros lugares que, indiscutivelmente (exceto junto aos gaúchos) há uma superioridade evidente.
Primeiro acho que tu tem que abraçar o desafio, já que tu afirma categoricamente que Curitiba é muito superior, quero ver, mostra esse teu conhecimento, porque eu só afirmaria isso se tivesse uma lista de projetos de impacto pra sustentar a minha teoria, de forma que estou esperando. E me dá vontade de rir com a tua categorização de Clichê a projetos da maior importância para a cidade, porque tu sabe que eles põe por terra o teu argumento de que a cidade é uma vergonha, e nem precisa me justificar com argumento da origem dos arquitetos, é patético, isso é manobra, pois já que o argumento não se sustenta por um lado, tu vai tentar por outro que nem entrou no assunto.
Nem falei sobre aspectos, falei sobre o geral, ligado ao que é produzido/construído. Não estou me importando se uma cidade é melhor que a outra para morar, estou falando no VALOR do que é feito. Porto Alegre mal tem arquitetura e isso é inegável. Comparar com Curitiba é uma piada.
Estou falando da produção após a redemocratização brasileira. Não deixei dúvidas sobre o que fora feito nos séculos XIX e XX até o modernismo, fui bastante sucinto na crítica. Estamos falando em produção arquitetônica contemporânea, e NÃO ACEITO que alguém ligado à academia diga que POA não está no mínimo vergonhosa, ou que Curitiba esteja pior. Isso seria uma insensatez sem tamanho.
Eu afalei em qualidade de vida? Acho que não, falei todo o tempo de arquitetura e não disse que Curitiba estava pior, disse que a situação de POA não é essa VERGONHA ou RIDÍCULA na comparação com Curitiba, se estou errado prova, só não vem reduzir cada vez mais a década pra poder encontrar um gap pra justificar a tua teoria, estamos falando do modernismo até os dias de hj.
Mas falando em anos 90, enquanto uma cidade criava ícones para justamente criar novos pólos e suprir uma certa carência de atrações e assim valorizar a cultura local e fazer dela um cartão de visitas da cidade, POA fez investimentos milionarios na reconversão de uso dos seus prédios históricos, muitos deles abandonados, devolvendo a população prédios recuperados e de acesso público e fazendo da capital gaúcha uma das cidades mais bem equipadas culturalmente da América Latina. Ah não foram edificios novos, sabe poque, pq não precisávamos, naquele momento o mais lógico era valorizar aqueles ícones mais do que consolidados que temos no centro que hoje todos enchemos a boca para falar, pois foi nos anos 90 que POA voltou a investir na requalificação do centro, nos anos 90 nasceram a Casa de Cultura Mário Quintana, cuja remodelação foi feita por arquitetos gaúchos a propósito, A Usina do Gasômetro, o Memorial do Rio Grande do Sul o Santander Cultural, isso só para citar algumas das mais destacados investimentos feitos em favor da cultura de Porto Alegre, seria insano deixá-los abandonados e investir em algo novo e sem tanto significado para cidade quanto estas verdadeiras obras de arte que hoje embelezam o centro e democratizam a cultura e foi também dos anos 90 para cá que muitos dos edificios históricos da cidade e equipamentos culturais anteriores aos anos 90 sofreram pesados investimentos de recuperação. Por isso agora comeaçam a surgir novos equipamentos como a OSPA como foi a fundação Iberê Camargo, pq a cidade segue crescendo e produzindo e nescessita de mais espaços culturais e de lazer, de novos equipamentos pra satisfazer a sua demanda. Acho as duas iniciativas louváveis e bem diferentes, pois no caso curitibano, eles criaram ícones na busca da identidade curitibana, pois apesar de mais antiga que POA, se tornou metrópole depois e o fez de forma descentralizada, ocupando parques, criando monumentos etnicos ou direcionados a imagem de cidade ecológica que eles queriam imprimir no mundo como sendo a cara de Curitiba, uma iniciativa louvável. Porto Alegre é metrópole a mais tempo e culturalmente sempre foi muito ativa e não é a tôa que é muito respeitada por isso, e essa intensa cultura se reflete no vasto e rico patrimônio histórico que passou a ser icones da cultura porto-alegrense, de forma que POA optou por valorizar a sua cara, pq nesse periodo POA já tinha sua identidade consolidada :)
Na dúvida, vamos abrir um poll no SSC: "Que cidade possui melhor arquitetura contemporânea: Porto Alegre ou Curitiba?". Se bem que saberemos a reposta antes de ser aberto o thread. É rídiculo discutir isso, nossa situação é DESESPERADORA, Porto Alegre está mal. Muito mal! Não adianta defender, se tu gostas mesmo da cidade sejas sensato, e pense no melhor para ela. Duvido que realmente aches que os prédios de POA sejam bons ou melhores do que os de Curitiba. Duvido muito! E não precisa tentar me convencer do contrário, e sim se auto-convencer da realidade. :)
E sim, RV, vocês são bairristas. :poke:
Olha Flick tu bem sabe que a grande maioria das pessoas tem um conhecimento superficial sobre arquitetura e ainda mais superficial sobre as duas cidade, de maneira que achar que um poll teria condições de produzir um resultado confiável é total insanidade, é mais ou menos o que fez o fogaça no plebiscito do Estaleiro Só....kkkkkk.
