View Full Version : (BA) Salvador | Horto Florestal | Mansão Top Hill Horto Florestal
Cerrado October 10th, 2009, 02:13 AM Apartamentos de 205m2, 208m2 , unidades double com 240m2 e coberturas com 270m2 no melhor terreno do Horto. Apartamentos Tipo com 3 varandas.
http://img35.imageshack.us/img35/597/002200.jpg
http://img35.imageshack.us/img35/5774/0330g.jpg
DESCRIÇAO DO PRODUTO;
-Empreendimento de alto padrão,no melhor terreno da Av. Waldemar Falcao,com vista para o mar.
-Projeto de Cassio Santana
-Dois Apartamentos por Andar
-Apartamentos Tipo 1 (1° ao 12°) - 208,06m²: 4 suites, 3 varandas e 4 vagas de garagem.
-Apartamentos Tipo 2 (13° ao 19°) - 205,06m²: 4 suites, 3 varandas e 4 vagas de garagem.
-Coberturas Double (20°) - 270m²: 4 suites, 3 varandas, piscina,pé-direito duplo com 6m e 4 vagas de garagem.
-Apartamentos Double (21° ao 24°) - 240m²: 4 suites, 3 varandas, pé-direito duplo e 4 vagas de garagem.
-Varandao de 37m²
-Fachadas Revestidas em NGK
-7 vagas para visitantes
-Coleta seletiva de Lixo
-Captaçao de Agua de chuva para utilizaçao de irrigaçao
SERVIÇOS, LAZER E SEGURANÇA PERFEITAMENTE INTEGRADOS AO SEU DIA A DIA.
Infra-estrutura Completa:
-Área verde com coqueiros
-Espaço Zen com espelho d'agua
-Lobby
-Espaço Leitura
-Ofurô
-2 Espaços Gourmet
-Terraço gourmet
-Sauna
-Deck de apoio ao restaurante/café
-Fitness
-Sun deck
-Piscina com raia
-Deck molhado
-Piscina infantil com deck
-Deck de apoio à piscina
-Quadra de Tenis Oficial
-Campo Gramado de Futebol
-Quadra de Squash
-Pista de Cooper
-Play Dog
-Tirolesa
-Paredao de Escalada
FlicK October 10th, 2009, 02:14 AM Para que fazer algo harmônico e com unidade se podemos fazer coisas bizarras como essas? :|
Cerrado October 10th, 2009, 02:16 AM Bonitos e com boa altura, além de uma ótima estrutura.
Bruno BHZ October 10th, 2009, 02:19 AM Que feios, parecem 2 robôs.
conquistense October 10th, 2009, 02:32 AM rapaz, belo empreendimento... Gostei, e achei inovador.
CHRM_Rec October 10th, 2009, 02:32 AM muito, muito feio...
Mas a planta tá interessante, e a varanda...Minha nossa! :O
Farol da Barra October 10th, 2009, 02:33 AM ^^^^
Essa parte de cima criou uma desarmonia com o resto da estrutura!
Eles deveriam fazer tudo uma coisa só,acompanhando o modelo de baixo!
Ficou estranho...deselegante!
CARIOCAemSSA October 10th, 2009, 02:37 AM Eu até gostei. Eu imaginava que a andré guimarães lançaria algo muito pior...
PedroLacerda October 10th, 2009, 02:49 AM Para que fazer algo harmônico e com unidade se podemos fazer coisas bizarras como essas? :|
2....
LFP Madruga October 10th, 2009, 02:58 AM Que alívio, quando soube que a André Guimarães iria construir um prédio no Horto fiquei com medo do que viria, mas apesar desse ai não ser lindo, eu gostei, só o fundo que ficou um pouco estranho.
dcardoso October 10th, 2009, 03:01 AM Diferente e ousado
gostei..
esperava algo pior pra André Guimarães
Inconfidente October 10th, 2009, 03:02 AM Criminoso! :puke:
Farol da Barra October 10th, 2009, 03:02 AM Luis Fernando Porciúncula Madruga, porque não colocaste a quantidade de andares em cada empreendimento hein?:D Seria interessante. Esta aí a minha sugestão!:)
Espero que não tenha se aborrecido com o Porciúncula:lol:
PedroNAT October 10th, 2009, 03:02 AM Para que fazer algo harmônico e com unidade se podemos fazer coisas bizarras como essas? :|
3:ohno:
FlicK October 10th, 2009, 03:03 AM muito, muito feio...
Mas a planta tá interessante, e a varanda...Minha nossa! :O
Desculpe, mas essa planta tá longe de ser "boa". Desproporcional, negando a orientação solar, com um arranjo interno medíocre e sanitários importantes sem ventilação...
dcardoso October 10th, 2009, 03:07 AM ^^
Não entendi em que vc se baseou para falar em orientação solar...
