View Full Version : São Paulo (SP) | Avenida Paulista | Paulista Corporate
GRGM
October 5th, 2009, 10:29 AM
Opa, ontem fui ao MASP e vi que o estacionamento que funcionava à esquerda dele foi desativado e já está com plaquinhas e render sobre o "Paulista Corporate", que é aqueeeeeeeele projeto antigo que tinha sido suspenso.
A Gafisa lança um grande empreendimento comercial em um endereço nobre de São Paulo, a avenida Paulista. O projeto possui salas comerciais de 31 a 560 metros quadrados, com uma localização privilegiada no coração financeiro da cidade e toda a infraestrutura de comercio e serviços da região, em frente ao parque Trianon, ao lado do MASP e próximo a estação de metrô.
Pelos dados do Emporis para o projeto que foi suspenso (mas pelo render parece ser o mesmo), seriam 19 andares: http://www.emporis.com/application/?nav=building&lng=3&id=209182
http://img11.imageshack.us/img11/3779/paulistacorporateempree.jpg
http://img132.imageshack.us/img132/3779/paulistacorporateempree.jpg
http://img10.imageshack.us/img10/3779/paulistacorporateempree.jpg
http://img41.imageshack.us/img41/2043/1152corporate1principal.jpg
http://img44.imageshack.us/img44/9750/1153corporate2principal.jpg
http://img36.imageshack.us/img36/4517/paulistacorporatelazerb.jpg
http://img36.imageshack.us/img36/7509/1154corporate3principal.jpg
http://img97.imageshack.us/img97/5534/1155corporate4principal.jpg
http://www.gafisa.com.br/imoveis/sp/sao-paulo/paulista-corporate
http://www.aflaloegasperini.com.br/projeto_detalhe.php?id=241
Wey
October 5th, 2009, 12:28 PM
Nossa, odiei!!! Não achei que combina em nada com a avenida... :ohno:
Edvan victor
October 5th, 2009, 01:20 PM
Nossa eu adorei, quando pronto vai fica muito bonito.
samba_man
October 5th, 2009, 01:45 PM
Não achei ele mto enquadrado no entorno...
tonyssa
October 5th, 2009, 02:10 PM
É elegante, porém baixinho.
Cerrado
October 5th, 2009, 02:24 PM
Bonito e elegante.
.Kr'st_fer.
October 5th, 2009, 02:43 PM
opa... lindão!
Pesquisadorbsb
October 5th, 2009, 02:52 PM
^^ Reativaram o projeto do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos?
Fabius_
October 5th, 2009, 03:11 PM
Sei lá...ele ficou meio estranho mesmo no entorno. Muito fino, para aproveitar o terreno. Mas pelo menos é de bom gosto.
PedroNAT
October 5th, 2009, 03:20 PM
ta bonito, mas ficou esquisito na região além de ser bem fino.
Emanuel Paiva
October 5th, 2009, 03:28 PM
O fino que satisfaz???? O projeto é bonito, mas não combinou muito com o entorno não na minha opinião ... sei lá....
Brazuca Surfer
October 5th, 2009, 05:19 PM
Perfeito!
Sua arquitetura foge um pouco do convencional, mas com a perfeita união do vidro e o revestimento, sendo além de elegante, bem moderno.
Julio_Geografia
October 5th, 2009, 05:24 PM
Que feio, que terreno mal aproveitado, poderia fazer uma torre bem mais linda.
hugoslz
October 5th, 2009, 05:30 PM
Achei bonito! E que localização espetacular! Ao lado do Masp! :eek:
f.e.s.b.r.
October 5th, 2009, 05:39 PM
nao eh muito bonito mas a localizacao é espetacular...
CARIOCAemSSA
October 5th, 2009, 05:41 PM
Acho que os vidros verdes não combinaram com o entorno... Acho que esse será o tipo de projeto que depois de pronto as pessoas se acostumarão com a sua existência.
GilsonBarros
October 5th, 2009, 06:11 PM
Nossa, eu gostei muito!
lusorod
October 5th, 2009, 06:29 PM
Olha pra mim esse predinho parece queles ed. corporativos do interior sabe. Se na região da Berrini e da Faria lima se fazem predio interessantes pq na avenida Paulista eles sempre constroem essas coisinhas tão normaiszinhas. Aff......é legalzinho, mas porra pessoal é a avenida Paulista....isso é o que mata Sampa, as pessoas aqui tão nem aí pro entorno, nem pro impacto....o negocio é preencher os espaços com qualquer coisa
lusorod
October 5th, 2009, 06:30 PM
Ah esqueci de perguntar....alguém tem info sobre o predio que a adolfo lindemberg vai construir ali na esquina da Al. Santos com a Haddock Lobo nos Jardins? É um terreno gde, tão construindo o predio, mas não achei renderes em lugar nenhum. Abçs
Osmar Carioca
October 5th, 2009, 06:32 PM
Não gostei não! Pela sua excepcional localização o projeto deveria ser muitíssimo mais arrojado!
Matheus Rody
October 5th, 2009, 06:34 PM
Olha pra mim esse predinho parece queles ed. corporativos do interior sabe. Se na região da Berrini e da Faria lima se fazem predio interessantes pq na avenida Paulista eles sempre constroem essas coisinhas tão normaiszinhas. Aff......é legalzinho, mas porra pessoal é a avenida Paulista....isso é o que mata Sampa, as pessoas aqui tão nem aí pro entorno, nem pro impacto....o negocio é preencher os espaços com qualquer coisa
São Paulo nunca se preocupou com estética. Sempre será uma colcha de retalhos.
KASchramm
October 5th, 2009, 06:46 PM
Achei bonito, mas muito pouco pra Paulista. Lembra alguns da Faria Lima. :D
FelixMadero
October 5th, 2009, 06:49 PM
super simples pra estar onde está.
Pablo A. Freitas
October 5th, 2009, 07:05 PM
Pela região poderia ser melhor, mas ta valendo.
Farrapo
October 5th, 2009, 09:03 PM
Hmmm... Achei meio sem sal... É bonito, mas, pela localização, acho que poderia e deveria ser mais interessante, arrojado até... Essa fachada principal ficou com cara de fachada lateral...
CleitonSPecial
October 5th, 2009, 09:33 PM
Não gostei, parece um pente de memória ou algo assim... Deveriam pensar mais na coletividade.
Teixeiramed
October 5th, 2009, 09:39 PM
Parece uma placa de memória de computador....muito fino!!!!
WallyP
October 5th, 2009, 09:44 PM
Também gostei bastante, apesar de fininho.
Sr.França
October 5th, 2009, 09:47 PM
O prédio em si é bonito, mas n combina com o lugar.
