View Full Version : O Plano Piloto sera o "centro historico" de Brasilia em 100 anos?

legal
August 21st, 2009, 07:50 PM
Gentem
Como voces sabem, Brasilia eh considerada a maior obra modernista do seculo XX... e como voces tambem sabem, as regras de mudanças no Plano Piloto da capital sao muito rigidas. POrtanto, eh provavel que dentro de 100 anos, os palacios e construcoes nao tenham sofrido taaantas intervencoes e estejam preservados.

Eu fico pensando... com a evolucao natural das cidades brasileiras, sera que, em 100 anos... os brasileiros, turistas e visitantes da cidade conheceremos o centro do Plano Pilo (eixo monumental, Praca dos 3 Poderes, Congresso, Catedral, Palacio do Planalto, do Alvorada, Itamaraty, Centro cultural da Republica, Torre de Televisao, Panteoes, etc) como nos conhecemos hoje o "centro historico" das outras cidades?

Nao eh interessante pensar num centro historico do modernismo??
O maior exemplo da arquitetura modernista do seculo XX, mas visto desde uma visao de um "passado distante"?
Voces acham essa comparacao valida?

Luiz Henrick
August 22nd, 2009, 12:10 AM
^^ eu nem vô tá aquí pra ver :lol:

legal
August 22nd, 2009, 12:25 AM
ahahaha
Eh verdade, mas a pergunta era mais relacionada com o fato de que nos temos em nossa mente a nocao de "centro historico" de uma cidade como sendo aquela parte da cidade com predios neoclassicos, afrancesados ou em estilo grecoromano que muitas das nossas cidades construiram no seculo XIX ou, em outros casos, as igrejas e casas barrocas da epoca colonial...
Com a construcao de Brasilia, pela primeira vez (acho que na historia da humanidade), o patrimonio arquitectonico do "centro historico" de uma cidade importante sera modernista.
Acho que em 100 anos, as pessoas vao visitar o centro de Brasilia e admirar o congresso Nacional, o Palacio da Alvorada, o ITamaraty ou a Catedral e vao se sentir olhando o que o Movimento modernista do seculo XX fez, com uma visao bem longinqua de passado.

Danzin
August 22nd, 2009, 12:27 AM
Não.

FlicK
August 22nd, 2009, 12:37 AM
Para mim ele já é um "centro histórico". No quesito de urbanismo e arquitetura, e em se tratando de Brasil, há poucos exemplares tão "históricos" como o Plano Piloto; poucas obras entraram para a história e tiveram tanta relevância como essa.

don_quito
August 22nd, 2009, 12:44 AM
respondendo a pergunta: acredito que SIM, alias já é...

agora o plano piloto é composto pelos seguintes bairros: asa norte e asa sul e no meio tem o eixo monumental(esse que vc fala da catedral, torre, memorial jk, palacios itamaraty, alvorada...bla bla..)...portanto o centro historico de brasilia que vc menciona seria o eixo monumental que faz parte do plano piloto....

então vc diz o eixo monumental né?

uma observação interessante:
os prédios antigos residenciais da asa sul hoje são modelos do modernismo da epoca de 60..é impressionante...um colega meu arquiteto veio a brasilia conhecer os predios residenciais localizados na asa sul e os poucos que tem na asa norte...como a asa norte é mais nova tem menos modernistas....

BR 364
August 22nd, 2009, 12:45 AM
Interessante esse questionamento. Acho que sim, daqui a uns 100 anos (ou até menos) o Plano Piloto será o centro histórico de BSB. Será um centro histórico sui generis, com características totalmente diferentes dos demais, mas será.

zeh
August 22nd, 2009, 08:51 PM
Eu não acredito que Brasília seja já um Centro histórico, tudo é muito recente, muito novo, ainda falta chão... Mas acredito que no futuro será sim um centro histórico, afinal as coisas irão evoluir ou para bem ou para mal...

E como é preservado, será importante para as futuras gerações analisarem o que foi o urbanismo moderno e seus prós e contras...

Rekarte
August 22nd, 2009, 09:25 PM
Não[2]

eric_montezão
August 22nd, 2009, 09:33 PM
Depende do que estará na moda quando for 1/1/2109!

Se vivermos em um mundo onde a arquitetura é radicalmente diferente, por que não?
Aqui no Rio, por exemplo, prédios de 100 anos são históricos. Ou alguém aqui acha que Theatro Municipal, CCBB, nada disso é histórico?

Com 150 anos, o Plano Piloto terá a mesma idade que toda a Paris haussmaniana tem hoje - e eu considero toda essa área histórica. Representa uma época! Paris tem prédios mais antigos, claro, no entanto.

É bem provável que seja sim. É difícil ver isso hoje, mas acho difícil que não seja.

Quem acha o contrário bem que poderia expôr opiniões também! Só "Não" não ajuda a discussão!! haha

aleochi
August 22nd, 2009, 09:50 PM
Para mim ele já é um "centro histórico". No quesito de urbanismo e arquitetura, e em se tratando de Brasil, há poucos exemplares tão "históricos" como o Plano Piloto; poucas obras entraram para a história e tiveram tanta relevância como essa.

Eu ia dizer exatamente isso!

bernardodurco
August 23rd, 2009, 01:22 AM
Desde que eu me entendo por gente, antes de fazer arquitetura, eu já considero toda Brasília, assim como a arquitetura modernista, um verdadeiro centro histórico, assim como tudo q sai da cabeça do Niemeyer, q infelizmente é carioca.

Espartano_bsb
August 23rd, 2009, 02:10 PM
Acredito que sim... Talvez até em 50 anos isso já esteja mais evidente! Principalmente no conjunto modernista da Esplada dos Ministérios! O que ocorre hoje em dia em Brasília é um rompimento com o modelo modernista de urbanismo nos bairros localizados fora da área tombada. São bairros "normais" como os existentes em qualquer outra cidade. Na própria área central de Brasília, muitos edifícios mais recentes estão seguindo tendências mais contemporâneas. Já estão incluive demolindo alguns edifícios sem valor arquitetônico para dar a lugar a novos empreendimentos, como aconteceu com alguns hotéis "baixinhos" construídos na década de 70. Então, não tenho dúvida que em algumas décadas o conjunto arquitetônico modernista da cidade vai ser considerado como centro histórico.

Augusto Fleury
August 23rd, 2009, 07:08 PM
Provavelmente sim!

Wey
August 23rd, 2009, 08:33 PM
Com certeza que sim!

abrandao
August 25th, 2009, 07:19 PM
Claro que sim!

Mas não podemos também esquecer regiões de Brasília que fizeram parte da própria história da construção do Plano Piloto, como Planaltina (núcleo original do DF, que celebrou 150 anos recentemente), a Candagolândia (onde está, por exemplo, o primeiro posto de combustíveis da cidade, projeto do Niemeyer) e o Núcleo Bandeirante.

thesapox
August 25th, 2009, 08:50 PM
Pra mim já é, e faz tempo!

As coisas não precisam ter mais de 100 anos para se tornarem históricas.

Só o fato de ter sido geradas em um momento histórico completamente diferente e ser emblemático deste período já caracteriza como histórico.