View Full Version : Maringá - Inéditas e lindas imagens!

lion-40
October 7th, 2009, 12:01 AM
01
http://farm3.static.flickr.com/2209/3987592635_0b25c7db47_b.jpg
www.flickr.com - cidademaravilhosa2016

Quase 350.000 habitantes nesta cidade que é chamada de Cidade canção

02
http://farm3.static.flickr.com/2601/3987592387_37fd3b41f2_b.jpg

03
http://farm3.static.flickr.com/2503/3988349632_8e01d07be7_b.jpg

04
http://farm3.static.flickr.com/2538/3988350594_4d9fab4c35_o.jpg

05
http://farm4.static.flickr.com/3483/3987644867_d55d7a2acf_o.jpg

06
http://farm4.static.flickr.com/3535/3988352004_c882d056e3_o.jpg

07
http://farm3.static.flickr.com/2617/3987595029_046d3669e9_o.jpg

08
http://farm4.static.flickr.com/3471/3988351148_ec6d75f5d7_o.jpg

09
http://farm4.static.flickr.com/3152/3988348256_d71c1695c1_b.jpg

10
http://farm3.static.flickr.com/2209/3988347802_f7603eb1a3_b.jpg

11
http://farm3.static.flickr.com/2655/3988352852_6dc8e3598b_o.jpg

12
http://farm3.static.flickr.com/2588/3988350160_bc75cdbc7c_o.jpg

13
http://farm4.static.flickr.com/3602/3988350382_369f1c8122_o.jpg

santista10
October 7th, 2009, 12:37 AM
Primeríssimo mundo, Maringá é demais!

Castro_Mgá
October 7th, 2009, 01:10 AM
Cada vez eu me surpreendo mais com Maringá!! MARAVILHOSA!

Camilo_Costa
October 7th, 2009, 01:26 AM
:master: Como eu adoro essa cidade!!

Pé Vermelho
October 7th, 2009, 01:41 AM
Nossa! Muito legais as fotos. O passeio do aéreo do garoto rendeu! Na primeira foto dá para ver as obras do Catuaí (+ já estão bem + adiantadas atualmente). Na terceira dá para ver o contorno Norte.

Está caindo um dilúvio nesse momento em Maringá... :ohno: :ohno: :ohno:

tonyssa
October 7th, 2009, 01:46 AM
Mais uma linda e desenvolvida cidade do interior paranaense! :cheers:

Voni68
October 7th, 2009, 01:48 AM
impressionante a presença do verde nas ruas e avenidas!

MBBV84
October 7th, 2009, 03:33 AM
nossa que fotos hein!! na primeira foto lá no final aparece Sarandi!!!

essas fotos ficaram muito boas, faltou um pouco a zona sul!!

Dá para ver bem o relevo da cidade através das fotos!!!

Parabéns!!

Aririto
October 7th, 2009, 04:39 AM
Muito boas essas fotos, principalmente as 2 primeiras! :)

Marcus_CG
October 7th, 2009, 05:04 AM
Mto linda Maringá! Bastante verde tbm!!

Lucas Souza RF
October 7th, 2009, 05:11 AM
Tapetão verde!

JogadorDeSimCity
October 7th, 2009, 06:00 AM
Não me canso de ver imagens de Maringá.

Um dia volto a morar lá! Amo, amo, amo esta cidade. Povo bom e educado! :cheers:

Que saudade.

FelixMadero
October 7th, 2009, 07:42 AM
um espetáculo a parte da nossa Favelandia, digo, Brasil!

Doug_ata
October 7th, 2009, 08:42 AM
:eek2::eek2::eek2:Não tem nem o que dizer dessa cidade né...não importa quantas vezes eu olho, sempre fico impressionado!
Maringá é exemplo para todo o Brasil, parece primeiro mundo!!!
A quarta foto me matou de inveja, eu não consigo nem imaginar Araçatuba cheia de árvores assim:drool:
Parabéns a Maringá, e a você pelo thread!:okay:
:applause::applause::applause:

SH
October 7th, 2009, 02:28 PM
Um dos melhores sobre Maringá. Mostra a cidade toda, até as suas bordas, mostrando que a cidade não só em seu conjunto central é bonito. Mudar um pouco o foco sobre os prédios - há um constante reducionismo de toda uma cidade a eles - é sempre bem vindo.
Adorei especialmente a 7.

Cerrado
October 7th, 2009, 04:29 PM
Maringá é uma cidade fantástica, muito bonita, desenvolvida e bastante verde, além de ter um skyline de primeira.

mike_headbanger
October 7th, 2009, 07:28 PM
Oba, mais fotos para minha coleção de cidades mais bonitas do Brasil, e a cidade canção esta no topo da lista!

Ice Climber
October 7th, 2009, 07:46 PM
Linda Maringá. Toda verde e classe média.

Orgulho!

viniciusvix
October 7th, 2009, 08:58 PM
Até nas avenidas maiores tem muito verde... ah se o Brasil fosse todo assim...

diMonteiro
October 7th, 2009, 09:37 PM
Se todas fossem no Brasil iguais a você...