:bash:
FlicK October 10th, 2009, 03:18 AM ^^ Planta-tipo.
LFP Madruga October 10th, 2009, 03:19 AM Luis Fernando Porciúncula Madruga, porque não colocaste a quantidade de andares em cada empreendimento hein?:D Seria interessante. Esta aí a minha sugestão!:)
Espero que não tenha se aborrecido com o Porciúncula:lol:
:lol: LFP não tem, nada a ver com meu nome, é só um apelido!
Que preguiça, colocar os andares de todos os prédios, mas como são ordens do Imperador Farol, eu vou tentar.
calmon.neto October 10th, 2009, 03:22 AM Diferente e ousado
gostei..
esperava algo pior pra André Guimarães
(2) nao achei tao ruim, vindo da andre guimaraes...
Fábio_Souza October 10th, 2009, 03:23 AM Por ser da André Guimarães, ter que considerar isso uma beleza.
tonyssa October 10th, 2009, 03:29 AM Gente, as pessoas tem o direito de achar o projeto feio, exótico, cafona, bonito etc..., faz parte do show! :D
Eu, como leigo, achei o projeto aceitável. Boa altura(30 andares cada), não possui cores berrantes e possui uma planta boa, provelmente serão voltados para o nascente, como 90% dos lançamentos de luxo em SSA.
Vai ser mais um para suscitar polêmicas e discussões intermináveis!!:lol:
Cerrado October 10th, 2009, 03:33 AM ^^
Rapaz o Horto está ficando com um skyline poderoso!
tonyssa October 10th, 2009, 03:36 AM ^^
Já tem. Com essas torres, mais as 06 do Villagio Panambi, a torre de 30 andares da MD, vai ficar melhor ainda.:cheers:
ramossa October 10th, 2009, 03:56 AM Gente, as pessoas tem o direito de achar o projeto feio, exótico, cafona, bonito etc..., faz parte do show! :D
Eu, como leigo, achei o projeto aceitável. Boa altura(30 ndares cada), não possui cores berrantes e com uma planta boa, provelmente serão voltados para o nascente, como 90% dos lançamentos de luxo em SSA.
Vai ser mais um´para suscitar discussões intermináveis!!:lol:
^^ Só espero que os "carinhas críticos de plantão" mantenham o nível do thread...
Achei o projeto interessante... ao ponto até mesmo de gostar bastante... Amei a planta!!! principalmente as varandas...:banana::banana::banana:
A André Guimarães me surpreendeu positivamente dessa vez...:)
CARIOCAemSSA October 10th, 2009, 03:59 AM ^^ Planta-tipo.
Eu moro em SSA e não sei qual a orientação das torres em relação ao norte, sul, leste, oeste, sol, ventos predominantes etc., como você poderia saber algo assim? Mistério...
A julgar pelo que conheço do bairro, a fachada principal está voltada para o nascente e a fachada traseira para o poente (o ideal)... Então acho que você está falando besteira!
FlicK October 10th, 2009, 04:01 AM ^^ Se o "Planta-tipo" não foi suficiente para ti, poderia então usar uma bola de cristal para saber que se o prédio é simétrico e se há planta tipo, pelo menos um dos apartamentos de cada andar terá orientação inadequada. Ou seja, simetria rígida não leva em consideração fatores como a orientação solar. :poke:
Mais didático impossível. :D
CARIOCAemSSA October 10th, 2009, 04:03 AM ^^
A questão é que o prédio só tem dois apartamentos por andar e ambos voltados para o mesmo lado. Então esse argumento do "planta tipo" não se aplica.
Se esse fosse um prédio em forma de "h" aí eu aceitaria essa sua resposta.
tonyssa October 10th, 2009, 04:03 AM :runaway:
:lol:
FlicK October 10th, 2009, 04:07 AM ^^
A questão é que o prédio só tem dois apartamentos por andar e ambos voltados para o mesmo lado. Então esse argumento do "planta tipo" não se aplica.
Se esse fosse um prédio em forma de "h" aí eu aceitaria essa sua resposta.
A simetria funciona como um espelho. O que está de um lado, está em posição trocada do outro. se os dois são, digamos, voltados pro leste, tal como disseram, uma das laterais é voltada pro norte e outra por sul.
Repetindo, a simetria dificulta levarmos em consideração a orientação solar.
CARIOCAemSSA October 10th, 2009, 04:11 AM ^^
Eu dispenso essa sua explicação do que seja simetria. O que você não entendeu é que os ambientes de ambos os apartamentos estarão voltados para uma mesma direção...
No mais, eu diria que um percentual significativo dos projetos brasileiros são simétricos, não sendo isso algo exclusivo de Salvador, cidade A ou B. Agora, o fato de um empreendimento ser simétrico não quer dizer que ele não esteja bem orientado em relação ao sol etc.
Farol da Barra October 10th, 2009, 04:12 AM :lol: LFP não tem, nada a ver com meu nome, é só um apelido!
