View Full Version : Desmatamento na Amazônia caiu 34% em agosto
Metropolitano Manaus September 30th, 2009, 08:21 PM Desmatamento na Amazônia caiu 34% em agosto
Em relação ao mesmo mês de 2008, o desmatamento da Amazônia, em agosto de 2009, diminuiu 34%. A área desmatada no mês passado, apontada pelo Deter, foi de 498,1 km². E o estado que registrou maior índice de destruição da floresta foi o Pará, com 301,18 km², seguido do Mato Grosso (105,24 km²) e Rondônia (50,93 km²). Os dados foram divulgados na última quinta-feira (24) pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a pouca incidência de nuvens na área monitorada pelo Deter (Departamento de Transportes e Terminais) em agosto fez com que os dados coletados sejam muito próximos da realidade. Se considerado o período de janeiro a agosto, 2009 registrou uma queda de 57% em relação ao mesmo período de 2008. Quando comparado ao desmatamento do último mês de julho, a queda foi de 40%.
Segundo Minc, em 2009 será registrado o menor desmatamento das duas últimas décadas. “Pela primeira vez, em 20 anos o desmatamento será abaixo de 9 mil km²”. Ele destacou, ainda, que o menor desmatamento anteriormente notificado foi em 1991, quando foram registrados, 11.100 km² (de agosto a julho).
Apesar dos índices apontados pelo sistema de monitoramento, Minc disse que ainda não está satisfeito. “Não comemoro. Sempre acho que a queda no desmatamento não é satisfatória. Quero desmatamento zero”.
Ações conjuntas - A queda no desmatamento se deve a atuação em áreas onde o MMA, o Ibama e a Polícia Federal têm realizado operações conjuntas de combate a crimes ambientais. Além disso, ações semelhantes às realizadas na Amazônia já começaram a ser feitas no Cerrado e, em breve, também ocorrerão na Caatinga.
Deter - O sistema Deter é um levantamento mensal feito pelo Inpe desde maio de 2004. O sistema monitora, por satélite, o desmatamento na Floresta Amazônica
http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=36656
Grande Manaus October 1st, 2009, 12:42 AM Em lembrar de tempos nefastos do desmatamento no qual grandes áreas foram devastadas , números surpreendentes de 1991 mostram o quanto a década de 90 esses índices alcançavam um patamar fora de total controle ..
Hoje com medidas mais sérias para conter o arvo do desmatamento já é possível ver números mais animadores ..
Rafael Deirane October 1st, 2009, 01:20 AM Que bom, não é?
Rafael_Rosato October 1st, 2009, 02:01 AM ^^ É ... o melhor é que o titulo desa vez, não possui mais nenhuma grande metropole brasileira como area desmatada em destaque, nem não sei quantos maracanãs ...
Rafael Deirane October 1st, 2009, 02:19 AM ^^ É ... o melhor é que o titulo desa vez, não possui mais nenhuma grande metropole brasileira como area desmatada em destaque, nem não sei quantos maracanãs ...
Poxa, mas isso que era legal nessas matérias... Eu sempre ficava na expectativa, pensando "o que será que eles vão usar para comparar dessa vez? Quadras de tênis? Piscinas olímpicas? Cenários da 'Fazenda', da Record"? :lol:
BR 364 October 1st, 2009, 07:29 PM Não seja por isso, amigos... :lol:
Amazônia perde em agosto área equivalente a quase metade do município do Rio
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O desmatamento na Amazônia atingiu em agosto pelo menos 498 quilômetros quadrados (km²) de floresta. A área equivale a quase metade do município do Rio de Janeiro. Os dados são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) e foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Em comparação com o resultado de agosto de 2008, quando 756 km² foram desmatados, houve redução de 35%. Os dados já haviam sido divulgados pela manhã pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. “Nunca comemoro os dados, porque desmatamento nunca é bom, mas é uma queda acentuada. Além disso, agosto é um dos meses críticos de desmatamento na Amazônia”, avaliou.
De acordo com o ministro, o Pará se manteve na liderança do desmatamento e foi responsável pela derrubada de cerca de 300 km² de floresta em agosto.
Os satélites do Inpe registraram 105,2 km² de desmate em Mato Grosso e 50,9 km² em Rondônia, estados em que não houve cobertura de nuvens no período. No Amazonas, o Inpe observou 21,7 km² de novas derrubadas e no Acre, 6,3 km². O estados do Amapá, Maranhão, de Roraima e do Tocantins registraram desmatamentos inferiores a 5 km².
