View Full Version : Estações de Metrô e Times de Futebol (em SP)

StreetView
August 31st, 2009, 12:20 AM
Oi, pessoal.

Não sei se esse assunto já foi discutido aqui antes, mas alguém sabe dizer por que algumas estações de metrô incorporaram aos seus nomes os nomes de alguns times de futebol?

Atualmente são elas: Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera na Linha 3; Portuguesa-Tietê na Linha 1; Santos-Imigrantes na Linha 2. Futuramente teremos a São Paulo-Morumbi na Linha 4.

Não lembro quando isso virou moda, mas eu diria que começou com a Corinthians-Itaquera. A Santos-Imigrantes foi contruída depois que esse modismo começou e quando foi inaugurada se chamava apenas "Imigrantes".

Na minha opinião, não existe uma forte razão para que essas estações tenham sido renomeadas, já que nenhuma delas fica muito perto do seu respectivo time. O Corinthians fica mais próximo do Metrô Carrão (a 1,2 km) do que do metrô Itaquera, que leva o nome do clube e é muito mais longe. O Canindé fica a mais de 1 km do Terminal Tietê (e do outro lado do rio). A Barra Funda fica a mais de 1,5 km do Parque Antártica e o Santos fica a uns 50 km da estação Imigrantes.

Acho que o objeto que dá nome a estações deveriam ficar no máximo a 100 metros de uma entrada da estação. Mesmo que haja pessoas que vão aos jogos de metrô, não há necessidade de se colocar o nome do time na estação, dada a enorme distância. No máximo deveria ter um anúncio especial feito pelo condutor do trem para informar aos passageiros qual é a estação do estádio.

lipe_andreense
August 31st, 2009, 12:53 AM
realmente não há razão para esses nomes.

Isso é fruto do (des)trabalho de vereadores/deputados que não tem mais o que fazer

Ramos
August 31st, 2009, 02:03 AM
Essa práticade batizar estações de metrô com nomes de times de futebol começou em 1978 com a estação Corinthians Paulista. O metrô de São Paulo (por uma decisão equivocada à época) decidiu construir sua linha leste - oeste paralela à linha da RFFSA até a região de Itaquera.

Porém a região de Itaquera nasceu em torno da estação de trem e se desenvolveu ao seu redor, enquanto que a área que o metrô havia escolhido para sua estação não possuía nenhuma referência simples para nomear a estação (que não poderia ser chamada simplesmente de Itaquera para não causar confusão com a centenária estação de trem, inaugurada em 1875).

http://www.estacoesferroviarias.com.br/i/fotos/itaquera78.jpg
http://www.estacoesferroviarias.com.br/i/itaquera.htm

Enquanto isso no Corinthians Paulista, Vicente Matheus estava trabalhando para construir um estádio para o time de futebol. Após várias reuniões, conseguiu que o governo cedesse uma área próxima da futura estação terminal do metrô.

Assim a estação ganharia uma referência para ser nomeada. Em 1978 a estação seria chamada de Corinthians Paulista. Um acesso sul foi construído para atender o futuro estádio. Porém o estádio não foi construído (somente um centro de treinamentos) e a estação renomeada para Corinthians Itaquera.

http://i50.photobucket.com/albums/f350/rocam29/metro/Itaquera/IMG_3852.jpg

Rodalvesdepaula
August 31st, 2009, 02:06 AM
Totalmente ridículos estes nomes de times de futebol no metrô de São Paulo. Coisa de quem não tem o que fazer...

A linha 2 do metrô de Porto Alegre, por exemplo, vai passar ao lado dos dois principais estádios da cidade (Beira-Rio e Olímpico), e a empresa local não vai adotar esta medida estúpida para batizar as suas estações.

