SkyscraperCity Forum banner
3M views 26K replies 467 participants last post by  Glauco Antero 
#1 ·
Pois bem caros amigos do SSC,

viemos por meio deste thread preeencher uma lacuna ancestral em nossa comunidade, lacuna esta que muitos demandaram seu preenchimento. A idéia deste thread é bem antiga e para concretiza-lo uni-me ao honroso forista Rafael_BH. Lançamo-nos na última sexta-feira rumo à viagem mais barata de nossas vidas, por R$1,80 percorremos todas as estações do metrô de Belo Horizonte. Antes disso demos uma passadinha no Museu de Artes e Ofícios e em seguida adentramos o sistema pela estação Central. O resultado vocês poderão conferir nestas fotos! Espero que gostem do resultado do nosso humilde trabalho.


 
#5 ·
Iniciativa louvável! Usar o metrô em BH exige um grande esforço, principalmente para chegar até ele. :devil:
 
#9 ·
gostei! tem uma estrutura legal, com integração com os ônibus, usando cartão eletronico.
o trem parece por fora com alguns da CPTM aqui, mas o interior parece bastante com o do Metro SP.

achei estranho muitas estações terem cobertura só na plataforma.

Pergunta:
vocês acharam que, para quem precisa, o sistema é eficiente ??
 
#11 ·
gostei! tem uma estrutura legal, com integração com os ônibus, usando cartão eletronico.
o trem parece por fora com alguns da CPTM aqui, mas o interior parece bastante com o do Metro SP.

achei estranho muitas estações terem cobertura só na plataforma.

Pergunta:
vocês acharam que, para quem precisa, o sistema é eficiente ??
É, esqueci de dar minha opinião. Acho que sim porque se não fosse pelo metrô, para ir ao centro algumas pessoas (principalmente trabalhadores) em Contagem e em Venda Nova ficariam mais de uma hora em pé em um ônibus lotado em horário de pico para chegar ao centro.

Usando o metrô a pessoa não gasta nem 30 min pra ir ao extremo da linha (partindo do centro). Além disso, várias estações são interligadas com estações de ônibus, pagando meia tarifa na segunda passagem. Sem mencionar o fato de que do centro você pode ir para qualquer lugar na RMBH.

A estação da Lagoinha é em frente a rodoviária, ou seja, se o cara quer ir pra outro estado, pega o metrô até a rodoviária e vai embora.

Mas é lógico que não tem a mesma eficiência que um metrô sub-terrâneo.
 
#13 ·
A comentar :D

Ótima iniciativa.
Pra não perder o hábito de ser meio chatinho :)P), acho a maioria das estações feias demais, parece um amontoado de pré-fabricados, concreto e telha de amianto. Mas, por outro lado, são todas bem limpas, bem conservadas, materiais duráveis. Não tem pichação, não tem parede suja... Isso é ótimo.

A estação central é lindíssima, e é super legal essas peças do MAO expostas entre as plataformas. De dentro do museu também se vê o trem passando, é bem legal a integração.

A Estação Central do BHBUS está bem modernosa.

Gostei muito dos mapas dos arredores, em cada estação.

Acho que os trens por fora parecem modernos e bem conservados. Por dentro também estão limpos e bem conservados, só acho os assentos simples, desconfortáveis. Mas é assim em qq lugar, mta gente, precisa ser durável. :p

Eu não gosto muito desse aspecto tipo da Santa Efigênia, muro e arbustos de um lado, mato do outro. Odeio essa sensação de "isolamento" que algumas estações têm.

52 - ninguém quis fazer publicidade? hehe

57 - Que teto feio!! Como várias outras. Os tetos das estações que dão um ar de "pobreza"

89 - gostei das cadeiras

102 - isso que odeio, como são feias por fora. Tinha que estar tudo embaixo da terra... HUNF

106 - por que para mim? =P

Carlos Prates: que báaasica.

O Inconfidente é muito... otimista? Ou sem noção? hehehehe Não acha os bairros feios e ainda moraria neles? Nó...

120 - Paty de Contagem, né...

Valeu pelo thread, q trabalho! :D
 
#14 ·
Opa, Muito legal, valeu pela inciativa, eu tinha bastante curiosidade sobre o Metro-BH!

Depois comentarei melhor as fotos, mas desde já deixo os parabéns pela boa vontade, e tomar que isso incentive o pessoal de cidades como Porto Alegre e Recife a fazer o mesmo :)
 
#15 ·
Ae! Ae!²

Obrigado por compartilharem...realmente o SSC tinha essa lacuna! Os comentários:

Algumas estações não são "o exemplo" de arquitetura, porém gostei de ver muitas escadas rolantes e elevadores. A infra estrutura em sí parece ser muito boa! O que pude ver também foram estações e trens extremamente limpos e boa sinalização.

Outro ponto positivo é a integração entre os ônibus...realmente uma mão na roda!

Adorei os assentos da estação Waldomiro Lobo!

O interior do trem (a disposição dos bancos e o ferro para segurar) lembra muito o da linha 3 daqui de Sampa! Alias, os bancos são idênticos, só muda mesmo a cor!

A foto 70, mesmo com o ceu nublado, ficou show! (também, com esse "Belo horizonte" não tem como sair ruim!)

Parabéns aos 2 pela iniciativa! Adorei o thread!!
 
#17 ·
Até que enfim!
Estou adorando o thread. Muito informativo e com bastante fotos pra tirar minha curiosidade. Muito obrigado mesmo meninos! :eek:kay:
PS. Fiquei curioso com o problema que vcs tiveram, foi algum "Silva" de BH que encheu o saco de vcs? hehehe.
Assim que terminar de ver comento com mais detalhes. :eek:kay:
 
#18 ·
parabens pelas fotos, matou minha curiosidade sobre o metro de BH, gostei bastante as estacoes bem limpa e bem equipadas com elevadores e escadas rolante preocupacao para com os deficientes....bem funcional com integracao com onibus, muito 10, acho que o metro de BH tem tudo pra ser grande a previa ja mostra isso, basta boa vontade politica e mais investimentos para aumentar as linhas .....
 
Top