View Full Version : PIB dos estados da região norte, variação nos últimos anos e PIB per capita
Ferraz/RBR October 31st, 2009, 06:49 AM Valor do PIB em Reais x 1.000/ano 2006
Pará - 44.375.766
Amazonas - 39.166.314
Rondônia - 13.110.092
Tocantins - 9.606.730
Amapá - 5.260.099
Acre - 4.834.771
Roraima - 3.660.153
Variação entre 2003 e 2006
Amazonas - + 56,81%
Amapá - + 53,17%
Pará - + 49,14%
Norte - 47,80
Acre - + 46,30%
Rondônia - + 34,45%
Roraima - + 33,73%
Tocantins - + 32,67%
Variação entre 2005 e 2006
Amapá - + 20,61%
Amazonas - + 17,43%
Roraima - + 15,2%
Pará - + 13,43%
Norte - 12,75%
Acre - + 7,85%
Tocantins - + 6,02%
Rondônia - + 1,75%
PIB per capita em 2006/valor em reais
Amazonas - 11.829
Roraima - 9.075
Amapá - 8.543
Rondônia - 8.391
Norte - 7.989
Tocantins - 7.210
Acre - 7.041
Pará - 6.241
Região Norte a que mais cresce no Brasil :cheers:
entre 2003 e 2006
Norte - 47,80%
Nordeste - 43,37%
Sudeste - 41,97%
Brasil - 39,40%
Centro-Oeste - 34,79%
Sul - 28,54%
Entre 2005 e 2006
Norte - 12,75%
Nordeste - 10,92%
Sudeste - 10,85%
Brasil - 10,36%
Sul - 8,57%
Centro-Oeste - 8,51%
Ferraz/RBR October 31st, 2009, 07:12 AM Fonte: esqueci de colocar
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pibmunicipios/2006/tab01.pdf
Os dados são de 2006 porque o IBGE só divulga 2 anos depois. Até o fim do ano deve ser divulgado os dados de 2007
Ferraz/RBR October 31st, 2009, 07:53 AM PIB per capita das capitais/2006
Manaus - 18.902
Boa Vista - 10.414
Porto Velho - 9.877
Macapá - 9.135
Palmas - 8.879
Belém - 8.765
Rio Branco - 8.312
O município com menor PIB per capita de cada estado
Acre
Feijó - 3.888
Amapá
Itaubal - 5.878
Amazonas
Barcelos - 2.205
Pará
Jacareacanga - 1.401
Rondônia
Campo Novo de Rondônia - 4.430
Roraima
Uiramutã - 4.783
Tocantins
Praia Norte - 2.544
Grande Manaus October 31st, 2009, 09:33 AM Manaus tem se consolidado como a grande força econômica entre as Capitais da Região norte e as demais Metrópoles e cidades com maiores projeções em Números do PIB ...
6º Colocação !!!
Grande Manaus October 31st, 2009, 09:33 AM Os Números do PIB estão dando margem a um crescimento acima da Média Nacional !!para as capitais da Região norte ,em um breve comparativo com as demais capitais Brasileiras ..
É o norte se destacando !!
Sr. Jirau October 31st, 2009, 12:50 PM ^^
^^
^^
Vale ressaltar que esse PIB Per Capita aí é de 2006.. será que não mudou consideravelmente de lá pra cá?
Rondon October 31st, 2009, 03:14 PM Eu tenho a impressão que os Estados onde o agronegócio é a mola propulsora da economia, de 2005 para 2006 a variação foi muito baixa (dentre eles, Rondônia). O IBGE explicou que foram problemas relacionados ao setor primário e talz. Teve até variação negativa (Mato Grosso)
Jorge Luís October 31st, 2009, 04:37 PM É bom e ao mesmo tempo triste.
Só de pensar que a maior reservia de mínerios de alta qualidade do mundo, tá localizado no Estado que eu moro, e nada fica aqui, é triste.
Enfim.;
Gabriel AC October 31st, 2009, 06:10 PM ^^
Ei jorge o minério vai embora sim, mas o dinheiro da venda dos minérios fica.Grande parte do dinheiro do Estado Pára é dos minérios. Não é uma troca injusta.
Rondon October 31st, 2009, 06:39 PM ^^ Eu acho que ele se refere ao fato de grande parte do minério sair do Estado sem ser beneficiado, o que agregaria mais valor e geraria mais renda e impostos.
Se bem que atualmente, há várias indústrias de beneficiamento no Pará (Marabá e Barcarena) e no Maranhão (São Luís e Açailândia)
dricobel October 31st, 2009, 06:40 PM ^^
o Pará poderia tirar maior proveito desta situação, mas infelizmente não é isso que acontece :/
Jorge Luís October 31st, 2009, 06:49 PM ^^
Ei jorge o minério vai embora sim, mas o dinheiro da venda dos minérios fica.Grande parte do dinheiro do Estado Pára é dos minérios. Não é uma troca injusta.
não tem retorno desse investimento..para o Estado.
Jorge Luís October 31st, 2009, 06:49 PM ^^ Eu acho que ele se refere ao fato de grande parte do minério sair do Estado sem ser beneficiado, o que agregaria mais valor e geraria mais renda e impostos.
Se bem que atualmente, há várias indústrias de beneficiamento no Pará (Marabá e Barcarena) e no Maranhão (São Luís e Açailândia)
exato!
Gabriel AC October 31st, 2009, 07:00 PM não tem retorno desse investimento..para o Estado.
Entendo, e com todo o respeito, isso é culpa do estado que não faz tanto proveito dos impostos ganho na exploração. Se houvesse esse agregamento mencionado pelo rondon voce não estaria tão revoltado, o estado seria ainda mais rico.
Sr.França October 31st, 2009, 07:11 PM ^^
Parece que o Governo tem medo da Vale.
Os impostos arrecadados pelo Estados da Vale, não condizem com a grandiosidade desta empresa. Deveria ser proporcional, mas.....
Gabriel AC October 31st, 2009, 07:15 PM ^^
Dessa eu não sabia, devem ser incentivos fiscais.
Jorge Luís October 31st, 2009, 08:13 PM Entendo, e com todo o respeito, isso é culpa do estado que não faz tanto proveito dos impostos ganho na exploração. Se houvesse esse agregamento mencionado pelo rondon voce não estaria tão revoltado, o estado seria ainda mais rico.
o não beneficiamento da matéria prima, não é culpa do Estado....
Gabriel AC October 31st, 2009, 08:18 PM o não beneficiamento da matéria prima, não é culpa do Estado....
É culpa de quem então? Se é o governo que impõe tarifas e cria planos para exploração de matérias-prima, que incentiva as empresas a explorarem esses recursos.
Ferraz/RBR October 31st, 2009, 08:30 PM Falando em minerio e Vale. Eu acho que exatamente por causa disso que o Amapá tem um PIB maior que o do ACRE.
Mas essa frente do Amapá sobre o Acre não dura muito tempo. Quando concluir a rodovia do pacífico em 2010 e BR 364 em 2011, o Acre tem tudo pra passar o Amapá novamente.
E Olha lá se ja nao tiver passado com essa crise economica e a queda dos minerios
Jorge Luís October 31st, 2009, 11:31 PM É culpa de quem então? Se é o governo que impõe tarifas e cria planos para exploração de matérias-prima, que incentiva as empresas a explorarem esses recursos.
A VALE não tem interesse em beneficiar o produto.
Entendeu?
=
E governo, o que cuida dessas "coisas" é este aqui.
www.brasil.gov.br
lucas_PMW November 1st, 2009, 01:07 AM No Wikipedia aparece o PIB de 2007 de Palmas segundo a prefeitura.
La mostra o PIB de 2 200 000 de reais e per capita de 11 955
lucas_PMW November 1st, 2009, 01:48 AM Daqui uns 5 anos Palmas e Porto Velho vão estar entre os maiores PIB percapitas do Brasil, o momento econômico que as duas cidades estão vivendo hoje é sensacional e Palmas a partir do ano que vem vai se tranformar economicamente são vários investimentos inclusive distribuidora da Petrobras que vai distribuir combustivel para o Norte e Centro-Oeste além da plataforma da ferrovia norte sul que foram disponibilizados 20 espaços para 20 empresas e todos já foram reservados e já tem a expeculação de ampliação mesmo antes de inaugurar!
Ferraz/RBR November 1st, 2009, 02:19 AM ^^Não é bem assim nao, Lucas
Variação do PIB per capita nas capitais nos últimos 3 anos.
Manaus - 42,55%
Rio Branco - 37,18
Macapá - 35,35%
Belém - 34,93%
Porto Velho - 33,19%
Palmas - 27,87%
Boa Vista - 24,14%
Vc esqueceu que Palmas cresce muito mas sua população é a que mais cresce entre todas capitais do Brasil, acaba não influindo muito no PIB per capita.
Porto Velho é a mesma coisa. A economia estourou com as construções das Hidreletricas, agora coloca o quanto a população vai aumentar com gente chegando de varias partes do Brasil.
Gabriel AC November 1st, 2009, 03:00 AM A VALE não tem interesse em beneficiar o produto.
Entendeu?
=
E governo, o que cuida dessas "coisas" é este aqui.
www.brasil.gov.br
E você acha que eu não sei que Vale não está nem ai? Só querem saber da exploração a todo custo.
EricoWilliams November 1st, 2009, 03:02 AM Semana que vem sai o PIB 2007, preparem os corações.
Ferraz/RBR November 1st, 2009, 03:19 AM Eu acho que o PIB per capita de Rio Branco em 2007 vai dá um salto. Porque o IBGE conseguiu a proeza de reduzir a populaçao de Rio Branco de 314.127(2006) para 290.639(2007)
Rafael_Rosato November 1st, 2009, 03:21 AM ^^ O IBGE não reduziu população nenhuma ...
2006 era uma PREVISÃO!! Em 2007 houve uma contagem na popualção ... a primeira contagem depois do censo de 2000 ... ou seja, de 2001 a 2006, so existem previsões!!
Vc esqueceu que Palmas cresce muito mas sua população é a que mais cresce entre todas capitais do Brasil, acaba não influindo muito no PIB per capita.
Porto Velho é a mesma coisa. A economia estourou com as construções das Hidreletricas, agora coloca o quanto a população vai aumentar com gente chegando de varias partes do Brasil.
As previsoes indicam o crescimento economico de Pvh bem acima do populacional ... eh possivel que o PIB triplique (por ex.) ... o que certamente não vai acontecer com a população ...
Eh facil comparar e perceber isso olhando o pib per capita de cidades que passaram por grandes transformaçoes semelhantes...
Foz do Iguaçu por ex. nao recebeu nem metade dos beneficios de Itaipu (que foi distribuido entre diversas cidades paranaenses e paraguaias) ...
Mesmo assim, populou de 20 para mais de 320 (ou 330) mil habitantes atualmente ... independente, veja o que o PIB per capita da cidade ... bem acima da media das capitais da região norte!!
Outro exemplo, eh Osorio no RS ... o parque eolico fez o PIB da cidade crescer em proporções extraordinarias (nao lembro exatamente o valor, mas passava de uns 1000% se nao me falha a memoria) ...
E muito mais coerente duvidar da qualidade de vida portovelhense com as hidreletricas e o novo polo industrial ... e o que eu acho mais legal, eh justamente esta preocupação de não cometer os mesmo erros que ocorreram com outras cidades depois de uma gigante obra de infra-estrutura ...
... mas com relações ao PIB per capita, nao tenha duvidas que Pvh eh so mais uma de um grupo de cidades brasileiras beneficiadas com obras de porte semelhante, ja podemos considerar um FATO este alto pib per capita!!
Ferraz/RBR November 1st, 2009, 03:33 AM ^^Vamo esperar pra ver.
Só sei que o crescimento de Palmas está mais ligado ao crescimento da população. Penúltima capital do norte com maior variação do PIB per capita nos últimos 3 anos divulgados pelo IBGE.
Rafael_Rosato November 1st, 2009, 03:43 AM ^^ Pois eh ... mas ele citou exatamente as grandes obras que vao impulsionar a economia de Palmas, a Distribuidora da Petrobras e a Plataforma da ferrovia Norte Sul ...
Não se esqueça do mais importante ... Palmas eh capital de um estado de mais de 1 milhao de habitantes e com forte crescimento agropecuario ...
A cidade esta se consolidado como capital regional, influenciando cidades de ate outros estados ... se o estado cresce, a capital tbm cresce!!
Eh exatamente isso que fez de Pvh a terceira capital da região ... ela nao passou por nenhum ciclo economico que justifique isso ... mas o estado como um todo sim ... Pvh eh a cidade sede nao so administrativa do estado, mas tbm de empresas que atuam regionalmente em RO (as vezes RO e AC)!!
Rondon November 1st, 2009, 03:48 AM ^^ Isso, tanto Porto Velho e Palmas estão inseridas num contexto diferente, o mesmo contexto em que estão inseridas, por exemplo, Cuiabá, Campo Grande e Goiânia
São capitais de estados onde o interior é muito forte economicamente: portanto, interior forte... capital forte.
Ferraz/RBR November 1st, 2009, 03:50 AM Se for assim Rio Branco ta inserido nesse contexto com a rodovia do pacífico e a pavimentação da BR 364 que corta todo estado.
E Manaus também está inserido por duas coisas. Copa do mundo 2014, e as industrias da Zona Franca. Todo mundo sabe que quando o Brasil vai bem, Manaus vai melhor ainda com a Zona Franca. E o Brasil vai muito bem, é o país do momento no mundo.
Então não seria só Palmas e Porto Velho. Pode incluir Rio Branco e Manaus.
Rondon November 1st, 2009, 03:57 AM Se for assim Rio Branco ta inserido nesse contexto com a rodovia do pacífico e a pavimentação da BR 364 que corta todo estado.
E Manaus também está inserido por duas coisas. Copa do mundo 2014, e as industrias da Zona Franca. Todo mundo sabe que quando o Brasil vai bem, Manaus vai melhor ainda com a Zona Franca. E o Brasil vai muito bem, é o país do momento no mundo.
O que o Rosato tocou foi no seguinte ponto: o interior do Acre ou do Amazonas tem o mesmo potencial de consumo do interior de Rondônia ou do Mato Grosso?
A resposta é simples, não. Portanto, tanto Porto Velho quanto Cuiabá tem mercados consumidores que extrapolam limites, suas áreas de influência possuem um potencial consumidor muito alto. O mercado consumidor de Manaus e Rio Branco ainda é muito restrito a essas cidades.
É por isso que Palmas tem uma importância muito grande independente do seu tamanho, justamente pelo seu mercado consumidor de mais de 1 milhão de habitantes. E Rio Branco ainda não tem esse mercado.
Ferraz/RBR November 1st, 2009, 04:01 AM Entao vcs me explica o crescimento das capitais do norte nos últimos 3 anos.
Manaus em 1º e Rio Branco em 2º.
E o interior de RO e TO nesses 3 anos era igual tá hoje.
Ferraz/RBR November 1st, 2009, 04:04 AM Vou falar uma coisa, o crescimento da Região norte é tão bom e também de suas capitais, que nao tem como uma capital se destacar muito da outra.
Até Manaus que já é uma metropole continua crescendo muito bem.
Rafael_Rosato November 1st, 2009, 04:05 AM O que o Rosato tocou foi no seguinte ponto: o interior do Acre ou do Amazonas tem o mesmo potencial de consumo do interior de Rondônia ou do Mato Grosso?
A resposta é simples, não. Portanto, tanto Porto Velho quanto Cuiabá tem mercados consumidores que extrapolam limites, suas áreas de influência possuem um potencial consumidor muito alto. O mercado consumidor de Manaus e Rio Branco ainda é muito restrito a essas cidades.
É por isso que Palmas tem uma importância muito grande independente do seu tamanho, justamente pelo seu mercado consumidor de mais de 1 milhão de habitantes. E Rio Branco ainda não tem esse mercado.
Exato Rondon
Se for assim Rio Branco ta inserido nesse contexto com a rodovia do pacífico e a pavimentação da BR 364 que corta todo estado.
Eu nao disse que APENAS Pvh e Palmas terao o PIB per capita alto ...
Apenas corrigi a tua afirmação com relação ao fato de que crescimento populacional destas capitais impediria um grande crescimento do PIB per capita!!
Rondon November 1st, 2009, 04:10 AM Entao vcs me explica o crescimento das capitais do norte nos últimos 3 anos.
Depende de como são direcionados os investimentos em um Estado. No caso de Manaus e Rio Branco, se são cidades que captam muito investimento, é claro que vão crescer acima da média.
Não entendi bem essa frase do interior de RO e TO, pode explicar?
Rafael_Rosato November 1st, 2009, 04:11 AM Entao vcs me explica o crescimento das capitais do norte nos últimos 3 anos.
Como vc sabe que o interior de RO e do TO esta igual a hoje, se vc os numeros mais recentes de PIB que vc tem são estes de 2006 ... :nuts:
Outra coisa ... exatamente 2006, foi um ano de crise para todos os estados com forte agropecuaria!! Talvez isso explique alguma coisa ...
Vc poderia se apegar a outros numeros um pouquinho mais recentes que refletem um pouco melhor a realidade de hoje se comparado com este PIB 2006 ... numeros relacionados ao crescimento do comercio, de empresas, de industrias, de empregos ...
Ferraz/RBR November 1st, 2009, 04:28 AM Outra coisa ... exatamente 2006, foi um ano de crise para todos os estados com forte agropecuaria!! Talvez isso explique alguma coisa ...
Mas nos estamos discutindo Capital. A agropecuaria não tem muito destaque no PIB de uma capital. por tanto não influiu nada nos PIBs de Palmas e Porto Velho.
