SkyscraperCity Forum banner

Istambul - Turquia - Ponte entre a Europa e a Ásia

16K views 31 replies 24 participants last post by  filipe_ft 
#1 ·
Istambul é a maior cidade da Turquia, e uma das maiores da Europa, com 8.803.468 habitantes na cidade e 10.018.775 em sua região metropolitana (censo de 2000). Segundo as últimas estimativas do censo do Ajuntamento de Istambul e o Instituto de Estatísticas Turco (20 de julho de 2005) a população da aglomeração é de aproximadamente 11.322.000 habitantes.

Foi sucessivamente a capital do Império Romano do Oriente, do Império Otomano e da República da Turquia até 1923. Atualmente, embora a capital do país seja Ancara, Istambul continua sendo o principal pólo industrial, comercial, cultural e universitário (abriga mais de uma dezena de universidades). É a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, sede da Igreja Ortodoxa.

As zonas históricas de Istambul foram declaradas patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1985, pelos seus importantes monumentos e ruínas históricas.

Istambul é a maior cidade e a mais ocidentalizada da Turquia. Graças a sua localização entre os continentes (Ásia e Europa), a cidade é culturalmente muito rica, dizendo ser a mais rica da Turquia.

Isto motivou a decisão por parte do parlamento europeu para ser a Capital Européia da Cultura, em 2010, juntamente com Pécs (Hungria) e Essen (Alemanha).

As fotos foram selecionadas no forum da Turquia do SSC.

1 -

2 -

3 -

4 -

5 -

6 -

7 -

8 -

9 -

10 -

11 -

12 -

13 -

14 -

15 -

16 -

17 -

18 -

19 -

20 -

21 -
 
See less See more
21
#13 ·
Istambul é muito bonita. Uma das minhas preferidas mundialmente.
O que mais me espanta nessa cidade é o fato dela crescer MUITO populacionalmente e não criar enormes favelas. A cada ano a região metropolitana de Istambul ganha ~350.000 habs. :eek:
Enquanto isso a RM de São Paulo ganha apenas uns 195.000 habs. :eek:hno:

Parabéns pelo tópico!
Está muito bom. :eek:kay:
 
#19 ·
Ponta Negra e Filipe_ft, como é o patrimônio histórico de Istambul? É meio diluído pela cidade, é bem concentrado em algumas áreas, existem áreas bem grandes que são TOTALMENTE de construções antigas, como é? :D
E come-se muito bem lá?

Eu sei que tem coisa que eu não entendo... vendo essas fotos, dá a impressão que é em um país muito mais desenvolvido que o Brasil! :s
 
#21 ·
Vamos lá, apesar de não ter morado em Istanbul, visitei a cidade por diversas vezes, e posso dizer que é uma cidade fantástica, incrível mesmo, cheias de surpresas...

O patrimônio histórico é riquíssimo e está espalhado por toda a cidade, porém há áreas onde ele está mais concentrado, como na região da Mesquita Azul e do Museu de Santa Sofya, na praça de Sultahamet(não deve tá escrito de forma correta) essa região do lado Europeu da cidade é cheia de construções antigas, lá estão o hipôdromo, o palácio Dolmabahçe(morada do Tio Ata, Ataturk= pai dos turcos, revolucionário de 1923), o palácio Topkapi(morada do sultôes), o Grand Bazar e Bazar Egípcio, a antiga cisterna, torre de Gálata...

No outro lado, o Asiático também tem muita história e várias construções antigas, para falar a verdade são poucs os bairros modernos de Istanbul, cheios de prédios de vidro, apesar de que a modernidade está por toda parte na cidade... os bairros modernos são o Maslek(algo assim) e o Levent, onde se situa o maior Shopping da Europa o Cevhair.

A Turquia não é mais moderna que o Brasil, tudo que tem lá, tem aqui também, mas é inegável que Istanbul é um pouco mais bem servida de meios de transporte que São Paulo, lá eles tem Metro subterrâneo, de superfície, os ônibus, mini-vans, vapurs(barcos que levam as pessoas para o lado asiático e europeu). O oeste Turco é muito moderno, mas o Leste é tão pobre quanto o sertão nordestino, talvez até mais atrasado, tanto que que o IDH Turco é consideravelmente menor que o do Brasil...

Come-se bem, bebe-se, as festas são legais, os bares melhores ainda, Istanbul oferece comida para todos os bolsos e gostos, de dos Donners de rua como o da foto 23 até restaurante sofisticados... eu gosto muito de comer pela rua mesmo, donne, lahmacuns(uma espécie de pizza, com massa fina), além de gostosa a comida é barata, ´vale alertar que é tudo muito apimentado.

É isso, qualquer dúvida... é sempre bom falar da Turquia, amo demais aquilo tudo.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top