Que preguiça, colocar os andares de todos os prédios, mas como são ordens do Imperador Farol, eu vou tentar.
Acho que é a primeira vez que vejo apelido com siglas:lol:.Serias tú uma multinacional em pessoa?:D
Te amo por fazer esse favor:banana::lol::lol:
FlicK October 10th, 2009, 04:20 AM ^^
Eu dispenso essa sua explicação do que seja simetria. O que você não entendeu é que os ambientes de ambos os apartamentos estarão voltados para uma mesma direção...
No mais, eu diria que um percentual significativo dos projetos brasileiros são simétricos, não sendo isso algo exclusivo de Salvador, cidade A ou B. Agora, o fato de um empreendimento ser simétrico não quer dizer que ele não esteja bem orientado em relação ao sol etc.
Tu realmente defende a idéia de que todos os ambientes dos dois apartamentos terão a mesma orientação? :nuts:
Um prédio de plantas simétricas geralmente não leva em consideração a orientação solar. Essa é a praga da construção civil brasileira, querem economizar com plantas-tipo e ignoram o conforto dos usuários. Com certeza não é exclusivo de Salvador, apenas usei o fato como uma das defesas da minha opinião que define essa planta como sendo não-boa, entende? :)
Sobre a simetria e a orientação, se tu ainda tiver dúvidas eu posso fazer um desenho. (não estou brincando e nem te ridicularizando, se quiser mesmo eu faço, acho que não ficou muito claro o que eu quis dizer)
MRPH October 10th, 2009, 04:28 AM Definitivamente, aguardo por renders melhores.
viniciuspvh October 10th, 2009, 04:29 AM Esse faz um conjunto com os edifícios-monstros Ícone e Amazon, Muuito feios mesmo!
Caruaruense October 10th, 2009, 04:31 AM Projeto bem diferente, mas não gostei.
Salvarq October 10th, 2009, 04:47 AM Tu realmente defende a idéia de que todos os ambientes dos dois apartamentos terão a mesma orientação? :nuts:
Um prédio de plantas simétricas geralmente não leva em consideração a orientação solar. Essa é a praga da construção civil brasileira, querem economizar com plantas-tipo e ignoram o conforto dos usuários. Com certeza não é exclusivo de Salvador, apenas usei o fato como uma das defesas da minha opinião que define essa planta como sendo não-boa, entende? :)
Sobre a simetria e a orientação, se tu ainda tiver dúvidas eu posso fazer um desenho. (não estou brincando e nem te ridicularizando, se quiser mesmo eu faço, acho que não ficou muito claro o que eu quis dizer)
Mas meu amigo que raio de arquiteto é você?
Se vc não conhece o formato do terreno (não existem terrenos unicamente retangulares VIU !)a posição do norte , a posição e o formato da via ou vias de acesso como podes ter idéia de como é a orientação ?????
Vc tem síndrome de EUGENIO! Cuidado isso não ajuda muito na Profissão!
Vc pode ate não gostar do empreendimento e ou ate da cidade, mas fazer uma afirmação dessas te queima como profissional e mostra teu desconhecimento a respeito de insolação ,ventilação e ate cartas solares !
Um abraço "colega" .....! :ohno::nuts::lol:
tonyssa October 10th, 2009, 04:55 AM Esse faz um conjunto com os edifícios-monstros Ícone e Amazon, Muuito feios mesmo!
^^
Novidade seria se voce gostasse de algum edifícil de SSA. :lol:
ramossa October 10th, 2009, 05:02 AM ^^ kkkk É verdade!!!:nuts:
CARIOCAemSSA October 10th, 2009, 05:11 AM Tu realmente defende a idéia de que todos os ambientes dos dois apartamentos terão a mesma orientação? :nuts:
Eu, em minha primeira mensagem direcionada a você, fui bem objetivo ao dizer que apesar de morar na cidade eu não tinha idéia da locação do prédio em relação ao sol, blá, blá e blá. Quem fez afirmações sem conhecer o projeto foi você.
Eu nunca cairia na besteira de dizer que uma determinada fundação, por exemplo, poderia ser utilizada em um determinado projeto sem conhecer o perfil do terreno, a planta de carga de estrutura etc.
O que eu queria dizer na minha primeira mensagem é que ninguém aqui no fórum (com base nas informações fornecidas neste thread) poderia afirmar que o projeto não levou em conta aspectos como ventilação, insolação, iluminação etc. (na verdade, eu acho que afirmar isso sem conhecer o projeto é algo no mínimo irresponsável).
Salvarq October 10th, 2009, 05:15 AM Eu, em minha primeira mensagem direcionada a você, fui bem objetivo ao dizer que apesar de morar na cidade eu não tinha idéia da locação do prédio em relação ao sol, blá, blá e blá. Quem fez afirmações sem conhecer o projeto foi você.
