SkyscraperCity Forum banner

Londrina-PR: Skyline, Ruas e Imigrantes

92K views 166 replies 76 participants last post by  Pioneiro 
#1 · (Edited)
Londrina (PR): Skyline, Ruas e Imigrantes

LONDRINA é a segunda maior cidade do Paraná e a terceira maior da Região Sul. A cidade foi fundada por empreendedores britânicos capitaneados por Lord Lovat, da Parana Plantation, no meio da Mata Atlântica em 1929. Foi elevada à condição de município 5 anos depois, em 1934.

No entanto, poucos britânicos permaneceram na região. A cidade é hoje majoritariamente italiana, com forte presença alemã, portuguesa, espanhola e árabe. A comunidade japonesa é um caso especial: são 20.000 na cidade (mais de 100.000 no Norte do Paraná) o que faz de Londrina, a segunda maior cidade japonesa do Brasil e uma das maiores cidades do mundo fora do Japão, juntamente com São Paulo (a maior), Nova York, Los Angeles, San Francisco, Seattle e Vancouver. Ainda hoje é corriqueiro ouvir o idioma japonês pelas ruas e feiras de Londrina, especialmente entre os mais velhos. Outras comunidades pequenas, mas importantes, são a holandesa, a ucraniana, a polonesa, a lituana, a chinesa, a argentina, a britânica e a judaica.

Londrina é a capital do agronegócio parananense, estado que apesar de ocupar somente 2% da área do Brasil, é o líder nacional na produção de alimentos, responsável por cerca de 25% da safra de grãos do país, segundo maior produtor de cana-de-açúcar e de aves, terceira maior bacia leiteira e terceiro maior produtor de suínos, além de um importante produtor de café, frutas e celulose. Londrina abriga importantes instituições do setor, como a Corol (em Rolândia, RM Londrina), uma das maiores cooperativas do Brasil, a Sociedade Rural do Paraná (maior do país) e a Milenia (fundada na cidade, uma das empresas líder do setor).

Mas não é somente na parte dos negócios que Londrina se destaca na agropecuária. A cidade abriga a Embrapa Soja responsável pela criação da "soja do cerrado", na década de 70, o que possibilitou a abertura da fronteira agrícola no Centro-Oeste brasileiro. Foi também na região, em Rolândia, que o produtor Herbert Bratz desenvolveu a técnica do plantio direto também na década de 70, que aumenta a produtividade evitando erosões e assoreamento dos rios. Londrina é conhecida por ser a maior concentração do mundo de doutores com especialização em soja. Outras instituições de pesquisa importantes no setor são o IAPAR e a UEL (Universidade Estadual de Londrina).

1975, foi um divisor de águas na história de Londrina. Nesse ano ocorreu a geada negra (último ano de neve em Curitiba), que devastou todos os cafezais do Norte do Paraná. Até então, Londrina e região eram os maiores produtores mundiais de café. A região teve então que se diversificar, e hoje é grande produtora de soja, milho, trigo e frutas. Ainda sobraram alguns cafezais como lembrança da era áurea do café, que impulsionou o forte crescimento da cidade em suas primeiras décadas de vida, e deu à Londrina o título de "capital mundial do café".

Londrina, não se destaca por um parque industrial vigoroso, mas sim por um forte e diversificado setor de serviços, com destaque para o elevado número de agências bancárias e a presença de grandes construtoras como a Plaenge, Yoshii, entre outras. O Shopping Catuaí ilustra bem a vitalidade dos serviços na cidade: é o maior da Região Sul do país, e o 7º maior do país com seus 81.700 m² de ABL.

Alguns quick facts:

População (IBGE/2008):
Município: 505.184
Região Metropolitana: 759.033
Exp. Metrop. Londrina-Apucarana-Maringá: 1.973.195

Área:
Município: 1.650 km²
Região Metropolitana: 4.285 km²

PIB (2006):
Município: R$ 6.612.093.000,00
Região Metropolitana: R$ 9.229.203.000,00

Frota (Dez/2008) - Automóveis+Camionetas+Caminhonetes:
Londrina: 179.263 (2,82 hab./aut.)
RM Londrina: 241.982 (3,14 hab./aut.)
Paraná: 3.093.921 (3,42 hab./aut.)
Sul: 7.995.650 (3,44 hab./aut.)
BRASIL: 37.128.281 (5,11 hab./aut.)

