SkyscraperCity Forum banner

Relíquias históricas da 1ª capital do Brasil: Fotos do Mosteiro de São Bento, Igreja da Barroquinha e Convento de Santa Teresa, além de um belo pôr-do

18K views 44 replies 21 participants last post by  Deco 
#1 ·
Olá, pessoal! Depois de um tempinho, volto a postar fotos de Salvador. Tem momentos que penso que o acervo nunca vai acabar. :lol:

Bom, dessa vez gostaria de mostrar lugares de grande importância histórica da cidade, o Mosteiro de São Bento (ou a Basílica de São Sebastião, que foi o que visitei) e o Convento de Santa Tereza, ambos localizados no Centro da cidade, mas não tão perto do Pelourinho, que é o lugar onde a maior parte dos turistas visita e pensa que viu tudo em se tratando do centro histórico de Salvador. :)

Sem mais, espero que gostem do meu passeio! ;)



1. Começando pelo Mosteiro de São Bento, que tem a sua lateral na Av. 7 de Setembro, em plena região central (e super movimentada) da cidade. Infelizmente não deu para tirar de toda a fachada.


2.


3. Infelizmente não pude visitar o museu. Se não me falha a memória, ele estava em reforma ou algo do tipo.


4.


5.


6.


7. Traduzinho:
- Em 9 de maio de 1624, entraram os holandeses por esta porta;
- Em 30 de março de 1625 este mosteiro foi transformado em Quartel General do Sul, onde em 2 de abril de 1625 os holandeses num ataque imprevistomataram grande parte da guarnição que foi sepultada no seu clautro.
O final não consegui traduzir. :lol:


8. Nomes dos mortos no ataque holandês.


9.


10.


11. Ao entrar na Basílica de São Sebastião, tem-se uma real noção de sua dimensão.


12.


13.


14. Monges em celebração(?).


15.


16.


17.


18. A sua monumental cúpula.


19.


20.


21.


22. Perto do Mosteiro de São Bento está a antiga Igreja da Barroquinha que hoje abriga o Espaço Cultural da Barroquinha. A igreja fica um tanto escondida, mas tem uma excelente localização, fica bem em frente à Praça Castro Alves e ao lado do Cine Unibanco. Num dos dias que estive lá tentei entrar na igreja (que se eu não me engano hoje abriga um teatro), mas não me deixaram entrar.


23. Outra foto do mesmo lugar, só que em um dia de muita chuva.


24. Detalhes.


25.


26.


27.


28.


29.


30. Não longe do Mosteiro e da Igreja da Barroquinha está outro local retratado aqui. A partir de agora mostrarei o antigo Convento de Santa Teresa, que hoje abriga o Museu de Arte Sacra da UFBA.


31.


32. Câmeras de segurança é o que não faltam! Mas também, com a importância do acervo do museu, tinha que ter mesmo o mínimo de segurança.


33.


34.


35. Consegui tirar as duas próximas na entrada do museu, antes de ser repreendido por um funcionário.


36. Adianto para vocês que o acervo e o estado de preservação das obras e da construção são excelentes! Recomendo a visita!


37. Já no final da tarde, eis a vista desde o jardim do convento. Os detalhistas poderão achar o Elevador Lacerda em algum ponto da fotografia.


38.


39. No centro da foto, Bairro do Comércio com o Mercado Modelo na ponta direita e Terminal Marítimo na esquerda. Os detalhistas poderão notar outro famoso ponto turístico de Salvador, a Igreja do Bonfim.


40. Terminal Marítimo em destaque e ao fundo dá para notar com maior nitidez a Igreja do Bonfim.


41.


42. Forte de São Marcelo.


43.


44.


45. O charmoso Trapiche Adelaide.


46. Bahia Marina.


47. Lateral do convento.


48.


49. Um amigo, com olhar atento, me mostrou o reflexo que o pôr-do-sol fez apenas naquela casa. Agradeço a ele por ter me mostrado! :D


50.


51. Navios e mais navios na Baía de Todos os Santos.


52.


53.


54.