TEBC
August 31st, 2009, 02:51 AM
A Corinthians só era Corinthians pq teria um estadio. como o estadio nunca foi construido isso gerou ciumes de um bando de vagabundos que nao tem mais o que fazer e tiveram que criar Palmeiras-Barra Funda. Gerou ciumes no SP e Santos que tem seus nomes na estacao morumbi e imigrantes. Maldita hora que esses politicos de merd.. descobriram esse novo hobby, ja foram mais de 10 estacoes com nome trocado:

BARRA FUNDA
TIETE
BRESSER
SUMARÉ
MORUMBI
IMIGRANTES
AUTODROMO

SEM FALAR DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SAO PAULO / GUARULHOS - ANDRÉ FRANCO MONTORO!!

BANDO DE INUTEIS.. SOU A FAVOR DE TIRAR TUDO.. POREM MAIS CUSTO PRO METRO...

Ramos
August 31st, 2009, 03:02 AM
SEM FALAR DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SAO PAULO / GUARULHOS - ANDRÉ FRANCO MONTORO!!

E pensar que Franco Montoro foi quem mais lutou contra a construção do Aeroporto de Cumbica. . .

rkj
August 31st, 2009, 03:04 AM
Faltam ainda:
XV de Piracicaba - Armênia
Grêmio Barueri - Vila Matilde
Ituano - Santa Cecília
Ponte Preta - Ponte Pequena
Guarani - Sacomã

Eduardo GJF
August 31st, 2009, 03:05 AM
Autódromo? Foi Interlagos, não?

Nomes compostos já são tradição antiga por aqui:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/i/fotos/ipiranga_sd.jpg

Detalhe: hoje a estação se chama apenas "Ipiranga" :D

Luuuke
August 31st, 2009, 03:58 AM
^^ do contra essa kkk

Precisa-se rever seriamente as funções da Assembleia Legislativa :bash:
A única que tem explicação é Corintihans-Itaquera, mas agora nem existe mais a Itaquera antiga...
Só que, Morumbi na L4 confundiria com a Morumbi na L9, inclusive já vi gente desinformada (provavelmente torcedor) apontando pra Morumbi da L9 no mapa e falando que o nome mudou pra São Paulo-Morumbi :ohno:

ETR
August 31st, 2009, 12:40 PM
Eu acho este papo de "homenagens" como associar estações de metrô e trem com times de futebol de uma bobagem sem tamanho. Até hoje não me conformo com a mudança de nome da antiga estação Ponte Pequena para Armênia.

Vicente A.O. Junior
August 31st, 2009, 07:13 PM
^^
Pra todo o sistema interno do Metrô, Armênia ainda é Ponte Pequena por causa da sigla (PPQ), Santos-Imigrantes é Imigrantes (IMG) e Palmeiras-Barra Funda é Barra Funda (BFU). Pode ver nas placas de parada nas cabeceiras da plataforma, tá escrito essas siglas!

Reid_Dead
August 31st, 2009, 07:26 PM
Acho uma tremenda palhaçada de politicos vagabundos.....
Se a mudança for para algo que facilite a localização eu concordo (como Bresser-Mooca).
A do Sumaré é um caso horrivel... o nome ficou GIGANTE

e quanto a futebol... acho que não deviam misturar as coisas
pra mim voltava a ser Itaquera, Barra Funda, Morumbi (poderia ser João Saad tb.....), Imigrantes e Tiete........

paulista1978
August 31st, 2009, 07:39 PM
E pensar que Franco Montoro foi quem mais lutou contra a construção do Aeroporto de Cumbica. . .

Odeio Cumbica. Tanto pelo projeto como pelo local.

Honda Power
August 31st, 2009, 07:40 PM
^^
Pra todo o sistema interno do Metrô, Armênia ainda é Ponte Pequena por causa da sigla (PPQ), Santos-Imigrantes é Imigrantes (IMG) e Palmeiras-Barra Funda é Barra Funda (BFU). Pode ver nas placas de parada nas cabeceiras da plataforma, tá escrito essas siglas!