E eu falei crescimento em 2004, 2005, 2006. 3 anos, e nao apenas 2006
Rondon November 1st, 2009, 04:28 AM Evolução do emprego formal (Set de 2006 a Set de 2009)
Interior de Rondônia: 13.588
Interior do Acre: 1.643
Interior do Amazonas: - 1.068
Interior de Roraima: 232
Interior do Pará: 20.085 (inclui as cidades integrantes da RMB, exceto Belém)
Interior do Amapá: 345
Interior do Tocantins: 4.414
E só pra ilustrar:
Interior do Mato Grosso: 42.861 (incluindo Várzea Grande)
http://perfildomunicipio.caged.gov.br/brasil.asp
Ferraz/RBR November 1st, 2009, 04:31 AM Não entendi bem essa frase do interior de RO e TO, pode explicar?
Eu quis dizer que a relação interior/capital estava em 2006 mais ou menos igual está hoje
Rondon November 1st, 2009, 04:34 AM ^^ Normal. Apenas reflete equilíbrio.
BR 364 November 1st, 2009, 04:42 AM Realmente 2006 foi um ano bem ruim pra RO e pros estados com setor agrícola forte, de modo geral. Isso acabou comprometendo os números desses estados. Como o Rondon já citou, o Mato Grosso por exemplo chegou a apresentar decréscimo no PIB. Em Rondônia não chegou a haver decréscimo, mas o crescimento apresentado foi pífio (talvez o menor crescimento do PIB em toda história de Rondônia). Acredito que os números de 2007 já serão um pouco melhores, mas eu tô ansioso mesmo é pra ver os de 2008 e 2009.
Ferraz/RBR November 1st, 2009, 04:46 AM Outra, o interior de RO sendo forte depende muito menos de Porto Velho, do que o interior do Acre depende de Rio Branco.
Ou seja, a população do interior do Acre vai buscar muito mais coisa em Rio Branco do que o interior de Rondônia vai buscar em Porto Velho.
lucas_PMW November 1st, 2009, 04:53 AM Apesar de muita gente aqui não concordar mas RO e TO são estados diferentes do resto do norte! Talvez até porque os 2 estados já foram "colonias" do centro-oeste!
Como ja foi mostrado aqui no SSC há pouco tempo Palmas tem uma renda bem melhor que Manaus apesar do PIB per capita de Manaus ser bem maior que o de Palmas e RO tem uma renda maior que o AM apesar de o Amazonas ter um PIB percapita melhor que RO!
Então o PIB percapita e o próprio PIB não mostra bem a verdadeira realidade da renda das pessoas da cidade e do estado!
BR 364 November 1st, 2009, 04:59 AM Mas nos estamos discutindo Capital. A agropecuaria não tem muito destaque no PIB de uma capital. por tanto não influiu nada nos PIBs de Palmas e Porto Velho.
E eu falei crescimento em 2004, 2005, 2006. 3 anos, e nao apenas 2006
Claro que influi! No caso de PVH, o maior rebanho bovino do estado está no município. Mas ainda que não existisse pecuária em PVH, o fato é que a economia do interior de um estado sempre vai refletir de alguma forma na capital (já o contrário dificilmente ocorre). Isso é praticamente uma regra da macroeconomia. As capitais além de desempenharem as suas funções político-administrativas, são centros regionais. Muitas pessoas e/ou empresas do interior vão adquirir produtos e serviços na capital.
Só a título de curiosidade, experimente fazer o cálculo do crescimento do PIB dos estados e das capitais entre 2003 e 2005 (ou 2002 e 2005, pra ficar um período de 3 anos também).
Rafael_Rosato November 1st, 2009, 05:02 AM Outra, o interior de RO sendo forte depende muito menos de Porto Velho, do que o interior do Acre depende de Rio Branco.
Ou seja, a população do interior do Acre vai buscar muito mais coisa em Rio Branco do que o interior de Rondônia vai buscar em Porto Velho.
Agora imagine uma empresa que chega em Rondonia ...
Abre filiais em Pvh, Ariquemes, Ji-Parana, Cacoal e Vilhena ... alem de uma sede reginal em Pvh ...
Ngm vai sair de Ji-Parana para utilizar os serviços desta empresa em Pvh ... mas vai viajar a negocios para Pvh onde esta a sede regional da mesma empresa ...
Eh este o papel de Pvh para Rondonia e sua area de influencia ...
Eh um perfil bem diferente daquele cara que vai pra capital so pq precisa ir ao hospital ou fazeer comprar ...
Ferraz/RBR November 1st, 2009, 05:03 AM Apesar de muita gente aqui não concordar mas RO e TO são estados diferentes do resto do norte! Talvez até porque os 2 estados já foram "colonias" do centro-oeste!
Como ja foi mostrado aqui no SSC há pouco tempo Palmas tem uma renda bem melhor que Manaus apesar do PIB per capita de Manaus ser bem maior que o de Palmas e RO tem uma renda maior que o AM apesar de o Amazonas ter um PIB percapita melhor que RO!
Então o PIB percapita e o próprio PIB não mostra bem a verdadeira realidade da renda das pessoas da cidade e do estado!
Sim, são estados diferentes do norte. Mas o PIB não está crescendo mais que os outros estados.
Rondon November 1st, 2009, 05:04 AM Estoque de empregos formais (1º de Janeiro de 2009)
Interior de Rondônia: 100.272
Interior do Acre: 11.528
Interior do Amazonas: 24.200
Interior de Roraima: 1.984
Interior do Pará: 335.402 (inclui municípios da RMB, exceto Belém)
Interior do Amapá: 11.009
Interior do Tocantins: 74.346
E só por curiosidade:
Interior do Mato Grosso: 339.709 (inclui Várzea Grande)
Rondon November 1st, 2009, 05:06 AM Outra, o interior de RO sendo forte depende muito menos de Porto Velho, do que o interior do Acre depende de Rio Branco.
Depende menos de coisas básicas, mas força a capital a oferecer produtos e serviços mais especializados.
Ferraz/RBR November 1st, 2009, 05:07 AM Claro que influi! No caso de PVH, o maior rebanho bovino do estado está no município. Mas ainda que não existisse pecuária em PVH, o fato é que a economia do interior de um estado sempre vai refletir de alguma forma na capital (já o contrário dificilmente ocorre). Isso é praticamente uma regra da macroeconomia. As capitais além de desempenharem as suas funções político-administrativas, são centros regionais. Muitas pessoas e/ou empresas do interior vão adquirir produtos e serviços na capital.
Só a título de curiosidade, experimente fazer o cálculo do crescimento do PIB dos estados e das capitais entre 2003 e 2005 (ou 2002 e 2005, pra ficar um período de 3 anos também).
O rebanho de Rio Branco também é o maior do Acre.
Rondon November 1st, 2009, 05:16 AM Agora imagine uma empresa que chega em Rondonia ...
Abre filiais em Pvh, Ariquemes, Ji-Parana, Cacoal e Vilhena ... alem de uma sede reginal em Pvh ...
Ngm vai sair de Ji-Parana para utilizar os serviços desta empresa em Pvh ... vai vai viajar a negocios para Pvh onde esta a sede regional da mesma empresa ...
Eh este o papel de Pvh para Rondonia e sua area de influencia ...
Eh um perfil bem diferente daquele cara que vai pra capital so pq precisa ir ao hospital ou fazeer comprar ...
Isso está bem explicado aqui...
ftp://geoftp.ibge.gov.br/Regic/regic.zip
Regic: o estudo de influências dos municípios brasileiros
Ferraz/RBR November 1st, 2009, 05:22 AM Só sei que a economia da região norte (capitais e estados) vai muito bem num todo. Sempre acima da média nacional.
lucas_PMW November 1st, 2009, 05:24 AM Sim, são estados diferentes do norte. Mas o PIB não está crescendo mais que os outros estados.
Excluindo o Am e o Pa que tem os maiores PIBs e "grandes fontes de aumento de PIB" que é a Zona Franca e Carajás.
Para aumentar o PIB do Amapá em 53% foi necessário em valor real menor que 2 bilhoes e para aumentar o PIB de RO em 34% foi necessário mais de 3 bilhoes.
Então em escore bruto RO teve um aumento bem mais significante que o Amapá
Manauense November 1st, 2009, 06:40 PM O que o Rosato tocou foi no seguinte ponto: o interior do Acre ou do Amazonas tem o mesmo potencial de consumo do interior de Rondônia ou do Mato Grosso?
Só esqueceste de mencionar que Manaus, sozinha, ou seja, considerando-se tão-somente a população do município de Manaus (mais de 1.700.000 habitantes), é mais populoso do que todo o estado de Rondônia. O município de Manaus, por si só, já é um mercado tão grande quanto o estado de Rondônia...
Ainda que o mercado consumidor do interior amazonense seja pequena, o mercado da capital é tão forte (ou mais forte) do que o de estados inteiros do Norte...
Jorge Luís November 1st, 2009, 07:42 PM E você acha que eu não sei que Vale não está nem ai? Só querem saber da exploração a todo custo.
exatamente
:D
Well_Rock November 1st, 2009, 08:08 PM Alguém tem o ranking de Pib per capita de todas as capitais ?
Rondon November 1st, 2009, 08:17 PM Só esqueceste de mencionar que Manaus, sozinha, ou seja, considerando-se tão-somente a população do município de Manaus (mais de 1.700.000 habitantes), é mais populoso do que todo o estado de Rondônia. O município de Manaus, por si só, já é um mercado tão grande quanto o estado de Rondônia...
Ainda que o mercado consumidor do interior amazonense seja pequena, o mercado da capital é tão forte (ou mais forte) do que o de estados inteiros do Norte...
O interior do Amazonas também é mais populoso que o Estado de Rondônia inteiro.
Manaus é uma metrópole única no Brasil, onde o mercado consumidor se resume a própria cidade, e não ao interior de um Estado, como ocorre nos outros grandes centros urbanos do país.
Portanto, é uma excessão, foge a regra.
Manauense November 1st, 2009, 10:58 PM O interior do Amazonas também é mais populoso que o Estado de Rondônia inteiro.
Manaus é uma metrópole única no Brasil, onde o mercado consumidor se resume a própria cidade, e não ao interior de um Estado, como ocorre nos outros grandes centros urbanos do país.
Engano teu. Com exceção de alguns municípios do sudoeste e sudeste do estado (que se utilizam de alguns serviços de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Porto Velho), mais de 90% dos municípios amazonenses são reais e/potenciais consumidores de Manaus. Incrível alguém imaginar que o mercado consumidor de Manaus se resume à própria cidade. Fico pensando no que, por exemplo, alguém de Manacapuru (AM), Iranduba (AM) ou Rio Preto da Eva (AM) diria ao ler uma afirmação destas. Acrescente-se, por oportuno, que a capital do estado dispõe de ligações rodoviárias - asfaltadas - com alguns muncípios.
Para algumas pessoas - não sei se é o teu caso -, que se baseiam em padrões rodoviaristas, imagino que seja difícil imaginar um transporte regular e frequente de mercadorias e/ou trocas comerciais com o uso de barco ou avião. Embora pequenas, cada cidade amazonense tem sim o seu respectivo mercado consumidor, com demandas não muito diferentes das verificadas em outros estados guardadas as devidas proporções e levando-se em conta a grande população rural das municipalidades do Amazonas.
Há ricos e pobres, pessoas que consomem os mais variados produtos e outras que consomem tão-somente o mínimo para a sua própria subsistência. Assim é o Brasil, Rondon. Estranho um post que dá margem para que imaginemos que no interior amazonense só existe uma camada de desvalidos, o que é um esteriótipo não condizente com a realidade existente, que é multifacetada. Ainda há muita desigualdade social, mas longe do esteriótipo do "Norte pobre e fraco" em contraposição ao "Centro-Sul todo-poderoso". Sugiro que um dia conheças o Amazonas não apenas por dados estatísticos. Existem vários Amazonas em 1,5 milhão de quilômetros quadrados...
Rondon November 1st, 2009, 11:05 PM ^^ Quando eu falo público consumidor, falo em classe média.
Então a classe média de Manaus é comparável a classe média do interior do Amazonas? Já que ambos tem a mesma população.
PS: não me subestime Manauense. É claro que o interior do Amazonas é um mercado consumidor. Todo lugar do mundo é um mercado consumidor. O negócio é o quanto consumidor é esse mercado (% de classe média)
Rondon November 1st, 2009, 11:50 PM Sugiro que um dia conheças o Amazonas não apenas por dados estatísticos.
Os dados estatísticos não devem ser avaliados apenas isoladamente. É um conjunto, vc traça uma realidade através de vários índices.
Não sou daqueles que vêem R$ 100 bilhões de PIB e constroem uma realidade apenas em cima deste índice. Isso é um erro.
Tanto é que dei o exemplo dos empregos formais (que nos dá uma estimativa da classe média)
Rondon November 2nd, 2009, 04:32 PM Pra quem não entendeu a história do mercado consumidor (classe média), aqui vai os dados somente das métropoles.
Praticamente todas as metrópoles do Brasil contam com forte participação do interior de seus Estados na composição de seu público consumidor. Existem apenas duas excessões no Brasil: Manaus e Brasília.
O número de empregos formais do Caged não encerra a discussão sobre classe média, já que eles não nos mostram as médias salariais. Mas a quantidade de empregos pode nos estimar a classe média.
Empregos Formais (1º de Janeiro de 2009)
OBS: nas regiões cujas capitais tem RM, considerei os dados das microrregiões, que são uma forma de aproximar os números e não viciar os números.
Amazonas
Manaus 326.969
Interior do Amazonas 24.200
Pará
Microrregião de Belém 291.189
Interior do Pará 261.576
Ceará
Microrregião de Fortaleza 598.484
Interior do Ceará 235.491
Pernambuco
Microrregião de Recife 595.196
Interior de Pernambuco 367.266
Bahia
Microrregião de Salvador 700.774
Interior da Bahia 641.461
Minas Gerais
Microrregião de Belo Horizonte 1.304.836
Interior de Minas Gerais 2.110.470
Rio de Janeiro
Microrregião do Rio de Janeiro 2.403.562
Interior do Rio de Janeiro 768.826
São Paulo
Microrregião de São Paulo 4.355.992
Interior de São Paulo 6.160.873
Paraná
Microrregião de Curitiba 848.968
Interior do Paraná 1.292.191
Rio Grande do Sul
Microrregião de Porto Alegre 884.607
Interior do Rio Grande do Sul 1.248.770
Goiás
Microrregião de Goiânia 441.211
Interior de Goiás 417.262
Distrito Federal
Brasília 598.707
Sabe por que Manaus e Brasília são duas excessões: por que as outras metrópoles tem uma forte composição de serviços na sua economia, logo, dependem do interior. Manaus e Brasília não, já que elas criam a sua própria demanda (Manaus com o PIM e Brasília pela Administração pública, por ser capital do Brasil).
Manauense November 2nd, 2009, 06:12 PM É difícil crer que alguém com bom grau de escolaridade desconhece (ou nega) o fato de que a composição de serviços na economia de Manaus é bastante expressiva. Aliás, para o Amazonas quase todo e também para Roraima, é Manaus a cidade-referência na área de serviços.
Rondon November 2nd, 2009, 06:24 PM ^^ São os empregos gerados pelo PIM que garantem a demanda de serviços e consequentemente os empregos no setor terciário.
Sem PIM, a demanda de serviços cai substancialmente.
Manauense, vamos discutir seriamente, os industriários (100.000 empregos) é que são a mola da economia e movem os serviços de Manaus.
Well_Rock November 2nd, 2009, 06:25 PM Manaus é uma metrópole única no Brasil, onde o mercado consumidor se resume a própria cidade, e não ao interior de um Estado, como ocorre nos outros grandes centros urbanos do país.
O mercado consumidor de Manaus se resume à Manaus ?
Então, quem abastece Manacapuru, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Iranduba, Careiro da Varzea, Presidente Figueiredo (Balbina e Pitinga), Careiro Castanho, Novo Airão, Maués, Coari e até Parintins ?
Lembro que li uma notícia num jornal de Roraima que afirmava que 30% dos recursos dos roraimenses eram gastos nos comércios de Manaus. Logo, Boa Vista não é um mercado consumidor de Manaus ?
:?
Gui_p November 2nd, 2009, 06:25 PM Pra quem não entendeu a história do mercado consumidor (classe média), aqui vai os dados somente das métropoles.
Praticamente todas as metrópoles do Brasil contam com forte participação do interior de seus Estados na composição de seu público consumidor. Existem apenas duas excessões no Brasil: Manaus e Brasília.
O número de empregos formais do Caged não encerra a discussão sobre classe média, já que eles não nos mostram as médias salariais. Mas a quantidade de empregos pode nos estimar a classe média.
Empregos Formais (1º de Janeiro de 2009)
OBS: nas regiões cujas capitais tem RM, considerei os dados das microrregiões, que são uma forma de aproximar os números e não viciar os números.
