View Full Version : Asfalto na Floresta: BBC percorre a BR-319
dricobel October 27th, 2009, 07:18 PM Sob um calor inclemente, na rodoviária de Porto Velho, uma passageira cercada de malas e caixas, reclama do preço que pagou pela passagem de avião para voltar de Manaus à capital rondoniense.
Mais de cem quilômetros estrada acima, no assentamento Renascer, a professora primária conta que há cinco anos dá aulas no local e, por falta de transporte público, é obrigada a pegar carona na ida e na volta.
As duas histórias tem como ponto comum a BR-319. No trecho urbano da rodovia, onde fica a rodoviária, a autônoma Hilda Oliveira me contou que pagou R$ 300 pela passagem aérea. Já a passagem do ônibus da Eucatur que liga Porto Velho a Humaitá, no Amazonas, a última parada na rodovia, é bem mais barata: R$15.
De acordo com o gerente da empresa na capital de Rondônia, Maximino Bedin, se estivesse em operação, o trecho até Manaus chegaria a uns R$ 120 e encheria até seis ônibus por dia. Até Humaitá são quatro serviços por dia, mas para Márcia da Silva, que ganha menos de R$ 700 por mês como professora da rede municipal, o preço é proibitivo.
Ela teria que pagar o valor do bolso diariamente para saltar no Renascer, um povoado com 68 famílias nas margens da BR-319. Em vez disso, ela se vira como caroneira para percorrer as quase duas horas que separam o local da capital do estado vizinho.
As duas mulheres veem nos planos de reabertura da estrada a expectativa de uma qualidade de vida melhor. Hilda de Oliveira diz que visitaria a filha em Manaus mais frequentemente. A professora Márcia sonha com a instituição de transporte público.
O que pude perceber, entretanto, é que pelo menos no caso da professora, mais do que solução direta para os problemas do assentamento Renascer, a BR-319 é vista como uma impalpável esperança no futuro.
Na escola municipal de 80 alunos em que Márcia trabalha não há segundo grau.
"As crianças aqui são praticamente condenadas a parar de estudar, por falta de escola depois do ensino médio", diz. Eu pergunto o que a BR-319 tem a ver com isso, e ela me diz que pelo menos assim o governo deve voltar a olhar para as pessoas que vivem à beira dela. (BBC Brasil)
http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=66118
BR 364 October 28th, 2009, 01:58 AM Interessante. Achei que a BBC atacaria a rodovia.
Manauense October 28th, 2009, 05:07 AM É interessante notar que a reportagem menciona que o trecho aéreo entre Porto Velho e Manaus custa em torno de 300 reais. Eu costumo viajar pelo menos uma vez a cada dois meses de São Paulo (GRU) a Manaus (MAO) e neste ano de 2009 NUNCA paguei quantia superior a 350 reais por cada trecho (GRU/MAO ou MAO/GRU). Em dezembro (mês de alta temporada), viajarei de São Paulo para Manaus por apenas 190 reais, já incluída a taxa de embarque...
De Sâo Paulo a Manaus são cerca de 2.700 quilômetros. Por outro lado, Porto Velho e Manaus estão separadas por menos de 900 quilômetros... O Brasil é mesmo um país que merece ser estudado...
Ah, sou completamente a favor da reestruturação plena da rodovia federal BR-319. Creio que a referida rodovia deveria ser tratada como prioridade máxima pelo Governo Federal, mas INFELIZMENTE o grupo daquela ex-ministra (prefiro não comentar porque a raiva domina o meu ser neste momento e sou capaz de escrever um monte de palavrões), com o apoio de grupos ligados à navegação (leia-se "balseiros") e com apoio de "ONGs" muito "preocupadas" com a "floresta", impossibilitou o exercício do direito constitucional de ir e vir de muitos amazonenses e roraimenses.
Rondon October 28th, 2009, 05:26 AM ^^ Agora em novembro achei tarifas entre Porto Velho e Manaus (ida e volta + taxas de embarque) por R$ 277 reais...
