View Full Version : Ranking com maior incidência de trabalho infantil a regiao norte.

manauxx
October 18th, 2009, 02:19 PM
TO-15,71%
RO-12,71%
PA-11,41%
AC-11%
RR-7,43%
AM-6,72%
AP-4,49%
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1342866-5598,00-TOCANTINS+LIDERA+RANKING+E+RIO+TEM+MENOR+INDICE+DE+TRABALHO+INFANTIL+NO+PAI.html

Nortista
October 18th, 2009, 02:56 PM
^^
Vejo que você não sabe o Tocantins fica na região norte, pois criou três trhead para a regiao norte e nos três exclui o Tocantins.

Rondon
October 18th, 2009, 03:09 PM
Essa é uma das coisas mais esquisitas de Rondônia. Justamente pelo fato do Estado de está lá em cima no ranking do trabalho infantil, mas ao mesmo tempo, possui uma das maiores proporções de pessoas estudando pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Brasil. Acho que as pessoas e o Estado reconhecem com o tempo a importância do estudo para a sua ascensão social.

Acredito que o "trabalho infantil" esteja relacionado com a proporção de população rural do Estado, senão me engano, a segunda maior do Brasil. Esse dado bate com a proporção de urbanização dos Estados listados...

Rondon
October 18th, 2009, 03:17 PM
"Os estados do Sul, porém, ficam em evidência por conta do aspecto cultural, que muitas famílias educam os filhos, principalmente no campo, por meio do trabalho."

Bateu demais com o meu raciocínio, já que Rondônia é um Estado formado predominantemente por migrantes sulistas e do sudeste e seus descendentes, que formaram uma ampla classe rural.

BR 364
October 18th, 2009, 08:45 PM
^^ Exatamente, é uma questão cultural, trazida pelos imigrantes do sul. E também tem a ver com o trabalho rural, tanto é que os três estados onde existe mais atividade agrícola são os três primeiros.

Não vejo o trabalho infantil como algo negativo. Eu mesmo me arrependo de não ter começado a trabalhar mais cedo. O que não pode acontecer é a criança realizar trabalhos forçados ou deixar de frequentar a escola. Mas ajudar os pais nas tarefas diárias eu vejo como algo positivo.