Em toda a Amazônia Legal, a área livre de nuvens correspondeu a 83% da região. “O estado do Amapá foi o que apresentou a menor oportunidade de monitoramento, pois apresentou um índice de cobertura de nuvens de 64% no período”, destaca o relatório.
A medição do Deter considera as áreas que sofreram corte raso (desmate completo) e as que estão em degradação progressiva. O sistema serve de alerta para as ações de fiscalização e controle dos órgãos ambientais.
O desmate medido em agosto não será levado em conta na taxa anual de desmatamento para o atual período (2008/2009). O total, calculado pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), vai considerar o desmate ocorrido entre agosto de 2008 e julho de 2009. A estimativa do governo é de que o resultado seja o menor dos últimos 20 anos.
Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/09/24/materia.2009-09-24.2828090325/view
Rafael Deirane October 1st, 2009, 07:33 PM Não seja por isso, amigos... :lol:
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O desmatamento na Amazônia atingiu em agosto pelo menos 498 quilômetros quadrados (km²) de floresta. A área equivale a quase metade do município do Rio de Janeiro. Os dados são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) e foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Em comparação com o resultado de agosto de 2008, quando 756 km² foram desmatados, houve redução de 35%. Os dados já haviam sido divulgados pela manhã pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. “Nunca comemoro os dados, porque desmatamento nunca é bom, mas é uma queda acentuada. Além disso, agosto é um dos meses críticos de desmatamento na Amazônia”, avaliou.
De acordo com o ministro, o Pará se manteve na liderança do desmatamento e foi responsável pela derrubada de cerca de 300 km² de floresta em agosto.
Os satélites do Inpe registraram 105,2 km² de desmate em Mato Grosso e 50,9 km² em Rondônia, estados em que não houve cobertura de nuvens no período. No Amazonas, o Inpe observou 21,7 km² de novas derrubadas e no Acre, 6,3 km². O estados do Amapá, Maranhão, de Roraima e do Tocantins registraram desmatamentos inferiores a 5 km².
Em toda a Amazônia Legal, a área livre de nuvens correspondeu a 83% da região. “O estado do Amapá foi o que apresentou a menor oportunidade de monitoramento, pois apresentou um índice de cobertura de nuvens de 64% no período”, destaca o relatório.
A medição do Deter considera as áreas que sofreram corte raso (desmate completo) e as que estão em degradação progressiva. O sistema serve de alerta para as ações de fiscalização e controle dos órgãos ambientais.
O desmate medido em agosto não será levado em conta na taxa anual de desmatamento para o atual período (2008/2009). O total, calculado pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), vai considerar o desmate ocorrido entre agosto de 2008 e julho de 2009. A estimativa do governo é de que o resultado seja o menor dos últimos 20 anos.
Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/09/24/materia.2009-09-24.2828090325/view
Ah, agora sim... :banana:
Para ficar completo, só faltam aqueles usuário que quotam a matéria sem ler e colocam "lamentável :ohno:". :lol:
BR 364 October 1st, 2009, 07:39 PM ^^ Típico... :lol:
cissa October 1st, 2009, 08:54 PM Uma hora o desmatamento cai, outra hora sobe... difícil saber em quem acreditar.
Thilindha October 1st, 2009, 11:55 PM Não seja por isso, amigos... :lol:
Isso é lamentável... http://i85.photobucket.com/albums/k66/thi_lindha/Smiles/choro1.gif
BR 364 October 2nd, 2009, 12:22 AM Uma hora o desmatamento cai, outra hora sobe... difícil saber em quem acreditar.
Eu confio no INPE
2004: 27.772 km²
2005: 19.014 km²
2006: 14.196 km²
2007: 11.633 km²
2008: 12.911 km²
2009: < 9.000 km² (segundo o ministro)
http://www.obt.inpe.br/prodes/prodes_1988_2008.htm
Sabem o que eu não entendo? Por que as pessoas que mais se dizem preocupadas com o meio-ambiente parecem ficar tristes quando a notícia é boa. :dunno:
Metropolitano Manaus October 8th, 2009, 05:29 PM Poxa, mas isso que era legal nessas matérias... Eu sempre ficava na expectativa, pensando "o que será que eles vão usar para comparar dessa vez? Quadras de tênis? Piscinas olímpicas? Cenários da 'Fazenda', da Record"? :lol:
A princípio estou partindo do pensamento que que pouco importa o que eles estão usando para comparar a dimensão da área demastada ,se é quadra de tênis ou de vôlei , se é campo de futebol ou Shoppings centers , Cenários da fazenda da record e etc ...
