SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.

A quantos kms do marco zero de sua cidade vc mora?

17K views 54 replies 47 participants last post by  xistracinho 
#1 ·
Gostaria de saber a quantos kms, em linha reta, vc mora do marco zero da sua cidade??? Se for RM, conte a distância até a capital.

Eu moro a 2,55 kms do marco zero do Recife, que fica no bairro do Recife Antigo, região onde a cidade nasceu.



 
See less See more
2
#2 · (Edited)
menos de 200m da Praça Bento Quirino, o lugar onde se construiu a capelinha (hoje marcada com um quadrado branco de pedra portuguesa) em louvor a Nossa Senhora da Conceição e que deu origem ao bairro das Campinas de Mato Grosso de Jundiaí, em 1774.

Essa foto do flickr mostra bem o Marco Zero (o quadrado branco à esquerda):
 
#4 ·
Novo Hamburgo não foi uma cidade "fundada". Eram povoamentos de imigrantes alemães, e alguns começarama crescer mais formando núcleos, etc.

Um dos núcleos tinha uma casa de comércio (armazem) que pertencia a um senhor de Hamburgo. E ele sempre dizia aos clientes "sempre voltem à casa do velho hamburgues".

Acabou que o morro onde ficava essa casa de comércio e o pequeno núcleo habitacional ficou conhecido como HAMBURGUER BERG (morro do hamburgues).

Assim, marquei a distancia da minha casa até o local onde ficava o armazem do hamburgues.

Mas é importante saber que no final do séc XIX, a estrada de ferro construida pelos ingleses passava à uns 2-3km à oeste de Hamburguer Berg, e a estação de trem construida no local, onde um NOVO nucleo habitacional foi construido, foi chamada de NOVO HAMBURGO. (em oposição à velha Hamburguer Berg).

E esse novo nucleo urbano logo se tornou o mais importante, e naquele tempo, claro, esse novo centro urbano devia ser considerado UMA OUTRA VILA em comparação com Hamburguer Berg... mas qdo a cidade se emancipou de São Leopoldo (1922 se não me engano), esses dois nucleos e mais alguns outros mais longinguos formaram um só municipio. (Hamburguer Berg hj é o bairro chamado Hamburgo Velho). Só mais tarde tudo ficou conurbado (mas Lomba Grande até hj não é conurbada com o resto da cidade)


Distancia da minha casa até Hamburguer Berg (local aproximado do armazem do Velho Hamburgues): 1,42 km

Distancia da minha casa até o local onde ficava a antiga estação de trem que deu origem ao nucleo urbano chamado de Novo Hamburgo: 1,36km

nas imagens... ponto da esquerda, antiga estação de trem. Ponto central superior, minha casa... ponto da direita, Hamburguer Berg

 
#7 ·
Não sei. O Porto da Barra (Vila Velha) onde a cidade foi fundada; o Largo do Tanque (início da antiga rodovia Salvador x Feira), o Acesso Norte (o atual início da Salvador x Feira); e a Praça da Sé. Gostaria de que algum colega daqui me respondesse qual devemos considerar como Marco Zero.
 
#11 ·
Do Morro Cara de Cão (Urca), à minha casa, 19 km em linha reta, mas usando as vias deve dar coisa de 25-30 km. A cidade foi fundada lá, mas acho que o mais correto seria usar a Praça XV como "marco zero" do Rio. Nesse caso, é coisa de 19.5 km, mas com certeza próximo de 40 km usando as vias. Bem, eu moro longe... :(
 
Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.
Top