SkyscraperCity Forum banner

FANTASTICAS fotos de São Paulo nos anos 60! INEDITAS!!

12K views 26 replies 14 participants last post by  Menino de Sampa 
#1 ·
o thread tá no SKYSCRAPERPAGE.COM
CITY PHOTOS

por algum motivo não tô conseguindo dar um copy/paste do link!! Muito esrtanho. Vaum lah... vale a pena... foi um americano q criou o thread, escaneando um livro q ele tinha d 1960 sobre São Paulo...
 
#4 ·
Mas uma coisa em São Paulo melhorou. O Vale do Anhangabaú antigamente era uma avenida onde transitava muitos carros, e também já foi estacionamento. Hoje ela está muito bonita, arborizada, com fontes... Ali houve um avanço, e com as propostas do subprefeito da Sé, o centro de SP vai melhorar e muito seu aspecto.
 
#5 ·
Concordo com o Regi...o Vale do Anhangabaú está melhor hoje do que nos anos 1960...mas nada que se compare aos anos 1920 hehehe. Aquela avenida que tinha antes dava um ar bem caótico ao lugar.
Acho que SP perdeu muito de seu ar provinciano e tranqüilo de metrópole tropical. Agora ela está mais degradada, suja, mal-cuidada e etc...mas tb está mais moderna e cultural. Não gostaria que a cidade tivesse parado no tempo como Buenos Aires e Montevideo estavam até pouco tempo atrás. Queria que ela tivesse crescido ordenadamente e de uma forma bem planejada...agora Inês é morta. Fazer o que? Só mudaremos alguma coisa se fizermos pressão no governo para que embelezem e melhorem nossa tão largada São Paulo...
 
#6 ·
Não achei a cidade assim tão bonita não. Pra ser sincero, eu esperava mais. A Avenida Paulista, por sinal, era MUITO feia! Parecia até ruazinha secundária.

Salvas algumas exceções, tais como a região central mais bem cuidada e alguns edifícios antigos ainda em pé, prefiro como ela é hoje.
 
#8 ·
Antigamente, desde a decada de 30 até a de 60, São Paulo poderia ser comaparado com todas as outras metropolis mundiais, e com certeza ia ficar a frente de muitas delas. Se nós tivessemos crescido no mesmo ritmo que crescemos nessas decadas, hoje teriamos uma metropoli invejavel, com predios gigantes e uma cidade bem melhor planejada.....uma pena, são paulo tinha muito potencial!

Eu acho o anhangabau muito melhor hoje!

Estou ansioso para as obras de revitalizacao no centro!
 
#9 ·
"Uma metrópole invejável, com prédios gigantes e uma cidade bem melhor planejada."
São Paulo ainda pode ser assim...mesmo que pareça tarde demais. É só ver como era Paris na Idade Média e como é hoje. A cidade era horrorosa e ficou linda. Com Roma aconteceu o contrário: era linda na época do Império Romano e tornou-se um cortição abandonado durante a Idade Média. E hoje está novamente bonita.
Na verdade, beleza arquitetônica não deveria ser motivo de muito orgulho, já que todas as cidades estão sujeitas a mudanças a toda hora. Se jogarem uma bomba atômica em Nova York, a cidade se reduzirá a pó. E aí?
Opa, fugi totalmente do assunto agora =p
Se lutarmos hoje, o mundo poderá ver a cidade de São Paulo ficar bonita mais rapidamente. E acho que, com certeza, Sampa e a maioria das cidades brasileiras serão um exemplo de urbanização num futuro distante.
 
#10 ·
- Thiago - said:
São Paulo ainda pode ser assim...mesmo que pareça tarde demais. É só ver como era Paris na Idade Média e como é hoje. A cidade era horrorosa e ficou linda.
Só que a solução adotada por Paris foi bem radical... botaram abaixo boa parte da cidade e reconstruiram tudo novamente, só que com mais harmonia, planejamento e bom gosto... quem sabe um dia não adotam esta mesma solução em São Paulo hehehehe...
 
#11 ·
- Thiago - said:
Concordo com o Regi...o Vale do Anhangabaú está melhor hoje do que nos anos 1960...mas nada que se compare aos anos 1920 hehehe. Aquela avenida que tinha antes dava um ar bem caótico ao lugar.
Acho que SP perdeu muito de seu ar provinciano e tranqüilo de metrópole tropical. Agora ela está mais degradada, suja, mal-cuidada e etc...mas tb está mais moderna e cultural. Não gostaria que a cidade tivesse parado no tempo como Buenos Aires e Montevideo estavam até pouco tempo atrás. Queria que ela tivesse crescido ordenadamente e de uma forma bem planejada...agora Inês é morta. Fazer o que? Só mudaremos alguma coisa se fizermos pressão no governo para que embelezem e melhorem nossa tão largada São Paulo...
Interessante isso que vc disse, porque muitas pessoas vêem as cidades simplesmente através do seu aspecto físico, resumindo-as a prédios, avenidas, etc. Por trás tem muito mais que isso. Por isso acho que embora "externamente" a cidade possa ter piorado, "internamente" ela cresceu, adquirindo uma energia que não havia antes.
 