Vhb
October 7th, 2009, 10:18 PM
Nossaaaaaa, meu sonhoé ver as piscinas do Royal. Se não posso morar lá, pelo menos a piscina da cobertura eu vi. tesão demais.

http://farm4.static.flickr.com/3152/3988348256_d71c1695c1_b.jpg

Maringá é foda.

amsincero1
October 8th, 2009, 01:15 AM
Maringá é uma cidade fodástica :applause:

haznobe
October 8th, 2009, 01:22 AM
Uau!!
Perfeitaaaa!
De cima dá pra ter uma noção de como a cidade é bem planejada, arborizada... urbanismo nota 10!
Parabéns!

MBBV84
October 8th, 2009, 04:08 PM
a foto numero 7 tá parecendo a avenida paulista!
:)

Andrems
October 9th, 2009, 12:33 AM
puuuta q cidade massa velho......pirei!!!!!!
parece-me q esta cheia de obras.....tanto horizontais quanto verticais.......
cidades desenhada dessa forma muita me alegramm!!

Vhb
October 9th, 2009, 01:55 AM
^^ Tem mais de 100 predios em construção.

Grande Manaus
October 9th, 2009, 11:24 PM
Gostei de ver essas fotos de maringá ,ainda nao tinha visto muitas imagens como essas , me surpreendi ocm a densidade da cidade , grandes edficios e excelente urbanismo .

desatento
October 10th, 2009, 03:33 AM
Bela cidade. Aparenta ter mais de 350.000 habitantes. É uma das que mais aparecem aqui no fórum. As fotos estão muito boas.

Henrique Ans
October 10th, 2009, 08:59 PM
Maringá é linda!!
A cada thread fico mais surpreendido com a beleza e o desenvolvimento da cidade!!!

1° mundo mesmo, um show de cidade....

Bruno SP
October 11th, 2009, 07:07 AM
Linda demais!!!!!!! Simplesmente perfeita :eek2:
Todas as fotos excelentes :eek:

Vhb
October 13th, 2009, 10:05 PM

Cristian _
October 16th, 2009, 04:31 AM
Que exemplo. :drool:
Belo thread. :)

LR006<
October 17th, 2009, 05:24 AM
Cada vez mais as cidades do oeste paranaense me impressionam positivamente. Tem uma construtora de Palmas que está reformando e ampliando um shopping em Maringá, até onde eu sei, as obras estão na etapa final. Só não me lembro o nome do shopping, seria o Maringá Park?

MBBV84
October 17th, 2009, 08:15 AM
Cada vez mais as cidades do oeste paranaense me impressionam positivamente. Tem uma construtora de Palmas que está reformando e ampliando um shopping em Maringá, até onde eu sei, as obras estão na etapa final. Só não me lembro o nome do shopping, seria o Maringá Park?

exato, é do mesmo grupo que é dono de uma universidade dai que possui ensino a distancia, que saiu na veja esses dias, o dono é um colombiano..

eles estão ampliando e reformando o shopping, me parece que vai ficar bom, só que esse shopping só vai ir pra frente mesmo quando os donos indenizarem o antigo proprietário que vendeu o terreno a eles mas nao recebeu (na época era aspen park), caso contrário a população meio que boicota o shopping, por essas pessoas serem pioneiras na cidade...

e Maringá não fica no oeste do Paraná e sim no Norte/ Noroeste Paranaense!

Guiga,
October 27th, 2009, 11:12 PM
Belas Imagens!

renaancm02
October 28th, 2009, 07:06 PM
Maringá podia ser a capital do Paraná , eu prefiro ela do que Curitiba , mais agora imaginem da foto 13 , naquele " buracão" sem prédios onde agora é o novo centro , quase não da mais pra ver o willie davids! aubsaushauhsuahuhsauh
cada vez surpreende mais pessoas pelo Brasil , Maringá é inigualável , A melhor cidade do Brasil!

Parabéns pelo belo thread! :okay:

CF/PR
October 28th, 2009, 08:14 PM
Maringá podia ser a capital do Paraná , eu prefiro ela do que Curitiba , mais agora imaginem da foto 13 , naquele " buracão" sem prédios onde agora é o novo centro , quase não da mais pra ver o willie davids! aubsaushauhsuahuhsauh
cada vez surpreende mais pessoas pelo Brasil , Maringá é inigualável , A melhor cidade do Brasil!

Parabéns pelo belo thread! :okay:

wow, quanta paixão pela cidade! :lol:

DEBAREMBAR
October 28th, 2009, 08:37 PM
Linda, simplesmente linda !

LR006<
October 28th, 2009, 09:08 PM
exato, é do mesmo grupo que é dono de uma universidade dai que possui ensino a distancia, que saiu na veja esses dias, o dono é um colombiano..

eles estão ampliando e reformando o shopping, me parece que vai ficar bom, só que esse shopping só vai ir pra frente mesmo quando os donos indenizarem o antigo proprietário que vendeu o terreno a eles mas nao recebeu (na época era aspen park), caso contrário a população meio que boicota o shopping, por essas pessoas serem pioneiras na cidade...

e Maringá não fica no oeste do Paraná e sim no Norte/ Noroeste Paranaense!

