View Full Version : Falência da "lowcost" SkyEurope deixa 100 em terra no aeroporto de Lisboa
PulseFighter September 1st, 2009, 11:29 AM http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Falencia-da-lowcost-deixa-100-em-terra-no-aeroporto-de-Lisboa.rtp&article=275385&visual=3&layout=10&tm=6
Um dia todas as low cost acabarão assim :banana:
Empresas que operam no limiar da rentabilidade estão óbviamente sujeitas a falir de um momento para o outro, são um espécie de empresa de camionagem do ti manel que compra um camião para transportar frangos, claro que se o combustível aumenta ou o camião avaria já não pode transportar frangos............:bash:
Luís Raposo Alves September 1st, 2009, 12:39 PM Diz o ditado que "comprar barato sai caro" e os cem passageiros que se preparavam para partir para Praga e Viena, em viagem de turismo, bem o podem confirmar.
Com os bilhetes comprados já há algum tempo - modalidade em expansão já que permite adquirir os títulos de transporte aéreo a preços bem mais convidativos do que os comprados na ocasião - cerca de cem passageiros com destino a Viena (Áustria) e Praga (República Checa), com voos marcados para as 01h30 e 01h50, respectivamente, madrugada, acabaram por não partir e passaram a noite no aeroporto de Lisboa.
Os aviões da empresa SkyEurope, que deveriam garantir o transporte, não apareceram.
A Portway, que garante a assistência de terra no aeroporto de Lisboa, confirmou que a empresa de aviação suspendeu "por hoje" toda a sua operação na Europa.
"Não tenho mais informação sobre se vão operar amanhã (quarta-feira) ou não. Não temos contacto nenhum com eles e é isso que temos estado a dizer aos passageiros", disse à agência Lusa Bruno Andrade, supervisor da área de passageiros da Portway.
A alternativa para os lesados será a compra de um novo bilhete noutra companhia de aviação, nomeadamente na TAP, mas a preços mais caros e cumulativos, já que não serão ressarcidos da sua despesa. Podem também apresentar queixa ao Instituto Nacional de Aviação Civil, aqui com prejuízo claro da sua visita turística.
Companhia "lowcost" apresenta falência
Fundada em 2003, a SkyEurope perdeu no exercício de 2007-2008 60 milhões de euros, registando uma facturação de 260,9 milhões de euros. A companhia de "lowcost", que detém sete aviões, acumula uma dívida total de 176,6 milhões de euros.
Operando a partir de Viena, Bratislava e Praga, tinha destinos como Lisboa, Barcelona, Bruxelas, Atenas e Bucareste.
Com graves problemas financeiros, a companhia foi proibida de efectuar descolagens e aterragens nos aeroportos de Bratislava (Eslováquia), Praga (República Checa) e Paris (França) em razão da falta de pagamento das suas dívidas relativas ao combustível utilizado.
A SkyEurope garante em comunicado estar a trabalhar na resolução dos problemas que atravessa pedindo a compreensão dos passageiros.
Sob controlo judicial desde Junho do corrente ano, a SkyEurope entrou com o processo de falência, de acordo com a agência internacional APTN e suspendeu esta segunda-feira a negociação e venda de acções na Bolsa de Viena.
Imprimir Artigo Enviar artigo por email Tweet This
Fern September 1st, 2009, 01:16 PM Diz o ditado que "comprar barato sai caro" e os cem passageiros que se preparavam para partir para Praga e Viena, em viagem de turismo, bem o podem confirmar.
Eu tenho comprado sempre barato e tem-me saído... barato!
Isto é um caso pontual e as companhias de baixo custo têm por norma politicas exigentes de controlo de custos e manutenção de lucros. O mesmo já não se pode dizer de muitas companhias aéreas nacionais.
PulseFighter September 1st, 2009, 02:00 PM Eu tenho comprado sempre barato e tem-me saído... barato!
