SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 46 Posts
Discussion starter · #1 · (Edited)
Caros colegas: neste feriado de Corpus Christi, fui a uma região do Sul/Sudoeste de Minas Gerais, região da qual veio a família de minha mãe, ainda no início dos anos 1970.
Certamente eu deveria ter tirado fotos das três cidades pelas quais passei: São Sebastião do Paraíso (64.250 hab./2008), Pratápolis (8.846 hab./2008) e Itaú de Minas (15.123 hab./2008), mas o clima chuvoso e a natureza da viagem me impediram de fazê-lo plenamente.
Por causa disso, e percebendo que ontem, (sábado, 13 jun. 2009) foi um dia no qual o sol abriu e tempo gelou (São Sebastião do Paraíso fica a quase 1000m de altitude), decidi tirar fotos da volta a Campinas.
É a primeira vez que fotografo uma viagem de volta e também que faço um tópico interestadual.


Observações
*Quero pedir desculpas pela má qualidade de algumas das fotos, é coisa própria desse tipo de tópico;
*Cada foto vem com a marcação da hora na qual foi tirada (UTC-3). Como a viagem não teve paradas (somente as dos pedágios), não há distorção e se pode acompanhar quanto tempo se levou para percorrer o percurso. Se não houver hora, esta é idêntica à da foto anterior
*Dia da viagem: sábado, 13 de junho de 2009.

A - Percurso: 239,3km. Virei o mapa porque não daria para ficar bem visível no sentido norte-sul


MINAS GERAIS
01 - São Sebastião do Paraíso. Começa aqui a viagem...Rua Dr. Placidino Brigagão. É seguindo por esta rua inteira que se chega à saída da cidade (14:03)


02 - Tome subida! A cidade tem suas ladeiras, mas não tem muitos morros, ela fica no topo de um! :D (14:04)


03 - Nas proximidades do Centro (14:06)


04 - A igreja à esquerda está dentro Colégio Paula Francinetti (14:07)


05 - Ao fundo, a caixa d'água da COPASA marca o fim da cidade (14:08)


06 - Ei-la (14:10)


07 - Distâncias:
Itaú de Minas: 34km
Passos: 53km
Ribeirão Preto: 117km
Campinas: 239km
São Paulo (via SP-348): 347km
Belo Horizonte: 408km


MG-050
08 - Essa ficou por causa do percurso. Da MG-050 será muito pouco a mostrar. É uma rodovia pedagiada (6 praças bidirecionais a R$3,30), que liga a divisa MG/SP (sentido Ribeirão Preto) a Belo Horizonte.


09 - Rodando no outro sentido, percebe-se que a rodovia melhorou muito. Mas ainda há trabalho a fazer.


10 - Passarela antiquíssima (14:11)


11 - Lembrança da concessionária Nascentes das Gerais


BR-491
12 - A MG-050 seguiu para outro lado.


13 - A pista aqui está razoável, mas... (14:13)


14 - Sequência de quatro lombadas, com fiscalização fotográfica :eek:


15 - Passadas as lombadas, vem a serrinha (14:14)


16 - A caminho (14:16)


17 - No final da serrinha (14:20)


18 - Pista gasta e remendada, nas fotos parece até razoável, mas não recomendo (14:22)


19 - Vejo que a frequência desse tipo de placa tem aumentado. Todas as cidades querem fazer parte de circuitos, mesmo não sendo propriamente turísticas..:| (14:24)


20 - Esse é um buraquinho...mas não dá para subestimar


21 - Outro trecho que exige muita atenção. Aqui não existe 3ª faixa (14:26)


22 - A paisagem é sempre bonita (14:28)


23 - Pontezinha típica: sem acostamento (14:30)


24 - Nas proximidades de Monte Santo de Minas. Sigamos (14:32)


25 - A cidade está quase toda à direita (14:34)


26 - Trecho mais complicado...mas a BR-491 já está acabando... (14:35)


27 - ...no fim desta subida. (14:41)