55. E para terminar, uma das minhas preferidas.



Espero que tenham gostado do passeio por belas relíquias da região central de Salvador! :D

Agradeço a visita! :eek:kay:
 
See less See more
55
#2 · (Edited)
7. Traduzindo:
- Em 9 de maio de 1624, entraram os holandeses por esta porta;
- Em 30 de março de 1625 este mosteiro foi transformado em Quartel General do Sul, onde em 2 de abril de 1625 os holandeses num ataque imprevistomataram grande parte da guarnição que foi sepultada no seu clautro.
O final não consegui traduzir. :lol:
O "final" que você não traduziu é o seguinte: Há as informações 19 e 38 entre IGHB , significando 1938 quando se ajunta o número e no meio está a sigla de quem fez a placa no ano citado: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.


Tito,
Parabéns pelo thread. Adorei as fotos e nem tenho como eleger as que mais gostei porque são várias! :) Eu gosto muito de estudar o período colonial brasileiro e por isso me identifico muito com lugares que contam um pouco sobre este passado através de pedras, azulejos, cantaria etc.





--------------------------------------------------------------------------
 
#9 ·
Eu até tinha pensado que poderia ser a data, mas não tinha mesmo entendido o que estava escrito entre os números. Bom, agora já sei graças a você! :)

Imaginei que você fosse gostar do thread, afinal é um adorador de cidades coloniais, como eu sou. O mais legal é conhecer e estudar os locais in loco, então se eu fosse você, não deixava de conhecer Salvador o quanto antes. :)

Muito obrigado, Marcelo! :eek:kay:

Fotos lindas, algumas embasbacantes...destaco a monumentalidade do Mosteiro de São Bento! Mesmo com a construção de edifícios nas proximidades o prédio não perdeu o destaque. Foi bom relembrar o passeio agradável ao Convento de santa Tereza, a dificuldade de acesso através da ruas muuuuuuuuito estreitas do bairro 2 de Julho. As fotos do pôr-do-sol, com a luminosidade única proporcionada pelo reflexo na baía ficaram show, lembrei do pequeno aguaceiro que caiu no final da terde desse dia e que rendeu boas risadas...:D
O Mosteiro de São Bento é realmente monumental! As construções mais recentes que mais parecem sufocar o lugar não conseguiram tirar a sua imponência.

E realmente, foi um dia muito agradável e engraçado! Foi também tenso por ter que dar voltas e voltas naquelas ruas estreitas e mal sinalizadas do bairro, mas no final a visita ao museu e ao jardim do convento foi bem compensadora. :yes:

Rendeu ótimas risadas com eu sendo esquecido no convento, né? Já estava até arquitetando pegar o tradicional microônibus turístico Praça da Sé-Aeroporto, que eu sabia o trajeto e que passaria aonde estava hospedado. :devil:

Falando sério, Tony, muito obrigado pelo comentário e principalmente pela companhia! ;)

A 1ª capital do Brasil guarda muitas relíquias, o mosteiro de São Bento é um delicioso aperitivo antes de se chegar ao pelourinho, e como ele é majestoso. Fiquei feliz com o estado da igreja da barroquinha, as ruínas dessa igreja sucumbida por um incêndio me entristecia muito. Não poderia deixar de comentar acerca das fotos 41, 42, 43, 44 e principalmente a 52 afinal são imagens clássicas, poéticas, entorpecedoras, dessa bela cidade.
:applause:
É verdade, como ele fica no caminho para o Pelourinho/Praça da Sé, acaba por ser um dos primeiros pontos turísticos históricos que se vale a pena visitar. Pena que a maior parte dos turistas só visitam o Pelourinho e seu entorno e não o mosteiro, o convento, entre tantos outros atrativos interessantes.

Eu não sabia (ou não lembrava) que essa igreja tinha sido incendiada. Agora sim entendo o motivo de hoje abrigar um espaço cultural. Pensei que o motivo pudesse ser parecido com o da igreja do Solar do Unhão.

Muito obrigado, Jguima! :)

acho Salvador uma cidade muito encantadora, cada vez que colocam um thread eu me surpreendo mais. Gosto muito pq a cidade respira história!
O legal é que sempre se descobre cantinhos inexplorados em se tratando de lugares históricos. Também estou em constante estado de surpresa em se tratando do patrimônio de Salvador!

