SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.

MG | Região Metropolitana de Belo Horizonte | BRT MOVE & Transporte Coletivo por ônibus

21M views 180K replies 492 participants last post by  RecHub 
#1 · (Edited)
Este thread foi feito para discutirmos melhorias no Sistema de Ônibus de Belo Horizonte

Tipos de linhas:

Alimentadoras: Fazem a ligação bairro-estações-bairro, alimentado as estação Intermodais(Ônibus/Metrô) e Intramodais(Ônibus).

Troncais, Radiais e Semi-Expressas: Realizam viagens que interligam os Terminais/Bairros com o centro, com outras estações outros polos, além de circularem nos principais corredores de transporte. Podem ser Diretas, ou seja, sem pontos de parada no itinerário e nos corredores, ou Paradoras, que vão parando nos pontos. Normalmente possuem somente 1 PC e retornam pelo mesmo corredor por onde foram.

Perimetral: Fazem o percurso bairro a bairro sem passar pela área central.

Circulares: Normalmente possuem somente um ponto final e circulam uma região.

Diametrais: Fazem a ligação entre regiões e corredores passando pelo Hipercentro.
Desconsiderar número da linha
Imagens de: http://desenhosbh.blogspot.com/

Numeração:
Alimentadoras e Circulares: 3 dígitos(609)
O primeiro indicando a regional e os outros dois são a numeração da linha.
Troncais, Radiais e Semi-Expressas: 2 ou 4 dígitos(61 ou 5031)
Os dois primeiros dígitos, quando são 4, equivalem as regionais atendidas. No caso de somente dois, em sua maioria são troncais, o primeiro equivale a regional e os outros dois são sempre ≥ 30 e são a numeração da linha.
Perimetral: 4 digitos(9550)
Os dois primeiros dígitos, equivalem as regionais atendidas. Os outros dois são sempre ≥ 50 e são a numeração da linha.
Diametrais: 4 dígitos(9414)
Os dois primeiros são as regionais e os outros dois são a numeração da linha.

Lembrando que é sempre da regional de maior número para a de menor. Assim, 9414, não 4914.

Regionais:
0. Centro
1. Sul
2. Oeste
3. Barreiro
4. Noroeste
5. Pampulha
6. Venda Nova
7. Norte
8. Nordeste
9. Leste​

Estações de Integração e Intermodais
Fechadas:
  • Venda Nova
  • José Cândido
  • Diamante
  • Barreiro
  • São Gabriel
  • Vilarinho
  • Pampulha

Abertas:
  • Aarão Reis(Central)
  • Santa Efigênia
  • Lagoinha
  • Santa Efigênia

Anexos:

O BHBUS era o plano de reestruturação do transporte coletivo de Belo Horizonte desenvolvido em 1994 e pressupõe a troncalização do sistema em estações de integração, o tratamento dos corredores, a utilização do metrô como principal troncal do sistema e a adoção da bilhetagem eletrônica. Em 1997 iniciou-se a implantação do BHBUS com a licitação do sistema de transporte coletivo. Teve continuidade com a entrada em operação da Estação Diamante (1997), do novo sistema interbairros (1998), da Estação Venda Nova (2000), da Estação São Gabriel (2002) integrada ao Metrô, e finalmente a Estação Barreiro (2002), implantada em parceria com a iniciativa privada. Também, em parceria, foi implantada em 2004 a Estação Oiapoque, que atende o transporte metropolitano. Ainda em 2004 foram construídas as Estações Lagoinha, Carlos Prates e Santa Efigênia, além da revitalização da Estação Ponto do Bairro Milionários, no Barreiro. Em meados de 2006 entrou em operação a Estação BHBUS Central, integrada ao Metrô.

Situação Atual:

Situação Futura:

http://bhtrans.pbh.gov.br/portal/pa.../Indicadores Anuario Estatistico/AE Tabela 05
Esse plano foi deixado de lado para o novo, dos BRTs
 
See less See more
6
  • Like
Reactions: Araújo Roberto
#10,561 ·
^^ Sim, tenho conhecimento do arquivo! :lol:

Eu me refiro à uma linha intermediária à linha paradora e a linha expressa: a semi-expressa (no sentido real pois as linhas de cor vermelha do Pró-Bus nunca foram semi-expressas, e sim paradoras bairro-centro).
Creio que se observarem a operação do MOVE nos próximos 6 meses à 1 ano, e analisarem as tendências de deslocamento e a pesquisa de embarque e desembarque, é possível oferecer este tipo de serviço, se chegarem à uma conclusão de que este é necessário, o que ao meu ver será daqui algum tempo.
 
