View Full Version : São Paulo (SP) | Nova Luz | Torre da Luz | 200 m | Jaime Lerner

KASchramm
October 4th, 2009, 03:04 PM
http://i359.photobucket.com/albums/oo32/kaschramm/jaimelernernovaluz1.jpg

Lerner estruturou projeto em 10 eixos, com 3 bulevares para pedestres e serviços e 16 quadras para moradias

Os empresários calculam que precisariam investir entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões em desapropriações para viabilizar a revitalização da Nova Luz. O projeto do urbanista Jaime Lerner foi estruturado em torno de dez eixos principais. Ele pensou em três bulevares que permitiriam maior circulação de pedestres e atividades de serviços e comércios localizados nas Avenidas Rio Branco, Duque de Caxias, Ipiranga e Cásper Líbero.

Esses bulevares teriam calçadas largas e abrigariam comércios e serviços nos dois primeiros andares, com acesso à rua. Os pavimentos superiores seriam destinados a habitações. Prédios de porte médio, com altura de 12 a 20 andares, correriam paralelamente a esses bulevares.

O grosso da habitação ficaria concentrado nas 16 quadras previstas para abrigar blocos de, no máximo, oito pavimentos, feitos com estrutura metálica e vidro. Nessas quadras, os primeiros andares seriam destinados a atividades comerciais e de serviços. Todos os quarteirões teriam uma praça para uso público ou privado, no caso de o bloco ser voltado somente para habitação.

Os prédios baixos e médios criados para a maior parte da região permitiriam a construção de um grande edifício, de mais de 200 metros de altura, chamado informalmente de Torre da Luz, considerado pelo autor um dos pontos fortes do projeto. No topo do prédio, o urbanista pensou em colocar grandes holofotes voltados em direção ao céu. Localizado próximo da Estação da Luz e do metrô, circundado por imóveis tombados, nos arredores funcionaria um polo de gastronomia, entretenimento e lazer, além de um mercado.

"O objetivo do projeto é revitalizar, trazer vida à noite para a região e fazer com que as pessoas voltem a viver no local, além de ajudar a fazer voltar a vida urbana à área. A intenção é misturar a renda em todos os sentidos", diz Lerner. "A região da Luz tem três das principais âncoras culturais da cidade. A Pinacoteca do Estado, o Museu da Língua Portuguesa e a Sala São Paulo. É uma região perto do centro que tem vida durante o dia, mas que é decadente à noite. É importante conseguir fazer essa reversão, porque é nas regiões decadentes que se deixa de viver. O resultado é o que vemos hoje na Cracolândia."

No projeto, o Distrito das Artes funcionaria como zona de transição entre o corredor cultural da região e a Nova Luz. Teria prédios de até oito pavimentos, ocupados por ateliês, bares e pequenos comércios e serviços. No Distrito das Artes, está prevista também a construção de moradias pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

O projeto busca também consolidar a região da Santa Ifigênia como polo de serviço e de comércio eletrônico em São Paulo. As calçadas largas seriam destinadas aos pedestres e também haveria praças e largos. O projeto contempla ainda espaço para a construção de prédios municipais na área - como a Subprefeitura da Sé - e prédios para ensino técnico. Duas alamedas - ao longo das Ruas General Osório e Vitória - serviriam como ligação ao Largo do Arouche e como vitrine para os imóveis tombados na área. "Esse é um instrumento que precisa sair do papel rapidamente. Se demorar muito, fica cada vez mais caro", diz Lerner.

No caso da licitação prevista pela Prefeitura para a escolha do projeto, o arquiteto diz achar positiva a concorrência de nomes internacionais. "O que não pode acontecer é pensarmos que os profissionais de fora são melhores do que os brasileiros, que têm a mesma experiência e a mesma qualificação. Não podemos defender a reserva de mercado porque os brasileiros também trabalham no exterior", diz Lerner, que atualmente desenvolve projetos na Coreia do Sul, Rússia, México, Angola e Estados Unidos.

http://www.acsisanta.com.br/torre_da_luz.jpg

O engenheiro Cláudio Bernardes, vice-presidente do Sindicato da Habitação (Secovi) e integrante do conselho fiscal da Associação Imobiliária Brasileira (AIB), afirma que a entidade, fundada em 1985, patrocina projetos semelhantes para serem compartilhados com o poder público. Segundo ele, coube à entidade patrocinar o projeto de plantas online, feito para facilitar a retirada de alvarás na Prefeitura.

Bernardes diz que a associação também ajudou na reestruturação das análises feitas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para estudos de polo gerador de trânsito. "Em relação às campanhas, os associados doam de acordo com o teto permitido pela lei. Na eleição passada, o boom do mercado favoreceu o aumento de doações", diz.

http://www.acsisanta.com.br/empresarios_estimam_gastos.php

Post do forista Lusorod com mais imagens do projeto:

Oi pessoal, tudo bem? Consegui mais umas imagens da região com rederes um pouco melhores ok? Espero que vcs curtam. Eu li por aí que a torre do Jaime teria 8o andares, mas essa do projeto parece ser de um tamanho bem menor. Se alguém tiver alguma informação por favor me dá um toque. gde abç.

http://www.studiomostarda.com.br/ws/images/39-dig-g_a46f15fb062c8dec101d3abdcc7acb92.jpg

Torre Luz

Me parece que deve ter em torno de 50 andares. Achei baixa pra ser uma simboloda de uma das maiores cidades do mundo. Devia ter no minimo uns 80 e permitir mais umas 4 ou 5 de pelo menos uns 60 na região.

http://www.studiomostarda.com.br/ws/images/rio-branco_01g_4e7b604d9849fcd48a13dca6d4306b9f.jpg

Avenida Rio Branco segundo Jaime Lerner

http://www.studiomostarda.com.br/ws/images/38-dig-g_98643cc49830b660b82361f8d9098409.jpg

Achei legal no projeto deles manterem os postes antigos.

http://www.studiomostarda.com.br/ws/images/37-dig-g_62da7bb7bbfe3afc18a02373db924fd1.jpg

Na minha opinião a avenida Rio Branco tinha que receber prédios comerciais mais altos e as adjacencias se tornarem residenciais.

http://www.studiomostarda.com.br/ws/images/36-dig-g_11a98dccaf78364654bc776091167e6a.jpg

:cheers:

KASchramm
October 4th, 2009, 03:05 PM
A notícia é de Abril, acho que ainda não foram postadas imagens do projeto por aqui. Se já foi, desculpem. :)

tchelllo
October 4th, 2009, 03:09 PM
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!

Fabius_
October 4th, 2009, 03:56 PM
Visionário.

aleochi
October 4th, 2009, 05:04 PM
O design é bem previsível e até amador! Mas só do fato de se pensar num edifício de 200 m já vale :lol:

silvinho_j
October 4th, 2009, 05:14 PM
Linda a torre!

GilsonBarros
October 4th, 2009, 05:17 PM
O design é bem previsível e até amador! Mas só do fato de se pensar num edifício de 200 m já vale :lol:

É verdade. Mas acho que esse render deve ser o preliminar do preliminar.

KASchramm
October 4th, 2009, 05:25 PM
Esse projeto é só um dos projetos pra Nova Luz. Já ouvi dizer que teremos até projetos de Norman Foster (Foster + Partners) concorrendo com esse (acho que foi no SSC que li isso, coment de algum forista). :D

Nova Luz promete :rock:

Inconfidente
October 4th, 2009, 06:35 PM
Excelente!

Pinhate
October 4th, 2009, 06:40 PM
Nossa o projeto é ótimo! além da torre ainda tem toda a revitalização da área mais central.

Eddubra
October 4th, 2009, 07:02 PM
Acredito também que o desenho dos edifícios sejam bastante preliminar. Me chamou atenção os edifícios menores, com o vazio central, tornando público o interior das quadras.