Composição Étnica (Censo 2000):
Brancos: 74,2%
Pardos: 18,4%
Asiáticos: 3,5%
Negros: 3,4%

Elevação: 615m

Clima:
Ano
Média Max.: 25,9°C
Média Min.: 15,0°C
Precipitação: 1.620 mm

Janeiro
Média Max.: 29,2°C
Média Min.: 19,5°C
Precipitação: 211 mm

Julho
Média Max.: 22,5°C
Média Min.: 10,5°C
Precipitação: 69 mm


Bom, a apresentação ficou gigante, então vamos às fotos. Parte são de minha autoria (inéditas). O restante são uma coletânea do SSC e do Panoramio. Esse é meu primeiro thread com fotos no Fórum Brasileiro. São 74 fotos ao todo, uma para cada ano de Londrina. Há também mais fotos ao longo do thread. Espero que gostem:

Londrina no mundo:
1.


2.


O quadrilátero central de Londrina (cerca de 3km L-O e 2km N-S). O plano de Londrina foi elaborado e aprovado em Londres no ano de 1929:
3.


Skyline visto do sul:
4.


5.


Do sudoeste:
6.


Parte oeste do skyline visto do sul:
7.


8.


Aéreas (norte e oeste):
9.


10.


Mosaico londrinense:
11.


Gleba Palhano, a nova área de expansão vertical de Londrina, situada ao sul do complexo de lagos do Igapó:
12.


13.

by Rei Santos

14.


15.


Mais skylines (do oeste, 16 e 17 e do sul, 18, 19, 20 e 21):
16.


17.


18.


19.


20.


21.


Centro: Catedral, antiga Estação de Trem (construída na década de 40, em estilo Tudor, rementendo aos pioneiros britânicos), Rodoviária (projeto de Oscar Niemeyer):
22.

by Rei Santos

23.

by Rei Santos

24.


25.


26.


27.


Centro: Calçadão e Av. Miguel Alameda Blasi. O Calçadão (Avenida Paraná), era e continua sendo a rua mais movimentada de Londrina. As maiores agências bancárias, lojas de departamentos, escritórios de advocacia e comércio popular compõem o local:
28.


29.


30.


31.


32.


33.


34.


35.


A fértil terra vermelha de Londrina, que deu origem ao apelido do londrinense: "pé-vermelho".
36.


37.


Londrina:
38.


Avenida Higienópolis:
39.


40.


41.


42.


43.


44.


McDonald's
45.


Alguns prédios e ruas:
46.


47.


48.


49.


50.


51.


52.


53.


54.


55.


56.


57.


58.


59.


Aeroporto de Londrina (520.000 passageiros/2008) e Shopping Catuaí, com seus 82.000 m² ABL (Área Bruta Locável), o maior da Região Sul e o 7º do país:
60.


61.


62.



A Londrina Italiana

De longe os italianos formam a maior comunidade de imigrantes de Londrina, sendo individualmente o maior grupo étnico/cultural da cidade. Segundo o Consulado Italiano de Londrina, 35% dos habitantes do Norte do Paraná têm direito à cidadania italiana, ou seja, praticamente 1 milhão de pessoas. Apesar do grande número, além dos sobrenomes de grande parte dos londrinenses, e de alguns hábitos culturais, os italianos não deixaram marcas físicas na cidade, por isso nenhuma foto para esse tópico. Na verdade, eu até tirei uma foto da placa do carro do cônsul da Itália, mas não consegui baixar. :)


A Londrina Germânica

A região de Londrina foi maciçamente colonizada por imigrantes alemães, cujo legado pode ser encontrado principalmente nos nomes das localidades: "Warta", distrito de Londrina, fundada colonizada inicialmente por imigrantes poloneses (Warta é o nome de rio na Polônia) e tchecos em 1932, sendo posteriormente ocupada por alemães. "Heimtal", ex-distrito, agora um bairro da Zona Norte de Londrina; Cambé (96.555 habitantes, 10 km à oeste de Londrina), que até 1942 chamava-se "Nova Dantzig", e teve seu nome alterado por causa da Segunda Guerra; e finalmente "Rolândia" (55.750 habitantes, 20 km à oeste de Londrina), nome derivado do guerreiro Roland (mitologia germânica). Rolândia organiza uma das maiores Oktoberfest do Brasil e abriga um consulado da República Federal da Alemanha.