Não vou discutir mais, RV, tu concorda comigo. Basta ver a parte que destaquei em vermelho.
No mais, tu citaste como bons exemplos:
- Museu Iberê Camargo: a grande exceção, projetado por um estrangeiro (Siza)
- Cais do Porto: projetado por um curitibano (Jaime Lerner) e um estrangeiro - (Vasquez)
- Multipalco e OSPA: projetados por um engenheiro
- Beira-Rio: projetado por arquitetos recém formados (2/3 anos antes)
- Pontal do Estaleiro: ??????? - Projeto desconhecido
Se tu tentaste salvar nossa arquitetura contemporânea, apenas nos ferrou mais. Se não fosse o pessoal de fora, um engenheiro e um grupo de arquiteto recém formados, o que seria da produção local então? :|
POA tá mal. Ponto final. Não há o que discutir. Se torna-se consenso entre vocês que Curitiba constrói mal, então o que será de POA, que está MUITO abaixo? Isso que chamo de bairrismo: tentar convencer de que a capital do seu estado está melhor que outra sendo que a nossa situação é no mínimo desesperadora.
Temos boa arquitetura apesar de tudo? Temos sim. Mas é uma exceção tão irrelevante perto do total que chega a dar pena. Agora dizer que nossos prédios medíocre tornam a cidade agradável porque são meno agressivos que os prédios ruins de outra cidade é defender que merda fede mais que bosta. (desculpem os termos chulos)
Bom eu nunca disse que nossa situação era confortável, eu apenas defendi que não há essa superioridade aqui defendida de forma vazia, pois não vi ainda exemplos capazes de me convencer do contrário. Flick acho que tu estás querendo puxar uma outra polêmica para desviar o assunto, primeiro o patrimônio arquitetônico das cidades nunca foi medido pelos arquitetos locais apenas, pq o arquiteto ao longo da história sempre teve uma vida andarilha, indo aonde havia trabalho, de forma que não é exclusividade de Porto Alegre que seu patrimônio arquitetônico venha ter autores que não sejam porto-alegrenses, gaúchos ou brasileiros, de forma que isso em nada desmerece as novas obras que foram ou estão sendo edificadas na cidade, é uma tentativa tosca pra tentar afirmar o teu ponto de vista, pois independente da origem do autor a obra é patrimônio da cidade e isso não pode ser excluído ou ignorado, ou então vamos considerar também uma vergonha a parte nova de Berlim, praticamente todo o patrimônio construído de cidades como Buenos Aires, Santiago do Chile e outras capitais do mundo que compravam seus palácios em catálogos.
Eu nunca neguei que a nossa arquitetura no geral seja medíocre, mas eu vi e vejo a mesma mediocridade em grande escala em quase todas as nossas grandes capitais, e por isso não vejo Curitiba diferente de POA nesse aspecto, a bem da verdade que a arquitetura depois do modernismo perdeu o significado, perdeu sentido, é uma verdadeira abstração, sem propor nada, é quase um laboratório de tecnologia, aonde se aplicam novos materiais, novas formas, se centra na produção industrial e econômica com vistas ao lucro, raras são as obras que se preocupam com o contexto aonde ela está inserida o impacto dela no cotidiano da cidade. Isso vale para nós e vale para Curitiba.
Ok, não discordo, mas me responde o que isso tem a ver com o que é dito deeeesde o início do thread? Agora nossa arquitetura contemporânea se torna boa ou aceitável somente por causa da história? Que gaúcho vive de museu todos sabem, mas não precisa forçar tanto a barra...
Porque vieram "de fora". (mesmo que a Slice House tenha tido um co-autor formado pela UFRGS)
Não dá para definir a qualidade da produção arquitetônica local utilizando exemplos estrangeiros. Não foi Porto Alegre que produziu. Não é vernacular, não é próprio, não é enraizado, é... IMPORTADO. Seu valor é inegável, porém a nossa discussão trata sobre o que cada cidade produz. Essas obras podem influenciar a produção local a ponto de a qualificar, mas em si jamais podem fazer parte dessa produção local.