O que importa é o tamanho da área desmatada que está sendo divulgada a diminuição de áreas atingidas ,e isso tem que tem controle e parece que esta havendo !! houve certa redução nos números comparativos ao último biênio ..
Rafael_Rosato October 9th, 2009, 03:43 AM ^^ É uma questão de sensacionalismo ...
Para satisfazer o ego de muita gente Brasil a fora, principalmente as que vivem nas regiões "mais desenvolvidas" ... eles precisam civilização amazonica seja inferior a eles ... que so tenha miseria, pobreza na Amazonia ... a unica coisa que prestaria (a biodiversidade) esta sendo cruelmente devastada pelos MONSTROS que abitam a amazonia ...
O que importa, são comparações, para dar grandiosidade a tal area desmatada ... se são X o numero de Maracanãs ou metade da cidade do Rio de Janeiro, isso não importa ... é uma comparação ilusoria, algo que não se encherga ... logo, um valor grande e "digno" de motivos que reforçam o preconceito deles em relação a população amazonica.
Se reduziu ou não o desmatamente ... se existe gente trabalhando e vivendo em função a preservação da floresta tbm não importa ... o que importa é o valor ilusorio e não comparavel a olho nu, para que seja considerado absurdo!!
BR 364 October 9th, 2009, 05:16 AM Para satisfazer o ego de muita gente Brasil a fora, principalmente as que vivem nas regiões "mais desenvolvidas" ... eles precisam civilização amazonica seja inferior a eles ... que so tenha miseria, pobreza na Amazonia ... a unica coisa que prestaria (a biodiversidade) esta sendo cruelmente devastada pelos MONSTROS que abitam a amazonia ...
:applause: :applause: :applause:
Achei que só eu enxergava isso. Mas já que vc colocou o dedo na ferida, embora não seja o tema do thread, vou cutucar essa ferida mais um pouco.
Uma coisa que eu já percebi é que sempre se mostra a natureza como a melhor coisa das regiões Norte e Nordeste (praias no Nordeste, florestas e rios no Norte), já o melhor do centro-sul são sempre as cidades, as indústrias, as construções, os monumentos, etc. Ou seja, o melhor do centro-sul são as realizações do homem, do povo do lugar. No Norte e Nordeste o que há de melhor é obra da natureza, o povo dessas regiões aparentemente não agregou nada de bom a elas.
Da mesma forma, mostra-se o povo pobre e sofrido do sertão como sendo o nordestino típico, assim como o índio e o caboclo "beiradeiro" como o nortista típico. É como se o cidadão urbano, nos mesmos moldes das regiões ditas desenvolvidas, fosse uma minoria, tivesse uma participação insignificante no total da população dessas regiões e seu habitat fosse restrito às grandes capitais dessaa regiões. Por outro lado, o típico morador do centro-sul é sempre o cidadão urbano comum. O homem do campo, o "caipira" do interior é sempre mostrado como algo que ficou no passado, que não existe mais. Os índios da região então, esses são completamente ignorados, é como se eles não existissem.
É tudo uma questão de ego, de vaidade. Para se sentirem melhores, as pessoas além da necessidade de auto-afirmação, da construção de uma imagem positiva de si mesmos, tem a necessidade de olhar ao redor e ver os outros abaixo de si. É como se elas precisassem ver os outros mal para se convencerem de que estão bem.
Thilindha October 9th, 2009, 05:24 AM ^^ http://i85.photobucket.com/albums/k66/thi_lindha/Smiles/aplauso.gif
Metropolitano Manaus October 10th, 2009, 07:19 PM Nossa Amazônia está acima de estereotipos criados pelo sul ,sudeste ou de quem assim pensa !! como muitos analisam ou se sente perante aos que habitam nas regiões sul e sudeste ..
Uma floresta devastada dura décadas para se recompor , um ecossistema devastado as vezes nem consegue voltar ao que era ..