Bruno BHZ
October 5th, 2009, 09:48 PM
Eu achei super legal, elegante =P
Camilo_Costa
October 5th, 2009, 09:49 PM
Sei lá, podia ser algo mais imponente e ousado... mas é bonito. Só não se irá se encaixar na região.
Bruno BHZ
October 5th, 2009, 10:11 PM
Para mim, essa lateral comprida e cheia de recortes e janelas dá um visual legal junto com o Masp. Eu acho que irá se encaixar muito bem na paisagem...
http://img14.imageshack.us/img14/5595/paulistacorporatefachad.jpg
Farrapo
October 5th, 2009, 10:25 PM
^^
A fachada lateral tá estilosa mesmo... O problema, pra mim, é a fachada principal... Tá voltada Paulista, não pra uma ruazinha qualquer... Acho que deveria ter sido melhor trabalhada...
PejatBR
October 5th, 2009, 10:33 PM
detestei,muito fino e fora do contesto
silvinho_j
October 5th, 2009, 11:49 PM
Adorei!
neosoux
October 5th, 2009, 11:58 PM
ih, caiu o nível hein..
LFP Madruga
October 6th, 2009, 12:26 AM
Não é feio, mas eu achei muito simples e poderia ser mais alto.
Mares de Morros_XXI
October 6th, 2009, 01:05 AM
estranho, parece que ele rouba um pouco o destaque do masp!
legal
October 6th, 2009, 01:32 AM
Que coincidencia. Estive em Sampa na semana passada e ia comentar a mesma coisa. Tambem estive em Uberlandia, Rio, Buzios e Arraial... Estava no Rio no dia em que a elegeram para os Jogos Olimpicos.
Muito massa!
Hall_CG
October 6th, 2009, 01:47 AM
Lindo. Vai dar um UP à avenida.
GRGM
October 6th, 2009, 02:11 AM
Ah, acho que estão exagerando muito nas críticas! Que não é nenhuma maravilha, não é mesmo, mas é um bom prédio... e não acho que "relaxaram" com nada, o que acontece é que o terreno é realmente muito estreito... e pra quem disse que na Berrini e na Faria Lima fazem coisas muito melhores, discordo... eu concordo com o Kas, ess prédio lembra muito, por exemplo, o Faria Lima Square!
A única coisa que eu não fui muito com a cara foi esse vidro verde, não sei como vai ficar com o MASP... mas acho que se for um verde bem fraquinho, vai dar bastante pro vermelho do MASP, além de que vai refletí-lo e tal m))
Lukinhaaaz
October 6th, 2009, 02:16 AM
Muito bonito. Adorei.
GRGM
October 6th, 2009, 02:18 AM
Lindo. Vai dar um UP à avenida.
Ah é, isso é bem importante, também! Aquele pedacinho do MASP tá meio caído, viu... os vizinhos do MASP são esse estacionamento (onde agora vão fazer este prédio), o Dumont Adams todo detonado, além de que o Baronesa de Arary está bem pertinho (está sendo reformado), o terreno da Mansão dos Matarazzo continua sendo usado como estacionamento, ou seja, aquela área tem muito pra melhorar ainda...
FlicK
October 6th, 2009, 03:21 AM
Poucos projetos postados aqui são tão bem localizados como esse. Achei que ele destoa do entorno, vai aumentar a suruba estilística da área. Acho que um prédio nessa localização deve não duelar atenção com o MASP, mas usar essa exposição óbvia para elaborar um projeto mais simples e contextualizado. Ele já tem o destaque que um prédio comercial necessita, não precisa gritar ainda mais e pedir a atenção que já tem...
Mas feio não é, até gostei da composição individual, pena que ela se fecha em si mesmo. O que me causa incômodo é essa simetria rígida e desnecessária...
jai.saj
October 6th, 2009, 06:02 AM
Gostei.
Matheus Rody
October 6th, 2009, 02:37 PM
Poucos projetos postados aqui são tão bem localizados como esse. Achei que ele destoa do entorno, vai aumentar a suruba estilística da área. Acho que um prédio nessa localização deve não duelar atenção com o MASP, mas usar essa exposição óbvia para elaborar um projeto mais simples e contextualizado. Ele já tem o destaque que um prédio comercial necessita, não precisa gritar ainda mais e pedir a atenção que já tem...
Mas feio não é, até gostei da composição individual, pena que ela se fecha em si mesmo. O que me causa incômodo é essa simetria rígida e desnecessária...
Concordo em gênero, número e grau...
lusorod
October 6th, 2009, 08:48 PM
estranho, parece que ele rouba um pouco o destaque do masp!
Deveriam construir um em cima do masp....o MASP é horroroso....
lusorod
October 6th, 2009, 08:51 PM
Para mim, essa lateral comprida e cheia de recortes e janelas dá um visual legal junto com o Masp. Eu acho que irá se encaixar muito bem na paisagem...
eu a chei que esse render deixou o prédio menos feio. Fico pasmo em como a Paulista sempre pega os projetos mais sem sal de SP pro segmento de predios de escritorios A. A prefeitura não libera o Ed. Matarazzo com seus 40 andares que agora mais parecem 23 , mas libera a construção do IBIS que é um dos p´redios mais feios da região!
FlicK
October 6th, 2009, 10:52 PM
Nossa, esse comentário poderia entrar para a lista dos 10 posts mais sem sentido do SSC. :eek:
Osmar Carioca
October 6th, 2009, 11:09 PM
^^
Admirando o render acima, achei o prédio mais bonito.
Captain boeing 747
October 6th, 2009, 11:12 PM
De tão feio nem deveria ser construído, os prédios em volta, são de arquite
tura diferente não combina com o local....
FlicK
October 6th, 2009, 11:19 PM
Muito essa fachada me lembra um projeto não construído de Frank Lloyd Wright para um banco, em Chicago. Pena que não achei fotos na internet. =P
_JuN!n_
October 6th, 2009, 11:29 PM
Achei meio estranho... Mas num é feio naum :P
Eddubra
October 6th, 2009, 11:36 PM
Gostei bastante do resultado. Lindão:)
GuiH
October 7th, 2009, 02:55 AM
baixinho, gostaria mais alto...
eric_montezão
October 7th, 2009, 03:01 AM
A silhueta dele me lembrou um pouco a do Rockefeller Center.
wicca13
October 7th, 2009, 03:53 AM
gostei, mas eh bastante fino, mas eh bonito sim, falta um highrise na avenida paulista pra distacar ela mais ainda, ainda tem terrenos pra construcao de edificios na paulista?
S.T.Y AP
October 7th, 2009, 04:12 AM
É de fato mais bonito do que os que já existem por perto, mas poderia ser melhor!
S.T.Y AP
October 7th, 2009, 04:15 AM
Eu acho lindo o MASP, é um dos símbolos de São Paulo pra mim..
