View Full Version : Avião pode sair mais barato do que ônibus

Mascote10
September 23rd, 2009, 12:34 AM
Avião pode sair mais barato do que ônibus

Da Redação

Acredite se quiser: viajar de avião pode ser mais barato do que de ônibus, dependendo do destino. Foi o que mostrou uma pesquisa divulgada ontem pelo site Mercado Mineiro. "O que acontece é que a concorrência entre as companhias aéreas tem se acirrado muito em função da entrada de novas no mercado", afirma o diretor executivo do site, Feliciano de Abreu.

Na pesquisa, foram checados os menores preços de viagens com partida de Belo Horizonte, em direção a nove destinos. Entraram cinco companhias aéreas e seis de ônibus.

Para ir a Campinas, o passageiro poderia pagar R$133,04 na companhia aérea Azul ou R$ 165 pela empresa de ônibus Gardênia. Ou seja, ir de avião sairia R$ 31,96 mais barato, o que equivale a 24,02%. O trecho Belo Horizonte/Salvador também sai mais barato pelo ar do que pelas estradas. Enquanto na primeira opção, o valor mais barato encontrado pelo site foi o de R$ 373,24, na segunda o menor preço foi de R$ 383.

Dessa forma, ir de avião sairia 2,61% mais em conta.
Em alguns casos, os valores cobrados pelas empresas aéreas são pouco mais altos que os das empresas de ônibus. É o caso da viagem de Belo Horizonte rumo a São Paulo, por exemplo. Para fazer esse trajeto, o passageiro pagaria R$ 181,24 na companhia aérea Web Jet. Já se a viagem fosse de ônibus, o valor seria de R$ 156.

Para Abreu, essa é uma pequena diferença caso outros fatores fossem levados em consideração. "Muitas vezes a questão nem é se é mais barato, mas se é mais viável. Ás vezes, vale a pena pagar um pouco mais caro e contar com maior segurança, comodidade e chegar bem mais rápido", afirma.
http://www.otempo.com.br/otempo/fotos/20090922/fotoavulsa_21092009210114.jpg

Publicado em: 22/09/2009
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1427&IdCanal=5&IdSubCanal=&IdNoticia=122016&IdTipoNoticia=1

Pesquisa:
http://www.mercadomineiro.com.br/aereas_onibus-pesquisa-preco-21-09-09.jsp

Lucas Barros
September 23rd, 2009, 02:41 AM
Muito bom , daqui a pouco nem vai ter quase onibus nas estradas

paulista1978
September 23rd, 2009, 03:00 AM
Valores ida e volta.

Rodalvesdepaula
September 23rd, 2009, 03:08 AM
Olha, com estes preços, é claro que a pessoa que quiser ir de BH para o Nordeste irá de avião. Aos poucos, o avião está se torando um meio de transporte de massa no Brasil, algo que já ocorre nos EUA; lá, as empresas aéreas quase conseguiram acabar com os trens (já que os trens de passageiros de longo percurso só existem por causa da estatal Amtrak) e com os ônibus interestaduais (a Greyhound quase fechou as suas portas em 1989 por causa da guerra nas tarifas aéreas).

O Poti
September 23rd, 2009, 03:23 AM
Isso ja nao eh novidade ha tempos.

Camilo_Costa
September 23rd, 2009, 05:44 PM
Sim. Por exemplo, eu que vou todo ano pelo menos 2 vezes a São Paulo, não perco tempo com ônibus (14 horas dentro de um onibus por R$130, saindo da minha cidade).
Como moro em cidade pequena, tnho 3 opções:
- Cascavel (1 hora de viagem): pegar avião pela Trip/Tam, geralmente as passagens são caras.
- Foz do Iguaçu (2 horas de viagem): pegar Tam ou Gol por um preço até acessível, às vezes tem por R$ 300 ida e volta.
- Maringá (2 horas e meia de viagem): pegar Gol ou Azul, sendo essa segunda muito mais em conta, com promoções por menos de R$200 ida e volta. A desvantagem da Azul é que é em Campinas.

Eu geralmente pego avião em Maringá; geralmente é mais barato ir daqui até lá de carro e pegar o avião do que sair daqui da minha cidade de ônibus.

Lucas Barros
September 25th, 2009, 02:03 AM
Daqui a pouco vai ser igual na Europa que as pessoas viajam de Short e Sandalia Havaianas.

BrunoB.
September 25th, 2009, 04:11 AM
Eu pego aviao em Presidente Prudente, semana que iria a SP, sairia por 119 reais o trecho, e poderia ir e voltar no msm dia......(sairia as 16:15 e voltaria as 22:10) da minha cidade pra PPB é mais ou menos uma hora e vinte. De busão, custa 110 paus, leva 9 horas e meia, e ainda tenho q dividir espaço com presidiário, to fora! :ohno:

viniciuspvh
September 25th, 2009, 11:12 PM
É verdade, o trecho PVH-RBR, pela GOL, nas promoções, já vi até por R$ 49, esse mesmo trecho de busão custa em torno de 50 reais, não é uma diferença muito grande, mas pelo menos iguala!

Compton_
September 25th, 2009, 11:28 PM
Nossa, esse repórter estava um pouco desatualizado e parece que só agora acordou. Passagem de ônibus mais barata que de avião há tempos que deixou de ser novidade: acredito que desde a entrada da Gol no mercado, lá pelo ano de 2002 que isso vem acontecendo.

andrelot
November 19th, 2009, 05:03 PM
Um efeito colateral interessante é a queda acentuada de passageiros no transporte interestadual de longa distância. De acordo com a ANAC, rotas acima de 1000 km apresentaram redução de 62,3% na demanda entre 1998 e 2008.

calmon.neto
November 19th, 2009, 05:14 PM
Se o governo acabar com os impostos sobre este setor, viajar de avião será mais barato que todas as outras formas.