View Full Version : [Norte] Evolução da Frota de Veículos - dados, tabelas e discussões | A que mais cresce no Brasil


Pages : 1 2 3 [4] 5

luiz belenense
May 20th, 2011, 03:43 AM
Números do Detran indicam que Belém tem uma frota superior à média nacional

http://www.agenciapara.com.br/portal/ccs/photoip/img/medias/6572_ed-transito0003.jpg

As projeções do Detran indicam que até o final deste ano o Pará terá 1,115 milhão de veículos registrados rodando pelas ruas do Estado

A taxa de motorização (relação entre a população e a frota de veículos) em Belém é de 22.3 carros para cada 100 habitantes, maior que a do Brasil, que é de 8 para cada 100 habitantes. Significa que na capital paraense, a proporção entre pessoas e carros é maior que a média nacional.

A necessidade de se investir na humanização do trânsito, para diminuir o número de acidentes e de mortos, levou os deputados estaduais a realizar, nesta quinta-feira, 19, uma sessão especial na Assembleia Legislativa, a pedido do deputado Celso Sabino, para discutir a situação do trânsito na Região Metropolitana de Belém (RBM).

Os números foram apresentados pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), representado na ocasião pelo coordenador da Unidade Central de Planejamento (UCP), Carlos Valente. A sessão também teve representantes da Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Ministério Público do Estado (MPE) e do projeto Ação Metrópole.

“Mostramos as prováveis causas desse crescimento da taxa de motorização”, explica Carlos Valente, sobre as razões para o aumento da frota, que, em todo o Pará, superou, este ano, a marca de 1 milhão de veículos. Em Belém, pelo menos ¼ da população é motorizada.

Entre as razões está o próprio crescimento da indústria automobilística no País, com as correspondentes facilidades no financiamento de carros e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o aumento da renda familiar. Além disso, o automóvel é visto pela população como uma solução para as deficiências no transporte público de passageiros, como proteção contra a violência urbana e como alternativa para reduzir o tempo de deslocamento entre a casa e o trabalho.

No entanto, o aumento da motorização provoca problemas que exigem atenção urgente, pois o excesso de carros traz, como consequência, a queda da qualidade de vida nos grandes centros urbanos por conta do aumento dos congestionamentos, da poluição atmosférica e do estresse provocado pelo tempo gasto no trânsito.

Mais grave ainda é o aumento da exposição ao risco de acidentes de trânsito, com a consequente elevação dos gastos médico-hospitalares e previdenciários. Todo o estresse do trânsito também pode provocar um aumento da incidência de doenças cardíacas e neurológicas.

Entre as ações que poderão ser tomadas para melhorar a fluidez no trânsito, segundo Carlos Valente, está a reorganização do espaço público e do sistema viário, para melhor atender o aumento dos veículos motorizados e a segurança de pedestres e ciclistas, conforme recomendações do Ministério das Cidades. Como exemplo dessa reorganização, está a construção de ciclovias e o estímulo ao uso de bicicletas.

Outra sugestão fundamental é a reengenharia do sistema de transporte público de passageiros, de modo a que o motorista se sinta à vontade para deixar seu carro na garagem e usar os coletivos urbanos.

Levantamento estatístico feito pelo Detran, tomando como base o mês de abril, mostra que atualmente há 1.009.064 veículos registrados no Estado. Somente na RMB há 390.931 veículos – o que corresponde a 39% da frota. O município com o maior quantitativo é Belém, com 299.037 veículos, seguido de Ananindeua, com 73.521. Os dados mostram, ainda, entre os municípios que formam a Região Metropolitana, o registro de 11.744 veículos em Marituba, 5.481 em Benevides e 1.148 em Santa Bárbara.

Carlos Valente informa que as projeções vão além: até o final deste ano o Pará terá 1,115 milhão de veículos registrados rodando pelas ruas do Estado. Belém terá uma frota de 325 mil e a RMB de 430 mil veículos. “É um número excessivo. O Detran, no sentido de alertar a sociedade e em especial os órgãos de trânsito, vem atualizando o seu estudo da frota para que sejam viabilizadas soluções para esta situação”.

A UCP do Detran faz levantamentos diários sobre os acidentes de trânsito e suas variáveis registrados em todo o Pará. Parte do resultado desse trabalho pode ser conferido no site www.detran.pa.gov.br, no link do Observatório Estadual de Segurança Viária.

Asdecom/Detran
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=77259


para os que acham que ter uma cidade entupida de veículos é bonito de se ver..., todas as melhores cidades do mundo possuem um número de veículos razoávelmente mediano, investem pesado no transporte público e principalmente nas bicicletas.., para quem é contra esse tipo de meio de transporte, está fadado a torçer para que sua cidade se torne um caos em qualidade de vida...

prefiro que Belém continue com este número de veículos emplacados e que o poder público invista mais no transporte coletivo e no transporte sobre bikes :D

Eduardo Mesquita
May 20th, 2011, 09:01 PM
não acho que seja uma boa idéia essa de bicicletas. na região onde vivemos? sol praticamente 24h por dia? kk [exagero] mas investir sim em transporte público de qualidade.

Sr.França
May 21st, 2011, 12:09 AM
não acho que seja uma boa idéia essa de bicicletas. na região onde vivemos? sol praticamente 24h por dia? kk [exagero] mas investir sim em transporte público de qualidade.

Pow, vc está indo de contra aos que vários estudos de mobilidade urbana apontam.

luiz belenense
May 21st, 2011, 01:55 AM
é isso mesmo, todos os estudos apontam para o aproveitamento do uso da bicicleta, espero logo é ver Belém toda interligada por ciclovias !

Eduardo Mesquita
May 21st, 2011, 02:14 AM
^^
eu sei galera que é bom e talz, eu só comentei que andar de bicicleta em Belém é horrivel, principalmente pra quem mora nas áreas de expansão.. o sol é de rachar na nuca. foi isso que eu quis dizer.

BR 364
May 21st, 2011, 04:19 AM
^^ Concordo com vc, esses estudos certamente não levaram em consideração as características climáticas da nossa região. Nem a topografia das cidades serranas, cheias de ladeiras. Imagine vc chegar todo suado no trabalho. Nah... Bicicleta pode ser bom na Holanda, na Noruega, na Finlândia, no Alaska, na Groenlândia, mas aqui não.

O negócio é transporte público de qualidade. Essa história de bicicleta é papo de ambientalista e governante que não quer investir no transporte.

Wendell Rocha
May 21st, 2011, 05:36 AM
Tirando as questões climáticas, quais os outros pontos negativos sobre o uso da bicicleta?

BR 364
May 21st, 2011, 06:33 AM
^^ Nunca pensei sobre isso. Pra mim, chegar no trabalho (ou onde quer que seja) suado ou molhado pela chuva já inviabiliza essa opção de transporte.

Mas tem outros também. Na bicicleta vc está mais vulnerável (a acidentes e assaltos). Se quiser passar no mercado pra comprar alguma coisa, vai ter um trabalhão pra carregar as compras. Se tiver que pegar filhos na escola, ou a esposa no trabalho, ou a sogra na rodoviária, esquece. Pegar estrada então, nem pensar. E bicicleta é bem mais fácil de ser roubada.

Enfim, todos os meios de transporte (aliás, tudo na vida) tem vantagens e desvantagens. Por isso, pra mim, o melhor meio de transporte é aquele que vc escolhe. Pode ser uma bicicleta, um carro, uma moto, um ônibus, andar a pé, de patins, skate, não importa, desde que a escolha seja sua.

Reis_Cassio
May 21st, 2011, 02:58 PM
Nós temos que agradecer o relevo de Belém. Poucas cidades são tão planas quanto Belém.

Eu to doido pra comprar uma bicicleta aqui, porém é meio sacrifante subir as ladeiras...

O Cavaleiro
May 23rd, 2011, 03:07 PM
^^
Eu ando muito de bike em Palmas, a cidade é plana, tem vias largas, algumas com ciclovias ou boas calçadas. Mas, isso no fim de tarde, início de noite. Puro hobby, não é como transporte de locomoção no dia a dia.
Concordo com o BR 364 e o Eduardo Mesquista. Bicicleta no norte? Pelo menos aqui em Palmas, de vez enqdo ouço os "especialistas" falando em ciclismo. Cara, vou sair do serviço meio-dia, sob um sol de 35 graus (que chega a ultrapassar 40 em ago e set) ? É inviável. Chegar suado, cansado.
Um amigo meu tentou fazer isso, ainda fez foi muito tempo, mas entregou os pontos, sempre chegava muito suado ou molhado da chuva.

jordanbrando
May 23rd, 2011, 03:22 PM
^^
Eu ando muito de bike em Palmas, a cidade é plana, tem vias largas, algumas com ciclovias ou boas calçadas. Mas, isso no fim de tarde, início de noite. Puro hobby, não é como transporte de locomoção no dia a dia.
Concordo com o BR 364 e o Eduardo Mesquista. Bicicleta no norte? Pelo menos aqui em Palmas, de vez enqdo ouço os "especialistas" falando em ciclismo. Cara, vou sair do serviço meio-dia, sob um sol de 35 graus (que chega a ultrapassar 40 em ago e set) ? É inviável. Chegar suado, cansado.
Um amigo meu tentou fazer isso, ainda fez foi muito tempo, mas entregou os pontos, sempre chegava muito suado ou molhado da chuva.

Isso sem falar nos invernos rigorosos da amazonia, com vários dias chuvosos e que consequentemente inviabilizariam o uso da bicicleta como transporte de locomoção do dia a dia; para apenas hobby até que serve, mas para o uso diário já fica mais complicado!

Eduardo Mesquita
May 23rd, 2011, 08:20 PM
^^
Verdade. Principalmente se as pessoas morarem afastadas do Centro.

luiz belenense
May 24th, 2011, 02:24 AM
Mas tem gente que gosta de ir de bicicleta para o seu trabalho, ou seja, a infra-estrutura é toda para essas pessoas, e em Belém tem bastante gente que faz isso.
Por isso gosto desses investimentos nesse transporte 100% limpo.

Wendell Rocha
May 24th, 2011, 05:54 AM
Isso sem falar nos invernos rigorosos da amazonia, com vários dias chuvosos e que consequentemente inviabilizariam o uso da bicicleta como transporte de locomoção do dia a dia; para apenas hobby até que serve, mas para o uso diário já fica mais complicado!

E é por isso que as cidades devem ter uma rede de ciclovias/ciclofaixas. Por que não são utilizadas apenas como meio de locomoção ao trabalho, para o lazer também.
E isso (ciclovias/ciclofaixas) vemos em poucas cidades na região.

luiz belenense
May 24th, 2011, 02:00 PM
não só na Região, mas em todo o Brasil :D ^^

O Cavaleiro
May 24th, 2011, 02:03 PM
Mas tem gente que gosta de ir de bicicleta para o seu trabalho, ou seja, a infra-estrutura é toda para essas pessoas, e em Belém tem bastante gente que faz isso.
Por isso gosto desses investimentos nesse transporte 100% limpo.

Aqui em Palmas tem uma maior galera que vai trabalhar de bike, mas, não é opção, é necessidade, é a galera que não tem carro ou moto ou por algum motivo preferiu nao usar o "buzão". Vejo um pessoal que trabalha na construção civil.
Mas, ir ao trabalho de bike simplesmente por gostar... devem ser pouquíssimos.

luiz belenense
May 24th, 2011, 02:08 PM
^^
pois é, aqui em Belém tbm tem isso, ou seja, tem que ter investimento em ciclovias! ^

Sr.França
May 25th, 2011, 04:32 AM
^^
eu sei galera que é bom e talz, eu só comentei que andar de bicicleta em Belém é horrivel, principalmente pra quem mora nas áreas de expansão.. o sol é de rachar na nuca. foi isso que eu quis dizer.

^^ Concordo com vc, esses estudos certamente não levaram em consideração as características climáticas da nossa região. Nem a topografia das cidades serranas, cheias de ladeiras. Imagine vc chegar todo suado no trabalho. Nah... Bicicleta pode ser bom na Holanda, na Noruega, na Finlândia, no Alaska, na Groenlândia, mas aqui não.


O negócio é transporte público de qualidade. Essa história de bicicleta é papo de ambientalista e governante que não quer investir no transporte.

Quem tem que levar em conta as características climáticas são os postos de trabalho. Hoje, projetar um prédio de uma repartição pública sem estar contemplando as questões de acesso aos portadores de necessidades especiais é um crime. Penso que deveria ser assim também quanto à instalações de vestiários adequados e estacionamentos para bicicletas nestes novos cabides de empregos públicos, assim como em qualquer repartição. Se vc dá condições para que uma pessoa possa chegar ao seu posto de trabalho e fazer higiene completa de forma satisfatória, tenho certeza que chegar suado ao trabalho não será mais um empecilho para o uso da bicicleta.

A classe que mais utiliza as bicicletas como meio de transporte é a classe da construção civil. É bem verdade que a questão sócio-econômica desta é um fator determinante para a escolha do meio de transporte, embora deva receber algum tipo de benefício para a utilização do transporte público coletivo como meio de deslocamento entre o posto de trabalho e sua residência. Mas se você prestar atenção, todo canteiro de obra tem um vestiário, até mesmo por que é obrigatório devido à embargo por parte do Ministério do Trabalho, e nos mais planejados canteiros há também locais adequados para o abrigo de bicicletas.


E não somos apenas nós que temos "problemas" com questões climáticas neste aspecto do transporte. Se aqui tem o sol, a chuva... na Holanda, na Noruega, na Finlândia tem a neve e verão intenso tbm e lá o sistema funciona.


Quanto à questão da segurança, realmente isso é um ponto falho. Não se pode pensar em êxito neste tipo de transporte sem pensar em segurança pública.

BR 364
May 25th, 2011, 05:01 AM
^^ Então, sempre vão existir argumentos contra ou a favor de qualquer tipo de transporte. É por isso que eu defendo que cada um use o que julga ser melhor pra si, como já acontece atualmente.

Mas sou a favor das ciclovias. Pelo bem dos ciclistas, dos pedestres e dos motoristas também. Só que tem que explicar pros motoqueiros que calçada e ciclovia não é rua, se não, não funciona... :lol:

luiz belenense
May 25th, 2011, 05:09 AM
isso mesmo ^^

quanto aos motociclistas..., já vi gente de lambreta andando pela ciclovia da av. almirante barroso (e eu parado no congestionamento..., bateu uma inveja na hora :lol:)

Wendell Rocha
May 25th, 2011, 05:35 AM
Mas sou a favor das ciclovias. Pelo bem dos ciclistas, dos pedestres e dos motoristas também. Só que tem que explicar pros motoqueiros que calçada e ciclovia não é rua, se não, não funciona...

Nem estacionamento. rsrs

Reis_Cassio
May 25th, 2011, 03:39 PM
isso mesmo ^^

quanto aos motociclistas..., já vi gente de lambreta andando pela ciclovia da av. almirante barroso (e eu parado no congestionamento..., bateu uma inveja na hora :lol:)

e que tal então uma bicicleta motorizada?

hehe

O Cavaleiro
May 25th, 2011, 03:51 PM
e que tal então uma bicicleta motorizada?

hehe

Já vi umas cinco aqui em Palmas, custa 900 reais em média com direito a test drive.

dricobel
May 25th, 2011, 06:00 PM
Muitas pessoas em Belém usam a bicicleta para chegar ao trabalho, principalmente trabalhadores da construção civil, pela manhã é impressionante a quantidade de ciclistas que utilizam a ciclovia da avenida Almirante Barroso para se deslocar para a área central da cidade!!

Ferraz/RBR
May 28th, 2011, 10:25 PM
Em dez anos haverá mais motos do que carros


Em dez anos, haverá mais motocicletas nas vias brasileiras do que carros. É o que aponta o estudo "A mobilidade Urbana no Brasil", do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quarta-feira (25). A pesquisa mostra que a demanda por transporte público caiu 30% na última década. No mesmo período, a compra de carros cresceu em media 9% ao ano e a de motos, 19%. A previsão é de que a partir de 2012 a aquisição de motocicletas será maior do que a de automóveis.

"Em uma década seremos um país sobre duas rodas. Estamos seguindo um modelo asiático. Lá, as motos entopem as ruas. Isso é efeito de um transporte público ruim, pouco atrativo. A forma que o cidadão encontra para deixar o transporte público é ir para a motocicleta. Moto polui muito mais do que carro. Se comparar com transporte público, polui 40 vezes mais", afirma Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, coordenador do trabalho.

Ele alerta ainda para o fato de a moto matar muito mais do que o carro. Em 1997, houve 12.500 mortes de pedestres, 973 de motociclistas e 3.900 de pessoas em carros. Em 2007, depois que 7,6 milhões de motos entraram em trânsito, o número de mortes de motociclistas passou para 8.118, o de pedestres caiu para 9.657 e o de pessoas em carros, subiu para 8.273.

Carvalho cita o exemplo do Rio de Janeiro para mostrar as transformação das viagens urbanas no País. Em 1950, os bondes respondiam pela maioria dos deslocamentos (649 milhões de viagens por ano), seguidos de ônibus (216 milhões), trens (208 milhões) e carros (20 mil). Em 2005, automóveis fizeram 1,6 bilhão de deslocamentos urbanos e os ônibus, 1,5 bilhão. Trens e metrôs responderam por 259 milhões de viagens.

