SkyscraperCity Forum banner

Campus da UFPA - Belém - Pará

41K views 90 replies 33 participants last post by  odilson_sa 
#1 · (Edited)
Olá pessoal do SSC! Em comemoração aos 50 anos da Universidade Federal do Pará, resolvi fazer uma homenagem a esta que é uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil.

Histórico
:: A Universidade do Pará foi criada pela Lei n. 3.191, de 2 de julho de 1957, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira após cinco anos de tramitação legislativa. Congregou as sete faculdades federais, estaduais e privadas existentes em Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais.

Decorridos mais de 18 meses de sua criação, a Universidade do Pará foi solenemente instalada em sessão presidida pelo Presidente Kubitschek, no Teatro da Paz, a 31 de janeiro de 1959. Sua instalação foi um ato meramente simbólico, isto porque já a 12 de outubro de 1957, o Decreto n. 42.427 aprovara o primeiro Estatuto da Universidade que definia a orientação da política educacional da Instituição e, desde 28 de novembro do mesmo ano, estava em exercício o primeiro reitor, Mário Braga Henriques (nov. 1957 a dez. 1960).

Em 19 de dezembro de 1960 tomou posse José Rodrigues da Silveira Neto que ocupou a Reitoria durante oito anos e meio (dez. 1960 a jul. 1969) e que foi o grande responsável pela instalação do Campus no local onde se encontra hoje, a despeito de muitas críticas quanto a essa localização.
A UFPA, hoje, é uma das maiores e das mais importantes instituições do Trópico Úmido, abrigando uma comunidade composta por mais de 50 mil pessoas assim distribuídas: 2.476 professores, incluindo efetivos do 3º grau, efetivos do ensino básico, substitutos e visitantes; 2.370 servidores técnico-administrativos; 6.017 alunos de cursos de Pós-graduação, sendo 2.365 estudantes de cursos de pós-graduação stricto sensu ; 35.178 alunos matriculados nos cursos de graduação, 21.893 na capital e 13.285 no interior do Estado; 1.960 alunos do ensino fundamental e médio, da Escola de Aplicação e 3.347 alunos dos Cursos Livres oferecidos pelo Centro de Letras e Artes (CLA), Núcleo de Arte (NUAR), Escola de teatro e Dança, Escola de Música e Casa de estudos Germânicos. Oferece mais de 120 cursos de graduação e 53 programas de pós-graduação.

1. Localização do Campus da UFPA


TODAS AS FOTOS SÃO MINHAS
2. Portão de acesso ao Campus Básico


3.


4.


5. Prefeitura do Campus


6.


7.


8. Prefeitura do Campus


9. Passarela


10.


11. Refeitório do Campus Básico


12. Refeitório do Campus Básico


13. Orla do Campus


14. Orla do Campus


15. Biblioteca


16


17


18. Vadião


19


20. Reitoria


21


22


23


24


25. Ponte sobre o rio Tucunduba


26. Caixa Econômica e Banco do Brasil


27. Vadião


28


29. Confluência do rio Tucunduba com o rio Guamá


30. Rio Tucunduba


31


32


33


34


35


36


37


38


39


40


41


42. O rio Guamá visto do Campus


43


44


45


46


47. Rio Tucunduba


48. Rio Tucunduba


49. Ginásio de Esporte


50


51. Ginásio de Esporte


52


53


54


55


56


57


58. Orquidário


59


60.


62.


63.


64.


65


66.


67.


68.


69.


70.


71.


72.


73. Garças a beira do rio Tucunduba


74. Garças a beira do rio Tucunduba


75.


76.


77.


78.


79.


80.


81.


82.


83.


84. Chalé de Ferro - Este chalé situava-se na Av Almirante Barroso e depois foi desmotado e montado na UFPA. Outro chalé no mesmo estilo situa-se no Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves.


85


86


87


88


89. Na beira do rio é um bom lugar para se estudar


90


91


92


93.


94. Hospital Bettina Ferro de Souza


95


96


97.


98. Rodoviária do Campus



OBS: NO SEGUNDO COMENTÁRIO MEU ABAIXO TEM MAIS FOTOS DE PRÉDIOS DA UFPA SITUADOS FORA DOS CAMPUS.

Espero que tenham gostado desse passei pela UFPA. Desde já agradeço a todos pelos comentários.
 
See less See more
97
#8 ·
Obrigado pelos comentários Carmelo! Na realidade o Tucunduba estava menos poluído na hora em que eu tirei a foto. Essa água barrenta que você viu é comum nos rios dessa região. Como ocorreu uma preamar pela tarde, as águas do rio Guamá (que nesse trecho são limpas) adentram o Tucunduba diminuindo a poluição do rio que se torna mais visível na maré baixa, quando sua coloração fica mais escura. A águas de residências de vários bairros de Belém são lançadas nesse rio sem tratamento.
 