Que horror que tu acha isso :ohno:
Guajará
October 7th, 2009, 04:23 AM
Muita calma nessa hora, o projeto precisa ter hamonia com o entorno no museu mais importante do Brasil. como o espaço ali é apertado, é nescessario ele ser alto.
Anderson Amato
October 7th, 2009, 09:19 PM
O projeto é bonito, mas como o terreno não é muito largo o prédio ficou bem fino, será o Magrelão da Paulista.
Lembro de ter lido sobre um projeto nesse mesmo terreno que não foi aprovado pela prefeitura por ofuscar o MASP. Esse projeto já foi aprovado pela prefeitura?
De qualquer forma, acho que aquele terreno deveria ser utilizado por um empreendimento mais modesto, esse prédio não combina com o MASP.
TEBC
October 11th, 2009, 09:13 PM
sexta eu passei e tava tendo o lançamento no stand.. cheio de luzes...
Lucas Barros
October 11th, 2009, 09:21 PM
Excelente projeto
lusorod
October 11th, 2009, 09:24 PM
Nossa, esse comentário poderia entrar para a lista dos 10 posts mais sem sentido do SSC. :eek:
Na verdade é que eu acho o Masp horroroso e mal acabado, não acho que adiciona nada à cidade de Sp. Acho um museu feio e o espelho d'água, simplesmente um horror! Mas assim é a minha opinião.....horrendo. Já fui a uns 50 museus mais interessantes que ele.
Phobos
October 11th, 2009, 09:24 PM
Que falta de ambição arquitectónica neste projecto.:ohno:
Um edifício que estará ao lado do MASP e na Avenida Paulista deveria ter um cuidado muito maior e não ser mais um exemplo de arquitectura enlatada.:ohno::ohno:
FlicK
October 11th, 2009, 09:50 PM
Na verdade é que eu acho o Masp horroroso e mal acabado, não acho que adiciona nada à cidade de Sp. Acho um museu feio e o espelho d'água, simplesmente um horror! Mas assim é a minha opinião.....horrendo. Já fui a uns 50 museus mais interessantes que ele.
O MASP não só adiciona muito a São Paulo quanto ao país de uma forma geral, para não dizer o mundo. Foi uma atitude projetual importantíssima e valiosa, seja para a arquitetura, seja para a engenharia!
Uma forma original de propor o espaço vazado, na minha opinião um melhoramento dos pilotis de Le Corbusier.
Feio ele não é, mas não quero entrar nesse mérito. Agora sobre o acabamento, o que tem de ruim nele? Nunca fui ao MASP, portanto não sei desses detalhes que escondem em fotos... Mesmo assim, um acabamento ruim não tira a dignidade de um projeto.
legal
October 11th, 2009, 11:51 PM
^^
Eu acho que um acabamento ruim tira a dignidade de um projeto.
O MASP como conceito eh interessante, mas a construcao ficou horrivel... as juncoes dos moldes de madeira que dao forma ao cimento sao visiveis e horrendas... ficou porco e o cimento todo manchado do teto da area vazia ve-se porco e feito nas coxas.
Sem mencionar as "fontes ou estanques" de agua que hoje sao umas caixas de concreto manchadas....
Da vergonha! Acho que tem que pintar o cimento de um cinza similar ao do proprio cimento, mas um pouco mais homogeneo... aquele horror manchado tira toda a dignidade do predio...
jose lucio
October 12th, 2009, 02:09 AM
^^
O MASP como conceito eh interessante, mas a construcao ficou horrivel... as juncoes dos moldes de madeira que dao forma ao cimento sao visiveis e horrendas... ficou porco e o cimento todo manchado do teto da area vazia ve-se porco e feito nas coxas.
Sem mencionar as "fontes ou estanques" de agua que hoje sao umas caixas de concreto manchadas....
Da vergonha! Acho que tem que pintar o cimento de um cinza similar ao do proprio cimento, mas um pouco mais homogeneo... aquele horror manchado tira toda a dignidade do predio...
Que comentario mais exagerado! O estilo desse predio e' brutalista, com o cimento aparente, nao tem nada de acabamento porco como voce disse. E' um dos projetos mais interessantes dessa epoca. Quanto ao espelho d'agua (voce de tal maneira nao viu direito o projeto que ate' achou que tem uma fonte ali!) ele esta' sendo restaurado e impermeabilizado.
Realmente, nao tem limite para as besteiras que se dizem nesse thread! Que barbaridade!
LeandroFloripa
October 12th, 2009, 03:07 AM
feio
LeandroFloripa
October 12th, 2009, 03:08 AM
mais um concretão pra piorar a depressão visual
FlicK
October 12th, 2009, 04:01 AM
^^
Tu não entendeu o que eu quis dizer. :)
Disse que um acabamento ruim não tiram a dignidade de um projeto. O que é bem diferente de dizer que um acabamento ruim tira a dignidade de uma edificação. O projeto são as ideias, as atitudes projetuais, a arquitetura em si.
O MASP como conceito eh interessante, mas a construcao ficou horrivel...
Agora sim tu falou o que eu quis dizer. Essa tua frase poderia ser assim: "O MASP como projeto é interessante [...]".
as juncoes dos moldes de madeira que dao forma ao cimento sao visiveis e horrendas...
São propositais. O "estilo" brutalista (no sentido de deixar o material bruto) faz muito parte da escola paulista. Essas marcações, que não são mal feitas, muito pelo contrário, elas foram PLANEJADAS para ficarem assim, são algo que gosto muito.
Dois exemplos ilustrativos disso:
Loja Volume B, de Marcio Kogan (um dos meus arquitetos preferidos):
http://www.archdaily.com/wp-content/uploads/2008/07/1150566962_fac-frontal-45-dir-528x362.jpg
http://coolboom.net/en/wp-content/uploads/2008/07/volume-b1.jpg
Note que a iluminação noturna evidencia esse aspecto brutalista. Ou seja, é um elemento estético.
Slice House, de Procter Rihl Architecture:
http://www.e-architect.co.uk/brazil/jpgs/slice_house_pr240907_suebarr_above.jpg
http://i483.photobucket.com/albums/rr200/meuphotobucketlegal/Projetos/sl3.jpg
ficou porco e o cimento todo manchado do teto da area vazia ve-se porco e feito nas coxas.
Essa questão da sujeira no concreto significa não um prédio ruim ou mal feito, mas uma falta de manutenção, o que é bem diferente. :)
PauloLescaut
October 12th, 2009, 04:19 AM
Parece uma placa de memória de computador....muito fino!!!!
Pensei a mesma coisa... será que foi a inspiração do arquiteto? :lol:
legal
October 12th, 2009, 04:39 AM
Que comentario mais exagerado! O estilo desse predio e' brutalista, com o cimento aparente, nao tem nada de acabamento porco como voce disse. E' um dos projetos mais interessantes dessa epoca. Quanto ao espelho d'agua (voce de tal maneira nao viu direito o projeto que ate' achou que tem uma fonte ali!) ele esta' sendo restaurado e impermeabilizado.
