SkyscraperCity Forum banner

Contornando o RS – Parte I – Fronteira Rio Grande do Sul - Santa Catarina (os cânions e os vales dos rios Pelotas e Alto Uruguai)

164K views 183 replies 61 participants last post by  jean madzgalla 
#1 ·
Este é o primeiro de uma série de quatro threads que eu pretendo fazer com coletâneas de fotos mostrando as quatro fronteiras do Rio Grande do Sul: Santa Catarina, Argentina, Uruguai e Oceano Atlântico.

Começo mostrando a fronteira do estado com Santa Catarina. O ponto de partida é a cidade de Torres, no extremo norte do litoral gaúcho, separada de Santa Catarina pelo rio Mampituba, e o ponto final será a tríplice fronteira entre Rio Grande do Sul-Santa Catarina-Argentina.

Entre o ponto de partida e o ponto final, passaremos pela Serra Geral e a belíssima região dos cânions até chegarmos aos vales dos sinuosos rios Pelotas e Uruguai.

Nenhuma dessas fotos é de minha autoria. Todas foram extraídas de links no Google Earth e seus autores estão devidamente creditados.

Algumas fotos estão acompanhadas de comentários. Espero que apreciem a seleção de fotos.



As fotos abaixo mostram lugares exatamente na fronteira do Rio Grande do Sul com Santa Catarina representada no mapa acima pela linha vermelha.


Foto 1: Barra do Mampituba. Aqui nesses molhes começa o litoral do Rio Grande do Sul. Ao fundo, a silhueta da cidade de Torres. Os molhes com o farol mostrado nesta foto são também o ponto mais oriental do território do Rio Grande do Sul. Autoria da foto: Ismael Ohlweiler.


Foto 2: Praia da Guarita em Torres. Autoria da foto: Ismael Ohlweiler.


Foto 3: Rio Mampituba em Torres. Esse rio é a fronteira natural entre o Rio Grande do Sul (Torres) e Santa Catarina (Passo de Torres). Autoria da foto: Ronaldooliva.


Foto 4: Parque da Guarita e Praia da Guarita em Torres. Autoria da foto: Ronaldooliva.


Foto 5: Parque da Guarita em Torres. Este é o único ponto acidentado do litoral do Rio Grande do Sul. Após o parque da Guarita, como se observa na foto, o litoral se estende em linha reta por cerca de 600km até a Barra do Chuí, na fronteira do estado com o Uruguai. Autoria da foto: Germano Schüür.


Foto 6: Mais detalhe do Parque da Guarita em Torres. Autoria da foto: Germano Schüür.


Foto 7: Mais detalhe do Parque da Guarita em Torres. Autoria da foto: Germano Schüür.


Foto 8: Mais detalhe do Parque da Guarita em Torres. Autoria da foto: Germano Schüür.


Foto 9: Paredão no Parque da Guarita em Torres. Autoria da foto: Germano Schüür.


Foto 10: Balão próximo do rio Mampituba com Serra Geral ao fundo. Autoria da foto: CristianoDallaRosa.


Foto 11: Balões no festival de balonismo de Torres. Autoria da foto: DanielSchurrosa.


Foto 12: Ponte da BR-101 sobre o rio Mampituba. Aqui começa a BR-101 dentro do território gaúcho. Na foto, obras de duplicação da estrada. Autoria da foto: PACM BR101SCRS Gerencia Geral.


Foto 13: Estrada de terra cortando o que parece ser plantações de arroz próximas à margem gaúcha do rio Mampituba. Essa estrada vai de Torres em direção à Serra Geral. Autoria da foto: Arquimedes.


Foto 14: Plantação de arroz próxima ao Mampituba com os paredões da Serra Geral ao fundo. Autoria da foto: Arquimedes.


Foto 15: Rio Mampituba. Autoria da foto: Arquimedes.


Foto 16: Rio Mampituba cruzando por cima de uma ponte. Autoria da foto: Arquimedes.


Foto 17: Rio Mampituba e torres da igreja de Praia Grande (SC) vistas do lado gaúcho da fronteira. Autoria da foto: Zaga.


Foto 18: Ponte de acesso à cidade de Praia Grande (SC) vista do lado gaúcho da fronteira. Autoria da foto: Arquimedes.



Foto 19: Rio Mampituba bem próximo da Serra do Mar. Autoria da foto: Jiro Sumino.


Foto 20: Desfiladeiro (cânion) entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Autoria da foto: José Irion Neto.