Amazonas
Manaus 326.969
Interior do Amazonas 24.200
Pará
Microrregião de Belém 291.189
Interior do Pará 261.576
Ceará
Microrregião de Fortaleza 598.484
Interior do Ceará 235.491
Pernambuco
Microrregião de Recife 595.196
Interior de Pernambuco 367.266
Bahia
Microrregião de Salvador 700.774
Interior da Bahia 641.461
Minas Gerais
Microrregião de Belo Horizonte 1.304.836
Interior de Minas Gerais 2.110.470
Rio de Janeiro
Microrregião do Rio de Janeiro 2.403.562
Interior do Rio de Janeiro 768.826
São Paulo
Microrregião de São Paulo 4.355.992
Interior de São Paulo 6.160.873
Paraná
Microrregião de Curitiba 848.968
Interior do Paraná 1.292.191
Rio Grande do Sul
Microrregião de Porto Alegre 884.607
Interior do Rio Grande do Sul 1.248.770
Goiás
Microrregião de Goiânia 441.211
Interior de Goiás 417.262
Distrito Federal
Brasília 598.707
Sabe por que Manaus e Brasília são duas excessões: por que as outras metrópoles tem uma forte composição de serviços na sua economia, logo, dependem do interior. Manaus e Brasília não, já que elas criam a sua própria demanda (Manaus com o PIM e Brasília pela Administração pública, por ser capital do Brasil).
Impressionante Curitiba, tem tantos empregos fomais quanto o estado de Goiás :)
Manauense November 2nd, 2009, 06:27 PM Está bem Rondon. Vou fazer de conta que não há classe média no interior do Amazonas e também imaginar que não Roraima não existe (deve ter sido anexado pela Venezuela).
Rondon November 2nd, 2009, 06:28 PM Está bem Rondon. Vou fazer de conta que não há classe média no interior do Amazonas e também imaginar que não Roraima não existe (deve ter sido anexado pela Venezuela).
Classe média há. Mas o mercado não é forte (% de classe média em cima da população total é baixa)... veja as tabelas das metrópoles que vc entenderá...
Rondon November 2nd, 2009, 06:28 PM O mercado consumidor de Manaus se resume à Manaus ?
Então, quem abastece Manacapuru, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Iranduba, Careiro da Varzea, Presidente Figueiredo (Balbina e Pitinga), Careiro Castanho, Novo Airão, Maués, Coari e até Parintins ?
Lembro que li uma notícia num jornal de Roraima que afirmava que 30% dos recursos dos roraimenses eram gastos nos comércios de Manaus. Logo, Boa Vista não é um mercado consumidor de Manaus ?
:?
Qual é a diferença entre o Brasil e o Japão?
Ambos são grandes mercados consumidores, correto?
Pq no Japão a demanda de consumo é muito mais alta que no Brasil?
Simples, lá tem uma classe média muito maior, independente da população.
Veja a tabela das metrópoles que vc entenderá...
Rondon November 2nd, 2009, 06:32 PM Pow, vcs nunca leram um estudo de implantação de um shopping?
Eles sempre avaliam duas variáveis, população na área de influência e a % de classe média nessa área de influência, pois essa é que garantirá a rotatividade do empreendimento.
Well_Rock November 2nd, 2009, 06:33 PM Qual é a diferença entre o Brasil e o Japão?
Ambos são grandes mercados consumidores, correto?
Pq no Japão a demanda de consumo é muito mais alta que no Brasil?
Simples, lá tem uma classe média muito maior, independente da população.
Veja a tabela das metrópoles que vc entenderá...
Mais vc pode me responder quem abastece o mercado dessas cidades do interior do Am.
Estou curioso.
Rondon November 2nd, 2009, 06:36 PM Mais vc pode me responder quem abastece o mercado dessas cidades do interior do Am.
Estou curioso.
Todos os lugares são abastecidos por outro lugar, não é?
Bem, mas esse não é o X da questão. O foco é outro.
O X da questão é até que ponto vai o potencial de consumo de uma sociedade. E isso é ditado pela classe média.
Rondon November 2nd, 2009, 06:58 PM Está bem Rondon. Vou fazer de conta que não há classe média no interior do Amazonas e também imaginar que não Roraima não existe (deve ter sido anexado pela Venezuela).
Debochando agora é?
Nossa, o interior do Amazonas e Roraima são mercados ultra-gigantes. Sem o PIM, Manaus sobrevive muito bem em cima destes mercados, em cima da demanda gerada nestes mercados.
Se for assim, Rondônia é o que, se esses mercados são ultra-gigantes (Rondônia é pequena também)
Manauense, eu vivo na realidade: o interior do Amazonas e Roraima geram demanda para Manaus? claro que geram, mas isso não significa que esses mercados são o total apoio da cidade. São mercados insipientes, a quantidade de empregos formais é pequena, industrialização baixa, classe média pequena. Roraima sobrevive do serviço público, o interior do Amazonas sobrevive da agricultura de subsistência, pesca, extrativismo e do serviço público também.
A alternativa de Manaus crescer é o PIM. Através da demanda do PIM, são gerados uma infinidade de serviços inexistentes na região, e em cima disso, o interior do Amazonas e Roraima podem se apoiar, já que ao invés de se deslocarem para outras regiões, resolvem suas pendências mais próximos, na infra-estrutura criada em Manaus.
Então pára que querer bancar o teimoso e aceita a realidade. Aceita que o Norte tem uma dificuldade impressionante em crescer, aceita que o PIM ajuda Manaus mais de qualquer outra coisa.
Aceita que o sul maravilha tem uma classe média muito maior que a nossa no interior e que as metrópoles deles usam essa demanda para crescerem.
PS: Manauense, vc é um cara muito mais viajado do que eu, vc já morou em vários lugares, já morou até no interior de um dos Estados que eu citei aqui. Então vc conhece muito bem isso que eu estou falando.
Olhe pra São Paulo, olhe para o interior de São Paulo. Esqueça um minuto os problemas e me diga: o que move o interior de São Paulo não é a classe média? Vc não acha que a % de classe média presente no interior de São Paulo não é superior a vista em outros recantos do Brasil, incluindo o Norte?
Será que a metrópole São Paulo não se beneficia demais com esse mercado?
Sem o interior de São Paulo, a metrópole São Paulo seria a mesma coisa que é hoje?
Gui_p November 2nd, 2009, 09:28 PM Semana que vem sai o PIB 2007, preparem os corações.
Bom se fosse... mas acho que não. No site do IBGE não diz nada.
Geralmente é na 1ª ou 2ª semana de dezembro.
IvoTrindade November 2nd, 2009, 10:02 PM ^^ No aguardo . :D
BR 364 November 3rd, 2009, 02:35 PM Acho que o que o Rondon está tentando dizer é que Manaus responde sozinha por, digamos, algo em torno de 90% mais ou menos do mercado consumidor de Manaus. O interior do Amazonas e Roraima também constituem o mercado consumidor de Manaus, mas a participação deles no total é mínima. Se for isso, ele não tá dizendo nada demais. Pelo menos foi isso que eu entendi, me corrijam se eu estiver errado.
Ferraz/RBR November 3rd, 2009, 03:03 PM A economia de Manaus ta diretamente ligada a zona franca. E pra ir bem precisa que o Brasil vá bem. É só ver os dados do caged.
Em 12 meses saldo negativo de -15.399 empregos
no ano um saldo de apenas 750
E só em setembro com a melhoria da economia brasileira já saltou pra 4.733 o saldo de empregos.
Rondon November 3rd, 2009, 03:20 PM Acho que o que o Rondon está tentando dizer é que Manaus responde sozinha por, digamos, algo em torno de 90% mais ou menos do mercado consumidor de Manaus. O interior do Amazonas e Roraima também constituem o mercado consumidor de Manaus, mas a participação deles no total é mínima. Se for isso, ele não tá dizendo nada demais. Pelo menos foi isso que eu entendi, me corrijam se eu estiver errado.
Pronto!
Sintetizou todo o meu pensamento.
Campo Grande (MS)
O crescimento e desenvolvimento destas cidades estão muito ligadas a atividade agroindustrial presente no interior. Em comparação ao interior de seus Estados, elas não produzem muito, mas como pólos de serviços, são centros de excelência, e possuem infra-estrutura muito semelhante a encontrada em qualquer grande centro urbano do país.
Manauense November 4th, 2009, 03:55 AM O Polo Industrial de Manaus (PIM) é realmente um sucesso, senão vejamos.
Na Região Norte do Brasil, que possui 7 (sete) estados, somente Belém tem estrutura de serviços equivalente ou superior a de Manaus. Ainda que se desconsidere completamente a parcela populacional que vive interior do estado do Amazonas e consumidora de vários serviços oferecidos na capital, o mercado consumidor da capital amazonense é grande, principalmente por se tratar do oitavo município mais populoso do Brasil, que conta com mais de 1.700.000 habitantes, conforme contagem feita pelo IBGE no ano de 2007.
No tocante à oferta de serviços, a cidade de Manaus, mesmo sem acesso rodoviário asfaltado ao centro-sul brasileiro - o que contribui para a composição dos elevados custos dos produtos que são importados de outros estados -, não está aquém de Cuiabá e Campo Grande (capitais interligadas à malha rodoviária nacional e que possuem amplo mercado consumidor formado pela classe "média" dos municípios do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul), o que demonstra a força do mercado consumidor da "distante" Manaus.
O PIM, de fato, impulsiona a economia amazonense e ninguém duvida disto.
Claro que, em uma comparação de Manaus com as metrópoles do centro-sul e do Nordeste, a capital amazonense fica em desvantagem quanto aos números referentes ao mercado consumidor. Eu ficaria surpreso se ocorresse o contrário, considerando-se as dificuldades impostas pelo próprio governo federal e por grupos econômicos de interesses oligárquicos que, ATÉ HOJE, ainda não permitiram a ligação de Manaus com o restante do Brasil pela via rodoviária ou ferroviária.
Manaus é forte por causa do PIM, concordo. Contudo, se não houvesse o PIM, o Amazonas provavelmente teria seguido o caminho de outros estados amazônicos, quem sabe, comparando-se aos que adotam como atividade econômica principal o agronegócio. Terra não falta, água também não. No solo amazonense existe floresta (de várzea e de terra-firme), cerrado, planícies, planalto... Certamente não faltariam opções para o desenvolvimento do estado do Amazonas... Como não se pode prever o imprevisível, valemo-nos do que existe de verdade. O PIM (felizmente) existe.
Com a "boa vontade" do governo federal, bastaria uma ligação rodoviária com Rondônia ou com o Mato Grosso, para escoar-se a produção local.
Desde 1967, o foco principal da economia amazonense é a receita gerada pelo Polo Industrial de Manaus, que gera mais de 100.000 empregos diretos e indiretos. Preservou-se boa parte dos recursos naturais do interior do estado, uma vez que a capital passou a receber migrantes de vários municípios interioranos (e também de outros estados). Não significa que o interior ficou desabitado, mas limitou-se a viver e atividades para a manutenção do sustento da população local. Quem daqui deste fórum conhece, não apenas por dados do IBGE, os municípios do interior amazonense?!
Muitos que interpretam os dados estatísticos nacionais de forma descontextualizada da realidade sócio-econômica amazonense, não conseguem entender bem o que se passa no estado. Eu já tive a oportunidade de viajar e conhecer de perto a realidade de municípios de TODAS as macrorregiões do estado do Amazonas e, com exceção de três ou quatro localidades muito pobres que conheci, a maioria das localidades conta com asfalto nas ruas, luz elétrica, sistema de transporte para a capital (ainda que o meio de tranporte utilizado seja o barco ou o avião) e não há miséria como muitos imaginam.
Falar em classe média de municípios com imensa população rural é ignorar a realidade do ribeirinho amazonense. No interior, as pessoas consomem o que precisam. De fato, não há shoppings em São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá nem mesmo em Parintins. Todavia, em todos esses municípios há um movimento constante de pessoas - economicamente pobres ou não - que consomem os serviços ofertados em Manaus.
Não gosto de quem tenta desmerecer um estado de feições tão particulares quanto o Amazonas, principalmente tendo subsídios para promover uma análise com parâmetros mais justos. O SSC é lido por pessoas do Brasil inteiro. Um dos motivos de eu ter feito o meu cadastro neste fórum foi o de ler comentários parciais e incompletos sobre o Amazonas.
A verdadeira isonomia de tratamento ocorre quando se trata desigualmente os desiguais.
Às vezes eu percebo - perdoem-me se eu estiver enganado - uma tentativa enorme de desqualificar o Amazonas, seja por meio de rankings ou por comparações com estados que estão inseridos em realidades completamente diferentes. Eu já percebi quando um forista informa algo positivo sobre o estado (ou sobre a capital), alguns outros dizem: "Ah, só está assim por causa do PIM." ou "Só existe a capital"... Falta o interesse em raciocinar acerca dos dados. As comparações são realizadas com base em modelos distintos...
Realmente, o Norte é diferente sim. Talvez o Amazonas seja o mais diferente de todos os estados nortistas, mas justiça seja feita, é uma terra de muitas riquezas, materiais e imateriais.
Com o PIM, mas não só pelo PIM, o Amazonas têm crescido. Não precisa ser igual ao Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo ou Paraná. O Amazonas tem luz própria e será cada vez melhor na medida em que se tornar melhor para os amazonense e para todos aqueles que nele vivem. Eu acredito no potencial do estado de que tanto me orgulho: AMAZONAS.
Jorge Luís November 4th, 2009, 04:01 AM Olha, eu só sei que eu deixei um rombo nos cofres do Unibanco de 30 mil e a dívida tá em 120 mil agora.
Ganhei de vcs
:yes:
Manauense November 4th, 2009, 04:08 AM Olha, eu só sei que eu deixei um rombo nos cofres do Unibanco de 30 mil e a dívida tá em 120 mil agora.
Ganhei de vcs
Estou devendo mais do que você... Mais de 120 mil... :lol:
BR 364 November 4th, 2009, 05:01 AM A verdadeira isonomia de tratamento ocorre quando se trata desigualmente os desiguais.
Às vezes eu percebo - perdoem-me se eu estiver enganado - uma tentativa enorme de desqualificar o Amazonas, seja por meio de rankings ou por comparações com estados que estão inseridos em realidades completamente diferentes.
Mas se a realidade do Amazonas é completamente diferente dos outros estados, então não deveríamos fazer comparações em hipótese alguma, nem mesmo quando os índices do Amazonas estão melhores que os de outros estados, concorda? Porque se não fica complicado. Quando os índices são favoráveis ao Amazonas, compara-se com outros estados sem problema algum. Quando são desfavoráveis, aí a realidade do Amazonas é completamente diferente...
Sabah November 4th, 2009, 05:17 AM Mas se a realidade do Amazonas é completamente diferente dos outros estados, então não deveríamos fazer comparações em hipótese alguma, nem mesmo quando os índices do Amazonas estão melhores que os de outros estados, concorda? Porque se não fica complicado. Quando os índices são favoráveis ao Amazonas, compara-se com outros estados sem problema algum. Quando são desfavoráveis, aí a realidade do Amazonas é completamente diferente...
^^
A verdade é que aqui no SSC todos acabam sem querer puxando pro lado do seu estado,
Mas falando desses dois estados, Amazonas e Rondônia vivem realidades completamente diferentes,
O Amazonas tem uma grande cidade, Manaus(uma BIG cidade), por mais que existam outros pólos, poucos são os que ultrapassam 100 mil habitantes,
Já Rondônia, tem tem uma população bem distribuída, tem uma capital que está quase no mesmo nível de várias cidades do interior. É na minha opinião o estado mais bem interiorizado da Amazônia.
Manauense November 4th, 2009, 05:33 AM Mas se a realidade do Amazonas é completamente diferente dos outros estados, então não deveríamos fazer comparações em hipótese alguma, nem mesmo quando os índices do Amazonas estão melhores que os de outros estados, concorda? Porque se não fica complicado. Quando os índices são favoráveis ao Amazonas, compara-se com outros estados sem problema algum. Quando são desfavoráveis, aí a realidade do Amazonas é completamente diferente...
BR 364, nem sempre fica claro quando se está diante de uma comparação ou de uma mera desqualificação por meio de comparação. Simples assim. :)
Rondon November 4th, 2009, 01:41 PM O Polo Industrial de Manaus (PIM) é realmente um sucesso, senão vejamos.
Na Região Norte do Brasil, que possui 7 (sete) estados, somente Belém tem estrutura de serviços equivalente ou superior a de Manaus. Ainda que se desconsidere completamente a parcela populacional que vive interior do estado do Amazonas e consumidora de vários serviços oferecidos na capital, o mercado consumidor da capital amazonense é grande, principalmente por se tratar do oitavo município mais populoso do Brasil, que conta com mais de 1.700.000 habitantes, conforme contagem feita pelo IBGE no ano de 2007.
No tocante à oferta de serviços, a cidade de Manaus, mesmo sem acesso rodoviário asfaltado ao centro-sul brasileiro - o que contribui para a composição dos elevados custos dos produtos que são importados de outros estados -, não está aquém de Cuiabá e Campo Grande (capitais interligadas à malha rodoviária nacional e que possuem amplo mercado consumidor formado pela classe "média" dos municípios do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul), o que demonstra a força do mercado consumidor da "distante" Manaus.
O PIM, de fato, impulsiona a economia amazonense e ninguém duvida disto.
Claro que, em uma comparação de Manaus com as metrópoles do centro-sul e do Nordeste, a capital amazonense fica em desvantagem quanto aos números referentes ao mercado consumidor. Eu ficaria surpreso se ocorresse o contrário, considerando-se as dificuldades impostas pelo próprio governo federal e por grupos econômicos de interesses oligárquicos que, ATÉ HOJE, ainda não permitiram a ligação de Manaus com o restante do Brasil pela via rodoviária ou ferroviária.
Manaus é forte por causa do PIM, concordo. Contudo, se não houvesse o PIM, o Amazonas provavelmente teria seguido o caminho de outros estados amazônicos, quem sabe, comparando-se aos que adotam como atividade econômica principal o agronegócio. Terra não falta, água também não. No solo amazonense existe floresta (de várzea e de terra-firme), cerrado, planícies, planalto... Certamente não faltariam opções para o desenvolvimento do estado do Amazonas... Como não se pode prever o imprevisível, valemo-nos do que existe de verdade. O PIM (felizmente) existe.