#12 ·
nictheroy said:
Só que a solução adotada por Paris foi bem radical... botaram abaixo boa parte da cidade e reconstruiram tudo novamente, só que com mais harmonia, planejamento e bom gosto... quem sabe um dia não adotam esta mesma solução em São Paulo hehehehe...
Sim, foi bem radical mesmo =)
Se agora não fazem nada de radical em nenhuma cidade brasileira, daqui a algum tempo poderão fazer neh =p
Tomara! Nem que seja depois que eu estiver morto.
 
#13 ·
- Thiago - said:
Sim, foi bem radical mesmo =)
Se agora não fazem nada de radical em nenhuma cidade brasileira, daqui a algum tempo poderão fazer neh =p
Tomara! Nem que seja depois que eu estiver morto.
Do jeito que os nossos governantes estão cada vez mais politicamente corretos, acho difícil... se até para tirar um mendigo da rua é um problemão, imagina fazer uma grande e radical reforma urbana!!
 
#14 ·
Luis FTC said:
Interessante isso que vc disse, porque muitas pessoas vêem as cidades simplesmente através do seu aspecto físico, resumindo-as a prédios, avenidas, etc. Por trás tem muito mais que isso. Por isso acho que embora "externamente" a cidade possa ter piorado, "internamente" ela cresceu, adquirindo uma energia que não havia antes.
Concordo plenamente com vc! E embora SP não seja turística nem tão bonita, é uma das cidades mais liberias da América Latina ( se não for a mais ) e do mundo. É so ver a harmonia com que convivem as pessoas, tão diferentes umas das outras. Diversidade essa, que não se vê nem em qualquer outra grande cidade latino-americana ( com exeção do Rio e Salvador, talvez).
Pra vc ter uma idéia, minha tia, que é uruguaia e atualmente mora em Buenos Aires, tem 40 anos e nunca tinha visto um negro ou mulato antes de vir ao Brasil. Oriental menos ainda. E olha que nem índio, muito comuns nos países andinos ela tinha visto.Ela também achou muito estranho os restaurantes de comida chinesa, japonesa e árabe. =P
E não, minha tia não é tão alienada assim, pq quase todos os nossos "hermanos" não conhecem essa diversidade. Isso é o que considero de melhor no nosso país. Afinal, sem querer desmerecer ninguém, nosso povo não se resume a europeus que só comem comida italiana e espanhola. O que, do meu ponto de vista, é bem mais interessante. =)
Nossa, hoje eu to falante que só =p
 
#15 ·
nictheroy said:
Do jeito que os nossos governantes estão cada vez mais politicamente corretos, acho difícil... se até para tirar um mendigo da rua é um problemão, imagina fazer uma grande e radical reforma urbana!!
Sim, do jeito que está hj é impossível mesmo...mas as mentalidades mudam, né? E tomara que não demorem para mudar.
 
#20 ·
E acho que, com certeza
Tu acha ou tu tem certeza? Se decida, né...! ;P

E eu não sei se dá pra fazer uma reforma em São Paulo... porque realmente teria que demolir metade da cidade. Acho que é tarde demais, pelo menos se for pra fazer, tem que ser aos poucos e vai demorar décadas! Olhem o tamanho da cidade... e imaginem o custo! Acho que é até inútil tentar reforma-la agora, porque o que tem que mudar primeiro é a mentalidade do povo e a condição social do povo em geral... porque senão, vai ter sempre quem degrade...

Agora será que o pessoal dos anos 20 imaginava que a cidade ia ficar assim?
Será que eles imaginavam que o gutoo uma dia ia dizer isso:
"Se nós tivessemos crescido no mesmo ritmo que crescemos nessas decadas, hoje teriamos uma metropoli invejavel, com predios gigantes e uma cidade bem melhor planejada.....uma pena, são paulo tinha muito potencial!"? =)