Foto 21: Rio Mampituba descendo a Serra Geral. Autoria da foto: Jiro Sumino.


Foto 22: Vale do Josafaz. Autoria da foto: Jiro Sumino.


Foto 23: Começando a subir a Serra Geral. Autoria da foto: Jiro Sumino.


Foto 24: Cascatas na Serra Geral. Autoria da foto: Jiro Sumino.


Foto 25: Vale do Josafaz. Autoria da foto: Jiro Sumino.


Foto 26: Um penhasco na Serra Geral com a cidade de Torres ao fundo. Autoria da foto: Jiro Sumino.


Foto 27: Vale do Josafaz. Autoria da foto: Jiro Sumino.


Foto 28: Cânion. Autoria da foto: Celso Larrossa.


Foto 29: Vale do rio Mampituba. Autoria da foto: Jiro Sumino.


Foto 30: Cânion de Itaimbezinho. Autoria da Foto: Édson L. V. Silva.


Foto 31: Região dos cânions. Autoria da foto: Leogiunco.


Foto 32: Paredões dos cânions. Autoria da foto: Ubirajara Cruz.


Foto 33: Região dos cânions. Autoria da foto: Celso Larrossa.


Foto 34: Região dos cânions. Autoria da foto: Bonacin.


Foto 35: Os Campos de Cima da Serra junto aos cânions. Autoria da foto: Jiro Sumino.


Foto 36: Os Campos de Cima da Serra. Autoria da foto: Jiro Sumino.


Foto 37: Arroio Marecas. Autoria da foto: Jiro Sumino.


Foto 38: Divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Autoria da foto: Vitor Hugo e Gislaine.


Foto 39: Os Campos de Cima da Serra. Autoria da foto: Marcelo Crepaldi.


Foto 40: Serra Geral. Autoria da foto: Augusto dos Santos.


Foto 41: Ponte de madeira sobre o Rio Pelotas. Esse rio é um dos rios que vai formar mais adiante o Rio Uruguai. Autoria da foto: James Fioravanti.


Foto 42: O Rio Pelotas, agora mais largo e caudaloso.


Foto 43: Ponte sobre o rio Pelotas na BR-116 no município de Vacaria. Aqui começa a BR-116 em território gaúcho. O rio Pelotas aqui, muito próximo da ponte, é um lago que se formou por causa da construção de uma represa. Autoria da foto: Fabiano M.


Foto 44: O rio Pelotas na mesma região cruzada pela BR-116, só que antes das águas subirem por causa da represa. Autoria da foto: Gilbertoluis.


Foto 45: BR-116 cruzando o rio Pelotas. Rio Grande do Sul à direita e Santa Catarina à esquerda. Autoria da Foto: Alex Carniel.


Foto 46: Rio Pelotas. Autoria da foto: Fabiano M.


Foto 47: Rio Pelotas. Autoria da foto: Fabiano M.


Foto 48: Rio Pelotas. Autoria da foto: Vilmarbarbosa.


Foto 49: Ponte ferroviária sobre o rio Pelotas. Autoria da foto: Alan Bolzan.


Foto 50: A mesma ponte ferroviária da foto anterior, com trem passando. Autoria da foto: Fabianom.


Foto 51: Quando entramos no Rio Grande do Sul via BR-116, vemos esse monumento ao chimarrão e uma carreta tão logo cruzamos a ponte sobre o rio Pelotas. Autoria da foto: Ademir Sgrott.


Foto 52: Bem vindo ao Rio Grande do Sul. Autoria da foto: Vinicius Metz.


Foto 53: Rio Pelotas. Autoria da foto: Vinicius Metz.


Foto 54: BR-116, ponte sobre o rio Pelotas. Autoria da foto: Paulo Pilenghy.


Foto 55: Nascimento do Rio Uruguai. Aqui o rio Pelotas (mais escuro) recebe às águas do rio Canoas (mais barrento), dando origem ao rio Uruguai. Autoria da foto: Ney Garal.


Foto 56: Ponte sobre o rio Uruguai em Barracão. Esse vale formado pelo rio Uruguai que vai se estender até a tríplice fronteira entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Argentina é chamado no Rio Grande do Sul de Vale do Alto Uruguai. Autoria da foto: Hélio Lopes.


Foto 57: A mesma ponte da foto anterior por ocasião de sua construção. Observem a altura entre a ponte e o rio Uruguai, antes do represamento das águas em função de uma outra barragem. Autoria da foto: Ney Garal.