Realmente, nao tem limite para as besteiras que se dizem nesse thread! Que barbaridade!
Nao, nao eh fonte... eh espelho dagua....
Agora, nao considero o comentario exagerado. O predio parece feito nas coxas, com acabamento de quinta... nao posso relevar isso so para parecer cult... fica horrivel.
O projeto eh interessante, o acabamento e a aparencia ficaram de quinta... besteira eh achar que cimento aparente tem que ficar parecendo bosta manchada!
E qual eh a barbaridade? Falar que um predio vaca sagrada do forum parece feito nas coxas! Parece mesmo! Parece que jogaram cimento nos pilares e deixaram secar todo cagado, sem nenhum acabamento!
QUe luxo, nao? QUe cult, nao?
E ai de que criticar essa vaca sagrada da arquitetura!!!
legal
October 12th, 2009, 04:43 AM
Disse que um acabamento ruim não tiram a dignidade de um projeto. O que é bem diferente de dizer que um acabamento ruim tira a dignidade de uma edificação. O projeto são as ideias, as atitudes projetuais, a arquitetura em si.
Tem razao!
Agora sim tu falou o que eu quis dizer. Essa tua frase poderia ser assim: "O MASP como projeto é interessante [...]".
Eh isso mesmo
São propositais. O "estilo" brutalista (no sentido de deixar o material bruto) faz muito parte da escola paulista. Essas marcações, que não são mal feitas, muito pelo contrário, elas foram PLANEJADAS para ficarem assim, são algo que gosto muito.
Ja eu nao gosto. Fica tosquissimo. E tosco eh tosco.
http://www.archdaily.com/wp-content/uploads/2008/07/1150566962_fac-frontal-45-dir-528x362.jpg
Note que a iluminação noturna evidencia esse aspecto brutalista. Ou seja, é um elemento estético.
Essa questão da sujeira no concreto significa não um prédio ruim ou mal feito, mas uma falta de manutenção, o que é bem diferente. :)
Ver os comentarios em negrito acima.
Falando sobre a sujeira no concreto:=NAO ACHO.. Pode parecer brincadeira, mas eu acho que o cimento no Brasil deve ser de baixa qualidade... aqui nos Eua tem varios projetos de cimento, desde pontes ate autoestradas e o cimento nao fica todo manchado... talvez seja delirio, mas o FATO eh que nao falei que o projeto do MASP eh ruim... falei que a aparencia dele eh de um predio feito nas coxas... e eh horrivel mesmo! Ficou uma aberracao... ficou "brutalista" demais, para abusar do termo.
PauloLescaut
October 12th, 2009, 05:14 AM
^^ Eu também não entendo isso... é a umidade? Poluição? Má qualidade? Ou nos EUA eles fazem manutenção tão constante assim?
FlicK
October 12th, 2009, 05:58 AM
Ver os comentarios em negrito acima.
Falando sobre a sujeira no concreto:=NAO ACHO.. Pode parecer brincadeira, mas eu acho que o cimento no Brasil deve ser de baixa qualidade... aqui nos Eua tem varios projetos de cimento, desde pontes ate autoestradas e o cimento nao fica todo manchado... talvez seja delirio, mas o FATO eh que nao falei que o projeto do MASP eh ruim... falei que a aparencia dele eh de um predio feito nas coxas... e eh horrivel mesmo! Ficou uma aberracao... ficou "brutalista" demais, para abusar do termo.
Não é problema no cimento, mas sim na limpeza. Óbvio que a umidade ajuda. Nossas cidades, principalmente as litorâneas, são mais úmidas. Mas o problema está na limpeza. Se não pintam os prédios quando eles são pixados, então quem dera lavar eles umas 4 vezes ao ano...
fnandorm
October 12th, 2009, 12:22 PM
Fizeram um monte de predinhos horríveis que esconderam a Casa do Comércio. Guardando as devidas proporções, estão fazendo o mesmo com o MASP...
thesapox
November 3rd, 2009, 12:57 PM
Hahaha, a pessoa criticar o MASP por causa das marcas da forma do concreto foi uma das coisas mais hilárias que já vi neste fórum.
legal
November 3rd, 2009, 04:03 PM
^^
Pois continue rindo, porque se ve imundo... se ve como se tivesse sido feito nas coxas... primitivo mesmo!
Bent
November 3rd, 2009, 09:16 PM
É, eu também acho que o MASP passa uma impressão de ser mal-feito. Mas acho que é mais pela má conservação do que pelo acabamento ser de má qualidade.
Nessa foto dá para notar como era o acabamento na inauguração:
http://flanelapaulistana.files.wordpress.com/2007/12/masp.jpg
E nessa dá para notar a EXTREMA diferença que a pintura vermelha nas colunas fez! Ficou muito melhor! Quem teve essa idéia deveria ser canonizado. :laugh:
http://sempla.prefeitura.sp.gov.br/historico/img/1980/masp_grande.jpg
Julio_Geografia
November 3rd, 2009, 09:21 PM
O MASP é uma das obras mais importantes do Mundo e uma das mais bonitas, certamente.
legal
November 3rd, 2009, 09:47 PM
^^
Como diziam na epoca que eu trabalhava na Embraer:
MEEEEENOS... MUITO MEENOS!!!
lusorod
November 4th, 2009, 05:07 AM
se fizermos uma lista mundial das obras mais bonitas o MASP com certeza não estaria nem no TOP 500.
legal
November 4th, 2009, 05:29 AM
^^
Exatamente!
O pessoal "cult" do forum, aqueles que TEM que ser contra neoclassicos e a favor daquele brutalismo SUJO do MASP sempre acha que tem que carregar essa bandeira pouco convincente para mostrar "que conhece a profundidade da obra arquitetonica, a sua essencia, a sua relacao metafisica com o espaco que o circunda e toda aquela filosofia barata de quem descreve uma obra como se fosse poesia recitada....
O MASP nao estaria nem entre as mil!!!!!
Como projeto eh interesssante, interessante E SO!!!!!!
E a execucao foi a PIOR possivel... alguem ja andou debaixo do vao e olhou para aquele TETO HORRIVEL DE CIMENTO CAGADO?????????
Meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeedo!