#10 · (Edited)
Obrigado a todos que até agora comentaram esse thread!
Vejam fotos de outros prédios da UFPA, situados fora do Campus do Guamá, tiradas por mim:

Instituto de Ciência da Saúde


Instituto de Ciências das Artes


Museu


Escola de Dança e de Teatro


Caso do Estudante


Escola de Música
 
#18 · (Edited)
Obrigado ao Bruno, Mateus, motense, roberto 21,Flicklings, flaino e Kaique. Em resposta ao motense o campus do UFPA é bastante arborizado e bem cuidado e o mais interessante nesse campus, além da exuberância do verde, e a sua localização a beira do rio Guamá, que nesse trecho tem mais de 2 Km de largura. Eu cheguei ao campus para fotografar e tive uma surpresa. Está passando por uma reforma geral. Estão trocando as velhas passarelas por novas de cor amarelada e estão reformando alguns prédios e construindo mais um auditório que, pelo tamanho do tapume montado, será o maior do campus. Não tirei mais fotos de prédios porque muitos estavam em reforma.
 
#26 ·
Adoro campi em geral, conheço muitos pois já auditei algumas Universidades particulares. Mas esse da Federal do Pará me surpreendeu, bem diferente e bonito com essas vistas dos rios. Algumas unidades se parecem com as da UFMG, que também tem edificações mais clássicas no centro da cidade.
Gostei muito!
Parabéns pelas fotos!
 
#29 · (Edited)
Obrigado astronautabh pelos comentários. A UFPA vai ficar ainda mais linda com a reforma que está passando.

Odilson, me corrija se eu estiver errado. A UFPA é a 2ª maior universidade federal em extensão em todo o país, ficando atrás apenas da UFRJ, axo. Lí uma vez sobre isso num jornal...
A UFPA é realmente lindaaaa... é um orgulho para nós Paraenses e para quem não sabe, ela será sede do próximo Fórum Social Mundial em 2009 (deve ser por isso q estão construindo mais um grande auditório lá). Lembrando que o último Fórum social no Brasil foi realizado a alguns anos atrás em Porto Alegre e teve uma boa repercussão mundial. Agora imagina qdo for aqui q colocará em foco a Amazônia.
Parabéns pelas fotos!!!!!
Obrigado manga pelos comentários! A área total do campus da UFPA é de 449,83 hectares. Se é a segunda maior do Brasil não sei te confirmar.
 
#27 ·
Odilson, me corrija se eu estiver errado. A UFPA é a 2ª maior universidade federal em extensão em todo o país, ficando atrás apenas da UFRJ, axo. Lí uma vez sobre isso num jornal...
A UFPA é realmente lindaaaa... é um orgulho para nós Paraenses e para quem não sabe, ela será sede do próximo Fórum Social Mundial em 2009 (deve ser por isso q estão construindo mais um grande auditório lá). Lembrando que o último Fórum social no Brasil foi realizado a alguns anos atrás em Porto Alegre e teve uma boa repercussão mundial. Agora imagina qdo for aqui q colocará em foco a Amazônia.
Parabéns pelas fotos!!!!!
 
#31 ·
Manga, na verdade a UFPA é a segunda maior na oferta de cursos de graduação.. são mais de 120 cursos de graduação em diversas áreas...perdendo apenas para a UFRJ. Tenho vários professores na UFPa na minha facul, e eles falaram q a UFPA pretende até 2009 parece, colocar dois novos cursos de engenharia..só n falaram qual serão..alguém sabe qual serão?

..

Uma outra curiosidade sobre a UFPA. Ela é a maior universidade federal do Brasil no quesito número de alunos devidamente matriculados...são mais de 30 mil alunos na UFPA. é também a maior do Brasil no grau de interiorização. É o vestibular mais concorrido da Região Norte. São mais de 60 mil candidatos disputando uma vaga para entrar na tãoo sonhada e conceituada Universidade Federal Do Pará. Tenho um orgulho muito grande de ter uma universidade no meu estado com todo esse gabarito. Janeiro, é o mês mais esperado do ano para muitos, é o mês de divulgação do tão esperado listão da Federal, é uma verdadeira festa na cidade, alegria para poucos, tristeza para mts e um único pensamento...voltar ao cursinho.. e estudar de novamente!!! Realmente, entrar na UFPA é o sonho de muitas..muitas pessoas.!!!!!
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top