Acho que isso varia conforme as datas... quanto ao preço de São Paulo a Manaus ser algumas vezes bem atrativo (tão atrativo ao ponto de ser mais barato que um São Paulo a Brasília de busão), alguma coisa deve baixar esse preço (seria o transporte de cargas no porão? Seria a quantidade de passageiros na rota?), já que no trecho rodoviário há uma certa concorrência...
Ferraz/RBR October 28th, 2009, 05:34 AM baratinho mesmo tá RBR/MAO (R$ 671), mais caro do que RBR/BSB R$ 529.
MAO/PVH tá 220 na TRIP e 218 na GOL.
Rondon October 28th, 2009, 05:44 AM É interessante notar que a reportagem menciona que o trecho aéreo entre Porto Velho e Manaus custa em torno de 300 reais. Eu costumo viajar pelo menos uma vez a cada dois meses de São Paulo (GRU) a Manaus (MAO) e neste ano de 2009 NUNCA paguei quantia superior a 350 reais por cada trecho (GRU/MAO ou MAO/GRU). Em dezembro (mês de alta temporada), viajarei de São Paulo para Manaus por apenas 190 reais, já incluída a taxa de embarque...
De Sâo Paulo a Manaus são cerca de 2.700 quilômetros. Por outro lado, Porto Velho e Manaus estão separadas por menos de 900 quilômetros... O Brasil é mesmo um país que merece ser estudado...
Ah, sou completamente a favor da reestruturação plena da rodovia federal BR-319. Creio que a referida rodovia deveria ser tratada como prioridade máxima pelo Governo Federal, mas INFELIZMENTE o grupo daquela ex-ministra (prefiro não comentar porque a raiva domina o meu ser neste momento e sou capaz de escrever um monte de palavrões), com o apoio de grupos ligados à navegação (leia-se "balseiros") e com apoio de "ONGs" muito "preocupadas" com a "floresta", impossibilitou o exercício do direito constitucional de ir e vir de muitos amazonenses e roraimenses.
Manauense, a mudança tem que partir de dentro da própria casa. Sabe pq eu te digo isso, pq não existe segmento de balsas em Rondônia (o negócio de Rondônia é transporte rodoviário), as balsas que operam aqui são de bandeira do Amazonas e até mesmo do Pará...
Uma fotinha... e a cidade não é Manaus, é Porto Velho...
http://farm4.static.flickr.com/3515/4043627105_2f8e017521_b.jpg
Crédito: Guiliana Miranda
Manauense October 28th, 2009, 01:46 PM ^^ Agora em novembro achei tarifas entre Porto Velho e Manaus (ida e volta + taxas de embarque) por R$ 277 reais...
Acho que isso varia conforme as datas... quanto ao preço de São Paulo a Manaus ser algumas vezes bem atrativo (tão atrativo ao ponto de ser mais barato que um São Paulo a Brasília de busão), alguma coisa deve baixar esse preço (seria o transporte de cargas no porão? Seria a quantidade de passageiros na rota?), já que no trecho rodoviário há uma certa concorrência...
@ Rondon,
Há algumas explicações acerca da razão das tarifas aéreas entre São Paulo (GRU) e Manaus serem relativamente baratas, quando comparadas com outros trechos mais curtos. De fato, MAO/GRU e GRU/MAO não raras vezes são vendidas a preços inferiores aos de algumas viagens rodoviárias interestaduais.
1) Tendo em vista a produção do Polo Industrial de Manaus, o movimento de cargas transportadas entre Manaus e São Paulo é altíssimo. A rota de cargas MAO-GRU é a mais movimentada do Brasil. Em todos os voos entre MAO e GRU os porões das aeronaves costumam ir abarrotados de carga, o que, por si só, já torna a referida rota rentável.