Mas pensamentos humanos e decisões ou como nos enxergam ou como nos preocupamos como o restante do Brasil nos enxergam a respeito se somos pobres ou se há miseria na maior parte da população amazônca e se nos observam é meramente filosófico ,politica e informação !!! conceitos estereotipados daqueles que não conhecem a realizade amazônica .. questão de concepção , isso pode mudar com um bom concenso entre todos ..
Uma floresta não se refaz da noite para o dia !!!
Rafael_Rosato October 11th, 2009, 12:16 AM Nossa Amazônia está acima de estereotipos criados pelo sul ,sudeste ou de quem assim pensa !! como muitos analisam ou se sente perante aos que habitam nas regiões sul e sudeste ..
Eu particularmente ... procuro não cita muito região x ou y...
Acredito que o problema seja mesmo aqueles que se acham "superiores" de qualquer região do país e não apenas o Sul e o Sudeste ... tbm aqueles que usam a midia para isso ... as vezes até residindo na propria amazonia ...
So para dar um exemplo ... o Paraná, é o estado onde menos encontrei "preconceito" e mais encontrei conhecimento em relação a amazonia ...
BR 364 October 11th, 2009, 01:45 AM ^^ Isso é verdade, no Paraná as pessoas em geral são bem melhor informadas sobre as regiões Norte e Centro-Oeste do que nos estados do Sudeste, isso eu pude comprovar pessoalmente.
IvoTrindade October 11th, 2009, 01:56 AM Boa notícia ,mas ainda é pouco ,quero desmatamento 0 !
Thilindha October 11th, 2009, 03:44 AM ^^ Eu também e não somente na Amazônia, em florestas de outras regiões também e o que foi desmatado, reflorestado.
Grande Manaus October 12th, 2009, 11:36 PM ^^ Isso é verdade, no Paraná as pessoas em geral são bem melhor informadas sobre as regiões Norte e Centro-Oeste do que nos estados do Sudeste, isso eu pude comprovar pessoalmente.
Alguns não não nem bem informadas , estão completamente aquém do que acontece nas regiões Norte e Nodeste , sua cultura e os aspectos sóciol ,economia etc ...emfim acreditam apenas no que a mídia da Tv aberta com noticias parciais e de uma visõa totalmente distante da realidade amazônica e nordestina ...
Outros por puro bairrismo e até mesmo por se sentirem melhores do que outros ,e fingem não conhecer e deturpam com comentários tendenciosos que denigrem e desmerecem toda a região no seu todo..
Conhecí muitos assim !!!
dricobel October 14th, 2009, 07:36 PM Do UOL Notícias
Em São Paulo
O desmatamento na floresta Amazônia registrado no mês de agosto deste ano atingiu uma área de 273 km², território um pouco menor do que o da cidade de Belo Horizonte (MG) (que possui 330 km²) e equivalente a 32 mil campos de futebol. As informações sobre o desmatamento em agosto foram divulgadas pelo Imazon (Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia) nesta quarta-feira (14), com base em dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).
A área desmatada é 167% maior neste ano em comparação com agosto de 2008, quando foram desmatados 102 km². No entanto, o Imazon estima que cerca de 46% (ou 125 km²) do desmatamento detectado em agosto tenha ocorrido de fato em meses anteriores, mas que não foi notado em razão da ocorrência de nuvens que impossibilitaram a visualização. Apenas 8% do território dos Estados da região Norte não puderam ser monitorados em agosto.
O desmatamento em agosto foi bem menor se comparado ao mês de julho de 2009, quando 532 km² foram devastados, segundo o Imazon. Em julho de 2008, porém, o total desmatado correspondeu a quase a metade da área devastada em julho deste ano.
Em agosto deste ano, 76% da área desmatada na Amazônia foi registrada no Estado do Pará. O Mato Grosso "contribuiu" com 8% do desmatamento, seguido do Amazonas (6%) e Rondônia (5%). Na soma dos outros Estados situados na Amazônia Legal - Tocantins, Amapá, Roraima e Acre (o Maranhão não foi monitorado) - foi desmatado 5% do total.
De acordo com o estudo, no Pará o desmatamento se concentrou nos arredores da BR-163 e na área de influência da rodovia Transamazônica entre os municípios de Marabá e Uruará e em São Félix do Xingu. Quase a metade do desmatamento registrado em agosto ocorreu em áreas protegidas, com destaque para as unidades de conservação Triunfo do Xingu, Floresta Nacional do Jamanxim e Terra Indígena Apyterewa, todas no Pará.