Obrigado pelos esclarecimentos MBBV84! :okay:
Mas a EADCON que ele administra não é uma universidade, é só a receptora da universidade (UNITINS), a Unitins transmite as aulas via satélite e a EADCON é o espaço físico onde as aulas são transmitidas, mas aí é outro assunto! :lol:

xistracinho
October 28th, 2009, 11:29 PM
Quando nas outras cidades nas fotos aéreas vê-se o cinza das ruas, em Maringá vê-se o verde das árvores! Muito bonito. Bonito também é o "pulmão" na cidade, com um lago no meio. Fora as ruas/avenidas com canteiros centrais que também são belíssimas. :)

Na foto 3 é uma nova avenida que vai passar por ali?

Guajará
October 29th, 2009, 01:59 AM
Muito legal, a cidade parece superarborizada. bem simpática também.

Gui_p
November 8th, 2009, 07:37 PM

:eek2::eek2::eek2::eek2::eek2::eek2:

Cidade perfeita :drool:, não há pobreza :drool:. Como eu não vi isso antes

Isso que eu chamo de arborização, com certeza a cidade mais arborizada do país :yes:. Não é aquela falsa arborização de Curitiba.

Eu me orgulho de ter uma cidade tão bonita, desenvolvida e rica no meu estado.

MBBV84
November 8th, 2009, 08:04 PM
UMA fotinha do novo gramado do Willie Davids:

http://img5.imageshack.us/img5/5839/williedavids.jpg (http://img5.imageshack.us/i/williedavids.jpg/)

KASchramm
November 8th, 2009, 09:37 PM
Como eu adoro essas cidades grandes do norte paranaense.... São tão verdes, organizadas, bonitas... :cheers:

Fourier
November 8th, 2009, 10:23 PM
Bom, eu sou suspeito para falar de Maringá. Mais uma bela cidade projetada por esse engenheiro politécnico Jorge de Macedo Viera, e
bem nascida em 1947, com espaços verdes, belas alamedas e áreas públicas de sobra.

Assim como minha cidade Águas de São Pedro e a cidade de Cianorte também no Paraná, são as três cidades irmãs que nasceram da prancheta desse urbanista que ainda vai ser reconhecido como um dos maiores do país.

Maringá vive em meu coração também! Parabéns irmãzinha!!! Alias, irmanzona!!

Pode-se considerar um privilegiado, uma pessoa que reside em uma cidade como essa!

Doug_ata
November 9th, 2009, 12:31 AM

:eek2::eek2::eek2::eek2::eek2::eek2:

Cidade perfeita :drool:, não há pobreza :drool:. Como eu não vi isso antes

Isso que eu chamo de arborização, com certeza a cidade mais arborizada do país :yes:. Não é aquela falsa arborização de Curitiba.

Eu me orgulho de ter uma cidade tão bonita, desenvolvida e rica no meu estado.
Não há pobreza??:?

UMA fotinha do novo gramado do Willie Davids:

http://img5.imageshack.us/img5/5839/williedavids.jpg (http://img5.imageshack.us/i/williedavids.jpg/)
Nossa, que estádio lindo!!O de Araçatuba é horrivel!!:(

Gui_p
November 9th, 2009, 01:01 AM
Não há pobreza??:?

Não conheço Maringá, mas pobreza deve ter. Eu falei me baseando nas fotos, onde não vi pobreza.

Antes que falem "como vai ver pobreza em fotos aéreas?", eu já vi pobreza em fotos aéreas :yes:

Mas quantas vezes falam que uma cidade é perfeita, sendo que ela nunca é :|

Fourier
November 9th, 2009, 02:19 AM
Pessoal, vou colocar aqui um texto sobre a criação da cidade de Maringá. Acho interessante sabermos que Jorge de Macedo Vieira projetou Maringá sem nunca ter ido visitar o sítio. A partir do mapa topográfico ele fez todo o plano de ruas...

Desculpem o texto um pouco longo, mas ajuda a explicar Maringá.

PARTE 1

Companhia Terras Norte do Paraná e a cidade nova de Maringá

A política de implantação de cidades novas e rediscussão da cidade antiga acabou por culminar a escrita de um século onde predominou o processo de “suburbanização” – criação de subúrbios. Também alguns dos conceitos de cidades satélites, aos moldes do apregoado por Howard em seu livro Garden Cities.... foram aplicados e acabaram por se incorporar à política oficial de planejamento regional dos governos. A implantação das “new towns” inglesas, a partir de meados dos anos de 1940, nos sustenta nessa colocação. A partir da elaboração do Great London Plan (1944) de Patrick Abercrowbie as novas cidades inglesas acabariam por incorporar vários dos conceitos da “cidade-jardim”, como a tentativa de gerar comunidades auto-sustentáveis. Novamente os preceitos de Ebenezer Howard (criador do conceito original de town-country, que derivou para garden-city en GArden Cities fo To-morrow, em 1901) não foram atingidos em sua totalidade. Não só em países europeus ou Estados Unidos mas, também, em nações em vias de desenvolvimento industrial, como o Brasil e a Índia, e nas que necessitavam ocupar suas terras e garantir a segurança do território e do próprio estado, como a União Soviética, a implantação da política de novas cidades se faz presente.