Santuário de Schoenstatt, com sua capela no típico estilo tirolês, dentro do complexo do Colégio Mãe de Deus (Centro de Londrina) que também abriga um convento onde vivem as irmãs da ordem alemã. Todo o primeiro domingo do mês, um padre de Arapongas celebra missas em alemão no local:
63.


Warta:
64.


65.


Rolândia:
66.


67.


68.


69.



A Londrina Japonesa

Como mencionei no início do thread, Londrina abriga uma das maiores comunidades japonesas do mundo, e a segunda maior do Brasil, atrás apenas de São Paulo capital. A Praça Tomi Nakagawa inaugurada em 2008, na comemoração do IMIN 100, em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, com a presença do Príncipe-Herdeiro do Japão, Naruhito:
70.


71.


72.

by Rei Santos

73.

by Rei Santos

A Londrina Árabe

Londrina conta com uma expressiva comunidade árabe, a maior parte de origem libanesa. A maioria é católica, mas há também uma pequena comunidade muçulmana. Mesquita Rei Fassal, na Zona Leste de Londrina:
74.




Eu postei esse thread, com algumas adaptações, no SSC internacional: Londrina - Brazilian Little London http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=895392

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

P.S. Encontrei mais material de outras comunidades de imigrantes de Londrina, e postei na segunda página. Entretanto vou editar esse post para quem ainda não viu o thread (22/06/09):


A Londrina Inglesa

Como eu disse no início do tópico poucos ingleses permaneceram na região, e por isso a comunidade de descendentes britânicos não é tão grande. Entretanto eu achei uma foto bem interessante tirada na década de 30, retratando a quadra de tênis dos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná. Hoje em seu lugar encontra-se o Prédio da Biblioteca Pública de Londrina:




A Londrina Ibérica

Há uma enorme presença portuguesa e espanhola em Londrina. No entanto, do mesmo modo que os italianos, portugueses e espanhóis não deixaram marcas físicas na cidade, apenas nos hábitos e em alguns restaurantes da cidade capitaneados por descendentes. Londrina, além do consulado italiano (e do alemão em Rolândia), também conta com consulados português e espanhol, atestando a importância de ambas comunidades na formatação do londrinense.

Eu por exemplo, sou parte dos dois povos. Eu tenho 4 bisavós portugueses (paternos) e 1 avô espanhol e 1 avó portuguesa (maternos). Outra marca dos imigrantes, é a "Portuguesa Londrinense", segundo clube de Londrina, atrás do "Londrina Esporte Clube", o popular "Tubarão".

Escudo da Portuguesa Londrinense:




----------------------------------------------

--- MAIS FOTOS NAS PÁGINAS 2, 3, 4, 5, 6 e 7 ---

----------------------------------------------
 
See less See more
76
#2 ·
Que belíssimo trabalho Yury. Parabéns!
Algumas fotos não estão abrindo!
Sobre Londrina, já não sei mais o que dizer... :lol:
Eu fico imaginando a vista do último andar da Torre de Málaga. Ah, e a foto de número 46 mostra a rua Santos, não é? Eu já morei em frente aquele prédio de "tijolinho a vista"...
 
#3 · (Edited)
^^

Obrigado pelos elogios, Pé-Vermelho! Esse thread me deu um baita trabalho! hehehehe

Sobre as fotos que não se abriram, já resolvi o problema. Culpa do meu bloco de notas que fica pulando linhas...