Eu nunca cairia na besteira de dizer que uma determinada fundação, por exemplo, poderia ser utilizada em um determinado projeto sem conhecer o perfil do terreno, a planta de carga de estrutura etc.
O que eu queria dizer na minha primeira mensagem é que ninguém aqui no fórum (com base nas informações fornecidas neste thread) poderia afirmar que o projeto não levou em conta aspectos como ventilação, insolação, iluminação etc. (na verdade, eu acho que afirmar isso sem conhecer o projeto é algo no mínimo irresponsável).
Exato ! Parabens. Vc Carioca ,que é engenheiro , sabe mais de arquitetura que certos individuos que se dizem arquitetos !:)
Sergiw October 10th, 2009, 05:16 AM diferentes...
hehehehe
CARIOCAemSSA October 10th, 2009, 05:17 AM ^^
^^
Não sou engenheiro ainda não (Só no final do ano). E longe de mim afirmar que sei mais do que qualquer pessoa...
Salvarq October 10th, 2009, 05:21 AM ^^
^^
Não sou engenheiro ainda não (Só no final do ano). E longe de mim afirmar que sei mais do que qualquer pessoa...
Oque só prova que seras um exelente engenheiro !:)
CARIOCAemSSA October 10th, 2009, 05:27 AM ^^
Assim espero. :) ;)
BrunoInteriorano October 10th, 2009, 06:17 AM Muito ruim a traseira. A fachada principal até que ta legal.
Baianóide October 10th, 2009, 06:41 AM Me surpreendeu positivamente. Têm altura boa e desenho que sai do estilo brasileiro caixotão branco. O skyline do Horto cada vez mais potente. Acima da média do que vemos pelas capitais brasileiras.
jai.saj October 10th, 2009, 07:13 AM Nossa o Horto ta bombando... Lindos.
PapaiNoel October 10th, 2009, 08:14 AM Massa, no horto só se constroi prédios acima de 25 andares praticamente (25+) daqui a uns 5 anos o horto vai ter o melhor skyline de Salvador, anotem o que eu digo. (se já não for, ainda mais com os prédios subindo tão rapido).
Leonardo López October 10th, 2009, 09:27 AM vai ser bom pro Skyline do bairro...mas o projeto...sei não
não gostei da planta, os quartos pequenos demais, a sala tambem, só a varanda que é grande...
e o prédio em si ficou estranho, quase o icone e o amazon :D
CHRM_Rec October 10th, 2009, 11:10 AM Desculpe, mas essa planta tá longe de ser "boa". Desproporcional, negando a orientação solar, com um arranjo interno medíocre e sanitários importantes sem ventilação...
Não disse que tava boa, disse que tava interessante. Não vejo muitos edifícios com planta parecida com essa.
O que eu não gostei da planta foi o tamanho da sala(muito pequena em comparação com o tamanho da varanda e dos quartos...dava pra ser maior) e o lavabo ficar bem na sala. :bash:
A ventilação dos banheiros foi terrível mesmo...:bash:
Soteros October 10th, 2009, 02:12 PM Realmente de fachada ele é bem feio! mas a planta apesar de vários defeitos apresenta, para quem gosta, duas excelentes varandas!
lusorod October 10th, 2009, 02:27 PM pelo jeito essa construtora deixa os amantes do bom gosto e da boa arquitetura com arrepios na nuca!
Edvan victor October 10th, 2009, 02:32 PM Não é tão feio, mais ficaria melhor se não tivessem mudado o projeto da metade pra cima.
hugoslz October 10th, 2009, 05:09 PM Achei lindo!
Só reclamo das plantas que, apesar da belíssima varanda gourmet, ficou com a cozinha muito esguia e o banheiro de uma suite abafado.
Lucas Barros October 10th, 2009, 05:11 PM So a altura que diminuiu a feiura
Trauss October 10th, 2009, 05:25 PM By Lula :Nunca antes nesse país a Andre Guimarães lançou um projeto como o que foi apresentado no topico. Para os (pessimos) padrões tradicionais da construtora o TOP HILL está de bom tamanho. Gostei.
Fico impressionado apenas com a quantidade de predios que foram lançados nos ultimos dois anos no horto. Incrivel..
Exato ! Parabens. Vc Carioca ,que é engenheiro , sabe mais de arquitetura que certos individuos que se dizem arquitetos !:)
Essas provocações alem de serem ofensivas acabam baixando o nivel do debate. Nem o Carioca nem o Flick partiram para a desqualificação pessoal em suas argumentações. :)
calmon.neto October 10th, 2009, 05:38 PM É... Até agora to procurando onde o sol nasce no render :P
GilsonBarros October 10th, 2009, 06:06 PM Achei bom. Altas né...
cesgbio October 10th, 2009, 06:32 PM Na minha opinião de leigo, achei os prédios interessantes, diferentes de tudo o que vejo no Horto (trabalho bem perto). Acho que beleza é algo relativo, normamlmente o que foge dos padrões é dito Feio, como gosto de diversidade ele vai cair muito bem no já denso Horto Ex-Florestal! :lol: Acho que o bairro vai mudar de nome para "Horto Concretal" :lol:!
