SkyscraperCity Forum banner

Grutas de Maquiné e Rei do Mato em Minas Gerais.

59K views 166 replies 30 participants last post by  Marcelo Olisa 
#1 · (Edited)
Aqui estão algumas fotos que tirei nas "Grutas de Maquiné" e "Rei do Mato", nas proximidades de Belo Horizonte. Aconselho a qualquer turista que vier a Minas Gerais, que não se limite a visitar as cidades históricas e a capital, mas que também incluam estas duas grutas e se possível, a Gruta da Lapinha também.
Foi na Gruta de Maquiné, que no século XIX, o cientista dinamarquês, Peter Lund, descobriu os primeiros vestígios dos homens pré-históricos brasileiros aos quais chamou de " Homens de Lagoa Santa".Foi nesta região também que ele encontrou diversos fósseis de animais extintos da " Era do Gelo" .As pesquisas de Lund em Minas influenciaram até Charles Darwin em sua teoria da evolução. Apesar dele ter acreditado que as grutas mineiras eram vestígios do dilúvio bíblico já que dentro delas, se achou muitos fósseis de peixes e outras espécies de água salgada, já hoje, a Ciência afirma que estas grutas são o que restou do fundo do antigo " Mar de Bambuí" . Os achados de Peter Lund em Minas estão , na maior parte, no Museu de Copenhague na Dinamarca e parte do acervo vai retornar a Minas para se fazer um museu no mais novo roteiro turístico que Minas terá , a "Linha Lund" ( projeto do governo mineiro para criar mais um grande atrativo pra os turistas que vierem a BH na Copa do Mundo).
( as fotos foram tiradas com uma câmera Canon Power Shot SX 110 e as fotos estão hospedadas no Photobucket do forista Marcelo Lisa )

:) ATENÇÃO: Há mais fotos na página 2, que foram adicionadas pelo forista Rene Hass o qual esteve presente neste meu passeio na gruta em julho de 2009.

O mapa das três principais grutas abertas à visitação pública , com boa infra-estrutura, próximas de BH:

Rei do Mato- 62 kms de BH , Maquiné - 114 kms de BH e Lapinha-48 kms de BH ( desde a Praça Sete)

1-A Gruta de Maquiné , vista de fora.


2-Do lado de fora da gruta, podemos ver , ao alto, esta pintura rupestre que fica nesta posição que fotografei .( não é a foto que foi esquecida de ser invertida)


3-Aqui eu inverti a foto para que vocês pudessem ver o homem pré-histórico pintado por ele mesmo.Um auto-retrato? :)


4-Ao passarmos a roleta, vemos este pré-salão.Lá dentro há belos e grandiosos salões que encantaram Peter Lund, o qual chamava esta gruta de " Castelo de Fadas" e como o " mais belo lugar do mundo".


5-Dentro da gruta, cada visitante tenta decifrar as estranhas formas e a imaginação vai longe. Alguns enxergam bombas atômicas, morcegos, caras de animais etc. Seria este , da foto ,um osso?


6- Eu enxerguei na parte escura o rosto de uma caveira. Mas sei que ninguém mais deve ter visto esta aberração típica de filmes de terror.:lol:


7-Este é um dos mais famosos : o carneiro. Tentem enxergar a cabeça dele do lado esquerdo da foto.


8-Alguns enxergam aqui um véu de noiva e outros enxergam uma cascata.


9-Este ambiente foi digno de ser filmado pra o último capítulo da novela " A Viagem" e era o inferno onde caía o personagem de Guilherme Fontes.


10-


11-


12-


13-


14-


15-


16-


17-


Agora vou lhes mostrar as fotos que tirei na Gruta Rei do Mato que é a que eu acho a mais bela de Minas , mesmo tendo a Maquiné, o título de a gruta mais bela do mundo.

18-


19-A Gruta Rei do Mato tem um tom esverdeado em grande parte dela e isto pode ser notado nesta foto assim como em várias seguintes. Os turistas que vocês vêem na escadinha-pontezinha à direita , eram alguns dos vários paulistas que desceram de dois ônibus de excursão e que disseram para a guia da gruta que eram paulistas mas que o ar que respiravam era de Minas, por estarem numa cidade muito próxima da fronteira. :lol:


20-


21-


22-


23-Pus esta foto, para que vocês possam ver como são as escadinhas-pontezinhas que permitem que turistas visitem as grutas abertas ao turismo em Minas, com segurança.


24- Parte do teto.


25-


26-


27-


28-


29-


30-


31-


32-


33-


34-E para quem não me conhece, aqui está o fotógrafo que as tirou :)




Espero que tenham gostado das fotos e que as comentem!
 
See less See more
35
#51 · (Edited)
Minuano, eu editei a apresentação do thread porque você me perguntou sobre as distâncias das grutas a BH. Eis o mapa que pus na primeira página do thread:
Rei do Mato- 62 kms de BH , Maquiné - 114 kms de BH Lapinha-48 kms de BH ( desde a Praça Sete)


Quanto às temperaturas não são muito quentes não porque a altitude de Cordisburgo ( onde está a Maquiné ) é mais ou menos 720 metros e quanto às temperaturas achei o seguinte:
média anual: 22,1 C
média máxima anual: 29,2 C
média mínima anual: 16,4 C

Em Sete Lagoas( onde está a Rei do Mato) , a altitude é 762 metros e a média das temperaturas é 20,9 podendo atingir média de 17,5 no mês mais frio e 23 no mais quente.

Em Lagoa Santa a altitude é de 800 m e a média de temperaturas é de 22 graus.

OBS: Em Sete Lagoas e em Cordisburgo há pontos com mais de 1000 metros e em Lagoa Santa a altitude máxima é de 955 m.