FINANCIAMENTO - Segundo o pesquisador, esse fenômeno se explica, em parte, pelo crédito farto e longos prazos de financiamento de carros e motocicletas - no caso de motos, o valor da prestação se aproxima ao gasto mensal com a tarifa de transporte público. O alto custo das passagens também influenciou a mudança do comportamento - desde 1995, as tarifas dos ônibus urbanos aumentaram cerca de 60% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O crescimento do transporte individual tem forte impacto no trânsito. Em 1992, o tempo médio de deslocamento casa-trabalho do brasileiro era de 37,9 minutos. Em 2008, passou para 40,3. E 19% das pessoas perdem mais de duas horas diárias nesse trajeto. "Se não houve políticas de melhorar no transporte público, como políticas efetivas para baratear tarifas do transporte público, investimentos em infraestrutura, a situação só vai se deteriorar com aumento de acidentes, de congestionamento e da poluição. Vai chegar a um ponto em que as cidades se tornarão inviáveis", afirma Carvalho.

http://www.ac24horas.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=17997:em-dez-anos-havera-mais-motos-do-que-carros&catid=35:manchete&Itemid=133


Em Rio Branco ja são, 55 mil carros + caminhonetes contra 48 mil motos + motoneta... 7 mil de diferença. No final de 2009 a diferença era 8,5 mil. Seguindo esse ritmo, em mais 5 anos ultrapassa.


Isso na capital, em todo estado o número de motos já é 7 mil superior ao de carros.

BR 364
May 29th, 2011, 01:17 AM
^^ Muito boa a reportagem, concordo com tudo que disseram aí. Só discordei daquela parte lá no começo do texto, quando diz que a demanda por transporte público caiu. Mas ao longo do texto, fica claro por que foi que caiu.

Só quero ver onde é que isso vai parar e quando é que os governos vão tomar alguma atitude. Provavelmente quando a situação se tornar calamitosa, como sempre se faz no Brasil (isso, quando se faz alguma coisa, claro).

Aqui em Rondônia, a única cidade que ainda tem mais carros do que motos é PVH. Nas cidades do interior, o número de motos é maior que o número de carros há anos. As cidades do interior terem mais motos eu até entendo, pois lá não há transporte coletivo, as distâncias percorridas são menores, o tréfego não é tão intenso, etc. Mas cidades com mais de 200 mil habitantes terem mais motos do que carros é preocupante. E PVH logo logo vai entrar pra esse grupo de cidades, infelizmente.

Ferraz/RBR
June 13th, 2011, 11:19 PM
FROTA MAIO DE 2011

http://farm4.static.flickr.com/3021/5829834085_6b53ae2ae9_b.jpg

Fonte: http://www.denatran.gov.br/frota.htm

ricfelix
June 14th, 2011, 01:30 AM
o pará ultrapassou a marca de 1 milhão, meu Deus que horror.

Gabriel AC
June 14th, 2011, 02:44 AM
Vixi, com essa diferença ínfima entre Palmas e Rio Branco no percentual de crescimento Palmas ainda vai enrolar uns meses na frente. Esperar que tenha um avanço pra que passe logo.

Essa caçulinha é gaiata. :D

luiz belenense
June 14th, 2011, 02:54 AM
:lol: :lol: ^^

Eu não acho que seja um numero muito grande 1 milhão de veículos no Estado..., se fosse na cidade aí sim..

BR 364
June 14th, 2011, 02:58 AM
A briga entre Boa Vista, Palmas e Rio Branco tá boa. E o mais interessante é que a ordem de crescimento é inversa à ordem da frota, ou seja, a tendência é que as três se embolem ainda mais.

E São Luís vai passar Floripa logo logo.

Ferraz/RBR
June 14th, 2011, 03:57 AM
^^

É verdade, a diferença de Palmas para Rio Branco vai caindo lentamente e as duas vão se aproximando de Boa Vista.



Incrível é que Porto Velho ultrapassou Vitória em Janeiro e ja colocou uma dianteira de mais de 5 mil veículos em apenas 4 meses. Vitória praticamente parou no tempo, justificável até pelas limitações físicas da cidade, cresce muito devagar. Até mesmo as outras 4 capitais menores do norte já emplacaram mais que Vitória no ano. Enquanto do outro lado Porto Velho parece a China do Brasil.

lucas_PMW
June 14th, 2011, 04:08 AM
Falta menos de 2mil veiculos para Palmas ter menos que de 2 habitantes por veiculo. Até final do ano isso acontece.

Ferraz/RBR
June 14th, 2011, 05:33 AM
FROTA G40 da Região Norte e Crescimento no ANO

http://farm6.static.flickr.com/5029/5831462280_02f052cd0b_b.jpg

Fonte: http://www.denatran.gov.br/frota.htm

Manaus.ASB
June 14th, 2011, 06:42 AM
^^

Provavelmente Manaus chegue a 500 mil veiculos na virada pra 2012.

:ohno:

Xinguara
June 14th, 2011, 07:06 AM
^^ Destaque ai as cidades do interior Pará, como sempre bombando o Pará como um todo!!! :cheers: :cheers:

lucas_PMW
June 14th, 2011, 07:16 AM
Araguaina bombando, Marabá é maior que Palmas e Araguaina tem 11 mil veiculos a mais que Marabá.
Contando que Ananindeua faz parte da RM de Belem Araguaina tem disparado a maior frota do interior do norte.
E uma coisa que eu percebi é que todas as cidades de TO e RO na lista tem menos de 2.5 veiculos por habitante e o destaque é Tocantinopolis 1.22 veiculos por habitante.

Ferraz/RBR
June 14th, 2011, 07:26 AM
^^ Eu acho que Tocantinopolis deve ter algum inchaço na frota e ta passando por correção igual Palmas passou recentemente. No ano passado a Frota de Tocantinopolis cresceu apenas 0,48%, e nesse ano até agora 0,38%.

Reis_Cassio
June 14th, 2011, 02:57 PM
Impressionante como Parauapebas cresce!

Enquanto que a tendencia de Belém e Ananindeua ir crescendo mais devagar, a crescente agora é em Marituba, inclusive populacionalmente também devido aos diversos condomínios em construção

jordanbrando
June 14th, 2011, 03:19 PM
^^

Provavelmente Manaus chegue a 500 mil veiculos na virada pra 2012.

:ohno:

Ou até antes, é visível esse crescimento na cidade, muitos carros novos, e as ruas cada vez mais congestionadas!

ricfelix
June 14th, 2011, 04:30 PM
marituba a segunda cidade que mais cresceu, nossa fiquei surpreso. Olhando o número de veiculos de Marituba e passando pela cidade, parece que tem beeem menos.
Abaeté a terceira e olha que a cidade é conhecida como a "pequim" paraense por conta da grande quantidade de bicicletas na cidade.

Grande Manaus
June 15th, 2011, 01:41 AM
^^

Provavelmente Manaus chegue a 500 mil veiculos na virada pra 2012.

:ohno:

Deve ficar próximo disso entre 495.000 e 500.000

Manaus.ASB
June 15th, 2011, 03:28 AM
^^

Deve passar dos 500 mil.

em 2012 entramos no top 10

jordanbrando
June 15th, 2011, 03:49 PM
^^

Deve passar dos 500 mil.

em 2012 entramos no top 10

É muito carro, meu Deus, acho que é uma média de 1 carro para cada 3,3 habitantes!

Reis_Cassio
June 15th, 2011, 04:03 PM
É muito carro, meu Deus, acho que é uma média de 1 carro para cada 3,3 habitantes!

na verdade, não é só carro, e sim todos os tipos de veículos.

luiz belenense
June 15th, 2011, 04:10 PM
é isso mesmo...

desde lambretas até aos caminhões pesados!

jordanbrando
June 15th, 2011, 04:45 PM
É muito veículo! kkkkkkkkk Também pra uma metrópole enorme, gigante e super espalhada como Manaus ter um carro é a mais pura necessidade, por isso esse número tão grande de veículos e a tendência é só aumentar.

jordanbrando
June 15th, 2011, 04:51 PM
E isso sem falar que com a abertura da ponte Manaus Iranduba esses números irão aumentar ainda mais! A estimativa é que por ano passem mais de 10 milhões de veículos pela ponte Manaus Iranduba! Imagina só mais de 10 milhões de veículos, e isso sem a ponte da Integração Nacional sobre o Rio Solimões!


Aonde iremos parar? Trágico!

luiz belenense
June 15th, 2011, 05:11 PM
É muito veículo! kkkkkkkkk Também pra uma metrópole enorme, gigante e super espalhada como Manaus ter um carro é a mais pura necessidade, por isso esse número tão grande de veículos e a tendência é só aumentar.

putz...

Acho que transporte coletivo deveria ser a "necessidade" pq carro de mais não é nada bom. Se é ruim em uma cidade tão "espalhada" como Manaus, imagine em uma cidade "compacta" como Belém? eu agradeço por não termos mais veículos que possuímos atualmente (se já está ruim, imagine com mais veículos então?) além disso espero que o transporte coletivo continue a ser melhorado até a implantação do BRT que deve atrair mais pessoas para o transporte coletivo..., apesar de que a previsão seja de estar implantado em 2015 e até lah Belém deverá estar beirando um 450 a 500 mil veículos :bash:

jordanbrando
June 15th, 2011, 05:17 PM
rsrsrs Trágico!

dricobel
June 15th, 2011, 05:47 PM
Alguns comentários aqui chegam a ser cômicos, pra não dizer rídiculo!

Grande Manaus
June 15th, 2011, 06:03 PM
É muito veículo! kkkkkkkkk Também pra uma metrópole enorme, gigante e super espalhada como Manaus ter um carro é a mais pura necessidade, por isso esse número tão grande de veículos e a tendência é só aumentar.

Atualmente são 469.000 veículos , as obras de infraestrutura estão tentando dar o suporte necessário para que consiga se equiparar com o frota de Manaus que a cada ano contabiliza cerca de 42.000 veículos a mais

Grande Manaus
June 15th, 2011, 06:03 PM
é isso mesmo...

desde lambretas até aos caminhões pesados!

Menos veículo de tração animal .rsrsrs

Grande Manaus
June 15th, 2011, 06:06 PM
E isso sem falar que com a abertura da ponte Manaus Iranduba esses números irão aumentar ainda mais! A estimativa é que por ano passem mais de 10 milhões de veículos pela ponte Manaus Iranduba! Imagina só mais de 10 milhões de veículos, e isso sem a ponte da Integração Nacional sobre o Rio Solimões!


Aonde iremos parar? Trágico!

Iranduba receberá uma frota de respeito , acredito que não afetará os números crescentes da frota veicular de Manaus ..se bem que será de certa forma um alívio para Metrópole

Wendell Rocha
June 15th, 2011, 06:06 PM
#784
É muito carro, as cidades mal planejadas não vão suportar e vão literalmente parar, não só em horário de pico.

Falta menos de 2mil veiculos para Palmas ter menos que de 2 habitantes por veiculo. Até final do ano isso acontece.

Palmas foi uma cidade planejada para os carros. Por isso as largas ruas e avenidas da cidade. (?)
Mas espero que invistam bem no transporte público por aí. E que o VLT saia do papel.

jordanbrando
June 15th, 2011, 06:09 PM
Atualmente são 469.000 veículos , as obras de infraestrutura estão tentando dar o suporte necessário para que consiga se equiparar com o frota de Manaus que a cada ano contabiliza cerca de 42.000 veículos a mais

Verdade é um número muito grande esse dos novos veículos! A prefeitura junto com o Estado estão tentando dar uma solução pro transito com os varios novos complexos viários, a construção de outros como o do São José, ou o corredor do Mindú, e as obras viárias do PROSAMIM, e o aumento da Av. das Torres, dentre outros, mas acredito que mesmo assim em poucos anos o rodízio de veículos em Manaus já será necessário e até inevitável!

Grande Manaus
June 15th, 2011, 06:12 PM
Verdade é um número muito grande esse dos novos veículos! A prefeitura junto com o Estado estão tentando dar uma solução pro transito com os varios novos complexos viários, a construção de outros como o do São José, ou o corredor do Mindú, e as obras viárias do PROSAMIM, e o aumento da Av. das Torres, dentre outros, mas acredito que mesmo assim em poucos anos o rodízio de veículos em Manaus já será necessário e até inevitável!

A frota de Manaus que beira os 500 mil veículos passara por problemas cruciais da qui alguns anos se medidas emergenciais não forem tomadas ,os investimentos atuais apenas estão atenuando o problema que cresce como uma bola de neve

jordanbrando
June 15th, 2011, 06:16 PM
A frota de Manaus que beira os 500 mil veículos passara por problemas cruciais da qui alguns anos se medidas emergenciais não forem tomadas ,os investimentos atuais apenas estão atenuando o problema que cresce como uma bola de neve

É por isso que eu acho que a prefeitura vai querer implantar o rodízio em pouco tempo! Mas isso só vai aumentar o número de veículos pq ai as pessoas vão querer comprar outros veiculos pra poderem usar nos dias especificos da semana, assim como ocorre em São Paulo, onde muitas familias tem 3 até 4 carros!

ricfelix
June 15th, 2011, 08:27 PM
Queria que a frota de carro de belém não crescesse mais, seria muito melhor ter um transporte público eficiente e de qualidade, assim concerteza as pessoas iriam usar carro só em situações extremamente necessárias.
Mas enquanto essa realidade ainda não chegou, viveremos nesse caos que é o trânsito de belém. Mas tomara que pelo menos a forta belenense cresça devagar, uma cidade com menos carro é melhor.

Xinguara
June 15th, 2011, 09:45 PM
Queria que a frota de carro de belém não crescesse mais, seria muito melhor ter um transporte público eficiente e de qualidade, assim concerteza as pessoas iriam usar carro só em situações extremamente necessárias.
Mas enquanto essa realidade ainda não chegou, viveremos nesse caos que é o trânsito de belém. Mas tomara que pelo menos a forta belenense cresça devagar, uma cidade com menos carro é melhor.

Igual já ocorre em cidades de países desenvolvidos onde o transporte de massa realmente é eficiente, até mesmo em cidades brasileiras, como Curitiba!!
Ah, Como eu queria isso tbm nas cidades do meu Norte, deixar meu carrinho em casa e ir de forma tranquila aos meus compromissos. :nuts:
vamos esperar ai, né, sair esses BRts e Monotrilhos da vida!!! :)

lucas_PMW
June 16th, 2011, 02:37 AM
E isso sem falar que com a abertura da ponte Manaus Iranduba esses números irão aumentar ainda mais! A estimativa é que por ano passem mais de 10 milhões de veículos pela ponte Manaus Iranduba! Imagina só mais de 10 milhões de veículos, e isso sem a ponte da Integração Nacional sobre o Rio Solimões!


Aonde iremos parar? Trágico!

Pegou pesado hein. 10 milhões de veiculos por ano da cerca de 1 veiculo a cada 3 segundos. Isso significa um lugar muuuuito engarrafado o que na logica n vai ser. A ponte Rio-Niteroi que possui 8 faixas tem o fluxo e 140 mil veiculos por dia e essa ponte se tiver 10 milhoes por ano terá o um fluxo de 28 mil veiculos por dia, contando o número de faixas que vai ter a ponte de Manaus, terá um transito parecido com o da Rio-Nit.

luiz belenense
June 16th, 2011, 02:59 AM
Queria que a frota de carro de belém não crescesse mais, seria muito melhor ter um transporte público eficiente e de qualidade, assim concerteza as pessoas iriam usar carro só em situações extremamente necessárias.
Mas enquanto essa realidade ainda não chegou, viveremos nesse caos que é o trânsito de belém. Mas tomara que pelo menos a forta belenense cresça devagar, uma cidade com menos carro é melhor.

concordo.

#784
É muito carro, as cidades mal planejadas não vão suportar e vão literalmente parar, não só em horário de pico.

É isso mesmo Wendel, a solução é investir em transporte coletivo por que construir "complexos e mais complexos" viários é algo que melhora o transito momentaneamente, com um transito melhor, as pessoas compraram mais carros e com isso o transito volta a ficar ruim, o transporte coletivo tem que ser a prioridade.

Adoro isso..., vou ser um urbanista apaixonado por transportes *-*

jordanbrando
June 16th, 2011, 04:27 AM
Pegou pesado hein. 10 milhões de veiculos por ano da cerca de 1 veiculo a cada 3 segundos. Isso significa um lugar muuuuito engarrafado o que na logica n vai ser. A ponte Rio-Niteroi que possui 8 faixas tem o fluxo e 140 mil veiculos por dia e essa ponte se tiver 10 milhoes por ano terá o um fluxo de 28 mil veiculos por dia, contando o número de faixas que vai ter a ponte de Manaus, terá um transito parecido com o da Rio-Nit.

Diz isso pros tecnicos da Secretaria da região metropolitana de Manaus, pq foram eles que fizeram os estudos que apontaram esse número!

Manaós
June 16th, 2011, 06:34 AM
Diz isso pros tecnicos da Secretaria da região metropolitana de Manaus, pq foram eles que fizeram os estudos que apontaram esse número!

Mas não são mais 10 milhões de novos carros, esta é estimativa do tráfego de carros na ponte, que será de apróximadamente 15 mil por sentido por dia.

Xinguara
June 16th, 2011, 01:18 PM
Diz isso pros tecnicos da Secretaria da região metropolitana de Manaus, pq foram eles que fizeram os estudos que apontaram esse número!