Obs: Os 6 prédios do Villagio Panamby estão subindo numa velocidade assustadora! São tantos empreendimentos em construção que às 6 da manhã a Waldemar Falcão parece uma procissão de tantos trabalhadores caminhando em direção às obras!
Peixoto October 10th, 2009, 07:13 PM Não sei não, mas acho que tou começando a me acostumar com essa falta de simetria nos edifícios. No geral não me agrada, mas serão muito bem vindos!
Njggah'z Heppin' October 10th, 2009, 08:40 PM Não gostei muito não...
O topo me lembrou o Ícone. Mas acho que poderiam ser piores, vindo de onde vêm. A altura ajuda um pouco na avaliação. Não gostei muito da parte de trás.
O skyline do Horto sem dúvidas está se tornando um dos melhores de Salvador. Prédios altos e com arquitetura interessante.
^^
Novidade seria se voce gostasse de algum edifícil de SSA. :lol:
Bem notado, Tony... :lol:
rodrigorc October 10th, 2009, 09:24 PM Rio vermelho exclusive fazendo escola...
Fabius_ October 10th, 2009, 11:54 PM Eu não gosto muito desses projetos frankensteinianos, nos quais se cola um topo diferente a uma base normal. Sem contar que ficou muito simétrico. O bom gosto soteropolitano não se fez presente neste projeto.
calmon.neto October 11th, 2009, 01:25 AM Rio vermelho exclusive fazendo escola...
:lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Prefiro nem comentar
Will_NE October 11th, 2009, 01:48 AM É da André Guimarães? Por isso... :D
Que prédio tosco! :ohno:
lfilipe October 11th, 2009, 01:53 AM muito feeio!
se eles deixam o prédio uniforme, todo igual a parte de baixo, ia ficar lindo.
PauloBrasil October 11th, 2009, 06:41 PM que predio de fuder!!! fico um tempinho sem entrar no forum e me deparo com uma otima surpresa dessas. o projeto eh massa, diferente, ate os fundos ficaram legais. tb gostei do fato de a piscina nao ficar na cobertura, mas logo no primeiro duplex, o q nao eh mto comum. dependendo da localizaçao dele, quem passar, por alguma avenida de vale proxima, vai ter a impressao q os predios em quase 50 andares!!!
ja to ansioso pelo salao imobiliario! mais surpresas dev vir!!!
ps: fui ler os comentarios agora e ainda nao entendi o pq de alguns falarem em orientaçao solar, onde eh q isso se encontra no render? mas como morador da cidade, tenho quase certeza q a fachada ficara voltada para o leste, como ja eh de costume aqui em salvador. como sao dois aps por andar, ambos terao incidencia de raios solares de forma igual.
jmascena October 11th, 2009, 08:05 PM Que lapa de varanda!
FlicK October 11th, 2009, 09:55 PM Não disse que tava boa, disse que tava interessante. Não vejo muitos edifícios com planta parecida com essa.
O que eu não gostei da planta foi o tamanho da sala(muito pequena em comparação com o tamanho da varanda e dos quartos...dava pra ser maior) e o lavabo ficar bem na sala. :bash:
A ventilação dos banheiros foi terrível mesmo...:bash:
Interessante no sentido de incomum? Se for assim, eu concordo. Eu achei que tu tinha dito interessante no sentido de "legal" ou "boa". :D
FlicK October 11th, 2009, 10:43 PM Mas meu amigo que raio de arquiteto é você?
Se vc não conhece o formato do terreno (não existem terrenos unicamente retangulares VIU !)a posição do norte , a posição e o formato da via ou vias de acesso como podes ter idéia de como é a orientação ?????
Vc tem síndrome de EUGENIO! Cuidado isso não ajuda muito na Profissão!
Vc pode ate não gostar do empreendimento e ou ate da cidade, mas fazer uma afirmação dessas te queima como profissional e mostra teu desconhecimento a respeito de insolação ,ventilação e ate cartas solares !
Um abraço "colega" .....! :ohno::nuts::lol:
Eu, em minha primeira mensagem direcionada a você, fui bem objetivo ao dizer que apesar de morar na cidade eu não tinha idéia da locação do prédio em relação ao sol, blá, blá e blá. Quem fez afirmações sem conhecer o projeto foi você.
que predio de fuder!!! fico um tempinho sem entrar no forum e me deparo com uma otima surpresa dessas. o projeto eh massa, diferente, ate os fundos ficaram legais. tb gostei do fato de a piscina nao ficar na cobertura, mas logo no primeiro duplex, o q nao eh mto comum. dependendo da localizaçao dele, quem passar, por alguma avenida de vale proxima, vai ter a impressao q os predios em quase 50 andares!!!
ja to ansioso pelo salao imobiliario! mais surpresas dev vir!!!
ps: fui ler os comentarios agora e ainda nao entendi o pq de alguns falarem em orientaçao solar, onde eh q isso se encontra no render? mas como morador da cidade, tenho quase certeza q a fachada ficara voltada para o leste, como ja eh de costume aqui em salvador. como sao dois aps por andar, ambos terao incidencia de raios solares de forma igual.
