SkyscraperCity Forum banner

Ipatinga, MG - Aéreas, panorâmicas e nível de rua.

590K views 2K replies 114 participants last post by  bjsilva 
#1 · (Edited)
[Vale do Aço] Ipatinga, MG - Aéreas, panorâmicas e nível de rua.

Estréio no SSC com este thread de Ipatinga. As fotos estão divididas em aéreas, panorâmicas e nível de rua. Todas as fotos são tiradas do Flickr, Panoramio ou site da Prefeitura.

Sobre a cidade:
Maior cidade do Vale do Aço Mineiro, Ipatinga possui uma população estimada em cerca de 240 mil habitantes (IBGE 2007). Até os anos 50, Ipatinga, ainda distrito de Coronel Fabriciano, era apenas uma vila de apenas 300 moradores a beira da ferrovia Vitória-Minas. A partir dos anos 60, com o início da construção da Usina Intendente Câmara (Usiminas) na vila, foi necessário projetar uma cidade que pudesse abrigar o contigente de pessoas que passariam a habitá-la.

Neste contexto o arquiteto Raphael Hardy Filho concebeu a vila operária de Ipatinga, constituída pelos bairros Vila Ipanema, Castelo, Cariru, Bom Retiro e Horto. Com a expansão da atividade siderúrgica novos bairros projetados pela Usiminas surgiram na década de 70 (Bairro das Águas, Bela Vista, Ferroviários e Ideal), juntamente com loteamentos independentes (Iguaçu, Cidade Nobre, Veneza, Jardim Panorama, Canaã, Bethânia) e ocupações irregulares nos fundos de vale devido a explosão demográfica que Ipatinga apresentou.

Como a cidade teve forte crescimento horizontal, até a primeira metade dos anos 90 Ipatinga só possuia só 2 edifício residenciais com mais de 8 andares. A partir de então começaram a surgir edifícios espalhados em diversos bairros, destacando-se os bairros Cidade Nobre o Horto (infelizmente não retratado a contento neste thread).

Hoje sua economia ainda é fortemente ligada à atividade siderúrgica, cujo complexo industrial emprega mais de 17 mil pessoas e paga um salário mensal médio superior a 2 mil reais (MTE 2007). Como consequência da atividade industrial, Ipatinga possui um setor terciário forte e diversificado que polariza dezenas de cidades dos Vales do Aço e Rio Doce.

Aéreas
1 - Ipatinga no Google Earth (2004), com bairros e limites destacados


2 - Sistema viário (2002)


3 - Cidade invadindo os Vales (2002)


4 - Estádio Ipatingão, Parque Ipanema, Iguaçu à direita e Usiminas ao fundo (2005)


5 - Bairro Horto (2002)


6 - Imbaúbas, Usiminas, Horto e Shopping do Vale (2007)


7 - Alto-fornos da Usiminas (2007)


8 - Prefeitura e Câmara Municipal (2006)



Panorâmicas
9 - Vista do morro do C3 com vista do Ipatingão e Parque Ipanema, Centro bem ao fundo (2007)


10 - Bairro Iguaçu (2007)


11 - Cidade Nobre e Ideal (2007)


12 - Cidade Nobre, Vila da Paz (pequena favela abaixo) e Esperança (parte alta) (2007).

No fim de 2007 foi iniciada a desocupação da Vila da Paz para dar lugar a um parque linear, uma avenida ligando a Selim José de Sales (foto abaixo) ao bairro Iguaçu e uma pequena expansão do Cidade Nobre.

13 - Avenida Selim José de Sales, que cortando os bairros Canaã e Bethânia (2007)


14 - Bairro Canaã (2007)


15 - Bairros Iguaçu, Cidade Nobre e Ideal, vista de um apartamento no Iguaçu (2007)


16 - Cariru, vista da avenida de acesso ao bairro Castelo (2004)


17 - Vista da Avenida Macapá no Veneza em primeiro plano, que após a ponte vira Avenida Zitta de Oliveira no Novo Centro (antiga rua do buraco que foi desocupada para revitalizar o Centro) (2004)


18 - Bairros Ideal e Cidade Nobre, separados por uma pequena mata (2007)


19 - Noturna do "morro da caixa d'água" no bairro Ideal (2007)


Nível de Rua
20 - Avenida Pedro Linhas/BR-381. Principal corredor da cidade, Na foto trecho entre os bairros Veneza e Caravelas, momento atípico já que o tráfego é sempre intenso.