Com a "boa vontade" do governo federal, bastaria uma ligação rodoviária com Rondônia ou com o Mato Grosso, para escoar-se a produção local.
Desde 1967, o foco principal da economia amazonense é a receita gerada pelo Polo Industrial de Manaus, que gera mais de 100.000 empregos diretos e indiretos. Preservou-se boa parte dos recursos naturais do interior do estado, uma vez que a capital passou a receber migrantes de vários municípios interioranos (e também de outros estados). Não significa que o interior ficou desabitado, mas limitou-se a viver e atividades para a manutenção do sustento da população local. Quem daqui deste fórum conhece, não apenas por dados do IBGE, os municípios do interior amazonense?!
Muitos que interpretam os dados estatísticos nacionais de forma descontextualizada da realidade sócio-econômica amazonense, não conseguem entender bem o que se passa no estado. Eu já tive a oportunidade de viajar e conhecer de perto a realidade de municípios de TODAS as macrorregiões do estado do Amazonas e, com exceção de três ou quatro localidades muito pobres que conheci, a maioria das localidades conta com asfalto nas ruas, luz elétrica, sistema de transporte para a capital (ainda que o meio de tranporte utilizado seja o barco ou o avião) e não há miséria como muitos imaginam.
Falar em classe média de municípios com imensa população rural é ignorar a realidade do ribeirinho amazonense. No interior, as pessoas consomem o que precisam. De fato, não há shoppings em São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá nem mesmo em Parintins. Todavia, em todos esses municípios há um movimento constante de pessoas - economicamente pobres ou não - que consomem os serviços ofertados em Manaus.
Não gosto de quem tenta desmerecer um estado de feições tão particulares quanto o Amazonas, principalmente tendo subsídios para promover uma análise com parâmetros mais justos. O SSC é lido por pessoas do Brasil inteiro. Um dos motivos de eu ter feito o meu cadastro neste fórum foi o de ler comentários parciais e incompletos sobre o Amazonas.
A verdadeira isonomia de tratamento ocorre quando se trata desigualmente os desiguais.
Às vezes eu percebo - perdoem-me se eu estiver enganado - uma tentativa enorme de desqualificar o Amazonas, seja por meio de rankings ou por comparações com estados que estão inseridos em realidades completamente diferentes. Eu já percebi quando um forista informa algo positivo sobre o estado (ou sobre a capital), alguns outros dizem: "Ah, só está assim por causa do PIM." ou "Só existe a capital"... Falta o interesse em raciocinar acerca dos dados. As comparações são realizadas com base em modelos distintos...
Realmente, o Norte é diferente sim. Talvez o Amazonas seja o mais diferente de todos os estados nortistas, mas justiça seja feita, é uma terra de muitas riquezas, materiais e imateriais.
Com o PIM, mas não só pelo PIM, o Amazonas têm crescido. Não precisa ser igual ao Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo ou Paraná. O Amazonas tem luz própria e será cada vez melhor na medida em que se tornar melhor para os amazonense e para todos aqueles que nele vivem. Eu acredito no potencial do estado de que tanto me orgulho: AMAZONAS.
:lol::lol::lol:
Mas é esse exercício que eu tenho praticado em toda a minha participação neste thread. Reconhecer que o Amazonas é diferente de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Rondônia etc...
Já tô craque nisso...
Vc que não tá querendo dar o braço a torcer e reconhecer que o interior destes Estados contribuem substancialmente na economia da capital, diferentemente do Amazonas, onde a economia da CAPITAL dá substrato para a manutenção do interior (nossa, mais uma vez reconhecendo as diferenças :lol:)
Rondon November 4th, 2009, 02:00 PM Mas se a realidade do Amazonas é completamente diferente dos outros estados, então não deveríamos fazer comparações em hipótese alguma, nem mesmo quando os índices do Amazonas estão melhores que os de outros estados, concorda? Porque se não fica complicado. Quando os índices são favoráveis ao Amazonas, compara-se com outros estados sem problema algum. Quando são desfavoráveis, aí a realidade do Amazonas é completamente diferente...
BR 364, nem sempre fica claro quando se está diante de uma comparação ou de uma mera desqualificação por meio de comparação. Simples assim. :)
Mas aí a gente não vai poder comparar o Amazonas com ninguém. Vai virar uma entidade isolada.
Vão ser os 26 estados mais o DF e o Estado diferente, o Amazonas.
PS: em todos os lugares do Brasil existe o Bolsa-Família. Mas no Amazonas existe além desse benefício, existe o Bolsa Floresta. Não estou querendo desmerecer o programa ou não, não é a minha função aqui, até por que ele tem um objetivo. Mas aqui em Rondônia não existe, nem no MT, nem em GO, nem em SP. Isso não é reconhecer diferenças?
Ferraz/RBR November 4th, 2009, 02:45 PM Em 2007, PIB atinge R$ 2,7 trilhões e cresce 6,1%
A taxa de crescimento em relação a 2006 (6,1%) decorreu do desempenho positivo dos Serviços (6,1%), da Indústria (5,3%) e da Agropecuária (4,8%).
A economia brasileira, em 2007, apresentou expansão em volume do Produto Interno Bruto (PIB) de 6,1% em relação ao ano anterior. Em valores correntes, o resultado alcançado foi de R$ 2,661 trilhões, e o deflator do PIB, 5,9%. Neste período, o PIB per capita atingiu R$ 14.183,11.
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1487&id_pagina=1
Rondon November 4th, 2009, 02:49 PM ^^ Haja Coração!
O PIB 2007 tá chegando!
Ferraz/RBR November 4th, 2009, 02:50 PM ^^E dessa vez eu quero ver do que os rondonienses vão reclamar. Agropecuária (+4,8%) em 2007. :lol:
Rondon November 4th, 2009, 02:52 PM ^^ Comemorar... não sei, na verdade, tá mais pra recuperação do que crescimento mesmo...
Mas se recuperar, tá de bom tamanho :D
BR 364 November 4th, 2009, 03:53 PM ^^E dessa vez eu quero ver do que os rondonienses vão reclamar. Agropecuária (+4,8%) em 2007. :lol:
Mesmo assim foi o setor que menos cresceu.
Serviços: 6,1%
Indústria: 5,3%
Agropecuária: 4,8%
BR 364 November 4th, 2009, 04:11 PM Não querendo ser pessimista, mas...
Agropecuária – A atividade Agropecuária apresentou crescimento em volume de 4,8% no VAB, em relação a 2006, que pode ser explicado, sobretudo, pelo desempenho da lavoura no ano de 2007.
A variação da participação da atividade Agropecuária no VAB da economia (de 5,5%, em 2006, para 5,6%, em 2007) resulta, além do crescimento em volume da atividade, da elevação de 8,8% dos preços médios praticados.
Na atividade Agricultura, Silvicultura e Exploração florestal observa-se um acréscimo, em volume, de 6,6 % no VAB. O Valor Adicionado Bruto da atividade Pecuária e Pesca cresceu 1,0%, em volume, no ano de 2007, taxa inferior aos 2,9% verificados em 2006. Apesar do aumento dos efetivos de aves e suínos (11,5% e 2,2% respectivamente) em comparação com o ano anterior, houve uma redução de 3,0% no efetivo dos bovinos, de acordo com os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal 2007, do IBGE.
Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1487&id_pagina=1
Ou seja, para a pecuária bovina 2007 foi ainda pior do que 2006... :(
Espero que RO tenha sido uma exceção dentro do setor.
Rondon November 4th, 2009, 04:26 PM ^^ No Censo Agro 2006, Rondônia tinha 8,5 milhões de cabeças de gado. Em 2008, esse número já era de 11 milhões, que está se mantendo estável desde então.
Rondon November 4th, 2009, 04:32 PM Hum, mas olhando os dados do Idaron, a evolução histórica do rebanho do Estado teve redução sim entre 2006 e 2007:
http://www.seapes.ro.gov.br/Boletins/bol_06_07/rebanho%20%20Existente%20e%20Ranking%20Municipal.htm
Mas fazendo uma análise bem grosseira, o rebanho do Estado teve crescimento entre 2005 e 2006, e isso não condiz com o fato do Estado ter tido queda no PIB do setor primário durante este período. Os números do rebanho em si não determinam isso. Outros fatores estão envolvidos.
BR 364 November 4th, 2009, 04:49 PM ^^ Pois é, as exportações de carne bovina do estado tiveram aumento nesse período, vamos ver até que ponto isso vai refletir no PIB da pecuária.
Jorge Luís November 4th, 2009, 08:12 PM Estou devendo mais do que você... Mais de 120 mil... :lol:
Mais n em cheque, alinea 12
:D:D:D:D
Rondon November 5th, 2009, 03:01 PM ^^ Haja Coração!
O PIB 2007 tá chegando!
E tá chegando mesmo...
Vendo no site do IBGE, eles divulgaram as informações do PIB Nacional no 05/11/2008. Esse ano divulgaram ontem, dia 04/11/2009...
Já o PIB dos Estados foi divulgado dia 14/11/2009... então faltam cerca de 9 ou 8 dias para sair o resultado estadual...
Gui_p November 5th, 2009, 04:07 PM ^^ E o PIB municipal :D?
Rondon November 5th, 2009, 04:09 PM ^^ Ano passado, a divulgação do PIB municipal ocorreu dia 16/12/2008... ainda vai demorar um pouco então...
BR 364 November 5th, 2009, 04:27 PM Geralmente é assim, PIBs estaduais em novembro, PIBs municipais em dezembro.
Eu queria que o IBGE reduzisse essa defasagem na divulgação dos PIBs, de dois anos pra um ano apenas.
Gui_p November 5th, 2009, 04:50 PM Pelo menos os estaduais vão vir antes :yes:
O IBGE bem que podia surpreender e divulgar o PIB de 2007 e 2008 juntos. Mas como foi divulgado, ocorreu a revisão apenas nos dados de 2007, portanto sem chances para os dados 2008.
Gui_p November 9th, 2009, 09:38 PM Nada da divulgação do PIB estadual para essa semana, provavelmente será semana que vem.
BR 364 November 13th, 2009, 06:13 PM Quarta-feira, minha gente! :D
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/images/1496_2615_111745_370885.gif
Gabriel AC November 13th, 2009, 06:46 PM É tá chegando!
Tava esperando mesmo esses dados.
Gui_p November 15th, 2009, 01:04 PM :D
IvoTrindade November 15th, 2009, 03:13 PM :)
Gui_p November 17th, 2009, 08:58 PM :banana::banana:É amanhã :D :banana::banana:
IvoTrindade November 17th, 2009, 09:03 PM :cheers:
Rondon November 18th, 2009, 01:42 PM Tá quase saindo os dados... às 10 horas (horário Brasília) serão divulgados os resultados.
BR 364 November 18th, 2009, 02:37 PM Já saiu... http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/contasregionais/2003_2007/contas_regionais_2003_2007.pdf
E aí, criamos outro thread ou postamos aqui mesmo?
Rondon November 18th, 2009, 02:38 PM Posta aqui logo. Acho que não é necessário
BR 364 November 18th, 2009, 02:51 PM Bom, vamos lá...
Vou postar de todos os estados logo, com os do Norte em negrito:
PIB 2007 (x R$ 1.000.000)
(Entre parênteses, a participação do estado no PIB do Brasil)
1º. São Paulo ... 902.784 ( 33,92% )
2º. Rio de Janeiro ... 296.768 ( 11,15% )
3º. Minas Gerais ... 241.293 ( 9,07% )
4º. Rio Grande do Sul ... 176.615 ( 6,64% )
5º. Paraná ... 161.582 ( 6,07% )
6º. Bahia ... 109.652 ( 4,12% )
7º. Santa Catarina ... 104.623 ( 3,93% )
8º. Distrito Federal ... 99.946 ( 3,76% )
9º. Goiás ... 65.210 ( 2,45% )
10º. Pernambuco ... 62.256 ( 2,34% )
11º. Espírito Santo ... 60.340 ( 2,27% )
12º. Ceará ... 50.331 ( 1,89% )
13º. Pará ... 49.507 ( 1,86% )
14º. Mato Grosso ... 42.687 ( 1,60% )
15º. Amazonas ... 42.023 ( 1,58% )
16º. Maranhão ... 31.606 ( 1,19% )
17º. Mato Grosso do Sul ... 28.121 ( 1,06% )
18º. Rio Grande do Norte ... 22.926 ( 0,86% )
19º. Paraíba ... 22.202 ( 0,83% )
20º. Alagoas ... 17.793 ( 0,67% )
21º. Sergipe ... 16.896 ( 0,63% )
22º. Rondônia ... 15.003 ( 0,56% )
23º. Piauí ... 14.136 ( 0,53% )
24º. Tocantins ... 11.094 ( 0,42% )
25º. Amapá ... 6.022 ( 0,23% )
26º. Acre ... 5.761 ( 0,22% )
27º. Roraima ... 4.169 ( 0,16% )
Regiões
1º. SUDESTE ... 1.501.185 ( 56,41% )
2º. SUL ... 442.820 ( 16,64% )
3º. NORDESTE ... 347.797 ( 13,07% )
4º. CENTRO-OESTE ... 235.964 ( 8,87% )
5º. NORTE ... 133.578 ( 5,02% )
BRASIL ... 2.661.345
No próximo post, o PIB per capita...
BR 364 November 18th, 2009, 03:00 PM PIB Per Capita Estados - 2007
1º. Distrito Federal ... 40.696,08
2º. São Paulo ... 22.667,25
3º. Rio de Janeiro ... 19.245,08
4º. Espírito Santo ... 18.002,92
5º. Santa Catarina ... 17.834,00
6º. Rio Grande do Sul ... 16.688,74
7º. Paraná ... 15.711,20
8º. Mato Grosso ... 14.953,58
9º. Amazonas ... 13.042,83
10º. Minas Gerais ... 12.519,40
11º. Mato Grosso do Sul ... 12.411,18
12º. Goiás ... 11.547,68
13º. Roraima ... 10.534,08
14º. Rondônia ... 10.319,98
15º. Amapá ... 10.253,74
16º. Tocantins ... 8.920,73
17º. Acre ... 8.789,49
18º. Sergipe ... 8.711,70
19º. Bahia ... 7.787,40
20º. Rio Grande do Norte ... 7.607,01
21º. Pernambuco ... 7.336,78
22º. Pará ... 7.006,81
23º. Ceará ... 6.149,03
24º. Paraíba ... 6.097,04
25º. Alagoas ... 5.858,37
26º. Maranhão ... 5.165,23
27º. Piauí ... 4.661,56
Regiões
1º. SUDESTE ... 19.277,26
2º. CENTRO-OESTE ... 17.844,46
3º. SUL ... 16.564,00
4º. NORTE ... 9.134,62
5º. NORDESTE ... 6.748,81
BRASIL ... 14.464,73
IvoTrindade November 18th, 2009, 03:09 PM Muito bom os resultados . :D
Roraima , Rondônia e Amapá com resultados quase igualados .
Rondon November 18th, 2009, 03:09 PM ^^
^^ Pelo que eu pude perceber, revisaram os PIBs de alguns Estados (novamente). Se possível, seria interessante colocar uma tabela do PIB 2006.
Mas já de cara, vi que fizeram grandes revisões no PIB do Pará (antes era 39 bilhões) e do Amazonas (antes era de 33 bilhões).
Guajará November 18th, 2009, 03:16 PM Interessante nos quadros Per capita e por Estados. O contraste é alto.
Ferraz/RBR November 18th, 2009, 03:19 PM Variação Real Anual do PIB
1 Mato Grosso - 11,3%
2 Maranhão - 9,1%
3 Espírito Santo - 7,8%
4 São Paulo - 7,4%
5 Mato Grosso do Sul - 7,0%
6 Paraná - 6,7%
7 Acre - 6,5%
8 Rio Grande do Sul - 6,5%
9 Sergipe - 6,2%
10 Santa Catarina - 6,0%
11 Distrito Federal - 5,9%
12 Minas Gerais - 5,6%
13 Goiás - 5,5%
14 Pernambuco - 5,4%
15 Bahia - 5,3%
16 Rondônia - 5,2%
17 Amapá - 5,1%
18 Tocantins - 4,7%
19 Amazonas 4,5%
20 Alagoas - 4,1%
21 Rio de Janeiro - 3,6%
22 Ceará - 3,3%
23 Rio Grande do Norte - 2,6%
24 Roraima - 2,6%
25 Pará - 2,2%
26 Paraíba - 2,2%
27 Piauí - 2,0%
BR 364 November 18th, 2009, 03:32 PM ^^ Pelo visto, 2007 foi um ano ruim para a região de modo geral.
Muito bom os resultados . :D
Roraima , Rondônia e Amapá com resultados quase igualados .
Realmente, os PIBs per capita dos três ex-territórios é muito parecido.
A diferença entre eles está aqui:
Participação da Administração Pública no PIB:
Roraima: 48,4%
Amapá: 44,8%
Rondônia: 28,8%
Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/contasregionais/2003_2007/tabela10.pdf
Ou seja, considerando apenas o PIB gerado pelo setor privado (que ao contrário do setor público, não é bancado pelos contribuintes de outras regiões), a diferença torna-se gritante.
IvoTrindade November 18th, 2009, 03:38 PM ^^ Pelo visto, 2007 foi um ano ruim para a região de modo geral.
Realmente, os PIBs per capita dos três ex-territórios é muito parecido.