Foto 58: Rio Uruguai. Autoria da foto: Luciano R. Oliveira.


Foto 59: Rio Uruguai. Autoria da foto: Sérgio Holetz.


Foto 60: Rio Uruguai em Machadinho (RS). Autoria da foto: Auri Brandão.


Foto 61: Rio Uruguai. Autoria da foto: André Schmitz.


Foto 62: Um alambique abandonado na margem gaúcha do rio Uruguai. Autoria da foto: Auri Brandão.


Foto 63: Rio Uruguai. Autoria da foto: Auri Brandão.


Foto 64: Outra ponte ferroviária, desta vez sobre o rio Uruguai. Autoria da foto: Auri Brandão.


Foto 65: Rio Uruguai. Autoria da foto: Abmombach.


Foto 66: Rio Uruguai. Autoria da foto: Bernardo Marcus.


Foto 65: Bem vindo ao Rio Grande do Sul. Autoria da foto: Evandrinho Falabretti


Foto 66: Pôr do sol sobre o rio Uruguai. Autoria da foto: Fahl.


Foto 67: Rio Uruguai. Autoria da foto: Edilson Toniolo.


Foto 68: Rio Uruguai. Autoria da foto: Auri Brandão.


Foto 69: Rio Uruguai. Autoria da foto: Auri Brandão.


Foto 70: Rio Uruguai. Autoria da foto: Auri Brandão.


Foto 71: Rio Uruguai. Autoria da foto: Auri Brandão.


Foto 72: Reflexo no rio Uruguai. Autoria da foto: Rafael José Rorato.


Foto 73: Um pequeno vale ao lado do rio Uruguai. Autoria da foto: Auri Brandão.


Foto 74:
Torres da igreja de Itá (SC) na barragem de Itá. Com a elevação das águas do rio Uruguai por conta do represamento das águas da barragem, o que sobrou da parte inundada da cidade foram essas duas torres. Autoria da foto: CIBILFOTOJORNALISMO.


Foto 75: As torres da igreja inundada de Itá (SC) vistas do lado gáucho. Autoria da foto: Darlan Corral.


Foto 76: As torres da igreja de Itá vistas mais de perto. Autoria da foto: Eduardo H. Loss.


Foto 77: As torres vistas mais de perto ainda. Autoria da foto: Le.vieira.


Foto 78: Vista noturna das torres. Autoria da foto: Lambari.


Foto 79: Rio Uruguai. Autoria da foto: Auri Brandão.


Foto 80: Rio Uruguai. Autoria da foto: Caleffi.


Foto 81: Rio Uruguai. Autoria da foto: Caleffi.


Foto 82: Neblina sobre o rio Uruguai. Autoria da foto: Eltonstrada.


Foto 83: Rio Uruguai. Autoria da foto: D. Augusto.


Foto 84: Panorâmica do rio Uruguai. Autoria da foto: Naiara Posenato.


Foto 85: Rio Uruguai. Autoria da foto: Sidnei Simon.


Foto 86: Rio Uruguai. Autoria da foto: Deliberali.


Foto 87: Rio Uruguai. Autoria da foto: Gilson Marques Aires.


Foto 88: Rio Uruguai. Autoria da foto: Luiz Carlos Santos.


Foto 89: Rio Uruguai. Autoria da foto: Eduardosens.


Foto 90: Tríplice fronteira: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Argentina. Autoria da foto: Loivinho A. M. Frana.

E aqui termina a primeira parte dessa viagem virtual ao longo das fronteiras do Rio Grande do Sul. A próxima etapa será a fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina. Aguardem!

Meu muito obrigado especial a essas pessoas que gentilmente compartilharam conosco suas fotos acima no Google Earth:

Abmombach, Ademir Sgrott, Alan Bolzan, Alex Carniel, André Schmitz, Arquimedes, Augusto dos Santos, Auri Brandão, Bernardo Marcus, Bonacin, Caleffi, Celso Larrossa, CIBILFOTOJORNALISMO, Cristiano Dalla Rosa, D. Augusto, Daniel Schurrosa, Darlan Corral, Deliberali, Edilson Toniolo, Édson L. V. Silva, Eduardo H. Loss, Eduardosens, Evandrinho Falabretti, Fabiano M., Fabianom, Fahl, Germano Schüür, Gilbertoluis, Gilson Marques Aires, Hélio Lopes, Ismael Ohlweiler, James Fioravanti, Jiro Sumino, José Irion Neto, Lambari, Le.vieira, Leogiunco, Loivinho A. M. Frana, Luciano R. Oliveira, Luiz Carlos Santos, Marcelo Crepaldi, Naiara Posenato, Ney Garal, Opalao, PACM BR101SCRS Gerencia Geral, Paulo Pilenghy, Rafael José Rorato, Ronaldooliva, Sérgio Holetz, Sidnei Simon, Ubirajara Cruz, Vilmarbarbosa, Vinicius Metz, Vitor Hugo e Gislaine, Zaga.
 