Manauense
November 4th, 2009, 05:39 AM
@ legal
Confesso que fico aliviado de alguém ter tido a coragem de escrever o que eu pensava mas não ousava confessar no SSC. Quem me conhece, sabe que amo São Paulo (é a minha cidade favorita), mas acho que o MASP está longe de ser uma bela construção... O teto é pavoroso.
lusorod
November 4th, 2009, 02:21 PM
é pessoal, eu moro a 4 quadras do MASP, o prédio está muito, muito mal cuidado. Além disso é um edifício feio, até hj não acredito que destruíram o que havia ali pra construir esse museu na principal avenida da cidade. Eu tb amo SP, moro aqui, mas verdade seja dita o prédio é um horror. Aliás na gestão Kassab a Paulista desandou geral, ficou horrorosa.....puxa vida, eles poderiam ter feito um trabalho tão legal na avenida, mas olha está um horror. Felizmente há muitos edificios sem valor arquitetonico nenhum na avenida (aliás quase nenhum) que devem acabar na chon num futuro proximo. A prefeitura deveria ter uma politica específica pra avenida que além do horror do masp como predio e como museu....tem outros horrores como o prédio da Gazeta, o IBIS, o predio do daycoval ( que é novo mas é um horror) fora a grande maioria dos edificios semi abandonados e modernistas da avenida que são um horror. Só aquele da esquina na Peixoto Gomide com a Paulista já é uma vergonha nacional. Espero que esse predio fique melhor qdo pronto e que ajude a av. a dar um up. Eu acho que a Paulista tá super decadente.
Marcus_CG
November 4th, 2009, 02:41 PM
Poderia ser bem melhor, mas gostei!
Luis FTC
November 4th, 2009, 02:51 PM
é pessoal, eu moro a 4 quadras do MASP, o prédio está muito, muito mal cuidado. Além disso é um edifício feio, até hj não acredito que destruíram o que havia ali pra construir esse museu na principal avenida da cidade. Eu tb amo SP, moro aqui, mas verdade seja dita o prédio é um horror. Aliás na gestão Kassab a Paulista desandou geral, ficou horrorosa.....puxa vida, eles poderiam ter feito um trabalho tão legal na avenida, mas olha está um horror. Felizmente há muitos edificios sem valor arquitetonico nenhum na avenida (aliás quase nenhum) que devem acabar na chon num futuro proximo. A prefeitura deveria ter uma politica específica pra avenida que além do horror do masp como predio e como museu....tem outros horrores como o prédio da Gazeta, o IBIS, o predio do daycoval ( que é novo mas é um horror) fora a grande maioria dos edificios semi abandonados e modernistas da avenida que são um horror. Só aquele da esquina na Peixoto Gomide com a Paulista já é uma vergonha nacional. Espero que esse predio fique melhor qdo pronto e que ajude a av. a dar um up. Eu acho que a Paulista tá super decadente.
Você acha que antes, com as pedras portuguesas a avenida era mais bonita? Eu discordo completamente. A nova calçada deu um aspecto muito melhor. Muito mais clean e organizado.
assisjr
November 4th, 2009, 08:05 PM
É um bom projeto, vi ficar ainda mais bonito quando construído, mas a base não agrada.
luisvpc
November 4th, 2009, 08:15 PM
Falando sério, o MASP para mim é com certeza o edifício com mais personalidade da cidade de São Paulo, tanto que quando se imagina sua forma, o unico edificio que vem à cabeça é o MASP
O vão da parte de baixo ESTÁ horrível, poderiam fazer um restaurante, bar, mesas exposições, etc.
O fato é que ele está muito mal cuidado e só
Agora como a maioria aqui gosta de falar : GOSTO É GOSTO, portanto, por mais que alguém ache o MASP feio, vai ter muita gente que gosta. Se ao menos vocês levassem em consideração sua personalidade ao dizer se é bonito ou não... PODEM ATÉ ACHAR FEIO, mas que é um marco e muito importante e significativo para a cidade, isso é indiscutivel..
Sobre o "Pawlystah Cohrpóreity" , não gostei muito, vai tapar grande parte da vista do MASP...
Ricbit
November 4th, 2009, 08:18 PM
Lindo!
jose lucio
November 4th, 2009, 08:43 PM
Nossa, sua visão ultra-pessimista da Paulista não tem nada a ver com a realidade: segundo a corretora Richard Ellis, especializada em comerciais, a avenida está bombando, com uma taxa pequena de escritórios vazios à venda ou para alugar. Vi no Estadão há uns 2 meses que a valorização dos escritórios em bom estado na avenida estão se valorizando bem. A reforma do Kassab foi muito bem aceita pelo mercado imobiliário e pela população como foi amplamente demonstrado pelas inúmeras reportagens e entrevistas com passantes quando ela ficou pronta. Como eu trabalho aí na região, acompanho de perto tudo que se relaciona com essa maravilhosa avenida. Aliás, o número de gente passeando pela avenida nos fins de semana aumentou muito desde a reforma do Kassab, sinal que o povo gostou, achou que ela ficou mais agradável.
Como se diz, gosto é gosto, inclusive mau gosto, porisso sua opinião sobre a arquitetura do MASP eu não discuto, apesar de não concordar absolutamente com ela. Mas você dizer que o museu também é ruim, aí também já é demais, é ignorar olimpicamente a realidade do melhor museu de arte da América do Sul e o único que está entre os grandes museus de arte do mundo. Menos, né, menos!!
FlicK
November 4th, 2009, 08:54 PM
^^
Exatamente!
O pessoal "cult" do forum, aqueles que TEM que ser contra neoclassicos e a favor daquele brutalismo SUJO do MASP sempre acha que tem que carregar essa bandeira pouco convincente para mostrar "que conhece a profundidade da obra arquitetonica, a sua essencia, a sua relacao metafisica com o espaco que o circunda e toda aquela filosofia barata de quem descreve uma obra como se fosse poesia recitada....
E a execucao foi a PIOR possivel... alguem ja andou debaixo do vao e olhou para aquele TETO HORRIVEL DE CIMENTO CAGADO?????????
Não tem nada mais "cult" do que esse teu comentário. Pena que ele esquece que há pelo menos alguns milhares de anos de história da arte no jogo...
Só não esqueça que ter mau gosto e uma barata pretensão arquitetônico -estilística não o torna um "definidor" e "avaliador" de arte, e sim apenas um leigo que pode - e deve - emitir a sua opinião, nunca deixando de ser um leigo e alguém que enxerga a arquitetura como mera expressão das futilidades humanas.
legal
November 4th, 2009, 09:36 PM
Nossa, sua visão ultra-pessimista da Paulista não tem nada a ver com a realidade: segundo a corretora Richard Ellis, especializada em comerciais, a avenida está bombando, com uma taxa pequena de escritórios vazios à venda ou para alugar. Vi no Estadão há uns 2 meses que a valorização dos escritórios em bom estado na avenida estão se valorizando bem. A reforma do Kassab foi muito bem aceita pelo mercado imobiliário e pela população como foi amplamente demonstrado pelas inúmeras reportagens e entrevistas com passantes quando ela ficou pronta. Como eu trabalho aí na região, acompanho de perto tudo que se relaciona com essa maravilhosa avenida. Aliás, o número de gente passeando pela avenida nos fins de semana aumentou muito desde a reforma do Kassab, sinal que o povo gostou, achou que ela ficou mais agradável.