#10,564 ·
^^ Sim, é plenamente possível!
Porém, este tipo de sistema é usado para BRT's de baixa capacidade, em que a demanda é pequena (até 10mil pass/h/s), as estações menores e o número de linhas e veículos são menores também, como é o caso do BRT de Cleveland:



No caso do MOVE, as estações ficarão com passageiros praticamente o tempo todo, e deverão ter passageiros embarcando e desembarcando a maior parte do tempo também.
Portanto, creio que a possível solução para este caso seria mesmo as linhas semi-expressas.
 
#10,566 · (Edited)
Inicialmente, o pessoal vai reclamar desse 'anda e para' das linhas paradoras do MOVE, já que elas tem de obrigatoriamente parar em todas as estações.

Fui a Uberlândia e utilizei o Corredor Estrutural João Naves de Ávila, e tive essa sensação.

Na Antônio Carlos, por exemplo, eu percebi que há ET muito próxima uma da outra sem necessidade. por ex.: ET Odilon Behrens e ET IAPI... na subida, vai ser a conta do articulado acabar de arrancar e da ET OB e parar da ET IAPI...

Espero que, posteriormente, possa haver linhas semi-expressas nos corredores, parando apenas nas ET's de maior movimento.
Quando passei pela CM tive essa sensação de que as estações são muito próximas uma das outras, cerca de 400 m de distância.

Com relação as linhas semi-expressas, em Curitiba existem as linhas paradores, que param a cada 500 m e as linhas Ligeiroes, que param a cada 1 Km.
 
#10,567 ·
Quando passei pela CM tive essa sensação de que as estações são muito próximas uma das outras, cerca de 400 m de distância.

Com relação as linhas semi-expressas, em Curitiba existem as linhas paradores, que param a cada 500 m e as linhas Ligeiroes, que param a cada 1 Km.
Mas no caso das estações, algumas serão somente sentido centro e outras somente sentido bairro.
 
#10,569 ·
"Se eu fosse a BHTrans" estudava colocar um monte de linhas laranja novas (perimetrais, né?). Tenho utilizado muito o 2151 pra vir aqui da Assembleia para a Serra e a linha tem um itinerário sensacional. Lógico que é uma porcaria em relação a quadro de horários e lotação, mas a ideia é muito boa, principalmente por não passar pelo Centro (apesar de outros trechos de engarrafamento).

Aliás, se existe um trabalho interessante é o das linhas da Serra. 2102, 2151, 4102, 4107, 8150, 9106. Único lugar ao meu ver onde REALMENTE a proposta do BH Bus foi implantada, criando opções de ônibus para diversas regiões em detrimento da frequência. As linhas são ruins, mas você tem MUITAS opções de destino. Tem acesso à Cristiano Machado, um trecho da Jacuí, Antônio Carlos, Savassi, Catalão, Silviano Brandão, Amazonas, Augusto de Lima e Contorno, por exemplo. Se isso tivesse ocorrido nos outros bairros tenho certeza de que as reclamações não seriam tantas do transporte (apesar da necessidade das mudanças atuais).
 
#10,571 ·
Eu tenho a opção de pegar 0403(semana Laguna Auto Ônibus, semana Transimão), o Morada Nova - Cidade Industrial e os 101 além de 2460,80,90, mas infelizmente os Transimão são mais rápidos, que pra mim vai ser melhor. Eu penso como uma empresa deixa os bancos simplesmente saírem e não colocarem outros no lugar, apertar parafusos...

Obrigado, vou no metrô, pego algum até o Shopping de Betim(é o novo?). E de lá vejo se vou até no Centro ou se volto para casa dependendo do horário.

Ficar no meio do ônibus? Por que?