É muita viagem ai, não sei se é da imprensa ou da secretária ou de quem repassa essas informações nada científicas, notório uma espécie de chutômetro ai, me desculpem, mas como já vimos no fórum várias matéria mostrando o despreparo e amadorismo de muitos jornalistas amazonenses, claro não são todos, não podemos generalizar :ohno:

jordanbrando
June 16th, 2011, 03:35 PM
É muita viagem ai, não sei se é da imprensa ou da secretária ou de quem repassa essas informações nada científicas, notório uma espécie de chutômetro ai, me desculpem, mas como já vimos no fórum várias matéria mostrando o despreparo e amadorismo de muitos jornalistas amazonenses, claro não são todos, não podemos generalizar :ohno:



Despreparo do jornalistas amazonenses?:nuts: Muita viagem? Agora é vc que esta falando isso no puro achismo nao eh verdade?

Tai a informação, e esses dados não foram feitos por jornalistas, como já disse foram feitos pela sercretaria da região metropolitana de Manaus!

Estudo apontará alternativas para sistema viário na ponte sobre o rio Negro


Contrato, no valor de R$ 102, 9 mil, estabelece a realização de análises para o melhor uso da alça viária da avenida Brasil

Manaus, 15 de Junho de 2011
ARISTIDE FURTADO

http://acritica.uol.com.br/noticias/Igarape-Franco-Brasil-Oeste-Estanave_ACRIMA20110511_0001_15.jpg
Obras feitas na área de chegada da ponte, em Manaus, foram um monumento e uma praça que ampliam complicação (Márcio Silva )

A Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) firmou contrato de R$ 102,9 mil com a empresa Cadd-Cibertec Engenharia para realização de estudos de alternativas para o sistema viário da área de chegada e saída da ponte sobre o rio Negro, na margem de Manaus.

O contrato foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) da quarta-feira (8) e prevê a prestação de serviços técnicos para execução de estudos para a alça viária da avenida Brasil, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus, no entorno da chegada da Estrada da Estanave.

Essa estrada conduz à cabeceira da ponte. O prazo de execução é de 30 dias consecutivos contados a partir da expedição da ordem de serviço.

De acordo com o diretor-presidente da Ciama, Aluízio Ferreira, o levantamento técnico está sendo realizado a pedido da Metropolitana de Manaus (SRMM). A O ordem de serviço para início dos trabalhos foi emitida no mesmo dia da publicação do contrato no DOE.

“Essa empresa (a Cadd-Cibertec) é especializada nesse tipo de estudo viário”, disse nesta terça-feira (14) Aluízio Ferreira.

Matérias publicadas por A CRÍTICA nos dias 9 e 22 de maio alertaram que nenhum dos projetos elaborados pelo Governo Estadual para dar vazão ao trânsito que será gerado com a abertura da ponte sobre o Rio Negro, no bairro Compensa e imediações, foram executados.

Uma das reportagens mostrou que o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da ponte recomendou a construção de um viaduto no encontro da estrada da Estanave com a avenida Brasil.

A estrutura, com mão-dupla, passaria por terras do Exercito, e levaria à estrada da Ponta Negra próximo à boate Porão do Alemão. Contaria com alças laterais para permitir a entrada e saída da estrada da Estanave pela avenida Brasil.

Viabilidade
O secretário-geral da Região Metropolitana de Manaus (RMM), Rene Levy, explicou ontem que o estudo contratado pela Ciama vai verificar as alternativas de obras viárias para a zona de acesso à ponte que foram discutidas com os técnicos da Manaustrans último dia 25 de maio.

“Vão verificar quais são mais viáveis tecnicamente, qual é possível de ser implementada”, disse Levy.

Uma dessas alternativas é a construção de uma rotatória no entroncamento da avenida Brasil com a estrada da Estanave. Teria formato elíptico (em forma de ovo) e seria construída ao redor da praça do monumento da ponte.

O engenheiro Rubelmar Azevedo Filho, que participou da elaboração do EIV da ponte, já afirmou que a rotatória não vai dar conta do fluxo de veículos gerado pela travessia.

Serviço de iluminação aguarda
Quase um mês depois da conclusão do processo licitatório, o sistema de iluminação da ponte sobre o rio Negro ainda não começou a ser instalado. A ordem de serviço, que marca o início da obra, não foi emitida.

“Estamos aguardando a entrega de documentos do consórcio vencedor”, explicou ontem o secretário-geral da Região Metropolitana, Renê Levy.

Venceu a licitação com o valor de R$ 14,2 milhões, no dia 18 de maio último, o consórcio rio Negro, formado pelas empresas Citeluz, Engeform e FM Rodrigues.

O prazo de instalação é de 150 dias corridos, contados a partir da emissão da ordem de serviço. O sistema inclui a iluminação da passarela da ponte, dos cabos (estais) e da estrada de acesso na margem de Iranduba.

Contratada inicialmente por R$ 574,8 milhões (tabuleiro e acessos) as obras da ponte totalizam atualmente R$ 1,068 bilhão. A entrega, prevista originalmente para março de 2010, deve ocorrer entre setembro e outubro próximos.

Discussão de projetos viários

O secretário da SRMM, René Levy informou ontem que vai se reunir com representantes do Exército, em data a ser agendada, para discutir o uso da área próxima à entrada da Estrada da Estanave para projetos viários.

10,4 Milhões de carros por ano, nos primeiros cinco anos, é o número de veículos que vão utilizar a ponte, segundo estimativa do Estudo de Impacto de Vizinhança da obra. Em dez anos, o número passa para 13,5 milhões.

7,2 Mil veículos é o recorde registrado pela SNPH na travessia do rio Negro por meio das balsas no bairro de São Raimundo durante um fim de semana. O movimento foi registrado no feriado da Semana da Pátria de 2010.


http://acritica.uol.com.br/noticias/Estudo-apontara-alternativas-viario-Negro_0_499750022.html

jordanbrando
June 16th, 2011, 03:37 PM
Se nas balsas que são poucas, lentas e demoradas já passam mais de 7 mil veiculos por FDS, imagina uma ponte enorme dessa!

jordanbrando
June 16th, 2011, 03:43 PM
Mas não são mais 10 milhões de novos carros, esta é estimativa do tráfego de carros na ponte, que será de apróximadamente 15 mil por sentido por dia.


Sim e é justamente isso que diz a notícia, a movimentação de veículos na ponte e seu entorno!

ricfelix
June 16th, 2011, 03:48 PM
Hoje no jornal do SBT foi exibida uma reportagem sobre a preferência dos moradores de amsterdam por bicicletas, era bicicleta para tudo que é lado. Só para se ter uma idéia, 85% dos moradores da cidade têm bicletas e 30% das viagens são realizadas pelo veiculos de duas rodas, interessante. Pra eles, carro é apenas um detalhe.

BR 364
June 16th, 2011, 05:42 PM
^^ Mas qual é a frota de automóveis de Amsterdam? Vc tem esse dado?

Porque uma coisa é alguém preferir bicicleta, preferir ônibus, etc. Outra coisa é ser obrigado a andar de ônibus ou de bicicleta porque não tem outra opção.

Alguém citou Curitiba, que tem o melhor sistema de transporte público do Brasil. Muita gente lá tem carro mas em algumas situações prefere andar de ônibus. Ou seja, a pessoa tá andando de ônibus, mas o carro dela tá lá guardadinho na garagem, emplacado e contabilizado na frota da cidade. É por isso que Curitiba, apesar de ter um dos melhores sistemas de transporte coletivo do mundo, tem também uma das maiores médias de veículos por habitante do país.

Ou seja, frota de veículos é indicativo de renda, não de eficiência no transporte. Porque os veículos podem muito bem ficar na garagem e serem utilizados eventualmente.

Manaus.ASB
June 17th, 2011, 12:30 AM
A frota de Manaus que beira os 500 mil veículos passara por problemas cruciais da qui alguns anos se medidas emergenciais não forem tomadas ,os investimentos atuais apenas estão atenuando o problema que cresce como uma bola de neve

^^

Deixo o carro na garagem e uso a bike. ja resolvi! rsrs

EricoWilliams
June 17th, 2011, 02:13 AM
E isso sem falar que com a abertura da ponte Manaus Iranduba esses números irão aumentar ainda mais! A estimativa é que por ano passem mais de 10 milhões de veículos pela ponte Manaus Iranduba! Imagina só mais de 10 milhões de veículos, e isso sem a ponte da Integração Nacional sobre o Rio Solimões!


Aonde iremos parar? Trágico!

Trágico? Senti foi um certo orgulho mal disfarçado de preocupação.

tufão da colina
June 17th, 2011, 06:44 AM
Se nas balsas que são poucas, lentas e demoradas já passam mais de 7 mil veiculos por FDS, imagina uma ponte enorme dessa!

^^
o cara pensa que vai passar um carro por vez a cada 3 seg pela ponte.:lol:

lucas_PMW
June 17th, 2011, 07:32 AM
^^
o cara pensa que vai passar um carro por vez a cada 3 seg pela ponte.:lol:

Não falei que vai passar um carro por vez e sim a media vai ser um carro por a cada 3 segundos.
Mas desculpa Manaus é uma grande metropole espalhada e rica terá certamente esse grande movimento que se aproxima da ponte Rio Niteroi.
Oq eu falei é que esse número é absurdo, se a marginal pinheiros é a avenida mais movimentada do Brasil com 300mil veiculos por dia, que fica em uma cidade com 7 milhões de veículos fora os veiculos da RM de SP. Manaus que possui uma das menores frotas propocionais do país e uma frota com menos de 500mil veiculos, que não possui nenhuma grande rodovia que ligue a cidade a outro grande centro do Brasil vai ter um grande movimento assim em uma ponte?
Estou sendo chato, mas postar noticias exageradas e sem comprovação nenhuma é chato. Daqui uns dias todo mundo vai começar a fazer afirmações sem fundamentos usando isso como uma forma pra demonstrar a grandiosidade e a grande superioridade que não tem.

jordanbrando
June 17th, 2011, 03:38 PM
Tanta discussão ridícula que não leva a lugar nenhum, só fiz colocar uma informação da secretaria da região metropolitana de Manaus, não foi algo que eu inventei! E eu gostaria de saber pq isso ta incomodando tanto? AFF!


É bom a secretaria se projetar para 10 milhões de veiculos na ponte, quando na realidade só chegar a uns 4 milhoes, agora seria foda se planejassem tudo para 2 milhões quando chegasse na hora do vamos ver, o movimento aumentasse para 3 ou 4 milhões ou seja muito além daquilo que foi feito, projetado e esperado, não é verdade?!

E ainda o complexo viário que será feito no início ponte é com base nesses números, então o planejamento desse complexo viário será pensado no futuro movimento de veículos, a secretaria está mais do que certa, fazendo mais uma obra grandiosa para dar fluidez ao transito.

Ruim é pensar pequeno!

Wendell Rocha
June 17th, 2011, 05:21 PM
^^ Mas qual é a frota de automóveis de Amsterdam? Vc tem esse dado?

Porque uma coisa é alguém preferir bicicleta, preferir ônibus, etc. Outra coisa é ser obrigado a andar de ônibus ou de bicicleta porque não tem outra opção.

Alguém citou Curitiba, que tem o melhor sistema de transporte público do Brasil. Muita gente lá tem carro mas em algumas situações prefere andar de ônibus. Ou seja, a pessoa tá andando de ônibus, mas o carro dela tá lá guardadinho na garagem, emplacado e contabilizado na frota da cidade. É por isso que Curitiba, apesar de ter um dos melhores sistemas de transporte coletivo do mundo, tem também uma das maiores médias de veículos por habitante do país.

Ou seja, frota de veículos é indicativo de renda, não de eficiência no transporte. Porque os veículos podem muito bem ficar na garagem e serem utilizados eventualmente.

Mas alguém falou o contrário disso? :D
Até porque, como você disse, nem em Curitiba as pessoas vão deixar de comprar carro por causa do sistema de transporte.
O que na minha opinião foi falado aqui, é que com todo esse aumento na frota, os órgãos municipais ou estaduais poderiam investir mais em um transporte público de qualidade, como forma de amenizar o tráfego de veículos nas vias.

BR 364
June 17th, 2011, 06:05 PM
^^ Pode ser, mas quando alguém diz que gostaria que a frota de veículos não crescesse e que a solução é andar de bicicleta, não me parece que a preocupação seja o transporte público de qualidade, porque bicicleta não é transporte público de qualidade e o crescimento na frota não impede nenhuma cidade de investir nisso. Pelo contrário, com mais veículos, arrecada-se mais tributos (ICMS, IPVA, etc) e se tem mais recursos pra investir em transporte.

O problema é que no Brasil, raramente os recursos são investidos onde deveriam...

ricfelix
June 17th, 2011, 06:23 PM
^^ Pode ser, mas quando alguém diz que gostaria que a frota de veículos não crescesse e que a solução é andar de bicicleta, não me parece que a preocupação seja o transporte público de qualidade, porque bicicleta não é transporte público de qualidade e o crescimento na frota não impede nenhuma cidade de investir nisso. Pelo contrário, com mais veículos, arrecada-se mais tributos (ICMS, IPVA, etc) e se tem mais recursos pra investir em transporte.

O problema é que no Brasil, raramente os recursos são investidos onde deveriam...

Mas o que quis dizer é que se a frota crescesse devagar (com relação a belém), a gente não ia ter um trânsito tão caótico (também temos que levar em consideração as vias da cidade e o que o poder público faz para tentar mehorar o tráfego dentro da cidade), todos os dias chego atrasado na universidade por que o trânsito de belém é um caos. Se as pessoas optarem por andar de bicicleta ou ônibus, o número de veículos nas ruas obviamente iria diminuir, mas para isso ocorrer temos que ter ciclovias e um transporte público de qualidade, quando isso não ocorre as pessoas vão mesmo é querer o conforto de seu carro.

Mesmo Belém não tendo um transporte público como deveria, o que eu noto quando tem greve de ônibus é um aumento do número de veículos circulando, tanto que há engarrafamento em vários pontos da cidade...sem ônibus circulando!!! Melhor dizendo, já existem uma parcela que mesmo tendo carro, usa o ônibus para ir ao trabalho ou para fazer outra coisa qualquer.

Mas é claro que tendo um transporte eficiente, não quer dizer que as pessoas vão deixar de ter seu carro.

BR 364
June 17th, 2011, 06:39 PM
^^ Na verdade, nossos governantes deveriam estar investindo nisso há décadas, não deveriam ter esperado o problema aparecer pra só depois começarem a pensar na solução (como sempre fazem).

Por exemplo, o sistema de Curitiba começou a ser desenvolvido nos anos 60. E todo o planejamento da cidade, desde aquela época, foi feito em torno da mobilidade urbana. Eles viram os problemas que as grandes cidades do mundo estavam enfrentando e se anteciparam nas soluções.

Se vc olhar uma foto aérea de Curitiba, vai ver que a verticalização da cidade forma um "X". Isso ocorreu porque a construção de prédios mais altos só é permitida próximo aos corredores dos expressos biarticulados. Com isso, a população fica mais concentrada próxima a esses corredores, que são servidos pelas linhas expressas. E quem mora longe desses corredores, usa as linhas coletoras, que fazem a ligação com as linhas expressas através dos vários terminais de integração (ou seja, mesmo que vc precise pegar dois ou três ônibus, vc só paga uma passagem).

Mas isso é resultado de décadas de planejamento e execução correta, sempre se antecipando às necessidades. Aqui na nossa região, os governantes esperam os problemas surgirem pra depois pensarem numa solução. E o que é pior, geralmente são soluções provisórias, que só atendem às necessidades de momento.

ricfelix
June 17th, 2011, 06:53 PM
pograma sustentáculos, sobre mobilidade urbana. Passa na tv Brasil:

LGGza55WKa4
iRBv-w2B6cY
8QmhZr3-ADs

jordanbrando
June 17th, 2011, 07:20 PM
^^ Pode ser, mas quando alguém diz que gostaria que a frota de veículos não crescesse e que a solução é andar de bicicleta, não me parece que a preocupação seja o transporte público de qualidade, porque bicicleta não é transporte público de qualidade e o crescimento na frota não impede nenhuma cidade de investir nisso. Pelo contrário, com mais veículos, arrecada-se mais tributos (ICMS, IPVA, etc) e se tem mais recursos pra investir em transporte.

O problema é que no Brasil, raramente os recursos são investidos onde deveriam...

:applause::applause::applause:

ricardo33
June 17th, 2011, 08:32 PM
Tanta discussão ridícula que não leva a lugar nenhum, só fiz colocar uma informação da secretaria da região metropolitana de Manaus, não foi algo que eu inventei! E eu gostaria de saber pq isso ta incomodando tanto? AFF!


É bom a secretaria se projetar para 10 milhões de veiculos na ponte, quando na realidade só chegar a uns 4 milhoes, agora seria foda se planejassem tudo para 2 milhões quando chegasse na hora do vamos ver, o movimento aumentasse para 3 ou 4 milhões ou seja muito além daquilo que foi feito, projetado e esperado, não é verdade?!

E ainda o complexo viário que será feito no início ponte é com base nesses números, então o planejamento desse complexo viário será pensado no futuro movimento de veículos, a secretaria está mais do que certa, fazendo mais uma obra grandiosa para dar fluidez ao transito.

Ruim é pensar pequeno!



Onde eu assino?

Disse tudo.

jordanbrando
June 17th, 2011, 08:41 PM
Onde eu assino?

Disse tudo.