=|
 
#21 ·
Oks, eu tenho certeza hauahaa =p
Eu acho q nunca é tarde demais em se tratando de cidades...As mentalidades mudam, como disse acima, e com certeza, um dia elas irão mudar (pra melhor, espero). É um processo demorado, mas acontece. Você diria que os povos bárbaros violentos, que eram os vikings, iriam dar origem às pessoas mais educadas e politicamente-corretas do planeta?
Nem que demore séculos, um dia vai mudar. São Paulo e o Brasil poderão se transfomar num dos lugares mais limpos e bonitos do mundo no futuro, pq não? Quem sabe um dia um cara pinta sua casa, arruma seu jardim e o vizinho, com iveja (às vezes ela presta!) faz o mesmo e isso vira moda na cidade? É difícil? Por enquanto é...quando as condições educacionais e financeiras do povo melhorarem, aí sim podremos ver nossas cidades se tornarem exemplos para as outras.
Quanto ao pessoal dos anos 1920, acho que eles teriam um ataque cardíaco ou enfarte se vissem como a sua tão européia São Paulo está agora.
Sampa tinha, e tem, um grande potencial. Ele só não é explorado...deu no que deu. Vamos chorar sobre o leite derramado agora?
Temos que tentar mudar. Se continuarmos abaixando a cabeça pra tudo que o governo e as empresas fazem e desfazem, vamos acabar vivendo num lugar onde se é impossível viver.
 
#24 ·
É, - Thiago -[color], teu texto faz sentido mesmo, claro que não é IMPOSSíVEL São Paulo virar uma cidade lindíssima, lindíssima, com outra cara, e todos os problemas resolvidos, mas que vai demorar vai! =/

Porque quanto mais tempo passa, mais difícil fica, porque mais a cidade cresce.

Você diria que os povos bárbaros violentos, que eram os vikings, iriam dar origem às pessoas mais educadas e politicamente-corretas do planeta?
Mas isso não tem nada a ver... hehehe.
Todos os povos começaram como pré-históricos, bárbaros, não-civilizados, violentos... e isso é uma questão de evolução da humanidade em geral, e não de um povo especial que por um fator sobrenatural deu origem a uma parcela daqueles que vivem com um dos maiores índices de qualidade de vida do mundo.
Lembre-se que eles também tiveram intercâmbio com outros povos ao longo dos anos... muita coisa aconteceu. Mas todos começaram como "selvagens" também!

Sampa tinha, e tem, um grande potencial. Ele só não é explorado...deu no que deu. Vamos chorar sobre o leite derramado agora?
Temos que tentar mudar. Se continuarmos abaixando a cabeça pra tudo que o governo e as empresas fazem e desfazem, vamos acabar vivendo num lugar onde se é impossível viver.
Pois é, concordo contigo... Não é impossível... mas que vai ser MUITO difícil, isso vai. Assim... resolver todos os problemas urbanísticos, sociais e estéticos da cidade. Isso dá trabalho!
 
#26 ·
Mas isso não tem nada a ver... hehehe.
Todos os povos começaram como pré-históricos, bárbaros, não-civilizados, violentos... e isso é uma questão de evolução da humanidade em geral, e não de um povo especial que por um fator sobrenatural deu origem a uma parcela daqueles que vivem com um dos maiores índices de qualidade de vida do mundo.
Lembre-se que eles também tiveram intercâmbio com outros povos ao longo dos anos... muita coisa aconteceu. Mas todos começaram como "selvagens" também!
Pois então! Nós tb podemos sofrer fortes influências de outras culturas e nos tornarmos mais civilizados!

Pois é, concordo contigo... Não é impossível... mas que vai ser MUITO difícil, isso vai. Assim... resolver todos os problemas urbanísticos, sociais e estéticos da cidade. Isso dá trabalho!
Ah, resolver TODOS os problemas urbanísticos, sociais e estéticos não é MUITO difícil, é IMPOSSÍVEL! Nem Paris, nem NY, nem qualquer outra cidade conseguiu isso.
Resolver todos os problemas não dá, mas resolver grande parte deles sim! Eu estava vendo as fotos daquele site que um americano fez com os lugares mais feios de SP e vi o enorme potencial da cidade. Tantos prédios lindos, com uma arquitetura antiga de fazer inveja a Paris ou Buenos Aires (sim, a deles é bem mais fria q a nossa, é só comparar os prédios. Os daqui são mais graciosos e menos robustos. Se estivessem em bom estado e fossem maiores até superariam os prédios europeus no quesito graça e harmonia).
Os decadentes e insuportáveis bairros do Brás, Pari, Barra Funda e as regiões da 25 de Março e Santa Ifigênia poderiam ficar muuuuuuuuuuito mais atraentes e turísticas do que são hoje. E nem é tãooo dificil assim recuperá-los. O maior problemas são as pichações,letreiros, mau estado de conservação (que se resolvem com um restauro), falta de árvores(fácilímo de plantar) e o comércio dirigido às classes mais baixas ( que teria que ser mudado para uma coisa mais "elitista", digamos).
Como vc vê, nem é tão dificil assim recuperar os locais. Só falta iniciativa pública e privada. E de nós mesmos.
Hoje mesmo no SPTV mostrou um casal que planta mudas de árvores nas marginais Pinheiros e Tietê. Já pensou como seria se todo mundo resolvesse fazer o mesmo?!
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top