SkyscraperCity Forum banner

Reestruturação do Fórum - Organização Física

337K views 2K replies 101 participants last post by  lmpanp 
#1 ·
A partir d'hoje, dia 22 de Março de 2005, o Forum Português conta com 1 novo sub-forum "Projectos e Construção"!!!
:dance:
 
#1,783 ·
então vamos lá agitar isto..

:D

Assentam os dois modelos na mesma base: regionalizar (quase) tudo, concentrando assim o que se refere a cada região no respectivo sub-fórum..

por exemplo: a um tipo de Lisboa, baste entrar no fórum e clicar no sub-fórum Lisboa.. aparecem logo os tópicos referentes ao NAL, à TTT, ao MST, ao Metropolitano, Fotos, Projectos.. tudo concentrado sob o nome Lisboa.. o mesmo para cada região, com a particularidade de ter separado as várias regiões excepto a do Minho e Trás os Montes.. mas isto é só um modelo, tudo está em discussão..

Modelo 1

este modelo teria na página inicial 14 sub-foruns, divididos em 5 temas:

Infraestructuras de transporte (Rodovias, Ferrovias, Aviação)
- onde seriam colocados e discutidos os projectos/temas de âmbito nacional
Fóruns Regionais (Norte, Porto (actual AMP), Beiras, Lisboa (actual AML), Alentejo, Algarve, Açores, Madeira)
- onde seriam colocados os tópicos relativos a cada uma das regiões.. se clicarem no link acima fiz um esquema colocando exemplos da distribuição dos tópicos..
Além Fronteiras
Urban Photo Contest
Café (acabava-se com o Majestic.. num café também se podem ter conversas de nível..)

podem dizer que são sub-foruns a mais.. tudo bem.. mas independentemente de terem movimento ou não, é indiscutível que para uma pessoa (estrangeira ou não) que chegue ao Fórum é completamente diferente ler Alentejo/Algarve do que ler Sul.. ou ler Madeira/Açores que Ilhas..


também desta forma os tópicos que andam perdidos no "espaço nacional" dos Fotos/Urbanismo e Projectos e Construção voltavam à página inicial dando novamente vida à página inicial do mesmo.. e dando o destaque que alguns desses tópicos merecem..


Modelo 2

Modelo semelhante ao primeiro, apenas com a diferença que Coimbra está num sub-fórum à parte da região Beiras.. apenas fiz esta mudança devido ao elevado número de stickies que teria no primeiro modelo.. assim fica mais agradável e organizado..


pronto, agora que já há modelos, que comecem a atirar as pedras :lol:
 
#1,785 ·
Separares as Ilhas é o pior. Penso que assim está bom e mesmo juntar.

A única hipótese viável seria mesmo meter os projectos da região dentro da parte das fotos, existindo na zona principal projectos de âmbito nacional.

Os Transportes e Inf. só necessitam do subfórum marítimo nesta altura .. penso.

O majestic passava a Notícias.
 
#1,786 ·
Quanto aos nomes acho que ficaria muito bem pro exemplo:

Alentejo e Algarve em baixo Sul/South
Madeira e Açores em baixo Ilhas/Islands
Beira Litoral e Beira Interior em baixo Central Portugal
Lisboa Metro Area em baixo Lisbon Metro Area
Porto Metro Area em baixo Oporto Metro Area
Minho, Douro e Trás-os-Montes em baixo Norte/North
 
#1,796 ·
Eu não concordo que tenha havido muita gente a deixar de participar no fórum por causa disso. O que noto é que a esmagadora maioria se tem remetidos aos threads da sua região, falhando a presença nos outros todos...
 
#1,798 ·
Eu concordo que era preciso dividir, mas para quê criar 12 fóruns novos? Refiro-me aos das Fotos e dos Projectos, vezes as 6 regiões que escolheram...
Compreeendo que sejas a favor da regionalização, Barra, até foste um dos que mais a incentivou... Mas diga-se que não sou eu que estou a exagerar, até porque ganhou só com um voto...