No que tange ao desenho urbano, tais cidades sofrem forte influência da solução “garden-city” e do modelo “city beautiful” norte americano, além de outros como da “ciudad linear” de Arturo Soria y Mata;. Nessa lógica expansão das fronteiras do capitalismo, o governo inglês via com bons olhos os investimentos em países do Cone Sul do Continente Americano.

No Brasil, a política getulista da modernização e estruturação econômica nacional se refletia na ocupação de territórios novos. Steinke (2002) coloca que “Nesse contexto, o nacional desenvolvimentismo trazia preceitos de modernização e ocupação do território, onde o papel da criação de cidades foi muito importante. O número de implantação de cidades planejadas foi fecundo neste período, onde a ferrovia exercia um papel fundamental na expansão dessa ocupação, pois era através dela que se estabelecia um elo de ligação com as demais cidades e por onde, principalmente, se garantia a venda de terras e a ocupação do solo. Foi a partir do seu traçado que se deu a fundação destas cidades novas...... ”. O chamado Norte do Paraná tornou-se campo fértil para a implantação dessa cidades novas.

A Companhia de Terras do Norte do Paraná – CTNP, nasceu no bojo dos investimentos oriundos do capital inglês na década de 1920, e compunha esse corpo de expansão do capital inglês em território brasileiro. A companhia originou-se da necessidade de exploração das férteis terras da região pertencentes, então, ao fazendeiro Antonio Barbosa Ferraz Junior:“ Para escoar a volumosa safra de um milhão de pés de café até o porto de Santos, percebeu a necessidade de construir uma sociedade com outros fazendeiros já instalados na região e, em 1920, conseguiram do governo estadual a exploração de uma estrada de ferro por 70 anos. Esta, a partir de uma conexão com a Sorocabana, em Ourinhos, e passando pela ex-colônia de Jataí, atingiria a margem esquerda do rio Paraná, fronteira com o Paraguai. A estrada de ferro foi denominada São Paulo-Paraná e visava inicialmente ligar Ourinhos a Cambará, num percurso de 29 quilômetros ” .

Em 1923, junto com a denominada Missão Montagu, chefiada pelo Lord Montagu, chega ao país Simon Frazer, conhecido como Lord Lovat, então representante da Sudan Plantation em busca de novas áreas de expansão capitalista para a empresa.:“ Após haver conhecido o padrão das terras paulistas, Lord Lovat chega ao norte do Paraná acompanhado de Willie Davids, prefeito de Jacarezinho e do DR. Gastão de Mesquita Filho, em janeiro de 1924. Esse expôs a idéia do aproveitamento da ferrovia São Paulo – Paraná como linha mestra do plano de colonização do norte do Paraná, com fertilíssimas terras. Estas poderiam ser adquiridas do governo paranaense a preços baixos pelos ingleses, devido à inexistência de transporte na região.

Pela conjuntura mundial da época, sobravam capitais à Inglaterra. Como prolongamento da estrada de ferro Ourinhos-Cambará, estaria garantindo o escoamento doa produção dessa região, além de valorizar muito a área ”Devido aos módicos preços, os ingleses adquiriram, entre 1924 e 1927, mais de 500 mil alqueires de terras, sendo as aquisições capitaneadas pelo advogado Dr. Antonio de Moraes Barros. Formou-se a empresa Paraná Plantation Limited, com sede em Londres, e no Brasil, em 24/09/1925, foi criada sua extensão: a Companhia de Terras do Norte do Paraná que, em 1928, adquire o controle acionário da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná e inicia o processo de colonização do norte paranaense após o fracasso do capital inglês em explorar o cultivo do algodão no interior do estado de São Paulo (Cioffi, 1995).

O sistema de colonização e desenvolvimento dos agentes econômicos levados a cabo pela empresa eram comandadas por Arthur Thomas e se calcavam nos princípios do estabelecimento de propriedades ao longo da via férrea, com a previsão de vilas denominadas “patrimônios” num espaço de dez milhas, onde o agricultor poderia deixar seu produto (Cioffi, 1995 e Steinke, 2002). As maiores aglomerações urbanas deveriam, numa influência das idéias urbanismo inglês, serem planejadas de modo a conter os “green belts” - os cinturões-verdes, necessários ao abastecimento de hortifrutigranjeiros a essas mesmas comunidades, retratando o princípio de auto sustentação das comunidades.

No entanto, essa não foi a única influência urbana. Steinke (2002) nos esclarece que “com forte caráter linear num primeiro momento, a ocupação do território lembra, nessa linearidade, colocada através das ferrovias, as propostas das cidades lineares, difundidas por Soria Y Mata. Contudo, acabou por se configurar numa rede de cidades......O que se percebe hoje, ao observar a região, é uma verdadeira constelação de cidades ”. Com o domínio das vias de escoamento e com as áreas rurais seguindo a lógica do planejamento de Arthur Thomas, estava assegurado a geração de capital e a lucratividade dos empreendedores. A cidade de Londrina é fundada a essa época, sendo a primeira de uma série.