Jairo, sabe me informar o nome desse? Ele é meu preferido também, na minha opinião o ônibus mais bonito feito no Brasil(empatando com o Apache S21 Padron). A Transimão era lotada deles, na época não era essa porcaria, eram limpos, e o barulho então... Esses ainda rodam?



Amazonas em qual sentido? Quero relembrar os bons tempos do transporte coletivo da RMBH.
Qualquer sentido.
 
#10,572 ·
Mas no caso das estações, algumas serão somente sentido centro e outras somente sentido bairro.
Todos os módulos/ estações são bidirecionais.

Algumas estações abrigam 3 módulos, sendo 2 municipais e 1 metropolitanos.

"Se eu fosse a BHTrans" estudava colocar um monte de linhas laranja novas (perimetrais, né?). Tenho utilizado muito o 2151 pra vir aqui da Assembleia para a Serra e a linha tem um itinerário sensacional. Lógico que é uma porcaria em relação a quadro de horários e lotação, mas a ideia é muito boa, principalmente por não passar pelo Centro (apesar de outros trechos de engarrafamento).

Aliás, se existe um trabalho interessante é o das linhas da Serra. 2102, 2151, 4102, 4107, 8150, 9106. Único lugar ao meu ver onde REALMENTE a proposta do BH Bus foi implantada, criando opções de ônibus para diversas regiões em detrimento da frequência. As linhas são ruins, mas você tem MUITAS opções de destino. Tem acesso à Cristiano Machado, um trecho da Jacuí, Antônio Carlos, Savassi, Catalão, Silviano Brandão, Amazonas, Augusto de Lima e Contorno, por exemplo. Se isso tivesse ocorrido nos outros bairros tenho certeza de que as reclamações não seriam tantas do transporte (apesar da necessidade das mudanças atuais).
Por que você não envia essa sugestão para a BHTrans ou para a Ouvidoria da PBH?
 
#10,574 ·
Por que você não envia essa sugestão para a BHTrans ou para a Ouvidoria da PBH?
Eu já enviei alguns questionamentos e sugestões (assim que me responderem posto aqui). Na verdade, o povo lá deve estar preparando uma bomba para o meu endereço porque escrevo um bocado pra lá desde que descobri a ouvidoria, Bruno. :lol:
 
#10,575 ·
Eu tenho a opção de pegar 0403(semana Laguna Auto Ônibus, semana Transimão), o Morada Nova - Cidade Industrial e os 101 além de 2460,80,90, mas infelizmente os Transimão são mais rápidos, que pra mim vai ser melhor. Eu penso como uma empresa deixa os bancos simplesmente saírem e não colocarem outros no lugar, apertar parafusos...

Obrigado, vou no metrô, pego algum até o Shopping de Betim(é o novo?). E de lá vejo se vou até no Centro ou se volto para casa dependendo do horário.

Ficar no meio do ônibus? Por que?
Sim shopping novo.
Cuidado ao passar na passarela, não ande com celular na mão distraído.

No meio pois na traseira muito deles estão com o escape furado, faz um barulho ridículo. Dá muita dó.


Jairo, sabe me informar o nome desse? Ele é meu preferido também, na minha opinião o ônibus mais bonito feito no Brasil(empatando com o Apache S21 Padron). A Transimão era lotada deles, na época não era essa porcaria, eram limpos, e o barulho então... Esses ainda rodam?
O da foto é um Torino 99 montado sob chassi Volvo B7R.

Amazonas em qual sentido? Quero relembrar os bons tempos do transporte coletivo da RMBH.
Sentido centro você pode escolher o lugar quando chegar no final lá no centro, acho melhor.
Se pegar sentido bairro, você corre o risco de ir em pé ou sentar na "beirada".

Evite horário de pico, andam entornando gente.

Você tem outras opções de carros também:



Estes estão ficando raros, tem suspensão mais firme, menos macia que o B7R, mas andam pra desgraçar!!! :lol:



E por fim este Busscar fantástico, andei algumas vezes, maravilhoso.
Pena que não vejo ele tem tempo, não sei por onde anda.
Costumava muito descer para o Centro.



Abaixo alguns que não sei se você chegou a andar. (já foram desativados)

B10M



B58



Já que vc gosta de Apache, toma este aí então :lol:
Não sei se rodam ainda, tem que procurar saber.
Estes vale a pena andar também pois a empresa é menos porca, pela foto a manutenção parece ser um brinco.