E a foto 46 é sim a foto da Rua Santos. :)
 
#10 ·
Obrigado pelos elogios, Calvin! Realmente há fotos suas, pois sempre visito seus threads e salvo as fotos. No entanto, não sei bem precisar quais são as de sua autoria. Se você quiser, eu posso colocar os créditos. :)

Ótimo thread! :applause:
Londrina é demais!
Londrina é linda, a foto 9 está espetacular! :applause:
Obrigado Camilo e Tonyssa!

na foto 35, no embasamento daquele prédio na esquina ainda funciona um restaurante chamado Rodeio??

Boas lembranças... :lol:
Não vou saber te responder, Pé-Vermelho. Eu só vou ao Centro para visitar os sebos e acabo não prestando muita atenção nos comércios.
 
#8 ·
O melhor thread que já vi até agora no SSC, parabéns Yuri fotos muito bem selecionadas e tiradas.

Essa Gleba Palhano é tudo de bom, é a minha região favorita da cidade.

É incrível está independência do norte do PR em relação a Curitiba, acho que é o interior de estado mais independente do Brasil.

Parabéns pelo thread.
 
#11 ·
Gui, muito obrigado pelos elogios!

Você tocou em um ponto muito interessante. O Norte do PR é quase que um outro planeta quando comparado à Curitiba. O sotaque, os costumes tudo, é muito diferente. É impressionante também o baixo número de londrinenses que conhecem Curitiba. Além disso há uma rivalidade entre Londrina-Curitiba bem grande, principalmente entre os mais velhos. Perto dessa a rivalidade com Maringá é quase que inexistente, principalmente da parte dos londrinenses.

Do ponto de vista econômico e demográfico, a independência é com certeza a maior do país. No eixo Londrina-Maringá, vivem quase 2 milhões de pessoas, contra 3,5 da RM Curitiba-Litoral. Ou seja, são centros com quase o mesmo porte.
 
#21 ·
Obrigado, Thilindha!:)

Thilindha, a praça nipônica, apesar de se localizar na região central, entre o Terminal Central e a Rodoviária, é bem nova. Foi concluída apenas em 2008 para a comemoração do IMIN 100. Antes havia apenas um terreno baldio (bem cuidado, é verdade) nas margens da Avenida Leste-Oeste.

Londrina é fantástica. É uma baita cidade, tem cara de capital (na aparência), mas tem a simpatia do interior. Gosto muito, é dos melhores exemplos a ser seguido pelo Brasil.

Gostei de muitos prédios aqui representados, e aliás, gostei muito do thread. Um dos melhores da cidade até agora.

Agora, acho que o interior de SC rivaliza com o Paraná em "independência" da capital.

10, Yuri!
Obrigado pelos elogios Ice! O thread deu trabalho, mas valeu a pena. Apesar da maioria dos fotos não serem inéditas, eu tentei dar na medida do possível uma abordagem diferente.

Então, vou discordar com relação a questão PR-SC. Na verdade, acho SC bem concentrada em termos populacionais. Em uma pequena faixa de terra, no eixo Joinville-Blumenau-Florianópolis vivem cerca de 3 milhões de pessoas, mais da metade da população do estado.

Muito bom Yuri, parabens.
Londrina é show !!!
Obrigado, cidobarossi e Bruno! :)
 
#12 ·
Londrina é fantástica. É uma baita cidade, tem cara de capital (na aparência), mas tem a simpatia do interior. Gosto muito, é dos melhores exemplos a ser seguido pelo Brasil.

Gostei de muitos prédios aqui representados, e aliás, gostei muito do thread. Um dos melhores da cidade até agora.

Agora, acho que o interior de SC rivaliza com o Paraná em "independência" da capital.

10, Yuri!
 
#16 ·
Londrina é fantástica. É uma baita cidade, tem cara de capital (na aparência), mas tem a simpatia do interior. Gosto muito, é dos melhores exemplos a ser seguido pelo Brasil.

Gostei de muitos prédios aqui representados, e aliás, gostei muito do thread. Um dos melhores da cidade até agora.

Agora, acho que o interior de SC rivaliza com o Paraná em "independência" da capital.

10, Yuri!
Eu havia me esquecido de SC, as cidades são bem igualitárias em população e isso cria uma independência mesmo, mas como não conheço bem como meu estado não posso afirmar nada.
 