Toda a propaganda que envolveu o processo de colonização das terras resultou na venda de 400 mil alqueires até 1953, subdivididos em 26 mil propriedades agrícolas, possuindo em média 15 alqueires cada e abrigando em média quatro famílias, onde predominavam os colonos paulistas, mineiros e estrangeiros entre os quais japoneses, italianos e poloneses (Cioffi, 1995). A não possibilidade de aquisição de mais áreas devolutas pela Companhia junto ao governo paranaense fez a mesma concentrar esforços em um segundo estágio, não só ligado ao processo de desbravamento, mas também expandindo as atividades no fornecimentos de insumos e infraestrutura para as cidades novas.

Fourier
November 9th, 2009, 02:24 AM
PARTE 2

Em 1943, com o refluxo do capital inglês, e a campanha para a nacionalização das empresas estrangeiras, leva a Companhia Terras do Norte do Paraná, a passar todas suas ações um grupo de brasileiros (Cioffi, 1995) coloca que “Em 1943, o Governo Getúlio Vargas autorizou a negociação com a condição do grupo entregar ao poder público a estrada de ferro. Mesmo com prejuízo ao grupo, a totalidade das ações da Companhia Terras Norte do Paraná foi adquirida por Arthur Bernardes Filho, Irmão Soares de Sampaio, Gastão de Mesquita Filho e Gastão Vidigal, que conseguiu compor a sociedade que suportou vultuosa e dificílima negociação” . No entanto o nome manteve-se como Companhia Terras Norte do Paraná. A nominação da empresa só se alteraria em 1951 quando surgiu a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná - CNNP, resultado de uma fusão entre a Cia Terras do Norte do Paraná e Cia Melhoramentos, essa última, ligada à atividade da exploração da madeira em todas suas vertentes. Cioffi (1995) volta a nos colocar que “nesse contexto, ela incorporou uma outra pequena empresa que existia em Maringá, que se propunha a construir nos lotes urbanos, para facilitar a venda dos mesmos e a vida de recém-chegado na cidade. E essa outra empresa tinha cerâmica, serraria, com objetivos de construção e se chamava Companhia Melhoramentos. Quando a companhia de Terras Norte do Paraná absorveu essa outra empresa, resolveu mudar para COMPANHIA MELHORAMENTOS NORTE DO PARANÁ” .
Tal fato instigou-nos em uma investigação, já que em outros estudos consta que o projeto de Maringá foi encomendado a Macedo Vieira pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Após busca exaustiva de informações, a maioria contraditória, uma, no entanto chamou a atenção e foi encontrada no acesso ao sítio eletrônico da própria prefeitura de Maringá, em sua interface relativa ao histórico da cidade: Relativo ao ano de 1947, destacamos o trecho a seguir:

“A 1ª data vendida pela Cia após a abertura de vendas, comprador foi o Sr. Zilbo da Silva (data nº 01, quadra 09, zona 01, conforme recibo fornecido pela CTNP, nº 0001, passado no dia 06/05/47 no valor de Cr$ 20.000,00.”

Portanto em 1945 a Companhia Terras do Norte do Paraná - já de capital nacional, mas ainda mantendo no nome “Terras”-, encomendou o trabalho de elaboração de uma cidade inteira ao Escritório Técnico Jorge de Macedo Vieira, em território virgem onde predominava a vegetação nativa e fugazmente habitada por grupos indígenas nômades. Nessa área virgem seria implantada a cidade nova que se denominaria de Maringá. Em 1947 deu-se início sua construção.

Na brochura sobre Jorge de Macedo Vieira, elaborada para IV Bienal Internacional de Arquitetura(1999), encontramos que“Maringá se caracteriza por um traçado diferenciado dessas demais cidades, onde o desenho partindo da ‘tabua rasa” é comum. Suas ruas ajustam-se à topografia do sítio onde as áreas residências buscam recuperar a idéia de unidade de vizinhança, num desenho tipicamente pinturesco. Já ainda uma valorização das áreas verdes, sobressaindo-se os parques, jardins e praças, bem como “park ways” . Nesse projeto Macedo Vieira reflete, além da influência “garden-city”, exemplificada nos parques públicos, o modelo “city beautiful”: no uso das avenidas amplas interligando essas áreas - funcionando como “park ways”-, na adoção do “civic center” e na centralidade dos edifícios públicos, além da adoção de “carrefours”, arquetípicas de Hénard e do “beaux arts” francês.