Luiz Henrick
October 4th, 2009, 08:37 PM
Depois da alegria com as Olimpíadas do Rio, agora mais essa \o/
Fico extremamente feliz de ver as nossas duas principais metrópoles rumo
ao progresso!!Espero mesmo que saia!!
:)

lusorod
October 4th, 2009, 09:32 PM
INteressante sendo um projeto preliminar, essa região tem gde potencial. Só não entendo o porque de apenas um gde edificio alte sendo que essa região não se encontra em rotas de aviaõ e além de ter estações de trem tb contará com várias linhas incluindo as linhas 3, 4 e 6 do metrô, largas avenidas etc e tal. Não faz sentido permitir a construção de apenas 1 prédio alto na região.

felipevarig787
October 4th, 2009, 09:37 PM
Ual...Bela torre ,mas acho que teremos melhores(haverá muita competição por essa area)!!!!!
Vamos aguardar.

Urbano Prudente
October 4th, 2009, 09:38 PM
MAGNÍFICO TODO O PROJETO DE REURBANIZAÇÃO DA LUZ.. se isto for erguido terei mais orgulho ainda da capital do meu Estado!:cheers:

Espero que este seja o início dos edifícios de Sao Paulo que irão romper a barreira dos 200 metros de altura..e que depois venham edificios com 300, 400 ...:lol:

lusorod
October 4th, 2009, 10:13 PM
Oi pessoal, tudo bem? Consegui mais umas imagens da região com rederes um pouco melhores ok? Espero que vcs curtam. Eu li por aí que a torre do Jaime teria 8o andares, mas essa do projeto parece ser de um tamanho bem menor. Se alguém tiver alguma informação por favor me dá um toque. gde abç.

http://www.studiomostarda.com.br/ws/images/39-dig-g_a46f15fb062c8dec101d3abdcc7acb92.jpg

Torre Luz

Me parece que deve ter em torno de 50 andares. Achei baixa pra ser uma simboloda de uma das maiores cidades do mundo. Devia ter no minimo uns 80 e permitir mais umas 4 ou 5 de pelo menos uns 60 na região.

http://www.studiomostarda.com.br/ws/images/rio-branco_01g_4e7b604d9849fcd48a13dca6d4306b9f.jpg

http://www.studiomostarda.com.br/ws/images/38-dig-g_98643cc49830b660b82361f8d9098409.jpg

http://www.studiomostarda.com.br/ws/images/37-dig-g_62da7bb7bbfe3afc18a02373db924fd1.jpg

Na minha opinião a avenida Rio Branco tinha que receber prédios comerciais mais altos e as adjacencias se tornarem residenciais.

http://www.studiomostarda.com.br/ws/images/36-dig-g_11a98dccaf78364654bc776091167e6a.jpg

ACHEI LEGAL MAS BASICÃO ACHO QUE SAMPA MERECE ALGO MUITO MAIS OUSADO!!!

felipevarig787
October 4th, 2009, 10:17 PM
Só falta tamanho.....

Urbano Prudente
October 4th, 2009, 10:29 PM
^^ Já estou apaixonado pelo projeto.:cheers:
Pelo render dá-se realmente a impressão de uns 50 andares.
Ah se tiver 80 andares seria algo próximo do perfeito. O restante do projeto de revitalização também esta muito bonito.
Se for realmente feito, será que ficaria pronto antes da Copa de 2014?

O Poti
October 4th, 2009, 10:32 PM
Bonito, mas parece um sonho distante ainda. Incrível que conseguimos a copa, as olimpíadas e um prédio acima dos 200 nada!

Luiz Henrick
October 4th, 2009, 10:34 PM
OMG, imagina um de 80 andares!!?
Gostei muito desse projeto do Jaime.Estou muito esperançoso com
o que ainda vai surgir aí!

Urbano Prudente
October 4th, 2009, 10:37 PM
Bonito, mas parece um sonho distante ainda. Incrível que conseguimos a copa, as olimpíadas e um prédio acima dos 200 nada!

Será que faltava conseguir estes eventos esportivos para despertar projetos mais "audaciosos" em nossas cidades?

KASchramm
October 4th, 2009, 10:46 PM

Torre Luz

ACHEI LEGAL MAS BASICÃO ACHO QUE SAMPA MERECE ALGO MUITO MAIS OUSADO!!!

ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Camilo_Costa
October 4th, 2009, 10:49 PM
Sonhar não custa nada pessoal!

:banana:

KASchramm
October 4th, 2009, 10:50 PM
Pelo que contei no render terá aproximadamente 50 andares.

tonyssa
October 4th, 2009, 11:01 PM
Ficaria perfeito.

wicca13
October 4th, 2009, 11:51 PM
custa nada sonhar neh! perfeito!

O Poti
October 4th, 2009, 11:58 PM
Será que faltava conseguir estes eventos esportivos para despertar projetos mais "audaciosos" em nossas cidades?

Honestamente não sei, parece que não é prioridade em nosso país, mas torço que sim.

FlicK
October 5th, 2009, 12:11 AM
Esse é um projeto urbanístico. Tipo um "plano diretor" da área. Desconsiderem projetos arquitetônicos isolados, pois esses só aparecem para representar volumetrias ou algum outro conceito-base.

Nenhum dos prédios seriam construídos tal como aparece, pois trata-se de uma proposta urbanística, que relaciona usos, volumetrias, traçado, passeios públicos, etc.

Ah, muito interessante essa proposta. Não há nada que eu discorde ali...

LFP Madruga
October 5th, 2009, 01:33 AM
Que projeto maravilhoso, espero que saia, vai mudar a região da água pro vinho , espero que a Torre da Luz seja um pouco mais alta. Adorei o nome espero que não o substituam por algum estrangeirismo brega.

WallyP
October 5th, 2009, 02:11 AM
isso é definitivo? god...diga que sim.

jose lucio
October 5th, 2009, 03:21 AM
Esse é um projeto urbanístico. Tipo um "plano diretor" da área. Desconsiderem projetos arquitetônicos isolados, pois esses só aparecem para representar volumetrias ou algum outro conceito-base.

Nenhum dos prédios seriam construídos tal como aparece, pois trata-se de uma proposta urbanística, que relaciona usos, volumetrias, traçado, passeios públicos, etc.

Nada como ter a palavra de um profissional da area! E' isso mesmo: este projeto e' o que se chama de "master plan", e' apenas um plano urbanistico. A prefeitura de SP abriu um concurso internacional para escolher o plano urbanistico detalhado de reconstrucao daquela regiao. Sera' pago o maior premio ja' visto no Brasil para concursos do genero: 11 milhoes de reais para o projeto vencedor. A equipe vencedora fara' em seguida um plano executivo para a execucao do projeto. Varias equipes internacionais de arquitetos/urbanistas se interessaram, mas nao foi publicada a lista dos participantes. Correm rumores de que a empresa de Sir Norman Foster teria apresentado um projeto em parceria com um escritorio brasileiro, mas isso nao foi confirmado, nem desmentido. Dentro de uns dias saberemos o resultado!

mopc
October 5th, 2009, 03:54 AM
Ótimo, aliás qualquer coisa pra revitalizar a área está valendo, ainda mais um projeto de bom gosto como esse.

S.T.Y AP
October 5th, 2009, 04:04 AM
A avenida Rio Branco ficará lindo se realmente sair. O projeto é perfeito!

Rafael Catramby
October 5th, 2009, 05:29 AM
Em primeiro lugar acho que o nome do thread deveria ser mudado, já que o foco da notícia não é a torre em si, mas sim a proposta de reestruturação da área. Essa sim é A Notícia, é FANTÁSTICA! O resto? Bom, o que vimos são esboços, não dá pra opinar.

Quais são as expectativas em relação à realização desse projeto? Fora o boato em torno do Sir Norman Foster (uau!), existe algo mais: um orçamento, empresários sinalizando se instalar na área? É muito cedo pra dizer, mas tem um gostinho de "bom demais"! Tomara que vá pra frente!