28 - Retornando à esquerda está Guaxupé, a 30km.
Seguindo em frente, está Arceburgo, última cidade de MG, a 6km (14:44)


MG-449
29 - Esta rodovia está bem-cuidada. O DER-MG investiu nela, está ótima. Seu fim é na divisa MG/SP


30 - Aqui é tranquilo rodar (14:46)


31 - Arceburgo (8.239 hab./2008) (14:47)


32 - Alfândega (14:50)


33 - Visão bucólica (14:51)


34 - Ao fundo já se vê o estado de São Paulo...:yes: (14:52)


35 - Divisa Minas Gerais - São Paulo (14:53)


SÃO PAULO
SP-340
36 - A SP-340 não vou referenciar por nome (como é tão frequente em São Paulo) porque ela tem quatro nomes diferentes...seria um desserviço fazê-lo aqui. Início do trecho concessionado pela Renovias (ao contrário da SP-330, aqui é só ela a cuidar do trecho)


37 - Não dá nem 2km, já começa a pista dupla. Esse veículo lerdo impediu que eu mostrasse melhor o início da pista duplicada. (14:53)


38 - Velocidades durante toda a pista (só em Campinas que não, o porquê explico quando estiver lá) (14:54)


39 - As partes mais externas de Mococa (14:55)


40 - Tranquilidade total. (14:56)


41 - Ô retão...(14:57)


42 - Um lembrete para quem já sabe: muitos pedágios (quatro) virão (14:58)


43 - A reta - na geometria euclidiana - é o caminho mais curto entre dois pontos, mas como dá sono...(15:01)


44 - idem. km258 (15:05)


45 - Este é um exemplo de retorno de baixo tráfego bem-feito


46 - Primeiro pedágio, km254: R$3,90 (15:07)


47 - Menos mal: uma curva suave (15:13)


48 - Ainda 123km para Campinas. km237 (15:17)


49 - Recape de pista à frente (15:20)


50 - O serviço é bem-feito (15:21)


51 - Eucaliptos e mais eucaliptos (15:23)


52 - Segundo pedágio, km221: R$4,10 (15:26)


53 - Km218: Haja retões para se voar baixo... (15:28)


54 - Km207: acesso para São João da Boa Vista, a 30km à esquerda (15:33)


55 - 90km para Campinas ainda... (15:34)


56 - Trecho refeito, ainda por repintar, devidamente sinalizado (15:36)


57 - Terceiro pedágio, km193: R$4,60 (15:40)


58 - 48km para Campinas, km161 (15:58)


59 - Entrada na Região Metropolitana de Campinas. As placas de limite de municípios estão invertidas: em vez de aparecer o nome da cidade que se deixa em cima, ele está em baixo. (16:06)


60 - Jaguariúna (16:10)


61 - Acesso à cidade, km132 (16:14)


62 - Entrada em Campinas, passando sobre o Rio Atibaia (16:17)


63 - Quarto pedágio, km123: R$7,60 (16:19)


64 - À esquerda está Alphaville e ao fundo o Jardim Nilópolis, primeiro bairro após a SP-065 (16:23)


65 - Ao contrário do restante da rodovia, aqui o limite é de 90km/h, em função de o perímetro urbano ter sido expandido e para evitar a alta velocidade de muitos moradores de Alphaville, que só têm esta estrada para ir a qualquer lugar (16:24)


66 - Sinalização. Para ir a São Paulo, tanto faz se vai pela direita ou pela esquerda (se for pela direita, anda mais, mas pega a SP-348 desde já, senão é só em Jundiaí...) (16:25)


67 - Sobre a SP-065 - Rod. Dom Pedro I. (16:26)


68 - Já dentro de Campinas, Rod. Miguel N. N. Burnier. A sede da CPFL à direita (16:27)


69 - Nas proximidades da Lagoa do Taquaral (16:29)


70 - Início da Via Norte-Sul. O skyline não é do Centro, é só do Cambuí! :yes::lol: (16:31)