Como se diz, gosto é gosto, inclusive mau gosto, porisso sua opinião sobre a arquitetura do MASP eu não discuto, apesar de não concordar absolutamente com ela. Mas você dizer que o museu também é ruim, aí também já é demais, é ignorar olimpicamente a realidade do melhor museu de arte da América do Sul e o único que está entre os grandes museus de arte do mundo. Menos, né, menos!!
Eu tambem estive em Sao Paulo com 4 mexicanos e 1 americano agora em Setembro e estivemos hospedados na Paulista (Caesar Business). A Paulista esta MUITO AGRADAVEL, com gente "bem" andando nas calcadas, todas organizadas, sem aquela irregularidade das calcadas de antes. Predios novos, restaurantes LOTADOS dia e noite...
Nao ha NADA de decadente na Avenida Paulista... eh o contrario.. esta mais ativa, mais agradavel, mais mais mais!
legal
November 4th, 2009, 09:37 PM
Não tem nada mais "cult" do que esse teu comentário. Pena que ele esquece que há pelo menos alguns milhares de anos de história da arte no jogo...
Só não esqueça que ter mau gosto e uma barata pretensão arquitetônico -estilística não o torna um "definidor" e "avaliador" de arte, e sim apenas um leigo que pode - e deve - emitir a sua opinião, nunca deixando de ser um leigo e alguém que enxerga a arquitetura como mera expressão das futilidades humanas.
Ah, ta!
Vittariano
November 5th, 2009, 03:47 AM
Nossa eu adorei, quando pronto vai fica muito bonito.
Tbm, ficou bem estiloso e moderno!
Enzo
November 5th, 2009, 03:54 AM
^^
Exatamente!
Tia Legal, o MASP deve estar entre as mil ... ja o visitei e realmente a unica coisa que me impressionou foi as 'cagadas' que voce ja citou aqui no thread, talvez esse estilo 'brutalista' nao me agrade tanto...
tchelllo
November 5th, 2009, 12:09 PM
Gente! Tá um arranca rabo desgraçado este tema MASP não? :lol:
Ponderando um poucos os extremos, eu concordo que quando estudamos arquitetura, começamos a observar o sentido daquilo que vemos, o propósito, as dificuldades técnicas em colocar aquilo de pé, o contexto, os materiais empregados, o sentido deles e por aí vai. Desta forma, passamos a enxergar as construções com um outro olhar e o que era feio pode passar a ser, se não bonito, pelo menos interessante e se era bonito pode começar a parecer cafajeste.
Muda um pouco o olhar entre um leigo e um conhecedor da coisa. Isso é fato.
Porém, jamais poderemos desmerecer a opinião leiga sobre uma construção, pois a pessoa leiga não é cega, ela enxerga e emite opiniões também sobre aquilo que vê, dentro do contexto dela sobre feio/bonito.
É um exercício muito grande ser "expert" e levar em consideração a opinião de um leigo sobre determinado assunto.
E as vezes os "experts" se viciam em ideologias e passam o gostar somente do que é tendência gostar.
Lêmbrem-se que vários movimentos artísticos surgiram porque alguém foi lá no meio de um movimento em voga e disse :"Perái! Isso é lixo!" e conseguiu refazer toda uma opinião artística sobre determinada coisa.
Então, o bonito e feio também são plásticos, maleáveis e sujeitos a críticas até mesmo por experts, logo não pode ser uma religião neo-petencostal né?:lol:
No fim, é como a música, o músico cria a música e tem uma percepção da coisa, mas quem ouve não necessariamente precisa ser músico ou expert em música...apenas ouve e sente se curtiu ou não...
rodrigorc
November 5th, 2009, 01:40 PM
Na minha opinião de leigo em arquitetura.. O projeto parece do começo da década de 80.
Pelo menos foi a impressão que me passou.
Fernando Arquiteto
November 5th, 2009, 01:50 PM
Um erro do ponto de vista do Patrimônio Histórico.... se vcs notarem à esquerda do museu a escala do predinho baixo e atrás o parque, "dialogam" tranquilamente com a horizontalidade do projeto da grande arquiteta Lina BoBardi, entretanto a implantação de um prédio como esses deve render muito dinheiro em impostos e "etcs" para a municipalidade, ou seja, o dinheiro que ergue e destrói coisas belas como diz Caetano, nesse caso criou um contraste evidentemente negativo em termos de tecido urbano. Uma bola fora do grande escritório Aflalo e Gasperini que geralmente é inovador.
legal
November 5th, 2009, 04:08 PM
1 - Como ja disse antes, o PROJETO eh interessante (interessante e SO!!!!!). Nao vou babar ovo so porque eh Lina BOBOBOBOBOBARDI.
2 - A EXECUCAO/CONSTRUCAO/MANUTENCAO do projeto CAGOU-o-o-o de tal forma que hoje ele se ve manchado, sujo, velho, decadente, acagabado (mistura de cagado com acabado).
3 - Essa historinha de "leigo" aqui ta engracada ne? A tia eh historiadora estudada em 3 paises, estudo desde Historia da Arte a Filosofia da Arte (Maurice Merleau Ponti - Fenomelogia da Percepcao, o "OLho e o Espirito" entre outros) e ainda assim, nao estou dando soco em ninguem que nao saiba nada de arte, historia ou arquitetura.
4 - NAO VOU NAO POSSO NAO QUERO NAO DESEJO dar opinioes insossas so para nao ferir susceptibilidades. O forum nao eh para isso e eu nao preciso de carteirinha de elite intelectual do forum.
O MASP, do jeito que esta, EH UMA VERGONHA!!!!!!!
Matheus Rody
November 5th, 2009, 07:56 PM
1 - Como ja disse antes, o PROJETO eh interessante (interessante e SO!!!!!). Nao vou babar ovo so porque eh Lina BOBOBOBOBOBARDI.
2 - A EXECUCAO/CONSTRUCAO/MANUTENCAO do projeto CAGOU-o-o-o de tal forma que hoje ele se ve manchado, sujo, velho, decadente, acagabado (mistura de cagado com acabado).
3 - Essa historinha de "leigo" aqui ta engracada ne? A tia eh historiadora estudada em 3 paises, estudo desde Historia da Arte a Filosofia da Arte (Maurice Merleau Ponti - Fenomelogia da Percepcao, o "OLho e o Espirito" entre outros) e ainda assim, nao estou dando soco em ninguem que nao saiba nada de arte, historia ou arquitetura.
4 - NAO VOU NAO POSSO NAO QUERO NAO DESEJO dar opinioes insossas so para nao ferir susceptibilidades. O forum nao eh para isso e eu nao preciso de carteirinha de elite intelectual do forum.