^^ do contra essa kkk

Precisa-se rever seriamente as funções da Assembleia Legislativa :bash:
A única que tem explicação é Corintihans-Itaquera, mas agora nem existe mais a Itaquera antiga...
Só que, Morumbi na L4 confundiria com a Morumbi na L9, inclusive já vi gente desinformada (provavelmente torcedor) apontando pra Morumbi da L9 no mapa e falando que o nome mudou pra São Paulo-Morumbi :ohno:

Alguns OTs ainda chamam a L1 de Norte-Sul e L3 de Leste-Oeste. Além do sistema não permitir (acho) as alterações dos nomes das estações pela sigla, ainda há o costume de quem fala o mesmo nome há dez, vinte anos.

Morumbi da L9, que não fica no Morumbi e nem perto da Av. Morumbi. No máximo tem a ponte e o Shopping por perto, mas ela deveria se chamar Brooklin, o que faria muito mais sentido.

paulista1978
August 31st, 2009, 07:41 PM
^^

Armênia por causa da capelinha quase imperceptível do lado dela.

GabrielCodas
August 31st, 2009, 08:20 PM
Se a L17 sair mesmo como é prevista, com a fase 4 até 2014, ficaria sem sentido a estação São Paulo-Morumbi ser mais a da L4 e ter uma estação na porta do estádio.

Se querem seguir com isso, coloque a São Paulo-Estádio na L17.. e de um nome qualquer para que seria na L4.

Por exemplo a Turiaçu da L6, poderia ser a estação Palmerias, Palestra Itália.

vai ficar mudando de nome toda hora se for asism.

Ice Climber
August 31st, 2009, 08:28 PM
De todas as bizarrices, a maior é Santos-Imigrantes.

Ok, é caminho para a cidade... Mas ela fica a uns meros 60km... haha

fcordeiros
August 31st, 2009, 09:30 PM
Eu acho este papo de "homenagens" como associar estações de metrô e trem com times de futebol de uma bobagem sem tamanho. Até hoje não me conformo com a mudança de nome da antiga estação Ponte Pequena para Armênia.

Minha mãe até hoje chama a estação de Ponte Pequena.

:lol::lol::lol::lol:

Luiz FS
August 31st, 2009, 09:57 PM
Se a L17 sair mesmo como é prevista, com a fase 4 até 2014, ficaria sem sentido a estação São Paulo-Morumbi ser mais a da L4 e ter uma estação na porta do estádio.

Se querem seguir com isso, coloque a São Paulo-Estádio na L17.. e de um nome qualquer para que seria na L4.

Por exemplo a Turiaçu da L6, poderia ser a estação Palmerias, Palestra Itália.

vai ficar mudando de nome toda hora se for asism.

A L17 se cruzará com a Linha 4 na estação São Paulo-Morumbi.

Não sou contra mudarem os nomes das estações por causa dos times, acho justo a homenagem aos times que tem histórias que se confundem com a história da cidade, mas reconheço que o dinheiro gasto seria melhor aplicado em outras áreas.
Acho que deveria ser Santos-Jabaquara(inves de Santos-Imigrantes), Portuguesa-Armênia(invés de Portuguesa-Tietê) e deveria existir uma estação chamada Juventus-Moóca, que apesar de ser um clube pequeno tem toda uma tradição em SP.

Mexicano21
August 31st, 2009, 10:54 PM
Armênia por causa da capelinha quase imperceptível do lado dela.

Perto do acesso norte da estação fica uma igreja evangélica (se não me engano) armênia. Não longe dali ficam ainda a igreja católica e a ortodoxa armênias. E a praça do acesso sul se chama "Armênia" ou algo parecido (mas esse nome é bem possível que seja posterior à renomeação da estação). No acesso norte dentro da estação tem uma poesia sobre a diáspora armênia, em português e armênio (acho que é esse o idioma deles).

Enfim, é uma homenagem à comunidade armênia em São Paulo, concentrada nas proximidades da estação. Não que eu goste de mudanças de nomes de estações, mas se só uma delas for justa, na minha opinião é essa.