71 - Indo para a Região Central, o negócio é virar à direita um pouco mais à frente


72 - Av. Orozimbo Maia, Jd. Novo Cambuí (16:33)


73 - Rua Dr. Antônio Lobo, Cambuí (16:34)


74 - Rua Olavo Bilac, Cambuí (16:35)


75 - Av. Júlio de Mesquita, Cambuí (16:36)


76 - Av. Benjamin Constant x Av. Anchieta, Centro. Fim do tópico. (16:37)
 
Um bom diário de bordo! :D
O thread está muito bom, deu para ter uma ótima noção de como está esse trecho rodoviário. Tenho inveja das estradas do centro sul, aqui na Bahia tem trechos de BRs que são verdadeiras provas de rallye. Valeu pelas fotos Fabius.:eek:kay:
 
Olha, minha mãe até se emocionou a ver as fotos de São Sebastião do Paraíso, porque ela nasceu lá (na verdade, foi em Itaú, mas como é região e ela viva na roça...) e veio para São Paulo nos anos 1960. E esta SP-340, entre Mogi e Campinas, já cansei de viajar nela para Jacutinga (terra do meu pai).

Ótimas fotos, guri!
 
Excelente tópico Fabius, má qualidade de fotos? aonde eu não vi nada, ao contrário, as fotos estavam bem nítidas e em um ótimo tamanho.

Que estrada mais reta essa, ótima conservação da estrada e em volta dela, ótima sinalização se parece muito com a mais importante da minha cidade.

Campinas tem um skyline muito belo, nunca tinha visto deste ângulo. Achei bem legal você postar os horários das fotos, ficou um thread completo.
 
Discussion starter · #8 ·
Agradeço desde já os elogios! :)

Um bom diário de bordo! :D
O thread está muito bom, deu para ter uma ótima noção de como está esse trecho rodoviário. Tenho inveja das estradas do centro sul, aqui na Bahia tem trechos de BRs que são verdadeiras provas de rallye. Valeu pelas fotos Fabius.:eek:kay:
De fato, é uma pena que as rodovias não sejam assim no Brasil inteiro. Mas agora todos os estados e a União têm a oportunidade de não repetir os erros que se cometeram em São Paulo, onde a maioria das rodovias é boa, razoável ou ótima, mas cujos pedágios são muito onerosos para o usuário. Sem contar que existe toda uma tradição de rodovias em São Paulo...


Olha, minha mãe até se emocionou a ver as fotos de São Sebastião do Paraíso, porque ela nasceu lá (na verdade, foi em Itaú, mas como é região e ela viva na roça...) e veio para São Paulo nos anos 1960. E esta SP-340, entre Mogi e Campinas, já cansei de viajar nela para Jacutinga (terra do meu pai).

Ótimas fotos, guri!
Valeu!

Sabe, eu fui a Itaú de Minas, mas não quis fotografar lá, era só chuva, chuva e chuva. Dá uma péssima impressão. A cidade é simplesinha e muito dependente da indústria de cimento que fica nas suas proximidades.

Mas é claro que com um tempo melhor eu fotografarei Itaú. :yes:

Quanto à questão da roça, sei como é, tenho parentes que ainda vivem lá, assim como todos os outros, há muito tempo ou nem tanto, também vieram de lá! :yes:

Belo trajeto! Pelo que vi, grande parte do percurso foi em rodovias "tapetes", muito bom! Me impressionei com este skyline de Campinas que ainda não é da parte central da cidade!
É um ângulo bom, mas não ficou muito visível por ser à tarde. De manhã, ficaria um espetáculo. Só o bairro do Cambuí (com 2km²) tem uns 420 prédios com mais de 5 andares. O Cambuí já está na Região Central mas é diferente do Centro: é o bairro mais cosmopolita, por assim dizer...:|

Excelente tópico Fabius, má qualidade de fotos? aonde eu não vi nada, ao contrário, as fotos estavam bem nítidas e em um ótimo tamanho.

