View Full Version : Resende - Sul Fluminense/RJ

godrius
August 16th, 2009, 07:53 PM
Ontem, dia 15 de agosto de 2009, estive em Resende para conhecer a cidade.

O que vi foi um imenso canteiro de obras. Desde obras de infra-estrutura até construção de moradias de luxo (há, inclusive, condomínios com apelo elitizado sendo lançados na cidade)

Senti falta de um projeto urbanístico, pelo menos nas novas áreas residenciais que estão sendo criadas. Muito concreto e pouco verde em algumas ruas, fazendo com a sensação de se estar em uma cidade fosse muito forte em alguns momentos.

No geral, vi uma cidade organizada e com povo muito hospitaleiro e acolhedor e bem desenvolvida. Todas as informações que solicitei foram prontamente atendidas, com muita atenção e em riquezas de detalhes. Ouvi muitas notícias ruins a respeito do trânsito no centro da cidade (bairro Campos Elíseos), tornando-se imperativa alguma medida da prefeitura para reorganizar o fluxo de veículos nos horários de pico.

Percebi também um grande entusiasmo da população com a previsão de início das operações da Siderúrgica da Votorantim. A cidade que já era um importante pólo industrial do Sul Fluminense, contando com montadoras de veículos, indústrias químicas, além de outras, agora vive a expectativa de abrigar também uma siderúrgica de que deve iniciar suas operações em março de 2010 e cujo valor da obra de implantação supera os R$ 1 bilhão.

O mercado imobiliário de Resende está animado. A construção da siderúrgica da Votorantim aqueceu o setor de aluguéis, devido à necessidade de abrigar, temporariamente, os mais de 5 mil profissionais envolvidos nas obras. Para se ter idéia, o aluguel de uma casa de 3 quartos, em bairros de classe média alta, está girando em torno de R$ 1.200 mensais. Um dado interessante é que muito poucas casas, apesar de estarem em bairros nobres, possuem piscina (e o sol em cidades serranas costuma justificar a construção de piscinas).

Em termos econômicos, a cidade atrai bastante. O nível das construções e do comércio indica que é uma cidade que movimenta dinheiro. A presença de uma loja da Locadora de Veículos Localiza demonstra a constante presença de pessoas fora de seus domicílios, estejam elas a trabalho ou a passeio. Dificilmente, se veria a construção de um hipermercado onde não haja público consumidor para tal.

Resende parece prosperar a passos largos.

Santista10
August 16th, 2009, 08:16 PM
Isso está ocorrendo em muitos lugares do Brasil, em todas as regiões do país há um clima de agora vai, aqui em Santos não é diferente, há um verdadeiro boom imobiliário e uma série de novos projetos de todos os tipos em andamento, será que é o Brasil despontando finalmente como grande potência? Eu torço ardorosamente que sim!!! Obrigado pelas boas novas de Resende, godrius!

RioSampa
August 17th, 2009, 03:28 AM
Eu adoro Resende. Conseguiu tirar alguma foto?

Weber (RJ)
August 17th, 2009, 01:55 PM
Existe um projeto urbanístico tímido que será brevemente, creio, implementado. Várias ruas terão mão única e será criado um anfiteatro às marges do rio Paraíba do Sul. Resende peca pelo excesso de buracos, aliás, crateras. Os preços nos supermercados são muito inflacionados e os serviços são muito ruins. Se o morador quiser uma distração, terá que ir a Volta Redonda.
Quase metade da população (cerca de 50 mil pessoas) mora numa região chamada de Grande Alegria, que é muito pobre. Segundo a própria população, nos últimos 30 ou 40 anos o município é vítima de um rodízio de prefeitos incompetentes. Atualmente o atual administrador é um médico carioca radicado na cidade chamado Rechuan. Ele tem boas intenções, mas só o tempo dirá se o "basta" que o povo deu dará algum resultado.
Como em toda cidade do interior, as ditas "famílias" pensam que mandam na cidade e, infelizmente, têm uma influência muito forte. Além disso, qualquer projeto tem que passar pelo aval da AMAN (um retrocesso).
O lado positivo é que o município oferece bons colégios para as crianças e jovens.

Ice Climber
August 18th, 2009, 04:16 AM
Engraçado como ouvir opiniões de várias pessoas podem ser contraditórias. Na primeira, vi quase um paraíso, na segunda, quase um inferno.

Conheço Resende, mas não a fundo mesmo. E gosto bastante de lá. Já tive de dormir algumas vezes nela, sempre de passagem. Uma cidade bem agradável.

godrius
August 18th, 2009, 04:21 AM
Espero que a impressão do quase inferno não tenha sido através do meu post...essa não era a minha intenção.

Ice Climber
August 18th, 2009, 04:36 AM
Espero que a impressão do quase inferno não tenha sido através do meu post...essa não era a minha intenção.

haha, não não.

Foi só um exagero meu mesmo. E o seu relato me causou uma boa impressão, diga-se de passagem.

Weber (RJ)
August 18th, 2009, 01:04 PM
haha, não não.

Foi só um exagero meu mesmo. E o seu relato me causou uma boa impressão, diga-se de passagem.
Oi! Conheço Resende a fundo até porque morei um bom tempo lá. Como você mesmo disse, há o céu e o inferno. Quem vai a passeio, conhece apenas AMAN, Campos Elíseos e outros bairros melhores. Se a pessoa é de fora, como eu, tem muitas dificuldades para se adaptar à cidade enquanto morador. Voltando a assuntos bairros, é só perguntar a alguém que conhece bem Resende o que eles acham de 70% da cidade que é Fazenda da Barra, Paraíso, Cabral, Morro do Cruzeiro, Vicentina, São Caetano, Santo Amaro, Surubi, Toytota, Cidade Alegria, Nova Alegria, Nova Liberdade, Jardim Primavera, Itapuca... De vez em quando morre um por causa de briga de gangues. Ah, o consumo de crack nessa cidade é enorme. Enfim... Cheguei em Resende pensando que era uma coisa e saí decepcionado. O Rio, apesar de tudo, é MARAVILHOSO.

godrius
August 18th, 2009, 10:10 PM
Oi! Conheço Resende a fundo até porque morei um bom tempo lá. Como você mesmo disse, há o céu e o inferno. Quem vai a passeio, conhece apenas AMAN, Campos Elíseos e outros bairros melhores. Se a pessoa é de fora, como eu, tem muitas dificuldades para se adaptar à cidade enquanto morador. Voltando a assuntos bairros, é só perguntar a alguém que conhece bem Resende o que eles acham de 70% da cidade que é Fazenda da Barra, Paraíso, Cabral, Morro do Cruzeiro, Vicentina, São Caetano, Santo Amaro, Surubi, Toytota, Cidade Alegria, Nova Alegria, Nova Liberdade, Jardim Primavera, Itapuca... De vez em quando morre um por causa de briga de gangues. Ah, o consumo de crack nessa cidade é enorme. Enfim... Cheguei em Resende pensando que era uma coisa e saí decepcionado. O Rio, apesar de tudo, é MARAVILHOSO.

Weber,

Quando foi que você morou lá?
Em que bairro?

Pretendo me mudar pra lá e por isso estou buscando o maior número de informações possíveis sobre a cidade.