Isto é um caso pontual e as companhias de baixo custo têm por norma politicas exigentes de controlo de custos e manutenção de lucros. O mesmo já não se pode dizer de muitas companhias aéreas nacionais.
""""""""""""""""""""""""
Sete “low cost” em falência técnica
Fazendo um balanço sobre o impacto da subida do petróleo na indústria aeronautica, o periódico económico espanhol Cinco Dias refere que sete companhias “low cost” abriram falência só neste ano.
A Silverjet foi a última delas a referir que não reune actualmente situação financeira para continuar a voar. A esta juntam-se a Oasis Hong Kong Airlines, Skybus Airlines, Frontier Airlines, MaxJet, Eos e ATA.
""""""""""""""""""""""""""""""
Afinal são apenas casos "pontuais" :lol::lol::lol::lol::lol:
Luís Raposo Alves September 1st, 2009, 02:57 PM Eu tenho comprado sempre barato e tem-me saído... barato!
x2
Andre_idol September 1st, 2009, 03:03 PM Também parece que toda a gente queria/quer abrir uma low-cost...não chega pra todos :dunno:
DaniFR September 1st, 2009, 03:44 PM Se fossem só as companhias low cost...
TAP está em “situação crítica” (http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=8086C794-F566-40B0-885C-699E5B79A1D7)
Herrmando September 1st, 2009, 07:41 PM Um dia todas as low cost acabarão assim
Seria efectivamente uma alegria, viajar baratinho é uma chatice!:nuts:
JGuerreiro September 1st, 2009, 09:41 PM Não entendo a tua animosidade contra as low-cost :ohno:
Empresas bem geridas e mal geridas há de tudo seja nas companhias tradicionais e nas low-cost.
Aspire September 1st, 2009, 09:49 PM Se as companhias áereas reflectissem o custo ambiental das viagens, não tinham 1/10 dos passageiros. Talvez voltemos a viajar para Londres de barco. Quem sabe?
PulseFighter September 2nd, 2009, 12:10 AM Se as companhias áereas reflectissem o custo ambiental das viagens, não tinham 1/10 dos passageiros. Talvez voltemos a viajar para Londres de barco. Quem sabe?
Talvez não, mas tinham-nos durante muito mais tempo :lol:
Paulo2009 September 2nd, 2009, 12:11 AM Comparar as low cost a empresas de ‘camionagem do ti manel’ é não saber do que se esta a falar…
Algumas low cost são autênticos case study devido ao seu modelo de negócio, que adopta uma estratégia competitiva única e inimitável (o motivo da falência da Sky Europe foi talvez este) e que lhes permite obter lucros fabulosos…
Exemplo disto é a norte-americana Southwest Airlines, que inventou este modelo de negócio (Ryanair e easyJet são os únicos que conseguiram adaptar bem este modelo na Europa) e é hoje uma das três maiores companhias de aviação do mundo, e vê o seu modelo de negócio figurar em muitos livros de gestão e estratégia empresarial. Aliás não conheço um case study de uma operadora não low cost…
Portanto a Southwest Airlines ou Ryanair estão para a aviação, como a zara está para a moda e a ikea para a decoração, todas elas case studys e com modelos de negócio difíceis de imitar e praticamente sem rivais…
E qual o problema de vender barato? A Louis Vuitton veio dizer que a Zara (inditex) era a empresa da área da moda mais inovadora do mundo…
PulseFighter September 2nd, 2009, 12:12 AM Não entendo a tua animosidade contra as low-cost :ohno:
Empresas bem geridas e mal geridas há de tudo seja nas companhias tradicionais e nas low-cost.