Que estrada mais reta essa, ótima conservação da estrada e em volta dela, ótima sinalização se parece muito com a mais importante da minha cidade.

Campinas tem um skyline muito belo, nunca tinha visto deste ângulo. Achei bem legal você postar os horários das fotos, ficou um thread completo.
Falei da má qualidade em função dos reflexos e de eventuais manchas no vidro. Tem muita gente que se irrita com isso! :lol: Como eu gosto de ser bem franco, não iludo ninguém acerca do que vai encontrar.

Se eu soubesse fazer panorâmicas, faria um belíssimo a partir da vista da Torre do Castelo. Aí você poderia ver o tamanho de Campinas, sem bairrismos cegos ou cidade versus cidade.

Quanto à ideia de colocar o horário, veio-me à cabeça na hora em que estava montando o tópico (ontem à noite). Como a viagem não teve interrupções, seria legal mostrar como se veio rápido com boas estradas na maioria do percurso.

Gostei do registro da viagem. Belas fotos. As rodovias de SP são muito boas. As de MG mostraram ser regulares. Valeu pelo tópico. Ficou muito bom.
Na MG-449 o asfalto está bom, mas me pareceu muito abrasivo.
Na MG-050 (que não mostrei muito) não há mais buracos, mas ainda há muito a fazer.
Na BR-491, a coisa está triste. Seria bom haver uma manutenção mais efetiva para evitar as "panelas".
Na SP-340, essa realmente estava boa. Até uns 10 anos atrás, a duplicação só ia de Campinas a Moji-Guaçu. Mas com a profusão de pedágios, a duplicação foi até a divisa, as dificuldades da pista sumiram e o tempo de viagem se reduziu.

Ótimo thread! A diferença entre as rodovias mineiras e paulistas é notável e evidencia-se na foto da divisa.
E sempre foi assim. A diferença é que a MG-449 era calamitosa e agora é muito boa e a SP-340 era mais ou menos e agora está ótima.
 
Cara, adoro thread's de rodovias, sou fascinado por isso, e aqui no Brasil, as que mais me levam ao delírio são as rodovias paulistas, nossa, são muito show, asfalto perfeito e curvas leves com belas paisagens, boa sinalização, enfim, o trecho da rodovia em perímetro urbano em Campinas lembra as freeways norte-americanas!:yes:

Quem me dera se tivesse algum trecho assim no meu estado!:no:

Eu ia pirar nesses retões que você mostrou ao longo do thread, ainda mais com um asfalto desses, se eu estivesse em um carro que anda bem...vish, ia ser muita onda, (a propósito, desculpando-me previamente pela indiscrição, mas em que carro você estava?)ia voar nessa estrada!:cheers2:

Enfim, meus parabéns pelo thread!:eek:kay:
 
Discussion starter · #10 ·
Cara, adoro thread's de rodovias, sou fascinado por isso, e aqui no Brasil, as que mais me levam ao delírio são as rodovias paulistas, nossa, são muito show, asfalto perfeito e curvas leves com belas paisagens, boa sinalização, enfim, o trecho da rodovia em perímetro urbano em Campinas lembra as freeways norte-americanas!:yes:
O trecho de Campinas foi refeito há algum tempo. Do modo pelo qual aquela região está crescendo populacionalmente, com mais e mais construções, prédios, condomínios fechados e tudo mais, não me surpreenderei se no futuro houver necessidade de mais ampliações e talvez de construção de marginais.

Quem me dera se tivesse algum trecho assim no meu estado!:no:

Eu ia pirar nesses retões que você mostrou ao longo do thread, ainda mais com um asfalto desses, se eu estivesse em um carro que anda bem...vish, ia ser muita onda, (a propósito, desculpando-me previamente pela indiscrição, mas em que carro você estava?)ia voar nessa estrada!:cheers2:
Indiscrição nenhuma! Era um Corsa Sedan 1.0 16v, da 1ª geração. Valente, sem dúvida, mas um pouquinho lento nas retomadas e nas subidas.

