SkyscraperCity Forum banner

RS – Porto Alegre – Ilha da Pintada

27K views 32 replies 14 participants last post by  RVpoa 
#1 ·
Existe um bairro em Porto Alegre chamado Arquipélago, que se estende sobre as ilhas do Delta do Jacuí, e que poucos porto-alegrenses sabem que existe, pelo menos com esse nome. Dentre as várias ilhas que compõem o Delta do Jacuí, algumas são habitadas tais como a Ilha das Flores, a Ilha Grande dos Marinheiros, a Ilha do Pavão e a Ilha da Pintada. Essa última é a mais povoada de todas e a mais próxima do centro de Porto Alegre em linha reta.

Chega-se na Ilha da Pintada através de barco ou de carro depois de atravessar as quatro pontes que compõem a travessia do Guaíba. Infelizmente, não há um serviço regular de transporte coletivo fluvial que ligue o centro de Porto Alegre à Ilha da Pintada. Os tantos barcos que lá existem são dos pescadores que nela habitam. Contudo, há uma linha de ônibus que faz o transporte coletivo regular entre a Ilha e o centro de Porto Alegre.

Os barcos de turistas que saem da Usina do Gasômetro ou do portão central do Cais do Porto nos finais de semana normalmente passam pela Ilha da Pintada, mas não param. Os turistas se limitam a fotografar a Ilha de dentro do barco.

No verão de 2006 eu fui de carro até a Ilha da Pintada e tirei a série de fotos que vocês irão ver agora.

O acesso por via terrestre até a Ilha da Pintada se dá pela BR-116. Logo após cruzar a quarta ponte (sobre o Rio Jacuí), deve-se dobrar à direita e pegar a estrada de acesso à Ilha.

É uma pena que a Ilha da Pintada não seja explorada turisticamente. Nela as ruas são tranqüilas, muitas delas asfaltadas, e há limpeza por todo o lado. Não há muitas residências suntuosas. O que predominam são casas simples e bem construídas.

Da Ilha, tem-se uma excelente vista do centro de Porto Alegre. Grande parte dos moradores da Ilha da Pintada são pescadores que abastecem o Mercado Público de Porto Alegre.

Espero que vocês apreciem as fotos.

Rene

FOTOS 01 A 13:
Mostram o centro de Porto Alegre visto da Ilha da Pintada.

Foto 1:


Foto 2:


Foto 3:


Foto 4:


Foto 5:


Foto 6:


Foto 7:


Foto 8:


Foto 9:


Foto 10:


Foto 11:


Foto 12:


Foto 13:


FOTOS 14 A 17:
Mostram detalhes da quarta ponte da Travessia Getúlio Vargas, que é um complexo de quatro pontes que cruzam as ilhas do Delta do Jacuí em direção ao sul do estado e fronteiras. A quarta ponte é a maior e a mais alta delas, pois ela cruza o Rio Jacuí. Como vocês observam, são na verdade duas pontes, pois nos anos 80 a travessia foi duplicada e foi preciso duplicar a ponte também. A estrada que passa sobre ela é um trecho comum entre as BR-116 e 290. É preciso passar primeiro nessa ponte e logo depois sair da BR-116 e passar por debaixo dela para se chegar a Ilha da Pintada. Este trecho, lado direito do Rio Jacuí, é o município de Eldorado do Sul. O Rio Jacuí aqui é o limite natural entre os municípios de Porto Alegre e Eldorado do Sul.

Foto 14:


Foto 15:


Foto 16:


Foto 17:


FOTOS 18 A 20:
Detalhes do entorno da quarta ponte sobre a travessia do Delta do Jacuí. Casas, trapiche e moradores se deslocando em barcos.

Foto 18:


Foto 19:


Foto 20:


FOTOS 21 A 25:
Logo após passarmos por debaixo da quarta ponte da travessia sobre o Delta do Jacuí e seguirmos em direção a Ilha da Pintada, há algumas pequenas propriedades rurais na beira da estrada.

Foto 21:


Foto 22:


Foto 23:


Foto 24:


Foto 25:


FOTOS 26 A 27:
Mostram a ponte que cruza o estreito canal entre a Ilha da Pintada e o “continente”. Neste ponto, entra-se em Porto Alegre novamente já que a Ilha da Pintada compõe o bairro Arquipélago.

Foto 26:


Foto 27:


FOTOS 28 A 34:
Mostram o canal que separa a Ilha da Pintada (Porto Alegre) do “continente” (Eldorado do Sul).

Foto 28:


Foto 29:


Foto 30:


Foto 31:


Foto 32:


Foto 33:


Foto 34:


FOTOS 35 A 42:
Mostram as ruas tranquilas da Ilha da Pintada.

Foto 35:


Foto 36:


Foto 37:


Foto 38:


Foto 39:


Foto 40:


Foto 41:


Foto 42:


FOTO 43:
Mostra a sede da Colônia dos Pescadores Z5 no centrinho da Ilha da Pintada.

Foto 43:


FOTOS 44 A 49:
Mostram barcos diversos na Ilha da Pintada.

Foto 44:


Foto 45:


Foto 46:


Foto 47:


Foto 48:


Foto 49:


Foto 50:
Mostra a quarta ponte da Travessia do Delta do Jacuí vista da Ilha da Pintada.

Foto 50:


FOTO 51:
Mostra o Delta do Rio Jacuí a partir de uma captura do Google Earth. À direita, a zona urbana de Porto Alegre. A ponta é o centro da cidade. Em linha reta para a esquerda a partir do centro está a Ilha da Pintada. É visível a travessia do Delta do Jacuí (Travessia Getúlio Vargas) com as suas quatro pontes até chegar no município de Eldorado do Sul.

Foto 51:


Outros threads meus:

RS - Novo Hamburgo - Patrimônio arquitetônico colonial do bairro Hamburgo Velho:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=614919

RS - Uruguaiana, na fronteira Brasil-Argentina (94 fotos):
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=615608

RS - Pelotas – Minha homenagem em 148 fotos inéditas de alta qualidade:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=660988

RS – Presidente Lucena – cidade bela e quase desconhecida (11 fotos):
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=661046

RS – Ivoti – Cidade das flores (25 fotos):
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=661068

RS – Morro Reuter vista da BR-116 (14 fotos)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=661098

RS – Porto Alegre no outono (53) fotos
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=661146
 
See less See more
51
#3 ·
Não gostei do thread de Pelotas, heheh, mas esse ficou BEM legal! Gostei bastante! A vista que se tem de Porto Alegre a partir dessa região é linda! Achei essa colônia de pescadores bem simpática! Ah, e a foto que mostra um povo pescando na base das pontes ficou bem legal, heheh! Valeu pelas fotos! :eek:kay:
 
#4 ·
Obrigado, Hed e Farrapo.

Ainda em relação aquele thread de Pelotas, quis mostrar o lado que eu entendo mais encantador e romântico de Pelotas, que é o seu patrimônico arquitetônico. Eu adoro construções antigas. Espero que Pelotas jamais derrube aqueles prédios todos. É neles que está o charme da cidade.

Abraços!
 
#6 · (Edited)
Sans Souci

Aqui vão mais algumas fotos que tirei de Porto Alegre vista de Sans Souci.

Sans Souci é um bairro de Eldorado do Sul e que fica na margem direita do Lago Guaíba, bem em frente a Porto Alegre.

Essas fotos eu fiz durante o mesmo passeio que fiz à Ilha da Pintada no verão de 2006.

Apreciem-nas!

Foto 52:


Foto 53:


Foto 54:


Foto 55: Observe quase no canto esquerdo o prédio branco do Museu da Fundação Iberê Camargo.


Foto 56: Começo da zona sul de Porto Alegre. E possível avistar o Estádio Beira Rio, o Morro da Polícia (no fundo, cheio de antenas) e o Morro Santa Teresa (na frente, com antenas de TV e um buraco deixado por um antiga pedreira).


Foto 57:


Foto 58:


Foto 59:


Foto 60:


Foto 61:


Foto 62:


Foto 63:


Foto 64:
 
#7 ·
:eek2:

Thread fantástico!

Apesar de ser uma comunidade simples, é um local bastante simpático e que possui a vista mais bonita de Porto Alegre. :D



Imaginem quando a torre envidraçada de 24 andares ficar pronta. Esta parte da cidade ficará bem legal quando vista do Guaíba. :D

A foto 52 é fantástica!
 
#9 ·
Flicklings, na foto 52, é possível ver os prédios do Centro Administrativo do Estado. Também gosto da foto porque mostra essa fazenda com cavalos pastando em primeiro plano e os edificios da metrópole em segundo. No fundo, o Morro Santana, que é o morro mais alto de Porto Alegre.
 
#10 ·
Eu fui informado por amigo do RJ que esteve recentemente visitando POA que nos finais de semana há um passeio de barco para a Ilha da Pintada que pára na ilha e os turistas descem para almoçar. É o primeiro passo para fomentar o turismo na região.
 
#18 ·
AcesHigh: você está certo. Antes de Eldorado do Sul se emancipar, aquela área toda no lado direito do Rio Jacuí era Guaíba. Eldorado do Sul e Sans Souci eram distritos de Guaíba. Hoje Porto Alegre não tem mais limite com Guaíba. E como o Rio Jacuí sempre foi o limite natura de Porto Alegre, todas as ilhas do delta fazem parte de POA.
 
#19 ·
ja fui na ilha, faz uns 10 anos, e ja tinha varias mansões la, e muitas em construção.

Na época tinha muita pobreza, não sei como esta hoje, mas lembro que era algo do tipo, ou as pessoas eram muito pobres, ou eram muito ricas.


Mas pelas fotos, a ilha esta muito bem, e muito limpa, organizada, Poa tem muitos lugares que tem um potencial turístico incrível, mas não são aproveitados.

Esses ultimos dias ando indo muito no guaiba, o que se encontra de lixo na beira, isso inclui seringas usadas pelos drogados que usam la.

Espero que agora com essa parceria, a revitalização traga uma limpeza pra essa area.
 
#21 ·
Boas fotos tb adorei !!! Porto Alegre sempre surpreendente !
 
#22 ·
Lindo thread!

Mas na BR-116 quando vc passa pelas ilhas é impressionante a pobreza do local, tem muitos barracos na beira da estrada. Além de ser algo desumano e perigoso também queima muito a imagem da cidade, quem esta vindo da Argentina ou Uruguay é obrigado a passar por ali, não deve ser uma visão muito estimulante para conhecer a cidade...
 
#27 ·
Pois é, mas qualquer grande cidade brasileira tem "entradas" bem feias (as cidades médias não escapam disso também), com favelas e/ou lugares feios, decadentes e tal... Porto Alegre, ao menos, é uma dessas cidades que possuem um entorno natural bonito, o que, no fim, acaba amenizando... Bom, e essas favelas da "entrada Sul" nem são grandes... Não sei também se é porque eu passo DIRETO por ali, mas, definitivamente, não é algo que me choca, heheh...
 
#28 ·
^^^^Nem choca a argentinos e uruguaios, pq o tipo de pobreza que eles veem aqui é bastante comum lá, não que isso seja motivos para deixar assim, só to querendo dizer que pra eles passa desapercebido. E quer queimar mais filme que a Villa 33 em Buenos Aires, que apesar de ser chamada de vila é uma favela que é passagem obrigatória pra quem chega a Buenos Aires de Bus ou carro vindos de Gualegauychu ou do Brasil por exemplo e no caminho do Aeroporto de Ezeiza acontece o mesmo.Mas acho que essa região só receberá atenção quando a entrada da cidade tiver sido melhorada.
 
#29 ·
Não acho que a pobreza uruguaia seja parecida com a nossa... As cidades uruguaias possuem áreas pobres, mas não me lembro de nenhuma que possa ser considerada FAVELA... Em Porto Alegre há favelas que não devem em nada as de outras partes do Brasil, inclusive essas da "entrada Sul"... Alguns barracos são tenebrosos...

A Villa 33 em Buenos Aires choca mesmo, mas não muito pela pobreza... É mais pelo contraste "riqueza x pobreza"... Ao menos é o que eu acho!
 
#31 ·
Uns tempos atras eu estava andando muito por este caminho, essas estradas precisam urgentemente de uma duplicação (sei la, mas uma faixa a mais, isso sim) o movimento é grande, muitos onibus e caminhões, o ultimo acidente de carro que vi, foi por essas estradas, e foi terrivel.

Se retirassem aquelas vilas, e investissem um pouco mais no lugar, dava um bom ponto turístico.

São lugares muito lindos.


Poa tem uma natureza linda, não deixa a desejar se comparar com outras cidades, infelizmente, Poa não sabe aproveitar o que tem, Poa é uma cidade que não existe turismo.
 
#33 ·
Sim...mas não encaro como favela aquilo....encaro como uma vila miserável...e acho parecida com o que vi as margens de rodovias na Argentina e no Uruguai....só isso....sõ pobres...mas não são diferentes do que eles veêm quando enfrentam o suburbio das cidades deles.Favela pra mim é a cruzeiro...a entrada da cidade...aquilo sim é favela...a villa 33 é favela....mas admito faz um tempinho que não passo por alí...uns 2 anos eu acho...pode ser que tenha piorado.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top