Obrigado pela visita! :eek:kay:

Mais um lindo thread desse sergipano com alma baiana!:lol:
Parabéns Tito a coletânea ficou show! :applause: :applause:
Isso de ser um sergipano com alma baiana me lembrou da fala de um ator do Zorra Total que tem uma personagem baiana e sempre, ao final de sua participação, exclama algo como: 'Eu tento sair da Bahia, mas a Bahia não saí de mim'. Comigo é quase isso também. :lol:

Muito obrigado, Cerrado! :)

O Lugar me impressinou bastante, fiquei sem palavras, espero conhecer um dia. A qualidade das fotos é outro espetáculo! o por do sol foi um verdadeiro bônus!
parabéns Tito, um thread super interessante com show de imagens! :)
Você espera conhecer Salvador ou os lugares mostrados? Se forem os lugares que aparecem no thread, você realmente não pode deixar de ir. O difícil é escolher o que ver com tantos lugares interessantes a disposição. :)

Muito obrigado, Guajará! :eek:kay:
 
#3 ·
Fotos lindas, algumas embasbacantes...destaco a monumentalidade do Mosteiro de São Bento! Mesmo com a construção de edifícios nas proximidades o prédio não perdeu o destaque. Foi bom relembrar o passeio agradável ao Convento de santa Tereza, a dificuldade de acesso através da ruas muuuuuuuuito estreitas do bairro 2 de Julho. As fotos do pôr-do-sol, com a luminosidade única proporcionada pelo reflexo na baía ficaram show, lembrei do pequeno aguaceiro que caiu no final da terde desse dia e que rendeu boas risadas...:D
 
#4 ·
A 1ª capital do Brasil guarda muitas relíquias, o mosteiro de São Bento é um delicioso aperitivo antes de se chegar ao pelourinho, e como ele é majestoso. Fiquei feliz com o estado da igreja da barroquinha, as ruínas dessa igreja sucumbida por um incêndio me entristecia muito. Não poderia deixar de comentar acerca das fotos 41, 42, 43, 44 e principalmente a 52 afinal são imagens clássicas, poéticas, entorpecedoras, dessa bela cidade.
:applause:
 
#8 ·
O interior da Basílca de São Sebastião é um espetáculo e tanto, a cúpula é monumental e os adornos são lindíssimos, o estado de conservação está impecável, uma grata surpresa. O vanguardismo do Trapiche Adelaide contrastando com o histórico Forte de São Marcelo ficou impactante, muito lindo. Obrigado por compartilhar com a gente, Tito. Abração. :hug:
 
#15 ·
E esse contraste tende a aumentar já que ao lado do Trapiche Adelaide será construído outro empreendimento. Se eu não me engano o nome é Porto Trapiche. :)

Eu que te agradeço pelo comentário, Santista!

Abraço para ti também!

Lindas fotos de 3 monumentos religiosos coloniais de SSA. Vale lembrar que o mosteiro de São Bento e o de Santa Tereza (atual Museu de Arte Sacra) são ambos da mesma época (1600's) e do mesmo arquiteto (mestre de obras), D. Macário. Notar a presença, em ambos, de galilés (entrada em arcos que antecede a porta principal) e janelas e cornijas com cantaria em arenito. Ambos são inspirados em igrejas jesuíticas tipicas do Alentejo, Portugal.

O altar mor de São Bento, todo em mármore de Carrara, esculpido na Itália, é da segunda metade do século XIX e substituiu o antigo, barroco, em madeira lavrada, dourada, que hoje se encontra na basílica de Monte Serrat. O teto, em concreto, é da década de 1930, umas das primeiras obras da Odebrecht, e substituiu o forro original em madeira pintada. Notar ainda, na foto 4, a presença de um alpendre numa das portas de São Bento, característica dos 1600's, que desapareceu da maioria das igrejas da época.

A igreja da Barroquinha interiormente era totalmente barroca, mas foi totalmente destruída na década de 70. Na restauração recente deixaram as paredes com tijolos aparentes, adaptado para centro cultural multieventos. Pena que não te deixaram entrar.

Parabéns por mostrar, inclusive os belíssimos por do sol invenais da BTS! !
Realmente, as duas construções apresentam diversas semelhanças. Interessante que tenham sido construídas pelo mesmo "arquiteto".