Centro
21 - Avenida Cláudio Moura/BR-458, na altura do Hiper Bretas.


22 - Avenida 28 de Abril, Antiga Rua do Comércio, é o mais antigo centro comercial de Ipatinga, hoje é nela que se encontra o comércio popular e a maioria das grandes redes de eletrodomésticos.


23 e 24 - Avenida João Valentim Pascoal, O chevette é velho mas a foto é de 2007...rs



25 - Avenidade João Valentin Pascoal, Hotel Bristol Steel Valley


26 - Praça 1º de Maio, que liga as av. 28 de Abril e João Valentim Pascoal.


27 - Rua Belo Horizonte.


Bairros
28 - Avenida Fernando de Noronha, bairro Bom Retiro.


29 - Avenida Minas Gerais, bairro Caçula/Canaã


Rotatória da Avenida Carlos Chagas, Cidade Nobre
30 - sentido Vila Celeste

31 - sentido Iguaçu


32 - La Fontaine Apart-Hotel, Avenida Carlos Chagas, Cidade Nobre


33 e 34 - Praça central do Bairro das Águas



35 - Bairro das Águas e atrás da mata o Bairro Bela Vista


36 - Praça central do Bairro Bela Vista


37 - Ponto de ônibus numa pequena praça do Bairro Bela Vista


38 - Praça da Avenida Paladium, bairro Imbaúbas


39 - Shopping do Vale, Horto


40 - Rua Palmeiras, Horto


41 - Hotel San Diego, rua Palmeiras, Horto


42 - Hotel Panorama Tower, rua Maraquê, Iguaçu


43 e 44 - Avenida Japão, Cariru



45 - Paróquia do bairro Cariru. Igreja em estrutura metálica.


46 - Detalhe da sustentação da igreja


47 - Teatro Zélia Olguim, Avenida Itália, Cariru


48 - Mais uma praça do Cariru, rua Indonésia


49 - Avenida José Julio da Costa, bairro Ideal, sentido Iguaçu/Cidade Nobre(hoje ela está com asfalto novo)


Parque Ipanema
50 - Lago, morro do C3 ao fundo


51 - Lago, bairro Veneza ao fundo


52 - Ciclovia na avenida Roberto Burle Marx


53, 54 e 55 - Arborização do parque.




56 - Noturna


Por enquanto é isso. Espero que gostem da seleção!
 
See less See more
56
#4 · (Edited)
Só tenho a agradecer pq Ipatinga e Montes Claros das maiores cidades mineiras são as que menos aparecem aqui, uma pena!
Confesso que nunca tinha visto foto da cidade, o interessante que só a pouco tempo a cidade começou a se verticalizar mesmo tendo um crescimento populacional vertiginoso.

A foto 12 e 18 lembram minha cidade Juiz de Fora, aliás a topografia das duas é mto semelhante.

Gostei mto da foto 22, sou fã de fotos ao nível da rua mostrando o movimento da cidade, acho que dá uma idéia legal do lugar, do fluxo de pessoas carros, etc.

Parabéns, pelo thread!
 
#5 ·
Fui a Ipatinga no início de 2000, tenho parentes em Acesita (Timóteo) e deu para conhecer um pouquinho a região....Ipatinga mesmo conheci só o Shopping.
Pelas fotos aparenta ser uma bela cidade, parabens pelo thread!
 
#9 ·
Interessante como essa regiao de MG eh diferente da regiao que vivo (Triangulo). Existem mtos Sobrados (2 andares) por aí, o que nao é normal por aqui, alguem sabe explicar ?
Até mesmo o asfalto é diferente da minha regiao, sendo em ipatinga mais claro, q na minha opiniao da um aspecto muito mais bonito, a cidade ta de parabens, so de ver ja se percebe a pujança da cidade, muito arborizada por sinal !

pergunta: a usiminas faz o que pela cidade para melhorar a qualidade de vida da populacao ?
 
#13 ·
Boa parte das casas de Ipatinga são de 2 andares, embora não sejam sobrados (o termo sobrado, aqui, é usado para casas de 2 andares com janelas que dão direto pra rua, sem varanda). Em média qual o tamanho do lote em Uberaba/Uberlândia e quantos metros de frente tem?!

Interessante sua observação do asfalto! Não conheço o triângulo, mas conheço bem o interior paulista e lá o asfalto é bem escuro mesmo!

