View Full Version : Nova carteira de identidade de Angola traz foto de presidente

Lost Cosmonaut
October 30th, 2009, 01:19 PM
29/10/2009 - 16h44
Nova carteira de identidade de Angola traz foto de presidente
da Reuters, em Luanda

A inclusão de um retrato do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, no novo modelo de carteiras de identidade do país é "ultrajante" e contraria os princípios da democracia, disse nesta quinta-feira um grupo de defesa dos direitos humanos. Os documentos trazem dados de praxe de um lado e, no verso, uma imagem de Santos e outra do primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto.

O governo disse que as fotografias presidenciais visam simplesmente proteger os donos dos documentos contra fraudes. Mas, para Antonio Ventura, diretor da Associação Justiça, Paz e Democracia, sediada em Luanda, a imagem de um presidente que está no poder há 30 anos e que deve se candidatar em eleições futuras não é bem-vinda e constitui uma ofensa.

"É um ultraje", disse Ventura. "A nova carteira de identidade deveria conter apenas a foto da pessoa a quem pertence. Essas imagens são ilegais e violam os princípios da democracia".

Um funcionário sênior do Ministério da Justiça angolano disse que a lei permite o uso de imagens no verso de uma carteira de identidade, porém reconheceu que o ministério deixou de informar para o Parlamento, que aprovou as novas carteiras, sobre o tipo de imagens que seriam utilizadas. "Essas imagens não infringem a lei porque são usadas para garantir a proteção do documento", disse Hirondino Muchiri, do Ministério da Justiça.

O governista MPLA, partido do presidente Santos, conquistou mais de 82% dos votos nas eleições parlamentares realizadas em Angola em 2008, as primeiras em 16 anos. A expectativa é de que Santos seja o vencedor da eleição presidencial prevista para 2012.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u645128.shtml

skytrax
October 31st, 2009, 03:04 PM
Eu também não concordo com isso. Quer dizer o BI afuinal será meu ou dos PR?

agostinho
October 31st, 2009, 07:19 PM
Eu também não concordo com isso. Quer dizer o BI afinal será meu ou dos PR?O mais grave é que o país é democrático ou pelo menos caminha para isto, suponhamos agora que nas próximas eleições presidenciais o presidente actual perca, será que o novo também terá o direito ou obrigação de ter sua face incluída neste documento? Absurdo. Temos tantos símbolos nacionais, porque não escolher um deles?

skytrax
November 1st, 2009, 02:51 AM
Pois é Agostinho é como eu havia dito. Apesar de ser, militante do MPLA não concordo com muitas coisas relativas ao partido. Mas sei que é a única forma de nos fazermos ouvir enquanto jovens (mm que pouco) ou mesmo atingirmos cargos dignos.
E eu acho que na política acima de tudo devemos respeitar os outros partidos. Como se sentirá o presidente da UNITA ao ser portador de um documento PESSOAL que contém a cara do seu maior inimigo político???