A basílica de Mont Serrat que você fala é a igrejinha que fica no Mont Serrat? Se for, já entrei nela e apesar de ser bem pequena, tem um interior bem bonito.

Foi também muito bom saber sobre o forro da basílica. Jamais iria pensar que foi construído pela Odebrecht em 1930.

Agora lembrei o motivo de não terem me deixado entrar. O segurança falou que estava tendo um ensaio. Mas numa próxima tento entrar, espero ter mais sorte. :)

Muito obrigado pela visita e pelas informações preciosas! :eek:kay:

^^
Jamais te deixaríamos lá, o problema é que voce foi único precavido que tinha levado guarda-chuva...:devil:
Eu sei disso. Estava brincando! :D Realmente, eu fui o único precavido. O guarda-chuvas dificilmente sai de minha mochila. Ah, outro problema é que como estou sempre fotografando, acabo por me distrair e não prestar atenção nas coisas que não estejam em meu foco fotográfico, então aí já viu... :)

^^
Cara, sempre aprendo muito com seus comentários, valeu por compartilhar conosco seus conhecimentos! :)
De fato os prédios são parecidos mas são ao mesmo tempo bastante singulares. O interior da Igreja de Santa Tereza consegue nos transportar para a época colonial ante o excelente estado de conservação e à quantidade de obras raras. Me surpreendi com a quantidade de móveis e obras de arte da antiga Sé Primacial que estão abrigados lá, inclusive um altar completo.
O estado de conservação me impressionou! Gostei muito de visitar o convento e a igreja! O acervo é realmente muito bom!

Verdade Toni, as aulas do Soteropolis são imperdiveis não mato uma.:cheers:
[2]
 
#10 · (Edited)
Lindas fotos de 3 monumentos religiosos coloniais de SSA. Vale lembrar que o mosteiro de São Bento e o de Santa Tereza (atual Museu de Arte Sacra) são ambos da mesma época (1600's) e do mesmo arquiteto (mestre de obras), D. Macário. Notar a presença, em ambos, de galilés (entrada em arcos que antecede a porta principal) e janelas e cornijas com cantaria em arenito. Ambos são inspirados em igrejas jesuíticas tipicas do Alentejo, Portugal.

O altar mor de São Bento, todo em mármore de Carrara, esculpido na Itália, é da segunda metade do século XIX e substituiu o antigo, barroco, em madeira lavrada, dourada, que hoje se encontra na basílica de Monte Serrat. O teto, em concreto, é da década de 1930, umas das primeiras obras da Odebrecht, e substituiu o forro original em madeira pintada. Notar ainda, na foto 4, a presença de um alpendre numa das portas de São Bento, característica dos 1600's, que desapareceu da maioria das igrejas da época.

A igreja da Barroquinha interiormente era totalmente barroca, mas foi totalmente destruída na década de 70. Na restauração recente deixaram as paredes com tijolos aparentes, adaptado para centro cultural multieventos. Pena que não te deixaram entrar.

Parabéns por mostrar, inclusive os belíssimos por do sol invenais da BTS! !
 
#12 ·
Lindas fotos de 3 monumentos religiosos coloniais de SSA. Vale lembrar que o mosterio de São Bento e o de Santa Tereza (atual Museu de Arte Sacra) são ambos da mesma época e do mesmo arquiteto (mestre de obras), D. Macário. Notar a presença em ambos de galilés (entrada em arcos que antecede a porta principal) e janelas e cornijas com cantaria em arenito.

O altar mor de São Bento, todo em mármore de Carrara, esculpido na Itália, é da segunda metade do século XIX e substituiu o antigo, barroco, em madeira lavrada, dourada, que hoje se encontra na basílica de Monte Serrat. O teto, em concreto, é da década de 1930, umas das primeiras obras da Odebrecht, e substituiu o forro original em madeira pintada. Notar ainda na foto a presença de um alpendre numa das portas de São Bento, característica dos 1600's que desapareceu da maioria das igrejas da época.

A igreja da Barroquinha interiormente era totalmente barroca, mas foi totalmente destruído na década de 70. Na restauração recente deixaram as paredes com tijolos aparentes, adaptado para centro cultural para multieventos.
^^
Cara, sempre aprendo muito com seus comentários, valeu por compartilhar conosco seus conhecimentos! :)
De fato os prédios são parecidos mas são ao mesmo tempo bastante singulares. O interior da Igreja de Santa Tereza consegue nos transportar para a época colonial ante o excelente estado de conservação e à quantidade de obras raras. Me surpreendi com a quantidade de móveis e obras de arte da antiga Sé Primacial que estão abrigados lá, inclusive um altar completo.
 