CARGA - MOVIMENTO DE 2008 (Fonte: Contato Radar - http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=54979&hl=cargas)
MAO-GRU 71.399.554
GRU-SSA 33.671.417
GRU-REC 31.956.429
GRU-POA 28.453.357
FOR-GRU 25.583.175
BSB-GIG 25.557.179
GRU-BSB 24.968.956
BSB-CGH 24.569.105
CGH-SDU 22.182.235
GRU-GIG 21.512.088
GIG-SSA 18.293.460
MAO-BSB 17.141.975
2) O fluxo diário de executivos entre Manaus e São Paulo (e vice-versa) é alto, o que faz da rota MAO/GRU (e GRU/MAO) a mais movimentada rota de passageiros que tem como origem ou destino um aeroporto da Região Norte. Quanto maior a quantidade de voos, maiores são as chances de se conseguir tarifas promocionais, seja na TAM ou na GOL. Outrossim, ainda existe a possibilidade de viajar-se de Manaus ao estado de São Paulo pela AZUL, que opera a rota de passageiros entre Manaus e Campinas (VCP). A demanda gera demanda e a concorrência gera "guerra" de preços, o que é ótimo para o consumidor (o passageiro).
Segue abaixo os dados referentes às maiores movimentações de passageiros por rota dos dois mais importantes aeroportos do Norte (Manaus e Belém) para outras regiões brasileiras, que tu postaste no tópico http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=713626&page=27:
Manaus-AM x São Paulo GRU-SP 483.412
Belém-PA x Brasília-DF 389.204
Manaus-AM x Brasília-DF 349.678
Manaus-AM x Rio de Janeiro-RJ 188.490
Belém-PA x Rio de Janeiro-RJ 181.448
Belém-PA x Fortaleza-CE 160.408
Belém-PA x São Paulo GRU-SP 117.388
Manaus-AM x Fortaleza-CE 107.668
Belém-PA x São Luís-MA 87.654
Belém-PA x Recife-PE 39.130
Manaus-AM x São Luís-MA 21.340
Manaus-AM x Recife-PE 19.714
Belém-PA x Salvador-BA 18.024
Belém-PA x São Paulo CGH-SP 13.952
Manaus-AM x Salvador-BA 11.592
3) Muitos turistas estrangeiros que visitam a Amazônia brasileira, além de terem interesse em conhecer os atrativos turísticos de Manaus, utilizam a capital amazonense como ponto de partida para incursões na floresta amazônica, onde existem vários hotéis e lodges. Muitos turistas chegam ao Brasil por São Paulo (GRU), de onde partem vários voos diários e diretos para Manaus. O fluxo turístico, assim como o fluxo de executivos, impulsiona a alta da demanda na rota GRU/MAO (e MAO/GRU). Mais passageiros, mais voos, mais concorrência entre companhias aéreas, maiores possibilidades de comprar passagens com tarifas promocionais...
Espero ter esclarecido as tuas dúvidas.
Rondon October 28th, 2009, 02:45 PM 2) Outrossim, ainda existe a possibilidade de viajar-se de Manaus ao estado de São Paulo pela AZUL, que opera a rota de passageiros entre Manaus e Campinas (VCP). A demanda gera demanda e a concorrência gera "guerra" de preços, o que é ótimo para o consumidor (o passageiro).
Ah, é verdade, tinha esquecido da Azul, que nesse ano está dando uma bela empurrada dos preços para baixo, oferecendo um serviço bastante diferenciado... :)
Pode-se notar que em todos dos aeroportos que ela está operando, o número de passageiros vem crescendo substancialmente...
dricobel October 28th, 2009, 03:29 PM Algumas belas imagens feitas pela equipe da BBC.
http://verde.br.msn.com/galeria-de-fotos-bbc-br319.aspx?cp-documentid=22420478&page=1
Grande Manaus October 28th, 2009, 09:55 PM É uma viagem incrível e fascinante ,perigos e desafios envlvem hoje esse percursso ,é uma aventura que envolve uma boa dose de preocupações e planejamento .
A Partir do km 250 começa o techo onde está numa disputa trerrível que vai até o trecho do km 665 , o embargo e sançoes ambientais !! numa briga politica interminável entre O Ministro dos Transporte Alfredo nascimento , ongs ,balseiros ,Ministro Carlos ..