FMoretti
September 1st, 2009, 03:57 AM

Não sou contra mudarem os nomes das estações por causa dos times, acho justo a homenagem aos times que tem histórias que se confundem com a história da cidade, mas reconheço que o dinheiro gasto seria melhor aplicado em outras áreas.
Acho que deveria ser Santos-Jabaquara(inves de Santos-Imigrantes), Portuguesa-Armênia(invés de Portuguesa-Tietê) e deveria existir uma estação chamada Juventus-Moóca, que apesar de ser um clube pequeno tem toda uma tradição em SP.

Santos Jabaquara foi vetada tantas vezes, quem nem os dedos de todos os foristas daqui dariam para contar!

gerd.jak
September 1st, 2009, 03:58 AM
^^ Principalmente quando a comunidade é numerosa e dá apoio político ao governador de plantão... O mesmo, por sinal, que inventou nomes duplos e times de futebol nos nomes - se bem que, de seu legado, isto é o menos pior. :ohno:

Se Ponte Pequena deve chamar Armênia, Liberdade muito mais deveria chamar-se Japão... Mas nem Japão, nem Armênia, identificam o bairro...

Mexicano21
September 1st, 2009, 05:46 AM
^^

Concordo. Só quis dizer que é o "menos pior" dos nomes trocados. E nem duplo é!

ETR
September 1st, 2009, 12:09 PM
Dependendo da direção da estação do Metrô, teríamos então Tucuruvi-Dodgers, Guaianazes-Liverpool e Mauá-Juventus? :bash:

PS: são sugestões, não consultei as direções corretamente!!!!

Rodalvesdepaula
September 1st, 2009, 05:04 PM
Pior é no metrô de New York, onde a empresa que opera o sistema está fazendo o seguinte: com um preço estabelecido, uma empresa privada pode usar o seu nome nas denominações das estações do metrô, como forma de alimentar a propaganda e o caixa da MTA (empresa que opera o metrô da Big Apple).

É como se as empresas brasileiras pedissem para o metrô de São Paulo batizar as estações com suas marcas, ficando assim: Casas Bahia-Santana, Nestlé-Santo Amaro, Honda-Tatuapé, Bradesco-São Judas, Oi-Mal. Deodoro....

ETR
September 1st, 2009, 05:34 PM
Do jeito que a coisa vai, daqui a pouco vão querer mudar os nomes para o Inglês, para ficar mais "internacional". Já pensaram? If, Mary Anne Village, Health, Little Bridge, Liberty, Light, Teeth Remover e por aí vai........

Eduardo GJF
September 1st, 2009, 06:35 PM
Oi - Marechal Deodoro :D :D :D :D :D

Armarinhos Fernando - São Bento
Abril - Pinheiros
Eletropaulo - Luz :D

Gostei da ideia *não*

Luuuke
September 1st, 2009, 07:30 PM
Do jeito que a coisa vai, daqui a pouco vão querer mudar os nomes para o Inglês, para ficar mais "internacional". Já pensaram? If, Mary Anne Village, Health, Little Bridge, Liberty, Light, Teeth Remover e por aí vai........
Eles já mandam lixo pro Porto de Santos, não duvido que mandem a língua :nuts:

Marcelo Victor
September 1st, 2009, 07:34 PM
Falta a estação Juventus-Mooca:lol:

HRLR
September 2nd, 2009, 12:30 AM
^^

E a Nacional-Água Branca :xD

FMoretti
September 2nd, 2009, 02:39 AM
Pior é no metrô de New York, onde a empresa que opera o sistema está fazendo o seguinte: com um preço estabelecido, uma empresa privada pode usar o seu nome nas denominações das estações do metrô, como forma de alimentar a propaganda e o caixa da MTA (empresa que opera o metrô da Big Apple).