Pode não ter havido muito gente mas sempre foi um ou outro... A começar por mim, que houve mesmo uma altura em que quase ia desistindo de participar (e não fui o único)...
E vocês que acham tanta piada a medir o número de posts, entre Julho de 2007 e Julho de 2008 fiz uns 7000, entre Julho de 2008 e Julho de 2009 fiz uns 1000 :nuts:... Pois é...
Se hoje ainda cá estou, é porque tento recriar o fórum que existia em 2006, com os Transportes e com o UPC... Mas pouco mais...
 
#1,800 ·
Também não estou a exagerar assim tanto, mas parece-me que 6 fóruns é claramente um número muito grande para a actividade que têm :yes:!

Eu propunha pelo menos a junção dos fóruns "Sul" e "Ilhas", criando um único denominado "Sul e Ilhas", tanto nos projectos como nas fotos, já que são os sub-fóruns que têm menos actividade.

Também o "Norte" e o "Centro" nos projectos não são muito concorridos. Uma hipótese seria juntá-los seguindo o modelo das NUTS II, ou seja, juntar o "Norte" ao "Porto", designando-o de "Porto e Norte", e o "Centro" a "Lisboa", chamando-o "Lisboa e Centro", para não criar nos forumers do Norte o sentimento de injustiça por Lisboa ficar com um fórum à parte, conforme já foi argumentado uma vez ;). Só neste último caso nos iríamos desviar das NUTS II :yes:, podendo este modelo ser aplicado tanto nas fotos como nos projectos.

Bem sei que a minha sugestão não será muito bem recebida, mas pelo menos creio que temos todas as condições para juntarmos o Sul às Ilhas, e reduzir de 12 para 10 o número de sub-fóruns :yes:!
Reduzir para 6 seria o ideal porque:
- continuaria a regionalização;
- criaríamos maior dinâmica dentro de cada sub-fórum;
- tornaríamos mais atractiva a prticipação, precisamente por termos de visitar menos sub-fórum;
- ficaríamos com 3 divisões quer nas Fotos quer nos Projectos, o que iria igualar o número de divisões nos Transportes, trazendo maior equilíbrio ao fórum :eek:kay:!

Agora fica ao vosso critério...
 
#1,805 ·
Eu propunha pelo menos a junção dos fóruns "Sul" e "Ilhas", criando um único denominado "Sul e Ilhas", tanto nos projectos como nas fotos, já que são os sub-fóruns que têm menos actividade.
Aqui até concordo, até porque acho que os tópicos da Ilhas só teriam a ganhar, uma vez que actualmente são pouco visitados.
Também o "Norte" e o "Centro" nos projectos não são muito concorridos. Uma hipótese seria juntá-los seguindo o modelo das NUTS II, ou seja, juntar o "Norte" ao "Porto", designando-o de "Porto e Norte", e o "Centro" a "Lisboa", chamando-o "Lisboa e Centro", para não criar nos forumers do Norte o sentimento de injustiça por Lisboa ficar com um fórum à parte, conforme já foi argumentado uma vez ;).
Aqui já não concordo. Se vires bem ambos os sub-fóruns são até bastante activos, é claro que não tanto como Lisboa e Porto (pudera, há menos projectos), mas mesmo assim conseguem ser mais participados do que o sub-fórum Sul, esse sim tem pouca actividade...
 
#1,802 ·
Fazem mais sentido do que se possa julgar... Mas o Sul e Ilhas é mais do que possível e justificável juntar :yes:!
Podem ter pouca afluência agora, mas acredito que muita gente ao ver os sub-fóruns diminuírem em número iriam depois participar ;)... Nem todos são moderadores, vocês sim é normal que visitem todos os sub-fóruns, mas há muitos membros que diminuíram fortemente a participação!
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top