CARIOCAemSSA
October 5th, 2009, 06:00 AM
Quando saberemos o resultado?

Brazuca Surfer
October 5th, 2009, 06:54 AM
Linda a torre!

Apesar dessa torre, tirando a altura, não ter nada de muito fantástica, o projeto em si, merece um grande destaque já que vai revitalizar uma das regiões mais degradadas do Brasil.

Mas espero por novos renders, e quem sabe os concorrentes deste projeto... Norman Foster...

XxX_Apple_XxX
October 5th, 2009, 07:15 AM
legal, gostei... mas prefiro continuar sendo realista.
prefiro ser supreendido do que ficar na falsa expectativa.

GRGM
October 5th, 2009, 10:54 AM
Concordo totalmente com o Flicklings! :)

Mas acho que se precisa ter o maior cuidado com o patrimônio histórico dessa área, e não estou sendo chato, nem sou xiita, longe disso... sou um defensor da Nova Luz! Só que é preciso fazer um bom levantamento de tudo o que vale a pena nessa região, e essas construções precisam ser protegidas e recuperadas, e o resto ser totalmente liberado. Com as construções antigas em bom estado e com bom uso, toda essa "nova área" vai ser valorizada, ter mais "lastro e verniz" :P

Edvan victor
October 5th, 2009, 02:12 PM
Gostei, muito bonito.

Matheus Rody
October 5th, 2009, 04:56 PM
Para uma cidade carente de ícones e beleza, é apenas legal. Precisamos de mais, muito mais do que isso.

Wey
October 5th, 2009, 06:09 PM
TEM QUE SAIR!!! TEM QUE SAIR!!! SE NÃO ESSE ENTÃO OUTRO NO MESMO "ESTILO"... ALTURA, JE T'AIME! :banana:

jose lucio
October 5th, 2009, 06:21 PM
Uma boa notícia para o GRGM é que o edital da licitação para o concurso do master plan da região dizia com todas as letras que os edificios de valor historico ou arquitetônico terão de ser preservados e essa preservação já terá de constar no master plan.

hugoslz
October 5th, 2009, 06:39 PM
O projeto é lindo! Só achei que a torre de 200 poderia ser mais interessante.

lusorod
October 5th, 2009, 07:44 PM

Valeu pela explicação! Mandou mto bem. Isso foi o que eu pensei tb mas ter uma certeza ajuda, claro!

FelixMadero
October 5th, 2009, 07:54 PM
que tri, eu moraria ali, é uma regiao linda!

FlicK
October 6th, 2009, 04:28 AM
Concordo totalmente com o Flicklings! :)

Mas acho que se precisa ter o maior cuidado com o patrimônio histórico dessa área, e não estou sendo chato, nem sou xiita, longe disso... sou um defensor da Nova Luz! Só que é preciso fazer um bom levantamento de tudo o que vale a pena nessa região, e essas construções precisam ser protegidas e recuperadas, e o resto ser totalmente liberado. Com as construções antigas em bom estado e com bom uso, toda essa "nova área" vai ser valorizada, ter mais "lastro e verniz" :P

Gabriel, tu tocou em um assunto que eu ia comentar e esqueci. :D

Nessa segunda imagem há uma hierarquia a algumas construções específicas, em tom alaranjado:

http://www.acsisanta.com.br/torre_da_luz.jpg

Creio que seja o tecido urbano pré-existente e que deve ser preservado. Então te pergunto, há muitos prédios de significativo valor arquitetônico ou são tão poucos assim, como na foto? Pois trata-se de uma região antiga e o que vejo é uma "limpeza" na área, tal como aquelas grandes intervenções urbanas da China, onde derrubam tudo e recomeçam do zero. :D

FlicK
October 6th, 2009, 04:30 AM
Nada como ter a palavra de um profissional da area! E' isso mesmo: este projeto e' o que se chama de "master plan", e' apenas um plano urbanistico. A prefeitura de SP abriu um concurso internacional para escolher o plano urbanistico detalhado de reconstrucao daquela regiao. Sera' pago o maior premio ja' visto no Brasil para concursos do genero: 11 milhoes de reais para o projeto vencedor. A equipe vencedora fara' em seguida um plano executivo para a execucao do projeto. Varias equipes internacionais de arquitetos/urbanistas se interessaram, mas nao foi publicada a lista dos participantes. Correm rumores de que a empresa de Sir Norman Foster teria apresentado um projeto em parceria com um escritorio brasileiro, mas isso nao foi confirmado, nem desmentido. Dentro de uns dias saberemos o resultado!

Valeu pela explicação! Mandou mto bem. Isso foi o que eu pensei tb mas ter uma certeza ajuda, claro!

Tenho muito sofrimento ainda pela frente até me transformar em um profissional da área. :D

Vejo que geralmente os foristas criticam as edificações desses projetos/estudos urbanísticos. Um erro, pois eles não se focam na arquitetura em si, mas sim na composição urbana. :yes:

jai.saj
October 6th, 2009, 07:01 AM
Perfeito.

RRC
October 6th, 2009, 08:12 AM
Ahh, esse seria o mundo perfeito, um prédio alto e o centro comercial de volta ao CENTRO da cidade!!!

Porém.. as chances disso tudo sair do papel.... sou capaz de sair nu na rua se tudo isso virar realidade!

Febo
October 6th, 2009, 08:18 AM
Ahhh, há quanto tempo vimos esperando uma torre dessas em Sao Paulo(ou no Rio) e quantas vezes já "ameaçaram" em fazê-la!
Gostei do projeto inteiro!!

GRGM
October 6th, 2009, 09:34 AM
Uma boa notícia para o GRGM é que o edital da licitação para o concurso do master plan da região dizia com todas as letras que os edificios de valor historico ou arquitetônico terão de ser preservados e essa preservação já terá de constar no master plan.

Gabriel, tu tocou em um assunto que eu ia comentar e esqueci. :D

Nessa segunda imagem há uma hierarquia a algumas construções específicas, em tom alaranjado:

Creio que seja o tecido urbano pré-existente e que deve ser preservado. Então te pergunto, há muitos prédios de significativo valor arquitetônico ou são tão poucos assim, como na foto? Pois trata-se de uma região antiga e o que vejo é uma "limpeza" na área, tal como aquelas grandes intervenções urbanas da China, onde derrubam tudo e recomeçam do zero. :D

Olha Flick, vou ser bem sincero: não me localizo muito bem nessa área m))
Ainda não sei direito a deliitação exata da "Nova Luz" e nem mesmo "em qual rua fica tal construção", mas essa região tem sim bastante coisa antiga e interessante que TEM que ser preservada. Só pra exemplificar, a Rua Santa Ifigênia (que está sinalizada no mapa) chega a ter quarteirões quase inteiros de construções que devem ser preservadas obrigatoriamente! E aí é que entra o que eu ia falar pro José Lúcio: que o master plan diga que as construções de valor histórico ou arquitetônico sejam preservadas, é a coisa mais natural do mundo. O problema é determinar qual é esse valor. E em São Paulo, infelizmente, costumam ser muito "convenientemente elitistas" na hora de achar que alguma construção tem ou não valor pra ser preservada, e é aí que está o meu medo. É claro que nunca demoliriam as construções que direi a seguir, mas só pra exemplificar, a Santa Casa de Misericórdia e a Igreja de Nossa Senhora da Consolação não são tombadas... imaginem então sobrados geminados da área da Luz, ainda mais em péssimo estado (mas que poderiam ser facilmente recuperados), ou seja, é realmente um tema preocupante. Essa Nova Luz não pode NUNCA ser "uma Berrini da vida", não, tem que aproveitar o potencial de estar numa área central e cheia de história.

haiser
October 6th, 2009, 09:57 AM
Tá muito Irreal para ser Real.