:applause::applause:
jose lucio
November 5th, 2009, 09:36 PM
É claro que o MASP está mal cuidado, todo mundo sabe que ele está quase falido já há alguns anos e a manutenção não é feita já há algum tempo. Mas estão confundindo 2 coisas completamente diferentes: uma é o estado dele HOJE, com falta de manutenção. Outra coisa é o belíssimo e arrojado projeto da Lina Bo Bardi, aclamado mundialmente. Foi um dos projetos de museu de arte mais arrojados do mundo à sua época e foi saudado como tal. Ainda hoje é um projeto arrojado que combina muito bem com o arrojo paulista, simbolizado pela mais paulista das avenidas. É bastante infantil dizer que o projeto é uma "cagada" só porque hoje ele está mal cuidado. Alguém pode não gostar do estilo, mas reduzi-lo a uma "cagada" não é mais uma discussão séria, é uma simples molecagem infantil!
Felizmente, parece que o pior da crise do MASP já passou, uma nova diretoria foi eleita e uma das primeiras providências está sendo a restauração das finanças do museu, que é privado. A nova diretoria prometeu levara diante a restauração do edifício Adams, a ruina horrorosa ali do lado, desde que resolva a pendência com o doador do prédio. Talvez no ano que vem saiam novidades a respeito.
zolin
November 5th, 2009, 09:43 PM
Vi o anuncio na folha, na semana passada..!!
legal
November 5th, 2009, 09:48 PM
É claro que o MASP está mal cuidado, todo mundo sabe que ele está quase falido já há alguns anos e a manutenção não é feita já há algum tempo. Mas estão confundindo 2 coisas completamente diferentes: uma é o estado dele HOJE, com falta de manutenção. Outra coisa é o belíssimo e arrojado projeto da Lina Bo Bardi, aclamado mundialmente. Foi um dos projetos de museu de arte mais arrojados do mundo à sua época e foi saudado como tal. Ainda hoje é um projeto arrojado que combina muito bem com o arrojo paulista, simbolizado pela mais paulista das avenidas. É bastante infantil dizer que o projeto é uma "cagada" só porque hoje ele está mal cuidado. Alguém pode não gostar do estilo, mas reduzi-lo a uma "cagada" não é mais uma discussão séria, é uma simples molecagem infantil!
Felizmente, parece que o pior da crise do MASP já passou, uma nova diretoria foi eleita e uma das primeiras providências está sendo a restauração das finanças do museu, que é privado. A nova diretoria prometeu levara diante a restauração do edifício Adams, a ruina horrorosa ali do lado, desde que resolva a pendência com o doador do prédio. Talvez no ano que vem saiam novidades a respeito.
Infantil eh nao saber ou nao querer ler e colocar palavras nas bocas dos outros.
Isso eh infantil
Ninguem disse que o projeto eh uma cagada... se voce nao sabe ler, nao eh problema meu!!
Ate para ser pseudo-cult, eh necessario saber, pelo menos, LER!!
FlicK
November 5th, 2009, 11:45 PM
Estudou tanto a história da arte que mal sabia o que era brutalismo. Diga o nome dessas instituições de ensino desses 3 países que eu quero passar longe, uiiii...
HenriqueBSB
November 6th, 2009, 12:53 AM
Muito bonito, ótima localização, só deveria ser mais alto.
legal
November 6th, 2009, 12:57 AM
Estudou tanto a história da arte que mal sabia o que era brutalismo. Diga o nome dessas instituições de ensino desses 3 países que eu quero passar longe, uiiii...
Quem nao sabe o que eh brutalismo????
Nao se preocupe com o nome das instituicoes (a ultima por exemplo, eh a Delaware Valley College de Doylestown, Pennsylvania, onde a tia eh professora).
E nao se preocupe em passar longe delas... voce jamais passara nem PERTO!!!!
FlicK
November 6th, 2009, 01:03 AM
Quem nao sabe o que eh brutalismo????
Tu. Ou tu sabia e mesmo assim quis se fazer de desentendido e criticar a plasticidade e os materiais empregados no MASP, dizendo ser um erro de construção?
Para mim, quem desconsidera a arte do século XX não é mais apto a criticar qualquer forma de arte.
Ao menos que diga "minha opinião é de leigo, e não de um professor internacional de formação artística". Opiniões de leigos eu relevo, mas aquele salto alto ao estilo "dou aulas na Delaware Valley College Doikashjaskhmb, Pennsylvania, e desconsidero a arte do século XX", ah isso eu não aceito.
Veja que não sou partidário do brutalismo, tão pouco faria obras puramente brutalistas, mas jamais iria reduzir uma de nossas mais importantes obras a uma mera e infantil "cagada".
Nao se preocupe com o nome das instituicoes (a ultima por exemplo, eh a Delaware Valley College de Doylestown, Pennsylvania, onde a tia eh professora).
E nao se preocupe em passar longe delas... voce jamais passara nem PERTO!!!!
Isso é fato. Não vou passar perto, meu foco é a Europa mesmo. :)
FlicK
November 6th, 2009, 01:10 AM
^^ Se tivesse motivo. Até agora não houve ofensas e agressões, e as ironias e alfinetadas foram moderadas.
legal
November 6th, 2009, 01:12 AM
Tu. Ou tu sabia e mesmo assim quis se fazer de desentendido e criticar a plasticidade e os materiais empregados no MASP, dizendo ser um erro de construção?
Para mim, quem desconsidera a arte do século XX não é mais apto a criticar qualquer forma de arte.
Ao menos que diga "minha opinião é de leigo, e não de um professor internacional de formação artística". Opiniões de leigos eu relevo, mas aquele salto alto ao estilo "dou aulas na Delaware Valley College Doikashjaskhmb, Pennsylvania, e desconsidero a arte do século XX", ah isso eu não aceito.
Veja que não sou partidário do brutalismo, tão pouco faria obras puramente brutalistas, mas jamais iria reduzir uma de nossas mais importantes obras a uma mera e infantil "cagada".
Isso é fato. Não vou passar perto, meu foco é a Europa mesmo. :)
1. Eu nem tinha mencionado onde dou ou nao aula... o pessoal daqui me conhece ha anos e POUQUISSIMOS sabem (pelo menos ate hoje) que eu sou professora da Delaware Valley College.
2. Isso nao tem importancia. Voce esta colocando palavras na minha boca que eu nao proferi. Acho que eh ma fe ou ma vontade, entao nao continuarei perdendo meu tempo contigo.
3. O predio do Masp, como esta hoje, sujo, acabado, manchado, cagado, mal mantido e decadente, EH UMA VERGONHA!!!!
FlicK
November 6th, 2009, 01:13 AM
1. Eu nem tinha mencionado onde dou ou nao aula... o pessoal daqui me conhece ha anos e POUQUISSIMOS sabem (pelo menos ate hoje) que eu sou professora da Delaware Valley College.
