SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.

Paulista ou Paulistano? Carioca ou Fluminense?

47K views 19 replies 9 participants last post by  BrunoVix 
#1 ·
Essa aqui também é interessante, pois quem nasce em São Paulo Capital ou no Rio de Janeiro Capital são chamados de Paulistanos/Cariocas; entretanto, quem nasce em Campinas-SP ou Campos-RJ é chamado de Paulista/Fluminense...

Contudo, eu entendo que tanto o Paulistano quanto ao Carioca também são Paulistas/Fluminenses porque São Paulo e Rio de Janeiro estão DENTRO do Estado de SP e RJ.

Logo, seguindo essa lógica, quem nasce na Capital de SP ou do RJ é Paulistano e Paulista ao mesmo tempo, bem como quem nasce no Rio de Janeiro é Carioca e Fluminense ao mesmo tempo :)
 
#3 ·
Emanuel, não entendi seu thread. Não vejo nada de mais na sua observação. No Brasil, todo cidadão pode ser classificado, em sua origem, nas três esferas, municipal, estadual e nacional. Eu sou belo horizontino, mineiro e brasileiro. Quem nasce em Salvador é soteropolitano, baiano e brasileiro. Quem nasce em Campinas é campinense, paulista e brasileiro. E assim por diante. Portanto, quem nasce na cidade de SP ou RJ não deveria ser diferente dos outros brasileiros. No mais, um abraço!
 
#4 ·
^^ Há uma diferença. Quem nasce em Campinas é Campineiro e Paulista, mas JAMAIS Paulistano; já o Paulistano é também Paulista, devido a Capital pertencer ao Estado de Sampa! Esse é o ponto!

Portanto, quando vc chama um Carioca de Fluminense ou um Paulistano de Paulista, você não o está ofendendo. Conheço muitas pessoas que ficam furiosas quando são chamadas de Fluminenses ou Paulistas, só porque elas moram na Capital. Entendeu?

Abração,
 
#13 ·
SURREAL!!!
Minha nossa, perdeu-se totalmente o senso do ridículo!!!
Qual o sentido desse thread?? Todo mundo está cansado de saber a diferença.

^^ Há uma diferença. Quem nasce em Campinas é Campineiro e Paulista, mas JAMAIS Paulistano; já o Paulistano é também Paulista, devido a Capital pertencer ao Estado de Sampa! Esse é o ponto!
Qual a diferença??
O campineiro é paulista, mas JAMAIS paulistano, assim como o paulistano é paulista, e JAMAIS campineiro... Qual a graaande dificuldade nisso? Paulistano se refere à cidade, qual a dúvida?
 
#14 ·
SURREAL!!!
Minha nossa, perdeu-se totalmente o senso do ridículo!!!
Qual o sentido desse thread?? Todo mundo está cansado de saber a diferença.



Qual a diferença??
O campineiro é paulista, mas JAMAIS paulistano, assim como o paulistano é paulista, e JAMAIS campineiro... Qual a graaande dificuldade nisso? Paulistano se refere à cidade, qual a dúvida?
^^ Nem todo mundo sabe a real diferença!!! Em relação a outras cidades é mais fácil definir, mas em relação a RIO e SAMPA é mais complicado!
Se fosse tão óbvio assim, eu não teria lido tantos impropérios que já li aqui no SSC...tsc...tsc...

Você leu o título do thread: PAULISTA/PAULISTANO - FLUMINENSE/CARIOCA
 
#8 ·
^^ O fato é que ou por PRECONCEITO ou por DESCONHECIMENTO as pessoas acabam cometendo essa "gafe".

Um bom exemplo disso. Em 2006 eu estava em São Paulo com o pessoal da minha faculdade, daí que um Paulistano/Paulista perguntou para um rapaz do nosso grupo, "você é Carioca?", e ele respondeu, "sou!". Entretanto, uma menina ouvindo a conversa "consertou" dizendo, "ele não é Carioca, pois ele mora em Duque de Caxias, logo, ele é Duque-Caxiense!".
Bem, apesar da menina estar correta, achei bem preconceituosa a maneira como ela tratou o rapaz de Caxias, como que se alguém que morasse na Capital fosse mais importante do que quem mora no interior ou na RM...tsc...tsc...tsc... :eek:hno:
 
#9 ·
Emanuel, esses problemas só acontecem no Rio de Janeiro, pois cismam em usar o gentílico da capital para o interior. Existe um agravante, pois nem todo carioca é fluminense... isso sem contar o ressentimento que leva vários cariocas mesmo fluminenses a rejeitarem o gentílico.
 
#10 ·
Seria de grande valia também mostrar este tópico para alguns repórteres da Rede Globo.

Parece besteira, mas confesso que me irrita ouvir colocações do tipo "O paulistano veio em peso para a Baixada Santista neste carnaval", como se apenas pessoas nascidas em SP Capital fossem ao litoral. :lol:
 
#11 ·
^^ Você tem toda razão, eu também já ouvi isso. Até parece que somente os Paulistanos descem até o litoral...tsc...tsc...tsc...

Aqui no Rio, alguns repórteres não têm uma visão uniforme em relação aos bairros. Por exemplo, quando eles vão fazer uma matéria no Méier, alguns chamam de Zona Norte, outros de Subúrbio. Os bairros da Zona Oeste geralmente não são chamados de subúrbios.
Antigamente, o RIO era dividido em Zona Centro, Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste, Subúrbio da Leopoldina e Subúrbio da Central. Hoje, os bairros do Subúrbio da Central e da Leopoldina são chamados de Zona Norte; entretanto, alguns reporteres o chamam de Subúrbios, uma forma pejorativa de "rebaixar" os bairros da minha opinião :)
 
#18 ·
há uma mágoa - defendem muitos autores - da cidade do rio de janeiro com relaçao ao seu estado [ou ao restante de seu estado]. Segundo a hipotese, os Cariocas culpam a fusão da cidade-estado da guanabara com o estado do rio de janeiro de ter levado os cofres da cidade do rio de janeiro à falencia, isso no periodo em que a cidade ainda estava se acostumando a nao ser capital mais. algo mais ou menos assim, consulte mais sobre a história pra entender melhor. Isso pode, sim - em se estando corretos os defensores desta hipotese - ter contribuido pra alimentar tal preconceito, se é que há [meus amigos fluminenses/cariocas nao discriminam o interior do estado nao].

de qq forma nada disso justifica a confusão dos gentilicos nao, soh falta de inteligencia mesmo, pq eh muito simples. e nao acho que haja essa confusão. Preconceito eh uma coisa, a confusão que vc sugeriu eh outra.
 
Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.
Top