Macedo Vieira, no entanto, jamais visitou o sítio e se servindo de uma planta topográfica de Cássio Vidigal, elaborou os estudos metro a metro, seguindo as características de topografia do terreno, que se apresentava com suaves declividades (Cioffi, 1995). A resultante foi uma planta com características nitidamente modernas, onde o traçado geométrico foi articulado de modo conciso, reservando generosas áreas aos parques públicos e, aos moldes do que vigorava na cultura urbanística da época, compartimentando de modo rigoroso o zoneamento da cidade. Suas áreas foram divididas em:

a) Núcleos comerciais: Centros de comércios concentrados;
b) Zona Residencial Popular: Destinada a pessoas de baixa renda;
c) Zona comercial: próximas ao Centro Cívico, reservada às atividades de prestação de serviços á população local;
d) Zona Industrial: destinada ao fomento da implantação de empresas interessadas em produzir na região;
e) Armazéns: áreas de estocagem e guarda de produtos agrícolas;
f) Zona Residencial Principal: Lotes mais generosos destinados às classes média, média alta e alta;
g) Zona Residencial Operária: destinada às classes trabalhadoras nas indústrias e comércio ;
h) Edifícios Públicos: concentrados nas área do centro cívico e;
i) Estação Ferroviária. Na área central, com fácil acesso também por avenidas.

A articulação entre a ferrovia, centro nevrálgico do local, cortando toda a linha da cidade; as áreas industriais e comerciais; o grande percentual destinado para áreas, aliados ao formato moderno, agradaram os empreendedores, pois além da beleza estética a funcionalidade se mostrava plena. Sobre Maringá, Macedo Vieira descreve que “ Pretendi projetar uma cidade moderna, uma cidade em que o traçado das ruas não obedeça o xadrez, que os portugueses ensinaram aqui, nos deixaram aqui na colônia, consegui um processo melhor que é o de acompanhar o terreno o mais possível, e a cidade já pré-traçada, num zoneamento estudado, com seus parques, seus lugares de lazer, e seus verdes tão característicos, parece que consegui, né? ” . Macedo Vieira reserva especial destaque ás avenidas, inserindo, nas largas vias, um canteiro central para o plantio de paineiras, palmeiras, ipês, acácias, flamboyants, quaresmeiras e outras, que acabaram por dar especial beleza ao arruamento.

Maringá foi projetada para acolher 200 mil habitantes, e a previsão de grandes porções de áreas verdes elevou a qualidade de vida dos seus habitantes. As principais áreas verdes projetadas por Macedo Vieira são:

a) Horto Florestal com 17,5 alqueires, destinado para o cultivo de mudas para as avenidas e praças da cidade;
b) Parque do Ingá, com 19,5 alqueires, que abrigaria o jardim zoológico, jardim japonês e alamedas para contemplação e ócio e;
c) Bosque Dois: área de 25 alqueires, denominado depois de “Tupinanbá” , abriga remanescentes da vegetação original de Maringá.

A área central que abriga o Centro Cívico, numa típica configuração do town planning norte-americano, contém repartições públicas, agências bancárias, estações rodoviária e ferroviária, reunidas de modo a perfazer uma unidade central com fácil escoamento pela avenida principal, Avenida Brasil, que corta todo o município. A Brochura sobre Jorge de Macedo Vieira, em sua página de nº 27 traduz as plantas desenvolvidas por Macedo Vieira para as cidades de colonização:

“ Se observarmos as plantas das Cidades de Maringá – assim como a de Cianorte – nos damos conta que suas áreas centrais são concebidas de modo clássico, sempre articulando, a partir de um eixo principal, a estação ferroviária com o centro cívico propriamente, junto ao qual vão se implantar os edifícios administrativos. Por outro lado, nesses projetos de Vieira, apesar de se levar em conta a movimentação do relevo, o traçado das ruas é feito conforme um desenho acentuadamente geométrico, que faz a concordância entre retas e curvas. “

Observam-se grandes áreas destinadas ao verde também nesse setor central, onde se divisa o resultado da compartimentalização rígida das quadras, com espaços definidos e diferenciados entre zona comercial, residencial, edifícios públicos e parques. A edificação que mais se destaca na parte central da cidade é a Catedral Nossa Senhora da Glória, que atinge 124 metros de altura em seu topo. Numa síntese, Jorge de Macedo Vieira mescla soluções urbanas, onde nesse traçado geométrico predomina a escola do town planning norte americano. Notamos que Macedo Vieira entendia a visão dos empreendedores - as cidades novas deveriam compatibilizar recursos e produção de forma otimizada e possibilitando torna-la um pólo comercial regional -, e buscava apresentar, junto aos mesmos, projetos que se pautassem pela viabilidade econômica, sem o detrimento da qualidade do desenho urbano e harmonia de uso dos espaços entre quadras comerciais, residências, parques, praças e ruas .

Bom, por aqui dá para se ter uma idéia do esmero do projeto de Macedo Vieira para Maringá!

Valeu pessoal!

junioreng
November 9th, 2009, 02:31 AM
Eim poderia por umas fotinhos do novo centro :] . Ele deve ta tão lindo .

Sr. Gatti
November 9th, 2009, 03:30 AM
Interessante a cidade de Maringá, bem bonita
belas fotos
Parabéns pelo Thread!!!!

Gui_p
November 15th, 2009, 04:47 PM
Alguém sabe quantas árvores existem em Maringá ?

Fourier
November 15th, 2009, 06:18 PM
Alguém sabe quantas árvores existem em Maringá ?

Caro GUI Piraí do Sul-PR, tudo bom?