A realidade irá ser documentada pela BBC e espero que esteja disponível de algu8ma forma , pois quero ver como está hoje essa Rodovia ...principalmente esse trecho que um dia foi aberto e hoje está abandonado e que hoje faz parte de uma briga interminável ..
Grande Manaus October 28th, 2009, 09:55 PM É uma viagem incrível e fascinante ,perigos e desafios envlvem hoje esse percursso ,é uma aventura que envolve uma boa dose de preocupações e planejamento .
A Partir do km 250 começa o techo onde está numa disputa trerrível que vai até o trecho do km 665 , o embargo e sançoes ambientais !! numa briga politica interminável entre O Ministro dos Transporte Alfredo nascimento , ongs ,balseiros ,Ministro Carlos ..
A realidade irá ser documentada pela BBC e espero que esteja disponível de algu8ma forma , pois quero ver como está hoje essa Rodovia ...principalmente esse trecho que um dia foi aberto e hoje está abandonado ..
Manauara October 29th, 2009, 12:08 AM Ah, é verdade, tinha esquecido da Azul, que nesse ano está dando uma bela empurrada dos preços para baixo, oferecendo um serviço bastante diferenciado... :)
Pode-se notar que em todos dos aeroportos que ela está operando, o número de passageiros vem crescendo substancialmente...
Hoje a passagem da Azul ta mais cara q da Gol e da Tam....isso mostra as 2 empresas tentando quebrar a Azul.
A tam e gol começaram uma promoção dos dias dos pais e ate hoje ela terminou...heuiahieaue
Manauense October 29th, 2009, 12:48 AM Ah, é verdade, tinha esquecido da Azul, que nesse ano está dando uma bela empurrada dos preços para baixo, oferecendo um serviço bastante diferenciado... :)
Os preços das passagens GRU/MAO pela TAM e GOL não são muito mais altos do que os preços de passagens VCP/MAO pela Azul. Na verdade, os preços (nas rotas de SP a Manaus) estão bem equiparados entre as três companhias (TAM, GOL, e Azul).
Rondon October 29th, 2009, 04:57 AM ^^ É certo que hoje não são mais altos, mas já foram. E como o Manauara falou, tanto a TAM quanto a GOL estão de toda forma encurralando a Azul, oferecendo passagens com preços semelhantes e lançando rotas novas, tentando de certa forma, se antecipar as novidades referentes a empresa do mapinha...
Manauense October 29th, 2009, 02:14 PM ^^
Da forma como tu falas, parece que os preços das tarifas só estão baixos para fazer frente à concorrência com a Azul. Tal assertiva é apenas parcialmente verdadeira, pois desde muito antes da Azul entrar em operação, já se observava uma substancial queda no preço das passagens aéreas de Manaus para o sudeste (em especial, São Paulo). Há bastante tempo é possível viajar de Manaus para São Paulo por valores muito mais baixos do que, por exemplo, de Porto Velho a São Paulo. Eu sempre tive curiosidade de pesquisar preços de passagens aéreas entre as principais capitais brasileiras.
A falida VASP, por exemplo, tinha ótimos preços em um voo diário que fazia a rota MAO-GRU-GIG. A TransBrasil também oferecia ótimos preços nas rotas MAO-BSB-GRU e MAO-BSB-GIG. A que mantinha preços mais altos era a VARIG, que utilizava aeronaves MD-11 em voos diretos (sem escalas) entre MAO e GRU.
O que permanece ainda relativamente caro são os trechos (que possuem escalas) de Manaus para o nordeste. Com o início dos voos sem escalas entre Manaus e Fortaleza e Manaus e Salvador, acredito que os valores das passagens nas rotas MAO-NE finalmente tendem a cair.
Rondon October 29th, 2009, 03:52 PM ^^
Da forma como tu falas, parece que os preços das tarifas só estão baixos para fazer frente à concorrência com a Azul. Tal assertiva é apenas parcialmente verdadeira, pois desde muito antes da Azul entrar em operação, já se observava uma substancial queda no preço das passagens aéreas de Manaus para o sudeste (em especial, São Paulo). Há bastante tempo é possível viajar de Manaus para São Paulo por valores muito mais baixos do que, por exemplo, de Porto Velho a São Paulo. Eu sempre tive curiosidade de pesquisar preços de passagens aéreas entre as principais capitais brasileiras.