A Usiminas mantém a Fundação São Francisco Xavier, que gerencia os dois Hospitais Márcio Cunha, o Colégio São Francisco Xavier (4º melhor de MG segundo a UFMG), e o Usicultura, que em Ipatinga mantém o Teatro Zélia Olguim já mostrado e o Centro Cultural anexo ao Shopping, que possui galeria de arte, biblioteca e o Teatro Usiminas.

HMC I

HMC II (inaugurado em 2004)


Centro Cultural

Teatro Usiminas
 
#10 ·
nao gostei muito nao...sei la...Tipica cidade que vive em questao da Industria, e falta muito planejamento.
Nao gostei do Ipatingao tb nao, sei que ele vai ser reformado e vai melhorar, mas nessas fotos, esta horroroso.
Pela importancia da cidade, por ser polo de uma regiao metropolitana, esperava muito, mas muito mais mesmo de Ipatinga. Tomara que estaja mudando.
Bom, opniao é opniao ne?
 
#11 ·
Concordo em parte contigo. As primeiras fotos comprometem um pouco, mostram uma Ipatinga um pouco desorganizada e com grandes periferias, as últimas, em especial do parque Ipanema, praças, shopping e complexo hoteleiro já mostram uma cidade de primeira, muito bonita. Contradições normais para qualquer cidade grande ou importante.
 
#12 ·
Eu adoro Ipatinga. Essa expansão do Shopping do Vale ficou bem bonita.
Já me hospedei no Panorama, hotel muito bom.
Em outra visita, fiquei hospedado em um hotel mais simples, com toda a decoração em inox. Enquanto isso, meu chefe ficou no San Diego. .. . :rant: :lol: Mas pude visitar o hotel, e é muito bonito por dentro.
Valeu pelas fotos!
 
#21 ·
Ah, adorei :p

Melhor thread de Ipatinga já feito.

Sempre vou a Timóteo e não esperava tanto da cidade. Para uma cidade com 40 anos, está ótimo... Não tem o charme das construções em estilo mais antigo, mas é mais "ampla", arborizada, planejada, que as cidades mineiras mais antigas.
 
#22 ·
O sistema viario da cidade parece mto bom, bastante moderno.
Mas ao contrario de alguns, nao achei a cidade mto arborizada, tem varios parques mto arborizados mas isso eh normal em qq cidade do Brasil, arborizacao q se preze se faz nas ruas e avenidas!

A cidade tem uma area urbana mto maior do q imaginei, mas tb a densidade nao eh mto gde, tem um monte de baixinhos mas nada q chame atencao.

Gosto do Ipatingao, parece velho mas acho bonito e gosto da construcao ter sido feita dentro de um buraco.

O shopping do Vale eh pequeno, principalmente por ser o unico em toda regiao metropolitana!

A cidade nao eh mto bonita de se ver, mas acho q isso eh caracteristica de cidade em relevo acidentado, algumas regioes dao impressao de favelas e as torres da Usiminas ajudam a piorar o aspecto.

A avenida Selim José de Sales, enorme e deve ser uma das mais importantes de Ipatinga, mas por ela da pra ver q a cidade nao eh tao bem arborizada, essa avenida deveria (por obrigacao/decreto) ser mto bem arborizada.

Apesar de nao ser tao densa e nao ter predios altos, alguns bairros impressionam pela qtde de nanicos (foto 17).

Achei interessante a Igreja com estrutura em aco, nao eh bonita; mas 'mostra' a principal fonte de riqueza da cidade na propria estrutura.

O parque Ipanema parece ser mto bonito. mas tb faltou ser mais arborizado.

Ipatinga cresceu mto, assusta saber q eh tao nova e ja tao gde e rica; mas eh uma das mais impressionantes cidades do interior brasileiro na minha opiniao.
 
#23 ·
Diego, é assim que eu vejo Ipatinga, uma cidade sem nenhuma construção imponente, muitas vezes simples, mas com um planejamento viário único!

São várias avenidas largas, vastas áreas gramadas e ajardinadas, árvores, muitas árvores! Além disso ainda há o cinturão verde em volta da Usiminas (fotos 1, 2 e 4) e o Parque Estadual do Rio Doce limítrofe ao perímetro urbano.

A arborização nas calçadas não é abundante como em Maringá (curtiu o nome da loja Pé Vermelho?), mas se faz bastante presente e é perceptível nas fotos. A av. Selim José de Sales não possui árvores por um motivo simples, é nela que passa os fios de alta-tensão que liga a subestação principal da cidade à Usiminas (foto 13). Entretanto ela possui uma ciclovia, uma pista de caminhada, o canteiro é todo gramado e possui vários arbustos com diferentes tipos de flores (não conheço nomes).

