SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.

Exposição Niemeyer por Niemeyer - Museu Nacional - Brasília

28K views 8 replies 7 participants last post by  Bruno BHZ 
#1 · (Edited)
O Museu Nacional

O Museu, como a maioria da obras de Niemeyer, chama atenção por sua arquitetura. Uma cúpula de 80 metros de diâmetro, com três rampas externas que abrigam um museu com as seguintes características:

  • Área de 13653 m²
  • 2 Auditórios (principal com 750 lugares e de apoio com 85 lugares)
  • 1 salão de exposições circular
  • 1 mezanino suspenso com formas irregulares
  • Sistema de climatização com padrões internacionais
  • Iluminação especial
  • Sistema de segurança
  • 3 elevadores
  • Salas para reservas técnicas e restauração
  • Áreas para conservar aproximadamente 400 mil obras (não em exposição)
  • Parte dessa estrutura funcional está abrigada em um anexo subterrâneo ligado ao museu por túnel

O Museu externamente pode agradar ou não, mas internamente ele surpreende, não pelo tamanho, mas pela monumentalidade, o salão de exposições é realmente belo e o mais importante: dado o sistema de climatização, a iluminação especial e as condições de segurança deste museu, Brasília estará apta a receber exposições de nível internacional, o que é excelente para a cidade. Fora que o pé direito altíssimo garante a possibilidade de exposições com obras de grande porte, possibilidade muito explorada por artistas contemporâneos.

Apesar do nome de museu a idéia é que o espaço funcione abrigando exposições temporárias, o que eu acho certo, seria impossível reunir um acervo que expressasse toda diversidade da cultura brasileira. Assim Niemeyer definiu a utilização do espaço: “Não é um museu de obras fixas, mas um espaço contemporâneo, um museu de idéias, do experimental, que possa receber uma série de exposições e obras do Brasil e do mundo”.

1. Visão externa do museu


2. Acesso principal


3. A rampa suspensa e a esplanada



A exposição e o interior do museu

A exposição Niemeyer por Niemeyer faz parte da comemoração do centenário de Oscar Niemeyer e reúne grandes painéis fotográficos que representam parte de sua trajetória. Croquis, desenhos, textos produzidos por ele, livros, revistas, além de projetos recentes também fazem parte da mostra.

4. O título da exposição na entrada do museu


5. Geral do interior e da exposição


6. Outra geral, vale ressaltar que o mezanino é completamente sustentado pelos tirantes presos ao teto, o que garante a ausência de pilastras no salão de exposições


7. Vista da rampa que dá acesso ao mezanino


8. Destaque para o pé direito


9. Zona abaixo do mezanino, destaque para o "lustre", no fundo o projeto para o centro administrativo de Minas Gerais, parece bonito, se for construído com a qualidade dos atuais prédios dos tribunais superiores em Brasília ficará muito bom


10. Os elevadores, um liga o salão de exposições ao mezanino e o outro liga todos os andares do museu. Além destes existe um circular que fica junto a uma escada que liga todos os andares, acredito que ele seja de carga


11. A única imagem do Niemeyer, acompanha o seu texto no início da mostra. É bem longo, eu fotografei, quem quiser me manda uma PM. Uma parte que gostei é a seguinte: "As vezes me perguntam qual é a razão da predominância da curva em minha arquitetura. E recordo, logo, André Malraux a dizer : "Guardo dentro de mim um museu de tudo que vi e amei na vida". E como ele, é desse museu imaginário que muita coisa me ocorre, com certeza, ao elaborar meus projetos."


12. Um dos projetos, a sede da Itaipu


13. Outra do projeto para Itaipu


14. Mais uma da parte abaixo do mezanino


15. O Museu Oscar Niemeyer de Curitiba, uma das fotos da exposição, que são de Kadu Niemeyer, neto do Oscar


16. Mais fotos e os desenhos de Niemeyer nas paredes


17. Obras do Caminho Niemeyer em Niterói


17. Projeto da futura sede do governo de Minas Gerais


18. Projeto do Teatro de Niterói, se não me engano já foi construído


19. Projeto de um Centro Cultural no Principado de Astúrias


20. Outro texto de Niemeyer


21. Projeto para a embaixada em Cuba


22. Outro desenho


23. Projeto para o Balé Bolshoi


24. Cidade Emoldurada (desvaneio fotográfico!!!), acesso a rampa suspensa que vai até o mezanino


25. Algumas fotos e o acesso do mezanino a rampa suspensa citada acima


26. A famosa poesia de Niemeyer


27. As mulheres de Niemeyer


28. O rosto


29. Mais um desvaneio fotográfico. As esferas no teto são a saída do ar condicionado, que é totalmente embutido na calota do museu.


30. A rampa e a entrada do museu


31. Subindo a rampa


32. No mezanino


33. O mezanino, nele estão expostos os livros e as revistas publicados pelo Niemeyer. Existem diversas frases destacadas na parede.


34. A famosa opinião de Oscar sobre a arquitetura



É isso, espero ter retratado bem o museu para vcs, desculpa se algumas fotos não estão muito boas, nem o fotógrafo nem a câmera são profissionais e tenho um pouco de dificuldade com lugares com iluminação dirigida como o museu.
Aguardo comentários :D !! Esse é meu primeiro thread no SSC (não contei um que abri para concorrer no UPC), espero que tenham gostado!!!
 
See less See more
35
#6 ·
Vlw cerrado, concordo contigo, o museu é uma verdadeira jóia, há boatos que o museu pode receber exposição com obras de Da Vinci, melhor nem tentar definir... :)

As fotos estão ótimas ! parabéns ! Bem ... gostei do museu é aquele estilo inconfundível Niemeyer modernismo anos 60 ... lembra muito a OCA de SP.
Obrigado Kauã, realmente a obra não nega o pai, é a cara do Niemeyer e gosto que ela se relacione com o modernismo de 60, evita que se torne estranha das demais obras da esplanada. A comparação com a OCA é inevitável, em vários esboços do museu a semelhança era ainda maior, alguns até tinham aquelas "janelas" redondas e mais andares, mas com o tempo o projeto foi aperfeiçoado.

Lindas fotos. Aquela do espelho d'água ficou ótima. O museu é muito bonito por fora, e por dentro é ainda melhor. :eek:kay:
Obrigado Rodrigo. :) A do espelho d'água é uma das minhas prediletas, ficou bem legal o reflexo. Agora é aguardar para que o interior do museu esteja sempre recheado com excelentes exposições.
 
Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.
Top