Acredito que esteja na casa de alguns milhões de exemplares, pois veja bem: Águas de São Pedro, também projeto de Macedo Vieira, que tem uma área de 3,6 km2, bem menor que a área de Maringá, abriga, segundo a Secretaria Municipal de Meio-ambiente, mais de 1 milhão de exemplares em seus bosques e praças, acredito que em Maringá, sejam alguns vários milhões. Em todo o caso, acredito que o pessoal da UEM teria essa informação.

Abraços!

Valter
November 15th, 2009, 09:01 PM
Valeu pelo texto Fourier :okay:

Gui_p
November 16th, 2009, 02:04 AM
Caro GUI Piraí do Sul-PR, tudo bom?

Acredito que esteja na casa de alguns milhões de exemplares, pois veja bem: Águas de São Pedro, também projeto de Macedo Vieira, que tem uma área de 3,6 km2, bem menor que a área de Maringá, abriga, segundo a Secretaria Municipal de Meio-ambiente, mais de 1 milhão de exemplares em seus bosques e praças, acredito que em Maringá, sejam alguns vários milhões. Em todo o caso, acredito que o pessoal da UEM teria essa informação.

Abraços!

Obrigado pela resposta, você é muito gentil.

A arborização de Maringá é um exemplo a ser seguido no país.

Acho que dentre as grandes cidades, Maringá é disparada a melhor arborizada.

Fourier
November 16th, 2009, 02:26 AM
Obrigado pela resposta, você é muito gentil.

A arborização de Maringá é um exemplo a ser seguido no país.

Acho que dentre as grandes cidades, Maringá é disparada a melhor arborizada.

Com toda a certeza! Outra que é muito arborizada e o pessoal não fala muito por aqui, é Cianorte (também projeto de Macedo Vieira). Cianorte previa até um green belt (anel verde) em volta da cidade. Parte dele eu sei que existe.

Mas é difícil ver foto de Cianorte por aqui! Me parece que temos poucos foristas de lá...infelizmente.

Abração!

Gui_p
November 16th, 2009, 02:37 AM
^^ Eu não conheço Cianorte, mas deve ser como Umuarama, Campo Mourão e muitas cidades da região norte do PR muito bem arborizadas.

Aqui no PR há muitas diferenças entre as regiões. A região de Ponta Grossa (onde está a minha cidade) e Curitiba contam com cidades pouco arborizadas. Curitiba mesmo, a arborização não chega nem 20% do que é em Maringá (pelo menos no que eu vejo).

Thina
November 16th, 2009, 02:44 AM
É uma das cidades que mais gosto. Curitiba, Maringá, Cascavel, Londrina ... As fotos 02 e 03 estão maravilhosas.

Fourier
November 16th, 2009, 02:50 AM
^^ Eu não conheço Cianorte, mas deve ser como Umuarama, Campo Mourão e muitas cidades da região norte do PR muito bem arborizadas.

Aqui no PR há muitas diferenças entre as regiões. A região de Ponta Grossa (onde está a minha cidade) e Curitiba contam com cidades pouco arborizadas. Curitiba mesmo, a arborização não chega nem 20% do que é em Maringá (pelo menos no que eu vejo).

GUI Piraí do Sul-PR, eu encontrei uma foto de Cianorte..

Olha só.... da para se ver parte dos bosques denominados green belts pelos ingleses... eles foram pensados por Ebenezer Howard para conter o crescimento das, denominadas, "garden-cities" inglesas. Na medida em que a cidade chegase à fronteira dos green belts, outra cidade deveria ser construída...bem criativos, esses ingleses...rsrsr.. Percebe-se que a criação das cidades de colonização do Norte e Oeste do Paraná tiveram forte influência inglesa: Taí Cianorte!

http://img121.imageshack.us/img121/5961/cianorte1.jpg
Fonte:www.imageshack.com Foto: não sei de quem é a foto...

Muito arborizada! Deve ser bem linda também!

Abração!

Gui_p
November 16th, 2009, 03:01 AM
^^:drool::drool::drool:

Meu Deus, uma "mini Maringá".

Ah como é lindo o interior do Paraná :| :D

Fourier
November 16th, 2009, 03:19 AM
^^:drool::drool::drool:

Meu Deus, uma "mini Maringá".

Ah como é lindo o interior do Paraná :| :D

Certamente!!

Abraços!

Vhb
November 16th, 2009, 10:53 PM

Sr. Mauá
November 17th, 2009, 12:58 PM
:master:

Bela Maringá !!
A minha cidade preferida do Paraná!

Clandestina
December 3rd, 2009, 04:55 PM
tenho impressão que Maringá é muito clara e quente não?

MBBV84
December 3rd, 2009, 06:28 PM
tenho impressão que Maringá é muito clara e quente não?

clara? como assim? ehehehehe, num intendi q q ela falou

quanto a temperatura, realmente no Paraná ela possui uma das maiores médias anuais. (aliás ela fica entre o norte/noroeste do Paraná, as regiões mais quente do estado).
agora se comparado ao resto do Brasil ela não deixa de ser uma cidade mais fria principalmente no inverno, onde a temperatura mínima fica entre 0 e 5 graus...

