SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 32 Posts
Discussion starter · #1 ·
Benvindos a mais um thread! :hi:

Após o avassalador sucesso do thread "Rio podre (muito podre) de chique", mostrarei a vocês uma das portas de entrada da Zona Oeste do Rio: o bairro da Praça Seca.

Para quem não conhece, é a partir do bairro que se inicia a região de Jacarepaguá (Taquara, Freguesia etc.). Durante muitos anos foi o único acesso a essa região, através de sua principal artéria viária, a Rua Cândido Benício, cujo prolongamento na outra ponta, a Rua Domingos Lopes, é uma das principais vias do bairro de Madureira, um dos bairros mais conhecidos do subúrbio carioca. Por essa via passará o Transcarioca, corredor de ônibus expressos que ligará o Aeroporto Tom Jobim à Barra da Tijuca.

Uma citação da dona Wikipédia:

É um bairro de classe média-alta e classe média situado em JACAREPAGUÁ. Tem como principal via a Rua Cândido Benício, importante ligação entre Madureira e os outros bairros de Jacarepaguá.

Praça Seca é uma corruptela provocada pela linguagem coloquial. Originalmente, a região se chamava Largo do Visconde de Asseca, mas depois foi resumido para Largo do Asseca, daí para Largo d'Asseca, e finalmente Praça Seca.

O nome homenageou o quarto Visconde de Asseca (1698-1777), nobre que muito colaborou no processo de urbanização daquela área.

O clima de Jacarepaguá é variado, no litoral, fresco e úmido em razão da proximidade do mar e dos pântanos (estes quase inexistentes), na parte central é quente e seco, por estar cercada de montanhas e na região da Praça Seca (Vale do Marangá), ele é pouco quente, sendo muito semelhante ao clima do restante da zona Oeste.


(fonte: Wikipédia)

Acabei chegando o bairro de tardinha, por isso a posição do sol e a indisponibilidade de tempo maior não me permitiu tirar mais fotos, mas as abaixo dão uma ideia clara de como é o bairro.


- A Praça Seca, ou melhor, Praça Barão da Taquara


1 - Busto do Barão da Taquara:



2 - A praça é dividida ao meio pela Rua Cândido Benício:



3 -



4 - Coreto. Um traço interiorano no meio de uma metrópole:



5 - A Prefeitura do Rio recentemente instalou uma academia ao ar livre para a terceira idade. Está fazendo isso em várias outras praças pela cidade:



6 -



7 - As bougainvilles estavam florescendo nestes pergolados:



8 -




- Rua Cândido Benício e arredores


9 - Condomínio recém-construído:



10 - Ligando bairros importantes do Rio, a via é muito movimentada:



11 -



12 -



13 - Rua Baronesa



14 - Conjunto de prédios:



15 - Como já foi dito, por esta via passará o BRT Transcarioca, então vamos ter muitas modificações neste cenário em breve.



16 -



17 -




- Ruas internas


18 - Achou a via principal um tanto caótica? Pois bem, quem passa pelo bairro pela Cândido Benício não tem ideia de como o bairro é tranquilo e agradável em suas ruas transversais e paralelas.



19 -



20 - As ruas internas foram recentemente recuperadas pelo projeto Bairro Maravilha, programa da Prefeitura que fita reurbanizar e fazer ajustes de infraestrutura em conjuntos de ruas de diversos bairros. Esta rua, por exemplo, ganhou uma ciclofaixa:



21 -



22 -



23 -



24 -



25 -



26 -



27 -



28 - Um asilo administrado pela Santa Casa



29 -



30 -



31 -



32 -



33 -



34 -



35 -



36 - Uma casa um tanto diferente



37 -



38 -



39 -



40 -




Comentem!
 
Bem legal as suas fotos da Praça Seca.
Estou sempre por alí e acho um lugar bacana pra se morar!
A praça seca no inverno fica praticamente seca com as árvorestodas sem folhas, por isso sempre achei que era por esse motivo!:)
Quero ver como o bairro vai se comportar com a passagem do novo modal por alí!
 
Lorram, você definiu bem seu outro thread do Rio podre de chique... Eu postei demais nele, gostei muito. Pena ter havido algumas discussões com um forista despreparado para aceitar opiniões alheias, mas isso em nada diminuiu seu trabalho.

Gostei muito do bairro. Uma coisa que estou percebendo no Rio é que mesmo os bairros da Zona Norte são muito arborizados. Eu, que sempre fico na ZS carioca, me surpreendi, positivamente.

Parabéns pelo seu trabalho e criatividade.
 
Gostei bastante Lorram, é um bairro bastante movimentado, vivo e bem arborizado, também achei limpa as vias mostradas, o coreto e a estátua da imagem 8 chamaram minha atenção, gostei bastante, parabéns pelas imagens e thread, abração.
 
Lorram,

Eu já fiz um thread da Freguesia e um da Taquara, ficou faltando o da Praça Seca que fui adiando e não fiz. Ainda bem que vc fez. ..hahaha

As fotos ficaram muito boas, Lorram! :yes:

Não concordo que a Praça Seca seja classe média-alta não, mas classe média e média-baixa, especialmente na parte do Mato Alto. Agora, com a Transoeste, creio que a valorização do bairro cresça bastante.

Parabéns por mais um thread INÉDITO. :applause:
 
Caramba, que legal, eu nunca fui na Praça Seca, só conhecia de nome.

Essas ruas internas parecem tão limpas. E esses prédios são super característicos da cidade, muito parecidos com os que tem em alguns bairros do subúrbio.
 
Gostei da Praça Seca, que parece que é a primeira vez que é mostrada no SSC mesmo. É um bairro bonito, relativamente bem cuidado, com bom poder aquisitivo, belas montanhas ao redor. O bairro é um pequeno vale, numa região bonita pra caramba. Gostei muito do que vi, valeu pelo thread! :eek:kay:

PS: Louvável esse projeto Bairro Maravilha, devia se espalhar por todos os bairros, só acho que deveriam aproveitar e aterrar a fiação também. Aí ficaria impecável.
 
Ótimo thread, com boas fotos, e que deu pra ter uma boa noção do bairro.
O urbanismo é muito bom, as ruas razoavelmente arborizadas, a sinalização é boa e os prédios bem razoaveis, em se tratando de um bairro que não é nobre.
 
Gostei muito do que foi apresentado. A Praça Seca, para mim, sempre foi um bairro de passagem entre o Tanque e Campinho e nunca parei para ficar prestando atenção nos detalhes.
De rua interna, então, apenas conhecia a rua Barão (mas isto já faz tempo...).
Percebi que há muitos edifícios novos surgindo por lá. É bem legal ver o Rio de Janeiro crescendo de forma ordenada para outros bairros, isto é, saindo daquela mesmice.
Parabéns pelo thread!
 
Gente peraí a denominação "bairro de classe média-alta" foi feita pelo wikipedia e não pelo autro do thread,rs.

Aliás acho que todo mundo tá careca de saber que os textos do wikipedia são feito por mortais como eu ou você, logo, cada escreve o que quer, as vezes aumentando um pouquinho aqui outras vezes acolá.

Sobre o bairro eu adorei. Pelas fotos já transmite um ar muito agradável. Deve ser muito bom morar aí, pois além de ruas internas tranquilas, possui um centrinho nervoso cheio de lojas e comércio. Adoro bairros assim, tipo mini-cidade. :cheers:
 
Muito bom, eu nunca parei para andar nas ruas da Praça Seca, só de passagem mesmo. O bairro tem uma classe média bem forte, tem bons prédios aí e pelas fotos gostei do que vi.

Valeu!
 
1 - 20 of 32 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top