SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.

MG | Região Metropolitana de Belo Horizonte | BRT MOVE & Transporte Coletivo por ônibus

21M views 180K replies 492 participants last post by  RecHub 
#1 · (Edited)
Este thread foi feito para discutirmos melhorias no Sistema de Ônibus de Belo Horizonte

Tipos de linhas:

Alimentadoras: Fazem a ligação bairro-estações-bairro, alimentado as estação Intermodais(Ônibus/Metrô) e Intramodais(Ônibus).

Troncais, Radiais e Semi-Expressas: Realizam viagens que interligam os Terminais/Bairros com o centro, com outras estações outros polos, além de circularem nos principais corredores de transporte. Podem ser Diretas, ou seja, sem pontos de parada no itinerário e nos corredores, ou Paradoras, que vão parando nos pontos. Normalmente possuem somente 1 PC e retornam pelo mesmo corredor por onde foram.

Perimetral: Fazem o percurso bairro a bairro sem passar pela área central.

Circulares: Normalmente possuem somente um ponto final e circulam uma região.

Diametrais: Fazem a ligação entre regiões e corredores passando pelo Hipercentro.
Desconsiderar número da linha
Imagens de: http://desenhosbh.blogspot.com/

Numeração:
Alimentadoras e Circulares: 3 dígitos(609)
O primeiro indicando a regional e os outros dois são a numeração da linha.
Troncais, Radiais e Semi-Expressas: 2 ou 4 dígitos(61 ou 5031)
Os dois primeiros dígitos, quando são 4, equivalem as regionais atendidas. No caso de somente dois, em sua maioria são troncais, o primeiro equivale a regional e os outros dois são sempre ≥ 30 e são a numeração da linha.
Perimetral: 4 digitos(9550)
Os dois primeiros dígitos, equivalem as regionais atendidas. Os outros dois são sempre ≥ 50 e são a numeração da linha.
Diametrais: 4 dígitos(9414)
Os dois primeiros são as regionais e os outros dois são a numeração da linha.

Lembrando que é sempre da regional de maior número para a de menor. Assim, 9414, não 4914.

Regionais:
0. Centro
1. Sul
2. Oeste
3. Barreiro
4. Noroeste
5. Pampulha
6. Venda Nova
7. Norte
8. Nordeste
9. Leste​

Estações de Integração e Intermodais
Fechadas:
  • Venda Nova
  • José Cândido
  • Diamante
  • Barreiro
  • São Gabriel
  • Vilarinho
  • Pampulha

Abertas:
  • Aarão Reis(Central)
  • Santa Efigênia
  • Lagoinha
  • Santa Efigênia

Anexos:

O BHBUS era o plano de reestruturação do transporte coletivo de Belo Horizonte desenvolvido em 1994 e pressupõe a troncalização do sistema em estações de integração, o tratamento dos corredores, a utilização do metrô como principal troncal do sistema e a adoção da bilhetagem eletrônica. Em 1997 iniciou-se a implantação do BHBUS com a licitação do sistema de transporte coletivo. Teve continuidade com a entrada em operação da Estação Diamante (1997), do novo sistema interbairros (1998), da Estação Venda Nova (2000), da Estação São Gabriel (2002) integrada ao Metrô, e finalmente a Estação Barreiro (2002), implantada em parceria com a iniciativa privada. Também, em parceria, foi implantada em 2004 a Estação Oiapoque, que atende o transporte metropolitano. Ainda em 2004 foram construídas as Estações Lagoinha, Carlos Prates e Santa Efigênia, além da revitalização da Estação Ponto do Bairro Milionários, no Barreiro. Em meados de 2006 entrou em operação a Estação BHBUS Central, integrada ao Metrô.

Situação Atual:

Situação Futura:

http://bhtrans.pbh.gov.br/portal/pa.../Indicadores Anuario Estatistico/AE Tabela 05
Esse plano foi deixado de lado para o novo, dos BRTs
 
See less See more
6
  • Like
Reactions: Araújo Roberto
#10,542 ·
como não XD? Pelo menos eu acho essas cores marca-texto horriveis em veículos. É tipo as primeiras versões daquele "Uno Vivace" que vinham com cores olá-cheguei-bebe-choque.

é parece que não vai ficar tão horrendo como parecia não, pelo que se vê esta mesmo em ritimo de montagem final, parabéns ai a quem conseguiu flagrar a imagem será que veremos mais em breve?
 
#10,547 ·
E a prefeitura segue confirmando os seus prazos com relação inauguração do primeiro trecho do Move.

http://g1.globo.com/videos/minas-ge...eira-etapa-do-brt-em-15-de-fevereiro/3077797/
O que a BHTrans está esperando para começar as campanhas informativas sobre o MOVE? :eek:hno: :eek:hno:
O que preocupa é a estação SG. Deve começar a funcionar na base da gambiarra (como tudo nesse país)
Foi divulgado que a Estação de Integração São Gabriel será inaugurada com uma cobertura provisória. Resta saber como vai ser esse "provisório".
 