Só não sei se vale muito a pena correr tanto! :lol:
Em certos trechos há muitos radares, principalmente nos fundos de baixadas, justamente onde os carros dão o máximo de sua velocidade!

Enfim, meus parabéns pelo thread!:eek:kay:
Obrigado! :)
Adicionalmente, gostaria de recomendar a você que clique na ligação que está em minha assinatura. Lá há outros dois ou três tópicos desse tipo por mim feitos. Creio que você os apreciará muito! :yes::eek:kay:
 
Belo passeio Fabius, percebe-se que através de algumas fotos a diferença das rodovias mineiras para as paulistas, o asfalto no lado de Minas está degradadoo e precisando de uma manutenção, já em São Paulo a realidade é outra, asfalto de boa qualidade e rodovias duplicadas, acho que pagar uma taxa vale a pena para se ter uma boa estrada em condições de uso vale a pena!

Valeu, parabéns :eek:kay:
 
Fotos de ótima qualidade! Paisagem incrível! Aquele trecho só de eucaliptos é bemmmm "temperado". Rodovias paulistas: um showzinho á parte :drool: Tenho orgulho desse asfalto impecável, dessa ótima sinalização e da comodidade que é viajar por São Paulo! :eek:kay:
Ótimo thread! :applause:
 
Discussion starter · #14 ·
Agradecendo os elogios! :) :eek:kay:

muito bom este tread!
nota-se que boa parte da tua viagem a estrada estava boa!
e gostei da qualidade das fotos!
valeu!
Que bom! É o esforço recompensado pelos elogios de quem apreciou o trabalho feito. :)

Belo passeio Fabius, percebe-se que através de algumas fotos a diferença das rodovias mineiras para as paulistas, o asfalto no lado de Minas está degradadoo e precisando de uma manutenção, já em São Paulo a realidade é outra, asfalto de boa qualidade e rodovias duplicadas, acho que pagar uma taxa vale a pena para se ter uma boa estrada em condições de uso vale a pena!

Valeu, parabéns :eek:kay:
Sem dúvida, desde que o governo não seja fominha, não queira receber pelo que não fez e delegou e pense no usuário e não no próprio bolso. :nono:

O pedágio em si não é ruim, desde que seja justo e bem fiscalizado.

Fotos de ótima qualidade! Paisagem incrível! Aquele trecho só de eucaliptos é bemmmm "temperado". Rodovias paulistas: um showzinho á parte :drool: Tenho orgulho desse asfalto impecável, dessa ótima sinalização e da comodidade que é viajar por São Paulo! :eek:kay:
Ótimo thread! :applause:
Não tenha dúvida de que sim. Realmente é muito bom poder viajar com tranquilidade, segurança e rapidez.
 
Discussion starter · #17 ·
Cara, valeu pela viagem!
Excelente thread!

Parabéns!
Obrigado! :)
Que bom que gostou! Este é um tipo de tópico muito interessante, híbrido, mistura arquitetura, urbanismo e infraestrutura. :eek:kay:

Otimo thread, eu adoro as paisagens de MG em especial dessa região do sul/sudoeste desse magnifico estado. Essas vistas serranas com a rodovia ficam show de bola. :applause:
Ah, sem dúvida! É uma região bem fotogênica! :yes::)
 
Discussion starter · #19 ·
Bem legal o thread!!
As rodovias de SP são sempre ótimas!!
Adoro a paisagem de serra!! Valew!
De nada! :)
Há vários percursos de serra muito bons de se fazer; aqui em SP, creio que o melhor seja o da SP-123, que liga Taubaté a Campos do Jordão. Seria muito interessante ver aquelas curvas todas, sem contar as pontes nas quais passam os trilhos da E.F.C.J.
 
Belo thread, as fotos estão ótimas :cheers:
 
1 - 20 of 46 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top