A diferença entre eles está aqui:
Participação da Administração Pública no PIB:
Roraima: 48,4%
Amapá: 44,8%
Rondônia: 28,8%
Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/contasregionais/2003_2007/tabela10.pdf
Ou seja, considerando apenas o PIB gerado pelo setor privado (que ao contrário do setor público, não é bancado pelos contribuintes de outras regiões), a diferença torna-se gritante.
Interessante . :yes:
Ferraz/RBR November 18th, 2009, 03:52 PM ^^Tocando nesse assunto da participação dos setores
A participação da agropecuaria nos estados do Acre em Rondônia é praticamente igual.
RO - 20,31%
AC - 17,18%
Agora voltando ao assunto de agropecuaria fraca em 2006, nem por isso o Acre dixou de ter um resultado bom em 2006.
Outra coisa, a energia eletrica do Acre é quase toda produzida em Rondônia o Acre perdeu milhoes de ICMS com a trasnferencia da termoeletrica pra Porto Velho. Bota o tanto que esse serviço diminui do PIB do Acre e aumenta no PIB de Rondônia.
Rondon November 18th, 2009, 03:58 PM ^^ Dá de você colocar a participação de cada setor em cada Estado aqui. É que eu não consigo acessar os dados do IBGE (meu computador trava).
BR 364 November 18th, 2009, 04:03 PM ^^
^^ Tá enganado, amigão. O ICMS da energia vai para o estado consumidor e não para o estado produtor. Inclusive a bancada dos estados produtores de energia está tentando mudar essa legislação no congresso. Informe-se. ;)
Quanto à questão da agropecuária, é fácil explicar porque o Acre não teve um resultado ruim em 2006. Observe que a participação da agricultura no estado caiu de 13,8% em 2005 para 10,4% em 2006, ou seja, uma queda substancial. Só que essa queda foi compensada pelo crescimento de outros setores, como a administração pública, que subiu de 33,4% para 35,8% do PIB do estado, e da construção civil, que subiu de 5,6% para 8,0% naquele período.
Analise os dados do seu estado e comprove. ;)
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/contasregionais/2003_2007/tabela10.pdf
Rondon November 18th, 2009, 04:05 PM ^^ Ele pode estar se referindo ao ICMS do combustível usado nas térmicas.
Ferraz/RBR November 18th, 2009, 04:06 PM vou colocar devagar
Administração, saúde e educação públicas
RR 48,41
AP 44,77
AC 34,30
RO 28,83
TO 24,55
PA 18,36
AM 16,83
Agricultura, silvicultura e exploração florestal
AC - 11,91
TO - 8,81
RO - 7,94
RR - 5,32
AM - 3,56
AP - 3,15
PA - 3,05
Pecuárua e pesca
RO - 12,37
TO - 9,00
PA - 5,51
AC - 5,27
RR - 1,38
AM - 1,24
AP - 1,12
Ferraz/RBR November 18th, 2009, 04:08 PM ^^ Ele pode estar se referindo ao ICMS do combustível usado nas térmicas.
exato to me referindo ao combustivel, o mesmo que o Ivo Cassol está reclamando agora com interligação do AC e RO no SIN. Rondonia vai sentir agora o mesmo que o Acre sentiu quando a termo foi pra PVH.
Ferraz/RBR November 18th, 2009, 04:14 PM seguindo setores da economia
Indústria de transformação
AM - 32,84 :eek2:
PA - 12,38
RO - 6,73
AC - 4,79
TO - 3,27
AP - 2,57
RR - 1,79
Construção Civil
TO - 13,58
AC - 7,90
RR - 7,72
PA - 6,71
AM - 5,46
AP - 4,75
RO - 4,49
Ferraz/RBR November 18th, 2009, 04:21 PM Produção e distribuição de Eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana
TO - 7,00
PA - 5,49
RO - 3,12
AM - 1,98
AC - 1,89
RR - 1,71
AP - 0,95
Comércio e serviços de manutenção e reparação
AP - 15,38
RO - 13,07
PA - 13,05
TO - 12,99
AM - 12,25
RR - 11,05
AC - 10,89
Os outros setores nem compensa colocar, é tudo setor fraco da economia.
BR 364 November 18th, 2009, 04:21 PM exato to me referindo ao combustivel, o mesmo que o Ivo Cassol está reclamando agora com interligação do AC e RO no SIN. Rondonia vai sentir agora o mesmo que o Acre sentiu quando a termo foi pra PVH.
Com certeza Rondônia vai sentir bem mais do que o Acre, porque o repasse que Rondônia recebe do governo federal é proporcionalmente bem menor.
Ferraz/RBR November 18th, 2009, 04:24 PM Industria 32% da economia amazonense por isso que o emprego no estado desabou este ano com a crise mundial.
Manaus perdeu 10 mil vagas e Amazonas 13 mil, no acumulado de 12 meses
Quero ver o impacto negativo que isso vai dá no PIB do Amazonas em 2009
Rondon November 18th, 2009, 04:30 PM Com certeza Rondônia vai sentir bem mais do que o Acre, porque o repasse que Rondônia recebe do governo federal é proporcionalmente bem menor.
Não vai sentir muita coisa não (o Cassol fala demais, eu concordo), por que metade da energia do sistema ainda é produzida pela Termonorte e Samuel (e a outra metade vem do Centro-Sul, através do Linhão Jauru-Vilhena).
E a Medida Provisória para diminuir os prejuízos do sistema isolado com a interligação já foi aprovada :D
Ferraz/RBR November 18th, 2009, 04:40 PM Variação do PIB per capita
Acre - 24,84%
Tocantins - 23,75%
Rondônia - 23,00%
Amapá - 20,03%
Roraima - 16,09%
Norte - 14,36%
Brasil - 14,01%
Pará - 12,28%
Amazonas - 10,28%
Gabriel AC November 18th, 2009, 09:32 PM Os estados mais "pobres" da região tiveram uma grande variação 2006/2007. Acima da média. Tomara que o norte continue prosperando. Vamos lá Acre! Vamos dar o "X" no Amapá!
Rafael_Rosato November 18th, 2009, 09:48 PM Acho que ate 2009 ... Rondonia ja deve ter passado SE, talvez AL!! :D
Ferraz/RBR November 18th, 2009, 09:56 PM Mas o SE teve um crescimento maior que Rondônia em 2007
SE 6,2%
RO 5,2%
Em 2009 com certeza Rondônia ta crescendo mais que Sergipe, principalmente puxado pelo crescimento de Porto Velho.
Não sei em 2008 se cresceu mais ou nao
Ferraz/RBR November 18th, 2009, 10:06 PM Em 2005 a diferença entre os dois estados estava bem menor.
_____ 2005 | 2007
SE - 13.427 | 16.896
RO - 12.884 | 15.003
Se bem que eu olhei agora, Sergipe cresceu mais no valor real. Isso deve ser descontado a inflação.
Preço bruto corrente Rondônia cresceu mais
RO - 14,46%
SE - 11,72%
Rafael_Rosato November 18th, 2009, 10:13 PM ^^ Desde de 2008, a geracao de empregos em Rondonia, e o crescimento de outros setores da economia do estado ... estao bem acima dos dois estados que citei ...
Outro fator interessante ... so pegando Pvh como exemplo ... alem dos 20 BILHOES nas hidreletricas ... 1,8 Bilho de reais estao sendo investidos na infra-estrutura da cidade ... valor bem acima ate do que de cidades sedes da Copa ...
Curitiba mesma ... excluindo o Metro ... sao 300 milhoes que serao investidos na cidade (li hoje os investimentos para Curitiba)!!
Ferraz/RBR November 18th, 2009, 10:21 PM Os estados mais "pobres" da região tiveram uma grande variação 2006/2007. Acima da média. Tomara que o norte continue prosperando. Vamos lá Acre! Vamos dar o "X" no Amapá!
Pois é, o Acre chegou mais perto
Crescimento dos dois estados
AC - 5.761 (19,15%)
AP - 6.022 (14,48%)
Esse X é questão de tempo com a rodovia do pacífico e BR 364.
Isso se não acontecer em 2009. Pelos dados de emprego o Acre está bem melhor que o Amapá.
Emprego acumulado 12 meses
Acre - 1.076 (+2,09%)
Amapá - -120 (-0,24%)
Ferraz/RBR November 18th, 2009, 10:32 PM Eu queria saber o que os politicos do Piauí estao fazendo? Será que tao brincando?
O estado que tem uma capital de 800 mil habitantes, e tem um PIB menor que Rondônia. Tem o menor PIB per capita do país. E pra variar, foi o estado que menos cresceu em 2007.
O estado ter esses indicadores ruim tudo bem, agora ser o estado que menos cresceu em 2007. Isso quer dizer que os politicos de lá nao estão fazendo nada pra reverter isso. O que já ruim vai piorar ainda mais.
JpnMed November 18th, 2009, 11:24 PM ^^Deixa eles brincarem, assim de crescer pouco, pq ai provavelmente em 2009 dará para o Tocantins ganhar a posição do Piauí.
Mas de modo geral o ano de 2007 foi muito ruim p/ todos os estados, exceto pro Acre que realmente teve crescimento de seu PIB superior a média Brasil.
Rondon November 18th, 2009, 11:33 PM Não falem mau do Piauí, meu pai e grande parte da minha família são de lá :D
Rondon November 18th, 2009, 11:47 PM ^^
^^ Pelo que eu pude perceber, revisaram os PIBs de alguns Estados (novamente). Se possível, seria interessante colocar uma tabela do PIB 2006.
Mas já de cara, vi que fizeram grandes revisões no PIB do Pará (antes era 39 bilhões) e do Amazonas (antes era de 33 bilhões).
Falei besteira aqui...
Não foram feitas revisões... (agora, com muito esforço, consegui acessar os números do IBGE... :P)
Pensei que esses números eram de 2006...
Gabriel AC November 18th, 2009, 11:47 PM Acho que estão brincando de mais até... um estado com tanto potencial não pode ficar a mercê de má administração por parte de seus governantes.
Ferraz/RBR November 19th, 2009, 12:26 AM :colgate:Não falem mau do Piauí, meu pai e grande parte da minha família são de lá :D
Eu não estou falando mal do estado, estou falando mal dos politicos do estado.
E o Pará ta bom de melhorar um pouco também. Estado que tem uma metropole uma das maiores cidades do país, riquezas minerais extraido pela Vale, grande desmatador da Amazônia, e nao consegue crescer bem.
Ah, nao estou falando mal do Pará de jeito maneira, pelo contrario, fiz foi elogiar a capital que tem as riquezas minerais, etc. O comentario foi apenas um desabafo aos politicos e uma alerta aos eleitores pra escolher melhor quem governa o estado.
E aproveitando o recado do Rondon, a familia do pai do meu pai (meu avô) é do Pará :D
dricobel November 19th, 2009, 01:41 AM ^^
As riquezas minerais não estão em Belém! Enquanto a população daqui não souber colocar políticos decentes no poder público, a situação será essa, infelizmente! :ohno:
Terra Nova November 19th, 2009, 03:06 AM Industria 32% da economia amazonense por isso que o emprego no estado desabou este ano com a crise mundial.
Manaus perdeu 10 mil vagas e Amazonas 13 mil, no acumulado de 12 meses
Quero ver o impacto negativo que isso vai dá no PIB do Amazonas em 2009
O PIM já está em franca recuperação. Em 2009 as vagas perdidas na crise serão recuperadas.
Ferraz/RBR November 19th, 2009, 03:28 AM ^^
As riquezas minerais não estão em Belém! Enquanto a população daqui não souber colocar políticos decentes no poder público, a situação será essa, infelizmente! :ohno:
Eu sei que as riquezas nao estão em Belém, é que faltou uma virgula ali. :)
Eu quis dizer que o estado tem uma metropole como capital, e riquezas minerais no interior do estado.
Rondon November 19th, 2009, 03:34 AM :colgate:
Eu não estou falando mal do estado, estou falando mal dos politicos do estado.
E o Pará ta bom de melhorar um pouco também. Estado que tem uma metropole uma das maiores cidades do país, riquezas minerais extraido pela Vale, grande desmatador da Amazônia, e nao consegue crescer bem.
Ah, nao estou falando mal do Pará de jeito maneira, pelo contrario, fiz foi elogiar a capital que tem as riquezas minerais, etc. O comentario foi apenas um desabafo aos politicos e uma alerta aos eleitores pra escolher melhor quem governa o estado.
E aproveitando o recado do Rondon, a familia do pai do meu pai (meu avô) é do Pará :D
Eu estava brincando com você... eu entendi o que você falou.
Ferraz/RBR November 19th, 2009, 03:43 AM Eu estava brincando com você... eu entendi o que você falou.
Eu entendi que foi brincadeira.
agora só falta o PIB dos municipios. Eu acho que o PIB per capita de Rio Branco vai dá um salto. O IBGE conseguiu a proeza de diminuir em 25 mil habitantes a população de Rio Branco entre 2006 e 2007. Em Porto Velho diminuiu 11 mil habitantes.
Quase todos municipios que teve contagem em 2007 diminbuiu o numero de habitantes. Eu acho que o IBGE exagerou na dose das estimativas entre 2001 e 2006.
BR 364 November 19th, 2009, 03:56 AM ^^ Foi isso mesmo, as estimativas estavam acima da população real na maioria das cidades, especialmente nas do Norte. Isso ocorre porque as estimativas nada mais são do que uma projeção para os anos seguintes com base nos anos anteriores, ou seja, ela não considera as mudanças ocorridas após o último censo (ou contagem), até porque nem tem como quantificar o impacto dessas mudanças, a menos que se faça outra contagem.
No caso do Norte (e do Brasil, de modo geral), o crescimento populacional já não é mais tão intenso como costumava ser no passado, por isso as estimativas muitas vezes acabam ficando acima da realidade.
Ferraz/RBR November 19th, 2009, 04:03 AM ^^Mas as outras cidades que nao teve contagem o IBGE nao corrigiu as estimativas pra baixo, eu acho que a população dessas cidades vai cair agora no censo de 2010.
BR 364 November 19th, 2009, 05:25 AM ^^ É bem provável. :yes:
Jorge Luís November 21st, 2009, 07:35 PM ^^
só o Jáder, pra arrumar essa bagunça tods
Rondon December 5th, 2009, 10:33 PM Acho que no próximo calendário de divulgação do IBGE vai sair a data do PIB Municipal. Ano passado foi dia 16/12.
Rondon December 12th, 2009, 02:19 AM Confirmado: dia 16/12 será divulgado o PIB Municipal 2007
Gabriel AC December 12th, 2009, 04:25 AM ^^
Faltam 4 dias.
Na espera.
Grande Manaus December 14th, 2009, 12:45 AM O PIM já está em franca recuperação. Em 2009 as vagas perdidas na crise serão recuperadas.
O PIM se recuperou dos abalos provocados pela crise mundial , já está tudo na mais perfeita ordem ...
Gui_p December 14th, 2009, 12:59 AM O PIB de Manaus acho que é um dos mais fáceis de se prever no Brasil, devido a alta participação do município no PIB do Amazonas. Bom, em 2007 o Amazonas terá R$ 2.866.000.000,00 de reais para dividir entre seus municípios, Manaus deve ficar com uma boa fatia.
Rondon December 14th, 2009, 02:49 PM ^^ Eu acho que todos os PIBs Municipais são fáceis de prever... é só pegar a porcentagem de participação no Estado... claro que vai ter um errinho...
Gui_p December 14th, 2009, 07:28 PM ^^ Bom, se estiver certa a sua teoria vamos saber daqui a 2 dias :D. Para isso eu fiz uma prévia, segundo a sua teoria, do PIB das capitais do Norte:
Manaus R$ 34.419.000.000,00
Belém R$ 13.968.956.000,00
Porto Velho R$ 4.307.051.000,00
Macapá R$ 3.852.000.000,00
Rio Branco R$ 3.111.154.000,00
Boa Vista R$ 2.961.201.000,00
Palmas R$ 2.259.125.000,00
Gui_p December 14th, 2009, 07:34 PM ^^ É óbvio que esta não é a metodologia usada pelo IBGE, eu fiz isso apenas para ver se dava certo, por coincidência.
Rondon December 14th, 2009, 08:18 PM ^^ Agora o negócio é saber quem cresceu mais, o interior ou a capital, já que esses números mostram uma situação hipotética de manutenção do equilíbrio entre ambos.
lucas_PMW December 14th, 2009, 11:42 PM ^^ Bom, se estiver certa a sua teoria vamos saber daqui a 2 dias :D. Para isso eu fiz uma prévia, segundo a sua teoria, do PIB das capitais do Norte:
Manaus R$ 34.419.000.000,00
Belém R$ 13.968.956.000,00
Porto Velho R$ 4.307.051.000,00
Macapá R$ 3.852.000.000,00
Rio Branco R$ 3.111.154.000,00
Boa Vista R$ 2.961.201.000,00
Palmas R$ 2.259.125.000,00
Se suas previsões estiverem certas Palmas vai passar Porto Velho no PIB per capita
BR 364 December 15th, 2009, 03:17 AM ^^ Na verdade, Palmas vai passar outras capitais além de Porto Velho. Isso vai ocorrer porque nos anos anteriores (até 2006) o IBGE estava utilizando a população estimada e a partir de 2007 eles já estão usando a população da contagem. A população estimada pra Palmas em 2006 era de 220 mil habitantes e na contagem de 2007 deu 179 mil habitantes, uma diferença considerável (quase 20% a menos). Por isso, Palmas deve passar PVH e outras capitais (ou melhor, vai aparecer em sua posição real).