Só disse a mais pura verdade! :colgate:

ricfelix
June 17th, 2011, 08:43 PM
edit

Wendell Rocha
June 17th, 2011, 08:59 PM
^^ Na verdade, nossos governantes deveriam estar investindo nisso há décadas, não deveriam ter esperado o problema aparecer pra só depois começarem a pensar na solução (como sempre fazem).

Por exemplo, o sistema de Curitiba começou a ser desenvolvido nos anos 60. E todo o planejamento da cidade, desde aquela época, foi feito em torno da mobilidade urbana. Eles viram os problemas que as grandes cidades do mundo estavam enfrentando e se anteciparam nas soluções.

Se vc olhar uma foto aérea de Curitiba, vai ver que a verticalização da cidade forma um "X". Isso ocorreu porque a construção de prédios mais altos só é permitida próximo aos corredores dos expressos biarticulados. Com isso, a população fica mais concentrada próxima a esses corredores, que são servidos pelas linhas expressas. E quem mora longe desses corredores, usa as linhas coletoras, que fazem a ligação com as linhas expressas através dos vários terminais de integração (ou seja, mesmo que vc precise pegar dois ou três ônibus, vc só paga uma passagem).

Mas isso é resultado de décadas de planejamento e execução correta, sempre se antecipando às necessidades. Aqui na nossa região, os governantes esperam os problemas surgirem pra depois pensarem numa solução. E o que é pior, geralmente são soluções provisórias, que só atendem às necessidades de momento.

Belém é um bom exemplo disso, o ação metrópole foi planejado há mais de 20 anos atrás e só agora que algumas obras foram sair do papel. E acho que quando concluirem todas as obras, a RMB já vai estar precisando de um Ação Metrópole II.

ricfelix
June 17th, 2011, 09:21 PM
Belém é um bom exemplo disso, o ação metrópole foi planejado há mais de 20 anos atrás e só agora que algumas obras foram sair do papel. E acho que quando concluirem todas as obras, a RMB já vai estar precisando de um Ação Metrópole II.

É verdade!!:lol::lol::lol::lol:

luiz belenense
June 18th, 2011, 02:42 AM
pograma sustentáculos, sobre mobilidade urbana. Passa na tv Brasil:

LGGza55WKa4
iRBv-w2B6cY
8QmhZr3-ADs

legal :cheers:

assim que a minha net estiver melhor eu assisto :D

tufão da colina
June 18th, 2011, 03:27 AM
Não falei que vai passar um carro por vez e sim a media vai ser um carro por a cada 3 segundos.
Mas desculpa Manaus é uma grande metropole espalhada e rica terá certamente esse grande movimento que se aproxima da ponte Rio Niteroi.
Oq eu falei é que esse número é absurdo, se a marginal pinheiros é a avenida mais movimentada do Brasil com 300mil veiculos por dia, que fica em uma cidade com 7 milhões de veículos fora os veiculos da RM de SP. Manaus que possui uma das menores frotas propocionais do país e uma frota com menos de 500mil veiculos, que não possui nenhuma grande rodovia que ligue a cidade a outro grande centro do Brasil vai ter um grande movimento assim em uma ponte?
Estou sendo chato, mas postar noticias exageradas e sem comprovação nenhuma é chato. Daqui uns dias todo mundo vai começar a fazer afirmações sem fundamentos usando isso como uma forma pra demonstrar a grandiosidade e a grande superioridade que não tem.

^^^
li a noticia que rapaz postou e lá diz que , a tendencia é que nos próximos 5 anos passe pela ponte 10 milhões de veículos.
isso quer dizer, que serão pouco menos de 6 mil veículos por dia. agora não sei onde foi o exagero aí ?
o problema é que você fez uma avaliação complicada em tentar determinar que a cada 3 seg passe um veículo, pela ponte.

lucas_PMW
June 18th, 2011, 03:33 AM
^^^
li a noticia que rapaz postou e lá diz que , a tendencia é que nos próximos 5 anos passe pela ponte 10 milhões de veículos.
isso quer dizer, que serão pouco menos de 6 mil veículos por dia. agora não sei onde foi o exagero aí ?
o problema é que você fez uma avaliação complicada em tentar determinar que a cada 3 seg passe um veículo, pela ponte.

O exagero foi o movimento citado por ele que seria de 10 milhoes de veiculos por ano e não em 5 anos como vc citou. Ou seja o movimento real vai ser 5 vezes menor do que ele disse.

Grande Manaus
June 18th, 2011, 11:49 PM
^^^
li a noticia que rapaz postou e lá diz que , a tendencia é que nos próximos 5 anos passe pela ponte 10 milhões de veículos.
isso quer dizer, que serão pouco menos de 6 mil veículos por dia. agora não sei onde foi o exagero aí ?
o problema é que você fez uma avaliação complicada em tentar determinar que a cada 3 seg passe um veículo, pela ponte.

Na AM -010 na Barreira passam so no domingo 13.000 veículos

Utilizando apenas uma faixa

No horários de pico 26 carros por Minuto e multiplique isso por de 07:00 as 15:00 ...por hora ...

Reis_Cassio
June 19th, 2011, 01:18 AM
Na AM -010 na Barreira passam so no domingo 13.000 veículos

Utilizando apenas uma faixa

No horários de pico 26 carros por Minuto e multiplique isso por de 07:00 as 15:00 ...por hora ...

Essa AM é a que vai pra Presidente Figueiredo? Se for, eu peguei ela da última vez. Bem arrumadinha ela

Grande Manaus
June 19th, 2011, 01:46 AM
Essa AM é a que vai pra Presidente Figueiredo? Se for, eu peguei ela da última vez. Bem arrumadinha ela

Não essa é a AM-010 ..essa barreira fica a 150 metros do Inicio da BR-174

O Acesso a Presidente Figueiredo no caso é pela BR-174

Reis_Cassio
June 19th, 2011, 03:24 AM
Não essa é a AM-010 ..essa barreira fica a 150 metros do Inicio da BR-174

O Acesso a Presidente Figueiredo no caso é pela BR-174

Ah! Ta certo. O acesso pra Roraima certo? To ligado.

WP Gyn
June 19th, 2011, 09:21 PM
Ferraz, desculpe, mas tive que copiar sua ideia e fiz um pro Centro-Oeste: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1401794

Wendell Rocha
June 20th, 2011, 12:08 AM
Ontem o trânsito estava um caos. É absurda a quantidade de veículos em horário de pico. Dá vontade de sair voando. o/

Reis_Cassio
June 20th, 2011, 01:06 AM
Chegou a vez dos helicópteros? hehe

Wendell Rocha
June 24th, 2011, 02:26 AM
Vendas de veículos novos no Pará crescem 9,44%

http://www.diarioonline.com.br/app/painel/modulo-noticia/img/imagensdb/destaque-153719-veiculos.jpg

Depois de um mês com leve queda, o setor de veículos automotores voltou a registrar um crescimento nas vendas. Em maio, o setor teve o melhor desempenho de vendas no Pará em 2011. No mês passado, foram vendidos 11.364 veículos, entre carros, motos, ônibus e caminhões, conforme o balanço mensal divulgado pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Pará e Amapá (Sincodiv Pa/Ap). Esse número é 9,44% maior em relação a abril.

Considerando-se o acumulado, de janeiro a maio, já foram emplacados 50.316 veículos, cerca de 16,57% superiores ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 43.156 veículos. O maior percentual de vendas para o mesmo período foi registrado no setor de caminhões, que cresceu 29,72% face aos valores dos cinco primeiros meses de 2010.

Para o presidente do Sincodiv, Ronaldo Mendes, o bom resultado é um indicativo de que o setor está conseguindo se manter firme, mesmo com os entraves da economia, como o aumento da inflação, redução do crédito e novas regras de financiamento de veículos. “Devemos lembrar que os bons números são provenientes da retomada do setor automotivo após a grande crise que ocorreu em 2009. Para garantirmos a recuperação, estamos investindo em ações que superam os problemas econômicos e, as montadoras estão trabalhando novos modelos para atrair o consumidor”, explica.

NÚMEROS – Em maio, as motos responderam por 58,82% das vendas, com a comercialização de 6.685 unidades, o maior registrado até agora e 24,95% superior ao registrado no mesmo mês de 2010. As marcas mais vendidas foram Honda, Yamaha e JTA/Suzuki.

Já as vendas de autos e comerciais leves aumentaram 3,46% em relação a abril e 10,53% ante o mês de maio do ano passado. Foram emplacados 4.355 carros, com destaque para as marcas Volkswagem, GM/Chevrolet e Fiat.

No segmento de caminhões e ônibus, que teve crescimento de cerca de 29,72% em reação ao mesmo período de 2010, as vendas continuam fomentadas. No mês passado foram vendidos 324 unidades, principalmente das marcas Volkswagen, Mercedes Benz e Ford. (Ascom Sincodiv)

http://www.diarioonline.com.br/noticia-153719-vendas-de-veiculos-novos-no-para-crescem-944-porcento.html

luiz belenense
June 24th, 2011, 04:31 AM
a nível estadual..., até que não achei muito alto :D ^^

ricfelix
June 26th, 2011, 05:40 PM
edit

lord_froog
July 20th, 2011, 06:16 PM
Por esta crescente elevação nos números de veículos que é necessário o investimento do Estado para ampliação dos corredores existente e criação de novos corredores para o tráfego.

Guajará
August 12th, 2011, 09:00 PM
http://img51.imageshack.us/img51/2079/pol40.jpg
jornal O Liberal 12/08/2011 caderno Policia 4.

BR 364
August 12th, 2011, 10:43 PM
^^ O título diz uma coisa e o texto diz outra.

De qualquer forma, eu acho interessante que de Norte a Sul do país as pessoas estão culpando a sinalização, a fiscalização, as autoescolas, as vendas de veículos, etc. Mas ninguém quer por o dedo na ferida. Ninguém quer dizer que a verdadeira causa do caos no trânsito em todo o país é que a classe mais baixa agora pode comprar carros e motos (o que é ótimo), só que a cabecinha do povão continua a mesma. A maneira irresponsável, indolente e fora da lei de levar a vida continua a mesma. E essas pessoas levam pro trânsito o mesmo comportamento que elas tem na vida particular e profissional. Só que enquanto isso está restrito à vida dessas pessoas, isso só causa problemas a elas mesmas. Mas a partir do momento em que todos dividem as mesmas ruas, aí a coisa complica.

Em outras palavras, isso tudo é resultado de políticas que levam a um aumento de renda da população mais humilde, mas sem levar nenhuma melhoria no nível sociocultural dessas pessoas. E infelizmente, o nível de ignorância de boa parte da população brasileira é tão grande que acaba fazendo com que essas pessoas raciocinem e comportem-se como crianças. Ou seja, tem idade de adulto, mas mentalidade de criança. Permitir que essas pessoas conduzam veículos pelas ruas corresponde a permitir que crianças dirijam.

Grande Manaus
August 23rd, 2011, 03:38 AM
O Denatram ja divulgou os dados do mês de julho , se alguém ai puder atualizar

Ferraz/RBR
August 24th, 2011, 12:04 AM
Tabela Atualizada - Frota Julho 2011

http://farm7.static.flickr.com/6197/6074101455_48b255e139_b.jpg

Ponto Vermelho e Verde, mudança de posição no ano

http://www.denatran.gov.br/frota.htm

ricfelix
August 24th, 2011, 12:48 AM
Então o Pará ultrapassou o mato grosso do sul, diferença de mais ou menos 20 mil carros.

lucas_PMW
August 24th, 2011, 04:15 AM
Frota percapta das capitais

Palmas 1.98
Boa Vista 2.39
Porto Velho 2.44
Rio Branco 2.93
Manaus 3.77
Macapá 3.94
Belem 4.51

O Cavaleiro
August 24th, 2011, 01:30 PM
Palmas e Rio Branco juntinhas.

Ferraz/RBR
August 26th, 2011, 12:16 AM
Palmas e Rio Branco juntinhas.

Rio Branco tirou a diferença pra menos de 1 mil, e agora não consegue ultrapassar, ja faz 1 ano que tá nesse enrola....

Tá parecendo Fórmula 1 antes do novo regulamento da asa móvel este ano. Chegar é uma coisa, passar é outra coisa. :lol:


_____________________________


Frota percapta das capitais

Palmas 1.98
Boa Vista 2.39
Porto Velho 2.44
Rio Branco 2.93
Manaus 3.77
Macapá 3.94
Belem 4.51

O IBGE vai divulgar a estimativa populacional de 2011 agora dia 31. Ai eu vou fazer a tabela com a frota percapita, igual tem no primeiro post do Thread.

BR 364
August 26th, 2011, 12:30 AM
Rio Branco tirou a diferença pra menos de 1 mil, e agora não consegue ultrapassar, ja faz 1 ano que tá nesse enrola....

Tá parecendo Fórmula 1 antes do novo regulamento da asa móvel este ano. Chegar é uma coisa, passar é outra coisa. :lol:
Em Mônaco... :lol:

É que além de estarem parelhas na frota, as taxas de crescimento também são muito próximas, então a tendência é que elas fiquem nesse empate técnico aí por um bom tempo. E em breve, as duas devem colar em Boa Vista, aí vão ser 3 nesse bolo.

Grande Manaus
August 26th, 2011, 02:49 AM
Rio Branco tirou a diferença pra menos de 1 mil, e agora não consegue ultrapassar, ja faz 1 ano que tá nesse enrola....

Tá parecendo Fórmula 1 antes do novo regulamento da asa móvel este ano. Chegar é uma coisa, passar é outra coisa. :lol:


_____________________________




O IBGE vai divulgar a estimativa populacional de 2011 agora dia 31. Ai eu vou fazer a tabela com a frota percapita, igual tem no primeiro post do Thread.

As duas cidades estão com números bem próximo , impressionante

O Cavaleiro
August 26th, 2011, 03:36 PM
Em Mônaco... :lol:

É que além de estarem parelhas na frota, as taxas de crescimento também são muito próximas, então a tendência é que elas fiquem nesse empate técnico aí por um bom tempo. E em breve, as duas devem colar em Boa Vista, aí vão ser 3 nesse bolo.

É mesmo agora que me atentei para o número de Boa Vista. Ta quase próximo tbm.

O Cavaleiro
August 26th, 2011, 03:38 PM
_____________________________

O IBGE vai divulgar a estimativa populacional de 2011 agora dia 31. Ai eu vou fazer a tabela com a frota percapita, igual tem no primeiro post do Thread.

Vamos aguardar!

JPR_RO
August 26th, 2011, 05:39 PM
Se a média das taxas de crescimento continuarem como a dos ultimos dados divulgados, a cidade de Porto Velho ultrapassará Aracaju e Maceió em aproximadamente 6 anos. Calculado.

Thilindha
August 27th, 2011, 04:18 AM
^^ Espero que não cresça mais, está insuportável.

Infelizmente (hoje) PVH não tem estrutura para o crescimento que vem tendo (acredito que esse tema já foi debatido aqui).

lucas_PMW
August 27th, 2011, 07:46 AM
^^^^^^
Conheci muito pouco Porto Velho mas acredito que o problema da cidade é o mesmo de Goiânia. No geral as avenidas são largas mas o prolema são os motoristas que são "folgados" e o grande número de cruzamentos na cidade. Qualquer probleminha em uma avenidas afeta todas as outras da região. Me corrijam se eu estiver errado

BR 364
August 27th, 2011, 03:19 PM
^^ Tá errado não.

Mas não são só esses problemas, há outros também. PVH tem tudo pra ter um trânsito fluente e organizado, o problema é humano (motoristas e autoridades competentes).

Grande Manaus
August 27th, 2011, 04:07 PM
^^^^^^
Conheci muito pouco Porto Velho mas acredito que o problema da cidade é o mesmo de Goiânia. No geral as avenidas são largas mas o prolema são os motoristas que são "folgados" e o grande número de cruzamentos na cidade. Qualquer probleminha em uma avenidas afeta todas as outras da região. Me corrijam se eu estiver errado

Estive em PVH em 2009 apenas de passagem pois tinha ido ao Mato Grosso ,as avenidas de Porto Velho são largas , mas não ví nenhum problema no trânsito , mas como so saí no domingo não deu ara avaliar melhor a situação

Rondon
August 27th, 2011, 04:30 PM
Resumindo: o problema central de Porto Velho não são os números, mas sim a qualidade dos motoristas, pedestres e autoridades.
Resolvendo isso, o trânsito melhora que é uma beleza :D

Além disso, nesse contexto está a melhoria do transporte coletivo urbano, de novas alternativas viárias, pavimentação das ruas, e por aí vai :D

Thilindha
August 27th, 2011, 07:31 PM
^^ Mas aumentando os números, os motoristas também aumentam, com isso os problemas. Por isso, até o presente momento, enquanto não estamos preparados para ter uma boa organização no trânsito, na minha opinião, é melhor que não aumente a frota.

Thilindha
August 27th, 2011, 07:38 PM
Estive em PVH em 2009 apenas de passagem pois tinha ido ao Mato Grosso ,as avenidas de Porto Velho são largas , mas não ví nenhum problema no trânsito , mas como so saí no domingo não deu ara avaliar melhor a situação

Realmente domingo é mais tranquilo, se bem que ultimamente nem domingo está tão tranquilo assim, dependendo de onde se anda. Outro fator, é que de 2009 pra cá mudou consideravelmente, era bem mais "tranquilo", não se compara o trânsito de 2 anos atrás com o "caos" que se encontra hoje.