A falida VASP, por exemplo, tinha ótimos preços em um voo diário que fazia a rota MAO-GRU-GIG. A TransBrasil também oferecia ótimos preços nas rotas MAO-BSB-GRU e MAO-BSB-GIG. A que mantinha preços mais altos era a VARIG, que utilizava aeronaves MD-11 em voos diretos (sem escalas) entre MAO e GRU.
O que permanece ainda relativamente caro são os trechos (que possuem escalas) de Manaus para o nordeste. Com o início dos voos sem escalas entre Manaus e Fortaleza e Manaus e Salvador, acredito que os valores das passagens nas rotas MAO-NE finalmente tendem a cair.
Sabe o que eu estou lembrando... pode pegar as tabelas de movimentações de passageiros de 2002 até 2007, por aí, das movimentações dos aeroportos brasileiros. Foi mais ou menos nessa época que a GOL entrou em operação e expandiu suas rotas para o Brasil, a preços acessíveis e etc. Incrivelmente, os aeroportos onde a GOL entrava começaram a ter crescimentos gigantescos.
E na Azul não está sendo diferente, pois hoje, os aeroportos que antes ela não operava e já está operando estão apresentando crescimentos substanciais.
Em suma, a Azul é a soma de novidade com preços baixos e serviços diferenciados, juntos com uma pitada de audácia, já que um dos motes dela é justamente criar trechos que não estão em operação. Prato cheio para estimular a concorrência...
Manauense, os preços de MAO-SP já poderiam estar em queda, mas o que eu estou falando é que a Azul aprofundou ainda mais isso.
Quando forem divulgados as movimetações por trecho de 2009, vamos ver quantas pessoas preferiram ir/sair de Manaus via SP por Campinas e depois embarcar nos ônibus azuis e quantas pessoas preferiram ir a SP via Guarulhos, tradicionais na GOL e TAM.
http://farm4.static.flickr.com/3445/3359015375_996398d8cc.jpg
Ano passado MAO-GRU-MAO teve uma movimentação de 483 mil passageiros. Não tenho bola de cristal, mas eu estou achando que esse ano, pode haver uma estabilidade ou até mesmo um crescimento pequeno nesta rota, a favor de MAO-VCP-MAO.
Grande Manaus December 6th, 2009, 06:39 AM O Trecho entre Humaitá e Porto Velho custa apenas R$ 15 e apenas 189 km pela BR-319
Guajará December 7th, 2009, 02:37 PM Interessante. Achei que a BBC atacaria a rodovia.
2x, também.
Rafael_Rosato December 7th, 2009, 04:11 PM baratinho mesmo tá RBR/MAO (R$ 671), mais caro do que RBR/BSB R$ 529.
MAO/PVH tá 220 na TRIP e 218 na GOL.
Minha irma comprou ida e volta de Curitiba pra Pvh por 420 R$ pela Oceanair :yes:
Manauense December 8th, 2009, 02:27 AM Minha irma comprou ida e volta de Curitiba pra Pvh por 420 R$ pela Oceanair :yes:
Eu comprei ida e volta de São Paulo (GRU) para Manaus por R$ 387,00, pela TAM. Voo direto sem escalas, tanta na ida como na volta. Cada trecho custou menos de R$ 200,00.
Rondon December 8th, 2009, 03:47 AM Minha irma comprou ida e volta de Curitiba pra Pvh por 420 R$ pela Oceanair :yes:
Barato, ainda mais para um vôo com conexão em Cuiabá...
Rafael_Rosato December 9th, 2009, 12:20 AM Eu comprei ida e volta de São Paulo (GRU) para Manaus por R$ 387,00, pela TAM. Voo direto sem escalas, tanta na ida como na volta. Cada trecho custou menos de R$ 200,00.
Barato, ainda mais para um vôo com conexão em Cuiabá...