2. Isso nao tem importancia. Voce esta colocando palavras na minha boca que eu nao proferi. Acho que eh ma fe ou ma vontade, entao nao continuarei perdendo meu tempo contigo.
3. O predio do Masp, como esta hoje, sujo, acabado, manchado, cagado, mal mantido e decadente, EH UMA VERGONHA!!!!
Não discordo sobre o estado atual dele, acho péssimo o tratamento que dão aos prédios no Brasil, logo ficam sujos e com aspecto de velhos. Mas acho ridículo desconsiderar o valor de um edifício como o MASP, uma de nossas obras mais valiosas. Reduzir sua importância a termos chulos é infantilidade. Antes de criticar o edifício, com base nas impressões que a falta de manutenção passa, ou com base em preconceitos sobre a ideologia compositiva, estude esse projeto e tu vai ver o quão ele é fantástico.
Considere isso uma dica, é uma obra que junto com o MuBe (outro exemplar brutalista) vale a pena ser estudada!
thesapox
November 9th, 2009, 12:55 PM
Ufa, ainda existem opiniões sensatas por aqui. :cheers:
JoseRodolfo
December 14th, 2009, 07:54 PM
Muito essa fachada me lembra um projeto não construído de Frank Lloyd Wright para um banco, em Chicago. Pena que não achei fotos na internet. =P
Também me lembrou um projeto do Frank Lloyd Wright, o Price Tower.
Aliás a volumetria me lembrou muito o Edifício da GE do Rockfeller Center de NY, embora mais simétrico.
Enfim, achei um projeto elegante e com um mínimo de ciudado estético considerando sua privilegiada localização. Mas o que eu mais gostei foi a referência, a meu ver bastante óbvia, ao art-decó de outras épocas.
lusorod
December 15th, 2009, 10:07 PM
concordo muito com vc. Na verdade eu acho o projeto bem feio, mas pra epoca foi OK. Sao Paulo merece museus realmente bons. Eu nao acho que o MASP adicone muita coisa a aveida e pr te falar a verdade o que ficava ali antes era o maximo. Alias a Paulista toda era o maximo. Como o MASP esta ali acho que deveria ser no minimo bem cuidado, mas e horripilante.
RodrigoVix
December 15th, 2009, 10:27 PM
Hum, deixará a Paulista ainda mais elegante.
radioheader
December 15th, 2009, 10:30 PM
Ah, para os padrões Brasileiros, o MASP é uma construção muito interessante.
Concordo que está em péssimo estado, que a execução da obra foi 'meia-boca' e que nem se compara com o que tem lá fora, mas é um prédio muito importante para São Paulo. Acho que uma bela reformada (desde a fachada até aos banheiros) no MASP deixaria ele muito legal.
RicardoSSA
December 16th, 2009, 12:16 AM
100% medíocre...
A Paulista merecia algo bem melhor...
RicardoSSA
December 16th, 2009, 12:37 AM
Na boa... O MASP pode até ser interessante conceitualmente, inovador etc, mas bonito ele não é (pelo menos na minha opinião, e na de grande parte das pessoas com quem eu já conversei a respeito)...
E se o MASP tem essas qualidades que eu mencionei acima a seu favor, esses projetos que você postou, aparentemente não têm nem isso... São monótonos, apagados, não combinam com o clima de SP e têm uma aparência suja (mesmo quando limpos), o que não ajuda em nada cidades como as brasileiras que possuem reais problemas na limpeza e conservação dos edifícios... Um prédio desses no centro financeiro de uma grande metrópole de primeiro mundo, como Paris ou Chicago, e em meio a prédios modernos, pode até formar um contraste interessante, mas no Brasil fica realmente parecendo apenas mais um prédio envelhecido e mal cuidado, e nenhuma teoria arquitetônica será capaz de mudar essa aparência que eles terão para as milhares de pessoas que com eles convivem, seja como usuários ou apenas como transeuntes...
Não sei ainda se sou a favor de uma arquitetura voltada 100% para o mercado, que construa neoclássicos e afins, mas uma arquitetura feita exclusivamente para arquitetos me parece um equívoco ainda maior, tendo em vista que não se trata apenas de arte ou ciência, mas de um item de utilidade pública (afinal, a aparência de uma cidade é propriedade de todos) sobre o qual a opinião das pessoas deve ser levada em consideração...
lidiab
December 17th, 2009, 06:02 AM
vertiginoso
lidiab
December 17th, 2009, 06:23 AM
Na boa... O MASP pode até ser interessante conceitualmente, inovador etc, mas bonito ele não é (pelo menos na minha opinião, e na de grande parte das pessoas com quem eu já conversei a respeito)...
E se o MASP tem essas qualidades que eu mencionei acima a seu favor, esses projetos que você postou, aparentemente não têm nem isso... São monótonos, apagados, não combinam com o clima de SP e têm uma aparência suja (mesmo quando limpos), o que não ajuda em nada cidades como as brasileiras que possuem reais problemas na limpeza e conservação dos edifícios... Um prédio desses no centro financeiro de uma grande metrópole de primeiro mundo, como Paris ou Chicago, e em meio a prédios modernos, pode até formar um contraste interessante, mas no Brasil fica realmente parecendo apenas mais um prédio envelhecido e mal cuidado, e nenhuma teoria arquitetônica será capaz de mudar essa aparência que eles terão para as milhares de pessoas que com eles convivem, seja como usuários ou apenas como transeuntes...
Não sei ainda se sou a favor de uma arquitetura voltada 100% para o mercado, que construa neoclássicos e afins, mas uma arquitetura feita exclusivamente para arquitetos me parece um equívoco ainda maior, tendo em vista que não se trata apenas de arte ou ciência, mas de um item de utilidade pública (afinal, a aparência de uma cidade é propriedade de todos) sobre o qual a opinião das pessoas deve ser levada em consideração...
Existe um documentário sobre arquitetura brasileira do Walter Lima que aparece a Lina Bo Bardi (a arquiteta autora do projeto do Masp) falando o seguinte, que ela não tinha feito um projeto para ser "belo" (uma estética que buscasse a beleza pela forma e o ornamento simplesmente), até porque muitas pessoas desde aquela época já a questionavam sobre isso, mas como arquiteta modernista e politizada, ela tinha feito o projeto para funcionar como local público, e de fato o MASP hoje é um ponto de referência fortíssimo para a cidade como ponto de manifestações, por exemplo.
Eu particulamente penso que esta é a solução mais bela para uma cidade.
arnaldomanhani
February 19th, 2010, 08:28 PM
Médio.
vBulletin® v3.8.3, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.