#17 ·
Muito bom o thread Yuri, gosto de threads informativos assim como esse. Só a pessoa que mora no local para passar as informações de maneira tão abrangente. Apesar de não conhecer pessoalmente eu vejo algumas semelhanças entre a região do norte do Paraná com o Triângulo Mineiro, óbvio guardadas as devidas características de cada lugar.

Uma coisa que notei e me corrija se estiver errado é que o planejamento de Londrina quando a cidade foi fundada foi vital para a forma de urbanização que a cidade tomou. Aqui em Uberlândia o que se nota é que em cada época a cidade teve um vetor de crescimento diferente e nos últimos 50 anos pode-se dizer que a cada 10 esse vetor se alterou devido a vários fatores principalmente por intervenções da administração municipal.

Parabéns pelo belo trabalho. Londrina é encantadora.
 
#31 ·
Obrigado pelos elogios, Valter
! Então, você tem razão com relação ao processo de expansão de Londrina. A maior parte do quadrilátero central (foto 3) foi projetada e aprovada para a cidade em Londres, no ano de 1929. No entanto, Londrina não foi a única cidade projetada pelos ingleses. Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana também foram desenhadas pela Companhia de Terras do Norte do Paraná.

O quadrilátero central foi decisivo para a atual formatação de Londrina. Por causa dele, a cidade desenvolveu quatro zonas bem definidas geograficamente, facilmente identificadas por qualquer habitante da cidade: a Norte, a Leste, a Oeste e a Sul. Os loteamentos posteriores, ao contrário do que muitos pensam, também foram planejados, mas seguindo regras próprias. A Zona Oeste por exemplo, optou por traçar as ruas em formato ondulado (vide extrema esquerda da foto 3).

E sobre os vetores, você também tem razão. A Zona Norte de Londrina, a maior da cidade, não existia até o final da década de 70. Aí, um dos prefeitos da época desenvolveu diversos projetos de casas populares (com ruas bem traçadas), e a partir daí a região cresceu de forma explosiva. Agora, da iniciativa privada podemos citar a Gleba Palhano. Há dez anos atrás só haviam chácaras no local, o que é bem impressionante devido à proximidade da região com o centro de Londrina. Do início da Palhano até o início do skyline central são apenas 1 km. No final da década de 90, a região, com décadas de atraso, se transformou bruscamente e construiu seu próprio skyline como podemos ver nas fotos.


Londrina bela como sempre :)
éé... em que país fica essa cidade mesmo?
Muito Bom seu thread!! Parabens! :)
Linda Cidade!!
Lindíssima cidade. Você fez um excelente trabalho, Yuri, me senti viajando por Londrina. Gostei muito da organização e da diversidade da cidade. Parabéns. :applause:
meu Deus.... q primor de cidade, lindissima, um colirio aos olhos

Agradeço aos colegas pelos elogios! :)

Esse thread me deu trabalho, "upar" fotos, escrever a redação, levantar os dados, etc., por isso é muito bom ter respostas positiva. Obrigado!
 
#20 ·
Muito bom o thread! A maior parte das fotos da cidade eu já tinha visto em outros thread's, inclusive uma do aeroporto de Londrina e o skyline em segundo plano (paracendo Congonhas em São Paulo) eu nunca mais vi...você tem aí?
Agora a parte que fala dos imigrantes em Londrina eu não sabia..sempre ouvi falar de Warta mas não sabia que era uma colônia germânica...esta posição da segunda maior colônia japonêsa no Brasil também não sabia...
Já sobre esta relativa independência do Norte do PR com Curitiba é bem notável...a influência desta região também, até em outros estados, como aqui na minha região do oeste paulista...Londrina (160 km) e Maringá (179 km) são encaradas como "vizinhas" de Presidente Prudente...
 
#33 · (Edited)
Obrigado, Lucas! Então, eu sei de qual foto você está falando. Também gosto muito, mas não a tenho salva no meu computador.