MagnumCaruaru
December 3rd, 2009, 10:08 PM
:master::master::master::master::master::master::master::master:

Clandestina
December 4th, 2009, 11:42 PM
MBBV84 lol eu quis dizer que parece ser muito iluminada pelo sol, com poucos dias nublados hehe. Qual seria temperatura média dos dias quentes? E o inverno é frio assim mesmo?

edukirsch
December 5th, 2009, 05:23 PM
Quanto verde!

Tenho muitos amigos aí... linda cidade, sensacional a arborização.

Existe algum estímulo da Prefeitura aos habitantes da cidade, a fim de preservar e plantar tantas árvores ou é a cultura do povo mesmo?

Fiquei impressionado!

MBBV84
December 5th, 2009, 09:23 PM
Clima

O clima é subtropical temperado (chuvas bem distribuídas), onde a temperatura média do mês mais frio é inferior a 14° C e temperaturas médias anuais em torno de 20°C.

Por estar situada no Hemisfério Sul, no ponto de afunilamento do extremo sul brasileiro e cortada pela linha do Trópico de Capricórnio, a região de Maringá sofre influência de vários fatores macro-climáticos que originam: migração das massas de ar da zona atlântica, equatorial, tropical e depressão baixa nos meses de verão.

No inverno as infiltrações de massa de ar frio da frente polar é comum, as geadas ocorrem de duas a três vezes por ano, nessa epóca do ano os termômetros podem chegar perto dos -5°C (Celsius negativos). A cidade é marcada pela geada negra que dizimou a agricultura em 1975.

Temperatura mínima registrada: -4,7°C (1975)
Temperatura máxima registrada: 41,2°C (1985)

Médias de temperaturas mensais e de precipitações de acordo com o "The Weather Channel."
Médias de temperatura para Maringá
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano
Média máxima °C 24.0 24.0 23.0 22.0 22.0 16.0 17.0 18.0 20.0 22.0 21.0 23.0 20,6
Média mínima °C 16.0 16.0 15.0 12.0 9.0 7.0 7.0 8.0 10.0 12.0 13.0 15.0 11,0
Precipitação (mm) 152.0 137.0 112.0 97.0 89.0 76.0 48.0 38.0 76.0 124.0 91.0 155.0 1 195,0
Fonte: [9] 07 de Novembro de 2009.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maring%C3%A1

eu acho que esses dados se referem ao ano passado (2008).

marcovsk
December 5th, 2009, 11:01 PM
Quanto verde!

Tenho muitos amigos aí... linda cidade, sensacional a arborização.

Existe algum estímulo da Prefeitura aos habitantes da cidade, a fim de preservar e plantar tantas árvores ou é a cultura do povo mesmo?

Fiquei impressionado!

Isso vem de tempos, mas ultimamente a cidade anda perdendo bem mais árvores do que ganhando.. infelizmente.

Fourier
December 5th, 2009, 11:13 PM
Isso vem de tempos, mas ultimamente a cidade anda perdendo bem mais árvores do que ganhando.. infelizmente.

Como assim, Marcos?

Conte para a gente o que andam aprontando nesse patrimônio urbano. Como dizia o glorioso Alborghetti: Pau Neles!!!:lol:

Se abusarem de descaracterizar essa jóia eu prometo que saio daqui e vou até aí, só para engrossar o caldo dos protestos!!

Não deixa não!!

Abração!

marcovsk
December 6th, 2009, 11:17 PM
Como assim, Marcos?

Conte para a gente o que andam aprontando nesse patrimônio urbano. Como dizia o glorioso Alborghetti: Pau Neles!!!:lol:

Se abusarem de descaracterizar essa jóia eu prometo que saio daqui e vou até aí, só para engrossar o caldo dos protestos!!

Não deixa não!!

Abração!

É MARCO VEIO, MARCO! aeiojeaojiejaoi

Mas assim, a cidade tem perdido muitas árvores nestes temporais de ultimamente, cada chuvinha que dá só tem notícias "100 árvores caíram na cidade" etc. Se fosse só isso estava bom. Mas ultimamente várias árvores estão sendo arrancadas de frente de estabelecimentos comerciais com a falsa argumentação de que estariam "velhas". Dizem que a empresa que faz os cortes da arborização da cidade tem ligação com o prefeito, ou seja, conseguem autorização da autoridade ambiental da cidade mais facilmente, o resto todo mundo já sabe do que se trata.

Acho bem triste, já que não existe um programa de "reflorestamento" da cidade. Aqui na frente de casa mesmo, não existe nenhuma árvore mais.. triste!

Fourier
December 7th, 2009, 06:04 PM
É MARCO VEIO, MARCO! aeiojeaojiejaoi
....

Marcoooooo!!!!!!!

:lol:

É a minha idade, já tô quase caducando, problema de "junta"....:lol:

O pessoal precisa fazer urgent um programa de replantio e arborização. Colocar árvores urbanas adequadas. Maringá tem que manter o conforto ambiental urbano e a vegetação urbana que tanto a caracteriza.

Mas esse negócio de "política", infelizmente, é uma coisa séria..:ohno:

Pau neles!!:banana:

Abração