Low cost é sinónimo de manutenção mínima, aviões velhos, pessoal mal pago, serviço sofrível, se para ti o preço é tudo, boa sorte, para mim não é definitivamente :ohno:
PulseFighter September 2nd, 2009, 12:16 AM Comparar as low cost a empresas de ‘camionagem do ti manel’ é não saber do que se esta a falar…
Algumas low cost são autênticos case study devido ao seu modelo de negócio, que adopta uma estratégia competitiva única e inimitável (o motivo da falência da Sky Europe foi talvez este) e que lhes permite obter lucros fabulosos…
Exemplo disto é a norte-americana Southwest Airlines, que inventou este modelo de negócio (Ryanair e easyJet são os únicos que conseguiram adaptar bem este modelo na Europa) e é hoje uma das três maiores companhias de aviação do mundo, e vê o seu modelo de negócio figurar em muitos livros de gestão e estratégia empresarial. Aliás não conheço um case study de uma operadora não low cost…
Portanto a Southwest Airlines ou Ryanair estão para a aviação, como a zara está para a moda e a ikea para a decoração, todas elas case studys e com modelos de negócio difíceis de imitar e praticamente sem rivais…
E qual o problema de vender barato? A Louis Vuitton veio dizer que a Zara (inditex) era a empresa da área da moda mais inovadora do mundo…
Ah sim, Zara e Ikea, grandes exemplos de desperdício ambiental ao fomentar o consumo massivo de produtos de baixa qualidade e baixo preço manufacturados em países miseráveis com regimes duvidosos com mão de obra infantil e prisional , belos exemplos sim senhor.... tsc tsc tsc :bash:
Não há problema em vender barato desde que isso não seja feito à custa de mão deobra escrava de países que não respeitam direitos humanos e que por sua vez causam desemprego em paises civilizados
Lino September 2nd, 2009, 12:21 AM Sempre a mesma coisa contra as low cost... se vires uma viagem a 50€ ida e volta e outra a 500€ para o mesmo destino, sendo esse, por exemplo, Londres ou Paris, qual apanhas? Eu prefiro poupar na viagem... aí a culpa foi da má gestão, tal como aconteceu como a Air Luxor, Swiss, Varig, TWA, etc. etc. etc. As low cost permitem ir a qualquer lado fazendo as pessoas poupar na sua viagem. Por exemplo, ir à Madeira. É um verdadeiro roubo! Ao menos com a Easyjet, com antecedência, viajas por 50€ ida e volta. Agora se és rico isso é outra coisa. Continuarei a usar low cost! :banana:
Ok que não se come, mas fui na Ibéria de Lisboa a Madrid e daí para Roma, bem como na Air Baltic para Riga, e tinha que pagar balúrdios por uma barra de chocolate ou um leite... :|
Low cost é sinónimo de manutenção mínima, aviões velhos, pessoal mal pago, serviço sofrível, se para ti o preço é tudo, boa sorte, para mim não é definitivamente :ohno:
Se fosse assim a UE nem as autorizaria a viajar nos seus céus... quando o sol nasce é para todos, logo também têm que cumprir... as low cost cobram pouco pois não pagas comida, bagagem, custos de pessoal de terra e pessoal de bordo reduzidos...
E sobre a comida... quando fui aos Açores a comida era bem má... uma sandes mais pequena que um queque com salsichão :|
Herrmando September 2nd, 2009, 01:43 AM Low cost é sinónimo de manutenção mínima, aviões velhos, pessoal mal pago, serviço sofrível, se para ti o preço é tudo, boa sorte, para mim não é definitivamente :ohno:
Eu tb queria ter um Ferrari, acontece q n posso...
De resto, n sabia que os aviões eram velhos e a manutençao n respondia às regras internacionais, deve ser por isso q caem tanto.
PulseFighter September 2nd, 2009, 10:22 AM Eu tb queria ter um Ferrari, acontece q n posso...
De resto, n sabia que os aviões eram velhos e a manutençao n respondia às regras internacionais, deve ser por isso q caem tanto.
