SkyscraperCity Forum banner

Reestruturação do Fórum - Organização Física

337K views 2K replies 101 participants last post by  lmpanp 
#1 ·
A partir d'hoje, dia 22 de Março de 2005, o Forum Português conta com 1 novo sub-forum "Projectos e Construção"!!!
:dance:
 
#1,633 ·
Vejo que na votação fica claro que a maior parte das pessoas está descontente, o que só pode ser porque não votaram antes, se enganaram a votar ou porque o resultado final afinal não é como tinham imaginado...

Como sabem eu votei contra a regionalização, mas como respeito sempre as votações, assim que a regionalização ganhou, apresentei um modelo que acabou por perder na votação seguinte... ou seja, não concordo com nada do que está feito... e no entanto, acho que as pessoas estão a ser demasiado pessimistas e que o novo modelo não é assim tão mau (embora pudesse ser melhor ;):) )

A minha posição é que agora não nos resta outra solução do que respeitar as várias votações. Este modelo ganhou por larga maioria, 60%-40%, por isso agora deve manter-se, foi a vontade do povo, mesmo que agora se arrependa e não pode ser agora 5 ou 6 pessoas a reclamar que se vai contra votação de dezenas de pessoas...

As mudanças custam sempre um bocado... e por isso ainda é cedo para perceber se é apenas essa mudança que está a dificultar ou se é um problema estrutural que de facto "destrói" o fórum. Penso que temos que esperar pelo menos 3 meses para se poder fazer um balanço a longo prazo.

No entanto, aqui ficam as minhas primeiras impressões sobre o novo modelo:

1- O Majestic não funciona... as fronteiras entre Café e Majestic não se percebem bem, "conversa séria, conversa não séria"?... é uma divisão muito subjectiva e que não faz sentido... talvez uma divisão "café" VS "notícias" tivesse sentido. Proponho a extinção do Majestic ou a sua mudança para um tópico de notícias. OUtro ponto importante, o Majestic/Notícias deve aparecer com um link logo na primeira página, para ser de fácil acesso. Isto parece-me uma coisa que se pode mudar já, não vai contra votações e parece-me consensual que não está bem.

2- Outro problema... os clicks. Quando houve a votação toda a gente me caiu em cima porque eu dizia que este modelo ia criar muito mais "clicks" e que isso era péssimo... tudo a gozar "custa-te muito fazer mais uns cliques"... como disse na altura: "custa"... agora vemos que parece ser um problema para mais pessoas.

3- Aplaudi a criação dos links directos para os subforuns regionais logo na página principal. Foi uma boa ideia da moderação e que dá muito jeito. No entanto, noto um efeito perverso, que talvez seja a coisa mais grave deste modelo: ninguém entra no subfórum principal das Fotos e Projectos... toda a gente clica logo na sua região das Fotos, e depois volta atrás para ir ver o resto da sua região nos Projectos... e os threads nacionais de Fotos e Projectos estão abandonados, porque ninguém vai primeiro a Fotos e depois Região, back, back, Projectos, depois Região, back, back. Isto parece-me uma diferença importante em relação ao meu modelo, porque no meu modelo os threads nacionais estavam logo à frnete, ou seja, toda a gente iria continuar a vê-los e a participar, e só depois iria então para o "seu cantinho".

4 - Por outro lado, há uma coisa que me agrada e deve ser valorizada, está muito mais fácil encontrar as coisas da minha cidade. Isto poderá chamar mais pessoas das várias regiões. Penso que o meu modelo também permitiria isto e talvez ainda mais por concentrar as coisas da região.

Isto são as minhas primeiras impressões... pode ser que assim que as pessoas se habituem comece tudo a funcionar melhor.

Barra, continuas a insistir que o meu modelo era uma "confusão"... get over it, vamos tentar mudar isto... para mim é claro que o meu modelo punha tudo muito mais bem organizado regionalmente, que tinha muito menos clicks. o acesso era mais fácil e permitia maior participação, permitia muito melhor visibilidade aos threads nacionais, que ficariam logo na página de entrada... coisas que me parece que falham neste modelo...

Tenho outras sugestões que penso que melhorariam o fórum mas já ando queimado entre as pessoas que decidem e que vêem tudo o que eu digo como uma crítica em vez de uma sugestão. Por isso acho que me fico por aqui que nesta altura é cedo para qualquer alteração, vamos esperar e ver. :cheers:
 
#1,636 ·
Uma excelente análise caro fernao.

