SkyscraperCity Forum banner

Aratuba (CE) | Pertinho do Céu – a cidade mais alta do Estado.

61K views 25 replies 21 participants last post by  Compton_ 
#1 ·
============= ARATUBA - CEARÁ ===============
Pessoal, é meu primeiro thread aqui no SSC. E para começar, resolvi fazer esse mini thread pra tentar mostrar um pouco da pequena e simpática cidade de Aratuba, onde tenho raízes familiares. Encravada nas montanhas, na face sul do Maciço de Baturité (cadeia de montanhas localizada no centro-norte do estado), Aratuba é o município com a sede urbana mais alta do Ceará (altura média de 880m). Por ainda não ser tão conhecida e badalada como as vizinhas Guaramiranga e Pacoti, resolvi garimpar algumas fotos da net e postar aqui para que as pessoas conheçam um pouco essa agradável cidadezinha. Na minha próxima visita a cidade pretendo bater umas fotos para incrementar o thread.



Dados gerais – Área: 157,5km².

População: 11.529
Acesso:
São 120km de Fortaleza a Aratuba, que podem ser percorridos por três opções de acesso, todas elas (com exceção da BR 020) muito bem pavimentadas e sinalizadas. São elas:
1) Via Baturité - CE 060 + CE 065 (30km de subida, +/- 2 horas e meia de viagem)
2) Via Capistrano - CE 060 + CE 257 (09km de subida, +/- 2 horas de viagem)
3) Via Canindé - BR 020 + CE 257 (15km de subida, +/- 2 horas e meia de viagem)
Dica: Para quem quer conhecer a serra como um todo, passando pelas outras cidades, vendo as belezas naturais etc., o melhor caminho é por Baturité. Mas o mais fácil e rápido é por Capistrano.

Clima:
Aratuba, como as outras cidades do Maciço de Baturité, possui um clima atípico para o Ceará: nada de calor! As temperaturas máximas quase nunca batem os 30° e as mínimas são, em média, na casa dos 18°, sendo que nos meses de junho e julho não é raro que se registre 13°, 14°. Não sei se é a cidade mais fria do estado, mas com certeza é uma das. E esse clima de “friozinho” é que tem atraído cada vez mais visitantes para o município.

01. Um dos acessos à cidade.


02. Subindo a serra....


03. Já lá em cima.


04.


05. Vista geral da cidade. Já dá pra ter uma noção do (pequeno) tamanho da cidade.


06. Praça da Matriz. Assim como em toda boa cidadezinha do interior cearense, tudo gira em torno dela....


07. Casas aglomeradas


08. Colégio Maria Júlia - Maior escola pública do município


09. Igreja Matriz de São Francisco de Paula


10. Vista da cidade a partir da torre da igreja.


11. Um dos quosques da praça - reparem no nevoeiro começando a se formar.


12.


13. Noturna


14. Aratuba tem algumas casas e chácaras bem interessantes, que merecem ser vistas por aqui. Infelizmente não tenho acesso a imagens delas, mas pretendo tirar umas eu mesmo e postar aqui depois. Por enquanto, encontei a desse casarão, que acho muito interessante.

15. Outra do casarão.


16. Essa casa de madeira é bem pitoresca, fica na localidade do Lameiro. Existem outras espalhadas pela zona rural do município


17. De noite esfria um pouco (16º, 18º em média). Pros padrões cearenses, é praticamente um freezer a céu aberto...hehe


18. Agora um pouco de natureza - Cachoeira da Pindoba


19.


20. Árvore solitária


21. Mirante do Quebra-faca. Daí se vê os sertões cearenses a partir da face oeste da serra.


22. Pico do Mussu. Visão panorâmica pela face leste do maciço. Áté há algum tempo esse local era utilizado por praticantes de asa delta, tendo inclusive ocorrido etapas de campeonatos no local.


23. E, por fim, o esplendoroso por do sol visto do alto da serra.
 
See less See more
24
#13 · (Edited)
Quando vier ao Ceará dê um pulinho no Maciço.....é perto de Fortaleza, e as paisagens são surpreendentes......vlw pelo comentárrioo....:eek:kay:

Espero que estas casas nos morros esteja seguras e nao aconteca o que aconteceu na regiao serrada do Rio.
Pois éé, a sorte é que na região central do estado (onde fica Aratuba) é quase impossível uma quantidae tão grande de chuvas concentradas num único período como aconteceu no rio.....no macicço chove muito, mas as precipitações são bem espalhadas......

Aratuba é mais bonitinha do que Mulungu.
Também achooo.......:eek:kay:
 
#18 ·
A região de Aratuba tem enorme potencial turístico!!!! Gostei muito do que vi!!!! :applause:

O acesso até lá parece que também já bom. Agora acho que faltam investimentos na sede municipal (melhorar o aspecto dessa pracinha principal), bem como a chegada de melhores serviços para o turista (agências bancárias, agências de receptivo para passeios às cachoeiras, mais hotéis, restaurantes e pousadas etc.).

Sem falar que falta divulgação turística. Atualmente, um turista de fora do Ceará dificilmente tomará conhecimento dessa bela região. Ao que parece, a SETUR do Estado trabalha (até muito bem!) na divulgação do turismo de sol e mar, deixando de lado outras atrações desse belo estado.
 
#21 ·
Amei conhecer esta cidade do nosso lindo Ceará!

Aquela escola é bem grande né? Achei-a interessante.

O mais próximo q fui dela foi em Guaramiranga, portanto, tenho q conhecer bem mais o Estado :eek:hno:...

Mto show o teu thread e seja bem-vindo ao SSC.:banana:
 
#25 ·
Legal. Corrigindo a informação: a cidade mais alta do Ceará - e talvez a mais fria - é Guaraciaba do Norte, com quase 950 metros de altitude e fica na Serra da Ibiapaba, Noroeste do Ceará. Digo porque morei em Sobral, que fica pertinho de lá e sempre visitava essa região. Saudações de João Pessoa.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top