SkyscraperCity Forum banner

Fotos de Santo André - SP (como prometido)

118K views 49 replies 33 participants last post by  zolin 
#1 · (Edited)
Bom pessoal...hj, domingão, resolvi passar 3 horas debaixo do sol...e tirei fotos que não acabam mais!
Por ser domingo, a cidade tava vazia, e acabou ficando bem mais bonita assim.
Antes das fotos, alguns dados sobre a cidade:

SOBRE A CIDADE DE SANTO ANDRÉ
Área da unidade territorial: 175 Km2
Prefeito 2005/08: João Avamileno - PT
Estimativa Populacional IBGE-2005: 669.592 hab.
Taxa de alfabetização: 95.9%

Antes uma explicaçãozinha: a cidade é cortada pela linha de trem, e por isso existe a Santo André Leste e a Santo André Oeste (que é onde ficam o centro, os shoppings. É a maior parte da cidade. Quem é do lado oeste raramente se "comunica" com o leste)


Como moro na periferia, vou começar com as fotos periferia - centro (na verdade moro mto mais longe, mas vou deixar o meu bairro pro final rsrsrsrs)

1- av. Santos Dumont


2 - Igreja católica "diferente"


3 - Av Santos Dumont


4 - Av Santos Dumont


5 - Av Santos Dumont


6 - Pois é...hoje em dia é uma das principais construções da cidade (não farei mais NENHUM comentário a respeito...)


7 - Ponto que a Santos Dumont vira a Perimetral (ao fundo o Parque Alfredo Flaquer, mais conhecido por Tamoio ou Ipirangunha)


8- Av. Perimetral (Principal via de acesso aos Bairros)


9 - Perimetral x Rua Gertrudes de Lima


10 - Perimetral


11 - Perimetral (tá congestionado assim de domingo pq a via expressa tava interditada)


12 - Perimetral


13 - Igreja Matriz (Td mundo acha q a matriz é a do centro, mas na verdade é essa)


14 - Igreja Matriz


15 - Do lado da igreja, algumas lojinhas de Bairro


16 - Reparem na data de construção


17 - Av. João Ramalho (Morei por 15 anos nessa avenida)


18 - João Ramalho


19 - João Ramalho


20 - João Ramalho (nessa av. casas antigas convivem com predios de altos padrão)


21 - Morava bem nesse ponto da av.


22 - Proximo ao Shopping ABC (e dá-lhe fios!)


23 - Shopping ABC


24 - Monumento


25 - Casinha em estilo alemão prox ao shopping


26 - Parada de Troleibus


27 - Av. Pereira Barreto (principal ligação com São Bernardo)


28 - Av. Pereira Barreto sentido centro Sto André


29 - Prox. ao Shopping


30 - Nesse ponto a Pereira Barreto vira Av. Ramiro Colleoni


31 -Troleibus (circulam no corredor de onibus São Mateus - Jabaquara, passando alem por Sampa, tb por Santo André Leste, Santo André Oeste, São Bernardo e Diadema


32 - Vista de uma parte da cidade (tirei de cima do Shopping)


33 - Mais panoramica


34 - Mais ainda


35 -Mais um pouco..


36 -E mais..


37 - Jd. Bela Vista


38 - Estacionamento do Shopping com Skyline


39 - Embora não pareça, este prédio é RESIDENCIAL!


40 - Av. Portugal, no Jd. Bela Vista (uma das áreas mais caras de Sto André)


41 - Av. Portugal


42 - Av. Portugal


43 - ISSO tb fica na av. Portugal (Só pra quiemar o filme kkkkk)


44 - Av. Portugal em frente ao Hospital Beneficencia Portuguesa


45 - E finalmente, o Paço Municipal de Sto André


46 - Paço Municipal (Forum / Prefeitura / Câmara)


47 - Paço..


48 - OAB


49 - Cruzamento da Av. Portugal com a José Caballero (a Perimetral passa por baixo)


50 - José Caballero


51 - Mais..


52 - Perimetral sentido bairro


53 - Ramiro Colleoni (sentido SBC)


54 - Mais Troleibus


55 - Viaduto que leva à Av. D. Pedro II (que liga a São Caetano)


56 - Esse Predio laranja é a ACISA (Associação Comercial de Santo André)


57 - Marco Zero (Fica em frente a uma das escola mais antigas de Santo André..)