E não caem? :nuts:
O transporte aéreo tem vindo a sofrer uma degradação da qualidade do serviço de tal forma que já pode ser comparado ao transporte de gado, basta ver as propostas de algumas companhias para transporte de pé e WC pago. Só falta mesmo os passageiros levarem um JerryCan com querosene e despejá-lo no deposito antes de cada voo :lol::lol:
O mais curioso é que os passageiros sujeitam-se alegremente a isso. Os mesmos passageiros que exigem estradas asfaltadas e autoestradas por causa do conforto e apoiam o TGV porque além de ser rápido também é confortável :bash::bash:
PulseFighter September 2nd, 2009, 10:26 AM Sempre a mesma coisa contra as low cost... se vires uma viagem a 50€ ida e volta e outra a 500€ para o mesmo destino, sendo esse, por exemplo, Londres ou Paris, qual apanhas? Eu prefiro poupar na viagem... aí a culpa foi da má gestão, tal como aconteceu como a Air Luxor, Swiss, Varig, TWA, etc. etc. etc. As low cost permitem ir a qualquer lado fazendo as pessoas poupar na sua viagem. Por exemplo, ir à Madeira. É um verdadeiro roubo! Ao menos com a Easyjet, com antecedência, viajas por 50€ ida e volta. Agora se és rico isso é outra coisa. Continuarei a usar low cost! :banana:
Ok que não se come, mas fui na Ibéria de Lisboa a Madrid e daí para Roma, bem como na Air Baltic para Riga, e tinha que pagar balúrdios por uma barra de chocolate ou um leite... :|
Se fosse assim a UE nem as autorizaria a viajar nos seus céus... quando o sol nasce é para todos, logo também têm que cumprir... as low cost cobram pouco pois não pagas comida, bagagem, custos de pessoal de terra e pessoal de bordo reduzidos...
E sobre a comida... quando fui aos Açores a comida era bem má... uma sandes mais pequena que um queque com salsichão :|
Quando fui às Canárias numa low cost faltavam painéis de plástico no interior do avião, o tecido dos bancos estava roto, gasto e sujo e existiam cadeiras quase encostadas à porta do cockpit e todos iam alegremente enlatados sem espaço para as pernas ou para esticar um braço e a cheirar o cabelo do gajo da frente.
Espectáculo, não quero repetir :bash:
Paulo2009 September 2nd, 2009, 11:16 AM Ah sim, Zara e Ikea, grandes exemplos de desperdício ambiental ao fomentar o consumo massivo de produtos de baixa qualidade e baixo preço manufacturados em países miseráveis com regimes duvidosos com mão de obra infantil e prisional , belos exemplos sim senhor.... tsc tsc tsc :bash:
Não há problema em vender barato desde que isso não seja feito à custa de mão deobra escrava de países que não respeitam direitos humanos e que por sua vez causam desemprego em paises civilizados
Tens razão, ausência de responsabilidade social é praticamente sinónimo de multinacional, vendendo elas barato ou caro, não sendo exclusivo destas empresas…
Agora a ausência de responsabilidade social não irá levar as low cost à falência, mas problemas de gestão e falta de planeamento estratégico sim… por isso digo as empresas que citei são modelo e fazem escola e dificilmente desapareceram… a sky europe tentou copiar, mas não conseguiu e não há mercado para todos os concorrentes que agora existem…
A responsabilidade social, infelizmente, não faz parte do planeamento estratégico da maioria das empresas, e se algumas o usam, fazem-no para promover a imagem , isto é marketing puro (há quem faça concertos por um mundo melhor)…
Qualidade? Nunca ouvi dizer que entre as principais características dos produtos da ikea e zara era a qualidade, mas sim produtos de design a baixo custo… Todos gostamos de gelados, mas nem todos gostamos dos mesmos sabores… Há quem procure design a baixo custo? Então não, estas duas vendem que se fartam…
Herrmando September 2nd, 2009, 06:40 PM E não caem? :nuts:
Tto como os outros:nuts:
O transporte aéreo tem vindo a sofrer uma degradação da qualidade do serviço de tal forma que já pode ser comparado ao transporte de gado, basta ver as propostas de algumas companhias para transporte de pé e WC pago. Só falta mesmo os passageiros levarem um JerryCan com querosene e despejá-lo no deposito antes de cada voo :lol::lol:
Isso é pura demagogia, as low cost são companhias democráticas que dão a toda a gente a possibilidade de viajar. Se queres um bom serviço pagas por ele, com companhias de bandeira ou, até se puderes, alugas um aviãozinho (isso sim, é qualidade!). Até nas próprias companhias de bandeira existem modalidades (1ª classe, turistica) para isso, suponho que quem goste e possa viajar em 1ª classe lhe meta asco viajar em turística... :nuts:Já viajei várias vezes em Low Cost e n me senti tratado como gado, por isso é que continuo a viajar em low cost. Se n gostas, viajas noutra companhia. É simples. :nuts: A tua conversa mais parece de fascista capitalista:lol:;)
O mais curioso é que os passageiros sujeitam-se alegremente a isso. Os mesmos passageiros que exigem estradas asfaltadas e autoestradas por causa do conforto e apoiam o TGV porque além de ser rápido também é confortável :bash::bash:
Não é curioso, é mais natural do que qualquer sede. A opção do cliente não depende apenas da qualidade mas, como toda a gente sabe, do famoso binómio qualidade/preço. E como as low cost têem tido sucesso, podemos concluir que este binómio, a pé, sem mijar ou levando jerry cans, tem sido altamente interessante para uma grande fatia dos passageiros.
Quando as portagens são elevadas, o passageiro mete-se pela nacional. Se o TGV for demasiado caro, o passageiro opta por outra alternativa.
Não estou bem a ver como é que podem haver duvidas sobre a coisa...:dunno:
Andre_idol September 2nd, 2009, 11:56 PM É difícil perceber que se não gostam...não viajem? :dunno:
Rui_P September 3rd, 2009, 03:12 AM Eu adoro o estigma... "low-cost".
Esta gente conhece apenas a Ryanair e ouviu o amigo do amigo que foi não sei para onde que aquilo é muito mau.
A Ryanair sim... é muito má... mas não na segurança. Na arrogância com que trata os passageiros e na falta de conforto. Mas a Ryanair é UMA entre muitas.
Gostei de viajar na easyjet, não deixando nada a dever a algumas companhias de bandeira.
A Clickair é sem dúvida melhor que a Ibéria, a sua companhia de bandeira.
A Norwegian até faz confusão ter tanta qualidade.
Isto só para comparar as que já tive oportunidade de viajar.
Mas eu adoro estes generalistas... ou ambientalistas... ou comunistas.... sei la! Enfim, moralistas....
Gwo Loo Waan September 3rd, 2009, 06:14 AM ...ou aqueles que gostam de viajar com qualidade, talvez? Não?
PortoNuts September 3rd, 2009, 04:22 PM ...ou aqueles que gostam de viajar com qualidade, talvez? Não?
As pessoas é que finalmente perceberam que é uma estupidez pagar verdadeiras fortunas por voos de 1.30h/2.30h (além de que muita gente não tem possiblidades económicas para viajar em companhias de bandeira). Agora se estivermos a falar de viagens longas, aí sim, a qualidade e o serviço são muito importantes.
Mas pronto, como foi dito, ninguém é obrigado a viajar nas low-cost. É da maneira que a TAP e os seus valores obscenos para as rotas domésticas se mantêm.
Rui_P September 3rd, 2009, 09:56 PM Nunca ninguém me viu a criticar que gosta de viajar à grande mesmo quando não se justifica!
Mas agora tenho o prazer de me interrogar! Dou um exemplo muito prático...
Que vantagem tira um passageiro que viaja em primeira classe na TAP num voo Porto- Madrid em relação a um que viaja na Ryanair. Um pagou cerca de 600€ e o outro 20€... ida e volta! O tempo de voo é o mesmo.... o serviço... para uma hora é 10 vezes melhor?!