GRGM
October 6th, 2009, 10:40 AM
Porém.. as chances disso tudo sair do papel.... sou capaz de sair nu na rua se tudo isso virar realidade!

Sabe que neste caso eu não sou NADA pessimista? Tenho certeza de que essa Nova Luz vai sair... uma coisa é aquela insanidade do Campo de Marte, por exemplo, que não tem a menor chance de se realizar... outra é a Nova Luz, uma bandeira da atual gestão, que já está sendo licitada, já tem grupos interessados, o momento econômico do país é muito bom... ou seja, simplesmente não tem nenhuma razão pra acreditarmos que não vá sair! Talvez não tenha um prédio de 200 metros ou mais, mas acho que isso é o de menos, fora que é uma bandeira tão grande desta administração que eu não duvido nada de que fariam um prediozão pra coroar...

Matheus Rody
October 6th, 2009, 03:16 PM
Não vejo tanto problema assim para que esse projeto saia do papel. É apenas um projeto bonito e imponente para São Paulo. Mas não é nenhuma super torre ou super projeto. É apenas um bom projeto.

dj21
October 6th, 2009, 08:54 PM
Adorei... Linda torre...adorei os aps na Rio branco.

lusorod
October 6th, 2009, 09:00 PM
Olha Flick, vou ser bem sincero: não me localizo muito bem nessa área m))
Ainda não sei direito a deliitação exata da "Nova Luz" e nem mesmo "em qual rua fica tal construção", mas essa região tem sim bastante coisa antiga e interessante que TEM que ser preservada. Só pra exemplificar, a Rua Santa Ifigênia (que está sinalizada no mapa) chega a ter quarteirões quase inteiros de construções que devem ser preservadas obrigatoriamente! E aí é que entra o que eu ia falar pro José Lúcio: que o master plan diga que as construções de valor histórico ou arquitetônico sejam preservadas, é a coisa mais natural do mundo. O problema é determinar qual é esse valor. E em São Paulo, infelizmente, costumam ser muito "convenientemente elitistas" na hora de achar que alguma construção tem ou não valor pra ser preservada, e é aí que está o meu medo. É claro que nunca demoliriam as construções que direi a seguir, mas só pra exemplificar, a Santa Casa de Misericórdia e a Igreja de Nossa Senhora da Consolação não são tombadas... imaginem então sobrados geminados da área da Luz, ainda mais em péssimo estado (mas que poderiam ser facilmente recuperados), ou seja, é realmente um tema preocupante. Essa Nova Luz não pode NUNCA ser "uma Berrini da vida", não, tem que aproveitar o potencial de estar numa área central e cheia de história.

concordo com vc tb, acho que tem tudo pra sair e vai sair, tanto esse quanto o da orla ferroviária na zona leste. Só espero que os projetos sejam de alta qualidade e que essa torre da luz tenha pelo menos uns 80 andares como vi noticiado em alguns lugares. Vale lembrar que o Walter torre já falou tb que ele teria em seus planos uma torre de 80 andares pra Sp que seria um marco pra cidade. Vamos torcer

LeandroFloripa
October 6th, 2009, 09:54 PM
Mas acho que se precisa ter o maior cuidado com o patrimônio histórico dessa área, e não estou sendo chato, nem sou xiita, longe disso... sou um defensor da Nova Luz! Só que é preciso fazer um bom levantamento de tudo o que vale a pena nessa região, e essas construções precisam ser protegidas e recuperadas, e o resto ser totalmente liberado. Com as construções antigas em bom estado e com bom uso, toda essa "nova área" vai ser valorizada, ter mais "lastro e verniz" :P [2]

Fico triste que vão derrubar quarteirões inteiros com valor arquitetonico e historico, para que isso? por que não deixa, São paulo já sofreu muito com isso, depois nao adianta olhar para fotos do passado e sentir saudades da nostalgia que essas ruas te causavam,quando tu passa nessas ruas com várias casas antigas de uma época glamorousa da cidade.

TOMARA QUE SEJAM TOMBADAS A TEMPO,ANTES DOS DEMONIOS DO $$$$$ que só querem lucrar e não tão nem ai com a historia da cidade e do sentimentos dos cidadões.

LeandroFloripa
October 6th, 2009, 09:58 PM
por que nao revitalizam essas aereas, com prédios, e sobrados antigos? para transformar em uma área totalmente de bohemia,de barzinhos nesses sobrados?

POR FAVOR PAULISTANOS, NÃO DEIXEM AS CONSTRUTORAS E EMPREEITERAS, DERRUBAREM NOSSA HISTORIA. seria muito mais bonito uma rua cheia desses sobradinhos recuperados,com calçada recupera,fiação enterrada com postes nas calçadas estilos aquele do centro,com arborização com arvores tipicas das nossas paisagens,ipes se possivel. e nesses sobradinhos todos tomados por vida noturna de primeira.

POR FAVOR alguem que tem influencia no gabinete do prefeito propoem uma proposta desse tipo pra ele, por que eu como um cidadão me sinto melhor num lugar desses que já sao poucos na cidade do que mais 1,monte de prediozinhos modernos.

a depressão será o lema da cidade.

Phobos
October 6th, 2009, 11:00 PM
A idéia geral parece boa.Não entendi muito bem o porquê daquels três prédios colados à Júlio Prestes e tapando a torre,que poderia ser vista dos Boulevards...
Mas ainda espero pelas outras propostas,que espero serem mais ousadas.

Tamarindo Cobra
October 6th, 2009, 11:13 PM
Porque não fazer jardins suspensos, telhados verdes, nos topos desses prédios? A prefeitura deveria antecipar esses novos investimentos e fazer leis sobre esse assunto.

Julio_Geografia
October 7th, 2009, 12:43 AM
Nossa, até estranhei que ninguém veio reclamar que é um processo de gentrificação da área. Enfim, estamos progredindo, assim nossos centro melhoram e saem do marasmo.

O projeto é ótimo, espero que os prédios sigam uma linha mais padronizada, acho isso bem legal, essa suruba arquitetônica é por um lado boa porque temos de tudo, mas tira muito prestígio e beleza da cidade.

LeandroFloripa
October 7th, 2009, 01:54 AM
Eu gostei do projeto, concordo com o geografia que a padronização deixa a cidade menos poluida visualmente. com esses pipocos de diferentes alturas surgindo por ai. Prezo pela harmonia. E tomara deus que nao destruam o patrimonio dessa regiao até o mais simples casebrinho da decada de 10 seja preservado.

Holz
October 7th, 2009, 02:03 AM
E aquele monte de prédios que tem lá, o que vão fazer? Demolir todos? E o povo?

Paripe
October 7th, 2009, 02:32 AM
Legal! Gostei! ;D

Marcus_CG
October 7th, 2009, 02:40 AM
Lindo!

MAMUTE
October 7th, 2009, 03:15 AM
tomara que saia. exelente,maravilhoso,lindão,etc.....

André
October 7th, 2009, 03:28 AM
Se 1/4 disso for feito já estaremos no lucro! Não querendo ser pessimista, mas temos uma história endêmica de projetos que são levados adiante apenas em parte... É só olhar todas as operações urbanas já realizadas.. Espero que dessa vez calem a minha boca!

GuiH
October 7th, 2009, 04:02 AM
Pra que as luzes de cima? Illuminati é?

FlicK
October 7th, 2009, 04:09 AM
^^ Uma alusão ao nome "Nova LUZ". :okay:

GRGM
October 7th, 2009, 05:06 AM
Se 1/4 disso for feito já estaremos no lucro! Não querendo ser pessimista, mas temos uma história endêmica de projetos que são levados adiante apenas em parte... É só olhar todas as operações urbanas já realizadas.. Espero que dessa vez calem a minha boca!

Isso não é uma operação urbana, é beeeeem diferente... ;)

diMonteiro
October 7th, 2009, 05:29 AM
Mania chata de SP de ficar espalhando seus arranha-céius, custa fazer um CBD foda na Marginal Pinheiros??