See less See more
93
#48 ·
Obrigado, Poti. Esses penhascos de Torres nunca apareceram em filmes, infelizmente, mas já apareceram bastante em propagandas de TV. Lembro de algumas da Pepsi e de bronzeadores. Se eu achar os vídeos no YouTube, eu os postoa aqui. :)
Ah, faz isso mesmo, se conseguir.
 
#65 ·
Obrigado, Clujnapoca.

As praias de Torres são cinematográficas, mas infelizmente nenhum diretor pensou em filmar por lá. Por outro lado, as praias da cidade já protagonizaram muitos comerciais de TV de veiculação nacional.

É comum nas regiões dos Campos de Cima da Serra, da Serra e dos Vales encontrarmos rios assim, com o fundo tomado de pedras.
 
#57 ·
Renê, eu adorei este thread, jamais podeira imaginar lugares paradisíacos nesta região de fronteira que são, de antemão, pouco conhecidos dos brasileiros em geral. É um lugar que encanta qualquer pessoa visto a monumentalidade e exuberância da natureza. Parabéns, foi uma excelente ideia esta abordagem.
 
#70 ·
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo, Rene, pela excelente coletânea, com fotos de alta qualidade e com textos bem explicativos de cada uma delas, o que é dificil de ver por aqui.

Serve de exemplos aos foristas que fazem coletâneas apenas jogando as fotos e deixando que nossa criatividade tente descobrir o que elas mostram.

Como filho de gaúcho e por ter visitado o Rio Grande do Sul dezenas de vezes, tive a oportunidade de cruzar e visitar algumas dessas fronteiras que você mostrou, tendo o prazer de conhecer lugares magnificos como estes.

A ponte mostrada na foto abaixo foi construída para substituir a original, construída junto com a abertura da BR-116, que foi destruída após uma enchente na decada de 70, que acabou levando sua estrutura. A ponte atual teve de ser construída sem pilares para não ficar vulnerável ao mesmo risco, tamanha é a correnteza nos períodos de cheia no Rio Pelotas, problemas este neutralizado com a construção da barragem. Até o enchimento do lago, há cerca de uns 8-10 anos, era possível ver as ruínas da antiga ponte uns 300 metros rio abaixo depois da ponte atual.

Foto 43: Ponte sobre o rio Pelotas na BR-116 no município de Vacaria. Aqui começa a BR-116 em território gaúcho. O rio Pelotas aqui, muito próximo da ponte, é um lago que se formou por causa da construção de uma represa. Autoria da foto: Fabiano M.
Já esta ponte teve de ser içada com a construção da barragem. Como o enchimento do lago e a consequente elevação do nível do Rio Uruguai iriam deixar a ponte metálica submersa, os engenheiros optaram por manter a estrutura de cima da ponte (por onde passam os trens e os automóveis) e aumentar a altura dos pilares.

Foto 64: Outra ponte ferroviária, desta vez sobre o rio Uruguai. Autoria da foto: Auri Brandão.[/SIZE]
Com a construção de uma das barragens sobre o Rio Uruguai, ficou sobre as águas uma formação rochosa no meio do rio, que em épocas de cheia era possível atravessar à pé do Rio Grande do Sul para Santa Catarina, passando as águas do Rio Uruguai sobre um profunda fenda no meio das rochas. Vou tentar procurar onde eu havia lido isso, onde inclusive havia uma foto aérea deste incrível lugar que jaz sobre as águas do Rio Uruguai.
 
#74 ·
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo, Rene, pela excelente coletânea, com fotos de alta qualidade e com textos bem explicativos de cada uma delas, o que é dificil de ver por aqui.

Serve de exemplos aos foristas que fazem coletâneas apenas jogando as fotos e deixando que nossa criatividade tente descobrir o que elas mostram.
Obrigado, Caco!