#10,550 · (Edited)
O que a BHTrans está esperando para começar as campanhas informativas sobre o MOVE? :eek:hno: :eek:hno:
.
Você não entendeu? Eles preferem tratar o negócio como uma "surpresinha" pra população pra não dissolver o impacto inicial. É tão...constrangedor. :lol:
 
#10,556 ·
Tem que começar afixar cartezes nos ônibus que serão mortos.
"Atenção, a partir do ínicio do funcionamento do BRT essa linha não irá existir e você deverá usar a alimentadora XXX, descer na estação XXX e embarque no minhocão XXX"
quando começar a funcionar serão integradas apenas as linhas alimentadoras que já existem na estação São Gabriel.
Aí o pessoal terá 60 dias para se acostumar com o para-anda do BRT, quando então começarão a introduzir as novas linhas.
 
#10,557 ·
quando começar a funcionar serão integradas apenas as linhas alimentadoras que já existem na estação São Gabriel.
Aí o pessoal terá 60 dias para se acostumar com o para-anda do BRT, quando então começarão a introduzir as novas linhas.
Inicialmente, o pessoal vai reclamar desse 'anda e para' das linhas paradoras do MOVE, já que elas tem de obrigatoriamente parar em todas as estações.

Fui a Uberlândia e utilizei o Corredor Estrutural João Naves de Ávila, e tive essa sensação.

Na Antônio Carlos, por exemplo, eu percebi que há ET muito próxima uma da outra sem necessidade. por ex.: ET Odilon Behrens e ET IAPI... na subida, vai ser a conta do articulado acabar de arrancar e da ET OB e parar da ET IAPI...

Espero que, posteriormente, possa haver linhas semi-expressas nos corredores, parando apenas nas ET's de maior movimento.
 
#10,558 ·
Marcos se você tiver 3 reais sobrando faça um Transbordo mas evite esses cacos. É muito ruim tá louco.
Sexta peguei um 101D, eu estava com pressa, foi o primeiro que veio, fazer o quê. tudo bambo, portas do meio de outro modelo de carroceria pois eram menores, em baixo solto, não fecharam direito, faltando guarnição de borracha, local onde o cadeirante segura bambo, fácil causar uma tragédia.

Nojo disso tudo, enquanto houver essa cachorrada com político e empresas de ônibus vai ser assim.

Contratos de 50 anos, que não prevê nada, só prevê um ônibus com pneus e rodas, o resto, cristo salva.

Agora elevando o nível da conversa kkkkk

Os Padrons são iguais periguetes, estão em tudo quanto é linha.
Mas vejo mais em linhas que seguem até o Metrô, tipo o 3205, 3200, 3275, 3270, do centro vejo pouco, vejo no 3298, 3265 e etc.

Recomendo que você fique no primeiro ponto da Amazonas, lá você poderá escolher qual pegar. Ou fique na Amazonas sentido Centro, assim você escolhe o lugar pra sentar, pois quando chega no final se for horário de pico vai bombar de gente.

Ou faça assim, no Metrô tem muito deles, pegue um lá e vá até o Shopping de Betim e volte em outro Padron ou 3212.

É show de bola andar de Padron na Fernão dias. É muito macio.

Se você tiver mais tempo, experimenta pegar o 3212 na Rodoviária, tem o horário de partida dele no site do DER. Não vá de Torino, espere o Neobus Rodoviário ou o Comil Versalite, fique no meio.

Esse pra mim é o Padron mais lindo, lembro deles rodando no sistema BHBUS

Eu tenho a opção de pegar 0403(semana Laguna Auto Ônibus, semana Transimão), o Morada Nova - Cidade Industrial e os 101 além de 2460,80,90, mas infelizmente os Transimão são mais rápidos, que pra mim vai ser melhor. Eu penso como uma empresa deixa os bancos simplesmente saírem e não colocarem outros no lugar, apertar parafusos...

Obrigado, vou no metrô, pego algum até o Shopping de Betim(é o novo?). E de lá vejo se vou até no Centro ou se volto para casa dependendo do horário.

Ficar no meio do ônibus? Por que?

Jairo, sabe me informar o nome desse? Ele é meu preferido também, na minha opinião o ônibus mais bonito feito no Brasil(empatando com o Apache S21 Padron). A Transimão era lotada deles, na época não era essa porcaria, eram limpos, e o barulho então... Esses ainda rodam?

Cada dia numa linha. Hoje vi B58E na 3275 na Pça da Cemig. Vai pra Amazonas e espera lá. Vai passar uma porrada de B7R que ainda roda, para alegria de muitos.
Amazonas em qual sentido? Quero relembrar os bons tempos do transporte coletivo da RMBH.
 
#10,560 ·
Inicialmente, o pessoal vai reclamar desse 'anda e para' das linhas paradoras do MOVE, já que elas tem de obrigatoriamente parar em todas as estações.

Fui a Uberlândia e utilizei o Corredor Estrutural João Naves de Ávila, e tive essa sensação.

Na Antônio Carlos, por exemplo, eu percebi que há ET muito próxima uma da outra sem necessidade. por ex.: ET Odilon Behrens e ET IAPI... na subida, vai ser a conta do articulado acabar de arrancar e da ET OB e parar da ET IAPI...

Espero que, posteriormente, possa haver linhas semi-expressas nos corredores, parando apenas nas ET's de maior movimento.
De acordo com o documento compartilhado no Google Drive existirá pelo menos 4 linhas que terão horários em que irão diretas ao centro:

  • 50 -Estação Pampulha/Centro
  • 61 -Estação Venda Nova/Centro
  • 65 -Estação Vilarinho/Centro
  • 83 -Estação São Gabriel/Centro

Nada impede que tenham mais, porém não acredito muito nesta possibilidade
 
Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.
Top