A passagem so de ida era mais cara que ida e volta :lol: (serio)
Ela foi em Novembro... as passagens ja tinham subido ...
E o voo direto sem conexao tbm tava mais caro!!
Manaus.ASB March 12th, 2010, 07:19 PM A baixa estação já ta na área
mais e mais promoções
:banana:
Grande Manaus March 31st, 2010, 03:05 AM É interessante notar que a reportagem menciona que o trecho aéreo entre Porto Velho e Manaus custa em torno de 300 reais. Eu costumo viajar pelo menos uma vez a cada dois meses de São Paulo (GRU) a Manaus (MAO) e neste ano de 2009 NUNCA paguei quantia superior a 350 reais por cada trecho (GRU/MAO ou MAO/GRU). Em dezembro (mês de alta temporada), viajarei de São Paulo para Manaus por apenas 190 reais, já incluída a taxa de embarque...
Então leia o que a ex-ministra e Pré-candidata disse sobre a BR-319
deixou bem claro que não é necessário a reconsturção da BR-319 , cita por exemplo uma melhor oferta de subsidios para passagens aéreas dos trechos entre Manaus e Rondônia como solução para o trafego da rodovia
´Marina critica o PAC e rechaça campanha plebiscitária
Segundo a pré-candidata do PV à Presidência, programa é 'uma gerência de uma colagem de um conjunto de obras'
Ângela Lacerda - O Estado de S.Paulo
A pré-candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva, voltou a criticar nesta terça-feira, 30, o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) ao considerá-lo "não um programa, mas uma colagem de obras". "O PAC é uma gerência de uma colagem de um conjunto de obras", mesmo que algumas delas sejam importantes e necessárias. "O que temos ali é um gerenciamento dessas obras, para ver como estão os recursos, para ver como está o licenciamento, o projeto de viabilidade econômica e técnica".
Veja também:
http://www.estadao.com.br/estadao/novo/img/icones/mais_azul.gif PV-SP prepara anúncio de nomes para governo e Senado
"Minha crítica ao PAC é que ele precisa se transformar em um programa". E um programa voltado para a infra-estrutura, segundo ela, terá de ser mais algo mais abrangente, com coerência interna e externa, onde se pensa a necessidade da infraestrutura para o País de acordo com a dinâmica de crescimento que terá para os próximos cinco, 20, 30 anos.
Ela reforçou que existem obras repetidas - com o anúncio do PAC-2 antes da conclusão do PAC 1 - e que nem sempre o anunciado é realizado. Algumas obras, destacou, "não ligam lé com cré" e têm caráter político eleitoreiro. Exemplificou com a BR-319, no Pará, onde se quer gastar bilhões com 400 quilômetros dentro da floresta virgem, com a justificativa de que é para as pessoas poderem ir de carro de Manaus para Rondônia. "Seria mais inteligente subsidiar passagens de avião para as pessoas irem para Manaus ou Rondônia", defendeu.
A pré-candidata observou que a tentativa de transformar a campanha presidencial em uma discussão plebiscitária (como prega o PT) ou numa disputa de currículos (como propõe o PSDB) "avilta o Brasil". Defendeu que o Brasil não precisa de um gerente. Na sua avaliação Fernando Henrique Cardoso e o presidente Lula não eram gerentões e por isso conseguiram avanços. O primeiro, na estabilidade da economia, e o segundo, conseguindo crescimento com avanço social. "Quando se tem visão, se estabelece o processo correto, se consegue as melhores pessoas para criar estruturas e colocá-las de pé", disse.
As declarações foram dadas durante entrevista coletiva em Recife. Marina cumpre agenda em Pernambuco até quinta-feira, 1º de abril.
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,marina-critica-o-pac-e-rechaca-campanha-plebiscitaria,531389,0.htm
Manaós March 31st, 2010, 04:46 AM ^^
BR-319, no Pará??? :lol:
:rofl:
Amazon Rainforest April 4th, 2010, 04:27 PM hum,isso mostra como ela esta por dentro do assunto.:ohno:
|
|