Este exemplo até parece a comparação de meninas de programa :lol:, mas é tão prático como, de repente, agora se poder viajar na TAP para Madrid por 75€ ida e volta!
Quem estava errado?
Rui_P September 3rd, 2009, 09:59 PM ...ou aqueles que gostam de viajar com qualidade, talvez? Não?
Volto a afirmar... a Ryanair é um mau exemplo de uma low-cost.
Mas gostava de conhecer os seus padrões... ou saber exactamente o que é qualidade, para me aperceber a que é que a Clickair ou a Norwegian fogem nos padrões de qualidade!
Se for preciso eu tenho o Curso da ISO9001... pode falar tecnicamente que eu vou perceber!
PulseFighter September 4th, 2009, 10:17 AM Nunca ninguém me viu a criticar que gosta de viajar à grande mesmo quando não se justifica!
Mas agora tenho o prazer de me interrogar! Dou um exemplo muito prático...
Que vantagem tira um passageiro que viaja em primeira classe na TAP num voo Porto- Madrid em relação a um que viaja na Ryanair. Um pagou cerca de 600€ e o outro 20€... ida e volta! O tempo de voo é o mesmo.... o serviço... para uma hora é 10 vezes melhor?!
Este exemplo até parece a comparação de meninas de programa :lol:, mas é tão prático como, de repente, agora se poder viajar na TAP para Madrid por 75€ ida e volta!
Quem estava errado?
Que vantagem tira um hóspede de um hotel de 5 estrelas relativamente a um de um hotel de 2?
Que vantagem tiras entre andares de Audi A4 dentro da cidade relativamente a quem ande com um Twingo?
Óbviamente quem não tem dinheiro não tem vícios:banana:
PulseFighter September 4th, 2009, 10:18 AM Volto a afirmar... a Ryanair é um mau exemplo de uma low-cost.
Mas gostava de conhecer os seus padrões... ou saber exactamente o que é qualidade, para me aperceber a que é que a Clickair ou a Norwegian fogem nos padrões de qualidade!
Em particular se tambem viajam em Low Cost nas suas viagens pessoais :banana:
Rui_P September 4th, 2009, 10:35 AM Que vantagem tira um hóspede de um hotel de 5 estrelas relativamente a um de um hotel de 2?
Que vantagem tiras entre andares de Audi A4 dentro da cidade relativamente a quem ande com um Twingo?
Óbviamente quem não tem dinheiro não tem vícios:banana:
Felizmente, para mim, não conheces a minha vida particular... ao ponto de te dizer que provavelmente nesses dois pontos tenho capacidade para ter melhor até do que referiste :cheers:
Num Audi A4 tiro toda a vantagem do Mundo... pois sou eu que o conduzo, provavelmente durante uns 6 anos. Da-me o conforto necessário tanto para ir trabalhar todos os dias como para fazer "aquela" viagem de uma semana!
Um Hotel de 5 estrelas, adoro. Adoro o conforto de uma boa cama, gosto de dormir bem e de um bom pequeno almoço. Normalmente por 3 ou mais dias. Num de 4 estrelas também se está muito bem e é o que costumo preferir até.
Agora, depois disto, ainda não consegui perceber em que é que uma viagem que dura uma hora pode ser tão melhor que outra só porque custa 10 (dez) vezes mais!
ah.... falta por a banana a dançar.... :banana:
PulseFighter September 4th, 2009, 06:59 PM Felizmente, para mim, não conheces a minha vida particular... ao ponto de te dizer que provavelmente nesses dois pontos tenho capacidade para ter melhor até do que referiste :cheers:
Num Audi A4 tiro toda a vantagem do Mundo... pois sou eu que o conduzo, provavelmente durante uns 6 anos. Da-me o conforto necessário tanto para ir trabalhar todos os dias como para fazer "aquela" viagem de uma semana!