Rondon
August 28th, 2011, 01:32 AM
^^ Mas aumentando os números, os motoristas também aumentam, com isso os problemas. Por isso, até o presente momento, enquanto não estamos preparados para ter uma boa organização no trânsito, na minha opinião, é melhor que não aumente a frota.

Pode ser que sim, mas aí não estamos atacando o problema fundamental, que é a qualidade daqueles que fazem o trânsito, mas sim os números (que nessa conta, não representam muito).
Aí pode ter 1 milhão de veículos, ou 100 mil veículos... não vai fazer diferença... os problemas serão em sua essência os mesmos (vão continuar os acidentes, vão continuar os desrespeitos as regras de trânsitos, etc...)

Resumindo, vai continuar a anarquia...

E eu quero que a frota cresça (até por que frota garante pagamento de impostos, como IPVA, e ainda gira a economia, com manuteção e combustível). Aliado a isso, sou a favor de novas opções de transportes: por exemplo, quero ter o meu carro na garagem, mas ter um transporte coletivo de qualidade :D

Thilindha
August 28th, 2011, 04:29 AM
^^ Concordo totalmente com vc, mas desde que as coisas funcionem como devem funcionar, o que normalmente não acontece.

Gostaria muito de ver o transporte coletivo evoluindo, de ter pelo menos um terminal rodoviário... Mas isso é assunto para outro tópico.

Ferraz/RBR
August 31st, 2011, 07:40 PM
DENSIDADE - TOTAL DE VEÍCULOS POR 100 HABITANTES - JULHO 2011

http://farm7.static.flickr.com/6079/6100706372_c037b81555_b.jpg
Verde e Vermelho mudança de posiçao em relação 2010
Densidade equivalente a População julho de 2011 e Frota Julho de 2011.

Fontes:
DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

BR 364
August 31st, 2011, 11:01 PM
^^ Essa tabela tá bem precisa, com frota e população do mesmo mês.

Gabriel AC
August 31st, 2011, 11:05 PM
Ferraz arrebenta nas tabelas! :cheers:

Pensei que o veículo/100 habitantes fosse maior em Rio Branco. Gostei do resultado de Cruzeiro.

Ferraz/RBR
September 1st, 2011, 12:42 AM
Me chama atenção Tocantinopolis e Rio de Janeiro... muito baixa a densidade do Rio de Janeiro. Tocantinopolis impressionante a alta densidade, mas a Frota da cidade está passando por ajuste, deve ter muito carro de fora emplacado lá. Em 2010 a frota vem crescendo apenas 0,1%, em julho a frota fez foi diminuir em relação a junho. Vamos ver até aonde vai esse ajuste...

Ferraz/RBR
September 14th, 2011, 08:21 PM
FROTA - AGOSTO 2011

http://farm7.static.flickr.com/6085/6147934332_52a3a55b37_b.jpg
http://www.denatran.gov.br/frota.htm

Ferraz/RBR
September 14th, 2011, 08:39 PM
Mês de Agosto, Palmas 1.113 Veículos. Rio Branco 1.112 veículos...
Sempre Mantendo a pequena distância entre as duas capitais...

_______________________________________



Eu tava fazendo um comparativo do tanto que a Frota de Veículos do Vale do Juruá (Acre) cresce com abertura da BR-364:

Veja só o comparativo de 3 meses antes da abertura da BR-364 e 3 meses com abertura da BR-364.

Cruzeiro do Sul
3 meses sem BR-364 (mar, abr, mai): 461 veículos
3 meses com BR-364 (jun, jul, ago): 740 veículos

Tarauacá
3 meses sem BR-364: 57
3 meses com BR-364: 109

Feijó:
3 meses sem BR-364: 18
3 meses com BR-364: 98

Enquanto o Vale do Juruá cresceu forte, Rio Branco teve leve diminuida:

Rio Branco:
3 meses sem BR-364: 3.118
3 meses com BR-364: 2.962

O crescimento forte do Vale do Juruá puxou o Acre de 10° colocado entre os estados no início do ano, para 7° colocado agora em agosto.

Esse crescimento se deve a duas coisas:
1º Fica muito mais em conta comprar um carro em Rio Branco e levar dirigindo do que comprar em Manaus e levar de Balsa;
2° A economia do Vale do Juruá cresce mais com estrada aberta;

BR 364
September 15th, 2011, 02:49 PM
^^ O caminho é esse. A história do Vale do Juruá se dividirá em antes e depois do asfalto. Se sair a ligação com Pucallpa então, essa região vai bombar.

Não sei como ainda tem gente que é contra a pavimentação de rodovias.

dricobel
September 15th, 2011, 03:06 PM
Uma boa porcentagem da frota de Teresina é composta de motocicletas, se continuar nesse ritmo logo passa Belém!

LuiZinhO
September 18th, 2011, 07:45 AM
Hj a presidente do Detran/Am disse em uma entrevista, q hj em dia entram em circulação por mês em Manaus, de 5 a 5,5 mil carros novos...

Guajará
September 18th, 2011, 02:51 PM
http://img823.imageshack.us/img823/2238/atua9k.jpg
publicado no jornal O Liberal 18/09/2011 caderno atualidades 9.

http://img842.imageshack.us/img842/7893/a1011.jpg
publicado no jornal O Liberal 18/09/2011 caderno atualidades 10|11.

luiz belenense
September 18th, 2011, 09:39 PM
Frota que roda em Belém é visívelmente superior aos números da capital.., mais de 500 mil veículos rodam pelas nossas ruas e a estagnação ou até mesmo limitação urbanística proporciona que a cidade fique estrangulada.

Ação Metropole urgente :cheers: o/

Manaus.ASB
September 19th, 2011, 03:09 PM
Hj a presidente do Detran/Am disse em uma entrevista, q hj em dia entram em circulação por mês em Manaus, de 5 a 5,5 mil carros novos...

^^

Ela generalizou, 5,5 mil sao carros, motos, etc

Manaus.ASB
September 19th, 2011, 03:19 PM
Manaus deve encerrar o ano com 498 a 501 mil veículos registrados na capital, e mais o fluxo da regiao metropolitana, deve beirar nos 550 mil veículos na cidade.

:ohno:

Metropolitano Manaus
September 19th, 2011, 09:00 PM
Manaus deve encerrar o ano com 498 a 501 mil veículos registrados na capital, e mais o fluxo da regiao metropolitana, deve beirar nos 550 mil veículos na cidade.

:ohno:


Mais ou menos isso quase 500 mil veículos

BR 364
September 22nd, 2011, 09:41 PM
Dados postados neste thread aqui (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=899670&page=12) referentes apenas a automóveis, caminhonetes e camionetas (coloquei os estados do Norte em negrito):

Mudando a década, mudando o comparativo:


Ago 2011

--------- Frota Aut+Cte+Cta Ago 2011 --- Dez 2010 --- Cresc.%

BRASIL --- 45.506.999 --- 43.333.074 --- 5,02%

1. SUDESTE --- 25.307.050 --- 24.197.387 --- 4,59%

2. SUL --- 9.703.829 --- 9.256.587 --- 4,83%

3. NORDESTE --- 5.283.062 --- 4.964.526 --- 6,42%

4. CENTRO-OESTE --- 3.791.113 --- 3.581.506 --- 5,85%

5. NORTE --- 1.421.945 --- 1.333.068 --- 6,67%


1. São Paulo --- 15.911.116 --- 15.260.318 --- 4,26%

2. Minas Gerais --- 4.854.945 --- 4.592.149 --- 5,72%

3. Paraná --- 3.762.665 --- 3.581.553 --- 5,06%

4. Rio de Janeiro --- 3.724.980 --- 3.561.407 --- 4,59%

5. Rio Grande do Sul --- 3.547.454 --- 3.394.649 --- 4,50%

6. Santa Catarina --- 2.393.710 --- 2.280.385 --- 4,97%

7. Goiás --- 1.524.230 --- 1.433.634 --- 6,32%

8. Bahia --- 1.411.964 --- 1.324.948 --- 6,57%

9. Distrito Federal --- 1.094.572 --- 1.044.561 --- 4,79%

10. Pernambuco --- 1.067.756 --- 1.006.037 --- 6,13%

11. Ceará --- 867.805 --- 818.151 --- 6,07%

12. Espírito Santo --- 816.009 --- 783.513 --- 4,15%

13. Mato Grosso do Sul --- 590.583 --- 558.852 --- 5,68%

14. Mato Grosso --- 581.728 --- 544.459 --- 6,85%

15. Pará --- 468.274 --- 438.327 --- 6,83%

16. Rio Grande do Norte --- 421.784 --- 400.666 --- 5,27%

17. Paraíba --- 399.503 --- 375.067 --- 6,52%

18. Amazonas --- 356.314 --- 336.169 --- 5,99%

19. Maranhão --- 345.215 --- 317.267 --- 8,81%

20. Alagoas --- 268.350 --- 252.046 --- 6,47%

21. Piauí --- 250.950 --- 234.882 --- 6,84%

22. Sergipe --- 249.735 --- 235.462 --- 6,06%

23. Rondônia --- 223.411 --- 207.059 --- 7,90%

24. Tocantins --- 169.286 --- 159.089 --- 6,41%

25. Acre --- 72.602 --- 68.111 --- 6,59%

26. Amapá --- 70.801 --- 66.749 --- 6,07%

27. Roraima --- 61.257 --- 57.564 --- 6,42%





----------- H/A -- Hab(2011)

1. SUL --- 2,84 --- 27.561.827

2. SUDESTE --- 3,20 --- 80.974.794

3. CENTRO-OESTE --- 3,76 --- 14.243.951

-- BRASIL --- 4,23 --- 192.376.496

4. NORDESTE --- 10,13 --- 53.500.965

5. NORTE --- 11,32 --- 16.094.959


1. Distrito Federal --- 2,38 --- 2.609.997

2. São Paulo --- 2,61 --- 41.589.892

3. Santa Catarina --- 2,64 --- 6.316.906

4. Paraná --- 2,79 --- 10.512.151

5. Rio Grande do Sul --- 3,03 --- 10.732.770

6. Goiás --- 3,99 --- 6.080.588

7. Minas Gerais --- 4,06 --- 19.728.252

8. Mato Grosso do Sul --- 4,20 --- 2.477.504

--- BRASIL --- 4,23 --- 192.376.496

9. Rio de Janeiro --- 4,33 --- 16.112.637

10. Espírito Santo --- 4,35 --- 3.547.013

11. Mato Grosso --- 5,29 --- 3.075.862

12. Rondônia --- 7,06 --- 1.576.423

13. Roraima --- 7,51 --- 460.157

14. Rio Grande do Norte --- 7,58 --- 3.198.572

15. Tocantins --- 8,27 --- 1.400.813

16. Pernambuco --- 8,30 --- 8.864.803

17. Sergipe --- 8,37 --- 2.089.783

18. Paraíba --- 9,49 --- 3.791.200

19. Amapá --- 9,67 --- 684.301

20. Ceará --- 9,83 --- 8.530.058

21. Amazonas --- 9,93 --- 3.538.359

22. Bahia --- 9,98 --- 14.097.333

23. Acre --- 10,28 --- 746.375

24. Alagoas --- 11,71 --- 3.143.338

25. Piauí --- 12,51 --- 3.140.213

26. Pará --- 16,42 --- 7.688.531

27. Maranhão --- 19,25 --- 6.645.665

Apesar de ter apenas o 12º maior crescimento na frota total (7,54%), Rondônia teve o 2º maior crescimento na frota de automóveis, caminhonetes e camionetas (7,90%). Em linhas gerais, isso significa que a quantidade de carros está crescendo mais do que a quantidade de motos. Fiquei bastante satisfeito (e até um pouco aliviado :D) ao constatar isso. Aliás, é o estado onde a proporção de automóveis em relação ao total da frota vem aumentando mais.

Ferraz/RBR
September 23rd, 2011, 03:58 AM
Muito bom o crescimento da frota de automóveis em Rondônia. Tava fazendo uma comparação com aquela minha tabela, Rondônia é o unico estado onde a Frota de Automóveis está crescendo mais que a frota total.
Em Santa Catarina ficou exatamente igual o crescimento de automóveis e frota total.

__________


O Acre subiu 1 posição, de 7º na frota total, pra 6° na frota de automóveis.

Reis_Cassio
September 23rd, 2011, 04:35 AM
Me surpreendi com alguns números

Ferraz/RBR
October 17th, 2011, 02:23 PM
FROTA - SETEMBRO 2011

http://farm7.static.flickr.com/6102/6253778974_3554a4b480_b.jpg
http://www.denatran.gov.br/frota.htm

O Cavaleiro
October 17th, 2011, 04:00 PM
A coisa segue embolada ali entre Boa Vista, Palmas e Rio Branco. Deve manter essa tendência a curto e médio prazo.

Reis_Cassio
October 17th, 2011, 04:11 PM
Com o maior crescimento percentual de Macapá, e o menor de Boa Vista, o embolo vai ser com as 4 capitais.

Manaus.ASB
October 17th, 2011, 05:47 PM
^^

Com essas medidas protecionistas do governo, setembro teve uma queda significativa.

Grande Manaus
October 17th, 2011, 06:56 PM
^^

Com essas medidas protecionistas do governo, setembro teve uma queda significativa.

A frota de Manaus não baterá os 500 mil veiculos até o final do ano , chegará perto disso ..

Nortista
October 17th, 2011, 07:04 PM
Pará, Rondônia e Tocantins possuem uma boa frota no interior.

Reis_Cassio
October 17th, 2011, 07:47 PM
Isto deve ser ao fato da população não estar muito concentrada na capital.

Manaus.ASB
October 17th, 2011, 08:23 PM
A frota de Manaus não baterá os 500 mil veiculos até o final do ano , chegará perto disso ..

^^

Outubro, novembro e dezembro emplacam bastante. Manaus fecha Dezembro com 496 ou 497 mil veículos.

thiagosanchez
October 18th, 2011, 04:18 AM
Pará, Rondônia e Tocantins possuem uma boa frota no interior.

Sao os 3 estados menos isolados do norte e com boas rodovias.

BR 364
October 18th, 2011, 04:34 AM
^^ Isso explicaria a frota de caminhões, talvez. Mas carro e moto são muito mais usados nas cidades do que em rodovias.

Rondon
October 19th, 2011, 12:20 AM
^^ Verdade.

Também não explicaria o fato de Manaus ter 485 mil veículos, já que a cidade é isolada por via terrestre :P

E outro exemplo: Boa Vista tem mais veículos que Rio Branco, mas é isolada via terrestre do restante do país e tem uma população menor que a da capital do Acre...

São exemplos bobos, mas denotam que existe um algo a mais aí...

Reis_Cassio
October 19th, 2011, 01:49 AM
Pará, Rondônia e Tocantins possuem uma boa frota no interior.

Sao os 3 estados menos isolados do norte e com boas rodovias.

^^ Isso explicaria a frota de caminhões, talvez. Mas carro e moto são muito mais usados nas cidades do que em rodovias.

^^ Verdade.

Também não explicaria o fato de Manaus ter 485 mil veículos, já que a cidade é isolada por via terrestre :P

E outro exemplo: Boa Vista tem mais veículos que Rio Branco, mas é isolada via terrestre do restante do país e tem uma população menor que a da capital do Acre...

São exemplos bobos, mas denotam que existe um algo a mais aí...


Como eu falei,

Pará, Rondônia e Tocantins são os estados menos concentrados na capital. Ou seja, se a população é mais espalhada no estado, teoricamente, a frota de veículos também são espalhadas pelo estado.

Veja esse resultado tirado do site do IBGE sobre a proporção da população das capitais em relação ao estado

http://img210.imageshack.us/img210/9476/semttulolyf.png

Disparadamente, esses 3 estados possuem uma pequena proporção de habitantes na capital, se levar em comparação com os outros estados do Norte.

Rondon
October 19th, 2011, 04:53 AM
^^ Teoricamente sim.

Em geral, a necessidade de veículos automotores aumenta conforme o tamanho dos centros urbanos. Dessa forma, não adianta ter apenas uma população espalhada pelo interior, mas sim a população espalhada pelo interior habitando cidades com grau de complexidade e necessidade suficiente para que a população entenda o uso e tenha meios de adquirir seu veículo (quero dizer, tenha motivo e dinheiro para tal).

Isso explica muito bem por que em Estados como o Amazonas, Roraima e Amapá existe uma grande frota circulando nas capitais (que são isoladas via rodoviária, diga-se de passagem), enquanto que no interior, onde as cidades são bem menores e com força econômica menor, não existem grandes frotas. Possivelmente, se existisse alguma outra grande cidade (com força econômica) nesses Estados, provavelmente teria uma grande frota, mesmo se ela fosse isolada por estradas (por que quem cria a demanda não é a estrada, mas sim a cidade).

Roraima é um exemplo clássico: se não me engano, todas as cidades de Roraima são ligadas via rodoviária (e se não me engano, todas as estradas são pavimentadas). Mas cadê a grande frota no interior?

Mas isso é um assunto tão batido que todo mundo já se cansou de comentar aqui...

Ferraz/RBR
October 19th, 2011, 08:25 PM
Frota G40 da Região Norte e crescimento em 2011

http://farm7.static.flickr.com/6035/6261446940_e19384cc31_b.jpg

Ferraz/RBR
October 19th, 2011, 08:34 PM
Aquilo que eu falava de Cruzeiro do Sul, a frota da cidade cresce bem mais no período que a BR-364 está aberta. Em maio CZS estava em 21º lugar no ranking de crescimento do G40, em setembro ja pulou pro 11° lugar.