Mas a torre é linda. E o nome, tão portugues, que perfeito.

GRGM
October 7th, 2009, 05:34 AM
^ Nossa, a cidade podendo recuperar uma área central importantíssima e que estava ACABADA e você só pensa no efeito visual que isso possivelmente acarretaria naquela "região longínqua" da cidade?

lusorod
October 7th, 2009, 06:09 AM
Eu adorei o nome, acho que nomes em Portugues são muito mais charmosos. Adorei tb a idéia da luz no topo, achei digno, mas....o walter torre deus várias entrevistas no inicio desse ano e no fim de 2008 falando que ainda construiria um marco pra Sp, uma torre de pelo menos 80 andares, mas não falou onde! Tenho certeza que será nessa região e que terá o dedo dele!

Matheus Rody
October 7th, 2009, 03:43 PM
Eu adorei o nome, acho que nomes em Portugues são muito mais charmosos. Adorei tb a idéia da luz no topo, achei digno, mas....o walter torre deus várias entrevistas no inicio desse ano e no fim de 2008 falando que ainda construiria um marco pra Sp, uma torre de pelo menos 80 andares, mas não falou onde! Tenho certeza que será nessa região e que terá o dedo dele!

Tenho esperança e ao mesmo tempo medo de me decepcionar com esses "marcos" para SP. Parece que qualquer merreca serve para ser marco de Sampa na cabeça desses nossos arquitetos, engenheiros e construtores.

diMonteiro
October 7th, 2009, 07:18 PM
^ Nossa, a cidade podendo recuperar uma área central importantíssima e que estava ACABADA e você só pensa no efeito visual que isso possivelmente acarretaria naquela "região longínqua" da cidade?

ops
:colgate:

Desconhecia desta decadência na região da Luz. Mas tudo bem, vai ficar ótimo!

FlicK
October 7th, 2009, 10:00 PM
O título do thread é tão errado que influencia os foristas a olhar para um esboço volumétrico de uma torre qualquer, enquanto o principal, o projeto em si, é a questão urbana, seus usos, suas modificações, adptações e qualificações.

Acho que ainda tem tempo para os moderadores mudarem esse título e preservarem o caráter do projeto, que está sendo ridicularizado ao ponto que só relevam o esboço da torre.

Aliás, em se tratando de torre, essa está péssima e o nome da torre + nome da região + conceito da luz no topo ficou muito infantil e esperado. Poderiam, nesse caso, fazer algo mais erudito. Mas, repetindo, isso é apenas um esboço, uma pequena parte de um projeto de caráter urbano, não vamos relevar isso dessa forma, comos e fosse o único elemento do projeto!

AcesHigh
October 7th, 2009, 10:32 PM

essa região "longingua" é perto do centro... esses prédios já vão aumentar o skyline lá e fazer aparentar estar AINDA MAIS perto do centro... depois constroi mais uns prédios entre os dois e fica um só skyline, animal.

AcesHigh
October 7th, 2009, 10:35 PM
a estação da Luz fica a 1100 metros do Banespa, e 750 metros do Mirante do Vale.

essa região do projeto entretanto ficaria MAIS PERTO AINDA do centro, analisando por essa imagem e comparando com o GoogleEarth... somente 520 metros do Mirante do Vale.

http://img110.imageshack.us/img110/5048/novaluz.jpg

FlicK
October 7th, 2009, 10:43 PM
essa região "longingua" é perto do centro... esses prédios já vão aumentar o skyline lá e fazer aparentar estar AINDA MAIS perto do centro... depois constroi mais uns prédios entre os dois e fica um só skyline, animal.

Aces, acho que ele falava na região da Marginal Pinheiros, não?

AcesHigh
October 7th, 2009, 10:48 PM

pode ser, eu pensei q com "região longingua" ele estava gozando do cara que reclamou de construir esse prédio na Luz.

não importa, oq importa é q todos vejam como isso ficará perto do centro e formará um único skyline.

GRGM
October 7th, 2009, 11:14 PM

Exatamente, obrigado Flick! m)) :yes:

gsirtoli
October 7th, 2009, 11:15 PM
só lembrando que com 200 metros de altura seria o novo maior predio do brasil

AcesHigh
October 7th, 2009, 11:22 PM
deixa eu postar novamente, no inicio dessa pagina, pra mais gente ver
http://img110.imageshack.us/img110/5048/novaluz.jpg

snowb
October 8th, 2009, 06:21 AM
Vision

KASchramm
October 8th, 2009, 02:52 PM
Tem 3D até do São Vito no Google Earth. :eek2:

Também adorei o nome "Torre da Luz".

KASchramm
October 8th, 2009, 02:55 PM
só lembrando que com 200 metros de altura seria o novo maior predio do brasil

Pois é, e tem aquele outro projeto de revitalização de uma área com galpões na Mooca (Foster + Partners se não me engano). Também tinham uns prédios de 200 metros de altura naquele projeto. Só que esse da Nova Luz acho mais fácil sair.

KASchramm
October 8th, 2009, 02:58 PM
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=853506&page=5

^^ Nessa página tem uma imagem do projeto que falo, na primeira página desse thread tem mais detalhes.

Caruaruense
October 8th, 2009, 07:19 PM
Lindo projeto!

jose lucio
October 8th, 2009, 09:51 PM
O final da licitação do projeto Luz/Cracolândia foi adiado por 2 semanas. Era para terminar hoje, com a abertura dos envelopes com as propostas amanhã. Saiu hoje no Estadão, pag. C4. Parece que houve vários pedidos de grandes firmas de arquitetura/urbanismo pedindo mais um tempinho para finalizar suas propostas e o próprio Tribunal de Contas pediu um prazo maior para mais firmas poderem participar.
Dessa vez, parece que o projeto sai! O Kassab está interessado em fazer dele uma de suas bandeiras. Só espero que aprovem o melhor projeto! O cetismo que vemos aqui nesse thread é justificado pelas decepções tão comuns no Brasil: planos maravilhosos que ou não saem do papel, ou viram o famoso parto da montanha: depois de um parto colossal, sai um ratinho....

DPJ1986_
October 8th, 2009, 10:50 PM
Eu acho que tanto o Nova Luz quanto o Diagonal Sul vão sair do papel e darão outra cara a São Paulo.

junioreng
October 8th, 2009, 10:56 PM
Caramba que lindo cheio de vidro mais bahhh

fiatbao
October 9th, 2009, 01:05 AM
Nossa muito bom!

Além da revitalização, o projeto arquitetônico é, sem dúvida, o melhor aspecto do projeto pelo fato de fugir do conceito de clube e tender mais para ao aspecto urbano na qual privilegia as áreas públicas e a gama serviços muito mais adequado ao espaço urbano.

jose lucio
October 10th, 2009, 03:49 AM
QUE ÓTIMAAAA NOTÍCIA!!!

vc pelo jeito sabe do assunto....gostaria de saber uma coisa, quando o projeto for escolhido quem contruirá?

Havera' nova licitacao para os construtores - parece que nao sera' uma unica empresa, mas varias, que construirao modulos diferentes. Estou acompanhando as noticias sobre este projeto de perto para investidores internacionais interessados justamente na segunda parte, a execucao do projeto.

muckie
October 10th, 2009, 05:52 AM

Previsível?

É magnífico... Essa dança entre as fachadas, com o verde... além do uso misto e público nas ruas.. tudo que SP precisa..

Nota 10

muckie
October 10th, 2009, 05:59 AM
por que nao revitalizam essas aereas, com prédios, e sobrados antigos? para transformar em uma área totalmente de bohemia,de barzinhos nesses sobrados?

POR FAVOR PAULISTANOS, NÃO DEIXEM AS CONSTRUTORAS E EMPREEITERAS, DERRUBAREM NOSSA HISTORIA. seria muito mais bonito uma rua cheia desses sobradinhos recuperados,com calçada recupera,fiação enterrada com postes nas calçadas estilos aquele do centro,com arborização com arvores tipicas das nossas paisagens,ipes se possivel. e nesses sobradinhos todos tomados por vida noturna de primeira.