Um Hotel de 5 estrelas, adoro. Adoro o conforto de uma boa cama, gosto de dormir bem e de um bom pequeno almoço. Normalmente por 3 ou mais dias. Num de 4 estrelas também se está muito bem e é o que costumo preferir até.
Agora, depois disto, ainda não consegui perceber em que é que uma viagem que dura uma hora pode ser tão melhor que outra só porque custa 10 (dez) vezes mais!
ah.... falta por a banana a dançar.... :banana:
Se tiver que conviver com porcos e galinha durante uma hora asseguro-te que será bem pior :lol::lol::lol::nuts::nuts:
Rui_P September 4th, 2009, 10:07 PM Se tiver que conviver com porcos e galinha durante uma hora asseguro-te que será bem pior :lol::lol::lol::nuts::nuts:
Exactamente... é isso!
PulseFighter September 5th, 2009, 12:39 AM Exactamente... é isso!
Estás a ver como percebes ? :lol: Se te derem a escolher entre viajar por 20€ a suportar o cheiro a sovaco de um gajo à tua frente que não toma banho há 4 semanas e pagares 100 € para viajares num ambiente limpo, o que escolhes ?
Andre_idol September 5th, 2009, 02:08 AM Bem ou eu entrei num vôo especial da Ryanair e tinha gente decente e hospedeiras simpáticas ou vocês andam com muito azar nos vôo low-cost :lol:
smasher_marques September 5th, 2009, 04:03 AM Bem ou eu entrei num vôo especial da Ryanair e tinha gente decente e hospedeiras simpáticas ou vocês andam com muito azar nos vôo low-cost :lol:
Somos dois então. Não consigo perceber toda esta "birra" com as low-costs.
Rui_P September 5th, 2009, 04:20 AM Era preciso um GRANDE desenho para explicar certas coisas a certas pessoas... mas eu sinceramente, não sei desenhar... e já perdi a paciência!
Se for preciso ele próprio cheira a sovaco que fede... mas enfim! Ha gente que sobe tanto ao pedestal que acaba por cair... no ridiculo!
Rui_P September 5th, 2009, 04:22 AM Estás a ver como percebes ? :lol: Se te derem a escolher entre viajar por 20€ a suportar o cheiro a sovaco de um gajo à tua frente que não toma banho há 4 semanas e pagares 100 € para viajares num ambiente limpo, o que escolhes ?
Não queres mesmo que responda pois não?!
Só te digo isto... sou um ser Humano... sou Racional.
Um dia has-de perceber que existe um Mundo real fora da fantasia que vai na tua cabeça!
PulseFighter September 6th, 2009, 07:25 PM Não queres mesmo que responda pois não?!
Só te digo isto... sou um ser Humano... sou Racional.
Um dia has-de perceber que existe um Mundo real fora da fantasia que vai na tua cabeça!
O que tu ainda não percebeste é que existe quem tenha o direito a ter uma opinião diferente da tua :banana:
Rui_P September 6th, 2009, 08:39 PM Se tiver que conviver com porcos e galinha durante uma hora asseguro-te que será bem pior :lol::lol::lol::nuts::nuts:
Estás a ver como percebes ? :lol: Se te derem a escolher entre viajar por 20€ a suportar o cheiro a sovaco de um gajo à tua frente que não toma banho há 4 semanas e pagares 100 € para viajares num ambiente limpo, o que escolhes ?
Chamas a este lixo ... opinião?
Rui_Magalhaes September 6th, 2009, 11:55 PM Ta complicado isto :cheers:
Quanto a andar em low cost acho que também não é assim tão mau, e por vezes até não fica assim tão barato.
De facto, tem pouco espaço, mas parao uma viajem curta acho que é suficiente.
E quanto ao preço, para dar um exemplo ja cheguei a pagar 330 euros por uma passagem de ida e volta para Bergamo, desde o Porto.
PulseFighter September 8th, 2009, 06:02 PM Chamas a este lixo ... opinião?
Querem lá ver que agora as opiniões têm que obedecer a regras ? :nuts:
|
|