:lol:
Eu ri com alguns comentários... Nossa, Salvarq, ridícula a forma como tu tenta me "queimar". Desnecessário isso. E Carioca, tu que está sendo equivocado ao dizer que eu fui equivocado. Equivocado no sentido de tu não entender o que eu quis dizer com simetria e planta-tipo.
Bom, eu ia desenhar, mas não vou perder o meu tempo, então vou resumir tudo em alguns itens a serem considerados:
- Há quatro orientações solares (leste, norte, oeste e sul)
- Há um costume de distribuir a planta de acordo com a orientação solar; alguns ambientes são melhores ao leste e norte, outros podem estar no sul e oeste com traquilidade, por exemplo.
- Nesse projeto são dois apartamentos por andar.
- A planta é simétrica, ou seja, um lado é rebatido para o outro. Há uma planta de unidade-tipo que é repetida no mesmo andar, estando essa no sentido contrário à primeira.
- Essa simetria possibilita que tenham duas orientações iguais aos dois apartamentos: frente e trás.
- Mas a simetria faz com que as laterais tenham orientações opostas. Ou seja, o que está em um apartamento a norte, no outro está a sul.
Agora veja esse último item e pense: essa simetria de apartamento-tipo rebatido desconsidera a orientação solar, pois pelo menos um deles estará com uma orientação ruim ou inadequada.
Veja a planta e repare que não ha aberturas significativas voltadas para a orientação das fachadas laterais. Ou seja, ignoraram a existência dessas orientações. Uma planta que leva em consideração a orientação solar deve ignorar uma fachada norte ou leste? Porque nesse projeto ou a fachada norte, ou a leste, foram ignoradas.
Vocês defendem que é impossível de prever qual é a orientação, e eu concordo. Mas eu defendo que ao olhar essa planta do apartamento tipo sei que eles não levaram em consideração a orientação, pois não dá para rebater uma planta. Se mudar o sentido dela ignoram a orientação. Nesse prédio cada apartamento tem 3 orientações. Duas delas iguais e a outra diferente. Ou seja, cada um é uma situação diferente, não dá para rebater a planta dessa forma. Ao menos se formos levar a orientação solar em consideração. Só isso já seria suficiente para dizer que não levaram em consideração a orientação solar. Mas para deixar vocês mais furiosos, vamos analisar juntos outros fatores.
Por exemplo a orientação mais crítica, a oeste: se a frente ou a traseira estiverem voltadas para essa direção, a planta não estará levando em consideração a orientação solar por motivos óbvios. Se as sacadas estiverem, não importando o lado, voltadas pro leste, como falaram, as do outro lado estarão voltadas pro oeste. Ou seja, não levaram em consideração a orientação solar no momento que colocam espaços importantes a oeste.
Se as sacadas estiverem voltadas pro norte, as do outro lado estarão voltadas para o sul, assim como os cômodos com essa orientação (quartos). Ou seja, não levaram em consideração a orientação solar por colocar espaços importantes para o sul.
Se as sacadas estiverem voltadas por leste, além do problema do lado oposto, o oeste, há o fato de que a orientação norte foi ignorada, visto que o rebatimento estaria jogando a fachada voltada pro norte para a orientação sul, no outro apartamento. Ou seja, ignorar o norte só para fazer uma planta que não esteja voltada pro sul, ou só para fazer uma planta que possa ser rebatida, é um erro. Assim como limitar o prédio a ter apenas duas orientações, como foi feito, praticamente.
Duas orientações são boas (norte e leste) e duas são ruins (oeste e sul). Os caras distribuiram o prédio em um sentido único e desprezaram a orientação das laterais. Ou seja, há duas hipóteses:
-Primeira: lançam ambientes importantes para o sul ou para o oeste. Mesmo não sabendo onde está o norte na planta, a partir da lógica já podemos constatar que alguns espaços importantes do apartamento estão para o sul ou para o oeste.
- Segunda: ignoram o norte ou o leste. Mesmo não sabendo onde está o norte na planta, a partir da lógica já podemos constatar que o norte ou o leste foram ignorados. Pelo menos uma dessas orientações ficou de fora.