O empresário que comprou isso aí foi inteligente.
Tem que bater palma por ter comprado um carro desse, ainda mais chassi VW Padron que não é muito comum em BH.

Hoje creio que eles só tem cabritada.

O site deles é bem legal, mostra as linhas, bastando você clicar qual sua origem:

http://www.santafetransportes.com.br/rotas/alpha_bh.htm
 
#10,578 ·
Eu já enviei alguns questionamentos e sugestões (assim que me responderem posto aqui). Na verdade, o povo lá deve estar preparando uma bomba para o meu endereço porque escrevo um bocado pra lá desde que descobri a ouvidoria, Bruno. :lol:
Você pode enviar também para o Setra-BH através da Transfácil. Por incrível que pareça eles recebem sua notificação, repassam para as empresas envolvidas e te respondem com rapidez e boa vontade. Já escrevi 3 vezes e fui bem atendido em todas.
Afinal essas mudanças de criação, extinção e/ou fusão de linhas é de competência das empresas agora.

O link: https://www.transfacil.com.br/dinOuvidoria.aspx
 
#10,579 · (Edited)
Quando passei pela CM tive essa sensação de que as estações são muito próximas uma das outras, cerca de 400 m de distância.
Acredito que seja pela percepção visual. Deve-se contar entre cada conjunto de módulos, ou seja, a distância entre as ETs municipais ou metropolitanas. Não diferenciando, conta-se desde o final de uma ET municipal até o início de um ET metropolitana.

Não sei se consegui explicar bem, mas a ideia é essa...

"Se eu fosse a BHTrans" estudava colocar um monte de linhas laranja novas (perimetrais, né?). Tenho utilizado muito o 2151 pra vir aqui da Assembleia para a Serra e a linha tem um itinerário sensacional. Lógico que é uma porcaria em relação a quadro de horários e lotação, mas a ideia é muito boa, principalmente por não passar pelo Centro (apesar de outros trechos de engarrafamento).

Aliás, se existe um trabalho interessante é o das linhas da Serra. 2102, 2151, 4102, 4107, 8150, 9106. Único lugar ao meu ver onde REALMENTE a proposta do BH Bus foi implantada, criando opções de ônibus para diversas regiões em detrimento da frequência. As linhas são ruins, mas você tem MUITAS opções de destino. Tem acesso à Cristiano Machado, um trecho da Jacuí, Antônio Carlos, Savassi, Catalão, Silviano Brandão, Amazonas, Augusto de Lima e Contorno, por exemplo. Se isso tivesse ocorrido nos outros bairros tenho certeza de que as reclamações não seriam tantas do transporte (apesar da necessidade das mudanças atuais).
O Serra certamente tem a demanda mínima para todos esses destinos. Entretanto, acredito não ser a realidade da maioria dos bairros. Agora com a nova OD poderão verificar quais regiões existe viabilidade de fazer isso.

Duvido que você ganhe do Heaven :lol:
@OFF
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Até eu duvido kkkk
Para vocês terem ideia, o próprio Ouvidor-Geral do Município já me chamou para uma reunião devido à quantidade de demandas. Na ocasião, que ocorreu ao final de 2013, estava presente o próprio Ouvidor, e Aline Cerqueira, Gerente de Coordenação de Ouvidoria da Administração Direta. Eles me mostraram uma pilha de mais de 200 (equivalente a aproximadamente 4 por semana) manifestações exclusivamente da Lei de Acesso à Informação efetuadas desde o final de 2012, pouco após o Decreto Municipal que regulamentou tal (nem eu tinha ideia da quantidade até então).

Comentaram que houve demandas que tiveram que parar uma Gerência inteira da BHTrans só para respondê-la. Esclareci que muitas eram daqui do fórum, na qual o Ouvidor e a Gerente me denominaram como "Porta-voz" e chegaram até a me elogiar pela minha postura em relação à minha idade. Dali em diante, sempre que abro uma demanda, encaminho um e-mail para a Aline passar na frente para a BHTrans ter mais tempo para responder, uma vez que o tempo curto estava causando atritos entre a OGM e a BHTrans, além da SUDECAP. :lol:
 
Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.
Top