POR FAVOR alguem que tem influencia no gabinete do prefeito propoem uma proposta desse tipo pra ele, por que eu como um cidadão me sinto melhor num lugar desses que já sao poucos na cidade do que mais 1,monte de prediozinhos modernos.

a depressão será o lema da cidade.

Mas na região da Santa Efigênia não tem tantos sobrados charmosos de valor histórico... mas um conjunto heterogêneo de blocos quadrados... desdentados

Rodrigo Guidotti
October 10th, 2009, 06:03 AM
Maravilhoso!

GRGM
October 11th, 2009, 12:51 PM
MEU DEUS!!!!!!!!!

Eu fui procurar qual era exatamente a área da Nova Luz, pra colocar aqui, e daí vi que a área pra Concessão Urbanística é MUUUUITO maior do que o que se falava antes! Segundo essa página, http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento_urbano/legislacao/index.php?p=1382, a área pra concessão urbanística é delimitada pelo perímetro da Avenida Cásper Líbero/Rua Mauá-Avenida Duque de Caxias/Avenida São João/Avenida Ipiranga! Isso é MUUUUITA coisa, e é riquíssima em patrimônio histórico, tá aqui a área:

http://img4.imageshack.us/img4/3808/concessaourbanisticanov.jpg

Essa área é muuuuito maior do que se falava anteriormente em "Nova Luz" (http://centrosp.prefeitura.sp.gov.br/projetos/novaluz_area.php):

"Áreas de intervenção direta da Prefeitura:
Perímetro de Incentivo Fiscal
Entre as avenidas Rio Branco, Duque de Caxias, Mauá, Cásper Líbero, Praça Alfredo Issa e Avenida Ipiranga.
23 quadras - Cerca de 250 mil metros quadrados
Aproximadamente 1500 imóveis

Perímetro de utilidade pública
Definido em 6 de setembro de 2005, compreendido pelas Ruas Mauá, dos Andradas, dos Timbiras, parte da Praça Alfredo Iça e Avenida Cásper Líbero.
Todos os imóveis da área estão atualmente sendo medidos e avaliados para posterior desapropriação, de acordo com a lei.
105 mil metros quadrados
11 quadras -- 750 imóveis"

Kyor
October 11th, 2009, 06:16 PM
Esse projeto vai manter algumas construções antigas, pelo que eu vi ali o.o

SJC.capitalist
October 11th, 2009, 08:44 PM
Perfeito!

Não vejo a hora das obras começarem!

LeandroFloripa
October 12th, 2009, 04:12 AM
medo que se perca, prédios de arquitetuiras antigas, que são de melhor gosto e mais trabalhado.

tomara que não cometam esse crime com a cidade eos paulistanos, tomara que tenham um sentimento com a cidade e não visem somente o dinheiro.

Fernando_Brasil
October 12th, 2009, 04:40 AM
Que tesão esse projeto. Queria um desses pra ZP do Rio.

IMPÉRIO-BR
October 12th, 2009, 08:52 AM
Que vença o melhor projeto, mas como tudo aqui é meio retrógrado, vão aprovar o projeto q tiver uma dezena de blocos de prédios baixos , sem graça !!!! espero q eu queime minha língua ! :tongue2:

Lucas Barros
October 12th, 2009, 04:57 PM
A Torre é bonita

rsol2000
October 12th, 2009, 06:09 PM
Não adianta ficar só no papel. Quero q as obras comecem logo!

Fernando_Brasil
October 12th, 2009, 06:24 PM
Mas o projeto, ao que parece, vai preservar os exemplares históricos mais significativos.

Lucas Correia
December 3rd, 2009, 10:21 PM
que elegância!!!:applause:

FlicK
December 5th, 2009, 02:11 AM
Que vença o melhor projeto, mas como tudo aqui é meio retrógrado, vão aprovar o projeto q tiver uma dezena de blocos de prédios baixos , sem graça !!!! espero q eu queime minha língua ! :tongue2:

Acho que não estão pensando nesse como um "projeto qualquer", mas como um projeto de significativo valor, o que pode ser justificado na quantia aser paga no concurso.

Não investiriam isso se estivessem esperando um loteamento qualquer para um bairro qualquer...

Rio atrato
December 5th, 2009, 08:27 AM
não entendi, esse é o projeto do Kassab para revitalizar a Luz, ou é a proposta do Jaime Lerner para essa região, e essa proposta tem q passar por uma licitação ainda?

quando será essa licitação??

Mansani
May 3rd, 2010, 08:21 PM
ressucitando ....

alguem tem alguma noticia sobre o projeto ?:cheers:

alex.bandeira
May 3rd, 2010, 08:59 PM
^^

Digam que sairá do papel,

Sp precisa deste nível.

pmoretzs
May 4th, 2010, 12:48 AM
Belíssimo projeto. Finalmente os arquitetos brasileiros estão quebrando paradigmas.

almeidaneto
May 4th, 2010, 02:43 AM
Eu só gostei da altura mesmo!

Diego fiel
May 4th, 2010, 05:09 PM
Saíra do papel, ouve alterações no projeto? virará mini blocos?

Rio atrato
May 4th, 2010, 10:18 PM
Já escolheram os finalistas do projeto Nova Luz, o Lerner tá entre os escolhidos??

Tonho José
May 4th, 2010, 10:55 PM
Impressionante, até que enfim o urbanismo no Brasil levado a serio

PHCastro
May 5th, 2010, 01:31 AM
Já escolheram os finalistas do projeto Nova Luz, o Lerner tá entre os escolhidos??

A resposta para sua dúvida:

3/Maio/2010
Prefeitura de São Paulo classifica dois consórcios finalistas para reurbanização da Nova Luz

Entre cinco participantes, apenas os consórcios Concremat City AECOM FGV e Nova Luz seguirão concorrendo. Caso nenhuma empresa recorra da decisão, resultado final será divulgado já na próxima semana

Ana Paula Rocha

Os consórcios "Concremat City AECOM FGV" e "Nova Luz" são os finalistas da licitação para o Programa de Requalificação Urbana da Nova Luz, no centro de São Paulo. O resultado foi anunciado em 1º de maio pela prefeitura da cidade, após a análise da proposta técnica dos participantes feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano no dia anterior, 30 de abril.
As empresas vencedoras da licitação serão responsáveis pela elaboração de um projeto de reurbanização para o bairro da Luz, a um custo máximo de R$ 11,8 milhões. O consórcio também vai elaborar um plano de urbanização da ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), os estudos de viabilidade econômica e financeira, o Estudo de Impacto Ambiental e o plano de comunicação com as partes envolvidas.

A licitação não vai escolher um projeto e sim o consórcio mais capacitado a desenvolvê-lo. Por isso, a primeira etapa da concorrência avaliou itens como a experiência das empresas em intervenções do porte do Programa Nova Luz, a prática na elaboração de estudos de impacto ambiental e o currículo da equipe.

Dentro disso, o consórcio "Concremat City AECOM FGV" obteve 81,30 pontos e o "Nova Luz", 75 pontos. Já os outros três concorrentes, os consórcios "Urb", "DHIW" e "Cidade Nova", foram desclassificados por não atingirem a nota mínima em alguns quesitos avaliados.

A Comissão Permanente de Licitação é presidida por José Fernando Ferreira Brega, e composta pelos titulares Rubens Chammas, Cesar Mecchi Morales, José Eduardo de Assis Lefèvre, Elisabete França, Nilza Maria Toledo Antenor, Pedro Luiz de Brito Machado e Luis Oliveira Ramos, além dos suplentes José Antonio Apparecido Junior e Vladir Bartalini.