Agora sejam mais coerentes e menos ofensivos comigo. E usem a razão: não é necessário saber onde está o norte nessa planta para poder afirmar se ela leva ou não em conta a orientação solar. Basta testar cada posição e ver se há erros, como o que eu fiz. :okay:
E o fato de esse prédio não levar em consideração a orientação solar para fazer uma planta perfeitamente adequada só demonstra a quantas anda a nossa construção civil: em pleno século XXI ainda ignoram a importância de uma orientação adequada e fazem prédios com uma simetria infantil, excluindo problemáticas. Esse terreno é livre, não é estreito ou não está entre medianeiras. Nessas dimensões nota-se que ele tem as 4 orientações livres. É extremamente FÁCIL fazer um projeto nesse terreno que leve com consideração a orientação solar. Não é necessário fazer UMA planta e repetir ela no mesmo pavimento.
Me lembrei uma crítica de Venturi aos modernos, que se encaixa perfeitamente a esse momento: ele dizia que os arquitetos modernos eram altamente seletivos ao escolherem quais eram os problemas que iriam solucionar e quais não iriam. Venturi continua a crítica dizendo que os arquitetos não podem fazer essa escolha, e sim achar uma maneira de resolver todos os problemas. E isso que é arquitetura.
Farrapo October 11th, 2009, 11:00 PM Bah, achava que era um projeto antigo revivido, com tantos posts assim em tão pouco tempo... =P
Mas achei horroroso esse projeto, todo despropocional, desarmônico! Pra piorar, são duas torres, feiura duplicada então!
A planta tá ruim também... Esquisitona e vários banheiros sem ventilação e iluminação naturais... Lavabo até vai, mas banheiro não dá, ainda mais num prédio que pretende ser de nível diferenciado...
Enfim... PÉSSIMO!
Soteropolis1 October 11th, 2009, 11:36 PM Infelizmente ja está virando praga aqui em Salvador prédios como estes com topos em desarmonia com as bases. Mais um candidato a monstrengo do ano! Aliás deveria ser criado um troféu para "premiar" estas esquisitices arquitetônicas.
Tourniquet October 12th, 2009, 01:16 AM Nossa, esse thread tah quente...
dcardoso October 12th, 2009, 04:42 AM ^^
:devil:
FlicK October 12th, 2009, 04:44 AM Nossa, esse thread tah quente...
Hot. :devil:
fnandorm October 12th, 2009, 01:00 PM Caramba, que prédio horrível! E ainda veio com uma gêmea, pra piorar!
Espero que fique muito melhor depois de pronto, pois será um péssimo acréscimo a uma área com tantas belas torres.
Thacio October 12th, 2009, 03:56 PM Eu achei esse projeto bizarro..
alguem sabe onde ele vai ficar?
tomara que seja bem escondido..:D
b.rhow October 12th, 2009, 04:01 PM Feio!
silvinho_j October 12th, 2009, 08:22 PM Gostei não...
carlos lessa October 13th, 2009, 02:07 PM Lindo e corajoso, saiu da mesmisse. Cabe muito bem em cidades vanguardistas como Salvador. Quanto mais arrojo melhor, não quero minha cidade parecendo um paliteiro medíocre.
IvoTrindade October 13th, 2009, 02:28 PM Diferentes !
Vonney October 13th, 2009, 04:10 PM Gente que coisa horrivel esses predios tipo "ícone" "amazon" que estão lançando em Salvador. Pensei que ficaria só no ícone. Mas, estão lançando outros bem parecidos. Particularmente, acho horrível. Gostaria de saber se é a mesma contrutora que apresenta essas arquiteturas maluca.
Não dá mais, né !!!!
carlos lessa October 13th, 2009, 05:00 PM ^^Respeito a sua opinião, mas gosto dessas experimentações na cidade. Não estamos falando de uma cidadezinha, mas de uma capital que comporta sem problema projetos como este. Isso não é a regra, mas sim a excessão, e para mim serão bem bonitos, o Horto é 10.
Quanto aos irmão TRANSFORMERS, vão ser o diferencial numa Trancredo Neves dominadas por mais de 20 torres com mais de 30 andares.
Vonney October 13th, 2009, 05:57 PM Apesar de ser uma arquitetura muito feia e sem harmonia acredito que tem quem goste.
Mas é interessante, incomoda muita gente!!
Será que é o Dadaísmo na arquitetura baiana?
O Dadaísmo é caracterizado pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, pela combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, pelo ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.
Fonte: wikepédia
Tudo a ver, né!!!!
carlos lessa October 13th, 2009, 06:09 PM Que seja!!!
Dadaismo, Neo Classicismo, Modernismo, Achismo.... o que importa é que Salvador constrói muito, bem e sem se preocupar com padrões impostos, pela covardia em se inovar.
É bom salientar, para aqueles que ignoram conhecer a cidade, que Salvador tem cara, cultura e história em arquitetura de vanguarda.