Rondon December 15th, 2009, 03:56 AM ^^ Pois é, todos os PIB per capita vão sofrer grandes alteração a partir de 2007, justamente pela Contagem ocorrida naquele ano.
Portanto, desconsiderem toda a série de 2006 pra trás...
Rondon December 16th, 2009, 02:53 AM Como o Gui Piraí calculou os PIBs das capitais, eu vou calcular agora o PIB dos interiores.
Interior do Pará: R$ 35.559.000.000,00 (incluindo RMB, exceto Belém)
Interior de Rondônia: R$ 10.696.000.000,00
Interior do Tocantins: R$ 8.835.000.000,00
Interior do Amazonas: R$ 7.604.000.000,00
Interior do Acre: R$ 2.650.000.000,00
Interior do Amapá: R$ 2.170.000.000,00 (inclui Santana)
Interior de Roraima: R$ 1.208.000.000,00
Agora o negócio é ver amanhã, quem aumentou sua fatia de participação em cada Estado: as capitais ou os interiores?
Rondon December 16th, 2009, 02:40 PM O IBGE acabou de divulgar os números... será que alguma alma caridosa pode postá-los aqui, já que eu não consigo acessá-los...
Será que eu acertei as minhas previsões?
Gui_p December 16th, 2009, 02:42 PM PIB capitais do Norte
Manaus 34 403 671
Belém 13 797 141
Porto Velho 4 319 683
Macapá 3 809 505
Rio Branco 3 041 370
Boa Vista 3 036 017
Palmas 2 254 480
Rondon December 16th, 2009, 02:46 PM ^^ Ficaram bem próximos... convenhamos, tava muito fácil, não precisava ser Mãe Dinah pra saber...
Rondon December 16th, 2009, 02:48 PM Alguém pode colocar também os maiores de cada Estado, pra saber o comportamento os interiores...
Gui_p December 16th, 2009, 02:50 PM ftp://ftp.ibge.gov.br/Pib_Municipios/2003_2007/tab01.zip
Aqui tem de todos os municípios do país inteiro.
BR 364 December 16th, 2009, 03:21 PM Os 30 maiores PIBs da Região Norte
1º Manaus/AM ... 34 403 671
2º Belém/PA ... 13 797 141
3º Porto Velho/RO ... 4 319 683
4º Macapá/AP ... 3 809 505
5º Barcarena/PA ... 3 657 113
6º Marabá/PA ... 3 115 485
7º Parauapebas/PA ... 3 069 686
8º Rio Branco/AC ... 3 041 370
9º Boa Vista/RR ... 3 036 017
10º Ananindeua/PA ... 2 813 055
11º Tucuruí/PA ... 2 437 319
12º Palmas/TO ... 2 254 480
13º Santarém/PA ... 1 578 336
14º Araguaína/TO ... 1 260 542
15º Ji-Paraná/RO ... 1 121 152
16º Coari/AM ... 1 114 177
17º Castanhal/PA ... 938 292
18º Vilhena/RO ... 919 633
19º Santana/AP ... 882 141
20º Ariquemes/RO ... 867 476
21º Cacoal/RO ... 818 448
22º Gurupi/TO ... 751 674
23º Paragominas/PA ... 680 521
24º Canaã dos Carajás/PA ... 665 646
25º Oriximiná/PA ... 644 228
26º Itacoatiara/AM ... 610 608
27º Jaru/RO ... 584 471
28º Itaituba/PA ... 553 822
29º Redenção/PA ... 531 098
30º Altamira/PA ... 508 218
abrandao December 16th, 2009, 03:24 PM Impressionante a "disputa" entre Paraupebas, Rio Branco e Boa Vista!!!!!!!!!!!!!!!!
Estão coladinhas em termos de PIB!!!!!!!!!!!
Rondon December 16th, 2009, 03:25 PM Vilhena, Ariquemes e Cacoal se aproximando de R$ 1 bilhão...
Gui_p December 16th, 2009, 03:26 PM Vejam só :D.... as minhas previsões quase ficaram iguais haha.
A teoria doo Rondon, deu certo aqui no Norte. No PR já não ía bater.
Ferraz/RBR December 16th, 2009, 03:34 PM 5 maiores PIB de cada estado
Rondonia
Porto Velho - 4.319.683
Ji-Paraná - 1.121.152
Vilhena - 919.633
Ariquemes - 867.476
Cacoal - 818.448
Acre
Rio Branco - 3.041.370
Cruzeiro do Sul - 490.809
Sena Madureira - 255.653
Senador Guiomard - 216.487
Tarauacá - 198.526
Amazonas
Manaus - 34.403.671
Coari - 1.114.177
Itacoatiara - 610.614
Manacapuru - 378.165
Parintins - 358.968
Roraima
Boa Vista - 3.036.017
Rorainopolis - 169.769
Caracaraí - 128.340
Alto Alegre - 112.584
Mucajaí - 109.327
Pará
Belém - 13.797.141
Barcarena - 3.657.113
Marabá - 3.115.485
Paraupebas - 3.069.689
Ananindeua - 2.813.055
Amapá
Macapá - 3.809.505
Santana - 882.141
Laranjas do Jari - 255.507
Oiapoque - 198.331
Porto Grande - 131.250
Tocantins
Palmas - 2.254.480
Araguaina - 1.260.542
Gurupi - 751.674
Paraíso do Tocantins - 423.175
Miracema do Tocantins - 414.875
Ferraz/RBR December 16th, 2009, 04:17 PM 10 maiores PIB Per capita de cada estado
Rondônia
Pimenteiras do Oeste - 19.672
Chupinguaia - 15.150
Vilhena - 13.778
Cacaulandia - 13.608
Rio Crespo - 13.136
Castanheiras - 11.930
Porto Velho - 11.696
Cabixi - 11.432
Jaru - 11.143
Corumbiara - 11.093
Acre
Bujari - 15.881
Acrelandia - 12.664
Capixaba - 11.486
Senador Guiomard - 11.477
Rio Branco - 10.464
Porto Acre - 8.931
Placido de Castro - 8.550
Epitaciolandia - 8.208
Brasiléia - 8.161
Xapuri - 7.717
Amazonas
Manaus - 20.894
Coari - 17.083
Presidente Figueiredo - 13.014
Uarini - 8.357
Itacoatiara - 7.211
Silves - 5.643
Boca do Acre - 5.569
Rio Preto da Eva - 5.413
Fonte Boa - 5.332
Tefé - 5.078
Roraima
Boa Vista - 12.151
Pacaraima - 9.382
Normandia - 9.229
Iracema - 8.725
Mucajaí - 8.714
Cantá - 8.662
Caroebe - 8.166
Bonfim - 8.011
São João da Baliza - 7.847
Alto alegre - 7.826
Pará
Barcarena - 43.249
Canaá dos Carajás - 28.019
Tucuruí - 27.305
Paraupebas - 23.029
Marabá - 15.857
Almerim - 13.617
Oriximiná 11.676
Benevides - 11.258
Xinguara - 10.863
Belém - 9.793
Amapá
Serra do Navio - 34.795
Macapá - 11.069
Pedra Branca do Amapari - 10.823
Oiapoque - 10.340
Amapá - 9.657
Santana - 9.578
Porto Grande - 9.401
Calçoene - 9.341
Ferreira Gomes - 8.174
Pracuúba - 7.887
Tocantins
Fortaleza do Tabocão - 32.052
Peixe - 30.789
São Salvador do Tocantins - 29.639
Mateiros - 25.295
Miracema do Tocantins - 21.076
Campos Lindos - 20.946
Lagoa da Confusão - 18.966
Bandeirantes do Tocantins - 13.829
Palmas - 12.638
Santa Rita do Tocantins - 12.616
corrigi Rondon, quem achar erros pode falar, pode ser que tem alguns erros, nao nos numeros, mas na posição das cidades, eu posso ter esquecido algumas cidades;
Tava todo errado Tocantins, porque tinha uma página pra baixo e eu não vi. agora corrigi
Rondon December 16th, 2009, 04:21 PM ^^ Esqueceu de Palmas.
Ferraz/RBR December 16th, 2009, 04:28 PM PIB per capita das capitais
1.Vitória - 60.592
2.Brasília - 40.696
3.São Paulo - 29.394
4.Porto Alegre - 23.534
5.Rio de Janeiro - 22.903
6.Curitiba - 21.025
7.Manaus - 20.894
8.Florianópolis - 17.907
9.Belo Horizonte - 15.835
10.Cuiabá - 14.998
11.Goiânia - 14.355
12.Recife - 13.510
13.São Luis - 12.858
14.Palmas - 12.638
15.Campo Grande - 12.346
16.Aracaju - 12.211
17.Boa Vista - 12.151
18.Porto Velho - 11.696
19.Macapá - 11.069
20.Rio Branco - 10.464
21.Natal - 10.362
22.Fortaleza - 10.066
23.João Pessoa - 10.018
24.Belém - 9.793
25.Maceió - 9.487
26.Salvador - 9.240
27.Teresina - 8.341
LUiGi_AM December 16th, 2009, 04:56 PM Ignorante os numeros de Manaus!!! ehehhehe.... :)
BR 364 December 16th, 2009, 05:37 PM Participação das capitais no PIB dos respectivos estados
Manaus - 81,9%
Boa Vista - 72,8%
Macapá - 63,3%
Rio Branco - 52,8%
Porto Velho - 28,8%
Belém - 27,9%
Palmas - 20,3%
Obs.: Nesses números não estão incluídos os municípios das respectivas RMs (Belém, Manaus e Macapá).
Rondon December 16th, 2009, 05:42 PM Os PIBs per capita do interior do Tocantins são bem interessantes: como o Estado tem uma quantidade de municípios muito grande (139), e muito deles pouco populosos, aliado ao fato que parte deles possuem a cultura de soja e outros grãos com elevado valor agredado, os PIBs per capita são bem elevados.
Gabriel AC December 16th, 2009, 05:54 PM 10 maiores PIB Per capita- Acre- Variação
2007 - 2005- Variação
Bujari - 15.881 - 9.338-41,20%
Acrelandia -12.664 - 9.986- 21,15%
Capixaba - 11.486 - 11.092-3,43
Senador Guiomard - 11.477 - 6.711-41,53
Rio Branco - 10.464 - 7.756-25,88
Porto Acre -8.931 - 6.017-32,63
Placido de Castro - 8.550 - 8.377-2,02
Epitaciolandia - 8.208 - 6.397-22,06
Brasiléia - 8.161 - 6.632-18,74
Xapuri -7.717 - 6.016-15,47
Em dois anos o Per capta variou muito em uns, pouco em outros. Mas está positivo.
Gabriel AC December 16th, 2009, 06:19 PM Acre - Variação PIB- 5 Primeiros
Cidade-2007-2005-Variação%
Rio Branco - 3.041.370-2.371.307-22,03%
Cruzeiro do Sul - 490.809-391.493-20,24%
Sena Madureira - 255.653-234.381-8,32%
Senador Guiomard - 216.487-137.618-36,43%
Tarauacá - 198.526-164.167-17,31%
lucas_PMW December 16th, 2009, 06:36 PM Os PIBs per capita do interior do Tocantins são bem interessantes: como o Estado tem uma quantidade de municípios muito grande (139), e muito deles pouco populosos, aliado ao fato que parte deles possuem a cultura de soja e outros grãos com elevado valor agredado, os PIBs per capita são bem elevados.
No TO nessa lista a maioria são produtoras de soja exceto Palmas e Peixe, mas o principal produtor de soja do estado não está no ranking que é Pedro Afonso mas ja era de se esperar uma redução na safra de soja pois em junho do ano que vem a bunge vai inaugurar a maior usina de alcool do norte/nordeste na cidade e as lavouras de soja estão sendo substituidas pelas plantações de cana.
E Peixe é uma cidade relativamente pobre e decadente(pelo motivo do boom que a cidade sofreu na construção da usina e todo mundo que investiu na cidade perdeu mercado consumidor pq todos os trabalhadores ficaram sem emprego ou foram embora com o termino das obras e o que sobrou na cidade foi muita gente falida e um monte de desempregados que mudaram pra cidade, por isso que eu não me iludo muito com usinas. Acho que Foz do Iguaçu foi um dos unicos exemplos que deu certo mas seria uma cidade pobre se não fosse pelo turismo) mas possui um PIB percapita de 30mil e o causador disso é uma Usina Hidro-Eletrica. Eu acho a cidade uma prova que PIB percapita alto não quer dizer que a cidade é rica.
Ferraz/RBR December 16th, 2009, 06:38 PM 10 maiores PIB Per capita- Acre- Variação
2007 - 2005- Variação
Bujari - 15.881 - 9.338-41,20%
Acrelandia -12.664 - 9.986- 21,15%
Capixaba - 11.486 - 11.092-3,43
Senador Guiomard - 11.477 - 6.711-41,53
Rio Branco - 10.464 - 7.756-25,88
Porto Acre -8.931 - 6.017-32,63
Placido de Castro - 8.550 - 8.377-2,02
Epitaciolandia - 8.208 - 6.397-22,06
Brasiléia - 8.161 - 6.632-18,74
Xapuri -7.717 - 6.016-15,47
Em dois anos o Per capta variou muito em uns, pouco em outros. Mas está positivo.
Bujari saltou de 3º pra 1º e Rio Branco caiu de 4º pra 5º; em relação a 2006
No Acre todos os 10 maiores PIB per capita estão na região leste. Nenhum do Vale do Juruá; Essa região oeste do estado só com a BR-364 asfaltada mesmo, pra economia se desenvolver mais.
BR 364 December 16th, 2009, 07:15 PM E Peixe é uma cidade relativamente pobre e decadente(pelo motivo do boom que a cidade sofreu na construção da usina e todo mundo que investiu na cidade perdeu mercado consumidor pq todos os trabalhadores ficaram sem emprego ou foram embora com o termino das obras e o que sobrou na cidade foi muita gente falida e um monte de desempregados que mudaram pra cidade, por isso que eu não me iludo muito com usinas. Acho que Foz do Iguaçu foi um dos unicos exemplos que deu certo mas seria uma cidade pobre se não fosse pelo turismo) mas possui um PIB percapita de 30mil e o causador disso é uma Usina Hidro-Eletrica. Eu acho a cidade uma prova que PIB percapita alto não quer dizer que a cidade é rica.
Sem dúvida, UHE por si só não gera desenvolvimento duradouro. É preciso ter um mercado consumidor consolidado e relativamente grande, investimentos em infra-estrutura, uma localização estratégica, uma produção agropecuária de peso, enfim, fatores que sejam capazes de atrair outros investimentos. Por isso que não só Foz do Iguaçu, mas também Cascavel e todo o oeste e sudoeste do Paraná prosperaram, principalmente a partir dos anos 70. Itaipu por si só não faria o que fez por aquela região, mas o impulso dado por ela foi fundamental. Coube à região saber aproveitá-lo. Agora, se Itaipu tivesse sido construída em São Gabriel da Cachoeira, por exemplo, dificilmente o resultado lá seria o mesmo.
Um detalhe que certamente poderia ajudar a mudar a realidade desses pequenos municípios que possuem usinas é a legislação tributária no que diz respeito os ICMS da geração de energia. Pela legislação atual, o ICMS vai para os estados consumidores e não fica nada para os estados produtores. Uma mudança nessa legislação poderia trazer grandes benefícios para o Tocantins e outros estados produtores de energia elétrica.
Rondon December 16th, 2009, 08:56 PM Não conheço pessoalmente o oeste do Paraná, somente a região de Santo Antônio da Platina e Curitiba.
Mas vendo notícias de lá, vejo que se trata de uma região bem próspera, tem uma agricultura muito forte, principalmente soja, hoje Foz do Iguaçu tem vôos internacionais pela Pluna para o Uruguai, o turismo deu uma queda, mas é um forte componente da economia da região. Além do mais, vi que recentemente a Mascarello abriu sua segunda fábrica de carrocerias de ônibus em Cascavel e está pensando e abrir a terceira na cidade...
http://www.cimm.com.br/conteudo/noticias/imagem/Image/mascarello(1).png
Curiosidade: não sabia, mas a BR-277, que liga Curitiba a Foz do Iguaçu, passando por Cascavel, foi pavimentada na década de 50!
Outra curiosidade: em 1970 Foz do Iguaçu tinha 33 mil habitantes. Hoje tem 325 mil.
Imagem de Cascavel
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fd/Cascavel_2009.jpg
Alguns PIBs dessa região:
Foz do Iguaçu: R$ 6 142 204 000
Cascavel: R$ 4 001 760 000
Toledo: R$ 1 854 698 000
Pessoal do Oeste do Paraná: vou cobrar depois o merchandising hein... hehe
Grande Manaus December 17th, 2009, 02:01 AM Impressionante a "disputa" entre Paraupebas, Rio Branco e Boa Vista!!!!!!!!!!!!!!!!
Estão coladinhas em termos de PIB!!!!!!!!!!!
Diferença é ínfima entre Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR)
Grande Manaus December 17th, 2009, 02:03 AM Coari (AM) na casa de R$ 1 Bilhão e Itacoatiara (AM) a velha serpa ! na casa dos R$ 610 milhões
Grande Manaus December 17th, 2009, 02:07 AM Ignorante os numeros de Manaus!!! ehehhehe.... :)
Mantendo apenas a 7º Colocação entre as demais capitais
:lol:
LUiGi_AM December 17th, 2009, 04:45 AM Mantendo apenas a 7º Colocação entre as demais capitais
:lol:
Em renda.... mas em PIB somos 6° colocado no Brasil!
