SkyscraperCity Forum banner

Veja quanto ganha um Motorista, Cobrador e Funileiro de ônibus, em São Paulo(Reajustada)

66K views 29 replies 17 participants last post by  Suburbanist 
#1 ·
MOTORISTA DE ÔNIBUS:
A remuneração da hora trabalhada passou de R$ 7,39 para R$ 7,98.
Por mês, os salários dos motoristas da Capital passam para:
R$ 1676,00 para meses de 30 dias
R$ 1731,00 para meses de 31 dias
R$ 1815,00 para meses cujo motorista trabalhou em um dia de feriado.

COBRADOR DE ÔNIBUS:
A hora trabalhada que era remunerada em R$ 4,27 passou para R$ 4,71
Sendo assim, por mês, um cobrador de ônibus da Capital Paulista ganha:
R$ 978,00 por 30 dias
R$ 1.049,14 em 31 dias
R$ 1,072,00 para meses cujo trabalhador atuou em um dia de feriado.

FUNILEIRO
R$ 1853,28 por 30 dias trabalhados
R$ 1915,00 por 31 dias trabalhados
R$ 2007,00 em mês com 1 feriado trabalhado.

Bônus:

O Vale Refeição passou de R$ 11,00 para R$ 13,00.

O motorista que dirija veículos articulados, biarticulados ou qualquer tipo de ônibus sem cobrador ganhará R$ 250,00 a mais nos salários. Com isso, a hora trabalhada por estes profissionais sobe para R$ 9,17.
Retirado do Blog Ponto de Ônibus
 
See less See more
#7 ·
Sinceramente, acho o salário condizente no caso dos motoristas de ônibus urbano.

Mas os motoristas de linhas estaduais/interestaduais deveriam ter remuneração superior ao meu ver...algo como variando de 2 mil a 3 mil reais dependendo o tipo de rodovia e as horas ininterruptas trabalhadas. 2 mil para aqueles pinga-pinga de interior, que fazem trechos de uns 200-300 km num dia parando em vários fins de mundo. 3 mil ou mais para os motoristas de ônibus executivos que ligam grandes cidades e dirigem longos trechos.
 
#9 ·
Mas a ANTT e o MPT estão acabando com essa prática de motorista viajar vários dias dentro do ônibus. Eu acho que isso é agora a minoria dos casos, até mesmo pq há uns anos atrás começaram a aparecer decisões considerando o tempo em que o motorista fica dentro do ônibus mas sem dirigir como tempo à disposição da empresa, o que aumentou absurdamente os custos para carregar motoristas.

Além disso, acho (não tenho certeza) que já está totalmente proibida a prática de um ônibus de 2 motoristas se alternando em viagem, exigindo o respeito ao limite de 8h máximas em qualquer período consecutivo de 24h atrás do volante.

Ainda bem. Linhas com vários dias de duração e motorista em revezamento é um risco inaceitável.
 
#8 ·
o salário de um motorista de ônibus em Goiânia e de:

salário base - 1.216,30 + gratificação de 98,28 + vale refeição de 245,0
salário base dos motoristas de ônibus articulado - 1.396,65 + grat. de 98,28
salário base dos motoristas da estatal metrobus - 1.421,80 + VR de 350,0

em Goiânia existe ainda um anuenio de 3% ou seja um motorista com 10 anos de casa ganha 30% a mais o que da quase 1600.

não que seja um bom salário,mais um professor aqui ganha 1062 r$
 
#13 ·
Achei uma reportagem antiga da Veja, de 1975, que mostrava o seguinte:

- Naquele época, o motorista ganhava comissão por cada passagem que ele vendia durante o trajeto, na estrada. Com isso, as linhas interestaduais também paravam toda hora na beira da estrada para recolher passageiros;

- Um motorista da Cometa ganhava o equivalente a R$ 3.000,00 e era respeitado pelo comércio local. Os choferes ainda usavam quepe (abolido nos anos 1980) e eram rigorosamente escolhidos pela empresa, que mantinham verdadeiros hotéis como alojamento. Tudo isso acabou após as crises do Plano Cruzado e Plano Collor;

- O salário médio de um motorista rodoviário, em 1975, era de R$ 600,00 (!!!). A revista entrevistou um motorista da extinta Expresso da Mantiqueira, que tinha sete filhos pequenos para criar, ganhava essa mixaria e ainda arrumava algo com as comissões oriundas das passagens em beira de estrada.
 
#17 ·
Apartir de 2012, Os cobradores de ônibus da Capital/SP estarão em extinção, 40% vão para o olho da rua, no centro e corredores não teram mais cobradores. Os motoristas que trabalharem sem cobrador vão ganhar + R$ 250,00 de adicional que é o que vale hoje um pobre cobrador de ônibus.O corrupto sindicato de ônibus vendeu os cobradores e o prefeito Kassab assinou decretando o fim. Triste Fim, e milhares de desempregados.
 
#21 ·
Cobrador de ônibus é tão útil e necessário quanto ascensorista de elevador, tem que acabar mesmo. Mas eu realmente não acredito que o Kassab vá fazer isso ano que vem, ano de eleição, isso tá cheirando a boato.
 
#24 ·
Olha, uns 10 anos atrás, isto aconteceu em Santos. Qdo alguem vier aqui, pare num ponto de onibus e veja o tempo que o dito cujo fica parado ate todo mundo passar pela catraca, que fica bem ao lado do motorista. Aliás repare nos onibus: vazios. E cada vez menores. A populacao tá abandonando o transp. coletivo.
 
#26 ·
^^

aqui em Goiânia os motoristas ganham 98 reais para realizar a suposta venda a bordo que praticamente não existe mais.

a pessoa que entra no ônibus sem a passagem fica antes da catraca até conseguir comprar a passagem(de outro passageiro,de vendedores nos pontos etc) em ultimo caso o motorista vende a passagem,ou chegando no terminal o passageiro desce nas catracas de solo para pagar sua passagem.

posso dizer que esse sistema funciona bem
 
#27 ·
Porquê ainda não pensaram num sistema por exemplo assim:

Faz mensalmente/anual tanto faz... com entrada livre, pagando uma mensalidade, daí a pessoa escolhe por exemplo: plano de 100 reais, 80 reais etc....apenas passando o cartão sem descontar nada (ainda continuaria o cobrador caso a pessoa pague em dinheiro, na qual aí sim existiria uma taxa para pagar em dinheiro).
 
#29 ·
O grande problema de um sistema de tarifação via bilhete/cartão é a dificuldade do turista em usar o transporte coletivo; muitas cidades não mostram os lugares oficiais de venda de bilhetes e o comércio que vende a passagem sempre cobra o valor mais alto que a tarifa oficial (em Sorocaba, é assim: o passe custa R$ 2,65; mas, os bares cobram R$ 3,00 pelo bilhete...).
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top