E para aqueles que gostam de sigelismos, reitero que também temos bastantes projetos ditos lindos (mas vistos por mim como básicos e um tanto quanto covardes) espalhados pela cidade.
Romão October 13th, 2009, 06:36 PM estranho mas não chega a ser feio, é diferente diria até provocativo :lol:
Robervalda Souza October 15th, 2009, 12:04 AM Espetaucular. Muito belos. A cara do Horto Florestal, que não se compraz com empreendimentos chifrins de dois e três quartos, lançados às bicas nesse importante bairro da capital baiana.
PapaiNoel October 15th, 2009, 11:57 PM Eu achei esse projeto bizarro..
alguem sabe onde ele vai ficar?
tomara que seja bem escondido..:D
Sonho seu... haha o prédio é um dos primeiros a ser visto quem vai sentido garibaldi... Fica em um destaque absurdo.
PAPITOBA October 16th, 2009, 04:26 AM Interessantes, diferentes e provocativos.
Robervalda Souza October 17th, 2009, 11:07 PM Unidade a partir de 800 paus.
dcardoso October 17th, 2009, 11:10 PM Unidade a partir de 800 paus.
É isso...
Não gosto da André Guimarães não é pelo seus projetos e sim pelo custo benefício.
Uma unidade de um apartamento desses a partir de 800 paus sendo que temos o Vale do Loire o Panamby que partiram desse valor e hoje ja estão super-valorizados na casa dos milhões.
Ja nao vejo o Top Hill ter cacife para custar tanto...
Acho até que a André Guimarães sempre encarece seus empreendimentos, como exemplo o Mansão Tatti Moreno na Pituba que custava a partir de 400 "paus" com um apartamento de 130m².
Render do Tatti Moreno:
http://www.imovel-cia.com.br/site/arquivos/imagens/empreeendimento/20080924145958-fachada.jpg
Pablo A. Freitas October 17th, 2009, 11:22 PM Ah, não é a melhor coisa que eu já ví, mas, da pro gasto. É bonzinho.
CARIOCAemSSA October 18th, 2009, 02:58 AM É isso...
Não gosto da André Guimarães não é pelo seus projetos e sim pelo custo benefício.
Uma unidade de um apartamento desses a partir de 800 paus sendo que temos o Vale do Loire o Panamby que partiram desse valor e hoje ja estão super-valorizados na casa dos milhões.
Ja nao vejo o Top Hill ter cacife para custar tanto...
Acho até que a André Guimarães sempre encarece seus empreendimentos, como exemplo o Mansão Tatti Moreno na Pituba que custava a partir de 400 "paus" com um apartamento de 130m².
Render do Tatti Moreno:
http://www.imovel-cia.com.br/site/arquivos/imagens/empreeendimento/20080924145958-fachada.jpg
Eu pensava ser o único a achar salgado o preço cobrado pela construtora em seus lançamentos (de gosto duvidoso) no bairro da pituba.
CARIOCAemSSA October 18th, 2009, 03:02 AM Unidade a partir de 800 paus.
Achei a maior sacanagem cobrar isso aí. Até porque eles abusaram nas varandas podendo, assim, construir mais unidades no terreno...
Obs.: Salva engano, as varandas não são computadas como áreas construídas pela prefeitura da cidade e, com isso, as construtoras podem construir mais unidades em um mesmo terreno e ganhar mais $$...
Douglas October 18th, 2009, 03:02 AM odeio esses blocoes da pituba, com essas caixas de sapato embaixo.
dcardoso October 18th, 2009, 03:54 AM Achei a maior sacanagem cobrar isso aí. Até porque eles abusaram nas varandas podendo, assim, construir mais unidades no terreno...
Obs.: Salva engano, as varandas não são computadas como áreas construídas pela prefeitura da cidade e, com isso, as construtoras podem construir mais unidades em um mesmo terreno e ganhar mais $$...
Eu tb acho =]
Moro na Pituba e te garanto que tem cada lançamento aqui que não faz juz nem a metade do valor estipulado...
Aliás, no bairro da Pituba e Itaigara são raras exceções que se constrói bem...
Na Pituba, temos o Pituba Ville e alguns do Vela Branca e Aquarius e no Itaigara alguns do Alto do Itaigara e logo ali perto do colégio Nobel...
No mais, só da blocão feio com 4 ou 5 andares de garagem.
CARIOCAemSSA October 18th, 2009, 06:21 AM ^^
Eu até gosto do bairro da pituba, mas realmente os lançamentos do bairro deixam a desejar...
f_giffoni October 20th, 2009, 04:30 AM Não entendi esse banheiros ai sem janelas...
E essas "suítes de empregada" ai? mal cabem uma escrivaninha...
Sei não viu... :ohno:
M.F.N. February 1st, 2012, 02:18 AM Os prédios são muito bons e já chegaram ao topo.
Felipe Brito February 3rd, 2012, 08:05 PM Muito bom.
|
|