É como se as empresas brasileiras pedissem para o metrô de São Paulo batizar as estações com suas marcas, ficando assim: Casas Bahia-Santana, Nestlé-Santo Amaro, Honda-Tatuapé, Bradesco-São Judas, Oi-Mal. Deodoro....

Não dá idéia nãooooooooo!

fcordeiros
September 2nd, 2009, 03:00 AM

Concordo. Eu também não vejo tantos problemas em homenagear clubes de futebol ou em nomes duplos. A questão a ser discutida realmente é o dinheiro gasto (desperdiçado).

Perto do acesso norte da estação fica uma igreja evangélica (se não me engano) armênia. Não longe dali ficam ainda a igreja católica e a ortodoxa armênias. E a praça do acesso sul se chama "Armênia" ou algo parecido (mas esse nome é bem possível que seja posterior à renomeação da estação). No acesso norte dentro da estação tem uma poesia sobre a diáspora armênia, em português e armênio (acho que é esse o idioma deles).

Enfim, é uma homenagem à comunidade armênia em São Paulo, concentrada nas proximidades da estação. Não que eu goste de mudanças de nomes de estações, mas se só uma delas for justa, na minha opinião é essa.

De fato, a praça só foi batizada após a mudança de nome da estação. "Armênia" transmite uma ideia melhor da localização devido às igrejas citadas, porque, convenhamos, "Ponte Pequena" não ajuda em absolutamente nada, especialmente para quem não conhece o Metrô ou não é usuário frequente.

FMoretti
September 2nd, 2009, 03:30 AM
Mas o bairro lá não chama Ponte Pequena?!

Se for assim, faz muito mais sentido. E acho que no estudo para o batizado, eles não encontrariam um nome non-sense para a estação!

Mexicano21
September 2nd, 2009, 05:38 AM
Não sei o nome do bairro lá, e o frequento há anos (fiz o médio no CEFET lá, que agora se chama IFSP, e meia década depois voltei para fazer superior). O distrito eu _acho_ que é Pari, e o bairro mais próximo que eu sei o nome é o Canindé (talvez se extenda até ali, seilá). Mas "Ponte Pequena" tinha sim uma razão de ser por conta da região, só não sei qual é; provavelmente um daqueles nomes que perdem completamente o sentido com a transformação da cidade.

rkj
September 2nd, 2009, 06:15 AM
Outras escolhas de estação conforme as empresas:

Claro - Luz
Igreja Universal - Paraíso
J. Carlos Dias Advogados Criminalistas - Liberdade
Tintas Ypiranga - Ipiranga
Mitsubishi Pajero - Barra Funda
Car System - Socorro
Ferrari - Autódromo
UNIP - Cidade Universitária
Quitanda do Seu Manuel - Ceasa
Coronel Ubiratan 14111 - Carandiru
Melhoramentos Papéis - Suzano
Fretados Joinha - Jundiaí
Hannibal Lecter Soluções em Alimentação Humana - Vila Clarice
Sadia - Perus
Café Jaraguá - Jaraguá
Vanish Poder O2 - Campo Limpo Paulista
Minalba - Água Branca
Votorantim - Cimenrita
Pitangy Cirurgião Plástico - Engenheiro Manuel Feio
UnG - USP-Leste
Ford - Carrão
Unimed - Clínicas
Igreja Católica - Oratório
Fotoptica - Alto da Boa Vista
Tia Anastacia Doces para Festas - Brigadeiro

Tiago Costa
September 2nd, 2009, 06:45 AM
:rofl: :hilarious

haiser
September 2nd, 2009, 07:22 AM
:lol:

gerd.jak
September 2nd, 2009, 12:54 PM
Não sei o nome do bairro lá, e o frequento há anos (fiz o médio no CEFET lá, que agora se chama IFSP, e meia década depois voltei para fazer superior). O distrito eu _acho_ que é Pari, e o bairro mais próximo que eu sei o nome é o Canindé (talvez se extenda até ali, seilá). Mas "Ponte Pequena" tinha sim uma razão de ser por conta da região, só não sei qual é; provavelmente um daqueles nomes que perdem completamente o sentido com a transformação da cidade.