Já esta ponte teve de ser içada com a construção da barragem. Como o enchimento do lago e a consequente elevação do nível do Rio Uruguai iriam deixar a ponte metálica submersa, os engenheiros optaram por manter a estrutura de cima da ponte (por onde passam os trens e os automóveis) e aumentar a altura dos pilares.
Obrigado por acrescer essas informações sobre esta e a outra ponte. Eu não sabia disso.

Com a construção de uma das barragens sobre o Rio Uruguai, ficou sobre as águas uma formação rochosa no meio do rio, que em épocas de cheia era possível atravessar à pé do Rio Grande do Sul para Santa Catarina, passando as águas do Rio Uruguai sobre um profunda fenda no meio das rochas. Vou tentar procurar onde eu havia lido isso, onde inclusive havia uma foto aérea deste incrível lugar que jaz sobre as águas do Rio Uruguai.
Eu já vi fotos dessa famosa fenda. Há pelo menos uma no Google Earth, mas eu não quis pegá-la porque era uma foto muito pequena e de pouca qualidade. É uma pena que essa fenda não exista mais. Em épocas de estiagem, era o único ponto da divisa RS-SC em que era possível cruzar o rio Uruguai a pé.
 
#75 ·
Obrigado, EduPR. Tem muita natureza belíssima Brasil afora que poderia ser mais explorada aqui no SSC.

Haverá mais natureza nos próximos três threads que comporão esta série sobre as fronteiras/divisas do RS.

Que bela fotos, que bela divisa ! mas não faltam fotos do meio e fim do caminho entre as duas pontas da divisa SC/RS?
Obrigado, Calvin.

Este thread está mostrando exatamente isso que você fala. Mostra fotos do inicio, do meio e do fim da linha divisória entre RS e SC.

A primeira foto, em Torres, mostra exatamente o começo (foz do Mampituba). A última mostra exatamente o fim (a tríplice fronteira/divisa entre RS, SC e Argentina). É nessa tríplice fronteira/divisa que encerra a divisa entre RS e SC. Daquele ponto em diante, o rio Uruguai passa a ser a divisa/fronteira entre RS e Argentina.

E entre a primeira e a última foto, estão as paisagens do meio, em ordem geográfica partindo de Torres.
 
#76 ·
Já vi Osório em outros threads e me lembro que era no litoral norte. Por acaso , a cidade fica próxima desta divisa entre o RS e SC?

OBS: Quanto ao termo "fronteira", eu sempre o usei pra me referir às divisas dos estados. No Brasil, muitos estados são tão grandes ( Minas tem o tamanho da França) e paisagens diversas de outros que são seus vizinhos, que é quase uma fronteira mesma sem nenhuma idéia emancipacionista neste meu comentário. :lol:
 
#77 ·
Marcelo:

Osório fica a cerca de 80 km de Porto Alegre. Isso significa pouco menos do que a metade do caminho entre Porto Alegre e Torres.

Osório não fica na divisa SC/RS, mas é considerada uma cidade do litoral norte do RS apesar de a cidade não ficar imediatamente na costa. Cerca de uns 20km separam Osório do oceano. :)
 
#89 ·
Qualquer uma dessas fotos é digna de um cartão postal. :drool:
Marcelo e Poti:

Vocês não fazem idéia de quão bela é essa região, muito mais bonita do que as fotos mostram. Eu fico embasbacado cada vez que eu vou lá. Em épocas do ano, os campos estão super verdes como os da foto 92. Em outras, amarelados como os da foto 96. Eu já tive o privilégio de vê-los das duas formas. É difícil dizer qual é a mais bela. E os Campos de Cima da Serra iniciam logo depois de Canela. Os turistas de outros estados amam visitar Gramado e Canela, mas praticamente desconhecem a região dos Campos de Cima da Serra. :)
 
#86 ·
Adorei a foto do homem com um pé no Rio Grande do Sul e outro em Santa Catarina. Pena que o lugar está submerso senão poderíamos tirar fotos supercriativas como esta com os pés de cada lado e também de mãos dadas com alguém que estivesse do outro lado da divisa. Isto me lembrou um local no norte do Brasil onde as pessoas colocam um pé no hemisfério norte e outro no sul.
 
#88 ·
Marcelo:

No 3º thread desta série, eu vou mostrar a cidade de Santana de Livramento, que fica na fronteira seca entre Brasil e Uruguai. Ali é possível tirar fotos criativas assim. Eu mesmo tenho uma, sentado na praça internacional, bem na linha imaginária que separa os dois países. Resultado: uma de minhas nádegas estava no Brasil e a outra no Uruguai.