58 - Que é esta: o Américo Brasiliense


59 - Americo Brasiliense


60 - Ah meu...tava com a camera na mão, não resisti!


61 - O outro lado do Paço Municipal


62 - Paço..


63 - Paço..


64 - Mais prédios


65 - ponto que a perimetral desenboca no viaduto que leva à estação e ao terminal


66 - Viaduto


67 - No estacionamento do Paço tava tendo um evento de Rock (várias baterias tavam montadas, mas não fiquei pra ver o que aconteceu). Graças a deus a cena rock no ABC é muito forte!!


68 - Troleibus Low Floor


68 - Av. Bernardino de Campos (que lá em cima vira a Portugal)


69 - Terminal Metropolitano Santo André Oeste (do outro lado da estação fica o Leste, e existem outros 2 na cidade)


70 - Tem gente que vai odiar, mas eu adorei essa foto! Parece o Bronx hahaa


71 - Estação de Trem (que grita por uma reforma!), terminal e skyline


72 - ABC Plaza Shopping


73 - Bairro Jardim (o mais caro de Santo André - fiquei com preguiça de ir lá tirar as fotos)


74 - Skyline Bairro Jardim


75 - Vista Para Santo André Leste


76 - E como prometi, o meu LINDO bairro. Ele fica a 30 min de onibus do centro, e nem quem é de Santo André sabe que ele existe! Resumindo, é o fim do mundo (nem tudo em Santo André são flores...como em muitos outros lugares, aqui também existe periferia violenta e feia..)


77 - Bairro Condomínio Maracanã (só o nome salva)


Bom é isso aí pessoal, espero que tenham aprendido algo sobre a minha cidade (que tem muitos problemas mas que adoro mesmo assim!!!)
 
See less See more
78
#3 ·
A foto da 1ª igreja católica tá legal, mostra uma que foge aos padrões! Falando em igreja gostei da matriz: ela parece pequena,aconchegante parece a matriz de uma cidadezinha e não de uma cidade de 600 e tantos mil habs.

Gostei dos prédios das fotos 09,30,30,49,50 e 51!

A cidade tá muito massa, movimentada um apecto de desenvolvimento e tals...

Só senti falta de mais construções históricas. Valeu pelas fotos :eek:kay:
 
#4 ·
Então..na verdade essa é a parte central de Santo André. A parte mais histórica é a Vila de Paranapiacaba (que muitos acham ser uma cidade, mas não é! É uma vila de Santo André, só que tão (mas tão) afastada que pra chagar nela tem que sair do centro de santo andré, passar por mauá, ribeirão pires e rio grande da serra, e só então vc "volta" a Santo André.

Essa vila foi fundada em 1867, por imigrantes ingleses que construiram a São Paulo Railway. Ela tem arquitetura colonial inglesa no estilo vitoriano, e sempre tem neblina (o que a deixa ainda mais com cara de londres)
Ai vão algumas fotos tiradas do site da prefeitura e de outros sites:

1


2- Festival de Inverno


3


4


5


6


7


8


9


10


Nem parece a mesma cidade né?
 
#9 ·
Fui apenas uma vez ao centro de Santo André. Saí aqui de Mogi e me dirigi pra lá de trem. Desci na Estação Santo André e fui a pé em direção ao Fórum. O lugar ao redor da estação (como não poderia deixar de ser nas cidades da grande São Paulo que possuem estação da CPTM, incluindo a minha) é feio e descuidado. Mas ao chegar na região do Fórum...nossa, que lugar, com a Prefeitura, Câmara Municipal, Biblioteca e alguns outros órgão públicos, muito bonitos e bem cuidados, com estacionamentos para todos os lados.

Parabéns pelas fotos, muito boas, mostrando com clareza a imponência de Santo André, sua aparente organização, com amplas avenidas e edifícios acima da média. Seja muito bem vindo ao nosso fórum.

Em Santo André em fui algumas vezes em Paranapiacaba, um lugar pitoresco, com belíssimas construções e que possui uma história incrível.
 
#10 ·
Santo André precisa de muitas fotos, fui na cidade poucas vezes, mas é a minha preferida da RMSP, exceto SCS.

Gostei das fotos como um todo, acho interessante que a cidade não é cheia de prédios brancos e beges (como SP) e mesmo que muitos tenham uma arquitetura + ou -, o simples fato de serem coloridos ou escuros já me dexia um pouco contente. Minha irmã mais velha tem vontade de morar em SA!
 