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/10/14/ult5772u5664.jhtm
BR 364 October 14th, 2009, 07:55 PM ^^ Apesar das velhas, repetitivas e sensacionalistas comparações com campos de futebol e cidades, essa notícia traz algumas informações interessantes:
O desmatamento na floresta Amazônia registrado no mês de agosto deste ano atingiu uma área de 273 km², território um pouco menor do que o da cidade de Belo Horizonte (MG) (...)
Agora estão usando BH como "índice". Será que SP e RJ ficaram grandes demais pro desmatamento da região? Que assim seja! Logo estarão usando o Vaticano como índice...
(...) O Mato Grosso "contribuiu" com 8% do desmatamento, seguido do Amazonas (6%) e Rondônia (5%). (...)
MT 8%, AM 6%, RO 5%... tá errado isso! :lol: Mas falando sério, eu não confio muito nos dados do Imazon, acho o INPE bem mais confiável.
Essa aqui é a mais interessante de todas:
De acordo com o estudo, no Pará o desmatamento se concentrou nos arredores da BR-163 e na área de influência da rodovia Transamazônica (...)
Deixa eu ver se eu entendi...
Os ambientalistas defendem a tese de que asfaltar rodovias aumenta o desmatamento. Segundo a reportagem, o desmatamento no Pará (que em agosto, segundo a notícia, representou 76% do desmatamento da região) se concentrou na região da BR-163 e da Transamazônica.
Pergunta: Essas rodovias foram asfaltadas e eu nem fiquei sabendo?
Rafael_Rosato October 15th, 2009, 12:17 AM Alguns não não nem bem informadas , estão completamente aquém do que acontece nas regiões Norte e Nodeste , sua cultura e os aspectos sóciol ,economia etc ...emfim acreditam apenas no que a mídia da Tv aberta com noticias parciais e de uma visõa totalmente distante da realidade amazônica e nordestina ...
Outros por puro bairrismo e até mesmo por se sentirem melhores do que outros ,e fingem não conhecer e deturpam com comentários tendenciosos que denigrem e desmerecem toda a região no seu todo..
Conhecí muitos assim !!!
Falando assim, parece que vc fala de um "Brasil de cima X Brasil de baixo" ... não acredito que isso exista mesmo
Eu por ex. cresci acostumado a diferenciar o "Brasil do Litoral (antigo) e o Brasil do interior (novo)" ... sempre fez mais sentido isso pra mim ... mas eu não procuro não deixar que esta visão, interfira nas minhas analises com relação a cada estado e cidade que conheco ...
Concordo, que ainda existe dentro de quem publica informações a nivel nacional ... quem pense assim ou semelhante ...
Porém existe grandes diferenças regionais de pensamento que distorcem essa realidade ... e como eu ja falei na minha opinião, essa divisão que vc acha que existe na população do centro-sul brasileiro, se limita a cabeça de poucos!!
Eh super normal um cidadão não entender apenas o que acontece no se estado e nor vizinhos ... ocorre com a maioria dos brasileiros ...
valdeir_sarges October 25th, 2009, 02:47 AM ótima notícia!!
Grande Manaus October 25th, 2009, 09:42 PM Falando assim, parece que vc fala de um "Brasil de cima X Brasil de baixo" ... não acredito que isso exista mesmo
Eu por ex. cresci acostumado a diferenciar o "Brasil do Litoral (antigo) e o Brasil do interior (novo)" ... sempre fez mais sentido isso pra mim ... mas eu não procuro não deixar que esta visão, interfira nas minhas analises com relação a cada estado e cidade que conheco ...
Concordo, que ainda existe dentro de quem publica informações a nivel nacional ... quem pense assim ou semelhante ...
Porém existe grandes diferenças regionais de pensamento que distorcem essa realidade ... e como eu ja falei na minha opinião, essa divisão que vc acha que existe na população do centro-sul brasileiro, se limita a cabeça de poucos!!
Eh super normal um cidadão não entender apenas o que acontece no se estado e nor vizinhos ... ocorre com a maioria dos brasileiros ...
Acontece com muitos ,ou melhor existem muitas pesoas que se dizem formadas ou aculturadas !!! falam coisas da nossa região que não preciso nem cita-las aqui , que eu acredito que você deve saber do que estu querendo dizer ...tipo preconceito étnico ,falta de conhecimento de noções básicas de geografia do Brasil ,estrutura social e econômica da Amazônia ..
|
|