Neste domingo, eu coloco o 2º thread desta série online. :)
 
#94 ·
^^^^^^^^^^^^^^^^
De qualquer forma, Déa, sou como o Rene Hass, em relação aos seus comentários. Adoro ler sobre os detalhes que somente você enxerga em cada foto. Realmente você faz falta em threads se não comentá-los. O mesmo é em relação à Thilinda com seus emotions. Pena que ela raramente comente os threads.
 
#98 ·
Que loucura de thread!!!!

Está uma beleza, as fotos estão incríveis!

A região é muito bonita e conta com fortes apelos turísticos, que pelo visto não são aproveitados, correto?

Ah, essa região sul-catarinense é influenciada pela capital gaúcha? Há muito intercâmbio entre as regiões, semelhante ao que ocorre com o Vale do Itajaí/Curitiba?
 
#105 ·
Que loucura de thread!!!!

Está uma beleza, as fotos estão incríveis!

A região é muito bonita e conta com fortes apelos turísticos, que pelo visto não são aproveitados, correto?
Obrigado, ABNeto.:)

A região de maior apelo turístico ao longo da divisa RS/SC, na minha opinião, é a dos Campos de Cima da Serra.

A indústria de turismo ainda é muito insipiente naquela região. Os turistas gostam de se concentrar no eixo Nova Petrópolis-Gramado/Canela e desconhecem que em menos de meia hora de carro após Canela, eles já estarão em plenos Campos de Cima da Serra. Juro que eu não entendo porque o turismo por ali é tão subaproveitado.

Nas últimas décadas, contudo, alguns proprietários de fazendas “se acordaram” e o turismo rural (hotéis fazenda) vem aos poucos se tornando o ponto forte da região. Mas ainda é preciso mais divulgação.

Abaixo, algumas fotos de hotéis fazenda na região dos Campos de Cima da Serra:


Foto 98: Hotel Fazenda nos Campos de Cima da Serra. Autoria da foto: PCRPAKI-TRAMANDAI-RS.


Foto 99: Hotel Fazenda nos Campos de Cima da Serra. Autoria da foto: PCRPAKI-TRAMANDAI-RS.


Foto 100: Hotel Fazenda nos Campos de Cima da Serra. Autoria da foto: PCRPAKI-TRAMANDAI-RS.


Foto 101: Hotel Fazenda nos Campos de Cima da Serra. Autoria da foto: PCRPAKI-TRAMANDAI-RS.

Ah, essa região sul-catarinense é influenciada pela capital gaúcha? Há muito intercâmbio entre as regiões, semelhante ao que ocorre com o Vale do Itajaí/Curitiba?
Eu realmente não sei o quanto o sul de Santa Catarina sofre influência de Porto Alegre. Mas acredito haver uma forte profusão da cultura gaúcha por ali. Por exemplo, o hábito do chimarrão. Em algumas oportunidades em que eu passei por ali, chamou a minha atenção a quantidade de pessoas que eu vi ao longo da BR-101, no trecho entre Passo de Torres e Tubarão, vestindo camisetas de times de futebol gaúchos, evidenciando a presença de nossa cultura popular na região.
 
#114 ·
Que loucura de thread!!!!

Está uma beleza, as fotos estão incríveis!

A região é muito bonita e conta com fortes apelos turísticos, que pelo visto não são aproveitados, correto?

Ah, essa região sul-catarinense é influenciada pela capital gaúcha? Há muito intercâmbio entre as regiões, semelhante ao que ocorre com o Vale do Itajaí/Curitiba?
Eu moro no Sul de Santa Catarina, me sinto no dever de responder. hehehe

Sim, sofre MUITA influência de Porto Alegre. Ela vem até Garopaba, mais precisamente. Inclusive alguns poucos na minha sala conhecem Porto Alegre e não conhecem a capital catarinense (!!!).

Já a região de Serra (que não é Sul Catarinense) também sofre muita influência gaúcha. Tanto o é que o estereótipo do lageano é quase igual do bom e velho gaúcho.
 
#101 ·
Que thread fantástico! :applause:

É impressionante como a natureza da divisa entre nossos estados transcende beleza do início até o fim. Destaque mais do que merecido para os canyons de Aparados da Serra, que preciso muito conhecer. Estive recentemente estudando sobre as falésias de Torres em Geologia, são mesmo incríveis e compõem uma paisagem ímpar no Brasil. A cidade também possui um skyline muito bom, gostei bastante da foto 26.

Parabéns pelo thread Rene, muito bom mesmo. :cheers:
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top