Sobre a fortíssima presença de imigrantes em Londrina, realmente é uma parte da cidade pouco divulgada aqui no SSC. Alguns colegas têm a impressão que Londrina é apenas uma cidade nova, sem personalidade, quando na verdade é talvez uma das cidades mais diversas do país. Para citar um exemplo, em qualquer sebo de Londrina você encontra livros em pelos menos 15 línguas diferentes. Outro fato bem desconhecido é o gigantesco casario de madeira aqui de Londrina e de outras cidades do Norte do PR, que remontam os primeiros dias da colonização.

E Lucas, já que você citou a Warta, vai uma foto da Igreja do distrito:





legal o thread yuri, gostei da parte da imigração tb!! muito bela Londrina!!!

quanto ao fato da imigração, gostaria de saber se vc sabe se houve alguma leva de imigrantes alemaes pra regiao de Maringá???
minha mae estudou no santo inacio aqui em mgá, um colegio de irmas alemas, que falavam alemao inclusive, agora nunca fiquei sabendo de uma leva para cá... sei tb que Marialva e Mandaguari tem a maioria italiana e uma forte presença de alemaes, e que paiçandu foi fundada por uma familia alema antes de se tornar uma cidade dormitório de mgá...
aqui em mgá esses dias saiu uma pesquisa no o Diário, que 35% é totalmente descendente de italianos assim como no resto do Norte do PR!!
mais de alemaes e ingleses aqui realmente nao sei nada...
Vc sabe algo mais sobre esses alemaes do norte, se ficou só em Rolandia, Cambé mesmo??
Obrigado, MBBV! Olha, as regiões Norte e Oeste foram ocupadas por levas muito grandes de imigrantes alemães. A diferença é que enquanto a região de Londrina recebeu as primeiras levas, de imigrantes vindo diretamente da Alemanha, a região de Maringá e o noroeste receberão alemães já radicados no Brasil há muito tempo, ou apenas descendentes. Só para citar um exemplo pessoal, minha única colega de sala lá na UEL que veio de Maringá, é descendente de alemães. Sobre os ingleses de Maringá, o principal sinal é o nome do estádio de futebol, em homenagem ao inglês Willie Davids, que se não me engano foi o primeiro prefeito de Londrina.

No Oeste do PR, também temos a cidade de Marechal Cândido Rondon (30km à oeste de Toledo), que é tão ou mais alemã que Rolândia.
 
#29 ·
legal o thread yuri, gostei da parte da imigração tb!! muito bela Londrina!!!

quanto ao fato da imigração, gostaria de saber se vc sabe se houve alguma leva de imigrantes alemaes pra regiao de Maringá???
minha mae estudou no santo inacio aqui em mgá, um colegio de irmas alemas, que falavam alemao inclusive, agora nunca fiquei sabendo de uma leva para cá... sei tb que Marialva e Mandaguari tem a maioria italiana e uma forte presença de alemaes, e que paiçandu foi fundada por uma familia alema antes de se tornar uma cidade dormitório de mgá...
aqui em mgá esses dias saiu uma pesquisa no o Diário, que 35% é totalmente descendente de italianos assim como no resto do Norte do PR!!
mais de alemaes e ingleses aqui realmente nao sei nada...
Vc sabe algo mais sobre esses alemaes do norte, se ficou só em Rolandia, Cambé mesmo??
 
#34 · (Edited)
A Londrina Inglesa

Como eu disse no início do tópico poucos ingleses permaneceram na região, e por isso a comunidade de descendentes britânicos não é tão grande. Entretanto eu achei uma foto bem interessante tirada na década de 30, retratando a quadra de tênis dos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná. Hoje em seu lugar encontra-se o Prédio da Biblioteca Pública de Londrina:




A Londrina Ibérica

Há uma enorme presença portuguesa e espanhola em Londrina. No entanto, do mesmo modo que os italianos, portugueses e espanhóis não deixaram marcas físicas na cidade, apenas nos hábitos e em alguns restaurantes da cidade capitaneados por descendentes. Londrina, além do consulado italiano (e do alemão em Rolândia), também conta com consulados português e espanhol, atestando a importância de ambas comunidades na formatação do londrinense.