O bairro é, sim, Ponte Pequena, em lembrança de uma ponte que cruzava o Tamanduateí. Um pouco adiante fica a Ponte Grande - se não me engano, em frente à rodoviária, na margem esquerda do Tietê- em homenagem a uma segunda ponte, esta sobre o Tietê.
Hoje estes nomes são reminiscências de um tempo em que pontes eram raras - e em que o Tamanduateí era um rio - mas ainda nomeiam os bairros.
http://blog.acessasp.sp.gov.br/index.php?itemid=373

ETR
September 2nd, 2009, 01:20 PM

Claro - Luz
Car System - Socorro
Ferrari - Autódromo
Sadia - Perus
Café Jaraguá - Jaraguá
Minalba - Água Branca
Votorantim - Cimenrita
UnG - USP-Leste
Ford - Carrão
Unimed - Clínicas

Como diz um amigo meu, você "fechou"!!!!!! :rofl:

Rodalvesdepaula
September 2nd, 2009, 04:01 PM

Claro - Luz
Car System - Socorro
Ferrari - Autódromo
Sadia - Perus
Café Jaraguá - Jaraguá
Minalba - Água Branca
Votorantim - Cimenrita
UnG - USP-Leste
Ford - Carrão
Unimed - Clínicas

É bem isso mesmo que está virando o Metrô de New York. :lol:

gerd.jak
September 2nd, 2009, 04:04 PM
É bem isso mesmo que está virando o Metrô de New York. :lol:

Pelo menos eles pagam bem?
Se for para pagarem minha passagem integralmente, não me importo em usar a estação São Bento - casa dos prazeres rua Aurora:lol:

Cesar Vieira
September 5th, 2009, 08:06 AM

Claro - Luz
Car System - Socorro
Ferrari - Autódromo
Sadia - Perus
Café Jaraguá - Jaraguá
Minalba - Água Branca
Votorantim - Cimenrita
UnG - USP-Leste
Ford - Carrão
Unimed - Clínicas

:hilarious:

Cesar Vieira
September 5th, 2009, 08:25 AM
Apesar de ser contra este negócio de nome de clube em estação,
segue umas sugestões para homenagear os gloriosos times dos manos de comunidades que conheço.

Ra ta tá - Sacomã
Coisa Ruim - Vila Matilde
Botafogo (de Guaianazes) - Guaianazes
É noís na Fita - Cachoeirinha
Vila Esperança - Guilhermina ou Vila Esperança - Rincão

Se alguem lembrar de mais alguns, favor comente.

Paz a todos, bom feriado

StreetView
September 6th, 2009, 10:47 PM
Na realidade esse negócio de nomes de empresa em estações de metrô poderia ser uma ideia um pouco mais razoável se a empresa que colocasse o seu nome na estação adotasse a estação inteira, como se fosse uma concessão. Dessa forma, ela seria obrigada a manter a estação funcionando (limpeza, iluminação, banheiros, sinalização, etc) e poderia explorar os espaços publicitários da estação para gerar caixa ou até mesmo fazer uma estação temática baseada na empresa que terá seu nome na estação.

Entretanto, se essa ideia fosse adotada em algum lugar, deveria ser estipulado um período mínimo (bem longo) para que os nomes das estações não ficassem mudando o tempo todo (acho que uns 20 ou 25 anos inicialmente estaria bom).

Tirando isso, acho que a mudança de nome no Metrô Armênia foi bem-sucedida, apesar de ser uma questão controversa aqui neste fórum. Ponte Pequena é muito vago, pois qualquer lugar pode ter uma ponte pequena. Além do mais, como também já foi dito, Armênia não é um nome composto e não faz homenagens absurdas a times de futebol, cujos clubes estão localizados bem longe da respectiva estação.