#14 · (Edited)
^^
Tenho minhas fontes de informação...:). Obrigado pelos elogios, mas o mérito é de Tito que mostrou bem essas maravilhas. E bom saber que alguma coisa foi preservada da antiga Sé no Museu de Arte Sacra. Vou lá conferir.

Este é o altar mor original do Mosteiro de São Bento, um pouco diminuído pra caber no vão dessa igreja,


Panoramio: Paulo Targino Moreira

que é a Monte Serrat, uma das mais antigas do Brasil, construída na mesma época do mosteiro, talvez pelo mesmo arquiteto, e umas das poucas do páis que mantém o aspecto original do 1600's. Notar, mais uma vez, o alpendre na entrada. A Igreja pertence ao mosteiro de São Bento.


Panoramio: Paulo Targino Moreira
 
#28 ·
Acho que só uma vez encontrei a igrejinha aberta, e isso tem uns 3 ou 4 anos.

Que lugares maravilhosos !

Por isso que Salvador é encantadora e única.

E tuas fotos ficaram show ! :applause:


Mudando de assunto, um local histórico que quase ninguém vai e que eu recomendo é o museu da Santa Casa. Lá dentro ele é lindo, majestoso e emocionante.
Eu visitei ele pela primeira vez na minha última ida a cidade. Realmente o lugar é muito lindo! A igreja, os salões, oclaustro, entre outras coisas, são impressionantes de lindos. Se soubesse disso antes, teria visitado o lugar antes. Pena que não deixam que tire foto do interior, mas consegui tirar umas da vista desde lá. :)

Muito obrigado, Ricardo! :eek:kay:

Que imagens maravilhosas! Thread riquíssimo. Parabéns tito, o Convento de Sta Teresa impressiona por dentro.
Você já o visitou, Magnum? O Interior é realmente muito bonito e bem preservado.

Muito obrigado! :)

Modelos e fotógrafo de excelencia! :cheers:
Obrigado, Romão! :eek:kay:

Tito, as fotos estão lindas. O colorido de final de tarde do céu também está um espetáculo.
Sabia que você ia gostar principalmente das últimas fotos, do final de tarde. :D

Fico contente que tenha gostado, Bertilo! Obrigado pelo comentário! :eek:kay:
 
#33 ·
^^ É uma pena que normalmente o lugar seja tão pouco visitado. Talvez se fosse mais conhecido, isso melhorasse, já que a localização onde ele está, escondido entre estreitas ruas, não ajuda muito. Bem que a UFBA poderia fazer uma boa campanha de divulgação, né?
 
#34 ·
^^
A UFBA faz divulgação entre a comunidade academica mas peca em não divulgar os eventos que ocorrem na área externa para o grande público. O estacionamento lateral com vista para a bts seria um local ideal para recitais, shows de jazz, choro...enfim, um local deslumbrante e pouco utilizado e visitado pelos soteropolitanos.
 
#36 · (Edited)
Divulgar só entre a comunidade acadêmica não surte muito efeito. E além de divulgar os eventos, têm que divulgar o museu em si, e não só para os soteropolitanos, mas também para os turistas. Imagino que os salários e o valor gasto com manutenção não venham da venda de ingressos, então trazendo mais turistas, que pagarão para acessar o museu, faria com que o lugar tivesse uma renda a mais, fazendo com que a UFBA gastasse menos com lá. E aquela área externa é bem ampla, comportaria tranquilamente recitais, entre outros eventos. O lugar é muito subutilizado.

Às vezes até me esqueço de quão encantadora é a minha cidade. Excelente registro da Velha Bahia.
Não pode esquecer jamais, Robervalda! Apesar dos pontos negativos, os positivos são muitos, e a história da cidade é um deles. :)

Obrigado pela visita! :eek:kay:
 
#37 ·
Tito, parabéns pelo ótimo thread! Salvador possui relíquias magnifícas da história colonial brasileira! ;)
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top