Eu por exemplo, sou parte dos dois povos. Eu tenho 4 bisavós portugueses (paternos) e 1 avô espanhol e 1 avó portuguesa (maternos). Outra marca dos imigrantes, é a "Portuguesa Londrinense", segundo clube de Londrina, atrás do "Londrina Esporte Clube", o popular "Tubarão".

Escudo da Portuguesa Londrinense:

 
#35 ·
Obrigado, MBBV! Olha, as regiões Norte e Oeste foram ocupadas por levas muito grandes de imigrantes alemães. A diferença é que enquanto a região de Londrina recebeu as primeiras levas, de imigrantes vindo diretamente da Alemanha, a região de Maringá e o noroeste receberão alemães já radicados no Brasil há muito tempo, ou apenas descendentes. Só para citar um exemplo pessoal, minha única colega de sala lá na UEL que veio de Maringá, é descendente de alemães. Sobre os ingleses de Maringá, o principal sinal é o nome do estádio de futebol, em homenagem ao inglês Willie Davids, que se não me engano foi o primeiro prefeito de Londrina.

No Oeste do PR, também temos a cidade de Marechal Cândido Rondon (30km à oeste de Toledo), que é tão ou mais alemã que Rolândia.[/QUOTE]

é lá no oeste tem muito alemão sim, aqui em Maringá até pouco tempo atrás tinha um clube Teuto Brasileiro, um clube de descendentes de alemaes, como o Centro Português aqui de Maringá também...
tinha também o Circolo Italiano, no entanto não ouço mais falar dele aqui, temos aqui em Maringá, também, uma extensão do consulado de Curitiba...

eu acho interessante esses outros grupos de descendentes do Norte do PR!
muita gente acha que o Norte do PR só tem japoneses, italianos e portugueses!!
 
#47 ·
é lá no oeste tem muito alemão sim, aqui em Maringá até pouco tempo atrás tinha um clube Teuto Brasileiro, um clube de descendentes de alemaes, como o Centro Português aqui de Maringá também...
tinha também o Circolo Italiano, no entanto não ouço mais falar dele aqui, temos aqui em Maringá, também, uma extensão do consulado de Curitiba...

eu acho interessante esses outros grupos de descendentes do Norte do PR!
muita gente acha que o Norte do PR só tem japoneses, italianos e portugueses!!
MBBV, eu também esqueci de mencionar, que eu também tenho outra colega de origem alemã da sua região. Ela é de Paranavaí e seu sobrenome é "Feuser". A de Maringá é "Müller".


Linda igreja! Estas colônias separada da parte principal da cidade, principalmente em uma região que não é comum este tipo de cultura, sempre me atraiu. Em Tupã/SP tem o distrito de Varpa, uma colônia leta, já ouviu falar?
Lucas, que interessante! Eu não sabia disso. Aliás, nem sabia que haviam colônias letãs no Brasil. Você tem fotos de Varpa?
 
#46 ·
Linda Cidade, parabéns pela as fotos.
Fora de qualquer dúvida, Londrina é muito bonita. Sempre gostei dessa cidade :eek:kay:

Parabéns pelas belíssimas fotos Londrinenses :applause:
Espetacular!!!

Parabéns pelo belíssimo e trabalhoso Thread!
muitas informações, as fotos são demais!

Valeu!
Esse thread ficou bem completo, mto bem elaborado tb, parabéns...:)
:eek2:
Londrina é A CIDADE! :drool: Impossível não gostar. Ótimas fotos! Parabéns pelo thread :eek:kay:
Conheço Londrina. Fui uma vez, já tem uns 10 anos e na época ja havia achado a cidade mto bonita. Está de parabéns, morar aí já ta de bom tamanho. Queria retornar um dia.
Thread fantástico!
E como deu vontade de conhecer essa cidade!!!
Belíssimo trabalho...

CF, Edvan, Emabuel, Mike, Driano, Bruno, Cavaleiro e Engineer, agradeço os elogios! :) Fico feliz que tenham gostado do thread. Apenas algumas fotos são minhas, mas eu já estou tirando fotos para um thread inédito.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top