Não, eu apenas demonstrei que em todos os períodos históricos POA produziu algo de relevante, tu é que está querendo excluir o que está acontecendo de novo na cidade pela origem dos autores dos projetos que foram feitos e outros que estão para serem iniciados. Volto a dizer que tu estás misturando as bolas, desde o princípio da discussão nunca e nem tu mesmo abordou a origem dos arquitetos como argumento para defender tua idéia, por tanto se trata de fato novo que tu quer adicionar para desviar o assunto e afirmar teu pensamento, o objeto da discussão era que POA contruia muito mal, e eu desde o principio defendi que isso não é exclusividade de POA e que acabou polarizando numa comparação com Curitiba. Tu como pessoa ligada ao meio acadêmico deveria saber que históricamente sempre foi assim como eu já citei anteriormente, quantas obras importantes teriamos que ignorar de metrópoles consagradas por serem de autoria de pessoas de fora, muito sem sentido e fora da discussão :)
E Porto Alegre? :lol:
Porto Alegre sempre reproduziu a arquitetura paulista. Aliás, os gaúchos eram muito próximos dos paulistas por motivos, inclusive, conservadores: achavam a arquitetura da Escola Carioca exibicionista. Não à toa Niemeyer sempre foi boicotado aqui e até hoje POA não tem obra alguma dele. E hoje se mantém essa mania de copiar tudo o que se faz em São Paulo.
Porto Alegre embora tenha recebido influência (na arquitetura imobiliária) do Uruguai, se torna mais paulista que Curitiba, que sempre focou em novas arquiteturas (sobretudo após o modernismo). Convido a estudar a interessante história da capital paranaense para saber a importância que a novidade e a criação de uma identidade moderna possuem na cidade e na sua produção local.
Ou seja, as semelhanças entre a atividade imobiliária de São Paulo e Porto Alegre são muitas. Nossas construtoras sempre se espelharam nos paulistas. Mais até que os curitibanos, que buscavam uma identidade própria. Não é recorrente ouvir que Porto Alegre é uma São Paulo menor na beira de um lago... Mas enfim, é besteira discutir isso, apenas fiz uma observação sobre a tua afirmação, que me pareceu no mínimo instigante e contraditória.
Sobre arquitetura da escola paulista, Curitiba, POA... gostaria de citar um nome: Vilanova Artigas, curitibano. Não há arquiteto gaúcho que seja mais importante para a história do que ele. Ele foi um dos maiores nomes da Escola Paulista que a gente tanto copiou. Por tabela, acabamos nos inspirando, inclusive, por um curitibano... Curioso para a discussão, não?
Aqui discordo redondamente de ti....kkk...claro que POA por ser uma cidade de periferia e não de centro, vai receber influência de onde partem as diretrizes do país, isto é assim em todo o mundo. Agora a maior semelhança de Porto Alegre com São Paulo se dá no centro da cidade, pois no resto dela a influência carioca é muito maior, sem contar a influência platina na arquitetura da cidade.
Agora não me incomoda a influência quando ela qualifica o espaço, há obras interessantissimas do brutalismo paulista, assim como há projetos maravilhosos da escola carioca, mas aí estamos falando de arquitetura, quando me refiro a arquitetura industrial paulista, me refiro a estas torres de 40 pisos, com janela minúsculas de alumínio, as vezes com reboco pintado e as vezes revestido de pastilhas e que estas fotos do Fakroef mostram bem claramente. Odeio esses prédios, a maioria deles, agora claro que tem coisa boa no meio dessas feiras, como aqui. É o que eu tenho tentado dizer desde o início, a a grande maioria das edificações das nossas cidades são meras construções, sem significado nenhum, frias, duras e de mal gosto. E eu conheci Curitiba depois de São Paulo, por isso a minha associação foi imedianta, e o que vejo em Curitiba é bem diferente do Rio, que eu tbém conheci antes da capital paranaense.
E entre o mau gosto daqui e o mau gosto de lá, prefiro o daqui. Talvez por POA ter um repertório mais diversificado de estilos convivendo lado a lado o que faz em muitos momentos os olhos se surpreenderem com algo legal.
Curitiba por ser uma cidade de desenvolvimento recente, tem maior homogeinidade o que é bom e ruim, depende aí da qualidade do conjunto.
Aqui o mau gosto as vezes é bem camuflado pelo uso de materiais mais nobre, melhor acabamento, acho que isso é algo que influencia e muito na minha percepção do conjunto e como bem disse o FelixMadero, a altura excessiva acaba destacando demais o feio, coisa que aqui em POA é menos recorrente pelo plano diretor restritivo e pela cultura da cidade de preferir residencias de menor altura. Enfim....sei que isso não vai te fazer concordar comigo, é uma tentativa de criar um contra-ponto, pois acho graça das tuas colocações espalhafatosas, mas quase sempre carentes de exemplos concretos o que torna o argumento muito fraco, parecendo mais uma mera opnião superficial.
Apesar de descordar dos exageros e não da essência da crítica, eu te acho um cara legal Flick. :)
|
|