#11 ·
Vou opinar posteriormente, pois o pc tá devagar ; estou baixando fotos de divinopolis para postar em seguida, será uma coletânea de fotos que todos estão carecas de enxergar, por favor se vê-lo abram para que minha estima não vire uma folha de papel ao chão. Santo André verei daqui a pouco, mas já sei que vou adorar pois na segunda foto tem a melhor auto peças da cidade, veja que nome lindo... vou até levar minha bike nela para uma revisão!!
valeu!
 
#12 ·
Muuuito bom, parabéns pelo thread, está excelente!

pouca gente sabe mas Santa André é uma das melhores cidades da RMSP. Sò passei por lá uma vez, e foi quando conheci o corredor de trólebus, me supreendi pela organização e pelo bom urbanismo da cidade, toda a aprte central da cidade é muito bonita, e suas fotos comprovam isso.

O que mata Santo André é mesmo a periferia, que é grande e violenta, esse é um problema crônico de todas a sgrandes cidades, uma pena, pois se arrumassem a periferia Santo André ficaria uma cidade tão boa quanto a vizinha São caetano.
 
#23 ·
O que mata Santo André é mesmo a periferia, que é grande e violenta, esse é um problema crônico de todas a sgrandes cidades, uma pena, pois se arrumassem a periferia Santo André ficaria uma cidade tão boa quanto a vizinha São caetano.
Mas São Caetano é minúscula, funciona praticamente como um bairro da capital. Assim é fácil não ter periferia.
 
#14 ·
Essas casinhas em Santo André me surpreenderam bastante, não esperava encontrar isso em Santo André! E a cidade tem muitas vias largas e um bom urbanismo, apesar de várias áreas estarem bem degradadas. Só não gostei da maioria dos prédios que vi nas fotos, mas tem alguns que se salvam bastante. Parabéns pelo thread!
 
#21 ·
Belas fotos!

Sto André me dá a impressão de que tem maior quantidade de edifícios se comparada à Osasco, cidade de tamanho semelhante... alguém daqui pode me confirmar?
 
#26 ·
Respondendo a pergunta sobre a população...no ultimo censo tava mais ou menos em 648 mil...(tem no começo do post, mas to com preguiça de voltar a pagina)..
Se tem mais prédios q em osasco não sei...(alias nunca fui a osasco...preciso conhecer)..
E realmente...a periferia de santo andré é bem feia (maracanã...vila suiça...centreville)...eu costumo dizer que só os nomes desses bairros salvam rsrsrsrs..Mas sem duvida se arrumassem esses bairros s/a seria uma das melhores cidades da RM...
 
#28 ·
Nunca tinha visto fotos de Santo André, até porque nunca me interessei muito pelo ABC. Mas, caramba, que cidade bacana! Realmente tem uma estrutura de fazer inveja a muitas capitais...
Agora uma coisa..., que eu prefereria o seu primeiro endereço, ah isso preferia... hehe!
 
#29 ·
O ABC paulista é o sonho de consumo pra a RM do Rio.Quem dera que o NBDS(Nova Iguaçu,Belford Roxo,Duque de Caxias e São João de Meriti) alcance a mesma prosperidade um dia.hehehe
É admirável a estrutura viária da cidade,assim como a alta verticalização que,em caso de Brasil,representa geralmente progresso social e econômico.A cidade também pareceu ter um excelente urbanismo,assim como demonstrou seu dinamismo nas fotos.Tive a impressão de que Santo André é uma espécie de "Niterói" para São Paulo_Ou seja,a cidade desenvolvida,com toda a estrutura necessária,mas sem o frenesi que abala a capital metropolitana.
Gostei mesmo.
 
#35 · (Edited)
Eu fico meio intrigado com essas cidades paulistas de grande porte.Tirando Ribeirão Preto,todas são arquitetonicamente medíocres,apesar do excelente urbanismo e da organização muito moderna do espaço urbano.São José dos Campos,Campinas,Santo André,São Bernardo e São José do Rio Preto,pelo menos essas cinco tinham que construir muito bem.O dinheiro rola solto por elas,e gente com bom poder aquisitivo não falta.Santo André foi decepcionante no quesito edíficios,pelo menos nesse thread.
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top