Rekarte December 17th, 2009, 08:04 AM A Região Norte esta crescendo bastante
n sabia que o Amazonas era tão rico,pensei que estivesse bem atrás do Pará,ate mesmo por ser bem menos populoso
Gui_p December 17th, 2009, 11:53 AM A Região Norte esta crescendo bastante
n sabia que o Amazonas era tão rico,pensei que estivesse bem atrás do Pará,ate mesmo por ser bem menos populoso
É porque o Pará ainda não tem a sua "Zona Franca".
Rodriogs December 17th, 2009, 02:19 PM É porque o Pará ainda não tem a sua "Zona Franca".
hauahauh
:|
É melhor todos os amazonenses ficarem longe desse thread, pelo visto...
Gui_p December 17th, 2009, 03:25 PM hauahauh
Ué, e é algum desmérito ao Amazonas ter seu PIB inflado pela Zona Franca ? Qual é o problema em assumir isso ? Ou tem alguma outra atividade econômica mais importante ?
Paranaguá, Araucária e Betim tem seus pibs inflados pelo porto, refinaria e fábrica da FIAT respectivamente, e todo mundo sabe disso, ninguém quer tapar os sol com a peneira.
LUiGi_AM December 17th, 2009, 04:04 PM A Região Norte esta crescendo bastante
Sim somos! O Amazonas tem o maior parque industrial de eletro eletrônico e na fabriação de motos do País, faz e pratica a tecnologia!Possui mais de 500 indústrias de alta tecnologia.... A ZFM incentiva muito a criação de empregos, e geração de renda! e apesar de ser uma "Zona Franca", somos responsáveis por 50% dos impostos federais arrecadados no Norte do Brasil. Por isso que Manaus é considerada a capital econômica do Norte, por circular grandes negocios, ser sede de várias filias de grandes multinacionais, e ser lugar comum de executivos, congressos, encontros, conferências, feiras.. e por ser assim, temos a melhor infra-estrutura do norte em hoteis, restaurantes, lazer, compras, voos internacionais diarios ligando Manaus ao mundo... Não é atoa que somos a sede amazônica para Copa do Mundo 2014....
E o melhor tudo tudo, o Amazonas, preserva 98% da floresta Amazônica. Não desmatamos, não matamos a floresta... provando que tem como desenvolver , gerar renda e emprego, sem que ter desmatar.. Somos ricos na nossa economia e natureza! :cheers:
LUiGi_AM December 17th, 2009, 04:06 PM hauahauh
eheheheh.... liga não man!!! :cheers:
LUiGi_AM December 17th, 2009, 04:14 PM Ué, e é algum desmérito ao Amazonas ter seu PIB inflado pela Zona Franca ? Qual é o problema em assumir isso ? Ou tem alguma outra atividade econômica mais importante ?
Paranaguá, Araucária e Betim tem seus pibs inflados pelo porto, refinaria e fábrica da FIAT respectivamente, e todo mundo sabe disso, ninguém quer tapar os sol com a peneira.
é diferente e infeliz comparação...
Primeiro pq veja quantos empregos diretos e indiretos são gerados lá e quantos são gerados aqui...
E a diferença mais absurda que tem, é que é uma cidade para uma fabrica ou um porto ou uma refinaria....
Aqui em Manaus é diferente, é um parque industrial, são mais de 500 empresas de altissima tecnologia, empregando por volta de 100mil pessoas...
A relação aqui não é 1 fabrica = 1 cidade com pib inflacionado...
E sim um parque industrial que deu certo, que gera riqueza e divisas pro estado do Amazonas e pro Governo Federal.
Se uma empresa sair de Manaus, a ZFM não acaba, e seu PIB não diminuirá. Mas se Fiat sair de Betim, a Refinaria fechar e o porto secar, ai sim, vai ser um problema pra essas cidades...
lucas_PMW December 17th, 2009, 04:30 PM Do que adianta ter um PIB percapita se o que importa mesmo é a renda. O que vai adiantar pra cidade uma empresa gerar um alto PIB se ela paga um salário ruim para os funcionarios. Sem contar o IDH que é o que mede a qualidade dos serviços prestados para a população.
Ano passado saiu a media de salario das capitais divugado pelo ministerio do trabalho
Belém 1359,09
Manaus 1386,46
Macapá 1780,85
Boa Vista 1559,17
Rio Branco 1533,81
Porto Velho 1591,54
Palmas 1495,55
Macapa está bem posicionada. Porto Velho, Boa Vista, Rio Branco e Palmas estão na mesma realidade. Mas Belém e Manaus não estão muito bem. Belem possui um PIB percapita proporcional a renda e Manaus possui um PIB inflado. Se o PIB de Manaus fosse real eu acho que seria só um pouco maior que o de Belém
LUiGi_AM December 17th, 2009, 04:35 PM ^^
Mas tu tens que ver quantos habitantes nós temos, e quantos habitantes tem essas outras cidades.... por isso que diminui a renda... é obvio... vivemos num país desigual! e com grandes diferenças entre as classes, infelizmente...
E quanto maior for a cidade, maior vai ser essa diferença... agora em cidades menores, isso fica menor, e os dados são camuflados.... tens que analisar os numeros. Os dados são frios, tem que pensar, e ver o que está por tras pra tal resultado...
LUiGi_AM December 17th, 2009, 04:43 PM ^^
Vamos tirar as fabricas do ABC? o que vai acontecer?...
Vamos tirar as industrias de calçado do Sul? o que vai acontecer com o interior?
Apartir de hoje é proibido criar gado no Brasil? o que vai acontecer com o centro-oeste?....
A Petrobras sofreu uma intervenção e não vai mais poder produzir petroleo... o que vai acontecer com algumas cidades no litoral do Brasil e com a economia brasileira em si?
Toda cidade tem sua economia forte em um setor, pode ter até outros, mas é principalmente em um setor que é acaba alavancando os outros...
Russel_Rugani December 17th, 2009, 04:46 PM A construção civil vai ganhar peso na economia do Amazonas nos próximos anos. O número de trabalhadores que deixaram o distrito industrial está migrando para construção civil e outros setores. Isso já é visível. Está começando a era descentralização da economia.
Gui_p December 17th, 2009, 04:49 PM é diferente e infeliz comparação...
Primeiro pq veja quantos empregos diretos e indiretos são gerados lá e quantos são gerados aqui...
E a diferença mais absurda que tem, é que é uma cidade para uma fabrica ou um porto ou uma refinaria....
Aqui em Manaus é diferente, é um parque industrial, são mais de 500 empresas de altissima tecnologia, empregando por volta de 100mil pessoas...
A relação aqui não é 1 fabrica = 1 cidade com pib inflacionado...
E sim um parque industrial que deu certo, que gera riqueza e divisas pro estado do Amazonas e pro Governo Federal.
Se uma empresa sair de Manaus, a ZFM não acaba, e seu PIB não diminuirá. Mas se Fiat sair de Betim, a Refinaria fechar e o porto secar, ai sim, vai ser um problema pra essas cidades...
Não sei porque é infeliz a comparação, ambas tem o PIB inflado =P
Eu não estou desmerecendo ou diminuindo o estado por causa da Zona Franca, é excelente pois cria uma descentralização da economia do Brasil. E é muito bom o Amazonas ter, qualquer estado gostaria de ter. Com certeza é um bom impulso para desenvolver outros setores da economia. Mas o que tem demais, dizer que a Zona Franca turbina o PIB de Manaus ?
Vocês tem essa mania de não aceitar críticas. Todo mundo pode falar de Belém, Porto Velho etc... mas de Manaus nunca pode.:ohno::ohno:
Araucária gerou mais empregos que Manaus, mesmo sendo 15 vezes menor :|
ARAUCARIA 5.822
Outra coisa que comprova o que estou dizendo: Manaus pode ter maior PIB que Porto Alegre, mas e a renda média da população (que é o que importa) :| ?
^^
Vamos tirar as fabricas do ABC? o que vai acontecer?...
Vamos tirar as industrias de calçado do Sul? o que vai acontecer com o interior?
Apartir de hoje é proibido criar gado no Brasil? o que vai acontecer com o centro-oeste?....
A Petrobras sofreu uma intervenção e não vai mais poder produzir petroleo... o que vai acontecer com algumas cidades no litoral do Brasil e com a economia brasileira em si?
Toda cidade tem sua economia forte em um setor, pode ter até outros, mas é principalmente é uma que é o principal e acaba alavancando os outros...
Então é o que eu estou dizendo:
Se tirarem a Zona Franca de Manaus, o que vai acontecer ?
LUiGi_AM December 17th, 2009, 04:56 PM Não sei porque é infeliz a comparação, ambas tem o PIB inflado =P
Eu não estou desmerecendo ou diminuindo o estado por causa da Zona Franca, é excelente pois cria uma descentralização da economia do Brasil. E é muito bom o Amazonas ter, qualquer estado gostaria de ter. Com certeza é um bom impulso para desenvolver outros setores da economia. Mas o que tem demais, dizer que a Zona Franca turbina o PIB de Manaus ?
Vocês tem essa mania de não aceitar críticas. Todo mundo pode falar de Belém, Porto Velho etc... mas de Manaus nunca pode pode.:ohno::ohno:
ARAUCARIA 5.822
Outra coisa que comprova o que estou dizendo: Manaus pode ter maior PIB que Porto Alegre, mas e a renda média da população (que é o que importa) :| ?
Mas é isso que eu quero dizer.... eu sei que os ótimos numeros de Manaus são por causa da ZFM, claro! porém, tu faz comparações de UMA cidade pra UMA industria...
Não é assim, aqui existe um Parque Industrial...
Talvez a economia de Manaus seja dependente da ZFM, ok! Mas não é dependente de uma unica industria! entendeu? e o exemplo que tu deu foi esse! por isso que eu acho infeliz....
E Manaus ser dependente da ZFM não vejo problema algum... como disse logo acima, várias cidades e estados, ou até mesmo países são dependentes de um setor....
Problema seria se não tivessemos nem isso, como outros estados e cidades...
Gui_p December 17th, 2009, 05:09 PM Mas é isso que eu quero dizer.... eu sei que os ótimos numeros de Manaus são por causa da ZFM, claro! porém, tu faz comparações de UMA cidade pra UMA industria...
Não é assim, aqui existe um Parque Industrial...
Talvez a economia de Manaus seja dependente da ZFM, ok! Mas não é dependente de uma unica industria! entendeu? e o exemplo que tu deu foi esse! por isso que eu acho infeliz....
E Manaus ser dependente da ZFM não vejo problema algum... como disse logo acima, várias cidades e estados, ou até mesmo países são dependentes de um setor....
Problema seria se não tivessemos nem isso, como outros estados e cidades...
Sim eu sei que a economia e o PIB de Manaus não giram em torno de 1 indústria apenas, mas elas fazem parte de um mesmo complexo.
Mas é totalmente diferente você tirar a Zona Franca, de Manaus... e tirar o complexo de indústrias automobilísticas de Curitiba. As duas vão sofrer ? Vão, pode ter certeza. Mas uma vai sofrer muito mais do que a outra....
LUiGi_AM December 17th, 2009, 05:21 PM Sim eu sei que a economia e o PIB de Manaus não giram em torno de 1 indústria apenas, mas elas fazem parte de um mesmo complexo.
Mas é totalmente diferente você tirar a Zona Franca, de Manaus... e tirar o complexo de indústrias automobilísticas de Curitiba. As duas vão sofrer ? Vão, pode ter certeza. Mas uma vai sofrer muito mais do que a outra....
Eu não diria COMPLEXO, eu diria Setor Economico, o Industrial...
A economia gira em torno de 3 setores: Industria, Comercio e serviços e agricultura e agropecuario...
Manaus tem o Setor Industrial muito forte, e um dos mais fortes do Brasil, tanto é que quando sai os numeros do setor industrial, Manaus sempre é destaque ou pro bem ou pro mal... isso reflete a importância do SETOR...
ZFM vai muito além de uma Sony, Honda, Philips, Panasonic, Brastemp... é um setor econômico, que gera renda e emprego!
Gui_p December 17th, 2009, 05:26 PM O PIB industrial de Manaus é o 4º maior do Brasil. Perde apenas para São Paulo, Campos dos Goytacazes e está quase empatado com o Rio de Janeiro.
LUiGi_AM December 17th, 2009, 05:26 PM Mas é totalmente diferente você tirar a Zona Franca, de Manaus... e tirar o complexo de indústrias automobilísticas de Curitiba. As duas vão sofrer ? Vão, pode ter certeza. Mas uma vai sofrer muito mais do que a outra....
Manaus vai sofrer mais, claro...
Não podemos desmatar a floresta...
Sem setor industrial e sem setor agropecuario e agricultura... o setor de comercio não existe!..
Diferente do Paraná.... que o agronegocio é mais forte que o Amazonas, alias, no Amazonas nem existe! por causa da Floresta!
Ferraz/RBR December 17th, 2009, 10:39 PM Variação do Valor do PIB entre as capitais
1...Belo Horizonte – 17,66%
2...Curitiba – 17,53%
3...Maceió - 17,09%
4...Rio Branco – 16,92%
5...Palmas – 16,60%
6...Boa Vista – 16,26%
7...Vitória – 15,49%
8..Campo Grande – 14,43%
9...Porto Velho – 14,26%
10.João Pessoa – 13,28%
11.Macapá – 13,21%
12.São Paulo – 13,12%
13.Recife – 13,11%
14.Aracajú – 12,78%
15.Goiânia – 12,38%
16.Brasília – 11,51%
17.Porto Alegre – 10,96%
18.Salvador – 10,72%
19.Belém – 10,20%
20.Cuiabá – 10,08%
21.São Luís – 9,88%
22.Fortaleza – 9,59%
23.Rio de Janeiro – 9,01%
24.Teresina – 8,62%
25.Natal – 8,43%
26.Manaus – 8,18%
27.Florianópolis – 6,79%
Manauense December 18th, 2009, 05:08 AM Não é difícil verificar que threads como este geram muitos comentários pejorativos relacionados ao PIB de Manaus. Sabemos que este é um espaço para discussões urbanas, em que divergências de opiniões são saudáveis e necessárias. Contudo, seria de bom alvitre que o respeito mútuo e boa dose de coerência na defesa de posicionamentos sempre se fizessem presentes.
Percebo que basta que algum forista amazonense, no bojo da discussão, chame a atenção sobre algum aspecto que ainda não tenha sido abordado, para que rapidamente vários foristas de outros estados logo contestam a(s) crítica(s) e procuram taxar o(s) forista(s) amazonense(s) de bairrista(s) ou o(s) taxe(m) disto ou daquilo.
É inegável que o Amazonas concentra boa parte de sua economia em Manaus, uma vez que o modelo principal de desenvolvimento adotado pelo estado, desde os anos 60, é a Zona Franca de Manaus, que permite a implementação de incentivos fiscais à atividade industrial nos limites territoriais do município da capital, Manaus. Assim, é natural que ante a riqueza gerada pela atividade industrial na capital amazonense, quando se compara o PIB da capital e o do interior do estado do Amazonas, haja uma disparidade. Deve-se, entretanto, levar-se em conta que o município de Manaus, sozinho, sem levar-se em conta a população das cidades do entorno, responde por mais de 50% da população estadual. Logo, essa disparidade não é tão grande quando se está diante de um estado com pouco mais de 3,4 milhão de habitantes, dos quais 1,7 milhão vivem na capital.
Outrossim, repise-se o fato de que grande parte da superfície do Amazonas é constituída de terras públicas da União, enquadradas em reservas florestais e não-florestais indígenas e/ou biológicas e/ou de preservação permanente. Acrescente-se ainda a difícil logística do estado, em que o principal meio de transporte são barcos e aviões, o que dificulta sobremaneira o desenvolvimento da cadeia produtiva do agronegócio no interior amazonense.
Por derradeiro, a pressão de ambientalistas governamentais e não-governamentais sobre o Amazonas é gigantesca e, ainda que não seja maior do que a que outros estados estão submetidos, inquestionavelmente "engessa" algumas alternativas ao modelo concentrador de economia do Polo Industrial de Manaus. Vejam o caso da BR-319, em que o senhor ministro do MMA vem a público dizer que dificulta o licenciamento ambiental porque NÃO QUER a referida rodovia, que É O ÚNICO EIXO DE LIGAÇÃO RODOVIÁRIO DE LIGAÇÃO DE MANAUS COM O CENTRO-SUL DO BRASIL. Ao amazonense nem sequer é concedido com plenitude o direito constitucional de ir e vir. Se não se faz uso do avião ou barco, deve-se "esquecer", por ora, o direito de utilizar o transporte rodoviário para chegar-se aos estados do centro-sul.
Sei que a maioria dos foristas de outros estados não concorda, mas é fato de que é difícil emitir comparações entre estados que possuem realidades sócio-econômicas e geográficas tão diversas.
aspamdf December 18th, 2009, 07:14 PM O interessante é que um amazonense pode ir de carro para Caracas e não pode ir para Brasília.
Terra Nova December 19th, 2009, 03:53 AM Coisa mais sem graça essa história de que o PIB de Manaus é inflado, artificialmente elevado. Pura falta de assunto.
Jorge Luís December 19th, 2009, 04:43 PM http://img13.imageshack.us/img13/5130/dsc01351go.jpg
IvoTrindade December 19th, 2009, 07:13 PM Manaus é Manaus . :cheers:
Well_Rock December 19th, 2009, 09:48 PM Manaus é Manaus . :cheers:
E vice-versa :lol:
Sr. Gatti December 20th, 2009, 05:33 AM Não sei porque é infeliz a comparação, ambas tem o PIB inflado =P
Vocês tem essa mania de não aceitar críticas. Todo mundo pode falar de Belém, Porto Velho etc... mas de Manaus nunca pode.:ohno::ohno:
ARAUCARIA 5.822
^^
Boa!! disse tudo.