Contudo formulo as seguintes questões:

1 - Não disse que o teu modelo era a confusão, necessita apenas de algumas reformulações, como a criação de outro subforum parecido aos das regiões mas para as fotos/urbanismo nacional e projectos nacionais. Terias assim mais um sub forum.
De qualquer forma continuas a ser um pouco prepotente ao referires que o teu modelo era melhor em tudo.

2 - Após este reduzido tempo também não podes dizer que as partes principais de fotos e projectos estão ao abandono... aliás é normal que não haja tanta fresquência já que a maioria dos projectos são das regiões

3 - Cliques... as pessoas só clicam mais porque querem... eu posso abrir vários separadores.

De resto é o que referiste... as pessoas que votaram mais negativamente em relação à mudança, são exactamente aquelas que estão revoltadas, enquanto que as que gostaram não estão a ligar minimamente a esta votação... e vão contentes para a sua zona. O fórum portugues tem quase 200 pessoas com uma média diária de 100 pessoas no fórum. Ainda falta muita gente votar.
 
#1,634 ·
^^ Dos 29 votantes, só 9 declaram estar realmente satisfeitos com o modelo.

Dos 20 que demonstram insatisfação, 11 querem voltar atrás.

ou seja, temos:


9 que gostam
9 que nao gostam, mas que nao pensam que se justifique estar a voltar tudo atras
11 que querem efectivamente voltar atrás


(analizando sob outro ponto de vista, temos 18 que nao tencionam voltar atrás, embora metade desses esteja insatisfeita. se somarmos os 11 insatisfeitos k kerem voltar atrás... talvez realmente se note alguma força a pender para o lado "nao à regionalizaçao")
 
#1,641 ·
Tekno_XL said:
Barragon, tenta comentar isto

até quando vais continuar a defender o teu modelo e começar a abrir os olhos? és assim tão orgulhoso ou acreditas mesmo que o modelo actual vale a pena?

eu sei que a maioria votou.. mas por votarem erradamente devemos fechar os olhos e perpetuar o erro?!
Só tu e mais duas pessoas se queixam. Já referi anteriormente o que se passa.. é simplesmente uma questão de habito. Não podes concluir nada com este tempo de antena... deixa de ser precipitado.
 
#1,651 ·
Um gajo dá folga ao SSC por um fim de semana e tem logo que ler 3 páginas só num tópico!
Parece que regionalizamos um fórum e concentramo-nos num tópico... Este.

Já deu para ver (mesmo para alguém desatento nestas temáticas sociais como eu) que há guerrinhas (temáticas sociais) entre membros. Já deu para ver que em ambos os lados, os "teimosos" abundam. Já deu para ver que ninguém vai dar o braço a torcer e vamos continuar nesta fantástica picardia desnecessária e sem fundamento objectivo.

Como já disse, fui contra a regionalização desde a primeira hora mas fui sempre votando (sempre na que perdeu... :eek:hno:). Contudo, não podemos fazer guerras do "ah, eu bem disse!" porque isso não nos leva a lado nenhum. Estou com a moderação: nas votações "oficiais", ganhou sempre a maioria. Em Democracia, é isso que conta!

Agora, quanto ao futuro: acho que devíamos dar tempo para consolidar este modelo. Tempo esse que nunca poderá ser inferior a um mês. Depois sim, tiremos ilações sobre o melhor para o SSC - Portugal: continuar com o Modelo "organizativo" ou voltar ao que tínhamos.
 
#1,652 ·
Não se iludam... Não estou a ver regressar o antigo modelo :lol:!
Preferia que tivessem sido os moderadores a escolher e não dar essa opção a todos os users... Lembrem-se que a primeira votação acabou com um voto de diferença, pior não pode haver...
 
#1,653 ·
uma coisa é certa, se andaram pedir aos administradores para criar um novo esquema funcional para o forum e agora pedem para voltar atrás, no futuro qd quiserem mais alguma alteração os administradores do ssc mandam-nos "ir dar uma volta"..
 
#1,669 ·
A moderação disse que ia arranjar link DO forum portugues PARA os sub-subforuns regionais dentro das Fotos e dos Projectos. Não disse que ia arranjar links ENTRE os sub-subforuns regionais dentro das Fotos e dos Projectos.
Mas se estás seguro disso, arranja-me o quote e o link onde alguém o disse, sff...;)
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top