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, os consórcios têm cinco dias para recorrerem da decisão. Caso nenhuma queixa seja registrada, a prefeitura de São Paulo já anunciará o resultado final da licitação.

O consórcio vencedor terá dez meses para desenvolver seus trabalhos. Os primeiros quatro meses serão reservados para o desenvolvimento do projeto básico de intervenção. Quando estiver pronto, este material será submetido à consulta pública por dois meses. Por fim, serão mais quatro meses para revisar o projeto elaborado e detalhá-lo.

Consórcios Classificados:

Concremat City AECOM FGV
Empresas: Concremat Engenharia; Companhia City; AECOM - Technology Corporation; Fundação Getúlio Vargas
Nota: 81,30 pontos

Consórcio Nova Luz
Empresas: Logos Engenharia; RTKL Associates; Piratininga Arquitetos Associados; Arcadis Tetraplan
Nota: 75 pontos

Desclassificados:

Consórcio Urb (Curb)
Empresas: Aflalo & Gasperini Arquitetos; Davis Brody Bond; Cooper, Robertson & Partners, LLP; A4 Comunicação; Ctageo Engenharia e Geoprocessamento; Lu Fernandes Escritório de Comunicação e Editora; Ecologus Engenharia Consultiva
Nota: 63,75 pontos

Consórcio DHIW
Empresas: Diagonal Urbana; Residencial Brasil Projetos Imobiliários (Hines); Idom - Ingenieria y Consultoria; Jorge Wilheim Consultores Associados
Nota: 58,65 pontos

Consórcio Cidade Nova
Empresas: AW Construções e Empreendimentos; Arquiteto Paulo Bastos e Associados; Cobrape; PBLM Consultoria Empresarial; Ambiental Engenharia e Consultoria
Nota: 52,75 pontos

http://www.piniweb.com.br/construcao/urbanismo/prefeitura-de-sao-paulo-classifica-dois-consorcios-finalistas-para-reurbanizacao-170931-1.asp (http://www.piniweb.com.br/construcao/urbanismo/prefeitura-de-sao-paulo-classifica-dois-consorcios-finalistas-para-reurbanizacao-170931-1.asp)

Como o Lerner não fez parte da licitação, provavelmente essa torre jamais sairá do papel... acredito que foi só uma ilustração que ele fez pra prefeitura.

Apoloaugusto
May 14th, 2010, 05:33 PM
se o projeto sair do papel seria fabuloso!!!

lusorod
May 15th, 2010, 12:50 AM
poxa vida isso tem que sair, sera otimo pra SP

dliossi
May 18th, 2010, 11:40 PM
Esse tipo de prédio é para a Vila Olímpia, não para um lugar que tem Estação Júlio Prestes, Estação da Luz e Palácio Campos Elíseos.

Graças a Deus esse cara não ganhou a licitação para fazer o projeto final.

Adiós!

Paulistinha
May 19th, 2010, 03:43 AM
Bom, ja que não tem a menor chance disso se concretizar: :lock:
:lol::lol:

lusorod
May 19th, 2010, 05:07 AM
Esse tipo de prédio é para a Vila Olímpia, não para um lugar que tem Estação Júlio Prestes, Estação da Luz e Palácio Campos Elíseos.

Graças a Deus esse cara não ganhou a licitação para fazer o projeto final.

Adiós!

Esse tipo de predio e outros bem melhores que esse sao perfeitos pro centro de SP.:bash::bash::bash:

Diego fiel
May 19th, 2010, 09:24 AM
Esse projeto vai sair?

Diego fiel
May 19th, 2010, 09:25 AM
É verdade sp precisa de prédios assim no centro para poder dar um up no visual!

henry hill
May 19th, 2010, 01:36 PM
Big, beautiful design. Ultra-modern.

Eu realmente gosto. Saúdo! :)

Marcio Staffa
June 11th, 2010, 09:15 PM
Novidades ?

alex.bandeira
June 12th, 2010, 12:00 AM
É verdade sp precisa de prédios assim no centro para poder dar um up no visual!

E como Precisa!

Diego fiel
June 12th, 2010, 09:08 AM
Não pelo jeito é mais um never built!!!!!

Diego fiel
June 12th, 2010, 09:09 AM
Chorando em cristo!

lusorod
June 13th, 2010, 07:56 AM
poxa kd as novaaaaaas?

tchelllo
June 13th, 2010, 12:37 PM
Esta idéia não vai sair gente! É mais do que oficial...

Claudio Lacerda
June 13th, 2010, 04:25 PM
Até que é bonito. Mas o centro precisa é de uma boa revitalizada e não mudar o estilo pra isto temos a Paulista, a Marginal, a Faria Lima e Berrine. O centro antigo é muito turístico se souberem fazer.

Valeu!

SH
June 13th, 2010, 07:27 PM
Esta idéia não vai sair gente! É mais do que oficial...
Que pena! Pelo menos, a idéia de grandes edifícios para SP estão cada vez mais numerosas, logo uma delas se concretiza :)

Marcio Staffa
November 30th, 2010, 08:49 PM
Maior cidade da América do sul, São Paulo é o centro financeiro do país.

O escritório foi convidado para desenvolver propostas preliminares de intervenções urbanas para revitalização da área central da Cidade de São Paulo, focadas na região da Luz e Zona Cerealista.

Novo render
http://arquitetos.jaimelerner.com/wp-content/uploads/2010/08/S%C3%A3o-Paulo.jpg

Se eu não me engano arquiteto é do curitibano Jaime Lerner

PejatBR
November 30th, 2010, 08:55 PM
Vai sair ?

Rio atrato
November 30th, 2010, 09:04 PM
O Jaime Lerner nem está dentro da equipe ganhadora da licitação da nova Luz

esse prédio tem alguma chance?

leo_MG
November 30th, 2010, 10:04 PM
Grande, grande Staffa!
Embora eu creia que não vá sair ,rs

Julio_Geografia
November 30th, 2010, 11:07 PM
Vai sair? [2]

vinex
December 1st, 2010, 12:54 AM
vai sair ???? (3)

gyn2010
December 1st, 2010, 12:57 AM
Vai Sair? (4)

e22sky
December 1st, 2010, 12:58 AM
vai sair??? (5)

MagnumCaruaru
December 1st, 2010, 01:03 AM
Vai Sair? (6)

Ushiro
December 1st, 2010, 01:25 AM
C-C-C-C-COMBO BREAKER!
/parei

Espero que saia D:
*desesperado*

Mares de Morros_XXI
December 1st, 2010, 05:44 AM
Alguém me responda, é só a torre ou é o complexo? Prefiro mil vezes o complexo!

tchelllo
December 1st, 2010, 11:23 AM
Alguém me responda, é só a torre ou é o complexo? Prefiro mil vezes o complexo!

O complexo é apenas uma possibilidade. É conceitual. Para o complexo todo existir teriam que demolir dezenas e mais dezenas de prédios. Acho que seria inviável.

Dom Drácula
December 1st, 2010, 12:15 PM
^^ :cheers: Existe esperança

Governo municipal já recebeu do consórcio responsável pelo estudo urbanístico da Nova Luz o mapa preliminar das desapropriações
http://exame.abril.com.br/assets/pictures/19258/size_590_luz-terminal-rodoviario-sp.jpg?1290420376

São Paulo - O projeto que pretende revitalizar a cracolândia e transformar a região com bulevares e praças inspiradas em Barcelona e Nova York deve levar à desapropriação de pelo menos 89 imóveis - sendo 3 estacionamentos, 27 prédios e 59 galpões ou loja. Esse número diz respeito apenas às melhorias urbanas, como a criação de parques, ciclovias e calçadões.