Jorge Luís December 20th, 2009, 05:47 AM http://img690.imageshack.us/img690/6352/dsc01382s.jpg
Sr. Gatti December 20th, 2009, 06:06 AM ^^
To precisando de uma Ritalina!!!!! :lol:
Well_Rock December 20th, 2009, 06:07 AM Quanta gente incomodada com o PIB de Manaus.
Bom saber que tem gente que está tão preocupada em saber o que vai acontecer se tirarem o PIM :lol:
Deve ter gente se revirando a noite pensando no PIB de Manaus.
...mas mas pib per capita
...mas mas o idh
...mas mas é inchaço
:rofl:
Sr. Gatti December 20th, 2009, 06:09 AM Jorge vamos tomar Ritalina e chamar a Regan!!! kkkkkkk
Well_Rock December 20th, 2009, 06:09 AM http://img13.imageshack.us/img13/5130/dsc01351go.jpg
Ritalina causa dependência ?
Acreditava que ela não era ansiolítico.
Editado: ih, não é não. Confusão a minha
Jorge Luís December 20th, 2009, 07:04 AM Jorge vamos tomar Ritalina e chamar a Regan!!! kkkkkkk
/adoro lol.
Jorge Luís December 20th, 2009, 07:07 AM Ritalina causa dependência ?
não não :D
ela é um psicoestimulante pra tratar TDHAI. LOL.
Eu preciso tomar, pq eu sou mt hiperativo e desatento por causa do TDHAI.
Mais tb, sem estresse amigos.
Lembrem-se: a vida é um morango
Well_Rock December 20th, 2009, 07:12 AM não não :D
^^
Pois é, não é ansiolítico não.
Perguntei se era porque estranhei o fato de ser tarja preta e trazer o alerta para a dependência.
Coisas da anvisa :nuts:
Jorge Luís December 20th, 2009, 07:14 AM ^^
Pois é, não é ansiolítico não.
Perguntei se era porque estranhei o fato de ser tarja preta e trazer o alerta para a dependência.
Coisas da anvisa :nuts:
Ahh sim.
Mais ele pode causar dependencia por ser uma anfetamina
Grande Manaus December 21st, 2009, 09:40 AM Ritalina causa dependência ?
:lol: kkkk
Gui_p December 21st, 2009, 09:57 PM Não é difícil verificar que threads como este geram muitos comentários pejorativos relacionados ao PIB de Manaus. Sabemos que este é um espaço para discussões urbanas, em que divergências de opiniões são saudáveis e necessárias. Contudo, seria de bom alvitre que o respeito mútuo e boa dose de coerência na defesa de posicionamentos sempre se fizessem presentes.
Percebo que basta que algum forista amazonense, no bojo da discussão, chame a atenção sobre algum aspecto que ainda não tenha sido abordado, para que rapidamente vários foristas de outros estados logo contestam a(s) crítica(s) e procuram taxar o(s) forista(s) amazonense(s) de bairrista(s) ou o(s) taxe(m) disto ou daquilo.
É inegável que o Amazonas concentra boa parte de sua economia em Manaus, uma vez que o modelo principal de desenvolvimento adotado pelo estado, desde os anos 60, é a Zona Franca de Manaus, que permite a implementação de incentivos fiscais à atividade industrial nos limites territoriais do município da capital, Manaus. Assim, é natural que ante a riqueza gerada pela atividade industrial na capital amazonense, quando se compara o PIB da capital e o do interior do estado do Amazonas, haja uma disparidade. Deve-se, entretanto, levar-se em conta que o município de Manaus, sozinho, sem levar-se em conta a população das cidades do entorno, responde por mais de 50% da população estadual. Logo, essa disparidade não é tão grande quando se está diante de um estado com pouco mais de 3,4 milhão de habitantes, dos quais 1,7 milhão vivem na capital.
Outrossim, repise-se o fato de que grande parte da superfície do Amazonas é constituída de terras públicas da União, enquadradas em reservas florestais e não-florestais indígenas e/ou biológicas e/ou de preservação permanente. Acrescente-se ainda a difícil logística do estado, em que o principal meio de transporte são barcos e aviões, o que dificulta sobremaneira o desenvolvimento da cadeia produtiva do agronegócio no interior amazonense.
Por derradeiro, a pressão de ambientalistas governamentais e não-governamentais sobre o Amazonas é gigantesca e, ainda que não seja maior do que a que outros estados estão submetidos, inquestionavelmente "engessa" algumas alternativas ao modelo concentrador de economia do Polo Industrial de Manaus. Vejam o caso da BR-319, em que o senhor ministro do MMA vem a público dizer que dificulta o licenciamento ambiental porque NÃO QUER a referida rodovia, que É O ÚNICO EIXO DE LIGAÇÃO RODOVIÁRIO DE LIGAÇÃO DE MANAUS COM O CENTRO-SUL DO BRASIL. Ao amazonense nem sequer é concedido com plenitude o direito constitucional de ir e vir. Se não se faz uso do avião ou barco, deve-se "esquecer", por ora, o direito de utilizar o transporte rodoviário para chegar-se aos estados do centro-sul.
Sei que a maioria dos foristas de outros estados não concorda, mas é fato de que é difícil emitir comparações entre estados que possuem realidades sócio-econômicas e geográficas tão diversas.
Bom, acho que você não se referiu a minha pessoa, mas para deixar claro: eu entrei aqui com toda educação, e quotei um forista e disse apenas uma verdade.
Tá certo....deve encher o saco toda vez que um forista de fora venha falar a mesma coisa, ""como se fosse a maior novidade do mundo". Eu até acho normal esta "revolta" de vocês.
Mas também é necessário conviver com estas coisas, ainda mais no SSC. O que vocês podem fazer é tentar provar ao contrário em vez de fazer comentários sem nenhum conteúdo e pessoais como os que seguem abaixo:
Coisa mais sem graça essa história de que o PIB de Manaus é inflado, artificialmente elevado. Pura falta de assunto.
Quanta gente incomodada com o PIB de Manaus.
Bom saber que tem gente que está tão preocupada em saber o que vai acontecer se tirarem o PIM :lol:
...mas mas o idh
...mas mas é inchaço
Eu não estou nenhum pouco preocupado com nada.... afinal Manaus não é nenhuma ameaça.
Well_Rock December 21st, 2009, 10:07 PM Não adianta argumentar com quem já tem um juízo de valor consolidado.
Ninguém aqui quer mudar a opinião dos outros, eu muito menos.
Boa tarde e fui.
Sr. Gatti December 21st, 2009, 10:10 PM não não :D
^^
A vida não é um morango. A Xuxa é que tem razão a vida é um DOCE!! :lol:
Gui_p December 21st, 2009, 10:18 PM Não adianta argumentar com quem já tem um juízo de valor consolidado.
Boa tarde e fui.
Vixe.... neste meu pouco tempo de SSC, já mudei a minha opinião várias vezes quando estava em uma discussão. Como a renda dos bairros de POA e CTBA, de Brasília e etc.... e não foi nada humilhante para mim, dar razão para quem eu estava discutindo.
Se você não está aqui para discutir e debater assuntos, não sei o que faz =P.
Well_Rock December 21st, 2009, 10:22 PM ^^
Em que perte da mensagem eu disse que não estou aqui para discutir ? :ohno:
Só disse que não vale a pena discutir quando notariamente há mensagens eivadas de bairrismo, que pode até não ser o seu caso.
E o que eu faço aqui não é problema seu :cheers:
Gui_p December 21st, 2009, 10:27 PM ^^ Ah sim, eu tenho que me preocupar com coisas que realmente ameaçam como o PIB de Manaus. :lol:
Encerro minha participação sobre isso, pois não vou discutir com nenhum troll.
Well_Rock December 21st, 2009, 10:29 PM Troll ?
Poxa, que tal inserir no contexto amozônico ?
Juma é melhor
Well_Rock December 21st, 2009, 10:34 PM Gigante Juma
Boi Garantido (Composição: Demetrios Haidos/Geandro Pantoja)
Um vento saturno soprou
Na serra de Parintins
O canto dos pássaros silenciou,
As maripousas não revoaram
As vozes do medo encoam na mata
É o pesadelo do guereiro parintintin
Surgindo vertiginosamente em busca de alma
Juma!!!
O gigante prepara a emboscada
Aos guereiros perdidos na mata
Sua borduna desfere um golpe mortal
No labirinto da noite, kawaiuá sucumbe ao chão
A mãe natureza para resgatá-lo,
Envoca Baíra, o herói ancestral,
Destinando ao gigante guereiro uma nova missão...
Proteger a Amazônia!
Juma, Juma! Gigante criatura das cavernas
Juma, Juma! Seu passo estremece a floresta.
:runaway:
lucas_PMW December 22nd, 2009, 05:01 AM Quanta gente incomodada com o PIB de Manaus.
...mas mas o idh
...mas mas é inchaço
Desde que saiu o PIB eu não durmo só preocupado com o PIB de Manaus. É muito dificil pra mim admitir isso. Mas eu morro de inveja do PIB de Manaus pq eu sei que o mega PIB da cidade é totalmente revertido em renda e qualidade de vida para as pessoas da cidade. Já estou tentando uma transferencia da minha faculdade pra UFAM pra finalmente realizar meu sonho que é morar na cidade que tem um PIBzão.
Well_Rock December 22nd, 2009, 05:20 AM ^^
E quem aqui falou isso ...
:goodnight
lucas_PMW December 22nd, 2009, 05:25 AM Foi a Paris Hilton que tava falando hoje na TV que tem muita gente invejosa que não dorme direito preocupada com o PIB da cidade.
Well_Rock December 22nd, 2009, 05:30 AM Que nada, família dela é riquíssima.
Será que a Paris Hilton paga diária quando fica num Hilton ?
Manauara December 22nd, 2009, 06:01 AM Desde que saiu o PIB eu não durmo só preocupado com o PIB de Manaus. É muito dificil pra mim admitir isso. Mas eu morro de inveja do PIB de Manaus pq eu sei que o mega PIB da cidade é totalmente revertido em renda e qualidade de vida para as pessoas da cidade. Já estou tentando uma transferencia da minha faculdade pra UFAM pra finalmente realizar meu sonho que é morar na cidade que tem um PIBzão.
Eu tenho renda e qualidade de vida, meus amigos tb e minha familia tb.....então ta tudo certo com o pib de Manaus :cheers:
Jorge Luís December 23rd, 2009, 03:48 AM http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1a/Lexotan.jpg/800px-Lexotan.jpg
Grande Manaus December 23rd, 2009, 04:40 AM Não adianta argumentar com quem já tem um juízo de valor consolidado.
Boa tarde e fui.
Muito menos eu !!!
Amazon Rainforest December 25th, 2009, 06:15 PM calma pessoal antes de tudo vcs (foristas de outros estados)devem entender o real motivo de ficarmos tão revoltados quando se fala em PIM.a ZFM acabou na era Collor.
todo mundo aqui sabe que aqui(amazonas) não seria nada se não fosse o PIM.
talvez se existisse um polo incentivado nos estados de vcs.vcs teriam a mesma reação.e sabe por que somos assim!?talvez se vcs fossem atacados todas as vezes com noticias como essas(alguns exemplos):
http://www.jesocarneiro.com/serra-articula-fim-da-zona-franca-de-manaus.html
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=297FDS005
(achei isso pois a globo excluiu a reportagem falando mal da ZFM)
http://blogs.lancenet.com.br/alemdojogo/2009/01/15/uma-farra-no-amazonas/
é por isso que nóis amazonenses somos assim unidos,tanto os foristas quanto os politicos(há excessões tbm)e brigamos sim pelo nosso direito de progredir pois se dependermos do "Sul Maravilha" estamos fritos.
e em quê o PIM está me favorencendo????bem eu não sou rico moro na periferia de Manaus,mais estou estudando(e muito) e quero abrir uma assistencia técnica de pcs e depois uma loja de informática.(PIM=trabalho=salário=consumo=serviço=melhoria de vida)então estou lutando pra ter uma renda maior é melhorar a minha qualidade de vida.
Grande Manaus December 25th, 2009, 10:17 PM Quando se trata do assunto PIM , até os politicos que divergem de idéias e são inimigos declarados ,e de coligações diferentes se unem para tratar do assunto com o maior cuidado possível ,resguardando os interesses de um pólo que mais de 110 mil empregos diretos e outros indiretos ...
Foi assim na escolha de Manaus como sub-sede da copa 2014
É assim na luta pelo PIM e manutenção de seus beneficios conquistados e que são um verdadeiro exemplo de desenvolvimento para o Amazonas ,região norte e para o Brasil ..
Jorge Luís December 26th, 2009, 03:04 AM Sem estresse.
:D:D
http://visindavefur.hi.is/myndir/haldol.jpg
Amazon Rainforest December 26th, 2009, 07:09 AM Sem estresse.
:D:D
http://visindavefur.hi.is/myndir/haldol.jpg
^^
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Rondon December 27th, 2009, 02:49 AM Eu estava tentando calcular o PIB do interior dos Estados brasileiros, só que tive que desistir, ao ver que vou ter que catar município por município de cada RM do Brasil...
Se alguém puder colocar pelo menos os números de cada Estado, excluindo as capitais, e depois calcular o per capita, ficarei bem grato...
Estava vendo aqui que o pib per capita do interior de Rondônia está beirando 10 mil reais, uma cifra não tão distante quando comparada com o interior de outros Estados brasileiros. E é também semelhante ao pib per capita de Porto Velho.
BR 364 December 27th, 2009, 04:45 AM ^^ Depois eu vou fazer esse cálculo. Mas se vc quiser ir adiantando o trabalho, acho que essa planilha aqui vai te poupar bastante tempo, principalmente se vc usar o filtro do Excel.
ftp://ftp.ibge.gov.br/Pib_Municipios/2003_2007/banco_dados.zip
Gabriel AC December 27th, 2009, 06:45 PM 5 Maiores PIB - Rondônia- Variação
Cidade - 2007 - 2005
Porto Velho - 4.319.683-3.656.512-15,35%
Ji-Paraná - 1.121.152-1.012.122-9,72%
Vilhena - 919.633-797.280-13,31%
Ariquemes - 867.476-693.399-20,06%
Cacoal - 818.448-753.184-7,98%
Gabriel AC December 27th, 2009, 07:00 PM 5 Maiores PIB-Amazonas-Variação
Cidade-2007-2005-Variação
Manaus - 34.403.671-27.214.213-20,90%
Coari - 1.114.177-980.166-14,56%
Itacoatiara - 610.614-455.619-25,39%
Manacapuru - 378.165-282.213-25,37%
Parintins - 358.968-312.266-13,01%
Essas coisas dão um trabalho...
Gabriel AC December 27th, 2009, 11:06 PM 5 Maiores PIB-Pará-Variação
Cidade-2007-2005-Variação
Belém - 13.797.141-11.277.415-18,26%
Barcarena - 3.657.113-2796122-23,54%
Marabá - 3.115.485-2.079.838-33,24
Paraupebas - 3.069.689-2.667.460-13,11%
Ananindeua - 2.813.055-2.174.697-22,69%
BR 364 December 28th, 2009, 01:51 AM Eu estava tentando calcular o PIB do interior dos Estados brasileiros, só que tive que desistir, ao ver que vou ter que catar município por município de cada RM do Brasil...
Se alguém puder colocar pelo menos os números de cada Estado, excluindo as capitais, e depois calcular o per capita, ficarei bem grato...
Estava vendo aqui que o pib per capita do interior de Rondônia está beirando 10 mil reais, uma cifra não tão distante quando comparada com o interior de outros Estados brasileiros. E é também semelhante ao pib per capita de Porto Velho.
Atendendo a pedidos...
PIB do interior do Estados
(excluindo as capitais e respectivas RMs)
1º. São Paulo ... 393.285.416
2º. Minas Gerais ... 148.425.470
3º. Rio Grande do Sul ... 97.335.248
4º. Paraná ... 96.392.549
5º. Rio de Janeiro ... 91.399.266
6º. Santa Catarina ... 90.297.416
7º. Bahia ... 56.780.305
8º. Goiás ... 40.575.285
9º. Mato Grosso ... 32.492.311
10º. Pará ... 31.951.915
11º. Espírito Santo ... 21.387.109
12º. Pernambuco ... 21.382.725
13º. Mato Grosso do Sul ... 19.176.733
14º. Maranhão ... 18.668.324
15º. Ceará ... 17.910.689
16º. Paraíba ... 11.807.985
17º. Rio Grande do Norte ... 11.353.905
18º. Rondônia ... 10.683.051
19º. Sergipe ... 9.037.624
20º. Tocantins ... 8.839.583
21º. Alagoas ... 7.753.220
22º. Amazonas ... 7.619.547
23º. Piauí ... 7.116.364
24º. Acre ... 2.719.131
25º. Amapá ... 1.330.485
26º. Roraima ... 1.132.581
PIB per capita do interior do Estados
(excluindo as capitais e respectivas RMs)
1º. Rio de Janeiro ... 22.409
2º. São Paulo ... 19.088
3º. Santa Catarina ... 18.331
4º. Mato Grosso ... 15.491
5º. Rio Grande do Sul ... 14.696
6º. Paraná ... 13.553
7º. Mato Grosso do Sul ... 12.442
8º. Espírito Santo ... 12.385
9º. Goiás ... 11.150
10º. Minas Gerais ... 10.741
11º. Rondônia ... 9.851
12º. Amapá ... 8.808