Tabela de maio
http://farm6.static.flickr.com/5029/5831462280_02f052cd0b_b.jpg

O Cavaleiro
October 19th, 2011, 09:02 PM
Ananindeua sendo uma cidade tão grande tá bem atrás de cidades bem menores. Imagino que poder aquisito da cidade deve ser baixo, o que é relativamente comum a cidades periférias de regiões metropolitanas.

Parauapebas também tem uma frota pequena. Redenção e Gurupi, cidades bem menores tem uma frota maior. Araguaína, que é uma cidade do mesmo porte tem uma frota bem maior que o "Peba".

Marabá e Santarém, Idem!

Reis_Cassio
October 19th, 2011, 09:19 PM
^^ Teoricamente sim.

Em geral, a necessidade de veículos automotores aumenta conforme o tamanho dos centros urbanos. Dessa forma, não adianta ter apenas uma população espalhada pelo interior, mas sim a população espalhada pelo interior habitando cidades com grau de complexidade e necessidade suficiente para que a população entenda o uso e tenha meios de adquirir seu veículo (quero dizer, tenha motivo e dinheiro para tal).

Isso explica muito bem por que em Estados como o Amazonas, Roraima e Amapá existe uma grande frota circulando nas capitais (que são isoladas via rodoviária, diga-se de passagem), enquanto que no interior, onde as cidades são bem menores e com força econômica menor, não existem grandes frotas. Possivelmente, se existisse alguma outra grande cidade (com força econômica) nesses Estados, provavelmente teria uma grande frota, mesmo se ela fosse isolada por estradas (por que quem cria a demanda não é a estrada, mas sim a cidade).

Roraima é um exemplo clássico: se não me engano, todas as cidades de Roraima são ligadas via rodoviária (e se não me engano, todas as estradas são pavimentadas). Mas cadê a grande frota no interior?

Mas isso é um assunto tão batido que todo mundo já se cansou de comentar aqui...

Obrigado pelas informações.

Ananindeua sendo uma cidade tão grande tá bem atrás de cidades bem menores. Imagino que poder aquisito da cidade deve ser baixo, o que é relativamente comum a cidades periférias de regiões metropolitanas.


Será que pode ser que muitos carros são emplacados em Belém mesmo?

O Cavaleiro
October 19th, 2011, 10:36 PM
Obrigado pelas informações.



Será que pode ser que muitos carros são emplacados em Belém mesmo?

É, pode ser ou não.
Tirando pelos números de Marabá, Pebas e Santarém... pode ser um característica mais cultural/local. Algo semelhante ao que acontece com a pouca verticalização das cidades do norte por não ter apreço em morar em apartamentos.

Reis_Cassio
October 20th, 2011, 01:43 AM
É, pode ser ou não.
Tirando pelos números de Marabá, Pebas e Santarém... pode ser um característica mais cultural/local. Algo semelhante ao que acontece com a pouca verticalização das cidades do norte por não ter apreço em morar em apartamentos.

Mas as caracterisitca de Ananindeua é diferente de Marabá, Parauapebas e Santarém, por estar colado com Belém

Ferraz/RBR
December 7th, 2011, 07:51 PM
FROTA - NOVEMBRO 2011

http://farm8.staticflickr.com/7019/6472581757_4fb32f8778_b.jpg

O Cavaleiro
December 7th, 2011, 09:05 PM
^^ Verdade.

Também não explicaria o fato de Manaus ter 485 mil veículos, já que a cidade é isolada por via terrestre :P

E outro exemplo: Boa Vista tem mais veículos que Rio Branco, mas é isolada via terrestre do restante do país e tem uma população menor que a da capital do Acre...

São exemplos bobos, mas denotam que existe um algo a mais aí...

Nos casos de Palmas e Boa Vista o modelo urbano da cidade com longas distâncias acho que contribui muito. Cidadão muda para Palmas se ele não tem um transporte a primeira coisa que ele pensa:
"Vou ter que comprar um carro, a pé aqui não dá!"

BR 364
December 7th, 2011, 09:47 PM
^^ PVH é a mesma coisa. Além das distâncias serem grandes, o transporte coletivo é deficiente.

Pra piorar, o centro comercial e a maioria dos órgãos públicos ficam na extremidade oeste/noroeste e não no centro geográfico da cidade. Aliás, isso é uma característica de cidades que cresceram às margens de grandes rios. Nesse ponto, Palmas leva uma vantagem enorme em relação às demais capitais da região, pois o centro comercial e político-administrativo fica realmente no "centro" da cidade e não num "canto" da cidade.

O Cavaleiro
December 7th, 2011, 10:15 PM
^^ PVH é a mesma coisa. Além das distâncias serem grandes, o transporte coletivo é deficiente.

Pra piorar, o centro comercial e a maioria dos órgãos públicos ficam na extremidade oeste/noroeste e não no centro geográfico da cidade. Aliás, isso é uma característica de cidades que cresceram às margens de grandes rios. Nesse ponto, Palmas leva uma vantagem enorme em relação às demais capitais da região, pois o centro comercial e político-administrativo fica realmente no "centro" da cidade e não num "canto" da cidade.

Mas, o centro de Palmas está bem mais deslocado para a parte norte do plano diretor. Na Av. JK e entorno está o centro com comércio, bancos e inclusive o Palácio do governo e secretarias.
O plano diretor é tres vezes maior ao sul da Av. JK do que ao norte, sem falarmos que ainda tem a região Setores aurenys e Taquaralto. Da avenida JK pra cima você conta só umas 05 a 08 super-quadras enquanto para baixo tem bem umas 15 a 18 super-quadras. Observe no mapa:

http://www.palmas.org/palmaps/palmas14.gif

Observe que no meio lá em cima está o desenhosinho do Palácio Araguaia. Está escrito Free Shopping, Palmas Shopping e tem um desenho de hotel onde fica hoje o Capim Dourado shopping.
Enfim, só a prefeitura e o Extra estão no centro geográfico mesmo, mas é uma região basicamente sem comércio.

Ouvi dizer: Quando Belo Horizonte foi projetada colocaram o centro dela bem no centro geográfico. Hoje a cidade sofre porque todas as grande avenidas convergem para o centro e sempre que é preciso se deslocar de um canto para outro da cidade quase que obrigatoriamente precisa se passar pelo centro. Resultado: o centro ficou demasiadamente estrangulado e congestionado.

Daí o centro de Palmas ficou bem deslocado ao norte, assim, a maioria dos moradores só iriam ou passariam pelo centro se realmente houvesse necessidade de ir lá.

Outro mapa:

http://www.logos.to/outros/imagens/site/planoDiretor.gif

BR 364
December 7th, 2011, 11:02 PM
^^ É que quando eu estive em Palmas, em 1998, o centro ficava no centro mesmo. Não sabia que a cidade tinha direcionado seu crescimento para o sul.

Eu acho mais vantajoso o centro comercial e os órgãos públicos ficarem no meio da cidade, pois assim o fluxo de/para o centro fica disperso em várias direções. É diferente do que ocorre aqui em PVH, por exemplo, onde quase todo mundo chega ao centro pelo leste e sai pelo leste. É como se fosse um estádio de futebol onde todo mundo entra e sai pelo mesmo portão.

No caso de BH, talvez o problema tenha sido o fato das vias convergirem pro centro. O ideal, na minha opinião, é que o centro fique no meio da cidade, mas sem ser passagem obrigatória pra quem vai de uma região a outra.

lucas_PMW
December 8th, 2011, 01:37 AM
Pra se ter uma idéia do tamanho do Plano diretor de Palmas.
Esse é um cartaz de uma reunião que vai ocorrer na UFT sobre e imensa necessidade de expandir o plano diretor de Palmas pq a cidade é tão grande que não cabe em seus limites.

Dá pra colocar o plano piloto de Brasília, o projeto original de Goiânia, o antigo plano urbanistico de Boa Vista e a antiga planta de Belo Horizonte.

http://img202.imageshack.us/img202/4997/38165927666219905129410.jpg

Gabriel AC
December 8th, 2011, 05:01 AM
O desenho de Boa Vista é maravilhosamente lindo!

O Cavaleiro
December 8th, 2011, 01:27 PM
^^ É que quando eu estive em Palmas, em 1998, o centro ficava no centro mesmo. Não sabia que a cidade tinha direcionado seu crescimento para o sul.


Mas nessa época a maioria da cidade já se encontrava ao sul também. Talvez não é tão perceptível pra quem é de fora, só pegando o mapa pra perceber mesmo.

Mas, enfim, carro em Palmas é uma necessidade pelas longas distâncias e principalmente pelo transporte público ruin, demorado demais. E hoje as pessoas não querem e nem tem tempo pra perder. As coisas são muito rápidas e se locomover rápido é uma necessidade.
Portanto, enquanto o transporte público nesse país for ruim o povo vai comprar carro adoidado e se locomover neles o tempo todo.

O Cavaleiro
December 8th, 2011, 01:33 PM
Pra se ter uma idéia do tamanho do Plano diretor de Palmas.
Esse é um cartaz de uma reunião que vai ocorrer na UFT sobre e imensa necessidade de expandir o plano diretor de Palmas pq a cidade é tão grande que não cabe em seus limites.



Vou fazer um comentário sobre isso lá no Tocantins Notícias, Esse thead não é o lugar mais ideal para debatermos o Plano Diretor de Palmas. :okay:

Só sei que Palmas. BV e Rio Branco continuando enroladas.

Manaus.ASB
December 11th, 2011, 08:20 PM
Ficou faltando a tabela do mes de Outubro pra comparar

Grande Manaus
December 19th, 2011, 12:24 AM
Ficou faltando a tabela do mes de Outubro pra comparar

Manaus deve fechar o ano com quase 496.000 veiculos

So no final de Janeiro de 2012 atingiremos a marca dos 500.000

Ferraz/RBR
December 19th, 2011, 03:34 AM
Ficou faltando a tabela do mes de Outubro pra comparar

Total de novos veículos em outubro e novembro nas capitais do norte:


Cidade: Out / Nov

Manaus: 2.961 / 3.783
Belém: 1.501 / 2.582
Porto Velho: 2.399 / 2.462
Boa Vista: 979 / 1.144
Palmas: 851 / 937
Rio Branco: 792 / 1.170
Macapá: 658 / 845

Reis_Cassio
December 19th, 2011, 06:53 AM
Percorrendo as ruas de Manaus esta semana, eu notei a quantidade enorme de carros importados. Um mais lindos que os outros.

Ponta Negra
December 19th, 2011, 08:39 PM
Total de novos veículos em outubro e novembro nas capitais do norte:


Cidade: Out / Nov

Manaus: 2.961 / 3.783
Belém: 1.501 / 2.582
Porto Velho: 2.399 / 2.462
Boa Vista: 979 / 1.144
Palmas: 851 / 937
Rio Branco: 792 / 1.170
Macapá: 658 / 845

impressionante Porto Velho ^^

Rondon
December 19th, 2011, 09:30 PM
^^ Muito veículo, né?

Ponta Negra
December 19th, 2011, 09:35 PM
edit

Grande Manaus
December 19th, 2011, 11:53 PM
impressionante Porto Velho ^^

chegou com números bem próximos os de Manaus

Rondon
December 20th, 2011, 02:55 AM
^^ Mas tem que olhar os números por longos períodos, essas variações mensais não dizem muita coisa..

Manaus.ASB
December 20th, 2011, 05:08 PM
Percorrendo as ruas de Manaus esta semana, eu notei a quantidade enorme de carros importados. Um mais lindos que os outros.

^^

Aqui ta chegando várias Ferrari, só ontem vi 5 modelos diferentes

Ferraz/RBR
January 17th, 2012, 08:44 PM
FROTA DE VEÍCULOS 2011 E VARIAÇÃO NO ANO

http://farm8.staticflickr.com/7033/6714835765_4aaaf3fc15_b.jpg


FROTA 2011 - SOMENTE AUTOMÓVEIS, CAMINHONETE E CAMIONETA

http://farm8.staticflickr.com/7021/6714839301_a6aa83299b_b.jpg


RANKING - 40 MAIORES FROTA DE VEÍCULOS DA REGIÃO NORTE E VARIAÇÃO EM 2011

http://farm8.staticflickr.com/7001/6714841921_56abfa38a7_b.jpg

http://www.denatran.gov.br/frota.htm

Manauaras
January 17th, 2012, 09:33 PM
É absurda a diferença entre Manaus (1°) e Itacoatiara (34°) sendo elas a primeira e a segunda maior frota do AM. É quase Davi x Golias. Achava que Parintins por ser maior e ter uma população também maior teria a 2° maior frota do estado. No mais acho que é isso aí mesmo, o interior do AM não tem praticamente frota alguma.

Ferraz/RBR
January 17th, 2012, 11:03 PM
^^ Pois é... A maior do interior do Amazonas só ganha da maior do interior de Roraima. Parintins tem 11.430 veículos, está a 720 de entrar no G40.


______________________________________________

No último mês do ano Palmas ainda conseguiu superar Rio Branco no crescimento percentual. Em dezembro foram 1.383 veículos a mais pra Palmas contra 989 pra Rio Branco. A diferença entra as duas que vinha na faixa de 500 a 700 veículos, agora aumentou para 1.010.


Aliás, o crescimento em numero absoluto as 4 menores capitais da região bem próximas.

Palmas: 12.078
Rio Branco: 11.678
Boa Vista: 11.511
Macapá: 11.473

Eduardo Mesquita
January 17th, 2012, 11:17 PM
Belém vai perder posição para Teresina

Manauense
January 17th, 2012, 11:43 PM
É absurda a diferença entre Manaus (1°) e Itacoatiara (34°) sendo elas a primeira e a segunda maior frota do AM. É quase Davi x Golias. Achava que Parintins por ser maior e ter uma população também maior teria a 2° maior frota do estado. No mais acho que é isso aí mesmo, o interior do AM não tem praticamente frota alguma.

Pois é... A maior do interior do Amazonas só ganha da maior do interior de Roraima. Parintins tem 11.430 veículos, está a 720 de entrar no G40.


Aqui cabe um pequeno esclarecimento. Vocês não estão errados ao concluírem que a frota de veículos no interior do Amazonas é pequena. Sim, é incontestavelmente pequena quando comparada a de municípios do Centro-Sul e de outros estados do Norte, como Rondônia e Pará.
O que talvez vocês não saibam é que a maioria dos veículos que circulam no interior do Amazonas é emplacada na capital do estado (Manaus).
Eu conheço bem a realidade de Parintins (AM) e tenho a absoluta certeza de que existem muito mais do que meros 11 mil veículos em circulação naquele município amazonense. A maioria das motos da cidade é, de fato, emplacada lá mesmo, porém a maioria dos veículos passa por emplacamento na capital. Há várias concessionárias de motos na cidade, mas nenhuma concessionária de automóveis.
Sem ter receio algum de estar cometendo um exagero, ouso afirmar que quase todos os automóveis que circulam exclusivamente em Parintins são emplacados em Manaus ou, em menor porcentagem, na cidade de Santarém-PA. Basta fazer uma simples caminhada pelas ruas e avenidas de Parintins para verificar o que estou dizendo. Ou seja, há muito mais veículos do que os dados atestam. Claro que, para um município com mais de 100 mil habitantes, o número total de veículos é pequeno, porém não é apenas de 11 mil veículos como os dados mostram. Eu arrisco dizer que o número total de veículos que circulam em Parintins é de mais de 25 mil.
Com Itacoatiara (AM) a situação também não é diferente da que se pode verificar em Parintins. Embora a frota seja pequena para a população do município (que tem mais de 85 mil habitantes), não corresponde exatamente à frota que é explicitada neste thread.
Ao Manauaras sugiro conversar com alguém de Parintins para ver se estou ou não certo de minhas afirmações.

Manauaras
January 17th, 2012, 11:55 PM
Aqui cabe um pequeno esclarecimento. Vocês não estão errados ao concluírem que a frota de veículos no interior do Amazonas é pequena. Sim, é incontestavelmente pequena quando comparada a de municípios do Centro-Sul e de outros estados do Norte, como Rondônia e Pará.
O que talvez vocês não saibam é que a maioria dos veículos que circulam no interior do Amazonas é emplacada na capital do estado (Manaus).
Eu conheço bem a realidade de Parintins (AM) e tenho a absoluta certeza de que existem muito mais do que meros 11 mil veículos em circulação naquele município amazonense. A maioria das motos da cidade é, de fato, emplacada lá mesmo, porém a maioria dos veículos passa por emplacamento na capital. Há várias concessionárias de motos na cidade, mas nenhuma concessionária de automóveis.
Sem ter receio algum de estar cometendo um exagero, ouso afirmar que mais de 70% dos automóveis que circulam exclusivamente em Parintins são emplacados em Manaus ou, menor porcentagem, em Santarém-PA. Basta fazer uma simples caminhada pelas ruas e avenidas de Parintins para verificar o que estou dizendo. Ou seja, há muito mais veículos do que os dados atestam. Claro que, para um município com mais de 100 mil habitantes, o número total de veículos é pequeno, porém não é apenas de 11 mil veículos como os dados mostram. Eu arrisco dizer que o número total de veículos que circulam em Parintins é de mais 25 mil.
Com Itacoatiara (AM) a situação também não é diferente da que se pode verificar em Parintins. Embora a frota seja pequena para a população do município (que tem mais de 85 mil habitantes), não corresponde exatamente à frota que é explicitada neste thread.
Ao Manauaras sugiro conversar com alguém de Parintins para ver se estou ou não certo de minhas afirmações.
^^
Realmente ... não tinha pensado assim antes. A maioria dos veículos do interior são comprados em MAO.