O Shopping do Vale é pequeno mesmo, possui 110 lojas e 35000 mil m² de área construída (30 mil o mall e 5 mil o centro cultural).

Apesar do Vale do Aço ser conurbado, a ligação viária entre as cidades é precária (2 avenidas entre Ipatinga e Fabriciano e 2 pontes entre Fabriciano e Timóteo). Isto é meio que um enclave para que haja um maior fluxo de pessoas entre as cidades quando o motivo é lazer (trabalho não tem jeito, tem que ir mesmo), então acaba que boa parte dos consumidores do shopping são de Ipatinga mesmo.

Além disso, Fabriciano e Timóteo possuem seu próprio comércio de rua como qualquer cidade de mesmo porte, tanto é que desde a década de 70 estudos já apontavam o Vale do Aço como uma região metropolitana sem metrópole.
 
#31 ·
Gostei bastante de ipatinga, parece ser uma cidade em construção, que está começando a tomar ares de cidade grande, com predios e avenidas sendo construídos e ao mesmo tempo preservando o lado bucólico (tem bastante verde). O panorama tower é um predio muito bonito.

Só não gostei da avenida 28 de abril, deve ser horrível transitar por ali. Podiam pensar em fazer um calçadão ou então fazer o estacionamento em fila única e aumentar as calçadas.
 
#34 ·
Só não gostei da avenida 28 de abril, deve ser horrível transitar por ali. Podiam pensar em fazer um calçadão ou então fazer o estacionamento em fila única e aumentar as calçadas.
A av. 28 de abril é ruim mesmo, a idéia do calçadão existe a mais de 10 anos, porém os comerciantes são contra. Também existe um projeto de revitalização da avenida prevendo a implantação de fiaçao subterrânea, porém a administração 2004-2008, uma das piores que Ipatinga já teve, "engavetou" o projeto.

Tomem Valadarenses!!!!!! Até que enfim alguém pra mostrar as belezas de Ipatinga ,que é a cidade mais rica e o verdadeiro centro de polarização de todo o leste mineiro...

Valadarense só mostra os prédios do centro... Porquê??? Porquê só tem isso pra mostrar. Nunca vi nenhum valadarense postando foto do GV SHOPPING, porque sabem que ele não chega nem perto do shopping do vale em IPATINGA. Sou Ipatinguense com muito orgulho. Para me vingar dos Valadarenses que só sabem mostrar os prédios do centro, vou em GV esta semana e tirar fotos das favelas HORRÍVEIS que tem por lá e fazer um post. Se preparem, urubus!!!
Pra que alimentar essa rivalidade adolescente sô? Não carece disso...
 
#32 ·
Tomem Valadarenses!!!!!! Até que enfim alguém pra mostrar as belezas de Ipatinga ,que é a cidade mais rica e o verdadeiro centro de polarização de todo o leste mineiro...

Valadarense só mostra os prédios do centro... Porquê??? Porquê só tem isso pra mostrar. Nunca vi nenhum valadarense postando foto do GV SHOPPING, porque sabem que ele não chega nem perto do shopping do vale em IPATINGA. Sou Ipatinguense com muito orgulho. Para me vingar dos Valadarenses que só sabem mostrar os prédios do centro, vou em GV esta semana e tirar fotos das favelas HORRÍVEIS que tem por lá e fazer um post. Se preparem, urubus!!!
 
#36 ·
Conheço Ipatinga. A cidade tem um sistema viário perfeito mesmo ao se comparar com outras cidades do porte. Por não ter prédios, as fotos aéreas não prevalecem muito, aliás isso ocorre com praticamente todas as cidades que quase não tem prédios.

Tente tirar umas fotos suas mesmo ao nível de rua. Quando eu ia, ficava no bairro Horto, que tem ruas bem tranqüilas, arborizadas e limpas. Seria um excelente thread!

Valeu pelas fotos! ;)
 
#46 ·
Valeu pelo conselho Bruno, irei tirar fotos do Horto então!

Hoje ele já não está mais tão tranquilo, pelo menos em relação ao trânsito. Depois que a Faculdade Pitágoras se instalou no antigo alojamento da Usiminas, bem na entrada do bairro, estacionar tem sido um problema!
 
#38 ·
Gostei bastante das fotos ao nível da rua,no começo do tópico passou uma aparência de ser um pouco desorganizada, mas é em Função da topografia mesmo, sei como é isso.Tem bastante verde também. Enfim belo tópico.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top