SkyscraperCity Forum banner

Fluviário de Mora

15K views 124 replies 30 participants last post by  Barragon 
#1 · (Edited)
251154


O Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento e importância da sua biodiversidade, e sua relação com a humanidade. Situa-se no Parque Ecológico do Gameiro, freguesia de Cabeção, concelho de Mora.

Constituído por um conjunto de aquários e espaços envolventes, o Fluviário de Mora permite observar diferentes espécies de fauna e flora que ocorrem em rios e lagos. As galerias expositivas do Fluviário de Mora encontram-se organizadas por biótopos. Através da exposição de habitats do percurso de um rio - paradigma de um rio Ibérico - desde a nascente até à foz, e mar, é possível conhecer diversas espécies dos rios de Portugal, entre elas, alguns endemismos Ibéricos. Já na galeria de habitats exóticos, é possível conhecer espécies da bacia hidrográfica do rio Amazonas, dos Grandes Lagos Africanos do Vale do Rift, entre outras.

251155


251156


251157




Notícia de 2007

O Fluviário de Mora - equipamento único na Europa, com abertura prevista para o início de 2007 - é um dos candidatos ao Prémio de Arquitectura da União Europeia "Mies van der Rohe 2007", o mais importante galardão de arquitectura europeia.

Segundo a Câmara Municipal de Mora, o projecto, que resulta de uma parceria entre o município e o Oceanário de Lisboa, assenta na "recuperação do paradigma da arquitectura local". Inserido no meio rural, o edifício, embora sustentado por sofisticadas tecnologias, "nasce da forma de um tradicional 'monte' alentejano, apresentando-se como uma construção compacta, de baixa volumetria", adianta à agência Lusa, a autarquia.

Caso o projecto alentejano saia vencedor, a empresa responsável pelo projecto pode arrecadar 50 mil euros. Instituído em 1988, o "Prémio Mies van der Rohe" foi ganho, na sua primeira edição, pelo arquitecto português Álvaro Siza, com o edifício Borges & Irmão, em Vila do Conde.

Fonte: JN
 
See less See more
4
#65 ·
:hilarious
 
#72 ·
Boas fotos Barragon!!:)




Gostei bastante. É um belo equipamento para a região :yes:

Em relação ao Fluviário de Mora, :gaah::gaah::wallbash:... é um bom exemplo de publicidade enganosa, caro, pequeno e com informação incorrecta, para mim foi uma desilusão completa!!!


P.S.: isto é a minha opinião, claro que as pessoas devem pelo menos por uma vez visitar as instalações, nunca se deve acreditar das opiniões dos outros, mas sim formar as nossas!! :)
 
#78 ·
Estou-me a lembrar agora que à saída de Mora, na N251, no separador central da avenida têm lá aquelas placas amarelas com o desenho dos repteis, peixes, etc...que estão no fluviário. Por acaso essas placas estão engraçadas :yes:
 
#82 ·
Boas fotos Barra.

Estava muita gente no Fluviário?
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top