Grande Manaus
January 18th, 2012, 12:23 AM
É absurda a diferença entre Manaus (1°) e Itacoatiara (34°) sendo elas a primeira e a segunda maior frota do AM. É quase Davi x Golias. Achava que Parintins por ser maior e ter uma população também maior teria a 2° maior frota do estado. No mais acho que é isso aí mesmo, o interior do AM não tem praticamente frota alguma.

Ma a variação do crescimento da frota é Maior em Itacoatiara do que em Manaus ..

Ferraz/RBR
January 18th, 2012, 01:04 AM
Aqui cabe um pequeno esclarecimento. Vocês não estão errados ao concluírem que a frota de veículos no interior do Amazonas é pequena. Sim, é incontestavelmente pequena quando comparada a de municípios do Centro-Sul e de outros estados do Norte, como Rondônia e Pará.
O que talvez vocês não saibam é que a maioria dos veículos que circulam no interior do Amazonas é emplacada na capital do estado (Manaus).
Eu conheço bem a realidade de Parintins (AM) e tenho a absoluta certeza de que existem muito mais do que meros 11 mil veículos em circulação naquele município amazonense. A maioria das motos da cidade é, de fato, emplacada lá mesmo, porém a maioria dos veículos passa por emplacamento na capital. Há várias concessionárias de motos na cidade, mas nenhuma concessionária de automóveis.
Sem ter receio algum de estar cometendo um exagero, ouso afirmar que quase todos os automóveis que circulam exclusivamente em Parintins são emplacados em Manaus ou, em menor porcentagem, na cidade de Santarém-PA. Basta fazer uma simples caminhada pelas ruas e avenidas de Parintins para verificar o que estou dizendo. Ou seja, há muito mais veículos do que os dados atestam. Claro que, para um município com mais de 100 mil habitantes, o número total de veículos é pequeno, porém não é apenas de 11 mil veículos como os dados mostram. Eu arrisco dizer que o número total de veículos que circulam em Parintins é de mais de 25 mil.
Com Itacoatiara (AM) a situação também não é diferente da que se pode verificar em Parintins. Embora a frota seja pequena para a população do município (que tem mais de 85 mil habitantes), não corresponde exatamente à frota que é explicitada neste thread.
Ao Manauaras sugiro conversar com alguém de Parintins para ver se estou ou não certo de minhas afirmações.


Mas pelo jeito que você falou, que todo interior do Amazonas tem muito carro mesmo com placa de Manaus, então quer dizer que a frota real de Manaus seria uns 50 mil veículos a menos que o mostrado na tabela. Só com relação a Parintins você tirou 14 mil veículos de Manaus e Santarém. A frota de Santarém que já é minúscula pro tamanho da cidade então cairia ainda mais.


obs: no interior do Acre também não existe concessionária de carros (4 rodas), só em Cruzeiro do Sul agora tem uma representante da Volkswagem. Diga-se de passagem, até 2010 Cruzeiro do Sul recebia carros diretamente de Manaus durante 8 meses do ano.

Manauaras
January 18th, 2012, 01:28 AM
Mas pelo jeito que você falou, que todo interior do Amazonas tem muito carro mesmo com placa de Manaus, então quer dizer que a frota real de Manaus seria uns 50 mil veículos a menos que o mostrado na tabela. Só com relação a Parintins você tirou 14 mil veículos de Manaus e Santarém. A frota de Santarém que já é minúscula pro tamanho da cidade então cairia ainda mais.


obs: no interior do Acre também não existe concessionária de carros (4 rodas), só em Cruzeiro do Sul agora tem uma representante da Volkswagem. Diga-se de passagem, até 2010 Cruzeiro do Sul recebia carros diretamente de Manaus durante 8 meses do ano.
^^
São emplacados em Manaus, mas na placa eles estão com o nome dos respectivos municípios, logo, não conta como frota da cidade Manaus. São apenas comprados aqui.

Vou mais além ... ao invés de ter -50.000 digo o contrário, tem é +50.000, quem cuida do trânsito de Manaus (Manaustrans) afirma em dizer que já temos cerca de 515.000 veículos circulando na cidade, vou procurar uma fonte do Manaustrans pra confirmar isso!

Grande Manaus
January 18th, 2012, 01:32 AM
^^ Pois é... A maior do interior do Amazonas só ganha da maior do interior de Roraima. Parintins tem 11.430 veículos, está a 720 de entrar no G40.


______________________________________________

No último mês do ano Palmas ainda conseguiu superar Rio Branco no crescimento percentual. Em dezembro foram 1.383 veículos a mais pra Palmas contra 989 pra Rio Branco. A diferença entra as duas que vinha na faixa de 500 a 700 veículos, agora aumentou para 1.010.


Aliás, o crescimento em numero absoluto as 4 menores capitais da região bem próximas.

Palmas: 12.078
Rio Branco: 11.678
Boa Vista: 11.511
Macapá: 11.473

A maior frota do interior do Amazonas pertence a cidade de Itacoatiara que está na 34 colocação entre as cidades da Região Norte

A Frota de Itacoatiara : 15.640 veiculos


A Frota de Itacoatiara perde apenas para a 11 colocada do interior do Estado do Pará
E perde também para a 9 colocada do interior de Rondônia ( Pimenta Bueno ) que está na 33 colocação no ranking geral

Manauense
January 18th, 2012, 01:49 AM
Mas pelo jeito que você falou, que todo interior do Amazonas tem muito carro mesmo com placa de Manaus, então quer dizer que a frota real de Manaus seria uns 50 mil veículos a menos que o mostrado na tabela. Só com relação a Parintins você tirou 14 mil veículos de Manaus e Santarém. A frota de Santarém que já é minúscula pro tamanho da cidade então cairia ainda mais.


obs: no interior do Acre também não existe concessionária de carros (4 rodas), só em Cruzeiro do Sul agora tem uma representante da Volkswagem. Diga-se de passagem, até 2010 Cruzeiro do Sul recebia carros diretamente de Manaus durante 8 meses do ano.

Estou falando sobre uma realidade que conheço muito bem, sem falsa modéstia. Minha família materna é de Parintins e vou todos os anos àquela cidade, desde que nasci. De fato, todo o interior do estado do Amazonas tem muito carro com placa da capital. São poucos os veículos emplacados no interior do estado. A frota circulante em Manaus, com carros com a placa de Manaus, deve ter uns 30 mil a 50 mil veículos a menos, que são exatamente os veículos que circulam no interior. Dentre os veículos, incluem-se as motocicletas e automóveis.
Em termos de porte e movimento de veículos, posso assegurar-te que Parintins é tão ou mais movimentada que Cruzeiro do Sul. Conheço as duas cidades.
Agora, com o asfaltamento da BR-364 em todo o estado do Acre, acredito que a realidade econômica de Cruzeiro do Sul tende a mudar (para melhor), inclusive refletindo em um aumento na frota de veículos daquele município. Vale ressaltar que Parintins é uma cidade localizada em uma imensa ilha, no meio do Rio Amazonas, sem acesso rodoviário a outras cidades.

Manauense
January 18th, 2012, 01:52 AM
^^
São emplacados em Manaus, mas na placa eles estão com o nome dos respectivos municípios, logo, não conta como frota da cidade Manaus. São apenas comprados aqui.

Vou mais além ... ao invés de ter -50.000 digo o contrário, tem é +50.000, quem cuida do trânsito de Manaus (Manaustrans) afirma em dizer que já temos cerca de 515.000 veículos circulando na cidade, vou procurar uma fonte do Manaustrans pra confirmar isso!

Muitos dos carros (a maioria) levam o nome de Manaus na placa. E continuam como carros com placa de Manaus.

Ferraz/RBR
January 18th, 2012, 02:54 AM
Ok, Manauense! eu não estou desacreditando em você... apenas disse que nesse caso Manaus teria uma diminuição da sua frota circulante na cidade. Como você proprio disse, uns 30 a 50 mil...

Aproveitando a deixa. A Frota de Parintins cresceu 17,2% em 2011. Uma das que mais cresceu na região.






A maior frota do interior do Amazonas pertence a cidade de Itacoatiara que está na 34 colocação entre as cidades da Região Norte

A Frota de Itacoatiara : 15.640 veiculos


A Frota de Itacoatiara perde apenas para a 11 colocada do interior do Estado do Pará
E perde também para a 9 colocada do interior de Rondônia ( Pimenta Bueno ) que está na 33 colocação no ranking geral


Eu sei que existe apenas 33 cidades na região com a frota maior que Itacoatiara. Eu quis dizer é que todos os estados da região norte com exceção de Roraima, tem pelo menos uma cidade no interior com a frota maior que Itacoatiara que é a maior frota do interior do Amazonas.

Por exemplo:

Pará tem 11 cidades no interior com frota maior que Itacoatiara
Rondônia tem 8 cidades do interior
Tocantins tem 5 cidades do interior
Acre tem 1 cidade do interior
Amapá tem 1 cidade do interior

Manauaras
January 18th, 2012, 09:33 PM
FROTA DE VEÍCULOS 2011 E VARIAÇÃO NO ANO

http://farm8.staticflickr.com/7033/6714835765_4aaaf3fc15_b.jpg


RANKING - 40 MAIORES FROTA DE VEÍCULOS DA REGIÃO NORTE E VARIAÇÃO EM 2011

http://farm8.staticflickr.com/7001/6714841921_56abfa38a7_b.jpg

http://www.denatran.gov.br/frota.htm

Ok, Manauense! eu não estou desacreditando em você... apenas disse que nesse caso Manaus teria uma diminuição da sua frota circulante na cidade. Como você proprio disse, uns 30 a 50 mil...

Aproveitando a deixa. A Frota de Parintins cresceu 17,2% em 2011. Uma das que mais cresceu na região.

Eu sei que existe apenas 33 cidades na região com a frota maior que Itacoatiara. Eu quis dizer é que todos os estados da região norte com exceção de Roraima, tem pelo menos uma cidade no interior com a frota maior que Itacoatiara que é a maior frota do interior do Amazonas.

Por exemplo:

Pará tem 11 cidades no interior com frota maior que Itacoatiara
Rondônia tem 8 cidades do interior
Tocantins tem 5 cidades do interior
Acre tem 1 cidade do interior
Amapá tem 1 cidade do interior

^^
Desculpa Manauense mas eu discordo de você quando diz que temos entre 30.000 e 50.000 a menos.

1° os carros do interior são comprados em Manaus, mas recebem placas com o nome da cidade para onde vão rodar;
2° a própria tabela afirma em dizer que no estado do AM existem na sua totalidade 589.780 e em Manaus 496.916. Se todos os carros do interior fossem na verdade pertencentes a Manaus, logo, por lógica, a frota de Manaus seria exatamente os 589.780 do estado. Portanto não há essa história de ter 30.000 ou 50.000 a menos. Claro que há carros de Manaus rodando no interior, mas não é esse absurdo todo de 50.000 ...

Manauaras
January 18th, 2012, 09:36 PM
^^
A diferença entre a frota estadual e da cidade de Manaus é de 92.864 veículos. O que também corrige tal equivoco pelas declarações anteriores!

Há um fonte do Manaustrans e DETRAN-AM que afirma que Manaus tem atualmente 516.934 veículos, mas infelizmente eu não estou conseguindo achar para pôr aqui!

Manauaras
January 18th, 2012, 09:53 PM
Menos de 1% da frota de carros em Manaus roda com gás natural veicular

Pouco mais de um ano após a comercialização do GNV em alguns postos da cidade, a procura pelo combustível ainda é baixa

http://www.portalamazonia.com.br/editoria/files/2012/01/DSC0008-300x200.jpg[/URL]Motoristas aindam preferem a gasolina ou o álcool como combustível / Foto: Wallace Abreu



MANAUS - Cerca de seis anos se passaram desde a apresentação do projeto piloto para distribuição do Gás Natural em Manaus. De lá para cá, no entanto, houve pouco ou quase nenhum avanço quanto ao novo combustível – apesar de ser sustentável e até xx% mais barato que o convencional. Atualmente, menos de 1% do total da frota de carros que hoje circula pelas ruas da capital amazonense aderiram o GNV.
Dados do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) apontam que a frota de Manaus registra aproximadamente 550 mil veículos.
[URL]http://www.portalamazonia.com.br/editoria/cidades/menos-de-1-da-frota-de-carros-em-manaus-roda-com-gas-natural-veicular/ (http://www.portalamazonia.com.br/editoria/files/2012/01/DSC0008.jpg)

^^
*Texto recortado até a parte que completa a informação quanto ao número de carros de Manaus.

Ponta Negra
January 18th, 2012, 11:23 PM
550 mil veículos no mínimo !

Grande Manaus
January 18th, 2012, 11:36 PM
^^
A diferença entre a frota estadual e da cidade de Manaus é de 92.864 veículos. O que também corrige tal equivoco pelas declarações anteriores!

Há um fonte do Manaustrans e DETRAN-AM que afirma que Manaus tem atualmente 516.934 veículos, mas infelizmente eu não estou conseguindo achar para pôr aqui!

Esses dados que a frota de Manaus possui : 516.934 informado pelo Detran já circula pelo menos desde Novembro do Ano passado !! quando a frota de Manaus possuia 492.000 veículos ....prefiro ficar com a fonte do Denatran

Grande Manaus
January 18th, 2012, 11:40 PM
Menos de 1% da frota de carros em Manaus roda com gás natural veicular

Pouco mais de um ano após a comercialização do GNV em alguns postos da cidade, a procura pelo combustível ainda é baixa

http://www.portalamazonia.com.br/editoria/files/2012/01/DSC0008-300x200.jpg[/URL]Motoristas aindam preferem a gasolina ou o álcool como combustível / Foto: Wallace Abreu



MANAUS - Cerca de seis anos se passaram desde a apresentação do projeto piloto para distribuição do Gás Natural em Manaus. De lá para cá, no entanto, houve pouco ou quase nenhum avanço quanto ao novo combustível – apesar de ser sustentável e até xx% mais barato que o convencional. Atualmente, menos de 1% do total da frota de carros que hoje circula pelas ruas da capital amazonense aderiram o GNV.
Dados do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) apontam que a frota de Manaus registra aproximadamente 550 mil veículos.
[URL]http://www.portalamazonia.com.br/editoria/cidades/menos-de-1-da-frota-de-carros-em-manaus-roda-com-gas-natural-veicular/ (http://www.portalamazonia.com.br/editoria/files/2012/01/DSC0008.jpg)

^^
*Texto recortado até a parte que completa a informação quanto ao número de carros de Manaus.

O Detran deve ter repassado os dados com números bem abaixo ao Denatran ou esse orgão deve ter demorado na contabilização o que dá mais ou menos uns 24.000 veiculos de diferença isso em Novembro

Agora o Detran veicula a informação de 550.000 veiculos sendo que a frota de Manaus finalizou em 2011 com 496.913 veículos ( 54.000 veiculos a mais ) ou pode ser a totalidade de veiculos da Região Metropolitana de Manaus !!

Grande Manaus
January 18th, 2012, 11:42 PM
As fontes são muito controversas ..o Detran contabiliza 54.000 veículos a Mais em Manaus

um verdadeiro absurdo !! os dados são bastante divergentes

Manauaras
January 19th, 2012, 12:22 AM
O Detran deve ter repassado os dados com números bem abaixo ao Denatran ou esse orgão deve ter demorado na contabilização o que dá mais ou menos uns 24.000 veiculos de diferença isso em Novembro

Agora o Detran veicula a informação de 550.000 veiculos sendo que a frota de Manaus finalizou em 2011 com 496.913 veículos ( 54.000 veiculos a mais ) ou pode ser a totalidade de veiculos da Região Metropolitana de Manaus !!

As fontes são muito controversas ..o Detran contabiliza 54.000 veículos a Mais em Manaus

um verdadeiro absurdo !! os dados são bastante divergentes
^^
Pois eu prefiro ficar com a fonte do DETRAN-AM é mais diretamente ativa na contabilização da frota local!

Ponta Negra
January 19th, 2012, 12:24 AM
edit

BR 364
January 19th, 2012, 12:40 AM
Pessoal, existe uma coisa chamda RENAVAM, que é o Registro Nacional de Veículos Automotores. Todos os veículos registrados no Brasil, estão registrados no Renavam. Se o Detran de um estado apresenta números maiores, é provável que TODOS os Detrans do Brasil apresentem números maiores também. E aí vira bagunça, porque cada estado vai ter os seus próprios critérios pra contabilizar a frota e qualquer comparação entre cidades e estados perde o sentido.

Além disso, os veículos que são contabilizados pelos Detrans e não entram no Renavam são aqueles veículos com placa amarela, que nem circulam mais. Aliás, no próprio Renavam tem uma porrada de veículos que não circulam mais. Por isso eu acho que veículos que não são licenciados há mais de 5 anos nem deveriam ser contabilizados nas estatísticas de frota.

lucas_PMW
January 19th, 2012, 06:22 AM
Ai meu deus. Se for assim, em todas as cidades a frota está defasada ou será implicância do renavam com Manaus?
É claro que o detram do AM vai falar que a cidade tem uma frota maior. Quanto maior a frota do estado, maior é a importância.
O detram AM já apresentou uma tabela com os 550k veículos de Manaus? E a frota de todo estado do AM?