A maior parte das desapropriações, segundo o governo, virá de investimentos do mercado imobiliário, que poderá construir em mais de 20 quarteirões. O governo municipal já recebeu do consórcio responsável pelo estudo urbanístico da Nova Luz o mapa preliminar das desapropriações e o estudo de viabilidade econômica do projeto, que mostra onde e quanto o mercado imobiliário poderá lucrar na área - os dois trabalhos ainda não foram divulgados.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano informou que ainda não é possível precisar o número total de desapropriações, porque os estudos não estão completos e haverá audiências públicas. Entre as informações divulgadas na apresentação da primeira fase do projeto está um mapeamento que aponta quem é o morador da região da Luz atualmente e também o perfil que o consórcio espera atrair para viver na Nova Luz.

Atualmente, diz o estudo, cinco tipos de moradores vivem na cracolândia: pequenos proprietários de empresas que trabalham de casa, comerciantes de lojas de eletrônicos, de motos, imigrantes legais e pessoas que vivem há anos no local e são proprietárias de pequenos negócios. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/nova-luz-em-sp-deve-desapropriar-89-imoveis

dberg242
December 1st, 2010, 12:36 PM
Que pena essa demora. SP merece uma obra desse porte !

GRGM
December 1st, 2010, 06:21 PM
Deus me livre que um "complexo" como esse do render fosse feito nessa área da Luz! Tá louco, tem gente que não quer saber de nada de nada meeesmo, só quer é vidro espelhado... :|

lusorod
December 1st, 2010, 06:46 PM
POis é!!! O pessoal da luz só pode ser vaidoso...pra que tanto espelho!!

Diego fiel
December 2nd, 2010, 06:20 AM
Wow, amazing, amei!

Marcio Staffa
December 3rd, 2010, 04:47 AM
Consegui descobrir o endereço, fica na Av. Cásper Líbero x Rua Washington Luís x Rua General Couto de Magalhães

http://img339.imageshack.us/img339/1653/40007628.jpg

:cheers:

Rajude
December 3rd, 2010, 05:09 AM
Deus me livre que um "complexo" como esse do render fosse feito nessa área da Luz! Tá louco, tem gente que não quer saber de nada de nada meeesmo, só quer é vidro espelhado... :|

Concordo. Eu, particularmente, não tenho nada contra edifícios espelhados, aliás, até os acho legais, mas não nesse local, e nem nessa quantidade.

O projeto tem que fazer harmonia com o centro histórico de São Paulo, tem que fazer harmonia com a arquitetura existente na região, e não criar algo completamente diferente do que lá existe. Tem que revitalizar a região, e não reconstruí-la, pois reconstruí-la significaria derrubar praticamente tudo, o que significaria derrubar a nossa história arquitetônica, e criar algo que não faz nenhum sentido.

A torre alta, a propósito, até acho legal. Mas uma coisa é isso, outra coisa é você criar um bairro só de prédios espelhados, e, que, principalmente, não faria nenhuma harmonia com o existente no local.

A idéia, portanto, é de que se revitalize o nosso centro, e que os tempos áureos dele possam voltar gradualmente, e não que se crie um novo centro no centro velho. Isso seria destruir a nossa história. Se esse projeto saísse seria uma aberração para a preservação do centro de São Paulo. A idéia é revitalizar, com melhorias. Mas não reconstruir. Não criar um novo centro.

renansanson
December 3rd, 2010, 02:18 PM
Fui numa palestra do Jaime e ele disse que esse projeto não sai mais. Segundo o próprio, eles tinham sido campeões, mas pelas mudanças de prefeitura, o projeto foi recusado.

Eu acho que já tinha escrito isso aqui. :nuts:

Bem, lembro que ele tinha mostrado alguns detalhes desse projeto que eu esqueci, mas que eu achei bem interessante. A proposta era a escala humana no transporte, com comércio de rua vivo. A intenção era fazer uma cidade ecologicamente correta, mas com essa quantidade de vidro, da-lhe ar-condicionado...

Ushiro
December 3rd, 2010, 10:14 PM
^^

http://www.osvigaristas.com.br/imagens/guerradossexos/cara-de-choro-2546.jpg

Guaporense
December 3rd, 2010, 11:56 PM
Passar a barreira dos 200 metros e bater o Mirante do Vale é uma meta aparentemente inatingível nesse país!

O Mirante do Vale foi construído quando o Brasil tinha 70 milhões de habitantes e uma frota de carros minúscula de uns 500 mil carros. Na época SP era uma cidade de 4 milhões de habitantes, população da região metropolitana de Porto Alegre.

Em relação ao tamanho da cidade, seria necessário um prédio de 300 metros em SP hoje!

Marcio Staffa
December 4th, 2010, 05:02 AM
Recebi uma comunicação no meu e-mail.

Márcio, o projeto arquitetônico para a região da Nova Luz ainda não foi divulgado pelo consórcio ganhador da licicitacao para prepara-ló.

Esperamos novidades para Janeiro.

Paulo Garcia

ACSI

Vamos torcer para tudo dar certo.

Guajará
December 4th, 2010, 08:32 PM
muito lindo o projeto.

craudio
December 4th, 2010, 08:40 PM
Perfeito!

asdwq
December 5th, 2010, 02:12 PM
Concordo. Eu, particularmente, não tenho nada contra edifícios espelhados, aliás, até os acho legais, mas não nesse local, e nem nessa quantidade.

O projeto tem que fazer harmonia com o centro histórico de São Paulo, tem que fazer harmonia com a arquitetura existente na região, e não criar algo completamente diferente do que lá existe. Tem que revitalizar a região, e não reconstruí-la, pois reconstruí-la significaria derrubar praticamente tudo, o que significaria derrubar a nossa história arquitetônica, e criar algo que não faz nenhum sentido.

A torre alta, a propósito, até acho legal. Mas uma coisa é isso, outra coisa é você criar um bairro só de prédios espelhados, e, que, principalmente, não faria nenhuma harmonia com o existente no local.

A idéia, portanto, é de que se revitalize o nosso centro, e que os tempos áureos dele possam voltar gradualmente, e não que se crie um novo centro no centro velho. Isso seria destruir a nossa história. Se esse projeto saísse seria uma aberração para a preservação do centro de São Paulo. A idéia é revitalizar, com melhorias. Mas não reconstruir. Não criar um novo centro.

Os edifícios menores e espelhados são colocados apenas para de ser uma idéia de como ficaria o projeto URBANÍSTICO todo. Já que a construção de prédios vai ficar a encargo de outras construtoras. Daí já pode se ter uma idéia melhor de edifícios que serão mantidos e de locais que receberão edifícios mais altos.

edimi
December 6th, 2010, 04:00 AM
Mais uma decepção com o Brasil.:no::no::no:

J Simpson Br
April 14th, 2011, 12:32 AM
Essa torre foi mesmo pro mural dos never built?
:ohno::ohno:

Luiz Henrick
April 14th, 2011, 01:15 AM
Affff :(

Odeio quando desenterram esse tipo de thread de Sampa,
sempre venho com a esperança de ser o Staffa com alguma
novidade bombástica.

FloripaNation
April 14th, 2011, 02:33 AM
Poxa pelo menos esse poderia sair né??? Qual o problema do Brasil?, nossos governantes tem zica com aeroportos e migração de pássaros, vai falar isso nos EUA que os aeroportos são infinitamente mais movimentados e inúmeros prédios de mais de 200-300. Sao coisas que a gente não entende.

RogerioAndrade
April 20th, 2011, 04:49 PM
Poxa pelo menos esse poderia sair né??? Qual o problema do Brasil?, nossos governantes tem zica com aeroportos e migração de pássaros, vai falar isso nos EUA que os aeroportos são infinitamente mais movimentados e inúmeros prédios de mais de 200-300. Sao coisas que a gente não entende.

sim... mas lá dificilmente se vê cidades com dois aeroportos em zona urbana e tráfego de + de 400 helicopteros.....

ainda assim... acho muita mediocridade por parte da prefeitura de Sampa de nao aprovar esses predios. Poxa, estamos falando de um predio de 200 m, que nao é grande coisa comparado com o que existe na Ásia e na America do Norte.