Porém, dentro das grutas realmente sentimos calor porque vamos descendo muitos metros abaixo do nível da entrada e é tudo fechado.
 
#59 ·
Obrigado, Marcelo!

Pelos vistos, até o clima ajuda a uns passeios maravilhosos, com a garantia de fugir do stress da cidade, ainda mais num verão desses, em que 35º virou marca corriqueira. :)

:eek:kay:

Ah, sei que não tem nada a ver com este thread, mas e a região das termas de Araxá, é bacana?
 
#52 ·
Uau, que maravilha! As grutas são lindas e as pinturas rupestres são documentos da Pré-História brasileira de valor inestimável, é bom lembrar que foi em Minas que foi encontrado o fóssil humano mais antigo do Brasil, é o de uma mulher, Luzia, os historiadores a denominaram assim numa referência a Lucy, fóssil do ancestral humano mais antigo, encontrado na África. Parabéns Marcelo e Rene, o thread ficou perfeito! :cheers: Marcelo, valeu pelo PM, eu me distrai e o thread ia passando batido!:lol:
 
#62 · (Edited)
Embora eu não tenha conseguido enxergar um "Javali alado", gostei muito da foto bonus, realmente um belo thread!
Tente enxergá-lo como que ele estivesse deitado de lado com os olhos meio entreabertos sendo o rosto dele um pouco ao centro mais à esquerda e o corpo deitado sobre a rocha mais ao centro à direita. O formato do rosto dá pra ver na parte mais clara no meio mais à esquerda.É como se tivesse o rosto dele um apoio numa rocha que serviria de travesseiro. ( haha) . O focinho seria já na parte escura próxima da clara e dá impressão de ter uma orelha pra cima. Onde escurece no meio da imagem dá pra ver o pescoço , patas e asa ( haha) e a parte de trás do corpo não aparece toda.:nuts: Sei que ficou confuso, mas tente enxergá-lo. Quem enxergar primeiro ganha uma bala. Haha. Mas virtual. :lol:
 
#55 ·
Belas fotos Marcelos. Já tive o prazer de conhecer a gruta da Lapinha e de Maquné. São belíssimas. Da próxima, vez que for a minas, quero conhecer a gruta Rei do Mato eoutras regiões da Serra do Cipó! Valeu Marcelo!
 
#60 ·
^^^^^^
Minuano,
Eu só fui uma vez em Araxá e foi numa época de Natal e Ano Novo. Eu me surpreendi com o quanto a cidade era bem cuidada, ajardinada e com bela decoração de natal. As termas em si são o maior atrativo da cidade e mesmo se você não estiver hospedado no hotel Ouro Minas ( agora ia mudar de dono), você podia pagar para usar as termas. Há vários tipos de banhos. Na cidade também há a Casa de Dona Beja e outras atrações locais. Também é terra de famosos queijos e doces. Porém não fica tão próximo de BH e se vc fosse naquela região, seria bom conhecer outras cidades turísticas no mesmo estilo esticando a São Lourenço, Lambari, Caxambu , Poços de Caldas , Lambari etc ( no Sul de Minas e não no Triângulo , mas que fechariam um bom roteiro de banhos em termas). No Sul de Minas há ainda a auto-proclamada Suiça Mineira que é Monte Verde e muitos outros recantos lindos na Serra da Mantiqueira.
 
#86 ·
Desculpa me intrometer aí na conversa de vocês dois sobre o Dumbledore ou a cara romana, está ótimo, rs

3-Aqui eu inverti a foto para que vocês pudessem ver o homem pré-histórico pintado por ele mesmo.Um auto-retrato?
Auto-retrato? Não seria um sonho ou algo imaginário do homem pré histórico, imagino o homem mais forte devido a caça de carnes.
 
#88 ·
Desculpa me intrometer aí na conversa de vocês dois sobre o Dumbledore ou a cara romana, está ótimo, rs



Auto-retrato? Não seria um sonho ou algo imaginário do homem pré histórico, imagino o homem mais forte devido a caça de carnes.
Thina, é que os homens pré-históricos representavam o homem apenas estilizado igual estes desenhos que fazemos de pessoas parecendo palitinhos. Como a pintura era uma foram de enfeitiçar os animais que temiam para facilitar a caça, então temiam pintarem a si próprios e serem apreendidos ou algo assim. Nas cavernas, costuma haver uma mão pintada representando este efeito de o homem dominar os animais ali representados.
 
#97 ·
Do lado de fora da gruta, podemos ver , ao alto, esta pintura rupestre que fica nesta posição que fotografei .( não é a foto que foi esquecida de ser invertida)



^^^^^^^^

Thina,, você disse que o Zé Palito parecia dançar mas , naquela foto , eu havia invertido a posição para que vocês a vissem melhor. Olhando-a de baixo pra cima , a vemos como se estivesse deitado dormindo . Haha.... mas tudo é ponto-de-vista.
 
#101 ·
Ah, é, então o Zé Palito provavelmente estava sonhando :nuts:

:lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Thina, quer ser a roteirista ? rs Eu faço a sonoplastia com os gritos.. rs
Na verdade tem um ser sinistro habitando o interior das grutas. :uh:
Esses desenhos nas paredes são as pessoas que ele matou. :runaway:
Com certeza o Edu se sairia melhor como roteirista. Eu só criei o Zé Palito assustador. :lol: Vou ter meu nome no livro. :D
 
#104 · (Edited)




Acho que estas cenas no Vale dos Suicidas também foram gravadas na gruta porque quando lá fui , o guia nos disse que no Salão do Trono, tinha sido o cenário pro Guilherme Fontes fazer as últimas cenas da novela.


OBS: Um detalhe é que a gruta é tão quente , que os atores devem ter se sentido mesmo no Vale dos Suicidas ....
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top