Grande Manaus
January 19th, 2012, 12:20 PM
Ai meu deus. Se for assim, em todas as cidades a frota está defasada ou será implicância do renavam com Manaus?
É claro que o detram do AM vai falar que a cidade tem uma frota maior. Quanto maior a frota do estado, maior é a importância.
O detram AM já apresentou uma tabela com os 550k veículos de Manaus? E a frota de todo estado do AM?

São duas fontes com dados completamente diferentes !! o Detran contabiliza uma Frota 10,6% superior ao Denatran

Manauaras
January 20th, 2012, 04:20 AM
^^
Não vou falar mais nada. Minha munição acabou quanto a esse assunto! 515.000 e ponto final!

Guajará
January 20th, 2012, 02:48 PM
http://img600.imageshack.us/img600/1853/atua100z.jpg
publicado no jornal O Liberal 20/01/2012 caderno atualidades 10.

Ferraz/RBR
January 20th, 2012, 03:15 PM
Participação da Região Norte na Frota Nacional: Evolução de 2005 a 2011

2005: 3,58%
2006: 3,75%
2007: 3,88%
2008: 4,05%
2009: 4,22%
2010: 4,40%
2011: 4,55%

O crescimento da frota da região nesse período foi de 113%, e o crescimento da frota nacional 67%.

BR 364
January 20th, 2012, 03:38 PM
Idade média da frota circulante de AUTOMÓVEIS, por região - 2010:

Norte: 9,0 anos
Nordeste: 10,3 anos
Centro-Oeste: 11,4 anos
Sudeste: 13,3 anos
Sul: 13,8 anos


Idade média da frota circulante de COMERCIAIS LEVES, por região - 2010:

Norte: 9,5 anos
Nordeste: 10,9 anos
Centro-Oeste: 11,2 anos
Sudeste: 11,5 anos
Sul: 12,1 anos


Idade média da frota circulante de CAMINHÕES, por região - 2010:

Norte: 14,8 anos
Nordeste: 15,2 anos
Centro-Oeste: 17,6 anos
Sudeste: 17,7 anos
Sul: 17,8 anos


Idade média da frota circulante de ÔNIBUS, por região - 2010:

Norte: 12,1 anos
Sudeste: 13,6 anos
Nordeste: 13,9 anos
Centro-Oeste: 15,5 anos
Sul: 16,5 anos


Idade média da frota circulante de MOTOCICLETAS, por região - 2010:

Norte: 5,3 anos
Nordeste: 5,4 anos
Centro-Oeste: 6,4 anos
Sudeste: 7,6 anos
Sul: 8,0 anos


Fonte: Anuário Fenabrave 2010
http://www.fenabrave.org.br/principal/pub/Image/20110614100628anuario2010.pdf

Reis_Cassio
January 20th, 2012, 07:25 PM
Interessante esses últimos dados. Me surpreendi

luiz belenense
January 21st, 2012, 01:39 AM
O Norte tem a frota mais nova em todos os quesitos, isso se deve a questão de ser a que "mais" cresce em percentuais?

Manauaras
January 21st, 2012, 01:56 AM
^^
Com certeza.

Guajará
January 25th, 2012, 02:38 PM
http://img440.imageshack.us/img440/5286/poder5.jpg
jornal O Liberal 25/01/2012 caderno atualidades 12.

Grande Manaus
February 29th, 2012, 02:37 PM
Saiu os números da Frota veicular do mês de Janeiro 2012


Manaus : 499.515 veiculos

Grande Manaus
February 29th, 2012, 02:40 PM
A frota de Manaus aumentou no período de Janeiro de 2011 a Janeiro de 2012 : 45.000 veiculos

souzamichel
February 29th, 2012, 07:08 PM
Pensei que fosse mais! No horário do rush tem tanto carro...

Manaus.ASB
March 1st, 2012, 12:05 AM
^^

Esses são os números do Detran. Carros de fora devem ser mais de 30 mil

lucas_PMW
March 1st, 2012, 02:20 AM
^^^^^^^^^^
Contando hipoteticamente que não existem nenhum carro, caminhão ou moto com placa de Manaus em outra cidade né?

Pedrones
March 1st, 2012, 01:26 PM
Idade média da frota circulante de AUTOMÓVEIS, por região - 2010:

Norte: 9,0 anos
Nordeste: 10,3 anos
Centro-Oeste: 11,4 anos
Sudeste: 13,3 anos
Sul: 13,8 anos


Idade média da frota circulante de COMERCIAIS LEVES, por região - 2010:

Norte: 9,5 anos
Nordeste: 10,9 anos
Centro-Oeste: 11,2 anos
Sudeste: 11,5 anos
Sul: 12,1 anos


Idade média da frota circulante de CAMINHÕES, por região - 2010:

Norte: 14,8 anos
Nordeste: 15,2 anos
Centro-Oeste: 17,6 anos
Sudeste: 17,7 anos
Sul: 17,8 anos


Idade média da frota circulante de ÔNIBUS, por região - 2010:

Norte: 12,1 anos
Sudeste: 13,6 anos
Nordeste: 13,9 anos
Centro-Oeste: 15,5 anos
Sul: 16,5 anos


Idade média da frota circulante de MOTOCICLETAS, por região - 2010:

Norte: 5,3 anos
Nordeste: 5,4 anos
Centro-Oeste: 6,4 anos
Sudeste: 7,6 anos
Sul: 8,0 anos


Fonte: Anuário Fenabrave 2010
http://www.fenabrave.org.br/principal/pub/Image/20110614100628anuario2010.pdf

Esses números são explicados sob dois aspectos principais, um bom e outro ruim:
1º (o bom) o significativo crescimento econômico da região.
2º ( o ruim) o péssimo estado das nossas rodovias faz com que o tempo de vida útil dos nossos veículos seja bem menor do que das outras regiões, obrigando as pessoas a trocarem de veículo mais cedo.

Em Belém é muito comum vermos todos os dias os cegonhas saírem com carros usados sendo levados para outros estados, tendo como principais destinos Goiania e Brasília, segundo o que me foi informado.

Grande Manaus
March 1st, 2012, 04:49 PM
^^

Esses são os números do Detran. Carros de fora devem ser mais de 30 mil

Não Manaus ASB , esses são números da fonte do Denatran ( 499.515 )

Os números do Detran já contabilizam 550.000 veículos da Frota de Manaus números por alto não precisos

Grande Manaus
March 1st, 2012, 04:55 PM
Entre Manaus e os Municipios da Região Metropolitana que fcam do outro lado da Ponte Rio Negro já contabilizam juntos : 511.346 ( Manaus -Manacapuru - Iranduba e Novo Airão )


Não incluindo Rio Preto da Eva , Itacoatiara ..etc somente os do outro lado da Ponte Rio Negro

Manaus.ASB
March 2nd, 2012, 01:51 AM
^^^^^^^^^^
Contando hipoteticamente que não existem nenhum carro, caminhão ou moto com placa de Manaus em outra cidade né?

^^

Aqui no Rio vejo alguns carros com placas de Manaus, mas são números ínfimos. Em contrapartida, Manaus é recheado de carros do Paraná, Pará e Minas Gerais.

Manaus.ASB
March 2nd, 2012, 01:53 AM
Não Manaus ASB , esses são números da fonte do Denatran ( 499.515 )

Os números do Detran já contabilizam 550.000 veículos da Frota de Manaus números por alto não precisos

^^

ah sim, agora entendi

BR 364
March 2nd, 2012, 06:23 PM
^^

Aqui no Rio vejo alguns carros com placas de Manaus, mas são números ínfimos. Em contrapartida, Manaus é recheado de carros do Paraná, Pará e Minas Gerais.
Aqui em Rondônia tem uma porrada de carros com placas de todos esses estados que vc disse, inclusive de Manaus. No Acre também eu vejo muitos carros com placa de Manaus.

Grande Manaus
March 2nd, 2012, 07:11 PM
Aqui em Rondônia tem uma porrada de carros com placas de todos esses estados que vc disse, inclusive de Manaus. No Acre também eu vejo muitos carros com placa de Manaus.

Ninguém sabe na verdade ou não tem números precisos a quantidade que circula em cada estado veiculos de fora de outras unidades federativas

BR 364
March 2nd, 2012, 08:10 PM
^^ Exato, os únicos números precisos que temos são os de veículos emplacados em cada município. As distorções existentes entre a frota emplacada e a frota circulante, além de irrisórias, estão presentes em qualquer lugar, em maior ou menor grau. Ou seja, não é algo relevante o bastante pra alguém se importar com isso.

Mas...

Eduardo Mesquita
March 2nd, 2012, 08:56 PM
Cade o Ferraz com as tabelinhas da região norte? :D

Grande Manaus
March 3rd, 2012, 05:25 PM
^^ Exato, os únicos números precisos que temos são os de veículos emplacados em cada município. As distorções existentes entre a frota emplacada e a frota circulante, além de irrisórias, estão presentes em qualquer lugar, em maior ou menor grau. Ou seja, não é algo relevante o bastante pra alguém se importar com isso.

Mas...

São apenas conjecturas e especulações da frota circulante , o que podemos tomar como base pelo menos acredito eu são os dados oficiais ...

aqui em Manaus o impasse entre dados do Denatran e Detran totalmente diferentes

lucas_PMW
March 5th, 2012, 04:05 PM
Aqui em Rondônia tem uma porrada de carros com placas de todos esses estados que vc disse, inclusive de Manaus. No Acre também eu vejo muitos carros com placa de Manaus.

No Tocantins não é comum ver carros de Manaus mas em Goiânia eu não fico 1 dia sem ver. E nas Brs Brasil a fora é super comum ver caminhões com placa de Manaus. As pessoas tentam forçar a barra na base do achômetro.

Ferraz/RBR
March 7th, 2012, 01:06 AM
Cade o Ferraz com as tabelinhas da região norte? :D


Eu vou deixar sair os dados de fevereiro pra postar. Eu gosto de postar o ranking de crescimento no ano, e não em 12 meses, por isso vou esperar acumular janeiro e fevereiro pra ter uma base melhor.

Mas aproveitando e dando uma passada só nas capitais do norte.


Frota

Manaus: 499.515
Belém: 322.643
Porto Velho: 189.212
Boa Vista: 125.127
Palmas: 121.076
Rio Branco: 120.148
Macapá: 106.495

Crescimento em Janeiro

Macapá: 0,75%
Boa Vista: 0,72%
Porto Velho: 0,70%
Rio Branco: 0,70%
Belém: 0,65%
Palmas: 0,62%
Manaus: 0,52%

Manaus.ASB
March 7th, 2012, 01:26 AM
Dados oficiais são mais de 500 mil carros em Manaus. Isso é incrível

Manaus.ASB
March 7th, 2012, 01:28 AM
O Denatran liberou um novo lote de placas pra Rondônia, vi um Fox com a placa OHW de Porto Velho

O Cavaleiro
March 7th, 2012, 02:00 AM
Dados oficiais são mais de 500 mil carros em Manaus. Isso é incrível

Proporcionalmente está na média ou não? Eu nem sei como está atualmente a quantidade de hab. por carro no Brasil.
Eu sei que em Goiânia e Brasília ela é altíssima, que são as capitais que eu sei de cabeça. Goiânia tem aproximadamente 700 mil veículos e Brasília mais de 1 milhão.

Ferraz/RBR
March 7th, 2012, 02:09 AM
Proporcionalmente está na média ou não? Eu nem sei como está atualmente a quantidade de hab. por carro no Brasil.Eu sei que em Goiânia e Brasília ela é altíssima, que são as capitais que eu sei de cabeça. Goiânia tem aproximadamente 700 mil veículos e Brasília mais de 1 milhão.


No primeiro post desse thread tem a tabela com a densidade da frota das 27 capitais, 27 estados e das 5 regiões.

Tabela de julho de 2011 ja incluindo a estimativa populacional em junho/2011. Quando sair a estimativa populacional de 2012, irei fazer outra tabela.

O Cavaleiro
March 7th, 2012, 03:08 AM
^^
Nossa, vc ta mantendo as tabelas sempre atualizadas... que bom, parabéns. Eu nem tinha observado isso.

Mas, como eu imaginei... tanto Manaus quanto Belém tem muuuitos carros em números absolutos, mas na média, ambas estão bem abaixo da média brasileira no número de veículos por habitantes.

Xinguara
March 7th, 2012, 04:04 AM
^^ Verdade.
Por uma lado é até bom, como a maioria das cidades nortistas e estrutura de fluidez do trânsito é péssima. Se tivessem na média teriam que adotar o sistema de seleção de placas para circulação!!

Rondon
March 7th, 2012, 05:34 AM
O Denatran liberou um novo lote de placas pra Rondônia, vi um Fox com a placa OHW de Porto Velho

Já faz um tempinho hein... foi no fim do ano passado.
Até um outro forista de RO não gostou por que eu comentei primeiro que ele sobre a novidade :D

BR 364
March 7th, 2012, 02:25 PM
^^ A placa do meu carro já é desse novo lote (OHS). :D

souzamichel
March 7th, 2012, 03:00 PM
Alguém tem a relação carros/população ou população/carros?

Anderson Coimbra
March 7th, 2012, 03:35 PM
^^
Na primeira página tem os dados atualizados.

Grande Manaus
March 7th, 2012, 05:17 PM
Aqui em Rondônia tem uma porrada de carros com placas de todos esses estados que vc disse, inclusive de Manaus. No Acre também eu vejo muitos carros com placa de Manaus.


Aqui em Manaus há muitas placas de carros de Curitiba e Belo Horizonte
principalmente das locadores e de empresas parece uma unânimidade !!

Manaus.ASB
March 9th, 2012, 05:09 AM
^^ A placa do meu carro já é desse novo lote (OHS). :D

^^

Sao 11 combinações, de OHM a OHW conforme o que diz no wikipedia.

Xinguara
March 12th, 2012, 12:29 AM
Fiz um trabalho de pesquisa pro meu TCC na empresa "Agua do Amazonas" ano passado e percebi que a frota de carro da empresa tem placa de BH e de outras cidades mineiras!!!

Grande Manaus
April 8th, 2012, 06:18 AM
Ainda não saiu os dados da Frota dos meses de Fevereiro e Março, mas que demora

Ferraz/RBR
May 10th, 2012, 12:50 AM
http://farm8.staticflickr.com/7097/7167516134_2453a59189_b.jpg

O Cavaleiro
May 10th, 2012, 01:15 PM
Não tem haver com nossa região, mas , não dá pra deixar de notar.
Impressionante Goiânia.
Uma cidade com aproximadamente 1,3 mi de habitantes (pouco menor que Belém) e uma frota de quase 1 milhão.

No mais em relação as frotas do norte, parece que não houve nenhuma grande novidade.

BR 364
May 10th, 2012, 02:25 PM
^^ Na relação frota/habitante, Goiânia supera até algumas capitais do sul/sudeste.

PVH já entrou num ritmo de crescimento mais "normal" em 2012. Tanto que o percentual de crescimento (2,49%) já é bem próximo ao do estado como um todo (2,37%).

Maranhão e Piauí com altas taxas de crescimento, tanto na capital, quanto no interior. Aliás, Teresina tá muito próxima de ultrapassar Belém.

Outra ultrapassagem que deve acontecer ainda este ano é Cuiabá sobre Natal.

Ferraz/RBR
May 10th, 2012, 02:59 PM
^^
Em 2002 Goiânia e Porto Alegre tinham o mesmo número de veículos... hoje Goiânia tem 200 mil a mais.



Entre os 4 estados com maior crescimento, 3 tem a menor frota percapita (MA - PA - AL)

Entre os 6 estados com menor crescimento, 5 tem a maior frota percapita (SC - SP - PR - DF - RS)

No Brasil ta acontecendo o que acontece no mundo, as 2 regiões mais pobres são as regiões emergentes do Brasil.

BR 364
May 10th, 2012, 03:13 PM
^^ Isso é ótimo. O único problema é que essas regiões estão menos preparadas pra receber esse aumento intenso da frota, tanto por parte do poder público (que não sabe lidar com os problemas decorrentes desse crescimento), quanto por parte da população (que não sabe como se comportar no trânsito). PVH já se tornou um exemplo clássico disso.

Grande Manaus
May 10th, 2012, 07:04 PM
Atualmente Manaus deve estar aproximadamente com 511.000 veiculos em circulação se fóssemos contabilizar até esse dia 10 de Maio de 2012

Manauaras
May 11th, 2012, 04:20 PM
Atualmente Manaus deve estar aproximadamente com 511.000 veiculos em circulação se fóssemos contabilizar até esse dia 10 de Maio de 2012

^^
Manaustrans e DETRAN-AM contabilizam 542.000 veículos em Manaus!

Grande Manaus
May 13th, 2012, 06:18 AM
^^
Manaustrans e DETRAN-AM contabilizam 542.000 veículos em Manaus!

Estamos levando em conta apenas dados do Denatran ( Departamento Nacional de trânsito) os detrans no caso apresentam dados divergentes do Denatran no qual disponibiliza em seu site a contabilização da frota..

Ainda não houve aqui uma lsita específica de dados coletados dos Detrans de todos os estados e principalmente da região norte para que formulássemos uma nova tabela com rankings e variações ..

Manaus.ASB
May 13th, 2012, 02:09 PM
^^

É muito carro em Manaus, é cada vez mais sufocante dirigir por aqui. :ohno: