SkyscraperCity Forum banner

53 fotos do bairro da Pituba - Salvador-BA - 08/03/2007

89K views 60 replies 26 participants last post by  biglins 
#1 · (Edited)
A Pituba está localizada a uns 16 km do centro de Salvador e fica entre Amaralina e Costa Azul.
O bairro tem um comércio completo, com grandes shoppings, hiper-mercados, supermercados, faculdades, escolas, dezenas de agências bancárias, restaurantes, concessionárias, postos de gasolina, clínicas médias e veterinárias, grandes lojas e muitos outos pontos comerciais de diversos ramos, enfim é quase uma cidade dentro da outra.
A Pituba vive em uma eterna transformação, com muitas construções principalmente de prédios, que o transformou em um dos grandes skylines da capital.
Vamos às fotos.



01



02



03



04



05



06



07



08



09



10



11



12



13



14



15



16


17



18


19


20



21



22


23


24


25



26



27



28



29



30


31


32



33


34



35



36


37



38



39



40


41



42



43



44


45


46



47


48



49



50



51



52



53
 
See less See more
53
#2 ·
Gosto muito da Pituba... Claro que ela não tem o charme aristocrático e a conveniência da Graça e afins (onde dá pra se fazer tudo andando, como em NY), mas acho que ela é uma das regiões mais modernas e inovadoras de cidade...

Ah... E parabéns por mais um thread excelente... Mesmo com esse tempinho horrível que tem feito aqui esses dias, as fotos ficaram muito boas...
 
#3 ·
Excelentes fotos. Particularmente gosto muito da Pituba. Muitos prédios bons e a própria geografia de Salvador contribui para tornar o skyline ainda mais bonito, não só ali como em outras regiões. Apesar de agradável, falta arborização em muitas áreas (nas fotos de 1 a 4 dá para notar).

Como não consigo apenas elogiar, aí vai a parte que eu não gosto: excesso de torres gêmeas, trigêmeas, poligêmeas (existe essa palavra?). Os construtores economizam nos projetos e o resultado fica semelhante a conjutos habitacionais. Nas fotos não aparecem muitos, mas sempre observei isso nas vezes que fui em Salvador. Quando clonam um prédio "Giselle Bündchen" ainda vai, mas quando inventam de clonar prédios "mocréias", dói na retina. Isso acontece em várias cidades e sempre vou reclamar disso. Economizar com arquiteto? Isso é maldade com eles e com a gente.
 
#4 · (Edited)
^^ Vc está falando do velho e bom Parque Júlio Cesar, construído nos anos 70, naquela época uma ousadia construir um grande conjunto para a classe média/média com torres acima dos 20 andares. Não são clones pois nasceram juntos, num único projeto, antigamente só existiam dunas ao seu redor, hoje um bairro completo.

Acho que devemos levar em consideração a época e o contexto em que foram construídos os prédios, o que atualmente se apresenta feio, outrora era vanguarda. Eu ficaria muito triste se fossem demolidos para construir predinhos sem personalidade, mesmo que modernos, pois marcou uma época, e assim se conta a história das cidades.

É muito bom passar no meio de prédiois modernos e visualizar aqueles onde tudo começou.
 
#5 ·
Legais as fotos, obrigado por posta-las :eek:kay:

Interessante o bairro, bem verticalizado,e a maioria dos predios parece ser recente, de uns 10 ou 15 anos pra cá, poucos predios tem aparencia mais velha, isso dá um ar de modernidade pro bairro.

Gosto desses semáforos (aqui a gente chama de farol, hehe), tem um desenho legal, neles fica aparecendo o tempo que fica aberto, né? O ùnico que conheço desses por aqui fica em Itaquaquecetuba (por incrível que pareça, hehe).

A única crítica que faço é que acho que as ruas poderiam ter mais árvores, não que não tenham, mas poderiam ter mais, eu adoro verde, por mim todas as cidades seriam como Maringá :)
 
#6 ·
muito legal o thread! parabéns! Gostei do bairro tem um bom urbanismo e alguns residenciais bem bonitos e coloridas. Por outro lado, tem bastante blocão tb! Isso é comum em todas as cidades, mas achei um pouco estranho por serem blocões de alto padrão pelo que notei! :lol:
 
#8 ·
^^ Na verdade Salvador tem uma excelente relação "árvores por habitante", sem discordar totalmente com seu ponto de vista, pois árvores nunca são demais. Salvador é uma das poucas cidades que ainda exite porções da Mata Atlântica preservada, em grande número diga-se de passagam.

PS - Por curiosidade notei que aparecem árvores em todas as fotos postadas.
 
#13 ·
Com certeza existe árvores no bairro, a questão é a quantidade. Nas fotos 1 a 4, apesar de existirem mudas plantadas, mostram um aspecto extremamente árido. Já fui inúmeras vezes em Salvador, desde criança pois tenho familiares aí, e sempre achei a orla carente de vegetação de porte. Pelo visto começaram o plantio de mudas, mas vai demorar um pouco até encher os olhos. A questão da preservação na mata atlântica é louvável, mas o que foi comentado é em relação a paisagismo.
 
#10 ·
Urbanismo mto bom desse bairro viu, gostei mto; esse hospital da Bahia eh bem bacana, a densidade do bairro ta mto boa tem ruas ai cheias de predios. Qual eh o empresarial bem bonito da foto 51? Interessante como tem predios coloridos, cheios de 'faixas'. Mto bom esse thread cerrado, excelentes fotos!
 
#12 ·
Fotos ótimas!! Mas na minha opinião a Pituba vem merecendo agora edif. um pouco mais altos e mais ousados em arquitetura... últimamente só tem sido lançado prédios básicos, contrinuem para o skyline, mas se perdem no meio dos demais, sem nenhum destaque que chame a atenção!
 
#14 ·
Bem verdade que na Pituba não existem árvores como no Corredor da Vitória ou na Rua da Graça e Princisa Leopoldina, mas devemos considerar que as árvores nestes locais são centenárias e a Pituba é um bairro relativamente novo.

Ainda assim, considero Salvador uma cidade bem servida de árvores e verde em geral.
 
#17 ·
gostei no geral


+ definitivamente salvador deve ter uns bairros melhores
 
#18 ·
Roque

Não quero polemizar, mas a questão é que pelo tempo que eu vou em Salvador até um baobá já estaria crescido e dando sombra. Creio que os prefeitos nunca priorizaram isso. Priorizaram a modernização da infraestrutura urbana e isso compensou pois o sistema viário de Salvador é hoje o melhor do Nordeste. Concordo que existe muitas áreas arborizadas na cidade, mas minha opinião se limitou à orla. Você não pode negar que é bastante carente de arborização em vários trechos. Não vou dizer que a orla inteira é "careca" pois estaria exagerando. Beleza?
 
#26 ·
Não quero polemizar, mas a questão é que pelo tempo que eu vou em Salvador até um baobá já estaria crescido e dando sombra. Creio que os prefeitos nunca priorizaram isso. Priorizaram a modernização da infraestrutura urbana e isso compensou pois o sistema viário de Salvador é hoje o melhor do Nordeste. Concordo que existe muitas áreas arborizadas na cidade, mas minha opinião se limitou à orla. Você não pode negar que é bastante carente de arborização em vários trechos. Não vou dizer que a orla inteira é "careca" pois estaria exagerando. Beleza?
Concordo com vc, mas, realmente, eu não conheço orla arborizada em lugar nenhum do Brasil, talvez em Santos.

Boa Viagem em Recife, Beira-mar em Fortaleza, Natal, Aracaju, nenhuma tem orla arborizaaada.

São coqueiros e nada mais, e convenhamos, coqueiro não é o tipo de árvore que dê sombras maravilhosas.

Por sinal, o Jardim de Alah, Piatã, Itapuã, sáo até bem servidas de verde.
 
#19 ·
Parabéns, cerrado! Esse é o thread mais completo que já vi sobre a Pituba! Gosto muito dessa mistura de prédios antigos com novos que predomina no bairro. A única coisa que não gosto na Pituba é da Orla do bairro, mas sei que ela vai melhorar muito, com a liberação do gabarito de altura dos prédios e a reforma do calçadão. De resto, para mim, é o bairro mais completo que existe em Salvador.
Ah, o velho Parque Júlio Cesar, onde morei em 1988, aparece nas fotos 32 a 35 e na foto 46. O prédio onde morei é um azul-celeste que aparece bem claramente na foto 33, o Edifício Márcio.
 
#22 ·
Eu tenho uma relação de amor e ódio com a Pituba. Tudo começou assim...
Em 1981 fui passar férias na Pituba vindo do interior paulista, e simplesmente fui paixão a primeira vista, Salvador detonava, ChameChame, Graça, mansões em Apipema, o Imbuí era bem novinho, Paralela um tapetão, o Centro Administrativo encantador, a Pituba já era um mundo novo! Até o Orixás Center no bairro Politeama era lindo! A fila do Ferry Boat era linda, a feira de São Joaquim, era tudo só deslumbre e passei 3 meses em Salvador!!
A Pituba era um imenso canteiro de obras, o parque Júlio Caesar era lindo, a sorveteria da Amaralina na rua rio grande do sul, o..... Itaigara, novinho, zero bala(com portas automáticas, uauuu! ) pois no interior paulista, na minha cidade já existia elevador panorâmico(na prefeitura da cidade) e casas pernambucanas com escadas rolantes, uauuuuu!!). Mas, portas automáticas e ar-condicionado central( que sempre dar curtos-circuitos e incendeiam, hehehe), para mim era quase que novidade.
Voltando ao thread, Cerrado, para se conhecer a Pituba e registrá-la em sessões de fotos você iria levar uns 3 dias e falo sério!! Hoje a Pituba é um monstro uma verdadeira cidade, as ruas principais viraram corredor viário e já não há o bucolismo dantes. As casas foram substituídas por espigões e as que restaram e que não viraram ponto comercial ou clínicas, aumentaram seus muros e trocaram suas grades, pois a cidade em 24 anos dobrou de tamanho na população, hoje, 3(TRÊS) milhões de habitantes( mordam-se fortaleza e recife e brasília e belo horizonte), mas é a realidade, mas não merece ser invejada, sei que é legal ser a terceira mais populosa, mas as condições de vida são precária para quase a totalidade da população( tirando uns 15% da classe média e alta!) Em questão de segurança Salvador ainda é relativamente tranquila, graças a Deus e ao povo light dessa cidade. Agora carnaval e festival de verão, haja sede de 'carregar' as câmeras digitais e celulares e carteiras alheias,assim. É se entregar a própria sorte, apesar do policiamento ostensivo, mais num vai matar os coitados dos 'pobres' famintos, né? Deixa levar a digital e você compra uma novinha de plástico na banca da esquina para fotografar o elevador lacerda, mercado modelo e abaeté, tá!
Voltando para Pituba, bairro elegantérrimo até uns tempos atrás, hoje só dá Altos do Itaigara, Pituba Ville, Aquarius, loteamento São Vicente, Cidade Jardim e Horto Florestal que poderíamos até dizer que são (o último) áreas remanecentes da Pituba. O Caminho das Árvores, bucólico e luxuoso, hoje ainda resiste ao imenso corredor comercial nobre em que se transformou atualmente, pois tudo está muito bem localizado, junto a Avenida Paulista Baiana, Tancredo Neves! Lembro que todos os bancos eram no bairro do Comércio e que não havia vagas suficientes para carros de clientes, e na Pituba era um ou outro banco( geralmente bb, bradesco, caixa) daí o BankBoston(já finado) inaugurou agência na cidade, e aonde? Na avenida Manoel Dias da Silva, Pituba, hoje corredor tumultuado de trânsito, apesar de estar uma 'gracinha' remodelado, calçadas bonitas, faixas de circulação repintadas, uma 'belezinha'.(se faz o que é o possível) pois tudo gira em torno da Pituba na cidade, (podemos dividir Salvador em fifty-fifty, 1,5 milhão de pessoas em Salvador e 1,5 milhao de pessoas relacionadas a alguma atividade com a Pituba. Meus olhos lacrimejavam em explorar aquela Pituba nascente, com muitas dunas e obras de engenharia civis. Muita natureza, pássaros. Hoje, Pituba para mim é na porrada! Relação complicada, pois o trânsito é de 'lenhar', como dizem meus amigos baianos! Mas, não estamos em Tóquio, nem Londres, não é Cingapura, nem Sampa e Curitiba. Estamos bem como uma cidade brasileira normal que cresceu muuuiiitooo e tem seus problemas correspondentes ao seu crescimeeento! A cidade da Bahia( Salvador e talvez Feira, Juazeiro, Luís Eduardo) tem crescido demais e evidência muita força em futuro próximo. Sei que precisamos conceder incentivos fiscais generosos, mas quem não concedeu atire a primeira pedra!
É uma prática danosa como podemos ver em Curitiba, Porto Alegre, Juiz de Fora, Montes Claros, renúncia fiscal é ph....!
A Pituba é o bairro onde tem mais paulistas na cidade, e posso dizer que ela seria a 50ª cidade paulista em população, e a maior fora de São Paulo, hehehe! Moro ao lado, e por estar ao lado, transporte aqui é ph....!
Mas a vista da minha janela do quarto é simplesmente.....! Ufa, paguei meus pecados por ter uma relação de ódio com a pituba, né mesmo?
 
#23 · (Edited)
MangueTown !

Não se pode tirar conclusões apenas com base nas fotos de um lugar, embora o Thread esteja bom.

Vejo que muita gente aqui no scc não conhece o pais , como naquela musica dos anos 70/80 :

O Brasil não conhece o Brasil!........O Brasil não conhece o Brasil!


Cerrado , obrigado bom Thread !

Já ia esquecendo Karku27 excelente relato, tu é velho em fio! Brincadeira também me lembro SSA era muito diferente
 
#27 ·
Salvador crescendo muito...
Achei o urbanismo e a arborização das ruas internas bem meia-boca.
Uma pergunta, o que é os bloquinhos coloridos à direita, na foto 02? BEm diferente. Se for uma favela que deram um trato, estou impressionado!

Ali ficam os restaurantes do Parque Costa Azul.
 
#31 ·
Roque, amiguinho, depois você me diz onde eu escrevi que TODA a orla de Salvador é árida. Pensei que o thread fosse sobre a Pituba, comentei sobre AS FOTOS POSTADAS e outros trechos que eu conheço e muito bem. Você me vem com Piatã? Paciência, bairrismo tem limite! Outras pessoas comentaram sobre a mesma coisa e você se pega em besteira?
 
#32 ·
CALMA POVO...EU N TIREI CONCLUSÕES SOBRE A PITUBA SO POR ESSAS FOTOS

EU CONHEÇO SSA

NÃO SOU MTO FÃ DESSA BAIRRO...
 
#33 ·
@ Alfenim: Não quero polemizar, mas a questão é que pelo tempo que eu vou em Salvador até um baobá já estaria crescido e dando sombra. Creio que os prefeitos nunca priorizaram isso.
@Alfenim: Concordo que existe muitas áreas arborizadas na cidade, mas minha opinião se limitou à orla.
Achei que vc não se limitou à Pituba, mas tudo bem, sem mais polêmicas.
 
#34 ·
Pois é, se me expressei mal peço desculpas. Uso muito o muito sentido figurativo e nem sempre dá pra entender o que estou querendo transmitir, você vai ver isso em outros posts meus. Relaxa pois se eu achasse Salvador ruim não teria ido aí pelo menos umas 15 vezes e ainda não dei minhas visitas por encerradas. Talvez por gostar demais daí é que eu me ache no direito de fazer certas observações...

Um abraço!
 
#38 ·
E não só o Parque da Cidade. Têm diversas pracinhas bem legais, como a N.S. da Luz e a Ana Lúcia (é isso?) Magalhães. A Praça da rua Edith Gama (ou algo que o valha) tem árvores imensas, só falta arrumar o resto, assim como naquela praça no pq. n.s. da luz, perto do Colégio Rafael Serravalle.
De maneira geral, a Pituba é um bairro bem urbanizado e com boa quantidade de árvores.
Concordo, no entanto, que, em alguns locais, a orla de SSA é um pouco "árida", mas isso é basicamente neste trecho entre amaralina e pituba. Mesmo no Rio Vermelho há alguma vegetação.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top